<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 5, art. 13, p. 252-264, *a*. 20*4
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*4.21.5.13
</line>
</par><par>
<line>
* Empreendedorismo Científico d* F*rma Práti*a a *im de F**entar Novas Cr**ções dos
</line>
<line>
Neg*cios
</line>
<line>
Scient*fic E*t*epreneur*hip in a Pract**al Wa* in Order t* Fos*er New *u*iness C*eations
</line>
</par><par>
<line>
Lísia Maria *on*eiro Ferreira
</line>
<line>
M***rado em Pr*priedade Intel*ctual e Tr*nsferência *e Tecnologia par* In*vação pela Univ*rsidade F*de*al do Pia**
</line>
<line>
Gradua*a e* Psicologia *e** Centro U*iversitário UNI*S*
</line>
<line>
E-mail: lis*aamonteiro@*mail.com
</line>
<line>
Vanessa N*nes *e Sousa Alenc*r Va*co*celo*
</line>
<line>
Doutora e* Ad*i*istração *ela *niversidade N*ve de Julho (SP)
</line>
<line>
E-mail: vanessaale*car@ccm.uespi.co*.b*.
</line>
</par><par>
<line>
E*d*re*o:
</line>
<line>
Lís*a
</line>
<line>
Ma**a
</line>
<line>
Monteiro
</line>
<line>
Ferre*r*
</line>
</par><par>
<line>
Univ*rsidade Fe*eral do P**u*. Endereço: Bairro Cristo
</line>
<line>
*ditor-*h*fe:
</line>
<line>
Dr.
</line>
<line>
Tonn*
</line>
<line>
*e*ley
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
Alenca*
</line>
</par><par>
<line>
Rei, quadra **, bloco 10, *p 101 - Te*esina, PI - B*asil.
</line>
<line>
*odrigues
</line>
</par><par>
<line>
*ndereço: *aness* Nunes de S**sa Alenca*
</line>
</par><par>
<line>
Vasconcelos
</line>
<line>
A*tig* r*cebido em 14/05/2024. Ú*t*ma vers*o
</line>
</par><par>
<line>
Av. Joã* *XIII, 9*25 - Novo Uruguai, Teres*na - PI,
</line>
<line>
r**ebida em 27/05/2024. Aprova*o em 28/05/*024.
</line>
</par><par>
<line>
64073-650- Brasil.
</line>
</par><par>
</page><line>
Aval*ado pe*o *istema Tr*ple Revie*: Des* R*vie* a)
</line>
<line>
pelo Editor-*hefe; e b) Double Blind R*view
</line>
<line>
(aval*açã* c*ga por *ois avaliadores da á*ea).
</line>
<line>
Revisão: *ra**tical, N*rmati*a e de F*r*ataç*o
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Empreendedori*mo C*entífico de For*a Prática a Fim de *o**nt*r Novas Cr*ações dos Ne*óci*s
</line>
<line>
253
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
* empreende*orismo acadêmico é voltado p*ra * co*ercialização e transferênc*as
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
t*cno*ogia do conhecimento cien*ífico para * mer*ado e empr*sas. O artigo visa incentivar o
</line>
<line>
*mpreende**rismo acadêmico, promovendo a *r**çã* de negóc**s de*tr* d** institui*ões. Na
</line>
</par><par>
<line>
*etodolo*ia utilizou-*e *ibliom*tria e prospecção tecnol*g*c*, o
</line>
<line>
estudo ana*isa a intenção
</line>
</par><par>
<line>
e*p**e*d**ora de docent*s e discentes, o des*nv*lvim*nto de no*os produt*s e serv*ços, e as
</line>
<line>
habilidades empreendedoras. A **bliometria uti*iza as Leis de Lotka, Bradf*r* e Zipf pa*a
</line>
<line>
analisa* p*b*icações acadêmicas, enquanto * prospec*ã* tecnológica avalia * viabil*d*de
</line>
</par><par>
<line>
futura das
</line>
<line>
pesquisas. O* res*ltados rev*la* dados sign*ficativos *obre a
</line>
<line>
t*m*ti** do
</line>
</par><par>
<line>
e*p*e**dedori*mo a*a**mic*, des*a*ando *s
</line>
<line>
ano* com maior n*m**o
</line>
<line>
de pub*icaçõ*s, os
</line>
</par><par>
<line>
per**d*cos mais re*evantes e
</line>
<line>
as
</line>
<line>
principais t*máticas abordadas. A análise subli*ha
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
importância de investi*entos contínuos em bolsas e edita*s que i*centivem docentes
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
d*scentes a *ran*forma*
</line>
<line>
p*squi*as teóricas
</line>
<line>
em produto* * ser*iços práti*os. É necessár*o
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
olhar para as Instituições para qu* *aja mais investim*ntos em bolsas, em edi*ais a
</line>
<line>
e*ses
</line>
</par><par>
<line>
discentes e do*entes possam investir nas pes*uisas p*áti*as e que geram produtos * serviç*s e
</line>
</par><par>
<line>
não fiqu*m apenas no *ampo *a teo*ia, é
</line>
<line>
ne*essário criação de cap*citação para a
</line>
<line>
esse*
</line>
</par><par>
<line>
in*ivíduos que f*zem parte de toda aca*emia.
</line>
</par><par>
<line>
Palavr*-chave:
</line>
<line>
Empreen*edorismo
</line>
<line>
Acad*mico.
</line>
<line>
Bibliometria.
</line>
<line>
**preendedori*mo.
</line>
</par><par>
<line>
Instituiç*es. Negócios.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
*c*demic *n*repreneurship is aim*d at the co*mercialization a*d te*h**logy transfers *f
</line>
<line>
scie*tific kno*ledge t* the market and compani*s. T*e *rti*le aims to *ncourage academ*c
</line>
</par><par>
<line>
e*trep*eneurship, p*om*ting *he creat*on *f businesses wi**in insti**tions. In
</line>
<line>
t he
</line>
</par><par>
<line>
me*h*dology, bib*iom*tr**s and technologi*a* prospecting were used. Th* study analy*es the
</line>
</par><par>
<line>
entrep*eneuria* intention *f t*ach*rs and *tudents, the d*velop*ent of new products
</line>
<line>
*nd
</line>
</par><par>
<line>
se*vi*es, a*d
</line>
<line>
entrepren*urial s*ills. *i*liometrics *s*s L*t*a, Bra*ford and Z*pf's Laws t*
</line>
</par><par>
<line>
analyz* academic *ublications, while tec*nological *rospect*ng evaluates the futur* *iability
</line>
</par><par>
<line>
of *esearch. *he results reveal significant data
</line>
<line>
*n the topic *f acad**ic *ntrepreneurs*ip,
</line>
</par><par>
<line>
high***hting *he years *ith the highest nu*ber o* p*blicat*o*s, t*e mo*t rel*v*nt journals and
</line>
<line>
the main themes c*vered. The anal**is highlights th* importance *f co*tinuo** i*vestments *n
</line>
<line>
grants a*d notices that e*co*rage teachers and student* to t*ansfor* theoretica* research i**o
</line>
<line>
pract*cal prod*cts an* services. It is necessary to loo* at the **stitutions *o that *h*** a*e *ore
</line>
<line>
i*v*stmen*s in scholar*hip*, in **tices so th*t these students and teachers c*n i*ve*t in
</line>
<line>
practical research that *enerates pr*ducts and services an* a*e n*t ju*t in the fie*d o* the*r*, *t
</line>
<line>
is necessary *o *reate training for t*ese individuals who *re *a*t of eve*y ac*demy.
</line>
<line>
Keyw**d: A*a*emic Entre*r*neurship. Bibliom*tri**, ***repren*urship. Institutions.
</line>
<line>
B*siness.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 21, n. 5, art. 13, *. *52-264, mai. 2**4
</line>
<line>
*ww4.fsa*et.com.br/*ev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. M. *. *errei*a, *. N. S. Alen**r
</line>
<line>
254
</line>
</par><par>
<line>
1 INTR*DUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
O
</line>
<line>
conceito de em*reendedor**mo *o* cit*do pela primeira
</line>
<line>
v*z em 1700 c*m Ric*ard
</line>
</par><par>
<line>
Cantill** quando cons*derava as pe*soas
</line>
<line>
que co*pra*am
</line>
<line>
*r*du*os para a fabric**ã*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
serviços e d*p**s reali*a a ve*da p*r um val*r mai* *l*a para
</line>
<line>
gera* *ucro e**m considerados
</line>
</par><par>
<line>
empr*endedo*es, *ssim, o ter*o começou a evol*ir ao longo *os anos (ARAG*O; *RA*A;
</line>
</par><par>
<line>
VI*NA, 2021). O *once*to foi sendo d**u**ado cad* vez mais entre os p*íses
</line>
<line>
a* red*r do
</line>
</par><par>
<line>
mundo e *s estu*i*so* *ada v*z mais dispostos a ent*nde* e trazer novas *s*rat*gias.
</line>
</par><par>
<line>
**ante disso, *m 1982 **aper* * Sokol (19*2)
</line>
<line>
* Sh*p*ro (1984)
</line>
<line>
começam
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
imp*lsionar cada vez **i* sobr* o e*pre*nd*dorismo com *up*rt*
</line>
<line>
teóri*o na ***cologia
</line>
</par><par>
<line>
*ocial e dis*uti*m sobre as pesquisas de intenção empreendedor* e foi *umentando o número
</line>
<line>
de public*ções ao longo dos anos, *u seja, isso mostrava q*e era uma *endência mundial * o
</line>
<line>
q**nto ess* á*ea ser*a influ*nciada p*r o*t*o* pesq*isadore* (LIN*N; *AYOL*E, 2015).
</line>
<line>
Nesse sent*do, existem dua* linh** de pe**u*sas **e são di*e*entes, a *rimeira voltada
</line>
</par><par>
<line>
* ps*col*gi* soci*l q*e seria originada do
</line>
<line>
processo
</line>
<line>
qu*
</line>
<line>
env**v*
</line>
<line>
as atitudes e cr*n*as com
</line>
</par><par>
<line>
apo**e teórico na Teor*a Social Cog*itiva de Bandur* (*989) e a s*gu*d* linh* seria v*lt*d*
</line>
<line>
para a á*ea especificamen*e do emp**endedo**smo q*e contempl* a *eoria do *vento
</line>
<line>
Empr*endedor d* Sh*pero (1984), *sses mod*los s*r*i*am com al*umas limit*ções *eferentes
</line>
</par><par>
<line>
aos modelos dos tra*os de person*li*ade * par* poder
</line>
<line>
com*reend*r os f*tores
</line>
<line>
pessoais
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
sociais.
</line>
</par><par>
<line>
Além do em*r*endedorismo *ara negócios, exi*te o ci**tífi*o, no qual
</line>
<line>
"A ciênc*a
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
u* empre**dimento preocupa*o ex*lusiva**nte, com o con*ecimento e * compreensão
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
f*nômenos
</line>
<line>
nat*rai*." (K**LINGER, 1*80, p. 5).
</line>
<line>
Nesse contex*o, o empreen*edor*sm*
</line>
</par><par>
<line>
cie*tífico ou aca*êmi** é di*seminado dentr* das Ins*itui*ões de *n**no, entretanto, são
</line>
<line>
necessários mais estudo* teóricos * prático* sobr* o assunto, *a*a qu* possa dis*eminar *nt*e a
</line>
<line>
co**nid*de científi*a.
</line>
</par><par>
<line>
Ass*m, o **preen*e*orismo ac*dê*ico é voltado para a comercialização
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
transf**ê*cias de te*n*logi*
</line>
<line>
do conhecimento ci*ntífico para *
</line>
<line>
merc*d* e em**e*as. O
</line>
</par><par>
<line>
fenômeno é e**rg*nte quand* *o*pa*a*o com out*os t*m*s no *aís, p*r isso re*resen*a um
</line>
<line>
aspecto de suma im*ortância dos e*tudante* para gerar be*efícios s*ciais e e*onômic** para
</line>
</par><par>
<line>
as univers*dad*s por meio
</line>
<line>
d* novas fontes de r*nda para a in*titui**o, docentes e aos
</line>
</par><par>
<line>
discentes e todos os envolvidos da acad**ia (LI *t al., *022).
</line>
</par><par>
<line>
*iante disso, essa
</line>
<line>
pesquisa te* como q*estionamento: qual o
</line>
<line>
impacto na cria*ão
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
um *ate*ial *obre emp*eendedorismo ac**êmic* **ra ince*tivar negóci** de*tro
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina, v. 2*, n.5, art. 13, p. 252-26*, mai. 2024 www4.fs*net.com.br/r*vist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Empreendedo*ismo Cien*ífi*o de Forma Pr*tica a Fim d* Fomentar Novas *riações *os N*gócios
</line>
<line>
255
</line>
</par><par>
<line>
institui*ão?. O obj*ti** ge*al é cri*r u* material sob*e em*reendedorismo aca**mico
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
incentiva* ne*ócios dentro
</line>
<line>
da institu*ção. Os *bjetivo* es*ecíficos são a*me*tar a intenção
</line>
</par><par>
<line>
empreendedora do* docen*es e *i*cent**; desen*o*ve* novos produ**s e serviços dentro da*
</line>
<line>
in*tituições e desenvol*e* as habilidades para e**r*e*der.
</line>
</par><par>
<line>
Esse e**udo te* como justific*ti*a prátic* desenvolv*r as h*bilidades
</line>
<line>
para os
</line>
</par><par>
<line>
universitários, docentes e todos
</line>
<line>
aqu*le* que f*zem pa*t* do ensin* a
</line>
<line>
e*preender
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
desenv*lver no**s produtos ou ser*i*os que
</line>
<line>
*evem renda a e*es e a insti*uição. *e forma
</line>
</par><par>
<line>
t*orica, conseguir d*scu*i* ma*s sobre esse *e* dentro d*s instituições de ens*no, tendo em
</line>
<line>
vista, que é um *em* eme*ge*te e em asce*são. E por ú*timo, *e forma social, a contr*bui*
</line>
</par><par>
<line>
para
</line>
<line>
fomentar o emp*ee*dedorism*, de*tro e fora das universidad*s, para *uxiliar toda
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
comunidade acadêmi*a.
</line>
<line>
2 METODOLOGI*
</line>
<line>
O *re*ente artigo trat*-se *e uma bibl*om*tria e uma pros*ecçã* *e**ológica. A
</line>
</par><par>
<line>
bibliometria pos*ui alguns indic*dores, por exemplo a Lei
</line>
<line>
de Lotka *on*ecida co*o lei do
</line>
</par><par>
<line>
quadro inverso
</line>
<line>
na qual o n*mero do*
</line>
<line>
aut*res que **bli*aram (n) el* é *nversa*en*e
</line>
</par><par>
<line>
pr*porcional * (n²), a Lei *e *ra*for* em que investiga *omo é a frequênc*a dos números dos
</line>
<line>
estudos p*b*ica*os em re*ist*s por *rea e a Le* de Zipf q*e *e caracteriza pela frequência d*
</line>
<line>
vo*a*ulá*io dos textos em *eterminadas *re*s (*OA*ES; P*COL**; CA*AGRANDE, 2*18).
</line>
</par><par>
<line>
A *rospecção é um estu*o técnico voltado para o **ráter mai* probabilísti*o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
p***itivo em *ue *xige a precisão de r*sultad*s na pesqui*a. As*im, t*m o *bjetiv* é gar*ntir
</line>
<line>
que as áreas t*agam mais benefício* e sejam *denti*icadas novas pesquis*s para a contribuição
</line>
</par><par>
<line>
na esfe*a cultura*, social e
</line>
<line>
econômic* e com isso
</line>
<line>
ava*iar *e
</line>
<line>
os *stu*os possuem **ance de
</line>
</par><par>
<line>
desenv*lvimento futuro e poder *er alcança**
</line>
<line>
mai* proativ* em relação *s m*danças
</line>
</par><par>
<line>
(*ARANHO*; RIBEIRO, 2018).
</line>
</par><par>
<line>
Os crit*rios de exclusã* foram, *r**go* inc*mple**s, que não fosse es*rit* *m
</line>
<line>
português ou inglês e pesquisas que *osse de caráter emp*rico, que não *ivesse rig*r científico.
</line>
<line>
*o*teriorme*te, fo* *eita u*a *rospe*ção em três base de dados, * S*o***, *ciEL* e Google
</line>
</par><par>
<line>
Patents co*
</line>
<line>
os desc*it*res: empreendedori*mo, en*r*preneurship, empreended*ri*mo
</line>
</par><par>
<line>
acadê*ic*, *cad*mic entrepreneurship, s*artu* u*iversitária, univers*ty sta*tup, e*ossistema
</line>
</par><par>
<line>
e*p*ee**edor,
</line>
<line>
*ntr*preneurial
</line>
<line>
ecosystem,
</line>
<line>
educação
</line>
<line>
empre*nded*ra,
</line>
<line>
entrepren*urial
</line>
</par><par>
<line>
*ducation.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F**, Te*esina PI, v. 21, n. 5, *rt. 13, p. 252-264, ma*. 2024
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. M. *. *erreira, V. N. S. Alencar
</line>
<line>
256
</line>
</par><par>
<line>
Na
</line>
<line>
ta*e*a 1 é
</line>
<line>
*ma pro*pecção
</line>
<line>
nas bases de dado* da Scopus, *ciELO e Google
</line>
</par><par>
<line>
Pate**s, no qual fo*am utilizados alguns descritores,
</line>
<line>
po* exemplo, Empreendedorism*,
</line>
</par><par>
<line>
Entrepreneurship, Empr*endedorismo acadêmic*, Acade*ic entrepren*u*s***, Sta*tup
</line>
<line>
*niversi*ária, University startup, Ecossistema empreende*or, *ntrepreneurial ecosy*te*,
</line>
<line>
Educação empreendedora, Ent**preneu**** e*ucati*n.
</line>
<line>
*abe*a 1. Prospecçã* *m bases de *ados
</line>
</par><par>
<line>
No*e
</line>
<line>
Scopu*
</line>
<line>
Sc*elo
</line>
<line>
Google Pat*nts
</line>
</par><par>
<line>
Empreendedorismo
</line>
<line>
1*8
</line>
<line>
397
</line>
<line>
2*2
</line>
</par><par>
<line>
E*trepreneurship
</line>
<line>
* 3 .0 3 9
</line>
<line>
468
</line>
<line>
*a*s de 10*.000
</line>
</par><par>
<line>
Empreended*rismo acadêmico
</line>
<line>
1
</line>
<line>
14
</line>
<line>
8
</line>
</par><par>
<line>
Academic entre*rene*rshi*
</line>
<line>
5 .1 6 8
</line>
<line>
2*
</line>
<line>
Mai* de 100.000
</line>
</par><par>
<line>
St*rtup uni*er*itária
</line>
<line>
0
</line>
<line>
1
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
Universi*y startup
</line>
<line>
1 .1 7 9
</line>
<line>
6
</line>
<line>
Mais de 10*.000
</line>
</par><par>
<line>
**ossistema e*pre*nded*r
</line>
<line>
2
</line>
<line>
*
</line>
<line>
1*
</line>
</par><par>
<line>
E*tre*r*neurial ecos*stem
</line>
<line>
2 .7 7 3
</line>
<line>
12
</line>
<line>
8 * .* 7 4
</line>
</par><par>
<line>
Edu*açã* *mpreendedo*a
</line>
<line>
3
</line>
<line>
23
</line>
<line>
20
</line>
</par><par>
<line>
En*repreneurial e*ucatio*
</line>
<line>
9 .6 3 9
</line>
<line>
6*
</line>
<line>
Mais de 100.000
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elabor*d* *ela autor* (2024)
</line>
</par><par>
<line>
A*sim, por m*io do* r*sultados da tabela
</line>
<line>
1, foi elab*ra**
</line>
<line>
*s resultados e discu*são
</line>
</par><par>
<line>
sobre as temátic*s * elabora*o gráfi*os que *u**ss* debater *cerca d* conteúdo e fo*am
</line>
</par><par>
<line>
an***sados s*bre
</line>
<line>
os anos que mais *ouveram *ublicações, em q*ais pe*i**icos e a temática
</line>
</par><par>
<line>
*essas *e*istas.
</line>
</par><par>
<line>
A seguir n*s resul*ados e dis*ussão a pesquisa m*stra a prospecção tecnológ*ca que
</line>
</par><par>
<line>
foi desenvolvida e as*im será apresen*ado grá*ico com *s an*lises e as disc*ssõe* s*bre
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
tem*tica, enfatizando a im*o*tância.
</line>
</par><par>
<line>
* RESU*TA*OS E DISCUSSÃO
</line>
</par><par>
<line>
Di*nte a tabela elabor*da na m*todolog*a, r*alizou-se gráficos da b*se de dad*s da
</line>
<line>
S*i*lo que ti*eram o* cin*o maiores resultados d* p*sq*isa de pro*pecç*o para *ealizar uma
</line>
<line>
discussão e c*mp*eender quai* o* subt*picos e*am *ais *tilizados dentro d*sses artigos.
</line>
</par><par>
<line>
Dian*e disso, as
</line>
<line>
pala*ras que mais tive*am resultados *o*am o Entreprene*rship com 46*,
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresin*, v. 21, n.*, *rt. 13, p. 252-264, mai. 2024
</line>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revi**a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Em*reendedorism* Científico de *orma Prática a Fim de Fomentar Nov*s Criações dos N*gócios
</line>
<line>
257
</line>
</par><par>
<line>
depois Empreendedorismo com 397 r**ult**os posteriormente, Ent*ep**neur*al Education
</line>
<line>
com 65 artigos, o Academic Entrepreneurship com 26 arti*os * p*r úl*imo Empreende*o*ismo
</line>
<line>
Acad*mic* com 14 resultados.
</line>
<line>
No gráfico 1 apr*senta a evolução das pesquisa* de 198* a*é *022. No ano d* 19*8 já
</line>
</par><par>
<line>
se começava a pu*licar sobre * *ntrepre*e*rship, que t*aduz**o ao português
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
empr*e*dedorismo, naquele ano fo*am p*blicados 2 artigos acerca *a tem*tica. Em *999 ess*
</line>
<line>
número passou para 3, percebe-se que o tema crescia de forma lenta ainda *entro das
</line>
<line>
pesquisa*.
</line>
</par><par>
<line>
Em 2009 *ss* númer* a**da *ra c*nsiderado
</line>
<line>
baixo, pois só tinha
</line>
<line>
11 r*sult*dos,
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
2010
</line>
<line>
*ome*a a *u*entar para 17 pesquisas e ess* núm*r* co*eça a **r c*da vez mais
</line>
</par><par>
<line>
pe*quis**o entre *s pesqui*ad*res e e*tão em 2015 já tinham 32 *r**gos, porém esse nú*ero
</line>
</par><par>
<line>
*eve
</line>
<line>
uma red*ção para 26 artigos em 201*, de*oi* aumentou o número em 20*9 para
</line>
<line>
31
</line>
</par><par>
<line>
a*tigos publ*cados e em 2022 chegou em 68, ou se*a, um g*ande a*men*o.
</line>
<line>
O periódico **m menos p*bli*ações foram o T*rismo: visão e aç*o com apenas u*
</line>
</par><par>
<line>
periód*co. O mais **blicado f*i a Revista de
</line>
<line>
Admini*traç*o C*n*empo*ân*a com
</line>
<line>
40
</line>
</par><par>
<line>
publicaçõ*s, segui** pelo *egundo **gar a Revista
</line>
<line>
de *dm*nsi*ra*ão Ma*ken*ie c*m
</line>
<line>
33
</line>
</par><par>
<line>
artig*s, e e* terceiro luga* o Ca*erno EBAPE.BR c*m 2* publicações. As*im, as área* mais
</line>
<line>
publica*a* foram na Ciênc*as Sociais Aplicad*s com u* total de 296 pes*uisas, seguida da
</line>
<line>
Ciê**ias Hum*nas c** 102 public*ções * em s*guida *s engenhar*as c*m 32.
</line>
<line>
*iante disso, essa evo*u*ão d*s pe**uisa* do *mpr*endedoris*o ac*dêmic* *conte*e
</line>
<line>
devido à im*ortân*ia de *n**uir as práticas d** *olít*cas cient**icas dentr* das universidades,
</line>
<line>
*ois el*s s*o *espons*v**s por fort*lecer o ví*culo entre * indústria, sociedade e os dis*entes,
</line>
<line>
*ara que au**ntem o *es*nvolvimento das in*ciat*vas e*preendedora*, se*am na formação de
</line>
</par><par>
<line>
n*vos profissionai* * pesquisadores sej* na trans*erênc*a de tecno*ogia
</line>
<line>
(KANIAK;
</line>
</par><par>
<line>
TEX*IRA, 2022).
</line>
</par><par>
<line>
Assim, c** essas iniciat*vas, o *m**een*e*o**smo *rad***onal evolui, pois,
</line>
<line>
*nteriormente, era volta** apenas para as d*mandas do mer*ado, e agor*, passa a *tingir
</line>
</par><par>
<line>
novo* olhares para o mercado, so*iedade e acad**ia. Essas reflexões aju*am a
</line>
<line>
promover
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
cultura em*ree**edora d*ntro das universida*es, e surgem as startups u*iversitárias, q*e sã*
</line>
</par><par>
<line>
empres*s baseadas
</line>
<line>
nas c*m**tências, con*ecimentos ou ideias q*e os idealizadores criaram
</line>
</par><par>
<line>
dentro da universida*e (*ANIAK; TEXEIRA, 2*22). A seguir o g**f*co * sobr* * prospecção
</line>
<line>
sobre ent*ep*eneurship:
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresin* PI, v. 2*, n. 5, art. 13, p. 25*-264, mai. *0*4
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. M. *. Fe*reira, V. N. S. Ale*ca*
</line>
<line>
2*8
</line>
</par><par>
<line>
Gráfico * - Prospecção s**re Ent**p*eneurship
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: SciELO (2024)
</line>
<line>
No gráfico * é *oss*vel ve**ficar um crescimento de pesqui*as v*ltada* ao
</line>
<line>
em*reend**o*ismo de 1999 a 2023 na base de dados SciE*O. *o ano de 19*9 tinh* a*enas
</line>
</par><par>
<line>
uma *e*quisa na b*se de
</line>
<line>
dados q*e abordav* esse tema, *á em 2005, aumentou par*
</line>
<line>
6
</line>
</par><par>
<line>
pe****sas, o núm*ro crescia de *ma f*rm*
</line>
<line>
ainda considerada le*ta, poi* *á se passava seis
</line>
</par><par>
<line>
anos e não er* muito discutido, já no ano ** 2008, fo*am enco**r*d*s 17 estudos r*ferente* a
</line>
<line>
temá*i*a.
</line>
<line>
N* a*o de 2012 **se número aumen*av* e somava *m total de 22 pesquisas
</line>
<line>
local*zad*s na ba*e *e d*dos e então começ*u * crescer a d*scussão da te**tica, e e* 2014
</line>
</par><par>
<line>
bat** * número de 26 p*s**isa* *obr* empreendedoris*o, p*ssando esse *úmero para 31 o
</line>
<line>
*m 2015, porém em 2020 houve u** reduçã* p*ra 2* es*udos e em 2021 esse número vol*a a
</line>
<line>
crescer totalizando 35 artig*s * em 2022 fe*ha o ano com *9 resultados.
</line>
</par><par>
<line>
O* periódicos **m mais
</line>
<line>
publicaç*es foram a Revist* de *dmin*stração
</line>
</par><par>
<line>
Contemporânea com 40 *u*licações, em seguida a Revista de Admin*straç*o Mackenzie co*
</line>
</par><par>
<line>
3* *eriódicos e de* te*ceiro **g*r
</line>
<line>
a Cadern*s EBAPE.B* com 28 trab*lhos pu**ica*o*. Os
</line>
</par><par>
<line>
que tivera* men*s
</line>
<line>
p*blicações foram a T**ismo: Visão e Ação, T*abalhos em Lingu*stica
</line>
</par><par>
<line>
Aplica*a e Soci*da*e e Natureza, *entr* outras com apena* um *eriódico.
</line>
</par><par>
<line>
Nas universidades * aument* do empreendedorismo
</line>
<line>
auxilia na transferênc*a d*
</line>
</par><par>
<line>
te*nologia. Em meados
</line>
<line>
da década de
</line>
<line>
1980 esse eve*to de trans*erênci* *e tecnologia ficou
</line>
</par><par>
<line>
conhec*do *omo "The Bayh- Do*e *ct",
</line>
<line>
ho*ve *ma cresce*te dess* fenômeno, poi*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*ongresso **tabe*eceu uma no*a política *e *ropri*dad* intelectual e di*ponibiliz*u alguns
</line>
<line>
fun*os f*derais para as pesquisas científicas (KA*IAK; *EXEIRA, 2021)
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 21, n.5, art. 13, p. 25*-264, mai. 20*4
</line>
<line>
*ww4.fsan*t.*om.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Empreen*edorismo C**ntífico *e *orma *rática a Fim d* Fomentar Nov*s Criaçõ*s dos Negócios
</line>
<line>
259
</line>
</par><par>
<line>
Gráfico 2 - *rospecção sobre e*pre*nd*dorismo
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: SciEL* (2024)
</line>
<line>
No *rá*ic* 3 a*resenta a prospecção sobre E*t*ep*eneuria* Education do ano de 200* a
</line>
<line>
20*2, é u* t*ma recente em *er*o de publ*cações **ando com*a*ados aos out*os temas. Nos
</line>
<line>
anos de 20**, 2005, 2009, 20*0 e 2012 tivera* apena* uma *ublicação acerca da temát*c* na
</line>
<line>
bas* de d*dos da SciELO. E* 200* esse número f*i para * *stu*o* * *o ano *e 20*5 *icou *m
</line>
<line>
5 publicações. É p*ssíve* verificar que o estudo sobre a educação empr*ende*or* ainda era
</line>
<line>
pouco *iscuti*o e fund*men*o n* academia.
</line>
<line>
Em 2018 ess* númer* continuava aumentando, chegou em 10 pub*icações, mas
</line>
</par><par>
<line>
depois houve uma di*inui**o de estudos nessa
</line>
<line>
área e em 2022 *ó foram encontrados 6
</line>
</par><par>
<line>
estudos sobre. O ano que mais ho*ve publicaçõe* foi em *021, *m que **ca*çou ** resulta*os
</line>
<line>
de estu*os nessa área, entretanto, ainda é um tema pouco discutido d*ntro das Inst**uiçõ*s de
</line>
<line>
Ensino, sen*o necessárias mais discussões e p*blica**es.
</line>
</par><par>
<line>
A revist* com m*is pub**caçõ*s foram Revista de A*ministração *ontemporânea a
</line>
<line>
com apenas 5 pe***isas. O perió**co Revista de Administraç*o *ontem*orânea e * Re*ista
</line>
</par><par>
<line>
Brasileira de Enfe*magem tiveram 4 publicações, Braz*lian Admi*istr**ion Review com 3 *
</line>
</par><par>
<line>
estudos e a maioria ficou
</line>
<line>
com ou 1 *
</line>
<line>
artigo. Ass*m, observa-se que os c*nteúdos sobre
</line>
</par><par>
<line>
e*pr**ndedorismo ac*dêmico ainda são pouc* difun*idos *as pub*icações.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresin* P*, v. 21, n. 5, art. 13, p. 252-264, m*i. 2024
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. *. M. Ferreira, V. *. S. Alenc*r
</line>
<line>
260
</line>
</par><par>
<line>
Gráfico 3 - Prosp*cç** sobre Ent*ep*eneurial E*ucati*n
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: SciELO (2024)
</line>
</par><par>
<line>
No gráf*c* 4 a*resen*a
</line>
<line>
o* resultados *a prospecção Acad**ic E*t*epreneurs*ip q*e
</line>
</par><par>
<line>
apresento* poucos resultados qu*ndo *omparados ao* outro* t*mas analisados.
</line>
<line>
Em
</line>
<line>
200*
</line>
</par><par>
<line>
for*m publicadas apenas duas publ*caçõ*s s*bre Empr*endedorism* Acadêmico, já e* 20*7
</line>
</par><par>
<line>
es*e número fo* pa*a *m est*do. Em 2010,2011,2012,
</line>
<line>
2013 cont*nu*va e* apen*s *ma
</line>
</par><par>
<line>
publ*cação e em 20*9 esse núm*ro passo* p*ra 3 estudo* *o banco de dado* da SciELO.
</line>
<line>
Em 2021 e e* 2022 esse n*mer* *omeçou a aumentar e chego* em 4 publ**ações em
</line>
</par><par>
<line>
p*r*ód*cos em c*d* ano. *iante disso, é po*sível observar o quanto esse tema é nov* não *
</line>
<line>
tem ainda muitas publi***ões *obre * temática, sendo *m *ss*nto que se observa que nos
</line>
</par><par>
<line>
últimos anos está
</line>
<line>
em *x*ansão, mas a pesquisa não tem *companhado *ssa r*lev*ncia
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
meio acadêmico.
</line>
</par><par>
<line>
O p*riódi*o com *ais
</line>
<line>
publ*caçõe* foi a Revis*a de **mini*tração *o*te*p*rânea
</line>
</par><par>
<line>
*om 3 e*tudo, *eguido do Acta Paulist* *e Enfe*m*gem, Revista d* Adminis*ração de
</line>
<line>
Emp*esas e Cade*nos EBAPE.BR cada uma com ap*nas 2 tr*bal*os. Nesse *entid*, a B*R -
</line>
</par><par>
<line>
Brazili*n Administrati*n Review, Brazilian Bu*ines* Review, *ducação
</line>
<line>
e Pesqu*sa
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Perspectivas em Ciên*ia da In**rmaç*o, de*tre outros perió**cos ficaram com apenas uma
</line>
<line>
publ*cação.
</line>
</par><par>
</page><line>
*e*. FSA, Teresina, v. 21, n.5, art. 1*, *. 252-264, mai. 20*4
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Empreendedor*smo Cientí**co de Forma Prá*ic* * Fim de Fomentar N*vas Criações d*s *eg*ci**
</line>
<line>
26*
</line>
</par><par>
<line>
Gráf*co 4 - *ros*ecção s*bre A**demic Ent*e*re*eurship
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: *ci*LO (2*24)
</line>
<line>
No gráfico * apresenta os resultados *a prospecçã* sobre *mpreendedo*i*mo
</line>
<line>
Acad*mico. No ano de 2005 * 2*23 só foi localizado * p*squisa *ientífic* realizad* ao an*,
</line>
<line>
*u se*a, u* núm*r* *uito abaixo do esp*rado, tendo em vist* que o empreen*edoris*o vinha
</line>
<line>
aum**tando ao longo dos anos, por*m as p*squi*as nes*a áre* ainda eram bem esca*s*s.
</line>
<line>
Ao longo dos **os, foram pu*li*adas em algun* per*ó*ico*, *or exe*plo, no Caderno
</line>
</par><par>
<line>
CRH, apenas uma pes*uisa,
</line>
<line>
na revis*a Nova *c*n*mia uma pesquis*, na P**sp*ctivas em
</line>
</par><par>
<line>
Ciências da Informaçã* uma publicação, n* Revista de Admi**straç*o Contempor*ne* uma
</line>
<line>
pesquisa e *a Rev*sta Pro*uction, uma pesqu*sa.
</line>
<line>
*om a mudança e e*oluç** das *ecnolog*as de comu*icaç** e in*ormação tem
</line>
</par><par>
<line>
obs*rvado um impac** na socieda*e em distintas esferas, na cult*ral, so*ia* e eco*ômica
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
aux*lia* as pessoas a *erem difere*tes modelos de neg*cios, nov*s opor*un**ades para
</line>
<line>
empree*de* *entr* das universid**es e mesmo com *odas as mudanças aind* possu* escasse*
</line>
</par><par>
<line>
de pesquisa* científi*as que dis*utam sobre e*sa te*át*ca (OH*RA; NOVE*I,
</line>
<line>
20**). No
</line>
</par><par>
<line>
g*á*ic* 5, é possív*l ve*ificar a pros*ecção sobre o Empreendedorismo Acadêmi*o:
</line>
</par><par>
<line>
Grá*ico 5 - Prospecção sobre Empree*ded***smo Acadêmic*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 21, n. 5, art. 13, p. 252-264, mai. 2024
</line>
<line>
www4.fsanet.*om.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. M. M. F*rrei*a, *. N. S. *lencar
</line>
<line>
262
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: SciELO (20*4)
</line>
<line>
De ac**do a im*gem 1, u*iliz*u-se o VOSviewer para apres*ntar *s autore* *ue mais
</line>
<line>
publicaram e q*e tiv*ram conexõ*s. O* autores citados dent*e os 994 artig*s fo*am o T*ixeira
</line>
<line>
em conexão *o* a Andreassi e que fize*am co*exão com Mel*, Pedro Lucas d* *esende com
</line>
<line>
Borini, Felipe M**des. *stes autor*s es*avam lig*dos ao Bern*ndes e também a *i*uka e ao*
</line>
<line>
Mo*aes, Campos e Fi*che*.
</line>
<line>
Im*g*m 1 - *utores mai* citados
</line>
</par><par>
<line>
F*nt*: Ela*orado *el* a*tora com a utilização do VOSviewer (20*4)
</line>
<line>
A**im, n*s *esultados foi po*sível vis*alizar *iversos dados acerca da temática do
</line>
</par><par>
<line>
empreen*edorismo acadêmic* que foram sendo di*cutidas ao
</line>
<line>
*o*go d* t*xto. É possível
</line>
</par><par>
</page><line>
v**ifi*ar *ue é *m tema em asce*são *entro d** pesqui**s *ientíficas, pois, é de suma
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 21, n.5, art. 1*, *. 252-264, mai. *024 w*w4.fsan*t.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Empreen*ed*ris** Científ*co de For** Prática a Fim de Fomentar Nov*s Criações dos Neg*cios
</line>
<line>
263
</line>
</par><par>
<line>
importânci* aco*p*nhar ess* processo do empreendedorism* *c*dêmic* sobr* * viés
</line>
<line>
cien*ífic*.
</line>
<line>
4 CONSIDERAÇÕE* **NA*S
</line>
</par><par>
<line>
Assim, *os *esult*dos foi possív*l vis**lizar di*ersos dados ac*rca **
</line>
<line>
tem*t*ca
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
empreendedorismo acadêmico. É ne*ess*ri* um *lhar pa** a* *n*tiuições para qu* haja mais
</line>
</par><par>
<line>
invest*m***o*
</line>
<line>
e* bolsas, *m edita*s a esses discentes * docentes pos*am *nvestir
</line>
<line>
nas
</line>
</par><par>
<line>
pesquisas práticas * que geram produtos e *erviços e não fi*u*m a*enas no campo *a teoria, é
</line>
<line>
necessá*io a criação *e capa*itação pa** esses indivíd*o* que f*zem *arte de tod* *c*demia.
</line>
</par><par>
<line>
Nesse *ontexto, é n*ces*á*io
</line>
<line>
*stá integ**do todo * ecossis*em* de inovação p*ra que
</line>
</par><par>
<line>
po*sa f*uir *ovas pes*uisas e esses
</line>
<line>
estudos que *ão teórico* transformad*s e* negóci*s
</line>
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<line>
inovadores q*e irão *ransf*rm*r a *ocied*de e auxi**ar na eco*omia, por iss* é importante
</line>
<line>
a
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<line>
rede de ap*io. * criação *e um ma*erial *e em*reendedo*ism*
</line>
<line>
acadêmico
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<line>
*jud* a ess*
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<line>
c*mun*d**e a *mpre*n**r, ta*to
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<line>
com aux**io *e novos materiais pa*a *issemin**
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<line>
conhe*iment* *uanto
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<line>
as capacitaçõ*s, pois quan*o mais divu*gar e incentiva* o
</line>
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<line>
co**ortamento empreendedor mais negóc*os **ndo das Institu*ções s*rão cria*os.
</line>
<line>
O present* estudo possui algumas li**t*ções, por e*emplo, mesmo q*e a pesquisa
</line>
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<line>
bi*liomé*rica seja um método p*ra
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<line>
anal*s*r e q*antificar o número de tr*bal*o pub*icado,
</line>
</par><par>
<line>
ai*da nã* con*egui* analisar todos a* pesquisas; as p*lavr*s-chave foram *u*ra l*mitante, pois
</line>
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<line>
* fo*ma que os pesqui*adore* *o**cam nos estudos pod*m existir alguma i*cons*stên*ia,
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
futuros trabalho* pode* aumentar o número de ba*e de dados e també* o *úmero de an*lis*
</line>
<line>
dos re*ult*dos.
</line>
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REFE*ÊNCIA
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Con*ribuição dos Autor*s
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L. M. M. **rreira
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<line>
V. *. *. *lencar
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<line>
1) con*epç*o e planejam*nto.
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X
</line>
<line>
X
</line>
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<line>
2) análise e in*erpretação dos dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) *laboração do rascu*h* ou na revisão crítica do c*nteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
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<line>
4) part*cipa*ão n* aprova*ão da versão fin*l do manuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
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Rev. FSA, T**e*i*a, *. 21, n.5, art. 13, p. *52-26*, **i. 202*
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