<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *2, n. 2, art. 7, p. 137-148, f*v. *02*
</line>
<line>
ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/202*.21.2.7
</line>
</par><par>
<line>
"As*ectos Sobre a Modalidade de Ensi*o * Distânci* no *rasil (**07-2022)"
</line>
<line>
"Aspect* *bout the Mod*lity of Dist*nce L*a*ning in Br*zil (2007-2022)"
</line>
</par><par>
<line>
**audi* Marcos Ma*iel *a Silv* A*êas
</line>
<line>
Dou*or em Administração *el* Universidade d* **ande Rio (U*IGRANRIO)
</line>
<line>
Profe*sor da Uni*ersidade Fe*eral do Rio de Jan*ir*
</line>
<line>
E-mail: claudiom*ciel@facc.*fr*.br
</line>
<line>
Antôn** José Ba*bo*a de Oliveir*
</line>
<line>
D**tor em Me*ória Social pela *N*-RIO
</line>
<line>
Profe*sor da Unive*sidade Federal do *io d* Janeiro
</line>
<line>
E-mai*: ant*ni*jose@*acc.ufrj.b*
</line>
<line>
Fa*i* Francisc* de A*aújo
</line>
<line>
Doutor em *dministração pela PUC - RIO
</line>
<line>
Prof*ssor da Univers*d*d* F*de*al do *io d* *aneiro
</line>
<line>
E-mail: fab*o*rauj*@facc.ufrj.b*
</line>
</par><par>
<line>
Endereç*: *l*udio Marcos Maciel da Si*va Arê*s
</line>
<line>
*ditor-Che**:
</line>
<line>
D*.
</line>
<line>
Ton*y
</line>
<line>
Kerley
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
Alencar
</line>
</par><par>
<line>
A**nida
</line>
<line>
Pas*eur
</line>
<line>
250,
</line>
<line>
*ala
</line>
<line>
238
</line>
<line>-</line>
<line>
Ur*a
</line>
<line>-</line>
<line>
Rio
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
Janeiro
</line>
<line>
*odrigue*
</line>
</par><par>
<line>
CEP: 22*90-240. Bra**l.
</line>
</par><par>
<line>
Endereç*:
</line>
<line>
Antônio José B*rbo*a *e Oliveira Avenida
</line>
<line>
A*t*go rece*ido em 2*/*2/2024. *ltima versão
</line>
</par><par>
<line>
Avenida
</line>
<line>
*asteu*
</line>
<line>
*50,
</line>
<line>
sala
</line>
<line>
238
</line>
<line>-</line>
<line>
Urca
</line>
<line>-</line>
<line>
Rio
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Jan*iro
</line>
<line>
rece*ida em 07/01/2025. Aprovado *m 08/01/*0*5.
</line>
</par><par>
<line>
CEP: 2229*-240. Brasi*.
</line>
</par><par>
<line>
End*r*ço: F*bio Francisc* de Araújo
</line>
<line>
Avaliado pe*o sistema *rip*e *eview: *esk Review a)
</line>
</par><par>
<line>
Avenida
</line>
<line>
*asteur
</line>
<line>
250,
</line>
<line>
*al*
</line>
<line>
*38
</line>
<line>-</line>
<line>
Urca
</line>
<line>-</line>
<line>
*io
</line>
<line>
de
</line>
<line>
J*neiro
</line>
<line>
*e*o Edi*or-Chefe; e b) Double *lin* Review
</line>
</par><par>
</page><line>
CEP: 2229*-240. Brasil.
</line>
<line>
(avali*ç** ce*a por dois *valiadores *a ár*a).
</line>
<line>
Revisão: Gr*matical, No*mativa e de Formatação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. M. M. S. A*êa*, A. J. *. Oliveira, F. F. Araújo
</line>
<line>
138
</line>
</par><par>
<line>
RESUM*
</line>
</par><par>
<line>
O ensi*o su*erior no Brasil apresento* um grande c*esc*mento nos *ltimos 15 anos, sendo em
</line>
</par><par>
<line>
grande *arte cred**ado à consolidação da modalid*d* *o e*sino à di**ânc*a. D*v**o
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
desreg*lamen*ação e si*plificação *a* regras *a modalidade, aliado ao su*g*m*nto dos
</line>
</par><par>
<line>
gran*es grupos educa*i**a*s ** ensino super*or, número de aluno* ma*ricu*ados nes*a o
</line>
</par><par>
<line>
modali*ade é su*erior aos matriculados no ensino pres**cial. O objetivo *este artigo
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
debater que*t*es sobre * modalida*e *e *nsino à distância praticada n* Brasil,
</line>
<line>
e*p*cificamente na gran*e conce*t*ação de alunos em poucos g*upo* educacion*is *rivados e
</line>
<line>
n* dinâmica c*ncorre*c*al **tre *s *n**ituiçõ*s de *n**no S*per*o* (IES). O* estu*os apontam
</line>
</par><par>
<line>
*a** uma for*e conc*rrênci* *o *etor priva*o, pautada na política de p*eços baixos
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
<line>
forma de atração d* novos alunos.
</line>
</par><par>
<line>
Palavras-chav*: Ensino Superior no Brasil. Educaç*o a Dis*ância. Grupos Educaci*nais.
</line>
<line>
ABST*ACT
</line>
<line>
*igher *d*cati*n in Brazil has experie**ed s*gnificant *rowth over th* past 15 years, largely
</line>
<line>
due to the consol**ation of distance *earning. Due to the de*egula*ion and simplific*tion of the
</line>
</par><par>
<line>
rules for this moda*ity,
</line>
<line>
com*ine* with the emergence of l*rge edu*ational gr*ups in high*r
</line>
</par><par>
<line>
edu*atio*, the nu*ber of students enroll*d in this modality i* hi*her than thos* enrolled in
</line>
<line>
face-to-f*ce educatio*. The objective *f this article *s to discuss issues **lated to the d*stance
</line>
<line>
learn*ng modality practice* i* Brazi*, s*ecifically the large *oncentra*ion of students in * few
</line>
</par><par>
<line>
*r**ate educationa* group*, and the co*petiti*e
</line>
<line>
dynamics among Highe* Ed*c*tio*
</line>
</par><par>
<line>
Institut*ons (HEIs). Studies *nd*cate *trong compe*it*on in *he priva*e s*ctor, based on th*
</line>
<line>
*olicy of **w prices as a wa* o* attractin* new *tu**nts.
</line>
<line>
Keywords: Hig*e* Education in Brazil. Dist*nce Learnin*. Educational *roups.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresi*a, v. *2, n. 2, *rt. 7, p. 1*7-148, fev. 2025
</line>
<line>
*ww4.fs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
"A*pect*s S*bre * Modalidade *e Ensin* à Dis*â*cia no Brasi* (2*07-*0*2)"
</line>
<line>
139
</line>
</par><par>
<line>
* INTRODUÇ*O
</line>
</par><par>
<line>
O último *enso da *ducação S*perior no Brasil, divul*ado em 2023, *obre os d*dos
</line>
</par><par>
<line>
de
</line>
<line>
2022, apresenta u** consolidaç*o do Ensi*o à Distância (EAD) como modalidade de
</line>
</par><par>
<line>
*nsino. Dent*e os at**is
</line>
<line>
*,5 milhões de al*nos mat***ulado*, 4,3 milhõ*s são de alunos no
</line>
</par><par>
<line>
E*sino * D*stânci*. Q*an*o ao *úmer* d* ingressantes, o número de alunos *e EAD é quase
</line>
</par><par>
<line>
o d**ro
</line>
<line>
do que os
</line>
<line>
que
</line>
<line>
es*olheram mod*lid*de de e**i*o presenci*l (Censo da *ducação a
</line>
</par><par>
<line>
Super*or, *023).
</line>
<line>
Uma vez consolidada a f*se d* acesso *o ensino sup*rior nos úl**mos 15 a*os,
</line>
<line>
algum*s cons*quências tornaram-se visíveis. *rata-s* *e um modelo c*ncent*a** *ã* a*enas
</line>
<line>
*a *ducaç*o privada, ge*enc*ad* *m grande pa*te por grandes grupos educacio*ai* pr*vados.
</line>
</par><par>
<line>
Além disso, houve uma
</line>
<line>
mu*ança de empr*gabilidade do
</line>
<line>
docent* n* se*or p*ivado, com
</line>
</par><par>
<line>
r*du*ão d* s**ários e perda d* p*stos e trabalho (HAAS, *021; GEMELLI, 2023).
</line>
</par><par>
<line>
Por *ut* l*do, o ens*no à *istância **op*r*ionou o ace*s*
</line>
<line>
ao estudo não
</line>
<line>
apen*s em
</line>
</par><par>
<line>
*****es mais *fastadas das grandes c*dades, mas como
</line>
<line>
os que moram nos arredor** das
</line>
</par><par>
<line>
grande* *i*ades, pr*ncipalm*nt* apó*
</line>
<line>
o
</line>
<line>
**ríodo *a *andemi*
</line>
<line>
*a COVID-19 (C*RDOSO,
</line>
</par><par>
<line>
2021; WILLIAMES, *021).
</line>
</par><par>
<line>
O objet**o d*s*e ar*igo é debater ques*ões sobre * moda*idade de ens**o à distânci*
</line>
<line>
praticada n* Brasil, esp*cif*ca*e*te *a grande concen**a*ão de alunos em *o**os grup*s
</line>
<line>
edu*aci*nais pr*vado*, * n* dinâmica c**corre**ial entre as Institu*ções de *ns*no Superi*r
</line>
<line>
(IES).
</line>
</par><par>
<line>
Este estud*
</line>
<line>
está
</line>
<line>
divid*do
</line>
<line>
em cinco
</line>
<line>
s*ç*es. *lém
</line>
<line>
*esta int*oduç*o, será aprese**a**
</line>
</par><par>
<line>
um a
</line>
<line>
rev*são de literatura *obre o *nsi*o à distânc*a no Br*s*l. A **rcei*a seção abordará
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
mét*do
</line>
<line>
u*ilizado nesta
</line>
<line>
*e*qui*a, par* *a seção seg*inte d**poni**lizar os
</line>
<line>
*e*ul*a*os
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
discussão das in*ormações coleta**s. *or fi*, na *lti*a s*ção serão ap*es*nt*das as
</line>
<line>
*ons***rações f*nais e suge*tõe* de debates para estudos futuros.
</line>
<line>
2 REVISÃO DE LI*ERAT*RA
</line>
<line>
2.1 Organização do Ensino à *istância (EAD) no Brasi*
</line>
<line>
O Ensino à distância (E*D) no Bras*l apresentou um en*rm* *rescim*n*o nas ú*timas
</line>
<line>
d*as décad*s. E*t* f*nôme*o é credi*ado * f*exib*lização da legis*ação acerca da *odal**ade
</line>
</par><par>
<line>
d* *n*ino ** país
</line>
<line>
qu* p*rmitiu * abertura de novo* cu*sos, *em *omo a *pç*o de oferta de
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, *. 22, n. *, *r*. 7, p. 137-148, fev. 20*5
</line>
<line>
*ww4.fsane*.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. M. M. *. Arêas, A. J. B. Ol*veira, F. F. Araújo
</line>
<line>
**0
</line>
</par><par>
<line>
disci*li*a* à
</line>
<line>
dis*ância n*s c*r*os
</line>
<line>
pres*nciais em
</line>
<line>
até
</line>
<line>
20% da *arga ho**ria. Alé* *isso,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
investime*t* dos gran*es grupos e*ucaciona*s p*ivados em *latafor*as ed*c*c*onais pe*mitiu
</line>
</par><par>
<line>
abso*ver
</line>
<line>
g*ande número de alunos, obtendo *ssim econom*a d* esc*la (J*LIANI; DOS
</line>
</par><par>
<line>
*ANTOS; *AVER*, 2022).
</line>
</par><par>
<line>
Apesar de
</line>
<line>
prevista
</line>
<line>
na Lei de Di*e*rizes e Bases *m 1996, a modalida*e EAD s* *oi
</line>
</par><par>
<line>
de*alhada em termo* de c*ndiçõ** de oferta, regulaç*o, su*ervisã* * avaliação p*r meio dos
</line>
<line>
D*cretos 5622/05, *7*3/06 e 6303/07. *ssa* n**mas perm*tiram a atuação de *utores no
</line>
</par><par>
<line>
e*sino * di*tân*ia de forma au*ili** o tr*balho docente n* operac*onal*zação *a* *nidades a
</line>
</par><par>
<line>
curriculares (CREPALDI,
</line>
<line>
2021; PINH*IRO, 2024). N* entanto, *oi es*abelecid* q*e as
</line>
</par><par>
<line>
*rovas dev*riam se* re*liza**s no *ormato pres*ncia*, ai**a que s*n*o um curso * di*tância.
</line>
</par><par>
<line>
No entanto, 21 graduações ainda estão p**i*idas
</line>
<line>
de of*r*ar a m*dalidade à
</line>
<line>
distânc*a,
</line>
</par><par>
<line>
em
</line>
<line>
boa parte *usti*i*ada **l* atuação
</line>
<line>
políti** do* conselho* *e *la*s*s profis*ion*i* que
</line>
</par><par>
<line>
*tuam *o
</line>
<line>
país (BU*CI; BIE*SHOWSKY, 2022).
</line>
<line>
Dentre e*tes cursos, des*acam-se
</line>
</par><par>
<line>
M*dicina, Direi*o, Medicin* Veterin*ria, Psi**logia e alguns c*rso* de Engenha*ia.
</line>
<line>
Mesmo com tais *estrições d* curso*, *bservamos na Tabela 1, um crescimento
</line>
<line>
exponencial nos p**meir*s ci*co a*os (2007-2012) após a publicaçã* desse* decretos.
</line>
</par><par>
<line>
Enquanto nas IES públicas * EAD *ep*ese*tou *,57%
</line>
<line>
no tot*l de matriculado*, *as IE*
</line>
</par><par>
<line>
**ivadas * percentual f** de *8,14%.
</line>
</par><par>
<line>
Neste pe*íodo, o gover*o brasileiro am*liou as vagas e o *cesso do en*ino p*esencial
</line>
<line>
na am*liação no *nsi*o superior p*blico (REUN*), no custeio dos e*tudos em *niv*rsidades
</line>
<line>
privadas a*s mais p*br** (Pr*uni) e na *fe*ta de linhas d* fin*nciamento a juros b**xos para
</line>
<line>
que os aluno* cu*sem o ensino presencial (*IES).
</line>
<line>
Ta*s medida* in*entivaram o ac*ss* ao ensino presencial, mas não imp*diram *amb*m
</line>
<line>
* cres**mento *a *od*lidade EAD. E**a modalidade não paro* de *rescer, em função do
</line>
</par><par>
<line>
pr*ç* baixo ofertado
</line>
<line>
pelas **S *r*vadas que **sorve*am também
</line>
<line>
part* da
</line>
<line>
*norme de*anda
</line>
</par><par>
<line>
repri*ida a* acesso ao ensino superior. Contudo, o avanço na particip*çã* do nú*ero to*a* de
</line>
<line>
matrí*ul*s foi mais contido, *assand* *e 18,14% para 25,50% n* p*ríodo *012-2017.
</line>
<line>
Aind* de acordo c*m as in*ormaçõe* contidas na Tabel* 1, ve*i*ic*-se uma nova f*s*
</line>
</par><par>
<line>
de expre*sivo crescimento
</line>
<line>
da m*dalidade EAD nos último* ci*co a*os. * flexibili*ação
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
</page><line>
le*isla*ão do EAD, por meio do De*ret* 9057/17, facilitou a *ti*ização do* po*os de ensino à
</line>
<line>
distância. Es*es est*riam autorizados a atender a mais d* uma IES no mesm* e*pa*o físico.
</line>
<line>
Este dec*et* permitiu *am*ém a ampliação *o per**n**al de disciplinas virtuais *e 20% para
</line>
<line>
40% nos c*rsos presenciais. Tais medidas, *li*das com o *eríodo de pandemia proporciona*a
</line>
<line>
Rev. FS*, Ter*sina, v. 2*, *. 2, ar*. 7, p. 137-14*, f*v. 2025 w*w4.*san*t.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
"Asp*c*os *obr* a Modalidade de E*sino à Distânci* no Brasil (2007-2022)"
</line>
<line>
141
</line>
</par><par>
<line>
pel* c*ron*vírus c*usa*or da *ovid 19, j*stifica*a* uma nova fase de ampliação do EAD *ia
</line>
<line>
*u*sti*uição do ensino *resencial (DA *IL*A; *OU*INH* 202*) .
</line>
<line>
*ab* destacar, *amb*m de acordo com a Tab*la 1, que mais de 95% dos alu**s
</line>
<line>
matricu*ados na modali*ade *** estudam *m I*S privadas, em grand* parte c*ntroladas
</line>
<line>
*elo* gra*de* grupos *duca*ionais.
</line>
<line>
Tabela 1 - Nú*ero de matriculados *or moda*idade (*007-2022)
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
P
</line>
<line>
ública
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
Priv
</line>
<line>
*da
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
Presencial
</line>
<line>
EAD
</line>
<line>
TOTAL
</line>
<line>
% EAD/T*TAL
</line>
<line>
Prese*cial
</line>
<line>
EAD
</line>
<line>
TOTAL
</line>
<line>
% EAD/*OTAL
</line>
</par><par>
<line>
2007
</line>
<line>
1.24*.968
</line>
<line>
*61
</line>
<line>
1.*41.4*9
</line>
<line>
0,04%
</line>
<line>
3.639.4**
</line>
<line>
4.374
</line>
<line>
3.643.787
</line>
<line>
0,*2%
</line>
</par><par>
<line>
2012
</line>
<line>
1.715.752
</line>
<line>
181.624
</line>
<line>
1.8*7.376
</line>
<line>
9,57%
</line>
<line>
4.2**.086
</line>
<line>
*32.226
</line>
<line>
5.1*0.312
</line>
<line>
18,14%
</line>
</par><par>
<line>
2*17
</line>
<line>
*.879.784
</line>
<line>
*65.572
</line>
<line>
2.*45.356
</line>
<line>
8,10%
</line>
<line>
4.649.897
</line>
<line>
1.5*1.410
</line>
<line>
6.241.307
</line>
<line>
25,*0%
</line>
</par><par>
<line>
2022
</line>
<line>
*.8**.26*
</line>
<line>
182.*57
</line>
<line>
2.0**.517
</line>
<line>
8,78%
</line>
<line>
3.218.403
</line>
<line>
4.*48.6**
</line>
<line>
7.367.080
</line>
<line>
56,31%
</line>
</par><par>
<line>
A no
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Censo da Educa*ão Superior (2023)
</line>
<line>
2.2 * papel das me*odologias *tivas e da tec*o*ogia educ*cion**
</line>
</par><par>
<line>
Alinh*d* com pr*posta de a
</line>
<line>
que grande par*e *o ****o de e*tudo no ensino
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
dis*ância d*pe*derá da disciplina *, prin*i*almente, do tempo disponí*el *ara estu*o p** par*e
</line>
<line>
do aluno, as metodologi*s ati*a* se encaixam nas difer*ntes p*opos*as pedagógi*a* do* *urso*
</line>
</par><par>
<line>
EAD. *ais metodologias são voltadas para o p*otag*nismo do alun*, sendo *
</line>
<line>
professor um
</line>
</par><par>
<line>
i**or*ante mediador *o processo de en*ino-aprendizagem.
</line>
</par><par>
<line>
Mattar (20*1) des**ca que as metodologias ativa* m*is c*tadas *m publicações sobre o
</line>
<line>
te*a são a sal* de aula invertida e ** aprendiza*em baseada em problemas. A sala de aula
</line>
</par><par>
<line>
*nvertida prevê um estudo p*évio sobre o tema, para po*teriormente resolver
</line>
<line>
*s exer*ícios
</line>
</par><par>
<line>
aprese*t*d**
</line>
<line>
*a au*a vi*tual, sob * mediação de um professor ou
</line>
<line>
tutor. Por sua vez, a
</line>
</par><par>
<line>
Apr*nd*zagem Baseada em Probl*ma* (Problem
</line>
<line>
Based Learning) está **utada t****m
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
apre*e*taç*o de problema* *ropostos
</line>
<line>
*a sala d* aula vi*tu*l para serem di*cutidos e
</line>
</par><par>
<line>
resolvidos pe*os dis*en*es. (PAIVA et. al., 202*).
</line>
<line>
Outras m*t*dolog*as também são ap*icadas no Ensino à Distância como o Mé*odo d*
</line>
</par><par>
<line>
estu*o
</line>
<line>
de ca*os. N*ssa metodol*gia, são a*re*entados casos que en*olvam situações
</line>
</par><par>
<line>
hipotét*cas ** ambiente pr*fis*iona*, pa*a *u* o de*a*e em grupos ap*nte saídas ou **luçõe*
</line>
</par><par>
<line>
(ROD**GUES; LEMOS, 2*19). Mais do *ue encontrar um* respos*a
</line>
<line>
corr*ta, o método de
</line>
</par><par>
<line>
estudo
</line>
<line>
de
</line>
<line>
caso *e**e para det*ctar o
</line>
<line>
*omínio d* dife*e*tes conceitos desenvolvido* pe***
</line>
</par><par>
<line>
discentes para deba*er o tema.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*i*a PI, v. 22, n. *, art. 7, p. 1*7-148, f*v. **25
</line>
<line>
*ww4.fsan*t.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. M. M. S. A*êas, A. *. *. *liveir*, F. F. Araújo
</line>
<line>
142
</line>
</par><par>
<line>
Apesa* de as nov*s metodologias *ncent*v**em a autonomia e p*otago*i*mo
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
alunos, é n*cessár*o que esta* sejam conduzidas *anto por docentes, quanto tu*ores. Azevedo
</line>
<line>
(2019, p.6) ponder* que "o distancia*ento fí*ico não *ode *star associad* ao di*t*nciamen*o
</line>
<line>
intelectual e a auto*o*ia de ap*endi*ag*m não pode ser con*undida com o autodi*atism*".
</line>
<line>
Para que * En*ino à Distância (EAD) sej* operaci*nali*a*o com suc*sso, as
</line>
<line>
*ecn*logias educacionais p*e*is*m ser efic*ente* de for*a a assegurar o acesso aos *on*eúdos
</line>
</par><par>
<line>
posta*o*
</line>
<line>
na pl*taform*
</line>
<line>
ed*cac*onal em qualquer di* e horário. No entan*o, o alto
</line>
</par><par>
<line>
invest*mento em tecnolo*ia é um enorme d*s*fio para instit*ições de ens*no
</line>
<line>
p*ivadas de
</line>
</par><par>
<line>
p*quen* *orte.
</line>
</par><par>
<line>
Durante o período de *xpansão do *nsino * *istâ*cia, pode-se obs*rvar algumas f*ses
</line>
</par><par>
<line>
no uso da tecnologia educacio*al. A primeira fa*e consiste
</line>
<line>
na obtenção de um ambiente
</line>
</par><par>
<line>
virtual **
</line>
<line>
apr**dizagem que seja, ao mes*o t**po, de *ácil
</line>
<line>
acesso para o corpo
</line>
<line>
discente,
</line>
</par><par>
<line>
assim como suporte a entrada de mil*ar*s *e al*nos ao mesmo te*p*.
</line>
<line>
Nesta fas*, as I*S e alguns grandes grupos educaci*nais privados também ofertav*m
</line>
<line>
aula* s*n*ronas à dis*ân*ia como diferencia*. No entanto, c**o o custo *o *so da inter*et er*
</line>
</par><par>
<line>
*lto para o acesso do d*s*ente de sua residência, as
</line>
<line>
*ES d*sponibilizavam as suas
</line>
<line>
un*dade*
</line>
</par><par>
<line>
presen*iais ou *olos como espaço de convivência.
</line>
</par><par>
<line>
Com a facilidade de acesso aos vídeos *or meio dos aparelh*s celul*re*, aliad*
</line>
<line>
c**
</line>
</par><par>
<line>
um* int*rnet mais eficiente, uma segunda f*se su*giu no ensi*o à
</line>
<line>
d*st*n*ia, com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
combinação de recurs*s
</line>
<line>
au*i*vi*uais
</line>
<line>
**m o* conteúdos po*tado* *o ambie*te virtu*l. A*
</line>
</par><par>
<line>
aulas *nline passaram a ser gr*v**as com um tempo me*or d* uma aula tr*dicional, de forma
</line>
</par><par>
<line>
a atend*r à* ne*essidades dos discent*s de poder*m
</line>
<line>
assistir *or meio de um celular ou
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
table* no tr*nspor*e pa*a casa, como ex**plo.
</line>
</par><par>
<line>
No pe*íod* da pandemia
</line>
<line>
da *ovid-19, uma nova *ase surgiu no *so das t*cnologi**
</line>
</par><par>
<line>
educacio*ais. O uso das telecon*erên*ia* (c*mo o Z*OM, *oogle Meet, Micros*ft Team*)
</line>
<line>
*ra a s*lução p**a implementaçã* do *nsi*o r*moto *mer*enc*al em subs*itu*ção ao ensino
</line>
<line>
p*ese*cial. Porém, vár*as *ES passaram a in*orporar e*se recurso co*o *ma nova modali*ade
</line>
<line>
(denominada liv*), difer*nciada do ensin* presencial e do EAD t**dicion*l. Cab* *estacar
</line>
<line>
qu* o MEC *ão r*conhe*e essa nova *oda*ida*e como diferenciada *o *nsi*o à D**tânc*a.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FS*, Teresina, v. *2, n. 2, *rt. 7, p. 1**-148, fe*. 2025
</line>
<line>
www4.fs*net.co*.br/re*i**a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
"Aspectos Sobre * **dali*ade de Ens**o à Distânc*a no Brasil (2007-202*)"
</line>
<line>
143
</line>
</par><par>
<line>
3 M*TO*O*OGIA
</line>
</par><par>
<line>
Os *é**dos utili*ados nest* estudo est*o concentrados na análise do*ument*l
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
infor**ções e*tr*ídas de diferentes *elat*rios *isponibiliz*do* pelo governo fede*al e pelos
</line>
<line>
princip**s agentes privados *ue atuam *o ensi*o superio*.
</line>
<line>
O Censo do Ensin* Superior é divu**ado anualment* pelo *N** (Ins*i*u** Nac*ona* **
</line>
<line>
Estudos e Pesqui*as Educacionais Anísio **ixeira (Inep), dis*onibilizand* informaç*es sobr*
</line>
<line>
dados agreg*dos na educação superior *o Brasil, tais **mo número de alunos (mat*ículas,
</line>
</par><par>
<line>
ingressantes, con*lui**es), por
</line>
<line>
o*ganização administ*ativa das IES (Faculdade, *entro
</line>
</par><par>
<line>
Universi*ári* ou Univ*rsidade) e modal*d**e de ensino (p*esencial ou à distânc*a).
</line>
<line>
Para análise dos grupos educacionais, foram uti*i*ados os Formulá*ios de Referê**i*,
</line>
</par><par>
<line>
re*atór**s financeiros de apre*en*ação obrigatória
</line>
<line>
pela Com*ssão *os Valores M*biliár*o*
</line>
</par><par>
<line>
(CVM). Foram utilizados os formu*ár*os dos três
</line>
<line>
ma*or*s *rupos pri*ados educaci**ais
</line>
</par><par>
<line>
(YD**S, *ITRU e COGNA) q*e possuem ações negociad*s *a Bo*sa de V**ores e que
</line>
<line>
representam um grand* per*entua* de al*nos ma**i*ulados no setor.
</line>
<line>
4 ANÁLISE E DISCUSSÃO D*S *ESULTADO*
</line>
<line>
4.1 Con*e*tração d*s *randes gr*pos educaci*nais
</line>
</par><par>
<line>
Dos R*is et.al. (20*7) apontam que, durante * per**** corresp*ndido entre 2*00
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*01*, ocorreram mais de dua* cente**s de fusões e aquisições no se*or de educação superior.
</line>
</par><par>
<line>
G**birage *t.al. (201*)
</line>
<line>
*o *s*udarem os res*ltados f*nance*r*s d* u*a IES
</line>
<line>
apó* * processo
</line>
</par><par>
<line>
de aqu*si*ão assin*lam
</line>
<line>
que esta estratégia gera *ene*ícios *c*nô*icos alinhados c*m
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
literatur* sobre o tema.
</line>
</par><par>
<line>
B**ia (2020) *ambém as***ala que as fus*e* * aqu**içõ*s facilitaram pa*a o*
</line>
<line>
grupos
</line>
</par><par>
<line>
educ*cionais terem *cesso em grande escala aos **ograma* d* fin*nc*amento público como o
</line>
</par><par>
<line>
Prouni * o FIES. Nestes programas,
</line>
<line>
o risco d* i*adimplên*ia
</line>
<line>
era baix* em função da
</line>
</par><par>
<line>
co*trapartida ** governo em cust*ar as mensalidad*s. D*scut*-se então o paradoxo de
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
progr*m* que permitiu o acesso de milhões de pes*oas ao *nsino superio* t**bém financiar *
</line>
<line>
co*centr**ã* deste set*r.
</line>
<line>
Ao obse*var a tabel* 2, apena* *s do*s *aiores grupo* edu*ac*onais respondiam p**
</line>
</par><par>
<line>
30,74% dos alunos ma*riculados na mod*lidade EAD em *012
</line>
<line>
e
</line>
<line>
37,*9% e* 2017. Com o
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, T*resina PI, v. 22, n. 2, a*t. 7, *. 137-148, fev. 2025
</line>
<line>
www4.fsanet.c*m.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. M. M. S. Arêas, A. J. B. Oliveira, F. F. Araújo
</line>
<line>
144
</line>
</par><par>
<line>
surg*me*to *o grupo Vitru, resultante de fusões e aquisi*ões, esta co*centra**o aumentou
</line>
<line>
para 42,23%.
</line>
<line>
Tabel* 2 - N*mero de Matric*l*dos p*r m*dalidade *os grup*s educaciona*s *012-2022
</line>
<line>
(e* *ilha*es)
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
2012
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
201*
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
2022
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
Prese*c*al
</line>
<line>
EAD
</line>
<line>
*OTA*
</line>
<line>
Presencial
</line>
<line>
EAD
</line>
<line>
T*TAL
</line>
<line>
Presen*ial
</line>
<line>
EAD
</line>
<line>
TOTA*
</line>
</par><par>
<line>
GRU*O COGNA
</line>
<line>
130,90
</line>
<line>
240,5
</line>
<line>
371,4
</line>
<line>
375,4
</line>
<line>
465,8
</line>
<line>
841,2
</line>
<line>
325,*
</line>
<line>
572,*
</line>
<line>
897,0
</line>
</par><par>
<line>
GRUPO YDUQS
</line>
<line>
201,2
</line>
<line>
46,1
</line>
<line>
247,3
</line>
<line>
314,1
</line>
<line>
127,6
</line>
<line>
441,7
</line>
<line>
*65,1
</line>
<line>
429,8
</line>
<line>
6*4,*
</line>
</par><par>
<line>
GRUPO VI*R*
</line>
<line>
*
</line>
<line>
*
</line>
<line>
*
</line>
<line>
*
</line>
<line>
*
</line>
<line>
*
</line>
<line>
18,4
</line>
<line>
750,0
</line>
<line>
*68,4
</line>
</par><par>
<line>
SOMA
</line>
<line>
332,1
</line>
<line>
*86,6
</line>
<line>
618,7
</line>
<line>
68*,*
</line>
<line>
593,4
</line>
<line>
1.28*,9
</line>
<line>
*08,5
</line>
<line>
1.*51,8
</line>
<line>
2.360,3
</line>
</par><par>
<line>
TOT*L PRIVADAS
</line>
<line>
4.2*8,1
</line>
<line>
932,2
</line>
<line>
5.*40,3
</line>
<line>
4.649,8
</line>
<line>
1.591,4
</line>
<line>
6.241,2
</line>
<line>
3.218,4
</line>
<line>
*.148,6
</line>
<line>
7.367,0
</line>
</par><par>
<line>
% BRASIL
</line>
<line>
*,89%
</line>
<line>
3*,74%
</line>
<line>
*2,04%
</line>
<line>
14,83%
</line>
<line>
37,29%
</line>
<line>
20,56%
</line>
<line>
18,*1%
</line>
<line>
42,23%
</line>
<line>
3*,04%
</line>
</par><par>
<line>
*ur*os
</line>
</par><par>
<line>
*onte: Autores (2024)
</line>
</par><par>
<line>
*Constituí*o *m 2*20
</line>
</par><par>
<line>
A econ*mia de escala favorece* tam*ém a *e*ução do custo
</line>
<line>
*oc*nte. Tend*
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
<line>
pr**icas o au*e*to de número *e turmas e a substitui**o por tutore* nas tarefas pe*tinen*es a*
</line>
<line>
EAD, isso impactou na remun*r*ção e n* emp*egabilidade d* cor*o docente nas *ES
</line>
</par><par>
<line>
pri**das. *a ***esen*açã* d* Cens* da
</line>
<line>
Ensino Superio* (2023, p.*3), é apresentada uma
</line>
</par><par>
<line>
tabela de uma IES com 669.2*5 alu*os (*9% matriculados *o EAD) co*
</line>
<line>
apenas *58
</line>
</par><par>
<line>
d*ce*tes, enquanto outra c*m 363.9*8 alunos (35% matriculados no EAD) com 3.877
</line>
<line>
*ocentes.
</line>
<line>
4.2 Concorrência no set*r pri**do via redução de preços
</line>
<line>
O rápid* crescimento do ensino à distância proporcionou um *umento consid*rável *a
</line>
</par><par>
<line>
co*corr**ci* que **ingiu a d*sputa com * modalidade presencial. A partir de 2017, com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
aumento da of*rta de discip**nas à *istância em cu*sos presenciais para 40%, a relação *usto-
</line>
<line>
b**efício par* o dis*ente e* *ES pr*vada passou a ser al*o para optar p*lo presencial.
</line>
<line>
Os cursos de gra***ção de curta **ração foram praticamente *u*rimid*s do mode*o
</line>
<line>
p*esencial nas IES privad*s, sendo ofertados apenas no EAD. No *anking di*ulga** no Censo
</line>
<line>
da Educ*ção Superior (2023) dos maiores cu*sos EAD em t*rmos de número de ma*riculados,
</line>
<line>
três *ão **rsos tecnólog*s: Gestão de Pessoas, Lo*ístic* e Mar*eting.
</line>
<line>
*inda com os dados do Cens* d* Educação Superior (20*3), podemos observar uma
</line>
</par><par>
<line>
enorme *ue*a
</line>
<line>
dos cursos
</line>
<line>
*resenc*ais nos maiores curs*s d* *rasil um r*pi*o crescime*to e
</line>
</par><par>
<line>
no *úmero de matrículas entre *0*7 e *022, co*fo*me Tabela 3. O*serva-se que em um a
</line>
</par><par>
<line>
**rto *s*aço de temp*, exc*to
</line>
<line>
no curso d* Enfermagem, o número
</line>
<line>
d*s ma*riculados na
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, *e*esina, v. 22, n. 2, art. 7, p. 137-*48, f*v. 2025
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
"Asp*ct*s Sobre a *odalidade d* Ensino à Distâ*ci* no B*asil (2007-2*22)"
</line>
<line>
*4*
</line>
</par><par>
<line>
moda*idade EAD aumentou quase que *a m*sma *ropo*ç*o da que*a na modalid*de
</line>
<line>
presen*ial.
</line>
<line>
Tabe*a * - Número de M**riculados por *odalidade (2017-202*)
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
2017
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
20
</line>
<line>
22
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
C*rso*
</line>
<line>
*resencial
</line>
<line>
EAD
</line>
<line>
TOTAL
</line>
<line>
% EAD/T*TAL
</line>
<line>
Pres**cial
</line>
<line>
EAD
</line>
<line>
T*T*L
</line>
<line>
% E*D/TOTAL
</line>
</par><par>
<line>
*e*ago*ia
</line>
<line>
284.230
</line>
<line>
430.11*
</line>
<line>
714.345
</line>
<line>
60,21%
</line>
<line>
171.700
</line>
<line>
650.164
</line>
<line>
821.864
</line>
<line>
79,11%
</line>
</par><par>
<line>
*dmi*istração
</line>
<line>
481.768
</line>
<line>
200.78*
</line>
<line>
**2.55*
</line>
<line>
29,42%
</line>
<line>
*45.460
</line>
<line>
393.329
</line>
<line>
63*.7*9
</line>
<line>
6*,57%
</line>
</par><par>
<line>
Ciências Contábeis
</line>
<line>
244.840
</line>
<line>
117.202
</line>
<line>
362.042
</line>
<line>
3*,3*%
</line>
<line>
126.200
</line>
<line>
201.229
</line>
<line>
327.429
</line>
<line>
61,46%
</line>
</par><par>
<line>
E*fermagem
</line>
<line>
28*.097
</line>
<line>
1*.029
</line>
<line>
*95.126
</line>
<line>
3,40%
</line>
<line>
284.389
</line>
<line>
173.579
</line>
<line>
4*7.968
</line>
<line>
3*,90%
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: Censo *a Educ*ção Superi*r (20**)
</line>
</par><par>
<line>
Além *a conco*r*nc*a
</line>
<line>
*ntre m*dali*ades, *estaca-se também a conc**rênci* e*tre as
</line>
</par><par>
<line>
IES pri*adas, con*iderando a l*mitação de *ferta por parte das IES púb*icas. A c*nce*tração
</line>
<line>
d*s gran*es *rupos edu*acionais propo*ciona condições para *fert*r curso* com mensalidad*s
</line>
<line>
mais competitivas.
</line>
<line>
Na ta*ela 4, ve**fica-*e qu* os principais gr**os educacionais privados prat*cam
</line>
<line>
va*o*es similares de mensali**des no mercad*. No período de 2012 e 2022, com o aumento da
</line>
<line>
con*orrência, a* *ensalidades r*du**ram em termos rea*s, com uma queda *a*s a*en**ad* no
</line>
<line>
mo*elo *e en*ino EAD.
</line>
<line>
*abel* * - Ticket Mé*i* do* Grupos Educac*on*is P*ivados (2012-2*22)
</line>
</par><par>
<line>
A no
</line>
<line>
Moeda
</line>
<line>
GRUPO Presen*ial
</line>
<line>
COGNA EA*
</line>
<line>
GRUPO *resencial
</line>
<line>
Y*U*S EAD
</line>
<line>
GR*PO Presencial
</line>
<line>
VIT*U *AD
</line>
</par><par>
<line>
2012
</line>
<line>
Real/Dólar
</line>
<line>
R$ 5*3,*0 R$ 2,04 $ 2*0,63
</line>
<line>
R$ 225,1* R$ 2,04 $ 110,1*
</line>
<line>
R$ 496,** R$ 2,0* $ 24*,04
</line>
<line>
R$ *9*,*0 R$ 2,04 $ 94,08
</line>
<line>
* R$ 2,04 *
</line>
<line>
* R$ 2,*4 *
</line>
</par><par>
<line>
2017
</line>
<line>
Real/Dólar
</line>
<line>
R$ *75,90 R$ 3,31 $ 264,*3
</line>
<line>
R$ 267,6* R$ 3,31 $ 80,91
</line>
<line>
R$ **2,30 R$ 3,31 $ 224,44
</line>
<line>
R$ 229,90 R$ 3,31 $ *9,51
</line>
<line>
* R$ *,31 *
</line>
<line>
* R$ 3,*1 *
</line>
</par><par>
<line>
2022
</line>
<line>
*eal/D*lar
</line>
<line>
R$ 786,00 R$ 5,22 $ 150,*6
</line>
<line>
*$ 194,00 R$ 5,22 $ 37,**
</line>
<line>
R$ 614,00 R$ 5,2* $ 11*,69
</line>
<line>
R$ 195,00 R$ 5,2* $ 37,3*
</line>
<line>
* R$ *,22 *
</line>
<line>
R$ **9,60 R$ 5,*2 $ 49,76
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Autores (2024)
</line>
<line>
*Consti*uído em 2020
</line>
<line>
P*ra pod*r *r*ticar preços be* inf**io*es em termos reais do que há dez an*s, os
</line>
<line>
grandes grup*s privados aume**aram s*as escalas c*m a *quisição de no*as IE*, no aume*to
</line>
</par><par>
<line>
do número de al*no* por turma e na i*tens**ica*ão na con*ratação d* tuto**s em
</line>
<line>
*etrimento
</line>
</par><par>
<line>
dos p*ofessores.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. **A, Teresina *I, v. 22, n. 2, art. 7, p. 137-148, fev. 2025 w*w4.fsa*et.*om.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. M. M. *. Arê*s, A. J. B. Olivei*a, F. F. Araújo
</line>
<line>
1*6
</line>
</par><par>
<line>
5. CONSIDERAÇÕES *INAIS
</line>
</par><par>
<line>
De *ato, nã* há **mo negar o cresci*en** e con*olidação da mo**lidade de Ens*no à
</line>
<line>
Distância no Bras*l, ao co*siderar*os o crescim*nto do núm*ro de matr*culados. No e*tant*,
</line>
<line>
es*e cre*ciment* est* *est*i*o a* setor pri*ado, *ue graças à cr*ação de economias de escala
</line>
<line>
proporciona* preç*s menores em relação à concorr*nci*.
</line>
<line>
**iste uma gran*e oportunidade para as IES públicas ofertarem a modalidade *AD
</line>
<line>
para boa p*rte d* seus *u*so*. Com um enorme c*pital huma*o qual**icado *anto e*tre
</line>
<line>
d*centes e servidores técni*o-adm*nistrat**os selecionados por c*ncur*o público, n*o s*ria
</line>
</par><par>
<line>
uma tarefa custos* apostar na mo*ali*ade. U*a experiência de a*u*ção
</line>
<line>
das IES públicas n*
</line>
</par><par>
<line>
moda*idade EAD é o *onsórcio Ced**j, que há mais de 20 anos ofer** cur*os de gradu*ção *
</line>
<line>
distânc*a em um acor*o de cooperaçã* t*cnica q*e e*volve 11 insti*uiç*es *ú*li*as de ensin*
</line>
<line>
(DA COSTA. 2*23).
</line>
<line>
*utr* ponto *el*v*nte é o monitoramento das condições d* of**ta p*a*icadas por
</line>
</par><par>
<line>
insti*uições de *nsino
</line>
<line>
q*e precarizam trabalho docente. Turmas com en*rme número o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
alun*s,
</line>
<line>
gravações antig*s de aulas c*m *ont*ú*o defasado e tut**es d*sq*ali*icados afeta*
</line>
</par><par>
<line>
dir*tament* * qualid**e *e ensino. A exigência de requisitos mais rígidos na re**vação
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
aut*riza*ão de no*os cursos pode *er uma pro*os*a de **lução a c*rto praz*.
</line>
</par><par>
<line>
*ais exigências podem contem*lar a pretensão
</line>
<line>
im*eriosa de
</line>
<line>
uma titula*ão m*i*
</line>
</par><par>
<line>
elevada *ara tutores, ou mesmo o incenti** n* utili*ação ** professo*es em *ais atividades ***
</line>
<line>
me*o dos in*tr*mento* de avaliação d* auto**zação ou *enovação do re*onh**ime*t* de c*rso.
</line>
</par><par>
<line>
A limitação do número de aluno* por *ur*a t*mbém
</line>
<line>
de**
</line>
<line>
s** u*a exigência por p*rte dos
</line>
</par><par>
<line>
órgãos re*u***o*e*.
</line>
</par><par>
<line>
Além di*so, deve*ia ser repensado o e*evado percen*ua* do
</line>
<line>
us o
</line>
<line>
de disciplinas online
</line>
</par><par>
<line>
em c*rsos presenciais. A
</line>
<line>
p*rmissão de até 4*% d* us*
</line>
<line>
de
</line>
<line>
disciplin*s desta modalidad*,
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
prática d*scara*terizou o **sino presenci*l, *rans*orm*ndo-o em sem**r*sencial ou u* curso
</line>
<line>
pres*nci*l *om *arga horá**a de aul*s presen*ia*s reduzidas.
</line>
<line>
O* exames d* suf*ciê*cia apli*ados pelos conselhos pro*issionais *e classe pode* se*
</line>
</par><par>
<line>
um dos
</line>
<line>
i*dicadores de m*nitor*mento *a q*al*dade d* ensino. N* *rasil,
</line>
<line>
ap*nas dois
</line>
</par><par>
<line>
con*elhos de classe aplicam *ai* exames c*mo req*isito *e ex*rcício pr*fis*ional: Dire*to
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*onta*i*ida*e. * *mp*iaçã* d**tes *xames par* *ro*issões com grande nú*e*o de egre**os de
</line>
<line>
E*D, como **ministração e Enfer*agem, pode c*ntribuir p*ra a retenção de *rof**sionais
</line>
<line>
com baixa formação acadêmi*a.
</line>
</par><par>
</page><line>
R**. FSA, Teresina, v. 2*, n. 2, art. *, p. 137-148, *ev. 2025
</line>
<line>
www4.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
"Aspe**o* Sobre a Mo*alidade de En*ino à Distânci* no Bra*il (2007-2022)"
</line>
<line>
147
</line>
</par><par>
<line>
REFE*ÊNCIAS
</line>
</par><par>
<line>
*Z*VED*, É. M. O papel do tutor-profe*sor *a EaD *m nível s*peri*r: as*ecto* históricos e
</line>
<line>
o re*onhecimento l*gal. E*D em foco, v. 9, n. 1, *0*9.
</line>
</par><par>
<line>
BÊ*IA, G. C.
</line>
<line>
O Surgim*nt* de grandes
</line>
<line>
grup*s empr**a**ais de educação sup*rior e os
</line>
</par><par>
<line>
efeitos s*bre a *uali*ade do ensino. 2020.
</line>
<line>
BRAS*L, INE*, Instituto Nacional de *studos e Pesquis*s *ducaciona*s An*sio
</line>
<line>
Te*xei*a. Censo d* Educação *uperior 2022. 2023.
</line>
<line>
*UCCI, M. P. D; BIELSCHOWSKY, C. *. Qual * problema dos cur*os de direito a distâ*cia
</line>
<line>
(EAD)?. Cata*o*ação na *ubli*ação (CIP), *. 227, 20*2.
</line>
</par><par>
<line>
CARDOSO, M. S; D* SOUZA, L. *; MOTA, C. O I*divíduo em Tempos *e Pan*emia
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*solamento Socia*: Um cenário de f**ência do Processo *ivilizador?. Desenvolv*ment*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
So*iedade, n. 10, p. 37-48, 2021.
</line>
</par><par>
<line>
COGNA. Central de resultados. Disponível em
</line>
<line>
h*tps://ri.c*gna.com.b*/s*rvicos/arquivos/.
</line>
</par><par>
<line>
Acesso *m 1* de outu*ro de 20*4.
</line>
</par><par>
<line>
CREP*L*I, N. P; DOS **NTOS, A. R. Media*ão pedagó*i*a no ensi*o à distância: o *apel
</line>
</par><par>
<line>
do tutor em ambien**s c*la*orativos de
</line>
<line>
ap**ndizagem. Tecn*logias, *oci*dade e
</line>
</par><par>
<line>
C*nhecimento, v. 8, n. 2, p. 104-131, *021.
</line>
</par><par>
<line>
*A COS*A, *. A. O Co*s*rc*o CEDERJ/RJ e a ex*ansão do Ensino Superior ** mo*alidade
</line>
<line>
E*D. Enep*p, 20*3.
</line>
<line>
DA SILVA, J. A. S. G; *OUTIN*O, D. José *usm*o. Cre*cimento do E*si*o à Distân*ia
</line>
</par><par>
<line>
*pós a pan*emia no B*asil. R*vis*a Ibero-Amer*can* de Hu*a*idades, Ciências
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Educação, v. 10, *. 10, p. 3714-3722, 2024.
</line>
</par><par>
<line>
DOS *EIS, *. A et al. Fusões e *quisições no ensino super*or * luz da teoria do cresc*mento
</line>
<line>
da firma. Navu*: Revista de Gestão * T*cnologia, v. 8, n. *, p. 3*-52, 2018.
</line>
</par><par>
<line>
GEMEL*I, C. *; CLOSS, L. Preca*i*aç*o do *r**al*o docen*e de e*sino superior
</line>
<line>
em ies
</line>
</par><par>
<line>
privadas *ra*ileiras. B*R. B*azilian Business R***e*, *. 20, p. 3*9-*61, 2023.
</line>
</par><par>
<line>
*AM*IRAGE, * et
</line>
<line>
al. *conomic perf**ma*ce ** pr*vate higher e*ucat*on *nstit*tions in
</line>
</par><par>
<line>
distance ed*cation th*ough mergers a*d acquisitions. Re*ista Ele*rôn*ca
</line>
<line>
d* Estratégia &
</line>
</par><par>
<line>
Negócios, v. 10, n. 1, 2017.
</line>
</par><par>
</page><line>
HAAS, C. *; GARCIA, G. R. Desafios e perspectiv*s par* a *arreira doc*nte em u* cenár*o
</line>
<line>
de e*pansão da E**cação Superior a Dist*ncia nas Insti*uições P*ivadas. Revista Par*digma,
</line>
<line>
São Paulo, v. 42, p. 102-121, 2*21.
</line>
<line>
JULIA*I, *. P; *OS SANTOS, A. *; FÁV*RO, A. A. * mercantili*ação do en*i*o superior
</line>
<line>
a parti* da educação a *istân*ia: aspectos ger*is de u* di*g*ós*ico **í**co. # Tear: Revista *e
</line>
<line>
Educação, Ciên*ia e Tec*ologia, v. *1, *. *, 2022.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. *2, n. 2, art. 7, p. 137-148, fev. 202* www4.f*an*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
C. M. M. S. Arêas, A. J. B. Oliveira, F. F. Araújo
</line>
<line>
148
</line>
</par><par>
<line>
MATT*R, *. Metodolo*ias *tiv*s
</line>
<line>
em Ed*c*çã* a Distâ*cia: revisão
</line>
<line>
de literatu*a. Re*ista
</line>
</par><par>
<line>
**asileira d* Apre*diz*gem *berta e a Distâ*cia, v. 2, n. Especial, 20*1.
</line>
<line>
*AIVA, J. M et al. Desafios e bene*ícios do uso *a aprend*z**em bas*ada e* problemas na
</line>
<line>
educa*ão a d**tância: u** *evisão inte*rat*va de litera*ura. Research, Socie*y and
</line>
<line>
Development, v. 11, n. 2, p. *54011226275-e5401*2*6275, 2022.
</line>
<line>
PINHEIRO, J. D. C. Os *esafios do Pape* do Tu*or n* Educaç*o a Distância: Um *elato de
</line>
<line>
Experiência. RENO**, v. *2, *. 2, *. 345-354, 2024.
</line>
</par><par>
<line>
*ODRI***S, K. G; D* LEMOS, G. A. *etodol*gias a*ivas
</line>
<line>
*m edu*a*ão d*git*l:
</line>
</par><par>
<line>
possibilidades didáticas inova**ras na modalidade EAD. Ens**os Pedagógicos, v. 3, n. 3, p.
</line>
<line>
29-36, 2019.
</line>
</par><par>
<line>
VITRU.
</line>
<line>
Central
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Resultado*.
</line>
<line>
h*tps://*nvestors.vitru.com.br/pt-br/inf*rmacoes-
</line>
</par><par>
<line>
fin*ncei*as/cen*ra*-*e-resul*ados/ Ace*so e* 16 d* outubro de *02*.
</line>
</par><par>
<line>
WILLIAMES, S. N. G. **safios e efeito* do
</line>
<line>
ensino remoto emergencial na *ducação
</line>
</par><par>
<line>
s*perior durante a pande*ia de *O***-19: uma revisão sist*mática d* literat*ra. 2021.
</line>
<line>
YD*QS. *entral d* resu*tados. Disponív*l em https://www.yduqs.com.b*/listr*sultad*s.a*px.
</line>
<line>
*cesso *m 16 d* outub*o de 2024.
</line>
</par><par>
<line>
Como Ref*renciar es*e *rtigo, conforme ABN*:
</line>
<line>
*. M. M. S. ARÊAS, A. J. B. OLIVEIRA, F. F. ARAÚJO "Aspe**os S*bre a Modal*da** de Ensino à
</line>
<line>
Di*tância ** Brasil (2007-2022)". Rev. FSA, Te*e**na, v. 22, n. 2, a*t. 7, p. 137-14*, fev. 2025.
</line>
</par><par>
<line>
Co*t*ibuição dos Autores
</line>
<line>
C. M. M. S. Arêas
</line>
<line>
A. J. B. Oli*eira
</line>
<line>
F. F. Araújo
</line>
</par><par>
<line>
1) concepçã* e pla*ejament*.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) an*lise e interpretação dos dad*s.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) *laboração do rascunho ou na revisão *rítica do conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
4) partic**ação na aprovação da *ersão fina* do *anuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. 2, a*t. *, *. 137-148, f*v. 2025
</line>
<line>
w*w*.*san*t.com.br/rev*sta
</line>
</par>Enlaces refback
- No hay ningún enlace refback.

Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 4.0 Internacional.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)