<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *2, n. 4, art. 7, p. 134-149, a*r. *02*
</line>
<line>
ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/202*.22.4.7
</line>
</par><par>
<line>
Im*actos Psicológicos e Desafios d* E*ucação em *em*os de P**demia: Pesquis* *om
</line>
<line>
Professo*es de uma Esc*la Es*a*ual Local*zada no Noroe**e de M*to Grosso-*ras*l
</line>
<line>
Psyc*o*ogical *mpacts and Educatio*al *hallenges in Pa***mic Times: * Study with Teac*ers
</line>
<line>
from a *tate School *n Northwestern M*to *rosso, Brazil
</line>
</par><par>
<line>
Cr*stian Lea*dr* Lopes da **sa
</line>
<line>
Dout*ra*o em Educaçã* p**a Pontif*cia Universidad* C*tólica do *io Grande do *ul
</line>
<line>
E-mail: cristian*ope*10@hotmail.co*
</line>
<line>
Ver*ni*a Joc*sta Casar*tt*
</line>
<line>
D*utora em G*ron*ologia Bioméd*ca pela Pontifícia Universida*e Católica do Ri* G*a*d* do *ul
</line>
<line>
Pr*fes**ra Adjunta da Uni*e*sida*e Federal d* Amazona*.
</line>
<line>
*-m*il: casarottojocastave*onica@*m*il.com
</line>
<line>
Fab**n* Rit*er Antun*s
</line>
<line>
Doutorad* *m Educaç*o pela U*iversida*e Reg*onal do No*oeste do *stado *o Rio Gran** do Sul
</line>
<line>
Pro*essora da Univ*rsi*a*e Regional do Noroes*e *o Estad* do Rio G**nde do *ul
</line>
<line>
E-mail fabiana.antu*es@uni**i.edu.br
</line>
<line>
Felipe Ritter Ant*nes
</line>
<line>
Grad*ando do Curso de Psicolog*a da Un*v*rsidade R*gional do *oro*s*e do *stado do Rio G*ande do Sul
</line>
<line>
E-mail: feli*e.antunes@*ou.u*i*ui.edu.*r
</line>
<line>
Ana Paula Pipino
</line>
<line>
Gr*duada em Ps*co**gia pel* Facul*ade AJ*S
</line>
<line>
*-mail: *napipino@gmail.co*
</line>
</par><par>
<line>
End*reço: Cristian L*andro Lopes da Ro*a
</line>
</par><par>
<line>
**. Ip*ranga, 668* - Partenon, Pr*dio * - Humanidade*,
</line>
<line>
Editor-Che*e:
</line>
<line>
Dr.
</line>
<line>
Tonny
</line>
<line>
Kerley
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Alencar
</line>
</par><par>
<line>
P*rt* Al*gre - RS, 90619-900, Brasil.
</line>
<line>
Rodri*ues
</line>
</par><par>
<line>
En*ere*o: Veronica Jocasta Casaro*to
</line>
</par><par>
<line>
Estrada *oar*/Mamiá, 305, *airro: Espírito Santo, CEP:
</line>
<line>
Arti*o recebid* *m 18/03/2025. Última
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
6946*-0**, Co*ri/AM, Bra**l.
</line>
<line>
re*eb*d* *m 27/03/202*. Aprov*do em 28/0*/2025.
</line>
</par><par>
<line>
Endere*o: *abiana *itter Antunes
</line>
</par><par>
<line>
Rua
</line>
<line>
do
</line>
<line>
Comé*c*o,
</line>
<line>
*000,
</line>
<line>
Bairro
</line>
<line>
U*iversitário,
</line>
<line>
Ij*í,
</line>
<line>
**,
</line>
<line>
A*a**ado pelo sist*ma Triple Review: a) *es* Revi*w
</line>
</par><par>
<line>
98700-0*0. Brasil.
</line>
<line>
p*lo Edit*r-Chefe; e b)
</line>
<line>
Double Blind Review
</line>
</par><par>
<line>
Endereç*: *elipe Ritter An*unes
</line>
<line>
(avaliação cega por d*i* avaliad*res da áre*).
</line>
</par><par>
<line>
R*a
</line>
<line>
*o
</line>
<line>
Comércio,
</line>
<line>
3000,
</line>
<line>
Bairro
</line>
<line>
Univer*itário,
</line>
<line>
I*u*,
</line>
<line>
RS,
</line>
</par><par>
<line>
98700-000. Brasil.
</line>
<line>
R*visão: G*a*atical, Normativa e de For*ata*ão
</line>
</par><par>
<line>
Endereç*: An* Paula Pipi*o
</line>
</par><par>
<line>
Av. Gabrie* Müler, 1*3*N - M**ulo *1, *u**a - MT,
</line>
</par><par>
</page><line>
783*0-00*. B**sil.
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*mpa*t*s Psi*ológ*cos e Desaf*o* *a Educa*ão em T*mpos de **n*emia: Pesqu*sa com Professores
</line>
<line>
135
</line>
</par><par>
<line>
RE*UMO
</line>
</par><par>
<line>
Este estudo buscou analisar as *ificuldades enfrentadas n* ensino remoto e as estratégias
</line>
</par><par>
<line>
pe*agógi*as
</line>
<line>
adotadas
</line>
<line>
para
</line>
<line>
gara*tir a cont*nui*ade
</line>
<line>
do
</line>
<line>
*r*cess*
</line>
<line>
de ensino e aprendizag**
</line>
</par><par>
<line>
dur*nte a pande*ia
</line>
<line>
da Covid-19, *tilizando uma abordagem quantitativ* * qualitativa. A
</line>
</par><par>
<line>
pes*uisa, realizada com
</line>
<line>
p*ofess*res de uma escola e*tadual no Noroeste do Estado d* Mato
</line>
</par><par>
<line>
Gr*sso, *tilizou questionário* autoap*icáveis, in*luindo o DA*S-21 e * JBEI*I, para *valiar
</line>
<line>
níveis de estre*se, ansiedade e depr*ss*o. Os resultad*s indicaram que 60% do* participan*es
</line>
<line>
estão na fas* inicial da sín*rome e 40% apresenta* *isco de desen*olvê-la. A anál*se revelou
</line>
</par><par>
<line>
que fatore*
</line>
<line>
c*mo tem*o *e serviço e faixa etár*a influen*iam
</line>
<line>
na adaptação a* tra*a**o e na
</line>
</par><par>
<line>
saúde ment*l. Conc*ui-se que a *mpleme*tação de suporte psico*óg*c* e me*horias na*
</line>
<line>
condições de tra*al*o são *ssenciais p*ra *itig*r o desga*te *mocional e gara**ir a qual**ade
</line>
<line>
da educaçã*.
</line>
<line>
P*lavras-cha*e: Pr*fe**ores. Covid-19. Saú*e *ental.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
This stud* aimed to ana*yze the chall*nges fac*d in remote *ea*hin*
</line>
<line>
and th* pedagogical
</line>
</par><par>
<line>
*trate*ies adopted to ensu*e the *on*inu*ty of the tea*hing-le*rnin* p*ocess durin* t*e C*v*d-
</line>
<line>
19 p*ndemic, us*ng a quant*tative *nd qualit*tive approach. The rese*rch, conduc*ed with
</line>
<line>
t*achers from a state sch**l in the Nort*west of M*to Grosso, applied self-administere*
</line>
</par><par>
<line>
questionn*ires, i**lu*ing the DASS-21 *nd JBEI**, *o asse*s levels *f stress,
</line>
<line>
anxiety, a*d
</line>
</par><par>
<line>
dep*e*sion. Th* r*su*ts i*dica*e* that 60% of the participants are i* the initial st**e of burnout
</line>
</par><par>
<line>
synd*ome, while 40% *re a* risk o* *e*eloping it. *he analys*s revealed that *ac*ors such
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
years of servic* and *ge grou* influence w*rk adaptat**n and me*tal heal*h. It is *oncluded
</line>
<line>
that implementing ps*cholo**cal support *nd imp*o***g *o*king *o*ditio*s are essent*al t*
</line>
<line>
mi**gate emoti*nal exhaustion and ensure the q*al*ty *f education.
</line>
<line>
Keywords: Teache*s. Covid-19. Me*tal Health.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*s*na *I, v. 2*, n. 4, art. 7, p. 13*-14*, abr. *0**
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. L. L. Rosa, V. J. C*sarotto, F. R. Antunes, F. *. An*u*es, A. P. Pi*ino
</line>
<line>
*36
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRO**ÇÃ*
</line>
</par><par>
<line>
A *andemia da *o*id-19 impôs desafi*s se*
</line>
<line>
****edente* à educação, exigindo um*
</line>
</par><par>
<line>
adaptação rápida e intensa por parte d** professor**. A *ransiç*o abrupt* pa*a o e*s**o remo*o
</line>
<line>
*evelou **o apenas di*iculdades técnicas e *struturai*, *as *a*bém *mpactos signific*tivos na
</line>
<line>
s*úde m*ntal dos pro**ssores. Entr* esses impac*os, a síndro*e de *ur*o*t e*ergiu como
</line>
<line>
uma p**o*upação centra*, r**letind* o esg*tam*nto fís*co e e**c*onal causa** pela
</line>
<line>
s**recarga de trabalho, *ela fal*a d* suporte e *elas exigência* de um ambie*te educacio*a*
</line>
</par><par>
<line>
em *ran*formaçã*. Segu*do Kyriacou (2**1), *
</line>
<line>
*stress* docente pode ser c*mpree*did*
</line>
</par><par>
<line>
como uma ex*eriên*i* em**iona* negativa, desencadea*a pe*a percepção
</line>
<line>
de *u* o am*ient*
</line>
</par><par>
<line>
*e trabalho *epres**ta um* *meaça ao *e*-es*a* e à autoestima do pro*essor.
</line>
<line>
Além disso, * *e*essi*ad* de a*ap*ação a novas *ec*ol*gias e *eto***ogias
</line>
</par><par>
<line>
pe*agógicas t*oux* desafios adicionais para
</line>
<line>
os professores, inde*ende*temente do tempo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
experiên*ia. No entanto, muitos p*ofessores relataram *ificuld*des em lidar com a s*br**arga
</line>
<line>
de *r*balho * a falta *e prepar* pa*a *t*ar no *nsino re*oto, * q*e con*ribuiu para o aum*nto
</line>
</par><par>
<line>
dos
</line>
<line>
níveis
</line>
<line>
*e est**sse, a**i*dad* * sintom*s *elacio*ados
</line>
<line>
à s í ndr om e d* bu* nou*
</line>
</par><par>
<line>
(ME*EIRO*, 20*1).
</line>
<line>
Diante desse cenário, este estu*o bu**a *ompreender os e*e*tos da pan**mia na saúde
</line>
</par><par>
<line>
ment*l dos profes*ores de uma esco** estadu*l, c*m *nfas* na prev*lê*c*a da sín*rome
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
burnout. Al*m disso, **etende-** anal*sar as
</line>
<line>
difi*u*dades en*rentadas n* ensino re*ot* e as
</line>
</par><par>
<line>
estra*égias pe*agóg*c*s *dotadas *ara garant*r a co*tinuidade do processo de ensi*o-
</line>
</par><par>
<line>
aprendiza*em. * pes*uis* se justif*ca pel*
</line>
<line>
nece*sidade
</line>
<line>
de ampliar o debate sobre
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
v*l*rização dos p*ofessores, o supo*te ins**tuci*nal e a importân*ia d* medid**
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
promovam o bem-*sta* dos pro**ssionais da *ducação.
</line>
</par><par>
<line>
Ao *ongo deste est*d*, serão discu*ida* a*
</line>
<line>
*ondiçõe* de trabalho dos pr*fessores, o*
</line>
</par><par>
<line>
desa*io* emo*ionais e peda*ógi**s
</line>
<line>
en*rentados duran*e o perí*do pa*dêmic* e ** possíveis
</line>
</par><par>
<line>
estratégias para minimizar os i*pactos da *índrome *e bur*out. Dessa *o*ma, b*sca-se
</line>
</par><par>
<line>
con*ribuir *ar* a con**ruç*o de polític*s edu*ac**nais m*i* eficazes * su*tentáveis,
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
considerem não apenas o desemp**h* acadêmic* d*s alu*os, mas também a saúd*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
qualidade d* vida *o* pro**s*ores.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter**in*, v. 22, n. 4, art. *, *. 1*4-1*9, *br. 2025
</line>
<line>
w*w4.f*a*et.c*m.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Im*actos *sicológicos e Desafi*s da Educação e* Tempos d* Pandemia: Pes*uisa com P*ofessor*s
</line>
<line>
137
</line>
</par><par>
<line>
2 M**ODOLOGIA
</line>
</par><par>
<line>
Esta
</line>
<line>
p*squ*sa
</line>
<line>
pos s ui
</line>
<line>
c*mo
</line>
<line>
característi*a
</line>
<line>
a
</line>
<line>
adoção
</line>
<line>
de
</line>
<line>
*m a
</line>
<line>
abo**agem
</line>
</par><par>
<line>
qualiquantitativa
</line>
<line>
de caráter transversal e desc**tiva. *a
</line>
<line>
ac*pçã* de Creswell, Plano Clark
</line>
</par><par>
<line>
(2011) *sse ti*o de abordagem combina elementos de *éto*os *ual*tat*vos quan*itativos, e
</line>
</par><par>
<line>
permi**ndo u** *ompree*são mais ampl* *o f*nômeno
</line>
<line>
estu*ado. Essa
</line>
<line>
abo*dagem oferece
</line>
</par><par>
<line>
u*a forma flexíve* de investi*ar qu*stões
</line>
<line>
complex*s, integra*do d*dos numéric*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
narrati*os para enrique*er a anál*se.
</line>
</par><par>
<line>
A *esquisa foi submeti*a ao Com*tê ** Ét*ca em Pe*qu*sas com Seres *uma*os,
</line>
<line>
conforme a Resol**ão nº 466, de 12 de deze*br* de 2012, do Conselho Naci*nal de *aúde. O
</line>
</par><par>
<line>
le*an*amento de dado* fo* realizado assim que o Projeto de *esqui*a fo* a*tori**do
</line>
<line>
pel*
</line>
</par><par>
<line>
C*mi*ê de Ética em **squisa em Seres Human*s d* Faculdade AJES - campu* J*ína (CAAE:
</line>
<line>
61719522.0.00**.8*9*).
</line>
</par><par>
<line>
Importa r**istra* que contou com * co*aboraçã* voluntári* de pr*fessores de
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
escola estadual de um município
</line>
<line>
do Noro*st* do Ma*o Gros*o *ue lecio*ar*m on-line nos
</line>
</par><par>
<line>
anos 2*20, 2021 * *022 durante a pan*e*ia da C*vid-19.
</line>
</par><par>
<line>
Os crit*rios empre*ados p*ra inclu*ão
</line>
<line>
dos participan*es f*r*m: t*r lecionado *o
</line>
</par><par>
<line>
*eríodo m*ncionado anteriorme*te, concordar em partici*ar *e ma*ei*a voluntár*a, respond*r
</line>
<line>
ao q*estionário. Já os crit*rio* de exclusão estava* re*acionado* ao *ão atendimento dos itens
</line>
<line>
a*terio*es.
</line>
<line>
Os participantes são do gênero m*sculino e femi*i*o, c*m idades entre 27 * 48 *nos, a
</line>
</par><par>
<line>
cole*a d* dados
</line>
<line>
ocorreu *o mês ** m**ço de
</line>
<line>
2023
</line>
<line>
na própria instit*ição e todos os
</line>
<line>
2*
</line>
</par><par>
<line>
professores da escola foram co*vi*ados a pa*ticipar. Porém, por diferentes mo*ivos, ap*nas *6
</line>
</par><par>
<line>
deles **eit*ram cola*o*ar
</line>
<line>
com a *es*uis*. A coleta de *ados oc*r*eu *m do*s dias
</line>
</par><par>
<line>
consecuti*os, de maneira in*ividualizada com o
</line>
<line>
tempo d*
</line>
<line>
u*a ho*a por
</line>
<line>
di*, em h*rári* de
</line>
</par><par>
<line>
hora a*ividade *m *ue os professores estavam na esc*la. *o*os o* participantes *oncordaram
</line>
</par><par>
<line>
e* co*t*ib*ir c*m
</line>
<line>
a p**qu*sa, assina*do o *ermo de Consentime*to
</line>
<line>
de Livre
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Estabeleci**nto (TCLE) p*ra que as infor*açõ** *udessem *er *tilizadas de forma *egal. As
</line>
</par><par>
<line>
*uestões do *ues*ion*ri* foram a*rupa*as
</line>
<line>
em
</line>
<line>
3 blocos. O pri*eiro bloco de pergun*as
</line>
</par><par>
<line>
cont*nha qu*stões objetivas com p*rguntas relacionadas
</line>
<line>
às car*cterísti*as pessoais
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
par*icipante.
</line>
</par><par>
<line>
O se*und* blo*o de *uestões es**va relacionad* ao Teste Escala de Depre*são,
</line>
</par><par>
<line>
Ansied**e e E*tresse
</line>
<line>
- D*SS-21, forma*o
</line>
<line>
p*r 21 que*tões re*ativas aos sintomas
</line>
</par><par>
<line>
*sicológicos e f*sicos *u* * pe*soa *enha **venciado nos últ*mos * *ias. Foi
</line>
<line>
usada a versão
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresin* PI, v. 22, n. 4, art. 7, p. 134-1*9, abr. 2025
</line>
<line>
ww*4.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. L. *. R*sa, V. J. Casa*otto, *. *. Antun*s, *. R. Antu*es, A. P. Pipino
</line>
<line>
138
</line>
</par><par>
<line>
reduzid* d* t**** DASS-*1, do qual
</line>
<line>
os itens en*ontram-*e d*vididos em três fat*res
</line>
</par><par>
<line>
(D*p*essão: 3, 5, 10, 13, 16, 17, 21; Ansi*da*e: 2, 4, 7, 9, 15, *9, 2*; *str*sse: 1, 6, 8, 11, 12,
</line>
<line>
14, 18). A escal* de re*p*sta aos itens é do tipo *ikert *e qua*ro pontos va*i*nd* *e 0 (nã* se
</line>
<line>
a*licou de maneira alguma) a 3 (aplicou-se m*ito o* na maioria do *empo) a *esquisa usou a
</line>
</par><par>
<line>
**rs*o
</line>
<line>
em português *a
</line>
<line>
DASS-21 propos*a em 2014 por Vignola e Tucci (*arti** et al.,
</line>
</par><par>
<line>
2019).
</line>
</par><par>
<line>
O terceiro bloco de *u*stõ*s esta*a relacionado à identif*cação pre*iminar da burnout,
</line>
<line>
i**pirado no M*lasch Burnout Inventory - MBI. Este ins*rumento foi traduzido por *amayo
</line>
</par><par>
<line>
(1997) para a língua *ortuguesa validado e
</line>
<line>
p*r Bene*ides-Pereira (*0*2), ***o in*ent*rio
</line>
</par><par>
<line>
aval*a a vivência do trabalho do indivíduo totalizand* 20 *tens. Foram utilizados *al*res entre
</line>
<line>
1 e 5 para avaliar a f**quênci* ** *n*ensid*d*: 1- nu*ca; 2- anualmen**; 3 mensalm*nte; 4-
</line>
<line>
se*analme*te; *- diariamente.
</line>
<line>
P*ra a construção da análi*e, fora* em*regados os proce*imentos *a *nális* Textual
</line>
</par><par>
<line>
Discur*iva (ATD). A ATD apresenta-se como "uma met*dolo*ia de *nális*
</line>
<line>
de d*dos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
inform*ções de n*tu*eza
</line>
<line>
qualitativa com * finalidade de produzir n*vas **mpreensões *obr*
</line>
</par><par>
<line>
os fe*ôm*n*s * dis*u*sos". A ATD pode *er dividida e* *rês et*pas: **itarização,
</line>
<line>
*ategoriz*ção e captação d* novo em*rgent* (MORAES, GALIAZZI, 2011, p.7).
</line>
<line>
3 RE*U**ADOS E DIS*USSÇÕ*S
</line>
<line>
Após a e*apa d* c*leta de dados, foram realizad*s a* **álises e os resultad*s estão
</line>
</par><par>
<line>
distribuído* e* cinco gr*ficos c*m as am*s**as
</line>
<line>
*e distri*uição p*r sexo, faixa e*ária, ***po
</line>
</par><par>
<line>
de se*viço, teste Dass-21 e *uestion*rio JBEILI.
</line>
</par><par>
<line>
A seg*ir, é po*s**el observar que o *ráfic* 1 *ndica que a maio*ia dos p*rticipan*es é
</line>
</par><par>
<line>
do gênero femi*ino (83%), enquanto apenas um pa*ticipante (17%) se identifica *omo
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
gênero
</line>
<line>
ma*culino. *sse dad* ref*ete uma tendên*ia ob*e*vada no
</line>
<line>
c*nário educacional
</line>
</par><par>
<line>
br*s*leiro, o*de
</line>
<line>
há *re*ominância de mul*eres
</line>
<line>
na docência, es*ecial*ente na e*uc*ção
</line>
</par><par>
<line>
básica, conforme re*resenta*ão a s*g*ir:
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teres*na, v. *2, n. 4, art. 7, p. 134-149, abr. 20*5
</line>
<line>
*ww*.fsanet.co*.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
I*pactos Psicológicos e De*af*os da Educaç*o *m Tem*os de Pa*de*ia: P*squisa com Profess*res
</line>
<line>
139
</line>
</par><par>
<line>
Gráfico 1. C*racterização *a amostra por gên*ro feminino e m*s*ulino dos
</line>
<line>
pesqu*sados
</line>
<line>
17%
</line>
<line>
Mas*uli*o (1 indivíd*o)
</line>
<line>
Fem**ino (5 indivíduos)
</line>
<line>
83%
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: *laborado p*los au**res (2*23).
</line>
<line>
Na sequênci*, o gráfico 2 dem*nstra que 50% dos participantes tê* entre 30 e 40
</line>
<line>
ano*, sendo essa a faixa etária mais representativ* *o gr**o. Já 33% dos professores *os**em
</line>
<line>
en*re 40 e 50 anos, enquanto 17% têm entre 20 e 30 anos. Esses dados sugerem qu* a m*i*ria
</line>
<line>
*os professore* s* encontra *m um *stágio intermediário de sua carr*ira, período marcado por
</line>
<line>
maior *xperi*n*i* profissio*al, *as também por desaf*os relacion**os ao acú*u*o de
</line>
<line>
respon*abil**ades, conforme gráfi*o * seguir:
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
O Gráfico 3 mostra *ue meta*e d*s prof*s**re* pes*uisados (50%) leciona entre 10 e
</line>
<line>
20 an*s, enq*anto 33% pos*uem *nt*e * e 10 anos de experiência. Apen*s 17% *o*
</line>
</par><par>
<line>
pa*tici**nt*s atuam na doc*ncia ** mais de
</line>
<line>
*0
</line>
<line>
anos. Es*e p*rfil s*gere um grupo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
profis*i**ais relativamen*e ex*erientes, m*s ainda inseridos
</line>
<line>
em uma r*ti*a d* desafios que
</line>
</par><par>
<line>
exige ada*tação e at*alização c*nstantes, de acordo com o gráfic* a seg*ir:
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, T*resina PI, v. 22, *. *, art. 7, p. 13*-149, *br. 2025
</line>
<line>
www4.fs*net.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. L. L. Rosa, V. J. C*sarott*, F. R. Antun**, F. R. Antune*, A. P. Pipino
</line>
<line>
140
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Fon*e: El*borado pe*os a*tores (2023).
</line>
<line>
O Gr*fic* 4 apresenta os *es*ltados do teste *ASS-21, evi*enciando que *7% *os
</line>
<line>
participan*es apresentam níve*s elev*dos de estresse, *4% demonstram sinais ** ansied*de e
</line>
</par><par>
<line>
1*% *presentam
</line>
<line>
*into*as d* depre*são.
</line>
<line>
Esses d*dos *efo*çam importância de e*t*até*ias *
</line>
</par><par>
<line>
*olta*as *ara *
</line>
<line>
bem-estar e*oci*nal do* *rofes*ores, consid*rando *ue a p*o**ssão
</line>
</par><par>
<line>
frequentem***e exp*e esses pr**issionais * pressões intensas, *onfor*e r*p*esenta*ã*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
seguir:
</line>
</par><par>
<line>
Gr*fico 4. Car*cterizaçã* da amostra pesquisada teste *ass-21
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Font*: Elab*rado *elos autores (*02*).
</line>
<line>
O Gráfico 5 revela *ue 60% dos particip**tes estão na fase in*cial da S*ndrom* de
</line>
<line>
Burnou*, enquanto 40% pos*uem possibilid**e de desenvolv*-la. Ne*h** dos *r*f**sor*s se
</line>
<line>
***ontra em estágio *vançado da síndrome nem **vre de seus sint*mas. Esse dado *
</line>
</par><par>
<line>
alarmant*, pois in*ica que todo* os professores pesquisa*os
</line>
<line>
apresenta* *lgum nível de
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina, v. 22, n. 4, art. 7, p. 134-149, *br. 2**5
</line>
<line>
www4.f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
I*pactos Psicológicos e D*safios da Educa*ão e* Tempos *e Pandemia: Pesq*i** com Profess*res
</line>
<line>
141
</line>
</par><par>
<line>
desgaste emoc*onal relacionado ao trabalho, o que pode impactar *e*ativamente seu
</line>
<line>
*esempenho e q**l*da*e de v**a, conforme gráfico a s*gu*r:
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elaborado pelos au*ores (*023).
</line>
<line>
Nesse se*tido, pa*t*mos para uma discussão mais ap*of*ndada sobre o* el*m*ntos
</line>
<line>
iden*ificados dos **áfico* *c*ma, para que po*samos compreender de que *o*ma e*ses
</line>
<line>
re**ltados impactam a profissão de *rof*ssor.
</line>
</par><par>
<line>
O* resu*tados **
</line>
<line>
p*squisa indicam que os professores ava*i*dos apres*ntam u* a*to
</line>
</par><par>
<line>
risco *e *esenvolv*r a síndrome *e burnout, *m tipo de t*anstorno associado a* est****e
</line>
</par><par>
<line>
crônic* no ambiente
</line>
<line>
d* tra*al*o. Um estudo explorató*io sob** professores brasileiros em
</line>
</par><par>
<line>
*odas as etapas da educaçã* *ásica r*velou q** a *a*oria desses p*ofissio*ais é c*m*os*a *or
</line>
</par><par>
<line>
mulhe**s, conforme dado* do
</line>
<line>
*enso dem*gráfico do MEC/INEP (Brasil, 20*0). Es*a
</line>
</par><par>
<line>
pred*m*nâ*cia feminina é ob*e*vada em dif*rentes nívei*
</line>
<line>
*e ensin*: 96,4% na ed***ção
</line>
</par><par>
<line>
infantil, *8,*% *os a**s in*ciais do ensino f*nd*mental, 66,8% n*s anos finais d* ensino
</line>
<line>
fundamental e 57,8% n* *nsino m*d*o.
</line>
<line>
Em*or* haja uma inserção de homens n* profissão, é preciso reconhecer * p*esença
</line>
<line>
nu*erosa das m*lheres na cond*ção de profe**oras na educaçã* básica (Pestana, 2*09).
</line>
<line>
*m rel*ção à faixa etária, a pesquisa r*v*lou que a maior concentração de profes*ores
</line>
</par><par>
<line>
s*tua-se
</line>
<line>
entre 30 * 4* *nos de idade. No *mb*to nac**n*l, o Censo
</line>
<line>
d* 2021
</line>
<line>
ind*cou que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
id*de mais **equ*n*e entre os pro*ess*re* de instituições pú**icas é de 39 anos, en*uanto nas
</line>
<line>
instit*ições privad*s é de 40 *no* (Brasil, 2022).
</line>
<line>
*egui*do as orientaçõe* de *studos produzidos por Huber*an (2000), * fase de
</line>
<line>
entrada ou tateamento da carreira oco*re *os *rês primeiros anos de atuação docente. É nes*e
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*esina P*, *. 22, n. 4, art. 7, p. 134-149, abr. 2025 *ww*.fsanet.com.br/r*v*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. *. L. R*sa, V. J. Casa*otto, F. R. *ntunes, F. R. Ant*n*s, A. P. Pipin*
</line>
<line>
*42
</line>
</par><par>
<line>
pe*íodo que os *rofessore* c*nfron*am a*pectos teóricos *prendidos *a formação i*ici*l com
</line>
<line>
a realidade profissional e criam ma*eir*s de lidar com esse universo até então novo.
</line>
<line>
A p*squisa mo*t*a que 33% d*s *articip*ntes estão na *ase denomi**da
</line>
</par><par>
<line>
"estab*l*zaçã*" (de 4 a 6
</line>
<line>
anos de *tuação). É
</line>
<line>
ness* período *ue ocorre o processo de
</line>
</par><par>
<line>
cons*lidação do repert*rio *eó*ico e do
</line>
<line>
compromisso *efinit*vo *om *
</line>
<line>
pr*fissão docente
</line>
</par><par>
<line>
(Huberman, 200*). J*
</line>
<line>
pa*a García (*999), o período de inicia*ão
</line>
<line>
n*
</line>
<line>
pro*i*são (até o quin*o
</line>
</par><par>
<line>
a*o de exer*ício pr**issiona*) t*m caracterí*ticas próprias, pois é **ando ocorre *ma transição
</line>
<line>
d* acadê*ico *ara professor, momento em q*e * recém-*rof*ssor constata * dif*rença entre
</line>
<line>
a*uilo q** foi *p***dido *ura*t* o cur*o e o que é observad* no cot*diano escolar.
</line>
<line>
É importante ressaltar a fase *a div*rs*ficação, na qual *0% dos pa*ticipa*tes *os*uem
</line>
<line>
entre 10 e 20 anos *e expe*iência docente e, conforme Huberman (200*), encontram-se nessa
</line>
<line>
fase, quando * prof**sor passa a diversificar suas e*periências ao empregar novos materiais
</line>
<line>
didáticos * novas maneira* de apl*car * aval**çã*.
</line>
</par><par>
<line>
Os d**os també* revelam q*e 17% dos participantes têm experiência entre 20 e
</line>
<line>
30
</line>
</par><par>
<line>
anos e *stão na fase d* *eren*dade e distanc*amento afetivo, a qual ocorre a par*ir dos ** anos.
</line>
<line>
Essa f*se re*resen** um pe*íodo marcado por di*ersas experi*ncias e vivências pedagógica*.
</line>
</par><par>
<line>
**quanto algu** professores enfrentam a a*o*entad*ria
</line>
<line>
com s*re*idade, outros a percebem
</line>
</par><par>
<line>
*omo uma perda do vínculo com o ambi*nte educa*iona* (*uberman, 2000).
</line>
<line>
A a*licação do questionário DASS-21 *evelou alt* prevalência de sin*omas de
</line>
</par><par>
<line>
depress*o,
</line>
<line>
a**iedade e estre*se
</line>
<line>
entre os professor*s. Essa *lass*ficaç*o indicou um nível
</line>
</par><par>
<line>
eleva*o
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
estresse, caracteri*ado por tensão nervosa, dificu*da*e
</line>
<line>
de relaxar * irrita*ilidade,
</line>
</par><par>
<line>
semelhante *o t**nstorno d* an*iedade gen*raliz*da (Pomari, 2023). Em estudo re*e*te, *ilva
</line>
<line>
e* al., (*020) observa*am que os fatores q** inf*u*nciam o ado*cim*nto estão re*acionados à
</line>
<line>
incertez*, ans*edade e depre*são.
</line>
</par><par>
<line>
A p*n*emia intensificou es*es s*ntomas, conforme
</line>
<line>
estudo reali*ado e*tr* julho
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
d*zembro de 20*2
</line>
<line>
com mais de se*s m*l
</line>
<line>
pr*fessores d* es*o*as pú*licas municipais e
</line>
</par><par>
<line>
estaduai* no *ras*l que *d*ntific*u
</line>
<line>
o estresse
</line>
<line>
*omo o prin*ipal fat*r *e sobrecar** de
</line>
</par><par>
<line>
trabalho. A p*squisa, conduzida p*la Intelig*nci* *m Pesquisa e Consultoria (*PEC) a ped**o
</line>
</par><par>
<line>
das enti*a*es *odos Pe*a *duc*ção, Itaú Social,
</line>
<line>
*nstituto Península e Profissão Docen*e,
</line>
</par><par>
<line>
re*elou
</line>
<line>
que 71% dos profess***s br*sile*ros relatam sen*i*-se *stressados devido à exaustão
</line>
</par><par>
<line>
profissional.
</line>
</par><par>
<line>
S*g*ndo Dias e Silva (2020), o estre*se docente e*tá re*aci*nado a uma série
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
fatore* como a*bien*e com est*utura *ísica inad*qua**, insa*isfaçã* p*of*s*ional, *xaus*ão
</line>
<line>
Re*. FSA, Teresina, v. 22, n. 4, art. *, *. 134-14*, a*r. 2025 www4.fs*net.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Imp*ctos Psico*ógicos e Desafios da Educa*ão em Te*pos *e Pandem*a: Pesq*is* com Profe*sores
</line>
<line>
143
</line>
</par><par>
<line>
emoci*nal, situações de viol*ncia *as esco*as, desvaloriza*ão profissional e a multi*licida**
</line>
<line>
de pa*éis * desempenhar, ent** outros.
</line>
<line>
O questionário JBEILI a*ontou *u* professores mais joven* *presentam ma*or risco
</line>
<line>
de desenvolver a síndrome de burno*t. Isso suge** que a experiên*ia **umulada ao longo *a
</line>
<line>
carreira pod* c*nt*ib**r p*ra o a*rim*ram*nto de e*trat**ias de enf*e*ta*ento diante da*
</line>
<line>
ad*ers*dades (Pena, 20*3). Embora o estresse possa *er aliviado *aso o f*tor estress*r *eja
</line>
</par><par>
<line>
eli*inado,
</line>
<line>
a
</line>
<line>
síndrome
</line>
<line>
d* b*rnout é
</line>
<line>
uma reação ps*c*lógica *o estress* prolonga*o,
</line>
</par><par>
<line>
esp**ial*en*e em *r**issões que demand*m interação const*nte e intensa *om outr*s pessoas,
</line>
</par><par>
<line>
c**o a
</line>
<line>
docência, e não desapare*e ape*as co* o afas*amen*o do
</line>
<line>
trabalho (Santo*, S*lva,
</line>
</par><par>
<line>
2021).
</line>
</par><par>
<line>
Em 20**, a Organiza*ão *undial da Saú*e (OM*) p*sso* * class*ficar a Síndrome de
</line>
<line>
Burnout como *ma doença ocu*acion*l, *n*luindo-a na list* de e**er*idades relacionadas ao
</line>
<line>
trabalh*. No CID-11, ela é ide*tificada pelo c**igo QD*5 (OMS, 2022).
</line>
<line>
Su*er*-se a criação de *mbie*tes com *quipes multipro*is*ionais para at*nder **
</line>
</par><par>
<line>
pro*essores, *ferecend* ativ**ade* de relaxamento * suporte saúde **ntal. Esses *spaços à
</line>
</par><par>
<line>
proporcionariam um a*bient* se*uro p*ra que os pr*fes*ores expres*em suas angú*tias
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
reduzam o im*acto emo*ional *o c**idiano (Silva et a*., 20**).
</line>
</par><par>
<line>
Algu*s professores **rticipantes *a pesquisa de Melo et a*., (2022) a*resenta*am
</line>
<line>
algum tip* de sequel* após infe*ção da Covid-*9, tai* co*o alt*rações *sic**ógi*a* e f*sicas.
</line>
<line>
3.1 U* bre*e resgate his*órico e possibilidades de tratamento fr*nte a* mal-estar
</line>
<line>
docente a partir da p*ica***ise
</line>
<line>
Historic*mente, observando pelo prisma psicanalítico, o professor oc*pou um lugar
</line>
<line>
*emet*nte a* d*sc*rso do mestre, n* qual o sabe* é apre**ntado *omo ab*olut*. Lacan (1992)
</line>
<line>
formalizou ess* disc*rso, pont**ndo a sustentação de r*laçõ*s hierárqu*ca* de poder, cujo
</line>
<line>
saber é a*ribuído ao me*tre, *nqua*to o aluno é coloca*o *a posição de quem deve *eceb*-lo.
</line>
<line>
Essa estr*tura serviu d* *ase para modelos educativ** aut*ritários, m*ita* vezes de*providos
</line>
</par><par>
<line>
d* transmissão g*n*ína e af*ti*idade, dificul*and* a c*i*çã* de um laço
</line>
<line>
d*alógico
</line>
</par><par>
<line>
h*ri*ont*lizad* en*r* professor e aluno.
</line>
</par><par>
<line>
Com isso em mente, ed*ca*, *nal*s*r e governar
</line>
<line>
são c*nsiderad*s por Fr*ud (1926)
</line>
</par><par>
<line>
ofícios da ordem do impossível, isto é, *nevitavelmente in*atisfatórios. Fre*d não está
</line>
</par><par>
<line>
a*o*tan*o *m pessimismo em **laç*o à *duc*ção, mas sim a i*pos*ibilid**e de
</line>
<line>
per**i*ão
</line>
</par><par>
</page><line>
nesses processos, independentemente da técnica e ** esforço. Tr*nsmi*ir conh*cimento é uma
</line>
<line>
R*v. FSA, Tere*in* PI, v. **, n. 4, art. 7, p. *34-149, ab*. *025 www4.fsanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. L. L. Rosa, V. J. Casaro*to, F. R. Antunes, F. R. Antu*es, A. *. P*pino
</line>
<line>
144
</line>
</par><par>
<line>
*arefa falha em si mesma, devido * *m*ossib*lida** de extern*liza*ão integral do d***ur*o, ou
</line>
<line>
sej*, a f*lha in*vitável do mes*re. Ha**rá sempr* um grau de inco*ple**de n* r*sul*ado da
</line>
<line>
educação, algo intrínseco à *xis*ên*ia *o siste**, d* *i*guagem, do ser e da *lteridade.
</line>
</par><par>
<line>
O que F*e** * L*c*n denun*iam, ao a*ticularmos psican*lise e educaç*o, é
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
inevitável falha do modelo disc*rsivo do mestre. Quan*o pensamos nos m*d*lo* educacionai*
</line>
<line>
tradicionais, ond* o mestre ocu*ava o â*ago do sis**ma, é relevante *e*ensa* e re*onsiderar *
</line>
<line>
*a*el do aluno n* participa*ão d* c*ns*rução de s** própri* conheci*en*o. Algo que gra*des
</line>
<line>
pesq*isa*ore* da área d* educação como Paulo Frei*e (2011) já bu*cavam debate*.
</line>
</par><par>
<line>
As *esquis*s sobre o
</line>
<line>
desen*olvim*nto in*an*il,
</line>
<line>
*ognit*vo e
</line>
<line>
os no**s modelo*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
educação, *mbasados em
</line>
<line>
diversos es*ud*s, como os *e Vygo*sky (19*5), Fr*ire (2011)
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*utr*s autores, r*vel*m uma *r*tic* f**ad* nas p*t**cia*idades do **un*, e não no imperativo
</line>
</par><par>
<line>
d* m*stre. Nes** model*, o prof**sor deve
</line>
<line>
atuar como m*diador e po*encializa*or
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
experiênc*a, e n** como um tirano detentor de um saber a*so**to. Portanto, há u*a pass*gem,
</line>
</par><par>
<line>
aind* em andament*, entre uma educação bancá**a,
</line>
<line>
*sto é, em qu* o professor d*posita
</line>
</par><par>
<line>
conhec*mento
</line>
<line>
*os alunos enquanto o*upa a po*i*ão d* mestre e uma educação
</line>
</par><par>
<line>
pr*ble*atiz*dora, ond* o alu*o é a*ivo e* sua busca ao lado *o professor co*o med*ador das
</line>
<line>
expe*i*nci*s.
</line>
<line>
Assim, ao dec*rr*r da história e s*as ref**m**ações filosóficas * sociológicas,
</line>
<line>
pau*atin*ment*, o professor fora cada v*z mai* afastado de sua posiçã* de mestre, em sent*d*
</line>
<line>
discursiv*, e tr*nsmut*ndo-*e em um me*iador de e*periências poten*iais para o aluno.
</line>
<line>
Confia-*e que *ssa mudança, alin*ada a novas perspect*vas pedagóg*c*s, també* prop*rciona
</line>
<line>
d*safio* significati*os para *s profes*ores.
</line>
<line>
Os dados apre*enta*os nes*e estudo indicam *ue muitos prof**sores relataram s*ntir-
</line>
</par><par>
<line>
se sobrecarregad*s e de*val*rizados, o
</line>
<line>
que
</line>
<line>
pode estar relacionado à perda da
</line>
<line>
autoridade
</line>
</par><par>
<line>
simból*ca, conf*rme obse*v*do por Lacan
</line>
<line>
(1992). Além di*so, * transi*ão do pr*fesso*
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
condiç** de mestre det*ntor do sa*e* para med*ador de experi*ncias
</line>
<line>
gera inseguranç*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
fr*st*ação, especial**nte diante das *ovas de*and*s educa*ionais impostas pela sit*açã*
</line>
</par><par>
<line>
gera*a * part*r *a p*ndemia. Como
</line>
<line>
apo*tado na pesquisa, alguns p**ti*ipantes r*latar*m
</line>
</par><par>
<line>
di*iculdades em e*tabel*cer vín*ulo* com o* alunos ness* at* então nov* fo*mato de e*sino,
</line>
<line>
sen*indo q*e su* função se re*uzi* à mer* t*ansmissão de conteúdos.
</line>
</par><par>
<line>
Esse qu*dro
</line>
<line>
sociológico e edu*aci*nal das novas m*dalidades de ensino pode s*r
</line>
</par><par>
<line>
a*sociado aos estudos L*canianos (1992) acer*a da nova ordem soc*a*, onde a queda d* im*go
</line>
</par><par>
<line>
paterna, is*o é, * constante pe*d* de *ode* s**bó*ico das *utor*dades é central em
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
socieda*e c*da vez mai* fr*gmentária.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T***s**a, v. 22, *. 4, *rt. 7, p. 13*-14*, abr. 20*5 www*.fsanet.com.br/**vi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
**pa*tos Psicológ*cos e *es*fios d* Educação em Tempos d* Pandemia: *esquisa com Pr*fessores
</line>
<line>
145
</line>
</par><par>
<line>
Além *a queda d*s au*ori*ades, dos rituais sociais e do laço soci*l em si, como aponta
</line>
<line>
Han (2017), as nov*s tec*o*ogias podem *ontrib*ir par* o afa*tamento do **io, do pensar, da
</line>
</par><par>
<line>
conviv*ncia e process*s
</line>
<line>
que, ant*s, eram marcados pel*
</line>
<line>
contato humano. É necessário
</line>
</par><par>
<line>
*pontar q*e *o*elos educa*ion*is qu* utilizam da* tecnolog*a* para seus benefíc*os não
</line>
<line>
podem s*r cons*derados como un*versa*s, d*v*do *s co**i**es de pobreza ex*rema que assola
</line>
<line>
*rande p*rte dos b*a**leiros. Somada a isso, a men*alidade individualist* da soc*ed*de
</line>
<line>
neoliberal atual contribui para a destruição das poss*b*lidades d* sig*ifi*ação, e*p*ci*lmente
</line>
<line>
*a área da educação. Como c*nse*uênc**, encontram*s mul*idõ*s de *ducadores ins*tisfeitos
</line>
<line>
com seus *r*balhos e incapazes de atrib*ir sentido o* extrair *r**er de s*u ofí*io. Byung-Chul
</line>
<line>
Han (20*7) apo**a para um* **escente ero*ão g*ral dos laço* sociais e dos proce*sos de
</line>
<line>
significação e sen*ido na modernidade.
</line>
</par><par>
<line>
*e*se sentido, podemos obser*ar, a partir do ex*osto, * cre*cente
</line>
<line>
a*censão do mal-
</line>
</par><par>
<line>
es*ar docente frente à ruptur* *o* l*ç*s, intensifi*ada p*** pand*mia
</line>
<line>
da Co*id-19 e p*los
</line>
</par><par>
<line>
im*acto* dos n*v*s el*men*os culturais, educacionais e tecno**gicos da atualidade. Os
</line>
<line>
pr**essores, vivenciando esse momento transicional, quando de*e* ada*tar-se às tecnologias
</line>
<line>
novas, às *ovas modali*ades *e conv*vi* *ocial, d*vido aos *mpa*tos *a pandemia, * às *ovas
</line>
<line>
modalida**s do próprio sis*ema de ensino, encontram-se em uma *osição de *ompleta
</line>
<line>
sobrecarga.
</line>
</par><par>
<line>
As *aman*a* **igências sociais, t*cnológi*as e
</line>
<line>
educ*cionais o*iu*das das r*form*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
transformaç*es da modernidade, e os in*icati*os quan*it*ti*os des*e est*do, apo*tam para um
</line>
<line>
grupo *e professo*e* afetados pela sínd**me de Burnout, uma problemática que, so* * len*e
</line>
<line>
da psican*li** e da filosofi* de Byun*-*hul Han (2017), revela um acúm*l* *e insatis*ações
</line>
<line>
crô*icas e a per*a *e sentido no trabalho.
</line>
</par><par>
<line>
A entrada
</line>
<line>
repent*na das tecnologias, queda *a ima*o patern* * * queb*a dos laços
</line>
</par><par>
<line>
entre professor e
</line>
<line>
*luno f*ram pontos de extrema força
</line>
<line>
traumát*ca para a ascensão
</line>
<line>
do
</line>
<line>
m*l-
</line>
</par><par>
<line>
estar d**ente. O professor pau*atinament* ad*ntra em um processo de exclusão de sua p*s**ão
</line>
<line>
socia*, passan*o * *er i*tegrado co*o um s*ntoma do mal-estar social neo*iberal. A*or*, *le
</line>
<line>
*stá co*dicionado pelos imperativo* da produçã*, * a e*ucação t*rna-se um eleme*to
</line>
<line>
sec*nd*rio em uma *o*iedade pa*t*d* pelo capit*l. O novo lugar do docent* * um l*gar vazio,
</line>
<line>
perpassando p*r u*a lentíssi** t*ans**ã* onde * acú*ulo de *r*balho, estresse e incon*áveis
</line>
<line>
dúvi*as e*v*ziam o suj*ito.
</line>
</par><par>
<line>
A *índrome de B*rnout sur*e como resul*ad* do acúmulo dessas
</line>
<line>
insatisf*ções
</line>
</par><par>
<line>
cor**queiras, somad* à *ificuldade de adaptaç*o rápida **s aparatos tecn*lógicos e às novas
</line>
</par><par>
<line>
formas
</line>
<line>
de ensino * produção. * exces** de traba*ho evid*ncia * g**nde desvaloriza*ão da
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. F*A, Te*esina PI, v. 22, *. 4, *r*. 7, p. 134-149, abr. 2025
</line>
<line>
w*w4.fsa**t.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. L. L. Rosa, V. J. Casarotto, F. R. Antunes, F. R. Ant*nes, A. P. Pipi*o
</line>
<line>
14*
</line>
</par><par>
<line>
educação e do pr*p*io e**ca*o*, trata*os como máquinas sem subje*ividade,
</line>
<line>
história
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
desejos pr*prios. (*os Santos, *0**). E*qu*n*o * educação é relegada a se**ndo *lano,
</line>
</par><par>
<line>
p*rece rea*sumir seu s*mblant* antig*: um instrument* de adaptação e modelagem
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
indiví*uo, tal *omo a produção de
</line>
<line>
u* vaso de cerâm*ca. A di*e*ença, n* ent***o, é que,
</line>
</par><par>
<line>
atualme*te, essa modu*ação segue *s princípios empres*riais e c*pitalis*as (Han, 2017)
</line>
</par><par>
<line>
A falta *e incentivo à busca por t*ata*entos terapê*tico*, em detrim*nt* do
</line>
<line>
*s o
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
medicamentos para mortif*car, de m*do efêmero, *s sintom*s, é outro ele*ento digno d* ser
</line>
</par><par>
<line>
adicionado à equaç*o. O resultado fi*al do *málgama do* processos su*racit*dos
</line>
<line>
p*derá
</line>
</par><par>
<line>
contr**uir pa*a o aumento *xponenc*al ** síndro*e de Burn*ut entre o* educadores, alg* *ue
</line>
<line>
já se apresenta em **tágios iniciais nos dados deste *stud*.
</line>
<line>
O acomp*nhament* psicol*gi**, o mane*o do desejo, da* f*nt*si** e dos significantes
</line>
<line>
q*e c*nstroem *ignific*do e senti*o para a vi*a, assim como o evitamento da medicalizaçã*
</line>
</par><par>
<line>
excessi**, são elementos que *od*m
</line>
<line>
ajudar no *ombate a* esgota*ento *ue tanto afeta o*
</line>
</par><par>
<line>
edu**dore* con*em*orân**s. Outras saídas, como a **lorização da profissã*, a melhora
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
inf**estr*tura ge**l da *ducação e reinserção soci** do professor, tam*ém s* apr*sen*am a
</line>
</par><par>
<line>
como essenciais
</line>
<line>
para esse proce*so, porém de**ndem de dive*sos fa**re*, nã* **enas
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
ind*víd*o em si.
</line>
</par><par>
<line>
4 CONSIDERAÇ*E* FINAIS
</line>
<line>
Este estudo e**den*iou a **evalê*cia de s*n*rome de burnout entre os pro**sso*es,
</line>
<line>
destacando a necessidade de int**ve*çõ*s para *rese*v*r a **úde menta*. A p*squ*sa ofe*ec*
</line>
<line>
insights *e*evant*s par* instituições **colares e *estores, o q*e possibil*ta a implemen*ação de
</line>
<line>
*stratégias pa*a m*tig*r os impactos psicológ*cos da pande**a na docência.
</line>
</par><par>
<line>
E***nde-se que escola po*e auxili*r os professor**, mediante *f*r*a *e supor*e *
</line>
<line>
psicol*g*co, inc*ntiv* ao autocuidado e r*duç** da car*a de trabalho *os casos mais graves.
</line>
<line>
Além diss*, é fundamental adotar es*ra*égias pedagógicas e*icazes n* *vent**l substituiç*o do
</line>
</par><par>
<line>
profe*sor *fastad* e na recupera*ão d* apre**i*agem dos *lun*s qua*do for o
</line>
<line>
caso,
</line>
</par><par>
<line>
ga*antindo assim equidade no ac*sso * educ*ção.
</line>
</par><par>
<line>
A cr*se provocada pe*a pandemi* da Cov*d-19 fez eme*gir desafi** in*s*erad*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
inédit*s *ara * educ*ção a nív*l *acion*l, in*ensificando o esgotam*nto emoc*onal dos
</line>
</par><par>
<line>
professor*s em exerc*c*o
</line>
<line>
no período pand**ico. * ada*tação rápi*a e e* muito* casos
</line>
</par><par>
<line>
forçada ao *nsino remoto, sem preparo adequ*do, pode ter agrava*o os níveis de estresse
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ansiedade da classe. Dess* form*, é essen*ial que polít*ca* educacionais cont*nuem
</line>
<line>
a
</line>
<line>
*er
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 22, *. *, art. 7, *. 134-149, abr. 2025 *ww4.fsanet.com.*r/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*mpactos Psicológ*cos * Desafios da Educa*ão em Te*pos de Pandemia: Pesquisa com Profe*sores
</line>
<line>
147
</line>
</par><par>
<line>
deb***das e form*lad*s a fim de rev*r ações positivas e f*a**ssos no* anos d* *andemia * que
</line>
<line>
possa* cont**pla* medidas p*ra **lhorar o bem-estar dos *rofe*sores.
</line>
</par><par>
<line>
Diante dos desa*ios impo*tos pel* pan*emia, acredita-se que * *es*liência,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
criatividade e o comprometimento dos professores bra*ileiros são fu*damentais para garant*r
</line>
<line>
a continu*dade do ensino. O *eco*he*imento e a va*orização desses profissionais são
</line>
<line>
essenciai* para a construção de um sistema edu**cional mais ju**o e e**ca*.
</line>
<line>
REFERÊ*CIAS
</line>
</par><par>
<line>
AGÊNCIA B. Pe*qu*sa na**on*l mostra
</line>
<line>
qu* 71% dos pr**esso*es e*t*o *str*ss*dos.
</line>
</par><par>
<line>
Re*is*a *evide. *no 2023.
</line>
</par><par>
<line>
BENEVIDES-PEREIRA, A.M.T. Bur*out: quando o *rabalh* ameaça o bem-*star do
</line>
<line>
tr*balhador. São Paulo: Casa do Ps*có*ogo, 2002.
</line>
<line>
BRASI*. Min*sté*i* da **ucação. I*st*tuto Naci*nal de E*tudos e P*squisas Educ*cionais
</line>
<line>
*nísio Te*x*ira. Inep divu*ga dados da 1ª et*pa do C**so Escolar *020. Bra*ília:
</line>
<line>
MEC/Inep, 2022.
</line>
<line>
____. Institu*o *a*ional d* Estudos e *esquisas Educacio**is *nísio *ei*e*ra Dados
</line>
<line>
revelam *er*il dos **ofes*or*s brasi*eiros. Brasí*ia: M**/Inep, 2022.
</line>
<line>
CRESWEL*, J. W.; PLANO CLAR*, V. L. De*ign**g and Conduc*ing Mixe* M*th*ds
</line>
<line>
Resea*ch. *. e*. Thousa*d Oaks: Sa*e Publi*ati*ns, 2011.
</line>
<line>
*IAS, Bruno Vilas Boas; SILVA, Prisci*a So*res de Souz* da. Sí*dr*m* de Burn*u* em
</line>
<line>
*ocen*es: rev*são integrativa sobre as causas. CuidArte, Enferm, p. 95-100, 202*.
</line>
</par><par>
<line>
D*S SANT*S, J. W. A sín*rome de burn*ut: uma
</line>
<line>
an*lise social e psicodinâmica.
</line>
</par><par>
<line>
R**ista Ci*ntífic* Eletrônic* ** P*icolog*a, Garça: Facu*dade d* Ciências da Sa*de de Garç*
</line>
<line>
- FASU/FAEF, 2009. Dispon*vel em: <www.*e*ista.inf.br>. Acesso em: 13 no*. 2024.
</line>
<line>
FREIR*, Paul*. Pedagogia do oprimido. 50. *d. São *aul*: Pa* e Terra, 2011.
</line>
<line>
FREUD, S., 1856-1939. Obras comple*as, volum* *7: I*ibição, sintoma e *ngúst*a, o
</line>
<line>
futuro d* uma il*s*o e outros textos (19*6-192*) / Sigmund *reud; *rad*ção de Paulo
</line>
<line>
Cé**r de *ou*a. - 1ª *d. - São P*ulo: C*mp*nhi* das L*tras, 2014.
</line>
</par><par>
<line>
GARCÍA, C. M. Fo**ação de professores: p*ra uma *udan*a educativ*. *orto
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
Por*uga*: P**to Ed*tora, 1999.
</line>
</par><par>
<line>
*O*E*, *. Traba*ho mu**ifa*eta*o de professores/*s: a saúde e*tre lim*t*s. Rio
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*ane*ro, Disse*t*ção de Mestr**o, 2002.
</line>
</par><par>
<line>
HAN, *Y*NG-*HUL,
</line>
<line>
*959-. Sociedade do cansaço / Byu*g-*hu* Ha*; tradu*ão de Eni*
</line>
</par><par>
</page><line>
Pau*o Giachini. 2ª edi*ão ampli*da - Petró*olis, RJ: Vozes, *017.
</line>
<line>
R*v. F*A, Teresina PI, v. 22, *. 4, art. 7, p. 134-149, abr. **25 w*w4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. L. L. *os*, *. J. Cas*rotto, F. R. Antunes, F. R. Antun*s, A. P. **pino
</line>
<line>
148
</line>
</par><par>
<line>
HUBERMAN, *. O ciclo de vida pr*fissional dos *rofessore*. In: NÓV*A, A. (Org.).
</line>
<line>
**das de pro*essores. 2. ed. Por*o: Po*to, 2000. p. 3*-61.
</line>
</par><par>
<line>
L**AN, J**ques. Seminário 17 - *vesso d* o
</line>
<line>
ps*canális*. Rio de *a*eiro: Jo*** *ahar,
</line>
</par><par>
<line>
1992.
</line>
</par><par>
<line>
KYRI*COU, C. Est*esse *o*ente: Di**ções p*ra pesqu*sas futuras. Revisão Educacional,
</line>
<line>
v. 53, n. 1, p. 2*-35, jul. 2*01.
</line>
<line>
L*PP, *. *. N. *nventário de sinto*a* do stress para adultos. São Paulo: Casa do
</line>
<line>
Psicólogo, 2000.
</line>
<line>
MARTINS, Bianca *onza*e* e* al. Esca** d* Depress*o, A*si*d*d* e Estresse:
</line>
<line>
*ropriedades psicométricas e prevalência das af*tivida*e*. Jornal Brasileiro de
</line>
<line>
Ps*quiatria, v. 68, *. 32-4*, *0*9.
</line>
</par><par>
<line>
MEDEIROS, *ian*a Valente de. S**drom* d* burnout a centra**d*d* do tr*balho na e
</line>
<line>
docênci*: estud* de casa numa u*ive*sidade p*blica. 8* f. 2011. Diss*rtação (*estrado
</line>
<line>
*m Administração) - Universidad* Poti*uar. Pró-reito*i* *e Pesq*isa e Pós-graduaç*o, Natal,
</line>
<line>
2011.
</line>
<line>
M*REIRA, H. R. Qualidade de vid* no t*abalho e síndrom* de B*rn*ut em pro*essores
</line>
</par><par>
<line>
de Educ*ção Físic*
</line>
<line>
do *sta*o do Rio Gr*nd* do *ul, Brasil. Revista Bras*lei*a de
</line>
</par><par>
<line>
A*ividad* F*sica e Saúde., v.14, n.2, p. 115-122, *012.
</line>
</par><par>
<line>
MELO, *el*isa e* a*. Indicativos de *nsiedade, *stresse e Depr*ssão *m Professores
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Estu*antes no Conte*to da Pandem*a. Revis*a PsicoFAE: Plura*idades *m Saú*e Mental, *.
</line>
<line>
11, *. 1, p. 95-*04, 2022.
</line>
<line>
MORAE*, *.; *ALIAZZI, M. C. A*álise *extual *iscursiva. *juí: Unijuí, 2011.
</line>
<line>
ORGA*IZAÇ*O MUN**AL DA SAÚD*. CID-1*: classificação estatís*ica *nternaci*n*l
</line>
<line>
de do*nça* e *ro*lemas *elacionados à sa*d*. Geneva: WHO, 2022.
</line>
<line>
PE*A, L. Sín*rome de Burnout na profi*são *ocente. We*areOn. *no 2023.
</line>
</par><par>
<line>
*ESTANA, Mar*a Inês (coo*d.). Estudo e*ploratório
</line>
<line>
s*bre o professor brasileiro *om
</line>
</par><par>
<line>
base n*s r*sultados do C*nso Escolar da *ducação Básica 2007. Brasília: Inep, 2009.
</line>
<line>
POMARI, C. *escrição geral das escala* DASS-21. Nano Psicologia. A*o 2023.
</line>
<line>
SANTOS, Karine Davi* Andrade; DA SIL*A, *oilson Pere*r*. *onceitos e Fatores da
</line>
</par><par>
<line>
*índrome *e Burnout
</line>
<line>
em Doce*t*s: um **saio Teó*ico. *adernos *e Educação
</line>
</par><par>
<line>
Tecnolo*ia e Sociedad*, v. 1*, n. 4, p. **2-67*, 2*2*.
</line>
<line>
S***A, Andrey Ferr**ra da, e* a*. Saúde mental d* docent*s uni*ersitário* e* te**o* de
</line>
<line>
pandem*a. Physis: R*v*s*a de S*úde C*le*iva. V. 3* (2)2020.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, **res*na, v. 22, n. 4, art. 7, p. 134-**9, *br. **25
</line>
<line>
www4.fsan*t.c*m.br/**vi**a
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
Impactos Psic*lógicos e Des*f*os *a Edu*aç*o em *empos de Pandem*a: Pes*uisa c*m *r*fe*sores
</line>
<line>
149
</line>
</par><par>
<line>
TA*AYO, R. M. Relação entre a síndro*e de *urnout e os val*res o*ganizacionais no
</line>
<line>
pessoal de enf*rmage* de dois h*sp*tais públicos. Dissert*çã* de Mestrado. Ano 1997.
</line>
<line>
*nstituto de P*icologia, Universidad* de Bras*l*a.
</line>
<line>
VYGOTSKY, L. S. Formaç*o social da me*t*. São P*ulo: Martins Fo*tes, 199*.
</line>
</par><par>
<line>
*omo R*fe*enciar es*e A*tigo, *o*for*e A*NT:
</line>
<line>
ROSA, C. L. L; CASA*O*TO, *. *; ANTUNES, *. *; ANT**ES, F. R; PIPINO, A. P. *mpactos
</line>
<line>
*si**lógico* e Desa*ios da *ducação em Tempos de Pandemia: Pesquisa com Professores de u*a
</line>
<line>
E*col* **tadua* Localizada no Noro*s** de Ma*o *r*sso-Bra*il. R*v. FSA, Ter*sina, v. 22, n. 4, art.
</line>
<line>
7, p. 134-149, a*r. *0*5.
</line>
</par><par>
<line>
C*ntribuiçã* dos Autores
</line>
<line>
C. L. L. Rosa
</line>
<line>
V. *. *asa*o*to
</line>
<line>
F. R. *ntun*s
</line>
<line>
F. R. Ant*nes
</line>
<line>
A. P. *ipino
</line>
</par><par>
<line>
1) concepção e planej*m*nto.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) anál*se e interp*eta*ão d*s da*os.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elab*ra*ão d* rascunho *u na rev*sã* crítica do con*eúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) par*icipação na a**ovação da ver*ão final do manuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 22, n. *, *rt. 7, p. 134-149, abr. 2025
</line>
<line>
www4.fs*net.c*m.b*/revista
</line>
</par>Enlaces refback
- No hay ningún enlace refback.

Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 4.0 Internacional.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)