<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 8, art. 11, p. 239-257, *g*. 20*4
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*4.21.8.11
</line>
</par><par>
<line>
*onflito Trabalho-Família, Supor*e *rganizac*on*l e Gên**o: Uma Revisão N**rativa
</line>
<line>
Work-*amily Confl*ct, Or*a*izationa* Support and G**der: A *arrative *evi*w
</line>
</par><par>
<line>
Ana L*í*a Santo* Nascimento
</line>
<line>
Mestrad* em *dministração P***ica pela U*iversidade Fed*ral de Viç*sa- Campus Fl*restal
</line>
<line>
E-mail: ana.*.na*cimento@ufv.br
</line>
<line>
A*riana Ven*ol* Marra
</line>
<line>
Do**ora em A*mi*istração pe*a **iversid*de Federal de Min*s *erais
</line>
<line>
Pro*essora da Un*versidade Federa* de V*çosa-Campus F*ore*ta*
</line>
<line>
E-mai*: aventola@*fv.*r
</line>
</par><par>
<line>
*ndereço: A*a Lu*za Santos Nasc*mento
</line>
<line>
Editor-Chefe:
</line>
<line>
Dr.
</line>
<line>
Tonny
</line>
<line>
Ker*ey
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Alencar
</line>
</par><par>
<line>
Un*v*r*i*ad*
</line>
<line>
Fede*al
</line>
<line>
d* *içosa
</line>
<line>
Campus
</line>
<line>
Flo*e*tal
</line>
<line>-</line>
<line>
R*drigues
</line>
</par><par>
<line>
Ro*ovia LMG **8, *m 6 - Florestal, Minas Gera*s, CEP
</line>
</par><par>
<line>
3*.6*0-000, Flor**t*l/MG, *rasil
</line>
<line>
Ar*igo recebi** em 03/06/2*24. Últi*a
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
E*dere*o: Adriana *entola M*rra
</line>
<line>
re*ebida em 2*/*6/2024. Apr*vado em 26/06/20*4.
</line>
</par><par>
<line>
Un*v*rsidade
</line>
<line>
Federal
</line>
<line>
de V*ç*sa
</line>
<line>
Camp*s
</line>
<line>
Flore**al
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
Rod*via LMG 818, km 6 - Flores*al, Min** Gerais, CEP
</line>
<line>
Avaliado pelo *istema T*iple Review: Desk Review a)
</line>
</par><par>
</page><line>
*5.690-0*0, *lorestal/*G, Brasil
</line>
<line>
p*lo E*i*or-C*efe; e b) Double *lind Review
</line>
<line>
(avaliaçã* cega por d*is a*a*iador*s da área).
</line>
<line>
Revisão: Gra*atical, Nor*at**a e de Fo*mataç*o
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. L. S. N*s*imen*o, A. V. Marra
</line>
<line>
240
</line>
</par><par>
<line>
RESU*O
</line>
</par><par>
<line>
Es*e artigo tem
</line>
<line>
com* objetivo discut*r ** re*ações ent*e conflito t*aba*ho-família, s*porte
</line>
</par><par>
<line>
orga*izacional e gênero a
</line>
<line>
partir d* um* re*isão narrativa de literatur*. Difer*nte*ente das
</line>
</par><par>
<line>
revisões sistemá*icas, a abor*age* narrativ* adotada neste estudo não segu* procedim**tos
</line>
</par><par>
<line>
rigorosos de seleção anál*s* *e e*tudos. A e**olh* do *o**o de liter*tura f*i conduz*da de e
</line>
</par><par>
<line>
manei*a *ais fle*ível, permitindo uma disc*s*ã* mais
</line>
<line>
livre e *brangente do te*a **o*o**o.
</line>
</par><par>
<line>
Diante das
</line>
<line>
d*scussões acerca d*s r*laçõ*s
</line>
<line>
entre c*nflito tr*balho-f*mília, suporte
</line>
</par><par>
<line>
organizacional e gêner*
</line>
<line>
*ota-se, apesar da *volução feminina no merc*d* de traba*ho,
</line>
</par><par>
<line>
persis*ê*c*a de desigualdades, que alimen*am confl*t*s entre trabalho e fa*ília, es*e*ialmente
</line>
<line>
para as mulhere*. As e*tratégias *e s*porte orga*izacional *ão esse*c*ai* *a co*c*l**ção ent*e
</line>
</par><par>
<line>
a v*d* *rof*ssi*n*l e fa*ilia*, promovend* a**ientes *e trab*lho mai* *a*dáveis
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
co*sequentemente organiza*ões bem-sucedidas.
</line>
</par><par>
<line>
Palavras-Chave: G*nero. Conflito Trabalho-Fam*lia. Suporte Organizacional. Revi*ão
</line>
<line>
Nar*ativa.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
This a*ticle aim* to d*scuss *h* rela*ionships between work-**mil*
</line>
<line>
conflict, o*ganizationa*
</line>
</par><par>
<line>
support, and gender through a narrativ*
</line>
<line>
*iterature review. *nlike systematic re*iews, t*e
</line>
</par><par>
<line>
narrative appro*ch adopted in this
</line>
<line>
study does n*t follo* str*ct procedures for sele*ting an*
</line>
</par><par>
<line>
analyzing *tudies. The *elec*ion o* the li*erature was conducted *ore flexibly, allow*ng *or a
</line>
<line>
freer and *ore comprehensive d*scussion of *he proposed to*ic. In light of d*scussions about
</line>
<line>
th* *elationship* between work-*amily conflict, organ*z*tiona* s*pport, and gender, it is *oted
</line>
<line>
that *espite the progre*s of *o**n in the labor ma*ket, in*qualitie* persis*, fueling conflicts
</line>
<line>
bet*ee* w*rk a*d family, e*pecially for wom*n. O*gani*ational sup*or* stra*egies ar*
</line>
</par><par>
<line>
es*ential in recon**ling pro**ssional and fa*i*y life,
</line>
<line>
prom*tin* he**thier work envir*n*ents
</line>
</par><par>
<line>
and, consequently, su*cessful org*nizations.
</line>
</par><par>
<line>
Ke*words: Ge*de. Work-Fam*ly *onf*ict. Or*anizational *uppor*. Narrative Review.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, *er*sin*, v. 21, n.8, art. 11, *. 239-257, *go. 20*4
</line>
<line>
*ww4.fsanet.c*m.*r/r*v*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C*nflito Tr*balho-Fam*lia, Sup*rte Organ*zacional e Gênero: Uma R*visão Narr*tiva
</line>
<line>
241
</line>
</par><par>
<line>
* INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
O objetivo **ste estudo é
</line>
<line>
*iscutir *s relações entre conflito trabalho-*amília, sup*rte
</line>
</par><par>
<line>
or**ni*acional e gêne*o, a part** *e uma r*visão na*rativa de literat*ra. Pa*a *lcança* o
</line>
<line>
*bj*tiv* prop*s*o, antes de tudo, é fundamental com*reender o cont**to histórico das
</line>
</par><par>
<line>
*isparidade* de g*nero. A **s*ória moldo* as normas, *struturas soci*is * expectativas
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
continu*m a i*fluenc*ar as vidas d*s mulheres **je. Atra*és dos da*os col*tados por meio da
</line>
<line>
PNAD Contínua *m 2019, **i realizado *m estu*o ***e*í*ico s*b*e o ret*ato das mulh*res *o
</line>
<line>
B**sil. De acor*o com a pesquisa, a taxa de partic*pa*ão *as mulheres com (15 anos ou mai*)
</line>
<line>
no mercado d* trabalho é de 54,5%, enqu*n*o a *os h*mens ating* 73,*%, res*l**ndo em uma
</line>
<line>
dife*e*ça de 19,2%. A alta carga *e trabalho não remun*ra*o (*fazere* dom*sticos e c**da*o*
</line>
<line>
com os filh*s) *ontribui para a me*or p*****ipação *eminina. No Brasil, em 20*9, mulheres
</line>
</par><par>
<line>
dedicaram quase o dobro de t**po nesses a**z*res
</line>
<line>
em c*mparaçã* ao* hom*n* (*1,4 hor*s
</line>
</par><par>
<line>
*ontra 1*,* horas) (Inst*tuto Brasileiro
</line>
<line>
de Ge*grafia Est**ís*i*a, 20*1). Além disso, e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
rep*esentaçã* em ca*gos de gestã* * significat*vamente inf*rior para a* mul*er*s (*7,4%) *m
</line>
<line>
comparação co* *s *omens (62,6%), o que *o** ser exp*icad* pel* persis*ênci* *a
</line>
<line>
*iscrimina**o de gê**ro (Instituto Brasil*iro de G*og*afia e Est*tística, 2021).
</line>
<line>
Os *stereótip*s e desigual*a*es *e gê*ero se ma*ifes*am na socieda**
</line>
<line>
p**oritar*amente na divisão *exual *o tr*balho (HIRA*A, 2015; *A*TI** et al., *022).
</line>
</par><par>
<line>
Historicamente, a* mul*eres estão ass*c*ada* às fu**ões "femini*as",
</line>
<line>
com* *epro**ção
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
tra*a*ho *o*éstico, enquanto os h*mens são ligados ** f*nçõe* "ma*cul*na*", como produç*o
</line>
</par><par>
<line>
e *ra*alho r*mun***do fora
</line>
<line>
d* casa. Essa d*vis*o sexual
</line>
<line>
do trabalho contribuiu para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
desvalo*izaç*o do trabalho feminino e sua e*clusão dos
</line>
<line>
espaços pú*licos econômicos. e
</line>
</par><par>
<line>
(HI*ATA, 2015; *ERRATO; CIFRE, 2018; *AR**S; MOURÃ*, 2*18, MAR*INS et a*.,
</line>
<line>
2022).
</line>
<line>
Ao l*ng* d*s *ltim*s década*, mov*m*ntos *eministas em pro* de direitos e i*uald**e
</line>
</par><par>
<line>
de g**e*o op**tuniza*a* altera*ões
</line>
<line>
nos papéis qu* ho*ens * mu*here* de*empenham nos
</line>
</par><par>
<line>
contextos familia* e la**r*l (SILVEIRA; BEND*S*OLLI,
</line>
<line>
2018). ** mulheres passar*m
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ocupar o m*rcado de trabal** remune*ad* e *uito* homens * as*u*ir mais *esponsabilidade*
</line>
</par><par>
<line>
de cuid**o e trab**ho do*éstico
</line>
<line>
(CAR*A*HO NETO; T*NURE; ANDRA*E, 2010;
</line>
</par><par>
<line>
HIR*TA, *015; SILVE*RA; BENDA*SOLL*, 2*1*; MARTINS *t al., 2022). De*de en*ão,
</line>
<line>
diferentes configurações *amiliares e *od*los *e di*isão sexu*l do tr*balh* se estabeleceram:
</line>
</par><par>
<line>
o modelo de parce*i*, em que ambos t*abalham fora de
</line>
<line>
c*sa e di**dem t*das as tarefas n*
</line>
</par><par>
</page><line>
âmb*to dom**tico; o modelo de co*cil*ação, em **e as mulhere* precisam c*nciliar as esf*r*s
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*sin* P*, *. 21, n. 8, art. *1, p. 239-257, ago. 2024 *ww4.fsanet.*om.br/*ev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. L. S. Nasciment*, A. V. M**ra
</line>
<line>
2*2
</line>
</par><par>
<line>
profissional * famili*r, e o m*delo d* d**egação, em que as tarefas de cuidado com a cas* e os
</line>
<line>
filho* são atri*uída* a outro pr*f*ssi*nal (HIRAT*, 2015).
</line>
<line>
Ap*sa* de ex**tir*m casais que *stab*le**m uma r*l*ção de par*er*a, a dificuldade em
</line>
</par><par>
<line>
conciliar as atividades
</line>
<line>
pr**i*sionais e *o*ésti*as é uma realidade
</line>
<line>
d* maioria das f*míli*s,
</line>
</par><par>
<line>
*spe**a*mente no que diz **sp*ito à falt* *e *em*o * à sobrec*rga *e *rab*lho (V*N DER
</line>
<line>
LIP*E; LIPP*NYI, 2020; MARTINS et al., *022). Contudo, pa*a as mulh*res os impass*s
</line>
<line>
são aind* maiores (*ADAVIC ** al., 2020). Mesmo tr*bal*ando fora d* casa, as mulheres
</line>
</par><par>
<line>
*ontinuam re*ponsá**is pela maior parte do trabalho doméstico de cuidados (H**ATA; e
</line>
<line>
*015), *end* submetidas a uma situação de *upla j*rnada (DUARTE; SPINELLI, 2019).
</line>
<line>
Além dis*o, ex*st*m mu*tas *ressões *ociais sobre as m**here* **ra que s*jam mães
</line>
<line>
"perf**ta*", o que pode cr*ar uma sensa*ão de culpa quan*o precisam e que*em se conce*trar
</line>
<line>
*m suas profiss*es (ALMEID*; MOT*-SANTOS, 2018). *m razão das *ressões a que sã*
</line>
</par><par>
<line>
exposta*, as m*lheres acabam fazen*o escol*as
</line>
<line>
**fí*eis e, na *ai*r parte das ve*es,
</line>
</par><par>
<line>
s*crificam o avanço p**fissional em favor d* co*promisso com a família (P*DAVIC *t al.,
</line>
</par><par>
<line>
2020). *il*eira e Bendass*ll* (2018) relatam que as
</line>
<line>
mulheres fre*uente*ent* e*fren**m
</line>
</par><par>
<line>
conf*i*os *ntre trabal** e família devido à int*ns*dade e complexidade d*s *arefas
</line>
</par><par>
<line>
profissionai*, *o*b*nadas com
</line>
<line>
** expec*ativas sociai* e c*lturais *m relação
</line>
<line>
à*
</line>
</par><par>
<line>
resp*nsabilidades familiares.
</line>
</par><par>
<line>
Greenhaus e Beutell (1985) afi*ma*am qu* o conf*i*o pode su*gi* tanto no trabalho
</line>
</par><par>
<line>
*uanto
</line>
<line>
n*
</line>
<line>
*amília. Oliveira, *a*azzot* e Pacielo (201*) exemplifi*am que *iversos *atores
</line>
</par><par>
<line>
como a exte*sa j*r*ad* de trabalho, * p*essão po* produtividade e resu*tados, a sobrecarga
</line>
<line>
das m*lh*res *om *s tarefas d*mésticas, * pres*nça de filhos e até mes*o a p*rsonalidade e
</line>
<line>
os va*or*s dos indi*íd*os podem influenciar no su*gimen*o de situações de conflito. E, como
</line>
</par><par>
<line>
co*sequência, o co*f*it* entre as esferas *od* acarreta* o d*senvolviment* de
</line>
<line>
pa**l**ias
</line>
</par><par>
<line>
como estresse, ansiedad* (GREENHAUS; BEUT*LL, 1985), cansaço físico e emocio*al,
</line>
</par><par>
<line>
*nsatisf*ção com a carreira (SILVEIRA; BEND*SSOLLI, *018) *epress** (DUA*TE; e
</line>
</par><par>
<line>
SPIN*L*I, 2019). P*de *ind* afetar neg*tivame*t* a r*laç*o com o cônjuge fi*hos, bem e
</line>
<line>
como co*prometer o desempenho no t*a*alh* (OLIVEI*A; CA*AZZO*E; PACIEL*,
</line>
<line>
2013).
</line>
</par><par>
<line>
Sil*e*ra e Bendassolli (2018) destacam a*te*n*tiv*s para minimiza* as situações
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
c*n*li*os.
</line>
<line>
P*ra o* *ut*res, as est*até*ias de
</line>
<line>
conciliação, *ejam elas pessoais ou su**rtes
</line>
</par><par>
<line>
soci*is, podem auxil*ar n* **uilíbri* en*re o trabalho e vida *essoal. *s estratég*as p*sso*is
</line>
</par><par>
<line>
*odem in*luir *udanças na forma c*mo o trabalho é reali*ado,
</line>
<line>
aju*tes na* expectativas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
prior*dades, ou mesmo mudanças na fo*ma como as *elações familiar*s são gerenci*das.
</line>
<line>
*ev. F*A, Te*esina, v. 21, n.*, *rt. 11, p. 239-257, a*o. 2024 www4.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Con**ito *rabalho-*amília, Sup*rt* Organi*aciona* e Gênero: Uma Revisão *arrativa
</line>
<line>
243
</line>
</par><par>
<line>
Já *s supo*t** so*iai* pode* *ir dos membros da
</line>
<line>
*amí**a, como cônjuges e outros
</line>
</par><par>
<line>
parentes mai* próximos (CERRATO; C*FRE, 2018; SIL*EIRA; BENDA*SOLLI, 2018), de
</line>
<line>
*r*ches ou ba*ás (GR**NHAUS; *E*TELL, 1*85) e amigos (SILVEIRA; BEN*A*S****,
</line>
<line>
2018; *EMOS; BARBOSA; MONZA*O, 2020) a* ap*iarem no cuidado do* filh*s * na
</line>
<line>
realização das tarefa* do*ésticas. *od* *ir a*nda do governo, através d* cria*ã* de políticas
</line>
<line>
pública* que pr*mova* a igualdade *e *ên**o (AND*ADE; *ACHADO, 2019; MARTINS
</line>
<line>
et al., 2022).
</line>
</par><par>
<line>
Além des*as fo*tes de suport*, as org*nizações tamb**
</line>
<line>
po*em contribuir *ara
</line>
</par><par>
<line>
equalizar t*abalho e família ao permiti*em qu* *eus funcionários tenham hor*r*os d* traba*ho
</line>
<line>
comprimidos (GREENHA*S; BEUTELL, *985; CHANG et al., 2017), **abalhem em *empo
</line>
<line>
parcial (GREENHAUS; BEUTELL, 1985) * até mesmo trabalhem em cas* ou em locais
</line>
<line>
remotos (CER*ATO; CIFRE, 2018; LEMOS; BA*BOSA; M*NZATO, 2020; ZH*N*;
</line>
</par><par>
<line>
B***N,
</line>
<line>
20*1). Ta*bém são m*didas de apoio
</line>
<line>
organizacional serviços de assis*ên*ia
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
saúde e bem-estar do *nd*víduo, como programas de
</line>
<line>
acon**lhamen** * *u*orte e*o*ion*l
</line>
</par><par>
<line>
(ZHANG; BOWEN,
</line>
<line>
**21) e o apoi* no cuid*do com
</line>
<line>
d*pe*dentes, como li*enças parentais
</line>
</par><par>
<line>
remune*adas e *ss*stência ao cuida*o infant*l (*ILVEI*A; BENDASSOLLI,
</line>
<line>
2*18;
</line>
</par><par>
<line>
CERRATO; CIFRE, 2018; PISZCZEK, 2020).
</line>
</par><par>
<line>
D*ante *o exp*sto, a p*opo*ta deste est*do, de dis*ut*r a relação entre con*lito
</line>
</par><par>
<line>
trabalho-família, su*ort* *rganizacio*al e *êner* a p*r*i* de u*a *evisão narra*iva
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
litera**ra, pod* ser **stante prov*itosa, pri*cipalmente par* as
</line>
<line>
pesq*isas e* administração
</line>
</par><par>
<line>
que
</line>
<line>
envolva* a **stão de pe*soas. P*ra Frenc* et al. (*0*8), as organizações são as mais
</line>
</par><par>
<line>
*mp***antes fontes de supo*te na conciliação do* p*péis pro*ission*l e pes*o**, po*s
</line>
<line>
conseg*em, dife*ente de fonte* indi***uais de *poio, propor estrat*gias mai* amplas,
</line>
<line>
abrange*tes e e*e**vas. O debate é rel*vante *a*a que diferente* instit*ições e se*s gestores
</line>
<line>
reflit*m sobre seus papéis na promo*ão de ambientes de trabalho *ais saudáveis q*e
</line>
<line>
contr*buam pa*a o s*cesso e susten*abil*d*de das or*anizações.
</line>
<line>
2. REFERENC*A* TEÓRIC*
</line>
</par><par>
<line>
No pa*sa*o, o termo "gênero" e*a usado para classi*icar i*divíduo* de *cordo com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
sexo (SCAVON*, 2008). Na d*cada *e *960,
</line>
<line>
os es*udos e *ovi*entos feministas sobr* o
</line>
</par><par>
<line>
*em* ganharam *orça, *onsol*dando a ideia de que o conc*it* de gênero é u* p*odut* cultur*l,
</line>
</par><par>
<line>
d*fer*nte
</line>
<line>
do sexo, tratado *omo
</line>
<line>
uma caracteri*ação biológic* (SCAVONE,
</line>
<line>
2008;
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina PI, *. 2*, n. 8, art. 11, p. 239-25*, ago. 2024
</line>
<line>
www*.fsa*et.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. *. S. Nascimento, A. V. Marra
</line>
<line>
244
</line>
</par><par>
<line>
*EILBORN; RO*RIGUE*, *018). S*ott (1990) defin* gênero como um* maneira de indicar
</line>
<line>
as "construçõe* sociais" dos pap*is masculinos e femininos.
</line>
<line>
Os papéis sociais d* *êne** são moldados por norma* e e**ecta*ivas impostas desde a
</line>
<line>
infância, transmitidas por agentes socializa*or*s *omo *amília e mídia. *u*heres são
</line>
</par><par>
<line>
*nsi*adas a
</line>
<line>
desempenhar papéis submis*os, cuidadores, emotivos depen*entes, *n*u*nto e
</line>
</par><par>
<line>
homen* sã* instruídos a assum*r papéis dom**antes, ag*e*sivos, raci*nais **dependentes e
</line>
<line>
(SOUZA; *A*DWIN; ROSA, 2000). A divisão s*xua* do trabalho é uma das princ*pais
</line>
</par><par>
<line>
*aneira* pelas q*ais as
</line>
<line>
desigualdades e
</line>
<line>
estereótipos de gênero se manifestam (HIRATA,
</line>
</par><par>
<line>
2*15; MARTINS et al., 202*). Enquan*o o* homen* t**ba*hav*m fora e produziam, cabia às
</line>
<line>
mulher*s as t*refas domé*tic*s, d*s*alorizando-as e limitando se* ace*s* a e*paço* *úb*icos e
</line>
</par><par>
<line>
econôm*cos (H**ATA, 201*;
</line>
<line>
CERRATO; *IF*E, 2018; *ARROS; MOURÃO, 2018,
</line>
</par><par>
<line>
MART*N* *t al., 2022).
</line>
</par><par>
<line>
Em respo*ta à* construçõ*s culturais que limitara* as *ul*eres a explorarem seus
</line>
</par><par>
<line>
*otenciai* na esfera p*blica e civil (BARBOSA, 2012), nas ú*tima* décad*s, mo*imentos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
lut** feminis*as i*pulsionaram m*danças na estru*ura social e n* divisã* do traba**o. Com
</line>
<line>
mais *ulheres no mercado d* trab*lh*, t*m hav*do *ma reavaliação da* normas ** gêne*o,
</line>
</par><par>
<line>
ampli**do oportunidad*s
</line>
<line>
e *qui*ib*ando *esp*nsa*ilidades *ami*iares (HIRATA, 2*15;
</line>
</par><par>
<line>
M*RTINS et al., 202*).
</line>
</par><par>
<line>
Di*nte das mudança* sociais, n*vos modelos d* d*visão sexual d* trabalho foram
</line>
<line>
des*nvolv*dos, como a parce*ia, onde ambos trabal**m fora e *uida* *a casa; a con*ilia*ão,
</line>
<line>
e* que as *ulheres bu*cam *qui*ibrar as demandas do *r*bal*o e v**a fam*li*r; e a *elegação,
</line>
<line>
q*and* as tar**as dom*sticas são a*ribuí*as a t*r**iros. Cada modelo ** *dapt* de maneir*
</line>
<line>
*iferente a *iversos tipos de fa*ílias. *m f*m*lias tr*d**ionais, o m*delo de pa*ceria enfr*nta
</line>
<line>
desafios devido à pressã* socia*, favorece**o o mod*lo *e conciliação. Em fa*ília*
</line>
</par><par>
<line>
reco*stituídas, a d*le*ação é comum, facil*tando a
</line>
<line>
integraçã* *e membros de difere*tes
</line>
</par><par>
<line>
rela*ionam*ntos, enqu*nto nas monopar*ntais, o modelo d* *onciliação
</line>
<line>
pr*vale*e, **ran*o
</line>
</par><par>
<line>
*o**eca*ga p*** a mãe. Em famílias *omoparentais pode ser m**s fácil aderir à *arceria por
</line>
<line>
n*o haver um* defini*ão pré-estab*lecida de papéis de gêner* baseada na he**rossexualidade.
</line>
<line>
(HIRAT*, 2015).
</line>
</par><par>
<line>
Em
</line>
<line>
suma,
</line>
<line>
as
</line>
<line>
transform*çõe*
</line>
<line>
*mpulsi*nadas
</line>
<line>
pelos
</line>
<line>
movimen*os
</line>
<line>
feministas
</line>
</par><par>
<line>
desencad*aram uma reaval*açã* das nor*as de gênero, res*l**ndo em uma ma*or diversidade
</line>
<line>
de esc*lhas na divisão do trabalho, mas ainda existem des*f*os. Em meio à busc* feminina
</line>
</par><par>
<line>
pel* *o*ci*iaçã* *ntre vida a
</line>
<line>
profissio*al * familiar, podem surgir sit*açõe* conflituos*s
</line>
</par><par>
<line>
(HIRAT*, 2*15).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 21, n.8, art. 1*, p. 2*9-257, ago. 2024
</line>
<line>
*ww*.f*anet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Conf**to Tra**l*o-Família, Sup*rte Organizacional e Gên*r*: Uma *evisã* *arrativa
</line>
<line>
245
</line>
</par><par>
<line>
O conflito trabal*o-fa*ília, f*rmal*ente d**i*ido
</line>
<line>
por Greenhaus e Beutell em
</line>
<line>
1985,
</line>
</par><par>
<line>
des*a*a-se por su* bidir*c*onalida*e * multidim*nsionalida*e. Bidirec*onal,
</line>
<line>
pois *onflitos
</line>
</par><par>
<line>
podem origi*ar-s* ***to do tra*alho para a fa*íli* (co*flito trabalho-famíl*a) quan**
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
família para o trabalho (co*flito família-trabalho). M**tidime*sional, **i*
</line>
<line>
p*de surgir
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
f*ntes com* tempo, *o*po*t*mento e t**são. Quando o tem*o d*spendid* a um dos papéis é
</line>
<line>
maior, se torn* mai* difíc*l, *is*camente, cumprir *o* as obrigaç*es inerentes ** outro p*pel.
</line>
</par><par>
<line>
Situ***es conflituo*a* *ode* *urg*r ainda quando há *if*renças de pe*spectivas no
</line>
<line>
q* e di z
</line>
</par><par>
<line>
respeito aos comport**entos c*n*ide*ad*s apropriados ou esperados n* âmbito profissional e
</line>
<line>
familiar. *o* fim, as dem*ndas do tra*alho e da famíl*a podem comp**ir entre si, gera*do
</line>
<line>
estresse, ansi*da*e, pre*sões e levando a conflitos de t*n*ão (GREENHAUS; BEUTEL,
</line>
<line>
1985).
</line>
<line>
Oliveira, Cav*zzote * Pacielo (2013) c*r**boram com as id*ia* de Gre**h*us e Beute*l
</line>
<line>
(1985) ao *bordarem o* fatore* *ue c*n*ribuem para o *urg*me*to dos conflitos en**e trabalho
</line>
<line>
e famíl*a, bem como as cons*quências des*es conf*it*s para os ind*vídu*s e organizações. *s
</line>
</par><par>
<line>
a*tecedentes são
</line>
<line>
as causas das *ituaçõ*s
</line>
<line>
de conflito,
</line>
<line>
que podem surgir de demandas
</line>
</par><par>
<line>
con*li*an*es, como longas horas de trabalho que prejud*cam o equil*brio en**e
</line>
<line>
vi da
</line>
</par><par>
<line>
profissional e pess*al. *lém disso, as ex*e*tati*as *radicion*is de gê*ero, que atrib*e*
</line>
</par><par>
<line>
desigual**nte r*sponsabil*dades fami*i*res, e u*a cu*tura organizaci*nal
</line>
<line>
que
</line>
<line>
val*riza
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
dedic*ção *xcessiva
</line>
<line>
ao
</line>
<line>
trabalho, contribuem para os *onf*itos,
</line>
<line>
especialmente quando os
</line>
</par><par>
<line>
funcionários *entem a pr*s*ão de est*r *empre di*poníveis par* o trabalho,
</line>
<line>
**pactand*
</line>
</par><par>
<line>
n*gati*amente os rel*cionamentos *amiliar*s. As consequências
</line>
<line>
pode m
</line>
<line>
in*luir estresse
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
in*ati*fa*ão, gerados pela sobr*carga, f*lt* de *em*o para a família e desafios em *u*pr*r as
</line>
</par><par>
<line>
expe*tativas dos papéis. O de*gas*e
</line>
<line>
pr*f*ssional, conh*ci*o
</line>
<line>
como bu*nout, um* *
</line>
<line>
possíve*
</line>
</par><par>
<line>
c*nsequência, *evando a baixo desemp**ho e redução *a produtivida*e no tr*bal*o. No
</line>
<line>
âmbito familiar, os con*l*tos po*em i*pactar relaci*nam*ntos, causand* confl**os c*n***ais,
</line>
</par><par>
<line>
p*obl*m*s de
</line>
<line>
c*municação e desaf*os na c*iação dos filhos. Além disso, há o risco de
</line>
</par><par>
<line>
aume*to na *ot*tividade de
</line>
<line>
fun*ionári*s e abse*teí*mo, * medida que os indiví*uos
</line>
<line>
bu*cam
</line>
</par><par>
</page><line>
empregos mais flexíveis ou enfrent*m sobrecarga, resultando em fal*as fr**uentes no trabalho
</line>
<line>
(OLIVEIRA; CA*AZZOTE; PACIELO, 2013).
</line>
<line>
3. METODOLOGIA
</line>
<line>
O presente estud* é de caráter de*criti*o, co*side**do *ma r**isão nar*ativa de
</line>
<line>
l*teratura (RNs). Diferentemente das revisões sistemáticas, *s RNs não exig** crit*rios de
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresina PI, v. 21, n. 8, art. 11, p. 239-257, ag*. 2024 w**4.fsanet.co*.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. *. *. Nasc*mento, A. V. Marra
</line>
<line>
246
</line>
</par><par>
<line>
i*clusão e excl*são rigidamente definidos, o q** *ode ser cons**erado uma fragilidade. Por
</line>
<line>
*u*ro lad*, permite *ma *bordagem mais aberta e a*aptável à complexidade e diversi*ade de
</line>
</par><par>
<line>
cer*os tó**cos. Isso possib*lita
</line>
<line>
uma análise mais abrangent*
</line>
<line>
e
</line>
<line>
inclusiv* de diferentes
</line>
</par><par>
<line>
pers*ectivas e contr*bu**ões na literat*ra. Ao destacar debate*
</line>
<line>
gerai*, disc*tir tr*balhos
</line>
</par><par>
<line>
anteriores iden*i*icar lacunas no conhe*imento, a revisão narrativa fo*ne*e um context* e
</line>
<line>
valio*o para o desenvolvim*nt* *e pesquis*s f*turas (MEND*S-DA-SI*VA, 2019).
</line>
<line>
Para se obter respa*d* te*rico p*ra *iscutir as r*lações entre gêne**, con*l*to trabalh*-
</line>
<line>
fam*lia e suport* organizacional, fora* rea*izadas busca*, em abr*l *e 2024, de artigos
</line>
</par><par>
<line>
publ*cad*s em bases de
</line>
<line>
dados de periódic*s (Spe*l, S*ielo e Pe*iódicos Cap*s),
</line>
<line>
com
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
combin*çõ*s de *alavras-ch*ve*: "c*nfli*o trabalho-família" e "gênero", c*nf*ito *raba*h*-
</line>
</par><par>
<line>
famíli*" e "divisão se*ual do tra*alho", "con*l*to trabalh*-*amília" e "estra*égias
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
conciliaç*o", conflito *rab**ho-família" e "suporte soci*l", "confli** trabalho-*a*íl*a"
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
"supo*t* org*nizacional". For*m encontrados vários artigos. Os texto* mai* recentes, cujos
</line>
</par><par>
<line>
título* **is s* apro*imavam do
</line>
<line>
objet*v* pr*posto, foram escolhidos e, posteriormente,
</line>
</par><par>
<line>
atr*v*s da leitura dos resumos, for*m seleciona*os os *ue m*is se adequavam ao tema.
</line>
<line>
4. R*SULTA*OS E D*SCUSSÕE*
</line>
<line>
A anál*se, por meio *a te**ia ab*rdada, d*s *ar*a*ivas e* torn* dos d*bates de gênero
</line>
</par><par>
<line>
conduz * *ma jor*a*a
</line>
<line>
complexa e d*nâmica, m*rcada por mu*anças soci*is, conquistas
</line>
</par><par>
<line>
significat*vas e de*afi*s persis*entes. *eg*ndo Radcl*ffe et al. (2023), ap*sar da evolução das
</line>
<line>
id*ntid*des fam*liares em direç*o a valores mais igualitá*ios, as d**isõe* diá*ias da maioria
</line>
</par><par>
<line>
da* *amílias são frequentemente in*luenc*a*as por vieses, ou seja, ten**ncias sistem*ticas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
preconceitos
</line>
<line>
que podem afetar a for*a como as pe**oas avaliam in*or**ções e tomam
</line>
</par><par>
<line>
deci*ões. No context* d* tr*ba**o e *a fam*lia, *sso *ontrib*i par* * manutenç*o *e p*áticas
</line>
</par><par>
<line>
tradic*on*is b*seadas
</line>
<line>
em est*reótipos de gênero. Algun*
</line>
<line>
exemplos de *ieses *a tomada de
</line>
</par><par>
<line>
d*c*são inc*uem:
</line>
</par><par>
<line>
a) Cegueira à re*l*dade: isso ocorre qua*d* as pess*as têm dif*culdade e* reco**ece* ou
</line>
</par><par>
<line>
*cei*a* * disparidade entr* as tarefas e respo*sabilidades *esempe*hadas por
</line>
<line>
d**erentes
</line>
</par><par>
<line>
membros do casal. P*de re*ulta* em uma *erce*ção distorcida da d*s*ribuição rea* *o trabalho
</line>
<line>
* da *amília, levan*o a u* d*seq**líbri* nas responsabilidades;
</line>
</par><par>
<line>
b) Ceguei*a à opção: isso *mplic* n*o *onsiderar ou su*est**ar *s
</line>
<line>
opções disponíveis para
</line>
</par><par>
<line>
compa*tilhar as respon*abilidades de m**eira m*is equitati*a. P*de ser influen*iada
</line>
<line>
*or
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresina, v. 21, n.8, *rt. *1, p. 239-257, ago. 2*24 ww**.fsa*et.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Co*flit* *rab*lho-Família, Sup*rte Organizac**nal e Gêner*: Uma Revisão Narrativa
</line>
<line>
247
</line>
</par><par>
<line>
sup*siçõe* ar*aiga*as sobre as *ref*rências e ha*ilidades de
</line>
<line>
*ada gênero,
</line>
<line>
levand* a uma
</line>
</par><par>
<line>
dis*ribui*ão **sigual das taref*s c** base *m estereótipo* *e gênero;
</line>
<line>
c) Arm*dilhas de competênci* de gên*ro: isso e*volve a perc*pção dist*rcida das *abilidades
</line>
<line>
* comp*tê*cias *e cada g*ner* *m re*a*ão * determin*das *arefas. Pode r*sultar em uma
</line>
<line>
distribuição desigual das *espo*sabilidades, com base na supos*ção ** *ue certas tar*fas são
</line>
</par><par>
<line>
mais adequadas
</line>
<line>
para
</line>
<line>
um gênero específico
</line>
<line>
de vi do
</line>
<line>
a su*ostas difer*nças *e
</line>
<line>
hab*l*da*es
</line>
</par><par>
<line>
(RADCLIFFE e* al.; 2023).
</line>
<line>
Dev*do a vi**es est*reóti*os de *ênero, ainda é responsabil*dade *as mulhe**s a
</line>
</par><par>
<line>
manutenção das fam*lias * da vida
</line>
<line>
dom*st*ca e por isso
</line>
<line>
estão exp*stas a desigu*lda*es
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
p*econceitos no mer*a*o
</line>
<line>
de trabalho (ALMEIDA; *OTA-S*NTOS,
</line>
<line>
2018). Qu*nto mais
</line>
</par><par>
<line>
fort** os estereótipos de gênero **ter*alizados p*ra a* mães, mai*r o conflit* trabalho-famí*i*
</line>
</par><par>
<line>
e maior *ul*a elas sentem q*and* tê* q*e s*
</line>
<line>
dedicar ma*s ao traba*ho. *ssi*, tais
</line>
</par><par>
<line>
e*te*e*tipos de gênero moldam a forma como os *ai* *e se*t*m em relação às su*s escolha*
</line>
<line>
trabal*o-família (AARNTZEN et al.; 2023).
</line>
<line>
No que se refere *o acesso a emprego e *portunidades de p*omoção, as m*l*ere*
</line>
</par><par>
<line>
m*itas vezes são d**cri*in*das *m
</line>
<line>
processos s*let*vos, sen** submet**a* a perguntas
</line>
</par><par>
<line>
invasivas e preconceituosas sobre sua v**a pessoal e *amil*ar, enqu*nto os homens n*o são
</line>
</par><par>
<line>
subm*ti*os a **ses mesm*s questi**amentos. Além disso, as mulher*s, muitas vezes,
</line>
<line>
são
</line>
</par><par>
<line>
*reteridas em proces*os
</line>
<line>
d* p*omoção e *ão têm acesso
</line>
<line>
às mesmas oportu**d*des de
</line>
</par><par>
<line>
*esen**lvimento *rofi*sional que os
</line>
<line>
ho***s. N* que se r*fe*e à rem*neração desig*al, as
</line>
</par><par>
<line>
**toras de*tacam que as mu*her** ain*a *ece*em salários menores do que os home*s em
</line>
<line>
*ui*os *etores * *u* *s*a diferença sala*ial é agravada qu*n** *s *u*heres s* tornam *ães, já
</line>
</par><par>
<line>
que muitas ve*es precisam r*du*ir sua carga horária ou se ausent*r do trabalho para
</line>
<line>
cu*dar
</line>
</par><par>
<line>
dos filhos. P*r *im, * surgimento d* conflitos entre a* demandas do *rabal*o e da famí**a pode
</line>
</par><par>
<line>
levar as *u*here* a
</line>
<line>
de*istirem de **a* carreiras o* a optarem p*r em*r*go* com menor
</line>
</par><par>
<line>
**munera*ão e meno* pe*spectivas de *rescime*to
</line>
<line>
p*ofi*sional (A*DRADE; MACHADO,
</line>
</par><par>
<line>
2019). Para Y*ung, Milkie * Schieman (202*) as *ães têm *rês vezes mais *robab*lidad* de
</line>
</par><par>
<line>
*ba*donar * trabalh* *emunera*o
</line>
<line>
do que
</line>
<line>
os pa*s devido a conflitos tra*al*o-famíli* e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
pri*cipal *red*tor dos co*fli*os é ter fil*os p*quen*s.
</line>
<line>
*a at*a**da*e, o co*c**so p*blico tem **do *tilizado na socieda*e *rasilei** em bus*a
</line>
</par><par>
<line>
de ig**ldade de acesso a tra*alho e opor*unidades d* carreira entre
</line>
<line>
*ome** e mulheres
</line>
</par><par>
<line>
(FRANÇA, 2020). Segundo Fern*nd** (2022), a particip*ção fe*inina em *oncursos pú*licos
</line>
</par><par>
<line>
tem sido exitosa, al**n*ando uma t*xa de aprovaç*o superior à ma*culin*: 35,5%
</line>
<line>
são
</line>
</par><par>
<line>
mulheres, con*ra
</line>
<line>
26,70% *e *lun*s homens. Contudo, apesar
</line>
<line>
*o
</line>
<line>
au*ento *o
</line>
<line>
número *e
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, T*resi*a PI, v. 21, n. 8, art. 11, p. *39-257, ago. 2024
</line>
<line>
*ww4.f*anet.com.br/re*i*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. *. S. Nascimento, *. V. M*rra
</line>
<line>
248
</line>
</par><par>
<line>
mulhere* no ser**ç* *úblico, a atuação em *argos públicos de *omad* de de*isão é pequena,
</line>
</par><par>
<line>
visto qu* muit*s dos cargos gerenciai*
</line>
<line>
não
</line>
<line>
são ocupados *t*avés de con*urs* públi*o
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
*eleção i*terna, mas *or meio de indicaç*o da administração públ*ca, qu* na maioria das
</line>
<line>
ve*es privilegia os hom*ns (Institut* B*asilei*o de G*ografia * Estat*stica, 2021).
</line>
</par><par>
<line>
Ta* inform*ção se co*firma por meio de u*a pes*uisa r*alizada por Gran*eiro
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Militão (**20) com mulheres em *argos de gestão univer*itár*a em *ma instituição federal de
</line>
<line>
ensino superior no Brasil. Os autores co*cluíra* que há um* f*lta de equilíbrio entre *om*ns
</line>
<line>
e mul*eres na *cupaç*o *e cargo* *e direção, com *ma diminu*ç*o da part*cipação femin*na à
</line>
</par><par>
<line>
medida
</line>
<line>
que os nívei*
</line>
<line>
*ie*ár*uicos avançam. ** autores afirm*m que as *raj*tórias
</line>
</par><par>
<line>
*rofissionais das servid*ras *úbli*a*
</line>
<line>
reve*a*am *aracterística* inerentes carreira femi**na *
</line>
</par><par>
<line>
que as tor*am mai* sus*etíveis a
</line>
<line>
prec*nceit*s,
</line>
<line>
dific*lta*do
</line>
<line>
ou *arrando sua *sc*nsão
</line>
</par><par>
<line>
prof*ss*onal. Em r*lação à p*rcepç*o de *bstáculos p*ra a *rogr*s*ão da carreira feminina na
</line>
<line>
inst*tuição, constatou-se q*e, da* treze entrevi*tadas, sete não identifica*am *iscriminação
</line>
<line>
durant* a ascensão ou no exe*cício profission*l *or serem mulh*re*. No entanto, as *ut*as seis
</line>
<line>
servi*o*as *ntr*v**ta*as rela*aram * existência de discriminação, *ue *s vezes se *an*festa de
</line>
<line>
forma vela** *o* *eio d* g*stos, ol*ar*s ou na *refe*ência por ser**do*es ** se*o masculino
</line>
</par><par>
<line>
a*
</line>
<line>
pree*ch*r carg*s vagos. Além disso,
</line>
<line>
me*mo aquela* que
</line>
<line>
negaram a e*istência
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
discr*minação *m se*s di*cursos mencionaram situações que rep*esentam atitudes
</line>
<line>
discriminató*ias d* g*nero.
</line>
<line>
Adicio*alment*, os res*ltad*s de uma pes**isa realizada por Sou*a (2022) com
</line>
<line>
bomb*iras mil*tares grávidas e mã*s comprovaram que, de maneira *emelhan*e * o*tras
</line>
<line>
organ*zaç*es e p*ofissões ma*culinas, a *a*ernidade é um obst*culo para a ca*reira *as
</line>
<line>
mulheres, col*cando-*s e* u* co*fli** e**re cuidar dos fi*hos e desempenh*rem sua* funções
</line>
</par><par>
<line>
*r**issionais, entre trabalh* produtivo e reprodutiv*, expre*so
</line>
<line>
*a dificuldade de amamentar
</line>
</par><par>
<line>
no local de trabalho e obter pr*m*ções que e*ige* que *rabal*e* lo*ge de se*s filhos.
</line>
<line>
Padavic et al. (20*0) re*atam **e homens e m*lher*s vi*enc*am o conflito e*tre
</line>
</par><par>
<line>
trabalho e famí*i*. Para ambos os sexos, as obrig*ções
</line>
<line>
do trab*lho e
</line>
<line>
as
</line>
<line>
n*c**sidad*s
</line>
</par><par>
<line>
fam*liares muitas veze* comp**em entre **. *ontudo, à luz *a
</line>
<line>
te*ria explana*a, é possível
</line>
</par><par>
<line>
compre*nder que os papéis tradic*onais de gênero con*r*buem para o surgimento da* situações
</line>
<line>
de co*flit* e ai*da pote*cializam as con*equências para as mulhere*. * e*t*a*a das mulher*s
</line>
<line>
no m***ado d* trabalh*, no intu*to de a*udar *o sus*e*to d* cas*, não as desvinculou do cargo
</line>
<line>
de prin**pais responsáveis pelos **azeres domésticos e cuidados dos filhos, o que aumentou a
</line>
</par><par>
<line>
di*i*uld*de
</line>
<line>
da conciliação entre os pap*is.
</line>
<line>
Muitas mu*here* se sen*em **ession*das a
</line>
</par><par>
</page><line>
esc*lhe* ent*e sua famíl*a e *arreira. Ou se r**uncia à realiza*ão profissional ou se deixa de
</line>
<line>
Re*. FSA, Teres*na, v. 21, n.8, art. 11, p. 239-257, *go. 20*4 ***4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Confl*to Traba*ho-Famíli*, Su*orte Org*niza*ional e Gênero: U*a Revisão Narrativa
</line>
<line>
249
</line>
</par><par>
<line>
*ado os *ilhos, a *am*li*. Na mai*r par*e das v*zes, a prioridade * dada ao pap*l *ocialmente
</line>
</par><par>
<line>
atribu**o a elas. A escolha é cuidar da família. E **nda *ue escolha* se **brecarregar
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
assumi* *mbas as funções, pode acont*c** que uma de*as fique e* segundo pl*n* (CASTRO;
</line>
<line>
EMIDIO, 2021).
</line>
<line>
Percebe-se, através *a revisão de literatura, q*e na c*ntempor***idad*, a busca por
</line>
<line>
equidade entre as *emand*s profissionais e familiares torno*-se crucial, especialm*nte para **
</line>
</par><par>
<line>
mulheres
</line>
<line>
que desemp*nham papéi* mu*tifacetados na sociedade. Nesse senti*o, **z-se
</line>
</par><par>
<line>
nece*sária a *m**eme*tação de me*idas *anto no nível individual qua*do organ*za**on*l. Para
</line>
<line>
*ilveira e Bendassolli (2018) e *irschi et a*. (*01*), as estra*égias pessoai* são um* fo*ma de
</line>
<line>
tent*r *lcançar u* e*u*líbrio sau*ável entre o trabalho e **da p*ssoal. Segundo Hirchi et *l.
</line>
</par><par>
<line>
(2*19), essas es**a*égi** p*dem i*clu*r tant* a*ordagens orientadas p*ra
</line>
<line>
a soluçã* de
</line>
</par><par>
<line>
p*o*lemas, qua*to ab*rdagens ori*ntadas pa*a a emoção. Ab*rd*gens
</line>
<line>
orientadas para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
solu*ão de
</line>
<line>
pro**emas incluem e*t*atégias como planejam*nto cuid**oso, delegação d*
</line>
</par><par>
<line>
tarefas, estabelecimento de prior*dades e ne*ociaç** de horár*os flex*veis *o* * empregador.
</line>
<line>
Já as *bord*gen* ori*ntadas para * e*o*ão incluem estraté*ias co** r*laxamento, meditação,
</line>
<line>
atividades de lazer, socializ*ção com ami*os e *amiliares e ati*i*ade* *ís*c*s.
</line>
<line>
Além *as estratégias pessoais, o *uporte social é fundamental pa*a o alc*nce do
</line>
<line>
equ*l**r*o e*t*e *s diferentes esferas e t** uma *ida ma*s prazer*sa e satisf*tória. E * conte*to
</line>
</par><par>
<line>
nacional (as*ectos culturais e econôm*cos) infl*encia *iretamente nas
</line>
<line>
re*ações de
</line>
<line>
apoi*.
</line>
</par><par>
<line>
Exist*m *ultur*s co* **ior orientaçã* humana, como * asiática e * africana, que acredi*am
</line>
<line>
no col*tivismo * no apoio mútuo, já o*tras tendem a ser mais in*ivi*ualistas, com* a cul*ura
</line>
<line>
estad*ni*en*e, c*nadense e europeia. Em termo* econôm*cos, países *om maior*s índices de
</line>
<line>
*obreza da po*ulação têm maior neces*idade de apoio, j* que a* famílias p*ssuem condiç*es
</line>
<line>
de t*abal*o mais prec**ias e r*muneração *ais baix*, pr**isando *rabalha* mais hora* por dia.
</line>
<line>
O suport* *ocial pode vir de dif**entes fontes, como o parceiro, a fa*ília, *s organ*zações e *
</line>
</par><par>
<line>
govern*. Po** ser de *atureza inst*u*en*al, **volvendo recursos ta*gí*eis como *empo
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
di*heiro, ou d* natureza *mocional, envolvendo afeto,
</line>
<line>
amor e
</line>
<line>
atenção *ara apoi** os
</line>
</par><par>
<line>
sentimentos (FR*NC* et al., 2018).
</line>
</par><par>
<line>
O *poio mút*o entre * casa* para a realizaç*o da* *aref*s do*és*icas * *uidados com
</line>
</par><par>
<line>
os filhos (**LVEIRA; BENDASSOLLI, 20*8), o suport* de
</line>
<line>
ou**os fa*iliare*
</line>
<line>
*omo *vós
</line>
</par><par>
<line>
(CERRATO; CIFRE, 2018), as c**ches e até mesmo b*bás (*REE*HAU*; BEUTEL, 1985)
</line>
<line>
são exemplos de suporte* sociais qu* *uxiliam as m*lhere* *a c*nc***ação das es*era* familiar
</line>
</par><par>
<line>
e laboral. *o*ertson e Eby (2021)
</line>
<line>
est**ara* 347 p**s que t*abalha* f*ra e indicam que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
suporte pr**tad* pelos avós está associado a níveis **is *ai*os de i*terf*r*nc** familiar *o
</line>
<line>
R*v. FS*, Teres*na *I, v. 21, n. 8, ar*. 1*, p. 239-2*7, ago. *024 www4.fsane*.*om.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. L. S. Nasc*mento, A. V. Ma*ra
</line>
<line>
250
</line>
</par><par>
<line>
trabal*o. E de
</line>
<line>
ac*rdo com Perry-J*ki*s e G*rstel (2020) tem aumenta*o cada vez ma**
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
delegação, ou ***a, terceirização do *rabalho *amiliar para m**bros que
</line>
<line>
n*o *ã* d* famíli*,
</line>
</par><par>
<line>
v*sto que *e*ceiri*ar o t*abalho doméstico * o cu**ado co* os filhos pod* oferecer mais tempo
</line>
<line>
e oportun*dades, principalmente p*ra *s mulheres, tanto no t*abalho q**nto e* *asa.
</line>
<line>
As discus*ões que en*olv*m a impo*tância e o pap*l do *upor** à* mulhere* rev*lam
</line>
</par><par>
<line>
q*e, embora fonte* individuais de
</line>
<line>
apoio sejam r*lev*ntes *ara o eq*ilíbrio entre t*abalho
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
f*mília, *ntende-se q*e esse tipo ** su*o*te po*e ser dire*i*nad* a cas*s especí*i*os e at*nde
</line>
<line>
* um número limitado de p*ssoas. Pa*a French et al. (2018), o *uporte or*a*izacional tem um
</line>
</par><par>
<line>
**can*e ma*s amplo e po*e be*efici*r um número maior *e pessoas. Para muitos autores,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*isponibilidade d* suporte por parte da organização desempenha um p*pel c*ucial c*mo
</line>
<line>
moderador *as *ituações de confli*o entr* trabalho e família. Inv**tir n* desenvolvimen*o dos
</line>
<line>
funcioná*i*s, criar *m ambiente famili*rme*te favorável e mel*orar as *arefas de trabalho são
</line>
<line>
passos impo*tantes para e***librar vi*a pe*soal e profi*sional, conforme apo*t**o por Wa*ne
</line>
</par><par>
<line>
et
</line>
<line>
a*. (*019). Essa* medidas n*o ape**s co*tribuem p*ra ** ambiente de trabalho *ais
</line>
</par><par>
<line>
e*uilibrado e saudável, *as també* têm o po*enc*al de reduzir o estre**e e *s emoções
</line>
</par><par>
<line>
negativas associadas ao conflito
</line>
<line>
entre trabalho e fam*lia (MEDINA-GAR*IDO; BIEDMA-
</line>
</par><par>
<line>
FERRER; RAMO*-RODRÍGUEZ,
</line>
<line>
*019). Wu et al. (2018) *bse*va*am que o supo*te
</line>
</par><par>
<line>
organizacional minimiza o impacto do confl*to
</line>
<line>
entre trabalho e família no
</line>
<line>
esgo**mento
</line>
</par><par>
<line>
profiss**nal **s c*labora*ores, ressaltand* as*im a i**or*ância
</line>
<line>
dess* suporte **ra o
</line>
<line>
b*m-
</line>
</par><par>
<line>
es*a* e *ese*pe*ho dos *un*i*nário*.
</line>
</par><par>
<line>
Além disso, Singh et al. (2018) relata* que os indiv*duos qu* percebem um *ível mais
</line>
</par><par>
<line>
*levado de suporte por
</line>
<line>
parte d* or*anização gera*men*e
</line>
<line>
de*o*st**m maior d*di*ação
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
vín*ulo com *ua profi*são, o que resu*ta em red*ção na in*e*ção de deixar * emprego. Esses
</line>
</par><par>
<line>
e*tudos **
</line>
<line>
conjunto e*idenci*m a importância do suporte *r*a*izacio*al como um*
</line>
</par><par>
<line>
estratégia eficaz **ra *romov*r o *q*ilíbrio entre tr*ba*ho e fa**lia e *el*orar a s*tisfação e
</line>
<line>
a *ete**ão dos funcionári*s.
</line>
</par><par>
<line>
Zhang e Bown (*021) r*lat** que as organ*zações p*d*m
</line>
<line>
r*duzir os
</line>
<line>
*sf*r*os dos
</line>
</par><par>
<line>
t*abalhad*res em c*mpr*r suas r*sponsabilidades profissionais *
</line>
<line>
pes*oais ao imp*anta*
</line>
</par><par>
<line>
po*í*icas de *p*io * de qu*lidad* de vida no trabalho, tais como
</line>
<line>
serviços de assistência
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
saúd* e *em-est*r do indi*íduo, progra*as de aco*selhamento, suporte emociona* (*HANG;
</line>
<line>
BO*N, 2021) e *uxílio no c***a*o com de*endentes, co*o lice*ças parentais *emunerad*s
</line>
<line>
(CERRATO; CIFRE, 2018; S*LVEIRA; BE*D*SSOLLI, 2018; PISZCZEK, 202*), creches
</line>
</par><par>
<line>
no *ocal *e trabalho e auxílio-crec*e
</line>
<line>
(PIS*CZE*, 20*0). Os resultados de uma pesquisa
</line>
</par><par>
</page><line>
conduzida *or Piszc**k (2*20) em organizaçõ*s na Al*manha suge*em que *s *niciativas de
</line>
<line>
Rev. F*A, Ter*sina, v. 21, *.8, art. *1, p. 2*9-257, ago. 2024 w**4.fs*ne*.com.*r/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Co*fl*to T*abal*o-Família, Suporte Org**izacional e Gênero: Um* Revis*o Nar*ativa
</line>
<line>
251
</line>
</par><par>
<line>
c**dados in*ant*s **m um i*pacto sig*i*i**tivo n* redu**o da *ota*ividade entre as *ulheres.
</line>
</par><par>
<line>
O* result*d*s de Pis*cze* (2020) tam*é* apontam par* *ma relaçã* p*si*iva *ntre
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
implementação desse t*p* de *ni*iativ* e o desem*enh* organizacional, *ndicand* que
</line>
<line>
orga*izações maio*es e m*is *em-sucedidas têm *ais probabilidad* *e of*recer esse tipo de
</line>
</par><par>
<line>
suporte. I*so **gere *ue as organizações que re*onh**em e respondem às n*cessidades
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
se*s funcionário* tendem a al*ançar *m melh** desempen*o geral.
</line>
</par><par>
<line>
Além dis*o, um* pesquisa *eal**ada **r Akram e Ch (2020) co* 410 pro*ess*ras
</line>
<line>
univ*rsitá*i*s da pro****ia de Punjab, na *ndia, des*acou *m *eus res**tados * papel cr*cial do
</line>
<line>
apoio do supervisor na diminuição *o confl*to e*tr* *r*balho e família. Tre*n*r supervisores
</line>
<line>
para estarem mais atentos às dificuldades de seus func*onár*o* e* equali**r *s duas es*er*s
</line>
</par><par>
<line>
r*s*l*a em menos e*tresse e mais
</line>
<line>
qualidade
</line>
<line>
de vida entre os trabalha*ores, as*i* como
</line>
</par><par>
<line>
melhores resultad*s organizaci*nai* *
</line>
<line>
f*miliares (P*RRY-*ENKINS; GERST**, 2020).
</line>
</par><par>
<line>
*o*ado ao apoio dos l**e*e*, os re*ultados de um estu*o real*zado por Schu*z-Kn*ppe e Ter
</line>
<line>
*oeven (2*23) destaca* a impor*ância de *s organizações promoverem o a*oio e*tre os
</line>
</par><par>
<line>
colega*, i**entiv*ndo a comunicaçã* aberta e a con*iança dentro da organiza*ão. P*ra
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
autores, a fl*xib*li*ade e a co*ertura ofereci*as pelos c*le*as d*rante aus*nc*as *mprevistas
</line>
<line>
ou comprom*sso* fami*iares s*o *ssenciais para manter a ha*monia e a *ro*utiv*d*de no local
</line>
<line>
de tr*balho.
</line>
<line>
As o*ganizações po*em, ai*da, permitir ao traba*hador um maior *ontrole do t*mpo e
</line>
</par><par>
<line>
ní*eis mais
</line>
<line>
elevado* de auto*omia, *mplemen*an*o hor*rios de traba*** flexíveis
</line>
</par><par>
<line>
(G*EENHA*S; BEUTE*L, 1985; CHAN* al., 2017), um regime de t*abal*o em t**po et
</line>
</par><par>
<line>
parc*al (GR*ENHAUS; BEUTELL,
</line>
<line>
1985)
</line>
<line>
e at* mes*o o trabal*o
</line>
<line>
*emoto *u em *a*a
</line>
</par><par>
<line>
(C*RRATO; *IFRE, 2018; LEMOS; B*R*OSA; MONZATO, 2020; Z*ANG; BO*EN,
</line>
</par><par>
<line>
2021). Contudo, é precis* org*nização e
</line>
<line>
*utoco*trole, p*incipalme*te no
</line>
<line>
caso *as mulher*s
</line>
</par><par>
<line>
que acumula* papéis. Utilizar o mesmo esp*ço para a*ba* as funções po*e contribuir p*ra
</line>
<line>
uma perda de limites e aumento dos conflitos (V*N DER LIPPE; LIPPÉNYI, 2020).
</line>
</par><par>
<line>
J* o governo pode ser fonte d* suporte social ao criar p*líticas públi*a* destinadas
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
a**nder demandas especí*icas
</line>
<line>
da
</line>
<line>
p*pulação, muitas v*z*s, pa**icularm*nte, *rupos
</line>
</par><par>
</page><line>
di*criminados e vitim*dos por algum *ec*nis** de e*c*u*ã*. **is políticas **dem at*a* de
</line>
<line>
forma repar*tória n*s des*gualdades * d*sv**t*gens acum*ladas dur*n*e * perc*rso h*st*rico
</line>
<line>
d* alguns *rupo* (*IGA*O; LAFFIN, 2019).
</line>
<line>
A par**r *as **scussões ap*es*nta**s, b**cou-se traçar as *ssociações e*t*e g*nero,
</line>
<line>
*on*lit* trabalho-famíl*a e su*orte o*g*n*za*ional, repre*entadas na Figura 1.
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*esi*a PI, v. 21, n. 8, art. 1*, p. 239-*57, ago. 2024 www4.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. L. *. Nascime*to, *. V. Marra
</line>
<line>
252
</line>
</par><par>
<line>
O esquema ap*es*ntado, somado ao exam* crítico da te*ria abordada, revela qu* a
</line>
</par><par>
<line>
persi*t*ncia de disparidade* de gênero se r*f*ete n*o apenas nas es*eras pr**issi*na*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
domésti*a, m*s tam*é* nas *om*lexas interaçõ*s *nt** ambas, o
</line>
<line>
q** fre**entemente
</line>
</par><par>
<line>
ali*enta o su*gi**nto de c*nflit*s entr* trabalho e família, principalmente para as mulheres.
</line>
</par><par>
<line>
A compr*en*ão d***as dis*aridades destaca a *e**ssid*d* d* aborda*ens *ensívei*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
inclusivas, que levem em *o*s*de*ação as rea*idades específicas e**ren*a*as pe*as mu*heres.
</line>
</par><par>
<line>
C*nsequ*ntemente, enfatiza-se a imp*r*ância d* polí*icas
</line>
<line>
e prát*cas
</line>
<line>
*rga*iza*ionais que
</line>
</par><par>
<line>
re*on*eça* e atendam *s neces*id*des das mulher*s,
</line>
<line>
garantindo
</line>
<line>
as*im um
</line>
<line>
ambient* *e
</line>
</par><par>
<line>
trabalho ma*s equitativo
</line>
<line>
e facilitador para a conciliação entr* *uas responsabilidades
</line>
</par><par>
<line>
fam*liar*s e *rofissio*ais.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina, v. 21, n.8, ar*. 11, p. 239-257, ag*. 2024
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</line>
<line>
*53
</line>
</par><par>
<line>
5 CONCLUSÕES
</line>
<line>
Fre*te aos desaf*os co*temp*râne*s na gestão de *e*s*as e *ons*derando a urgê*cia na
</line>
<line>
*usca por eq*idade entre o* papéis *rofissional e p*ssoal, * *roposta deste artigo foi c**du*ir
</line>
<line>
uma a*ál*se apr*fundada sobre a inter-*elação entre conflito t*aba*ho-fa*ília, su*orte
</line>
<line>
organizacional e gê*er*, u*i*izando uma revisão narrativa de lit*ratu*a. *ste enfo*ue re*ela-se
</line>
<line>
especialment* releva*te para pesquisas em a*m*ni**ração, of*recendo insi*hts valiosos par*
</line>
<line>
*primorar as práti**s *e gestão de pessoas.
</line>
<line>
A crescente divers*dade nos am*ientes de trab*lho exige estra*ég*as mais rob*stas par*
</line>
<line>
promo*er a conc*l**ção *ntre as esferas pr*fis*ional e familia*, *endo essencial considera* as
</line>
<line>
n***ssida*e* específicas das mu*heres *esse p*ocesso. Nesse sentido, a revisão narrativa
</line>
</par><par>
<line>
permitiu uma
</line>
<line>
abordagem mais **exível e adaptáve*, c*paz de abar*ar a
</line>
<line>
complexida*e e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
div*rs*dade dos tem*s relacio*ados.
</line>
</par><par>
<line>
Adic*onalmente, *ados *ecentes indica* que, embora tenha havido avanços
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
igualda*e d* gên*ro, persistem desa*ios **e af*tam a vida prof*ssio*al das mulheres. *studo*
</line>
</par><par>
<line>
apontam
</line>
<line>
que
</line>
<line>
ambientes d*
</line>
<line>
*raba*ho inc*usivos
</line>
<line>
e
</line>
<line>
p*líti*as orga*izacionais que abordam
</line>
</par><par>
<line>
**retam*nte o conflito traba*ho-famí*ia co*tribue* para reter talentos femininos e p*omover
</line>
<line>
trajetórias pr*fis*iona*s mais equi*ativa*.
</line>
</par><par>
<line>
Organizações são fun*amentais como fo**es d* **porte, uma vez que possuem
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
capacidad* única de imple*entar
</line>
<line>
estr*tégi*s abrangentes. Inic*ativas v*ltadas par*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*lex*bili*ade no trabalho, li*en*as par*ntais equitativas e p*ograma* de bem-*st*r têm
</line>
</par><par>
<line>
d*monstrado impa*t*s
</line>
<line>
posi*ivos na p*omoçã*
</line>
<line>
do equilíbrio *ntre as r**pon*abilidades
</line>
</par><par>
<line>
profissi*nais e familiare*.
</line>
<line>
Ao se apro**ndar *essa di**uss*o, o a*tigo provo** uma ref*exão crí**ca ent*e gest**es
</line>
<line>
e líder*s organizaci*nais. A imp*emen**ção de ambie*t*s *ais s*udá*eis e inclusivos nã*
</line>
<line>
apenas fortalece * realização pes*oal e profissional das funcionárias, mas tam*é* contribui
</line>
<line>
para o suces*o * a sustentabilidade das organizaçõe* em um *e**rio *o*p*ti*iv* e d*nâmico.
</line>
<line>
Uma possível l*m*ta*ão da *evisão narrativa realizada é a falta d* um* abordagem
</line>
<line>
sistemática na seleção *e estudo*, * que pode intr**uzir subje*i*idade n* escolha. No *nta*to,
</line>
<line>
essa flex*bilidad* tamb** permite um* análi*e mais am*la e i*cl*siva *o tem*, enriquece*do
</line>
<line>
a comp**ensão *or meio da di*ersid*d* de perspectivas apr*se*tadas n* liter*tura.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*r*sina PI, v. 21, n. 8, art. **, p. 2*9-*57, ago. 2*24
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<line>
*ont*ibuição dos Autores
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A. L. S. Nascimento
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A. V. Mar*a
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1) concep*ão e pl*nej*mento.
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*
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X
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2) *nálise e inte*pretaçã* dos dados.
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<line>
X
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X
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3) elabor*ção do ra*cunho ou n* rev*são críti*a d* conteúdo.
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X
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X
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4) particip*ção na aprovação da ve*sã* final do m*nuscrito.
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<line>
X
</line>
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X
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Rev. FSA, Tere*ina P*, v. 21, n. 8, *rt. 11, *. *39-257, ago. 2*24
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www4.fsanet.com.br/*evist*
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)