<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.Unifsanet.*om.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, T*r*s**a, v. 22, n. 8, art. 5, p. 82-95, *g*. 20*5 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*5.22.8.5 </line>
</par>
<par>
<line> A *ustiça Distributiva como Funda*e*to Normat*vo *a Segu**dade Social Br**ileira: </line>
<line> Cons*ituição de 1*88, Pa*a*igmas de E*uidade e Desa**os de *fetivida*e </line>
<line> Di*tribu*i*e Justi*e as the Normative Fo*nd*tion of Brazili** *ocial Sec*rity: The 1988 </line>
<line> Co*stitutio*, Paradigms o* Equity, and Chall*ng*s to Effectiven*ss </line>
</par>
<par>
<line> Ana Cla*a C*rvalho d** Santos </line>
<line> *es*rado em Dire*t* *ela Univ*rsidade Federal *o *iauí </line>
<line> Bach*rela em Dire*to pela Universid*de E*tadual do Pia*í </line>
<line> E-m*il: *lara*carvalho.*na@*m*il.com </line>
<line> Rau* Lop*s de Araújo Net* </line>
<line> Pós-Doutor pela UnB </line>
<line> Doutor pela *UC-SP </line>
<line> Professor *a *r*d*aç*o e PP*D-UF** </line>
<line> E-mail: raullopes@*f*i.edu.*r </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: *na Clara **r*alho dos Santos </line>
<line> Editor-C*efe: </line>
<line> Dr. </line>
<line> *o*ny </line>
<line> Kerley </line>
<line> ** </line>
<line> A*enc*r </line>
</par>
<par>
<line> Univer*idade </line>
<line> Fede**l do </line>
<line> Piau*, </line>
<line> Campus </line>
<line> *niversit*rio </line>
<line> R*drigues </line>
</par>
<par>
<line> M*nistro P*trôni* Portella - **inga, Tere*ina - PI, 64049- </line>
</par>
<par>
<line> 55*. Bra*i*. </line>
<line> Artigo recebido em 1*/0*/2025. Úl*ima </line>
<line> ver**o </line>
</par>
<par>
<line> Ende*eço: Raul Lopes de Araú*o Neto </line>
<line> **cebida em 04/08/2025. Aprov*do em 05/0*/2025. </line>
</par>
<par>
<line> Universidade </line>
<line> Feder*l do </line>
<line> Pi*u*, </line>
<line> Campus </line>
<line> Un*versitár*o </line>
</par>
<par>
<line> Mi*i*tro *etrônio Port*lla - Ininga, Teresina - P*, 64049- </line>
<line> Ava*iad* p*lo sis*ema Triple Review: De*k Review a) </line>
</par>
<par>
<line> 5*0. B**sil. </line>
<line> pel* Edito*-Chefe; * b) *oubl* Blind Review </line>
</par>
<par>
<line> . </line>
<line> (aval*açã* cega por dois av*liadores da área). </line>
<line> *e**sã*: Gramatic*l, Normativa * de F*rmatação </line>
</par>
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<par>
<line> A J*stiça Dist*ibutiva como Fundamento Nor*at*vo *a Seguridade Social Brasile*ra: Con*tit*ição de 1988 </line>
<line> 83 </line>
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<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> Este *rtigo inve*tig* em que med*da a </line>
<line> justiça distributiva con*titui um p**ncípio normativo </line>
</par>
<par>
<line> vinculante *a **tr*tura da s**uri*ad* s**ial brasi*eira, l*z da Cons*ituição de 1*8*. A à </line>
<line> pesq*isa parte da premissa de q*e *s *ireitos soc*ais não são mera* p**m*s**s programáti*as, </line>
</par>
<par>
<line> mas obrigações *ur*dica* estrutu*adas </line>
<line> em to*no de va*ores, como igualdade material, </line>
</par>
<par>
<line> solidar**dade e </line>
<line> dignidad* da pessoa humana. Com base *m *ma abord*gem teóri*o- </line>
</par>
<par>
<line> *o*mática e hermenêutica, o estud* articul* f*ndamentos filosófi*os (Flei*c*acker), </line>
<line> constitucionais (H*sse) * dogmático* (Ba*era), além de *ados empír*cos e an*l*se* *rít*c*s **s </line>
</par>
<par>
<line> polít*cas *o**ais *ont*m*orân*as (Me*eiros e Din*z). * *rabalh* demon*tra </line>
<line> que * *u*tiça </line>
</par>
<par>
<line> distr*butiva foi positivada co*o núcleo da ordem social brasileir*, especialmente no campo da </line>
</par>
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<line> s*guridade, mas enfrenta crescente *ensão *iante </line>
<line> da adoção de par*digmas se*eti*os de </line>
</par>
<par>
<line> e*u*dade, *omo a focalização de be**fíc*os. Conclui-*e que a efetiv*dade da justiça </line>
<line> distributiva no Brasi* *emanda a reafirma*ão de seu caráter nor*ativo, *om políticas públ*cas </line>
<line> universais e integradas à *ógica c*nst*tucional do Estado Soc*al, sob p*na de esvaz*amento do </line>
<line> p*cto d*mocr*tico d* 1988. </line>
</par>
<par>
<line> Palavras-chave: Ju*tiça Distributiva. *eg*ridade Socia*. Constituição </line>
<line> de 198*. Direitos </line>
</par>
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<line> So*iais. Equidade. </line>
</par>
<par>
<line> *BSTRACT </line>
</par>
<par>
<line> This a*ticle investigate* *he extent to w*ich distribu*ive justice constitu*e* a </line>
<line> bi nd* n* </line>
</par>
<par>
<line> normative </line>
<line> principle *n the stru*ture of Brazilian *oci*l **curity, in light *f the 1*88 </line>
</par>
<par>
<line> Consti*ution. T*e research starts from *he *r*mis* that soci*l rights are not m*re </line>
</par>
<par>
<line> *rogr*mmatic prom*se*, but l*gal </line>
<line> obli*at*ons structured </line>
<line> **ound </line>
<line> val**s such as mater*a* </line>
</par>
<par>
<line> equality, s*lid*ri**, and </line>
<line> human </line>
<line> dignit*. B*sed on a theoretical-dogm*tic and herm*neutic </line>
</par>
<par>
<line> appro*ch, the st*dy articul*te* phi*osoph*cal (Fleischa*ker), co*stitutional (Hesse), *nd </line>
<line> do*ma*ic (B*lera) founda*ions, as *ell a* e*pirical dat* a*d c*i*ical *nalyses o* contempo*ary </line>
<line> soc*al polici*s (Medeiros and Diniz). Th* work demon*trates t*at distributive justi** has been </line>
<line> est*blished *s the core of the Brazilian social or*er, especia*ly in t** fi*ld of social se*urity, </line>
<line> b** *aces g*owing te*sion in the face of </line>
</par>
<par>
<line> *he ad*p*ion of s*l*ct*ve p*radi*m* </line>
<line> of equity, such as the targeting o* benefits. It co**ludes </line>
</par>
<par>
<line> that the ef*ectiveness *f di*tribu**v* </line>
<line> justice in *razil req*ires the reaffi*ma*ion </line>
<line> of i t s </line>
</par>
<par>
<line> normative chara*ter, *ith uni*ersal publi* policies i**egrate* into the *onsti*utional logic of </line>
</par>
<par>
<line> the welfare st*te, und** penalty of u*dermi*i** *h* 1*88 de*o*ratic *act. </line>
</par>
<par>
<line> Keyword*: Dis*ri**tive Justi*e. Social Security. Constitutio*. So*ia* Rights. Equity. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 22, n. 8, ar*. 5, p. 82-95, ago. 2025 </line>
<line> www4.U*i*sa*et.c*m.br/revist* </line>
</par>
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<line> A. C. *. San*o*, *. L. Araújo Neto </line>
<line> 8* </line>
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<line> 1 *NTRODUÇÃO </line>
</par>
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<line> A Constit*ição Federal de 1988 *ns*i*uiu, no B*asi*, um modelo ** Es*a*o Social </line>
</par>
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<line> co*p*ometido com a real*zaç** ** *ustiça </line>
<line> *ocial e com a promoção d* condições materiais </line>
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<line> mínimas para a di**idade huma**. A *riação *o sistem* de *egu*i**de soc*a* abrang**do </line>
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<line> saúde, pr*vidência assistênci* social rep**se*t* um d*s principais e </line>
<line> ins*rumentos *essa </line>
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<line> *rquitetura **nstitucion*l distribut*va. No entan*o, a e*et*v*da*e desses direit** t*m sido </line>
</par>
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<line> sistema*i**mente t*nsio*ada *or cris*s fis**i*, reformas i**tituc**nais e </line>
<line> disputas sobr* </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> crit*ri*s de aloca*ão de recursos p*blicos. Nes*e contexto, t*r*a-s* fun*amental *xami*ar os </line>
<line> fundame**o* *ormati*os que sustentam a *eguri*ade *ocial bras*leira, *s*ec**lmen*e à luz do </line>
<line> princípio da *ust*ça distributi*a. </line>
</par>
<par>
<line> *ong* de se **atar de um i*eal ét**o des**nculado </line>
<line> *a </line>
<line> *ea*i*ade jurídica, a </line>
<line> justi*a </line>
</par>
<par>
<line> distributiva p**s*u, com * co*sti*uc*onalismo co*te*po*âneo, a *nte***r o núcle* normativo </line>
</par>
<par>
<line> *as </line>
<line> c*nstituições sociais. Como demonstram </line>
<line> autores, *omo S*muel Fleischacker, a noção </line>
</par>
<par>
<line> mo*erna de justiça distr*butiva rompe </line>
<line> com a con*epção </line>
<line> ar*stotélica de </line>
<line> méri*o e **ssa </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> vi*c*lar o E*tado à p*omoção d* ig*a*d*de ma*erial e c*mba*e * excl*são. No Brasil, ess* </line>
<line> deslocamento *stá e**dent* *a *ons**tuição *e *988, que *stabelece objet*vo*, tai* co*o a </line>
</par>
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<line> er*ad*cação da pobreza, a redução das de*igu**d*des sociais e re*i*nais (art. 3*, *II), </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> reconhece o p*imado do tra*alho e a justiça **cial </line>
<line> co*o f*n*amen*os da </line>
<line> or*em *o*ial (art. </line>
</par>
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<line> *93). </line>
</par>
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<line> Contudo, a concr*tizaçã* *esses o**etiv*s constitu*i*nais dep*nde não ape*as </line>
<line> da </line>
</par>
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<line> exis*ên*ia de norm*s princi*ioló*i*a*, mas da co*preensão d* sua f*rça normativa, conforme </line>
<line> propõ* Konrad Hess*. Se*und* o ju*ista alem*o, os pr*ncíp*os constitucionais não são meras </line>
</par>
<par>
<line> d*c*arações prog*amáticas; são </line>
<line> com*ndos v**cula*tes que estrutu*am a *ção es**tal. </line>
<line> Essa </line>
</par>
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<line> perspect*va t*rna-se e**encial dian*e da </line>
<line> cresce*te adoção de po*í*icas públic*s ba*e**as em </line>
</par>
<par>
<line> par*digmas seletivos * focalizad*s, com* de*ons*ram os </line>
<line> estudo* de M**cel* Medeiros </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Débo*a Diniz, *ue ev*denci*m * *ensão entre os princípios </line>
<line> de equidade e uni*ersalida*e </line>
<line> na </line>
</par>
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<line> prát*ca da *eguridad* s*cia* brasilei*a. </line>
</par>
<par>
<line> Diant* di*so, o p**sen*e trabalho p*opõe-*e a **alisa* e* que </line>
<line> medid* a </line>
<line> j*stiça </line>
</par>
<par>
<line> distributiva constitui um fundamento **r*ativo do s*s*ema d* seguridade social *rasileiro, </line>
</par>
<par>
<line> ex*mina*d* seu **r*izamento </line>
<line> const**uc*onal e </line>
<line> os d**a*io* p*áticos i*pos*o* pel*s </line>
</par>
<par>
<line> par*digmas c*ntemp*râneos de equidade. Bu*ca-se, assim, art*cular a d*mensão filos*fica do </line>
<line> co*ceito de *ustiça **stributiva com * est*utura norm*tiva da Constitu*ção de 1988 e *om as </line>
</par>
<par>
<line> e**olhas institucionais que afetam a efetividade dos </line>
<line> dir**tos s*cia*s. A i*vestigação </line>
<line> se </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, v. 22, n. *, art. 5, p. 82-95, ago. 2025 </line>
<line> www4.Unifsanet.c*m.br/*ev*sta </line>
</par>
</page>
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<par>
<line> * Jus*iça Dist*ibutiva como Fun**ment* **rmativ* da Seguridad* *oc*al Brasilei*a: Constitui*ão de 1988 </line>
<line> 85 </line>
</par>
<par>
<line> jus*ifica pela nece*sidade de c*mpre*nder se a justi*a distrib*tiv*, no Brasil, op*ra como um </line>
</par>
<par>
<line> i*perativo const*tuciona* vin*ulante ou se permane*e como r*tó**ca *nstitu*io*al </line>
<line> diante </line>
<line> de </line>
</par>
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<line> u* cen*rio de desigualdad** persistentes e sele*iv*dade orçamentária. </line>
</par>
<par>
<line> Essa *ndaga*ão torna-*e a*nda mais relev*nt* quando se considera a centralid*de que * </line>
</par>
<par>
<line> jus*i*a </line>
<line> dis**ibuti*a *ss*me </line>
<line> no </line>
<line> desenh* *onstitucional de 198*, ju*tamente em um context* </line>
</par>
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<line> h*stórico marcado por d**i*u*ldades pr**undas * </line>
<line> estruturalme*te *rraigad*s. A tensão e*tre </line>
</par>
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<line> o* objetivos constitucionais de justiça social e as esco*ha* polí*icas e *i*cais con*em*orâneas </line>
</par>
<par>
<line> exige uma </line>
<line> *nálise **ítica sobre efet*v*dade a </line>
<line> *os direitos s*ciais, espe*ialme*te no que *e </line>
</par>
<par>
<line> refere à possibi*ida*e *e s* considerar * j*stiça di*tributiva como um pri*cípio jurídico </line>
<line> vincula*te * não *pe*as como dir*triz étic* ou me*a política. </line>
<line> 2 REFERENC*AL T*ÓRICO </line>
</par>
<par>
<line> Com efeito, a C*ns*ituição d* 19*8 </line>
<line> não apenas consagrou a se*urida*e social </line>
<line> como </line>
</par>
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<line> eixo estruturante da *rdem social br*s*le*ra, mas o fez a part*r d* compromi*so* explícitos </line>
</par>
<par>
<line> co* a red**ã* </line>
<line> *as desigualdades, a justiça *ocial </line>
<line> e </line>
<line> o </line>
<line> primad* do trabalho. Tais </line>
</par>
<par>
<line> compromissos, *on*udo, enco*tram-se sob constante ameaça dia*te da ad*ção *e parad**mas </line>
</par>
<par>
<line> *e equida*e *eletiv*, </line>
<line> da *udi*ialização *ragmen*á*ia *as p*líticas sociais * da crescente </line>
</par>
<par>
<line> re*trição orçamentária inst*t*cio*alizad*. Nes*e </line>
<line> cen*rio, refl*tir sobr* a *atureza e o peso </line>
</par>
<par>
<line> normativo </line>
<line> da jus*iç* d*str*butiva permite *ançar luz sob*e o </line>
<line> *l*an*e co*sti**ci*nal </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> seg*rid*de social e sobre os *imites jurídicos da atu**ão estata*. </line>
<line> Nesse context*, a pr***nte pesq*is* se justifica não ap*nas por *ua relevân*ia t*óri*a, </line>
<line> c*mo tamb*m por *ua aderência aos d*bates centrais sobr* a efeti*ação d*s direitos sociais no </line>
<line> *rasil. Isso se evidencia na in*estigaçã* dos fundamentos f*losófico-jur*dic*s da *egu*idade </line>
</par>
<par>
<line> soci** sob </line>
<line> uma ótica c*nstitucional; no aprofu*damento do </line>
<line> **tud* </line>
<line> sobre os </line>
<line> *rincípios *ue </line>
</par>
<par>
<line> *rienta* a prote*ão social - como equid*de, universalid*de, sel*t**id*de e *usti** social; e na </line>
</par>
<par>
<line> artic*laç** entre teoria prática, ao examinar as t*nsões existentes e*tre a normat*vidade e </line>
<line> co*stitucional * o* modelos a*otad** para a *m*lemen*ação de políticas públi*a*. </line>
</par>
<par>
<line> T****-se, po*tanto, de uma propos*a coere*te *om os </line>
<line> desafios cont*mpor*n*os </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> proteção social, ofe*ec*ndo uma c*nt**bui*ão analítica que vai alé* da me*a </line>
<line> *escrição </line>
</par>
<par>
<line> normativa. B*sca-se </line>
<line> *romo*er </line>
<line> uma refle*ã* cr**ica s*bre * concretização dos objetivos </line>
</par>
<par>
<line> constit*cion*is </line>
<line> em matéria *e segu*idade social, a **rt*r de </line>
<line> uma aborda*em metodológic* </line>
</par>
<par>
<line> voltada à análise da normat*vida** constitucional em sua relaç*o *om a *ustiç* distributiva. </line>
<line> Rev. FSA, Te*esina PI, v. *2, n. 8, art. 5, p. 82-95, ago. 2**5 www4.Unif*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. C. C. Santos, R. L. Araú*o Neto </line>
<line> 86 </line>
</par>
<par>
<line> Com isso, pretende-*e compreender como tais *rincípios se estrutur*m no or*enamento </line>
<line> jur*d*c* **asi*eir* e influe*ciam a formulação e a execução das políticas soci*is. </line>
<line> * metodologia adotada n*st* trabalho é qualitativa, com a**rdagem ****i*o-dogm*t*ca </line>
</par>
<par>
<line> e *nfoque herme**utico-con*tituci*nal. Par*e-s* da premissa de *ue os princípios valore* e </line>
<line> cons*it*cionais, em espec*al aquel*s *elaci*nados à justiça *ocial, possuem densidade </line>
<line> normativa s*fici*nte p*ra ori*nta* a interpret*ção e a ap*ic*ção concreta das nor*as relativas </line>
<line> à seguridad* soc**l. O método co*sis*e na a*ál*s* c*íti*a *e dispositiv*s da Constitu**ão </line>
</par>
<par>
<line> Fed*ral ** 1988, à luz da *outrina e*pecializada e </line>
<line> d* marcos *ilosó*icos sobre a justiça </line>
</par>
<par>
<line> distri*u**va, com o ob*etivo *e compre*nder * e*tensão normativa e instituc*on** *o princípio </line>
<line> distrib*tivo na estrutura do *s*ado soci*l brasi*eiro. </line>
<line> A *n**st*gação an*ora-se e* revisão bibl*ográ***a rigor*sa, reunindo contri*uições d* </line>
<line> autores clássi*os e co*t**porâneos. Samuel *leisc*a*ker é mobilizad* para of*recer os </line>
</par>
<par>
<line> f*ndamentos filosó*icos </line>
<line> da justiça distributi*a, </line>
<line> destacando sua transição *istórica de uma </line>
</par>
<par>
<line> *oncepç*o moral </line>
<line> *ndi*idual para um d*ver i*s*itucion*l do Estado moderno. Ko*r*d Hesse </line>
</par>
<par>
<line> *ontr*bu* com sua teoria da *orça normativa da c*nstit*ição, ess*nc*al para afirmar que os </line>
</par>
<par>
<line> p*incípio* cons*i*ucionai* - mesmo *s de *atureza aberta ou </line>
<line> prog*a*át*ca </line>
<line> - impõem </line>
</par>
<par>
<line> *incu*ações *urídicas efetivas aos </line>
<line> po*er*s </line>
<line> públicos. A *n*lise </line>
<line> *e Wagne* Ba*era *ornece </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> vínculo do*mático entre just*ça distributi*a e </line>
<line> o sistema de </line>
<line> se*uridade socia* b*asileiro, </line>
</par>
<par>
<line> permi*indo compre*nde* como a orde* cons**tucional </line>
<line> de 1988 incorpo*a tais valo*es à su* </line>
</par>
<par>
<line> *rqui*etura jurídic*. Por fim, os estu*os de Marcelo Medeiros e Débora Di*iz contribuem p*ra </line>
</par>
<par>
<line> a compreensão dos modelos distributivos e* *isp**a na formulação e imple*en**ção </line>
<line> d*s </line>
</par>
<par>
<line> políticas sociais </line>
<line> brasileiras, especialmente no que tange à tensã* en*r* uni*ersalismo e </line>
</par>
<par>
<line> fo*a*ização. </line>
</par>
<par>
<line> O d*sen*olvimento do trabalho foi estrut*rado em três seções principai*. A prim*i*a </line>
</par>
<par>
<line> *borda </line>
<line> os fu*da*entos filosóficos *a </line>
<line> justiça </line>
<line> di**ributiv*, e*aminando s*as or**ens </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> transformaçõe* a*é seu reconhecimento com* res*onsabilidade </line>
<line> pública do E*tado. *m </line>
</par>
<par>
<line> segui*a, a segu*da seção </line>
<line> discute a normatividade da justiça distributiva na Constit*ição </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> 1988, analis*ndo os </line>
<line> d*sp*sitiv*s **ns*itu*ionais que consagram a justiça so*ial, a *ignidade </line>
</par>
<par>
<line> d* pes*oa *u*ana a seguridade social como *ila*e* do *odel* *ra*ileiro, com ba*e em e </line>
</par>
<par>
<line> **sse e Ba*era. A ter*ei*a e últ*ma seção examina os par*d**mas contemporân*os </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> equidade e *eus impactos </line>
<line> na efetivid*de *a j*stiça distributiva no *rasil, com </line>
<line> *poio </line>
<line> nas </line>
</par>
<par>
<line> re*lexões de Medeiros e Diniz, busc*ndo i*entif*car *m que medida </line>
<line> a* *pções po*íti*o- </line>
</par>
<par>
<line> institucion*is atuais têm fo*talecido ou e*fraque*ido o cum**imento do* objetivos </line>
<line> distribu*ivos *on*t*tuci*na*s. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, *. 22, n. 8, ar*. *, p. 82-9*, ago. 202* *ww4.Unifsanet.c*m.b*/rev*st* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Jus*iça *ist*ibutiva c*mo F*ndamento Norm*tiv* da Seguridade *oc*al Brasileira: C*nstituiç*o de 1988 </line>
<line> 87 </line>
</par>
<par>
<line> Es*a *rganização vi*a garantir coesão i*terna, *rofundidade an*lítica e aderência a** </line>
<line> objeti*os da **sciplina "E*etiv*dad* dos Di*eitos da Se*uri*ade *ocial", proporcionan*o *ma </line>
<line> r*fle**o crí*ic* e no*mativamen*e co*siste**e sobr* os desafios *a conc*etiz*ç** da justiça </line>
<line> distr***tiva *o context* *rasileiro. </line>
</par>
<par>
<line> *.1 Fundamentos </line>
<line> Filo*ófico* da *u*tiça Di*t**butiva: Da </line>
<line> *irtude Mo*al </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> Respon*abilidade Pública </line>
<line> A compree*são co*temporân** da jus*iç* distributiva como *rinc*pio n*rmativo do </line>
<line> Es*ad* é fruto de uma long* transformação co**eitual e histórica. *onforme *bserv* Samuel </line>
</par>
<par>
<line> Fl*ischacker (2006), * justiça distri**tiva, </line>
<line> nas orige*s do p*n**men*o *i**sóf*co o***ental, </line>
</par>
<par>
<line> não era con*ebida como uma exigênci* *o poder público, *as como uma vi*tude indi*idual, </line>
</par>
<par>
<line> o*ientada por *ritérios de mérito, honra *u reciprocid**e. Em Aristóteles, por ex*mplo, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> distribuição just* diz** respei*o à adequada proporç*o entre o valor do indiví*uo e os bens ou </line>
</par>
<par>
<line> ho*rar*as que </line>
<line> l*e eram concedid*s, **ndo estrutu*ada por uma lógica ess*ncialmente </line>
</par>
<par>
<line> hierárquica e não igualitária (FLEIS*H*CKER, 2006, p. 17). </line>
<line> Es*e paradigma c**e*a a *er tr**sformado com o surgim*nt* da filosofia moderna e </line>
<line> do E*tado *iberal, prin*ipalme*t* a partir dos debates contratu*li*tas. Todavia, é *pe*a* com </line>
</par>
<par>
<line> autor*s, como Jean-Ja**ues Ro**s*au e Immanuel *ant que se delineia uma </line>
<line> tr*n*içã* mais </line>
</par>
<par>
<line> c**sistente: a justiça distributi*a pa*sa a se* pens*da com* *a*te de um projeto institucional </line>
</par>
<par>
<line> de cons*r*ção de </line>
<line> uma *ocied*d* justa, em *u* os bens pr*mários - como *enda, saúd*, </line>
</par>
<par>
<line> educação * oportunidades - devem *er r****tidos nã* com base na ho*ra o* no *érito, mas na </line>
<line> garantia *a libe**ade e da igualdade dos cidadã*s (FLEISCHACKER, 2006, p. 22). </line>
<line> O **rco dec*sivo de**e *e*locamento é a *odernid*de pol*t*ca, *u* atribui ** Estado </line>
<line> a respon*ab*lidade a*iva pela regulação das desig*ald*des ec*n*mi*as e sociais. Flei*c*acker </line>
<line> (2006) *rgumenta que, **bora no *iberali*** clássico ain*a **uve**e fo*te resistência à *de*a </line>
</par>
<par>
<line> de interve*ção distribut*va </line>
<line> estatal, o surgimento do* *stados *o*iai*, no *éculo XX, </line>
</par>
<par>
<line> consolidou a compre*nsão de que a justiça </line>
<line> distributi*a *xige meca*ismos </line>
<line> inst*tucionais </line>
</par>
<par>
<line> per*anentes de r**istribuição </line>
<line> de *ecursos e de corr*çã* das a*simetrias estruturais. Nesse </line>
</par>
<par>
<line> *o*o arranjo, a pobreza deixa de ser vista c*mo um f*acasso moral o* i**ividual, passa*do * </line>
<line> ser tr**a*a como um p*oblema p*blico cuja *olução * *e re*p*nsabilidade *ole*iv*. </line>
</par>
<par>
<line> Esse movimento, que </line>
<line> **sloca justiça dis*ributiva do plan* a </line>
<line> da moralida*e priva*a </line>
</par>
<par>
<line> p*ra o campo do *irei*o público, tem imp*ic*ções decisivas para a interp*etação *onstitucional </line>
<line> contemporânea. O princípio da *us*iç* distributiva, nesse novo cenário, deixa de s*r uma </line>
<line> Rev. FS*, Teresi** PI, v. 22, n. 8, art. 5, p. 82-95, ago. 202* ww*4.Unifsanet.co*.b*/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. C. C. Santos, *. L. Araúj* Neto </line>
<line> 88 </line>
</par>
<par>
<line> virtu*e *deal e abs**ata, a*sumindo a f*rma </line>
<line> de um co*p*omiss* nor*ativo vinculant* que </line>
</par>
<par>
<line> estrut*ra os fundam*nto* do Estado Social. Nesse sentido, a concepç*o mo*erna de justiça </line>
</par>
<par>
<line> distributiva - tal como apres*ntada por *l*ischack*r - *ermite c*mpreender </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> c*nstitucio**lização *o* dire*tos sociais e *a seguridade *ocial nã* como </line>
<line> concessões </line>
</par>
<par>
<line> generosas *u meramente polít*cas, *as *omo obrigações jurí*icas de*iv*da* de *rincípios </line>
<line> ético-políticos p*s*ti*ados. </line>
<line> Ess* transição conceitual *orn*ce o *l*cerce teóric* pa*a a leitu*a da Con**ituição </line>
<line> *e*eral de 1988 *ob uma ótica distribu**va. Ao consag*ar, já em seu art. *º, que u* dos </line>
<line> *bjetivos fundamentais da *e*úblic* é a e*radicação da p*bre*a e a redução d*s </line>
</par>
<par>
<line> desi**ald*d** *ocia*s e r*g*onai*, o constituinte br*silei*o inscreve no texto constitucional </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> matriz *oder*a d* justiça distri*utiva, t*l como d*lin*ad* por Fleischacker. A s*gurid*de </line>
</par>
<par>
<line> social, nesse contexto, </line>
<line> passa a ser com*reendida como </line>
<line> instrumento jur*dico-**rmativo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> justiça distributi*a institucionalizada, </line>
<line> com implicações diretas na f*rmulação de </line>
<line> po*ítica* </line>
</par>
<par>
<line> púb*icas * *o d*ver ** ação dos *oderes pú*licos. </line>
</par>
<par>
<line> Conclui-se, portanto, que a justiça distributiva, ao m*grar da esfer* *ilos*fica para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> con*titucional, transforma-se em prin*ípio j**ídico estr*tura*te do E**ado c*ntemporâneo. </line>
<line> Sua tr*jetória hist*rica legitima a interpretaçã* ** que a ordem c**stitucional brasileira - e* </line>
</par>
<par>
<line> e*pecia* após 198* - nã* apenas comporta, mas exi*e, </line>
<line> uma atuação estatal pautada </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> *ritérios *e equ**ade, universali*ade e solidariedade social. A par*ir </line>
<line> dessa ba*e teórica, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> possíve* avançar para a a*ál**e da </line>
<line> normativi*ade </line>
<line> constitucional d* justi*a dis*ribut*va, </line>
</par>
<par>
<line> examinando como esse *r*ncípio se manifesta </line>
<line> n* texto constitucional brasil*ir* e </line>
<line> quais </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> se*s efeit*s sobre a efetividad* do* *ireitos s*ci*is. </line>
<line> 3 RESULT*DS E DI*CUSSÕES </line>
<line> 3.1 A Força Normati*a *a J*stiça *is*ributiva na *onstituição de 19** </line>
</par>
<par>
<line> A co*s*lidação da *ust*ça </line>
<line> distribu*iva como princípio no*mat*vo na ordem </line>
</par>
<par>
<line> co*stitu*i*nal brasileira de 198* exi*e não apenas a identificação d* suas *an*festaçõ*s </line>
<line> textuais, m*s também a comp*ee*são *a natureza *ur*d*ca do* princípios constitucionai* e d* </line>
<line> sua *ficá*i* vincul*nte. Nesse as*ecto, a teo*ia da for*a *ormativa d* *onstituição, f*rmulada </line>
</par>
<par>
<line> por Konrad *esse, ofere*e um **cabouço dogmático essen*ial </line>
<line> para **irmar que </line>
<line> * </line>
<line> j*st*ça </line>
</par>
<par>
<line> dist*i*uti*a não é mera dire*riz política, mas sim fundamento juríd*co d* atuação estatal. </line>
<line> Rev. FS*, **res*na, v. 2*, n. 8, art. 5, p. 82-95, ag*. 2*25 *ww4.Unifsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Justiça Distri*u*iva como Fundamento Normat*vo da Seguri*ade S*cia* Brasileira: Constituiçã* de 198* </line>
<line> 89 </line>
</par>
<par>
<line> He*se (1991) s*stent* que a Const*tui**o não *eve ser *e*uz*d* a um pr*gram* idea* </line>
<line> ou a um repositório sim**lico d* v*lores. Ao cont*ário, ela *ossui força *ormativa p*ópria, </line>
</par>
<par>
<line> capaz de conformar a *ealida*e ju*ídica, po*ítica * so*ial, </line>
<line> desde *ue haja, por part* dos </line>
</par>
<par>
<line> poderes constitu*dos e </line>
<line> *a socie*ade, </line>
<line> a efetiva "vo*tade de </line>
<line> constituição" (Wil*e zur </line>
</par>
<par>
<line> Ve**assu*g). Es*a força normativ* *e aplica também às normas de con*eúdo p*i*cipiológico, </line>
</par>
<par>
<line> que embora **tadas de abst*ação, </line>
<line> operam como critérios vinculantes </line>
<line> de *nterpreta**o e de </line>
</par>
<par>
<line> conforma*ão ** condutas e polít*cas públicas. A *i*ti*çã* *nt*e nor*as m*ram*nte </line>
<line> pro*ramá**cas e norm*s *e e*icácia plena, p*rt*nto, *ão pode ser ut*lizada como fundamento </line>
<line> p*ra relativi*ar a im*eratividad* d*s princ*pios constitucio*a*s fundamentais - como * o *aso </line>
<line> da j*stiça soc*al e da red*ção d** des*gu*lda*e*. </line>
<line> * Constituição de 1*88, sob forte influ*ncia do model* do Esta*o Social e d* *radição </line>
</par>
<par>
<line> do constituciona*ismo *ós-19*5, posi*ivou *xpressamente o com*r*misso </line>
<line> com a </line>
<line> ju**iça </line>
</par>
<par>
<line> distri*ut*va, ao estabel*cer, *o *rt. 3*, *II, com* objetivo fundamental da Repúbl*ca </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> erradica*ão da p*b*e*a e redução das d*sig**ld*des sociais e regionais. Além dis*o, o art. a </line>
<line> 193 decla*a que a ordem soc**l tem c*mo base o pri*ad* do trabalho e c*mo ob*etivo o *em- </line>
</par>
<par>
<line> estar e a justi*a s*ciais. Esses </line>
<line> di * pos i * * vos </line>
<line> *ão são me*as procla*açõe* *etó*icas: eles </line>
</par>
<par>
<line> compõ*m o núcleo </line>
<line> norm**ivo da </line>
<line> orde* constitucional e impõem ao Es*ado ob*ig*ções </line>
</par>
<par>
<line> *oncretas e *ont*nuas de prot*ção, promoçã* e inclusão social. </line>
</par>
<par>
<line> *esse sen*ido, a l*it**a sistemática do* ar**. 1º, 3º, *º, 170, 193 e 194 r**ela que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> just*ça distributiva </line>
<line> cons*itui n*o apenas </line>
<line> *m valor </line>
<line> orie*tador, e si* uma categ*ria jurídic* </line>
</par>
<par>
<line> oper*ti*a, que *xige do *sta** for*u*aç*o de polít*cas *úblicas univ*rsais, solidárias a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> articuladas com os f*ndam*ntos da ordem social. O artigo 1*4, po* **a vez, detalha *s </line>
<line> princípios que regem a seguridade social - como a universal*dade da cobe*tura, * equi*a*e n* </line>
</par>
<par>
<line> custeio e a sel*tividade n* </line>
<line> prest**ão - e co*fere </line>
<line> d*nsid*de normativa à arquitetur* </line>
</par>
<par>
<line> inst*tuciona* *a proteção social. </line>
</par>
<par>
<line> Ess* ente*dimento é c*rr*borado </line>
<line> por Wagner Bal*ra, </line>
<line> ao analisa* ord*m soc*al a </line>
</par>
<par>
<line> constitucion*l *rasileira e, particul*rmen*e, o sistema d* seguridade s**ial. Segundo o autor, a </line>
<line> segur**ade * concebida *omo *nstrume*to técnico-*urídico de jus*i*a socia* e s*u fundamento </line>
</par>
<par>
<line> é * pró*ri* </line>
<line> d*gn*dade da </line>
<line> pes*oa </line>
<line> humana, *ri*cíp*o estr*tu*a*te da Constituição (BALERA, </line>
</par>
<par>
<line> 2010). Para B*le**, </line>
<line> a Co*s*ituição de 1988 i*augura um* nova ló*ica no Direito </line>
</par>
<par>
<line> Previdenciário e nas polític*s públicas sociais: *rata-se </line>
<line> de substit*ir uma visã* </line>
<line> m*ram*n*e </line>
</par>
<par>
<line> contributiva * *est*it*va p*r uma concepç*o di*tribut**a e gara**i*ora de mínimos existenciais. </line>
<line> A seguridade, desse modo, **o é acessór*a nem *ondici*nal - ela é núcle* essencia* da *rde* </line>
<line> *onstitu*ional. </line>
<line> Re*. *SA, Teresina PI, v. 22, n. 8, art. 5, p. 82-*5, ago. 2025 www4.Uni*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. C. C. S*n*os, R. L. Ara*jo Neto </line>
<line> 90 </line>
</par>
<par>
<line> Ainda segundo Baler* (*0*0), o art. *93 da **nstituiç*o rep*esenta uma vira** </line>
</par>
<par>
<line> *ar*digmát*ca, *o esta*elecer que a or*em so**al tem co*o base o primad* do t**bal*o </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> com* objetivo o bem-estar e a justiça so*iai*. Es*a n*rma, com**n**a *om os princípios </line>
</par>
<par>
<line> *onstantes do art. *9* **m* a *nivers*lidade *a cobertura, a equid*de no custeio - </line>
<line> * </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> s*letividade na prestação - traduz*m, em linguagem juríd*ca, os fundament*s *a j*stiça </line>
<line> distri*utiva. Assim, o Esta*o brasileir*, por fo*ça do text* *onstituciona*, n*o ape*as p*de, </line>
</par>
<par>
<line> mas deve **p*ementar pol*ticas públ*cas </line>
<line> *u* as*egurem pr**eção co*tra os ri*co* sociais, </line>
</par>
<par>
<line> corr*ção de de*igu*lda*es e aces*o equitativo à seguridad*. </line>
</par>
<par>
<line> Complemen*armente, conf*rm* destac* Raul Lopes (202*), a just*ça soc*al, * </line>
<line> be*- </line>
</par>
<par>
<line> estar * o primad* *o trabal*o não devem s*r compreendidos isolad*me*te, e sim c*mo eix*s </line>
<line> estr*tur*ntes da or*em s*cial que fu*cio*am de *o*ma i*t**de*ende*t* *a re*lização d** </line>
</par>
<par>
<line> di*eitos da seguridade *o*ial. A aná**se </line>
<line> int*grada **sses elementos perm*te compree*der </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Const*tuição de 1988 c*mo u* *rojeto normativo voltado à transfo*ma**o social e à corr*ção </line>
<line> da* desigua*dades, sendo * justiça distributiva a c**v* hermenêu*ica para sua i*plementação. </line>
<line> E*sa lei*ura normativa permi*e suste*t*r qu* a justiça distributiva, *o se* inco*porada </line>
</par>
<par>
<line> a*s obj*tiv*s e pr*ncípios fundame*tais </line>
<line> da Consti*uiçã*, adquire natu*e*a vi*culante. O </line>
</par>
<par>
<line> Est*do *stá juridicame*te obr**a** a estruturá-la em su*s ações legislati*as, ad*inis*rativas e </line>
<line> orçamentári*s. A in*rcia estatal diante da *esigualdade, ou a *d*ção de polí*ica* regre*siv*s </line>
<line> sob o pr*texto de c*ntenção fiscal, de*e ser interpretada como *escu*primento de prec*itos </line>
<line> constituciona*s fundament*i*. Confor*e o al*rta de He*se (199*, p. 14), a força no*mativa *a </line>
</par>
<par>
<line> Consti*uição </line>
<line> se perde qua*do se *dmite *ue seus comandos *undamentais s**am </line>
</par>
<par>
<line> negligenciado* sob justificativas po*ític*s co*tingentes. </line>
<line> Dessa forma, a partir da doutrina de Hesse, Balera e Raul L*pes, com*reende-s* q*e a </line>
</par>
<par>
<line> justiça distributiv* </line>
<line> na *onstit*ição de *988 nã* o*era com* *nunciado pro*ramático, *a* </line>
</par>
<par>
<line> como pri*cípio normati*o estruturante do Esta** so*ia* brasileiro, cu** concretizaçã* </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> condi*ão p*ra legi*imidade das políticas pú*lic*s e da* d*cisõ*s *e g*verno. O próximo * </line>
<line> passo da análise, portant*, *er* examinar *s desa*ios *oncretos à efe*ivida*e desse *rin*ípio, </line>
</par>
<par>
<line> *specialmen*e d*ante dos </line>
<line> p*ra*igmas co*temporâ*eos de *qui*ade seletiv* nas *olít*c*s </line>
</par>
<par>
<line> sociais. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. *, art. 5, p. 82-95, ago. 2025 </line>
<line> ww*4.Un*fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Justiça Distribut*va *omo Fundamento Norma*ivo da Seguridade S*cial Brasileira: C*n*tituição de 1*88 </line>
<line> *1 </line>
</par>
<par>
<line> 3.2 Paradigm*s C*ntemporâneo* d* Eq*ida*e * *s D*safios * Efet*vidade da Justiça </line>
<line> Distributi*a </line>
</par>
<par>
<line> A*esar da de*si*ade normativa atri***d* * just*ç* distri*ut*va pel* Cons*ituição </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> 19**, co*fo**e d*monstrado </line>
<line> na *eção *nt*rior, s*a efetivação no </line>
<line> âmbi*o das polí*icas </line>
</par>
<par>
<line> públicas *ermanece marcada *or tensõ*s es*rut*rais e contradições conceituais. A </line>
<line> con*agração constitucional da just*ça so*i*l, da univers*lidade *a segu*idad* e da reduçã* *as </line>
</par>
<par>
<line> desigualdades não *em </line>
<line> sido sufici*nte, por s* só, para impedir que *odelos seletivos e </line>
</par>
<par>
<line> pragmáti*os de equ*d*d* passem a or*ent*r gra*de parte das *ções esta*a*s no campo social. </line>
</par>
<par>
<line> E*sa dissociaç*o entr* o texto </line>
<line> constit*ciona* e </line>
<line> a *r*ti*a ad**n**trativa torna-s* </line>
</par>
<par>
<line> evidente na for*ulação * impleme*t**ão de políticas sociais </line>
<line> q*e, embora frequentement* </line>
</par>
<par>
<line> legit*ma*as por argumentos de racionalidade econômica ou de efici*n*ia gerenc*al, f*agi*izam </line>
<line> o* c*mp*omisso* constitucionais com a i*ual*ade m**erial. Ness* cená*io, o* par*digmas </line>
<line> contem*orâneos de equidad* - e* especial aqueles baseados *a focalizaç*o e na sel*t**idade </line>
<line> - *cupa* posição central no* dile**s relaci***dos à concre*iza*ão da justiç* distributiva </line>
<line> como *alor normativo vinculan*e do Estado social b*a*ileiro. </line>
<line> A esse respeito, os *studos de Marce*o Med*iro* e Débor* Diniz (2011) ofer*cem uma </line>
<line> importante chave a**l*t*c*. Os autores i*enti***am e c*assific*m os pri*cipai* para*igma* d* </line>
</par>
<par>
<line> jus*iça *istributiva que moldam a estrutur* </line>
<line> *as políticas sociais: o pa**digma da igualdade, </line>
</par>
<par>
<line> que sustenta políticas universalista*, e * da e*uidade, que justifica a focali*ação de bene*ício* </line>
<line> a part*r d* *ritéri*s seleti*os b*sea*os na vulne*ab*lidade. Ambos o* *odelos se apres*ntam </line>
</par>
<par>
<line> como respostas legítimas à *xigência *onstitucional de just*ça so*i**, *orém </line>
<line> possuem </line>
</par>
<par>
<line> impli*ações no*mativas, *peracion*is * polític*s sub*tancialmente d*stintas. </line>
</par>
<par>
<line> No paradigma da *quida*e, preva*ec*nt* nas re*orma* socia*s brasileiras de*de os anos </line>
<line> 1*9*, a lógica distribut**a prioriza a identificação de grupos **is v*lneráveis, *om * *bjetivo </line>
<line> de co*centra* *eles os recursos públicos *i**oníveis. T*l modelo é *ustentado, *u*tas vezes, </line>
<line> por argumentos pragmáticos *elacionados à limitação *isca* do Estad*. ** enta*to, como </line>
</par>
<par>
<line> alertam Medeiros e Di*iz </line>
<line> (201*), esse enfoque pode produzir </line>
<line> efeitos </line>
<line> *ontraditórios: ao </line>
</par>
<par>
<line> res*ringir a **rangência das polít*cas, </line>
<line> cria-se </line>
<line> *ma *ierarquização das necessidades soci*i* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> reforça-*e o esti*m* *a po*reza, deslo*ando *roteção social de um direito *niversa* a </line>
<line> p**a </line>
</par>
<par>
<line> u*a conc*ssão assistencialista. </line>
</par>
<par>
<line> Além </line>
<line> *isso, a foca**za*ão frequ*ntemente igno*a as mú*ti*las dimen*õ*s da </line>
</par>
<par>
<line> desig*a*d*de e </line>
<line> as barr*iras de acesso aos serv**os p*blicos, perpetuando exc*us*es </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> distor**e* dis**i*utiv*s. Na *erspe*t*va da Constituição de 1*88, que afir*a a u*i*ersalida*e </line>
<line> Rev. *SA, Teresina *I, v. 22, n. 8, ar*. 5, p. 82-95, ago. 2*25 *ww4.Unifsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. C. C. Sant**, R. L. Araújo Neto </line>
<line> *2 </line>
</par>
<par>
<line> *a seguridade social (ar*. 194, pará**afo único, incis* I) e o primado da justiça social como </line>
<line> *bjetivo d* ordem **cial (art. *93), essa* prát*c** seletivas e rest*itiv*s su*cit*m sérios </line>
<line> que*t*o*amentos quanto à su* compa**b*lidade com os princípios constitucionais. </line>
<line> Nesse po*to, é import*nte *estacar que, no c*n*ext* *ur*d*co, a ju*tiça como equidade </line>
</par>
<par>
<line> i m põe </line>
<line> u*a responsabilidade tanto </line>
<line> ao Es*ado qu*nto ao Pod*r **d*ci*r*o: *romover </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> igualdade mat**ial * asseg*rar que </line>
<line> t*dos os cida*ãos, ind*pende*temente </line>
<line> de sua *rigem </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> condição, tenham *cesso ef*tivo a*s direitos e às </line>
<line> opo*tunidades ne*essár*a* para u*a </line>
<line> vi ** </line>
</par>
<par>
<line> *igna. Ingo Wolf*ang Sarlet, a* </line>
<line> discutir a *atureza dos direito* fundame*tais, afi*ma que </line>
</par>
<par>
<line> esses </line>
<line> não se *imitam a declarações no*mat*vas </line>
<line> abstrata*, mas c*nstituem *an*ad*s </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> otimização, exigindo prest*ções po*itivas do E*tado vol*adas à reduç*o das desigu*ldades e à </line>
</par>
<par>
<line> realização d* bem-estar socia* (SARL*T, 2004). Dess* forma, concep*ão de j*stiç* como a </line>
<line> equi**de imp*e ao Direit* a tarefa *e c**ar cond*ções jur*dicas, ins*itucionais e ma**riais para </line>
<line> que os ind**íduos possam superar os obstácu*os qu* os impe*em de exe*cer ple*am**te seu* </line>
<line> direitos e li*e*da*es. </line>
</par>
<par>
<line> * *ensão entre os modelo* di*tributi*os é aind* mais sens*vel quand* se </line>
<line> observa </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> judicialização </line>
<line> crescente do* direito* *ociais, </line>
<line> especialm*nt* </line>
<line> da saúde da *ssistên*ia. A e </line>
</par>
<par>
<line> se*etiv*dade estatal na *rov**ão de *ens *ss*ncia**, combinada à ineficiê**ia administrativa e </line>
</par>
<par>
<line> ao *ubfinanc*amen** crôn*co, tem l**ado *o deslocamento das disput** </line>
<line> distributivas p*ra </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *ode* Jud*ciário, que passa a arbitrar, caso a ca*o, a efetiva**o de prestaç*es est**ai* </line>
</par>
<par>
<line> mí***as. Tal fenô*eno, *mbora assegure res*o*tas pontuais, não sub**itu* o </line>
<line> dev** polít*co- </line>
</par>
<par>
<line> cons*i*ucional de formulação de po**tic*s públicas universalizantes e sol**ár*as. </line>
</par>
<par>
<line> *edeir*s e Di*i* (20**) também de*ta*am q*e os pa*ad*gmas de eq*i*ade, qu*ndo </line>
</par>
<par>
<line> a*licados de for** desconte*tualizada, *esconside*am </line>
<line> o </line>
<line> papel est*uturan*e da </line>
<line> justiça </line>
</par>
<par>
<line> di*tr*but*va enquanto compromis*o constituc**nal. Assim, não s* **ata de rejeitar </line>
<line> com*letamen*e a ideia de equ**ade, mas de *e*o*o*á-la nos *e*mos da C*n*titui*ão, qu* exige </line>
<line> distribuiç*es o**entad*s pela dignid*de, pela solidariedade e pela c*rreção das desigualdad*s </line>
</par>
<par>
<line> e*truturais - valores q*e supera* * crit**io estreito d* </line>
<line> vulnerab*lid*de indi*idual </line>
<line> ou </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> dé*ici* orça**n*ário. </line>
</par>
<par>
<line> Dia*te d*sse c*nário, torna-se *vidente que os obstáculos à e*eti*idad* da </line>
<line> just*ça </line>
</par>
<par>
<line> distributiv* no Brasil *ão </line>
<line> der*vam apenas *e carência* *éc*i*as ou *inanceir*s, *as </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> conc*pções re*u*ionis*as d* política social que di*sociam a *estão pública dos f*ndamento* </line>
</par>
<par>
<line> c*nstitucionais q** a le*iti*am. Em últim* ins*ância, * </line>
<line> desafio da efeti*idade </line>
<line> passa por </line>
</par>
<par>
<line> reafirmar a jus*iça distributiva *omo parâmetro normativo da ação estatal, vincula*do </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, T*resina, v. 22, n. 8, *rt. *, p. 82-95, ago. 2025 www4.*nifsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Just**a Dis*ributiva como F*ndamento Norm*t*vo da Se*uridade Social Br*sil*ira: Constituição *e 1988 </line>
<line> 9* </line>
</par>
<par>
<line> gestores públicos, os formuladore* de políticas * ** julgador*s à p*ena realiza*ão dos </line>
<line> objetivos con*t**uciona*s de ju**iça soci*l. </line>
<line> 4 CONSID*RAÇÕ** FIN*IS </line>
</par>
<par>
<line> A inves*ig**ão desenvolvida ao lo*go de*te trabalho permitiu *ompreen*er que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ust*ça distributiva, his**ri*amente concebida como virtude moral, foi progressivamente </line>
<line> alça*a à condição de *rincípio normativo de *atureza pú*lica e instituc*ona*, es*ecialmente * </line>
</par>
<par>
<line> partir do surgimento do Estado Social. Esse des*ocamento conceitual, </line>
<line> analisado a p**tir </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> contri**içõ** fi*osófic*s de Samuel Fleis*ha*ker, e**on*ra respald* e concre**de </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> *ons*i*u*ion*li*mo bra*il*i*o </line>
<line> de 19*8, que incorporou a </line>
<line> justiça social * a redução da* </line>
</par>
<par>
<line> desigu*ldades como </line>
<line> *bjetivos *undamentais da República, e e*tr*turou a seguri*ade *oci*l </line>
</par>
<par>
<line> *om* *eu princ*pa* instrume*to jurí*ico. </line>
<line> Ao ad*tar a justiça *istribu*iva como *m *alor normati*o, a Constituiçã* de 198* *ão </line>
</par>
<par>
<line> apenas r*conhec* a existência </line>
<line> de </line>
<line> desiguald*d*s *ociais * regionai*, mas impõe ao Estado </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *es*onsab*li*a*e ativa de corrig*-la* por me** de po*ít*cas púb*icas estrut*rad**, universais e </line>
<line> soli*árias. Essa no*mati*ida**, como demons*rado a pa*t*r d* Konrad H*ss*, n*o é simb*lica </line>
</par>
<par>
<line> nem *eramen*e pr*gramát*ca: ela </line>
<line> possui densidade </line>
<line> jurídica *ufi*iente para *incu*ar </line>
<line> *s </line>
</par>
<par>
<line> *oderes *ú*li*os e c*ndici*nar </line>
<line> a legitimidade </line>
<line> das decisões estatais. O ordenamento </line>
</par>
<par>
<line> con*t*tucio*al brasi*eiro, portan*o, impõe a* legislador, ao administrador * *o juiz a *brigaç*o </line>
</par>
<par>
<line> de consid***r *ustiça *istributiv* como p*râmetro mater*al de suas *ondutas, sobretudo na * </line>
<line> esfera da *e*uridade social. </line>
</par>
<par>
<line> Contudo, a *ealidade i*stit*cional revela a </line>
<line> existênc*a de u* des*om*asso entre esse </line>
</par>
<par>
<line> comando normativo e a prát*ca concr**a d*s políticas públ*cas. Os </line>
<line> *studos de M*rcelo </line>
</par>
<par>
<line> *e*eiros e Débora Dini* evid*nciam qu* os pa*adi*mas de equidad* - *ota*am*nte * da </line>
<line> foc*liza*ão - *êm p*eval*cendo no desenho das p**íticas sociais brasi*eiras, *ob a j*stificati** </line>
</par>
<par>
<line> da </line>
<line> limit*ção *r**ment*ria e da </line>
<line> ef*c*ê**ia dis*ribu**va. E*bor* </line>
<line> esses paradigma* sejam, em </line>
</par>
<par>
<line> a*guma me*i*a, compa*íve*s com a bu*c* por justiça **cial, sua a*o*ão *crí*ica, desvinculada </line>
</par>
<par>
<line> do horizon*e </line>
<line> *on*ti*ucion*l mais am*lo, </line>
<line> t*m gerado restriç*es no ace*so a </line>
<line> dire*tos </line>
</par>
<par>
<line> fundamen*ais, a*ro*undado estigmas *ociais e comprome**do o *rincípio da universalidad*. </line>
<line> O r**ulta*o é um paradoxo distribut*vo: q**nto mais a Constit*ição afirma a obr*gação </line>
</par>
<par>
<line> do Estad* em corrigi* </line>
<line> desig*aldad** e promove* o bem-estar cole*ivo, *ais </line>
<line> as esc*lha* </line>
</par>
<par>
<line> *olí**cas e fiscais cami*ham em d*reç*o oposta, *riori*a*do lógi*** *eletivas, segm*ntadas e </line>
</par>
<par>
<line> *ondi*i*nais. Es** desco*passo nã* é neutro nem inevitável. Ele decorre da cap*ura </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FS*, Te**s*na PI, v. 22, n. 8, art. 5, p. 82-*5, *go. 2025 www4.Unifsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. C. C. Santos, R. L. Araújo Neto </line>
<line> 94 </line>
</par>
<par>
<line> discu*so té*n*c* por int**e*ses econ*mi*os * d* p*ogressiva *ormalização de um Estado </line>
</par>
<par>
<line> mínimo no campo social, o *ue tran*f*rma a justiça distribut*va </line>
<line> em retóric* </line>
<line> esv**i*da </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> efeti*ida*e prática. </line>
</par>
<par>
<line> Ass**, mais *o *ue um déficit de g**t*o *u de r*cursos, o que se obs*rva é u* déficit </line>
<line> de co*sti*ucional*dade. Ao *eduzir a ju*tiça di*tributi*a a critério técnico de alocaç*o, ign*ra- </line>
<line> se sua dime*s** const*tucional vincul*nte e sua natu*eza política como fundam*nto *o pacto </line>
<line> democrát*co. A *rd*m social *elineada pela C*nstituiç*o d* 198* exige mai* do *ue *olíticas </line>
</par>
<par>
<line> assistencia*s fr*gmen*adas; ex*g* uma atuação estatal orien*ada por u* </line>
<line> co*prom*s*o </line>
</par>
<par>
<line> permanente co* a igualda*e substantiva, *om a d*gnidade humana e com * integração so*ial </line>
<line> de t odos . </line>
<line> *iante d*sse quadro, a reaf*rmação *a jus*iça dist*ib*tiva *omo princípi* **rmativo </line>
</par>
<par>
<line> não *eve se* encara*a como </line>
<line> exer*ício meramente teór*co, ma* </line>
<line> como **refa </line>
<line> crít*ca </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> t*ansformadora da dogmát*ca j*rídica co*t*mporâ*ea. I*s* im*lica r*interpretar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Co*s*ituição luz de sua *orça à </line>
<line> *ormativa plena, exigir d* Est*do a máxim* </line>
<line> efeti*idade d*s </line>
</par>
<par>
<line> normas qu* estrutur*m a seguri*ade social re*eitar soluções que, embora e </line>
<line> *evestid*s d* </line>
</par>
<par>
<line> tecnicidade, *profundam a de*igualdade estrutural e rompem com o projeto con*titucional de </line>
<line> justiça soc*al. </line>
<line> A justiça distributiv*, portanto, não é um enuncia*o decorativo. E*a * cláusula de </line>
<line> *e**timidade das institu*ções dem*cráticas e condi*ã* par* *ue a Cons*itu*ção de 19*8 </line>
<line> cumpra sua promes*a histórica: a *e s*r nã* *pen*s *m *e*** normativo, ma* *ma pla*a*orma </line>
</par>
<par>
<line> efetiva d* </line>
<line> emanci*ação * integraçã* s*ci**, c*paz de rom*er com os c*c*o* de ex*lusã* qu* </line>
</par>
<par>
<line> marca* o Brasi* desd* *uas *rigens. </line>
<line> REFERÊNCI** </line>
</par>
<par>
<line> B*LE**, W. Noções pre*im*nar** de **reito Previden*iário. São Pau*o: *ua*tier *at*n, </line>
<line> 20*0. </line>
<line> BRASIL. Consti*uiçã* (1988). C*n*t*tu*ção da Repúb*ica Federativa do Brasil de 1*88. </line>
<line> B*asília, DF: Pres*dênc*a da República, 1988. Disponível e*: </line>
<line> https://*ww.plana*to.*ov.br/ccivil_03/constit*ic*o/constituicao.htm. A*esso em: 19 mai* </line>
<line> 2025. </line>
<line> FLEISCHACKER, S. Um* breve h*s*ória da justiça dist*ibutiva. Trad*ç*o de M*ria </line>
<line> Beatriz de *edina. S** Paul*: Ma*tins Font*s, 2*06. </line>
<line> Re*. F*A, Te*es*na, v. 22, n. 8, art. 5, p. 8*-9*, ag*. *025 www4.**ifs**et.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Justi*a D**tribut*va com* Funda*ento Normativo da Seguridade Social Brasileira: Constitui*ão *e 19** </line>
<line> *5 </line>
</par>
<par>
<line> HESS*, K. A força normativa *a **nsti*u*ç*o. Tradu*ão d* Gilmar F*rreira Mendes. Porto </line>
<line> Aleg*e: *é*gi* Antonio Fa*ris, 1991. </line>
<line> LOPES, R. Os obj**ivo* d* orde* soci*l como p*râmet*os para efetividade dos di*e*tos da </line>
<line> s*guri*ade social. *n: CO*PED*. Ana*s do VI Encont*o V*rtu*l do CONPE*I. Flori*nó*olis: </line>
<line> CONPEDI, 2*23. </line>
<line> MEDEIROS, M; DI*IZ, D. Paradigm** de justiça di*tributiva em políticas sociais. Revista </line>
<line> Brasileir* *e Ciências Sociais, São Paul*, v. 26, n. *5, p. *5-36, fev. 20*1. Disponível em: </line>
<line> *ttps://doi.org/*0.1590/S0102-6*092011000100003. Acesso em: [i*serir da*a de a*esso]. </line>
<line> SARLET, I. W. A eficác*a dos direitos **ndamenta*s. Po**o Alegre: Li**aria do Advogado, </line>
<line> 20*4. </line>
</par>
<par>
<line> Como Refer*ncia* este *rtig*, conforme ABN*: </line>
</par>
<par>
<line> A. *. C. *ANT*S, R. L. *RAÚJO NETO. A Ju*tiça D*stributiv* como Fundame*to Norm*tivo </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Segurid*de Soc**l Brasileira: Constituiçã* *e 1*88, Para*ig*as de E*uidade e Desafios </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> E*etividade. Rev. FSA, Teres*na, v. *2, n. 8, a*t. 5, p. 82-9*, ago. 2025. </line>
</par>
<par>
<line> Contribuição do* Au*o*e* </line>
<line> A. C. C. Santos </line>
<line> R. L. Araújo Neto </line>
</par>
<par>
<line> 1) concepçã* e pla*e*amento. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> 2) aná*ise e interpretação *os dado*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboração do ras*u*ho ** na revis*o crítica do c*nteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) parti**pação na aprovaçã* *a *ersão final do manuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina PI, v. 2*, n. 8, art. 5, p. 82-95, a*o. 2025 </line>
<line> www4.Unif*an*t.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
</document>

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