<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 8, art. 11, p. 239-257, *g*. 20*4 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*4.21.8.11 </line>
</par>
<par>
<line> *onflito Trabalho-Família, Supor*e *rganizac*on*l e Gên**o: Uma Revisão N**rativa </line>
<line> Work-*amily Confl*ct, Or*a*izationa* Support and G**der: A *arrative *evi*w </line>
</par>
<par>
<line> Ana L*í*a Santo* Nascimento </line>
<line> Mestrad* em *dministração P***ica pela U*iversidade Fed*ral de Viç*sa- Campus Fl*restal </line>
<line> E-mail: ana.*.na*cimento@ufv.br </line>
<line> A*riana Ven*ol* Marra </line>
<line> Do**ora em A*mi*istração pe*a **iversid*de Federal de Min*s *erais </line>
<line> Pro*essora da Un*versidade Federa* de V*çosa-Campus F*ore*ta* </line>
<line> E-mai*: aventola@*fv.*r </line>
</par>
<par>
<line> *ndereço: A*a Lu*za Santos Nasc*mento </line>
<line> Editor-Chefe: </line>
<line> Dr. </line>
<line> Tonny </line>
<line> Ker*ey </line>
<line> de </line>
<line> Alencar </line>
</par>
<par>
<line> Un*v*r*i*ad* </line>
<line> Fede*al </line>
<line> d* *içosa </line>
<line> Campus </line>
<line> Flo*e*tal </line>
<line>-</line>
<line> R*drigues </line>
</par>
<par>
<line> Ro*ovia LMG **8, *m 6 - Florestal, Minas Gera*s, CEP </line>
</par>
<par>
<line> 3*.6*0-000, Flor**t*l/MG, *rasil </line>
<line> Ar*igo recebi** em 03/06/2*24. Últi*a </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> E*dere*o: Adriana *entola M*rra </line>
<line> re*ebida em 2*/*6/2024. Apr*vado em 26/06/20*4. </line>
</par>
<par>
<line> Un*v*rsidade </line>
<line> Federal </line>
<line> de V*ç*sa </line>
<line> Camp*s </line>
<line> Flore**al </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> Rod*via LMG 818, km 6 - Flores*al, Min** Gerais, CEP </line>
<line> Avaliado pelo *istema T*iple Review: Desk Review a) </line>
</par>
<par>
<line> *5.690-0*0, *lorestal/*G, Brasil </line>
<line> p*lo E*i*or-C*efe; e b) Double *lind Review </line>
<line> (avaliaçã* cega por d*is a*a*iador*s da área). </line>
<line> Revisão: Gra*atical, Nor*at**a e de Fo*mataç*o </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. L. S. N*s*imen*o, A. V. Marra </line>
<line> 240 </line>
</par>
<par>
<line> RESU*O </line>
</par>
<par>
<line> Es*e artigo tem </line>
<line> com* objetivo discut*r ** re*ações ent*e conflito t*aba*ho-família, s*porte </line>
</par>
<par>
<line> orga*izacional e gênero a </line>
<line> partir d* um* re*isão narrativa de literatur*. Difer*nte*ente das </line>
</par>
<par>
<line> revisões sistemá*icas, a abor*age* narrativ* adotada neste estudo não segu* procedim**tos </line>
</par>
<par>
<line> rigorosos de seleção anál*s* *e e*tudos. A e**olh* do *o**o de liter*tura f*i conduz*da de e </line>
</par>
<par>
<line> manei*a *ais fle*ível, permitindo uma disc*s*ã* mais </line>
<line> livre e *brangente do te*a **o*o**o. </line>
</par>
<par>
<line> Diante das </line>
<line> d*scussões acerca d*s r*laçõ*s </line>
<line> entre c*nflito tr*balho-f*mília, suporte </line>
</par>
<par>
<line> organizacional e gêner* </line>
<line> *ota-se, apesar da *volução feminina no merc*d* de traba*ho, </line>
</par>
<par>
<line> persis*ê*c*a de desigualdades, que alimen*am confl*t*s entre trabalho e fa*ília, es*e*ialmente </line>
<line> para as mulhere*. As e*tratégias *e s*porte orga*izacional *ão esse*c*ai* *a co*c*l**ção ent*e </line>
</par>
<par>
<line> a v*d* *rof*ssi*n*l e fa*ilia*, promovend* a**ientes *e trab*lho mai* *a*dáveis </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> co*sequentemente organiza*ões bem-sucedidas. </line>
</par>
<par>
<line> Palavras-Chave: G*nero. Conflito Trabalho-Fam*lia. Suporte Organizacional. Revi*ão </line>
<line> Nar*ativa. </line>
<line> ABSTRACT </line>
</par>
<par>
<line> This a*ticle aim* to d*scuss *h* rela*ionships between work-**mil* </line>
<line> conflict, o*ganizationa* </line>
</par>
<par>
<line> support, and gender through a narrativ* </line>
<line> *iterature review. *nlike systematic re*iews, t*e </line>
</par>
<par>
<line> narrative appro*ch adopted in this </line>
<line> study does n*t follo* str*ct procedures for sele*ting an* </line>
</par>
<par>
<line> analyzing *tudies. The *elec*ion o* the li*erature was conducted *ore flexibly, allow*ng *or a </line>
<line> freer and *ore comprehensive d*scussion of *he proposed to*ic. In light of d*scussions about </line>
<line> th* *elationship* between work-*amily conflict, organ*z*tiona* s*pport, and gender, it is *oted </line>
<line> that *espite the progre*s of *o**n in the labor ma*ket, in*qualitie* persis*, fueling conflicts </line>
<line> bet*ee* w*rk a*d family, e*pecially for wom*n. O*gani*ational sup*or* stra*egies ar* </line>
</par>
<par>
<line> es*ential in recon**ling pro**ssional and fa*i*y life, </line>
<line> prom*tin* he**thier work envir*n*ents </line>
</par>
<par>
<line> and, consequently, su*cessful org*nizations. </line>
</par>
<par>
<line> Ke*words: Ge*de. Work-Fam*ly *onf*ict. Or*anizational *uppor*. Narrative Review. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, *er*sin*, v. 21, n.8, art. 11, *. 239-257, *go. 20*4 </line>
<line> *ww4.fsanet.c*m.*r/r*v*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C*nflito Tr*balho-Fam*lia, Sup*rte Organ*zacional e Gênero: Uma R*visão Narr*tiva </line>
<line> 241 </line>
</par>
<par>
<line> * INTRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> O objetivo **ste estudo é </line>
<line> *iscutir *s relações entre conflito trabalho-*amília, sup*rte </line>
</par>
<par>
<line> or**ni*acional e gêne*o, a part** *e uma r*visão na*rativa de literat*ra. Pa*a *lcança* o </line>
<line> *bj*tiv* prop*s*o, antes de tudo, é fundamental com*reender o cont**to histórico das </line>
</par>
<par>
<line> *isparidade* de g*nero. A **s*ória moldo* as normas, *struturas soci*is * expectativas </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> continu*m a i*fluenc*ar as vidas d*s mulheres **je. Atra*és dos da*os col*tados por meio da </line>
<line> PNAD Contínua *m 2019, **i realizado *m estu*o ***e*í*ico s*b*e o ret*ato das mulh*res *o </line>
<line> B**sil. De acor*o com a pesquisa, a taxa de partic*pa*ão *as mulheres com (15 anos ou mai*) </line>
<line> no mercado d* trabalho é de 54,5%, enqu*n*o a *os h*mens ating* 73,*%, res*l**ndo em uma </line>
<line> dife*e*ça de 19,2%. A alta carga *e trabalho não remun*ra*o (*fazere* dom*sticos e c**da*o* </line>
<line> com os filh*s) *ontribui para a me*or p*****ipação *eminina. No Brasil, em 20*9, mulheres </line>
</par>
<par>
<line> dedicaram quase o dobro de t**po nesses a**z*res </line>
<line> em c*mparaçã* ao* hom*n* (*1,4 hor*s </line>
</par>
<par>
<line> *ontra 1*,* horas) (Inst*tuto Brasileiro </line>
<line> de Ge*grafia Est**ís*i*a, 20*1). Além disso, e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> rep*esentaçã* em ca*gos de gestã* * significat*vamente inf*rior para a* mul*er*s (*7,4%) *m </line>
<line> comparação co* *s *omens (62,6%), o que *o** ser exp*icad* pel* persis*ênci* *a </line>
<line> *iscrimina**o de gê**ro (Instituto Brasil*iro de G*og*afia e Est*tística, 2021). </line>
<line> Os *stereótip*s e desigual*a*es *e gê*ero se ma*ifes*am na socieda** </line>
<line> p**oritar*amente na divisão *exual *o tr*balho (HIRA*A, 2015; *A*TI** et al., *022). </line>
</par>
<par>
<line> Historicamente, a* mul*eres estão ass*c*ada* às fu**ões "femini*as", </line>
<line> com* *epro**ção </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> tra*a*ho *o*éstico, enquanto os h*mens são ligados ** f*nçõe* "ma*cul*na*", como produç*o </line>
</par>
<par>
<line> e *ra*alho r*mun***do fora </line>
<line> d* casa. Essa d*vis*o sexual </line>
<line> do trabalho contribuiu para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> desvalo*izaç*o do trabalho feminino e sua e*clusão dos </line>
<line> espaços pú*licos econômicos. e </line>
</par>
<par>
<line> (HI*ATA, 2015; *ERRATO; CIFRE, 2018; *AR**S; MOURÃ*, 2*18, MAR*INS et a*., </line>
<line> 2022). </line>
<line> Ao l*ng* d*s *ltim*s década*, mov*m*ntos *eministas em pro* de direitos e i*uald**e </line>
</par>
<par>
<line> de g**e*o op**tuniza*a* altera*ões </line>
<line> nos papéis qu* ho*ens * mu*here* de*empenham nos </line>
</par>
<par>
<line> contextos familia* e la**r*l (SILVEIRA; BEND*S*OLLI, </line>
<line> 2018). ** mulheres passar*m </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ocupar o m*rcado de trabal** remune*ad* e *uito* homens * as*u*ir mais *esponsabilidade* </line>
</par>
<par>
<line> de cuid**o e trab**ho do*éstico </line>
<line> (CAR*A*HO NETO; T*NURE; ANDRA*E, 2010; </line>
</par>
<par>
<line> HIR*TA, *015; SILVE*RA; BENDA*SOLL*, 2*1*; MARTINS *t al., 2022). De*de en*ão, </line>
<line> diferentes configurações *amiliares e *od*los *e di*isão sexu*l do tr*balh* se estabeleceram: </line>
</par>
<par>
<line> o modelo de parce*i*, em que ambos t*abalham fora de </line>
<line> c*sa e di**dem t*das as tarefas n* </line>
</par>
<par>
<line> âmb*to dom**tico; o modelo de co*cil*ação, em **e as mulhere* precisam c*nciliar as esf*r*s </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sin* P*, *. 21, n. 8, art. *1, p. 239-257, ago. 2024 *ww4.fsanet.*om.br/*ev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. L. S. Nasciment*, A. V. M**ra </line>
<line> 2*2 </line>
</par>
<par>
<line> profissional * famili*r, e o m*delo d* d**egação, em que as tarefas de cuidado com a cas* e os </line>
<line> filho* são atri*uída* a outro pr*f*ssi*nal (HIRAT*, 2015). </line>
<line> Ap*sa* de ex**tir*m casais que *stab*le**m uma r*l*ção de par*er*a, a dificuldade em </line>
</par>
<par>
<line> conciliar as atividades </line>
<line> pr**i*sionais e *o*ésti*as é uma realidade </line>
<line> d* maioria das f*míli*s, </line>
</par>
<par>
<line> *spe**a*mente no que diz **sp*ito à falt* *e *em*o * à sobrec*rga *e *rab*lho (V*N DER </line>
<line> LIP*E; LIPP*NYI, 2020; MARTINS et al., *022). Contudo, pa*a as mulh*res os impass*s </line>
<line> são aind* maiores (*ADAVIC ** al., 2020). Mesmo tr*bal*ando fora d* casa, as mulheres </line>
</par>
<par>
<line> *ontinuam re*ponsá**is pela maior parte do trabalho doméstico de cuidados (H**ATA; e </line>
<line> *015), *end* submetidas a uma situação de *upla j*rnada (DUARTE; SPINELLI, 2019). </line>
<line> Além dis*o, ex*st*m mu*tas *ressões *ociais sobre as m**here* **ra que s*jam mães </line>
<line> "perf**ta*", o que pode cr*ar uma sensa*ão de culpa quan*o precisam e que*em se conce*trar </line>
<line> *m suas profiss*es (ALMEID*; MOT*-SANTOS, 2018). *m razão das *ressões a que sã* </line>
</par>
<par>
<line> exposta*, as m*lheres acabam fazen*o escol*as </line>
<line> **fí*eis e, na *ai*r parte das ve*es, </line>
</par>
<par>
<line> s*crificam o avanço p**fissional em favor d* co*promisso com a família (P*DAVIC *t al., </line>
</par>
<par>
<line> 2020). *il*eira e Bendass*ll* (2018) relatam que as </line>
<line> mulheres fre*uente*ent* e*fren**m </line>
</par>
<par>
<line> conf*i*os *ntre trabal** e família devido à int*ns*dade e complexidade d*s *arefas </line>
</par>
<par>
<line> profissionai*, *o*b*nadas com </line>
<line> ** expec*ativas sociai* e c*lturais *m relação </line>
<line> à* </line>
</par>
<par>
<line> resp*nsabilidades familiares. </line>
</par>
<par>
<line> Greenhaus e Beutell (1985) afi*ma*am qu* o conf*i*o pode su*gi* tanto no trabalho </line>
</par>
<par>
<line> *uanto </line>
<line> n* </line>
<line> *amília. Oliveira, *a*azzot* e Pacielo (201*) exemplifi*am que *iversos *atores </line>
</par>
<par>
<line> como a exte*sa j*r*ad* de trabalho, * p*essão po* produtividade e resu*tados, a sobrecarga </line>
<line> das m*lh*res *om *s tarefas d*mésticas, * pres*nça de filhos e até mes*o a p*rsonalidade e </line>
<line> os va*or*s dos indi*íd*os podem influenciar no su*gimen*o de situações de conflito. E, como </line>
</par>
<par>
<line> co*sequência, o co*f*it* entre as esferas *od* acarreta* o d*senvolviment* de </line>
<line> pa**l**ias </line>
</par>
<par>
<line> como estresse, ansiedad* (GREENHAUS; BEUT*LL, 1985), cansaço físico e emocio*al, </line>
</par>
<par>
<line> *nsatisf*ção com a carreira (SILVEIRA; BEND*SSOLLI, *018) *epress** (DUA*TE; e </line>
</par>
<par>
<line> SPIN*L*I, 2019). P*de *ind* afetar neg*tivame*t* a r*laç*o com o cônjuge fi*hos, bem e </line>
<line> como co*prometer o desempenho no t*a*alh* (OLIVEI*A; CA*AZZO*E; PACIEL*, </line>
<line> 2013). </line>
</par>
<par>
<line> Sil*e*ra e Bendassolli (2018) destacam a*te*n*tiv*s para minimiza* as situações </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> c*n*li*os. </line>
<line> P*ra o* *ut*res, as est*até*ias de </line>
<line> conciliação, *ejam elas pessoais ou su**rtes </line>
</par>
<par>
<line> soci*is, podem auxil*ar n* **uilíbri* en*re o trabalho e vida *essoal. *s estratég*as p*sso*is </line>
</par>
<par>
<line> *odem in*luir *udanças na forma c*mo o trabalho é reali*ado, </line>
<line> aju*tes na* expectativas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> prior*dades, ou mesmo mudanças na fo*ma como as *elações familiar*s são gerenci*das. </line>
<line> *ev. F*A, Te*esina, v. 21, n.*, *rt. 11, p. 239-257, a*o. 2024 www4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Con**ito *rabalho-*amília, Sup*rt* Organi*aciona* e Gênero: Uma Revisão *arrativa </line>
<line> 243 </line>
</par>
<par>
<line> Já *s supo*t** so*iai* pode* *ir dos membros da </line>
<line> *amí**a, como cônjuges e outros </line>
</par>
<par>
<line> parentes mai* próximos (CERRATO; C*FRE, 2018; SIL*EIRA; BENDA*SOLLI, 2018), de </line>
<line> *r*ches ou ba*ás (GR**NHAUS; *E*TELL, 1*85) e amigos (SILVEIRA; BEN*A*S****, </line>
<line> 2018; *EMOS; BARBOSA; MONZA*O, 2020) a* ap*iarem no cuidado do* filh*s * na </line>
<line> realização das tarefa* do*ésticas. *od* *ir a*nda do governo, através d* cria*ã* de políticas </line>
<line> pública* que pr*mova* a igualdade *e *ên**o (AND*ADE; *ACHADO, 2019; MARTINS </line>
<line> et al., 2022). </line>
</par>
<par>
<line> Além des*as fo*tes de suport*, as org*nizações tamb** </line>
<line> po*em contribuir *ara </line>
</par>
<par>
<line> equalizar t*abalho e família ao permiti*em qu* *eus funcionários tenham hor*r*os d* traba*ho </line>
<line> comprimidos (GREENHA*S; BEUTELL, *985; CHANG et al., 2017), **abalhem em *empo </line>
<line> parcial (GREENHAUS; BEUTELL, 1985) * até mesmo trabalhem em cas* ou em locais </line>
<line> remotos (CER*ATO; CIFRE, 2018; LEMOS; BA*BOSA; M*NZATO, 2020; ZH*N*; </line>
</par>
<par>
<line> B***N, </line>
<line> 20*1). Ta*bém são m*didas de apoio </line>
<line> organizacional serviços de assis*ên*ia </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> saúde e bem-estar do *nd*víduo, como programas de </line>
<line> acon**lhamen** * *u*orte e*o*ion*l </line>
</par>
<par>
<line> (ZHANG; BOWEN, </line>
<line> **21) e o apoi* no cuid*do com </line>
<line> d*pe*dentes, como li*enças parentais </line>
</par>
<par>
<line> remune*adas e *ss*stência ao cuida*o infant*l (*ILVEI*A; BENDASSOLLI, </line>
<line> 2*18; </line>
</par>
<par>
<line> CERRATO; CIFRE, 2018; PISZCZEK, 2020). </line>
</par>
<par>
<line> D*ante *o exp*sto, a p*opo*ta deste est*do, de dis*ut*r a relação entre con*lito </line>
</par>
<par>
<line> trabalho-família, su*ort* *rganizacio*al e *êner* a p*r*i* de u*a *evisão narra*iva </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> litera**ra, pod* ser **stante prov*itosa, pri*cipalmente par* as </line>
<line> pesq*isas e* administração </line>
</par>
<par>
<line> que </line>
<line> envolva* a **stão de pe*soas. P*ra Frenc* et al. (*0*8), as organizações são as mais </line>
</par>
<par>
<line> *mp***antes fontes de supo*te na conciliação do* p*péis pro*ission*l e pes*o**, po*s </line>
<line> conseg*em, dife*ente de fonte* indi***uais de *poio, propor estrat*gias mai* amplas, </line>
<line> abrange*tes e e*e**vas. O debate é rel*vante *a*a que diferente* instit*ições e se*s gestores </line>
<line> reflit*m sobre seus papéis na promo*ão de ambientes de trabalho *ais saudáveis q*e </line>
<line> contr*buam pa*a o s*cesso e susten*abil*d*de das or*anizações. </line>
<line> 2. REFERENC*A* TEÓRIC* </line>
</par>
<par>
<line> No pa*sa*o, o termo "gênero" e*a usado para classi*icar i*divíduo* de *cordo com </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> sexo (SCAVON*, 2008). Na d*cada *e *960, </line>
<line> os es*udos e *ovi*entos feministas sobr* o </line>
</par>
<par>
<line> *em* ganharam *orça, *onsol*dando a ideia de que o conc*it* de gênero é u* p*odut* cultur*l, </line>
</par>
<par>
<line> d*fer*nte </line>
<line> do sexo, tratado *omo </line>
<line> uma caracteri*ação biológic* (SCAVONE, </line>
<line> 2008; </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina PI, *. 2*, n. 8, art. 11, p. 239-25*, ago. 2024 </line>
<line> www*.fsa*et.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. *. S. Nascimento, A. V. Marra </line>
<line> 244 </line>
</par>
<par>
<line> *EILBORN; RO*RIGUE*, *018). S*ott (1990) defin* gênero como um* maneira de indicar </line>
<line> as "construçõe* sociais" dos pap*is masculinos e femininos. </line>
<line> Os papéis sociais d* *êne** são moldados por norma* e e**ecta*ivas impostas desde a </line>
<line> infância, transmitidas por agentes socializa*or*s *omo *amília e mídia. *u*heres são </line>
</par>
<par>
<line> *nsi*adas a </line>
<line> desempenhar papéis submis*os, cuidadores, emotivos depen*entes, *n*u*nto e </line>
</par>
<par>
<line> homen* sã* instruídos a assum*r papéis dom**antes, ag*e*sivos, raci*nais **dependentes e </line>
<line> (SOUZA; *A*DWIN; ROSA, 2000). A divisão s*xua* do trabalho é uma das princ*pais </line>
</par>
<par>
<line> *aneira* pelas q*ais as </line>
<line> desigualdades e </line>
<line> estereótipos de gênero se manifestam (HIRATA, </line>
</par>
<par>
<line> 2*15; MARTINS et al., 202*). Enquan*o o* homen* t**ba*hav*m fora e produziam, cabia às </line>
<line> mulher*s as t*refas domé*tic*s, d*s*alorizando-as e limitando se* ace*s* a e*paço* *úb*icos e </line>
</par>
<par>
<line> econôm*cos (H**ATA, 201*; </line>
<line> CERRATO; *IF*E, 2018; *ARROS; MOURÃO, 2018, </line>
</par>
<par>
<line> MART*N* *t al., 2022). </line>
</par>
<par>
<line> Em respo*ta à* construçõ*s culturais que limitara* as *ul*eres a explorarem seus </line>
</par>
<par>
<line> *otenciai* na esfera p*blica e civil (BARBOSA, 2012), nas ú*tima* décad*s, mo*imentos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> lut** feminis*as i*pulsionaram m*danças na estru*ura social e n* divisã* do traba**o. Com </line>
<line> mais *ulheres no mercado d* trab*lh*, t*m hav*do *ma reavaliação da* normas ** gêne*o, </line>
</par>
<par>
<line> ampli**do oportunidad*s </line>
<line> e *qui*ib*ando *esp*nsa*ilidades *ami*iares (HIRATA, 2*15; </line>
</par>
<par>
<line> M*RTINS et al., 202*). </line>
</par>
<par>
<line> Di*nte das mudança* sociais, n*vos modelos d* d*visão sexual d* trabalho foram </line>
<line> des*nvolv*dos, como a parce*ia, onde ambos trabal**m fora e *uida* *a casa; a con*ilia*ão, </line>
<line> e* que as *ulheres bu*cam *qui*ibrar as demandas do *r*bal*o e v**a fam*li*r; e a *elegação, </line>
<line> q*and* as tar**as dom*sticas são a*ribuí*as a t*r**iros. Cada modelo ** *dapt* de maneir* </line>
<line> *iferente a *iversos tipos de fa*ílias. *m f*m*lias tr*d**ionais, o m*delo de pa*ceria enfr*nta </line>
<line> desafios devido à pressã* socia*, favorece**o o mod*lo *e conciliação. Em fa*ília* </line>
</par>
<par>
<line> reco*stituídas, a d*le*ação é comum, facil*tando a </line>
<line> integraçã* *e membros de difere*tes </line>
</par>
<par>
<line> rela*ionam*ntos, enqu*nto nas monopar*ntais, o modelo d* *onciliação </line>
<line> pr*vale*e, **ran*o </line>
</par>
<par>
<line> *o**eca*ga p*** a mãe. Em famílias *omoparentais pode ser m**s fácil aderir à *arceria por </line>
<line> n*o haver um* defini*ão pré-estab*lecida de papéis de gêner* baseada na he**rossexualidade. </line>
<line> (HIRAT*, 2015). </line>
</par>
<par>
<line> Em </line>
<line> suma, </line>
<line> as </line>
<line> transform*çõe* </line>
<line> *mpulsi*nadas </line>
<line> pelos </line>
<line> movimen*os </line>
<line> feministas </line>
</par>
<par>
<line> desencad*aram uma reaval*açã* das nor*as de gênero, res*l**ndo em uma ma*or diversidade </line>
<line> de esc*lhas na divisão do trabalho, mas ainda existem des*f*os. Em meio à busc* feminina </line>
</par>
<par>
<line> pel* *o*ci*iaçã* *ntre vida a </line>
<line> profissio*al * familiar, podem surgir sit*açõe* conflituos*s </line>
</par>
<par>
<line> (HIRAT*, 2*15). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 21, n.8, art. 1*, p. 2*9-257, ago. 2024 </line>
<line> *ww*.f*anet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Conf**to Tra**l*o-Família, Sup*rte Organizacional e Gên*r*: Uma *evisã* *arrativa </line>
<line> 245 </line>
</par>
<par>
<line> O conflito trabal*o-fa*ília, f*rmal*ente d**i*ido </line>
<line> por Greenhaus e Beutell em </line>
<line> 1985, </line>
</par>
<par>
<line> des*a*a-se por su* bidir*c*onalida*e * multidim*nsionalida*e. Bidirec*onal, </line>
<line> pois *onflitos </line>
</par>
<par>
<line> podem origi*ar-s* ***to do tra*alho para a fa*íli* (co*flito trabalho-famíl*a) quan** </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> família para o trabalho (co*flito família-trabalho). M**tidime*sional, **i* </line>
<line> p*de surgir </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> f*ntes com* tempo, *o*po*t*mento e t**são. Quando o tem*o d*spendid* a um dos papéis é </line>
<line> maior, se torn* mai* difíc*l, *is*camente, cumprir *o* as obrigaç*es inerentes ** outro p*pel. </line>
</par>
<par>
<line> Situ***es conflituo*a* *ode* *urg*r ainda quando há *if*renças de pe*spectivas no </line>
<line> q* e di z </line>
</par>
<par>
<line> respeito aos comport**entos c*n*ide*ad*s apropriados ou esperados n* âmbito profissional e </line>
<line> familiar. *o* fim, as dem*ndas do tra*alho e da famíl*a podem comp**ir entre si, gera*do </line>
<line> estresse, ansi*da*e, pre*sões e levando a conflitos de t*n*ão (GREENHAUS; BEUTEL, </line>
<line> 1985). </line>
<line> Oliveira, Cav*zzote * Pacielo (2013) c*r**boram com as id*ia* de Gre**h*us e Beute*l </line>
<line> (1985) ao *bordarem o* fatore* *ue c*n*ribuem para o *urg*me*to dos conflitos en**e trabalho </line>
<line> e famíl*a, bem como as cons*quências des*es conf*it*s para os ind*vídu*s e organizações. *s </line>
</par>
<par>
<line> a*tecedentes são </line>
<line> as causas das *ituaçõ*s </line>
<line> de conflito, </line>
<line> que podem surgir de demandas </line>
</par>
<par>
<line> con*li*an*es, como longas horas de trabalho que prejud*cam o equil*brio en**e </line>
<line> vi da </line>
</par>
<par>
<line> profissional e pess*al. *lém disso, as ex*e*tati*as *radicion*is de gê*ero, que atrib*e* </line>
</par>
<par>
<line> desigual**nte r*sponsabil*dades fami*i*res, e u*a cu*tura organizaci*nal </line>
<line> que </line>
<line> val*riza </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> dedic*ção *xcessiva </line>
<line> ao </line>
<line> trabalho, contribuem para os *onf*itos, </line>
<line> especialmente quando os </line>
</par>
<par>
<line> funcionários *entem a pr*s*ão de est*r *empre di*poníveis par* o trabalho, </line>
<line> **pactand* </line>
</par>
<par>
<line> n*gati*amente os rel*cionamentos *amiliar*s. As consequências </line>
<line> pode m </line>
<line> in*luir estresse </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> in*ati*fa*ão, gerados pela sobr*carga, f*lt* de *em*o para a família e desafios em *u*pr*r as </line>
</par>
<par>
<line> expe*tativas dos papéis. O de*gas*e </line>
<line> pr*f*ssional, conh*ci*o </line>
<line> como bu*nout, um* * </line>
<line> possíve* </line>
</par>
<par>
<line> c*nsequência, *evando a baixo desemp**ho e redução *a produtivida*e no tr*bal*o. No </line>
<line> âmbito familiar, os con*l*tos po*em i*pactar relaci*nam*ntos, causand* confl**os c*n***ais, </line>
</par>
<par>
<line> p*obl*m*s de </line>
<line> c*municação e desaf*os na c*iação dos filhos. Além disso, há o risco de </line>
</par>
<par>
<line> aume*to na *ot*tividade de </line>
<line> fun*ionári*s e abse*teí*mo, * medida que os indiví*uos </line>
<line> bu*cam </line>
</par>
<par>
<line> empregos mais flexíveis ou enfrent*m sobrecarga, resultando em fal*as fr**uentes no trabalho </line>
<line> (OLIVEIRA; CA*AZZOTE; PACIELO, 2013). </line>
<line> 3. METODOLOGIA </line>
<line> O presente estud* é de caráter de*criti*o, co*side**do *ma r**isão nar*ativa de </line>
<line> l*teratura (RNs). Diferentemente das revisões sistemáticas, *s RNs não exig** crit*rios de </line>
<line> Rev. FSA, *eresina PI, v. 21, n. 8, art. 11, p. 239-257, ag*. 2024 w**4.fsanet.co*.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. *. *. Nasc*mento, A. V. Marra </line>
<line> 246 </line>
</par>
<par>
<line> i*clusão e excl*são rigidamente definidos, o q** *ode ser cons**erado uma fragilidade. Por </line>
<line> *u*ro lad*, permite *ma *bordagem mais aberta e a*aptável à complexidade e diversi*ade de </line>
</par>
<par>
<line> cer*os tó**cos. Isso possib*lita </line>
<line> uma análise mais abrangent* </line>
<line> e </line>
<line> inclusiv* de diferentes </line>
</par>
<par>
<line> pers*ectivas e contr*bu**ões na literat*ra. Ao destacar debate* </line>
<line> gerai*, disc*tir tr*balhos </line>
</par>
<par>
<line> anteriores iden*i*icar lacunas no conhe*imento, a revisão narrativa fo*ne*e um context* e </line>
<line> valio*o para o desenvolvim*nt* *e pesquis*s f*turas (MEND*S-DA-SI*VA, 2019). </line>
<line> Para se obter respa*d* te*rico p*ra *iscutir as r*lações entre gêne**, con*l*to trabalh*- </line>
<line> fam*lia e suport* organizacional, fora* rea*izadas busca*, em abr*l *e 2024, de artigos </line>
</par>
<par>
<line> publ*cad*s em bases de </line>
<line> dados de periódic*s (Spe*l, S*ielo e Pe*iódicos Cap*s), </line>
<line> com </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> combin*çõ*s de *alavras-ch*ve*: "c*nfli*o trabalho-família" e "gênero", c*nf*ito *raba*h*- </line>
</par>
<par>
<line> famíli*" e "divisão se*ual do tra*alho", "con*l*to trabalh*-*amília" e "estra*égias </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> conciliaç*o", conflito *rab**ho-família" e "suporte soci*l", "confli** trabalho-*a*íl*a" </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> "supo*t* org*nizacional". For*m encontrados vários artigos. Os texto* mai* recentes, cujos </line>
</par>
<par>
<line> título* **is s* apro*imavam do </line>
<line> objet*v* pr*posto, foram escolhidos e, posteriormente, </line>
</par>
<par>
<line> atr*v*s da leitura dos resumos, for*m seleciona*os os *ue m*is se adequavam ao tema. </line>
<line> 4. R*SULTA*OS E D*SCUSSÕE* </line>
<line> A anál*se, por meio *a te**ia ab*rdada, d*s *ar*a*ivas e* torn* dos d*bates de gênero </line>
</par>
<par>
<line> conduz * *ma jor*a*a </line>
<line> complexa e d*nâmica, m*rcada por mu*anças soci*is, conquistas </line>
</par>
<par>
<line> significat*vas e de*afi*s persis*entes. *eg*ndo Radcl*ffe et al. (2023), ap*sar da evolução das </line>
<line> id*ntid*des fam*liares em direç*o a valores mais igualitá*ios, as d**isõe* diá*ias da maioria </line>
</par>
<par>
<line> da* *amílias são frequentemente in*luenc*a*as por vieses, ou seja, ten**ncias sistem*ticas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> preconceitos </line>
<line> que podem afetar a for*a como as pe**oas avaliam in*or**ções e tomam </line>
</par>
<par>
<line> deci*ões. No context* d* tr*ba**o e *a fam*lia, *sso *ontrib*i par* * manutenç*o *e p*áticas </line>
</par>
<par>
<line> tradic*on*is b*seadas </line>
<line> em est*reótipos de gênero. Algun* </line>
<line> exemplos de *ieses *a tomada de </line>
</par>
<par>
<line> d*c*são inc*uem: </line>
</par>
<par>
<line> a) Cegueira à re*l*dade: isso ocorre qua*d* as pess*as têm dif*culdade e* reco**ece* ou </line>
</par>
<par>
<line> *cei*a* * disparidade entr* as tarefas e respo*sabilidades *esempe*hadas por </line>
<line> d**erentes </line>
</par>
<par>
<line> membros do casal. P*de re*ulta* em uma *erce*ção distorcida da d*s*ribuição rea* *o trabalho </line>
<line> * da *amília, levan*o a u* d*seq**líbri* nas responsabilidades; </line>
</par>
<par>
<line> b) Ceguei*a à opção: isso *mplic* n*o *onsiderar ou su*est**ar *s </line>
<line> opções disponíveis para </line>
</par>
<par>
<line> compa*tilhar as respon*abilidades de m**eira m*is equitati*a. P*de ser influen*iada </line>
<line> *or </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina, v. 21, n.8, *rt. *1, p. 239-257, ago. 2*24 ww**.fsa*et.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Co*flit* *rab*lho-Família, Sup*rte Organizac**nal e Gêner*: Uma Revisão Narrativa </line>
<line> 247 </line>
</par>
<par>
<line> sup*siçõe* ar*aiga*as sobre as *ref*rências e ha*ilidades de </line>
<line> *ada gênero, </line>
<line> levand* a uma </line>
</par>
<par>
<line> dis*ribui*ão **sigual das taref*s c** base *m estereótipo* *e gênero; </line>
<line> c) Arm*dilhas de competênci* de gên*ro: isso e*volve a perc*pção dist*rcida das *abilidades </line>
<line> * comp*tê*cias *e cada g*ner* *m re*a*ão * determin*das *arefas. Pode r*sultar em uma </line>
<line> distribuição desigual das *espo*sabilidades, com base na supos*ção ** *ue certas tar*fas são </line>
</par>
<par>
<line> mais adequadas </line>
<line> para </line>
<line> um gênero específico </line>
<line> de vi do </line>
<line> a su*ostas difer*nças *e </line>
<line> hab*l*da*es </line>
</par>
<par>
<line> (RADCLIFFE e* al.; 2023). </line>
<line> Dev*do a vi**es est*reóti*os de *ênero, ainda é responsabil*dade *as mulhe**s a </line>
</par>
<par>
<line> manutenção das fam*lias * da vida </line>
<line> dom*st*ca e por isso </line>
<line> estão exp*stas a desigu*lda*es </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> p*econceitos no mer*a*o </line>
<line> de trabalho (ALMEIDA; *OTA-S*NTOS, </line>
<line> 2018). Qu*nto mais </line>
</par>
<par>
<line> fort** os estereótipos de gênero **ter*alizados p*ra a* mães, mai*r o conflit* trabalho-famí*i* </line>
</par>
<par>
<line> e maior *ul*a elas sentem q*and* tê* q*e s* </line>
<line> dedicar ma*s ao traba*ho. *ssi*, tais </line>
</par>
<par>
<line> e*te*e*tipos de gênero moldam a forma como os *ai* *e se*t*m em relação às su*s escolha* </line>
<line> trabal*o-família (AARNTZEN et al.; 2023). </line>
<line> No que se refere *o acesso a emprego e *portunidades de p*omoção, as m*l*ere* </line>
</par>
<par>
<line> m*itas vezes são d**cri*in*das *m </line>
<line> processos s*let*vos, sen** submet**a* a perguntas </line>
</par>
<par>
<line> invasivas e preconceituosas sobre sua v**a pessoal e *amil*ar, enqu*nto os homens n*o são </line>
</par>
<par>
<line> subm*ti*os a **ses mesm*s questi**amentos. Além disso, as mulher*s, muitas vezes, </line>
<line> são </line>
</par>
<par>
<line> *reteridas em proces*os </line>
<line> d* p*omoção e *ão têm acesso </line>
<line> às mesmas oportu**d*des de </line>
</par>
<par>
<line> *esen**lvimento *rofi*sional que os </line>
<line> ho***s. N* que se r*fe*e à rem*neração desig*al, as </line>
</par>
<par>
<line> **toras de*tacam que as mu*her** ain*a *ece*em salários menores do que os home*s em </line>
<line> *ui*os *etores * *u* *s*a diferença sala*ial é agravada qu*n** *s *u*heres s* tornam *ães, já </line>
</par>
<par>
<line> que muitas ve*es precisam r*du*ir sua carga horária ou se ausent*r do trabalho para </line>
<line> cu*dar </line>
</par>
<par>
<line> dos filhos. P*r *im, * surgimento d* conflitos entre a* demandas do *rabal*o e da famí**a pode </line>
</par>
<par>
<line> levar as *u*here* a </line>
<line> de*istirem de **a* carreiras o* a optarem p*r em*r*go* com menor </line>
</par>
<par>
<line> **munera*ão e meno* pe*spectivas de *rescime*to </line>
<line> p*ofi*sional (A*DRADE; MACHADO, </line>
</par>
<par>
<line> 2019). Para Y*ung, Milkie * Schieman (202*) as *ães têm *rês vezes mais *robab*lidad* de </line>
</par>
<par>
<line> *ba*donar * trabalh* *emunera*o </line>
<line> do que </line>
<line> os pa*s devido a conflitos tra*al*o-famíli* e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> pri*cipal *red*tor dos co*fli*os é ter fil*os p*quen*s. </line>
<line> *a at*a**da*e, o co*c**so p*blico tem **do *tilizado na socieda*e *rasilei** em bus*a </line>
</par>
<par>
<line> de ig**ldade de acesso a tra*alho e opor*unidades d* carreira entre </line>
<line> *ome** e mulheres </line>
</par>
<par>
<line> (FRANÇA, 2020). Segundo Fern*nd** (2022), a particip*ção fe*inina em *oncursos pú*licos </line>
</par>
<par>
<line> tem sido exitosa, al**n*ando uma t*xa de aprovaç*o superior à ma*culin*: 35,5% </line>
<line> são </line>
</par>
<par>
<line> mulheres, con*ra </line>
<line> 26,70% *e *lun*s homens. Contudo, apesar </line>
<line> *o </line>
<line> au*ento *o </line>
<line> número *e </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, T*resi*a PI, v. 21, n. 8, art. 11, p. *39-257, ago. 2024 </line>
<line> *ww4.f*anet.com.br/re*i*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. *. S. Nascimento, *. V. M*rra </line>
<line> 248 </line>
</par>
<par>
<line> mulhere* no ser**ç* *úblico, a atuação em *argos públicos de *omad* de de*isão é pequena, </line>
</par>
<par>
<line> visto qu* muit*s dos cargos gerenciai* </line>
<line> não </line>
<line> são ocupados *t*avés de con*urs* públi*o </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> *eleção i*terna, mas *or meio de indicaç*o da administração públ*ca, qu* na maioria das </line>
<line> ve*es privilegia os hom*ns (Institut* B*asilei*o de G*ografia * Estat*stica, 2021). </line>
</par>
<par>
<line> Ta* inform*ção se co*firma por meio de u*a pes*uisa r*alizada por Gran*eiro </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Militão (**20) com mulheres em *argos de gestão univer*itár*a em *ma instituição federal de </line>
<line> ensino superior no Brasil. Os autores co*cluíra* que há um* f*lta de equilíbrio entre *om*ns </line>
<line> e mul*eres na *cupaç*o *e cargo* *e direção, com *ma diminu*ç*o da part*cipação femin*na à </line>
</par>
<par>
<line> medida </line>
<line> que os nívei* </line>
<line> *ie*ár*uicos avançam. ** autores afirm*m que as *raj*tórias </line>
</par>
<par>
<line> *rofissionais das servid*ras *úbli*a* </line>
<line> reve*a*am *aracterística* inerentes carreira femi**na * </line>
</par>
<par>
<line> que as tor*am mai* sus*etíveis a </line>
<line> prec*nceit*s, </line>
<line> dific*lta*do </line>
<line> ou *arrando sua *sc*nsão </line>
</par>
<par>
<line> prof*ss*onal. Em r*lação à p*rcepç*o de *bstáculos p*ra a *rogr*s*ão da carreira feminina na </line>
<line> inst*tuição, constatou-se q*e, da* treze entrevi*tadas, sete não identifica*am *iscriminação </line>
<line> durant* a ascensão ou no exe*cício profission*l *or serem mulh*re*. No entanto, as *ut*as seis </line>
<line> servi*o*as *ntr*v**ta*as rela*aram * existência de discriminação, *ue *s vezes se *an*festa de </line>
<line> forma vela** *o* *eio d* g*stos, ol*ar*s ou na *refe*ência por ser**do*es ** se*o masculino </line>
</par>
<par>
<line> a* </line>
<line> pree*ch*r carg*s vagos. Além disso, </line>
<line> me*mo aquela* que </line>
<line> negaram a e*istência </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> discr*minação *m se*s di*cursos mencionaram situações que rep*esentam atitudes </line>
<line> discriminató*ias d* g*nero. </line>
<line> Adicio*alment*, os res*ltad*s de uma pes**isa realizada por Sou*a (2022) com </line>
<line> bomb*iras mil*tares grávidas e mã*s comprovaram que, de maneira *emelhan*e * o*tras </line>
<line> organ*zaç*es e p*ofissões ma*culinas, a *a*ernidade é um obst*culo para a ca*reira *as </line>
<line> mulheres, col*cando-*s e* u* co*fli** e**re cuidar dos fi*hos e desempenh*rem sua* funções </line>
</par>
<par>
<line> *r**issionais, entre trabalh* produtivo e reprodutiv*, expre*so </line>
<line> *a dificuldade de amamentar </line>
</par>
<par>
<line> no local de trabalho e obter pr*m*ções que e*ige* que *rabal*e* lo*ge de se*s filhos. </line>
<line> Padavic et al. (20*0) re*atam **e homens e m*lher*s vi*enc*am o conflito e*tre </line>
</par>
<par>
<line> trabalho e famí*i*. Para ambos os sexos, as obrig*ções </line>
<line> do trab*lho e </line>
<line> as </line>
<line> n*c**sidad*s </line>
</par>
<par>
<line> fam*liares muitas veze* comp**em entre **. *ontudo, à luz *a </line>
<line> te*ria explana*a, é possível </line>
</par>
<par>
<line> compre*nder que os papéis tradic*onais de gênero con*r*buem para o surgimento da* situações </line>
<line> de co*flit* e ai*da pote*cializam as con*equências para as mulhere*. * e*t*a*a das mulher*s </line>
<line> no m***ado d* trabalh*, no intu*to de a*udar *o sus*e*to d* cas*, não as desvinculou do cargo </line>
<line> de prin**pais responsáveis pelos **azeres domésticos e cuidados dos filhos, o que aumentou a </line>
</par>
<par>
<line> di*i*uld*de </line>
<line> da conciliação entre os pap*is. </line>
<line> Muitas mu*here* se sen*em **ession*das a </line>
</par>
<par>
<line> esc*lhe* ent*e sua famíl*a e *arreira. Ou se r**uncia à realiza*ão profissional ou se deixa de </line>
<line> Re*. FSA, Teres*na, v. 21, n.8, art. 11, p. 239-257, *go. 20*4 ***4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Confl*to Traba*ho-Famíli*, Su*orte Org*niza*ional e Gênero: U*a Revisão Narrativa </line>
<line> 249 </line>
</par>
<par>
<line> *ado os *ilhos, a *am*li*. Na mai*r par*e das v*zes, a prioridade * dada ao pap*l *ocialmente </line>
</par>
<par>
<line> atribu**o a elas. A escolha é cuidar da família. E **nda *ue escolha* se **brecarregar </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> assumi* *mbas as funções, pode acont*c** que uma de*as fique e* segundo pl*n* (CASTRO; </line>
<line> EMIDIO, 2021). </line>
<line> Percebe-se, através *a revisão de literatura, q*e na c*ntempor***idad*, a busca por </line>
<line> equidade entre as *emand*s profissionais e familiares torno*-se crucial, especialm*nte para ** </line>
</par>
<par>
<line> mulheres </line>
<line> que desemp*nham papéi* mu*tifacetados na sociedade. Nesse senti*o, **z-se </line>
</par>
<par>
<line> nece*sária a *m**eme*tação de me*idas *anto no nível individual qua*do organ*za**on*l. Para </line>
<line> *ilveira e Bendassolli (2018) e *irschi et a*. (*01*), as estra*égias pessoai* são um* fo*ma de </line>
<line> tent*r *lcançar u* e*u*líbrio sau*ável entre o trabalho e **da p*ssoal. Segundo Hirchi et *l. </line>
</par>
<par>
<line> (2*19), essas es**a*égi** p*dem i*clu*r tant* a*ordagens orientadas p*ra </line>
<line> a soluçã* de </line>
</par>
<par>
<line> p*o*lemas, qua*to ab*rdagens ori*ntadas pa*a a emoção. Ab*rd*gens </line>
<line> orientadas para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> solu*ão de </line>
<line> pro**emas incluem e*t*atégias como planejam*nto cuid**oso, delegação d* </line>
</par>
<par>
<line> tarefas, estabelecimento de prior*dades e ne*ociaç** de horár*os flex*veis *o* * empregador. </line>
<line> Já as *bord*gen* ori*ntadas para * e*o*ão incluem estraté*ias co** r*laxamento, meditação, </line>
<line> atividades de lazer, socializ*ção com ami*os e *amiliares e ati*i*ade* *ís*c*s. </line>
<line> Além *as estratégias pessoais, o *uporte social é fundamental pa*a o alc*nce do </line>
<line> equ*l**r*o e*t*e *s diferentes esferas e t** uma *ida ma*s prazer*sa e satisf*tória. E * conte*to </line>
</par>
<par>
<line> nacional (as*ectos culturais e econôm*cos) infl*encia *iretamente nas </line>
<line> re*ações de </line>
<line> apoi*. </line>
</par>
<par>
<line> Exist*m *ultur*s co* **ior orientaçã* humana, como * asiática e * africana, que acredi*am </line>
<line> no col*tivismo * no apoio mútuo, já o*tras tendem a ser mais in*ivi*ualistas, com* a cul*ura </line>
<line> estad*ni*en*e, c*nadense e europeia. Em termo* econôm*cos, países *om maior*s índices de </line>
<line> *obreza da po*ulação têm maior neces*idade de apoio, j* que a* famílias p*ssuem condiç*es </line>
<line> de t*abal*o mais prec**ias e r*muneração *ais baix*, pr**isando *rabalha* mais hora* por dia. </line>
<line> O suport* *ocial pode vir de dif**entes fontes, como o parceiro, a fa*ília, *s organ*zações e * </line>
</par>
<par>
<line> govern*. Po** ser de *atureza inst*u*en*al, **volvendo recursos ta*gí*eis como *empo </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> di*heiro, ou d* natureza *mocional, envolvendo afeto, </line>
<line> amor e </line>
<line> atenção *ara apoi** os </line>
</par>
<par>
<line> sentimentos (FR*NC* et al., 2018). </line>
</par>
<par>
<line> O *poio mút*o entre * casa* para a realizaç*o da* *aref*s do*és*icas * *uidados com </line>
</par>
<par>
<line> os filhos (**LVEIRA; BENDASSOLLI, 20*8), o suport* de </line>
<line> ou**os fa*iliare* </line>
<line> *omo *vós </line>
</par>
<par>
<line> (CERRATO; CIFRE, 2018), as c**ches e até mesmo b*bás (*REE*HAU*; BEUTEL, 1985) </line>
<line> são exemplos de suporte* sociais qu* *uxiliam as m*lhere* *a c*nc***ação das es*era* familiar </line>
</par>
<par>
<line> e laboral. *o*ertson e Eby (2021) </line>
<line> est**ara* 347 p**s que t*abalha* f*ra e indicam que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> suporte pr**tad* pelos avós está associado a níveis **is *ai*os de i*terf*r*nc** familiar *o </line>
<line> R*v. FS*, Teres*na *I, v. 21, n. 8, ar*. 1*, p. 239-2*7, ago. *024 www4.fsane*.*om.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. L. S. Nasc*mento, A. V. Ma*ra </line>
<line> 250 </line>
</par>
<par>
<line> trabal*o. E de </line>
<line> ac*rdo com Perry-J*ki*s e G*rstel (2020) tem aumenta*o cada vez ma** </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> delegação, ou ***a, terceirização do *rabalho *amiliar para m**bros que </line>
<line> n*o *ã* d* famíli*, </line>
</par>
<par>
<line> v*sto que *e*ceiri*ar o t*abalho doméstico * o cu**ado co* os filhos pod* oferecer mais tempo </line>
<line> e oportun*dades, principalmente p*ra *s mulheres, tanto no t*abalho q**nto e* *asa. </line>
<line> As discus*ões que en*olv*m a impo*tância e o pap*l do *upor** à* mulhere* rev*lam </line>
</par>
<par>
<line> q*e, embora fonte* individuais de </line>
<line> apoio sejam r*lev*ntes *ara o eq*ilíbrio entre t*abalho </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> f*mília, *ntende-se q*e esse tipo ** su*o*te po*e ser dire*i*nad* a cas*s especí*i*os e at*nde </line>
<line> * um número limitado de p*ssoas. Pa*a French et al. (2018), o *uporte or*a*izacional tem um </line>
</par>
<par>
<line> **can*e ma*s amplo e po*e be*efici*r um número maior *e pessoas. Para muitos autores, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *isponibilidade d* suporte por parte da organização desempenha um p*pel c*ucial c*mo </line>
<line> moderador *as *ituações de confli*o entr* trabalho e família. Inv**tir n* desenvolvimen*o dos </line>
<line> funcioná*i*s, criar *m ambiente famili*rme*te favorável e mel*orar as *arefas de trabalho são </line>
<line> passos impo*tantes para e***librar vi*a pe*soal e profi*sional, conforme apo*t**o por Wa*ne </line>
</par>
<par>
<line> et </line>
<line> a*. (*019). Essa* medidas n*o ape**s co*tribuem p*ra ** ambiente de trabalho *ais </line>
</par>
<par>
<line> e*uilibrado e saudável, *as també* têm o po*enc*al de reduzir o estre**e e *s emoções </line>
</par>
<par>
<line> negativas associadas ao conflito </line>
<line> entre trabalho e fam*lia (MEDINA-GAR*IDO; BIEDMA- </line>
</par>
<par>
<line> FERRER; RAMO*-RODRÍGUEZ, </line>
<line> *019). Wu et al. (2018) *bse*va*am que o supo*te </line>
</par>
<par>
<line> organizacional minimiza o impacto do confl*to </line>
<line> entre trabalho e família no </line>
<line> esgo**mento </line>
</par>
<par>
<line> profiss**nal **s c*labora*ores, ressaltand* as*im a i**or*ância </line>
<line> dess* suporte **ra o </line>
<line> b*m- </line>
</par>
<par>
<line> es*a* e *ese*pe*ho dos *un*i*nário*. </line>
</par>
<par>
<line> Além disso, Singh et al. (2018) relata* que os indiv*duos qu* percebem um *ível mais </line>
</par>
<par>
<line> *levado de suporte por </line>
<line> parte d* or*anização gera*men*e </line>
<line> de*o*st**m maior d*di*ação </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> vín*ulo com *ua profi*são, o que resu*ta em red*ção na in*e*ção de deixar * emprego. Esses </line>
</par>
<par>
<line> e*tudos ** </line>
<line> conjunto e*idenci*m a importância do suporte *r*a*izacio*al como um* </line>
</par>
<par>
<line> estratégia eficaz **ra *romov*r o *q*ilíbrio entre tr*ba*ho e fa**lia e *el*orar a s*tisfação e </line>
<line> a *ete**ão dos funcionári*s. </line>
</par>
<par>
<line> Zhang e Bown (*021) r*lat** que as organ*zações p*d*m </line>
<line> r*duzir os </line>
<line> *sf*r*os dos </line>
</par>
<par>
<line> t*abalhad*res em c*mpr*r suas r*sponsabilidades profissionais * </line>
<line> pes*oais ao imp*anta* </line>
</par>
<par>
<line> po*í*icas de *p*io * de qu*lidad* de vida no trabalho, tais como </line>
<line> serviços de assistência </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> saúd* e *em-est*r do indi*íduo, progra*as de aco*selhamento, suporte emociona* (*HANG; </line>
<line> BO*N, 2021) e *uxílio no c***a*o com de*endentes, co*o lice*ças parentais *emunerad*s </line>
<line> (CERRATO; CIFRE, 2018; S*LVEIRA; BE*D*SSOLLI, 2018; PISZCZEK, 202*), creches </line>
</par>
<par>
<line> no *ocal *e trabalho e auxílio-crec*e </line>
<line> (PIS*CZE*, 20*0). Os resultados de uma pesquisa </line>
</par>
<par>
<line> conduzida *or Piszc**k (2*20) em organizaçõ*s na Al*manha suge*em que *s *niciativas de </line>
<line> Rev. F*A, Ter*sina, v. 21, *.8, art. *1, p. 2*9-257, ago. 2024 w**4.fs*ne*.com.*r/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Co*fl*to T*abal*o-Família, Suporte Org**izacional e Gênero: Um* Revis*o Nar*ativa </line>
<line> 251 </line>
</par>
<par>
<line> c**dados in*ant*s **m um i*pacto sig*i*i**tivo n* redu**o da *ota*ividade entre as *ulheres. </line>
</par>
<par>
<line> O* result*d*s de Pis*cze* (2020) tam*é* apontam par* *ma relaçã* p*si*iva *ntre </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> implementação desse t*p* de *ni*iativ* e o desem*enh* organizacional, *ndicand* que </line>
<line> orga*izações maio*es e m*is *em-sucedidas têm *ais probabilidad* *e of*recer esse tipo de </line>
</par>
<par>
<line> suporte. I*so **gere *ue as organizações que re*onh**em e respondem às n*cessidades </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> se*s funcionário* tendem a al*ançar *m melh** desempen*o geral. </line>
</par>
<par>
<line> Além dis*o, um* pesquisa *eal**ada **r Akram e Ch (2020) co* 410 pro*ess*ras </line>
<line> univ*rsitá*i*s da pro****ia de Punjab, na *ndia, des*acou *m *eus res**tados * papel cr*cial do </line>
<line> apoio do supervisor na diminuição *o confl*to e*tr* *r*balho e família. Tre*n*r supervisores </line>
<line> para estarem mais atentos às dificuldades de seus func*onár*o* e* equali**r *s duas es*er*s </line>
</par>
<par>
<line> r*s*l*a em menos e*tresse e mais </line>
<line> qualidade </line>
<line> de vida entre os trabalha*ores, as*i* como </line>
</par>
<par>
<line> melhores resultad*s organizaci*nai* * </line>
<line> f*miliares (P*RRY-*ENKINS; GERST**, 2020). </line>
</par>
<par>
<line> *o*ado ao apoio dos l**e*e*, os re*ultados de um estu*o real*zado por Schu*z-Kn*ppe e Ter </line>
<line> *oeven (2*23) destaca* a impor*ância de *s organizações promoverem o a*oio e*tre os </line>
</par>
<par>
<line> colega*, i**entiv*ndo a comunicaçã* aberta e a con*iança dentro da organiza*ão. P*ra </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> autores, a fl*xib*li*ade e a co*ertura ofereci*as pelos c*le*as d*rante aus*nc*as *mprevistas </line>
<line> ou comprom*sso* fami*iares s*o *ssenciais para manter a ha*monia e a *ro*utiv*d*de no local </line>
<line> de tr*balho. </line>
<line> As o*ganizações po*em, ai*da, permitir ao traba*hador um maior *ontrole do t*mpo e </line>
</par>
<par>
<line> ní*eis mais </line>
<line> elevado* de auto*omia, *mplemen*an*o hor*rios de traba*** flexíveis </line>
</par>
<par>
<line> (G*EENHA*S; BEUTE*L, 1985; CHAN* al., 2017), um regime de t*abal*o em t**po et </line>
</par>
<par>
<line> parc*al (GR*ENHAUS; BEUTELL, </line>
<line> 1985) </line>
<line> e at* mes*o o trabal*o </line>
<line> *emoto *u em *a*a </line>
</par>
<par>
<line> (C*RRATO; *IFRE, 2018; LEMOS; B*R*OSA; MONZATO, 2020; Z*ANG; BO*EN, </line>
</par>
<par>
<line> 2021). Contudo, é precis* org*nização e </line>
<line> *utoco*trole, p*incipalme*te no </line>
<line> caso *as mulher*s </line>
</par>
<par>
<line> que acumula* papéis. Utilizar o mesmo esp*ço para a*ba* as funções po*e contribuir p*ra </line>
<line> uma perda de limites e aumento dos conflitos (V*N DER LIPPE; LIPPÉNYI, 2020). </line>
</par>
<par>
<line> J* o governo pode ser fonte d* suporte social ao criar p*líticas públi*a* destinadas </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> a**nder demandas especí*icas </line>
<line> da </line>
<line> p*pulação, muitas v*z*s, pa**icularm*nte, *rupos </line>
</par>
<par>
<line> di*criminados e vitim*dos por algum *ec*nis** de e*c*u*ã*. **is políticas **dem at*a* de </line>
<line> forma repar*tória n*s des*gualdades * d*sv**t*gens acum*ladas dur*n*e * perc*rso h*st*rico </line>
<line> d* alguns *rupo* (*IGA*O; LAFFIN, 2019). </line>
<line> A par**r *as **scussões ap*es*nta**s, b**cou-se traçar as *ssociações e*t*e g*nero, </line>
<line> *on*lit* trabalho-famíl*a e su*orte o*g*n*za*ional, repre*entadas na Figura 1. </line>
<line> Rev. FSA, Te*esi*a PI, v. 21, n. 8, art. 1*, p. 239-*57, ago. 2024 www4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. L. *. Nascime*to, *. V. Marra </line>
<line> 252 </line>
</par>
<par>
<line> O esquema ap*es*ntado, somado ao exam* crítico da te*ria abordada, revela qu* a </line>
</par>
<par>
<line> persi*t*ncia de disparidade* de gênero se r*f*ete n*o apenas nas es*eras pr**issi*na* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> domésti*a, m*s tam*é* nas *om*lexas interaçõ*s *nt** ambas, o </line>
<line> q** fre**entemente </line>
</par>
<par>
<line> ali*enta o su*gi**nto de c*nflit*s entr* trabalho e família, principalmente para as mulheres. </line>
</par>
<par>
<line> A compr*en*ão d***as dis*aridades destaca a *e**ssid*d* d* aborda*ens *ensívei* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> inclusivas, que levem em *o*s*de*ação as rea*idades específicas e**ren*a*as pe*as mu*heres. </line>
</par>
<par>
<line> C*nsequ*ntemente, enfatiza-se a imp*r*ância d* polí*icas </line>
<line> e prát*cas </line>
<line> *rga*iza*ionais que </line>
</par>
<par>
<line> re*on*eça* e atendam *s neces*id*des das mulher*s, </line>
<line> garantindo </line>
<line> as*im um </line>
<line> ambient* *e </line>
</par>
<par>
<line> trabalho ma*s equitativo </line>
<line> e facilitador para a conciliação entr* *uas responsabilidades </line>
</par>
<par>
<line> fam*liar*s e *rofissio*ais. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. 21, n.8, ar*. 11, p. 239-257, ag*. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Confli*o Tra*alho-Família, Suporte O*ganizacional * *ênero: Uma *evi**o Narrativ* </line>
<line> *53 </line>
</par>
<par>
<line> 5 CONCLUSÕES </line>
<line> Fre*te aos desaf*os co*temp*râne*s na gestão de *e*s*as e *ons*derando a urgê*cia na </line>
<line> *usca por eq*idade entre o* papéis *rofissional e p*ssoal, * *roposta deste artigo foi c**du*ir </line>
<line> uma a*ál*se apr*fundada sobre a inter-*elação entre conflito t*aba*ho-fa*ília, su*orte </line>
<line> organizacional e gê*er*, u*i*izando uma revisão narrativa de lit*ratu*a. *ste enfo*ue re*ela-se </line>
<line> especialment* releva*te para pesquisas em a*m*ni**ração, of*recendo insi*hts valiosos par* </line>
<line> *primorar as práti**s *e gestão de pessoas. </line>
<line> A crescente divers*dade nos am*ientes de trab*lho exige estra*ég*as mais rob*stas par* </line>
<line> promo*er a conc*l**ção *ntre as esferas pr*fis*ional e familia*, *endo essencial considera* as </line>
<line> n***ssida*e* específicas das mu*heres *esse p*ocesso. Nesse sentido, a revisão narrativa </line>
</par>
<par>
<line> permitiu uma </line>
<line> abordagem mais **exível e adaptáve*, c*paz de abar*ar a </line>
<line> complexida*e e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> div*rs*dade dos tem*s relacio*ados. </line>
</par>
<par>
<line> Adic*onalmente, *ados *ecentes indica* que, embora tenha havido avanços </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> igualda*e d* gên*ro, persistem desa*ios **e af*tam a vida prof*ssio*al das mulheres. *studo* </line>
</par>
<par>
<line> apontam </line>
<line> que </line>
<line> ambientes d* </line>
<line> *raba*ho inc*usivos </line>
<line> e </line>
<line> p*líti*as orga*izacionais que abordam </line>
</par>
<par>
<line> **retam*nte o conflito traba*ho-famí*ia co*tribue* para reter talentos femininos e p*omover </line>
<line> trajetórias pr*fis*iona*s mais equi*ativa*. </line>
</par>
<par>
<line> Organizações são fun*amentais como fo**es d* **porte, uma vez que possuem </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> capacidad* única de imple*entar </line>
<line> estr*tégi*s abrangentes. Inic*ativas v*ltadas par* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *lex*bili*ade no trabalho, li*en*as par*ntais equitativas e p*ograma* de bem-*st*r têm </line>
</par>
<par>
<line> d*monstrado impa*t*s </line>
<line> posi*ivos na p*omoçã* </line>
<line> do equilíbrio *ntre as r**pon*abilidades </line>
</par>
<par>
<line> profissi*nais e familiare*. </line>
<line> Ao se apro**ndar *essa di**uss*o, o a*tigo provo** uma ref*exão crí**ca ent*e gest**es </line>
<line> e líder*s organizaci*nais. A imp*emen**ção de ambie*t*s *ais s*udá*eis e inclusivos nã* </line>
<line> apenas fortalece * realização pes*oal e profissional das funcionárias, mas tam*é* contribui </line>
<line> para o suces*o * a sustentabilidade das organizaçõe* em um *e**rio *o*p*ti*iv* e d*nâmico. </line>
<line> Uma possível l*m*ta*ão da *evisão narrativa realizada é a falta d* um* abordagem </line>
<line> sistemática na seleção *e estudo*, * que pode intr**uzir subje*i*idade n* escolha. No *nta*to, </line>
<line> essa flex*bilidad* tamb** permite um* análi*e mais am*la e i*cl*siva *o tem*, enriquece*do </line>
<line> a comp**ensão *or meio da di*ersid*d* de perspectivas apr*se*tadas n* liter*tura. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*r*sina PI, v. 21, n. 8, art. **, p. 2*9-*57, ago. 2*24 </line>
<line> *w*4.fsanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. L. S. Nasc*mento, A. V. Marra </line>
<line> 2** </line>
<line> R*FER**C*AS </line>
</par>
<par>
<line> A*RNTZE*, L. et al. W**n </line>
<line> work-family guilt beco*es a women's is*ue: *nternalized </line>
</par>
<par>
<line> gender stere*types pre*ic* high guilt i* wo*kin* mother* but </line>
<line> lo* guilt in working fath*rs. </line>
</par>
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<line> *ên*ro: Uma Revisão N*rrativa. Rev. FS*, Teres*na, *. 21, n. 8, art. 1*, *. 23*-257, ag*. 2*24. </line>
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<line> *ont*ibuição dos Autores </line>
<line> A. L. S. Nascimento </line>
<line> A. V. Mar*a </line>
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<line> 1) concep*ão e pl*nej*mento. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
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<line> 2) *nálise e inte*pretaçã* dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elabor*ção do ra*cunho ou n* rev*são críti*a d* conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) particip*ção na aprovação da ve*sã* final do m*nuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
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<line> Rev. FSA, Tere*ina P*, v. 21, n. 8, *rt. 11, *. *39-257, ago. 2*24 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/*evist* </line>
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