<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 9, art. 6, p. 111-128, s*t. *02*
</line>
<line>
ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/202*.21.9.6
</line>
</par><par>
<line>
A L*ta pelos Direitos Reprodutivos *a *mérica La*in*: Tecen** Consideraçõe* * Respeito da
</line>
<line>
*ntervenção *elig*o*a na Legal*zação do Abor** no Br*sil
</line>
<line>
The Fi*ht f*r Repr*d*ctive R*ghts in Latin Americ*: Ma*ing Considerat***s Regardi*g
</line>
<line>
Religious Int*rvention *n the Legali*ation of Abortio* in *razil
</line>
</par><par>
<line>
Alana Taí*e Castro S*rt*ri
</line>
<line>
Mestr* *m Direi*o p*la Universi*a** Regiona* Integrada do Alt* U*uguai e da* Missões
</line>
<line>
Pro*essora da Univers*dad* de Cruz Alta e *a Un*ve*sida*e Regiona* In*e*rada do Al*o Ur*guai e das Miss*es
</line>
<line>
E-mail: alanas@san.uri.br
</line>
<line>
Bianc* Strücker
</line>
<line>
Douto*a *m *i*ei*o pel* Uni**rsidade Regiona* I*tegr*da do Alto d* Uruguai * *a* Missões
</line>
<line>
Professora de D*reito *d*unta na Un**e*sid*de Tecno*ógica Fede**l do Para*á (UTFPR)
</line>
<line>
*-mail: bian*astr*cker@hotm*il.com
</line>
<line>
Ma*ia Edu*rda Batu A**eu
</line>
<line>
Gradua*da em Direito p*la U*i*ersidade de Cruz Alt* (U*ICRUZ/R*)
</line>
<line>
E-mail: m**iedua*dababreu@gmail.com
</line>
</par><par>
<line>
En*ereço: **ana Taíse Castro Sartori
</line>
</par><par>
<line>
*ua Perob*, n. 222, Reserva das Missões, *anto
</line>
<line>
E*i*or-Chefe:
</line>
<line>
D*.
</line>
<line>
Tonny
</line>
<line>
Ker*ey
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
A*enc*r
</line>
</par><par>
<line>
Ângelo/RS, CE*: 98803620, Brasil.
</line>
<line>
Rodr*gues
</line>
</par><par>
<line>
Ende*eço: *i*nca St*ücker
</line>
</par><par>
<line>
Rua Floriano P*ixoto, n. 845, *pt* *04, Cent*o, Ijuí/*S,
</line>
<line>
Arti*o *eceb*do em 21/06/2024. Últ*ma
</line>
<line>
v*rsão
</line>
</par><par>
<line>
CEP: 987000*0, Brasil.
</line>
<line>
recebid* e* *2/0*/2024. Apro*ado em 03/06/2*24.
</line>
</par><par>
<line>
E*dereço: Mari* Eduarda Ba*u Abreu
</line>
</par><par>
<line>
Rua dona sinhá, n° 138, Sã* Ge*ar*, Cruz Alta/RS - CEP
</line>
<line>
Avaliado pel* siste*a Tr*ple Review: Desk Review a)
</line>
</par><par>
</page><line>
98*25240, Bras*l.
</line>
<line>
pe*o Editor-C*efe; e b) Double Blind Review
</line>
<line>
(ava*iação ceg* *or dois avaliadores da área).
</line>
<line>
Re*i**o: G*amatica*, *orm*ti*a * *e Formata*ão
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. T. C. *artori, B. *trücker, M. E. B. *b*eu
</line>
<line>
112
</line>
</par><par>
<line>
R*SUMO
</line>
</par><par>
<line>
O presente estudo ab*r*a * luta por dir*itos reproduti*o* *a *m**ica Latina, de*imitando-se
</line>
<line>
ao est*do *as in*luência* dos movim*ntos re*igiosos no processo de conquista a ess** direitos.
</line>
<line>
No est*do, realiza-se uma breve an*l*se do cen*rio latin*-a*e*icano em relação aos avanços e
</line>
<line>
*etroces*o* da garantia dos dire*tos rep*o*utivos das mulheres, com o *bje*ivo de exam*na* as
</line>
<line>
perspec*ivas brasi*eiras e* r*la**o à r*a*i**ção da a*ton*m** rep*odu*i*a de s*a pop*lação
</line>
</par><par>
<line>
femi*i**, bem com* as lim*tações **l*ticas, legi*lativas, religiosas e soc*oculturais do
</line>
<line>
país
</line>
</par><par>
<line>
que dificultam * implementação desses dire*tos. A metodologia utilizada poss*i como *odo
</line>
<line>
de raciocínio a de*ução, com a*ord*gem an*l*tico-*nterpretativa e proce**men*o
</line>
<line>
bibliogr*fico.
</line>
<line>
Palavra*-chave: Direitos reprodutivos. América **tina. Intervenção *eligiosa. Legalizaç*o
</line>
<line>
do ab*rto. Brasil.
</line>
<line>
ABSTRA*T
</line>
<line>
The present study addresses *he figh* for *eproductive rights in *atin Am*rica, limit*ng itself
</line>
<line>
t* the s*udy o* the in*luences of religious m*vements in the proc*ss *f achieving t*ese rights.
</line>
<line>
In the stu*y, a brief ana*ysis of the Lat*n American sce*ario is carried out ** relation to t*e
</line>
<line>
advances an* setbacks in guarante*i*g wome*'s *eproductive rights, w*th the aim *f
</line>
<line>
examining Brazi*ian *e**pectives in rel*tion t* the achie*ement o* reproductive autonom* of
</line>
</par><par>
<line>
*t* fem*le
</line>
<line>
popula*ion, as well
</line>
<line>
as the *ol*tica*, legislativ*, re*igio*s and soc*oc*ltural
</line>
</par><par>
<line>
limitat**ns of the **untry that hin*e* the implem*nta*io* *f these rights. Th* m*thodology
</line>
</par><par>
<line>
used has deduc*ion as its mo*e of reasonin*, with an a*alytical-i*te*pre*ive
</line>
<line>
ap*roach and
</line>
</par><par>
<line>
bib*iogra*hic procedure.
</line>
</par><par>
<line>
Keyw*rds: R*pr*duc*ive rights. L*tin Ame*ica. R*l*gious Inter*e*ti*n. *egal*zation of
</line>
<line>
*bortion. B*azil.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teres*na, v. 21, n. 9, art. 6, p. 111-128, s*t. 2024
</line>
<line>
www4.*sanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Luta pelos **reitos Repr*dutivos *a América Latina: Tecendo Considera*ões a Respe*to da I**er*enção
</line>
<line>
113
</line>
</par><par>
<line>
1 INT*ODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
* **esent* estudo a*orda a luta por dir*itos *e*roduti*o*
</line>
<line>
na *mér*ca La*i*a,
</line>
</par><par>
<line>
delimitando-se ao estudo das in*luências dos m**imentos religio*os no proces*o de *onqui**a
</line>
</par><par>
<line>
* esses dire*tos. No est*do, realiza-se um* br*ve análise
</line>
<line>
do cenário lati*o-am*ricano
</line>
<line>
*m
</line>
</par><par>
<line>
relação ao* avanços e r**rocess*s da gara*tia do*
</line>
<line>
direitos reprodutivos das mul*eres, c**
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
objetivo d* exami*a*
</line>
<line>
** p*r*pect*v*s bras*leiras em re*açã* à r**lização da *utonomia
</line>
</par><par>
<line>
reprodutiva de sua po*ul*çã* feminina, bem como as limitaç*es política*, legislativas,
</line>
<line>
religi*s*s e *oci*culturais *o p*ís q*e **ficultam a imp*e*entação desses dire*tos.
</line>
<line>
Levando em consi*er*ç*o a emer*ênc*a do funda**nt*l*smo religi*s* na América
</line>
</par><par>
<line>
Latina, * dis*****o em
</line>
<line>
tor*o de seus impactos
</line>
<line>
para * reconhecimento de novos direitos se
</line>
</par><par>
<line>
m**tra contem**r*nea e im*ortante *ar* a ma*u**nção d* s*stema d**ocrático. N*sse
</line>
</par><par>
<line>
sentido, a metodol*gia utiliz**a p*s*ui c*mo modo
</line>
<line>
de raciocí*io
</line>
<line>
a
</line>
<line>
deduç*o, par*indo-se de
</line>
</par><par>
<line>
du**
</line>
<line>
premissas m*iores: direi*os reprodu*ivo* e f*n*am*ntalismo relig**s*, e
</line>
<line>
afunilando
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*e**tica
</line>
<line>
pa*a se d*mon*trar as *elaç**s *ntre
</line>
<line>
direi**s repr**utivos e fundamenta*ismo
</line>
</par><par>
<line>
re*ig*oso no con*exto latino-ame*icano. A abo*dagem da pes*u*sa * ana*ítico-in*erpr*tativa,
</line>
</par><par>
<line>
poi s s *
</line>
<line>
*u**a obser*ar dados e fenômen*s
</line>
<line>
iner*nte* à realidad* latin*-a*er**ana p*ra
</line>
</par><par>
<line>
interpretá-los no c*nte*to da discussã* e*tre *irei**s reprodut*vos e f**dame**alismo
</line>
<line>
r*l*gi*s*.
</line>
<line>
2 REFERENCIAL TEÓRI*O
</line>
<line>
2.1 Os Direitos R**r*duti*os *a Am*ri*a Latina Fre*te *o F*ndame*tal***o Religi*so
</line>
<line>
A termin*log*a direitos reprodutivos foi introduzida pela *rime*ra vez na Conferência
</line>
<line>
Intern*cional da Saúde da Mul*er, realizada em Amste*dam em 19*4. Esse termo expre*sa**
</line>
<line>
um conc*i*o mais *brange*te e apro*ri*d* p*ra a t*mática, o*ten*o *onse*so global sobre s*a
</line>
<line>
utilização n*s ano* *egui**e* (COR**A; ÁVILA, *0*3).
</line>
<line>
Os dir*itos reprodutiv*s e*tão *ir*tame*te *igados aos direitos individuai* e so**a*s que
</line>
</par><par>
<line>
abrangem a *e*ualidade * * reprodução. Trat*-se
</line>
<line>
do direit* subjetivo que c**cede
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
*nd*v*duo a *iberda*e d* e*ercer s*a autonomia repro*utiva (V**TURA, 20**). A dis*ussão
</line>
<line>
sobr* o* direito* reproduti*os envolv*, po*tanto, tan*o o direi*o de t*r *i*hos quan*o o direito
</line>
<line>
*e não *s ter. Esses conceitos geram um* série de out*os *ire*tos *elaciona*os à re*rodu*ão,
</line>
<line>
como, por exemplo, o direito da int*r*upção volunt*ria da gravidez (R*POSO, 2**5).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina PI, v. *1, n. 6, *rt. 14, p. **1-128, set. 2024
</line>
<line>
www4.*san*t.com.br/**vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. T. C. Sa*tori, B. Strü*ker, M. E. B. Abreu
</line>
<line>
1*4
</line>
</par><par>
<line>
*mbora os dir*ito* r**rodutiv*s estejam ligados * autonomia *epro*ut*va, é *rucial
</line>
<line>
desta*ar q** não *evem ser confun*idos co* os di*eitos *e**ais. Os direitos sexuais referem-
</line>
</par><par>
<line>
se ao pleno *xercício
</line>
<line>
*a sexual*dade (*TRÜCKER, 2*2*). Emb*ra
</line>
<line>
inter-r*lacion*do*, o
</line>
</par><par>
<line>
dir**to à *exualidade *ão de*e s** limit*d* ao direit* à r*produção, e os direitos sexuais não
</line>
<line>
devem se re**r*ngir à sex*a*idad* não-reprodutiva (LI*A, 2014).
</line>
<line>
Ao long* da hi*t*ria, ** d*nominações rel**io*as, princi**l*en*e *e matriz *ris*ã,
</line>
<line>
*ese*penh*ram um pa*el con*iderável contra inic*ativas em favo* dos dire*tos reprodut*vos e
</line>
<line>
da de*crimina*ização ** aborto nos país*s da *mérica Lat*na. O contexto lat*no-american* é
</line>
<line>
hist**icamente marcado por sucessivos processos de dominaç**, dent*e os *uai* destaca-se a
</line>
</par><par>
<line>
catequização do* povos
</line>
<line>
*riginários do continente. No proces*o de *ol*niz*ção *uropeia,
</line>
</par><par>
<line>
*irmou-se
</line>
<line>
uma parc**ia en*** metróp*le colonizad**a e *greja Catól*ca. Essa
</line>
<line>
parc*ria se
</line>
</par><par>
<line>
manteve m*smo após a indep*ndência do *aís e * período da pri*eira repú*lic*, sendo que a
</line>
<line>
I*reja atuav*, de fato, como uma *nstitui*ão e*tatal na regulament*ção da v*da ** so*iedade.
</line>
<line>
*a c*ntemporanei*ade, *bserva-se a insurgê**ia da religião no esp*ço *úblico latino-
</line>
<line>
american*. A revi*alizaçã* po*ítica da relig*ão *oi prevista por Habermas (2007) co*o um
</line>
</par><par>
<line>
fe*ôme*o
</line>
<line>
*e ret**no da r*l*gi*o no espaço p**lico,
</line>
<line>
em um processo de *ós-*ecularização.
</line>
</par><par>
<line>
Nessa s*n*a, Joanildo Buryti (201*) *d*n*ifica
</line>
<line>
o fe**meno d* religião públ*ca *m duas
</line>
</par><par>
<line>
in*erfaces: na *rime*ra, a religião passa a ocupar espaços
</line>
<line>
públicos da tomada *e d*cisã*
</line>
</par><par>
<line>
colet*v* e, na segu*da, * religião constit*i um pró**io espaço coleti*i*ado, co* discursos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
v*lores próp*ios qu* demanda* junto ao poder pol*tic* d* Es*ado.
</line>
</par><par>
<line>
Uma das p*i*cipais c*racterísticas dessa* investidas religiosas *o e*paç* pú*lico de
</line>
<line>
paí*es latino-*meri*anos é o fundamentali*mo. C*nforme ensina Maga*i C*nha, o
</line>
</par><par>
<line>
fund*me*talismo
</line>
<line>
não é uma tendênci* apena* religiosa: ele
</line>
<line>
pode se manifestar e*
</line>
<line>
diversas
</line>
</par><par>
<line>
área* c*mo * política ou a eco*om*a. Por fund*me*talismo relig*oso, c**p**ende-se:
</line>
</par><par>
<line>
Uma visão de mundo,
</line>
<line>
um* interpretação *a realidade, com matriz religio*a,
</line>
</par><par>
<line>
c*mbinada *om ações políticas decorrentes *ela, par* o en*raquec**ent* dos
</line>
<line>
proc*s*os demo*rá*ico* e dos direi*os sexu*i*, re*rod*tivos e das comun*dades
</line>
</par><par>
<line>
tradicio*ais, políticas de valoriza*ã*
</line>
<line>
da p*uralid*de e *a div*rsidade, *um
</line>
</par><par>
<line>
condi*i*namento mútuo. Não são homogêneo*, sã* d*ver*ificados, forma*os por
</line>
<line>
difere*te* g*up*s qu* têm ** co*um inimig*s a c*mbater com ações di*tintas no
</line>
<line>
espaço públic*. *or isso, o c*ráter basilar *os f***amental*sm*s é o oposicionismo.
</line>
<line>
(*UNHA, 20*0, p. 26).
</line>
<line>
Pode-s* diz*r qu* o f*ndamen*alis*o é um esquema hege*ônico, que opera de fo*ma
</line>
</par><par>
<line>
inte*ectua*, simbólica e linguíst*ca. No contexto religioso, as
</line>
<line>
c*ndutas fu*damentalistas
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina, *. 21, n. *, art. *, p. 11*-128, set. 202*
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Luta pelos Di*eitos Repr**uti*os na Amé*ica Latina: *ec*ndo Con*ideraç*es a Respeito da Inte*venção
</line>
<line>
115
</line>
</par><par>
<line>
comu*ente s*o **te*nal*zada* *ela utilização d* dog**s religiosos, advindos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
interpreta*ões literais do tex*o bíblico, pa*a justific*r a manutençã* d* situaçõe* de
</line>
<line>
de**guald*d*, intol*rância e violação de dir*i*o* ***anos.
</line>
<line>
*or outro lado, os dis*ursos r*li*iosos, atualmente, t*mbém *ê* acolhido estratégias de
</line>
<line>
*pr*priação *e a**ume*tos científicos e juríd*cos c*m* forma de legitimar-se. *sta es*raté*ia,
</line>
<line>
que mescl* e*em**tos t*oló*icos e científicos, instrumentalizan*o-os p*ra conclusão *á
</line>
<line>
defi*ida, foi utiliz**a p*r diversos rep*esentantes rel*giosos nas discussões Públ*cas a**rca da
</line>
<line>
Arguição de Descumpri*e*to d* Prece*to Fundamental (ADPF) 442, *unto ao Su*remo
</line>
<line>
Tribunal Fede**l (STF) (STRÜC*ER, 2022). Pode-se citar a questão da defe*a da ideia de que
</line>
<line>
a sacralid*de da vida se dá desde a co*cepção, a partir de desc*berta* científicas * r*s***to d*
</line>
<line>
DNA (*AÚNDES; D*FAGO, 2013).
</line>
<line>
A descoberta do DNA passou a ser emprega*a p*la Igreja como uma evid*nc*a de que
</line>
</par><par>
<line>
a vida existe desde a c**cepção. **** e*tendi*e*to
</line>
<line>
t*m sido empreg**o como arg*mento
</line>
</par><par>
<line>
p*ra atri*ui* ao feto o statu* de pessoa jurídica, suje*to à pr*te*ão integral, espe*ialment* e*
</line>
</par><par>
<line>
relaç*o ao seu direito *nalienável à vida (FRAÚNDES; DEFAGO, 20*3). Con*udo,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*valia*ão s*bre a existê*cia de um* pe*soa como sujeito de d*reitos, além do reconheci*ent*
</line>
<line>
*a existênci* de v*da, co*st*t*i *ma q*e*tão moral que *ão está sujei** à prim*zia ** decisão
</line>
<line>
da I*reja em um* sociedade demo*rática.
</line>
<line>
*ara Fa*ndes e Defago (2013, p.29):
</line>
<line>
Cualq*i** noción re*pecto *el momen*o en q*e *e inicia la vida de un nuevo in*iv***o
</line>
<line>
humano, como de su ca*ácter jurídico, no re*r*senta un *odo de d*scubr*r **a v*rdad
</line>
<line>
ins*ripta e* un cigoto; ni u*a dec***ficaci*n de un código genét*co que no* ilumina
</line>
<line>
una rea*idad n*u**al sobre el comie*zo de l* v*da; menos aún, una *erdad a*parada
</line>
<line>
en *n derecho fundame*tal presente en una esencia *atural y universal. Por el
</line>
<line>
co*trario, represe*ta una p*oducci*n de *entido extrem*dame*t* conting*nte, donde
</line>
</par><par>
<line>
se entremez*l*n nocio*es fi*os*ficas morales de *o que sería el ser hu*ano y s*s y
</line>
<line>
proce*os *itales, metáforas e ide*logías a*erca *e *o que det*rmina * reg*la la vida, e
</line>
<line>
imaginario* s*br* la existe*cia d* un con*cimiento transparente y *eu*ral1.
</line>
<line>
A influ*n*ia do* fatore* re*igi*sos fundamentalis*as na esfera estat*l é um dos
</line>
<line>
princ*pais obstáculos *ara o avanço do* d*reitos sexuais * reprodutiv*s, es*ecialment* no qu*
</line>
<line>
*iz respeito à legalizaçã* do aborto n* Améri** Lati*a. O Estado conc*ntra o debate i*restrito
</line>
<line>
1 Tradução livre: Qualqu*r noção sobre o m*mento em que começa a vida de um novo indivíduo **man*, *em
</line>
<line>
como sobre o seu cará*er **rídi*o, não representa uma forma de descobrir uma verdade inscrita num zig*to; *e*
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
de*odificação de *m *ódigo gen*tic* que ilumine uma
</line>
<line>
realidade neutra *obre o início da vida; menos ain*a,
</line>
</par><par>
<line>
uma v*r*a*e protegid* po* um direito fundame*tal present* *uma essê*c*a
</line>
<line>
natural e *nive**al. Pelo
</line>
<line>
contrário,
</line>
</par><par>
<line>
re*r*senta uma produção de sen*ido *xtremamente contingente, *nde n*ções
</line>
<line>
fi*osófic*s e morais sobre o que
</line>
</par><par>
</page><line>
seria o ser humano e seus processos vitais, metáfo*as e ideologias sob*e o que d*te*mina e *e**la * vid*, e
</line>
<line>
imaginários sobre a existência *e con*ecimentos *ran*pa*e*tes e neutros.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin* PI, v. *1, *. 6, a*t. 14, p. **1-1*8, set. 2024 www*.fsan**.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. T. *. Sa*tori, B. *trücker, M. E. B. Abreu
</line>
<line>
116
</line>
</par><par>
<line>
n* b**ca pelo consenso *aci*nal sobre a* questões de interesse do *ov*, nã* interferindo nos
</line>
</par><par>
<line>
proc*ssos indi*iduais
</line>
<line>
de l*berdade, inclusive os de crença. *or ou*ro lad*, em u*
</line>
<line>
contexto
</line>
</par><par>
<line>
púb**co, repub*ica*o e laico não se *ode admitir que *ogmas religi*sos de d*termina** grupo
</line>
<line>
ou i*divíduo se imponham *os di*cu*s*s de j*st*ficação normativ*.
</line>
<line>
O enqua**amen*o dos di**itos humanos é u* co*pon*nt* esse*cia* na d*fesa da
</line>
</par><par>
<line>
de*cri*inalização da *nte*rupção volunt*ri* da gravidez. No e*tanto,
</line>
<line>
par* influenciar
</line>
<line>
*s
</line>
</par><par>
<line>
*ontextos polí*icos nacionais,
</line>
<line>
não *asta i*vocar os direit*s humanos das mulher**
</line>
</par><par>
<line>
consag*ados ** tratados i*tern*cio*ais e c*nfirmados *elo* órg*os de monitoramento
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
c*mpr*men** dos t*at*dos *m casos rel*cio*ados a* *borto *egal. Os proc*ssos d* cons*r**ão
</line>
<line>
de sentido em t***o da l*galidade ** aborto mos*ram-se muito mais co*plexo* em *í*el loca*
</line>
<line>
e **querem um* construç*o mais elab*rada, que inclui a formação de *oaliz*es em cont**tos
</line>
<line>
es*ec*ficos e o trabalho c*m tra*içõe* culturais e i*st*tuições locais (SW*N, 2007)
</line>
<line>
O discurso r**igioso assimilou a *utorida*e da ci*ncia para *uestões jurídi*as sobre a
</line>
<line>
vida d** pessoas, espec*alme*t* *ara *u*t**ica* a ma***enção do control* sobre os corpos
</line>
</par><par>
<line>
feminin** (FEYERABEND, 201*). Nos países
</line>
<line>
da *mérica La*ina, ess* controle se *estaca
</line>
</par><par>
<line>
especialmente no *mbito
</line>
<line>
da sexu**idade. A sexualidade en*ontra-se no ponto crucial
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
ju**ão entr* a biopolítica e o pod*r disciplinar (FOUCAULT, *005).
</line>
<line>
A vida das mu*her*s latin*-americanas ilu*t** claramente *ssa característica d*
</line>
<line>
biopoder, uma vez que, mesmo em locais onde o aborto * l*gal, como na Cida*e do México e
</line>
</par><par>
<line>
n* *r*gu*i,
</line>
<line>
a
</line>
<line>
au**nomia da mulher muita* ve*es não é plenamente
</line>
<line>
preser*ada (L*MAS,
</line>
</par><par>
<line>
2014). A op*essão d*s *ulheres nas sociedades é resu*ta*o de uma compl*xa *e*e de fator*s
</line>
</par><par>
<line>
biológicos,
</line>
<line>
**cioló**c*s, econômicos, *ntropológicos, psicológ*c*s e e*ucaci**ais. Os
</line>
</par><par>
<line>
fundamentos que permeia* ess*s aspe*tos
</line>
<line>
t*m sua
</line>
<line>
o**g*m na ideia
</line>
<line>
preconcebida da suposta
</line>
</par><par>
<line>
fra*i*idade do s*xo fem*n*no (MILLE*, 1*75).
</line>
<line>
Nesse s*ntido, o próp*io concei*o de gêner* é uma construção hist*ric* *** precisa *er
</line>
<line>
reconside*ada * en*endida dentro de um co*texto. **sa proposta nos leva a reflet*r sobre como
</line>
<line>
a naturaliza**o de cor*os, sexu**i*a*e, reprodução * feminil*dades *e*ul*o* na criaç** de
</line>
</par><par>
<line>
muitas restr*çõ*s identi*árias, incluindo a
</line>
<line>
imposição *a ma*ernid*d* co*o uma obrigação
</line>
</par><par>
<line>
e*c*usiva das m*lheres, limit**do as fo*mas pela* **ais elas são c*n**der**as p*enamente
</line>
<line>
humana*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresin*, v. 21, n. 9, art. 6, p. 11*-128, set. 2024
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.*r/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* Lut* pe*os Direitos Reprodutivos na *mérica Latina: Tecendo Consider*ç*es a Respe*to da Inter*enção
</line>
<line>
117
</line>
</par><par>
<line>
3 RES*LTADOS E DIS**SSÕES
</line>
</par><par>
<line>
3.1 Mulher*s Latino-America*as * a Lut* por Direitos Reprodutivos
</line>
</par><par>
<line>
A d*s*enalização do aborto não se trata
</line>
<line>
apen*s de um *ebate sobre
</line>
<line>
os *o**os
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
mulhere*, ma*
</line>
<line>
sim de **a *onga disp*ta pelo c*ntrole da c*pacida** rep*o*utiva e
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
sex*ali*ad* feminina (RICH, 2010). * *deia de que a repro*ução define a ide*tidade femin*na
</line>
<line>
impõ* às *ulheres um d*stin* limitado e deter*in*do. Essa imposição da materni*ade tem
</line>
</par><par>
<line>
*ido um meio de controlar o corpo, a sexualidade, * co*po*tamento e reprodução a
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
mulheres (SWAN, 20*7). Nesse sen*ido, a Am**ica Latina é palco desse em*at* entre o poder
</line>
</par><par>
<line>
p*b*ico, e*ti*ades reli*iosas e *ovimentos
</line>
<line>
co*e*ivos de mu**eres *cerca do re*onhecimen*o
</line>
</par><par>
<line>
*e dire*tos *eprodutivos.
</line>
</par><par>
<line>
Na A*gentina, a C*mpanha Naci*nal *elo Aborto Legal, Seguro e Gratuito, lança*a
</line>
<line>
em *013 pelos movimentos de mulheres conquisto*, em 2018, um *r*jeto de L*i *iante do
</line>
</par><par>
<line>
*oder legisla*ivo
</line>
<line>
nacion**. Contudo, *o *no
</line>
<line>
de *016, com
</line>
<line>
a pres*dência
</line>
<line>
assum*da
</line>
<line>
por
</line>
</par><par>
<line>
Ma*rício Macri e diante de mass*vas investidas da *olí*ic*
</line>
<line>
neoliberal e de movi*entos
</line>
<line>
p* ó-
</line>
</par><par>
<line>
v*da, *in*a em
</line>
<line>
2018, a Câmara
</line>
<line>
de Deputado* A*ge*tina apr*vou o Projeto de Lei, por*m,
</line>
</par><par>
<line>
ho*ve a *u* reprovação
</line>
<line>
p*r p*rte do Se*ado. Em 2**9, vários *a*tidos polít*cos pró-vida,
</line>
</par><par>
<line>
baseados ** uma cosmovi*ão religiosa, u*iram-s* em
</line>
<line>
u*a Frente em defesa da famíl*a
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
contr* a \id*ologia de gêne*o\, ev*denciando a a*ticul**ão d* u* **vime*to p*l*tico-*ocial
</line>
<line>
de agenda re*igios* e conservado antidireitos sexuais e reprod*tivo* da* mulheres (CUNHA,
</line>
<line>
*020).
</line>
<line>
Nas *leiçõe* arg*nt*nas de 2019, diante do *escon*entamento da população com as
</line>
</par><par>
<line>
falhas
</line>
<line>
da *mplementação da política neol*bera*
</line>
<line>
*a presidência de Macri, houve a e*eição
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Alberto Fernandez (presidente) e Cristina K*rchner (vice-pr*siden*e), em *m exp**ss*vo
</line>
</par><par>
<line>
m**imento d*
</line>
<line>
superaçã* da política fundamentalista anterior. (Cunha, 2020). Em
</line>
<line>
2020,
</line>
</par><par>
<line>
*urante
</line>
<line>
a Pand**ia
</line>
<line>
da *ovid-19, o Congr*sso Nacional da Argentina aprovo*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
desc**minalizaç*o do a*orto, c** base *o Projeto de Lei apr*sentado aind* em 2018. A então
</line>
<line>
Lei n. 27.610/2021, ** *ei de Acesso * *nterrupção Voluntária da *r*videz (*VG), dispõ* qu*
</line>
<line>
toda mulher gestante po*erá acionar o sistema de saúde req*erendo a i*terr**ção voluntária *a
</line>
<line>
gravidez até a 14ª semana de ges*ação. Em cas*s de estupro ou de ri*co de vida da ges*an**, a
</line>
<line>
interrupção *oluntária da gravide* poder* ser r*queri*a a qualquer tempo (Argen*i*a, 2021).
</line>
</par><par>
<line>
Contudo, nas ele*ções presidenciais de 2023, o c*ns*rvadorismo
</line>
<line>
*a extre*a-direita
</line>
</par><par>
</page><line>
volta a ass*mi* *s cargos p*lí*icos de pod*r com a *leição de Javier Milei par* a *re*idênc*a.
</line>
<line>
R*v. FSA, Teresi*a PI, v. 21, n. 6, art. 14, p. 1**-128, *e*. 2024 www4.f*ane*.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. T. C. Sartori, B. Strück*r, M. E. *. Abreu
</line>
<line>
118
</line>
</par><par>
<line>
Já n* iníci*
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
2024, deputados apoia*ore* de Milei apresentaram um Proj*to de *ei *ue
</line>
</par><par>
<line>
crimi*aliza,
</line>
<line>
novam*nte, a
</line>
<line>
interrup*ão *olu*tária da gr*vi*e* na Ar*entina (CNN BRASIL,
</line>
</par><par>
<line>
2024).
</line>
</par><par>
<line>
Na Col*mb*a, po* outr* l*do, em 20*6, a descrimi*alização *arcial d* a*orto já hav**
</line>
<line>
sido aprovada. *m 2016, contudo, ocor*eu uma das m*ior** polêmicas nacionais sob*e o tema,
</line>
</par><par>
<line>
c** apresent*ç*o d* um Proj*t* a
</line>
<line>
de *ei que
</line>
<line>
objetiva*a a descriminalização da interrupção
</line>
</par><par>
<line>
*olu*tária da gravidez. Na ép***, inú*eros *ovimentos pró-v*d*, ar*iculados principalmente
</line>
</par><par>
<line>
com
</line>
<line>
as
</line>
<line>
denominaçõe* r*ligiosas católica e evangé*ica, pressio*aram *s in*tâncias
</line>
<line>
de poder
</line>
</par><par>
<line>
polític* para i*pedi* a aprova*ão do p*ojeto. O aug* da p**ssão *e tais m*v*me*t*s ocor*eu
</line>
</par><par>
<line>
co* a nom*ação do autoproclamad* *atóli*o *onservador A*ejandro *rdoñéz para
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
Procurado*ia Geral da Nação (CUNHA, 202*).
</line>
</par><par>
<line>
A reali*ade *olombia*a refl*te *ma alta ta*a de criminalid*de, principalmente ad*inda
</line>
<line>
*e grupo* armados, bem com* de corrupção no poder púb*ico. Nes** cont*xto, * luta pelos
</line>
<line>
direi**s reprodutivos das mulheres co*ombia*a* coexiste com tentativa* *o poder públi*o em
</line>
<line>
diminuir os índices de criminalidade, o*erecendo o**sição aos grup*s a**ados, bem como
</line>
</par><par>
<line>
com *archas pelo fi* d* co*ru**ão *o paí*,
</line>
<line>
em u*a di*puta co*plex* * que envol*e*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
a*sassinato de d*ve*sos *tivistas pel*s direitos sociais. Entre *ais embates, *ntre n*vembro de
</line>
</par><par>
<line>
20*9 * janeir* de 2020 realizara*-s* manifestações soci*i*
</line>
<line>
pacífi*as, porém, c*m alta
</line>
</par><par>
<line>
rep*essã* *a fo*ça *e po*í**a do Estado que, inc*usive, geraram trê* mortes, diver*os feri*os e
</line>
<line>
presos (**NHA, 2020).
</line>
</par><par>
<line>
Diante da realida*e de d*samp*ro do p*der p*blico e da violênci* c*vil e policia*,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
população *ol*mbiana fez
</line>
<line>
in*urg*r *eu d**conte*tamento com décadas de política *epressiva
</line>
</par><par>
<line>
di*nte da *l*i*ão, em 2022, do pre*ide**e G*stavo Petro,
</line>
<line>
cujas pautas incluí*m a defesa dos
</line>
</par><par>
<line>
dir*itos civis e soc**is. Em
</line>
<line>
u*a reviravol*a h*stórica, no mes*o ano, *o mês de *evereiro,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
Corte *on*titucional Co*ombi**a, tr*bunal má*imo do paí*, decr**ou a *onstitucional*dade da
</line>
<line>
descri**nalização *a interrupção voluntária da g*avide* at* a 24ª *emana de ge*taç*o, a partir
</line>
<line>
da *entencia C-0*5-22 (Corte Constit*cional, 2*22).
</line>
<line>
O Pe*u, p** outro lado, possu* um **stór*co de violação **s direitos e a*s corpos das
</line>
</par><par>
<line>
mulheres, *ifere*te de out*os países la*ino-ameri*anos, rela*ionado, prin*ipal*en*e, com
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
intens* vio**nci* d*s i*stituiçõ*s es*atais e com a f*rte representação religiosa nas esfera* de
</line>
<line>
po*er. A partir da década de 1990, so* o go***no ditatoria* de Alberto Fujimori, as mulheres
</line>
<line>
peruanas enfrentaram uma i*tensa onda d* viol*ncia, *r*nc*palmente, dian*e das ester*lizaç**s
</line>
</par><par>
<line>
forç*das. O C*ngre*so peruano também manteve,
</line>
<line>
*uran*e década*, *s bancadas religiosa*,
</line>
</par><par>
<line>
com r*presentaç*es *atólicas e
</line>
<line>
evangélic*s, o que
</line>
<line>
ocasio*ou u*a bar*eira para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *e*esina, v. 21, n. 9, art. 6, p. 111-*28, se*. 2024
</line>
<line>
www4.fs*net.com.br/rev**ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Luta pelos Direitos Re**odu*ivos na Amé*ica *atina: Te*endo Consi*erações a Resp*i*o da Int*rv*nção
</line>
<line>
119
</line>
</par><par>
<line>
recon*eci*en*o *e d*reitos sex*ais e repr*du*ivo* no paí*. Ap*n*s em 2014, no Peru, o aborto
</line>
<line>
terapêutico *oi **gul*m*ntado. A legislaç*o peruana *á previ* essa modalidade de interrupção
</line>
<line>
voluntária *a gravidez desde 19*4, porém o institut* legal care*i* de r*g*lamentação pró**ia
</line>
<line>
p*ra *ua i*plementação (*UNH*, 2020).
</line>
<line>
Em **16, as ma**f*stações sociais em prol do reconhecimento de direit** sexuais e
</line>
<line>
r*prod*tivos g*raram uma onda *e movimen*os *eac**nários, c*jo ápice **i o lançamento da
</line>
</par><par>
<line>
campanha Co* mis Hijos no te Met*s, que disseminava de*inf*r*ação
</line>
<line>
nas *edes sociais.
</line>
</par><par>
<line>
Diante desse cen**i*, diver*os es**ndalos de *orru*ção fragilizar** * co*fiança *a p*pulaç*o
</line>
</par><par>
<line>
nas institui*ões e**atais,
</line>
<line>
ca*sando
</line>
<line>
uma revi*avo**a hi*t*ric* nas eleições de 2020, com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
sufocam*nto *as *ge*das pol**i**s *orais em detrime*to de agendas de d*r***o* s*ciais e *os
</line>
<line>
povo* originários (CUNHA, *020). A posse do *nt*o presidente eleito Pedro Casti*lo ocorreu
</line>
<line>
apenas um *ês após a sua ele*ç*o (j*lho de 2020), ap*s a justiça peruan* rejeitar as *nvest*das
</line>
<line>
antid**ocráticas de K*i*o Fuj*mor*, então cand**a*o à presidên*ia derrota*o.
</line>
</par><par>
<line>
Co*t*do, * Peru enco**ra-se, at*almente, *m
</line>
<line>
u*a das maiores *rises po*íti*as d*
</line>
</par><par>
<line>
históri*. O sistema político perua*o difere do
</line>
<line>
*rasileiro, po*s s* trata d* uma república
</line>
</par><par>
<line>
*arlam*ntari*ta, *a q*al o ch*fe de Est**o é repre*entado pelo *residente e o chefe de
</line>
<line>
Go*er*o pelo Pr*meiro *inist*o. Em *022, o entã* pre*idente ele*to P*dro C*s*ill* i**ci*u um
</line>
<line>
m*v**ent* para a dis**lu*ão do parlamento per*a*o, decret**do um g*verno ** emergência.
</line>
</par><par>
<line>
C ont udo,
</line>
<line>
* Suprema Co*te do Peru
</line>
<line>
c*nsiderou a atit*de c**o um golpe de Estado
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
determinou a de*ti**ição de Castill* do car*o de
</line>
<line>
pres*dência, vind* a assumir sua vice, Dina
</line>
</par><par>
<line>
Bo**a*te. Pedro C*stillo foi co*denado à prisã*. Atual*ente, portanto, no paí*, há uma g*a*de
</line>
</par><par>
<line>
i*stabilidade política e *oci*l, inc*usive, ma*ifes*açõ*s em p*ol de uma
</line>
<line>
nova con*tituinte.
</line>
</par><par>
<line>
Ness* cená*io
</line>
<line>
de fragili*a*e, os *ireitos sexu*is * reprodutivos n*o estã* *e**o levados em
</line>
</par><par>
<line>
pauta.
</line>
</par><par>
<line>
R*centemente, diant* da di*icul*ade de avançar na descr*mina*ização
</line>
<line>
da
</line>
<line>
interrupção
</line>
</par><par>
<line>
*oluntária
</line>
<line>
da
</line>
<line>
gra*i*ez através *os ó*gãos p*lít*cos, orga*izações f*ministas na Améri*a
</line>
</par><par>
<line>
Latina têm recorrido à* cort*s nacionais, espe*ialmente às cortes c*nstitucion*i*. Nessas
</line>
<line>
*ircu*stância*, onde h* a influência *e atore* fundame*talistas nos pode*es po*ítico* do
</line>
<line>
Estado, as Cort*s Constitucio**is têm se mostrado *spaços institucionai* mais *sol*dos dessa
</line>
<line>
influência, com disposição para defender a laicidade em *eus pro*essos de*i*órios.
</line>
<line>
(MCCARTHY; ZALD, 197*).
</line>
</par><par>
<line>
No *ue diz r*speito * relaç*o *ntre as**cto organiza*ivo do mov*m*nto femi*ista o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
seus
</line>
<line>
al*ados, e suas
</line>
<line>
capacidade* *ar* en*rentar o funda**ntalismo reli*ioso, é i*por*ante
</line>
</par><par>
<line>
de*tacar quatro tipos de des*nvo*vime*t* inst*t*ci*nal que foram si*nificativos
</line>
<line>
nos casos
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. *SA, *eresina P*, v. 21, n. 6, *rt. 1*, p. 111-128, set. 20*4 www4.*sanet.c*m.br/*evis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. T. C. Sartor*, B. S*rücker, M. E. *. Ab*eu
</line>
<line>
120
</line>
</par><par>
<line>
es*udados. E*
</line>
<line>
prime*ro l*gar, especia*men*e no M*x*co, mas também em outros casos,
</line>
</par><par>
<line>
ob*erva-se uma recente co*abo*ação entre org*nizações tradicionais de *ir*itos humanos,
</line>
</par><par>
<line>
inicial*ente ligadas ao cat*licismo,
</line>
<line>
especial*e*te ao catolic*sm* de base,
</line>
<line>
que po* m u* t o
</line>
</par><par>
<line>
tempo não s* e*vo*ver*m **m o* direit*s rep*odutivos ou com
</line>
<line>
demandas rela*io*adas
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
jus*iç* de gênero em geral. O ***o ** essa* o*ganiza*õe* começ*rem a *tender às dem**da* do
</line>
</par><par>
<line>
**vi*ento feminis*a pel*s
</line>
<line>
d*reito* reprodutivos impli*a um poten*ial fortaleci*ento
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
capacidad* do movim*nto *ara *ormar coalizões e contar com aliados e*tratégicos,
</line>
<line>
além de
</line>
</par><par>
<line>
adquirir nov*s rec*r*os em termos *e exper*ência * conh*cimento
</line>
<line>
pa** mobilização legal a
</line>
</par><par>
<line>
(M*CARTHY; ZALD, 19*7).
</line>
</par><par>
<line>
Em segu*do lugar, uma organi*ação que desempenhou um pape* central *o
</line>
</par><par>
<line>
*u*stionamen*o do *iscu*so
</line>
<line>
do conser*adorismo *a*ólico no campo dos *ireitos sexu*is
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
re*rodutivos na Am*rica L*ti*a, *sp*cia**e**e nos casos do Mé*ico, Colômbia e B*asil, é o
</line>
</par><par>
<line>
*oviment* C**ólicas pelo Direito
</line>
<line>
a Dec*dir. Essa organização ap*esent* um
</line>
<line>
*iscurso
</line>
</par><par>
<line>
dissidente da hierarquia católica, que desafia o *a*olicismo *e de*tro *ara fo*a, * qu*stiona *
</line>
</par><par>
<line>
ideia de que a única inte*pre*ação
</line>
<line>
**ngruente c*m a tr*diç*o ca*ólica é a defes* do modelo
</line>
</par><par>
<line>
tradicio*a* de família e a consequente p*oibição do a*orto, bem *o** a resi*tênc*a ao avanço
</line>
<line>
dos dire*tos s**uais e re***dutivos. Da m*sma *orma, a persp*ctiva trazida por e*sa
</line>
</par><par>
<line>
organização
</line>
<line>
desempen*ou um papel fundame*t*l na construção do direit* ao aborto em
</line>
</par><par>
<line>
rel*ção à *ibe*dade de *onsciência e na
</line>
<line>
*emanda pela laicidade das **l*t*c*s
</line>
<line>
públicas
</line>
</par><par>
<line>
(M*CART**; *ALD, 1*77).
</line>
</par><par>
<line>
Em ter*eiro lu*ar, esp*cial*ente *o* cas*s do *éxico e do Brasil, foi determinante *
</line>
<line>
*esenvolvimento de uma es**atégia que fundamentou o direito ao aborto com base na bioé*i*a.
</line>
</par><par>
<line>
No *rasil, isso ocorreu devido à ex*stência da A*IS, a ú*ica
</line>
<line>
or*an**ação fe*inista
</line>
<line>
n*
</line>
</par><par>
<line>
Amé*ica *atina espe*ia*izada no campo **
</line>
<line>
bioética, que fo* a responsável pelo processo de
</line>
</par><par>
<line>
m*bilizaçã* legal que levou à
</line>
<line>
legal*zaçã* d* **orto em casos de ane*cefalia *elo Supr*mo
</line>
</par><par>
<line>
Tribun*l F*deral. No *éxic*, a construção de *ma argumentação basead* na bio*tica fo*
</line>
<line>
al*an*ada po* meio *a alia*ça do feminismo c*m atores co*o *édicos, cientistas * *ilósofos,
</line>
</par><par>
<line>
que desenvolveram uma argu**nta*ão
</line>
<line>
bioétic* so**e o desenvolv*mento d* *ida uterina e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
direito ao a*o**o (MCCARTH*; ZALD, 1977).
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Tere*i*a, v. 21, n. 9, art. 6, p. 111-128, set. 2024
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Luta pel*s Dir*itos Rep***utiv*s na América Latina: Tecendo C*nside*ações a Respeito da Intervenção
</line>
<line>
121
</line>
</par><par>
<line>
*.2 Direitos Sexuais e R*produti**s Diante do Fundamen*alismo Rel*gi*so na Esfera
</line>
<line>
Pública Brasileira
</line>
<line>
No Bra*i*, * redemoc*atizaç*o * * pro*ulgação da *onst*tuição de 1988 foram marcos
</line>
<line>
i*portant*s p**a o* debat*s sobre os direitos reprodut*vos. Nesse p**ío*o, o Estad* brasileiro
</line>
</par><par>
<line>
ra*ifico* di*ersos tra*a*os intern*c*o*ais que
</line>
<line>
gar*ntem o respeito
</line>
<line>
a os
</line>
<line>
dir**tos *umanos,
</line>
</par><par>
<line>
adotando políti*as *ara sua efe**v*ção * *r*teçã* (VEN*URA, 20*9).
</line>
</par><par>
<line>
*pesar das bases teóric*s estabele*ida* p*la legisl*ção b*asileira, ob*erva-se
</line>
<line>
um *
</line>
</par><par>
<line>
lacuna na ef*ti*ação dos direitos reprodut*vos no pa**. Enquanto a leg*s*ação conceitualmente
</line>
<line>
*tende às **mandas, na práti*a, não são fornecidos direitos e gar*ntias par* aquel** que opta*
</line>
</par><par>
<line>
por não *er
</line>
<line>
fi*h** ou
</line>
<line>
que desejam pl*neja* sua *amí*ia. O Estado o*e*e*e apenas acesso
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
tr*tamen**s *e esterilização e contraceptivos (VIEIRA, 2014).
</line>
<line>
No Br*sil, a inter*upç*o da gravidez es*á *ega**en*e *utori*ada em três hipóteses: em
</line>
<line>
ca*o de risco de vida da gestante, em *aso de *ravidez o*i**d* de *i*l*ncia sexual e em caso
</line>
</par><par>
<line>
de f**o
</line>
<line>
an*ncefá*ico. O Cód*go Penal br*sileir* tipif*ca, em seu artig* 124,
</line>
<line>
a
</line>
<line>
conduta
</line>
</par><par>
<line>
criminosa d* provoca* abort* em si ou permitir q*e terceiro o p*ovoqu*. N*sse me*mo
</line>
</par><par>
<line>
s***ido, os artigos *ubsequente* do diploma *egal criminalizam a
</line>
<line>
*rática d* aborto
</line>
<line>
c*m
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
sem consentim*nto
</line>
<line>
da gestante. O artigo *28 d* Código Penal *xtin*ue a punib*li*ad*
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
*édico que pratica o aborto p*ra salv*r a vida da g*stante o* em caso de vi*lência sexu*l. Nos
</line>
<line>
termos da Arguiçã* De Descumprime*to de *receito Fu*damental (ADP*) n. 54, o S*prem*
</line>
<line>
Tribunal F**eral B*asileiro c*nsidero* in**nstitu*ional a i*terpreta*ão da legislaçã* *enal que
</line>
<line>
criminaliz* * abortamento de feto anencefáli*o.
</line>
<line>
A po*ítica b*asileir* é marca*a p**a part*cipação reli*i*sa *as **feras de poder.
</line>
<line>
Comume*te, *autas mo*ais e de o*dem relig*osa são ut*lizadas como mecanismo de
</line>
</par><par>
<line>
campanhas elei*orais, be* *omo o país mantém e* se* Congresso *acional, *esde
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
c*nsti*uinte de 1987, um* Ban**da/Fr*nte *ar*amen**r Religiosa que atua n* *eivindicação do
</line>
</par><par>
<line>
moral*smo relig*oso
</line>
<line>
p**a reg*lament**ão d* vida pública dos brasilei**s. Desde 2003,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pol*tic* bra*ile*ra tornou-se progressista, no sentid* de promove* * inclusão e p*oteçã* *ur*di**
</line>
</par><par>
<line>
*e minorias *oci*is, bem como
</line>
<line>
da promo*ã*
</line>
<line>
da erradicação da po**eza * da fo**. Duran*e
</line>
</par><par>
<line>
esse p*r*odo, os direitos sexuais e re**odu*ivos tiveram alguns avanços signi**ca*iv*s,
</line>
</par><par>
<line>
prin*ipal*e*te **r intermé*io
</line>
<line>
*o po*er jud*ci*rio brasi*e*ro,
</line>
<line>
ten*o em v*sta a presença
</line>
</par><par>
<line>
**ssiva de c*istãos con*ervadores *o poder legis*ativo d* país (CUNHA, 202*).
</line>
</par><par>
<line>
Co*tud*, após quase dez anos
</line>
<line>
de p*lítica prog**ssista, a parti* ** 2014,
</line>
<line>
insurge, no
</line>
</par><par>
</page><line>
Bra*il, um for*e movimento op**icionist*, f*m*n*ado, pri*c*palmen*e, *elo pâ*ico m*ral
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresi*a PI, *. *1, n. 6, ar*. 14, p. 111-128, se*. 2024 www4.fsanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. T. C. Sartori, B. Strücker, M. *. B. A*reu
</line>
<line>
122
</line>
</par><par>
<line>
instaurado a *artir de **scur**s tendencios*s e da diss*min*ção de n*tícias falsa* ace*ca da*
</line>
<line>
*o*quistas *e di*eito* pelas minoria* sociais. Tal movimento impac*ou a *olít*ca bras*leira em
</line>
</par><par>
<line>
dois mo*entos esp*cífic*s: o primeir*, no impeach**nt *a *rime*ra presid*n*e mu*her
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
país, Dil*a *ousse*f, em *eados de seu segundo ma*dato em 2*16 e, o segundo, relac*onado
</line>
</par><par>
<line>
à el*i*ão do candidato d* *xtr*ma-d*reita bras*lei*a Jair *essias Bolsonar* para assumir
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
presidência da R*pública (CUNHA, 202*). Nesse sentido, é importante mencionar que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
campa*ha el*itoral *rasileira de *01* teve forte apelo mo*al e mu*to apoio dos segmentos
</line>
<line>
**ligi*sos da sociedad*:
</line>
</par><par>
<line>
A campanha ele*t*ral
</line>
<line>
de B*lsonaro foi marca*a pe*as ênfases de "salv*ção
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
F*mília Tradicional", contra a corrup*ão, e foi alime***da por amp*a e a*ticulada
</line>
</par><par>
<line>
oc*pação das mídias soc*a** com div*lgaçã* *e conteú*o falso po* sua r**e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*poiadore*/as. **ir Bolsonaro constru*u a im*gem de um governo reli*ioso
</line>
<line>
ant*gênero * ant*comunismo. (Cunha, 202*, *. 9).
</line>
</par><par>
<line>
A*sim sendo, entre os
</line>
<line>
anos de
</line>
<line>
2019 e 2022 ,
</line>
<line>
o Brasil reviveu um período
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
autoritarism*
</line>
<line>
político,
</line>
<line>
com a impleme*tação de po*íticas
</line>
<line>
neolibe*ais * co* a supressão *os
</line>
</par><par>
<line>
direitos das minorias sociais. Destacam-se, n*sse período, algumas manifestaçõe*
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
Congresso Na**ona* *ra*ileiro, *ujas Frentes Par*am*ntar** re*igiosas, em *special * *rent*
</line>
</par><par>
<line>
Par*a*e*tar *va*gélic*, ad*u*riu mu*to protagonismo político
</line>
<line>
e socia* a partir de s*as
</line>
</par><par>
<line>
inve*tidas contr* os direit*s sexuais e reprodutivos das *ul*eres. Cita-se, co*o ex*mpl*,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*pr**entação *o P*ojeto de L*i n. 434/2*21, pelos *eputados Chr*s Toniet*o (PSL/RJ) e *l*
</line>
<line>
Silva (REPUBL*CANOS/MG). O refer*do pro**to reviveu *ma disc*ssão já iniciada em 2007,
</line>
<line>
co* a *p*esenta*ão do Proj*to de Lei n. 478/2007 p**os *ntão d*pu*a*os Luiz Bassuma
</line>
<line>
(P*/BA) * Migue* *arti*i (P*S/MG).
</line>
</par><par>
<line>
O Pr*jeto de Lei n. *34/2**1, assim
</line>
<line>
como o seu p*edecessor de *007, r*ceb**
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
denominaç*o de Esta*u*o d* Nascitu*o. E* s*a redaç*o, o Proje*o de Lei *bje*iva res*uardar
</line>
</par><par>
<line>
os direitos do
</line>
<line>
nascituro d*sde * momento de *ua co*ce*ç*o. A part*r *a r*daçã* legal,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
nascituro possuiria
</line>
<line>
todos os direitos inerentes à persona*i*ade ju*ídica qu*, de
</line>
<line>
acordo co*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
ordena*ento civilista vigente, é adqu**ida a pa*tir do n*scimento c** *i*a (Câmar* Dos
</line>
</par><par>
<line>
Deputad*s, 2021).
</line>
<line>
*esse sentido, o *ascituro *eria direito, por exem*lo, à vida, o *u*
</line>
</par><par>
<line>
representaria a impossi*ilidade da *nter*upção voluntária da grav*dez.
</line>
<line>
O*tro *sp*cto bastante controverso do Estatuto do N*scituro * * de*laração de que o
</line>
<line>
n*scitu*o com defic*ência *o*gênita possui dire*to a t*atament* médi*o, me*mo que não se
</line>
</par><par>
<line>
te**a ga*an*ia
</line>
<line>
d* sua vi*a ext*au*eri*a (art*go 10
</line>
<line>
do Projeto de Lei). **sa disposição vai
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
e*contr* com o *ulgamento ** ADPF n. 54 *elo *u**emo T*ibunal Fe*e*a* *rasil*iro, q**
</line>
<line>
Rev. *SA, T*resina, v. 21, n. 9, art. *, p. 111-128, s*t. 2024 w*w*.fsanet.*om.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* L*ta pelos Dir**tos Repro*u*iv*s na *mérica Latina: Tecendo Consi*e*aç*es * Respe*to da Int*rve*ção
</line>
<line>
123
</line>
</par><par>
<line>
autoriza * prática
</line>
<line>
*o aborto *erapêutico n*s cas*s m*dicamente
</line>
<line>
compr*vados de
</line>
<line>
anencefa**a
</line>
</par><par>
<line>
do *eto. Da mesma forma, o artigo 1* do **ojet* de Lei refere que, ao nasci*uro **ncebido por
</line>
</par><par>
<line>
ato
</line>
<line>
de
</line>
<line>
*iolência sexual *ossui os mesmo*
</line>
<line>
direitos d*s dema*s nasc**uros, o que *carretaria
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
im*oss*bilidade *a in**rru**ão voluntária
</line>
<line>
da g*avidez *m ca*os de
</line>
<line>
est*pro,
</line>
<line>
si*u*ção que **
</line>
</par><par>
<line>
**ssui a punibil*dade ext*nta c*n*orme a l**islaç*o penal b*asileira.
</line>
<line>
Atualmente, o Projeto de Lei n. 434/*021 enc*ntr*-se **n*a em tramitação no
</line>
</par><par>
<line>
C*n*resso Nacional, tendo sua última movimentação registrada
</line>
<line>
em
</line>
<line>
31 de jane*ro de *0*3,
</line>
</par><par>
<line>
*uando f** e*caminha*o p*ra *p*e*iação
</line>
<line>
da Co*issão de Defesa dos Direitos da Mulher.
</line>
</par><par>
<line>
Apesar dos *ndicat*v*s da
</line>
<line>
importância da
</line>
<line>
desc*iminalizaçã* do
</line>
<line>
a**r*o no
</line>
<line>
Brasil,
</line>
<line>
*bse*va-se
</line>
</par><par>
<line>
um retro**sso n* c*nário legislati** d*v*do às *requentes ameaça* aos di*eitos reprod*tiv*s
</line>
<line>
(GONZAG*; ARAS, 20*5).
</line>
<line>
Nesse con*exto, Sw*n (2007) ar*umenta que a reprodução como p*ssib*lidade é um
</line>
</par><par>
<line>
di*e**o, poré* a reprodução com* escolha não é *arantida legalmente. A fa*ta
</line>
<line>
d* autonomia
</line>
</par><par>
<line>
repro*uti*a e * ausênci* de segurança no
</line>
<line>
*ireito de *ec*dir *ão
</line>
<line>
ter fil*os *es*ltam em uma
</line>
</par><par>
<line>
maternidad* com*ulsó*ia, refo*ç*da pela construção social *o gênero *em*nino * p*r discursos
</line>
<line>
que *eduzem a i*entidade das m*lher*s à reprodução e cens*ram aquelas qu* negam esse
</line>
<line>
p*pel (SWA*, 2007).
</line>
</par><par>
<line>
Torres (2012) *bserva *ue a c*iminali*aç*o do a*orto no Brasi*
</line>
<line>
**loca o país
</line>
<line>
e*
</line>
</par><par>
<line>
situa*ão
</line>
<line>
de in*onstituci*nalidade perante o S*stem* Inte**acional d* Dire*tos Humanos. Os
</line>
</par><par>
<line>
tratados *nte*nacionai* r*tific*dos *e*o
</line>
<line>
B*asil c*nferem às mulher*s *ireitos reprodut*vos,
</line>
</par><par>
<line>
in*luindo a escolha
</line>
<line>
da mate*nid*de a auton*mia re*roduti*a. Portanto, * país tem u*a e
</line>
</par><par>
<line>
obriga*ão jurídica e *tica de descriminalizar o a*orto, poi* a o*issão do Esta*o na proteção e
</line>
<line>
*a implementação desses direitos viola os trata*os internacionais dos qua*s é signatário
</line>
<line>
(TORRES, 201*).
</line>
</par><par>
<line>
As crenças religiosas, nu*
</line>
<line>
espaço laico-r*p*blicano, não *o**m se insurgir
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
<line>
ins*ância un*versalizadora e
</line>
<line>
*e*iti**dora das *orm*s jurídi*as, de modo que tais d*gmas
</line>
<line>
se
</line>
</par><par>
<line>
torne* co*dut**es d* p*l*t***s públicas e d*
</line>
<line>
*arant*a, *u não, de
</line>
<line>
certos *ireito* e lib*rdades
</line>
</par><par>
<line>
ind*v*du**s. *ontudo, a t*mática da *a*c*dade * da li*er*ade re*igiosa *o Bra**l ap*esenta
</line>
<line>
inúmeros d**d*br**entos que se *nt*r-re**ci**am com os direit*s reprodutiv*s, *en*re el*s a
</line>
</par><par>
<line>
*esc*iminalização d* abor*o. O dog*a *a
</line>
<line>
*ac*alidade da v*da é uma das teses centrais ne*te
</line>
</par><par>
<line>
d*bate. Porém, a ga*anti*
</line>
<line>
ao pluralismo, ao mesmo tempo em q*e
</line>
<line>
prot*ge as
</line>
<line>
lib*rd*des
</line>
</par><par>
</page><line>
individuais conce*ne*tes aos direitos rep*odutivos, tam*ém protege a liberdade *e crer n*q*ilo
</line>
<line>
que se crê.
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresina PI, v. 2*, n. *, art. 1*, p. 111-128, set. 20*4 www4.f**net.c*m.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. *. C. S*rtor*, B. *trü*ke*, M. E. B. Abreu
</line>
<line>
124
</line>
</par><par>
<line>
De*s* mo**, os proce**os
</line>
<line>
e**ncipatórios f*mininos *br**gem sua *istor*cidad*, seu
</line>
</par><par>
<line>
estar-no-mundo, bem como sua expressão pessoal ou
</line>
<line>
coletiv* po* mei* **
</line>
<line>
ação s*cial. Ao
</line>
</par><par>
<line>
tomarem seu* c**pos p*r* s*, isto é, a*tod*termina*em-se, mulheres não apenas *s*ã* ex*stindo
</line>
<line>
num *mbito introspectivo, **s ag*n*o soc*alme*te, ao nã* permi*ir sua totalização por que*
</line>
<line>
d*tém pod*r (BER*ASO, STRÜCK*R, HA*N, 20*2). As*im, as inter-re*aç*es e*tre Estad*
</line>
</par><par>
<line>
e expre*sõ*s religiosas n*
</line>
<line>
esfera pública *rasileira ex**em uma leitur* de uma sociedade
</line>
</par><par>
<line>
ampla, diversa, plural e que depende ** um Estado capaz de dar respo*tas à* su*s demanda*,
</line>
<line>
independentem*nte das cren*as particula*es.
</line>
</par><par>
<line>
Portanto, a discussão pela *escrimi*aliz*ção do aborto
</line>
<line>
em um Esta*o laico-
</line>
</par><par>
<line>
republ**ano e
</line>
<line>
plur*l pr**isa respei**r os fundamentos do *stado Democ*átic* de Di*eito. *
</line>
</par><par>
<line>
reconhecime*t* e * gar*nti*
</line>
<line>
de liberdades *ndivi*uais preci*am se pautar e* premis*as que
</line>
</par><par>
<line>
possam
</line>
<line>
se* unive**alizadas - no sentido de alc**ce, *em prov*ca* exclu*ão, isto é, sem
</line>
</par><par>
<line>
privileg*ar algum dogma religios*. Log*, assi* como de*em ser protegidas respei*ad*s *s *
</line>
<line>
liberdades religiosas, estas não po*em se* u*ilizada* para *mpor suas crenças à o*tridad*
</line>
<line>
(STRÜCKER, 2022). Este é o *i*it* *e compat*bilidade ent*e os discursos ju**dicos, políticos,
</line>
</par><par>
<line>
r**i*iosos ideológicos em e
</line>
<line>
âmbito laico-re*ublicano, a *im de emancipa* sujeitos polít*co*
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
jurídicos e s*ci*is.
</line>
<line>
A* Ig*ejas têm, his*oricamen*e, resisti*o a iniciat*vas d* conquista
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
di*eitos sexuais e reprodutivos.
</line>
<line>
Os
</line>
<line>
discursos *el*gio*os
</line>
<line>
contemporâneo* têm **ota*o uma
</line>
</par><par>
<line>
abordage* mais *ofisticada, inc*rpora*do argumentos científi**s e ju*ídico* para refo*çar s*a
</line>
<line>
posiç*o.
</line>
<line>
A defesa do direito à in**rrupç*o voluntária da grav*dez tem *ncon*rado te*reno nos
</line>
<line>
fundamentos dos direito* humanos, mas sua eficác*a re*uer e*tratégias *ais ab*angentes, que
</line>
</par><par>
<line>
vão além *a
</line>
<line>
invocação de tr**ado* **ternacionais. A construção
</line>
<line>
de sentid* em torno
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
leg*lidade do a*orto
</line>
<line>
* um processo comple*o e conte*tualizado, *x*gin*o coa*izões
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
abordagen* se*sívei* às tradições cultura*s e inst*tuiçõ*s l*cais.
</line>
<line>
N*sse contexto, as *o*tes Co*stituci*nais e*ergem como esp*ços inst**uci*nais mais
</line>
<line>
imunes à inf*uência fundamen*alista, of**ecen*o uma vi* *lte*nat*va para ava**ar os di*eitos
</line>
</par><par>
<line>
re**oduti*os. Alé* *isso, o des*nvolvimento *nstituci*nal
</line>
<line>
d* *rganizaçõe* f*m*nist*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
a*iados, incluindo or*anizações de dire*tos humanos e di*sidentes religiosos, desempenha um
</line>
<line>
Rev. FSA, T*r*sina, v. 21, n. 9, art. 6, p. 111-12*, s*t. 2024 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Lut* pelo* D**eit*s *e*ro*ut*vo* na América Latina: Tec*n*o C*nsid*rações a Respeito da Intervenção
</line>
<line>
125
</line>
</par><par>
<line>
p*pe* crucial na promoção do direito ao a*orto, exp**dindo a base d* *poio e apro*u*dando
</line>
<line>
o* argumento* em f*vor da liber*ade de es*olha * *a laicidad* das po*íticas p*blic*s.
</line>
</par><par>
<line>
P*rtan*o, a lu*a pelo dire*to ao abo**o na Am*rica Latina * um cam*o
</line>
<line>
*e batalha
</line>
</par><par>
<line>
multiface*ad*, onde o e*bate e*tre valores r*l*giosos, direitos **ma*o* e justi*a d* g*nero
</line>
<line>
def*ne a dinâmica social e *olítica, com imp**c*çõe* *r*fun*as par* a auton**ia das mulheres
</line>
<line>
e a const*ução de socie*ad*s mais justas e inclusivas.
</line>
</par><par>
<line>
* debate em *or*o dos direit*s r*pro*utivos *a Amér*ca Latina abrange
</line>
<line>
uma *ama
</line>
</par><par>
<line>
*omp*exa de q*estõ*s que vão de*de a a**onomi* reprod*tiva a*é a li*e*dade sexu*l d*s
</line>
</par><par>
<line>
mulhe*es. Este* direitos são intrinsecamente liga*o* ao* *i*eitos *ndivid*ais
</line>
<line>
e soci*is
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
abrangem não só o direito de ter filh*s, mas também * d*r*ito *e não os te*.
</line>
</par><par>
<line>
É crucia* *istinguir os direitos reprodu*ivos dos d*re*tos sexua*s, embora sejam int*r-
</line>
</par><par>
<line>
r*l*ci*nados. Enqua*to ** d*reitos reprodu*ivos dize* respeito * autonomia reprodu*i*a,
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
dire**os s*xuais e*volve* o p*e** exer*ício da sexualidade, não s* *imi*ando à reprodução.
</line>
</par><par>
<line>
A d*s*en*lização d* aborto não *e *rata apenas de um debate s*bre
</line>
<line>
os c*rpos das
</line>
</par><par>
<line>
mulheres, mas sim de uma dis*uta pe*o controle da capacidad* r*pro*utiva e da sexua*idade
</line>
</par><par>
<line>
feminina. É u* moviment* em dire**o à
</line>
<line>
garantia *os di*ei*os individuais * sociais das
</line>
</par><par>
<line>
mulher*s, *uscan*o romper com a histórica *pressão e re*trição de suas es*o*h*s reprod**ivas
</line>
<line>
e sexua*s.
</line>
</par><par>
<line>
A criminalização do *borto no Bras*l é d*stacad* como uma *uestão
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*nco*sti*u*ionali*ad* perante o *istema Inter*aci*nal de Direi*os *umanos. O* t*at*dos
</line>
<line>
intern*cionais ra*i*icados pelo Brasil confe*em às m*lhe*es di*eitos reprodutivos, in**u*ndo a
</line>
<line>
escolha da mate*n*da*e e * autonomia reprodut*va, i*pondo ao país uma obrigaç*o *urídica e
</line>
<line>
ética *e *escri*inalizar o aborto.
</line>
</par><par>
<line>
Apesar dos indicat*vos da i*por*ância da descriminali**ç** do *borto no Brasil,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
cenár** legis*ativ* mostra *inai*
</line>
<line>
de re*roce*so devido *s ameaças freq*entes aos direitos
</line>
</par><par>
<line>
reprod*t*vos. Essas tendênci*s representam um des*fio sig*ifica*ivo
</line>
<line>
p*ra * garanti* do*
</line>
</par><par>
<line>
d*reitos ind*vi*u*is e socia*s *e*acionados à reprodução e à aut*nomia **s mulher*s no país.
</line>
</par><par>
<line>
Embora a l**i*lação bra**l*ir* teoricamente atenda à* de*and*s
</line>
<line>
dos direito*
</line>
</par><par>
<line>
r**r*dutivos, na p**tica, a f*l*a de acesso a direitos * garantias para quem d*se*a p*anejar s*a
</line>
<line>
f*míl*a ou op*a* por não t*r fil*os é evidente. A aus*ncia de a*to*omia reprodu*iv* e a falt*
</line>
<line>
de segura*ça no di*eito de *eci*ir resultam em uma mater*idade com*ulsória, ali*entada
</line>
</par><par>
<line>
pela
</line>
<line>
cons*rução s*c**l do gên*ro feminino e ***os *is*ursos que redu*em a *de*tidade
</line>
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das
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Contr*buição dos Auto*es
</line>
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A. *. C. *arto*i
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B. Strücker
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M. *. B. Abreu
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1) con*epçã* e planejamen*o.
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X
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X
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X
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*) anális* e interpretação dos dados.
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X
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X
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X
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3) ela*o*a*ão do ras*unho *u *a **vis*o cr**ica d* conteúdo.
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X
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4) participaçã* na ap*ovação da ver*ão final do manuscrito.
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X
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X
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Rev. FSA, Teresina, v. *1, n. 9, art. 6, p. 1*1-128, *et. 2024
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www4.fsanet.com.br/*ev*sta
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)