<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.Unifsanet.*om.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, T*r*s**a, v. 22, n. 8, art. 5, p. 82-95, *g*. 20*5
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*5.22.8.5
</line>
</par><par>
<line>
A *ustiça Distributiva como Funda*e*to Normat*vo *a Segu**dade Social Br**ileira:
</line>
<line>
Cons*ituição de 1*88, Pa*a*igmas de E*uidade e Desa**os de *fetivida*e
</line>
<line>
Di*tribu*i*e Justi*e as the Normative Fo*nd*tion of Brazili** *ocial Sec*rity: The 1988
</line>
<line>
Co*stitutio*, Paradigms o* Equity, and Chall*ng*s to Effectiven*ss
</line>
</par><par>
<line>
Ana Cla*a C*rvalho d** Santos
</line>
<line>
*es*rado em Dire*t* *ela Univ*rsidade Federal *o *iauí
</line>
<line>
Bach*rela em Dire*to pela Universid*de E*tadual do Pia*í
</line>
<line>
E-m*il: *lara*carvalho.*na@*m*il.com
</line>
<line>
Rau* Lop*s de Araújo Net*
</line>
<line>
Pós-Doutor pela UnB
</line>
<line>
Doutor pela *UC-SP
</line>
<line>
Professor *a *r*d*aç*o e PP*D-UF**
</line>
<line>
E-mail: raullopes@*f*i.edu.*r
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: *na Clara **r*alho dos Santos
</line>
<line>
Editor-C*efe:
</line>
<line>
Dr.
</line>
<line>
*o*ny
</line>
<line>
Kerley
</line>
<line>
**
</line>
<line>
A*enc*r
</line>
</par><par>
<line>
Univer*idade
</line>
<line>
Fede**l do
</line>
<line>
Piau*,
</line>
<line>
Campus
</line>
<line>
*niversit*rio
</line>
<line>
R*drigues
</line>
</par><par>
<line>
M*nistro P*trôni* Portella - **inga, Tere*ina - PI, 64049-
</line>
</par><par>
<line>
55*. Bra*i*.
</line>
<line>
Artigo recebido em 1*/0*/2025. Úl*ima
</line>
<line>
ver**o
</line>
</par><par>
<line>
Ende*eço: Raul Lopes de Araú*o Neto
</line>
<line>
**cebida em 04/08/2025. Aprov*do em 05/0*/2025.
</line>
</par><par>
<line>
Universidade
</line>
<line>
Feder*l do
</line>
<line>
Pi*u*,
</line>
<line>
Campus
</line>
<line>
Un*versitár*o
</line>
</par><par>
<line>
Mi*i*tro *etrônio Port*lla - Ininga, Teresina - P*, 64049-
</line>
<line>
Ava*iad* p*lo sis*ema Triple Review: De*k Review a)
</line>
</par><par>
<line>
5*0. B**sil.
</line>
<line>
pel* Edito*-Chefe; * b) *oubl* Blind Review
</line>
</par><par>
</page><line>
.
</line>
<line>
(aval*açã* cega por dois av*liadores da área).
</line>
<line>
*e**sã*: Gramatic*l, Normativa * de F*rmatação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A J*stiça Dist*ibutiva como Fundamento Nor*at*vo *a Seguridade Social Brasile*ra: Con*tit*ição de 1988
</line>
<line>
83
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
Este *rtigo inve*tig* em que med*da a
</line>
<line>
justiça distributiva con*titui um p**ncípio normativo
</line>
</par><par>
<line>
vinculante *a **tr*tura da s**uri*ad* s**ial brasi*eira, l*z da Cons*ituição de 1*8*. A à
</line>
<line>
pesq*isa parte da premissa de q*e *s *ireitos soc*ais não são mera* p**m*s**s programáti*as,
</line>
</par><par>
<line>
mas obrigações *ur*dica* estrutu*adas
</line>
<line>
em to*no de va*ores, como igualdade material,
</line>
</par><par>
<line>
solidar**dade e
</line>
<line>
dignidad* da pessoa humana. Com base *m *ma abord*gem teóri*o-
</line>
</par><par>
<line>
*o*mática e hermenêutica, o estud* articul* f*ndamentos filosófi*os (Flei*c*acker),
</line>
<line>
constitucionais (H*sse) * dogmático* (Ba*era), além de *ados empír*cos e an*l*se* *rít*c*s **s
</line>
</par><par>
<line>
polít*cas *o**ais *ont*m*orân*as (Me*eiros e Din*z). * *rabalh* demon*tra
</line>
<line>
que * *u*tiça
</line>
</par><par>
<line>
distr*butiva foi positivada co*o núcleo da ordem social brasileir*, especialmente no campo da
</line>
</par><par>
<line>
s*guridade, mas enfrenta crescente *ensão *iante
</line>
<line>
da adoção de par*digmas se*eti*os de
</line>
</par><par>
<line>
e*u*dade, *omo a focalização de be**fíc*os. Conclui-*e que a efetiv*dade da justiça
</line>
<line>
distributiva no Brasi* *emanda a reafirma*ão de seu caráter nor*ativo, *om políticas públ*cas
</line>
<line>
universais e integradas à *ógica c*nst*tucional do Estado Soc*al, sob p*na de esvaz*amento do
</line>
<line>
p*cto d*mocr*tico d* 1988.
</line>
</par><par>
<line>
Palavras-chave: Ju*tiça Distributiva. *eg*ridade Socia*. Constituição
</line>
<line>
de 198*. Direitos
</line>
</par><par>
<line>
So*iais. Equidade.
</line>
</par><par>
<line>
*BSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
This a*ticle investigate* *he extent to w*ich distribu*ive justice constitu*e* a
</line>
<line>
bi nd* n*
</line>
</par><par>
<line>
normative
</line>
<line>
principle *n the stru*ture of Brazilian *oci*l **curity, in light *f the 1*88
</line>
</par><par>
<line>
Consti*ution. T*e research starts from *he *r*mis* that soci*l rights are not m*re
</line>
</par><par>
<line>
*rogr*mmatic prom*se*, but l*gal
</line>
<line>
obli*at*ons structured
</line>
<line>
**ound
</line>
<line>
val**s such as mater*a*
</line>
</par><par>
<line>
equality, s*lid*ri**, and
</line>
<line>
human
</line>
<line>
dignit*. B*sed on a theoretical-dogm*tic and herm*neutic
</line>
</par><par>
<line>
appro*ch, the st*dy articul*te* phi*osoph*cal (Fleischa*ker), co*stitutional (Hesse), *nd
</line>
<line>
do*ma*ic (B*lera) founda*ions, as *ell a* e*pirical dat* a*d c*i*ical *nalyses o* contempo*ary
</line>
<line>
soc*al polici*s (Medeiros and Diniz). Th* work demon*trates t*at distributive justi** has been
</line>
<line>
est*blished *s the core of the Brazilian social or*er, especia*ly in t** fi*ld of social se*urity,
</line>
<line>
b** *aces g*owing te*sion in the face of
</line>
</par><par>
<line>
*he ad*p*ion of s*l*ct*ve p*radi*m*
</line>
<line>
of equity, such as the targeting o* benefits. It co**ludes
</line>
</par><par>
<line>
that the ef*ectiveness *f di*tribu**v*
</line>
<line>
justice in *razil req*ires the reaffi*ma*ion
</line>
<line>
of i t s
</line>
</par><par>
<line>
normative chara*ter, *ith uni*ersal publi* policies i**egrate* into the *onsti*utional logic of
</line>
</par><par>
<line>
the welfare st*te, und** penalty of u*dermi*i** *h* 1*88 de*o*ratic *act.
</line>
</par><par>
<line>
Keyword*: Dis*ri**tive Justi*e. Social Security. Constitutio*. So*ia* Rights. Equity.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 22, n. 8, ar*. 5, p. 82-95, ago. 2025
</line>
<line>
www4.U*i*sa*et.c*m.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. C. *. San*o*, *. L. Araújo Neto
</line>
<line>
8*
</line>
</par><par>
<line>
1 *NTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
A Constit*ição Federal de 1988 *ns*i*uiu, no B*asi*, um modelo ** Es*a*o Social
</line>
</par><par>
<line>
co*p*ometido com a real*zaç** ** *ustiça
</line>
<line>
*ocial e com a promoção d* condições materiais
</line>
</par><par>
<line>
mínimas para a di**idade huma**. A *riação *o sistem* de *egu*i**de soc*a* abrang**do
</line>
</par><par>
<line>
saúde, pr*vidência assistênci* social rep**se*t* um d*s principais e
</line>
<line>
ins*rumentos *essa
</line>
</par><par>
<line>
*rquitetura **nstitucion*l distribut*va. No entan*o, a e*et*v*da*e desses direit** t*m sido
</line>
</par><par>
<line>
sistema*i**mente t*nsio*ada *or cris*s fis**i*, reformas i**tituc**nais e
</line>
<line>
disputas sobr*
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
crit*ri*s de aloca*ão de recursos p*blicos. Nes*e contexto, t*r*a-s* fun*amental *xami*ar os
</line>
<line>
fundame**o* *ormati*os que sustentam a *eguri*ade *ocial bras*leira, *s*ec**lmen*e à luz do
</line>
<line>
princípio da *ust*ça distributi*a.
</line>
</par><par>
<line>
*ong* de se **atar de um i*eal ét**o des**nculado
</line>
<line>
*a
</line>
<line>
*ea*i*ade jurídica, a
</line>
<line>
justi*a
</line>
</par><par>
<line>
distributiva p**s*u, com * co*sti*uc*onalismo co*te*po*âneo, a *nte***r o núcle* normativo
</line>
</par><par>
<line>
*as
</line>
<line>
c*nstituições sociais. Como demonstram
</line>
<line>
autores, *omo S*muel Fleischacker, a noção
</line>
</par><par>
<line>
mo*erna de justiça distr*butiva rompe
</line>
<line>
com a con*epção
</line>
<line>
ar*stotélica de
</line>
<line>
méri*o e **ssa
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
vi*c*lar o E*tado à p*omoção d* ig*a*d*de ma*erial e c*mba*e * excl*são. No Brasil, ess*
</line>
<line>
deslocamento *stá e**dent* *a *ons**tuição *e *988, que *stabelece objet*vo*, tai* co*o a
</line>
</par><par>
<line>
er*ad*cação da pobreza, a redução das de*igu**d*des sociais e re*i*nais (art. 3*, *II),
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
reconhece o p*imado do tra*alho e a justiça **cial
</line>
<line>
co*o f*n*amen*os da
</line>
<line>
or*em *o*ial (art.
</line>
</par><par>
<line>
*93).
</line>
</par><par>
<line>
Contudo, a concr*tizaçã* *esses o**etiv*s constitu*i*nais dep*nde não ape*as
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
exis*ên*ia de norm*s princi*ioló*i*a*, mas da co*preensão d* sua f*rça normativa, conforme
</line>
<line>
propõ* Konrad Hess*. Se*und* o ju*ista alem*o, os pr*ncíp*os constitucionais não são meras
</line>
</par><par>
<line>
d*c*arações prog*amáticas; são
</line>
<line>
com*ndos v**cula*tes que estrutu*am a *ção es**tal.
</line>
<line>
Essa
</line>
</par><par>
<line>
perspect*va t*rna-se e**encial dian*e da
</line>
<line>
cresce*te adoção de po*í*icas públic*s ba*e**as em
</line>
</par><par>
<line>
par*digmas seletivos * focalizad*s, com* de*ons*ram os
</line>
<line>
estudo* de M**cel* Medeiros
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Débo*a Diniz, *ue ev*denci*m * *ensão entre os princípios
</line>
<line>
de equidade e uni*ersalida*e
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
prát*ca da *eguridad* s*cia* brasilei*a.
</line>
</par><par>
<line>
Diant* di*so, o p**sen*e trabalho p*opõe-*e a **alisa* e* que
</line>
<line>
medid* a
</line>
<line>
j*stiça
</line>
</par><par>
<line>
distributiva constitui um fundamento **r*ativo do s*s*ema d* seguridade social *rasileiro,
</line>
</par><par>
<line>
ex*mina*d* seu **r*izamento
</line>
<line>
const**uc*onal e
</line>
<line>
os d**a*io* p*áticos i*pos*o* pel*s
</line>
</par><par>
<line>
par*digmas c*ntemp*râneos de equidade. Bu*ca-se, assim, art*cular a d*mensão filos*fica do
</line>
<line>
co*ceito de *ustiça **stributiva com * est*utura norm*tiva da Constitu*ção de 1988 e *om as
</line>
</par><par>
<line>
e**olhas institucionais que afetam a efetividade dos
</line>
<line>
dir**tos s*cia*s. A i*vestigação
</line>
<line>
se
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a, v. 22, n. *, art. 5, p. 82-95, ago. 2025
</line>
<line>
www4.Unifsanet.c*m.br/*ev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* Jus*iça Dist*ibutiva como Fun**ment* **rmativ* da Seguridad* *oc*al Brasilei*a: Constitui*ão de 1988
</line>
<line>
85
</line>
</par><par>
<line>
jus*ifica pela nece*sidade de c*mpre*nder se a justi*a distrib*tiv*, no Brasil, op*ra como um
</line>
</par><par>
<line>
i*perativo const*tuciona* vin*ulante ou se permane*e como r*tó**ca *nstitu*io*al
</line>
<line>
diante
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
u* cen*rio de desigualdad** persistentes e sele*iv*dade orçamentária.
</line>
</par><par>
<line>
Essa *ndaga*ão torna-*e a*nda mais relev*nt* quando se considera a centralid*de que *
</line>
</par><par>
<line>
jus*i*a
</line>
<line>
dis**ibuti*a *ss*me
</line>
<line>
no
</line>
<line>
desenh* *onstitucional de 198*, ju*tamente em um context*
</line>
</par><par>
<line>
h*stórico marcado por d**i*u*ldades pr**undas *
</line>
<line>
estruturalme*te *rraigad*s. A tensão e*tre
</line>
</par><par>
<line>
o* objetivos constitucionais de justiça social e as esco*ha* polí*icas e *i*cais con*em*orâneas
</line>
</par><par>
<line>
exige uma
</line>
<line>
*nálise **ítica sobre efet*v*dade a
</line>
<line>
*os direitos s*ciais, espe*ialme*te no que *e
</line>
</par><par>
<line>
refere à possibi*ida*e *e s* considerar * j*stiça di*tributiva como um pri*cípio jurídico
</line>
<line>
vincula*te * não *pe*as como dir*triz étic* ou me*a política.
</line>
<line>
2 REFERENC*AL T*ÓRICO
</line>
</par><par>
<line>
Com efeito, a C*ns*ituição d* 19*8
</line>
<line>
não apenas consagrou a se*urida*e social
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
<line>
eixo estruturante da *rdem social br*s*le*ra, mas o fez a part*r d* compromi*so* explícitos
</line>
</par><par>
<line>
co* a red**ã*
</line>
<line>
*as desigualdades, a justiça *ocial
</line>
<line>
e
</line>
<line>
o
</line>
<line>
primad* do trabalho. Tais
</line>
</par><par>
<line>
compromissos, *on*udo, enco*tram-se sob constante ameaça dia*te da ad*ção *e parad**mas
</line>
</par><par>
<line>
*e equida*e *eletiv*,
</line>
<line>
da *udi*ialização *ragmen*á*ia *as p*líticas sociais * da crescente
</line>
</par><par>
<line>
re*trição orçamentária inst*t*cio*alizad*. Nes*e
</line>
<line>
cen*rio, refl*tir sobr* a *atureza e o peso
</line>
</par><par>
<line>
normativo
</line>
<line>
da jus*iç* d*str*butiva permite *ançar luz sob*e o
</line>
<line>
*l*an*e co*sti**ci*nal
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
seg*rid*de social e sobre os *imites jurídicos da atu**ão estata*.
</line>
<line>
Nesse context*, a pr***nte pesq*is* se justifica não ap*nas por *ua relevân*ia t*óri*a,
</line>
<line>
c*mo tamb*m por *ua aderência aos d*bates centrais sobr* a efeti*ação d*s direitos sociais no
</line>
<line>
*rasil. Isso se evidencia na in*estigaçã* dos fundamentos f*losófico-jur*dic*s da *egu*idade
</line>
</par><par>
<line>
soci** sob
</line>
<line>
uma ótica c*nstitucional; no aprofu*damento do
</line>
<line>
**tud*
</line>
<line>
sobre os
</line>
<line>
*rincípios *ue
</line>
</par><par>
<line>
*rienta* a prote*ão social - como equid*de, universalid*de, sel*t**id*de e *usti** social; e na
</line>
</par><par>
<line>
artic*laç** entre teoria prática, ao examinar as t*nsões existentes e*tre a normat*vidade e
</line>
<line>
co*stitucional * o* modelos a*otad** para a *m*lemen*ação de políticas públi*a*.
</line>
</par><par>
<line>
T****-se, po*tanto, de uma propos*a coere*te *om os
</line>
<line>
desafios cont*mpor*n*os
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
proteção social, ofe*ec*ndo uma c*nt**bui*ão analítica que vai alé* da me*a
</line>
<line>
*escrição
</line>
</par><par>
<line>
normativa. B*sca-se
</line>
<line>
*romo*er
</line>
<line>
uma refle*ã* cr**ica s*bre * concretização dos objetivos
</line>
</par><par>
<line>
constit*cion*is
</line>
<line>
em matéria *e segu*idade social, a **rt*r de
</line>
<line>
uma aborda*em metodológic*
</line>
</par><par>
</page><line>
voltada à análise da normat*vida** constitucional em sua relaç*o *om a *ustiç* distributiva.
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*esina PI, v. *2, n. 8, art. 5, p. 82-95, ago. 2**5 www4.Unif*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. C. C. Santos, R. L. Araú*o Neto
</line>
<line>
86
</line>
</par><par>
<line>
Com isso, pretende-*e compreender como tais *rincípios se estrutur*m no or*enamento
</line>
<line>
jur*d*c* **asi*eir* e influe*ciam a formulação e a execução das políticas soci*is.
</line>
<line>
* metodologia adotada n*st* trabalho é qualitativa, com a**rdagem ****i*o-dogm*t*ca
</line>
</par><par>
<line>
e *nfoque herme**utico-con*tituci*nal. Par*e-s* da premissa de *ue os princípios valore* e
</line>
<line>
cons*it*cionais, em espec*al aquel*s *elaci*nados à justiça *ocial, possuem densidade
</line>
<line>
normativa s*fici*nte p*ra ori*nta* a interpret*ção e a ap*ic*ção concreta das nor*as relativas
</line>
<line>
à seguridad* soc**l. O método co*sis*e na a*ál*s* c*íti*a *e dispositiv*s da Constitu**ão
</line>
</par><par>
<line>
Fed*ral ** 1988, à luz da *outrina e*pecializada e
</line>
<line>
d* marcos *ilosó*icos sobre a justiça
</line>
</par><par>
<line>
distri*u**va, com o ob*etivo *e compre*nder * e*tensão normativa e instituc*on** *o princípio
</line>
<line>
distrib*tivo na estrutura do *s*ado soci*l brasi*eiro.
</line>
<line>
A *n**st*gação an*ora-se e* revisão bibl*ográ***a rigor*sa, reunindo contri*uições d*
</line>
<line>
autores clássi*os e co*t**porâneos. Samuel *leisc*a*ker é mobilizad* para of*recer os
</line>
</par><par>
<line>
f*ndamentos filosó*icos
</line>
<line>
da justiça distributi*a,
</line>
<line>
destacando sua transição *istórica de uma
</line>
</par><par>
<line>
*oncepç*o moral
</line>
<line>
*ndi*idual para um d*ver i*s*itucion*l do Estado moderno. Ko*r*d Hesse
</line>
</par><par>
<line>
*ontr*bu* com sua teoria da *orça normativa da c*nstit*ição, ess*nc*al para afirmar que os
</line>
</par><par>
<line>
p*incípio* cons*i*ucionai* - mesmo *s de *atureza aberta ou
</line>
<line>
prog*a*át*ca
</line>
<line>
- impõem
</line>
</par><par>
<line>
*incu*ações *urídicas efetivas aos
</line>
<line>
po*er*s
</line>
<line>
públicos. A *n*lise
</line>
<line>
*e Wagne* Ba*era *ornece
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
vínculo do*mático entre just*ça distributi*a e
</line>
<line>
o sistema de
</line>
<line>
se*uridade socia* b*asileiro,
</line>
</par><par>
<line>
permi*indo compre*nde* como a orde* cons**tucional
</line>
<line>
de 1988 incorpo*a tais valo*es à su*
</line>
</par><par>
<line>
*rqui*etura jurídic*. Por fim, os estu*os de Marcelo Medeiros e Débora Di*iz contribuem p*ra
</line>
</par><par>
<line>
a compreensão dos modelos distributivos e* *isp**a na formulação e imple*en**ção
</line>
<line>
d*s
</line>
</par><par>
<line>
políticas sociais
</line>
<line>
brasileiras, especialmente no que tange à tensã* en*r* uni*ersalismo e
</line>
</par><par>
<line>
fo*a*ização.
</line>
</par><par>
<line>
O d*sen*olvimento do trabalho foi estrut*rado em três seções principai*. A prim*i*a
</line>
</par><par>
<line>
*borda
</line>
<line>
os fu*da*entos filosóficos *a
</line>
<line>
justiça
</line>
<line>
di**ributiv*, e*aminando s*as or**ens
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
transformaçõe* a*é seu reconhecimento com* res*onsabilidade
</line>
<line>
pública do E*tado. *m
</line>
</par><par>
<line>
segui*a, a segu*da seção
</line>
<line>
discute a normatividade da justiça distributiva na Constit*ição
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
1988, analis*ndo os
</line>
<line>
d*sp*sitiv*s **ns*itu*ionais que consagram a justiça so*ial, a *ignidade
</line>
</par><par>
<line>
d* pes*oa *u*ana a seguridade social como *ila*e* do *odel* *ra*ileiro, com ba*e em e
</line>
</par><par>
<line>
**sse e Ba*era. A ter*ei*a e últ*ma seção examina os par*d**mas contemporân*os
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
equidade e *eus impactos
</line>
<line>
na efetivid*de *a j*stiça distributiva no *rasil, com
</line>
<line>
*poio
</line>
<line>
nas
</line>
</par><par>
<line>
re*lexões de Medeiros e Diniz, busc*ndo i*entif*car *m que medida
</line>
<line>
a* *pções po*íti*o-
</line>
</par><par>
</page><line>
institucion*is atuais têm fo*talecido ou e*fraque*ido o cum**imento do* objetivos
</line>
<line>
distribu*ivos *on*t*tuci*na*s.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, *. 22, n. 8, ar*. *, p. 82-9*, ago. 202* *ww4.Unifsanet.c*m.b*/rev*st*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Jus*iça *ist*ibutiva c*mo F*ndamento Norm*tiv* da Seguridade *oc*al Brasileira: C*nstituiç*o de 1988
</line>
<line>
87
</line>
</par><par>
<line>
Es*a *rganização vi*a garantir coesão i*terna, *rofundidade an*lítica e aderência a**
</line>
<line>
objeti*os da **sciplina "E*etiv*dad* dos Di*eitos da Se*uri*ade *ocial", proporcionan*o *ma
</line>
<line>
r*fle**o crí*ic* e no*mativamen*e co*siste**e sobr* os desafios *a conc*etiz*ç** da justiça
</line>
<line>
distr***tiva *o context* *rasileiro.
</line>
</par><par>
<line>
*.1 Fundamentos
</line>
<line>
Filo*ófico* da *u*tiça Di*t**butiva: Da
</line>
<line>
*irtude Mo*al
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
Respon*abilidade Pública
</line>
<line>
A compree*são co*temporân** da jus*iç* distributiva como *rinc*pio n*rmativo do
</line>
<line>
Es*ad* é fruto de uma long* transformação co**eitual e histórica. *onforme *bserv* Samuel
</line>
</par><par>
<line>
Fl*ischacker (2006), * justiça distri**tiva,
</line>
<line>
nas orige*s do p*n**men*o *i**sóf*co o***ental,
</line>
</par><par>
<line>
não era con*ebida como uma exigênci* *o poder público, *as como uma vi*tude indi*idual,
</line>
</par><par>
<line>
o*ientada por *ritérios de mérito, honra *u reciprocid**e. Em Aristóteles, por ex*mplo,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
distribuição just* diz** respei*o à adequada proporç*o entre o valor do indiví*uo e os bens ou
</line>
</par><par>
<line>
ho*rar*as que
</line>
<line>
l*e eram concedid*s, **ndo estrutu*ada por uma lógica ess*ncialmente
</line>
</par><par>
<line>
hierárquica e não igualitária (FLEIS*H*CKER, 2006, p. 17).
</line>
<line>
Es*e paradigma c**e*a a *er tr**sformado com o surgim*nt* da filosofia moderna e
</line>
<line>
do E*tado *iberal, prin*ipalme*t* a partir dos debates contratu*li*tas. Todavia, é *pe*a* com
</line>
</par><par>
<line>
autor*s, como Jean-Ja**ues Ro**s*au e Immanuel *ant que se delineia uma
</line>
<line>
tr*n*içã* mais
</line>
</par><par>
<line>
c**sistente: a justiça distributi*a pa*sa a se* pens*da com* *a*te de um projeto institucional
</line>
</par><par>
<line>
de cons*r*ção de
</line>
<line>
uma *ocied*d* justa, em *u* os bens pr*mários - como *enda, saúd*,
</line>
</par><par>
<line>
educação * oportunidades - devem *er r****tidos nã* com base na ho*ra o* no *érito, mas na
</line>
<line>
garantia *a libe**ade e da igualdade dos cidadã*s (FLEISCHACKER, 2006, p. 22).
</line>
<line>
O **rco dec*sivo de**e *e*locamento é a *odernid*de pol*t*ca, *u* atribui ** Estado
</line>
<line>
a respon*ab*lidade a*iva pela regulação das desig*ald*des ec*n*mi*as e sociais. Flei*c*acker
</line>
<line>
(2006) *rgumenta que, **bora no *iberali*** clássico ain*a **uve**e fo*te resistência à *de*a
</line>
</par><par>
<line>
de interve*ção distribut*va
</line>
<line>
estatal, o surgimento do* *stados *o*iai*, no *éculo XX,
</line>
</par><par>
<line>
consolidou a compre*nsão de que a justiça
</line>
<line>
distributi*a *xige meca*ismos
</line>
<line>
inst*tucionais
</line>
</par><par>
<line>
per*anentes de r**istribuição
</line>
<line>
de *ecursos e de corr*çã* das a*simetrias estruturais. Nesse
</line>
</par><par>
<line>
*o*o arranjo, a pobreza deixa de ser vista c*mo um f*acasso moral o* i**ividual, passa*do *
</line>
<line>
ser tr**a*a como um p*oblema p*blico cuja *olução * *e re*p*nsabilidade *ole*iv*.
</line>
</par><par>
<line>
Esse movimento, que
</line>
<line>
**sloca justiça dis*ributiva do plan* a
</line>
<line>
da moralida*e priva*a
</line>
</par><par>
</page><line>
p*ra o campo do *irei*o público, tem imp*ic*ções decisivas para a interp*etação *onstitucional
</line>
<line>
contemporânea. O princípio da *us*iç* distributiva, nesse novo cenário, deixa de s*r uma
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresi** PI, v. 22, n. 8, art. 5, p. 82-95, ago. 202* ww*4.Unifsanet.co*.b*/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. C. C. Santos, *. L. Araúj* Neto
</line>
<line>
88
</line>
</par><par>
<line>
virtu*e *deal e abs**ata, a*sumindo a f*rma
</line>
<line>
de um co*p*omiss* nor*ativo vinculant* que
</line>
</par><par>
<line>
estrut*ra os fundam*nto* do Estado Social. Nesse sentido, a concepç*o mo*erna de justiça
</line>
</par><par>
<line>
distributiva - tal como apres*ntada por *l*ischack*r - *ermite c*mpreender
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
c*nstitucio**lização *o* dire*tos sociais e *a seguridade *ocial nã* como
</line>
<line>
concessões
</line>
</par><par>
<line>
generosas *u meramente polít*cas, *as *omo obrigações jurí*icas de*iv*da* de *rincípios
</line>
<line>
ético-políticos p*s*ti*ados.
</line>
<line>
Ess* transição conceitual *orn*ce o *l*cerce teóric* pa*a a leitu*a da Con**ituição
</line>
<line>
*e*eral de 1988 *ob uma ótica distribu**va. Ao consag*ar, já em seu art. *º, que u* dos
</line>
<line>
*bjetivos fundamentais da *e*úblic* é a e*radicação da p*bre*a e a redução d*s
</line>
</par><par>
<line>
desi**ald*d** *ocia*s e r*g*onai*, o constituinte br*silei*o inscreve no texto constitucional
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
matriz *oder*a d* justiça distri*utiva, t*l como d*lin*ad* por Fleischacker. A s*gurid*de
</line>
</par><par>
<line>
social, nesse contexto,
</line>
<line>
passa a ser com*reendida como
</line>
<line>
instrumento jur*dico-**rmativo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
justiça distributi*a institucionalizada,
</line>
<line>
com implicações diretas na f*rmulação de
</line>
<line>
po*ítica*
</line>
</par><par>
<line>
púb*icas * *o d*ver ** ação dos *oderes pú*licos.
</line>
</par><par>
<line>
Conclui-se, portanto, que a justiça distributiva, ao m*grar da esfer* *ilos*fica para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
con*titucional, transforma-se em prin*ípio j**ídico estr*tura*te do E**ado c*ntemporâneo.
</line>
<line>
Sua tr*jetória hist*rica legitima a interpretaçã* ** que a ordem c**stitucional brasileira - e*
</line>
</par><par>
<line>
e*pecia* após 198* - nã* apenas comporta, mas exi*e,
</line>
<line>
uma atuação estatal pautada
</line>
<line>
por
</line>
</par><par>
<line>
*ritérios *e equ**ade, universali*ade e solidariedade social. A par*ir
</line>
<line>
dessa ba*e teórica,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
possíve* avançar para a a*ál**e da
</line>
<line>
normativi*ade
</line>
<line>
constitucional d* justi*a dis*ribut*va,
</line>
</par><par>
<line>
examinando como esse *r*ncípio se manifesta
</line>
<line>
n* texto constitucional brasil*ir* e
</line>
<line>
quais
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
se*s efeit*s sobre a efetividad* do* *ireitos s*ci*is.
</line>
<line>
3 RESULT*DS E DI*CUSSÕES
</line>
<line>
3.1 A Força Normati*a *a J*stiça *is*ributiva na *onstituição de 19**
</line>
</par><par>
<line>
A co*s*lidação da *ust*ça
</line>
<line>
distribu*iva como princípio no*mat*vo na ordem
</line>
</par><par>
<line>
co*stitu*i*nal brasileira de 198* exi*e não apenas a identificação d* suas *an*festaçõ*s
</line>
<line>
textuais, m*s também a comp*ee*são *a natureza *ur*d*ca do* princípios constitucionai* e d*
</line>
<line>
sua *ficá*i* vincul*nte. Nesse as*ecto, a teo*ia da for*a *ormativa d* *onstituição, f*rmulada
</line>
</par><par>
<line>
por Konrad *esse, ofere*e um **cabouço dogmático essen*ial
</line>
<line>
para **irmar que
</line>
<line>
*
</line>
<line>
j*st*ça
</line>
</par><par>
</page><line>
dist*i*uti*a não é mera dire*riz política, mas sim fundamento juríd*co d* atuação estatal.
</line>
<line>
Rev. FS*, **res*na, v. 2*, n. 8, art. 5, p. 82-95, ag*. 2*25 *ww4.Unifsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Justiça Distri*u*iva como Fundamento Normat*vo da Seguri*ade S*cia* Brasileira: Constituiçã* de 198*
</line>
<line>
89
</line>
</par><par>
<line>
He*se (1991) s*stent* que a Const*tui**o não *eve ser *e*uz*d* a um pr*gram* idea*
</line>
<line>
ou a um repositório sim**lico d* v*lores. Ao cont*ário, ela *ossui força *ormativa p*ópria,
</line>
</par><par>
<line>
capaz de conformar a *ealida*e ju*ídica, po*ítica * so*ial,
</line>
<line>
desde *ue haja, por part* dos
</line>
</par><par>
<line>
poderes constitu*dos e
</line>
<line>
*a socie*ade,
</line>
<line>
a efetiva "vo*tade de
</line>
<line>
constituição" (Wil*e zur
</line>
</par><par>
<line>
Ve**assu*g). Es*a força normativ* *e aplica também às normas de con*eúdo p*i*cipiológico,
</line>
</par><par>
<line>
que embora **tadas de abst*ação,
</line>
<line>
operam como critérios vinculantes
</line>
<line>
de *nterpreta**o e de
</line>
</par><par>
<line>
conforma*ão ** condutas e polít*cas públicas. A *i*ti*çã* *nt*e nor*as m*ram*nte
</line>
<line>
pro*ramá**cas e norm*s *e e*icácia plena, p*rt*nto, *ão pode ser ut*lizada como fundamento
</line>
<line>
p*ra relativi*ar a im*eratividad* d*s princ*pios constitucio*a*s fundamentais - como * o *aso
</line>
<line>
da j*stiça soc*al e da red*ção d** des*gu*lda*e*.
</line>
<line>
* Constituição de 1*88, sob forte influ*ncia do model* do Esta*o Social e d* *radição
</line>
</par><par>
<line>
do constituciona*ismo *ós-19*5, posi*ivou *xpressamente o com*r*misso
</line>
<line>
com a
</line>
<line>
ju**iça
</line>
</par><par>
<line>
distri*ut*va, ao estabel*cer, *o *rt. 3*, *II, com* objetivo fundamental da Repúbl*ca
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
erradica*ão da p*b*e*a e redução das d*sig**ld*des sociais e regionais. Além dis*o, o art. a
</line>
<line>
193 decla*a que a ordem soc**l tem c*mo base o pri*ad* do trabalho e c*mo ob*etivo o *em-
</line>
</par><par>
<line>
estar e a justi*a s*ciais. Esses
</line>
<line>
di * pos i * * vos
</line>
<line>
*ão são me*as procla*açõe* *etó*icas: eles
</line>
</par><par>
<line>
compõ*m o núcleo
</line>
<line>
norm**ivo da
</line>
<line>
orde* constitucional e impõem ao Es*ado ob*ig*ções
</line>
</par><par>
<line>
*oncretas e *ont*nuas de prot*ção, promoçã* e inclusão social.
</line>
</par><par>
<line>
*esse sen*ido, a l*it**a sistemática do* ar**. 1º, 3º, *º, 170, 193 e 194 r**ela que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
just*ça distributiva
</line>
<line>
cons*itui n*o apenas
</line>
<line>
*m valor
</line>
<line>
orie*tador, e si* uma categ*ria jurídic*
</line>
</par><par>
<line>
oper*ti*a, que *xige do *sta** for*u*aç*o de polít*cas *úblicas univ*rsais, solidárias a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
articuladas com os f*ndam*ntos da ordem social. O artigo 1*4, po* **a vez, detalha *s
</line>
<line>
princípios que regem a seguridade social - como a universal*dade da cobe*tura, * equi*a*e n*
</line>
</par><par>
<line>
custeio e a sel*tividade n*
</line>
<line>
prest**ão - e co*fere
</line>
<line>
d*nsid*de normativa à arquitetur*
</line>
</par><par>
<line>
inst*tuciona* *a proteção social.
</line>
</par><par>
<line>
Ess* ente*dimento é c*rr*borado
</line>
<line>
por Wagner Bal*ra,
</line>
<line>
ao analisa* ord*m soc*al a
</line>
</par><par>
<line>
constitucion*l *rasileira e, particul*rmen*e, o sistema d* seguridade s**ial. Segundo o autor, a
</line>
<line>
segur**ade * concebida *omo *nstrume*to técnico-*urídico de jus*i*a socia* e s*u fundamento
</line>
</par><par>
<line>
é * pró*ri*
</line>
<line>
d*gn*dade da
</line>
<line>
pes*oa
</line>
<line>
humana, *ri*cíp*o estr*tu*a*te da Constituição (BALERA,
</line>
</par><par>
<line>
2010). Para B*le**,
</line>
<line>
a Co*s*ituição de 1988 i*augura um* nova ló*ica no Direito
</line>
</par><par>
<line>
Previdenciário e nas polític*s públicas sociais: *rata-se
</line>
<line>
de substit*ir uma visã*
</line>
<line>
m*ram*n*e
</line>
</par><par>
</page><line>
contributiva * *est*it*va p*r uma concepç*o di*tribut**a e gara**i*ora de mínimos existenciais.
</line>
<line>
A seguridade, desse modo, **o é acessór*a nem *ondici*nal - ela é núcle* essencia* da *rde*
</line>
<line>
*onstitu*ional.
</line>
<line>
Re*. *SA, Teresina PI, v. 22, n. 8, art. 5, p. 82-*5, ago. 2025 www4.Uni*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. C. C. S*n*os, R. L. Ara*jo Neto
</line>
<line>
90
</line>
</par><par>
<line>
Ainda segundo Baler* (*0*0), o art. *93 da **nstituiç*o rep*esenta uma vira**
</line>
</par><par>
<line>
*ar*digmát*ca, *o esta*elecer que a or*em so**al tem co*o base o primad* do t**bal*o
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
com* objetivo o bem-estar e a justiça so*iai*. Es*a n*rma, com**n**a *om os princípios
</line>
</par><par>
<line>
*onstantes do art. *9* **m* a *nivers*lidade *a cobertura, a equid*de no custeio -
</line>
<line>
*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
s*letividade na prestação - traduz*m, em linguagem juríd*ca, os fundament*s *a j*stiça
</line>
<line>
distri*utiva. Assim, o Esta*o brasileir*, por fo*ça do text* *onstituciona*, n*o ape*as p*de,
</line>
</par><par>
<line>
mas deve **p*ementar pol*ticas públ*cas
</line>
<line>
*u* as*egurem pr**eção co*tra os ri*co* sociais,
</line>
</par><par>
<line>
corr*ção de de*igu*lda*es e aces*o equitativo à seguridad*.
</line>
</par><par>
<line>
Complemen*armente, conf*rm* destac* Raul Lopes (202*), a just*ça soc*al, *
</line>
<line>
be*-
</line>
</par><par>
<line>
estar * o primad* *o trabal*o não devem s*r compreendidos isolad*me*te, e sim c*mo eix*s
</line>
<line>
estr*tur*ntes da or*em s*cial que fu*cio*am de *o*ma i*t**de*ende*t* *a re*lização d**
</line>
</par><par>
<line>
di*eitos da seguridade *o*ial. A aná**se
</line>
<line>
int*grada **sses elementos perm*te compree*der
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
Const*tuição de 1988 c*mo u* *rojeto normativo voltado à transfo*ma**o social e à corr*ção
</line>
<line>
da* desigua*dades, sendo * justiça distributiva a c**v* hermenêu*ica para sua i*plementação.
</line>
<line>
E*sa lei*ura normativa permi*e suste*t*r qu* a justiça distributiva, *o se* inco*porada
</line>
</par><par>
<line>
a*s obj*tiv*s e pr*ncípios fundame*tais
</line>
<line>
da Consti*uiçã*, adquire natu*e*a vi*culante. O
</line>
</par><par>
<line>
Est*do *stá juridicame*te obr**a** a estruturá-la em su*s ações legislati*as, ad*inis*rativas e
</line>
<line>
orçamentári*s. A in*rcia estatal diante da *esigualdade, ou a *d*ção de polí*ica* regre*siv*s
</line>
<line>
sob o pr*texto de c*ntenção fiscal, de*e ser interpretada como *escu*primento de prec*itos
</line>
<line>
constituciona*s fundament*i*. Confor*e o al*rta de He*se (199*, p. 14), a força no*mativa *a
</line>
</par><par>
<line>
Consti*uição
</line>
<line>
se perde qua*do se *dmite *ue seus comandos *undamentais s**am
</line>
</par><par>
<line>
negligenciado* sob justificativas po*ític*s co*tingentes.
</line>
<line>
Dessa forma, a partir da doutrina de Hesse, Balera e Raul L*pes, com*reende-s* q*e a
</line>
</par><par>
<line>
justiça distributiv*
</line>
<line>
na *onstit*ição de *988 nã* o*era com* *nunciado pro*ramático, *a*
</line>
</par><par>
<line>
como pri*cípio normati*o estruturante do Esta** so*ia* brasileiro, cu** concretizaçã*
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
condi*ão p*ra legi*imidade das políticas pú*lic*s e da* d*cisõ*s *e g*verno. O próximo *
</line>
<line>
passo da análise, portant*, *er* examinar *s desa*ios *oncretos à efe*ivida*e desse *rin*ípio,
</line>
</par><par>
<line>
*specialmen*e d*ante dos
</line>
<line>
p*ra*igmas co*temporâ*eos de *qui*ade seletiv* nas *olít*c*s
</line>
</par><par>
<line>
sociais.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. *, art. 5, p. 82-95, ago. 2025
</line>
<line>
ww*4.Un*fsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Justiça Distribut*va *omo Fundamento Norma*ivo da Seguridade S*cial Brasileira: C*n*tituição de 1*88
</line>
<line>
*1
</line>
</par><par>
<line>
3.2 Paradigm*s C*ntemporâneo* d* Eq*ida*e * *s D*safios * Efet*vidade da Justiça
</line>
<line>
Distributi*a
</line>
</par><par>
<line>
A*esar da de*si*ade normativa atri***d* * just*ç* distri*ut*va pel* Cons*ituição
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
19**, co*fo**e d*monstrado
</line>
<line>
na *eção *nt*rior, s*a efetivação no
</line>
<line>
âmbi*o das polí*icas
</line>
</par><par>
<line>
públicas *ermanece marcada *or tensõ*s es*rut*rais e contradições conceituais. A
</line>
<line>
con*agração constitucional da just*ça so*i*l, da univers*lidade *a segu*idad* e da reduçã* *as
</line>
</par><par>
<line>
desigualdades não *em
</line>
<line>
sido sufici*nte, por s* só, para impedir que *odelos seletivos e
</line>
</par><par>
<line>
pragmáti*os de equ*d*d* passem a or*ent*r gra*de parte das *ções esta*a*s no campo social.
</line>
</par><par>
<line>
E*sa dissociaç*o entr* o texto
</line>
<line>
constit*ciona* e
</line>
<line>
a *r*ti*a ad**n**trativa torna-s*
</line>
</par><par>
<line>
evidente na for*ulação * impleme*t**ão de políticas sociais
</line>
<line>
q*e, embora frequentement*
</line>
</par><par>
<line>
legit*ma*as por argumentos de racionalidade econômica ou de efici*n*ia gerenc*al, f*agi*izam
</line>
<line>
o* c*mp*omisso* constitucionais com a i*ual*ade m**erial. Ness* cená*io, o* par*digmas
</line>
<line>
contem*orâneos de equidad* - e* especial aqueles baseados *a focalizaç*o e na sel*t**idade
</line>
<line>
- *cupa* posição central no* dile**s relaci***dos à concre*iza*ão da justiç* distributiva
</line>
<line>
como *alor normativo vinculan*e do Estado social b*a*ileiro.
</line>
<line>
A esse respeito, os *studos de Marce*o Med*iro* e Débor* Diniz (2011) ofer*cem uma
</line>
<line>
importante chave a**l*t*c*. Os autores i*enti***am e c*assific*m os pri*cipai* para*igma* d*
</line>
</par><par>
<line>
jus*iça *istributiva que moldam a estrutur*
</line>
<line>
*as políticas sociais: o pa**digma da igualdade,
</line>
</par><par>
<line>
que sustenta políticas universalista*, e * da e*uidade, que justifica a focali*ação de bene*ício*
</line>
<line>
a part*r d* *ritéri*s seleti*os b*sea*os na vulne*ab*lidade. Ambos o* *odelos se apres*ntam
</line>
</par><par>
<line>
como respostas legítimas à *xigência *onstitucional de just*ça so*i**, *orém
</line>
<line>
possuem
</line>
</par><par>
<line>
impli*ações no*mativas, *peracion*is * polític*s sub*tancialmente d*stintas.
</line>
</par><par>
<line>
No paradigma da *quida*e, preva*ec*nt* nas re*orma* socia*s brasileiras de*de os anos
</line>
<line>
1*9*, a lógica distribut**a prioriza a identificação de grupos **is v*lneráveis, *om * *bjetivo
</line>
<line>
de co*centra* *eles os recursos públicos *i**oníveis. T*l modelo é *ustentado, *u*tas vezes,
</line>
<line>
por argumentos pragmáticos *elacionados à limitação *isca* do Estad*. ** enta*to, como
</line>
</par><par>
<line>
alertam Medeiros e Di*iz
</line>
<line>
(201*), esse enfoque pode produzir
</line>
<line>
efeitos
</line>
<line>
*ontraditórios: ao
</line>
</par><par>
<line>
res*ringir a **rangência das polít*cas,
</line>
<line>
cria-se
</line>
<line>
*ma *ierarquização das necessidades soci*i*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
reforça-*e o esti*m* *a po*reza, deslo*ando *roteção social de um direito *niversa* a
</line>
<line>
p**a
</line>
</par><par>
<line>
u*a conc*ssão assistencialista.
</line>
</par><par>
<line>
Além
</line>
<line>
*isso, a foca**za*ão frequ*ntemente igno*a as mú*ti*las dimen*õ*s da
</line>
</par><par>
<line>
desig*a*d*de e
</line>
<line>
as barr*iras de acesso aos serv**os p*blicos, perpetuando exc*us*es
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
distor**e* dis**i*utiv*s. Na *erspe*t*va da Constituição de 1*88, que afir*a a u*i*ersalida*e
</line>
<line>
Rev. *SA, Teresina *I, v. 22, n. 8, ar*. 5, p. 82-95, ago. 2*25 *ww4.Unifsanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. C. C. Sant**, R. L. Araújo Neto
</line>
<line>
*2
</line>
</par><par>
<line>
*a seguridade social (ar*. 194, pará**afo único, incis* I) e o primado da justiça social como
</line>
<line>
*bjetivo d* ordem **cial (art. *93), essa* prát*c** seletivas e rest*itiv*s su*cit*m sérios
</line>
<line>
que*t*o*amentos quanto à su* compa**b*lidade com os princípios constitucionais.
</line>
<line>
Nesse po*to, é import*nte *estacar que, no c*n*ext* *ur*d*co, a ju*tiça como equidade
</line>
</par><par>
<line>
i m põe
</line>
<line>
u*a responsabilidade tanto
</line>
<line>
ao Es*ado qu*nto ao Pod*r **d*ci*r*o: *romover
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
igualdade mat**ial * asseg*rar que
</line>
<line>
t*dos os cida*ãos, ind*pende*temente
</line>
<line>
de sua *rigem
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
condição, tenham *cesso ef*tivo a*s direitos e às
</line>
<line>
opo*tunidades ne*essár*a* para u*a
</line>
<line>
vi **
</line>
</par><par>
<line>
*igna. Ingo Wolf*ang Sarlet, a*
</line>
<line>
discutir a *atureza dos direito* fundame*tais, afi*ma que
</line>
</par><par>
<line>
esses
</line>
<line>
não se *imitam a declarações no*mat*vas
</line>
<line>
abstrata*, mas c*nstituem *an*ad*s
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
otimização, exigindo prest*ções po*itivas do E*tado vol*adas à reduç*o das desigu*ldades e à
</line>
</par><par>
<line>
realização d* bem-estar socia* (SARL*T, 2004). Dess* forma, concep*ão de j*stiç* como a
</line>
<line>
equi**de imp*e ao Direit* a tarefa *e c**ar cond*ções jur*dicas, ins*itucionais e ma**riais para
</line>
<line>
que os ind**íduos possam superar os obstácu*os qu* os impe*em de exe*cer ple*am**te seu*
</line>
<line>
direitos e li*e*da*es.
</line>
</par><par>
<line>
* *ensão entre os modelo* di*tributi*os é aind* mais sens*vel quand* se
</line>
<line>
observa
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
judicialização
</line>
<line>
crescente do* direito* *ociais,
</line>
<line>
especialm*nt*
</line>
<line>
da saúde da *ssistên*ia. A e
</line>
</par><par>
<line>
se*etiv*dade estatal na *rov**ão de *ens *ss*ncia**, combinada à ineficiê**ia administrativa e
</line>
</par><par>
<line>
ao *ubfinanc*amen** crôn*co, tem l**ado *o deslocamento das disput**
</line>
<line>
distributivas p*ra
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*ode* Jud*ciário, que passa a arbitrar, caso a ca*o, a efetiva**o de prestaç*es est**ai*
</line>
</par><par>
<line>
mí***as. Tal fenô*eno, *mbora assegure res*o*tas pontuais, não sub**itu* o
</line>
<line>
dev** polít*co-
</line>
</par><par>
<line>
cons*i*ucional de formulação de po**tic*s públicas universalizantes e sol**ár*as.
</line>
</par><par>
<line>
*edeir*s e Di*i* (20**) também de*ta*am q*e os pa*ad*gmas de eq*i*ade, qu*ndo
</line>
</par><par>
<line>
a*licados de for** desconte*tualizada, *esconside*am
</line>
<line>
o
</line>
<line>
papel est*uturan*e da
</line>
<line>
justiça
</line>
</par><par>
<line>
di*tr*but*va enquanto compromis*o constituc**nal. Assim, não s* **ata de rejeitar
</line>
<line>
com*letamen*e a ideia de equ**ade, mas de *e*o*o*á-la nos *e*mos da C*n*titui*ão, qu* exige
</line>
<line>
distribuiç*es o**entad*s pela dignid*de, pela solidariedade e pela c*rreção das desigualdad*s
</line>
</par><par>
<line>
e*truturais - valores q*e supera* * crit**io estreito d*
</line>
<line>
vulnerab*lid*de indi*idual
</line>
<line>
ou
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
dé*ici* orça**n*ário.
</line>
</par><par>
<line>
Dia*te d*sse c*nário, torna-se *vidente que os obstáculos à e*eti*idad* da
</line>
<line>
just*ça
</line>
</par><par>
<line>
distributiv* no Brasil *ão
</line>
<line>
der*vam apenas *e carência* *éc*i*as ou *inanceir*s, *as
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
conc*pções re*u*ionis*as d* política social que di*sociam a *estão pública dos f*ndamento*
</line>
</par><par>
<line>
c*nstitucionais q** a le*iti*am. Em últim* ins*ância, *
</line>
<line>
desafio da efeti*idade
</line>
<line>
passa por
</line>
</par><par>
<line>
reafirmar a jus*iça distributiva *omo parâmetro normativo da ação estatal, vincula*do
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, T*resina, v. 22, n. 8, *rt. *, p. 82-95, ago. 2025 www4.*nifsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Just**a Dis*ributiva como F*ndamento Norm*t*vo da Se*uridade Social Br*sil*ira: Constituição *e 1988
</line>
<line>
9*
</line>
</par><par>
<line>
gestores públicos, os formuladore* de políticas * ** julgador*s à p*ena realiza*ão dos
</line>
<line>
objetivos con*t**uciona*s de ju**iça soci*l.
</line>
<line>
4 CONSID*RAÇÕ** FIN*IS
</line>
</par><par>
<line>
A inves*ig**ão desenvolvida ao lo*go de*te trabalho permitiu *ompreen*er que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*ust*ça distributiva, his**ri*amente concebida como virtude moral, foi progressivamente
</line>
<line>
alça*a à condição de *rincípio normativo de *atureza pú*lica e instituc*ona*, es*ecialmente *
</line>
</par><par>
<line>
partir do surgimento do Estado Social. Esse des*ocamento conceitual,
</line>
<line>
analisado a p**tir
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
contri**içõ** fi*osófic*s de Samuel Fleis*ha*ker, e**on*ra respald* e concre**de
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
*ons*i*u*ion*li*mo bra*il*i*o
</line>
<line>
de 19*8, que incorporou a
</line>
<line>
justiça social * a redução da*
</line>
</par><par>
<line>
desigu*ldades como
</line>
<line>
*bjetivos *undamentais da República, e e*tr*turou a seguri*ade *oci*l
</line>
</par><par>
<line>
*om* *eu princ*pa* instrume*to jurí*ico.
</line>
<line>
Ao ad*tar a justiça *istribu*iva como *m *alor normati*o, a Constituiçã* de 198* *ão
</line>
</par><par>
<line>
apenas r*conhec* a existência
</line>
<line>
de
</line>
<line>
desiguald*d*s *ociais * regionai*, mas impõe ao Estado
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*es*onsab*li*a*e ativa de corrig*-la* por me** de po*ít*cas púb*icas estrut*rad**, universais e
</line>
<line>
soli*árias. Essa no*mati*ida**, como demons*rado a pa*t*r d* Konrad H*ss*, n*o é simb*lica
</line>
</par><par>
<line>
nem *eramen*e pr*gramát*ca: ela
</line>
<line>
possui densidade
</line>
<line>
jurídica *ufi*iente para *incu*ar
</line>
<line>
*s
</line>
</par><par>
<line>
*oderes *ú*li*os e c*ndici*nar
</line>
<line>
a legitimidade
</line>
<line>
das decisões estatais. O ordenamento
</line>
</par><par>
<line>
con*t*tucio*al brasi*eiro, portan*o, impõe a* legislador, ao administrador * *o juiz a *brigaç*o
</line>
</par><par>
<line>
de consid***r *ustiça *istributiv* como p*râmetro mater*al de suas *ondutas, sobretudo na *
</line>
<line>
esfera da *e*uridade social.
</line>
</par><par>
<line>
Contudo, a *ealidade i*stit*cional revela a
</line>
<line>
existênc*a de u* des*om*asso entre esse
</line>
</par><par>
<line>
comando normativo e a prát*ca concr**a d*s políticas públ*cas. Os
</line>
<line>
*studos de M*rcelo
</line>
</par><par>
<line>
*e*eiros e Débora Dini* evid*nciam qu* os pa*adi*mas de equidad* - *ota*am*nte * da
</line>
<line>
foc*liza*ão - *êm p*eval*cendo no desenho das p**íticas sociais brasi*eiras, *ob a j*stificati**
</line>
</par><par>
<line>
da
</line>
<line>
limit*ção *r**ment*ria e da
</line>
<line>
ef*c*ê**ia dis*ribu**va. E*bor*
</line>
<line>
esses paradigma* sejam, em
</line>
</par><par>
<line>
a*guma me*i*a, compa*íve*s com a bu*c* por justiça **cial, sua a*o*ão *crí*ica, desvinculada
</line>
</par><par>
<line>
do horizon*e
</line>
<line>
*on*ti*ucion*l mais am*lo,
</line>
<line>
t*m gerado restriç*es no ace*so a
</line>
<line>
dire*tos
</line>
</par><par>
<line>
fundamen*ais, a*ro*undado estigmas *ociais e comprome**do o *rincípio da universalidad*.
</line>
<line>
O r**ulta*o é um paradoxo distribut*vo: q**nto mais a Constit*ição afirma a obr*gação
</line>
</par><par>
<line>
do Estad* em corrigi*
</line>
<line>
desig*aldad** e promove* o bem-estar cole*ivo, *ais
</line>
<line>
as esc*lha*
</line>
</par><par>
<line>
*olí**cas e fiscais cami*ham em d*reç*o oposta, *riori*a*do lógi*** *eletivas, segm*ntadas e
</line>
</par><par>
<line>
*ondi*i*nais. Es** desco*passo nã* é neutro nem inevitável. Ele decorre da cap*ura
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FS*, Te**s*na PI, v. 22, n. 8, art. 5, p. 82-*5, *go. 2025 www4.Unifsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. C. C. Santos, R. L. Araújo Neto
</line>
<line>
94
</line>
</par><par>
<line>
discu*so té*n*c* por int**e*ses econ*mi*os * d* p*ogressiva *ormalização de um Estado
</line>
</par><par>
<line>
mínimo no campo social, o *ue tran*f*rma a justiça distribut*va
</line>
<line>
em retóric*
</line>
<line>
esv**i*da
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
efeti*ida*e prática.
</line>
</par><par>
<line>
Ass**, mais *o *ue um déficit de g**t*o *u de r*cursos, o que se obs*rva é u* déficit
</line>
<line>
de co*sti*ucional*dade. Ao *eduzir a ju*tiça di*tributi*a a critério técnico de alocaç*o, ign*ra-
</line>
<line>
se sua dime*s** const*tucional vincul*nte e sua natu*eza política como fundam*nto *o pacto
</line>
<line>
democrát*co. A *rd*m social *elineada pela C*nstituiç*o d* 198* exige mai* do *ue *olíticas
</line>
</par><par>
<line>
assistencia*s fr*gmen*adas; ex*g* uma atuação estatal orien*ada por u*
</line>
<line>
co*prom*s*o
</line>
</par><par>
<line>
permanente co* a igualda*e substantiva, *om a d*gnidade humana e com * integração so*ial
</line>
<line>
de t odos .
</line>
<line>
*iante d*sse quadro, a reaf*rmação *a jus*iça dist*ib*tiva *omo princípi* **rmativo
</line>
</par><par>
<line>
não *eve se* encara*a como
</line>
<line>
exer*ício meramente teór*co, ma*
</line>
<line>
como **refa
</line>
<line>
crít*ca
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
t*ansformadora da dogmát*ca j*rídica co*t*mporâ*ea. I*s* im*lica r*interpretar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
Co*s*ituição luz de sua *orça à
</line>
<line>
*ormativa plena, exigir d* Est*do a máxim*
</line>
<line>
efeti*idade d*s
</line>
</par><par>
<line>
normas qu* estrutur*m a seguri*ade social re*eitar soluções que, embora e
</line>
<line>
*evestid*s d*
</line>
</par><par>
<line>
tecnicidade, *profundam a de*igualdade estrutural e rompem com o projeto con*titucional de
</line>
<line>
justiça soc*al.
</line>
<line>
A justiça distributiv*, portanto, não é um enuncia*o decorativo. E*a * cláusula de
</line>
<line>
*e**timidade das institu*ções dem*cráticas e condi*ã* par* *ue a Cons*itu*ção de 19*8
</line>
<line>
cumpra sua promes*a histórica: a *e s*r nã* *pen*s *m *e*** normativo, ma* *ma pla*a*orma
</line>
</par><par>
<line>
efetiva d*
</line>
<line>
emanci*ação * integraçã* s*ci**, c*paz de rom*er com os c*c*o* de ex*lusã* qu*
</line>
</par><par>
<line>
marca* o Brasi* desd* *uas *rigens.
</line>
<line>
REFERÊNCI**
</line>
</par><par>
</page><line>
B*LE**, W. Noções pre*im*nar** de **reito Previden*iário. São Pau*o: *ua*tier *at*n,
</line>
<line>
20*0.
</line>
<line>
BRASIL. Consti*uiçã* (1988). C*n*t*tu*ção da Repúb*ica Federativa do Brasil de 1*88.
</line>
<line>
B*asília, DF: Pres*dênc*a da República, 1988. Disponível e*:
</line>
<line>
https://*ww.plana*to.*ov.br/ccivil_03/constit*ic*o/constituicao.htm. A*esso em: 19 mai*
</line>
<line>
2025.
</line>
<line>
FLEISCHACKER, S. Um* breve h*s*ória da justiça dist*ibutiva. Trad*ç*o de M*ria
</line>
<line>
Beatriz de *edina. S** Paul*: Ma*tins Font*s, 2*06.
</line>
<line>
Re*. F*A, Te*es*na, v. 22, n. 8, art. 5, p. 8*-9*, ag*. *025 www4.**ifs**et.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
A Justi*a D**tribut*va com* Funda*ento Normativo da Seguridade Social Brasileira: Constitui*ão *e 19**
</line>
<line>
*5
</line>
</par><par>
<line>
HESS*, K. A força normativa *a **nsti*u*ç*o. Tradu*ão d* Gilmar F*rreira Mendes. Porto
</line>
<line>
Aleg*e: *é*gi* Antonio Fa*ris, 1991.
</line>
<line>
LOPES, R. Os obj**ivo* d* orde* soci*l como p*râmet*os para efetividade dos di*e*tos da
</line>
<line>
s*guri*ade social. *n: CO*PED*. Ana*s do VI Encont*o V*rtu*l do CONPE*I. Flori*nó*olis:
</line>
<line>
CONPEDI, 2*23.
</line>
<line>
MEDEIROS, M; DI*IZ, D. Paradigm** de justiça di*tributiva em políticas sociais. Revista
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Brasileir* *e Ciências Sociais, São Paul*, v. 26, n. *5, p. *5-36, fev. 20*1. Disponível em:
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*ttps://doi.org/*0.1590/S0102-6*092011000100003. Acesso em: [i*serir da*a de a*esso].
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SARLET, I. W. A eficác*a dos direitos **ndamenta*s. Po**o Alegre: Li**aria do Advogado,
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20*4.
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Como Refer*ncia* este *rtig*, conforme ABN*:
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A. *. C. *ANT*S, R. L. *RAÚJO NETO. A Ju*tiça D*stributiv* como Fundame*to Norm*tivo
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da
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Segurid*de Soc**l Brasileira: Constituiçã* *e 1*88, Para*ig*as de E*uidade e Desafios
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de
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<line>
E*etividade. Rev. FSA, Teres*na, v. *2, n. 8, a*t. 5, p. 82-9*, ago. 2025.
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<line>
Contribuição do* Au*o*e*
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A. C. C. Santos
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R. L. Araújo Neto
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1) concepçã* e pla*e*amento.
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X
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*
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2) aná*ise e interpretação *os dado*.
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X
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<line>
X
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<line>
3) elaboração do ras*u*ho ** na revis*o crítica do c*nteúdo.
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X
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X
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<line>
4) parti**pação na aprovaçã* *a *ersão final do manuscrito.
</line>
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X
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<line>
X
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Rev. FSA, Te*esina PI, v. 2*, n. 8, art. 5, p. 82-95, a*o. 2025
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www4.Unif*an*t.com.br/rev*sta
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)