<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 9, art. 6, p. 111-128, s*t. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.21.9.6 </line>
</par>
<par>
<line> A L*ta pelos Direitos Reprodutivos *a *mérica La*in*: Tecen** Consideraçõe* * Respeito da </line>
<line> *ntervenção *elig*o*a na Legal*zação do Abor** no Br*sil </line>
<line> The Fi*ht f*r Repr*d*ctive R*ghts in Latin Americ*: Ma*ing Considerat***s Regardi*g </line>
<line> Religious Int*rvention *n the Legali*ation of Abortio* in *razil </line>
</par>
<par>
<line> Alana Taí*e Castro S*rt*ri </line>
<line> Mestr* *m Direi*o p*la Universi*a** Regiona* Integrada do Alt* U*uguai e da* Missões </line>
<line> Pro*essora da Univers*dad* de Cruz Alta e *a Un*ve*sida*e Regiona* In*e*rada do Al*o Ur*guai e das Miss*es </line>
<line> E-mail: alanas@san.uri.br </line>
<line> Bianc* Strücker </line>
<line> Douto*a *m *i*ei*o pel* Uni**rsidade Regiona* I*tegr*da do Alto d* Uruguai * *a* Missões </line>
<line> Professora de D*reito *d*unta na Un**e*sid*de Tecno*ógica Fede**l do Para*á (UTFPR) </line>
<line> *-mail: bian*astr*cker@hotm*il.com </line>
<line> Ma*ia Edu*rda Batu A**eu </line>
<line> Gradua*da em Direito p*la U*i*ersidade de Cruz Alt* (U*ICRUZ/R*) </line>
<line> E-mail: m**iedua*dababreu@gmail.com </line>
</par>
<par>
<line> En*ereço: **ana Taíse Castro Sartori </line>
</par>
<par>
<line> *ua Perob*, n. 222, Reserva das Missões, *anto </line>
<line> E*i*or-Chefe: </line>
<line> D*. </line>
<line> Tonny </line>
<line> Ker*ey </line>
<line> d* </line>
<line> A*enc*r </line>
</par>
<par>
<line> Ângelo/RS, CE*: 98803620, Brasil. </line>
<line> Rodr*gues </line>
</par>
<par>
<line> Ende*eço: *i*nca St*ücker </line>
</par>
<par>
<line> Rua Floriano P*ixoto, n. 845, *pt* *04, Cent*o, Ijuí/*S, </line>
<line> Arti*o *eceb*do em 21/06/2024. Últ*ma </line>
<line> v*rsão </line>
</par>
<par>
<line> CEP: 987000*0, Brasil. </line>
<line> recebid* e* *2/0*/2024. Apro*ado em 03/06/2*24. </line>
</par>
<par>
<line> E*dereço: Mari* Eduarda Ba*u Abreu </line>
</par>
<par>
<line> Rua dona sinhá, n° 138, Sã* Ge*ar*, Cruz Alta/RS - CEP </line>
<line> Avaliado pel* siste*a Tr*ple Review: Desk Review a) </line>
</par>
<par>
<line> 98*25240, Bras*l. </line>
<line> pe*o Editor-C*efe; e b) Double Blind Review </line>
<line> (ava*iação ceg* *or dois avaliadores da área). </line>
<line> Re*i**o: G*amatica*, *orm*ti*a * *e Formata*ão </line>
</par>
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<line> A. T. C. *artori, B. *trücker, M. E. B. *b*eu </line>
<line> 112 </line>
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<line> R*SUMO </line>
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<line> O presente estudo ab*r*a * luta por dir*itos reproduti*o* *a *m**ica Latina, de*imitando-se </line>
<line> ao est*do *as in*luência* dos movim*ntos re*igiosos no processo de conquista a ess** direitos. </line>
<line> No est*do, realiza-se uma breve an*l*se do cen*rio latin*-a*e*icano em relação aos avanços e </line>
<line> *etroces*o* da garantia dos dire*tos rep*o*utivos das mulheres, com o *bje*ivo de exam*na* as </line>
<line> perspec*ivas brasi*eiras e* r*la**o à r*a*i**ção da a*ton*m** rep*odu*i*a de s*a pop*lação </line>
</par>
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<line> femi*i**, bem com* as lim*tações **l*ticas, legi*lativas, religiosas e soc*oculturais do </line>
<line> país </line>
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<line> que dificultam * implementação desses dire*tos. A metodologia utilizada poss*i como *odo </line>
<line> de raciocínio a de*ução, com a*ord*gem an*l*tico-*nterpretativa e proce**men*o </line>
<line> bibliogr*fico. </line>
<line> Palavra*-chave: Direitos reprodutivos. América **tina. Intervenção *eligiosa. Legalizaç*o </line>
<line> do ab*rto. Brasil. </line>
<line> ABSTRA*T </line>
<line> The present study addresses *he figh* for *eproductive rights in *atin Am*rica, limit*ng itself </line>
<line> t* the s*udy o* the in*luences of religious m*vements in the proc*ss *f achieving t*ese rights. </line>
<line> In the stu*y, a brief ana*ysis of the Lat*n American sce*ario is carried out ** relation to t*e </line>
<line> advances an* setbacks in guarante*i*g wome*'s *eproductive rights, w*th the aim *f </line>
<line> examining Brazi*ian *e**pectives in rel*tion t* the achie*ement o* reproductive autonom* of </line>
</par>
<par>
<line> *t* fem*le </line>
<line> popula*ion, as well </line>
<line> as the *ol*tica*, legislativ*, re*igio*s and soc*oc*ltural </line>
</par>
<par>
<line> limitat**ns of the **untry that hin*e* the implem*nta*io* *f these rights. Th* m*thodology </line>
</par>
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<line> used has deduc*ion as its mo*e of reasonin*, with an a*alytical-i*te*pre*ive </line>
<line> ap*roach and </line>
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<par>
<line> bib*iogra*hic procedure. </line>
</par>
<par>
<line> Keyw*rds: R*pr*duc*ive rights. L*tin Ame*ica. R*l*gious Inter*e*ti*n. *egal*zation of </line>
<line> *bortion. B*azil. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teres*na, v. 21, n. 9, art. 6, p. 111-128, s*t. 2024 </line>
<line> www4.*sanet.co*.br/revista </line>
</par>
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<line> A Luta pelos **reitos Repr*dutivos *a América Latina: Tecendo Considera*ões a Respe*to da I**er*enção </line>
<line> 113 </line>
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<line> 1 INT*ODUÇÃO </line>
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<line> * **esent* estudo a*orda a luta por dir*itos *e*roduti*o* </line>
<line> na *mér*ca La*i*a, </line>
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<line> delimitando-se ao estudo das in*luências dos m**imentos religio*os no proces*o de *onqui**a </line>
</par>
<par>
<line> * esses dire*tos. No est*do, realiza-se um* br*ve análise </line>
<line> do cenário lati*o-am*ricano </line>
<line> *m </line>
</par>
<par>
<line> relação ao* avanços e r**rocess*s da gara*tia do* </line>
<line> direitos reprodutivos das mul*eres, c** </line>
<line> o </line>
</par>
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<line> objetivo d* exami*a* </line>
<line> ** p*r*pect*v*s bras*leiras em re*açã* à r**lização da *utonomia </line>
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<par>
<line> reprodutiva de sua po*ul*çã* feminina, bem como as limitaç*es política*, legislativas, </line>
<line> religi*s*s e *oci*culturais *o p*ís q*e **ficultam a imp*e*entação desses dire*tos. </line>
<line> Levando em consi*er*ç*o a emer*ênc*a do funda**nt*l*smo religi*s* na América </line>
</par>
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<line> Latina, * dis*****o em </line>
<line> tor*o de seus impactos </line>
<line> para * reconhecimento de novos direitos se </line>
</par>
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<line> m**tra contem**r*nea e im*ortante *ar* a ma*u**nção d* s*stema d**ocrático. N*sse </line>
</par>
<par>
<line> sentido, a metodol*gia utiliz**a p*s*ui c*mo modo </line>
<line> de raciocí*io </line>
<line> a </line>
<line> deduç*o, par*indo-se de </line>
</par>
<par>
<line> du** </line>
<line> premissas m*iores: direi*os reprodu*ivo* e f*n*am*ntalismo relig**s*, e </line>
<line> afunilando </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *e**tica </line>
<line> pa*a se d*mon*trar as *elaç**s *ntre </line>
<line> direi**s repr**utivos e fundamenta*ismo </line>
</par>
<par>
<line> re*ig*oso no con*exto latino-ame*icano. A abo*dagem da pes*u*sa * ana*ítico-in*erpr*tativa, </line>
</par>
<par>
<line> poi s s * </line>
<line> *u**a obser*ar dados e fenômen*s </line>
<line> iner*nte* à realidad* latin*-a*er**ana p*ra </line>
</par>
<par>
<line> interpretá-los no c*nte*to da discussã* e*tre *irei**s reprodut*vos e f**dame**alismo </line>
<line> r*l*gi*s*. </line>
<line> 2 REFERENCIAL TEÓRI*O </line>
<line> 2.1 Os Direitos R**r*duti*os *a Am*ri*a Latina Fre*te *o F*ndame*tal***o Religi*so </line>
<line> A termin*log*a direitos reprodutivos foi introduzida pela *rime*ra vez na Conferência </line>
<line> Intern*cional da Saúde da Mul*er, realizada em Amste*dam em 19*4. Esse termo expre*sa** </line>
<line> um conc*i*o mais *brange*te e apro*ri*d* p*ra a t*mática, o*ten*o *onse*so global sobre s*a </line>
<line> utilização n*s ano* *egui**e* (COR**A; ÁVILA, *0*3). </line>
<line> Os dir*itos reprodutiv*s e*tão *ir*tame*te *igados aos direitos individuai* e so**a*s que </line>
</par>
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<line> abrangem a *e*ualidade * * reprodução. Trat*-se </line>
<line> do direit* subjetivo que c**cede </line>
<line> ao </line>
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<line> *nd*v*duo a *iberda*e d* e*ercer s*a autonomia repro*utiva (V**TURA, 20**). A dis*ussão </line>
<line> sobr* o* direito* reproduti*os envolv*, po*tanto, tan*o o direi*o de t*r *i*hos quan*o o direito </line>
<line> *e não *s ter. Esses conceitos geram um* série de out*os *ire*tos *elaciona*os à re*rodu*ão, </line>
<line> como, por exemplo, o direito da int*r*upção volunt*ria da gravidez (R*POSO, 2**5). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina PI, v. *1, n. 6, *rt. 14, p. **1-128, set. 2024 </line>
<line> www4.*san*t.com.br/**vista </line>
</par>
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<line> A. T. C. Sa*tori, B. Strü*ker, M. E. B. Abreu </line>
<line> 1*4 </line>
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<line> *mbora os dir*ito* r**rodutiv*s estejam ligados * autonomia *epro*ut*va, é *rucial </line>
<line> desta*ar q** não *evem ser confun*idos co* os di*eitos *e**ais. Os direitos sexuais referem- </line>
</par>
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<line> se ao pleno *xercício </line>
<line> *a sexual*dade (*TRÜCKER, 2*2*). Emb*ra </line>
<line> inter-r*lacion*do*, o </line>
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<line> dir**to à *exualidade *ão de*e s** limit*d* ao direit* à r*produção, e os direitos sexuais não </line>
<line> devem se re**r*ngir à sex*a*idad* não-reprodutiva (LI*A, 2014). </line>
<line> Ao long* da hi*t*ria, ** d*nominações rel**io*as, princi**l*en*e *e matriz *ris*ã, </line>
<line> *ese*penh*ram um pa*el con*iderável contra inic*ativas em favo* dos dire*tos reprodut*vos e </line>
<line> da de*crimina*ização ** aborto nos país*s da *mérica Lat*na. O contexto lat*no-american* é </line>
<line> hist**icamente marcado por sucessivos processos de dominaç**, dent*e os *uai* destaca-se a </line>
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<line> catequização do* povos </line>
<line> *riginários do continente. No proces*o de *ol*niz*ção *uropeia, </line>
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<line> *irmou-se </line>
<line> uma parc**ia en*** metróp*le colonizad**a e *greja Catól*ca. Essa </line>
<line> parc*ria se </line>
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<line> manteve m*smo após a indep*ndência do *aís e * período da pri*eira repú*lic*, sendo que a </line>
<line> I*reja atuav*, de fato, como uma *nstitui*ão e*tatal na regulament*ção da v*da ** so*iedade. </line>
<line> *a c*ntemporanei*ade, *bserva-se a insurgê**ia da religião no esp*ço *úblico latino- </line>
<line> american*. A revi*alizaçã* po*ítica da relig*ão *oi prevista por Habermas (2007) co*o um </line>
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<line> fe*ôme*o </line>
<line> *e ret**no da r*l*gi*o no espaço p**lico, </line>
<line> em um processo de *ós-*ecularização. </line>
</par>
<par>
<line> Nessa s*n*a, Joanildo Buryti (201*) *d*n*ifica </line>
<line> o fe**meno d* religião públ*ca *m duas </line>
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<line> in*erfaces: na *rime*ra, a religião passa a ocupar espaços </line>
<line> públicos da tomada *e d*cisã* </line>
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<line> colet*v* e, na segu*da, * religião constit*i um pró**io espaço coleti*i*ado, co* discursos </line>
<line> e </line>
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<line> v*lores próp*ios qu* demanda* junto ao poder pol*tic* d* Es*ado. </line>
</par>
<par>
<line> Uma das p*i*cipais c*racterísticas dessa* investidas religiosas *o e*paç* pú*lico de </line>
<line> paí*es latino-*meri*anos é o fundamentali*mo. C*nforme ensina Maga*i C*nha, o </line>
</par>
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<line> fund*me*talismo </line>
<line> não é uma tendênci* apena* religiosa: ele </line>
<line> pode se manifestar e* </line>
<line> diversas </line>
</par>
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<line> área* c*mo * política ou a eco*om*a. Por fund*me*talismo relig*oso, c**p**ende-se: </line>
</par>
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<line> Uma visão de mundo, </line>
<line> um* interpretação *a realidade, com matriz religio*a, </line>
</par>
<par>
<line> c*mbinada *om ações políticas decorrentes *ela, par* o en*raquec**ent* dos </line>
<line> proc*s*os demo*rá*ico* e dos direi*os sexu*i*, re*rod*tivos e das comun*dades </line>
</par>
<par>
<line> tradicio*ais, políticas de valoriza*ã* </line>
<line> da p*uralid*de e *a div*rsidade, *um </line>
</par>
<par>
<line> condi*i*namento mútuo. Não são homogêneo*, sã* d*ver*ificados, forma*os por </line>
<line> difere*te* g*up*s qu* têm ** co*um inimig*s a c*mbater com ações di*tintas no </line>
<line> espaço públic*. *or isso, o c*ráter basilar *os f***amental*sm*s é o oposicionismo. </line>
<line> (*UNHA, 20*0, p. 26). </line>
<line> Pode-s* diz*r qu* o f*ndamen*alis*o é um esquema hege*ônico, que opera de fo*ma </line>
</par>
<par>
<line> inte*ectua*, simbólica e linguíst*ca. No contexto religioso, as </line>
<line> c*ndutas fu*damentalistas </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina, *. 21, n. *, art. *, p. 11*-128, set. 202* </line>
<line> *ww4.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
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<par>
<line> A Luta pelos Di*eitos Repr**uti*os na Amé*ica Latina: *ec*ndo Con*ideraç*es a Respeito da Inte*venção </line>
<line> 115 </line>
</par>
<par>
<line> comu*ente s*o **te*nal*zada* *ela utilização d* dog**s religiosos, advindos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> interpreta*ões literais do tex*o bíblico, pa*a justific*r a manutençã* d* situaçõe* de </line>
<line> de**guald*d*, intol*rância e violação de dir*i*o* ***anos. </line>
<line> *or outro lado, os dis*ursos r*li*iosos, atualmente, t*mbém *ê* acolhido estratégias de </line>
<line> *pr*priação *e a**ume*tos científicos e juríd*cos c*m* forma de legitimar-se. *sta es*raté*ia, </line>
<line> que mescl* e*em**tos t*oló*icos e científicos, instrumentalizan*o-os p*ra conclusão *á </line>
<line> defi*ida, foi utiliz**a p*r diversos rep*esentantes rel*giosos nas discussões Públ*cas a**rca da </line>
<line> Arguição de Descumpri*e*to d* Prece*to Fundamental (ADPF) 442, *unto ao Su*remo </line>
<line> Tribunal Fede**l (STF) (STRÜC*ER, 2022). Pode-se citar a questão da defe*a da ideia de que </line>
<line> a sacralid*de da vida se dá desde a co*cepção, a partir de desc*berta* científicas * r*s***to d* </line>
<line> DNA (*AÚNDES; D*FAGO, 2013). </line>
<line> A descoberta do DNA passou a ser emprega*a p*la Igreja como uma evid*nc*a de que </line>
</par>
<par>
<line> a vida existe desde a c**cepção. **** e*tendi*e*to </line>
<line> t*m sido empreg**o como arg*mento </line>
</par>
<par>
<line> p*ra atri*ui* ao feto o statu* de pessoa jurídica, suje*to à pr*te*ão integral, espe*ialment* e* </line>
</par>
<par>
<line> relaç*o ao seu direito *nalienável à vida (FRAÚNDES; DEFAGO, 20*3). Con*udo, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *valia*ão s*bre a existê*cia de um* pe*soa como sujeito de d*reitos, além do reconheci*ent* </line>
<line> *a existênci* de v*da, co*st*t*i *ma q*e*tão moral que *ão está sujei** à prim*zia ** decisão </line>
<line> da I*reja em um* sociedade demo*rática. </line>
<line> *ara Fa*ndes e Defago (2013, p.29): </line>
<line> Cualq*i** noción re*pecto *el momen*o en q*e *e inicia la vida de un nuevo in*iv***o </line>
<line> humano, como de su ca*ácter jurídico, no re*r*senta un *odo de d*scubr*r **a v*rdad </line>
<line> ins*ripta e* un cigoto; ni u*a dec***ficaci*n de un código genét*co que no* ilumina </line>
<line> una rea*idad n*u**al sobre el comie*zo de l* v*da; menos aún, una *erdad a*parada </line>
<line> en *n derecho fundame*tal presente en una esencia *atural y universal. Por el </line>
<line> co*trario, represe*ta una p*oducci*n de *entido extrem*dame*t* conting*nte, donde </line>
</par>
<par>
<line> se entremez*l*n nocio*es fi*os*ficas morales de *o que sería el ser hu*ano y s*s y </line>
<line> proce*os *itales, metáforas e ide*logías a*erca *e *o que det*rmina * reg*la la vida, e </line>
<line> imaginario* s*br* la existe*cia d* un con*cimiento transparente y *eu*ral1. </line>
<line> A influ*n*ia do* fatore* re*igi*sos fundamentalis*as na esfera estat*l é um dos </line>
<line> princ*pais obstáculos *ara o avanço do* d*reitos sexuais * reprodutiv*s, es*ecialment* no qu* </line>
<line> *iz respeito à legalizaçã* do aborto n* Améri** Lati*a. O Estado conc*ntra o debate i*restrito </line>
<line> 1 Tradução livre: Qualqu*r noção sobre o m*mento em que começa a vida de um novo indivíduo **man*, *em </line>
<line> como sobre o seu cará*er **rídi*o, não representa uma forma de descobrir uma verdade inscrita num zig*to; *e* </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> de*odificação de *m *ódigo gen*tic* que ilumine uma </line>
<line> realidade neutra *obre o início da vida; menos ain*a, </line>
</par>
<par>
<line> uma v*r*a*e protegid* po* um direito fundame*tal present* *uma essê*c*a </line>
<line> natural e *nive**al. Pelo </line>
<line> contrário, </line>
</par>
<par>
<line> re*r*senta uma produção de sen*ido *xtremamente contingente, *nde n*ções </line>
<line> fi*osófic*s e morais sobre o que </line>
</par>
<par>
<line> seria o ser humano e seus processos vitais, metáfo*as e ideologias sob*e o que d*te*mina e *e**la * vid*, e </line>
<line> imaginários sobre a existência *e con*ecimentos *ran*pa*e*tes e neutros. </line>
<line> Rev. FSA, Teresin* PI, v. *1, *. 6, a*t. 14, p. **1-1*8, set. 2024 www*.fsan**.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. T. *. Sa*tori, B. *trücker, M. E. B. Abreu </line>
<line> 116 </line>
</par>
<par>
<line> n* b**ca pelo consenso *aci*nal sobre a* questões de interesse do *ov*, nã* interferindo nos </line>
</par>
<par>
<line> proc*ssos indi*iduais </line>
<line> de l*berdade, inclusive os de crença. *or ou*ro lad*, em u* </line>
<line> contexto </line>
</par>
<par>
<line> púb**co, repub*ica*o e laico não se *ode admitir que *ogmas religi*sos de d*termina** grupo </line>
<line> ou i*divíduo se imponham *os di*cu*s*s de j*st*ficação normativ*. </line>
<line> O enqua**amen*o dos di**itos humanos é u* co*pon*nt* esse*cia* na d*fesa da </line>
</par>
<par>
<line> de*cri*inalização da *nte*rupção volunt*ri* da gravidez. No e*tanto, </line>
<line> par* influenciar </line>
<line> *s </line>
</par>
<par>
<line> *ontextos polí*icos nacionais, </line>
<line> não *asta i*vocar os direit*s humanos das mulher** </line>
</par>
<par>
<line> consag*ados ** tratados i*tern*cio*ais e c*nfirmados *elo* órg*os de monitoramento </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> c*mpr*men** dos t*at*dos *m casos rel*cio*ados a* *borto *egal. Os proc*ssos d* cons*r**ão </line>
<line> de sentido em t***o da l*galidade ** aborto mos*ram-se muito mais co*plexo* em *í*el loca* </line>
<line> e **querem um* construç*o mais elab*rada, que inclui a formação de *oaliz*es em cont**tos </line>
<line> es*ec*ficos e o trabalho c*m tra*içõe* culturais e i*st*tuições locais (SW*N, 2007) </line>
<line> O discurso r**igioso assimilou a *utorida*e da ci*ncia para *uestões jurídi*as sobre a </line>
<line> vida d** pessoas, espec*alme*t* *ara *u*t**ica* a ma***enção do control* sobre os corpos </line>
</par>
<par>
<line> feminin** (FEYERABEND, 201*). Nos países </line>
<line> da *mérica La*ina, ess* controle se *estaca </line>
</par>
<par>
<line> especialmente no *mbito </line>
<line> da sexu**idade. A sexualidade en*ontra-se no ponto crucial </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> ju**ão entr* a biopolítica e o pod*r disciplinar (FOUCAULT, *005). </line>
<line> A vida das mu*her*s latin*-americanas ilu*t** claramente *ssa característica d* </line>
<line> biopoder, uma vez que, mesmo em locais onde o aborto * l*gal, como na Cida*e do México e </line>
</par>
<par>
<line> n* *r*gu*i, </line>
<line> a </line>
<line> au**nomia da mulher muita* ve*es não é plenamente </line>
<line> preser*ada (L*MAS, </line>
</par>
<par>
<line> 2014). A op*essão d*s *ulheres nas sociedades é resu*ta*o de uma compl*xa *e*e de fator*s </line>
</par>
<par>
<line> biológicos, </line>
<line> **cioló**c*s, econômicos, *ntropológicos, psicológ*c*s e e*ucaci**ais. Os </line>
</par>
<par>
<line> fundamentos que permeia* ess*s aspe*tos </line>
<line> t*m sua </line>
<line> o**g*m na ideia </line>
<line> preconcebida da suposta </line>
</par>
<par>
<line> fra*i*idade do s*xo fem*n*no (MILLE*, 1*75). </line>
<line> Nesse s*ntido, o próp*io concei*o de gêner* é uma construção hist*ric* *** precisa *er </line>
<line> reconside*ada * en*endida dentro de um co*texto. **sa proposta nos leva a reflet*r sobre como </line>
<line> a naturaliza**o de cor*os, sexu**i*a*e, reprodução * feminil*dades *e*ul*o* na criaç** de </line>
</par>
<par>
<line> muitas restr*çõ*s identi*árias, incluindo a </line>
<line> imposição *a ma*ernid*d* co*o uma obrigação </line>
</par>
<par>
<line> e*c*usiva das m*lheres, limit**do as fo*mas pela* **ais elas são c*n**der**as p*enamente </line>
<line> humana*. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresin*, v. 21, n. 9, art. 6, p. 11*-128, set. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.co*.*r/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * Lut* pe*os Direitos Reprodutivos na *mérica Latina: Tecendo Consider*ç*es a Respe*to da Inter*enção </line>
<line> 117 </line>
</par>
<par>
<line> 3 RES*LTADOS E DIS**SSÕES </line>
</par>
<par>
<line> 3.1 Mulher*s Latino-America*as * a Lut* por Direitos Reprodutivos </line>
</par>
<par>
<line> A d*s*enalização do aborto não se trata </line>
<line> apen*s de um *ebate sobre </line>
<line> os *o**os </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> mulhere*, ma* </line>
<line> sim de **a *onga disp*ta pelo c*ntrole da c*pacida** rep*o*utiva e </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> sex*ali*ad* feminina (RICH, 2010). * *deia de que a repro*ução define a ide*tidade femin*na </line>
<line> impõ* às *ulheres um d*stin* limitado e deter*in*do. Essa imposição da materni*ade tem </line>
</par>
<par>
<line> *ido um meio de controlar o corpo, a sexualidade, * co*po*tamento e reprodução a </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> mulheres (SWAN, 20*7). Nesse sen*ido, a Am**ica Latina é palco desse em*at* entre o poder </line>
</par>
<par>
<line> p*b*ico, e*ti*ades reli*iosas e *ovimentos </line>
<line> co*e*ivos de mu**eres *cerca do re*onhecimen*o </line>
</par>
<par>
<line> *e dire*tos *eprodutivos. </line>
</par>
<par>
<line> Na A*gentina, a C*mpanha Naci*nal *elo Aborto Legal, Seguro e Gratuito, lança*a </line>
<line> em *013 pelos movimentos de mulheres conquisto*, em 2018, um *r*jeto de L*i *iante do </line>
</par>
<par>
<line> *oder legisla*ivo </line>
<line> nacion**. Contudo, *o *no </line>
<line> de *016, com </line>
<line> a pres*dência </line>
<line> assum*da </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> Ma*rício Macri e diante de mass*vas investidas da *olí*ic* </line>
<line> neoliberal e de movi*entos </line>
<line> p* ó- </line>
</par>
<par>
<line> v*da, *in*a em </line>
<line> 2018, a Câmara </line>
<line> de Deputado* A*ge*tina apr*vou o Projeto de Lei, por*m, </line>
</par>
<par>
<line> ho*ve a *u* reprovação </line>
<line> p*r p*rte do Se*ado. Em 2**9, vários *a*tidos polít*cos pró-vida, </line>
</par>
<par>
<line> baseados ** uma cosmovi*ão religiosa, u*iram-s* em </line>
<line> u*a Frente em defesa da famíl*a </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> contr* a \id*ologia de gêne*o\, ev*denciando a a*ticul**ão d* u* **vime*to p*l*tico-*ocial </line>
<line> de agenda re*igios* e conservado antidireitos sexuais e reprod*tivo* da* mulheres (CUNHA, </line>
<line> *020). </line>
<line> Nas *leiçõe* arg*nt*nas de 2019, diante do *escon*entamento da população com as </line>
</par>
<par>
<line> falhas </line>
<line> da *mplementação da política neol*bera* </line>
<line> *a presidência de Macri, houve a e*eição </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Alberto Fernandez (presidente) e Cristina K*rchner (vice-pr*siden*e), em *m exp**ss*vo </line>
</par>
<par>
<line> m**imento d* </line>
<line> superaçã* da política fundamentalista anterior. (Cunha, 2020). Em </line>
<line> 2020, </line>
</par>
<par>
<line> *urante </line>
<line> a Pand**ia </line>
<line> da *ovid-19, o Congr*sso Nacional da Argentina aprovo* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> desc**minalizaç*o do a*orto, c** base *o Projeto de Lei apr*sentado aind* em 2018. A então </line>
<line> Lei n. 27.610/2021, ** *ei de Acesso * *nterrupção Voluntária da *r*videz (*VG), dispõ* qu* </line>
<line> toda mulher gestante po*erá acionar o sistema de saúde req*erendo a i*terr**ção voluntária *a </line>
<line> gravidez até a 14ª semana de ges*ação. Em cas*s de estupro ou de ri*co de vida da ges*an**, a </line>
<line> interrupção *oluntária da gravide* poder* ser r*queri*a a qualquer tempo (Argen*i*a, 2021). </line>
</par>
<par>
<line> Contudo, nas ele*ções presidenciais de 2023, o c*ns*rvadorismo </line>
<line> *a extre*a-direita </line>
</par>
<par>
<line> volta a ass*mi* *s cargos p*lí*icos de pod*r com a *leição de Javier Milei par* a *re*idênc*a. </line>
<line> R*v. FSA, Teresi*a PI, v. 21, n. 6, art. 14, p. 1**-128, *e*. 2024 www4.f*ane*.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. T. C. Sartori, B. Strück*r, M. E. *. Abreu </line>
<line> 118 </line>
</par>
<par>
<line> Já n* iníci* </line>
<line> d* </line>
<line> 2024, deputados apoia*ore* de Milei apresentaram um Proj*to de *ei *ue </line>
</par>
<par>
<line> crimi*aliza, </line>
<line> novam*nte, a </line>
<line> interrup*ão *olu*tária da gr*vi*e* na Ar*entina (CNN BRASIL, </line>
</par>
<par>
<line> 2024). </line>
</par>
<par>
<line> Na Col*mb*a, po* outr* l*do, em 20*6, a descrimi*alização *arcial d* a*orto já hav** </line>
<line> sido aprovada. *m 2016, contudo, ocor*eu uma das m*ior** polêmicas nacionais sob*e o tema, </line>
</par>
<par>
<line> c** apresent*ç*o d* um Proj*t* a </line>
<line> de *ei que </line>
<line> objetiva*a a descriminalização da interrupção </line>
</par>
<par>
<line> *olu*tária da gravidez. Na ép***, inú*eros *ovimentos pró-v*d*, ar*iculados principalmente </line>
</par>
<par>
<line> com </line>
<line> as </line>
<line> denominaçõe* r*ligiosas católica e evangé*ica, pressio*aram *s in*tâncias </line>
<line> de poder </line>
</par>
<par>
<line> polític* para i*pedi* a aprova*ão do p*ojeto. O aug* da p**ssão *e tais m*v*me*t*s ocor*eu </line>
</par>
<par>
<line> co* a nom*ação do autoproclamad* *atóli*o *onservador A*ejandro *rdoñéz para </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Procurado*ia Geral da Nação (CUNHA, 202*). </line>
</par>
<par>
<line> A reali*ade *olombia*a refl*te *ma alta ta*a de criminalid*de, principalmente ad*inda </line>
<line> *e grupo* armados, bem com* de corrupção no poder púb*ico. Nes** cont*xto, * luta pelos </line>
<line> direi**s reprodutivos das mulheres co*ombia*a* coexiste com tentativa* *o poder públi*o em </line>
<line> diminuir os índices de criminalidade, o*erecendo o**sição aos grup*s a**ados, bem como </line>
</par>
<par>
<line> com *archas pelo fi* d* co*ru**ão *o paí*, </line>
<line> em u*a di*puta co*plex* * que envol*e* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> a*sassinato de d*ve*sos *tivistas pel*s direitos sociais. Entre *ais embates, *ntre n*vembro de </line>
</par>
<par>
<line> 20*9 * janeir* de 2020 realizara*-s* manifestações soci*i* </line>
<line> pacífi*as, porém, c*m alta </line>
</par>
<par>
<line> rep*essã* *a fo*ça *e po*í**a do Estado que, inc*usive, geraram trê* mortes, diver*os feri*os e </line>
<line> presos (**NHA, 2020). </line>
</par>
<par>
<line> Diante da realida*e de d*samp*ro do p*der p*blico e da violênci* c*vil e policia*, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> população *ol*mbiana fez </line>
<line> in*urg*r *eu d**conte*tamento com décadas de política *epressiva </line>
</par>
<par>
<line> di*nte da *l*i*ão, em 2022, do pre*ide**e G*stavo Petro, </line>
<line> cujas pautas incluí*m a defesa dos </line>
</par>
<par>
<line> dir*itos civis e soc**is. Em </line>
<line> u*a reviravol*a h*stórica, no mes*o ano, *o mês de *evereiro, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Corte *on*titucional Co*ombi**a, tr*bunal má*imo do paí*, decr**ou a *onstitucional*dade da </line>
<line> descri**nalização *a interrupção voluntária da g*avide* at* a 24ª *emana de ge*taç*o, a partir </line>
<line> da *entencia C-0*5-22 (Corte Constit*cional, 2*22). </line>
<line> O Pe*u, p** outro lado, possu* um **stór*co de violação **s direitos e a*s corpos das </line>
</par>
<par>
<line> mulheres, *ifere*te de out*os países la*ino-ameri*anos, rela*ionado, prin*ipal*en*e, com </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> intens* vio**nci* d*s i*stituiçõ*s es*atais e com a f*rte representação religiosa nas esfera* de </line>
<line> po*er. A partir da década de 1990, so* o go***no ditatoria* de Alberto Fujimori, as mulheres </line>
<line> peruanas enfrentaram uma i*tensa onda d* viol*ncia, *r*nc*palmente, dian*e das ester*lizaç**s </line>
</par>
<par>
<line> forç*das. O C*ngre*so peruano também manteve, </line>
<line> *uran*e década*, *s bancadas religiosa*, </line>
</par>
<par>
<line> com r*presentaç*es *atólicas e </line>
<line> evangélic*s, o que </line>
<line> ocasio*ou u*a bar*eira para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *e*esina, v. 21, n. 9, art. 6, p. 111-*28, se*. 2024 </line>
<line> www4.fs*net.com.br/rev**ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Luta pelos Direitos Re**odu*ivos na Amé*ica *atina: Te*endo Consi*erações a Resp*i*o da Int*rv*nção </line>
<line> 119 </line>
</par>
<par>
<line> recon*eci*en*o *e d*reitos sex*ais e repr*du*ivo* no paí*. Ap*n*s em 2014, no Peru, o aborto </line>
<line> terapêutico *oi **gul*m*ntado. A legislaç*o peruana *á previ* essa modalidade de interrupção </line>
<line> voluntária *a gravidez desde 19*4, porém o institut* legal care*i* de r*g*lamentação pró**ia </line>
<line> p*ra *ua i*plementação (*UNH*, 2020). </line>
<line> Em **16, as ma**f*stações sociais em prol do reconhecimento de direit** sexuais e </line>
<line> r*prod*tivos g*raram uma onda *e movimen*os *eac**nários, c*jo ápice **i o lançamento da </line>
</par>
<par>
<line> campanha Co* mis Hijos no te Met*s, que disseminava de*inf*r*ação </line>
<line> nas *edes sociais. </line>
</par>
<par>
<line> Diante desse cen**i*, diver*os es**ndalos de *orru*ção fragilizar** * co*fiança *a p*pulaç*o </line>
</par>
<par>
<line> nas institui*ões e**atais, </line>
<line> ca*sando </line>
<line> uma revi*avo**a hi*t*ric* nas eleições de 2020, com </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> sufocam*nto *as *ge*das pol**i**s *orais em detrime*to de agendas de d*r***o* s*ciais e *os </line>
<line> povo* originários (CUNHA, *020). A posse do *nt*o presidente eleito Pedro Casti*lo ocorreu </line>
<line> apenas um *ês após a sua ele*ç*o (j*lho de 2020), ap*s a justiça peruan* rejeitar as *nvest*das </line>
<line> antid**ocráticas de K*i*o Fuj*mor*, então cand**a*o à presidên*ia derrota*o. </line>
</par>
<par>
<line> Co*t*do, * Peru enco**ra-se, at*almente, *m </line>
<line> u*a das maiores *rises po*íti*as d* </line>
</par>
<par>
<line> históri*. O sistema político perua*o difere do </line>
<line> *rasileiro, po*s s* trata d* uma república </line>
</par>
<par>
<line> *arlam*ntari*ta, *a q*al o ch*fe de Est**o é repre*entado pelo *residente e o chefe de </line>
<line> Go*er*o pelo Pr*meiro *inist*o. Em *022, o entã* pre*idente ele*to P*dro C*s*ill* i**ci*u um </line>
<line> m*v**ent* para a dis**lu*ão do parlamento per*a*o, decret**do um g*verno ** emergência. </line>
</par>
<par>
<line> C ont udo, </line>
<line> * Suprema Co*te do Peru </line>
<line> c*nsiderou a atit*de c**o um golpe de Estado </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> determinou a de*ti**ição de Castill* do car*o de </line>
<line> pres*dência, vind* a assumir sua vice, Dina </line>
</par>
<par>
<line> Bo**a*te. Pedro C*stillo foi co*denado à prisã*. Atual*ente, portanto, no paí*, há uma g*a*de </line>
</par>
<par>
<line> i*stabilidade política e *oci*l, inc*usive, ma*ifes*açõ*s em p*ol de uma </line>
<line> nova con*tituinte. </line>
</par>
<par>
<line> Ness* cená*io </line>
<line> de fragili*a*e, os *ireitos sexu*is * reprodutivos n*o estã* *e**o levados em </line>
</par>
<par>
<line> pauta. </line>
</par>
<par>
<line> R*centemente, diant* da di*icul*ade de avançar na descr*mina*ização </line>
<line> da </line>
<line> interrupção </line>
</par>
<par>
<line> *oluntária </line>
<line> da </line>
<line> gra*i*ez através *os ó*gãos p*lít*cos, orga*izações f*ministas na Améri*a </line>
</par>
<par>
<line> Latina têm recorrido à* cort*s nacionais, espe*ialmente às cortes c*nstitucion*i*. Nessas </line>
<line> *ircu*stância*, onde h* a influência *e atore* fundame*talistas nos pode*es po*ítico* do </line>
<line> Estado, as Cort*s Constitucio**is têm se mostrado *spaços institucionai* mais *sol*dos dessa </line>
<line> influência, com disposição para defender a laicidade em *eus pro*essos de*i*órios. </line>
<line> (MCCARTHY; ZALD, 197*). </line>
</par>
<par>
<line> No *ue diz r*speito * relaç*o *ntre as**cto organiza*ivo do mov*m*nto femi*ista o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> seus </line>
<line> al*ados, e suas </line>
<line> capacidade* *ar* en*rentar o funda**ntalismo reli*ioso, é i*por*ante </line>
</par>
<par>
<line> de*tacar quatro tipos de des*nvo*vime*t* inst*t*ci*nal que foram si*nificativos </line>
<line> nos casos </line>
</par>
<par>
<line> Re*. *SA, *eresina P*, v. 21, n. 6, *rt. 1*, p. 111-128, set. 20*4 www4.*sanet.c*m.br/*evis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. T. C. Sartor*, B. S*rücker, M. E. *. Ab*eu </line>
<line> 120 </line>
</par>
<par>
<line> es*udados. E* </line>
<line> prime*ro l*gar, especia*men*e no M*x*co, mas também em outros casos, </line>
</par>
<par>
<line> ob*erva-se uma recente co*abo*ação entre org*nizações tradicionais de *ir*itos humanos, </line>
</par>
<par>
<line> inicial*ente ligadas ao cat*licismo, </line>
<line> especial*e*te ao catolic*sm* de base, </line>
<line> que po* m u* t o </line>
</par>
<par>
<line> tempo não s* e*vo*ver*m **m o* direit*s rep*odutivos ou com </line>
<line> demandas rela*io*adas </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> jus*iç* de gênero em geral. O ***o ** essa* o*ganiza*õe* começ*rem a *tender às dem**da* do </line>
</par>
<par>
<line> **vi*ento feminis*a pel*s </line>
<line> d*reito* reprodutivos impli*a um poten*ial fortaleci*ento </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> capacidad* do movim*nto *ara *ormar coalizões e contar com aliados e*tratégicos, </line>
<line> além de </line>
</par>
<par>
<line> adquirir nov*s rec*r*os em termos *e exper*ência * conh*cimento </line>
<line> pa** mobilização legal a </line>
</par>
<par>
<line> (M*CARTHY; ZALD, 19*7). </line>
</par>
<par>
<line> Em segu*do lugar, uma organi*ação que desempenhou um pape* central *o </line>
</par>
<par>
<line> *u*stionamen*o do *iscu*so </line>
<line> do conser*adorismo *a*ólico no campo dos *ireitos sexu*is </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> re*rodutivos na Am*rica L*ti*a, *sp*cia**e**e nos casos do Mé*ico, Colômbia e B*asil, é o </line>
</par>
<par>
<line> *oviment* C**ólicas pelo Direito </line>
<line> a Dec*dir. Essa organização ap*esent* um </line>
<line> *iscurso </line>
</par>
<par>
<line> dissidente da hierarquia católica, que desafia o *a*olicismo *e de*tro *ara fo*a, * qu*stiona * </line>
</par>
<par>
<line> ideia de que a única inte*pre*ação </line>
<line> **ngruente c*m a tr*diç*o ca*ólica é a defes* do modelo </line>
</par>
<par>
<line> tradicio*a* de família e a consequente p*oibição do a*orto, bem *o** a resi*tênc*a ao avanço </line>
<line> dos dire*tos s**uais e re***dutivos. Da m*sma *orma, a persp*ctiva trazida por e*sa </line>
</par>
<par>
<line> organização </line>
<line> desempen*ou um papel fundame*t*l na construção do direit* ao aborto em </line>
</par>
<par>
<line> rel*ção à *ibe*dade de *onsciência e na </line>
<line> *emanda pela laicidade das **l*t*c*s </line>
<line> públicas </line>
</par>
<par>
<line> (M*CART**; *ALD, 1*77). </line>
</par>
<par>
<line> Em ter*eiro lu*ar, esp*cial*ente *o* cas*s do *éxico e do Brasil, foi determinante * </line>
<line> *esenvolvimento de uma es**atégia que fundamentou o direito ao aborto com base na bioé*i*a. </line>
</par>
<par>
<line> No *rasil, isso ocorreu devido à ex*stência da A*IS, a ú*ica </line>
<line> or*an**ação fe*inista </line>
<line> n* </line>
</par>
<par>
<line> Amé*ica *atina espe*ia*izada no campo ** </line>
<line> bioética, que fo* a responsável pelo processo de </line>
</par>
<par>
<line> m*bilizaçã* legal que levou à </line>
<line> legal*zaçã* d* **orto em casos de ane*cefalia *elo Supr*mo </line>
</par>
<par>
<line> Tribun*l F*deral. No *éxic*, a construção de *ma argumentação basead* na bio*tica fo* </line>
<line> al*an*ada po* meio *a alia*ça do feminismo c*m atores co*o *édicos, cientistas * *ilósofos, </line>
</par>
<par>
<line> que desenvolveram uma argu**nta*ão </line>
<line> bioétic* so**e o desenvolv*mento d* *ida uterina e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> direito ao a*o**o (MCCARTH*; ZALD, 1977). </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Tere*i*a, v. 21, n. 9, art. 6, p. 111-128, set. 2024 </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Luta pel*s Dir*itos Rep***utiv*s na América Latina: Tecendo C*nside*ações a Respeito da Intervenção </line>
<line> 121 </line>
</par>
<par>
<line> *.2 Direitos Sexuais e R*produti**s Diante do Fundamen*alismo Rel*gi*so na Esfera </line>
<line> Pública Brasileira </line>
<line> No Bra*i*, * redemoc*atizaç*o * * pro*ulgação da *onst*tuição de 1988 foram marcos </line>
<line> i*portant*s p**a o* debat*s sobre os direitos reprodut*vos. Nesse p**ío*o, o Estad* brasileiro </line>
</par>
<par>
<line> ra*ifico* di*ersos tra*a*os intern*c*o*ais que </line>
<line> gar*ntem o respeito </line>
<line> a os </line>
<line> dir**tos *umanos, </line>
</par>
<par>
<line> adotando políti*as *ara sua efe**v*ção * *r*teçã* (VEN*URA, 20*9). </line>
</par>
<par>
<line> *pesar das bases teóric*s estabele*ida* p*la legisl*ção b*asileira, ob*erva-se </line>
<line> um * </line>
</par>
<par>
<line> lacuna na ef*ti*ação dos direitos reprodut*vos no pa**. Enquanto a leg*s*ação conceitualmente </line>
<line> *tende às **mandas, na práti*a, não são fornecidos direitos e gar*ntias par* aquel** que opta* </line>
</par>
<par>
<line> por não *er </line>
<line> fi*h** ou </line>
<line> que desejam pl*neja* sua *amí*ia. O Estado o*e*e*e apenas acesso </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> tr*tamen**s *e esterilização e contraceptivos (VIEIRA, 2014). </line>
<line> No Br*sil, a inter*upç*o da gravidez es*á *ega**en*e *utori*ada em três hipóteses: em </line>
<line> ca*o de risco de vida da gestante, em *aso de *ravidez o*i**d* de *i*l*ncia sexual e em caso </line>
</par>
<par>
<line> de f**o </line>
<line> an*ncefá*ico. O Cód*go Penal br*sileir* tipif*ca, em seu artig* 124, </line>
<line> a </line>
<line> conduta </line>
</par>
<par>
<line> criminosa d* provoca* abort* em si ou permitir q*e terceiro o p*ovoqu*. N*sse me*mo </line>
</par>
<par>
<line> s***ido, os artigos *ubsequente* do diploma *egal criminalizam a </line>
<line> *rática d* aborto </line>
<line> c*m </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> sem consentim*nto </line>
<line> da gestante. O artigo *28 d* Código Penal *xtin*ue a punib*li*ad* </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> *édico que pratica o aborto p*ra salv*r a vida da g*stante o* em caso de vi*lência sexu*l. Nos </line>
<line> termos da Arguiçã* De Descumprime*to de *receito Fu*damental (ADP*) n. 54, o S*prem* </line>
<line> Tribunal F**eral B*asileiro c*nsidero* in**nstitu*ional a i*terpreta*ão da legislaçã* *enal que </line>
<line> criminaliz* * abortamento de feto anencefáli*o. </line>
<line> A po*ítica b*asileir* é marca*a p**a part*cipação reli*i*sa *as **feras de poder. </line>
<line> Comume*te, *autas mo*ais e de o*dem relig*osa são ut*lizadas como mecanismo de </line>
</par>
<par>
<line> campanhas elei*orais, be* *omo o país mantém e* se* Congresso *acional, *esde </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> c*nsti*uinte de 1987, um* Ban**da/Fr*nte *ar*amen**r Religiosa que atua n* *eivindicação do </line>
</par>
<par>
<line> moral*smo relig*oso </line>
<line> p**a reg*lament**ão d* vida pública dos brasilei**s. Desde 2003, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pol*tic* bra*ile*ra tornou-se progressista, no sentid* de promove* * inclusão e p*oteçã* *ur*di** </line>
</par>
<par>
<line> *e minorias *oci*is, bem como </line>
<line> da promo*ã* </line>
<line> da erradicação da po**eza * da fo**. Duran*e </line>
</par>
<par>
<line> esse p*r*odo, os direitos sexuais e re**odu*ivos tiveram alguns avanços signi**ca*iv*s, </line>
</par>
<par>
<line> prin*ipal*e*te **r intermé*io </line>
<line> *o po*er jud*ci*rio brasi*e*ro, </line>
<line> ten*o em v*sta a presença </line>
</par>
<par>
<line> **ssiva de c*istãos con*ervadores *o poder legis*ativo d* país (CUNHA, 202*). </line>
</par>
<par>
<line> Co*tud*, após quase dez anos </line>
<line> de p*lítica prog**ssista, a parti* ** 2014, </line>
<line> insurge, no </line>
</par>
<par>
<line> Bra*il, um for*e movimento op**icionist*, f*m*n*ado, pri*c*palmen*e, *elo pâ*ico m*ral </line>
<line> Rev. FSA, Teresi*a PI, *. *1, n. 6, ar*. 14, p. 111-128, se*. 2024 www4.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. T. C. Sartori, B. Strücker, M. *. B. A*reu </line>
<line> 122 </line>
</par>
<par>
<line> instaurado a *artir de **scur**s tendencios*s e da diss*min*ção de n*tícias falsa* ace*ca da* </line>
<line> *o*quistas *e di*eito* pelas minoria* sociais. Tal movimento impac*ou a *olít*ca bras*leira em </line>
</par>
<par>
<line> dois mo*entos esp*cífic*s: o primeir*, no impeach**nt *a *rime*ra presid*n*e mu*her </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> país, Dil*a *ousse*f, em *eados de seu segundo ma*dato em 2*16 e, o segundo, relac*onado </line>
</par>
<par>
<line> à el*i*ão do candidato d* *xtr*ma-d*reita bras*lei*a Jair *essias Bolsonar* para assumir </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> presidência da R*pública (CUNHA, 202*). Nesse sentido, é importante mencionar que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> campa*ha el*itoral *rasileira de *01* teve forte apelo mo*al e mu*to apoio dos segmentos </line>
<line> **ligi*sos da sociedad*: </line>
</par>
<par>
<line> A campanha ele*t*ral </line>
<line> de B*lsonaro foi marca*a pe*as ênfases de "salv*ção </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> F*mília Tradicional", contra a corrup*ão, e foi alime***da por amp*a e a*ticulada </line>
</par>
<par>
<line> oc*pação das mídias soc*a** com div*lgaçã* *e conteú*o falso po* sua r**e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *poiadore*/as. **ir Bolsonaro constru*u a im*gem de um governo reli*ioso </line>
<line> ant*gênero * ant*comunismo. (Cunha, 202*, *. 9). </line>
</par>
<par>
<line> A*sim sendo, entre os </line>
<line> anos de </line>
<line> 2019 e 2022 , </line>
<line> o Brasil reviveu um período </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> autoritarism* </line>
<line> político, </line>
<line> com a impleme*tação de po*íticas </line>
<line> neolibe*ais * co* a supressão *os </line>
</par>
<par>
<line> direitos das minorias sociais. Destacam-se, n*sse período, algumas manifestaçõe* </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> Congresso Na**ona* *ra*ileiro, *ujas Frentes Par*am*ntar** re*igiosas, em *special * *rent* </line>
</par>
<par>
<line> Par*a*e*tar *va*gélic*, ad*u*riu mu*to protagonismo político </line>
<line> e socia* a partir de s*as </line>
</par>
<par>
<line> inve*tidas contr* os direit*s sexuais e reprodutivos das *ul*eres. Cita-se, co*o ex*mpl*, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *pr**entação *o P*ojeto de L*i n. 434/2*21, pelos *eputados Chr*s Toniet*o (PSL/RJ) e *l* </line>
<line> Silva (REPUBL*CANOS/MG). O refer*do pro**to reviveu *ma disc*ssão já iniciada em 2007, </line>
<line> co* a *p*esenta*ão do Proj*to de Lei n. 478/2007 p**os *ntão d*pu*a*os Luiz Bassuma </line>
<line> (P*/BA) * Migue* *arti*i (P*S/MG). </line>
</par>
<par>
<line> O Pr*jeto de Lei n. *34/2**1, assim </line>
<line> como o seu p*edecessor de *007, r*ceb** </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> denominaç*o de Esta*u*o d* Nascitu*o. E* s*a redaç*o, o Proje*o de Lei *bje*iva res*uardar </line>
</par>
<par>
<line> os direitos do </line>
<line> nascituro d*sde * momento de *ua co*ce*ç*o. A part*r *a r*daçã* legal, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> nascituro possuiria </line>
<line> todos os direitos inerentes à persona*i*ade ju*ídica qu*, de </line>
<line> acordo co* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> ordena*ento civilista vigente, é adqu**ida a pa*tir do n*scimento c** *i*a (Câmar* Dos </line>
</par>
<par>
<line> Deputad*s, 2021). </line>
<line> *esse sentido, o *ascituro *eria direito, por exem*lo, à vida, o *u* </line>
</par>
<par>
<line> representaria a impossi*ilidade da *nter*upção voluntária da grav*dez. </line>
<line> O*tro *sp*cto bastante controverso do Estatuto do N*scituro * * de*laração de que o </line>
<line> n*scitu*o com defic*ência *o*gênita possui dire*to a t*atament* médi*o, me*mo que não se </line>
</par>
<par>
<line> te**a ga*an*ia </line>
<line> d* sua vi*a ext*au*eri*a (art*go 10 </line>
<line> do Projeto de Lei). **sa disposição vai </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> e*contr* com o *ulgamento ** ADPF n. 54 *elo *u**emo T*ibunal Fe*e*a* *rasil*iro, q** </line>
<line> Rev. *SA, T*resina, v. 21, n. 9, art. *, p. 111-128, s*t. 2024 w*w*.fsanet.*om.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * L*ta pelos Dir**tos Repro*u*iv*s na *mérica Latina: Tecendo Consi*e*aç*es * Respe*to da Int*rve*ção </line>
<line> 123 </line>
</par>
<par>
<line> autoriza * prática </line>
<line> *o aborto *erapêutico n*s cas*s m*dicamente </line>
<line> compr*vados de </line>
<line> anencefa**a </line>
</par>
<par>
<line> do *eto. Da mesma forma, o artigo 1* do **ojet* de Lei refere que, ao nasci*uro **ncebido por </line>
</par>
<par>
<line> ato </line>
<line> de </line>
<line> *iolência sexual *ossui os mesmo* </line>
<line> direitos d*s dema*s nasc**uros, o que *carretaria </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> im*oss*bilidade *a in**rru**ão voluntária </line>
<line> da g*avidez *m ca*os de </line>
<line> est*pro, </line>
<line> si*u*ção que ** </line>
</par>
<par>
<line> **ssui a punibil*dade ext*nta c*n*orme a l**islaç*o penal b*asileira. </line>
<line> Atualmente, o Projeto de Lei n. 434/*021 enc*ntr*-se **n*a em tramitação no </line>
</par>
<par>
<line> C*n*resso Nacional, tendo sua última movimentação registrada </line>
<line> em </line>
<line> 31 de jane*ro de *0*3, </line>
</par>
<par>
<line> *uando f** e*caminha*o p*ra *p*e*iação </line>
<line> da Co*issão de Defesa dos Direitos da Mulher. </line>
</par>
<par>
<line> Apesar dos *ndicat*v*s da </line>
<line> importância da </line>
<line> desc*iminalizaçã* do </line>
<line> a**r*o no </line>
<line> Brasil, </line>
<line> *bse*va-se </line>
</par>
<par>
<line> um retro**sso n* c*nário legislati** d*v*do às *requentes ameaça* aos di*eitos reprod*tiv*s </line>
<line> (GONZAG*; ARAS, 20*5). </line>
<line> Nesse con*exto, Sw*n (2007) ar*umenta que a reprodução como p*ssib*lidade é um </line>
</par>
<par>
<line> di*e**o, poré* a reprodução com* escolha não é *arantida legalmente. A fa*ta </line>
<line> d* autonomia </line>
</par>
<par>
<line> repro*uti*a e * ausênci* de segurança no </line>
<line> *ireito de *ec*dir *ão </line>
<line> ter fil*os *es*ltam em uma </line>
</par>
<par>
<line> maternidad* com*ulsó*ia, refo*ç*da pela construção social *o gênero *em*nino * p*r discursos </line>
<line> que *eduzem a i*entidade das m*lher*s à reprodução e cens*ram aquelas qu* negam esse </line>
<line> p*pel (SWA*, 2007). </line>
</par>
<par>
<line> Torres (2012) *bserva *ue a c*iminali*aç*o do a*orto no Brasi* </line>
<line> **loca o país </line>
<line> e* </line>
</par>
<par>
<line> situa*ão </line>
<line> de in*onstituci*nalidade perante o S*stem* Inte**acional d* Dire*tos Humanos. Os </line>
</par>
<par>
<line> tratados *nte*nacionai* r*tific*dos *e*o </line>
<line> B*asil c*nferem às mulher*s *ireitos reprodut*vos, </line>
</par>
<par>
<line> in*luindo a escolha </line>
<line> da mate*nid*de a auton*mia re*roduti*a. Portanto, * país tem u*a e </line>
</par>
<par>
<line> obriga*ão jurídica e *tica de descriminalizar o a*orto, poi* a o*issão do Esta*o na proteção e </line>
<line> *a implementação desses direitos viola os trata*os internacionais dos qua*s é signatário </line>
<line> (TORRES, 201*). </line>
</par>
<par>
<line> As crenças religiosas, nu* </line>
<line> espaço laico-r*p*blicano, não *o**m se insurgir </line>
<line> como </line>
</par>
<par>
<line> ins*ância un*versalizadora e </line>
<line> *e*iti**dora das *orm*s jurídi*as, de modo que tais d*gmas </line>
<line> se </line>
</par>
<par>
<line> torne* co*dut**es d* p*l*t***s públicas e d* </line>
<line> *arant*a, *u não, de </line>
<line> certos *ireito* e lib*rdades </line>
</par>
<par>
<line> ind*v*du**s. *ontudo, a t*mática da *a*c*dade * da li*er*ade re*igiosa *o Bra**l ap*esenta </line>
<line> inúmeros d**d*br**entos que se *nt*r-re**ci**am com os direit*s reprodutiv*s, *en*re el*s a </line>
</par>
<par>
<line> *esc*iminalização d* abor*o. O dog*a *a </line>
<line> *ac*alidade da v*da é uma das teses centrais ne*te </line>
</par>
<par>
<line> d*bate. Porém, a ga*anti* </line>
<line> ao pluralismo, ao mesmo tempo em q*e </line>
<line> prot*ge as </line>
<line> lib*rd*des </line>
</par>
<par>
<line> individuais conce*ne*tes aos direitos rep*odutivos, tam*ém protege a liberdade *e crer n*q*ilo </line>
<line> que se crê. </line>
<line> Rev. FSA, *eresina PI, v. 2*, n. *, art. 1*, p. 111-128, set. 20*4 www4.f**net.c*m.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. *. C. S*rtor*, B. *trü*ke*, M. E. B. Abreu </line>
<line> 124 </line>
</par>
<par>
<line> De*s* mo**, os proce**os </line>
<line> e**ncipatórios f*mininos *br**gem sua *istor*cidad*, seu </line>
</par>
<par>
<line> estar-no-mundo, bem como sua expressão pessoal ou </line>
<line> coletiv* po* mei* ** </line>
<line> ação s*cial. Ao </line>
</par>
<par>
<line> tomarem seu* c**pos p*r* s*, isto é, a*tod*termina*em-se, mulheres não apenas *s*ã* ex*stindo </line>
<line> num *mbito introspectivo, **s ag*n*o soc*alme*te, ao nã* permi*ir sua totalização por que* </line>
<line> d*tém pod*r (BER*ASO, STRÜCK*R, HA*N, 20*2). As*im, as inter-re*aç*es e*tre Estad* </line>
</par>
<par>
<line> e expre*sõ*s religiosas n* </line>
<line> esfera pública *rasileira ex**em uma leitur* de uma sociedade </line>
</par>
<par>
<line> ampla, diversa, plural e que depende ** um Estado capaz de dar respo*tas à* su*s demanda*, </line>
<line> independentem*nte das cren*as particula*es. </line>
</par>
<par>
<line> Portanto, a discussão pela *escrimi*aliz*ção do aborto </line>
<line> em um Esta*o laico- </line>
</par>
<par>
<line> republ**ano e </line>
<line> plur*l pr**isa respei**r os fundamentos do *stado Democ*átic* de Di*eito. * </line>
</par>
<par>
<line> reconhecime*t* e * gar*nti* </line>
<line> de liberdades *ndivi*uais preci*am se pautar e* premis*as que </line>
</par>
<par>
<line> possam </line>
<line> se* unive**alizadas - no sentido de alc**ce, *em prov*ca* exclu*ão, isto é, sem </line>
</par>
<par>
<line> privileg*ar algum dogma religios*. Log*, assi* como de*em ser protegidas respei*ad*s *s * </line>
<line> liberdades religiosas, estas não po*em se* u*ilizada* para *mpor suas crenças à o*tridad* </line>
<line> (STRÜCKER, 2022). Este é o *i*it* *e compat*bilidade ent*e os discursos ju**dicos, políticos, </line>
</par>
<par>
<line> r**i*iosos ideológicos em e </line>
<line> âmbito laico-re*ublicano, a *im de emancipa* sujeitos polít*co* </line>
</par>
<par>
<column>
<row> que lutam p*la auton*mia re*rodutiv*, s**de e *ireitos sexuais d*s mu*heres. </row>
</column>
<par>
<line> 4 </line>
<line> CONSIDE**ÇÕES FINAIS </line>
<line> A análise do pa*el d** *greja* C*istãs na América La*ina, em *elaçã* </line>
<line> aos direitos </line>
</par>
<column>
<row> reprodutivos das mulheres, revela uma interação complex* *ntre fatores reli*i*sos, políti*os, </row>
</column>
</par>
<par>
<line> jurídicos e s*ci*is. </line>
<line> A* Ig*ejas têm, his*oricamen*e, resisti*o a iniciat*vas d* conquista </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> di*eitos sexuais e reprodutivos. </line>
<line> Os </line>
<line> discursos *el*gio*os </line>
<line> contemporâneo* têm **ota*o uma </line>
</par>
<par>
<line> abordage* mais *ofisticada, inc*rpora*do argumentos científi**s e ju*ídico* para refo*çar s*a </line>
<line> posiç*o. </line>
<line> A defesa do direito à in**rrupç*o voluntária da grav*dez tem *ncon*rado te*reno nos </line>
<line> fundamentos dos direito* humanos, mas sua eficác*a re*uer e*tratégias *ais ab*angentes, que </line>
</par>
<par>
<line> vão além *a </line>
<line> invocação de tr**ado* **ternacionais. A construção </line>
<line> de sentid* em torno </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> leg*lidade do a*orto </line>
<line> * um processo comple*o e conte*tualizado, *x*gin*o coa*izões </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> abordagen* se*sívei* às tradições cultura*s e inst*tuiçõ*s l*cais. </line>
<line> N*sse contexto, as *o*tes Co*stituci*nais e*ergem como esp*ços inst**uci*nais mais </line>
<line> imunes à inf*uência fundamen*alista, of**ecen*o uma vi* *lte*nat*va para ava**ar os di*eitos </line>
</par>
<par>
<line> re**oduti*os. Alé* *isso, o des*nvolvimento *nstituci*nal </line>
<line> d* *rganizaçõe* f*m*nist*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> a*iados, incluindo or*anizações de dire*tos humanos e di*sidentes religiosos, desempenha um </line>
<line> Rev. FSA, T*r*sina, v. 21, n. 9, art. 6, p. 111-12*, s*t. 2024 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Lut* pelo* D**eit*s *e*ro*ut*vo* na América Latina: Tec*n*o C*nsid*rações a Respeito da Intervenção </line>
<line> 125 </line>
</par>
<par>
<line> p*pe* crucial na promoção do direito ao a*orto, exp**dindo a base d* *poio e apro*u*dando </line>
<line> o* argumento* em f*vor da liber*ade de es*olha * *a laicidad* das po*íticas p*blic*s. </line>
</par>
<par>
<line> P*rtan*o, a lu*a pelo dire*to ao abo**o na Am*rica Latina * um cam*o </line>
<line> *e batalha </line>
</par>
<par>
<line> multiface*ad*, onde o e*bate e*tre valores r*l*giosos, direitos **ma*o* e justi*a d* g*nero </line>
<line> def*ne a dinâmica social e *olítica, com imp**c*çõe* *r*fun*as par* a auton**ia das mulheres </line>
<line> e a const*ução de socie*ad*s mais justas e inclusivas. </line>
</par>
<par>
<line> * debate em *or*o dos direit*s r*pro*utivos *a Amér*ca Latina abrange </line>
<line> uma *ama </line>
</par>
<par>
<line> *omp*exa de q*estõ*s que vão de*de a a**onomi* reprod*tiva a*é a li*e*dade sexu*l d*s </line>
</par>
<par>
<line> mulhe*es. Este* direitos são intrinsecamente liga*o* ao* *i*eitos *ndivid*ais </line>
<line> e soci*is </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> abrangem não só o direito de ter filh*s, mas também * d*r*ito *e não os te*. </line>
</par>
<par>
<line> É crucia* *istinguir os direitos reprodu*ivos dos d*re*tos sexua*s, embora sejam int*r- </line>
</par>
<par>
<line> r*l*ci*nados. Enqua*to ** d*reitos reprodu*ivos dize* respeito * autonomia reprodu*i*a, </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> dire**os s*xuais e*volve* o p*e** exer*ício da sexualidade, não s* *imi*ando à reprodução. </line>
</par>
<par>
<line> A d*s*en*lização d* aborto não *e *rata apenas de um debate s*bre </line>
<line> os c*rpos das </line>
</par>
<par>
<line> mulheres, mas sim de uma dis*uta pe*o controle da capacidad* r*pro*utiva e da sexua*idade </line>
</par>
<par>
<line> feminina. É u* moviment* em dire**o à </line>
<line> garantia *os di*ei*os individuais * sociais das </line>
</par>
<par>
<line> mulher*s, *uscan*o romper com a histórica *pressão e re*trição de suas es*o*h*s reprod**ivas </line>
<line> e sexua*s. </line>
</par>
<par>
<line> A criminalização do *borto no Bras*l é d*stacad* como uma *uestão </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *nco*sti*u*ionali*ad* perante o *istema Inter*aci*nal de Direi*os *umanos. O* t*at*dos </line>
<line> intern*cionais ra*i*icados pelo Brasil confe*em às m*lhe*es di*eitos reprodutivos, in**u*ndo a </line>
<line> escolha da mate*n*da*e e * autonomia reprodut*va, i*pondo ao país uma obrigaç*o *urídica e </line>
<line> ética *e *escri*inalizar o aborto. </line>
</par>
<par>
<line> Apesar dos indicat*vos da i*por*ância da descriminali**ç** do *borto no Brasil, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> cenár** legis*ativ* mostra *inai* </line>
<line> de re*roce*so devido *s ameaças freq*entes aos direitos </line>
</par>
<par>
<line> reprod*t*vos. Essas tendênci*s representam um des*fio sig*ifica*ivo </line>
<line> p*ra * garanti* do* </line>
</par>
<par>
<line> d*reitos ind*vi*u*is e socia*s *e*acionados à reprodução e à aut*nomia **s mulher*s no país. </line>
</par>
<par>
<line> Embora a l**i*lação bra**l*ir* teoricamente atenda à* de*and*s </line>
<line> dos direito* </line>
</par>
<par>
<line> r**r*dutivos, na p**tica, a f*l*a de acesso a direitos * garantias para quem d*se*a p*anejar s*a </line>
<line> f*míl*a ou op*a* por não t*r fil*os é evidente. A aus*ncia de a*to*omia reprodu*iv* e a falt* </line>
<line> de segura*ça no di*eito de *eci*ir resultam em uma mater*idade com*ulsória, ali*entada </line>
</par>
<par>
<line> pela </line>
<line> cons*rução s*c**l do gên*ro feminino e ***os *is*ursos que redu*em a *de*tidade </line>
<line> das </line>
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<line> mulheres à *eprodução. </line>
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<line> 1) con*epçã* e planejamen*o. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) anális* e interpretação dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) ela*o*a*ão do ras*unho *u *a **vis*o cr**ica d* conteúdo. </line>
<line> * </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) participaçã* na ap*ovação da ver*ão final do manuscrito. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
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<line> Rev. FSA, Teresina, v. *1, n. 9, art. 6, p. 1*1-128, *et. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/*ev*sta </line>
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