<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 5, art. 13, p. 252-264, *a*. 20*4 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*4.21.5.13 </line>
</par>
<par>
<line> * Empreendedorismo Científico d* F*rma Práti*a a *im de F**entar Novas Cr**ções dos </line>
<line> Neg*cios </line>
<line> Scient*fic E*t*epreneur*hip in a Pract**al Wa* in Order t* Fos*er New *u*iness C*eations </line>
</par>
<par>
<line> Lísia Maria *on*eiro Ferreira </line>
<line> M***rado em Pr*priedade Intel*ctual e Tr*nsferência *e Tecnologia par* In*vação pela Univ*rsidade F*de*al do Pia** </line>
<line> Gradua*a e* Psicologia *e** Centro U*iversitário UNI*S* </line>
<line> E-mail: lis*aamonteiro@*mail.com </line>
<line> Vanessa N*nes *e Sousa Alenc*r Va*co*celo* </line>
<line> Doutora e* Ad*i*istração *ela *niversidade N*ve de Julho (SP) </line>
<line> E-mail: vanessaale*car@ccm.uespi.co*.b*. </line>
</par>
<par>
<line> E*d*re*o: </line>
<line> Lís*a </line>
<line> Ma**a </line>
<line> Monteiro </line>
<line> Ferre*r* </line>
</par>
<par>
<line> Univ*rsidade Fe*eral do P**u*. Endereço: Bairro Cristo </line>
<line> *ditor-*h*fe: </line>
<line> Dr. </line>
<line> Tonn* </line>
<line> *e*ley </line>
<line> *e </line>
<line> Alenca* </line>
</par>
<par>
<line> Rei, quadra **, bloco 10, *p 101 - Te*esina, PI - B*asil. </line>
<line> *odrigues </line>
</par>
<par>
<line> *ndereço: *aness* Nunes de S**sa Alenca* </line>
</par>
<par>
<line> Vasconcelos </line>
<line> A*tig* r*cebido em 14/05/2024. Ú*t*ma vers*o </line>
</par>
<par>
<line> Av. Joã* *XIII, 9*25 - Novo Uruguai, Teres*na - PI, </line>
<line> r**ebida em 27/05/2024. Aprova*o em 28/05/*024. </line>
</par>
<par>
<line> 64073-650- Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> Aval*ado pe*o *istema Tr*ple Revie*: Des* R*vie* a) </line>
<line> pelo Editor-*hefe; e b) Double Blind R*view </line>
<line> (aval*açã* c*ga por *ois avaliadores da á*ea). </line>
<line> Revisão: *ra**tical, N*rmati*a e de F*r*ataç*o </line>
</par>
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<page>
<par>
<line> O Empreendedori*mo C*entífico de For*a Prática a Fim de *o**nt*r Novas Cr*ações dos Ne*óci*s </line>
<line> 253 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> * empreende*orismo acadêmico é voltado p*ra * co*ercialização e transferênc*as </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> t*cno*ogia do conhecimento cien*ífico para * mer*ado e empr*sas. O artigo visa incentivar o </line>
<line> *mpreende**rismo acadêmico, promovendo a *r**çã* de negóc**s de*tr* d** institui*ões. Na </line>
</par>
<par>
<line> *etodolo*ia utilizou-*e *ibliom*tria e prospecção tecnol*g*c*, o </line>
<line> estudo ana*isa a intenção </line>
</par>
<par>
<line> e*p**e*d**ora de docent*s e discentes, o des*nv*lvim*nto de no*os produt*s e serv*ços, e as </line>
<line> habilidades empreendedoras. A **bliometria uti*iza as Leis de Lotka, Bradf*r* e Zipf pa*a </line>
<line> analisa* p*b*icações acadêmicas, enquanto * prospec*ã* tecnológica avalia * viabil*d*de </line>
</par>
<par>
<line> futura das </line>
<line> pesquisas. O* res*ltados rev*la* dados sign*ficativos *obre a </line>
<line> t*m*ti** do </line>
</par>
<par>
<line> e*p*e**dedori*mo a*a**mic*, des*a*ando *s </line>
<line> ano* com maior n*m**o </line>
<line> de pub*icaçõ*s, os </line>
</par>
<par>
<line> per**d*cos mais re*evantes e </line>
<line> as </line>
<line> principais t*máticas abordadas. A análise subli*ha </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> importância de investi*entos contínuos em bolsas e edita*s que i*centivem docentes </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> d*scentes a *ran*forma* </line>
<line> p*squi*as teóricas </line>
<line> em produto* * ser*iços práti*os. É necessár*o </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> olhar para as Instituições para qu* *aja mais investim*ntos em bolsas, em edi*ais a </line>
<line> e*ses </line>
</par>
<par>
<line> discentes e do*entes possam investir nas pes*uisas p*áti*as e que geram produtos * serviç*s e </line>
</par>
<par>
<line> não fiqu*m apenas no *ampo *a teo*ia, é </line>
<line> ne*essário criação de cap*citação para a </line>
<line> esse* </line>
</par>
<par>
<line> in*ivíduos que f*zem parte de toda aca*emia. </line>
</par>
<par>
<line> Palavr*-chave: </line>
<line> Empreen*edorismo </line>
<line> Acad*mico. </line>
<line> Bibliometria. </line>
<line> **preendedori*mo. </line>
</par>
<par>
<line> Instituiç*es. Negócios. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> *c*demic *n*repreneurship is aim*d at the co*mercialization a*d te*h**logy transfers *f </line>
<line> scie*tific kno*ledge t* the market and compani*s. T*e *rti*le aims to *ncourage academ*c </line>
</par>
<par>
<line> e*trep*eneurship, p*om*ting *he creat*on *f businesses wi**in insti**tions. In </line>
<line> t he </line>
</par>
<par>
<line> me*h*dology, bib*iom*tr**s and technologi*a* prospecting were used. Th* study analy*es the </line>
</par>
<par>
<line> entrep*eneuria* intention *f t*ach*rs and *tudents, the d*velop*ent of new products </line>
<line> *nd </line>
</par>
<par>
<line> se*vi*es, a*d </line>
<line> entrepren*urial s*ills. *i*liometrics *s*s L*t*a, Bra*ford and Z*pf's Laws t* </line>
</par>
<par>
<line> analyz* academic *ublications, while tec*nological *rospect*ng evaluates the futur* *iability </line>
</par>
<par>
<line> of *esearch. *he results reveal significant data </line>
<line> *n the topic *f acad**ic *ntrepreneurs*ip, </line>
</par>
<par>
<line> high***hting *he years *ith the highest nu*ber o* p*blicat*o*s, t*e mo*t rel*v*nt journals and </line>
<line> the main themes c*vered. The anal**is highlights th* importance *f co*tinuo** i*vestments *n </line>
<line> grants a*d notices that e*co*rage teachers and student* to t*ansfor* theoretica* research i**o </line>
<line> pract*cal prod*cts an* services. It is necessary to loo* at the **stitutions *o that *h*** a*e *ore </line>
<line> i*v*stmen*s in scholar*hip*, in **tices so th*t these students and teachers c*n i*ve*t in </line>
<line> practical research that *enerates pr*ducts and services an* a*e n*t ju*t in the fie*d o* the*r*, *t </line>
<line> is necessary *o *reate training for t*ese individuals who *re *a*t of eve*y ac*demy. </line>
<line> Keyw**d: A*a*emic Entre*r*neurship. Bibliom*tri**, ***repren*urship. Institutions. </line>
<line> B*siness. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 21, n. 5, art. 13, *. *52-264, mai. 2**4 </line>
<line> *ww4.fsa*et.com.br/*ev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
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<line> *. M. *. *errei*a, *. N. S. Alen**r </line>
<line> 254 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTR*DUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> O </line>
<line> conceito de em*reendedor**mo *o* cit*do pela primeira </line>
<line> v*z em 1700 c*m Ric*ard </line>
</par>
<par>
<line> Cantill** quando cons*derava as pe*soas </line>
<line> que co*pra*am </line>
<line> *r*du*os para a fabric**ã* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> serviços e d*p**s reali*a a ve*da p*r um val*r mai* *l*a para </line>
<line> gera* *ucro e**m considerados </line>
</par>
<par>
<line> empr*endedo*es, *ssim, o ter*o começou a evol*ir ao longo *os anos (ARAG*O; *RA*A; </line>
</par>
<par>
<line> VI*NA, 2021). O *once*to foi sendo d**u**ado cad* vez mais entre os p*íses </line>
<line> a* red*r do </line>
</par>
<par>
<line> mundo e *s estu*i*so* *ada v*z mais dispostos a ent*nde* e trazer novas *s*rat*gias. </line>
</par>
<par>
<line> **ante disso, *m 1982 **aper* * Sokol (19*2) </line>
<line> * Sh*p*ro (1984) </line>
<line> começam </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> imp*lsionar cada vez **i* sobr* o e*pre*nd*dorismo com *up*rt* </line>
<line> teóri*o na ***cologia </line>
</par>
<par>
<line> *ocial e dis*uti*m sobre as pesquisas de intenção empreendedor* e foi *umentando o número </line>
<line> de public*ções ao longo dos anos, *u seja, isso mostrava q*e era uma *endência mundial * o </line>
<line> q**nto ess* á*ea ser*a influ*nciada p*r o*t*o* pesq*isadore* (LIN*N; *AYOL*E, 2015). </line>
<line> Nesse sent*do, existem dua* linh** de pe**u*sas **e são di*e*entes, a *rimeira voltada </line>
</par>
<par>
<line> * ps*col*gi* soci*l q*e seria originada do </line>
<line> processo </line>
<line> qu* </line>
<line> env**v* </line>
<line> as atitudes e cr*n*as com </line>
</par>
<par>
<line> apo**e teórico na Teor*a Social Cog*itiva de Bandur* (*989) e a s*gu*d* linh* seria v*lt*d* </line>
<line> para a á*ea especificamen*e do emp**endedo**smo q*e contempl* a *eoria do *vento </line>
<line> Empr*endedor d* Sh*pero (1984), *sses mod*los s*r*i*am com al*umas limit*ções *eferentes </line>
</par>
<par>
<line> aos modelos dos tra*os de person*li*ade * par* poder </line>
<line> com*reend*r os f*tores </line>
<line> pessoais </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> sociais. </line>
</par>
<par>
<line> Além do em*r*endedorismo *ara negócios, exi*te o ci**tífi*o, no qual </line>
<line> "A ciênc*a </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> u* empre**dimento preocupa*o ex*lusiva**nte, com o con*ecimento e * compreensão </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> f*nômenos </line>
<line> nat*rai*." (K**LINGER, 1*80, p. 5). </line>
<line> Nesse contex*o, o empreen*edor*sm* </line>
</par>
<par>
<line> cie*tífico ou aca*êmi** é di*seminado dentr* das Ins*itui*ões de *n**no, entretanto, são </line>
<line> necessários mais estudo* teóricos * prático* sobr* o assunto, *a*a qu* possa dis*eminar *nt*e a </line>
<line> co**nid*de científi*a. </line>
</par>
<par>
<line> Ass*m, o **preen*e*orismo ac*dê*ico é voltado para a comercialização </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> transf**ê*cias de te*n*logi* </line>
<line> do conhecimento ci*ntífico para * </line>
<line> merc*d* e em**e*as. O </line>
</par>
<par>
<line> fenômeno é e**rg*nte quand* *o*pa*a*o com out*os t*m*s no *aís, p*r isso re*resen*a um </line>
<line> aspecto de suma im*ortância dos e*tudante* para gerar be*efícios s*ciais e e*onômic** para </line>
</par>
<par>
<line> as univers*dad*s por meio </line>
<line> d* novas fontes de r*nda para a in*titui**o, docentes e aos </line>
</par>
<par>
<line> discentes e todos os envolvidos da acad**ia (LI *t al., *022). </line>
</par>
<par>
<line> *iante disso, essa </line>
<line> pesquisa te* como q*estionamento: qual o </line>
<line> impacto na cria*ão </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> um *ate*ial *obre emp*eendedorismo ac**êmic* **ra ince*tivar negóci** de*tro </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina, v. 2*, n.5, art. 13, p. 252-26*, mai. 2024 www4.fs*net.com.br/r*vist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Empreendedo*ismo Cien*ífi*o de Forma Pr*tica a Fim d* Fomentar Novas *riações *os N*gócios </line>
<line> 255 </line>
</par>
<par>
<line> institui*ão?. O obj*ti** ge*al é cri*r u* material sob*e em*reendedorismo aca**mico </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> incentiva* ne*ócios dentro </line>
<line> da institu*ção. Os *bjetivo* es*ecíficos são a*me*tar a intenção </line>
</par>
<par>
<line> empreendedora do* docen*es e *i*cent**; desen*o*ve* novos produ**s e serviços dentro da* </line>
<line> in*tituições e desenvol*e* as habilidades para e**r*e*der. </line>
</par>
<par>
<line> Esse e**udo te* como justific*ti*a prátic* desenvolv*r as h*bilidades </line>
<line> para os </line>
</par>
<par>
<line> universitários, docentes e todos </line>
<line> aqu*le* que f*zem pa*t* do ensin* a </line>
<line> e*preender </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> desenv*lver no**s produtos ou ser*i*os que </line>
<line> *evem renda a e*es e a insti*uição. *e forma </line>
</par>
<par>
<line> t*orica, conseguir d*scu*i* ma*s sobre esse *e* dentro d*s instituições de ens*no, tendo em </line>
<line> vista, que é um *em* eme*ge*te e em asce*são. E por ú*timo, *e forma social, a contr*bui* </line>
</par>
<par>
<line> para </line>
<line> fomentar o emp*ee*dedorism*, de*tro e fora das universidad*s, para *uxiliar toda </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> comunidade acadêmi*a. </line>
<line> 2 METODOLOGI* </line>
<line> O *re*ente artigo trat*-se *e uma bibl*om*tria e uma pros*ecçã* *e**ológica. A </line>
</par>
<par>
<line> bibliometria pos*ui alguns indic*dores, por exemplo a Lei </line>
<line> de Lotka *on*ecida co*o lei do </line>
</par>
<par>
<line> quadro inverso </line>
<line> na qual o n*mero do* </line>
<line> aut*res que **bli*aram (n) el* é *nversa*en*e </line>
</par>
<par>
<line> pr*porcional * (n²), a Lei *e *ra*for* em que investiga *omo é a frequênc*a dos números dos </line>
<line> estudos p*b*ica*os em re*ist*s por *rea e a Le* de Zipf q*e *e caracteriza pela frequência d* </line>
<line> vo*a*ulá*io dos textos em *eterminadas *re*s (*OA*ES; P*COL**; CA*AGRANDE, 2*18). </line>
</par>
<par>
<line> A *rospecção é um estu*o técnico voltado para o **ráter mai* probabilísti*o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> p***itivo em *ue *xige a precisão de r*sultad*s na pesqui*a. As*im, t*m o *bjetiv* é gar*ntir </line>
<line> que as áreas t*agam mais benefício* e sejam *denti*icadas novas pesquis*s para a contribuição </line>
</par>
<par>
<line> na esfe*a cultura*, social e </line>
<line> econômic* e com isso </line>
<line> ava*iar *e </line>
<line> os *stu*os possuem **ance de </line>
</par>
<par>
<line> desenv*lvimento futuro e poder *er alcança** </line>
<line> mai* proativ* em relação *s m*danças </line>
</par>
<par>
<line> (*ARANHO*; RIBEIRO, 2018). </line>
</par>
<par>
<line> Os crit*rios de exclusã* foram, *r**go* inc*mple**s, que não fosse es*rit* *m </line>
<line> português ou inglês e pesquisas que *osse de caráter emp*rico, que não *ivesse rig*r científico. </line>
<line> *o*teriorme*te, fo* *eita u*a *rospe*ção em três base de dados, * S*o***, *ciEL* e Google </line>
</par>
<par>
<line> Patents co* </line>
<line> os desc*it*res: empreendedori*mo, en*r*preneurship, empreended*ri*mo </line>
</par>
<par>
<line> acadê*ic*, *cad*mic entrepreneurship, s*artu* u*iversitária, univers*ty sta*tup, e*ossistema </line>
</par>
<par>
<line> e*p*ee**edor, </line>
<line> *ntr*preneurial </line>
<line> ecosystem, </line>
<line> educação </line>
<line> empre*nded*ra, </line>
<line> entrepren*urial </line>
</par>
<par>
<line> *ducation. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F**, Te*esina PI, v. 21, n. 5, *rt. 13, p. 252-264, ma*. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. M. *. *erreira, V. N. S. Alencar </line>
<line> 256 </line>
</par>
<par>
<line> Na </line>
<line> ta*e*a 1 é </line>
<line> *ma pro*pecção </line>
<line> nas bases de dado* da Scopus, *ciELO e Google </line>
</par>
<par>
<line> Pate**s, no qual fo*am utilizados alguns descritores, </line>
<line> po* exemplo, Empreendedorism*, </line>
</par>
<par>
<line> Entrepreneurship, Empr*endedorismo acadêmic*, Acade*ic entrepren*u*s***, Sta*tup </line>
<line> *niversi*ária, University startup, Ecossistema empreende*or, *ntrepreneurial ecosy*te*, </line>
<line> Educação empreendedora, Ent**preneu**** e*ucati*n. </line>
<line> *abe*a 1. Prospecçã* *m bases de *ados </line>
</par>
<par>
<line> No*e </line>
<line> Scopu* </line>
<line> Sc*elo </line>
<line> Google Pat*nts </line>
</par>
<par>
<line> Empreendedorismo </line>
<line> 1*8 </line>
<line> 397 </line>
<line> 2*2 </line>
</par>
<par>
<line> E*trepreneurship </line>
<line> * 3 .0 3 9 </line>
<line> 468 </line>
<line> *a*s de 10*.000 </line>
</par>
<par>
<line> Empreended*rismo acadêmico </line>
<line> 1 </line>
<line> 14 </line>
<line> 8 </line>
</par>
<par>
<line> Academic entre*rene*rshi* </line>
<line> 5 .1 6 8 </line>
<line> 2* </line>
<line> Mai* de 100.000 </line>
</par>
<par>
<line> St*rtup uni*er*itária </line>
<line> 0 </line>
<line> 1 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> Universi*y startup </line>
<line> 1 .1 7 9 </line>
<line> 6 </line>
<line> Mais de 10*.000 </line>
</par>
<par>
<line> **ossistema e*pre*nded*r </line>
<line> 2 </line>
<line> * </line>
<line> 1* </line>
</par>
<par>
<line> E*tre*r*neurial ecos*stem </line>
<line> 2 .7 7 3 </line>
<line> 12 </line>
<line> 8 * .* 7 4 </line>
</par>
<par>
<line> Edu*açã* *mpreendedo*a </line>
<line> 3 </line>
<line> 23 </line>
<line> 20 </line>
</par>
<par>
<line> En*repreneurial e*ucatio* </line>
<line> 9 .6 3 9 </line>
<line> 6* </line>
<line> Mais de 100.000 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elabor*d* *ela autor* (2024) </line>
</par>
<par>
<line> A*sim, por m*io do* r*sultados da tabela </line>
<line> 1, foi elab*ra** </line>
<line> *s resultados e discu*são </line>
</par>
<par>
<line> sobre as temátic*s * elabora*o gráfi*os que *u**ss* debater *cerca d* conteúdo e fo*am </line>
</par>
<par>
<line> an***sados s*bre </line>
<line> os anos que mais *ouveram *ublicações, em q*ais pe*i**icos e a temática </line>
</par>
<par>
<line> *essas *e*istas. </line>
</par>
<par>
<line> A seguir n*s resul*ados e dis*ussão a pesquisa m*stra a prospecção tecnológ*ca que </line>
</par>
<par>
<line> foi desenvolvida e as*im será apresen*ado grá*ico com *s an*lises e as disc*ssõe* s*bre </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> tem*tica, enfatizando a im*o*tância. </line>
</par>
<par>
<line> * RESU*TA*OS E DISCUSSÃO </line>
</par>
<par>
<line> Di*nte a tabela elabor*da na m*todolog*a, r*alizou-se gráficos da b*se de dad*s da </line>
<line> S*i*lo que ti*eram o* cin*o maiores resultados d* p*sq*isa de pro*pecç*o para *ealizar uma </line>
<line> discussão e c*mp*eender quai* o* subt*picos e*am *ais *tilizados dentro d*sses artigos. </line>
</par>
<par>
<line> Dian*e disso, as </line>
<line> pala*ras que mais tive*am resultados *o*am o Entreprene*rship com 46*, </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresin*, v. 21, n.*, *rt. 13, p. 252-264, mai. 2024 </line>
<line> www*.fsanet.com.*r/revi**a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Em*reendedorism* Científico de *orma Prática a Fim de Fomentar Nov*s Criações dos N*gócios </line>
<line> 257 </line>
</par>
<par>
<line> depois Empreendedorismo com 397 r**ult**os posteriormente, Ent*ep**neur*al Education </line>
<line> com 65 artigos, o Academic Entrepreneurship com 26 arti*os * p*r úl*imo Empreende*o*ismo </line>
<line> Acad*mic* com 14 resultados. </line>
<line> No gráfico 1 apr*senta a evolução das pesquisa* de 198* a*é *022. No ano d* 19*8 já </line>
</par>
<par>
<line> se começava a pu*licar sobre * *ntrepre*e*rship, que t*aduz**o ao português </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> empr*e*dedorismo, naquele ano fo*am p*blicados 2 artigos acerca *a tem*tica. Em *999 ess* </line>
<line> número passou para 3, percebe-se que o tema crescia de forma lenta ainda *entro das </line>
<line> pesquisa*. </line>
</par>
<par>
<line> Em 2009 *ss* númer* a**da *ra c*nsiderado </line>
<line> baixo, pois só tinha </line>
<line> 11 r*sult*dos, </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> 2010 </line>
<line> *ome*a a *u*entar para 17 pesquisas e ess* núm*r* co*eça a **r c*da vez mais </line>
</par>
<par>
<line> pe*quis**o entre *s pesqui*ad*res e e*tão em 2015 já tinham 32 *r**gos, porém esse nú*ero </line>
</par>
<par>
<line> *eve </line>
<line> uma red*ção para 26 artigos em 201*, de*oi* aumentou o número em 20*9 para </line>
<line> 31 </line>
</par>
<par>
<line> a*tigos publ*cados e em 2022 chegou em 68, ou se*a, um g*ande a*men*o. </line>
<line> O periódico **m menos p*bli*ações foram o T*rismo: visão e aç*o com apenas u* </line>
</par>
<par>
<line> periód*co. O mais **blicado f*i a Revista de </line>
<line> Admini*traç*o C*n*empo*ân*a com </line>
<line> 40 </line>
</par>
<par>
<line> publicaçõ*s, segui** pelo *egundo **gar a Revista </line>
<line> de *dm*nsi*ra*ão Ma*ken*ie c*m </line>
<line> 33 </line>
</par>
<par>
<line> artig*s, e e* terceiro luga* o Ca*erno EBAPE.BR c*m 2* publicações. As*im, as área* mais </line>
<line> publica*a* foram na Ciênc*as Sociais Aplicad*s com u* total de 296 pes*uisas, seguida da </line>
<line> Ciê**ias Hum*nas c** 102 public*ções * em s*guida *s engenhar*as c*m 32. </line>
<line> *iante disso, essa evo*u*ão d*s pe**uisa* do *mpr*endedoris*o ac*dêmic* *conte*e </line>
<line> devido à im*ortân*ia de *n**uir as práticas d** *olít*cas cient**icas dentr* das universidades, </line>
<line> *ois el*s s*o *espons*v**s por fort*lecer o ví*culo entre * indústria, sociedade e os dis*entes, </line>
<line> *ara que au**ntem o *es*nvolvimento das in*ciat*vas e*preendedora*, se*am na formação de </line>
</par>
<par>
<line> n*vos profissionai* * pesquisadores sej* na trans*erênc*a de tecno*ogia </line>
<line> (KANIAK; </line>
</par>
<par>
<line> TEX*IRA, 2022). </line>
</par>
<par>
<line> Assim, c** essas iniciat*vas, o *m**een*e*o**smo *rad***onal evolui, pois, </line>
<line> *nteriormente, era volta** apenas para as d*mandas do mer*ado, e agor*, passa a *tingir </line>
</par>
<par>
<line> novo* olhares para o mercado, so*iedade e acad**ia. Essas reflexões aju*am a </line>
<line> promover </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> cultura em*ree**edora d*ntro das universida*es, e surgem as startups u*iversitárias, q*e sã* </line>
</par>
<par>
<line> empres*s baseadas </line>
<line> nas c*m**tências, con*ecimentos ou ideias q*e os idealizadores criaram </line>
</par>
<par>
<line> dentro da universida*e (*ANIAK; TEXEIRA, 2*22). A seguir o g**f*co * sobr* * prospecção </line>
<line> sobre ent*ep*eneurship: </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin* PI, v. 2*, n. 5, art. 13, p. 25*-264, mai. *0*4 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. M. *. Fe*reira, V. N. S. Ale*ca* </line>
<line> 2*8 </line>
</par>
<par>
<line> Gráfico * - Prospecção s**re Ent**p*eneurship </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: SciELO (2024) </line>
<line> No gráfico * é *oss*vel ve**ficar um crescimento de pesqui*as v*ltada* ao </line>
<line> em*reend**o*ismo de 1999 a 2023 na base de dados SciE*O. *o ano de 19*9 tinh* a*enas </line>
</par>
<par>
<line> uma *e*quisa na b*se de </line>
<line> dados q*e abordav* esse tema, *á em 2005, aumentou par* </line>
<line> 6 </line>
</par>
<par>
<line> pe****sas, o núm*ro crescia de *ma f*rm* </line>
<line> ainda considerada le*ta, poi* *á se passava seis </line>
</par>
<par>
<line> anos e não er* muito discutido, já no ano ** 2008, fo*am enco**r*d*s 17 estudos r*ferente* a </line>
<line> temá*i*a. </line>
<line> N* a*o de 2012 **se número aumen*av* e somava *m total de 22 pesquisas </line>
<line> local*zad*s na ba*e *e d*dos e então começ*u * crescer a d*scussão da te**tica, e e* 2014 </line>
</par>
<par>
<line> bat** * número de 26 p*s**isa* *obr* empreendedoris*o, p*ssando esse *úmero para 31 o </line>
<line> *m 2015, porém em 2020 houve u** reduçã* p*ra 2* es*udos e em 2021 esse número vol*a a </line>
<line> crescer totalizando 35 artig*s * em 2022 fe*ha o ano com *9 resultados. </line>
</par>
<par>
<line> O* periódicos **m mais </line>
<line> publicaç*es foram a Revist* de *dmin*stração </line>
</par>
<par>
<line> Contemporânea com 40 *u*licações, em seguida a Revista de Admin*straç*o Mackenzie co* </line>
</par>
<par>
<line> 3* *eriódicos e de* te*ceiro **g*r </line>
<line> a Cadern*s EBAPE.B* com 28 trab*lhos pu**ica*o*. Os </line>
</par>
<par>
<line> que tivera* men*s </line>
<line> p*blicações foram a T**ismo: Visão e Ação, T*abalhos em Lingu*stica </line>
</par>
<par>
<line> Aplica*a e Soci*da*e e Natureza, *entr* outras com apena* um *eriódico. </line>
</par>
<par>
<line> Nas universidades * aument* do empreendedorismo </line>
<line> auxilia na transferênc*a d* </line>
</par>
<par>
<line> te*nologia. Em meados </line>
<line> da década de </line>
<line> 1980 esse eve*to de trans*erênci* *e tecnologia ficou </line>
</par>
<par>
<line> conhec*do *omo "The Bayh- Do*e *ct", </line>
<line> ho*ve *ma cresce*te dess* fenômeno, poi* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *ongresso **tabe*eceu uma no*a política *e *ropri*dad* intelectual e di*ponibiliz*u alguns </line>
<line> fun*os f*derais para as pesquisas científicas (KA*IAK; *EXEIRA, 2021) </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 21, n.5, art. 13, p. 25*-264, mai. 20*4 </line>
<line> *ww4.fsan*t.*om.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Empreen*edorismo C**ntífico *e *orma *rática a Fim d* Fomentar Nov*s Criaçõ*s dos Negócios </line>
<line> 259 </line>
</par>
<par>
<line> Gráfico 2 - *rospecção sobre e*pre*nd*dorismo </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: SciEL* (2024) </line>
<line> No *rá*ic* 3 a*resenta a prospecção sobre E*t*ep*eneuria* Education do ano de 200* a </line>
<line> 20*2, é u* t*ma recente em *er*o de publ*cações **ando com*a*ados aos out*os temas. Nos </line>
<line> anos de 20**, 2005, 2009, 20*0 e 2012 tivera* apena* uma *ublicação acerca da temát*c* na </line>
<line> bas* de d*dos da SciELO. E* 200* esse número f*i para * *stu*o* * *o ano *e 20*5 *icou *m </line>
<line> 5 publicações. É p*ssíve* verificar que o estudo sobre a educação empr*ende*or* ainda era </line>
<line> pouco *iscuti*o e fund*men*o n* academia. </line>
<line> Em 2018 ess* númer* continuava aumentando, chegou em 10 pub*icações, mas </line>
</par>
<par>
<line> depois houve uma di*inui**o de estudos nessa </line>
<line> área e em 2022 *ó foram encontrados 6 </line>
</par>
<par>
<line> estudos sobre. O ano que mais ho*ve publicaçõe* foi em *021, *m que **ca*çou ** resulta*os </line>
<line> de estu*os nessa área, entretanto, ainda é um tema pouco discutido d*ntro das Inst**uiçõ*s de </line>
<line> Ensino, sen*o necessárias mais discussões e p*blica**es. </line>
</par>
<par>
<line> A revist* com m*is pub**caçõ*s foram Revista de A*ministração *ontemporânea a </line>
<line> com apenas 5 pe***isas. O perió**co Revista de Administraç*o *ontem*orânea e * Re*ista </line>
</par>
<par>
<line> Brasileira de Enfe*magem tiveram 4 publicações, Braz*lian Admi*istr**ion Review com 3 * </line>
</par>
<par>
<line> estudos e a maioria ficou </line>
<line> com ou 1 * </line>
<line> artigo. Ass*m, observa-se que os c*nteúdos sobre </line>
</par>
<par>
<line> e*pr**ndedorismo ac*dêmico ainda são pouc* difun*idos *as pub*icações. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin* P*, v. 21, n. 5, art. 13, p. 252-264, m*i. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. *. M. Ferreira, V. *. S. Alenc*r </line>
<line> 260 </line>
</par>
<par>
<line> Gráfico 3 - Prosp*cç** sobre Ent*ep*eneurial E*ucati*n </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: SciELO (2024) </line>
</par>
<par>
<line> No gráf*c* 4 a*resen*a </line>
<line> o* resultados *a prospecção Acad**ic E*t*epreneurs*ip q*e </line>
</par>
<par>
<line> apresento* poucos resultados qu*ndo *omparados ao* outro* t*mas analisados. </line>
<line> Em </line>
<line> 200* </line>
</par>
<par>
<line> for*m publicadas apenas duas publ*caçõ*s s*bre Empr*endedorism* Acadêmico, já e* 20*7 </line>
</par>
<par>
<line> es*e número fo* pa*a *m est*do. Em 2010,2011,2012, </line>
<line> 2013 cont*nu*va e* apen*s *ma </line>
</par>
<par>
<line> publ*cação e em 20*9 esse núm*ro passo* p*ra 3 estudo* *o banco de dado* da SciELO. </line>
<line> Em 2021 e e* 2022 esse n*mer* *omeçou a aumentar e chego* em 4 publ**ações em </line>
</par>
<par>
<line> p*r*ód*cos em c*d* ano. *iante disso, é po*sível observar o quanto esse tema é nov* não * </line>
<line> tem ainda muitas publi***ões *obre * temática, sendo *m *ss*nto que se observa que nos </line>
</par>
<par>
<line> últimos anos está </line>
<line> em *x*ansão, mas a pesquisa não tem *companhado *ssa r*lev*ncia </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> meio acadêmico. </line>
</par>
<par>
<line> O p*riódi*o com *ais </line>
<line> publ*caçõe* foi a Revis*a de **mini*tração *o*te*p*rânea </line>
</par>
<par>
<line> *om 3 e*tudo, *eguido do Acta Paulist* *e Enfe*m*gem, Revista d* Adminis*ração de </line>
<line> Emp*esas e Cade*nos EBAPE.BR cada uma com ap*nas 2 tr*bal*os. Nesse *entid*, a B*R - </line>
</par>
<par>
<line> Brazili*n Administrati*n Review, Brazilian Bu*ines* Review, *ducação </line>
<line> e Pesqu*sa </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Perspectivas em Ciên*ia da In**rmaç*o, de*tre outros perió**cos ficaram com apenas uma </line>
<line> publ*cação. </line>
</par>
<par>
<line> *e*. FSA, Teresina, v. 21, n.5, art. 1*, *. 252-264, mai. 20*4 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Empreendedor*smo Cientí**co de Forma Prá*ic* * Fim de Fomentar N*vas Criações d*s *eg*ci** </line>
<line> 26* </line>
</par>
<par>
<line> Gráf*co 4 - *ros*ecção s*bre A**demic Ent*e*re*eurship </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: *ci*LO (2*24) </line>
<line> No gráfico * apresenta os resultados *a prospecçã* sobre *mpreendedo*i*mo </line>
<line> Acad*mico. No ano de 2005 * 2*23 só foi localizado * p*squisa *ientífic* realizad* ao an*, </line>
<line> *u se*a, u* núm*r* *uito abaixo do esp*rado, tendo em vist* que o empreen*edoris*o vinha </line>
<line> aum**tando ao longo dos anos, por*m as p*squi*as nes*a áre* ainda eram bem esca*s*s. </line>
<line> Ao longo dos **os, foram pu*li*adas em algun* per*ó*ico*, *or exe*plo, no Caderno </line>
</par>
<par>
<line> CRH, apenas uma pes*uisa, </line>
<line> na revis*a Nova *c*n*mia uma pesquis*, na P**sp*ctivas em </line>
</par>
<par>
<line> Ciências da Informaçã* uma publicação, n* Revista de Admi**straç*o Contempor*ne* uma </line>
<line> pesquisa e *a Rev*sta Pro*uction, uma pesqu*sa. </line>
<line> *om a mudança e e*oluç** das *ecnolog*as de comu*icaç** e in*ormação tem </line>
</par>
<par>
<line> obs*rvado um impac** na socieda*e em distintas esferas, na cult*ral, so*ia* e eco*ômica </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> aux*lia* as pessoas a *erem difere*tes modelos de neg*cios, nov*s opor*un**ades para </line>
<line> empree*de* *entr* das universid**es e mesmo com *odas as mudanças aind* possu* escasse* </line>
</par>
<par>
<line> de pesquisa* científi*as que dis*utam sobre e*sa te*át*ca (OH*RA; NOVE*I, </line>
<line> 20**). No </line>
</par>
<par>
<line> g*á*ic* 5, é possív*l ve*ificar a pros*ecção sobre o Empreendedorismo Acadêmi*o: </line>
</par>
<par>
<line> Grá*ico 5 - Prospecção sobre Empree*ded***smo Acadêmic* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 21, n. 5, art. 13, p. 252-264, mai. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.*om.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. M. M. F*rrei*a, *. N. S. *lencar </line>
<line> 262 </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: SciELO (20*4) </line>
<line> De ac**do a im*gem 1, u*iliz*u-se o VOSviewer para apres*ntar *s autore* *ue mais </line>
<line> publicaram e q*e tiv*ram conexõ*s. O* autores citados dent*e os 994 artig*s fo*am o T*ixeira </line>
<line> em conexão *o* a Andreassi e que fize*am co*exão com Mel*, Pedro Lucas d* *esende com </line>
<line> Borini, Felipe M**des. *stes autor*s es*avam lig*dos ao Bern*ndes e também a *i*uka e ao* </line>
<line> Mo*aes, Campos e Fi*che*. </line>
<line> Im*g*m 1 - *utores mai* citados </line>
</par>
<par>
<line> F*nt*: Ela*orado *el* a*tora com a utilização do VOSviewer (20*4) </line>
<line> A**im, n*s *esultados foi po*sível vis*alizar *iversos dados acerca da temática do </line>
</par>
<par>
<line> empreen*edorismo acadêmic* que foram sendo di*cutidas ao </line>
<line> *o*go d* t*xto. É possível </line>
</par>
<par>
<line> v**ifi*ar *ue é *m tema em asce*são *entro d** pesqui**s *ientíficas, pois, é de suma </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 21, n.5, art. 1*, *. 252-264, mai. *024 w*w4.fsan*t.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Empreen*ed*ris** Científ*co de For** Prática a Fim de Fomentar Nov*s Criações dos Neg*cios </line>
<line> 263 </line>
</par>
<par>
<line> importânci* aco*p*nhar ess* processo do empreendedorism* *c*dêmic* sobr* * viés </line>
<line> cien*ífic*. </line>
<line> 4 CONSIDERAÇÕE* **NA*S </line>
</par>
<par>
<line> Assim, *os *esult*dos foi possív*l vis**lizar di*ersos dados ac*rca ** </line>
<line> tem*t*ca </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> empreendedorismo acadêmico. É ne*ess*ri* um *lhar pa** a* *n*tiuições para qu* haja mais </line>
</par>
<par>
<line> invest*m***o* </line>
<line> e* bolsas, *m edita*s a esses discentes * docentes pos*am *nvestir </line>
<line> nas </line>
</par>
<par>
<line> pesquisas práticas * que geram produtos e *erviços e não fi*u*m a*enas no campo *a teoria, é </line>
<line> necessá*io a criação *e capa*itação pa** esses indivíd*o* que f*zem *arte de tod* *c*demia. </line>
</par>
<par>
<line> Nesse *ontexto, é n*ces*á*io </line>
<line> *stá integ**do todo * ecossis*em* de inovação p*ra que </line>
</par>
<par>
<line> po*sa f*uir *ovas pes*uisas e esses </line>
<line> estudos que *ão teórico* transformad*s e* negóci*s </line>
</par>
<par>
<line> inovadores q*e irão *ransf*rm*r a *ocied*de e auxi**ar na eco*omia, por iss* é importante </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> rede de ap*io. * criação *e um ma*erial *e em*reendedo*ism* </line>
<line> acadêmico </line>
<line> *jud* a ess* </line>
</par>
<par>
<line> c*mun*d**e a *mpre*n**r, ta*to </line>
<line> com aux**io *e novos materiais pa*a *issemin** </line>
</par>
<par>
<line> conhe*iment* *uanto </line>
<line> as capacitaçõ*s, pois quan*o mais divu*gar e incentiva* o </line>
</par>
<par>
<line> co**ortamento empreendedor mais negóc*os **ndo das Institu*ções s*rão cria*os. </line>
<line> O present* estudo possui algumas li**t*ções, por e*emplo, mesmo q*e a pesquisa </line>
</par>
<par>
<line> bi*liomé*rica seja um método p*ra </line>
<line> anal*s*r e q*antificar o número de tr*bal*o pub*icado, </line>
</par>
<par>
<line> ai*da nã* con*egui* analisar todos a* pesquisas; as p*lavr*s-chave foram *u*ra l*mitante, pois </line>
</par>
<par>
<line> * fo*ma que os pesqui*adore* *o**cam nos estudos pod*m existir alguma i*cons*stên*ia, </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> futuros trabalho* pode* aumentar o número de ba*e de dados e també* o *úmero de an*lis* </line>
<line> dos re*ult*dos. </line>
<line> REFE*ÊNCIA </line>
<line> ARA*ÃO, J. D; BRAGA, F. L. P; VIA*A, F. D. F. Inovação e empreen*edor*smo: uma </line>
</par>
<par>
<line> análise l*xical a partir </line>
<line> de est*dos científ*c*s inter*acio*ais naci*nais b*asileiros (20*5- e </line>
</par>
<par>
<line> 2019). *021. </line>
</par>
<par>
<line> BAND*RA, A. (1989) Human age*cy in *ocial *ognitive theory. *merican Psych**ogist, v. </line>
<line> 44, n. 9, p. 1175-*184. </line>
<line> KANIAK, V. M. M; TEIXEIR*, R. M. Em*ree*dedorismo universitário e a relação governo- </line>
<line> empresa-sociedade-m*io ambi*nte. Revi*t* de Empreendedorismo e I*ov*ção </line>
<line> Sus*entáve*s, v. 6, n. 2, *. 3-*0, 2021. </line>
<line> R**. FSA, Teresina *I, v. 21, n. 5, ar*. 1*, p. 252-264, *ai. 2024 www4.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. M. M. F**re*ra, *. N. S. Alencar </line>
<line> 264 </line>
</par>
<par>
<line> **NIAK, V. M. M; TEIXE*RA, R. M. Te*as E*ergent*s em Empreendedorismo </line>
</par>
<par>
<line> Un*ver*itár*o - *ma re*i*ão *istemática de l*teratura. Pesquisa Cient**ic* Aberta II* , </line>
<line> v. </line>
</par>
<par>
<line> 2047-*075, *. 1, 2022. </line>
</par>
<par>
<line> KERLING*R, F. N. Me*odolog*a da *esqu*sa em ciênci*s s*ciais. São *au*o: EPU/Edu*p, </line>
<line> 1980. </line>
</par>
<par>
<line> LI, *. et </line>
<line> al. A*ade*ic entrepre*eur*\ effe*t*ation logic, role innovation, an* academic </line>
</par>
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<line> 1) con*epç*o e planejam*nto. </line>
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<line> 2) análise e in*erpretação dos dados. </line>
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<line> 3) *laboração do rascu*h* ou na revisão crítica do c*nteúdo. </line>
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