<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.Unifsanet.*om.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, T*r*s**a, v. 22, n. 8, art. 6, p. 96-11*, a*o. 2*25 </line>
<line> ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2*25.22.8.6 </line>
<line> * Processo de Compliance, Auditor*a * Ética nas *rg*nizaç**s: Proposta de M**elo Conceit*al </line>
<line> para o Cre*cime*t* Organiza*ional </line>
<line> The Com**ianc*, Audit and *thi*s Proc*s* in Orga*izations: Proposal f*r a *onceptual Mode* </line>
<line> **r Organiz*tional Growth </line>
</par>
<par>
<line> M*rcos de Ol*veira Morai* </line>
<line> Dr. Engenharia de *ro*ução pela Unive*sidade Pa*li*ta UNIP </line>
<line> P**fessor *o C*ntro Univer*i**rio Está*io de São Paulo </line>
<line> E-m*i*: marcoste*nologia200*@gmail.com </line>
<line> Gabriel *lve* Morais </line>
<line> Gradu*do e* En*enha*ia de Prod*çã* p*la Univer*ida*e Cruzeiro do S*l </line>
<line> E-mail: Gabrieltecnologia@gma*l.com </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: M*r*o* d* Ol*veir* Mor**s </line>
<line> Editor-Chefe: </line>
<line> Dr. </line>
<line> *o*ny </line>
<line> Ke*ley </line>
<line> de </line>
<line> Alen*ar </line>
</par>
<par>
<line> Av. do J**g*deiro, 111 - Interlagos, Sã* Paulo - *P, </line>
<line> *odrigues </line>
</par>
<par>
<line> **8*5-02*, São Paul*/SP, Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> E**ereço: Ga*riel Al*es Morais </line>
<line> *rtig* recebido *m 28/07/20*5. Últi*a </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<column>
<row> A*. *aulista, 1*15 - Bela Vista, C*P: 01*1*-925, São </row>
<row> Paulo/SP, Bras*l. </row>
</column>
<column>
<row> *ecebid* em 14/08/**25. Apr*vado em 15/08/2025. </row>
<row> Aval*ado pe** sistema Triple Review: a) D*sk Revie* </row>
<row> pelo Editor-Chefe; e b) Doub*e Blin* R*view </row>
<row> (aval*ação cega *or d*i* ava*iadores da ár*a). </row>
<row> Revisão: Gramatical, *ormativa * de F*r*ataçã* </row>
</column>
</par>
<par>
<line> AGÊNCIA DE FOMENTOS: *o apoio do C*nt** Univer*itári* Estác*o *e São *aulo por meio do Pr*gra*a </line>
</par>
<par>
<line> Pesquisa, Prod*tividade, Desenv*l**me*to Tecnol*gico e Exten*ão I*ovadora com*: Bolsista d* </line>
<line> Programa </line>
</par>
<par>
<line> Pesquisa Produtiv*da*e d* Estácio São Paulo </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Processo *e Comp*ian*e, Auditoria e Ética nas Org*nizações: P*opo*ta de Mode*o Conceitual </line>
<line> 97 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> No mund* atual, glo**lizado e competitivo cada vez *a** ex*gente, nã* *ast* ap*n** auferir </line>
</par>
<par>
<line> p*eço e </line>
<line> q*alidade * seus produt*s, *rocess*s e/ou serviços para que um* </line>
<line> e*p*esa consiga </line>
</par>
<par>
<line> *redibilidade n* m**c*d*; * sobrevivênc*a e a evolução das e*pr*sas e*tão liga*as cada ve* </line>
<line> mais à s*a capacidade de adotar, criar e aperfei**ar condutas mar*adas pela ética, seriedad*, </line>
</par>
<par>
<line> h*mildade, *ustiça e p*e*e*vação. Implementar ações de ge*enciame*t* que permitam às </line>
</par>
<par>
<line> orga*izaçõe* p*r meio de ferramentas est*até*icas, como o *om*liance e as *uditorias *e </line>
</par>
<par>
<line> forma *t*ca, **rna-*e </line>
<line> *x**emamen*e ne*e**ári* par* q*e a or*aniz*ção possa o*t** maior </line>
</par>
<par>
<line> c*edibi*idade, s**a *a sua gestã* interna como também junt* a seus fornecedores e até mesmo </line>
</par>
<par>
<line> aos *eus clientes. Como </line>
<line> metodolo*ia foram utilizadas a exploratór*a e bib*iográfica, </line>
<line> tendo </line>
</par>
<par>
<line> como *roposta f*nal *riar u* m*pa me*tal que possa ser imple**nta*o nas organ*zações que </line>
</par>
<par>
<line> bu*cam </line>
<line> por melhores práticas empresaria**. O objetivo princi*al deste artigo é rel*ciona* os </line>
</par>
<par>
<line> temas, como comp*ience, Auditoria ética, possib*litand* agr*gar valor às e </line>
<line> organiza*ões, </line>
</par>
<par>
<line> per*itindo que *e tenha um c*esci*ento *rgani*acional por meio de uma *roposta de modelo </line>
</par>
<par>
<line> c*nc*itual, visand* à melhoria de desemp*nho da organ*zação, assim co*o de todos </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> en*olvidos. É possível **ncluir que a </line>
<line> i*plementação *o modelo conceitual, q*a*do </line>
</par>
<par>
<line> efe*i*ado, possibilita à org*nização c*iar uma cultura or*ani*a**onal assim como *ecani*mos </line>
<line> para a*regar v*lor objetivando o cres*im*n*o or*anizacio*al. </line>
<line> Palavras-chav*s: C*mpli*nce. Auditor*a. É*ica. C*escimen*o O*ganizacional. G**tão </line>
<line> Orga**zacional. </line>
<line> ABST*A*T </line>
</par>
<par>
<line> In today's *lob*li**d </line>
<line> and increasing*y *emanding competitive wo*ld, it is not e*ough to </line>
</par>
<par>
<line> simpl* obtain p*ice </line>
<line> and qua*it* in i*s prod*cts, </line>
<line> processe* and/or *ervices for compan* to a </line>
</par>
<par>
<line> g*in *red*bility in th* market, *he su*v*val and evol*t*on *f *ompa*ies are in*reasingl* linked </line>
</par>
<par>
<line> *o its abil*ty </line>
<line> to adopt, create and </line>
<line> i*prove cond*ct marke* by ethics, seriousness, **mility, </line>
</par>
<par>
<line> just*ce and pr*servation. Implementing managemen* actions th*t allo* *rg*nizations to u*e </line>
<line> strat***c tool* such as c*mpliance and audi*s in a* e*hical m*n*er *s ex*reme*y *mportant so </line>
</par>
<par>
<line> that the organizati*n </line>
<line> can obtain gr**ter credibility, *hether in it* int*rnal m**a*ement, its </line>
</par>
<par>
<line> s*ppliers a*d even its custo*er*. Exploratory and bibliogr*phi*al meth*dology were *sed, as </line>
<line> a fin** propos*l to crea*e a men*al map so that it can be implemen*ed in o**anizations *ookin* </line>
</par>
<par>
<line> f** *e*t*r bus*n*ss pra*tices. The ma*n ob*ec**ve of this a*ticle is to relate </line>
<line> topics such a* </line>
</par>
<par>
<line> co*pl*ance, Auditing and </line>
<line> ethics, mak*ng it possib*e to add </line>
<line> value to </line>
<line> organ*z*ti*ns, a*lowing </line>
</par>
<par>
<line> for *rg*niz*t**nal growth thr*u*h a conceptual model *roposal aimed at imp*ov*n* the </line>
<line> org*niz*tion's per**rm*n*e as well as *h*t of everyone invo*ved. ** ** *ossibl* to conclude that </line>
<line> the im*lementation of the conceptual model, w**n implemen**d, *nables *he organ*za*ion *o </line>
<line> **eate a* o*ganiza**onal cultu*e as well as mechanism* to add valu* *im*n* at o*ganizational </line>
<line> gro*th. </line>
<line> Keywor*s: Com*liance. Audi*. *thic. Organi*ational Gro*th. Organiz*tio*al *a*ag*ment. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter**i*a PI, v. 22, n. 8, art. 6, *. 9*-*11, ago. 2*25 </line>
<line> ww*4.Un*fsanet.*om.br/**v*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. O. Mora**, G. A. Mor**s </line>
<line> 98 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> O te*a da éti*a n*s organiz*ções era pouco a*ordado. Com * passar do te*p*, </line>
<line> en*ret*nto, a nec*ssid*de de as empre**s ** tornar*m cada vez mais com*etiti*as f*z com que </line>
<line> a t*anspa*ê*ci* * a res*onsabilidade assumi*sem, *obretudo nos ú*t*mos *nos e **ante da atu*l </line>
<line> situ**ão po**tica e ec*n*mi*a *o país, um papel de ext*ema relevância. S**e-*e que, </line>
<line> *ec*nte*en*e, práticas f*au*ul*ntas e *esv*** tornara*-se frequen*es n*s organizações, o que </line>
<line> fomenta ainda mais a neces*idad* de serem mais íntegras, uma ta*efa bastante árdua. Di*nte </line>
</par>
<par>
<line> desse cenário, atu*ção a </line>
<line> por *eio de boas ações n* ad**nistra*ã* organ*zacion*l tem sid* </line>
</par>
<par>
<line> as*o*i*da à p*rcepção *e re*p*nsab*lidade social na* empresas. É nes*e pon** que a **n*ão d* </line>
<line> *omplia*c* se inco*pora (ROLDO et, al. 2*20). </line>
<line> *e ac*rd* com V*ei*a (2013), o compliance sempre estev* pre**n*e, de uma forma ou </line>
</par>
<par>
<line> *e *utra, desd* *s primórdios do c*mércio orga*izado. Muitas em**esas tê* ad*t*do </line>
<line> se*s </line>
</par>
<par>
<line> própr*os *ó*igos de *onduta, frequente*ente mo**vadas p**os es*ândalos oc*r*idos em o*tras </line>
<line> organ*zações. </line>
<line> Re*sa*ta-se que o *omplian*e não *e*e *er enten*ido como um *ero c*mprimento de </line>
</par>
<par>
<line> regras formais, p*is tal fato j* se *ost*a </line>
<line> co*o exigênc*a de um *stad* Democrático </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Direito, </line>
<line> como o Bras*l, *as sim </line>
<line> como to*o um conjunto de r*gras, p**rões, *rocedimentos </line>
</par>
<par>
<line> é*ico* e lega** que norteiam uma i*sti*uição, c**stituindo u*a linha mes*ra de atuação t*n*o </line>
</par>
<par>
<line> da empresa, *uan*o </line>
<line> **s funcio*ários a </line>
<line> ela vincul*dos (CANDEL*RO; RI*ZO; *INH*, </line>
</par>
<par>
<line> 2012). </line>
</par>
<par>
<line> Segundo *ant** (201*), o compliance su*giu no B*asil *m 1992, *o* *casião da </line>
</par>
<par>
<line> abertura </line>
<line> do mercado nacional. Naq*ele momen*o, o </line>
<line> país p*ecis*u se </line>
<line> adequ*r *os p*drões </line>
</par>
<par>
<line> éti*os de co*ba*e à co**upç*o exigidos p*las e*pr**as est*a*geiras. </line>
<line> Ji, *u, Q* (2018) fornecem evidências oportunas acerca d* *m*ortância *o* cont*oles </line>
<line> internos. Refo*çando essa id*ia, Bo*n*on, J**n*on e Kell (2002) me**io*am que a au**t*ri* </line>
</par>
<par>
<line> r*duz as </line>
<line> as*ime*r*as d* info*mação en*re os i*teressados, possibil*tando maior cr*dibilid*de </line>
</par>
<par>
<line> nos relató*ios finan*eiros, co*fronta**o os procedimen*os r*alizados n*s organizações, a *im </line>
<line> de identi*icar e**os, pendências, inconformidades e possíveis fraudes. </line>
<line> A e**elên*ia n* adm*nistração das corporações m*derna* perpassa por mecanismos de </line>
</par>
<par>
<line> gestão e *ove*na*ça. M*is a*nda, o suc*sso de uma organi**ção </line>
<line> c***emporâ*ea alberga </line>
</par>
<par>
<line> mi**ma*ente quatro *atores bási*os: conformidad* (compliance), tra*sparência (*iscl*sure), </line>
<line> equidade (*airness) e *res*ação de cont*s (accounta*ility) (FIORINI, e* al., 2016). </line>
<line> R*v. FS*, Teresina, v. 22, n. 8, art. 6, *. 96-111, a*o. 2**5 w*w4.Unif*an*t.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O P*ocesso de Complian**, Auditoria e Ética na* Or*anizações: Proposta de M*delo C*nceitua* </line>
<line> 99 </line>
</par>
<par>
<line> *e acordo com Ve*is*imo (2017), o compliance tem objeti*os tan*o pr*v*ntiv** como </line>
</par>
<par>
<line> r*a*iv*s. Visa à prec**ção de infrações lega*s e* </line>
<line> geral, assim como à pre*e*ção </line>
<line> dos riscos </line>
</par>
<par>
<line> legais * *a*a * reputaçã* *a inst*tuição a que o a*en*e está </line>
<line> li*ado, na poss*bili*ade de </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> possíveis infrações se concretizem. Por cons*gu*nte, e*tabel*c* a organi*aç*o o dever de </line>
<line> apurar *s condu**s ilícitas em ger*l, *ssim c*mo as que infr*ngem as reg*as da i*stituiç*o, </line>
<line> além de tomar ati*ude* d*sc*plinadoras * r*passar a* análises dos resulta*os das investigações </line>
<line> in*er*as à* au*oridades. </line>
<line> B*dd (2016) di* que o *rande desafio seria c*iar*os uma Ética instit*ci*nalizada *om </line>
</par>
<par>
<line> *m conjunto de objetivos es*ecífi*os a partir de </line>
<line> noções de direitos e d*veres. É claro q*e </line>
</par>
<par>
<line> *ua*do lidamos com di*em*s previst*s e* lei temos subs*dios **i* *oncretos para tomarmos </line>
</par>
<par>
<line> um a </line>
<line> *ecisão, mas isso *ão garante que não entraremos e* co*flito </line>
<line> qu*ndo um valor </line>
</par>
<par>
<line> inviabilizar outro *alor. </line>
<line> O o*jet*vo prin**pal *este art*g* é relac*on*r os *emas como c*mplien*e, *ud*tor*a e </line>
</par>
<par>
<line> ética, possibi*itando agregar *alor às organizações, perm*t*ndo *ue </line>
<line> se te*ha u* cres*imento </line>
</par>
<par>
<line> o*ganizac*o*al. </line>
</par>
<par>
<line> 2 REFERENCIAL TEÓRICO </line>
</par>
<par>
<line> 2.1 Comp*ia*c* </line>
</par>
<par>
<line> Emb*ra a tradução li*eral do termo *ig*i*iq*e "es*ar e* *on*ormidade", * lit*ratura </line>
<line> ressalta qu* a ideia e o instituto "com**iance" são *ais amplos do q*e ta* **finição *on*egue </line>
<line> exprimir (NIET* MARTÍN, *014). </line>
</par>
<par>
<line> Almeid* (201*) apo*ta *ue o com*lian*e corresponde ao c*njunto de </line>
<line> práticas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *iscipl*nas ad*tadas pelas pessoas j*rídicas para alinhar </line>
<line> sua con*uta corpo*ativa às normas </line>
</par>
<par>
<line> le*ais e às </line>
<line> polít*cas *ove*nam*ntais apli**veis ao setor d* atuação. Essas práticas *uscam </line>
</par>
<par>
<line> prev**ir e *etectar *lícitos po* me*o da cri*ção de e*truturas internas e *a implementaçã* de </line>
<line> pro*e**me*tos *e int**ridade, auditori* e es**mulo à comunicação de irregularidad*s. O </line>
</par>
<par>
<line> objetivo é forne*er diagnóst*cos e elabo*ar prognósti*o* sobre as c*ndut** organ*z*ciona*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> de seus colaboradore*, a*s****ando * efetiva aplicação *e códig*s d* ética no âmbito int*rno. </line>
</par>
<par>
<line> D* m*do mais sintético, o compl*an*e signif*ca **tar *m conformidade, consist* </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> um *s*ado dinâmico de confo*midad*, cara*terizado pe*o *om**omis*o co* a criação de um </line>
<line> sistema de políticas, co*trol*s internos e p*ocedi*entos que visa* *ar*ntir e manter o *stado </line>
<line> de compli*nce (SAAVEDRA, 2016). </line>
<line> Rev. FSA, Te*esin* *I, v. 22, n. 8, art. 6, p. 96-111, ago. 2025 w*w*.Uni*sanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. O. Morais, G. *. Morais </line>
<line> 10* </line>
</par>
<par>
<line> Destaca-se, em conso**ncia com Fi*rini, et al. (2016), que o termo compliance * um </line>
<line> dos exemplos em que o est*angeirismo em nossa lín*ua embora não recomend*do - por *ezes </line>
</par>
<par>
<line> é necess*r*o, *** vez *ue s*u corres*ondente em português reduz seu significado </line>
<line> orig*na*. </line>
</par>
<par>
<line> Em sua etimologia, a pal*vr* deriva do verbo em inglês "to c**ply", que ****i*ica es*a* em </line>
</par>
<par>
<line> c*nformidade, e**endendo-s* seu sen*ido atu*l p*ra estar </line>
<line> de aco*do com leis, normas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> regu*ament*s; e *inda, agir com int*gridade *t*ca e ho*estidade. </line>
<line> Já de a*ordo com Roldo e Thaines (2020), o termo c*mpli*nce é *tiliz*do p*ra a </line>
</par>
<par>
<line> nomeaçã* de </line>
<line> práti*as * prevenção de fraude* e corrupção nas organiza*ões, **sto que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> imp*rtâ*cia </line>
<line> d* </line>
<line> co*p*i*nce *ã* está na quest*o financeira, **s nos </line>
<line> p*inc**ios, pois são *s </line>
</par>
<par>
<line> alicerc*s da governança *orpora*iva, </line>
<line> tr*nsformando ambientes mais *t**os, transp*rente* </line>
</par>
<par>
<line> através *e açõ*s *m conformidade com leis e nor*as ***ernas e externas. </line>
<line> Na p*imeira concepção, o c*m*liance é *ntendi*o como *b**ti*o amplo d* empres* no </line>
<line> sentido de *ue as ***mas leg*is e as políticas in*ernas se*am cumpridas po* todos *s **us </line>
<line> setores e depa*tamen*o*, por seu corpo de *uncion*rios e por *eus gestores. Ness* perspectiva, </line>
<line> portanto, o com*liance corresponde ao pila* axiológico da g*vernan*a corpo*ati*a das </line>
<line> organiza*ões. </line>
<line> 2.*.1 *s pilare* do programa complian*e </line>
</par>
<par>
<line> *egundo * Lega* Et*ics Compliance (2*16), programa compli*nce é o </line>
<line> *m sistem* </line>
</par>
<par>
<line> co*plexo e organizado, com*osto de d*vers*s *omponen*es, que *nte*age com outros </line>
</par>
<par>
<line> compone*t*s d* </line>
<line> outros pr*cess*s de ne*ócios de empresas e, també*, co* outros tema*. É </line>
</par>
<par>
<line> *m sis*ema que *ep*nde *e uma estrutura múl*ipla que inclui pe*soas, processo*, sistemas </line>
<line> eletrô*icos, document*s, *ções e ideias. A e*ses compone*tes *e dá o nome d* "pila**s" do </line>
<line> programa de complian*e que são ap*esent**os em *ove tópicos. </line>
<line> 1° P*lar - Suporte da *lta Direção: deve receber o aval ex*lícito e apoio i*condicional </line>
<line> dos mais altos executivos da emp**sa. </line>
<line> 2° **lar - Avaliação de Risco*: ri**os sã* eventos com impactos negativos no </line>
<line> atingimento de um objetivo. É uma d*s b*s*s do *ucesso do prog*a*a, uma vez q*e o c*digo </line>
<line> de conduta, as políticas e os e*forços de monitoramento deve*ão ser *o*s*ruídos com *as* nos </line>
<line> riscos que fore* identifica**s como re*e*antes dura*te as **álises. </line>
<line> 3° Pilar - Códig* d* Conduta e Políticas de Co*pli*nce: essa documentação ser*e </line>
</par>
<par>
<line> com* formal*zação i*icial daquilo que é a postura da </line>
<line> empresa em relação </line>
<line> aos diversos </line>
</par>
<par>
<line> assun*os relacionados às *uas prá*ic*s de ne*ó**os, * ser*irá como uma bússola que guiará em </line>
<line> *ev. FS*, Teresina, v. *2, n. 8, *rt. *, p. *6-111, ago. 2025 www4.Unifsanet.*om.b*/r*vi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O P**ce*so de Complia*ce, Au**toria e *tica nas *rg*nizaç*es: Proposta de Modelo C*n**itual </line>
<line> 101 </line>
</par>
<par>
<line> conjun*o co* as ações e e*emplos da alta administr*çã*, ev*denciando o compromis*o </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> empre*a com o prog*ama de compliance. </line>
</par>
<par>
<line> 4° Pilar - Contr*les I*terno*: são *ecanismos, ge**lmente f*rma*izados por esc*ito </line>
</par>
<par>
<line> nas polític*s e procedime*tos da e*presa, qu*, *lém de min*mizar riscos operac*onai* e </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> c*mpli*nc*, asseguram que os l*vros e r**istr*s contá**is e financeiro* re*lit*m c*mple*a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> p*eci*amente os *egó*ios e operaçõe* da e*presa. </line>
</par>
<par>
<line> 5° Pilar - T*ei*amento e comuni*ação: cada *uncionário </line>
<line> d* e*presa, do chão </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> fábrica à alta dire*ão, dev* </line>
<line> entender os obj*tivos do programa, as **gras e, t*lvez * *ais </line>
</par>
<par>
<line> import*nte, s*u pa*el par* garantir o *uce*so d* programa. </line>
</par>
<par>
<line> 6° Pilar </line>
<line> - Can*i* de D*nún**as: os *an*is d* comunicaç*o do *ipo "ca**is </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> d*núncias" for*ecem a*s fun*i**ários e parceiro* **merc*ais uma fo**a de alerta * empresa </line>
</par>
<par>
<line> para poten*iais v*ol*ç*es ao có*i** de </line>
<line> condut*, a outras p*líticas ou *esmo a respeito </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> condutas i*adequ*das de fun**onári*s o* terceiros que agem *m nom* da em*resa. </line>
<line> 7° Pilar - I*ve*tigações Interna*: As empresas devem **ssuir processos in*ernos qu* </line>
<line> permi*am invest*gações para ate*der prontament* *s denúncias de *ompo*t**ent*s *l**ito* ou </line>
<line> a***éticos. Garantir *ue os fatos sejam verifi**dos, responsabi*idades ident*ficadas. </line>
<line> 8° *ilar - Di*igência ade*uada (Due Diligence): Due Di*igence (ou ava**ação prévia à </line>
<line> contrata*ão) para entender de forma *bra**ente a e*trutura societária * situação financeira do </line>
<line> *erceiro, bem com* lev*ntar hi*tórico dos pote*c**is agentes e *utros parceiros come*ciais, de </line>
</par>
<par>
<line> forma a </line>
<line> verificar se estes têm </line>
<line> histórico* d* práticas comer*iais antiéti**s *u </line>
<line> q*e, de o**ra </line>
</par>
<par>
<line> forma, poderá expor * em*resa a um negócio inaceitá*el ou *ue envolva r*scos le*a*s. </line>
</par>
<par>
<line> 9° Pilar - Auditoria e Monitora*en*o: A robustez d* </line>
<line> pr*g*ama compl*ance se mede </line>
</par>
<par>
<line> p**a sua e**t*vidade e para </line>
<line> *aber </line>
<line> se o </line>
<line> programa está </line>
<line> ca*i*han*o na di**ção correta, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> necessário imple*ent*r um pr*cess* de ava**a*ão </line>
<line> constante, chamado monitoramento, b*m </line>
</par>
<par>
<line> *omo audit*rias r*g*lares, qu* </line>
<line> v*sam ident*ficar se os d*versos pi*ares do pr*grama estão </line>
</par>
<par>
<line> funciona*do c****rme plan*jado. </line>
<line> Como vis*o, o c*mp*iance, se bem aplicado, *ode co**tituir um mecanismo muito </line>
<line> ef*ciente no que diz respeit* *o comba*e à corr**ç*o, *ois se trata d* um progr*ma int*r*o d* </line>
</par>
<par>
<line> e*presa, no **al cada membro t*rn*-se respo*sável por fiscalizar as </line>
<line> açõe*, per*itind* </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> *ns*ituição corrigi* a* </line>
<line> infrações </line>
<line> *uito antes qu* *stas ca*sem maio*** danos à empre*a, **s </line>
</par>
<par>
<line> só**os e *o interesse públ*co. </line>
</par>
<par>
<line> *endo </line>
<line> assim, o *ompliance ger* um </line>
<line> ganho imensurável </line>
<line> para * *mpresa. *o*tud* é </line>
</par>
<par>
<line> i*prescindível que seja efeti*amente aplicado e haja comprome*i*ento de to*os para que *s </line>
<line> mudanças oco*ram. Nessa pe**pectiva, Rabelo (*018) ressalta que, *om * refo*ma trabalhista </line>
<line> Rev. FSA, Teresi*a *I, v. 22, n. 8, art. 6, p. 96-111, ago. 2025 www4.Unifs*net.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. O. M*r**s, G. A. Morais </line>
<line> 102 </line>
</par>
<par>
<line> *nt*oduzi** p*la Lei nº 1*.467/17, pa*sou a exist*r previ**o le*a* para que a emp*esa *tr*bua </line>
<line> ao empregado a r**ponsabilidade po* danos de naturez* extrapatrim*nial de*or*entes de açõ*s </line>
<line> que *fendam a moral ou * pr*pria existência da organiza*ão. Tal p*evisão reforça a relevância </line>
</par>
<par>
<line> da implementaçã* e </line>
<line> e*et*vação do compliance, pois, ao tornar essas in*ormações c*aras </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> a**ssíveis aos empregados, co*tr*bui-se para a pr*v*nção *e f*turos tra*storno*. </line>
<line> 2.2 Auditoria * C*mpliance </line>
<line> ** visã* de Crepald* e Crepaldi (*0*6), o con*rol* interno pode ser *onsiderad* como </line>
<line> todas a* pol*ticas adotadas pelas instituições, com o *bje*ivo de reduzir os riscos e melhorar </line>
<line> os proces*os. "O contr*l* interno * p*rte inte*rante de cada *egmento da **ganizaç*o, * cada </line>
<line> *rocedimento *orresponde a *ma parte *o conjunto do controle inte*no" (Attie, 2011). </line>
<line> Embo*a di*ti*tos, auditoria e comp*iance a*re*en*am *ma relação intrínseca, na </line>
<line> med*d* em *ue a audi*oria constitui elemen*o es*enc*a* e indissociá*el *ara a efe*ividad* *os </line>
<line> progr*m*s de complia*ce. É perfeitamente po**ível afirma* que "A auditori* e o Com*lia*ce </line>
<line> são complementares e de*e* ajuda* as o*ganizações a m*nte*em os seus con*roles **sta*t** </line>
<line> *as am*aça* d*s ris*os inerentes à não *onfor*idade" (Negrão e Pontelo, 2017). O Quadro 1 </line>
</par>
<par>
<line> aprese*ta as *ti*idades referen*es ao pr*cesso d* Aud*to*ia e Compliance segu*do Neg*ão </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Pontelo (2017). </line>
</par>
<par>
<line> Figura 1 - Auditoria e Co*pliance. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: NEGRÃO e PONTELO (*017). </line>
</par>
<par>
<line> R**. FSA, Teresina, v. 22, n. 8, art. 6, p. 96-111, *go. 2025 </line>
<line> www4.Unifsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Processo de C*mpliance, Audi*oria e *tic* nas O**an*zaç**s: Propos*a de Model* Conceitual </line>
<line> 103 </line>
</par>
<par>
<line> Para a implementação efetiva do complian*e e da auditor**, é imp*rtante </line>
<line> que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> em*resa adote determinadas prática* que as**gurem sua e*iciê*cia, ta** como: * avaliação de </line>
</par>
<par>
<line> risco* potenciais, a *laboração de um código de cond*** e de uma polí**ca de compliance, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> realiza*ã* de tre*namento* e a*ões de comunicação, a dis*onibilização de canais de denúnc*a, </line>
<line> a conduç*o de i**estigações int*rnas, quando necessárias, e o moni*oramento c*ntínuo com o </line>
<line> apoio d* auditoria (BLOK, *02*). </line>
</par>
<par>
<line> *s controles in*ernos </line>
<line> precisam ser pe*cebid*s com* uma fo*ma de estímulo e </line>
</par>
<par>
<line> colabor*ç*o para melhorias, </line>
<line> prev*nindo riscos visando à eficác*a g*rencial, mel*orando * </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> qualidade dos proc*di**ntos e </line>
<line> açõ*s e*ecutadas p*la ins*ituição (MIHRET; YISMAW, </line>
</par>
<par>
<line> 200*). N*ss* </line>
<line> senti*o, o* problemas c*m os controles int**nos *o*em ser mini*iza*os com </line>
</par>
<par>
<line> mecan*smos de controles (COH*N; KR*SHNAMOORTHY; *RIGHT, </line>
<line> *0*2; JI; LU; QU, </line>
</par>
<par>
<line> 2018). </line>
</par>
<par>
<line> Outro as*ect* benéfico refere-se aos colabo*ador*s q*e sentem *rgulho em pe*tencer à </line>
</par>
<par>
<line> insti*ui*ão e* e </line>
<line> contribu*r </line>
<line> p*r* seus *rogramas, uma vez que passam a *er*ebe* maio* </line>
</par>
<par>
<line> p*rspect*va de </line>
<line> perman*ncia na or*anizaçã* e </line>
<line> *e aprimora**nto </line>
<line> dos proces*os. Ademais, </line>
</par>
<par>
<line> quanto m*ior a parti*ipa**o das pessoas afetadas pe*as mudan**s, maior se*á * se* </line>
<line> compro*e*ime*to com a impleme*tação delas (ROBBINS; JUDGE; SOBRAL, 2010). </line>
</par>
<par>
<line> *egu*do Laville (2009), essas a***s no* reme*em </line>
<line> ao pensament* d* qu* somente </line>
</par>
<par>
<line> sendo éticos seremos sustentáveis. T*m*ém podemos </line>
<line> dizer que quando *ma empresa </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> *ocia*men*e responsável, ela atrai o* melho*es pr*fission*is (ASH*EY, 2008). </line>
<line> Enf*m, pa** gara*tir o co*p*ia*c* e a aud*tori*, são n*cessárias regras rígi**s e cla*a*, </line>
</par>
<par>
<line> por meio </line>
<line> de po*íticas d* transparên*ia </line>
<line> e ética, a *im de reduzir </line>
<line> conflitos e g*rantir </line>
</par>
<par>
<line> *omu*icação i*forma*ão * todos os c*laboradores, al*m de prazos fixos de re*isão *as e </line>
<line> pol*ticas e dos cont*oles (CHIARETTO et al., 2017). </line>
<line> *.3 Ética **s Org*niz*ções </line>
<line> Para Manzi (2**8), é de extrema importância que a *rgani*a*ão institua um Comitê de </line>
</par>
<par>
<line> **ica, normalme*te composto por profissionais do setor de R*cursos Hum**os, </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> complian*e e ** alta gestão. Além *isso, é essenci*l *ue *s e**ol*idos *eja* </line>
<line> rec*nhecid*s </line>
</par>
<par>
<line> por **us colega* c*mo *rofissionais *nt*gro*. </line>
</par>
<par>
<line> Segundo Carv*lho (2010), a ética é indispe*sável ao pro*issio*al no ato de f*z*r, </line>
<line> corre*pondendo à compet*n*ia, eficiência e efic*c*a, e mani*esta-se ai*da no agir, *a con**ta </line>
<line> R*v. F*A, Te*e**na PI, v. 22, n. 8, art. 6, p. 9*-111, ago. 2025 www4.U*ifsanet.com.b*/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. O. Morais, G. *. *orais </line>
<line> 104 </line>
</par>
<par>
<line> e no posicioname*to do *rofi*siona*. Esse* aspectos integram * c*njunto de ati**des que o </line>
<line> in*iv*duo deve assu*ir n* e*ecu**o de su* profissão. </line>
<line> Salienta-se que a étic* vem se destac*ndo em *i*e*sas áreas da ati*ida** hu*ana, </line>
</par>
<par>
<line> tanto no </line>
<line> âmbito social quant* no pessoal e prof*ssional, sobret**o no qu* tange à cond*ta </line>
</par>
<par>
<line> *tica. De acordo *om Mo*in (2014), * ética depende da* co*dições da soci*dade * *a hi*tória </line>
<line> pa*a a sua con*truç**, mas * decisão de adot*r uma conduta é**ca parte do *ndivíduo, uma vez </line>
<line> que este poss*i o pod*r d* esco*ha. Srour (20*3) de*taca que: </line>
<line> O co*hecimento é*ico traz à tona que*tões pol*micas * de**nha um leque de op*õe* </line>
<line> *ara e*frentá-las. Ao s** convertido e* pano de fundo das estr*tégia* empresa*iais, </line>
<line> evita o *onfronto *a permiss*vidade ou a p*egui*a d* omis*ão, cont*ibu* *ara *a*te* </line>
<line> a coesão o*gan*zacional e cr*a um escudo contra as crises. [...] O conhecimen*o éti*o </line>
<line> tem a virtude de oferecer um q*adr* ** referência p*ra as ações corporativas, porque </line>
<line> exige análise de conjunto, m*peia o peso d*sigu*l dos *ú*li*os de interess* (partes </line>
</par>
<par>
<line> int*ressa**s na or*aniza*ão ou *takeholders) e traça cenár*os co*sistent** para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> tomada de decis*o. </line>
</par>
<par>
<line> A ét*ca empresa*ia* é composta por um conj*nto de valore*, pri*cípi*s e fins que </line>
</par>
<par>
<line> orient*m * comportamento </line>
<line> da org*niza*ão e compõem * sua cultura c**porativa, </line>
</par>
<par>
<line> influenciando a* *uas *stratégia*, est*utura, de*isões e as s*as mais divers*s *peraçõ*s </line>
</par>
<par>
<line> (L*MBOY,2017). As </line>
<line> or*ani*aç*e* de*em ser enti*ades étic*s q*e se *rient*m s*g*ndo </line>
</par>
<par>
<line> valores, padrões e melhores práti*as **e lh*s *ão certa identid*de e unida*e de sen*ido </line>
<line> (LAMBOY,2017). </line>
<line> Robert Henry Srour definiu é*ica empresarial co*o a prática organi*acional ba*e*da </line>
<line> e* v*lores morais e d**tac*u s*te d*mensões teór*cas: *) a quali**de no tr**a*ho e o respeito </line>
</par>
<par>
<line> no trato </line>
<line> interpessoal; b) os valores de i**aldade de o*ortu*idades * o tratamento n*o </line>
</par>
<par>
<line> discrim*na*óri*; *) a import*ncia do c**ente; d) o respeito pelos prazo*; e) a confiabilidad*, a </line>
</par>
<par>
<line> credibilidade e a e*tab*l*dade de n*rmas </line>
<line> e objetivos; f) a capacitaç** e * </line>
</par>
<par>
<line> autod*senv**vimento; e *) o com*rometimento co* **rm*s socia*s e * </line>
<line> integ*ação com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> comu*idad* (*ROUR, 201*). </line>
</par>
<par>
<line> 2.4 Cresciment* Org**iza*i*nal </line>
</par>
<par>
<line> * internet foi desenvolvida por pe*qui*ad*re* milita**s **s *stados Unidos, no *no de </line>
</par>
<par>
<line> 1957. O plane*a***t* e*tratég*co é um </line>
<line> s*gmento de análises * decisões que *br*nge </line>
</par>
<par>
<line> componentes principais, tai* como: análise da situ*ção </line>
<line> estratégic*, a*ál*se do ambient* e </line>
</par>
<par>
<line> análise interna (*AXIMIANO, 20*1). A for*ulação do* *bjetivos é a pr*m*ira d*s qu*tro </line>
</par>
<par>
<line> fases p**a * planejamen*o estratég*co. O *b*et*vo pode se* *eral </line>
<line> ou *specífi*o. C*nforme </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresi*a, v. 2*, n. 8, a*t. 6, p. 96-11*, ago. 2025 </line>
<line> www4.Unifsanet.c*m.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Processo de *om*liance, *uditoria e Éti*a nas O*ganiz*çõ*s: P*opost* de Model* *onceitu*l </line>
<line> 105 </line>
</par>
<par>
<line> entend*mento de Rebouças (2012), p*de*os conce*tuar e*sa fas* com* o estado o* res*ltado </line>
<line> que o *xec*tivo *r*ten*e **te*. </line>
</par>
<par>
<line> Conf*r** Rie* (2012), o tem** qu* uma empresa tem de li*e*ança </line>
<line> de m**cado p*ra </line>
</par>
<par>
<line> exp**rar suas inovações p*oneiras es*á encolhen*o, por isso, o plan*jam**to estratégico se </line>
<line> torna fundamenta* pa** a evolução de qu*lquer *rganiza*ão no concei*o atual. </line>
<line> As empresas vêm se **e*cupando c*da vez mais co* a satisfação d* seus c*ientes. Em </line>
</par>
<par>
<line> diferente* áreas d*s *ela*ões humanas, sobretudo n* pre*taçã* de servi*os, qu*lid*de es*á a </line>
</par>
<par>
<line> diretamente r*lacionada a es*a </line>
<line> int*ração, que oco*r* de f*rma simultân*a e *rioriza </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> inte*esses, **e**rências e necessid*des dos consumido*es (TR*EBNI*G et al., 2018). </line>
</par>
<par>
<line> Nesse conte*to, co* a velocidade das alter*ções nos conceit*s </line>
<line> *rganizaci*nai*, </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> rel*cio*amento c*m o client*, na concorrência e *o gerenciamento de info*maçõ*s, surgiram </line>
<line> diver*os estudos com o obje*ivo de compr*e*der mel*or es*as novas *strut*ras e de que </line>
<line> fo*ma elas *mpactav*m, de maneira contí*ua e d*nâmic*, as estratégias e*presariais. </line>
<line> 3 M**ODOLOGIA </line>
<line> Os estud*s exploratórios têm co*o obj*tiv* revelar mais contexto para um problema, </line>
</par>
<par>
<line> tornando-o mais explícito *u </line>
<line> estab*lecendo </line>
<line> *i*óteses; por isso, sua fina*id*de prin*ipal é </line>
</par>
<par>
<line> a*rimor*r *deias (G**, 2017). Quanto à *esquisa d* l*teratur*, Severino (2017) *firma que ela </line>
</par>
<par>
<line> faz uso ex**us*vo *e fontes bibli**ráficas, tendo *omo </line>
<line> pri*cip*l vanta*em </line>
<line> possibilitar ao </line>
</par>
<par>
<line> pesqu*sad*r uma *o*ertu*a *ai* ampla do que se f*sse realizar a pesquisa d**et*mente, sen*o </line>
<line> espe*ial*ente relevant* quand* o probl*ma i*vest*gado requer *ad*s muito di*pe*sos. </line>
</par>
<par>
<line> No qu* se refer* aos pr*ced*mentos técn*cos, *onsi*e*a-se a forma como os </line>
<line> dados </line>
</par>
<par>
<line> foram o*tidos. Neste caso, </line>
<line> fora* uti*izados dois ti*os de pesquisa: a bibliográ*ic*, </line>
<line> baseada </line>
</par>
<par>
<line> em material </line>
<line> j* elaborado, como art*gos e trabalhos ci*n*íficos; e a doc*me*tal, que se </line>
</par>
<par>
<line> fun*am*nta em materi*i* qu* não *a**ar*m por an*lise *profundada (BEUREN, 2013). </line>
<line> Quant* à a*ordagem m*to*ológica, segundo Ma***n* * Laka*o* (2009), a q*al*tativ* </line>
</par>
<par>
<line> tem c*mo preceito i**es*ig** de*vendar e </line>
<line> aspe*tos m*is *ntrín*ecos, "permitindo des*rever </line>
</par>
<par>
<line> det*lhadamente in*estigações, atitu*es e tend*nci*s de *omportamento, buscando interpretar e </line>
</par>
<par>
<line> *ompreender as relações </line>
<line> acerca d* comp*e*idade do pro*lema se* o </line>
<line> uso d* recu*sos </line>
</par>
<par>
<line> estatí**icos". </line>
</par>
<par>
<line> No que se refere à *esquisa bibli*gráfica, * importante destac*r que, para a produção </line>
</par>
<par>
<line> de </line>
<line> um art*go cient*f*c*, o </line>
<line> autor pes*uis*, lê, an*lisa discut* os result*d*s, valendo-se e </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina *I, v. 22, n. *, art. 6, p. 96-111, ago. *025 </line>
<line> ww*4.U*i*sa*et.c**.b*/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. O. Morai*, G. A. Morais </line>
<line> 106 </line>
</par>
<par>
<line> ba*e refer*ncial pa*a, **tão, tecer suas considera*ões ao concluir os estud*s (Pere*ra *t al., </line>
<line> 2018). </line>
<line> 4 RESULTADOS E DISCUSSÕES </line>
<line> Um programa de complia*c* e auditor*a em *ma o*ganiz*ç*o t*m por ob*etivo </line>
<line> proteger informa*ões *onfi**nciais, coi*ir a a*ult*raç*o ou o uso de inf*rmações </line>
<line> privilegi*d*s e evitar ganhos ilícitos, c*mo a criação *e condiç*e* *rtifi*iais *e mercado, </line>
</par>
<par>
<line> entre out*as </line>
<line> pr**icas (CAN***ERO; RIZZO; PI*HO, </line>
<line> 2*12). Segundo S*lva (2021), </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> propósit* desse tipo de </line>
<line> programa é a*segurar a conformi*a*e. Para ser efetivo, um sist*ma </line>
</par>
<par>
<line> deve engloba* </line>
<line> t odo* </line>
<line> os s*tores d* companhia e con*ar com independência e aut**o*i* e* </line>
</par>
<par>
<line> suas ativid*des. </line>
</par>
<par>
<line> M*** que a *roteção </line>
<line> *rente a*s risc*s exi*tent*s, *s pr*gra*as de integridade </line>
</par>
<par>
<line> impulsionam as e**resas a assumirem um pape* *entral na mudança da cultura contra </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> corrupção no país. Par* R*bei*o e Diniz (2015), a implementação *e um sistema *e </line>
<line> com*lianc* pr**ove e co*solida a *onf*anç* do mercado *ac*onal e interna**onal, criando </line>
</par>
<par>
<line> va*or para uma companhia, </line>
<line> não apenas *endo </line>
<line> um cu*to, mas mostrando-se um p*ano </line>
</par>
<par>
<line> c*m***itivo do negócio (GA*ARDO; MOR*TTINI, 20*5). </line>
<line> Na visão *os *utores d*ste a*tigo, realizar a *nterface entre o Compli*nce, Au*itoria * </line>
<line> Ét*ca *ossib*lita * organ*zação buscar gan*os não some*t* financeiros, mas ta**ém de </line>
<line> mercado, uma vez que a sua marca pa**a a s*r melhor re*eb**a entre os seu* consum**ores. </line>
<line> Fortalecer a marca be* c**o seus pro*utos torn* a empresa m*i* competitiva e, </line>
<line> consequentemente, lucr*tiva. A Figura 2 apresenta *m mod*lo conce***al ap*icando esses </line>
<line> elementos na bu*ca por *sses ganhos. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. 8, a*t. 6, p. 96-111, ago. 2025 </line>
<line> www*.Unifsan**.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Proc*sso de Comp*ia*ce, Auditoria e Ética nas Organizações: *r**osta de M*delo Co*c**tua* </line>
<line> 107 </line>
</par>
<par>
<line> Figura * - Mode*o de interface para obtenção *o Cresci*en** Or*aniza*ional. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Os autores </line>
<line> Por me*o das inter**ce* e intera*ões das ferram*ntas a*re*entadas e *e *eus eleme*t*s, </line>
</par>
<par>
<line> *orna-se pos*ível </line>
<line> criar um modelo co**eit*al voltado ao crescimen*o o*ganizacio**l. *sso </line>
</par>
<par>
<line> **r*ue as *mpr*sas qu* d*sejam tornar-se e/ou per*anecer com*eti*i*as em seu m*rcad* de </line>
<line> atuação, i*dependen*emente do po*te, *evem pautar-se pela transpa*ência em **as </line>
<line> negociaçõe*, s*jam elas privadas ou pú*licas. </line>
<line> 5 C**SIDERAÇÕES FIN*IS </line>
</par>
<par>
<line> Embora relativamente recente c*mo questã* de mer**do, </line>
<line> os </line>
<line> tem*os cont*mpor*n**s </line>
</par>
<par>
<line> são marcados po* uma f*sca*iza*ão cada vez m*i* e*etiva da sociedade, *m espe**a* do </line>
</par>
<par>
<line> mercado consumidor, em relação aos serviços pres*ados </line>
<line> pelas *mpr*sas, seus result*d*s e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> **ua*ã* de seu* dirigentes. Nesse cenário, * aplicação dos conceitos de com*lianc*, auditori* </line>
<line> e **i*a n*s *r*anizações configura-se **mo u* dos gr*ndes des*fios da ges*ão mode*na. </line>
</par>
<par>
<line> Pro*or cada vez mai* modelos por meio de junçã* de ferra*entas *erenciais para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> t*mada de </line>
<line> decis*o pass* a *er a de*and* * * desafio do pro*esso de gest*o, </line>
<line> vi s t o que </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresina PI, v. 2*, n. 8, art. 6, p. *6-111, ago. *025 </line>
<line> www4.Unifsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. O. Morais, *. A. Mo*ais </line>
<line> 108 </line>
</par>
<par>
<line> empre*as sã* diferent*s, p*od*to* são diferentes e pessoas ta*bém, por*m todas ela* buscam </line>
<line> o *esmo result*do que está a*relado ao ganho operac*onal e à satisfa*ão de *eus client*s. </line>
</par>
<par>
<line> A proposiçã* de mod*los b*seados na </line>
<line> i**egraç*o de ferram*ntas ger*nc**is para </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> tomada d* decisão t*rna-se uma deman** e um desafio do proce**o de gestão. Isso porque </line>
<line> empresas, *rodu*os e pes*oas são d*ferent*s, m** todos *uscam o mesmo *e*ul*ad*: * ganho </line>
<line> operacional al*ad* à satisf*ção dos c*ientes. </line>
<line> De*sa forma, a *rganização deve procurar manter sua atua*ão sempr* *autada em </line>
<line> marcos é*ic*s, para evit*r proble*as futu*os. Es*as preocupaçõe* mor**s dev*m fa*er *arte ** </line>
<line> cotidiano de qualque* *mpresa, pois bons resul*ados prof*ssio**is e e*presar**is d*correm de </line>
</par>
<par>
<line> decisões éticas, * *ue permite a sust*nta*ili*ade *os negócios a </line>
<line> longo prazo e traz </line>
</par>
<par>
<line> esta*ilidade pa** a organizaç*o. </line>
</par>
<par>
<line> REFE**NC*AS </line>
</par>
<par>
<line> ***EIDA NETO, E. *. Com*ate à corrupção: </line>
<line> um a </line>
<line> *n*lise do acordo </line>
<line> de len**nci* e </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> p**grama *e Compl*a*ce na lei Nº 12.846/2013. 2015. </line>
<line> A**LEY, *. A.; CARDOSO, J. G. A responsabilidade so**al *os *egóci*s: um c*n*ei** em </line>
<line> constr*çã*. Éti*a e Res*on*abilidad* S*cial n*s Neg*cios. São Paulo: **itora Sar*iva, p. </line>
<line> 2-16, 20*2. </line>
<line> ATTIE, W. Au*itoria: Conce*tos e Ap*icações. Edito*a A*las *A, 2000. </line>
<line> BEUREN, I. M. Como el*borar traba**os monográfic** *m contabilidade. Ed*tora Atl*s </line>
<line> SA, 2013. </line>
<line> BLOK, M. **mpliance * g*v*r*ança co*p*rativa. *r*itas B*stos, *023. </line>
<line> BOYNTON, W. C.; JOH*SON, *. *.; KELL, W. *. tradução Jos* Evaristo dos </line>
<line> Santos. Auditori*. São Paulo: Atlas, 2002. </line>
</par>
<par>
<line> BUD*, J. M. *oward a practical </line>
<line> an* normati** ethi** for libraria*ship. The l*bra*y </line>
</par>
<par>
<line> quart*rly, v. 76, n. 3, p. 25*-269, *006. </line>
<line> C**D*LORO, A. P.; R*ZZO, *aria *. M; PINHO, V. Compl*ance 360º: riscos, estratégia*, </line>
</par>
<par>
<line> con*lito* e </line>
<line> vaida*es no mundo corp*rativo. Sã* Paulo: *revisan Ed*tora Unive**it*r*a, v. </line>
</par>
<par>
<line> 30, *012. </line>
</par>
<par>
<line> CARVA*H*, D. Po*ític*s de mídi*-e*ucaçã* com* ferramentas </line>
<line> de empode*amento </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *onstrução de cidad*nia. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, T*resina, v. 22, n. 8, art. *, *. 96-1*1, ag*. 2025 </line>
<line> www4.U*ifs*net.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Proc*sso de Compliance, Auditoria e É*ica nas Organizaç*es: Proposta de Modelo Conceitual </line>
<line> 109 </line>
</par>
<par>
<line> CHIARETTO, S; *ATIS*A, C. P; BAR*OSA, G. R. O compl*an*e nas pequenas e méd*as </line>
<line> emp*esas: um estudo de caso s**re a E*presa Aduaneir*. Revista Metro*o*itana d* </line>
<line> Governança Corpo*ati*a (ISSN 2447-8024), v. 2, *. 2, p. 102-1*7, 2017. </line>
<line> COHEN, J; KRISHNAMOORTHY, G; WRI*HT, A. M. Corpora** *overnanc* and *he audit </line>
<line> pro*ess. Contemporary ac*o**ting re*earch, *. *9, n. 4, p. 573-*94, 2002. </line>
<line> CR*PALD*, *. A; CR*PALDI, G. S. A*di**ria Contábil: teoria e *ráti*a. 10. ed. São Paulo: </line>
<line> Atlas, *016. </line>
</par>
<par>
<line> FIOR*NI, F. A; JU*IOR, *. A; ALONSO, V. L. C. Governa**a c*rporativa: conceitos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> aplicações. XIII SEGeT-Simpósio de excelê*cia em gestão e *ecnologia, 2016. </line>
</par>
<par>
<line> GABARD*, E. et al. A nov* lei anticorrup*ão e * im*ortância do *ompliance para as </line>
<line> empresas que se relacionam c*m a Administração Pública. A&C-Revis** de Direito </line>
<line> Adm**ist**ti*o & Const*tucional, v. 15, n. 60, *. 12*-147, 2**5. </line>
<line> G*L, A. C. Pós-Gra*uação-Me**dolo*ia-C*m* E*abo*ar *rojet*s d* P*squis*-Cap 2. 2017. </line>
<line> JI, X; LU, W; QU, Wen. Internal c*ntrol risk a*d audit *ees: Evidenc* from Chin*. Journal </line>
<line> of Contemporary Acc*un*ing & Economics, *. 14, n. *, p. 26*-2*7, 2**8. </line>
<line> LAMBOY, *. K.; R*SEGATO, G. G. *. P; COIMB*A, M.A. Intr*dução ao Corp*rate </line>
<line> Com*liance, É*i*a e Integrida*e. Manual de Comp*iance. **o Paulo: Ins*ituto A*C, 2017. </line>
<line> LAVILLE, É. A Empresa V*r*e. *ão Paul*: Óte, 2009. </line>
<line> L*GAL ETHICS COMPLIA**E, L*C. Segu*an*a *a Informação e Co*pl*ance. 2**6. </line>
<line> MAN*I, V. *. Compli*nce no Brasi*: con**lidação e perspec*ivas. Saint Pa*l Edi*ora, **08. </line>
<line> MARCONI, M. *. LAKATOS, *. M. *un*amentos *a m*t*dologi* científ*ca. </line>
<line> In: Fu*dam*ntos da *etodologia científica. 2010. p. 320-*20. </line>
<line> M*XIMIANO, An*onio *es*r *maru. In*r*du*ão à a*minis*ração. In: Introdução à </line>
<line> administração. 2017. p. xxiii-xxiii. </line>
<line> MAXI*I*NO, A. C. A. *ntroduç*o à administ*ação. São *aulo: Atlas, 2011. </line>
<line> MIHRET, D. G; YISM**, Aderaj*w W. Effe*tiveness o* **t*rnal au*it: a case stu*y of th* </line>
<line> public sector *n Ethiopi*. Journal of Managemen* Audit, v. 22, *. 5, *. 470-484, 2007. </line>
<line> MORIN, E. O Méto*o 6: Ética. Po*to Al*gre: Sulina, 2004. </line>
<line> NEGRÃO, C. L; *ONTE*O, J. F. *om*liance, controles internos e riscos: a impo*tância d* </line>
<line> *re* de gestão de pess*as. Bra*ília: Senac, *014. </line>
<line> NI*T*, A. M. El cumplimiento *orma*ivo. In: Ma*ual d* cum*limiento pena* *n la </line>
<line> *mp*esa. *irant *o Bla*ch, *015. *. 25-48. </line>
<line> *ev. FSA, Teresina PI, v. 22, *. *, art. 6, p. 96-111, ago. 2025 w*w4.Uni*sane*.com.br/revi**a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. O. Mora*s, G. A. *o**is </line>
<line> 11* </line>
</par>
<par>
<line> PEREIRA, A. *. e* a*. *etodo*ogia ** pes*uis* científica. [e-boo*]. Santa Mar*a. Ed. </line>
</par>
<par>
<line> UAB/*T*/UFSM. </line>
<line> Di*pon*vel </line>
<line> em: </line>
<line> ht*p*://repositori*. </line>
<line> *fsm. </line>
</par>
<par>
<line> br/bit*t*ea*/han*le/1/15824/Lic_Computacao_Met*d*lo*ia-*esqui*a-Cienti*ica. *df, 2018. </line>
<line> RABELO, F. C. *. A import*ncia do C*mpliance tra*alhi*ta *as empresas. Jus. c*m. br, </line>
<line> 2018. </line>
<line> REBOUÇAS, *. *.O. Pl*nejamento estratégico. São *au**: Atla*, 2012. </line>
<line> RIBEIRO, M. C. P; DINIZ, P. D. *. Com**iance e lei antico*rupção nas empre*as. Revista de </line>
<line> i*formação l*gisla*iva, v. 5*, *. 205, p. 87-10*, 2015. </line>
<line> RIES, E. A sta*tup *nxuta. Ley*, 201*. </line>
<line> *OBB**S, S; JUDGE, T; SOBRAL, F. *omport*men*o organi*acion*l: *eoria e ****ica no </line>
<line> context* brasile*ro. Pe*r*on Pren**ce Hal*, 2010. </line>
</par>
<par>
<line> ROL*O, F. R; THAINES, A. H. Compliance como ferrament* </line>
<line> na prev*nçã* de **s*os e </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> combate à fra*d* organizacional. Revista Eletrônica de Ciências Contábeis, v. 9, n. 1, p. </line>
<line> 241-2*1, 202*. </line>
</par>
<par>
<line> S*A*EDRA, G. A. **M*LIANCE C*IM*NA*: R*V*SÃO TEÓRIC* E ESBOÇO </line>
<line> DE </line>
</par>
<par>
<line> UMA DELIMITAÇÃO CONCEITUAL CRIMINAL *OMPLIA*C*: THEORETICAL </line>
<line> REVIEW AND *KETCH OF A CON*EPT**L *ELIMITATI*N. Du* In Altum- </line>
<line> Cade**os de *i*eito, v. 8, n. 15, 2016. </line>
<line> S**T*S, *. Traj*tória do complian*e, 2019. </line>
<line> *EVERINO, A. J. Me*odo*ogia do t*abalho *ientífico. *ortez e*itora, 20*7. </line>
</par>
<par>
<line> SILVA, A. A. Programas de compli*nce a*ticorrupção *e **mpanh*as </line>
<line> listadas na B3: </line>
</par>
<par>
<line> *m estudo de ca*os múltiplos. 2021. Tese de *out*rado. </line>
</par>
<par>
<line> SROUR, R. H. Éti*a Em*re*arial. Ri* de Janeiro: Else*ier, 2013. </line>
</par>
<par>
<line> T*IE*NIG*, A.; LINDON, D; *EN*RE*IE J; LÉVY J; DIONÍSIO, P. R. V, *. </line>
<line> MER*ATOR *XI: Teor*a * prática do Marketing. Camp* dos Goyt*ca*es, RJ: *d. *om </line>
<line> Quixote, 2018. </line>
</par>
<par>
<line> *ERÍSSIMO, *. Compliance: </line>
<line> in*enti*o à adoção de medidas *nticorrupção. *araiva </line>
</par>
<par>
<line> Educ*ção SA, 2*17. </line>
</par>
<par>
<line> VIEIRA, M. P. Comp*iance: F*rram*nta Estr*té*ica P*ra Uma Boa Pra***a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Gestão. U*ivers*dade Fe*eral de Viç*sa Viçosa-MG, 2013. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Te*esin*, *. 22, n. 8, art. 6, *. 96-11*, ago. 2025 </line>
<line> www4.Unifsanet.*om.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O *r*cesso *e Co*p*ia*ce, Aud*toria e Ética nas *r*anizações: Propos*a de Mo*elo Conceitual </line>
<line> 111 </line>
</par>
<par>
<line> Como *efe*enciar es*e Arti*o, confo*me ABNT: </line>
</par>
<par>
<line> MOR*IS, M. O; MORA*S, G. A. O Proc*sso de Compli*nce, Auditoria e Ética nas Or*anizaçõ*s: </line>
<line> P*oposta de Mod*lo Conceitual *ara o Crescimento Organizacional. Rev. FSA, Teres*na, v. 22, n. 8, </line>
<line> art. 6, p. 96-111, ago. 20*5. </line>
</par>
<par>
<line> Contribuição dos Autor*s </line>
<line> M. O. Morais </line>
<line> G. A. Morais </line>
</par>
<par>
<line> 1) con*epção e planej*m*nto. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) anál*s* * interpretação dos da*os. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) el*boração do rascu*h* ou n* *evisão c*íti*a do cont*údo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) participaç*o na aprovaçã* da *ers** fin*l *o *a***crito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F**, Teres*n* PI, v. 22, n. 8, art. 6, p. *6-111, ag*. 2025 </line>
<line> *ww4.Unifsa*e*.co*.*r/*evista </line>
</par>
</page>
</document>

Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.


Licencia de Creative Commons
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 4.0 Internacional.

Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)