<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.Unifsanet.*om.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, T*r*s**a, v. 22, n. 11, art. 1, p. 3-18, *o*. 20*5 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*5.22.11.1 </line>
</par>
<par>
<line> *édicos Emergencistas e Burnout: *s*udo das Es*ra*égias **fensivas na Ge**ão </line>
<line> Emergenc* Physicians *nd Bu*n*ut: Study o* Defensive St**tegi*s in Hospi*al </line>
<line> M*nagem*n* </line>
</par>
<par>
<line> Marian* Antunes Pereira </line>
<line> Mes*ra*da em Administr***o pele (PPG*/AFYA - UNIGRANRI*) </line>
<line> Graduaçã* em Medicina *ela Universidad* Fe*eral Fluminens* </line>
<line> mariana.a*tu*es@unigr**rio.edu.*r </line>
<line> A*a Carolina d* G**vêa Dant*s Motta </line>
<line> Doutora e* E*genharia *e Produção n* COPPE </line>
<line> Mestrado em *iên*ias Contábei* na F*CC </line>
<line> *naca*olinadeg*uv*a@*mail.com </line>
<line> A*ria*e Ribeiro do Re*o Ramos </line>
<line> Mestranda em Administr*ção (PPGA/AFYA - UN*G*A*R*O) </line>
<line> a*rian*.ram**@unigranrio.edu.b* </line>
<line> P*ulo J*sé Moreira *e Macedo </line>
<line> **s*rando em Administração (*PGA/AF*A - *NIGRANRI*) </line>
<line> *r*fes*or da Fac*ldade de Me**cina da U*igranr*o </line>
<line> paulo.ma*edo@u*igranrio.*du.br </line>
<line> Aly*son Jo*ge Gomes d* *spirito S*nto </line>
<line> Mestrando *m Ad*i*istração (PPGA/AFYA - U*I*RANRIO) </line>
<line> *raduaç** em Med*cina pela Universida*e do Gr**de Rio </line>
<line> alysson.santo@unig*anrio.ed*.br </line>
</par>
<par>
<line> Endereço Mariana Antu*es Per*i*a </line>
<line> UNIGRAN*IO, R Profe*sor *o*é de *ouza Herdy, 12* - </line>
</par>
<par>
<line> Jardim Vinte </line>
<line> e </line>
<line> Cinco </line>
<line> d* </line>
<line> Agosto, </line>
<line> Du*ue </line>
<line> d* C*xias - </line>
<line> R*, </line>
<line> Editor-Chefe: </line>
<line> Dr. </line>
<line> Tonn* </line>
<line> Kerley </line>
<line> de </line>
<line> A*en**r </line>
</par>
<par>
<line> 25075-*42, Bra*il. </line>
<line> Rod*i*ues </line>
</par>
<par>
<line> E*dereço: Ana Caroli*a de *ouvêa Dantas Mo*ta </line>
</par>
<par>
<line> UNIGRANRIO, R P*o**ss*r José de S*uza Herdy, 12* - </line>
<line> Art*go recebido *m 08/10/2025. *ltima </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> Jardim Vinte </line>
<line> e </line>
<line> C*nc* </line>
<line> de </line>
<line> *gosto, </line>
<line> Duque </line>
<line> de Caxias - </line>
<line> RJ, </line>
<line> rece*ida em *3/10/*025. Aprovado em 24/10/2025. </line>
</par>
<par>
<line> 2*075-142, Bra*il. </line>
</par>
<par>
<line> E*dereço: Ad*iane Ribeiro do Rego Ramos </line>
<line> Ava*iado pelo **stema Triple Review: a) Desk Rev*e* </line>
</par>
<par>
<line> *NI*RANRIO, R **ofe*so* J**é de Souza *erdy, 1*0 - </line>
<line> pelo Ed*tor-Chefe; e b) *o*ble Bli*d Review </line>
</par>
<par>
<line> Jardim Vinte </line>
<line> e </line>
<line> Ci*c* </line>
<line> d* </line>
<line> Agosto, </line>
<line> Duqu* </line>
<line> de Caxias - </line>
<line> RJ, </line>
<line> (ava*i**ã* c**a por dois ava*iadores da área). </line>
</par>
<par>
<line> 25*75-*42, Br*sil. </line>
</par>
<par>
<line> Ende*eço: Paulo *osé Mor*ira de Macedo </line>
<line> Revisão: Gramatical, Norm**iva e de Formata*ão </line>
</par>
<par>
<line> UNIGRANRIO, R Professo* J*sé de Sou*a Herdy, 12* - </line>
</par>
<par>
<line> J*r*im Vinte </line>
<line> e </line>
<line> Cinco </line>
<line> de </line>
<line> Agosto, </line>
<line> Duqu* </line>
<line> de Caxia* - </line>
<line> R*, </line>
</par>
<par>
<line> 25075-142, Brasil. </line>
<line> End*reço: Al*s*on Jorge Gomes do Espirit* San*o </line>
<line> UNIGRANR*O, R *rofessor J*sé de Souza *erdy, 12* - </line>
<line> J*rd** Vin*e * C**co de Ag*sto, *u**e de *axi*s - *J, </line>
<line> 250*5-142, *rasil. </line>
</par>
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<par>
<line> M. A. Pe*e**a, M. A. G. D. M*tta, A. R. *. Ramos, P. *. *. M*cedo, A. J. G. E. S*nto </line>
<line> 4 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> O artigo empr*endido teve </line>
<line> como temática context* do ambiente de trabalho dos *édicos o </line>
</par>
<par>
<line> emergencistas a sua rela*ão com * incidência da Síndro*e de Burno*t. Um* abord*g*m e </line>
</par>
<par>
<line> pe*tinente, </line>
<line> já que o serviç* *e em*rgência em *ospitais env*lve uma </line>
<line> conjuntura com </line>
</par>
<par>
<line> responsabilid**es, pressões e tens*es </line>
<line> para os profissio*ais en*olvidos, podendo l*var ao </line>
</par>
<par>
<line> estresse crônico e, cons*quente*ent*, a Síndrome de Burnout. P*ra se ex*lorar a tem*tica em </line>
<line> pau*a, o ar*igo a*otou c*mo objetivo apresenta* algumas estratégi*s d*fensivas par* contribuir </line>
</par>
<par>
<line> com a ges*ão da </line>
<line> saúde o*upacional des*es profission*is. A metodologia el**ta para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> inve*tigação do te*a foi a </line>
<line> pesquisa bibli*g*áfica, *u* permitiu a elaboraçã* de </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> comp*ndio macroteóric* sob*e * *emática em paut*, reper*utindo co*o um est*do de ordem </line>
<line> qualitativ* co* p*sic*onamento *xploratório e de*cr*tivo *obre o fenôm*no *nves*igado. O </line>
</par>
<par>
<line> e*tu*o concluiu que a **stão hos**talar pode ado*a* </line>
<line> estratégi*s de*en**vas para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> enfren*a*ento da Síndrome de Burno*t, sendo elas: *veriguar a ca*ga horár*a de trabal*o; </line>
</par>
<par>
<line> e*tab*lecer </line>
<line> *rogramas </line>
<line> de </line>
<line> b*m-esta*; incentivar a inter*ção </line>
<line> e * de*con*ração; </line>
<line> ofere*er </line>
</par>
<par>
<line> feed*acks *o* profission*i*; e r*c*nhec*r o profis*ional com* indiví*uo único. S*ndo a gestão </line>
</par>
<par>
<line> hospitala* um aporte p*ra a dimi*uição da incidência </line>
<line> da </line>
<line> **ndrome de Bu*nout nos *édicos </line>
</par>
<par>
<line> emergencistas. </line>
</par>
<par>
<line> Palavras-cha*e: Síndrome *e Burn**t. M*dicos Emergen*istas. E***atégi*s Defens*vas. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> This *rtic*e *ocused *n *he *ont*xt of *h* work environment of emergency p*ysicians and i** </line>
</par>
<par>
<line> relationship wi*h the incide*ce o* </line>
<line> burno** s*ndrome. Thi* approach *s </line>
<line> pertinent, </line>
<line> giv*n t*at </line>
</par>
<par>
<line> hospital emergency ser*ice* involv* a context of *esponsibi**ties, pr*ssures, a*d tens*ons for </line>
</par>
<par>
<line> the professionals invo*ved, wh**h can lead to </line>
<line> *hroni* s***s* a*d, con*e*uentl*, </line>
<line> burnout </line>
</par>
<par>
<line> syn*rom*. To **plore this *opic, the article aimed to prese*t s*me *efensive strategies to </line>
</par>
<par>
<line> cont*ibute to the *ccupational health m*n*ge*ent *f these pro*es*ion*l*. *he methodolog* </line>
</par>
<par>
<line> c*osen for this resear*h was bibliographic *es*a*ch, whic* all*wed the de**lo*m*nt </line>
<line> of </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> macr*-t*eoretical </line>
<line> compen*ium ** *** </line>
<line> topic, r*sulting in a qualitati*e study with </line>
<line> an </line>
</par>
<par>
<line> exploratory and descri**ive approa** t* the phe*omenon </line>
<line> u*de* inv*s**gatio*. T*e study </line>
</par>
<par>
<line> **ncluded th*t hospital managemen* can adopt d**en*i*e st*ategies to addres* </line>
<line> burnout </line>
</par>
<par>
<line> s*ndro*e, including **sessing wor*load; establ*shing well*ess *ro*r*ms; *ncouraging </line>
<line> int**a*tion and relax*t**n; provi*ing f*edb*ck to pr*fess**n*ls; and reco**ize th* *rofessional </line>
<line> as a uni*ue indi*id*al. Hospit*l management co*tributes t* reducing th* i*ci*enc* of burno*t </line>
<line> syn*rome among em**g**cy phys*cians. </line>
<line> Keywords: Bu*nout S*ndr*me. Emergen*y Phys*c*an*. *efen*ive Strategies. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Ter*sina, v. 22, n. 11, ar*. 1, *. 3-18, *ov. 20** </line>
<line> www4.Unifs*net.co*.*r/rev**ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Médic*s *me*g*ncistas e Burnout: Es*udo das Estratég**s *efen*iv*s na *es*ão </line>
<line> 5 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTROD*ÇÃ* </line>
</par>
<par>
<line> A p*ndemi* de C***d-19 foi u*a demonstr*ção *o quanto a medicina de emergência é </line>
<line> importante *ara a *aúde da sociedade. Um período *ue foi marcado por ser *imilar à urgência </line>
<line> de a*sistênc*a em saúde de um cen*ri* *e guerr*. S*m, o méd*co emer*encista *em *e* p*pel </line>
</par>
<par>
<line> f*ndament*l na *o*a de s*lvar vidas. São as *scolhas feita* </line>
<line> por e**s, nos **n*eci**s </line>
<line> 15 </line>
</par>
<par>
<line> min*t*s inici*is do atendiment* na *nid*de *e eme*gê*cia, que definem o destino saluta* de </line>
<line> a**u*m. Podendo-se inc*u*ive enalt**er a importância *a medicina d* emergência, haj* *ista </line>
</par>
<par>
<line> qu* po*c* ante* da pand*mi* d* Covid-1*, em </line>
<line> 2018, tornou-se u*a espec**lidade **dica </line>
</par>
<par>
<line> *om o aval do *o*selho Fe*eral </line>
<line> de Med*cina (CFM), a*ra*és da Reso*ução nº 2.*21. </line>
</par>
<par>
<line> Po*t*r*ormente, *esmo quand* a Res*lução nº 2.221 foi substituída *elas Resolu*õe* nº </line>
<line> 2.*30 d* 2023 e nº 2.*80 de 2*24, re*pectivamente, a medicina de emergê*c*a se manteve </line>
<line> c*m a conotação de e*pecia**dade *édica (Conselho *ede*al de M**icina, 2019; 2023; 20*4). </line>
<line> Ap*sar da i**ortância e d* reconheci*ento como espe*i*lidade médi*a, a m*d**ina de </line>
<line> em*rgência ainda é um* modalidad* de tr*ba*ho p*uco reconhec*da n* *ras*l, o que faz com </line>
</par>
<par>
<line> qu* profis*iona*s gene*a**stas, abrangendo diferentes especialidad*s médicas, *tuem </line>
<line> nas </line>
</par>
<par>
<line> *nida*es hospit*l*res *e emergên*ia (AMOR*SO *t al., 2**1). </line>
</par>
<par>
<line> No *aso dos médi*os em*rg**cista* d*s hospita*s p*blicos no Brasil, o trabalho </line>
</par>
<par>
<line> acarreta mais do q** o *omento de *p*eens*o na assistência te*apêutica ini*ial a* </line>
<line> p*cie**e, </line>
</par>
<par>
<line> *u seja, os famige**do* 15 minuto*, *o*s a*n*a abarca *itu*ç*es q*e vão *lém das c*pacid*des </line>
</par>
<par>
<line> desses profissio*ais. Por exempl*, situaçõ*s como a super*otação do* hospita*s, a falt* </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> insumos e equi*ame*tos e, mesmo, * violência físic* e/ou verbal c*ntra o* *édicos no local </line>
<line> de trabalho (SILVA, 2024; SANTOS, 2023). Cond**ões q*e re*erc*tem como sofrimento nos </line>
</par>
<par>
<line> médi*os eme*gencistas, </line>
<line> que, na medicina de </line>
<line> emergê*cia, *ão *s re*pon*áveis pe*o controle </line>
</par>
<par>
<line> legal ** proc***o de ass*stência </line>
<line> em sa**e </line>
<line> d*s pacientes *as unidades *ospitalares </line>
</par>
<par>
<line> em*rgenciais. Send* a função de*es av*liar os pacien*es, elabor*ndo *iagnóstico* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> prescrev*ndo medidas ter*pêutica*, que *les realizam ou dele*am para *ut**s p*ofissi*na*s de </line>
</par>
<par>
<line> saúde, tam*ém d*cidindo a alta </line>
<line> hosp**alar dos assistidos (*lm*ida; </line>
<line> Pires, </line>
<line> 2007). Há, assim, </line>
</par>
<par>
<line> u* conte*to de </line>
<line> tra*al*o que, por si só, j* é t*nso </line>
<line> pela responsabilidade intr*nseca *ele, </line>
</par>
<par>
<line> *a*síve* </line>
<line> *e ocas*o*ar *stresse e, co**equente, sofrimento n* pr*fissional emergenci*t*, </line>
</par>
<par>
<line> afetando a sua saúde m**t*l. </line>
<line> *omando po* *ase o c*nceito da teor*a d* Psicodi*âmica do Tr*balh*, difundido por </line>
</par>
<par>
<line> Christophe Dejours </line>
<line> na década </line>
<line> de 1980, </line>
<line> a </line>
<line> at*vi*ade l*boral *o*e gerar v*vê*cias emocionais </line>
</par>
<par>
<line> q*e culmi**m em sofrimento, a*e*ando o *em-estar do tr*balhador e * sua co*dição de *aúde </line>
<line> Rev. FSA, Teres*na P*, v. *2, n. *1, art. 1, p. 3-18, n*v. *025 www4.*nifsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. A. Pereira, M. A. G. D. Motta, A. *. R. R*mos, *. J. M. *acedo, A. J. G. E. *anto </line>
<line> 6 </line>
</par>
<par>
<line> men*al (DE*OURS, 1992). Portanto, o t*aba*ho dos médicos emer*en*istas no l*ga* de gerar </line>
</par>
<par>
<line> neles um bem-estar, *travé* da autorrealização e respectivo p*azer, </line>
<line> pode ser </line>
<line> u* </line>
</par>
<par>
<line> d*se*cadeador de sofr*me*to, levand*-os *o desequilíbr*o emo**o**l e transtornos mentais. </line>
<line> Den*re os acometime*tos gerados pelo sofrimento no* mé*icos eme*gencistas, cada vez mais, </line>
<line> apresen*a-se a Sí*dro*e de Bur**ut. S*gundo a P*s*uisa Sa*de *ent*l do Médico, *eita em </line>
<line> *0*2, d*is a *ada três médicos *o Brasil aprese*tam diagnóstico de Síndro*e *e Bu*nout </line>
<line> (RE*EAR*H CEN*ER; AFYA, 2*22). </line>
</par>
<par>
<line> Logo, p*r* incursionar pelo fenômeno da </line>
<line> in*id*n*ia d* Síndrome de Bur*out </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> médico* </line>
<line> em*r*en*ist*s, o a**ig* adotou </line>
<line> co*o </line>
<line> ob*etivo trazer à tona *lgumas estratégias </line>
</par>
<par>
<line> def**sivas par* contribuir co* a ge***o da saúd* oc*pacional desses pr*fissio*ais. Para ta*to, </line>
</par>
<par>
<line> e*ege*-se *omo met*dolo*ia a pesquisa bibl*ográfica, havendo co*eta de d*dos em </line>
<line> *ivros, </line>
</par>
<par>
<line> periódicos cie*tíficos e trabalhos acadêmi*os, estabe*ecendo-se, assim, um *uporte </line>
<line> para a </line>
</par>
<par>
<line> *lab*raç*o de *m compêndi* *acroteórico s*bre temática em pauta. Um* abordagem **e a </line>
<line> i*primiu a* estudo a or*em *ualita*iva, a qu*l foi ajustada num po*icionamento ex*lorat*r** </line>
<line> e d*scr*tivo **bre o fenômeno in*est**ado (GIL, 2027). </line>
<line> 2 REFERENCIAL TEÓRICO </line>
<line> 2.1 *édico emergencist* e o sofrimen*o no trabal*o </line>
<line> O médico eme*g*ncista in*egra **a orga*i*ação d* trabalho em hospitais c*m </line>
<line> *e****os de *mergência, fazendo *arte de *ma *quipe que abrange o*tras *r*as profissionais, </line>
</par>
<par>
<line> pois, al*m d* médica, h* en**rma*em, a a </line>
<line> nutrição, a odontol*gia, o </line>
<line> *e*viço social, entre </line>
</par>
<par>
<line> out*as. Log*, exis*e uma estrut*r* mu**idis*ipl*nar, que deve se harmonizar para que oco*ra o </line>
</par>
<par>
<line> a*endimento ao* pacie*tes. Isso signi**ca </line>
<line> *ue os médicos e*ergencistas, qu* lideram </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> assistência no at*ndim**to em saúde dos </line>
<line> pacientes, têm *u* int*ragir *om eles e os demais </line>
</par>
<par>
<line> profi*sionais (A*MEIDA; PIRES, 2007). De **l forma, o mé*ico emergencista que atende os </line>
<line> pacie*tes, perpassando por difer*ntes situações, desde qu*ixas triviais até as re*acion*das com </line>
</par>
<par>
<line> poten*i*l ** *ata*ida*e, deve re*onhecer padrões de apresentação e </line>
<line> hipóteses </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> a*om*timentos para eleger a* te*apias de assistência. Uma pos**ra prof****o*al que *r*cis* ser </line>
<line> alicerce**a por um ra*iocíni* clínic*, o q*al gera a tomad* de decisão sob estresse, *sso fe*to </line>
<line> *e maneira rápida, *tica e em*á*ica, ta*to com os pacien*es como também com os familiares, </line>
</par>
<par>
<line> os ac*mpan*ante* os dem*is c*legas profi*sionais *a e*uipe de assistência *ospitalar e </line>
<line> (MARCHINI; SIL*A, 20**; SANTOS, 2023). </line>
<line> *ev. F*A, Ter*si*a, *. 2*, n. 11, *r*. 1, p. 3-18, nov. 202* www4.Unifsan**.com.br/*evi**a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Médicos Em*rgencist*s e Burnout: Estu*o das Es*ratég*as Defensivas na Gestão </line>
<line> 7 </line>
</par>
<par>
<line> Co*s**ta-se, assi*, que o e*ercício *a pro*i*são de médico emergencista t*az ***sigo </line>
<line> um ambiente fec*ndo para se desenvol*e* o sofrim*nto. Iss* porqu* a**rc* a respon*abilid*de </line>
<line> de gerir te*apeu***amente *ituações delicada*, inclusi*e, associadas co* o limb* e**re a vida e </line>
<line> morte d* pacie*t*s, quando se busc* salvá-l*s. Uma resp*nsabilidade que i*plica a efetivação </line>
</par>
<par>
<line> da inter*ção positiva com terceiros, *u seja, com pacie*tes, fam*liares, *com*anhantes </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> col*gas p*o*issiona*s da equipe de </line>
<line> assistê*c*a hospi*alar (*EL*SCO, 2020). Além dis*o, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> médico emergenc*sta ta*bém sofr* de*ido ao impacto de quest*es adver*as, co*o </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> sobreca*ga de t*aba*ho, ocasionada pelas su*e*lo*ações nas *nida*es hos*italares de </line>
<line> emergência. I*di*cutivelmen*e, * conj*ntura d* su*erl*tação nos hospitai* ocasiona pressõe* </line>
</par>
<par>
<line> e exigências i*possíveis </line>
<line> no </line>
<line> cot*diano </line>
<line> laboral *o* médicos, coloca*do-os num amb*ent* </line>
</par>
<par>
<line> organizac*onal **tremamente estressante (*URAKAMI, 20*4; SILV*, *024). U*a situação </line>
<line> que *ode afetar a sa*de deles, tanto mental quanto físi*a, levando-os a te* fadiga e insônia, ou </line>
<line> mesmo a um estresse ocupac**nal **ônico um estado de exau*tã* *moci*nal. Sendo que, </line>
</par>
<par>
<line> quando em desequilíbrio mental, o </line>
<line> médico emergencista *em *u* </line>
<line> per*ormance </line>
<line> preju*i*ada, </line>
</par>
<par>
<line> que, em </line>
<line> *aso* extremos, torna-se um incentivo pa*a o seu afastamento da ativida*e labo*a*, </line>
</par>
<par>
<line> s*ja de forma *em*orária ou permanen*e. A exposiçã* *ontínua * e*te cenário *stre**ante, tal </line>
<line> como o descr*t*, produz não apenas efeito* psí*uicos, mas também impactos *igni*icativ*s na </line>
</par>
<par>
<line> saú*e física </line>
<line> dos </line>
<line> trabalhadores. Casos de distúrbios do sono, dores crônica*, alterações </line>
</par>
<par>
<line> gastro*ntesti*ai*, além d* q**dr*s de*ressivos, ansiedade generalizad* e Sín*rome de Bur*out </line>
<line> *ão *a*a vez mais frequentes (DIAS, 20*5; AM*R*SO *t al., 2**1). </line>
</par>
<par>
<line> S*ndo prudente *qui d**sertar *obre um p*nt* nevrá*gico, que emana </line>
<line> desse le*u* </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> possibilidade* rel*cionadas </line>
<line> c*m as situações conexas ao *of*im*nto laboral do profiss*onal </line>
</par>
<par>
<line> emer*encista, </line>
<line> qu* se trata </line>
<line> da Lesão Moral (Moral In*ury). P*rém, an*es d* explicá-lo, ca** </line>
</par>
<par>
<line> trazer o *epo*mento de uma mé*ica emergencis*a: "durante min*a </line>
<line> carre*ra </line>
<line> na med**ina </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> eme*gência, presenciei/e*tive *nv*l*ida e* al*umas situações qu* chacoa**aram *eu sens* </line>
<line> *nterno de moral*da*e e h*ma*idad*, se t*rna*do uma fon*e in*ensa de sofrim*nto, * ponto de </line>
</par>
<par>
<line> me faz*r q*estionar meu </line>
<line> lu*ar na medi*ina" (SANTOS, 20*3, *. 1). Justamente, L*são a </line>
</par>
<par>
<line> Moral surge ap*s situ*ções traumátic*s, </line>
<line> que atingem o bem-es**r emoci*nal d* *rofission*l </line>
</par>
<par>
<line> eme*gen*ista, a*etando a su* saú*e me*tal. Podendo-se compa*a* o im*act* *a Les*o M*ral </line>
</par>
<par>
<line> *o de uma tem*est*de, sen** tal </line>
<line> te*minologia u*iliza*a na á*e* *e saúde para apon*** uma </line>
</par>
<par>
<line> c*ndição es**cífica </line>
<line> de s*frimento. Colocand*-se o en*en*i*ento ac*r** da Lesão M*ral </line>
</par>
<par>
<line> como o*iundo da dé*ada de 1990, desenvolvido ini*ialme*te atravé* *a obse*va*ão </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> psiquiatra Jo*atha* Shay, *ue foi quem no*ou *ue o sofrimento de *lguns veteranos d* *uerra </line>
</par>
<par>
<line> do Vietnã não *e associ*va ao t*anstorno </line>
<line> *stresse pós-tra*mático, mas sim c** um tipo de </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Ter*s**a PI, *. 2*, n. **, art. *, p. 3-1*, **v. 2025 </line>
<line> www4.Unifs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. A. Per**ra, M. A. G. D. Motta, A. R. *. Ramos, P. J. M. Mac*do, A. J. G. E. Sa*to </line>
<line> 8 </line>
</par>
<par>
<line> fer*da emociona* diferenciada (SANTOS, 202*). De tal modo, de**niu-se a Lesão Moral com* </line>
</par>
<par>
<line> realizar, testemunhar ou *alh** em impe*ir situações que </line>
<line> tra*sgridam profundamente *s </line>
</par>
<par>
<line> crenças morai* e ex*ectati*as próprias. Log*, a **são Moral se *onecta </line>
<line> com algumas </line>
</par>
<par>
<line> ca*acterísticas específicas de alguns profission*i*, a saber: quando h* uma traição s**r* o q*e </line>
<line> é mo**lmente certo; quando s* te* uma posição hierárquica p*ofis*ional super*or, rela*i*nada </line>
</par>
<par>
<line> com grandes decisões; qua*do *e trabalha e </line>
<line> e* me*o * </line>
<line> situaçõe* de alto risco (**TZ et a*., </line>
</par>
<par>
<line> *0*9). Nesse senti*o, a Lesão Moral é próxima d* c*teg*ria do **ofissional médico </line>
<line> emergencis*a, qu* em mei* às si*uaçõe* *r*umáticas do trabalho, depara com "[...] </line>
<line> senti*e*tos de fra*ilida*e, *esesper*n*a, sensaçã* de impotênc*a, perda de *é na human*dade </line>
<line> e no bem, assim com* sen****ntos de v*rgonha, culpa, *alt* de *onfiança em outros e e* si </line>
<line> mes** e anestesia emocional" (SANTO*, 2023, p. 2). </line>
</par>
<par>
<line> A Lesão Moral, port**to, amea*a o </line>
<line> bem-e**a* </line>
<line> d*s médicos eme*gencist*s, </line>
</par>
<par>
<line> infl*e*ci*n*o e geran** neles problema* de *aúde men*al, como, por exemplo, o estress* pós- </line>
<line> *raumá*i*o, a*ém de ser um fator *e *isco para a *índrome de Bu**out. Daí * Lesão Mo*** ser </line>
</par>
<par>
<line> o resulta*o ** uma **pos*ção </line>
<line> às situações *ra*máticas, fat* que </line>
<line> ocasiona </line>
<line> u*a gama </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> sequelas biológi**s, psico*ó*ica*/co*portamentais, </line>
<line> sociais, sendo *ma forma de sofrimento </line>
</par>
<par>
<line> intenso e *e*iciência *uncional. D*ntre as situaç*es traumáti**s, passíveis de o*orrer no labor </line>
</par>
<par>
<line> es*re*sant* do médico </line>
<line> emergencista, </line>
<line> pode-s* l*star: constatar a falta de recursos que *ode </line>
</par>
<par>
<line> fa*er com que um pa*i**te venha falec*r; p*rcebe* * n*gligênci* a </line>
<line> de pare* na unidade </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> emerg**cia, * q*al leva à pior* dos *ac*entes; presenciar a**es desatualizada* </line>
<line> dos colegas </line>
</par>
<par>
<line> prof*ssionais que *odem se* le*ivas aos pac*ente*; sentir que errou * le*ou à piora do paciente; </line>
</par>
<par>
<line> e senti*-se resp*nsável numa morte inesperada de um </line>
<line> paciente. T*is *ra*mas podem ter </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> peso esmagador sobre o médi*o emergenc*sta, que **nde a se sentir aprisionad*, su*ocado em </line>
<line> seu tr*b*lho, c*eg*ndo até a n*o conse*uir se reergu*r *mocional**nte (S*ntos, 2023). </line>
<line> A *xposição c*n*ínua a *ste *enário estressa*te de traba*ho e o peso da </line>
<line> *esp*nsabilidade do profissional médico eme*gen*ista, que se somam com as situações </line>
<line> traumátic*s conexas *o* a Lesão M*r*l, fazem e*ergir o sofri*ento no pro**ssional (*I*VA, </line>
</par>
<par>
<line> 20*4; SANTOS, 2023; *MOROSO et al., 2*21). Ou sej*, há </line>
<line> um a </line>
<line> organização de traba*ho </line>
</par>
<par>
<line> que fere a dinâm*ca e*tr* o trabalho prescrit* (planej*do) * o r*al (*xecutado), fazendo com </line>
<line> que a ex*e*ta*iva e/ou p*anejamento no atendim*nto *o pa*i*nte não tenha * re*ultado </line>
<line> d*sejado (**JOURS, 19*2). *egundo a Psi*odinâmica do Trabalh*, * justamente *essa falta </line>
<line> do r*sulta*o es*erado com o trabalho que em*r*e o sof*ime*to e o conseque*te d*sequilíbrio </line>
<line> *mocio**l, su*g***o ass*m o a*o*etim*nto da saúde menta*, inclu*ndo na forma de Síndrome </line>
<line> de Burnout. Portanto, * orga*iz*ção do trabalho *ode se t*rnar um* fon*e d*sencadeadora de </line>
<line> Rev. *SA, Ter*sina, v. 22, n. 11, art. 1, p. 3-18, nov. 2025 www4.Unif*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Médicos Eme*genc**tas e Burnout: Estudo das Estrat*gias Defensivas na Gestão </line>
<line> 9 </line>
</par>
<par>
<line> sofrimento no trabalha*or, no caso, o méd*co eme*gen*ista, **st*men** por dire*ionar par* ele </line>
<line> demandas, pressões e expectativas (DEJOURS; JAYET; ABDO*CHELI, 1994; DE**URS, </line>
<line> 1*92; AMOROSO et a*., 2021). </line>
<line> 3 RESULTADOS E DISCUSSÕES </line>
<line> 3.1 *índro** de Burnout </line>
</par>
<par>
<line> * uso d* termo **rnou* deriva do inglês to </line>
<line> *ur n out , </line>
<line> que qu*ndo traduzido para o </line>
</par>
<par>
<line> portuguê* **gnifica: que**ar-se, consumir-se ou exauri*-s*. Sendo *índrome * </line>
<line> de *urnout, </line>
</par>
<par>
<line> que também é conh*cida como Síndrome do Esgotament* Profissi*nal, c**acterizada por *er </line>
</par>
<par>
<line> um fenômeno ocupacional asso*iado com a s*tuação de </line>
<line> estresse *rônico no ambie*te ** </line>
</par>
<par>
<line> trabalho. Assi* a incidência da Síndr*me de B*rnou* coloc*-se como comum em </line>
</par>
<par>
<line> profiss*o*ais </line>
<line> da saúde, sobretud* os que estão mais próximos de u* am*iente de </line>
<line> tra*alho </line>
</par>
<par>
<line> es*ressante, como no cas* do* *édicos </line>
<line> em*rg*ncistas. Si*uação *ue se justifica porque tai* </line>
</par>
<par>
<line> p*of*ssion*is *êm maior tem*o de interação com ** dor*s * as enfermi*ade* dos pacient*s; </line>
</par>
<par>
<line> sofrem </line>
<line> com a pressão *a or*anização do t*abalh* i*posta pelas institui*ões </line>
<line> *ue exigem </line>
</par>
<par>
<line> qualidade e excelên*ia; en*re*tam no co*idiano o pro*esso de lidar c*m a *ort* dos e </line>
<line> pacie*te*, v*sto q*e são treinados para estabel*ce* a cu*a. Alé* d*sso, tam*ém existe o p*so </line>
<line> da sobr*carga de *r*balho devi** à superlotaçã* dos hospitais, o que *era uma per*epç** de </line>
<line> falta de apoio da equip* e impotê**ia para ex*r*er *m traba*h* de q*alidade (JUNQUE*RA et </line>
<line> al., 2022; AMOROSO et al., 2021; SANTOS, 2*23). </line>
</par>
<par>
<line> A *índrome de Burnout ass***a-se *om se*uinte tríade: ex*u*tã* (física e mental); a </line>
</par>
<par>
<line> distanciamento afetivo ou d*s*ersonalização; e falta de re*lização pes*oal. N* </line>
<line> cas*, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> exaustão implica uma co*dição *e esg*tamento *ental * emocional, *inc**ando-*e com um* </line>
</par>
<par>
<line> p*rc*p*ão de v*zio e *alta *e capacidade </line>
<line> para exec**ar as a*i*idades labor*is. Já </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> di*tanciament* afetivo re*ercute por meio do desenvo*viment* de a*itudes n*gativ*s, </line>
</par>
<par>
<line> e*volvendo *osturas de cini*mo no dia dia, incluind* falt* de apti*ão para sentir e*patia. a </line>
</par>
<par>
<line> Por sua vez, a falta *e reali**ção p*sso*l se caracteriza </line>
<line> **lo desinteresse em trabalhar, q*e </line>
</par>
<par>
<line> gera *m* diminuição no desempen** do indivíduo, *ue, por vezes, está relacionado com a sua </line>
<line> difi*uldade par* *e concentrar (A*OR**O et al., 2021; BENIN*Á et al., 2023). </line>
<line> Res*a*ta-*e, q** a S*ndro*e de *urn*ut não a*vém a**nas de uma *o*in* de trabalho </line>
</par>
<par>
<line> di*íc*l, ma*, sobretudo, de *m estresse crônico, </line>
<line> gradu*l e </line>
<line> constant* no lab*r. Há, portant*, </line>
</par>
<par>
<line> q*ando se *esenvolve Síndro*e *e Burnout, a presença *e *ma fadi*a a </line>
<line> crônic*, que </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> acom*anha** por *ma *ens*ç** de desconforto ge*eralizado, assim c*mo por um sent*mento </line>
<line> R*v. FSA, Teres**a PI, v. 22, n. 11, art. 1, p. 3-18, nov. 20*5 www*.Unif*anet.c*m.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. A. Pereira, M. A. *. D. *otta, A. R. R. Ramo*, *. J. M. Macedo, A. *. G. E. *anto </line>
<line> 10 </line>
</par>
<par>
<line> de can*aço, *e*pra**r na ex*cução </line>
<line> do trabalho e reticência e* fazê-lo (BENIN*Á et al., </line>
</par>
<par>
<line> *0*3; *UNQUEIRA et al., </line>
<line> 2*22). S**do *reciso ficar alerta "[...] quando ocor*e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> intensificaç*o </line>
<line> do </line>
<line> cansaço e es**esse d* maneira inc*mu* e quando há o ap*reci*ento de </line>
</par>
<par>
<line> *intomas, como dor *e c*beça e taquica*dia, </line>
<line> p**end* apontar * desenvol*imen** de u*a </line>
</par>
<par>
<line> estafa que nec*ssita de contr**e" (JUNQUEIR* et al., 2022, p. 3). Ainda, cabe destac*r </line>
</par>
<par>
<line> algu*s </line>
<line> o*tros *intomas fí*ico* mentais con*xos à Síndro*e de Burnout, sendo: *ores e </line>
</par>
<par>
<line> mu*cular*s; d**túrbios respira*ór**s; can*aço físico e me**al excessivo*; transtornos </line>
<line> cardiov*scula*es; disfu*ção sexual; i*unodefic*ência; com*ortamento d* alto *is*o; </line>
<line> pen*amento* sui**das; *n*ôn*a; alteraç*es m*nstruais; per*a do apetite; dificuldade de </line>
<line> concentraçã*; irri*abilidade; agressividade; bai*a au***stima; lapsos *e memórias; desânimo e </line>
</par>
<par>
<line> apatia; </line>
<line> negatividade constante; senti*entos de der*ota, f*acas*o * in*egurança; pres*ão alta; </line>
</par>
<par>
<line> iso*ament* *ocial; *roble*as no *istema gastrointestinal (*stôm*go e inte**ino); e tristeza </line>
<line> excess*va (AM*ROSO et al., 2*21; *ENINCÁ et al., 2023). </line>
<line> Ou se*a, a Síndrome d* Bur*out i*plica um fenômeno *s*cofisiológico que en*raqu*ce </line>
</par>
<par>
<line> as habili*ades do traba**ador, haja vista que afeta o **u es*ado de aler*a e v*gília a s*a e </line>
<line> motivaç*o. Especialmen*e, * Síndro*e d* Burnout ocorr* qua*do *s *st*atégias de*ensivas d* </line>
<line> tr*bal*ador n*o s*r*em mais efeito para evitar o estresse *ab**al c*ô*ico (DIAS, 2015; </line>
<line> JUN*UEIRA et a*., 2022). Al*uns fatores destacam-se como desencadeador*s da Síndrome </line>
<line> de Bur*out, tais como: i) exc*sso de trab*l*o em *o*gas jornadas di**ias, *ev*ndo *o estresse </line>
<line> e p*ess*o na bus** por mai* *e*ultados; ii) ambiente de trabalho tóxico, com uma inter**ão </line>
<line> difícil *om os *olegas * com a lideranç*; iii) falha *a g*stã* *o tempo, q*e ocorre **ando não </line>
<line> há controle na gerên*ia de gasto de temp* para executar as tar*fas, *e*ando ao e*gotamento; </line>
</par>
<par>
<line> iv) e falta de reconh**i*ento n* trab**ho, quando </line>
<line> *ão há *ma compensação (***an*eira </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> e*oc*onal) </line>
<line> p*la tarefa exec*tada, * </line>
<line> *ue </line>
<line> afeta * motivação do p*ofi**ion*l *evi*o à falta de </line>
</par>
<par>
<line> prazer em trabalhar (AR*STR*NG; *EY*OLDS, 20**). N* *a*o dos médicos </line>
<line> eme*gencistas, a Sínd*o** *e *u*nout le*a a vida *essoal deles, pois o*asiona a falt* de *ono </line>
<line> de qualidade, gerando baixo d*sempenho durante a s*brecarga de tra*a*ho, *lém de dificu*tar </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> interação co* terceiros (p*cient*s, familia**s, acompanhant*s * cole*as d* trabalho), </line>
</par>
<par>
<line> p**e*do também se* um fator de *ume*t* no *onsumo de **cool e o*tras sub*tâ*cias ilícita* </line>
<line> (JUNQUEI*A et *l., 20*2; AMOROS* et al., 2021). </line>
<line> O quadro de Sínd*ome de Burn*ut se conecta *om *s situa*ões e os compor*ament*s </line>
</par>
<par>
<line> desc*it*s, q*e </line>
<line> pode* ser sint**izados p*ra se obter o *iagnóstico como indica*or*s, sendo: </line>
</par>
<par>
<line> e*tress* crôni*o; in*atisfaçã* </line>
<line> com * carreira o* com * salá*i*; e o u*o **us*vo de </line>
<line> *a**co, </line>
</par>
<par>
<line> á*cool </line>
<line> ou me**ca*ões </line>
<line> psicotrópicas. T*d* isso afe** diret*mente * *ostura do médico </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresin*, v. 22, n. 11, art. *, p. 3-18, nov. 2025 </line>
<line> ww*4.Un**sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Médicos Emerge*ci**as e Burnout: Est*do das *stratég*as Defensiv*s na Gestão </line>
<line> 11 </line>
</par>
<par>
<line> emergencis** d*ntro e for* da área de tra*alho. Mas o diag*óstic* também pode contar c*m </line>
<line> ferra*e*tas *rotocolares, como o Inve*tár*o de B*rnout de *asla*h e o *uest*onario para la </line>
<line> Ev*luación del Sí*drom* de Quemarse p*r *l Tr*bajo (CESQT) (Ca*lo*to; Câmara, 2004; G*l- </line>
<line> Mont*, *0**). </line>
<line> No Inventário de Bu*nout de Maslach, há *ma cl*ssif*cação diagnóstica bas*ada n*m </line>
</par>
<par>
<line> conceito bidimensio*al, que foi desenv*l*ido por Chr*sti*a Masl*ch S*san Jack*on. Uma e </line>
<line> ab*rdagem que abrang* dois fatores específic*s, que *e associam com um* mudança de </line>
</par>
<par>
<line> comporta*ento brusca *o *ndivíd*o, que *ão: i) a exa*stão </line>
<line> e*ocional; ii) </line>
<line> e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *espers*nalizaç*o (CARLOTTO; CÂMARA, *004). P*r sua v*z, também existe </line>
<line> o*tro </line>
</par>
<par>
<line> modelo teó**co para se diagnos*icar a Síndrome de Burn*ut, o q*al f*i elaborado por Pedro R. </line>
<line> Gil-Monte, sendo expresso por meio da utiliz*ção do C*SQT. Um qu*s*ionário que ultrapassa </line>
</par>
<par>
<line> * ab*rdagem *idimen*ional *o *nventá**o de Burnout d* Maslach, </line>
<line> p*i* traz par* a </line>
<line> pauta </line>
</par>
<par>
<line> invest*gativa quatro fatores **pe*íf*cos, sendo: i) a il**ão </line>
<line> pelo trabal*o; ii) </line>
<line> o de*gas*e </line>
</par>
<par>
<line> psíqu*co; iii) a indolência; iv) e a c*lpa (*il-Mo*t*, 2019). *o*oc*ndo-se a ilusão p*lo </line>
<line> trabalho como uma dime**ão *a vontade *o prof*ssi*nal em alcança* objet*vos vin*ula*os, ou </line>
<line> *eja, quando o *ra*alho pres*ri*o se torn* um traba*ho rea* e re*pectiva fon*e de *raze* (G*L- </line>
<line> MONTE, 2019; DEJOURS; JAYET; ABDO*CHELI, 1994; DEJOURS, 19*2). As </line>
<line> *imensões segu*ntes, o desgaste psíquico e * in*olência, se conectam c*m a exaustão </line>
</par>
<par>
<line> emocio*al e a despersonal*z*ção, apontada* </line>
<line> no *nventário de *ur*out de Maslac*, </line>
</par>
<par>
<line> a*ra*gen*o * *xa*stão em*cion*l (CARLOTTO; CÂMARA, 2004; GIL-MON*E, 2*19). E a </line>
</par>
<par>
<line> úl t i * a </line>
<line> d*mensão </line>
<line> traz à tona o ***t**ento *e *ulpa do *ro*issio*al </line>
<line> de*ido a atitude* </line>
<line> */ou </line>
</par>
<par>
<line> *om**rt*mentos </line>
<line> assoc*ados *om *ituaç*es de Lesão Moral, qua*do há tran*gressão </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> cre*ças morais e expec*ativas p*ópr*as o* falta de harmonia com as cobranças ace*ca do papel </line>
</par>
<par>
<line> profissional (GIL-MON*E, 201*; S*NTOS, 2023; LI*Z et al., 2*09). De </line>
<line> t*l for*a, sejam </line>
</par>
<par>
<line> qua** forem os fatores inve*tigativos par* estabel*cer o diagnóstico d* Síndrome de Burnout, </line>
<line> numa ana*nese do p*o*i*sional méd*co e*erge*cista, deve-s* levar em c*n*a quesitos como: </line>
</par>
<par>
<line> o v*l um e de </line>
<line> carga *orári* de trabalho; a qu*ntida*e d* t*rn*s ex**a*; * montante </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ate*dimentos feito* por per*odo trab*l**do; vínculos contratuais *ue elevam a valorização *o </line>
<line> trab*lh*; e se há autorrealização com o trabalho (CARLOTTO; CÂMARA, 20*4; *IL- </line>
<line> MONTE, 2*19; S*NTO*, 2023; L*T* et *l., 2009). </line>
</par>
<par>
<line> A*ós aferição do diagnóst*co, t*atam**to da Síndr*me de *urn*ut p*de implicar o </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *tilização de medic*m*ntos, tais como os de abordag*m </line>
<line> antidepre*siva, tam*é* *endo </line>
</par>
<par>
<line> i*port*nte a utilização da </line>
<line> *sico**rapia. Em ***tese, o indiv*duo *om Síndrome *e Burnout, </line>
</par>
<par>
<line> além das m*didas medicamentosas e d* psicoterapia, tend* a *recisar de um afastament* das </line>
<line> Rev. FSA, Tere*ina P*, v. 22, *. 11, art. 1, *. 3-18, nov. 2025 www*.Unifsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. *. *e*e*r*, M. A. G. D. Motta, A. *. R. Ram**, *. J. M. Ma*edo, A. J. G. E. *anto </line>
<line> 12 </line>
</par>
<par>
<line> *tivid*des l*bora*s. *lém *iss*, ele deve </line>
<line> adotar algumas condutas n* *eu cotidiano, tais </line>
</par>
<par>
<line> como: bo** </line>
<line> hábitos alimentares; prática de atividades físicas; e exer*í*ios *e respiração. </line>
</par>
<par>
<line> Destacando-se qu* </line>
<line> tais condut*s pod*m pote*ci**izar o p*ocesso d* cur* da S*ndrome de </line>
</par>
<par>
<line> B*rn*ut. Certamente, * *companhamento *édico e terapêutico coloca-se co*o um pilar *ara </line>
</par>
<par>
<line> o tratamento do méd*co em*r***cista com Síndrome *e Burnou*, sendo ta*bém de </line>
<line> gra*de </line>
</par>
<par>
<line> *mportân*ia o a*oio da sua rede d* interação pessoal e pro*issio*al (famí*ia, *mi*os e co*egas </line>
<line> *e trab*lhado). Entendend*-se, ainda, qu* a *rganização em que o **dico emergencista com </line>
</par>
<par>
<line> Síndrome de Bu**out *rabalha te* </line>
<line> pa**l </line>
<line> essencial, p*is deve **olher e compreender a </line>
<line> s ua </line>
</par>
<par>
<line> s*t**ção de saú*e (ARMSTRO*G; REYNOLDS, *0*0; AMOROSO et al., 2021; BENINCÁ </line>
<line> et al., 2023). </line>
<line> A*sim sendo, ressalta-se, que * Sínd*ome de Bu***ut é u* problema de saúde pública, </line>
</par>
<par>
<line> qu* influ*ncia negativamente </line>
<line> não só </line>
<line> os médico* emergencistas, pois, a* </line>
<line> afetá-lo*, *ambém </line>
</par>
<par>
<line> impacta na qua*idade de as*is*ência aos pacientes nos hospitais. Nes*e **ntido, </line>
<line> co*oca-se </line>
</par>
<par>
<line> c*m* *rud*nte se esta*elec*r medidas preventivas, geran*o uma ate*çã* *au*ada nu* suporte </line>
</par>
<par>
<line> emocional para os mé*icos emerg**ci*tas, para, *esse modo, evit*r que d*se*volvam </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> S*n*rome de Bu*n*u* (JUNQUEIRA *t al., 2022; AMOROSO et al., 2**1). </line>
</par>
<par>
<line> 3.2 *stratégias defensivas </line>
</par>
<par>
<line> * em*resa </line>
<line> ou ins**t*içã*, *u* gere * pro*esso d* o*ganização do trabalho *uma </line>
</par>
<par>
<line> unidad* hos*i*alar de se*viço *e emergênci*, possui um *orte impact* na *aúde física e mental </line>
<line> dos méd*cos emer**ncistas, coloc*n*o-se assim como uma poss*vel font* *esencadeadora *a </line>
<line> Síndrome de Burnout neles. Isso po*que é a ges*ão da i**tituiçã* hospit*lar q*e **tabelece a </line>
<line> organ*zaçã* do t*aba*ho prescrit* p*r* os médicos emergen*istas, **e*ecendo-lhes </line>
<line> direcionamentos e assessoria em termo* de recurso* hum*nos (profission*i* de o**ra* á*eas de </line>
</par>
<par>
<line> *ção), infraestrutura de esp*ço físico, insumos e equipament*s. Ambi*ntação di*e**v* </line>
<line> qu* </line>
</par>
<par>
<line> v*s*, </line>
<line> justamente, transforma* * </line>
<line> tra*alho </line>
<line> p*escrito *m trabalho *eal, faz*ndo co* que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> trabalho *xecutado seja uma fonte d* autorre*lizaç*o e não de sofrimen*o. No entanto, c*mo o </line>
<line> tr*b*lho do* méd***s emergencist*s se estreit* com a respo*sabilidade do cuida* </line>
</par>
<par>
<line> terapeu*icament* de vidas, abrangen*o tensões, pressões e até * mor*e, há </line>
<line> um ambien*e </line>
</par>
<par>
<line> fec*ndo para s* de*en*ol*er o sofrimento nesses </line>
<line> prof*ssiona*s. Logo, a </line>
<line> ges*ão da ins*ituição </line>
</par>
<par>
<line> hos*italar deve *leger estratégias def*nsivas, especia*ment*, para asses*orar e impuls*onar </line>
<line> a*ões p*ra o combat* * a prev*nção da Sín*rome de B*rn**t (DEJOU*S; JAYET; </line>
<line> A*DOUCHELI, *994; DEJOURS, 199*; *MOROSO et al., 2021). </line>
<line> Rev. **A, Teresina, v. 22, n. 11, art. 1, p. 3-18, nov. 2*25 ww*4.Unifs*net.com.b*/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Mé**cos Em*rgencistas e *u*no*t: E**udo das Estratégias D*fe*sivas na *estão </line>
<line> 13 </line>
</par>
<par>
<line> *sso porqu* a gestão d*s funcionários médicos emergencistas de*e estar a**nta aos </line>
</par>
<par>
<line> quesitos q*e o* frustram n* execuçã* do labo*, que t*ndem a afetar a s*úde **ntal *ele* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> o*asio**r a Síndrome de Burnou*. *ara tanto, mesmo entend*ndo ser um* post**a utó*ica </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> de**jo d* eliminar todos os problem** de um ambiente de *rab*lho, * ges*ão hospitalar deve </line>
<line> tentar fazê-lo, po*s qualquer **nquista nes*a sear*, *ej* qu** *or a sua abr*ngê*cia, já é um </line>
</par>
<par>
<line> ganho </line>
<line> adm*n*strativo. Desse modo, * *est*o hos**talar *ode faz*r </line>
<line> *m bom papel, haja </line>
<line> vi s t a </line>
</par>
<par>
<line> que te* *ond*ções </line>
<line> para estabelecer </line>
<line> ações </line>
<line> de ide**if*ca*ão e pr*venç*o </line>
<line> *a S**drome de </line>
</par>
<par>
<line> B*rn*ut, a*sim co*o p*ra consti*u*r post*ras d* acolhimento d* *rofissio*ais com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> sí*drome. Port*nto, para enfr*ntar a S*ndrome de Burn*ut *os m*dicos emergencistas, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *estão hospi**lar necessita ***lementar </line>
<line> algumas </line>
<line> p*sturas c*aves, tais como: **eriguar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *a*g* h*rária d* t*abalho; *s*abele*er pr*gramas de </line>
<line> bem-esta*; inc**tivar * interação e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *escontração; oferecer feedba*ks aos </line>
<line> profissionais; e r*co*hecer o profissiona* como </line>
</par>
<par>
<line> ind**íduo **ico (AMOROSO </line>
<line> e* al., 2021; MA*QUE*; HONÓRI*; MARQUES, </line>
<line> 2020; </line>
</par>
<par>
<line> *TEH*AN ET **., 2*20; LALL e* al., 2*19). </line>
</par>
<par>
<line> No *ue diz respeit* à </line>
<line> postura de averiguação da c*rga *orár*a, a gest*o hospitalar </line>
</par>
<par>
<line> pr*cisa esta*elece* um limite p*ra os atend**en*o* aos p*cientes. S*n*o es*a, inc*usive, um* </line>
</par>
<par>
<line> p*stura *ire*iva humanizadora, </line>
<line> pois * tempo de*pendido pelos médi*os emerge*c*stas junto </line>
</par>
<par>
<line> aos pa**ent*s de*e ser viáve* par* que o s*rviço deles não p*ire na condição de missão </line>
</par>
<par>
<line> impos*ível, </line>
<line> ou mesmo que o* conduza ao encontro de situações traumáticas </line>
<line> co*exas *om </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Les*o Moral (SANTO*, 20*3; BENINCÁ et al., </line>
<line> 2023). *ireci*namento que, muitas vez**, </line>
</par>
<par>
<line> esco*re pelas mãos do* gestores devi*o * superl*tação das unidade* hos*italares de urgên*ia. </line>
<line> Ou se*a, a postura diretiva de gestão idea* seria estabe***er o respe*to à *arga horári*, o que </line>
</par>
<par>
<line> significaria i*s**tuir li*ite pa** a quanti*ade de ate*dime**os p*r turno, fa*en** </line>
<line> com que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> médico emerg*ncis*a alinhave a relevânc*a de suas *arefas *unt* aos pacientes com um **mp* </line>
<line> adequado para a execução de cada uma delas (JUNQUEIRA et al., 2022; AM*ROSO et al., </line>
<line> 2021; *TEHMAN et al., 2020; LALL e* al., 2019). </line>
<line> Já p*ra estabelecer *rog*am*s de bem-esta*, a gestão hospitalar necessita investir em </line>
</par>
<par>
<line> açõ*s internas, oferecendo parcerias c** academias e co* *utr**io*istas, e*timulando </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> méd*co* emer**nc*stas terem * </line>
<line> bons </line>
<line> háb**os al*men*a*e* e a a*ot*rem pr*ti*a* de ati*idade </line>
</par>
<par>
<line> física. Porém, caso não seja v*ável a inclu*ão de pa*cerias, a ges*ão ainda p*de oferecer aporte </line>
<line> educacio*al *ara os médicos *mer*enc*s*as. **ilizand*, pa*a tanto, a d*stribu*ção de ma*eriais </line>
<line> educa*ivos, a pr*moção de *a*estras, a cria*ão de grupos de a*oio pa** práticas r*spirat*rias </line>
<line> e/ou meditativas ou pa*a *r*cas de e*periênci*s relacionadas com * *em-*star f*si*o * mental. </line>
<line> Sendo imp*rt*nte qu* * gest*o a*resent* seus progra*as d* *aúde com seriedad*, tendo-os </line>
<line> Rev. F*A, Ter*sin* *I, v. 22, n. 11, art. *, p. 3-18, nov. *0*5 w*w4.Unifs*ne*.c*m.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. A. Pe*eira, M. A. *. D. Mo*ta, A. R. R. R*mos, P. J. M. Macedo, A. J. G. E. Santo </line>
<line> 14 </line>
</par>
<par>
<line> como a*ões *mportante* na un*da*e *ospita*a*, tr*nsmi*indo p*ra os médicos emergencistas o </line>
<line> seu engajamento (STEHMAN et al., *0*0; LALl *t al., 2019; *OUZA et al., 20*3). </line>
<line> Para in*entivar a interação e a descon**ação, a g*stão ho*pitalar de** *d*tar med*das </line>
</par>
<par>
<line> de inter*ção qu* estimulem rel*ções entr* os profissionais, sob*etudo, vis*n*o ao alívio </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> estresse ne*es. Por exem*lo, </line>
<line> um* sala de descanso acolhed*ra co* sof*s m*sa e </line>
<line> para um </line>
</par>
<par>
<line> cafezinho ou lanches, colocand*-se como u* *mb*ente para conver*as ou p*ra comemor*ções </line>
</par>
<par>
<line> d* a*iversários, datas e*peci*is e/ou co*quis*as d* </line>
<line> equipe de trab**ho. I*cl*siv*, desta*a-se </line>
</par>
<par>
<line> q*e p*omo*er a i*teração e a descontra**o não prejudica a prod*tivid*de da *quipe, pois * * </line>
</par>
<par>
<line> trabalh* de b*i** </line>
<line> valo* agregado *u* f** </line>
<line> isso (J*NQUE**A et *l., 20*2; MARQUES; </line>
</par>
<par>
<line> HONÓRI*; MARQUES, 2*20). Tamb*m, * promoç*o da *nteraçã* e *escontraçã* *rata-se de </line>
<line> *m* fo*ma p*ra estabelecer e manter um bo* c*im* or*aniza*ional, o q*al p*de ser </line>
<line> mensurado *sporadi*amente a*ravés de uma p*squi*a j*nto à equipe. Situ*ndo-se tal pesquis* </line>
<line> *omo *m termômetro sinalizador d*s p**tos p*ssíveis de melhoria no se*viç* *a unidade de </line>
<line> emerg*ncia e, ainda, uma f*rma de averigu*r questões *incul*das co* * saúde dos *ntegrantes </line>
<line> da e*uip*, especial*ent*, *o qu* *ange ao nível de de*equilí*rio *mociona* (STEHM*N *t </line>
<line> al., 202*; ***L et al., 2019; SOU*A et al., 20*3). </line>
</par>
<par>
<line> Out*a *ção pos**vel da *estão ho*pitalar é oferecer feedbacks aos profiss*onais </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> equ*pe, **e *odem ser feitos com* u*a prática rotineira entre três e quatro </line>
<line> vezes por ano. </line>
</par>
<par>
<line> Sendo a ideia não s* ofer*c*r *os prof**s*onais da *qu*pe * r*t*rno sobre a *rodutividade, mas </line>
<line> também levar ao conhecimento d*les os r*s*ltados obtidos, as dific*ldades encon*rad** e *s </line>
</par>
<par>
<line> bons resu*tad*s das abordag**s ter*p*uticas. Para tant*, * g*s*or ho*pitalar tem </line>
<line> como </line>
</par>
<par>
<line> f*rrame*ta a utilizaç*o de *euniões *ndivid*ais de feed*acks, as *uais ain*a podem ser </line>
<line> exploradas como um* font* para o diálog* e**re a ad*inistração do ho*pital e os int*grantes </line>
<line> da equipe (AMOROS* et a*., 2021; MARQUES; HON*RIO; *AR*UES, 2020; *OUZA et </line>
<line> al., 2023). T*davia, mai* do *ue t*do, o feedb*ck *ar* o médico emergencista *ode *er um* </line>
<line> forma d* r*conhecimento do seu traba*ho, geran*o n*le au*o*realização e pr*zer (DEJOU*S; </line>
<line> JAYET; ABDOUC*ELI, 1*94; DEJOURS, 1992). </line>
<line> Como *ção final, dest*ca-se o recon*ecimen*o do profissiona* enquan*o ind*víduo </line>
</par>
<par>
<line> ún*co, * que s*gnifica que </line>
<line> a ***tão </line>
<line> hospita*ar per*ebe o mé*ico emerge*cista em sua </line>
</par>
<par>
<line> totalid*de, ou *eja, s**aliza </line>
<line> que *á a ex*stência tanto do seu lad* pro*issional *o*o do </line>
</par>
<par>
<line> pe*soa*. D* ta* manei*a, a conduta de ges*ã* precisa ter o ente*dimen*o de que os </line>
<line> profissionai* nec*ssitam pr*serva* as suas *elações fa*iliares, a*sim como d*vem ter práti*as </line>
<line> de lazer e descanso. Porta*to, a gest*o h*spitalar pre*isa adotar pos*uras que contribuam com </line>
</par>
<par>
<line> esse reconhecimento da *ompletude do profissiona*, o que pode incluir </line>
<line> quatro *titudes: i) </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 22, n. 11, art. 1, p. 3-*8, *ov. 2025 </line>
<line> www4.*n**sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M*dicos Em*rgencistas e Bur*o*t: Es**do das Es*rat*gias Def*nsivas na Gestão </line>
<line> 15 </line>
</par>
<par>
<line> *valiar de man*ir* cri**rio*a * e*v** *e solicitaçõ** de tar*f*s, evitando o vo*ume em d*masi* </line>
</par>
<par>
<line> delas e ele*e*do ** t*mpo compa*ível para </line>
<line> *x*c*tá-la*, </line>
<line> assi* co*o a rea* necess*dade ** </line>
</par>
<par>
<line> ela* serem feitas fora ** h*rá**o </line>
<line> de trabalh*; ii) *aze* *om **e horas extras s*jam </line>
</par>
<par>
<line> compensa*a* at*avés *a o*ten*ão de dias </line>
<line> de des*anso; *ii) </line>
<line> est*b*l*ce* planejamen*o para </line>
</par>
<par>
<line> impedir excesso de hor*s ex*ras; iv) e negoci*r pos*íveis flexibilidades no horári* de tra*alho </line>
</par>
<par>
<line> qua*do *á algum tipo de </line>
<line> necessi*ad* na vida do profissio*al (SOUZA et al., *023; </line>
</par>
<par>
<line> MARQUES; HONÓRIO; MA*QUES, 20*0; *TEHMAN et al., 2020; LAL* et al., 2019). </line>
<line> Cer*a*ente, *s posturas cha*es desc**tas f*rm*m uma abor*ag*m de g*s*ão h*sp*talar </line>
</par>
<par>
<line> favoráve* a*s m**icos eme**enc**tas, pois poten*ializa c*ns**ução de *m ambi*nte de * </line>
</par>
<par>
<line> trabalho mais acolhedor e promovedor do </line>
<line> bem-estar físico e m*nt*l </line>
<line> de***s prof*ssionais. </line>
</par>
<par>
<line> Sendo tai* p**tura* c*a*es </line>
<line> um </line>
<line> ca*inh* para o en*rentamento da Síndrome d* B*r*ou*, </line>
</par>
<par>
<line> visando ev*tá-la. Desse modo, gestã* *rga*i*acio*al nã* deve in*ciar a* a </line>
<line> posturas descritas </line>
</par>
<par>
<line> após *e*ceber i*díci*s da presen*a da *índ*ome *e Burnout den*re *s pr*fissiona*s </line>
</par>
<par>
<line> colab*ra*ores, já que a pr*venção é o melho* caminho, sobr**udo para evit*r o estágio </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> estresse crônico. Cabendo </line>
<line> à gestão hos**talar a responsabilidade d* ofer*ce* atenção </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> *romoção do bem-e*tar dos médi*os emergenci*tas, sobretudo mental. No caso, *s médico* </line>
<line> emer*encistas, quando equil*brados e harmo**zados com * amb**nte de trab**ho, vão se sentir </line>
</par>
<par>
<line> mai* confiantes, *axim*zand* a </line>
<line> qua*idade dos ate*d*m*nto* </line>
<line> aos *acientes, além *e tere* </line>
</par>
<par>
<line> maior chan*e de alcançar * autorr*alização com o t*abalh*. *as, sobretudo, eles terão me**s </line>
<line> p*opensã* a d*senvo*ver a Síndrome de Burn*ut. Além disso, a gestão ho*pit*lar d*ve faze* </line>
</par>
<par>
<line> levantamentos esporádi*os *a*a </line>
<line> *stabelecer se a incidência da Síndr*me de *u*nout nos </line>
</par>
<par>
<line> *édic*s emergencistas est* aument*ndo ou diminuindo, iss* f*it*, *pós a ado*ão das postur*s </line>
<line> preventivas (ST**MAN et al., 2020; AMOR**O *t al., 2021; LALL et al., 2019; SOUZA et </line>
<line> al., 2023). </line>
<line> * CONCLUSÃO </line>
<line> *nfelizmente, a *ncidência da Sí*dr*me de Burno*t em médi*os eme*gencist*s * *ma </line>
<line> r*alidade na contem*ora*eidade. Até mesm* *orque são indivíduos que t*m um ***iente *e </line>
</par>
<par>
<line> *rabalho </line>
<line> extremame*te est*essan*e, seja pela responsabilidade de salvar vidas, seja pelas </line>
</par>
<par>
<line> intempéries d* *mbiente hospital*r, *omo superl*tação ou falta d* eq*ipa*en*os, insumos o* </line>
</par>
<par>
<line> apoio de e*uipe. Como * estresse c*ônic* é </line>
<line> o estopim para * desenvolvimento da Síndrome </line>
</par>
<par>
<line> de Burnout, ca*e à </line>
<line> *est*o hospitalar esta*ele**r di*etrizes organ*zaci*nais para comba*ê-lo, </line>
</par>
<par>
<line> ad*tando, para isso, estraté**as de*ensiv*s para o co*etiv*. </line>
<line> Rev. FSA, *eresina PI, v. 22, n. 11, art. 1, p. *-*8, nov. 2*25 www4.Unifsanet.co*.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. A. *ereira, *. A. G. D. Motta, A. R. R. Ramos, P. J. M. Macedo, A. J. G. *. Santo </line>
<line> 16 </line>
</par>
<par>
<line> Conclui-se que * ges*ão ho*pitalar de*e adot*r algumas posturas ch*ves, tendo-as </line>
</par>
<par>
<line> como **tra***ias defensivas para o enfrentamento </line>
<line> *a Síndrome </line>
<line> de B*rnout, send* elas: </line>
</par>
<par>
<line> *veriguar a carga ho*ária de t*abalho; est*b*lec*r pro*ramas de </line>
<line> bem-estar; *nc*ntiva* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> interação e a descon*ração; o*erece* fe*dback* aos profission*i*; e reco*hecer o p*ofiss*onal </line>
<line> como indi*íduo úni**. Por*anto, a gestão hospita*ar tem a potencia*idade par* *ontr*buir pa** </line>
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<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) an**ise e interpretaç*o dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboraçã* do rascunho ou n* revisão crítica *o conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> 4) par*i*ipaçã* na aprovaç*o da versão final d* manuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> * </line>
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