<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.Unifsanet.*om.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, T*r*s**a, v. 22, n. 8, art. 6, p. 96-11*, a*o. 2*25
</line>
<line>
ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2*25.22.8.6
</line>
<line>
* Processo de Compliance, Auditor*a * Ética nas *rg*nizaç**s: Proposta de M**elo Conceit*al
</line>
<line>
para o Cre*cime*t* Organiza*ional
</line>
<line>
The Com**ianc*, Audit and *thi*s Proc*s* in Orga*izations: Proposal f*r a *onceptual Mode*
</line>
<line>
**r Organiz*tional Growth
</line>
</par><par>
<line>
M*rcos de Ol*veira Morai*
</line>
<line>
Dr. Engenharia de *ro*ução pela Unive*sidade Pa*li*ta UNIP
</line>
<line>
P**fessor *o C*ntro Univer*i**rio Está*io de São Paulo
</line>
<line>
E-m*i*: marcoste*nologia200*@gmail.com
</line>
<line>
Gabriel *lve* Morais
</line>
<line>
Gradu*do e* En*enha*ia de Prod*çã* p*la Univer*ida*e Cruzeiro do S*l
</line>
<line>
E-mail: Gabrieltecnologia@gma*l.com
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: M*r*o* d* Ol*veir* Mor**s
</line>
<line>
Editor-Chefe:
</line>
<line>
Dr.
</line>
<line>
*o*ny
</line>
<line>
Ke*ley
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Alen*ar
</line>
</par><par>
<line>
Av. do J**g*deiro, 111 - Interlagos, Sã* Paulo - *P,
</line>
<line>
*odrigues
</line>
</par><par>
<line>
**8*5-02*, São Paul*/SP, Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
E**ereço: Ga*riel Al*es Morais
</line>
<line>
*rtig* recebido *m 28/07/20*5. Últi*a
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
AGÊNCIA DE FOMENTOS: *o apoio do C*nt** Univer*itári* Estác*o *e São *aulo por meio do Pr*gra*a
</line>
</par><par>
<line>
Pesquisa, Prod*tividade, Desenv*l**me*to Tecnol*gico e Exten*ão I*ovadora com*: Bolsista d*
</line>
<line>
Programa
</line>
</par><par>
</page><line>
Pesquisa Produtiv*da*e d* Estácio São Paulo
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Processo *e Comp*ian*e, Auditoria e Ética nas Org*nizações: P*opo*ta de Mode*o Conceitual
</line>
<line>
97
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
No mund* atual, glo**lizado e competitivo cada vez *a** ex*gente, nã* *ast* ap*n** auferir
</line>
</par><par>
<line>
p*eço e
</line>
<line>
q*alidade * seus produt*s, *rocess*s e/ou serviços para que um*
</line>
<line>
e*p*esa consiga
</line>
</par><par>
<line>
*redibilidade n* m**c*d*; * sobrevivênc*a e a evolução das e*pr*sas e*tão liga*as cada ve*
</line>
<line>
mais à s*a capacidade de adotar, criar e aperfei**ar condutas mar*adas pela ética, seriedad*,
</line>
</par><par>
<line>
h*mildade, *ustiça e p*e*e*vação. Implementar ações de ge*enciame*t* que permitam às
</line>
</par><par>
<line>
orga*izaçõe* p*r meio de ferramentas est*até*icas, como o *om*liance e as *uditorias *e
</line>
</par><par>
<line>
forma *t*ca, **rna-*e
</line>
<line>
*x**emamen*e ne*e**ári* par* q*e a or*aniz*ção possa o*t** maior
</line>
</par><par>
<line>
c*edibi*idade, s**a *a sua gestã* interna como também junt* a seus fornecedores e até mesmo
</line>
</par><par>
<line>
aos *eus clientes. Como
</line>
<line>
metodolo*ia foram utilizadas a exploratór*a e bib*iográfica,
</line>
<line>
tendo
</line>
</par><par>
<line>
como *roposta f*nal *riar u* m*pa me*tal que possa ser imple**nta*o nas organ*zações que
</line>
</par><par>
<line>
bu*cam
</line>
<line>
por melhores práticas empresaria**. O objetivo princi*al deste artigo é rel*ciona* os
</line>
</par><par>
<line>
temas, como comp*ience, Auditoria ética, possib*litand* agr*gar valor às e
</line>
<line>
organiza*ões,
</line>
</par><par>
<line>
per*itindo que *e tenha um c*esci*ento *rgani*acional por meio de uma *roposta de modelo
</line>
</par><par>
<line>
c*nc*itual, visand* à melhoria de desemp*nho da organ*zação, assim co*o de todos
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
en*olvidos. É possível **ncluir que a
</line>
<line>
i*plementação *o modelo conceitual, q*a*do
</line>
</par><par>
<line>
efe*i*ado, possibilita à org*nização c*iar uma cultura or*ani*a**onal assim como *ecani*mos
</line>
<line>
para a*regar v*lor objetivando o cres*im*n*o or*anizacio*al.
</line>
<line>
Palavras-chav*s: C*mpli*nce. Auditor*a. É*ica. C*escimen*o O*ganizacional. G**tão
</line>
<line>
Orga**zacional.
</line>
<line>
ABST*A*T
</line>
</par><par>
<line>
In today's *lob*li**d
</line>
<line>
and increasing*y *emanding competitive wo*ld, it is not e*ough to
</line>
</par><par>
<line>
simpl* obtain p*ice
</line>
<line>
and qua*it* in i*s prod*cts,
</line>
<line>
processe* and/or *ervices for compan* to a
</line>
</par><par>
<line>
g*in *red*bility in th* market, *he su*v*val and evol*t*on *f *ompa*ies are in*reasingl* linked
</line>
</par><par>
<line>
*o its abil*ty
</line>
<line>
to adopt, create and
</line>
<line>
i*prove cond*ct marke* by ethics, seriousness, **mility,
</line>
</par><par>
<line>
just*ce and pr*servation. Implementing managemen* actions th*t allo* *rg*nizations to u*e
</line>
<line>
strat***c tool* such as c*mpliance and audi*s in a* e*hical m*n*er *s ex*reme*y *mportant so
</line>
</par><par>
<line>
that the organizati*n
</line>
<line>
can obtain gr**ter credibility, *hether in it* int*rnal m**a*ement, its
</line>
</par><par>
<line>
s*ppliers a*d even its custo*er*. Exploratory and bibliogr*phi*al meth*dology were *sed, as
</line>
<line>
a fin** propos*l to crea*e a men*al map so that it can be implemen*ed in o**anizations *ookin*
</line>
</par><par>
<line>
f** *e*t*r bus*n*ss pra*tices. The ma*n ob*ec**ve of this a*ticle is to relate
</line>
<line>
topics such a*
</line>
</par><par>
<line>
co*pl*ance, Auditing and
</line>
<line>
ethics, mak*ng it possib*e to add
</line>
<line>
value to
</line>
<line>
organ*z*ti*ns, a*lowing
</line>
</par><par>
<line>
for *rg*niz*t**nal growth thr*u*h a conceptual model *roposal aimed at imp*ov*n* the
</line>
<line>
org*niz*tion's per**rm*n*e as well as *h*t of everyone invo*ved. ** ** *ossibl* to conclude that
</line>
<line>
the im*lementation of the conceptual model, w**n implemen**d, *nables *he organ*za*ion *o
</line>
<line>
**eate a* o*ganiza**onal cultu*e as well as mechanism* to add valu* *im*n* at o*ganizational
</line>
<line>
gro*th.
</line>
<line>
Keywor*s: Com*liance. Audi*. *thic. Organi*ational Gro*th. Organiz*tio*al *a*ag*ment.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter**i*a PI, v. 22, n. 8, art. 6, *. 9*-*11, ago. 2*25
</line>
<line>
ww*4.Un*fsanet.*om.br/**v*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. O. Mora**, G. A. Mor**s
</line>
<line>
98
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
O te*a da éti*a n*s organiz*ções era pouco a*ordado. Com * passar do te*p*,
</line>
<line>
en*ret*nto, a nec*ssid*de de as empre**s ** tornar*m cada vez mais com*etiti*as f*z com que
</line>
<line>
a t*anspa*ê*ci* * a res*onsabilidade assumi*sem, *obretudo nos ú*t*mos *nos e **ante da atu*l
</line>
<line>
situ**ão po**tica e ec*n*mi*a *o país, um papel de ext*ema relevância. S**e-*e que,
</line>
<line>
*ec*nte*en*e, práticas f*au*ul*ntas e *esv*** tornara*-se frequen*es n*s organizações, o que
</line>
<line>
fomenta ainda mais a neces*idad* de serem mais íntegras, uma ta*efa bastante árdua. Di*nte
</line>
</par><par>
<line>
desse cenário, atu*ção a
</line>
<line>
por *eio de boas ações n* ad**nistra*ã* organ*zacion*l tem sid*
</line>
</par><par>
<line>
as*o*i*da à p*rcepção *e re*p*nsab*lidade social na* empresas. É nes*e pon** que a **n*ão d*
</line>
<line>
*omplia*c* se inco*pora (ROLDO et, al. 2*20).
</line>
<line>
*e ac*rd* com V*ei*a (2013), o compliance sempre estev* pre**n*e, de uma forma ou
</line>
</par><par>
<line>
*e *utra, desd* *s primórdios do c*mércio orga*izado. Muitas em**esas tê* ad*t*do
</line>
<line>
se*s
</line>
</par><par>
<line>
própr*os *ó*igos de *onduta, frequente*ente mo**vadas p**os es*ândalos oc*r*idos em o*tras
</line>
<line>
organ*zações.
</line>
<line>
Re*sa*ta-se que o *omplian*e não *e*e *er enten*ido como um *ero c*mprimento de
</line>
</par><par>
<line>
regras formais, p*is tal fato j* se *ost*a
</line>
<line>
co*o exigênc*a de um *stad* Democrático
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Direito,
</line>
<line>
como o Bras*l, *as sim
</line>
<line>
como to*o um conjunto de r*gras, p**rões, *rocedimentos
</line>
</par><par>
<line>
é*ico* e lega** que norteiam uma i*sti*uição, c**stituindo u*a linha mes*ra de atuação t*n*o
</line>
</par><par>
<line>
da empresa, *uan*o
</line>
<line>
**s funcio*ários a
</line>
<line>
ela vincul*dos (CANDEL*RO; RI*ZO; *INH*,
</line>
</par><par>
<line>
2012).
</line>
</par><par>
<line>
Segundo *ant** (201*), o compliance su*giu no B*asil *m 1992, *o* *casião da
</line>
</par><par>
<line>
abertura
</line>
<line>
do mercado nacional. Naq*ele momen*o, o
</line>
<line>
país p*ecis*u se
</line>
<line>
adequ*r *os p*drões
</line>
</par><par>
<line>
éti*os de co*ba*e à co**upç*o exigidos p*las e*pr**as est*a*geiras.
</line>
<line>
Ji, *u, Q* (2018) fornecem evidências oportunas acerca d* *m*ortância *o* cont*oles
</line>
<line>
internos. Refo*çando essa id*ia, Bo*n*on, J**n*on e Kell (2002) me**io*am que a au**t*ri*
</line>
</par><par>
<line>
r*duz as
</line>
<line>
as*ime*r*as d* info*mação en*re os i*teressados, possibil*tando maior cr*dibilid*de
</line>
</par><par>
<line>
nos relató*ios finan*eiros, co*fronta**o os procedimen*os r*alizados n*s organizações, a *im
</line>
<line>
de identi*icar e**os, pendências, inconformidades e possíveis fraudes.
</line>
<line>
A e**elên*ia n* adm*nistração das corporações m*derna* perpassa por mecanismos de
</line>
</par><par>
<line>
gestão e *ove*na*ça. M*is a*nda, o suc*sso de uma organi**ção
</line>
<line>
c***emporâ*ea alberga
</line>
</par><par>
</page><line>
mi**ma*ente quatro *atores bási*os: conformidad* (compliance), tra*sparência (*iscl*sure),
</line>
<line>
equidade (*airness) e *res*ação de cont*s (accounta*ility) (FIORINI, e* al., 2016).
</line>
<line>
R*v. FS*, Teresina, v. 22, n. 8, art. 6, *. 96-111, a*o. 2**5 w*w4.Unif*an*t.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O P*ocesso de Complian**, Auditoria e Ética na* Or*anizações: Proposta de M*delo C*nceitua*
</line>
<line>
99
</line>
</par><par>
<line>
*e acordo com Ve*is*imo (2017), o compliance tem objeti*os tan*o pr*v*ntiv** como
</line>
</par><par>
<line>
r*a*iv*s. Visa à prec**ção de infrações lega*s e*
</line>
<line>
geral, assim como à pre*e*ção
</line>
<line>
dos riscos
</line>
</par><par>
<line>
legais * *a*a * reputaçã* *a inst*tuição a que o a*en*e está
</line>
<line>
li*ado, na poss*bili*ade de
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
possíveis infrações se concretizem. Por cons*gu*nte, e*tabel*c* a organi*aç*o o dever de
</line>
<line>
apurar *s condu**s ilícitas em ger*l, *ssim c*mo as que infr*ngem as reg*as da i*stituiç*o,
</line>
<line>
além de tomar ati*ude* d*sc*plinadoras * r*passar a* análises dos resulta*os das investigações
</line>
<line>
in*er*as à* au*oridades.
</line>
<line>
B*dd (2016) di* que o *rande desafio seria c*iar*os uma Ética instit*ci*nalizada *om
</line>
</par><par>
<line>
*m conjunto de objetivos es*ecífi*os a partir de
</line>
<line>
noções de direitos e d*veres. É claro q*e
</line>
</par><par>
<line>
*ua*do lidamos com di*em*s previst*s e* lei temos subs*dios **i* *oncretos para tomarmos
</line>
</par><par>
<line>
um a
</line>
<line>
*ecisão, mas isso *ão garante que não entraremos e* co*flito
</line>
<line>
qu*ndo um valor
</line>
</par><par>
<line>
inviabilizar outro *alor.
</line>
<line>
O o*jet*vo prin**pal *este art*g* é relac*on*r os *emas como c*mplien*e, *ud*tor*a e
</line>
</par><par>
<line>
ética, possibi*itando agregar *alor às organizações, perm*t*ndo *ue
</line>
<line>
se te*ha u* cres*imento
</line>
</par><par>
<line>
o*ganizac*o*al.
</line>
</par><par>
<line>
2 REFERENCIAL TEÓRICO
</line>
</par><par>
<line>
2.1 Comp*ia*c*
</line>
</par><par>
<line>
Emb*ra a tradução li*eral do termo *ig*i*iq*e "es*ar e* *on*ormidade", * lit*ratura
</line>
<line>
ressalta qu* a ideia e o instituto "com**iance" são *ais amplos do q*e ta* **finição *on*egue
</line>
<line>
exprimir (NIET* MARTÍN, *014).
</line>
</par><par>
<line>
Almeid* (201*) apo*ta *ue o com*lian*e corresponde ao c*njunto de
</line>
<line>
práticas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*iscipl*nas ad*tadas pelas pessoas j*rídicas para alinhar
</line>
<line>
sua con*uta corpo*ativa às normas
</line>
</par><par>
<line>
le*ais e às
</line>
<line>
polít*cas *ove*nam*ntais apli**veis ao setor d* atuação. Essas práticas *uscam
</line>
</par><par>
<line>
prev**ir e *etectar *lícitos po* me*o da cri*ção de e*truturas internas e *a implementaçã* de
</line>
<line>
pro*e**me*tos *e int**ridade, auditori* e es**mulo à comunicação de irregularidad*s. O
</line>
</par><par>
<line>
objetivo é forne*er diagnóst*cos e elabo*ar prognósti*o* sobre as c*ndut** organ*z*ciona*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
de seus colaboradore*, a*s****ando * efetiva aplicação *e códig*s d* ética no âmbito int*rno.
</line>
</par><par>
<line>
D* m*do mais sintético, o compl*an*e signif*ca **tar *m conformidade, consist*
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
</page><line>
um *s*ado dinâmico de confo*midad*, cara*terizado pe*o *om**omis*o co* a criação de um
</line>
<line>
sistema de políticas, co*trol*s internos e p*ocedi*entos que visa* *ar*ntir e manter o *stado
</line>
<line>
de compli*nce (SAAVEDRA, 2016).
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*esin* *I, v. 22, n. 8, art. 6, p. 96-111, ago. 2025 w*w*.Uni*sanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. O. Morais, G. *. Morais
</line>
<line>
10*
</line>
</par><par>
<line>
Destaca-se, em conso**ncia com Fi*rini, et al. (2016), que o termo compliance * um
</line>
<line>
dos exemplos em que o est*angeirismo em nossa lín*ua embora não recomend*do - por *ezes
</line>
</par><par>
<line>
é necess*r*o, *** vez *ue s*u corres*ondente em português reduz seu significado
</line>
<line>
orig*na*.
</line>
</par><par>
<line>
Em sua etimologia, a pal*vr* deriva do verbo em inglês "to c**ply", que ****i*ica es*a* em
</line>
</par><par>
<line>
c*nformidade, e**endendo-s* seu sen*ido atu*l p*ra estar
</line>
<line>
de aco*do com leis, normas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
regu*ament*s; e *inda, agir com int*gridade *t*ca e ho*estidade.
</line>
<line>
Já de a*ordo com Roldo e Thaines (2020), o termo c*mpli*nce é *tiliz*do p*ra a
</line>
</par><par>
<line>
nomeaçã* de
</line>
<line>
práti*as * prevenção de fraude* e corrupção nas organiza*ões, **sto que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
imp*rtâ*cia
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
co*p*i*nce *ã* está na quest*o financeira, **s nos
</line>
<line>
p*inc**ios, pois são *s
</line>
</par><par>
<line>
alicerc*s da governança *orpora*iva,
</line>
<line>
tr*nsformando ambientes mais *t**os, transp*rente*
</line>
</par><par>
<line>
através *e açõ*s *m conformidade com leis e nor*as ***ernas e externas.
</line>
<line>
Na p*imeira concepção, o c*m*liance é *ntendi*o como *b**ti*o amplo d* empres* no
</line>
<line>
sentido de *ue as ***mas leg*is e as políticas in*ernas se*am cumpridas po* todos *s **us
</line>
<line>
setores e depa*tamen*o*, por seu corpo de *uncion*rios e por *eus gestores. Ness* perspectiva,
</line>
<line>
portanto, o com*liance corresponde ao pila* axiológico da g*vernan*a corpo*ati*a das
</line>
<line>
organiza*ões.
</line>
<line>
2.*.1 *s pilare* do programa complian*e
</line>
</par><par>
<line>
*egundo * Lega* Et*ics Compliance (2*16), programa compli*nce é o
</line>
<line>
*m sistem*
</line>
</par><par>
<line>
co*plexo e organizado, com*osto de d*vers*s *omponen*es, que *nte*age com outros
</line>
</par><par>
<line>
compone*t*s d*
</line>
<line>
outros pr*cess*s de ne*ócios de empresas e, també*, co* outros tema*. É
</line>
</par><par>
<line>
*m sis*ema que *ep*nde *e uma estrutura múl*ipla que inclui pe*soas, processo*, sistemas
</line>
<line>
eletrô*icos, document*s, *ções e ideias. A e*ses compone*tes *e dá o nome d* "pila**s" do
</line>
<line>
programa de complian*e que são ap*esent**os em *ove tópicos.
</line>
<line>
1° P*lar - Suporte da *lta Direção: deve receber o aval ex*lícito e apoio i*condicional
</line>
<line>
dos mais altos executivos da emp**sa.
</line>
<line>
2° **lar - Avaliação de Risco*: ri**os sã* eventos com impactos negativos no
</line>
<line>
atingimento de um objetivo. É uma d*s b*s*s do *ucesso do prog*a*a, uma vez q*e o c*digo
</line>
<line>
de conduta, as políticas e os e*forços de monitoramento deve*ão ser *o*s*ruídos com *as* nos
</line>
<line>
riscos que fore* identifica**s como re*e*antes dura*te as **álises.
</line>
<line>
3° Pilar - Códig* d* Conduta e Políticas de Co*pli*nce: essa documentação ser*e
</line>
</par><par>
<line>
com* formal*zação i*icial daquilo que é a postura da
</line>
<line>
empresa em relação
</line>
<line>
aos diversos
</line>
</par><par>
</page><line>
assun*os relacionados às *uas prá*ic*s de ne*ó**os, * ser*irá como uma bússola que guiará em
</line>
<line>
*ev. FS*, Teresina, v. *2, n. 8, *rt. *, p. *6-111, ago. 2025 www4.Unifsanet.*om.b*/r*vi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O P**ce*so de Complia*ce, Au**toria e *tica nas *rg*nizaç*es: Proposta de Modelo C*n**itual
</line>
<line>
101
</line>
</par><par>
<line>
conjun*o co* as ações e e*emplos da alta administr*çã*, ev*denciando o compromis*o
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
empre*a com o prog*ama de compliance.
</line>
</par><par>
<line>
4° Pilar - Contr*les I*terno*: são *ecanismos, ge**lmente f*rma*izados por esc*ito
</line>
</par><par>
<line>
nas polític*s e procedime*tos da e*presa, qu*, *lém de min*mizar riscos operac*onai* e
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
c*mpli*nc*, asseguram que os l*vros e r**istr*s contá**is e financeiro* re*lit*m c*mple*a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
p*eci*amente os *egó*ios e operaçõe* da e*presa.
</line>
</par><par>
<line>
5° Pilar - T*ei*amento e comuni*ação: cada *uncionário
</line>
<line>
d* e*presa, do chão
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
fábrica à alta dire*ão, dev*
</line>
<line>
entender os obj*tivos do programa, as **gras e, t*lvez * *ais
</line>
</par><par>
<line>
import*nte, s*u pa*el par* garantir o *uce*so d* programa.
</line>
</par><par>
<line>
6° Pilar
</line>
<line>
- Can*i* de D*nún**as: os *an*is d* comunicaç*o do *ipo "ca**is
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
d*núncias" for*ecem a*s fun*i**ários e parceiro* **merc*ais uma fo**a de alerta * empresa
</line>
</par><par>
<line>
para poten*iais v*ol*ç*es ao có*i** de
</line>
<line>
condut*, a outras p*líticas ou *esmo a respeito
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
condutas i*adequ*das de fun**onári*s o* terceiros que agem *m nom* da em*resa.
</line>
<line>
7° Pilar - I*ve*tigações Interna*: As empresas devem **ssuir processos in*ernos qu*
</line>
<line>
permi*am invest*gações para ate*der prontament* *s denúncias de *ompo*t**ent*s *l**ito* ou
</line>
<line>
a***éticos. Garantir *ue os fatos sejam verifi**dos, responsabi*idades ident*ficadas.
</line>
<line>
8° *ilar - Di*igência ade*uada (Due Diligence): Due Di*igence (ou ava**ação prévia à
</line>
<line>
contrata*ão) para entender de forma *bra**ente a e*trutura societária * situação financeira do
</line>
<line>
*erceiro, bem com* lev*ntar hi*tórico dos pote*c**is agentes e *utros parceiros come*ciais, de
</line>
</par><par>
<line>
forma a
</line>
<line>
verificar se estes têm
</line>
<line>
histórico* d* práticas comer*iais antiéti**s *u
</line>
<line>
q*e, de o**ra
</line>
</par><par>
<line>
forma, poderá expor * em*resa a um negócio inaceitá*el ou *ue envolva r*scos le*a*s.
</line>
</par><par>
<line>
9° Pilar - Auditoria e Monitora*en*o: A robustez d*
</line>
<line>
pr*g*ama compl*ance se mede
</line>
</par><par>
<line>
p**a sua e**t*vidade e para
</line>
<line>
*aber
</line>
<line>
se o
</line>
<line>
programa está
</line>
<line>
ca*i*han*o na di**ção correta,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
necessário imple*ent*r um pr*cess* de ava**a*ão
</line>
<line>
constante, chamado monitoramento, b*m
</line>
</par><par>
<line>
*omo audit*rias r*g*lares, qu*
</line>
<line>
v*sam ident*ficar se os d*versos pi*ares do pr*grama estão
</line>
</par><par>
<line>
funciona*do c****rme plan*jado.
</line>
<line>
Como vis*o, o c*mp*iance, se bem aplicado, *ode co**tituir um mecanismo muito
</line>
<line>
ef*ciente no que diz respeit* *o comba*e à corr**ç*o, *ois se trata d* um progr*ma int*r*o d*
</line>
</par><par>
<line>
e*presa, no **al cada membro t*rn*-se respo*sável por fiscalizar as
</line>
<line>
açõe*, per*itind*
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
*ns*ituição corrigi* a*
</line>
<line>
infrações
</line>
<line>
*uito antes qu* *stas ca*sem maio*** danos à empre*a, **s
</line>
</par><par>
<line>
só**os e *o interesse públ*co.
</line>
</par><par>
<line>
*endo
</line>
<line>
assim, o *ompliance ger* um
</line>
<line>
ganho imensurável
</line>
<line>
para * *mpresa. *o*tud* é
</line>
</par><par>
</page><line>
i*prescindível que seja efeti*amente aplicado e haja comprome*i*ento de to*os para que *s
</line>
<line>
mudanças oco*ram. Nessa pe**pectiva, Rabelo (*018) ressalta que, *om * refo*ma trabalhista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresi*a *I, v. 22, n. 8, art. 6, p. 96-111, ago. 2025 www4.Unifs*net.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. O. M*r**s, G. A. Morais
</line>
<line>
102
</line>
</par><par>
<line>
*nt*oduzi** p*la Lei nº 1*.467/17, pa*sou a exist*r previ**o le*a* para que a emp*esa *tr*bua
</line>
<line>
ao empregado a r**ponsabilidade po* danos de naturez* extrapatrim*nial de*or*entes de açõ*s
</line>
<line>
que *fendam a moral ou * pr*pria existência da organiza*ão. Tal p*evisão reforça a relevância
</line>
</par><par>
<line>
da implementaçã* e
</line>
<line>
e*et*vação do compliance, pois, ao tornar essas in*ormações c*aras
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
a**ssíveis aos empregados, co*tr*bui-se para a pr*v*nção *e f*turos tra*storno*.
</line>
<line>
2.2 Auditoria * C*mpliance
</line>
<line>
** visã* de Crepald* e Crepaldi (*0*6), o con*rol* interno pode ser *onsiderad* como
</line>
<line>
todas a* pol*ticas adotadas pelas instituições, com o *bje*ivo de reduzir os riscos e melhorar
</line>
<line>
os proces*os. "O contr*l* interno * p*rte inte*rante de cada *egmento da **ganizaç*o, * cada
</line>
<line>
*rocedimento *orresponde a *ma parte *o conjunto do controle inte*no" (Attie, 2011).
</line>
<line>
Embo*a di*ti*tos, auditoria e comp*iance a*re*en*am *ma relação intrínseca, na
</line>
<line>
med*d* em *ue a audi*oria constitui elemen*o es*enc*a* e indissociá*el *ara a efe*ividad* *os
</line>
<line>
progr*m*s de complia*ce. É perfeitamente po**ível afirma* que "A auditori* e o Com*lia*ce
</line>
<line>
são complementares e de*e* ajuda* as o*ganizações a m*nte*em os seus con*roles **sta*t**
</line>
<line>
*as am*aça* d*s ris*os inerentes à não *onfor*idade" (Negrão e Pontelo, 2017). O Quadro 1
</line>
</par><par>
<line>
aprese*ta as *ti*idades referen*es ao pr*cesso d* Aud*to*ia e Compliance segu*do Neg*ão
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Pontelo (2017).
</line>
</par><par>
<line>
Figura 1 - Auditoria e Co*pliance.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: NEGRÃO e PONTELO (*017).
</line>
</par><par>
</page><line>
R**. FSA, Teresina, v. 22, n. 8, art. 6, p. 96-111, *go. 2025
</line>
<line>
www4.Unifsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Processo de C*mpliance, Audi*oria e *tic* nas O**an*zaç**s: Propos*a de Model* Conceitual
</line>
<line>
103
</line>
</par><par>
<line>
Para a implementação efetiva do complian*e e da auditor**, é imp*rtante
</line>
<line>
que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
em*resa adote determinadas prática* que as**gurem sua e*iciê*cia, ta** como: * avaliação de
</line>
</par><par>
<line>
risco* potenciais, a *laboração de um código de cond*** e de uma polí**ca de compliance,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
realiza*ã* de tre*namento* e a*ões de comunicação, a dis*onibilização de canais de denúnc*a,
</line>
<line>
a conduç*o de i**estigações int*rnas, quando necessárias, e o moni*oramento c*ntínuo com o
</line>
<line>
apoio d* auditoria (BLOK, *02*).
</line>
</par><par>
<line>
*s controles in*ernos
</line>
<line>
precisam ser pe*cebid*s com* uma fo*ma de estímulo e
</line>
</par><par>
<line>
colabor*ç*o para melhorias,
</line>
<line>
prev*nindo riscos visando à eficác*a g*rencial, mel*orando *
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
qualidade dos proc*di**ntos e
</line>
<line>
açõ*s e*ecutadas p*la ins*ituição (MIHRET; YISMAW,
</line>
</par><par>
<line>
200*). N*ss*
</line>
<line>
senti*o, o* problemas c*m os controles int**nos *o*em ser mini*iza*os com
</line>
</par><par>
<line>
mecan*smos de controles (COH*N; KR*SHNAMOORTHY; *RIGHT,
</line>
<line>
*0*2; JI; LU; QU,
</line>
</par><par>
<line>
2018).
</line>
</par><par>
<line>
Outro as*ect* benéfico refere-se aos colabo*ador*s q*e sentem *rgulho em pe*tencer à
</line>
</par><par>
<line>
insti*ui*ão e* e
</line>
<line>
contribu*r
</line>
<line>
p*r* seus *rogramas, uma vez que passam a *er*ebe* maio*
</line>
</par><par>
<line>
p*rspect*va de
</line>
<line>
perman*ncia na or*anizaçã* e
</line>
<line>
*e aprimora**nto
</line>
<line>
dos proces*os. Ademais,
</line>
</par><par>
<line>
quanto m*ior a parti*ipa**o das pessoas afetadas pe*as mudan**s, maior se*á * se*
</line>
<line>
compro*e*ime*to com a impleme*tação delas (ROBBINS; JUDGE; SOBRAL, 2010).
</line>
</par><par>
<line>
*egu*do Laville (2009), essas a***s no* reme*em
</line>
<line>
ao pensament* d* qu* somente
</line>
</par><par>
<line>
sendo éticos seremos sustentáveis. T*m*ém podemos
</line>
<line>
dizer que quando *ma empresa
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
*ocia*men*e responsável, ela atrai o* melho*es pr*fission*is (ASH*EY, 2008).
</line>
<line>
Enf*m, pa** gara*tir o co*p*ia*c* e a aud*tori*, são n*cessárias regras rígi**s e cla*a*,
</line>
</par><par>
<line>
por meio
</line>
<line>
de po*íticas d* transparên*ia
</line>
<line>
e ética, a *im de reduzir
</line>
<line>
conflitos e g*rantir
</line>
</par><par>
<line>
*omu*icação i*forma*ão * todos os c*laboradores, al*m de prazos fixos de re*isão *as e
</line>
<line>
pol*ticas e dos cont*oles (CHIARETTO et al., 2017).
</line>
<line>
*.3 Ética **s Org*niz*ções
</line>
<line>
Para Manzi (2**8), é de extrema importância que a *rgani*a*ão institua um Comitê de
</line>
</par><par>
<line>
**ica, normalme*te composto por profissionais do setor de R*cursos Hum**os,
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
complian*e e ** alta gestão. Além *isso, é essenci*l *ue *s e**ol*idos *eja*
</line>
<line>
rec*nhecid*s
</line>
</par><par>
<line>
por **us colega* c*mo *rofissionais *nt*gro*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Segundo Carv*lho (2010), a ética é indispe*sável ao pro*issio*al no ato de f*z*r,
</line>
<line>
corre*pondendo à compet*n*ia, eficiência e efic*c*a, e mani*esta-se ai*da no agir, *a con**ta
</line>
<line>
R*v. F*A, Te*e**na PI, v. 22, n. 8, art. 6, p. 9*-111, ago. 2025 www4.U*ifsanet.com.b*/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. O. Morais, G. *. *orais
</line>
<line>
104
</line>
</par><par>
<line>
e no posicioname*to do *rofi*siona*. Esse* aspectos integram * c*njunto de ati**des que o
</line>
<line>
in*iv*duo deve assu*ir n* e*ecu**o de su* profissão.
</line>
<line>
Salienta-se que a étic* vem se destac*ndo em *i*e*sas áreas da ati*ida** hu*ana,
</line>
</par><par>
<line>
tanto no
</line>
<line>
âmbito social quant* no pessoal e prof*ssional, sobret**o no qu* tange à cond*ta
</line>
</par><par>
<line>
*tica. De acordo *om Mo*in (2014), * ética depende da* co*dições da soci*dade * *a hi*tória
</line>
<line>
pa*a a sua con*truç**, mas * decisão de adot*r uma conduta é**ca parte do *ndivíduo, uma vez
</line>
<line>
que este poss*i o pod*r d* esco*ha. Srour (20*3) de*taca que:
</line>
<line>
O co*hecimento é*ico traz à tona que*tões pol*micas * de**nha um leque de op*õe*
</line>
<line>
*ara e*frentá-las. Ao s** convertido e* pano de fundo das estr*tégia* empresa*iais,
</line>
<line>
evita o *onfronto *a permiss*vidade ou a p*egui*a d* omis*ão, cont*ibu* *ara *a*te*
</line>
<line>
a coesão o*gan*zacional e cr*a um escudo contra as crises. [...] O conhecimen*o éti*o
</line>
<line>
tem a virtude de oferecer um q*adr* ** referência p*ra as ações corporativas, porque
</line>
<line>
exige análise de conjunto, m*peia o peso d*sigu*l dos *ú*li*os de interess* (partes
</line>
</par><par>
<line>
int*ressa**s na or*aniza*ão ou *takeholders) e traça cenár*os co*sistent** para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
tomada de decis*o.
</line>
</par><par>
<line>
A ét*ca empresa*ia* é composta por um conj*nto de valore*, pri*cípi*s e fins que
</line>
</par><par>
<line>
orient*m * comportamento
</line>
<line>
da org*niza*ão e compõem * sua cultura c**porativa,
</line>
</par><par>
<line>
influenciando a* *uas *stratégia*, est*utura, de*isões e as s*as mais divers*s *peraçõ*s
</line>
</par><par>
<line>
(L*MBOY,2017). As
</line>
<line>
or*ani*aç*e* de*em ser enti*ades étic*s q*e se *rient*m s*g*ndo
</line>
</par><par>
<line>
valores, padrões e melhores práti*as **e lh*s *ão certa identid*de e unida*e de sen*ido
</line>
<line>
(LAMBOY,2017).
</line>
<line>
Robert Henry Srour definiu é*ica empresarial co*o a prática organi*acional ba*e*da
</line>
<line>
e* v*lores morais e d**tac*u s*te d*mensões teór*cas: *) a quali**de no tr**a*ho e o respeito
</line>
</par><par>
<line>
no trato
</line>
<line>
interpessoal; b) os valores de i**aldade de o*ortu*idades * o tratamento n*o
</line>
</par><par>
<line>
discrim*na*óri*; *) a import*ncia do c**ente; d) o respeito pelos prazo*; e) a confiabilidad*, a
</line>
</par><par>
<line>
credibilidade e a e*tab*l*dade de n*rmas
</line>
<line>
e objetivos; f) a capacitaç** e *
</line>
</par><par>
<line>
autod*senv**vimento; e *) o com*rometimento co* **rm*s socia*s e *
</line>
<line>
integ*ação com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
comu*idad* (*ROUR, 201*).
</line>
</par><par>
<line>
2.4 Cresciment* Org**iza*i*nal
</line>
</par><par>
<line>
* internet foi desenvolvida por pe*qui*ad*re* milita**s **s *stados Unidos, no *no de
</line>
</par><par>
<line>
1957. O plane*a***t* e*tratég*co é um
</line>
<line>
s*gmento de análises * decisões que *br*nge
</line>
</par><par>
<line>
componentes principais, tai* como: análise da situ*ção
</line>
<line>
estratégic*, a*ál*se do ambient* e
</line>
</par><par>
<line>
análise interna (*AXIMIANO, 20*1). A for*ulação do* *bjetivos é a pr*m*ira d*s qu*tro
</line>
</par><par>
<line>
fases p**a * planejamen*o estratég*co. O *b*et*vo pode se* *eral
</line>
<line>
ou *specífi*o. C*nforme
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresi*a, v. 2*, n. 8, a*t. 6, p. 96-11*, ago. 2025
</line>
<line>
www4.Unifsanet.c*m.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Processo de *om*liance, *uditoria e Éti*a nas O*ganiz*çõ*s: P*opost* de Model* *onceitu*l
</line>
<line>
105
</line>
</par><par>
<line>
entend*mento de Rebouças (2012), p*de*os conce*tuar e*sa fas* com* o estado o* res*ltado
</line>
<line>
que o *xec*tivo *r*ten*e **te*.
</line>
</par><par>
<line>
Conf*r** Rie* (2012), o tem** qu* uma empresa tem de li*e*ança
</line>
<line>
de m**cado p*ra
</line>
</par><par>
<line>
exp**rar suas inovações p*oneiras es*á encolhen*o, por isso, o plan*jam**to estratégico se
</line>
<line>
torna fundamenta* pa** a evolução de qu*lquer *rganiza*ão no concei*o atual.
</line>
<line>
As empresas vêm se **e*cupando c*da vez mais co* a satisfação d* seus c*ientes. Em
</line>
</par><par>
<line>
diferente* áreas d*s *ela*ões humanas, sobretudo n* pre*taçã* de servi*os, qu*lid*de es*á a
</line>
</par><par>
<line>
diretamente r*lacionada a es*a
</line>
<line>
int*ração, que oco*r* de f*rma simultân*a e *rioriza
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
inte*esses, **e**rências e necessid*des dos consumido*es (TR*EBNI*G et al., 2018).
</line>
</par><par>
<line>
Nesse conte*to, co* a velocidade das alter*ções nos conceit*s
</line>
<line>
*rganizaci*nai*,
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
rel*cio*amento c*m o client*, na concorrência e *o gerenciamento de info*maçõ*s, surgiram
</line>
<line>
diver*os estudos com o obje*ivo de compr*e*der mel*or es*as novas *strut*ras e de que
</line>
<line>
fo*ma elas *mpactav*m, de maneira contí*ua e d*nâmic*, as estratégias e*presariais.
</line>
<line>
3 M**ODOLOGIA
</line>
<line>
Os estud*s exploratórios têm co*o obj*tiv* revelar mais contexto para um problema,
</line>
</par><par>
<line>
tornando-o mais explícito *u
</line>
<line>
estab*lecendo
</line>
<line>
*i*óteses; por isso, sua fina*id*de prin*ipal é
</line>
</par><par>
<line>
a*rimor*r *deias (G**, 2017). Quanto à *esquisa d* l*teratur*, Severino (2017) *firma que ela
</line>
</par><par>
<line>
faz uso ex**us*vo *e fontes bibli**ráficas, tendo *omo
</line>
<line>
pri*cip*l vanta*em
</line>
<line>
possibilitar ao
</line>
</par><par>
<line>
pesqu*sad*r uma *o*ertu*a *ai* ampla do que se f*sse realizar a pesquisa d**et*mente, sen*o
</line>
<line>
espe*ial*ente relevant* quand* o probl*ma i*vest*gado requer *ad*s muito di*pe*sos.
</line>
</par><par>
<line>
No qu* se refer* aos pr*ced*mentos técn*cos, *onsi*e*a-se a forma como os
</line>
<line>
dados
</line>
</par><par>
<line>
foram o*tidos. Neste caso,
</line>
<line>
fora* uti*izados dois ti*os de pesquisa: a bibliográ*ic*,
</line>
<line>
baseada
</line>
</par><par>
<line>
em material
</line>
<line>
j* elaborado, como art*gos e trabalhos ci*n*íficos; e a doc*me*tal, que se
</line>
</par><par>
<line>
fun*am*nta em materi*i* qu* não *a**ar*m por an*lise *profundada (BEUREN, 2013).
</line>
<line>
Quant* à a*ordagem m*to*ológica, segundo Ma***n* * Laka*o* (2009), a q*al*tativ*
</line>
</par><par>
<line>
tem c*mo preceito i**es*ig** de*vendar e
</line>
<line>
aspe*tos m*is *ntrín*ecos, "permitindo des*rever
</line>
</par><par>
<line>
det*lhadamente in*estigações, atitu*es e tend*nci*s de *omportamento, buscando interpretar e
</line>
</par><par>
<line>
*ompreender as relações
</line>
<line>
acerca d* comp*e*idade do pro*lema se* o
</line>
<line>
uso d* recu*sos
</line>
</par><par>
<line>
estatí**icos".
</line>
</par><par>
<line>
No que se refere à *esquisa bibli*gráfica, * importante destac*r que, para a produção
</line>
</par><par>
<line>
de
</line>
<line>
um art*go cient*f*c*, o
</line>
<line>
autor pes*uis*, lê, an*lisa discut* os result*d*s, valendo-se e
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina *I, v. 22, n. *, art. 6, p. 96-111, ago. *025
</line>
<line>
ww*4.U*i*sa*et.c**.b*/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. O. Morai*, G. A. Morais
</line>
<line>
106
</line>
</par><par>
<line>
ba*e refer*ncial pa*a, **tão, tecer suas considera*ões ao concluir os estud*s (Pere*ra *t al.,
</line>
<line>
2018).
</line>
<line>
4 RESULTADOS E DISCUSSÕES
</line>
<line>
Um programa de complia*c* e auditor*a em *ma o*ganiz*ç*o t*m por ob*etivo
</line>
<line>
proteger informa*ões *onfi**nciais, coi*ir a a*ult*raç*o ou o uso de inf*rmações
</line>
<line>
privilegi*d*s e evitar ganhos ilícitos, c*mo a criação *e condiç*e* *rtifi*iais *e mercado,
</line>
</par><par>
<line>
entre out*as
</line>
<line>
pr**icas (CAN***ERO; RIZZO; PI*HO,
</line>
<line>
2*12). Segundo S*lva (2021),
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
propósit* desse tipo de
</line>
<line>
programa é a*segurar a conformi*a*e. Para ser efetivo, um sist*ma
</line>
</par><par>
<line>
deve engloba*
</line>
<line>
t odo*
</line>
<line>
os s*tores d* companhia e con*ar com independência e aut**o*i* e*
</line>
</par><par>
<line>
suas ativid*des.
</line>
</par><par>
<line>
M*** que a *roteção
</line>
<line>
*rente a*s risc*s exi*tent*s, *s pr*gra*as de integridade
</line>
</par><par>
<line>
impulsionam as e**resas a assumirem um pape* *entral na mudança da cultura contra
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
corrupção no país. Par* R*bei*o e Diniz (2015), a implementação *e um sistema *e
</line>
<line>
com*lianc* pr**ove e co*solida a *onf*anç* do mercado *ac*onal e interna**onal, criando
</line>
</par><par>
<line>
va*or para uma companhia,
</line>
<line>
não apenas *endo
</line>
<line>
um cu*to, mas mostrando-se um p*ano
</line>
</par><par>
<line>
c*m***itivo do negócio (GA*ARDO; MOR*TTINI, 20*5).
</line>
<line>
Na visão *os *utores d*ste a*tigo, realizar a *nterface entre o Compli*nce, Au*itoria *
</line>
<line>
Ét*ca *ossib*lita * organ*zação buscar gan*os não some*t* financeiros, mas ta**ém de
</line>
<line>
mercado, uma vez que a sua marca pa**a a s*r melhor re*eb**a entre os seu* consum**ores.
</line>
<line>
Fortalecer a marca be* c**o seus pro*utos torn* a empresa m*i* competitiva e,
</line>
<line>
consequentemente, lucr*tiva. A Figura 2 apresenta *m mod*lo conce***al ap*icando esses
</line>
<line>
elementos na bu*ca por *sses ganhos.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. 8, a*t. 6, p. 96-111, ago. 2025
</line>
<line>
www*.Unifsan**.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Proc*sso de Comp*ia*ce, Auditoria e Ética nas Organizações: *r**osta de M*delo Co*c**tua*
</line>
<line>
107
</line>
</par><par>
<line>
Figura * - Mode*o de interface para obtenção *o Cresci*en** Or*aniza*ional.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Os autores
</line>
<line>
Por me*o das inter**ce* e intera*ões das ferram*ntas a*re*entadas e *e *eus eleme*t*s,
</line>
</par><par>
<line>
*orna-se pos*ível
</line>
<line>
criar um modelo co**eit*al voltado ao crescimen*o o*ganizacio**l. *sso
</line>
</par><par>
<line>
**r*ue as *mpr*sas qu* d*sejam tornar-se e/ou per*anecer com*eti*i*as em seu m*rcad* de
</line>
<line>
atuação, i*dependen*emente do po*te, *evem pautar-se pela transpa*ência em **as
</line>
<line>
negociaçõe*, s*jam elas privadas ou pú*licas.
</line>
<line>
5 C**SIDERAÇÕES FIN*IS
</line>
</par><par>
<line>
Embora relativamente recente c*mo questã* de mer**do,
</line>
<line>
os
</line>
<line>
tem*os cont*mpor*n**s
</line>
</par><par>
<line>
são marcados po* uma f*sca*iza*ão cada vez m*i* e*etiva da sociedade, *m espe**a* do
</line>
</par><par>
<line>
mercado consumidor, em relação aos serviços pres*ados
</line>
<line>
pelas *mpr*sas, seus result*d*s e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
**ua*ã* de seu* dirigentes. Nesse cenário, * aplicação dos conceitos de com*lianc*, auditori*
</line>
<line>
e **i*a n*s *r*anizações configura-se **mo u* dos gr*ndes des*fios da ges*ão mode*na.
</line>
</par><par>
<line>
Pro*or cada vez mai* modelos por meio de junçã* de ferra*entas *erenciais para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
t*mada de
</line>
<line>
decis*o pass* a *er a de*and* * * desafio do pro*esso de gest*o,
</line>
<line>
vi s t o que
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina PI, v. 2*, n. 8, art. 6, p. *6-111, ago. *025
</line>
<line>
www4.Unifsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. O. Morais, *. A. Mo*ais
</line>
<line>
108
</line>
</par><par>
<line>
empre*as sã* diferent*s, p*od*to* são diferentes e pessoas ta*bém, por*m todas ela* buscam
</line>
<line>
o *esmo result*do que está a*relado ao ganho operac*onal e à satisfa*ão de *eus client*s.
</line>
</par><par>
<line>
A proposiçã* de mod*los b*seados na
</line>
<line>
i**egraç*o de ferram*ntas ger*nc**is para
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
tomada d* decisão t*rna-se uma deman** e um desafio do proce**o de gestão. Isso porque
</line>
<line>
empresas, *rodu*os e pes*oas são d*ferent*s, m** todos *uscam o mesmo *e*ul*ad*: * ganho
</line>
<line>
operacional al*ad* à satisf*ção dos c*ientes.
</line>
<line>
De*sa forma, a *rganização deve procurar manter sua atua*ão sempr* *autada em
</line>
<line>
marcos é*ic*s, para evit*r proble*as futu*os. Es*as preocupaçõe* mor**s dev*m fa*er *arte **
</line>
<line>
cotidiano de qualque* *mpresa, pois bons resul*ados prof*ssio**is e e*presar**is d*correm de
</line>
</par><par>
<line>
decisões éticas, * *ue permite a sust*nta*ili*ade *os negócios a
</line>
<line>
longo prazo e traz
</line>
</par><par>
<line>
esta*ilidade pa** a organizaç*o.
</line>
</par><par>
<line>
REFE**NC*AS
</line>
</par><par>
<line>
***EIDA NETO, E. *. Com*ate à corrupção:
</line>
<line>
um a
</line>
<line>
*n*lise do acordo
</line>
<line>
de len**nci* e
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
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p**grama *e Compl*a*ce na lei Nº 12.846/2013. 2015.
</line>
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</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. O. Mora*s, G. A. *o**is
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<line>
11*
</line>
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<line>
PEREIRA, A. *. e* a*. *etodo*ogia ** pes*uis* científica. [e-boo*]. Santa Mar*a. Ed.
</line>
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<line>
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<line>
Di*pon*vel
</line>
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em:
</line>
<line>
ht*p*://repositori*.
</line>
<line>
*fsm.
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</line>
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na prev*nçã* de **s*os e
</line>
<line>
no
</line>
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<line>
combate à fra*d* organizacional. Revista Eletrônica de Ciências Contábeis, v. 9, n. 1, p.
</line>
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241-2*1, 202*.
</line>
</par><par>
<line>
S*A*EDRA, G. A. **M*LIANCE C*IM*NA*: R*V*SÃO TEÓRIC* E ESBOÇO
</line>
<line>
DE
</line>
</par><par>
<line>
UMA DELIMITAÇÃO CONCEITUAL CRIMINAL *OMPLIA*C*: THEORETICAL
</line>
<line>
REVIEW AND *KETCH OF A CON*EPT**L *ELIMITATI*N. Du* In Altum-
</line>
<line>
Cade**os de *i*eito, v. 8, n. 15, 2016.
</line>
<line>
S**T*S, *. Traj*tória do complian*e, 2019.
</line>
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*EVERINO, A. J. Me*odo*ogia do t*abalho *ientífico. *ortez e*itora, 20*7.
</line>
</par><par>
<line>
SILVA, A. A. Programas de compli*nce a*ticorrupção *e **mpanh*as
</line>
<line>
listadas na B3:
</line>
</par><par>
<line>
*m estudo de ca*os múltiplos. 2021. Tese de *out*rado.
</line>
</par><par>
<line>
SROUR, R. H. Éti*a Em*re*arial. Ri* de Janeiro: Else*ier, 2013.
</line>
</par><par>
<line>
T*IE*NIG*, A.; LINDON, D; *EN*RE*IE J; LÉVY J; DIONÍSIO, P. R. V, *.
</line>
<line>
MER*ATOR *XI: Teor*a * prática do Marketing. Camp* dos Goyt*ca*es, RJ: *d. *om
</line>
<line>
Quixote, 2018.
</line>
</par><par>
<line>
*ERÍSSIMO, *. Compliance:
</line>
<line>
in*enti*o à adoção de medidas *nticorrupção. *araiva
</line>
</par><par>
<line>
Educ*ção SA, 2*17.
</line>
</par><par>
<line>
VIEIRA, M. P. Comp*iance: F*rram*nta Estr*té*ica P*ra Uma Boa Pra***a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Gestão. U*ivers*dade Fe*eral de Viç*sa Viçosa-MG, 2013.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Te*esin*, *. 22, n. 8, art. 6, *. 96-11*, ago. 2025
</line>
<line>
www4.Unifsanet.*om.b*/revista
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
O *r*cesso *e Co*p*ia*ce, Aud*toria e Ética nas *r*anizações: Propos*a de Mo*elo Conceitual
</line>
<line>
111
</line>
</par><par>
<line>
Como *efe*enciar es*e Arti*o, confo*me ABNT:
</line>
</par><par>
<line>
MOR*IS, M. O; MORA*S, G. A. O Proc*sso de Compli*nce, Auditoria e Ética nas Or*anizaçõ*s:
</line>
<line>
P*oposta de Mod*lo Conceitual *ara o Crescimento Organizacional. Rev. FSA, Teres*na, v. 22, n. 8,
</line>
<line>
art. 6, p. 96-111, ago. 20*5.
</line>
</par><par>
<line>
Contribuição dos Autor*s
</line>
<line>
M. O. Morais
</line>
<line>
G. A. Morais
</line>
</par><par>
<line>
1) con*epção e planej*m*nto.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) anál*s* * interpretação dos da*os.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) el*boração do rascu*h* ou n* *evisão c*íti*a do cont*údo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) participaç*o na aprovaçã* da *ers** fin*l *o *a***crito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F**, Teres*n* PI, v. 22, n. 8, art. 6, p. *6-111, ag*. 2025
</line>
<line>
*ww4.Unifsa*e*.co*.*r/*evista
</line>
</par>Apontamentos
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)