A Gestão Universitária em Nível Estratégico na Universidade Federal do Piauí: Uma Investigação das Competências Requeridas / University Management at the Strategic Level at the Federal University of Piauí: An Investigation of Required Competencies

Delson Ferreira Bonfim, João Carlos Hipólito Bernardes do Nascimento

Resumen


O estudo teve como objetivo investigar as competências requeridas para uma gestão universitária estratégica no âmbito da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Foi realizada uma pesquisa qualitativa descritiva com análise categorial, envolvendo entrevistas semiestruturadas com seis docentes em cargos estratégicos na instituição. Os dados foram analisados através da técnica de análise de conteúdo com auxílio do software ATLAS.ti. Os resultados revelaram três grupos fundamentais de competências necessárias: estratégicas (visão sistêmica, planejamento), relacionais (liderança, comunicação) e técnicas (conhecimentos administrativos, gestão financeira). A análise também identificou a importância da cultura organizacional e da capacitação contínua no desenvolvimento dessas competências. Conclui-se que a gestão universitária requer uma abordagem integrada de desenvolvimento de competências, considerando aspectos técnicos, relacionais e estratégicos, com especial atenção ao contexto institucional específico da UFPI.

 

Palavras-chave: Gestão Universitária. Competências Gerenciais. Docentes-Gestores. Universidade Pública. Planejamento Estratégico.

 

ABSTRACT

The study aimed to investigate the competencies required for strategic university management at the Federal University of Piauí (UFPI). A descriptive qualitative research with categorical analysis was carried out, involving semi-structured interviews with six professors in strategic positions at the institution. Data were analyzed through content analysis technique using ATLAS.ti software. The results revealed three fundamental groups of necessary competencies: strategic (systemic vision, planning), relational (leadership, communication) and technical (administrative knowledge, financial management). The analysis also identified the importance of organizational culture and continuous training in the development of these competencies. It is concluded that university management requires an integrated approach to competency development, considering technical, relational and strategic aspects, with special attention to UFPI's specific institutional context.

 

Keywords: University Management. Managerial Competencies. Professor-Managers. Public University. Strategic Planning.

 

 


Referencias


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2025.22.4.3

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