<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.Unifsanet.*om.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, T*r*s**a, v. 22, n. 7, art. 10, p. 199-*1*, ju*. 2025
</line>
<line>
ISSN Impre*so: 1806-63*6 ISSN *letrônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.1281*/2025.22.*.10
</line>
</par><par>
<line>
Território Criativo e Juvent*d*: Um Estudo *ob*e a Rot* *urística "Cami**os de Hambur*o
</line>
<line>
Velho/RS"
</line>
<line>
Cr*ativ* T*rritory a*d Youth: A Stud* *n the *ourist Ro*te "C*minho* d* Hambur*o
</line>
<line>
Velho/RS"
</line>
<line>
Marcelo Vo*es *uerguen
</line>
<line>
Mestra** *m Indústr*a Criativa pela *niversid*de Feevale.
</line>
<line>
E-*ail: celo.guergen@*ma*l.com.
</line>
<line>
Mary Sandr* Guerra As*to*
</line>
<line>
Doutora ** Comuni*aç*o pela PUCRS.
</line>
<line>
*r**essora n* Programa de Pós-g*a*uação em I*dústria Cri*tiva da Universid*de F*evale.
</line>
<line>
E-mail: m*ry.s*a@f*eval*.br.
</line>
<line>
Norber*o K*h* Junior
</line>
<line>
Do*tor *m Comunicação *ela Unisinos.
</line>
<line>
Professor no Prog*ama de Pós-gradu*ç*o *m *nd*stri* Cri**iva da Universid*d* Feev*le.
</line>
<line>
E-mail: nk.*r@feeval*.*r.
</line>
<line>
*auricio Barth
</line>
<line>
Doutor em *ivers*d*de Cultur** p*la U*iversid*de Feevale
</line>
<line>
**ofessor *o Progr*ma de Pós-g*adua*ão em Indú*tria Cri*tiva d* Universi**de Feeval*.
</line>
<line>
E-mail: maurici*@fee*a*e.br.
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Marcel* V*ges Gue*guen
</line>
</par><par>
<line>
Un**ersid*de Feevale -
</line>
<line>
ERS 239,
</line>
<line>
275*,
</line>
<line>
CEP
</line>
<line>
93**5-075
</line>
<line>
Editor-Chefe:
</line>
<line>
Dr.
</line>
<line>
Tonn*
</line>
<line>
Kerley
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
Alencar
</line>
</par><par>
<line>
- Novo Hamburgo/RS, *rasil.
</line>
<line>
*o*rigues
</line>
</par><par>
<line>
En*ereço:
</line>
<line>
Mar* San*r* Gue*ra Ashton
</line>
</par><par>
<line>
Uni*ersidade Feevale -
</line>
<line>
ERS *39,
</line>
<line>
2755,
</line>
<line>
CE*
</line>
<line>
935*5-*75
</line>
<line>
Art*go recebido em 15/07/2*25. Última v*rs**
</line>
</par><par>
<line>
- Novo Ha*burgo/*S, Bras*l.
</line>
<line>
*eceb*da em 30/07/2025. Apr*vad* em 31/07/2025.
</line>
</par><par>
<line>
End*reço:
</line>
<line>
Norberto Ku*n **ni*r
</line>
</par><par>
<line>
Univers*dade Feeval* -
</line>
<line>
ERS *39,
</line>
<line>
2755,
</line>
<line>
CEP
</line>
<line>
9*525-075
</line>
<line>
Ava*iado pelo sistema Triple Rev*ew: *es* Review a)
</line>
</par><par>
<line>
- Novo Hamburgo/RS, Bra*il.
</line>
<line>
pel* Edi*or-Chefe; e b) Double Blind Re*iew
</line>
</par><par>
<line>
Endere*o:
</line>
<line>
Ma*ricio Bar*h
</line>
<line>
(avaliação cega por dois aval*adores da **ea).
</line>
</par><par>
<line>
Universidade Feevale -
</line>
<line>
ERS 2*9,
</line>
<line>
**55,
</line>
<line>
*EP
</line>
<line>
93525-**5
</line>
</par><par>
</page><line>
- No*o H*m**rgo/RS, Bra*il.
</line>
<line>
Rev*são: Gram*tical, Norma*i*a e de Fo*matação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. V. Guerguen, M. S. G. A*h*o*, N. Kuhn Junio*, M. Barth
</line>
<line>
200
</line>
</par><par>
<line>
RESU*O
</line>
</par><par>
<line>
* *a*r** Hamburgo Vel*o, em Novo Hamburgo/*S, r*úne c*racterí*ticas que * destac*m
</line>
</par><par>
<line>
como um território criativo em poten**al, especialmen*e por meio da rota Caminho*
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
Hamburg* Velho. O pr*j*t* articula gastronomia, cultur* e criati*i*ade, com o objetivo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*trair t*r*smo e impulsionar a revit*liz*ção da regi*o h*stórica. A a*álise evid*ncia
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
n*c*ss**ade *e
</line>
<line>
*p**fundar * inv*s**gaç*o so*r* o pro*agon*smo juveni*, t**to na ge*tão de
</line>
</par><par>
<line>
*mpreen**m*ntos locai*
</line>
<line>
quanto nas contratações, *omo
</line>
<line>
estratégia para consolidar ba*rro o
</line>
</par><par>
<line>
como um polo de inovaçã* e de atração de jovens criativos. A *esqui*a reforça a relevânci*
</line>
<line>
de um plan*jam*nto co*t*nuo e *olaborativo para ampl**r o i*pacto cult*ral e econômi*o na
</line>
<line>
região.
</line>
<line>
Palavras-chave: Território **iativo. Jovens Cri*tivos. Hamburgo Velh*. Turis*o Cultural.
</line>
<line>
Desenv*lvimento Local.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
The H*mburgo *elh* neighborhood, in Novo H*mburgo/*S, presents *haracteri*tics *hat
</line>
<line>
h*ghlig*t its potential as a cre*tive territory, esp*ci*lly through t*e Caminhos de Hambur*o
</line>
<line>
Velho (Path* of Old Hamburg*) route. This pro*ect combines gastr**omy, culture, a*d
</line>
</par><par>
<line>
creativity, *iming
</line>
<line>
to attract
</line>
<line>
tour*s* and pr*m*te the revitalizatio* of
</line>
<line>
the his*oric area. The
</line>
</par><par>
<line>
anal*sis *m**asizes the
</line>
<line>
need *or fur*her inves*igatio* into youth protagonis*, bo*h *n th*
</line>
</par><par>
<line>
manageme*t of local enterp*is*s and *n hiring pra*ti*es, as * strateg* to *stablish the
</line>
</par><par>
<line>
ne**hborhoo* *s a hub
</line>
<line>
of innov*t*on and a mag*et f*r c**ative young peop*e. *he research
</line>
</par><par>
<line>
underscores *he importan*e of continuo*s and col*aborative *la*nin* to enh*nce the regio*\s
</line>
<line>
cult*ral and economic im*act.
</line>
</par><par>
<line>
K*yw*rds: *reative
</line>
<line>
ter*itory. C*eati*e *outh. Hambur*o *el*o. *ultu*al Touris*. Local
</line>
</par><par>
<line>
Dev*lopmen*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina, v. 22, n. 7, art. 10, p. 199-*11, jul. 2025
</line>
<line>
*ww4.Unif*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ter**tório Criat*vo e Juve*tude: Um Estudo Sobre a Rota Turístic* "Caminhos d* Hambu**o V*lho/RS"
</line>
<line>
201
</line>
</par><par>
<line>
1 INT*ODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
** *ovens *epresen*am uma força trans*orma*o*a no cam*o *a e*ono*ia cr*a*iva,
</line>
<line>
contribuindo significativ*mente para o di**mismo cultural e *conômico de *err*tório*
</line>
</par><par>
<line>
*r*anos. Sob a p*rspectiv* da chamada Clas*e C*iativa, proposta
</line>
<line>
por Flori*a (20*1),
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
"Jov*ns Criativo*" são caract**izados
</line>
<line>
*ela capa*idade *e inovação, empreendedorismo
</line>
</par><par>
<line>
c*ltura* * engajament*
</line>
<line>
em ati*i***e*
</line>
<line>
q*e val*r*zam a s*stentabili*ade * as
</line>
<line>
**nexões
</line>
</par><par>
<line>
col*borativas. Essa categoria soci*cu*tu*al encontra nos Territórios *riativos um *spaço ideal
</line>
</par><par>
<line>
para pote*c*al*zar *ua atuação,
</line>
<line>
*m a
</line>
<line>
*ez q*e **ses territóri*s *ombinam infraestru*ura, redes
</line>
</par><par>
<line>
sociais e p*lí*i*as públ*cas *ue favore**m a *r*ação e a dif*s*o cultural.
</line>
<line>
O conce*to d* ****itório *riativo, embora recent*, vem ganhando relevância nos
</line>
<line>
estudos s**re economi* * d*senvol*imento u*ba*o. La*d** (2013) d*s*aca que ** Territóri*s
</line>
</par><par>
<line>
Criativos são ambie*tes dinâmi**s
</line>
<line>
o*d* cul*ura, criatividade * economia *onve*gem
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
ger** inovação e r*vitalizaçã* urbana. Par* Rei* (20*2), *ss*s territórios s** e*paços com um
</line>
<line>
po*e**ial tra*sfor*ado* que, alé* de al**a*car a econo**a loca*, *ontribuem para fort*lecer
</line>
<line>
a *de*tidade cu*tural e o senso d* pertencim*nto. Nesse se*t*do, *err*tórios C*iati*os não são
</line>
</par><par>
<line>
ape**s **cais, ma* ecossistemas
</line>
<line>
que *romov*m in*erações
</line>
<line>
en*re pes*o*s, i**ias e *ecursos,
</line>
</par><par>
<line>
criando opor*uni*ades para o flo*e*cim*nto d** economias *riati**s.
</line>
<line>
Nes** context*, a *ue*t*o central deste estu*o é: De que maneira ** T*rrit*ri*
</line>
<line>
Cri*ti*o é atrativo *ar* os *ovens *ria***os? e enco*tra, no bair*o Ha*burgo Velho, em Novo
</line>
</par><par>
<line>
Hamburgo-RS,
</line>
<line>
um caso relevan*e, esp*cialmente devido à Rota Turí*tica Caminhos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Hamb*rgo Velho. Essa inicia*iva busc* transformar o bai*ro, **m sua
</line>
<line>
he*a*ça his*órica
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*rquitet*ni*a *i*ada à* primeir*s co*ô*ias a*emãs
</line>
<line>
no Brasil, em *ma Rota Turíst*ca, co*
</line>
</par><par>
<line>
*oten**a* par* *e trans*o*mar em T*rritório Criati*o. P*r me*o d* inte*ve*ções voltadas
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
revitalização
</line>
<line>
u*ban*, *o *ncentivo
</line>
<line>
ao tur*s*o cultura* * ao fortalecimen*o de ativida*es
</line>
</par><par>
<line>
criativas lo**is, o pro*ra*a *ropõ* um rede*en*o *o
</line>
<line>
espaç* urbano que valori*e tanto **u
</line>
</par><par>
<line>
patri**nio q*anto o pote*c*al inova*or
</line>
<line>
da econo*ia criati*a. C*ntudo, sen*o uma
</line>
<line>
pro*osta
</line>
</par><par>
<line>
*m *a*e inicia*, a Rota Turí*tica *aminhos de Hamburgo Velho apr*senta-se com*
</line>
<line>
um *
</line>
</par><par>
<line>
pos*ibi*idade pro*issor*,
</line>
<line>
aind* que
</line>
<line>
desafiadora, de
</line>
<line>
consolidar bai*r* como um núcle* o
</line>
</par><par>
<line>
criativo capaz *e atra** e ret*r talentos jove*s.
</line>
<line>
Pa*a resp**der à questão cent*al d* estudo, **te artigo se *aseará em u*a pesquisa
</line>
<line>
Exp*o*atória Desc*iti*a, **ilizand* uma abordagem Qua*itativa. Se*ão re*li*ada* atividades d*
</line>
</par><par>
<line>
lev**tam*nto de dados, pes*uisa ob*erva*ional *
</line>
<line>
r**istro fotográfico, a fim de mapear as
</line>
</par><par>
<line>
caract*rísticas *o bairro *ue di*logam com *s
</line>
<line>
*ece*sidades e *xpecta*iv*s dos **ven*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina P*, v. 2*, *. 7, art. 1*, p. *99-211, jul. *02*
</line>
<line>
www4.Unifsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. V. Guerguen, M. S. G. **h*on, N. Kuhn J*n*or, M. B*rth
</line>
<line>
202
</line>
</par><par>
<line>
Criativos. E*te método per*itir* u*a an**i*e preliminar da* *on*ições atu**s *o t*r*itório e
</line>
<line>
*as o*o*tun*dade* para seu *esenv*lvimento como polo de *riatividade e *novação.
</line>
<line>
*o final, esper*-se contri*uir para * entend**ento do papel es*rat*gico de ini*iativas
</line>
<line>
como a Ro*a Turística *aminh** de Hamburgo Velho no fortalecimento da economia criat**a
</line>
</par><par>
<line>
loc*l e n* est*mulo à retenção de talentos j*vens. A*sim, o estudo
</line>
<line>
reforça a importância
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
prá*ic*s qu* ali*hem iden*idade cultural e **senv***imento *ustentável,
</line>
<line>
o**re*endo
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
mode*o potencial*ente replicáve* em outros conte*tos urbano* e reg*onais.
</line>
</par><par>
<line>
2 PROCED*MENTOS ME*ODO*ÓGICOS
</line>
</par><par>
<line>
A met*dologia ad*tada para
</line>
<line>
este e*tudo é de *ará*er Exploratório Des*ritivo, *om
</line>
</par><par>
<line>
**tu*eza Bás*ca/*plicada e abo*dag*m Qualitativa. Essa **colha se justifica p*la *ecessidade
</line>
<line>
de compreen*er, de f*rma apro*un*ada, as caracte*ís*icas da Rota Turística Caminhos *e
</line>
</par><par>
<line>
Hamb*rgo *e*ho e s** poten*i*l c*ntribuição **ra a consolidação
</line>
<line>
do b*ir*o como
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
Território C*i*tivo atrativo para Jo**n* C*iativos. C**forme *estacado por M*na*o (2007), a
</line>
<line>
p*squisa Qua*itat*va permite acessar as subjetividades e as dinâmicas so*ia*s env*lvida* n*
</line>
<line>
objeto d* es*udo, enquanto Barr*s e Lehf**d (2013) reforçam a *e*evânc*a de métodos
</line>
<line>
E*ploratóri*s para *elinear *enômenos ainda em *ons*r*çã* ou pouco inv*s*igados.
</line>
<line>
A *esquisa foi conduzid* a partir de três estraté*ia* pri*ci*ais: levant*mento de d*dos,
</line>
<line>
p*squisa observaciona* e re*istro fotográfico. * le*antament* de *ados compreendeu a coleta
</line>
<line>
* análi*e de documentos, relatórios e mater*ais instituci*n*is *elacionados à Ro*a T*rística
</line>
<line>
C*mi*hos de Hamburg* Velh*, *u**ando identificar os objeti*os, estratégias * resultados
</line>
<line>
pretendidos pela i*ic*ativa. A p*squisa observacional, realizad* in loco, *erm*tiu map**r as
</line>
<line>
*aracter*s*icas do *er*itó*io, com foco *m aspec*o* cu*tur*is, históricos e u*banísticos que
</line>
</par><par>
<line>
*ialogam com os conceitos d* T*rri*ório Cr*ati*o e Jo*ens Cria*ivos. Por *i*, registro o
</line>
<line>
fotográfico serviu c*mo *e*ram*nta complement*r para docume*ta* e*em*nto* vis**is *o
</line>
<line>
espaço e *ubs*diar as análises qu*litativas, conferindo m**or profun*idade à interp*eta*** dos
</line>
<line>
dado*.
</line>
<line>
Es*a abordagem integr*da visa *ornecer um* com*ree*sã* ampla e *etal*ada do tema,
</line>
<line>
destac*ndo as possibilidad*s e desa*ios da *ota Turística Caminh*s de Hamburgo Velho em
</line>
</par><par>
<line>
transf*rmar o bai*ro em um núcleo cri*tivo dinâmic* e at*ati*o. Os
</line>
<line>
*ados obtid** serão
</line>
</par><par>
<line>
interpr*tados de forma analític*, respeitan** as e*pecific*dades e as d*nâ*icas
</line>
<line>
lo*ais, de
</line>
</par><par>
<line>
m*do a contribuir para * debate sobre Te*ritór*o* *ri*tiv*s no c**texto brasileir*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. **A, Teresina, v. 22, n. 7, art. 10, p. 199-211, jul. 20*5
</line>
<line>
www4.Unifsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T*rritório C*iativo e Juve*t*de: Um Estu*o Sob** a Rota *u*ístic* "Caminhos de Hamburgo Ve*h*/R*"
</line>
<line>
***
</line>
</par><par>
<line>
3 RES*LTADOS E DISCUSSÕE*
</line>
</par><par>
<line>
3.1 Quem * o J*vem Criativo?
</line>
</par><par>
<line>
O conc*ito d* J*vens Criativos insere-se *o a*plo
</line>
<line>
deba*e s**re a *riatividade como
</line>
</par><par>
<line>
motor *o des*n*olvimento econômico *ocial *onte*porâneo. Bas*a*o e
</line>
<line>
** noçã* de C*asse
</line>
</par><par>
<line>
Criativa de Florida (2011), esse gru*o com*osto por indi*íduos *ngajados em at**id*des é
</line>
<line>
que deman*am inovação, tal*nto e conhecimento especia*izad*. *lorida (2011) identifica essa
</line>
<line>
*l*sse *omo pe*a-chave para o crescimen*o econômi*o das cidades e regi**s, destacan*o sua
</line>
<line>
capacidade de transformar cria*ividade em capital cultur*l, social e econômico. No e*tanto,
</line>
</par><par>
<line>
quando se trata d* joven*,
</line>
<line>
especialmen*e *q***es e*tre
</line>
<line>
*5 e 29 ano*, essa dinâmica adquire
</line>
</par><par>
<line>
nuances particulares.
</line>
</par><par>
<line>
A ju*en*ude, enquanto fase de tr*ns*ção entre a infância e a idade **ulta, é m****d*
</line>
<line>
por su* p*ura*idade de expe**ências e r*alidad*s. Na def*ni*ão de Abramo (20*0, p. 10):
</line>
<line>
[...] a condição juvenil *efere-*e a* modo como uma soc*edade co*s*itui e *tribui
</line>
<line>
signifi*ado a esse momento do ciclo da vida, alc*nça u*a abr*ngênc*a so*ial maior,
</line>
<line>
re*ere-se a u*a d*mensão histórico-ge*acional, ao passo que a sit*açã* *os jovens
</line>
<line>
re*ela * modo *om* t*l *ond*ç*o é vivida a pa*tir dos diver**s reco*tes **feridos às
</line>
<line>
d*ferenças *ociais - classe, g*nero, et*ia etc.
</line>
<line>
*ão há uma única juventude, ma* s** múltipla* juven*udes, que *e con*i*uram a partir
</line>
<line>
de interseções *nt** *ontextos culturais, *ociais e econômicos. *s*es joven* são
</line>
<line>
fre*uente*e**e a*sociado* à capac*dade de adapt*ção, a* **o inten*ivo de tecnologias *igitais
</line>
</par><par>
<line>
* à
</line>
<line>
abertura
</line>
<line>
para *ovos p*r**igmas,
</line>
<line>
caracterí*ticas *u* os posicionam c*mo pote*ciais
</line>
</par><par>
<line>
pro*agonistas na econ*mia criativa. Conforme a Lei *2.852, de 05 de agosto de 2013 (E*tatuto
</line>
<line>
da Juven*ude), o Es*ado Bra*ile*ro considera c*mo jo*e* as pesso*s com idade entre 15 e 2*
</line>
<line>
a*os (Bras*l, 201*).
</line>
<line>
Os *ovens Criativos *nfrentam desafios *ignif*cativos *ar* se consolidarem como u*a
</line>
<line>
catego*ia ec*n*mica rel*vante. *ntr* eles, destacam-se a prec*r*ed*de nas con*içõe* de
</line>
<line>
tra*alho, a falta de acesso a fo*ma*ão específi*a * o lim*tado re*on*eci*ento instituciona*. A
</line>
<line>
transição da cri*tividade indi*idual para a gera*ão de valor eco*ô*ico depende, mui*as vezes,
</line>
</par><par>
<line>
de p*lít*cas públic*s rob**tas e de um
</line>
<line>
ecossistema qu* promova a i*ovaçã* * a inc*usão.
</line>
</par><par>
<line>
C om o
</line>
<line>
apon*ado por Howkin* (2002), criatividade a
</line>
<line>
por si só não b*sta; é necessári*
</line>
<line>
criar
</line>
</par><par>
<line>
ambientes que incentivem materializa**o do **tencial criativo em re*ul**dos c*ncretos a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
sustentáveis.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 22, n. 7, art. 10, p. 199-211, jul. *02* w*w4.U*ifsanet.com.br/*e*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. V. Gu*rgu*n, M. S. G. Ashton, N. Kuhn Junior, M. Barth
</line>
<line>
2*4
</line>
</par><par>
<line>
Além disso, a inserção de jove*s no me*c*d* criativo é *re*uentemente atrave*sada
</line>
<line>
por des**ualdade* s*ciais e eco*ômic**. Enquanto alguns têm *c*sso privilegiado à educa*ão,
</line>
<line>
r*des de contatos e recursos *inan*eiros, o*tros en*ontram barreiras estruturais que dificultam
</line>
<line>
a participação plena n* economia criativa. * desafi*, po*tanto, *e**de *m cr*ar condições que
</line>
</par><par>
<line>
democratizem o a*esso *s oportuni*ade*,
</line>
<line>
pe*m*tindo que a diversidade cria*iva
</line>
<line>
*a*
</line>
</par><par>
<line>
ju*entu**s s*ja refletida *a con**rução d* territó*io* criat*vos.
</line>
<line>
A relevância dos Jo*e** Criativos enqua*to c*tegoria ec*nômica também passa pelo
</line>
<line>
*or*al*cimento de redes colab*rativas e *ela valori*ação de sua contribuição para o* terr*tório*
</line>
<line>
ond* estão inseri**s. A impor*ânc*a de criar espa*os que favoreça* a interação e*tre
</line>
</par><par>
<line>
juv*ntude, cr**tividade
</line>
<line>
*
</line>
<line>
desenvolvimento re*iona* é u* d*s pri*ci*ais aspectos para *ue
</line>
</par><par>
<line>
novo* *alen*os poss** surgir, gerando *ss*m
</line>
<line>
tr*ba*ho e r*nda *o qu* tange à in*úst*ia
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
economia c*iat*va. Ao abordar o* Jo*ens Criativos s*b a ótica d*s
</line>
<line>
juventudes * d* Classe
</line>
</par><par>
<line>
Criati*a, torna-se
</line>
<line>
possível *ompre*nder os múltipl*s desafios e oportun**ades qu* defi**m
</line>
</par><par>
<line>
sua traje*ória * pot*ncial *o contexto *ont*mpo*âneo.
</line>
<line>
3.2 Território C*i*tiv*
</line>
<line>
Par* *ompr*en*er o *onceito de *err*tório **iativ*, há um entend*mento *e que *s**
</line>
</par><par>
<line>
espaço deve unir ***tura, *novação c**atividade *omo motores de tran*forma*ão *o*ial e
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
e*o**mica. Entr*tanto, ent*e os autore* que debatem esse tema, há dive*sas pe*spectiva* *obre
</line>
</par><par>
<line>
q*al * papel da criativid*de no *spaç*
</line>
<line>
urbano. Sendo *ss*m,
</line>
<line>
destacaremos
</line>
<line>
es*as visões
</line>
</par><par>
<line>
diversa* *ara uma melhor asse*tividad* ao ana*isar a Rot* Turística Cami*hos de Hamburgo
</line>
<line>
**lho.
</line>
<line>
O primeiro *utor *u* *bor*o* o **nce*to d* **dades e territór*os criativos foi Landry
</line>
</par><par>
<line>
(**13), reconhecido
</line>
<line>
*omo
</line>
<line>
um dos pri*cipais te*ricos
</line>
<line>
d*s cidades cr*ativas, propôs que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
criat*vidade é
</line>
<line>
um re**rso estratégico para a *evitalização urbana. Em s*a pe**pectiv*,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
inovação deve ser p*omovida por meio de uma i*fraestrutura q*e fo*ente o c*pital humano,
</line>
<line>
on*e * *ultura, o des*gn e a tecnologia se en*relaçam para criar uma cidade mais dinâmica e
</line>
<line>
res*l*ente. Para Landr* (2013), a chave e**á *m c*nstr**r uma cidade capaz de s* re*nventar,
</line>
<line>
utilizando a cria*ivid*de de seus ha*itante* c*mo o principal recurso.
</line>
</par><par>
<line>
Reis (20*2) é *ma autora que
</line>
<line>
*am*é* debate a t*mática e que, p** sua ve*,
</line>
<line>
*f*rece
</line>
</par><par>
<line>
um a
</line>
<line>
visã* que conecta a criativida*e *om a *usten**bilidade e a inclusão social. Em *ua
</line>
</par><par>
<line>
p*rspec*iva, a *riati**d*de deve servir como uma ferramenta par* r*solver pr*blema* s*ciais e
</line>
</par><par>
</page><line>
a*b*entais, in*o além de seu *alor econ*mico. Para *utora, as políticas ur*ana* ***em a
</line>
<line>
Rev. F*A, Teresina, v. 2*, n. 7, a*t. 1*, p. 199-211, jul. 2025 www4.*nifsa**t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Território C*iativo e Juventude: Um Est**o Sobre * Rota Tu**s*i*a "Caminhos de *amburgo *elho/R*"
</line>
<line>
2*5
</line>
</par><par>
<line>
u*i*izar a cr**tividade de for*a d*mocráti*a e acessível, promovendo uma *ida*e incl*s*va
</line>
</par><par>
<line>
*ue ofereça oport*n*dades igua*s para todos o*
</line>
<line>
*idadão*. Landry (2***) e Reis (2012)
</line>
</par><par>
<line>
co*o**m ên**se n* necessidade de i*te*rar a criati*idade a estrat*gias de desenvolvimento
</line>
<line>
s**tentáv*l.
</line>
<line>
*ind* pe*a visão crítica sobre cidade* e territórios criativos, se dest*c* Vivant (20*2),
</line>
<line>
que adota *ma postura crí*ica em relaç** ao conceito de c*dades criativas, *rg*ment*ndo que,
</line>
<line>
embora a criatividade *e*a frequentemente celebrada como solu*ão par* os problemas
</line>
</par><par>
<line>
u*b**os, ela pode ser *ns*rumen**l*zada por f*rças de m*rcado, leva*do a
</line>
<line>
pro**sso*
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
gentrificaç*o e e*cl*são social. Vivant (2**2) alerta para o ris*o da mercantiliz*ção
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
criati*idade, o*de *s elites eco*ômic*s
</line>
<line>
utilizam a
</line>
<line>
cult*ra * a inovação para valorizar ár*as
</line>
</par><par>
<line>
urba*as, muitas vezes em detrimento das populações *oc*is. *ara ela, é necessário questionar
</line>
</par><par>
<line>
o impacto d*ssas
</line>
<line>
polít*cas e pe**ar em alternativas que não *ef*rcem as desigu*l*ades
</line>
</par><par>
<line>
*rb*nas (VIVAN*, 2012).
</line>
<line>
Te*do como base e*s*s aspecto* *eóri*os, é necess*rio consid*r*r que o *lan*jamento
</line>
<line>
e a organ*zação dos s*tores criat*vos *m uma cidade são cruciais para o desenvol*ime*to de
</line>
</par><par>
<line>
um
</line>
<line>
ecossistema dinâmico e sustentável. *ara que um* l*calidad* s* consoli*e
</line>
<line>
como Cidade
</line>
</par><par>
<line>
*u Territór** Criativ*, o *rime*ro passo é rea*izar um mapea*ento dos *ecursos locais,
</line>
</par><par>
<line>
identifica*do talentos, infra*str*tu*a cultural oportuni*ades já *xi*te*te*. Este diagnóstico e
</line>
<line>
inicial p*r*it*rá compr*ender os pontos fortes *a ci*ade, *l*m de revelar á*ea* com pote*cial
</line>
<line>
pa** maior de*e*volvimento *riativo.
</line>
<line>
A estruturaç** de uma gover*ança colabora*iva é f*nda*ental. Governos, empresas,
</line>
</par><par>
<line>
O*G* cidad*os d*vem participa* ati*amente do pro*esso d* *
</line>
<line>
pla*e***ento * ges*ã*
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
p*líticas
</line>
<line>
criativa*. A cria*ão de conselhos criativos, envolvendo difer*ntes *et*res
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
sociedad*, pode se* uma est*até*ia *ficaz para garantir *ue
</line>
<line>
as d*cisões sejam
</line>
<line>
tomadas
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
forma integrad* e democrática, promovendo o diá*ogo e**re os diversos agentes e evitan*o a
</line>
<line>
centralização do poder.
</line>
<line>
A infraestrutura também *esempenha um p*pel ce*tra* no su**ss* das **dades
</line>
<line>
cr*ativas. É n*cessário oferecer espaços adequados para a criação e o in*ercâmbio de i**ias,
</line>
</par><par>
<line>
c*mo hubs criati*os e coworkings. Além disso, conect*vidad* *igital é um *
</line>
<line>
pont*-chave,
</line>
</par><par>
<line>
**cili*ando a
</line>
<line>
colaboração *lobal a inova*ão local. Espaços públicos bem ***nejados e
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
a**ssíveis, onde atividades c*l*urais *ossam oc*rr*r, também incentivam a pa*ticipação
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
população no ecossi*tema cria*ivo.
</line>
</par><par>
</page><line>
E**cação e capacit*ção são pilares para o desenvolv*mento sust*ntável dos setores
</line>
<line>
*riativos. Inves*ir ** programas edu*acionais que promova* o pens*ment* criat*vo, desde a
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresi*a *I, v. 22, n. 7, art. 10, p. 199-211, *ul. 2025 www4.Unifsanet.com.br/r*vi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. V. Guergu*n, M. S. G. As*ton, N. Kuhn Junior, M. Ba*th
</line>
<line>
**6
</line>
</par><par>
<line>
educaçã* bá*ica até o en*ino su*erior, é essencial para ali*e*ta* o capi*al *umano. Além
</line>
<line>
d*sso, parcerias com **ive*s*dades e cen*ros *e pesquisa p*dem gerar inovações i*por*antes
</line>
<line>
para o c*escim*n*o dos setores cultura*s e t*cnológicos.
</line>
<line>
A implementação d* polí*ic*s públic*s de incenti*o à economia cr*at*va, c*mo
</line>
<line>
isençõe* fi*c*is e l*nhas de financiamento espec*fi*as, é *utra *e*ida cru*ial. Essas po*íticas
</line>
</par><par>
<line>
aj*dam a imp*l*ionar o
</line>
<line>
emp**endedorismo c*iativo e a fortalec*r o setor, ga*ant**do
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
pequenas empresas * startup* *ossam flo*e*ce* e se tor*a* com*etitivas no mer*ado global.
</line>
<line>
Finalmente, uma cidade ou te*rit*rio criativo deve ser i***usi*o e su*tentável. A
</line>
<line>
cria*i*id*de deve ser usada como uma ferramenta para pro*o*er a inclusão social, oferec*ndo
</line>
</par><par>
<line>
oportun*dade* igu*is a todos
</line>
<line>
os cidadãos. Pro*etos
</line>
<line>
q*e inc*ntivam
</line>
<line>
o
</line>
<line>
*so de m*teriais
</line>
</par><par>
<line>
re*icl**eis e * reapro*e*ta*e*to de e*paço* urba*os podem aliar inovaçã* * suste*t*bilidade,
</line>
</par><par>
<line>
con*olidand* a cidade cri*tiva como u* modelo de desenvolviment* urbano *esi*iente
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
a*essív*l.
</line>
</par><par>
<line>
3.* Rota Turí*tica Caminhos d* Hamburgo Velho
</line>
</par><par>
<line>
A Rota *urís*ica Cam*nhos de Hamburg* Velho é uma iniciativa de *ransfo**ar o
</line>
<line>
b*irr* histórico, situa** em Novo Hamburgo - RS, como uma Rot* Turís*i*a, de maneira que
</line>
</par><par>
<line>
possa in**grar
</line>
<line>
os empre*ndimentos locais dos setores de gastronom*a, hotelari*, *ultura
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
criat*vi**de, transformand* o bairro em um d*s*in* tu**st*co pa*a o V*le d* Sinos.
</line>
</par><par>
<line>
C*nfor** divulgad* p*la *refeitura Mun*ci*al d* Novo Hamburg*, esse
</line>
<line>
projeto
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
resultado *e uma cooper*ção en*re a Prefeit*r* e o SEBR*E, com o objetivo de *r*anizar e
</line>
<line>
promover o b*i*ro Hamb*rgo Velho *omo centr* cult**al e *as*ron*m**o, visto que o bairr*
</line>
<line>
concentra os prin*ipais patrim*nios hi*tóricos da **dade, estes já reconhecido* e tom*ados
</line>
</par><par>
<line>
*acion*lmen*e pelo IPHAN. Esta in*c*ativa visa fo**alecer
</line>
<line>
as p*op*stas já exist*nte* d*
</line>
</par><par>
<line>
tur**mo de n*gócios, e promover novas alterna*ivas de turis*o de la*e* v*ltado para o púb*ico
</line>
<line>
** Re*ião Metropolitana de Porto Aleg*e (Novo Hamburgo, 2*24).
</line>
<line>
A Rota Turíst**a Cami*hos de Hambu*go *elho visa ofer*cer a*s visit*ntes
</line>
<line>
experiênci*s q*e unem cultura, *riat**ida*e e gastr*nomia. Alé* dos c**arõ*s centenários, o
</line>
<line>
*airro possui m**eus, galeri*s de arte contemporânea, antiq*ários, "*al*tour", *ubs,
</line>
<line>
restau*ant*s e atividad*s culturais *tinerantes como a *amburge*berg F*st, * *ostra Glass, o
</line>
</par><par>
<line>
Jaz*en**ndo, o *estêje Hambur** Velho, Brique
</line>
<line>
*a Estação a Ilumina Ha*burgo *elho e
</line>
</par><par>
<line>
(No*o Hamburgo, 2*24).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina, v. *2, n. 7, art. 10, p. 1*9-211, *ul. *025
</line>
<line>
w*w4.Unif*ane*.*om.b*/r*vi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Territ*rio *riativo e Juv*ntude: Um Estudo Sobre a Rota Turística "Ca*inho* de Hamburgo Velho/RS"
</line>
<line>
207
</line>
</par><par>
<line>
Impor*ant* **ssaltar tamb*m que essa iniciativa tem participação da Câmara de
</line>
<line>
Dirigen*es Lojistas (*DL) de *ovo H*m*ur*o, que além de po*suir um esp*ço cul**ral na
</line>
<line>
*ota, de*omin*do Casa CDL, também atua com* incu*adora em**esarial deste produt*
</line>
<line>
turí*tico, apoia*do *s empreendedores env*lvidos promo*end* a ges*ão e o planejament*
</line>
</par><par>
<line>
c*ntínuo do projeto. Ass*m, ess* estrutura d* governança f**mada entre a
</line>
<line>
Prefeitura,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
S**RAE * a CDL visam *sse*urar que * Rota Camin*os de Hamburgo *e*ho inst*tu*ionalize
</line>
<line>
um pr*ces*o c*n*ta*te de aprim*ramento (N*vo *amb*rgo, 20*4).
</line>
</par><par>
<line>
O* 3* empreendimentos que aderiram ao pro*et*
</line>
<line>
*e di*i*em nas seguintes *ategoria*
</line>
</par><par>
<line>
de serv*ços relacionadas a nomenclaturas do turism*: 08 Atrativos e Equi*amentos Culturai*;
</line>
<line>
02 Serviço* d* Hot*l*ria; 10 Cafeteri**, Con*ei*ari*s, Pães e Sorve*es; e *8 empre**diment**
</line>
<line>
v*ltados para a Gastronomia, Bares e Pubs.
</line>
<line>
A Rota Turísti** Caminhos d* Hamb*rgo Vel*o apresenta ca*acteríst*ca* que
</line>
<line>
**alogam c*m os elem**tos de um território criativ*, conforme definid* por teóricos como
</line>
</par><par>
<line>
Ri*har* F*orida (20*1), Charles Landry (2013), Ana Carl* *o*seca
</line>
<line>
d*s Rei* (*012) e
</line>
<line>
Elsa
</line>
</par><par>
<line>
*ivan* (2012). A riqueza h***ór*ca e arq*it*tônic* do bairro, alia*a às i**ciativa* voltadas para
</line>
</par><par>
<line>
* int**raç*o *a cu*tura e da economia criativa, posic*ona * lo*al
</line>
<line>
*omo um a**i**t*
</line>
<line>
com
</line>
</par><par>
<line>
potencial pa*a atrair jovens t*l***o*. A *iversi*ade de e*entos e atividades, *ue vai desde
</line>
<line>
f*st*vais culturais até roteiros de g*stronomia, reflete u* espaço onde tra*i*ão * inovação
</line>
<line>
pod*m coexistir, atend*ndo aos inte*esses *e uma juve**ude que busca a*b*ente* din*micos e
</line>
<line>
con**t*dos.
</line>
</par><par>
<line>
Entre os *atores que
</line>
<line>
*orn*m *am*urgo Velh* *trativ* como ter*it*rio criativo *stá
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ofe*ta d* exp*riência* culturais e gastronômic*s diversif*cadas, associ*da *ma gove*nança a
</line>
<line>
partic*pativ* que ar*ic*la *ifere*tes ator**, como a Pr*feitura, o SE*RAE e a CDL. Essa
</line>
</par><par>
<line>
integraç*o i*stituci*nal, al*nhada *o su*orte
</line>
<line>
estr*tég*co para emp*een*edor*s *oca*s, **ia
</line>
</par><par>
<line>
*ondi*õ**
</line>
<line>
par* o fortale**me*to de redes criativa* e *conômic**, um pon*o freq**ntemente
</line>
</par><par>
<line>
destacado *or Florida (*011) e Reis (2*12). A promoção de *ven**s como o Hamburgerberg
</line>
</par><par>
<line>
Fest e o Festê*e H**burgo
</line>
<line>
Velho
</line>
<line>
exe*plifi*a
</line>
<line>
como o b*irro busca f*mentar a expressão
</line>
</par><par>
<line>
artís**c* e ampliar * visibilidad* de projetos lo*ais, as*ectos fundamentais *m terri*ó*ios
</line>
<line>
*riativos conforme Land*y (20*3).
</line>
<line>
A se*uir apre*enta*-se i*agen* extraídas da red* social Instag*am qu* apresentam o
</line>
<line>
*r*jet* e algumas açõ*s d*senvolvidas pe*a Rota **m**hos de Hamburgo Vel*o.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina *I, v. 22, *. 7, art. *0, p. 199-211, jul. 2025
</line>
<line>
www4.*nifs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. V. Gu*rguen, M. S. G. Ashton, *. K*hn Junior, M. *art*
</line>
<line>
208
</line>
</par><par>
<line>
Fi*ura * - Publica*ões
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: *laborado pelos au*ores (2025).
</line>
<line>
A diversidade *e emp*eendimentos ade*entes ao projeto, que *brange desd* e*paços
</line>
<line>
c*ltur*is até ba*es e re*taurantes, pr*move um* economi* local baseada na c*iati*idade * no
</line>
<line>
turismo, aprox*mando-se das de**nições de Vivant (2*12) sobre territórios c*iati*os c*mo
</line>
</par><par>
<line>
lugares que
</line>
<line>
estimulam trocas simbólicas e a produção cultural. *ontudo, * sucesso *e*sas
</line>
</par><par>
<line>
iniciativas depend* de *olític*s que in*entiv*m * partic**ação ativa de *ovens, pro*o*endo
</line>
<line>
inc*usão e acessib*lidade. Para que Hambur** Ve*ho *onsolide seu p**el como territ*rio
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, T*resina, *. 22, n. 7, art. 10, p. 199-211, jul. 20*5
</line>
<line>
ww*4.Uni*s*net.c*m.*r/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Territór*o Criativo e Juventude: Um **tu*o Sobre a R*ta Tur*sti*a "Caminhos de H*mburg* Velho/R*"
</line>
<line>
209
</line>
</par><par>
<line>
*riat*vo, é necessá*io
</line>
<line>
*nvestir e* pr*gramas q*e favore*am a fo*maç*o e o engajam*nto
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
juv*n*ude, permitindo que ela contrib*a para o desenvolvime*to l*cal.
</line>
<line>
Por fim, as c*racterísticas de Hamburg* Ve*ho como um espaço cult*ralmente rico,
</line>
</par><par>
<line>
cone*tado e aberto à
</line>
<line>
ino*a*ão
</line>
<line>
atendem pa*ci*lmente
</line>
<line>
aos cr*té*ios para ser c*n*id*rad* u*
</line>
</par><par>
<line>
*er*itório *riat*vo. A combinação entre patrimô*io *istórico, *ov*rnança colaborati** * a**io
</line>
<line>
ao *m*reende*or*smo cr*ativ* constitui um **nt* de **rt*da, mas os desa*ios d* co*solid*r
</line>
<line>
esse potencial com* elemento *e atração e ret*nção de jovens cri*tivos pe*man*cem. *ssim, o
</line>
</par><par>
<line>
bairro deve
</line>
<line>
continuar a desenvo*ver
</line>
<line>
ações que favoreçam interaç*o, a cr*a*ividade e a
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*rotago*ismo j*veni*, consolida**o-se como um
</line>
<line>
destino re*evante para os *ovens
</line>
<line>
e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*conomia criativa d* região.
</line>
</par><par>
<line>
4 CONSIDERAÇÕES FINA*S
</line>
</par><par>
<line>
O estud* s*b*e o projeto *ota *urís*ica Caminho* de Hambur*o *elho e seu potenci*l
</line>
<line>
enquanto te*ritór*o criativo indi*a avan*os * d*sa*ios ** a**ação e retenção *e jovens criati*os
</line>
<line>
no ba*rro hist*r**o de Novo Hamburgo. A análi*e realizada aponta que H*mburg* Ve*ho
</line>
<line>
possui características alinhadas aos conceitos de te*r*tório cri*tiv*, com* diver*i*ad* cultur*l,
</line>
<line>
valorização do patrim*nio *istó**co e integr*ção e*tre *ult*ra, criativida*e e gastronomia. No
</line>
<line>
e*t*nto, para consolidar esse po*encial, é ess*ncial am*l**r o ent*ndim*nto sobre a presenç* e
</line>
<line>
o pr**agonism* ** juventude n* reg*ão.
</line>
<line>
A Rota Tur*stica Caminhos de H*mburgo Velho apresenta u*a governança artic*l*da
</line>
<line>
entre o poder público, e*tidades como o S*BRAE * a CD*, e os emp*eendedores loc*is. Essa
</line>
<line>
estrutura, ao fomen**r *t*v*dades cultu*ais e ***nômi*as, confi*ura um a*bient* prop*cio p*r*
</line>
</par><par>
<line>
ini*iat*vas criativas e inovadoras. Apesar **sso, ainda não há dados sis**máticos sobre
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
participação direta de
</line>
<line>
jovens
</line>
<line>
criativos n*s *mpr*endimentos
</line>
<line>
do bairro. Questõe* como
</line>
</par><par>
<line>
quanto* empr*endim*nt** são con*uzidos p*r jo*ens *u qual é o im*ac*o da iniciativ* *a
</line>
<line>
geração de emp*egos para esse público permanec*m sem resp*sta e demandam investi*açõe*
</line>
<line>
m*** aprofundadas.
</line>
</par><par>
<line>
A aus*ncia de i*formaçõ*s
</line>
<line>
detalha*as *obre a re*ação *ntre o projeto e * juventude
</line>
</par><par>
<line>
reflete uma l*cuna q*e pode l*mi*ar * plane*amen*o e a ex*cução de ações vo*tadas à atr*ç*o e
</line>
<line>
retenção de tale**os. Além disso, compreender os desafio* *nfr*ntados pel*s j**ens criativo*,
</line>
</par><par>
<line>
como ac**so a recursos, qualificaçã* p**fissiona* e oportun*dades
</line>
<line>
de in*e*ção econômica,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
fundamental para prom*ver um território criati*o inc*usivo e s***entá*el.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 22, n. 7, a*t. 10, p. 1*9-211, jul. 2025
</line>
<line>
www4.Unifsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. V. Guerguen, M. S. G. *shton, N. K**n Junior, M. Barth
</line>
<line>
210
</line>
</par><par>
<line>
P*rtanto, a co*ti*uidade deste estudo requer pesquisas *e **mpo foca*as no
</line>
<line>
le*a**ame*to de dados *spec*ficos sobre os empreendimen*os locai*, id**ti*icand* aqueles
</line>
<line>
liderados por joven* e analisan** os *ndices d* contratação d*sse pú*li*o. Tais inf*r*ações
</line>
<line>
são *s*e*ciais para *valiar o impacto do pro**to C*minhos de Hamburgo Velh* na *conomia
</line>
<line>
cr**t*va d* *e*ião e *ara *ropor *o*íticas mais eficazes d* inclusão j*ven*l. *lém disso, *ssas
</line>
<line>
*nvestigaçõ*s podem au*iliar na for*ul*ção de estratégias que prom*vam maio*
</line>
<line>
*rotagonismo d*s *ovens criativos na ges*ão e na ex**ução das ativid*des do bairro,
</line>
<line>
fortalecendo sua ide*tidade co*o terr**ório cri*tivo.
</line>
<line>
Em *esum*, H**burgo Velho demo*stra *m po*enc*al signific*t*v* como território
</line>
<line>
cr*ativo, **s *ua consolidação depende de ações que coloquem os jo*ens no cent*o da*
</line>
</par><par>
<line>
iniciativas cu*t*rai* * ec*n*micas. *sse caminho requer
</line>
<line>
não ape*as a valorização
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
patrimônio * das re*es criati*a* *x*st*n*e*, mas também o aprofundam**to d* conhe*imento
</line>
</par><par>
<line>
s*bre o papel *a juven*ude
</line>
<line>
na *inâmica local. *esquisas futuras
</line>
<line>
poderã* contrib*ir par*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
fortalecimento *o bairro como *eferê*c*a regi*nal ** *ntegração ent*e cultura, cr*atividade
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
juventude, consolid*ndo-o com* um
</line>
<line>
desti*o atraente e inova*or no cenário da economi*
</line>
</par><par>
<line>
cri*tiva.
</line>
<line>
REFERÊN*IAS
</line>
</par><par>
</page><line>
A*RAMO, H. W. Ju*en*ud*s e* foco: reflexões sobre uma ex*eriênc*a sul-ameri*ana de
</line>
<line>
pe*quisa. In: NOV*ES, R. R.; RIBEIR*, E. (Orgs.). Livro das juvent*des sul-america*as.
</line>
<line>
Ri* de Janeiro: *base, 2010.
</line>
<line>
BAR*OS, A. de *. P.; LEH*ELD, N. A. de S. P**jeto d* pesquisa: p*opostas
</line>
<line>
*et**ológic*s. 22. ed. Pe*rópolis: V*zes, 2013.
</line>
<line>
BRASIL. **i nº 12.852, de 05 de ago**o de 2013. Institui o Estatuto da J*vent*de e dis*õe
</line>
<line>
sobre *s direi*os **s jove*s, os princípi*s * di*et**zes das políticas púb*ic*s de juve*tude e o
</line>
<line>
S*stema Nac*onal de Ju*entude - SINAJUVE. Diário Oficial da União, 2*13. Dispo**vel em:
</line>
<line>
https://www.pl*na*to.gov.br/cc*vil_03/_at*2011-20*4/201*/lei/l12852.htm. A*ess* *m: 17
</line>
<line>
m*r. 20*5.
</line>
<line>
C*MINH** DE HAMBURGO VELHO. Per**l Oficial da Rota turís*ica de Ham*urgo
</line>
<line>
**lho [P*stagem ** Ins*agram]. Instagram, 27 set. 202*. *isponível em:
</line>
<line>
htt*s://ww*.ins*agr*m.com/caminhosdehamburgovelho?igs*=bThuOW9pb**2ZWc=.
</line>
<line>
Acesso *m: 17 ma*. *02*.
</line>
<line>
FL***DA, R. A ascen*ão d* classe criativa - e s*u *apel na transformaç** do t*abal**, do
</line>
<line>
laz*r, da com*n*dade e do cotidiano. Porto Al**re: L&*M Editores, 2011.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 2*, *. 7, a*t. 1*, p. 199-2*1, jul. *0*5 w**4.Unifsan*t.c*m.br/*evist*
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
Te*ritório C*i*tivo e *uven*ude: Um Estudo S**re a Rota T*rística "Ca*inhos de Ha*burgo Velho/R*"
</line>
<line>
211
</line>
</par><par>
<line>
HOW*INS, J. The creat*ve *con*my: how people make mone* from ideas. L**don:
</line>
<line>
Penguin UK, ***2.
</line>
<line>
LANDRY, C. Origens e *uturos d* cidade criati**. São Paulo: *E*I-*P *ditora, *0*3.
</line>
<line>
MINAY*, M. *. de S. O d*safi* da pesquisa socia*. In: D**LANDE*, S. F.; GOMES, R.;
</line>
<line>
MIN*YO, M. C. de S. (Orgs.). Pesquisa social: *eoria, método e criativi*ad*. 25. ed.
</line>
<line>
Petrópolis: Voz*s, 2007.
</line>
<line>
NO** HAMB**GO. Novo Hambu*go lança n*va R*ta Turí*tica Caminho* de
</line>
</par><par>
<line>
H*mbur** V*lho: onde *abo*es, hi*tórias e cultu*a se
</line>
<line>
encontram. 2024. Disponív*l em:
</line>
</par><par>
<line>
*ttps://*ww.novo*amburgo.rs.gov.b*/noticia/n*vo-ham*urgo-lanca-*ova-rota-tu**st*c*-
</line>
<line>
cami*hos-hambu*g*-vel*o-ond*-sabores-*i*toria*. Ace*so em: 17 mar. 2025.
</line>
<line>
REIS, A. C. *. Cidades *riativas: da teoria * prática. S*o *aulo: SESI-SP Edit**a, 20*2.
</line>
<line>
VI*ANT, E. O que é *ma c*dade c*iativa? São Paulo: *ditora Senac São Paulo, 2012.
</line>
</par><par>
<line>
Com* Referenciar este *rtigo, conforme ABNT:
</line>
<line>
M. V. GUERGUEN, M. S. G. ASHTON, N. KUHN *UNIO*, M. BARTH, *erritório Cr*at*vo e
</line>
<line>
Juventude: Um Es*udo So*re a Rota Turística "Cam**hos d* Hamburgo Velho/*S". Rev. FSA,
</line>
<line>
Teres*n*, v. 22, n. 7, a*t. 10, p. 199-211, jul. 20*5.
</line>
</par><par>
<line>
Co*tribuição dos Aut*res
</line>
<line>
M. V. G*erguen
</line>
<line>
M. S. G. Ashton
</line>
<line>
N. Kuhn Junior
</line>
<line>
M. Ba*th
</line>
</par><par>
<line>
1) concepçã* * *lanejame*to.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) análise * interpretação dos d*d**.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) e*abora**o do rasc*nho ou na r*visã* *rít*ca do cont*úd*.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) participação na *prov*ção da versão final do *anuscri*o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FS*, Teresina PI, v. 22, n. 7, ar*. *0, p. *99-211, jul. 2025
</line>
<line>
www4.Unifsanet.com.br/revista
</line>
</par>Enlaces refback
- No hay ningún enlace refback.

Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 4.0 Internacional.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)