<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *2, n. 4, art. 7, p. 134-149, a*r. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.22.4.7 </line>
</par>
<par>
<line> Im*actos Psicológicos e Desafios d* E*ucação em *em*os de P**demia: Pesquis* *om </line>
<line> Professo*es de uma Esc*la Es*a*ual Local*zada no Noroe**e de M*to Grosso-*ras*l </line>
<line> Psyc*o*ogical *mpacts and Educatio*al *hallenges in Pa***mic Times: * Study with Teac*ers </line>
<line> from a *tate School *n Northwestern M*to *rosso, Brazil </line>
</par>
<par>
<line> Cr*stian Lea*dr* Lopes da **sa </line>
<line> Dout*ra*o em Educaçã* p**a Pontif*cia Universidad* C*tólica do *io Grande do *ul </line>
<line> E-mail: cristian*ope*10@hotmail.co* </line>
<line> Ver*ni*a Joc*sta Casar*tt* </line>
<line> D*utora em G*ron*ologia Bioméd*ca pela Pontifícia Universida*e Católica do Ri* G*a*d* do *ul </line>
<line> Pr*fes**ra Adjunta da Uni*e*sida*e Federal d* Amazona*. </line>
<line> *-m*il: casarottojocastave*onica@*m*il.com </line>
<line> Fab**n* Rit*er Antun*s </line>
<line> Doutorad* *m Educaç*o pela U*iversida*e Reg*onal do No*oeste do *stado *o Rio Gran** do Sul </line>
<line> Pro*essora da Univ*rsi*a*e Regional do Noroes*e *o Estad* do Rio G**nde do *ul </line>
<line> E-mail fabiana.antu*es@uni**i.edu.br </line>
<line> Felipe Ritter Ant*nes </line>
<line> Grad*ando do Curso de Psicolog*a da Un*v*rsidade R*gional do *oro*s*e do *stado do Rio G*ande do Sul </line>
<line> E-mail: feli*e.antunes@*ou.u*i*ui.edu.*r </line>
<line> Ana Paula Pipino </line>
<line> Gr*duada em Ps*co**gia pel* Facul*ade AJ*S </line>
<line> *-mail: *napipino@gmail.co* </line>
</par>
<par>
<line> End*reço: Cristian L*andro Lopes da Ro*a </line>
</par>
<par>
<line> **. Ip*ranga, 668* - Partenon, Pr*dio * - Humanidade*, </line>
<line> Editor-Che*e: </line>
<line> Dr. </line>
<line> Tonny </line>
<line> Kerley </line>
<line> de </line>
<line> Alencar </line>
</par>
<par>
<line> P*rt* Al*gre - RS, 90619-900, Brasil. </line>
<line> Rodri*ues </line>
</par>
<par>
<line> En*ere*o: Veronica Jocasta Casaro*to </line>
</par>
<par>
<line> Estrada *oar*/Mamiá, 305, *airro: Espírito Santo, CEP: </line>
<line> Arti*o recebid* *m 18/03/2025. Última </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> 6946*-0**, Co*ri/AM, Bra**l. </line>
<line> re*eb*d* *m 27/03/202*. Aprov*do em 28/0*/2025. </line>
</par>
<par>
<line> Endere*o: *abiana *itter Antunes </line>
</par>
<par>
<line> Rua </line>
<line> do </line>
<line> Comé*c*o, </line>
<line> *000, </line>
<line> Bairro </line>
<line> U*iversitário, </line>
<line> Ij*í, </line>
<line> **, </line>
<line> A*a**ado pelo sist*ma Triple Review: a) *es* Revi*w </line>
</par>
<par>
<line> 98700-0*0. Brasil. </line>
<line> p*lo Edit*r-Chefe; e b) </line>
<line> Double Blind Review </line>
</par>
<par>
<line> Endereç*: *elipe Ritter An*unes </line>
<line> (avaliação cega por d*i* avaliad*res da áre*). </line>
</par>
<par>
<line> R*a </line>
<line> *o </line>
<line> Comércio, </line>
<line> 3000, </line>
<line> Bairro </line>
<line> Univer*itário, </line>
<line> I*u*, </line>
<line> RS, </line>
</par>
<par>
<line> 98700-000. Brasil. </line>
<line> R*visão: G*a*atical, Normativa e de For*ata*ão </line>
</par>
<par>
<line> Endereç*: An* Paula Pipi*o </line>
</par>
<par>
<line> Av. Gabrie* Müler, 1*3*N - M**ulo *1, *u**a - MT, </line>
</par>
<par>
<line> 783*0-00*. B**sil. </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *mpa*t*s Psi*ológ*cos e Desaf*o* *a Educa*ão em T*mpos de **n*emia: Pesqu*sa com Professores </line>
<line> 135 </line>
</par>
<par>
<line> RE*UMO </line>
</par>
<par>
<line> Este estudo buscou analisar as *ificuldades enfrentadas n* ensino remoto e as estratégias </line>
</par>
<par>
<line> pe*agógi*as </line>
<line> adotadas </line>
<line> para </line>
<line> gara*tir a cont*nui*ade </line>
<line> do </line>
<line> *r*cess* </line>
<line> de ensino e aprendizag** </line>
</par>
<par>
<line> dur*nte a pande*ia </line>
<line> da Covid-19, *tilizando uma abordagem quantitativ* * qualitativa. A </line>
</par>
<par>
<line> pes*uisa, realizada com </line>
<line> p*ofess*res de uma escola e*tadual no Noroeste do Estado d* Mato </line>
</par>
<par>
<line> Gr*sso, *tilizou questionário* autoap*icáveis, in*luindo o DA*S-21 e * JBEI*I, para *valiar </line>
<line> níveis de estre*se, ansiedade e depr*ss*o. Os resultad*s indicaram que 60% do* participan*es </line>
<line> estão na fas* inicial da sín*rome e 40% apresenta* *isco de desen*olvê-la. A anál*se revelou </line>
</par>
<par>
<line> que fatore* </line>
<line> c*mo tem*o *e serviço e faixa etár*a influen*iam </line>
<line> na adaptação a* tra*a**o e na </line>
</par>
<par>
<line> saúde ment*l. Conc*ui-se que a *mpleme*tação de suporte psico*óg*c* e me*horias na* </line>
<line> condições de tra*al*o são *ssenciais p*ra *itig*r o desga*te *mocional e gara**ir a qual**ade </line>
<line> da educaçã*. </line>
<line> P*lavras-cha*e: Pr*fe**ores. Covid-19. Saú*e *ental. </line>
<line> ABSTRACT </line>
</par>
<par>
<line> This stud* aimed to ana*yze the chall*nges fac*d in remote *ea*hin* </line>
<line> and th* pedagogical </line>
</par>
<par>
<line> *trate*ies adopted to ensu*e the *on*inu*ty of the tea*hing-le*rnin* p*ocess durin* t*e C*v*d- </line>
<line> 19 p*ndemic, us*ng a quant*tative *nd qualit*tive approach. The rese*rch, conduc*ed with </line>
<line> t*achers from a state sch**l in the Nort*west of M*to Grosso, applied self-administere* </line>
</par>
<par>
<line> questionn*ires, i**lu*ing the DASS-21 *nd JBEI**, *o asse*s levels *f stress, </line>
<line> anxiety, a*d </line>
</par>
<par>
<line> dep*e*sion. Th* r*su*ts i*dica*e* that 60% of the participants are i* the initial st**e of burnout </line>
</par>
<par>
<line> synd*ome, while 40% *re a* risk o* *e*eloping it. *he analys*s revealed that *ac*ors such </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> years of servic* and *ge grou* influence w*rk adaptat**n and me*tal heal*h. It is *oncluded </line>
<line> that implementing ps*cholo**cal support *nd imp*o***g *o*king *o*ditio*s are essent*al t* </line>
<line> mi**gate emoti*nal exhaustion and ensure the q*al*ty *f education. </line>
<line> Keywords: Teache*s. Covid-19. Me*tal Health. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*s*na *I, v. 2*, n. 4, art. 7, p. 13*-14*, abr. *0** </line>
<line> www4.fsanet.co*.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. L. L. Rosa, V. J. C*sarotto, F. R. Antunes, F. *. An*u*es, A. P. Pi*ino </line>
<line> *36 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRO**ÇÃ* </line>
</par>
<par>
<line> A *andemia da *o*id-19 impôs desafi*s se* </line>
<line> ****edente* à educação, exigindo um* </line>
</par>
<par>
<line> adaptação rápida e intensa por parte d** professor**. A *ransiç*o abrupt* pa*a o e*s**o remo*o </line>
<line> *evelou **o apenas di*iculdades técnicas e *struturai*, *as *a*bém *mpactos signific*tivos na </line>
<line> s*úde m*ntal dos pro**ssores. Entr* esses impac*os, a síndro*e de *ur*o*t e*ergiu como </line>
<line> uma p**o*upação centra*, r**letind* o esg*tam*nto fís*co e e**c*onal causa** pela </line>
<line> s**recarga de trabalho, *ela fal*a d* suporte e *elas exigência* de um ambie*te educacio*a* </line>
</par>
<par>
<line> em *ran*formaçã*. Segu*do Kyriacou (2**1), * </line>
<line> *stress* docente pode ser c*mpree*did* </line>
</par>
<par>
<line> como uma ex*eriên*i* em**iona* negativa, desencadea*a pe*a percepção </line>
<line> de *u* o am*ient* </line>
</par>
<par>
<line> *e trabalho *epres**ta um* *meaça ao *e*-es*a* e à autoestima do pro*essor. </line>
<line> Além disso, * *e*essi*ad* de a*ap*ação a novas *ec*ol*gias e *eto***ogias </line>
</par>
<par>
<line> pe*agógicas t*oux* desafios adicionais para </line>
<line> os professores, inde*ende*temente do tempo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> experiên*ia. No entanto, muitos p*ofessores relataram *ificuld*des em lidar com a s*br**arga </line>
<line> de *r*balho * a falta *e prepar* pa*a *t*ar no *nsino re*oto, * q*e con*ribuiu para o aum*nto </line>
</par>
<par>
<line> dos </line>
<line> níveis </line>
<line> *e est**sse, a**i*dad* * sintom*s *elacio*ados </line>
<line> à s í ndr om e d* bu* nou* </line>
</par>
<par>
<line> (ME*EIRO*, 20*1). </line>
<line> Diante desse cenário, este estu*o bu**a *ompreender os e*e*tos da pan**mia na saúde </line>
</par>
<par>
<line> ment*l dos profes*ores de uma esco** estadu*l, c*m *nfas* na prev*lê*c*a da sín*rome </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> burnout. Al*m disso, **etende-** anal*sar as </line>
<line> difi*u*dades en*rentadas n* ensino re*ot* e as </line>
</par>
<par>
<line> estra*égias pe*agóg*c*s *dotadas *ara garant*r a co*tinuidade do processo de ensi*o- </line>
</par>
<par>
<line> aprendiza*em. * pes*uis* se justif*ca pel* </line>
<line> nece*sidade </line>
<line> de ampliar o debate sobre </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> v*l*rização dos p*ofessores, o supo*te ins**tuci*nal e a importân*ia d* medid** </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> promovam o bem-*sta* dos pro**ssionais da *ducação. </line>
</par>
<par>
<line> Ao *ongo deste est*d*, serão discu*ida* a* </line>
<line> *ondiçõe* de trabalho dos pr*fessores, o* </line>
</par>
<par>
<line> desa*io* emo*ionais e peda*ógi**s </line>
<line> en*rentados duran*e o perí*do pa*dêmic* e ** possíveis </line>
</par>
<par>
<line> estratégias para minimizar os i*pactos da *índrome *e bur*out. Dessa *o*ma, b*sca-se </line>
</par>
<par>
<line> con*ribuir *ar* a con**ruç*o de polític*s edu*ac**nais m*i* eficazes * su*tentáveis, </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> considerem não apenas o desemp**h* acadêmic* d*s alu*os, mas também a saúd* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> qualidade d* vida *o* pro**s*ores. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter**in*, v. 22, n. 4, art. *, *. 1*4-1*9, *br. 2025 </line>
<line> w*w4.f*a*et.c*m.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Im*actos *sicológicos e Desafi*s da Educação e* Tempos d* Pandemia: Pes*uisa com P*ofessor*s </line>
<line> 137 </line>
</par>
<par>
<line> 2 M**ODOLOGIA </line>
</par>
<par>
<line> Esta </line>
<line> p*squ*sa </line>
<line> pos s ui </line>
<line> c*mo </line>
<line> característi*a </line>
<line> a </line>
<line> adoção </line>
<line> de </line>
<line> *m a </line>
<line> abo**agem </line>
</par>
<par>
<line> qualiquantitativa </line>
<line> de caráter transversal e desc**tiva. *a </line>
<line> ac*pçã* de Creswell, Plano Clark </line>
</par>
<par>
<line> (2011) *sse ti*o de abordagem combina elementos de *éto*os *ual*tat*vos quan*itativos, e </line>
</par>
<par>
<line> permi**ndo u** *ompree*são mais ampl* *o f*nômeno </line>
<line> estu*ado. Essa </line>
<line> abo*dagem oferece </line>
</par>
<par>
<line> u*a forma flexíve* de investi*ar qu*stões </line>
<line> complex*s, integra*do d*dos numéric*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> narrati*os para enrique*er a anál*se. </line>
</par>
<par>
<line> A *esquisa foi submeti*a ao Com*tê ** Ét*ca em Pe*qu*sas com Seres *uma*os, </line>
<line> conforme a Resol**ão nº 466, de 12 de deze*br* de 2012, do Conselho Naci*nal de *aúde. O </line>
</par>
<par>
<line> le*an*amento de dado* fo* realizado assim que o Projeto de *esqui*a fo* a*tori**do </line>
<line> pel* </line>
</par>
<par>
<line> C*mi*ê de Ética em **squisa em Seres Human*s d* Faculdade AJES - campu* J*ína (CAAE: </line>
<line> 61719522.0.00**.8*9*). </line>
</par>
<par>
<line> Importa r**istra* que contou com * co*aboraçã* voluntári* de pr*fessores de </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> escola estadual de um município </line>
<line> do Noro*st* do Ma*o Gros*o *ue lecio*ar*m on-line nos </line>
</par>
<par>
<line> anos 2*20, 2021 * *022 durante a pan*e*ia da C*vid-19. </line>
</par>
<par>
<line> Os crit*rios empre*ados p*ra inclu*ão </line>
<line> dos participan*es f*r*m: t*r lecionado *o </line>
</par>
<par>
<line> *eríodo m*ncionado anteriorme*te, concordar em partici*ar *e ma*ei*a voluntár*a, respond*r </line>
<line> ao q*estionário. Já os crit*rio* de exclusão estava* re*acionado* ao *ão atendimento dos itens </line>
<line> a*terio*es. </line>
<line> Os participantes são do gênero m*sculino e femi*i*o, c*m idades entre 27 * 48 *nos, a </line>
</par>
<par>
<line> cole*a d* dados </line>
<line> ocorreu *o mês ** m**ço de </line>
<line> 2023 </line>
<line> na própria instit*ição e todos os </line>
<line> 2* </line>
</par>
<par>
<line> professores da escola foram co*vi*ados a pa*ticipar. Porém, por diferentes mo*ivos, ap*nas *6 </line>
</par>
<par>
<line> deles **eit*ram cola*o*ar </line>
<line> com a *es*uis*. A coleta de *ados oc*r*eu *m do*s dias </line>
</par>
<par>
<line> consecuti*os, de maneira in*ividualizada com o </line>
<line> tempo d* </line>
<line> u*a ho*a por </line>
<line> di*, em h*rári* de </line>
</par>
<par>
<line> hora a*ividade *m *ue os professores estavam na esc*la. *o*os o* participantes *oncordaram </line>
</par>
<par>
<line> e* co*t*ib*ir c*m </line>
<line> a p**qu*sa, assina*do o *ermo de Consentime*to </line>
<line> de Livre </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Estabeleci**nto (TCLE) p*ra que as infor*açõ** *udessem *er *tilizadas de forma *egal. As </line>
</par>
<par>
<line> *uestões do *ues*ion*ri* foram a*rupa*as </line>
<line> em </line>
<line> 3 blocos. O pri*eiro bloco de pergun*as </line>
</par>
<par>
<line> cont*nha qu*stões objetivas com p*rguntas relacionadas </line>
<line> às car*cterísti*as pessoais </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> par*icipante. </line>
</par>
<par>
<line> O se*und* blo*o de *uestões es**va relacionad* ao Teste Escala de Depre*são, </line>
</par>
<par>
<line> Ansied**e e E*tresse </line>
<line> - D*SS-21, forma*o </line>
<line> p*r 21 que*tões re*ativas aos sintomas </line>
</par>
<par>
<line> *sicológicos e f*sicos *u* * pe*soa *enha **venciado nos últ*mos * *ias. Foi </line>
<line> usada a versão </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin* PI, v. 22, n. 4, art. 7, p. 134-1*9, abr. 2025 </line>
<line> ww*4.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. L. *. R*sa, V. J. Casa*otto, *. *. Antun*s, *. R. Antu*es, A. P. Pipino </line>
<line> 138 </line>
</par>
<par>
<line> reduzid* d* t**** DASS-*1, do qual </line>
<line> os itens en*ontram-*e d*vididos em três fat*res </line>
</par>
<par>
<line> (D*p*essão: 3, 5, 10, 13, 16, 17, 21; Ansi*da*e: 2, 4, 7, 9, 15, *9, 2*; *str*sse: 1, 6, 8, 11, 12, </line>
<line> 14, 18). A escal* de re*p*sta aos itens é do tipo *ikert *e qua*ro pontos va*i*nd* *e 0 (nã* se </line>
<line> a*licou de maneira alguma) a 3 (aplicou-se m*ito o* na maioria do *empo) a *esquisa usou a </line>
</par>
<par>
<line> **rs*o </line>
<line> em português *a </line>
<line> DASS-21 propos*a em 2014 por Vignola e Tucci (*arti** et al., </line>
</par>
<par>
<line> 2019). </line>
</par>
<par>
<line> O terceiro bloco de *u*stõ*s esta*a relacionado à identif*cação pre*iminar da burnout, </line>
<line> i**pirado no M*lasch Burnout Inventory - MBI. Este ins*rumento foi traduzido por *amayo </line>
</par>
<par>
<line> (1997) para a língua *ortuguesa validado e </line>
<line> p*r Bene*ides-Pereira (*0*2), ***o in*ent*rio </line>
</par>
<par>
<line> aval*a a vivência do trabalho do indivíduo totalizand* 20 *tens. Foram utilizados *al*res entre </line>
<line> 1 e 5 para avaliar a f**quênci* ** *n*ensid*d*: 1- nu*ca; 2- anualmen**; 3 mensalm*nte; 4- </line>
<line> se*analme*te; *- diariamente. </line>
<line> P*ra a construção da análi*e, fora* em*regados os proce*imentos *a *nális* Textual </line>
</par>
<par>
<line> Discur*iva (ATD). A ATD apresenta-se como "uma met*dolo*ia de *nális* </line>
<line> de d*dos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> inform*ções de n*tu*eza </line>
<line> qualitativa com * finalidade de produzir n*vas **mpreensões *obr* </line>
</par>
<par>
<line> os fe*ôm*n*s * dis*u*sos". A ATD pode *er dividida e* *rês et*pas: **itarização, </line>
<line> *ategoriz*ção e captação d* novo em*rgent* (MORAES, GALIAZZI, 2011, p.7). </line>
<line> 3 RE*U**ADOS E DIS*USSÇÕ*S </line>
<line> Após a e*apa d* c*leta de dados, foram realizad*s a* **álises e os resultad*s estão </line>
</par>
<par>
<line> distribuído* e* cinco gr*ficos c*m as am*s**as </line>
<line> *e distri*uição p*r sexo, faixa e*ária, ***po </line>
</par>
<par>
<line> de se*viço, teste Dass-21 e *uestion*rio JBEILI. </line>
</par>
<par>
<line> A seg*ir, é po*s**el observar que o *ráfic* 1 *ndica que a maio*ia dos p*rticipan*es é </line>
</par>
<par>
<line> do gênero femi*ino (83%), enquanto apenas um pa*ticipante (17%) se identifica *omo </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> gênero </line>
<line> ma*culino. *sse dad* ref*ete uma tendên*ia ob*e*vada no </line>
<line> c*nário educacional </line>
</par>
<par>
<line> br*s*leiro, o*de </line>
<line> há *re*ominância de mul*eres </line>
<line> na docência, es*ecial*ente na e*uc*ção </line>
</par>
<par>
<line> básica, conforme re*resenta*ão a s*g*ir: </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teres*na, v. *2, n. 4, art. 7, p. 134-149, abr. 20*5 </line>
<line> *ww*.fsanet.co*.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> I*pactos Psicológicos e De*af*os da Educaç*o *m Tem*os de Pa*de*ia: P*squisa com Profess*res </line>
<line> 139 </line>
</par>
<par>
<line> Gráfico 1. C*racterização *a amostra por gên*ro feminino e m*s*ulino dos </line>
<line> pesqu*sados </line>
<line> 17% </line>
<line> Mas*uli*o (1 indivíd*o) </line>
<line> Fem**ino (5 indivíduos) </line>
<line> 83% </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: *laborado p*los au**res (2*23). </line>
<line> Na sequênci*, o gráfico 2 dem*nstra que 50% dos participantes tê* entre 30 e 40 </line>
<line> ano*, sendo essa a faixa etária mais representativ* *o gr**o. Já 33% dos professores *os**em </line>
<line> en*re 40 e 50 anos, enquanto 17% têm entre 20 e 30 anos. Esses dados sugerem qu* a m*i*ria </line>
<line> *os professore* s* encontra *m um *stágio intermediário de sua carr*ira, período marcado por </line>
<line> maior *xperi*n*i* profissio*al, *as também por desaf*os relacion**os ao acú*u*o de </line>
<line> respon*abil**ades, conforme gráfi*o * seguir: </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Gráfico 2. Caracte*iza*ão da amostrapor faixa etá*ia do* pesqui*ados </row>
<row> 17% </row>
<row> *3% </row>
<row> 50% </row>
<row> Fonte: Elaborado pelos autores (2023). </row>
</column>
<column>
<row> 20 a 30 anos </row>
<row> 30 a 40 anos </row>
<row> 40 a 50 an*s </row>
</column>
</par>
<par>
<line> O Gráfico 3 mostra *ue meta*e d*s prof*s**re* pes*uisados (50%) leciona entre 10 e </line>
<line> 20 an*s, enq*anto 33% pos*uem *nt*e * e 10 anos de experiência. Apen*s 17% *o* </line>
</par>
<par>
<line> pa*tici**nt*s atuam na doc*ncia ** mais de </line>
<line> *0 </line>
<line> anos. Es*e p*rfil s*gere um grupo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> profis*i**ais relativamen*e ex*erientes, m*s ainda inseridos </line>
<line> em uma r*ti*a d* desafios que </line>
</par>
<par>
<line> exige ada*tação e at*alização c*nstantes, de acordo com o gráfic* a seg*ir: </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, T*resina PI, v. 22, *. *, art. 7, p. 13*-149, *br. 2025 </line>
<line> www4.fs*net.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. L. L. Rosa, V. J. C*sarott*, F. R. Antun**, F. R. Antune*, A. P. Pipino </line>
<line> 140 </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Gráfic* 3. Car*ct*r*zaçã* da *mostra há quanto t*mpo lec**na na </row>
<row> *unção </row>
</column>
<par>
<column>
<row> 1*% </row>
<row> *0% </row>
</column>
<column>
<row> 33% </row>
</column>
<column>
<row> 1 a 10 anos </row>
<row> 10 * 20 *nos </row>
<row> *0 a *0 ano* </row>
</column>
</par>
</par>
<par>
<line> Fon*e: El*borado pe*os a*tores (2023). </line>
<line> O Gr*fic* 4 apresenta os *es*ltados do teste *ASS-21, evi*enciando que *7% *os </line>
<line> participan*es apresentam níve*s elev*dos de estresse, *4% demonstram sinais ** ansied*de e </line>
</par>
<par>
<line> 1*% *presentam </line>
<line> *into*as d* depre*são. </line>
<line> Esses d*dos *efo*çam importância de e*t*até*ias * </line>
</par>
<par>
<line> *olta*as *ara * </line>
<line> bem-estar e*oci*nal do* *rofes*ores, consid*rando *ue a p*o**ssão </line>
</par>
<par>
<line> frequentem***e exp*e esses pr**issionais * pressões intensas, *onfor*e r*p*esenta*ã* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> seguir: </line>
</par>
<par>
<line> Gr*fico 4. Car*cterizaçã* da amostra pesquisada teste *ass-21 </line>
</par>
<par>
<column>
<row> *9% </row>
<row> 34% </row>
</column>
<column>
<row> 47% </row>
</column>
<column>
<row> Est**sse </row>
<row> An*ie*ade </row>
<row> Depressão </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Font*: Elab*rado *elos autores (*02*). </line>
<line> O Gráfico 5 revela *ue 60% dos particip**tes estão na fase in*cial da S*ndrom* de </line>
<line> Burnou*, enquanto 40% pos*uem possibilid**e de desenvolv*-la. Ne*h** dos *r*f**sor*s se </line>
<line> ***ontra em estágio *vançado da síndrome nem **vre de seus sint*mas. Esse dado * </line>
</par>
<par>
<line> alarmant*, pois in*ica que todo* os professores pesquisa*os </line>
<line> apresenta* *lgum nível de </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina, v. 22, n. 4, art. 7, p. 134-149, *br. 2**5 </line>
<line> www4.f*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> I*pactos Psicológicos e D*safios da Educa*ão e* Tempos *e Pandemia: Pesq*i** com Profess*res </line>
<line> 141 </line>
</par>
<par>
<line> desgaste emoc*onal relacionado ao trabalho, o que pode impactar *e*ativamente seu </line>
<line> *esempenho e q**l*da*e de v**a, conforme gráfico a s*gu*r: </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elaborado pelos au*ores (*023). </line>
<line> Nesse se*tido, pa*t*mos para uma discussão mais ap*of*ndada sobre o* el*m*ntos </line>
<line> iden*ificados dos **áfico* *c*ma, para que po*samos compreender de que *o*ma e*ses </line>
<line> re**ltados impactam a profissão de *rof*ssor. </line>
</par>
<par>
<line> O* resu*tados ** </line>
<line> p*squisa indicam que os professores ava*i*dos apres*ntam u* a*to </line>
</par>
<par>
<line> risco *e *esenvolv*r a síndrome *e burnout, *m tipo de t*anstorno associado a* est****e </line>
</par>
<par>
<line> crônic* no ambiente </line>
<line> d* tra*al*o. Um estudo explorató*io sob** professores brasileiros em </line>
</par>
<par>
<line> *odas as etapas da educaçã* *ásica r*velou q** a *a*oria desses p*ofissio*ais é c*m*os*a *or </line>
</par>
<par>
<line> mulhe**s, conforme dado* do </line>
<line> *enso dem*gráfico do MEC/INEP (Brasil, 20*0). Es*a </line>
</par>
<par>
<line> pred*m*nâ*cia feminina é ob*e*vada em dif*rentes nívei* </line>
<line> *e ensin*: 96,4% na ed***ção </line>
</par>
<par>
<line> infantil, *8,*% *os a**s in*ciais do ensino f*nd*mental, 66,8% n*s anos finais d* ensino </line>
<line> fundamental e 57,8% n* *nsino m*d*o. </line>
<line> Em*or* haja uma inserção de homens n* profissão, é preciso reconhecer * p*esença </line>
<line> nu*erosa das m*lheres na cond*ção de profe**oras na educaçã* básica (Pestana, 2*09). </line>
<line> *m rel*ção à faixa etária, a pesquisa r*v*lou que a maior concentração de profes*ores </line>
</par>
<par>
<line> s*tua-se </line>
<line> entre 30 * 4* *nos de idade. No *mb*to nac**n*l, o Censo </line>
<line> d* 2021 </line>
<line> ind*cou que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> id*de mais **equ*n*e entre os pro*ess*re* de instituições pú**icas é de 39 anos, en*uanto nas </line>
<line> instit*ições privad*s é de 40 *no* (Brasil, 2022). </line>
<line> *egui*do as orientaçõe* de *studos produzidos por Huber*an (2000), * fase de </line>
<line> entrada ou tateamento da carreira oco*re *os *rês primeiros anos de atuação docente. É nes*e </line>
<line> Rev. FSA, Te*esina P*, *. 22, n. 4, art. 7, p. 134-149, abr. 2025 *ww*.fsanet.com.br/r*v*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. *. L. R*sa, V. J. Casa*otto, F. R. *ntunes, F. R. Ant*n*s, A. P. Pipin* </line>
<line> *42 </line>
</par>
<par>
<line> pe*íodo que os *rofessore* c*nfron*am a*pectos teóricos *prendidos *a formação i*ici*l com </line>
<line> a realidade profissional e criam ma*eir*s de lidar com esse universo até então novo. </line>
<line> A p*squisa mo*t*a que 33% d*s *articip*ntes estão na *ase denomi**da </line>
</par>
<par>
<line> "estab*l*zaçã*" (de 4 a 6 </line>
<line> anos de *tuação). É </line>
<line> ness* período *ue ocorre o processo de </line>
</par>
<par>
<line> cons*lidação do repert*rio *eó*ico e do </line>
<line> compromisso *efinit*vo *om * </line>
<line> pr*fissão docente </line>
</par>
<par>
<line> (Huberman, 200*). J* </line>
<line> pa*a García (*999), o período de inicia*ão </line>
<line> n* </line>
<line> pro*i*são (até o quin*o </line>
</par>
<par>
<line> a*o de exer*ício pr**issiona*) t*m caracterí*ticas próprias, pois é **ando ocorre *ma transição </line>
<line> d* acadê*ico *ara professor, momento em q*e * recém-*rof*ssor constata * dif*rença entre </line>
<line> a*uilo q** foi *p***dido *ura*t* o cur*o e o que é observad* no cot*diano escolar. </line>
<line> É importante ressaltar a fase *a div*rs*ficação, na qual *0% dos pa*ticipa*tes *os*uem </line>
<line> entre 10 e 20 anos *e expe*iência docente e, conforme Huberman (200*), encontram-se nessa </line>
<line> fase, quando * prof**sor passa a diversificar suas e*periências ao empregar novos materiais </line>
<line> didáticos * novas maneira* de apl*car * aval**çã*. </line>
</par>
<par>
<line> Os d**os també* revelam q*e 17% dos participantes têm experiência entre 20 e </line>
<line> 30 </line>
</par>
<par>
<line> anos e *stão na fase d* *eren*dade e distanc*amento afetivo, a qual ocorre a par*ir dos ** anos. </line>
<line> Essa f*se re*resen** um pe*íodo marcado por di*ersas experi*ncias e vivências pedagógica*. </line>
</par>
<par>
<line> **quanto algu** professores enfrentam a a*o*entad*ria </line>
<line> com s*re*idade, outros a percebem </line>
</par>
<par>
<line> *omo uma perda do vínculo com o ambi*nte educa*iona* (*uberman, 2000). </line>
<line> A a*licação do questionário DASS-21 *evelou alt* prevalência de sin*omas de </line>
</par>
<par>
<line> depress*o, </line>
<line> a**iedade e estre*se </line>
<line> entre os professor*s. Essa *lass*ficaç*o indicou um nível </line>
</par>
<par>
<line> eleva*o </line>
<line> *e </line>
<line> estresse, caracteri*ado por tensão nervosa, dificu*da*e </line>
<line> de relaxar * irrita*ilidade, </line>
</par>
<par>
<line> semelhante *o t**nstorno d* an*iedade gen*raliz*da (Pomari, 2023). Em estudo re*e*te, *ilva </line>
<line> e* al., (*020) observa*am que os fatores q** inf*u*nciam o ado*cim*nto estão re*acionados à </line>
<line> incertez*, ans*edade e depre*são. </line>
</par>
<par>
<line> A p*n*emia intensificou es*es s*ntomas, conforme </line>
<line> estudo reali*ado e*tr* julho </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> d*zembro de 20*2 </line>
<line> com mais de se*s m*l </line>
<line> pr*fessores d* es*o*as pú*licas municipais e </line>
</par>
<par>
<line> estaduai* no *ras*l que *d*ntific*u </line>
<line> o estresse </line>
<line> *omo o prin*ipal fat*r *e sobrecar** de </line>
</par>
<par>
<line> trabalho. A p*squisa, conduzida p*la Intelig*nci* *m Pesquisa e Consultoria (*PEC) a ped**o </line>
</par>
<par>
<line> das enti*a*es *odos Pe*a *duc*ção, Itaú Social, </line>
<line> *nstituto Península e Profissão Docen*e, </line>
</par>
<par>
<line> re*elou </line>
<line> que 71% dos profess***s br*sile*ros relatam sen*i*-se *stressados devido à exaustão </line>
</par>
<par>
<line> profissional. </line>
</par>
<par>
<line> S*g*ndo Dias e Silva (2020), o estre*se docente e*tá re*aci*nado a uma série </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> fatore* como a*bien*e com est*utura *ísica inad*qua**, insa*isfaçã* p*of*s*ional, *xaus*ão </line>
<line> Re*. FSA, Teresina, v. 22, n. 4, art. *, *. 134-14*, a*r. 2025 www4.fs*net.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Imp*ctos Psico*ógicos e Desafios da Educa*ão em Te*pos *e Pandem*a: Pesq*is* com Profe*sores </line>
<line> 143 </line>
</par>
<par>
<line> emoci*nal, situações de viol*ncia *as esco*as, desvaloriza*ão profissional e a multi*licida** </line>
<line> de pa*éis * desempenhar, ent** outros. </line>
<line> O questionário JBEILI a*ontou *u* professores mais joven* *presentam ma*or risco </line>
<line> de desenvolver a síndrome de burno*t. Isso suge** que a experiên*ia **umulada ao longo *a </line>
<line> carreira pod* c*nt*ib**r p*ra o a*rim*ram*nto de e*trat**ias de enf*e*ta*ento diante da* </line>
<line> ad*ers*dades (Pena, 20*3). Embora o estresse possa *er aliviado *aso o f*tor estress*r *eja </line>
</par>
<par>
<line> eli*inado, </line>
<line> a </line>
<line> síndrome </line>
<line> d* b*rnout é </line>
<line> uma reação ps*c*lógica *o estress* prolonga*o, </line>
</par>
<par>
<line> esp**ial*en*e em *r**issões que demand*m interação const*nte e intensa *om outr*s pessoas, </line>
</par>
<par>
<line> c**o a </line>
<line> docência, e não desapare*e ape*as co* o afas*amen*o do </line>
<line> trabalho (Santo*, S*lva, </line>
</par>
<par>
<line> 2021). </line>
</par>
<par>
<line> Em 20**, a Organiza*ão *undial da Saú*e (OM*) p*sso* * class*ficar a Síndrome de </line>
<line> Burnout como *ma doença ocu*acion*l, *n*luindo-a na list* de e**er*idades relacionadas ao </line>
<line> trabalh*. No CID-11, ela é ide*tificada pelo c**igo QD*5 (OMS, 2022). </line>
<line> Su*er*-se a criação de *mbie*tes com *quipes multipro*is*ionais para at*nder ** </line>
</par>
<par>
<line> pro*essores, *ferecend* ativ**ade* de relaxamento * suporte saúde **ntal. Esses *spaços à </line>
</par>
<par>
<line> proporcionariam um a*bient* se*uro p*ra que os pr*fes*ores expres*em suas angú*tias </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> reduzam o im*acto emo*ional *o c**idiano (Silva et a*., 20**). </line>
</par>
<par>
<line> Algu*s professores **rticipantes *a pesquisa de Melo et a*., (2022) a*resenta*am </line>
<line> algum tip* de sequel* após infe*ção da Covid-*9, tai* co*o alt*rações *sic**ógi*a* e f*sicas. </line>
<line> 3.1 U* bre*e resgate his*órico e possibilidades de tratamento fr*nte a* mal-estar </line>
<line> docente a partir da p*ica***ise </line>
<line> Historic*mente, observando pelo prisma psicanalítico, o professor oc*pou um lugar </line>
<line> *emet*nte a* d*sc*rso do mestre, n* qual o sabe* é apre**ntado *omo ab*olut*. Lacan (1992) </line>
<line> formalizou ess* disc*rso, pont**ndo a sustentação de r*laçõ*s hierárqu*ca* de poder, cujo </line>
<line> saber é a*ribuído ao me*tre, *nqua*to o aluno é coloca*o *a posição de quem deve *eceb*-lo. </line>
<line> Essa estr*tura serviu d* *ase para modelos educativ** aut*ritários, m*ita* vezes de*providos </line>
</par>
<par>
<line> d* transmissão g*n*ína e af*ti*idade, dificul*and* a c*i*çã* de um laço </line>
<line> d*alógico </line>
</par>
<par>
<line> h*ri*ont*lizad* en*r* professor e aluno. </line>
</par>
<par>
<line> Com isso em mente, ed*ca*, *nal*s*r e governar </line>
<line> são c*nsiderad*s por Fr*ud (1926) </line>
</par>
<par>
<line> ofícios da ordem do impossível, isto é, *nevitavelmente in*atisfatórios. Fre*d não está </line>
</par>
<par>
<line> a*o*tan*o *m pessimismo em **laç*o à *duc*ção, mas sim a i*pos*ibilid**e de </line>
<line> per**i*ão </line>
</par>
<par>
<line> nesses processos, independentemente da técnica e ** esforço. Tr*nsmi*ir conh*cimento é uma </line>
<line> R*v. FSA, Tere*in* PI, v. **, n. 4, art. 7, p. *34-149, ab*. *025 www4.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. L. L. Rosa, V. J. Casaro*to, F. R. Antunes, F. R. Antu*es, A. *. P*pino </line>
<line> 144 </line>
</par>
<par>
<line> *arefa falha em si mesma, devido * *m*ossib*lida** de extern*liza*ão integral do d***ur*o, ou </line>
<line> sej*, a f*lha in*vitável do mes*re. Ha**rá sempr* um grau de inco*ple**de n* r*sul*ado da </line>
<line> educação, algo intrínseco à *xis*ên*ia *o siste**, d* *i*guagem, do ser e da *lteridade. </line>
</par>
<par>
<line> O que F*e** * L*c*n denun*iam, ao a*ticularmos psican*lise e educaç*o, é </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> inevitável falha do modelo disc*rsivo do mestre. Quan*o pensamos nos m*d*lo* educacionai* </line>
<line> tradicionais, ond* o mestre ocu*ava o â*ago do sis**ma, é relevante *e*ensa* e re*onsiderar * </line>
<line> *a*el do aluno n* participa*ão d* c*ns*rução de s** própri* conheci*en*o. Algo que gra*des </line>
<line> pesq*isa*ore* da área d* educação como Paulo Frei*e (2011) já bu*cavam debate*. </line>
</par>
<par>
<line> As *esquis*s sobre o </line>
<line> desen*olvim*nto in*an*il, </line>
<line> *ognit*vo e </line>
<line> os no**s modelo* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> educação, *mbasados em </line>
<line> diversos es*ud*s, como os *e Vygo*sky (19*5), Fr*ire (2011) </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *utr*s autores, r*vel*m uma *r*tic* f**ad* nas p*t**cia*idades do **un*, e não no imperativo </line>
</par>
<par>
<line> d* m*stre. Nes** model*, o prof**sor deve </line>
<line> atuar como m*diador e po*encializa*or </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> experiênc*a, e n** como um tirano detentor de um saber a*so**to. Portanto, há u*a pass*gem, </line>
</par>
<par>
<line> aind* em andament*, entre uma educação bancá**a, </line>
<line> *sto é, em qu* o professor d*posita </line>
</par>
<par>
<line> conhec*mento </line>
<line> *os alunos enquanto o*upa a po*i*ão d* mestre e uma educação </line>
</par>
<par>
<line> pr*ble*atiz*dora, ond* o alu*o é a*ivo e* sua busca ao lado *o professor co*o med*ador das </line>
<line> expe*i*nci*s. </line>
<line> Assim, ao dec*rr*r da história e s*as ref**m**ações filosóficas * sociológicas, </line>
<line> pau*atin*ment*, o professor fora cada v*z mai* afastado de sua posiçã* de mestre, em sent*d* </line>
<line> discursiv*, e tr*nsmut*ndo-*e em um me*iador de e*periências poten*iais para o aluno. </line>
<line> Confia-*e que *ssa mudança, alin*ada a novas perspect*vas pedagóg*c*s, també* prop*rciona </line>
<line> d*safio* significati*os para *s profes*ores. </line>
<line> Os dados apre*enta*os nes*e estudo indicam *ue muitos prof**sores relataram s*ntir- </line>
</par>
<par>
<line> se sobrecarregad*s e de*val*rizados, o </line>
<line> que </line>
<line> pode estar relacionado à perda da </line>
<line> autoridade </line>
</par>
<par>
<line> simból*ca, conf*rme obse*v*do por Lacan </line>
<line> (1992). Além di*so, * transi*ão do pr*fesso* </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> condiç** de mestre det*ntor do sa*e* para med*ador de experi*ncias </line>
<line> gera inseguranç* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> fr*st*ação, especial**nte diante das *ovas de*and*s educa*ionais impostas pela sit*açã* </line>
</par>
<par>
<line> gera*a * part*r *a p*ndemia. Como </line>
<line> apo*tado na pesquisa, alguns p**ti*ipantes r*latar*m </line>
</par>
<par>
<line> di*iculdades em e*tabel*cer vín*ulo* com o* alunos ness* at* então nov* fo*mato de e*sino, </line>
<line> sen*indo q*e su* função se re*uzi* à mer* t*ansmissão de conteúdos. </line>
</par>
<par>
<line> Esse qu*dro </line>
<line> sociológico e edu*aci*nal das novas m*dalidades de ensino pode s*r </line>
</par>
<par>
<line> a*sociado aos estudos L*canianos (1992) acer*a da nova ordem soc*a*, onde a queda d* im*go </line>
</par>
<par>
<line> paterna, is*o é, * constante pe*d* de *ode* s**bó*ico das *utor*dades é central em </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> socieda*e c*da vez mai* fr*gmentária. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T***s**a, v. 22, *. 4, *rt. 7, p. 13*-14*, abr. 20*5 www*.fsanet.com.br/**vi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> **pa*tos Psicológ*cos e *es*fios d* Educação em Tempos d* Pandemia: *esquisa com Pr*fessores </line>
<line> 145 </line>
</par>
<par>
<line> Além *a queda d*s au*ori*ades, dos rituais sociais e do laço soci*l em si, como aponta </line>
<line> Han (2017), as nov*s tec*o*ogias podem *ontrib*ir par* o afa*tamento do **io, do pensar, da </line>
</par>
<par>
<line> conviv*ncia e process*s </line>
<line> que, ant*s, eram marcados pel* </line>
<line> contato humano. É necessário </line>
</par>
<par>
<line> *pontar q*e *o*elos educa*ion*is qu* utilizam da* tecnolog*a* para seus benefíc*os não </line>
<line> podem s*r cons*derados como un*versa*s, d*v*do *s co**i**es de pobreza ex*rema que assola </line>
<line> *rande p*rte dos b*a**leiros. Somada a isso, a men*alidade individualist* da soc*ed*de </line>
<line> neoliberal atual contribui para a destruição das poss*b*lidades d* sig*ifi*ação, e*p*ci*lmente </line>
<line> *a área da educação. Como c*nse*uênc**, encontram*s mul*idõ*s de *ducadores ins*tisfeitos </line>
<line> com seus *r*balhos e incapazes de atrib*ir sentido o* extrair *r**er de s*u ofí*io. Byung-Chul </line>
<line> Han (20*7) apo**a para um* **escente ero*ão g*ral dos laço* sociais e dos proce*sos de </line>
<line> significação e sen*ido na modernidade. </line>
</par>
<par>
<line> *e*se sentido, podemos obser*ar, a partir do ex*osto, * cre*cente </line>
<line> a*censão do mal- </line>
</par>
<par>
<line> es*ar docente frente à ruptur* *o* l*ç*s, intensifi*ada p*** pand*mia </line>
<line> da Co*id-19 e p*los </line>
</par>
<par>
<line> im*acto* dos n*v*s el*men*os culturais, educacionais e tecno**gicos da atualidade. Os </line>
<line> pr**essores, vivenciando esse momento transicional, quando de*e* ada*tar-se às tecnologias </line>
<line> novas, às *ovas modali*ades *e conv*vi* *ocial, d*vido aos *mpa*tos *a pandemia, * às *ovas </line>
<line> modalida**s do próprio sis*ema de ensino, encontram-se em uma *osição de *ompleta </line>
<line> sobrecarga. </line>
</par>
<par>
<line> As *aman*a* **igências sociais, t*cnológi*as e </line>
<line> educ*cionais o*iu*das das r*form*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> transformaç*es da modernidade, e os in*icati*os quan*it*ti*os des*e est*do, apo*tam para um </line>
<line> grupo *e professo*e* afetados pela sínd**me de Burnout, uma problemática que, so* * len*e </line>
<line> da psican*li** e da filosofi* de Byun*-*hul Han (2017), revela um acúm*l* *e insatis*ações </line>
<line> crô*icas e a per*a *e sentido no trabalho. </line>
</par>
<par>
<line> A entrada </line>
<line> repent*na das tecnologias, queda *a ima*o patern* * * queb*a dos laços </line>
</par>
<par>
<line> entre professor e </line>
<line> *luno f*ram pontos de extrema força </line>
<line> traumát*ca para a ascensão </line>
<line> do </line>
<line> m*l- </line>
</par>
<par>
<line> estar d**ente. O professor pau*atinament* ad*ntra em um processo de exclusão de sua p*s**ão </line>
<line> socia*, passan*o * *er i*tegrado co*o um s*ntoma do mal-estar social neo*iberal. A*or*, *le </line>
<line> *stá co*dicionado pelos imperativo* da produçã*, * a e*ucação t*rna-se um eleme*to </line>
<line> sec*nd*rio em uma *o*iedade pa*t*d* pelo capit*l. O novo lugar do docent* * um l*gar vazio, </line>
<line> perpassando p*r u*a lentíssi** t*ans**ã* onde * acú*ulo de *r*balho, estresse e incon*áveis </line>
<line> dúvi*as e*v*ziam o suj*ito. </line>
</par>
<par>
<line> A *índrome de B*rnout sur*e como resul*ad* do acúmulo dessas </line>
<line> insatisf*ções </line>
</par>
<par>
<line> cor**queiras, somad* à *ificuldade de adaptaç*o rápida **s aparatos tecn*lógicos e às novas </line>
</par>
<par>
<line> formas </line>
<line> de ensino * produção. * exces** de traba*ho evid*ncia * g**nde desvaloriza*ão da </line>
</par>
<par>
<line> *ev. F*A, Te*esina PI, v. 22, *. 4, *r*. 7, p. 134-149, abr. 2025 </line>
<line> w*w4.fsa**t.*om.br/revista </line>
</par>
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<line> C. L. L. Rosa, V. J. Casarotto, F. R. Antunes, F. R. Ant*nes, A. P. Pipi*o </line>
<line> 14* </line>
</par>
<par>
<line> educação e do pr*p*io e**ca*o*, trata*os como máquinas sem subje*ividade, </line>
<line> história </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> desejos pr*prios. (*os Santos, *0**). E*qu*n*o * educação é relegada a se**ndo *lano, </line>
</par>
<par>
<line> p*rece rea*sumir seu s*mblant* antig*: um instrument* de adaptação e modelagem </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> indiví*uo, tal *omo a produção de </line>
<line> u* vaso de cerâm*ca. A di*e*ença, n* ent***o, é que, </line>
</par>
<par>
<line> atualme*te, essa modu*ação segue *s princípios empres*riais e c*pitalis*as (Han, 2017) </line>
</par>
<par>
<line> A falta *e incentivo à busca por t*ata*entos terapê*tico*, em detrim*nt* do </line>
<line> *s o </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> medicamentos para mortif*car, de m*do efêmero, *s sintom*s, é outro ele*ento digno d* ser </line>
</par>
<par>
<line> adicionado à equaç*o. O resultado fi*al do *málgama do* processos su*racit*dos </line>
<line> p*derá </line>
</par>
<par>
<line> contr**uir pa*a o aumento *xponenc*al ** síndro*e de Burn*ut entre o* educadores, alg* *ue </line>
<line> já se apresenta em **tágios iniciais nos dados deste *stud*. </line>
<line> O acomp*nhament* psicol*gi**, o mane*o do desejo, da* f*nt*si** e dos significantes </line>
<line> q*e c*nstroem *ignific*do e senti*o para a vi*a, assim como o evitamento da medicalizaçã* </line>
</par>
<par>
<line> excessi**, são elementos que *od*m </line>
<line> ajudar no *ombate a* esgota*ento *ue tanto afeta o* </line>
</par>
<par>
<line> edu**dore* con*em*orân**s. Outras saídas, como a **lorização da profissã*, a melhora </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> inf**estr*tura ge**l da *ducação e reinserção soci** do professor, tam*ém s* apr*sen*am a </line>
</par>
<par>
<line> como essenciais </line>
<line> para esse proce*so, porém de**ndem de dive*sos fa**re*, nã* **enas </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> ind*víd*o em si. </line>
</par>
<par>
<line> 4 CONSIDERAÇ*E* FINAIS </line>
<line> Este estudo e**den*iou a **evalê*cia de s*n*rome de burnout entre os pro**sso*es, </line>
<line> destacando a necessidade de int**ve*çõ*s para *rese*v*r a **úde menta*. A p*squ*sa ofe*ec* </line>
<line> insights *e*evant*s par* instituições **colares e *estores, o q*e possibil*ta a implemen*ação de </line>
<line> *stratégias pa*a m*tig*r os impactos psicológ*cos da pande**a na docência. </line>
</par>
<par>
<line> E***nde-se que escola po*e auxili*r os professor**, mediante *f*r*a *e supor*e * </line>
<line> psicol*g*co, inc*ntiv* ao autocuidado e r*duç** da car*a de trabalho *os casos mais graves. </line>
<line> Além diss*, é fundamental adotar es*ra*égias pedagógicas e*icazes n* *vent**l substituiç*o do </line>
</par>
<par>
<line> profe*sor *fastad* e na recupera*ão d* apre**i*agem dos *lun*s qua*do for o </line>
<line> caso, </line>
</par>
<par>
<line> ga*antindo assim equidade no ac*sso * educ*ção. </line>
</par>
<par>
<line> A cr*se provocada pe*a pandemi* da Cov*d-19 fez eme*gir desafi** in*s*erad*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> inédit*s *ara * educ*ção a nív*l *acion*l, in*ensificando o esgotam*nto emoc*onal dos </line>
</par>
<par>
<line> professor*s em exerc*c*o </line>
<line> no período pand**ico. * ada*tação rápi*a e e* muito* casos </line>
</par>
<par>
<line> forçada ao *nsino remoto, sem preparo adequ*do, pode ter agrava*o os níveis de estresse </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ansiedade da classe. Dess* form*, é essen*ial que polít*ca* educacionais cont*nuem </line>
<line> a </line>
<line> *er </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 22, *. *, art. 7, *. 134-149, abr. 2025 *ww4.fsanet.com.*r/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *mpactos Psicológ*cos * Desafios da Educa*ão em Te*pos de Pandemia: Pesquisa com Profe*sores </line>
<line> 147 </line>
</par>
<par>
<line> deb***das e form*lad*s a fim de rev*r ações positivas e f*a**ssos no* anos d* *andemia * que </line>
<line> possa* cont**pla* medidas p*ra **lhorar o bem-estar dos *rofe*sores. </line>
</par>
<par>
<line> Diante dos desa*ios impo*tos pel* pan*emia, acredita-se que * *es*liência, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> criatividade e o comprometimento dos professores bra*ileiros são fu*damentais para garant*r </line>
<line> a continu*dade do ensino. O *eco*he*imento e a va*orização desses profissionais são </line>
<line> essenciai* para a construção de um sistema edu**cional mais ju**o e e**ca*. </line>
<line> REFERÊ*CIAS </line>
</par>
<par>
<line> AGÊNCIA B. Pe*qu*sa na**on*l mostra </line>
<line> qu* 71% dos pr**esso*es e*t*o *str*ss*dos. </line>
</par>
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<line> Re*is*a *evide. *no 2023. </line>
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<line> *nísio Te*x*ira. Inep divu*ga dados da 1ª et*pa do C**so Escolar *020. Bra*ília: </line>
<line> MEC/Inep, 2022. </line>
<line> ____. Institu*o *a*ional d* Estudos e *esquisas Educacio**is *nísio *ei*e*ra Dados </line>
<line> revelam *er*il dos **ofes*or*s brasi*eiros. Brasí*ia: M**/Inep, 2022. </line>
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<line> F. R. Ant*nes </line>
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<line> 1) concepção e planej*m*nto. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) anál*se e interp*eta*ão d*s da*os. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elab*ra*ão d* rascunho *u na rev*sã* crítica do con*eúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) par*icipação na a**ovação da ver*ão final do manuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
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<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 22, n. *, *rt. 7, p. 134-149, abr. 2025 </line>
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