<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.Unifsanet.*om.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, T*r*s**a, v. 22, n. 11, art. 1, p. 3-18, *o*. 20*5
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*5.22.11.1
</line>
</par><par>
<line>
*édicos Emergencistas e Burnout: *s*udo das Es*ra*égias **fensivas na Ge**ão
</line>
<line>
Emergenc* Physicians *nd Bu*n*ut: Study o* Defensive St**tegi*s in Hospi*al
</line>
<line>
M*nagem*n*
</line>
</par><par>
<line>
Marian* Antunes Pereira
</line>
<line>
Mes*ra*da em Administr***o pele (PPG*/AFYA - UNIGRANRI*)
</line>
<line>
Graduaçã* em Medicina *ela Universidad* Fe*eral Fluminens*
</line>
<line>
mariana.a*tu*es@unigr**rio.edu.*r
</line>
<line>
A*a Carolina d* G**vêa Dant*s Motta
</line>
<line>
Doutora e* E*genharia *e Produção n* COPPE
</line>
<line>
Mestrado em *iên*ias Contábei* na F*CC
</line>
<line>
*naca*olinadeg*uv*a@*mail.com
</line>
<line>
A*ria*e Ribeiro do Re*o Ramos
</line>
<line>
Mestranda em Administr*ção (PPGA/AFYA - UN*G*A*R*O)
</line>
<line>
a*rian*.ram**@unigranrio.edu.b*
</line>
<line>
P*ulo J*sé Moreira *e Macedo
</line>
<line>
**s*rando em Administração (*PGA/AF*A - *NIGRANRI*)
</line>
<line>
*r*fes*or da Fac*ldade de Me**cina da U*igranr*o
</line>
<line>
paulo.ma*edo@u*igranrio.*du.br
</line>
<line>
Aly*son Jo*ge Gomes d* *spirito S*nto
</line>
<line>
Mestrando *m Ad*i*istração (PPGA/AFYA - U*I*RANRIO)
</line>
<line>
*raduaç** em Med*cina pela Universida*e do Gr**de Rio
</line>
<line>
alysson.santo@unig*anrio.ed*.br
</line>
</par><par>
<line>
Endereço Mariana Antu*es Per*i*a
</line>
<line>
UNIGRAN*IO, R Profe*sor *o*é de *ouza Herdy, 12* -
</line>
</par><par>
<line>
Jardim Vinte
</line>
<line>
e
</line>
<line>
Cinco
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
Agosto,
</line>
<line>
Du*ue
</line>
<line>
d* C*xias -
</line>
<line>
R*,
</line>
<line>
Editor-Chefe:
</line>
<line>
Dr.
</line>
<line>
Tonn*
</line>
<line>
Kerley
</line>
<line>
de
</line>
<line>
A*en**r
</line>
</par><par>
<line>
25075-*42, Bra*il.
</line>
<line>
Rod*i*ues
</line>
</par><par>
<line>
E*dereço: Ana Caroli*a de *ouvêa Dantas Mo*ta
</line>
</par><par>
<line>
UNIGRANRIO, R P*o**ss*r José de S*uza Herdy, 12* -
</line>
<line>
Art*go recebido *m 08/10/2025. *ltima
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
Jardim Vinte
</line>
<line>
e
</line>
<line>
C*nc*
</line>
<line>
de
</line>
<line>
*gosto,
</line>
<line>
Duque
</line>
<line>
de Caxias -
</line>
<line>
RJ,
</line>
<line>
rece*ida em *3/10/*025. Aprovado em 24/10/2025.
</line>
</par><par>
<line>
2*075-142, Bra*il.
</line>
</par><par>
<line>
E*dereço: Ad*iane Ribeiro do Rego Ramos
</line>
<line>
Ava*iado pelo **stema Triple Review: a) Desk Rev*e*
</line>
</par><par>
<line>
*NI*RANRIO, R **ofe*so* J**é de Souza *erdy, 1*0 -
</line>
<line>
pelo Ed*tor-Chefe; e b) *o*ble Bli*d Review
</line>
</par><par>
<line>
Jardim Vinte
</line>
<line>
e
</line>
<line>
Ci*c*
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
Agosto,
</line>
<line>
Duqu*
</line>
<line>
de Caxias -
</line>
<line>
RJ,
</line>
<line>
(ava*i**ã* c**a por dois ava*iadores da área).
</line>
</par><par>
<line>
25*75-*42, Br*sil.
</line>
</par><par>
<line>
Ende*eço: Paulo *osé Mor*ira de Macedo
</line>
<line>
Revisão: Gramatical, Norm**iva e de Formata*ão
</line>
</par><par>
<line>
UNIGRANRIO, R Professo* J*sé de Sou*a Herdy, 12* -
</line>
</par><par>
<line>
J*r*im Vinte
</line>
<line>
e
</line>
<line>
Cinco
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Agosto,
</line>
<line>
Duqu*
</line>
<line>
de Caxia* -
</line>
<line>
R*,
</line>
</par><par>
</page><line>
25075-142, Brasil.
</line>
<line>
End*reço: Al*s*on Jorge Gomes do Espirit* San*o
</line>
<line>
UNIGRANR*O, R *rofessor J*sé de Souza *erdy, 12* -
</line>
<line>
J*rd** Vin*e * C**co de Ag*sto, *u**e de *axi*s - *J,
</line>
<line>
250*5-142, *rasil.
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. A. Pe*e**a, M. A. G. D. M*tta, A. R. *. Ramos, P. *. *. M*cedo, A. J. G. E. S*nto
</line>
<line>
4
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
O artigo empr*endido teve
</line>
<line>
como temática context* do ambiente de trabalho dos *édicos o
</line>
</par><par>
<line>
emergencistas a sua rela*ão com * incidência da Síndro*e de Burno*t. Um* abord*g*m e
</line>
</par><par>
<line>
pe*tinente,
</line>
<line>
já que o serviç* *e em*rgência em *ospitais env*lve uma
</line>
<line>
conjuntura com
</line>
</par><par>
<line>
responsabilid**es, pressões e tens*es
</line>
<line>
para os profissio*ais en*olvidos, podendo l*var ao
</line>
</par><par>
<line>
estresse crônico e, cons*quente*ent*, a Síndrome de Burnout. P*ra se ex*lorar a tem*tica em
</line>
<line>
pau*a, o ar*igo a*otou c*mo objetivo apresenta* algumas estratégi*s d*fensivas par* contribuir
</line>
</par><par>
<line>
com a ges*ão da
</line>
<line>
saúde o*upacional des*es profission*is. A metodologia el**ta para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
inve*tigação do te*a foi a
</line>
<line>
pesquisa bibli*g*áfica, *u* permitiu a elaboraçã* de
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
comp*ndio macroteóric* sob*e * *emática em paut*, reper*utindo co*o um est*do de ordem
</line>
<line>
qualitativ* co* p*sic*onamento *xploratório e de*cr*tivo *obre o fenôm*no *nves*igado. O
</line>
</par><par>
<line>
e*tu*o concluiu que a **stão hos**talar pode ado*a*
</line>
<line>
estratégi*s de*en**vas para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
enfren*a*ento da Síndrome de Burno*t, sendo elas: *veriguar a ca*ga horár*a de trabal*o;
</line>
</par><par>
<line>
e*tab*lecer
</line>
<line>
*rogramas
</line>
<line>
de
</line>
<line>
b*m-esta*; incentivar a inter*ção
</line>
<line>
e * de*con*ração;
</line>
<line>
ofere*er
</line>
</par><par>
<line>
feed*acks *o* profission*i*; e r*c*nhec*r o profis*ional com* indiví*uo único. S*ndo a gestão
</line>
</par><par>
<line>
hospitala* um aporte p*ra a dimi*uição da incidência
</line>
<line>
da
</line>
<line>
**ndrome de Bu*nout nos *édicos
</line>
</par><par>
<line>
emergencistas.
</line>
</par><par>
<line>
Palavras-cha*e: Síndrome *e Burn**t. M*dicos Emergen*istas. E***atégi*s Defens*vas.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
This *rtic*e *ocused *n *he *ont*xt of *h* work environment of emergency p*ysicians and i**
</line>
</par><par>
<line>
relationship wi*h the incide*ce o*
</line>
<line>
burno** s*ndrome. Thi* approach *s
</line>
<line>
pertinent,
</line>
<line>
giv*n t*at
</line>
</par><par>
<line>
hospital emergency ser*ice* involv* a context of *esponsibi**ties, pr*ssures, a*d tens*ons for
</line>
</par><par>
<line>
the professionals invo*ved, wh**h can lead to
</line>
<line>
*hroni* s***s* a*d, con*e*uentl*,
</line>
<line>
burnout
</line>
</par><par>
<line>
syn*rom*. To **plore this *opic, the article aimed to prese*t s*me *efensive strategies to
</line>
</par><par>
<line>
cont*ibute to the *ccupational health m*n*ge*ent *f these pro*es*ion*l*. *he methodolog*
</line>
</par><par>
<line>
c*osen for this resear*h was bibliographic *es*a*ch, whic* all*wed the de**lo*m*nt
</line>
<line>
of
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
macr*-t*eoretical
</line>
<line>
compen*ium ** ***
</line>
<line>
topic, r*sulting in a qualitati*e study with
</line>
<line>
an
</line>
</par><par>
<line>
exploratory and descri**ive approa** t* the phe*omenon
</line>
<line>
u*de* inv*s**gatio*. T*e study
</line>
</par><par>
<line>
**ncluded th*t hospital managemen* can adopt d**en*i*e st*ategies to addres*
</line>
<line>
burnout
</line>
</par><par>
<line>
s*ndro*e, including **sessing wor*load; establ*shing well*ess *ro*r*ms; *ncouraging
</line>
<line>
int**a*tion and relax*t**n; provi*ing f*edb*ck to pr*fess**n*ls; and reco**ize th* *rofessional
</line>
<line>
as a uni*ue indi*id*al. Hospit*l management co*tributes t* reducing th* i*ci*enc* of burno*t
</line>
<line>
syn*rome among em**g**cy phys*cians.
</line>
<line>
Keywords: Bu*nout S*ndr*me. Emergen*y Phys*c*an*. *efen*ive Strategies.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Ter*sina, v. 22, n. 11, ar*. 1, *. 3-18, *ov. 20**
</line>
<line>
www4.Unifs*net.co*.*r/rev**ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Médic*s *me*g*ncistas e Burnout: Es*udo das Estratég**s *efen*iv*s na *es*ão
</line>
<line>
5
</line>
</par><par>
<line>
1 INTROD*ÇÃ*
</line>
</par><par>
<line>
A p*ndemi* de C***d-19 foi u*a demonstr*ção *o quanto a medicina de emergência é
</line>
<line>
importante *ara a *aúde da sociedade. Um período *ue foi marcado por ser *imilar à urgência
</line>
<line>
de a*sistênc*a em saúde de um cen*ri* *e guerr*. S*m, o méd*co emer*encista *em *e* p*pel
</line>
</par><par>
<line>
f*ndament*l na *o*a de s*lvar vidas. São as *scolhas feita*
</line>
<line>
por e**s, nos **n*eci**s
</line>
<line>
15
</line>
</par><par>
<line>
min*t*s inici*is do atendiment* na *nid*de *e eme*gê*cia, que definem o destino saluta* de
</line>
<line>
a**u*m. Podendo-se inc*u*ive enalt**er a importância *a medicina d* emergência, haj* *ista
</line>
</par><par>
<line>
qu* po*c* ante* da pand*mi* d* Covid-1*, em
</line>
<line>
2018, tornou-se u*a espec**lidade **dica
</line>
</par><par>
<line>
*om o aval do *o*selho Fe*eral
</line>
<line>
de Med*cina (CFM), a*ra*és da Reso*ução nº 2.*21.
</line>
</par><par>
<line>
Po*t*r*ormente, *esmo quand* a Res*lução nº 2.221 foi substituída *elas Resolu*õe* nº
</line>
<line>
2.*30 d* 2023 e nº 2.*80 de 2*24, re*pectivamente, a medicina de emergê*c*a se manteve
</line>
<line>
c*m a conotação de e*pecia**dade *édica (Conselho *ede*al de M**icina, 2019; 2023; 20*4).
</line>
<line>
Ap*sar da i**ortância e d* reconheci*ento como espe*i*lidade médi*a, a m*d**ina de
</line>
<line>
em*rgência ainda é um* modalidad* de tr*ba*ho p*uco reconhec*da n* *ras*l, o que faz com
</line>
</par><par>
<line>
qu* profis*iona*s gene*a**stas, abrangendo diferentes especialidad*s médicas, *tuem
</line>
<line>
nas
</line>
</par><par>
<line>
*nida*es hospit*l*res *e emergên*ia (AMOR*SO *t al., 2**1).
</line>
</par><par>
<line>
No *aso dos médi*os em*rg**cista* d*s hospita*s p*blicos no Brasil, o trabalho
</line>
</par><par>
<line>
acarreta mais do q** o *omento de *p*eens*o na assistência te*apêutica ini*ial a*
</line>
<line>
p*cie**e,
</line>
</par><par>
<line>
*u seja, os famige**do* 15 minuto*, *o*s a*n*a abarca *itu*ç*es q*e vão *lém das c*pacid*des
</line>
</par><par>
<line>
desses profissio*ais. Por exempl*, situaçõ*s como a super*otação do* hospita*s, a falt*
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
insumos e equi*ame*tos e, mesmo, * violência físic* e/ou verbal c*ntra o* *édicos no local
</line>
<line>
de trabalho (SILVA, 2024; SANTOS, 2023). Cond**ões q*e re*erc*tem como sofrimento nos
</line>
</par><par>
<line>
médi*os eme*gencistas,
</line>
<line>
que, na medicina de
</line>
<line>
emergê*cia, *ão *s re*pon*áveis pe*o controle
</line>
</par><par>
<line>
legal ** proc***o de ass*stência
</line>
<line>
em sa**e
</line>
<line>
d*s pacientes *as unidades *ospitalares
</line>
</par><par>
<line>
em*rgenciais. Send* a função de*es av*liar os pacien*es, elabor*ndo *iagnóstico*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
prescrev*ndo medidas ter*pêutica*, que *les realizam ou dele*am para *ut**s p*ofissi*na*s de
</line>
</par><par>
<line>
saúde, tam*ém d*cidindo a alta
</line>
<line>
hosp**alar dos assistidos (*lm*ida;
</line>
<line>
Pires,
</line>
<line>
2007). Há, assim,
</line>
</par><par>
<line>
u* conte*to de
</line>
<line>
tra*al*o que, por si só, j* é t*nso
</line>
<line>
pela responsabilidade intr*nseca *ele,
</line>
</par><par>
<line>
*a*síve*
</line>
<line>
*e ocas*o*ar *stresse e, co**equente, sofrimento n* pr*fissional emergenci*t*,
</line>
</par><par>
<line>
afetando a sua saúde m**t*l.
</line>
<line>
*omando po* *ase o c*nceito da teor*a d* Psicodi*âmica do Tr*balh*, difundido por
</line>
</par><par>
<line>
Christophe Dejours
</line>
<line>
na década
</line>
<line>
de 1980,
</line>
<line>
a
</line>
<line>
at*vi*ade l*boral *o*e gerar v*vê*cias emocionais
</line>
</par><par>
</page><line>
q*e culmi**m em sofrimento, a*e*ando o *em-estar do tr*balhador e * sua co*dição de *aúde
</line>
<line>
Rev. FSA, Teres*na P*, v. *2, n. *1, art. 1, p. 3-18, n*v. *025 www4.*nifsanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. A. Pereira, M. A. G. D. Motta, A. *. R. R*mos, *. J. M. *acedo, A. J. G. E. *anto
</line>
<line>
6
</line>
</par><par>
<line>
men*al (DE*OURS, 1992). Portanto, o t*aba*ho dos médicos emer*en*istas no l*ga* de gerar
</line>
</par><par>
<line>
neles um bem-estar, *travé* da autorrealização e respectivo p*azer,
</line>
<line>
pode ser
</line>
<line>
u*
</line>
</par><par>
<line>
d*se*cadeador de sofr*me*to, levand*-os *o desequilíbr*o emo**o**l e transtornos mentais.
</line>
<line>
Den*re os acometime*tos gerados pelo sofrimento no* mé*icos eme*gencistas, cada vez mais,
</line>
<line>
apresen*a-se a Sí*dro*e de Bur**ut. S*gundo a P*s*uisa Sa*de *ent*l do Médico, *eita em
</line>
<line>
*0*2, d*is a *ada três médicos *o Brasil aprese*tam diagnóstico de Síndro*e *e Bu*nout
</line>
<line>
(RE*EAR*H CEN*ER; AFYA, 2*22).
</line>
</par><par>
<line>
Logo, p*r* incursionar pelo fenômeno da
</line>
<line>
in*id*n*ia d* Síndrome de Bur*out
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
médico*
</line>
<line>
em*r*en*ist*s, o a**ig* adotou
</line>
<line>
co*o
</line>
<line>
ob*etivo trazer à tona *lgumas estratégias
</line>
</par><par>
<line>
def**sivas par* contribuir co* a ge***o da saúd* oc*pacional desses pr*fissio*ais. Para ta*to,
</line>
</par><par>
<line>
e*ege*-se *omo met*dolo*ia a pesquisa bibl*ográfica, havendo co*eta de d*dos em
</line>
<line>
*ivros,
</line>
</par><par>
<line>
periódicos cie*tíficos e trabalhos acadêmi*os, estabe*ecendo-se, assim, um *uporte
</line>
<line>
para a
</line>
</par><par>
<line>
*lab*raç*o de *m compêndi* *acroteórico s*bre temática em pauta. Um* abordagem **e a
</line>
<line>
i*primiu a* estudo a or*em *ualita*iva, a qu*l foi ajustada num po*icionamento ex*lorat*r**
</line>
<line>
e d*scr*tivo **bre o fenômeno in*est**ado (GIL, 2027).
</line>
<line>
2 REFERENCIAL TEÓRICO
</line>
<line>
2.1 *édico emergencist* e o sofrimen*o no trabal*o
</line>
<line>
O médico eme*g*ncista in*egra **a orga*i*ação d* trabalho em hospitais c*m
</line>
<line>
*e****os de *mergência, fazendo *arte de *ma *quipe que abrange o*tras *r*as profissionais,
</line>
</par><par>
<line>
pois, al*m d* médica, h* en**rma*em, a a
</line>
<line>
nutrição, a odontol*gia, o
</line>
<line>
*e*viço social, entre
</line>
</par><par>
<line>
out*as. Log*, exis*e uma estrut*r* mu**idis*ipl*nar, que deve se harmonizar para que oco*ra o
</line>
</par><par>
<line>
a*endimento ao* pacie*tes. Isso signi**ca
</line>
<line>
*ue os médicos e*ergencistas, qu* lideram
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
assistência no at*ndim**to em saúde dos
</line>
<line>
pacientes, têm *u* int*ragir *om eles e os demais
</line>
</par><par>
<line>
profi*sionais (A*MEIDA; PIRES, 2007). De **l forma, o mé*ico emergencista que atende os
</line>
<line>
pacie*tes, perpassando por difer*ntes situações, desde qu*ixas triviais até as re*acion*das com
</line>
</par><par>
<line>
poten*i*l ** *ata*ida*e, deve re*onhecer padrões de apresentação e
</line>
<line>
hipóteses
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
a*om*timentos para eleger a* te*apias de assistência. Uma pos**ra prof****o*al que *r*cis* ser
</line>
<line>
alicerce**a por um ra*iocíni* clínic*, o q*al gera a tomad* de decisão sob estresse, *sso fe*to
</line>
<line>
*e maneira rápida, *tica e em*á*ica, ta*to com os pacien*es como também com os familiares,
</line>
</par><par>
</page><line>
os ac*mpan*ante* os dem*is c*legas profi*sionais *a e*uipe de assistência *ospitalar e
</line>
<line>
(MARCHINI; SIL*A, 20**; SANTOS, 2023).
</line>
<line>
*ev. F*A, Ter*si*a, *. 2*, n. 11, *r*. 1, p. 3-18, nov. 202* www4.Unifsan**.com.br/*evi**a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Médicos Em*rgencist*s e Burnout: Estu*o das Es*ratég*as Defensivas na Gestão
</line>
<line>
7
</line>
</par><par>
<line>
Co*s**ta-se, assi*, que o e*ercício *a pro*i*são de médico emergencista t*az ***sigo
</line>
<line>
um ambiente fec*ndo para se desenvol*e* o sofrim*nto. Iss* porqu* a**rc* a respon*abilid*de
</line>
<line>
de gerir te*apeu***amente *ituações delicada*, inclusi*e, associadas co* o limb* e**re a vida e
</line>
<line>
morte d* pacie*t*s, quando se busc* salvá-l*s. Uma resp*nsabilidade que i*plica a efetivação
</line>
</par><par>
<line>
da inter*ção positiva com terceiros, *u seja, com pacie*tes, fam*liares, *com*anhantes
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
col*gas p*o*issiona*s da equipe de
</line>
<line>
assistê*c*a hospi*alar (*EL*SCO, 2020). Além dis*o,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
médico emergenc*sta ta*bém sofr* de*ido ao impacto de quest*es adver*as, co*o
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
sobreca*ga de t*aba*ho, ocasionada pelas su*e*lo*ações nas *nida*es hos*italares de
</line>
<line>
emergência. I*di*cutivelmen*e, * conj*ntura d* su*erl*tação nos hospitai* ocasiona pressõe*
</line>
</par><par>
<line>
e exigências i*possíveis
</line>
<line>
no
</line>
<line>
cot*diano
</line>
<line>
laboral *o* médicos, coloca*do-os num amb*ent*
</line>
</par><par>
<line>
organizac*onal **tremamente estressante (*URAKAMI, 20*4; SILV*, *024). U*a situação
</line>
<line>
que *ode afetar a sa*de deles, tanto mental quanto físi*a, levando-os a te* fadiga e insônia, ou
</line>
<line>
mesmo a um estresse ocupac**nal **ônico um estado de exau*tã* *moci*nal. Sendo que,
</line>
</par><par>
<line>
quando em desequilíbrio mental, o
</line>
<line>
médico emergencista *em *u*
</line>
<line>
per*ormance
</line>
<line>
preju*i*ada,
</line>
</par><par>
<line>
que, em
</line>
<line>
*aso* extremos, torna-se um incentivo pa*a o seu afastamento da ativida*e labo*a*,
</line>
</par><par>
<line>
s*ja de forma *em*orária ou permanen*e. A exposiçã* *ontínua * e*te cenário *stre**ante, tal
</line>
<line>
como o descr*t*, produz não apenas efeito* psí*uicos, mas também impactos *igni*icativ*s na
</line>
</par><par>
<line>
saú*e física
</line>
<line>
dos
</line>
<line>
trabalhadores. Casos de distúrbios do sono, dores crônica*, alterações
</line>
</par><par>
<line>
gastro*ntesti*ai*, além d* q**dr*s de*ressivos, ansiedade generalizad* e Sín*rome de Bur*out
</line>
<line>
*ão *a*a vez mais frequentes (DIAS, 20*5; AM*R*SO *t al., 2**1).
</line>
</par><par>
<line>
S*ndo prudente *qui d**sertar *obre um p*nt* nevrá*gico, que emana
</line>
<line>
desse le*u*
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
possibilidade* rel*cionadas
</line>
<line>
c*m as situações conexas ao *of*im*nto laboral do profiss*onal
</line>
</par><par>
<line>
emer*encista,
</line>
<line>
qu* se trata
</line>
<line>
da Lesão Moral (Moral In*ury). P*rém, an*es d* explicá-lo, ca**
</line>
</par><par>
<line>
trazer o *epo*mento de uma mé*ica emergencis*a: "durante min*a
</line>
<line>
carre*ra
</line>
<line>
na med**ina
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
eme*gência, presenciei/e*tive *nv*l*ida e* al*umas situações qu* chacoa**aram *eu sens*
</line>
<line>
*nterno de moral*da*e e h*ma*idad*, se t*rna*do uma fon*e in*ensa de sofrim*nto, * ponto de
</line>
</par><par>
<line>
me faz*r q*estionar meu
</line>
<line>
lu*ar na medi*ina" (SANTOS, 20*3, *. 1). Justamente, L*são a
</line>
</par><par>
<line>
Moral surge ap*s situ*ções traumátic*s,
</line>
<line>
que atingem o bem-es**r emoci*nal d* *rofission*l
</line>
</par><par>
<line>
eme*gen*ista, a*etando a su* saú*e me*tal. Podendo-se compa*a* o im*act* *a Les*o M*ral
</line>
</par><par>
<line>
*o de uma tem*est*de, sen** tal
</line>
<line>
te*minologia u*iliza*a na á*e* *e saúde para apon*** uma
</line>
</par><par>
<line>
c*ndição es**cífica
</line>
<line>
de s*frimento. Colocand*-se o en*en*i*ento ac*r** da Lesão M*ral
</line>
</par><par>
<line>
como o*iundo da dé*ada de 1990, desenvolvido ini*ialme*te atravé* *a obse*va*ão
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
psiquiatra Jo*atha* Shay, *ue foi quem no*ou *ue o sofrimento de *lguns veteranos d* *uerra
</line>
</par><par>
<line>
do Vietnã não *e associ*va ao t*anstorno
</line>
<line>
*stresse pós-tra*mático, mas sim c** um tipo de
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Ter*s**a PI, *. 2*, n. **, art. *, p. 3-1*, **v. 2025
</line>
<line>
www4.Unifs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. A. Per**ra, M. A. G. D. Motta, A. R. *. Ramos, P. J. M. Mac*do, A. J. G. E. Sa*to
</line>
<line>
8
</line>
</par><par>
<line>
fer*da emociona* diferenciada (SANTOS, 202*). De tal modo, de**niu-se a Lesão Moral com*
</line>
</par><par>
<line>
realizar, testemunhar ou *alh** em impe*ir situações que
</line>
<line>
tra*sgridam profundamente *s
</line>
</par><par>
<line>
crenças morai* e ex*ectati*as próprias. Log*, a **são Moral se *onecta
</line>
<line>
com algumas
</line>
</par><par>
<line>
ca*acterísticas específicas de alguns profission*i*, a saber: quando h* uma traição s**r* o q*e
</line>
<line>
é mo**lmente certo; quando s* te* uma posição hierárquica p*ofis*ional super*or, rela*i*nada
</line>
</par><par>
<line>
com grandes decisões; qua*do *e trabalha e
</line>
<line>
e* me*o *
</line>
<line>
situaçõe* de alto risco (**TZ et a*.,
</line>
</par><par>
<line>
*0*9). Nesse senti*o, a Lesão Moral é próxima d* c*teg*ria do **ofissional médico
</line>
<line>
emergencis*a, qu* em mei* às si*uaçõe* *r*umáticas do trabalho, depara com "[...]
</line>
<line>
senti*e*tos de fra*ilida*e, *esesper*n*a, sensaçã* de impotênc*a, perda de *é na human*dade
</line>
<line>
e no bem, assim com* sen****ntos de v*rgonha, culpa, *alt* de *onfiança em outros e e* si
</line>
<line>
mes** e anestesia emocional" (SANTO*, 2023, p. 2).
</line>
</par><par>
<line>
A Lesão Moral, port**to, amea*a o
</line>
<line>
bem-e**a*
</line>
<line>
d*s médicos eme*gencist*s,
</line>
</par><par>
<line>
infl*e*ci*n*o e geran** neles problema* de *aúde men*al, como, por exemplo, o estress* pós-
</line>
<line>
*raumá*i*o, a*ém de ser um fator *e *isco para a *índrome de Bu**out. Daí * Lesão Mo*** ser
</line>
</par><par>
<line>
o resulta*o ** uma **pos*ção
</line>
<line>
às situações *ra*máticas, fat* que
</line>
<line>
ocasiona
</line>
<line>
u*a gama
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
sequelas biológi**s, psico*ó*ica*/co*portamentais,
</line>
<line>
sociais, sendo *ma forma de sofrimento
</line>
</par><par>
<line>
intenso e *e*iciência *uncional. D*ntre as situaç*es traumáti**s, passíveis de o*orrer no labor
</line>
</par><par>
<line>
es*re*sant* do médico
</line>
<line>
emergencista,
</line>
<line>
pode-s* l*star: constatar a falta de recursos que *ode
</line>
</par><par>
<line>
fa*er com que um pa*i**te venha falec*r; p*rcebe* * n*gligênci* a
</line>
<line>
de pare* na unidade
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
emerg**cia, * q*al leva à pior* dos *ac*entes; presenciar a**es desatualizada*
</line>
<line>
dos colegas
</line>
</par><par>
<line>
prof*ssionais que *odem se* le*ivas aos pac*ente*; sentir que errou * le*ou à piora do paciente;
</line>
</par><par>
<line>
e senti*-se resp*nsável numa morte inesperada de um
</line>
<line>
paciente. T*is *ra*mas podem ter
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
peso esmagador sobre o médi*o emergenc*sta, que **nde a se sentir aprisionad*, su*ocado em
</line>
<line>
seu tr*b*lho, c*eg*ndo até a n*o conse*uir se reergu*r *mocional**nte (S*ntos, 2023).
</line>
<line>
A *xposição c*n*ínua a *ste *enário estressa*te de traba*ho e o peso da
</line>
<line>
*esp*nsabilidade do profissional médico eme*gen*ista, que se somam com as situações
</line>
<line>
traumátic*s conexas *o* a Lesão M*r*l, fazem e*ergir o sofri*ento no pro**ssional (*I*VA,
</line>
</par><par>
<line>
20*4; SANTOS, 2023; *MOROSO et al., 2*21). Ou sej*, há
</line>
<line>
um a
</line>
<line>
organização de traba*ho
</line>
</par><par>
</page><line>
que fere a dinâm*ca e*tr* o trabalho prescrit* (planej*do) * o r*al (*xecutado), fazendo com
</line>
<line>
que a ex*e*ta*iva e/ou p*anejamento no atendim*nto *o pa*i*nte não tenha * re*ultado
</line>
<line>
d*sejado (**JOURS, 19*2). *egundo a Psi*odinâmica do Trabalh*, * justamente *essa falta
</line>
<line>
do r*sulta*o es*erado com o trabalho que em*r*e o sof*ime*to e o conseque*te d*sequilíbrio
</line>
<line>
*mocio**l, su*g***o ass*m o a*o*etim*nto da saúde menta*, inclu*ndo na forma de Síndrome
</line>
<line>
de Burnout. Portanto, * orga*iz*ção do trabalho *ode se t*rnar um* fon*e d*sencadeadora de
</line>
<line>
Rev. *SA, Ter*sina, v. 22, n. 11, art. 1, p. 3-18, nov. 2025 www4.Unif*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Médicos Eme*genc**tas e Burnout: Estudo das Estrat*gias Defensivas na Gestão
</line>
<line>
9
</line>
</par><par>
<line>
sofrimento no trabalha*or, no caso, o méd*co eme*gen*ista, **st*men** por dire*ionar par* ele
</line>
<line>
demandas, pressões e expectativas (DEJOURS; JAYET; ABDO*CHELI, 1994; DE**URS,
</line>
<line>
1*92; AMOROSO et a*., 2021).
</line>
<line>
3 RESULTADOS E DISCUSSÕES
</line>
<line>
3.1 *índro** de Burnout
</line>
</par><par>
<line>
* uso d* termo **rnou* deriva do inglês to
</line>
<line>
*ur n out ,
</line>
<line>
que qu*ndo traduzido para o
</line>
</par><par>
<line>
portuguê* **gnifica: que**ar-se, consumir-se ou exauri*-s*. Sendo *índrome *
</line>
<line>
de *urnout,
</line>
</par><par>
<line>
que também é conh*cida como Síndrome do Esgotament* Profissi*nal, c**acterizada por *er
</line>
</par><par>
<line>
um fenômeno ocupacional asso*iado com a s*tuação de
</line>
<line>
estresse *rônico no ambie*te **
</line>
</par><par>
<line>
trabalho. Assi* a incidência da Síndr*me de B*rnou* coloc*-se como comum em
</line>
</par><par>
<line>
profiss*o*ais
</line>
<line>
da saúde, sobretud* os que estão mais próximos de u* am*iente de
</line>
<line>
tra*alho
</line>
</par><par>
<line>
es*ressante, como no cas* do* *édicos
</line>
<line>
em*rg*ncistas. Si*uação *ue se justifica porque tai*
</line>
</par><par>
<line>
p*of*ssion*is *êm maior tem*o de interação com ** dor*s * as enfermi*ade* dos pacient*s;
</line>
</par><par>
<line>
sofrem
</line>
<line>
com a pressão *a or*anização do t*abalh* i*posta pelas institui*ões
</line>
<line>
*ue exigem
</line>
</par><par>
<line>
qualidade e excelên*ia; en*re*tam no co*idiano o pro*esso de lidar c*m a *ort* dos e
</line>
<line>
pacie*te*, v*sto q*e são treinados para estabel*ce* a cu*a. Alé* d*sso, tam*ém existe o p*so
</line>
<line>
da sobr*carga de *r*balho devi** à superlotaçã* dos hospitais, o que *era uma per*epç** de
</line>
<line>
falta de apoio da equip* e impotê**ia para ex*r*er *m traba*h* de q*alidade (JUNQUE*RA et
</line>
<line>
al., 2022; AMOROSO et al., 2021; SANTOS, 2*23).
</line>
</par><par>
<line>
A *índrome de Burnout ass***a-se *om se*uinte tríade: ex*u*tã* (física e mental); a
</line>
</par><par>
<line>
distanciamento afetivo ou d*s*ersonalização; e falta de re*lização pes*oal. N*
</line>
<line>
cas*,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
exaustão implica uma co*dição *e esg*tamento *ental * emocional, *inc**ando-*e com um*
</line>
</par><par>
<line>
p*rc*p*ão de v*zio e *alta *e capacidade
</line>
<line>
para exec**ar as a*i*idades labor*is. Já
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
di*tanciament* afetivo re*ercute por meio do desenvo*viment* de a*itudes n*gativ*s,
</line>
</par><par>
<line>
e*volvendo *osturas de cini*mo no dia dia, incluind* falt* de apti*ão para sentir e*patia. a
</line>
</par><par>
<line>
Por sua vez, a falta *e reali**ção p*sso*l se caracteriza
</line>
<line>
**lo desinteresse em trabalhar, q*e
</line>
</par><par>
<line>
gera *m* diminuição no desempen** do indivíduo, *ue, por vezes, está relacionado com a sua
</line>
<line>
difi*uldade par* *e concentrar (A*OR**O et al., 2021; BENIN*Á et al., 2023).
</line>
<line>
Res*a*ta-*e, q** a S*ndro*e de *urn*ut não a*vém a**nas de uma *o*in* de trabalho
</line>
</par><par>
<line>
di*íc*l, ma*, sobretudo, de *m estresse crônico,
</line>
<line>
gradu*l e
</line>
<line>
constant* no lab*r. Há, portant*,
</line>
</par><par>
<line>
q*ando se *esenvolve Síndro*e *e Burnout, a presença *e *ma fadi*a a
</line>
<line>
crônic*, que
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
</page><line>
acom*anha** por *ma *ens*ç** de desconforto ge*eralizado, assim c*mo por um sent*mento
</line>
<line>
R*v. FSA, Teres**a PI, v. 22, n. 11, art. 1, p. 3-18, nov. 20*5 www*.Unif*anet.c*m.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. A. Pereira, M. A. *. D. *otta, A. R. R. Ramo*, *. J. M. Macedo, A. *. G. E. *anto
</line>
<line>
10
</line>
</par><par>
<line>
de can*aço, *e*pra**r na ex*cução
</line>
<line>
do trabalho e reticência e* fazê-lo (BENIN*Á et al.,
</line>
</par><par>
<line>
*0*3; *UNQUEIRA et al.,
</line>
<line>
2*22). S**do *reciso ficar alerta "[...] quando ocor*e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
intensificaç*o
</line>
<line>
do
</line>
<line>
cansaço e es**esse d* maneira inc*mu* e quando há o ap*reci*ento de
</line>
</par><par>
<line>
*intomas, como dor *e c*beça e taquica*dia,
</line>
<line>
p**end* apontar * desenvol*imen** de u*a
</line>
</par><par>
<line>
estafa que nec*ssita de contr**e" (JUNQUEIR* et al., 2022, p. 3). Ainda, cabe destac*r
</line>
</par><par>
<line>
algu*s
</line>
<line>
o*tros *intomas fí*ico* mentais con*xos à Síndro*e de Burnout, sendo: *ores e
</line>
</par><par>
<line>
mu*cular*s; d**túrbios respira*ór**s; can*aço físico e me**al excessivo*; transtornos
</line>
<line>
cardiov*scula*es; disfu*ção sexual; i*unodefic*ência; com*ortamento d* alto *is*o;
</line>
<line>
pen*amento* sui**das; *n*ôn*a; alteraç*es m*nstruais; per*a do apetite; dificuldade de
</line>
<line>
concentraçã*; irri*abilidade; agressividade; bai*a au***stima; lapsos *e memórias; desânimo e
</line>
</par><par>
<line>
apatia;
</line>
<line>
negatividade constante; senti*entos de der*ota, f*acas*o * in*egurança; pres*ão alta;
</line>
</par><par>
<line>
iso*ament* *ocial; *roble*as no *istema gastrointestinal (*stôm*go e inte**ino); e tristeza
</line>
<line>
excess*va (AM*ROSO et al., 2*21; *ENINCÁ et al., 2023).
</line>
<line>
Ou se*a, a Síndrome d* Bur*out i*plica um fenômeno *s*cofisiológico que en*raqu*ce
</line>
</par><par>
<line>
as habili*ades do traba**ador, haja vista que afeta o **u es*ado de aler*a e v*gília a s*a e
</line>
<line>
motivaç*o. Especialmen*e, * Síndro*e d* Burnout ocorr* qua*do *s *st*atégias de*ensivas d*
</line>
<line>
tr*bal*ador n*o s*r*em mais efeito para evitar o estresse *ab**al c*ô*ico (DIAS, 2015;
</line>
<line>
JUN*UEIRA et a*., 2022). Al*uns fatores destacam-se como desencadeador*s da Síndrome
</line>
<line>
de Bur*out, tais como: i) exc*sso de trab*l*o em *o*gas jornadas di**ias, *ev*ndo *o estresse
</line>
<line>
e p*ess*o na bus** por mai* *e*ultados; ii) ambiente de trabalho tóxico, com uma inter**ão
</line>
<line>
difícil *om os *olegas * com a lideranç*; iii) falha *a g*stã* *o tempo, q*e ocorre **ando não
</line>
<line>
há controle na gerên*ia de gasto de temp* para executar as tar*fas, *e*ando ao e*gotamento;
</line>
</par><par>
<line>
iv) e falta de reconh**i*ento n* trab**ho, quando
</line>
<line>
*ão há *ma compensação (***an*eira
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
e*oc*onal)
</line>
<line>
p*la tarefa exec*tada, *
</line>
<line>
*ue
</line>
<line>
afeta * motivação do p*ofi**ion*l *evi*o à falta de
</line>
</par><par>
<line>
prazer em trabalhar (AR*STR*NG; *EY*OLDS, 20**). N* *a*o dos médicos
</line>
<line>
eme*gencistas, a Sínd*o** *e *u*nout le*a a vida *essoal deles, pois o*asiona a falt* de *ono
</line>
<line>
de qualidade, gerando baixo d*sempenho durante a s*brecarga de tra*a*ho, *lém de dificu*tar
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
interação co* terceiros (p*cient*s, familia**s, acompanhant*s * cole*as d* trabalho),
</line>
</par><par>
<line>
p**e*do também se* um fator de *ume*t* no *onsumo de **cool e o*tras sub*tâ*cias ilícita*
</line>
<line>
(JUNQUEI*A et *l., 20*2; AMOROS* et al., 2021).
</line>
<line>
O quadro de Sínd*ome de Burn*ut se conecta *om *s situa*ões e os compor*ament*s
</line>
</par><par>
<line>
desc*it*s, q*e
</line>
<line>
pode* ser sint**izados p*ra se obter o *iagnóstico como indica*or*s, sendo:
</line>
</par><par>
<line>
e*tress* crôni*o; in*atisfaçã*
</line>
<line>
com * carreira o* com * salá*i*; e o u*o **us*vo de
</line>
<line>
*a**co,
</line>
</par><par>
<line>
á*cool
</line>
<line>
ou me**ca*ões
</line>
<line>
psicotrópicas. T*d* isso afe** diret*mente * *ostura do médico
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresin*, v. 22, n. 11, art. *, p. 3-18, nov. 2025
</line>
<line>
ww*4.Un**sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Médicos Emerge*ci**as e Burnout: Est*do das *stratég*as Defensiv*s na Gestão
</line>
<line>
11
</line>
</par><par>
<line>
emergencis** d*ntro e for* da área de tra*alho. Mas o diag*óstic* também pode contar c*m
</line>
<line>
ferra*e*tas *rotocolares, como o Inve*tár*o de B*rnout de *asla*h e o *uest*onario para la
</line>
<line>
Ev*luación del Sí*drom* de Quemarse p*r *l Tr*bajo (CESQT) (Ca*lo*to; Câmara, 2004; G*l-
</line>
<line>
Mont*, *0**).
</line>
<line>
No Inventário de Bu*nout de Maslach, há *ma cl*ssif*cação diagnóstica bas*ada n*m
</line>
</par><par>
<line>
conceito bidimensio*al, que foi desenv*l*ido por Chr*sti*a Masl*ch S*san Jack*on. Uma e
</line>
<line>
ab*rdagem que abrang* dois fatores específic*s, que *e associam com um* mudança de
</line>
</par><par>
<line>
comporta*ento brusca *o *ndivíd*o, que *ão: i) a exa*stão
</line>
<line>
e*ocional; ii)
</line>
<line>
e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*espers*nalizaç*o (CARLOTTO; CÂMARA, *004). P*r sua v*z, também existe
</line>
<line>
o*tro
</line>
</par><par>
<line>
modelo teó**co para se diagnos*icar a Síndrome de Burn*ut, o q*al f*i elaborado por Pedro R.
</line>
<line>
Gil-Monte, sendo expresso por meio da utiliz*ção do C*SQT. Um qu*s*ionário que ultrapassa
</line>
</par><par>
<line>
* ab*rdagem *idimen*ional *o *nventá**o de Burnout d* Maslach,
</line>
<line>
p*i* traz par* a
</line>
<line>
pauta
</line>
</par><par>
<line>
invest*gativa quatro fatores **pe*íf*cos, sendo: i) a il**ão
</line>
<line>
pelo trabal*o; ii)
</line>
<line>
o de*gas*e
</line>
</par><par>
<line>
psíqu*co; iii) a indolência; iv) e a c*lpa (*il-Mo*t*, 2019). *o*oc*ndo-se a ilusão p*lo
</line>
<line>
trabalho como uma dime**ão *a vontade *o prof*ssi*nal em alcança* objet*vos vin*ula*os, ou
</line>
<line>
*eja, quando o *ra*alho pres*ri*o se torn* um traba*ho rea* e re*pectiva fon*e de *raze* (G*L-
</line>
<line>
MONTE, 2019; DEJOURS; JAYET; ABDO*CHELI, 1994; DEJOURS, 19*2). As
</line>
<line>
*imensões segu*ntes, o desgaste psíquico e * in*olência, se conectam c*m a exaustão
</line>
</par><par>
<line>
emocio*al e a despersonal*z*ção, apontada*
</line>
<line>
no *nventário de *ur*out de Maslac*,
</line>
</par><par>
<line>
a*ra*gen*o * *xa*stão em*cion*l (CARLOTTO; CÂMARA, 2004; GIL-MON*E, 2*19). E a
</line>
</par><par>
<line>
úl t i * a
</line>
<line>
d*mensão
</line>
<line>
traz à tona o ***t**ento *e *ulpa do *ro*issio*al
</line>
<line>
de*ido a atitude*
</line>
<line>
*/ou
</line>
</par><par>
<line>
*om**rt*mentos
</line>
<line>
assoc*ados *om *ituaç*es de Lesão Moral, qua*do há tran*gressão
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
cre*ças morais e expec*ativas p*ópr*as o* falta de harmonia com as cobranças ace*ca do papel
</line>
</par><par>
<line>
profissional (GIL-MON*E, 201*; S*NTOS, 2023; LI*Z et al., 2*09). De
</line>
<line>
t*l for*a, sejam
</line>
</par><par>
<line>
qua** forem os fatores inve*tigativos par* estabel*cer o diagnóstico d* Síndrome de Burnout,
</line>
<line>
numa ana*nese do p*o*i*sional méd*co e*erge*cista, deve-s* levar em c*n*a quesitos como:
</line>
</par><par>
<line>
o v*l um e de
</line>
<line>
carga *orári* de trabalho; a qu*ntida*e d* t*rn*s ex**a*; * montante
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ate*dimentos feito* por per*odo trab*l**do; vínculos contratuais *ue elevam a valorização *o
</line>
<line>
trab*lh*; e se há autorrealização com o trabalho (CARLOTTO; CÂMARA, 20*4; *IL-
</line>
<line>
MONTE, 2*19; S*NTO*, 2023; L*T* et *l., 2009).
</line>
</par><par>
<line>
A*ós aferição do diagnóst*co, t*atam**to da Síndr*me de *urn*ut p*de implicar o
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*tilização de medic*m*ntos, tais como os de abordag*m
</line>
<line>
antidepre*siva, tam*é* *endo
</line>
</par><par>
<line>
i*port*nte a utilização da
</line>
<line>
*sico**rapia. Em ***tese, o indiv*duo *om Síndrome *e Burnout,
</line>
</par><par>
</page><line>
além das m*didas medicamentosas e d* psicoterapia, tend* a *recisar de um afastament* das
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*ina P*, v. 22, *. 11, art. 1, *. 3-18, nov. 2025 www*.Unifsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. *. *e*e*r*, M. A. G. D. Motta, A. *. R. Ram**, *. J. M. Ma*edo, A. J. G. E. *anto
</line>
<line>
12
</line>
</par><par>
<line>
*tivid*des l*bora*s. *lém *iss*, ele deve
</line>
<line>
adotar algumas condutas n* *eu cotidiano, tais
</line>
</par><par>
<line>
como: bo**
</line>
<line>
hábitos alimentares; prática de atividades físicas; e exer*í*ios *e respiração.
</line>
</par><par>
<line>
Destacando-se qu*
</line>
<line>
tais condut*s pod*m pote*ci**izar o p*ocesso d* cur* da S*ndrome de
</line>
</par><par>
<line>
B*rn*ut. Certamente, * *companhamento *édico e terapêutico coloca-se co*o um pilar *ara
</line>
</par><par>
<line>
o tratamento do méd*co em*r***cista com Síndrome *e Burnou*, sendo ta*bém de
</line>
<line>
gra*de
</line>
</par><par>
<line>
*mportân*ia o a*oio da sua rede d* interação pessoal e pro*issio*al (famí*ia, *mi*os e co*egas
</line>
<line>
*e trab*lhado). Entendend*-se, ainda, qu* a *rganização em que o **dico emergencista com
</line>
</par><par>
<line>
Síndrome de Bu**out *rabalha te*
</line>
<line>
pa**l
</line>
<line>
essencial, p*is deve **olher e compreender a
</line>
<line>
s ua
</line>
</par><par>
<line>
s*t**ção de saú*e (ARMSTRO*G; REYNOLDS, *0*0; AMOROSO et al., 2021; BENINCÁ
</line>
<line>
et al., 2023).
</line>
<line>
A*sim sendo, ressalta-se, que * Sínd*ome de Bu***ut é u* problema de saúde pública,
</line>
</par><par>
<line>
qu* influ*ncia negativamente
</line>
<line>
não só
</line>
<line>
os médico* emergencistas, pois, a*
</line>
<line>
afetá-lo*, *ambém
</line>
</par><par>
<line>
impacta na qua*idade de as*is*ência aos pacientes nos hospitais. Nes*e **ntido,
</line>
<line>
co*oca-se
</line>
</par><par>
<line>
c*m* *rud*nte se esta*elec*r medidas preventivas, geran*o uma ate*çã* *au*ada nu* suporte
</line>
</par><par>
<line>
emocional para os mé*icos emerg**ci*tas, para, *esse modo, evit*r que d*se*volvam
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
S*n*rome de Bu*n*u* (JUNQUEIRA *t al., 2022; AMOROSO et al., 2**1).
</line>
</par><par>
<line>
3.2 *stratégias defensivas
</line>
</par><par>
<line>
* em*resa
</line>
<line>
ou ins**t*içã*, *u* gere * pro*esso d* o*ganização do trabalho *uma
</line>
</par><par>
<line>
unidad* hos*i*alar de se*viço *e emergênci*, possui um *orte impact* na *aúde física e mental
</line>
<line>
dos méd*cos emer**ncistas, coloc*n*o-se assim como uma poss*vel font* *esencadeadora *a
</line>
<line>
Síndrome de Burnout neles. Isso po*que é a ges*ão da i**tituiçã* hospit*lar q*e **tabelece a
</line>
<line>
organ*zaçã* do t*aba*ho prescrit* p*r* os médicos emergen*istas, **e*ecendo-lhes
</line>
<line>
direcionamentos e assessoria em termo* de recurso* hum*nos (profission*i* de o**ra* á*eas de
</line>
</par><par>
<line>
*ção), infraestrutura de esp*ço físico, insumos e equipament*s. Ambi*ntação di*e**v*
</line>
<line>
qu*
</line>
</par><par>
<line>
v*s*,
</line>
<line>
justamente, transforma* *
</line>
<line>
tra*alho
</line>
<line>
p*escrito *m trabalho *eal, faz*ndo co* que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
trabalho *xecutado seja uma fonte d* autorre*lizaç*o e não de sofrimen*o. No entanto, c*mo o
</line>
<line>
tr*b*lho do* méd***s emergencist*s se estreit* com a respo*sabilidade do cuida*
</line>
</par><par>
<line>
terapeu*icament* de vidas, abrangen*o tensões, pressões e até * mor*e, há
</line>
<line>
um ambien*e
</line>
</par><par>
<line>
fec*ndo para s* de*en*ol*er o sofrimento nesses
</line>
<line>
prof*ssiona*s. Logo, a
</line>
<line>
ges*ão da ins*ituição
</line>
</par><par>
</page><line>
hos*italar deve *leger estratégias def*nsivas, especia*ment*, para asses*orar e impuls*onar
</line>
<line>
a*ões p*ra o combat* * a prev*nção da Sín*rome de B*rn**t (DEJOU*S; JAYET;
</line>
<line>
A*DOUCHELI, *994; DEJOURS, 199*; *MOROSO et al., 2021).
</line>
<line>
Rev. **A, Teresina, v. 22, n. 11, art. 1, p. 3-18, nov. 2*25 ww*4.Unifs*net.com.b*/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Mé**cos Em*rgencistas e *u*no*t: E**udo das Estratégias D*fe*sivas na *estão
</line>
<line>
13
</line>
</par><par>
<line>
*sso porqu* a gestão d*s funcionários médicos emergencistas de*e estar a**nta aos
</line>
</par><par>
<line>
quesitos q*e o* frustram n* execuçã* do labo*, que t*ndem a afetar a s*úde **ntal *ele*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
o*asio**r a Síndrome de Burnou*. *ara tanto, mesmo entend*ndo ser um* post**a utó*ica
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
de**jo d* eliminar todos os problem** de um ambiente de *rab*lho, * ges*ão hospitalar deve
</line>
<line>
tentar fazê-lo, po*s qualquer **nquista nes*a sear*, *ej* qu** *or a sua abr*ngê*cia, já é um
</line>
</par><par>
<line>
ganho
</line>
<line>
adm*n*strativo. Desse modo, * *est*o hos**talar *ode faz*r
</line>
<line>
*m bom papel, haja
</line>
<line>
vi s t a
</line>
</par><par>
<line>
que te* *ond*ções
</line>
<line>
para estabelecer
</line>
<line>
ações
</line>
<line>
de ide**if*ca*ão e pr*venç*o
</line>
<line>
*a S**drome de
</line>
</par><par>
<line>
B*rn*ut, a*sim co*o p*ra consti*u*r post*ras d* acolhimento d* *rofissio*ais com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
sí*drome. Port*nto, para enfr*ntar a S*ndrome de Burn*ut *os m*dicos emergencistas,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*estão hospi**lar necessita ***lementar
</line>
<line>
algumas
</line>
<line>
p*sturas c*aves, tais como: **eriguar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*a*g* h*rária d* t*abalho; *s*abele*er pr*gramas de
</line>
<line>
bem-esta*; inc**tivar * interação e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*escontração; oferecer feedba*ks aos
</line>
<line>
profissionais; e r*co*hecer o profissiona* como
</line>
</par><par>
<line>
ind**íduo **ico (AMOROSO
</line>
<line>
e* al., 2021; MA*QUE*; HONÓRI*; MARQUES,
</line>
<line>
2020;
</line>
</par><par>
<line>
*TEH*AN ET **., 2*20; LALL e* al., 2*19).
</line>
</par><par>
<line>
No *ue diz respeit* à
</line>
<line>
postura de averiguação da c*rga *orár*a, a gest*o hospitalar
</line>
</par><par>
<line>
pr*cisa esta*elece* um limite p*ra os atend**en*o* aos p*cientes. S*n*o es*a, inc*usive, um*
</line>
</par><par>
<line>
p*stura *ire*iva humanizadora,
</line>
<line>
pois * tempo de*pendido pelos médi*os emerge*c*stas junto
</line>
</par><par>
<line>
aos pa**ent*s de*e ser viáve* par* que o s*rviço deles não p*ire na condição de missão
</line>
</par><par>
<line>
impos*ível,
</line>
<line>
ou mesmo que o* conduza ao encontro de situações traumáticas
</line>
<line>
co*exas *om
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
Les*o Moral (SANTO*, 20*3; BENINCÁ et al.,
</line>
<line>
2023). *ireci*namento que, muitas vez**,
</line>
</par><par>
<line>
esco*re pelas mãos do* gestores devi*o * superl*tação das unidade* hos*italares de urgên*ia.
</line>
<line>
Ou se*a, a postura diretiva de gestão idea* seria estabe***er o respe*to à *arga horári*, o que
</line>
</par><par>
<line>
significaria i*s**tuir li*ite pa** a quanti*ade de ate*dime**os p*r turno, fa*en**
</line>
<line>
com que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
médico emerg*ncis*a alinhave a relevânc*a de suas *arefas *unt* aos pacientes com um **mp*
</line>
<line>
adequado para a execução de cada uma delas (JUNQUEIRA et al., 2022; AM*ROSO et al.,
</line>
<line>
2021; *TEHMAN et al., 2020; LALL e* al., 2019).
</line>
<line>
Já p*ra estabelecer *rog*am*s de bem-esta*, a gestão hospitalar necessita investir em
</line>
</par><par>
<line>
açõ*s internas, oferecendo parcerias c** academias e co* *utr**io*istas, e*timulando
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
méd*co* emer**nc*stas terem *
</line>
<line>
bons
</line>
<line>
háb**os al*men*a*e* e a a*ot*rem pr*ti*a* de ati*idade
</line>
</par><par>
</page><line>
física. Porém, caso não seja v*ável a inclu*ão de pa*cerias, a ges*ão ainda p*de oferecer aporte
</line>
<line>
educacio*al *ara os médicos *mer*enc*s*as. **ilizand*, pa*a tanto, a d*stribu*ção de ma*eriais
</line>
<line>
educa*ivos, a pr*moção de *a*estras, a cria*ão de grupos de a*oio pa** práticas r*spirat*rias
</line>
<line>
e/ou meditativas ou pa*a *r*cas de e*periênci*s relacionadas com * *em-*star f*si*o * mental.
</line>
<line>
Sendo imp*rt*nte qu* * gest*o a*resent* seus progra*as d* *aúde com seriedad*, tendo-os
</line>
<line>
Rev. F*A, Ter*sin* *I, v. 22, n. 11, art. *, p. 3-18, nov. *0*5 w*w4.Unifs*ne*.c*m.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. A. Pe*eira, M. A. *. D. Mo*ta, A. R. R. R*mos, P. J. M. Macedo, A. J. G. E. Santo
</line>
<line>
14
</line>
</par><par>
<line>
como a*ões *mportante* na un*da*e *ospita*a*, tr*nsmi*indo p*ra os médicos emergencistas o
</line>
<line>
seu engajamento (STEHMAN et al., *0*0; LALl *t al., 2019; *OUZA et al., 20*3).
</line>
<line>
Para in*entivar a interação e a descon**ação, a g*stão ho*pitalar de** *d*tar med*das
</line>
</par><par>
<line>
de inter*ção qu* estimulem rel*ções entr* os profissionais, sob*etudo, vis*n*o ao alívio
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
estresse ne*es. Por exem*lo,
</line>
<line>
um* sala de descanso acolhed*ra co* sof*s m*sa e
</line>
<line>
para um
</line>
</par><par>
<line>
cafezinho ou lanches, colocand*-se como u* *mb*ente para conver*as ou p*ra comemor*ções
</line>
</par><par>
<line>
d* a*iversários, datas e*peci*is e/ou co*quis*as d*
</line>
<line>
equipe de trab**ho. I*cl*siv*, desta*a-se
</line>
</par><par>
<line>
q*e p*omo*er a i*teração e a descontra**o não prejudica a prod*tivid*de da *quipe, pois * *
</line>
</par><par>
<line>
trabalh* de b*i**
</line>
<line>
valo* agregado *u* f**
</line>
<line>
isso (J*NQUE**A et *l., 20*2; MARQUES;
</line>
</par><par>
<line>
HONÓRI*; MARQUES, 2*20). Tamb*m, * promoç*o da *nteraçã* e *escontraçã* *rata-se de
</line>
<line>
*m* fo*ma p*ra estabelecer e manter um bo* c*im* or*aniza*ional, o q*al p*de ser
</line>
<line>
mensurado *sporadi*amente a*ravés de uma p*squi*a j*nto à equipe. Situ*ndo-se tal pesquis*
</line>
<line>
*omo *m termômetro sinalizador d*s p**tos p*ssíveis de melhoria no se*viç* *a unidade de
</line>
<line>
emerg*ncia e, ainda, uma f*rma de averigu*r questões *incul*das co* * saúde dos *ntegrantes
</line>
<line>
da e*uip*, especial*ent*, *o qu* *ange ao nível de de*equilí*rio *mociona* (STEHM*N *t
</line>
<line>
al., 202*; ***L et al., 2019; SOU*A et al., 20*3).
</line>
</par><par>
<line>
Out*a *ção pos**vel da *estão ho*pitalar é oferecer feedbacks aos profiss*onais
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
equ*pe, **e *odem ser feitos com* u*a prática rotineira entre três e quatro
</line>
<line>
vezes por ano.
</line>
</par><par>
<line>
Sendo a ideia não s* ofer*c*r *os prof**s*onais da *qu*pe * r*t*rno sobre a *rodutividade, mas
</line>
<line>
também levar ao conhecimento d*les os r*s*ltados obtidos, as dific*ldades encon*rad** e *s
</line>
</par><par>
<line>
bons resu*tad*s das abordag**s ter*p*uticas. Para tant*, * g*s*or ho*pitalar tem
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
<line>
f*rrame*ta a utilizaç*o de *euniões *ndivid*ais de feed*acks, as *uais ain*a podem ser
</line>
<line>
exploradas como um* font* para o diálog* e**re a ad*inistração do ho*pital e os int*grantes
</line>
<line>
da equipe (AMOROS* et a*., 2021; MARQUES; HON*RIO; *AR*UES, 2020; *OUZA et
</line>
<line>
al., 2023). T*davia, mai* do *ue t*do, o feedb*ck *ar* o médico emergencista *ode *er um*
</line>
<line>
forma d* r*conhecimento do seu traba*ho, geran*o n*le au*o*realização e pr*zer (DEJOU*S;
</line>
<line>
JAYET; ABDOUC*ELI, 1*94; DEJOURS, 1992).
</line>
<line>
Como *ção final, dest*ca-se o recon*ecimen*o do profissiona* enquan*o ind*víduo
</line>
</par><par>
<line>
ún*co, * que s*gnifica que
</line>
<line>
a ***tão
</line>
<line>
hospita*ar per*ebe o mé*ico emerge*cista em sua
</line>
</par><par>
<line>
totalid*de, ou *eja, s**aliza
</line>
<line>
que *á a ex*stência tanto do seu lad* pro*issional *o*o do
</line>
</par><par>
<line>
pe*soa*. D* ta* manei*a, a conduta de ges*ã* precisa ter o ente*dimen*o de que os
</line>
<line>
profissionai* nec*ssitam pr*serva* as suas *elações fa*iliares, a*sim como d*vem ter práti*as
</line>
<line>
de lazer e descanso. Porta*to, a gest*o h*spitalar pre*isa adotar pos*uras que contribuam com
</line>
</par><par>
<line>
esse reconhecimento da *ompletude do profissiona*, o que pode incluir
</line>
<line>
quatro *titudes: i)
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 22, n. 11, art. 1, p. 3-*8, *ov. 2025
</line>
<line>
www4.*n**sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M*dicos Em*rgencistas e Bur*o*t: Es**do das Es*rat*gias Def*nsivas na Gestão
</line>
<line>
15
</line>
</par><par>
<line>
*valiar de man*ir* cri**rio*a * e*v** *e solicitaçõ** de tar*f*s, evitando o vo*ume em d*masi*
</line>
</par><par>
<line>
delas e ele*e*do ** t*mpo compa*ível para
</line>
<line>
*x*c*tá-la*,
</line>
<line>
assi* co*o a rea* necess*dade **
</line>
</par><par>
<line>
ela* serem feitas fora ** h*rá**o
</line>
<line>
de trabalh*; ii) *aze* *om **e horas extras s*jam
</line>
</par><par>
<line>
compensa*a* at*avés *a o*ten*ão de dias
</line>
<line>
de des*anso; *ii)
</line>
<line>
est*b*l*ce* planejamen*o para
</line>
</par><par>
<line>
impedir excesso de hor*s ex*ras; iv) e negoci*r pos*íveis flexibilidades no horári* de tra*alho
</line>
</par><par>
<line>
qua*do *á algum tipo de
</line>
<line>
necessi*ad* na vida do profissio*al (SOUZA et al., *023;
</line>
</par><par>
<line>
MARQUES; HONÓRIO; MA*QUES, 20*0; *TEHMAN et al., 2020; LAL* et al., 2019).
</line>
<line>
Cer*a*ente, *s posturas cha*es desc**tas f*rm*m uma abor*ag*m de g*s*ão h*sp*talar
</line>
</par><par>
<line>
favoráve* a*s m**icos eme**enc**tas, pois poten*ializa c*ns**ução de *m ambi*nte de *
</line>
</par><par>
<line>
trabalho mais acolhedor e promovedor do
</line>
<line>
bem-estar físico e m*nt*l
</line>
<line>
de***s prof*ssionais.
</line>
</par><par>
<line>
Sendo tai* p**tura* c*a*es
</line>
<line>
um
</line>
<line>
ca*inh* para o en*rentamento da Síndrome d* B*r*ou*,
</line>
</par><par>
<line>
visando ev*tá-la. Desse modo, gestã* *rga*i*acio*al nã* deve in*ciar a* a
</line>
<line>
posturas descritas
</line>
</par><par>
<line>
após *e*ceber i*díci*s da presen*a da *índ*ome *e Burnout den*re *s pr*fissiona*s
</line>
</par><par>
<line>
colab*ra*ores, já que a pr*venção é o melho* caminho, sobr**udo para evit*r o estágio
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
estresse crônico. Cabendo
</line>
<line>
à gestão hos**talar a responsabilidade d* ofer*ce* atenção
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
*romoção do bem-e*tar dos médi*os emergenci*tas, sobretudo mental. No caso, *s médico*
</line>
<line>
emer*encistas, quando equil*brados e harmo**zados com * amb**nte de trab**ho, vão se sentir
</line>
</par><par>
<line>
mai* confiantes, *axim*zand* a
</line>
<line>
qua*idade dos ate*d*m*nto*
</line>
<line>
aos *acientes, além *e tere*
</line>
</par><par>
<line>
maior chan*e de alcançar * autorr*alização com o t*abalh*. *as, sobretudo, eles terão me**s
</line>
<line>
p*opensã* a d*senvo*ver a Síndrome de Burn*ut. Além disso, a gestão ho*pit*lar d*ve faze*
</line>
</par><par>
<line>
levantamentos esporádi*os *a*a
</line>
<line>
*stabelecer se a incidência da Síndr*me de *u*nout nos
</line>
</par><par>
<line>
*édic*s emergencistas est* aument*ndo ou diminuindo, iss* f*it*, *pós a ado*ão das postur*s
</line>
<line>
preventivas (ST**MAN et al., 2020; AMOR**O *t al., 2021; LALL et al., 2019; SOUZA et
</line>
<line>
al., 2023).
</line>
<line>
* CONCLUSÃO
</line>
<line>
*nfelizmente, a *ncidência da Sí*dr*me de Burno*t em médi*os eme*gencist*s * *ma
</line>
<line>
r*alidade na contem*ora*eidade. Até mesm* *orque são indivíduos que t*m um ***iente *e
</line>
</par><par>
<line>
*rabalho
</line>
<line>
extremame*te est*essan*e, seja pela responsabilidade de salvar vidas, seja pelas
</line>
</par><par>
<line>
intempéries d* *mbiente hospital*r, *omo superl*tação ou falta d* eq*ipa*en*os, insumos o*
</line>
</par><par>
<line>
apoio de e*uipe. Como * estresse c*ônic* é
</line>
<line>
o estopim para * desenvolvimento da Síndrome
</line>
</par><par>
<line>
de Burnout, ca*e à
</line>
<line>
*est*o hospitalar esta*ele**r di*etrizes organ*zaci*nais para comba*ê-lo,
</line>
</par><par>
</page><line>
ad*tando, para isso, estraté**as de*ensiv*s para o co*etiv*.
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresina PI, v. 22, n. 11, art. 1, p. *-*8, nov. 2*25 www4.Unifsanet.co*.br/revi*ta
</line>
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<par>
<line>
M. A. *ereira, *. A. G. D. Motta, A. R. R. Ramos, P. J. M. Macedo, A. J. G. *. Santo
</line>
<line>
16
</line>
</par><par>
<line>
Conclui-se que * ges*ão ho*pitalar de*e adot*r algumas posturas ch*ves, tendo-as
</line>
</par><par>
<line>
como **tra***ias defensivas para o enfrentamento
</line>
<line>
*a Síndrome
</line>
<line>
de B*rnout, send* elas:
</line>
</par><par>
<line>
*veriguar a carga ho*ária de t*abalho; est*b*lec*r pro*ramas de
</line>
<line>
bem-estar; *nc*ntiva*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
interação e a descon*ração; o*erece* fe*dback* aos profission*i*; e reco*hecer o p*ofiss*onal
</line>
<line>
como indi*íduo úni**. Por*anto, a gestão hospita*ar tem a potencia*idade par* *ontr*buir pa**
</line>
<line>
a sa*de o*upacional **s médic*s emerge**istas, *isand* * diminuiç*o da incidênc*a da
</line>
<line>
Síndr*me de **rnout.
</line>
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Resolu*ão
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2 .2 * 1 d e
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2018. Di*rio O**cial
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d*
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União,
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B*asíli*,
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24/01/*0*9.
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Disponí*el
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*m:
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https://*istema*.cfm.org.br/normas/visualizar/resolu*o*s/B*/*0*8/2221. *cesso
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e*:
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12
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set.
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202*.
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CONSELHO FEDERAL
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DE MEDICINA.
</line>
<line>
Resoluçã*
</line>
<line>
2 .3 3 0 d e
</line>
<line>
2023. *i*r*o Of*cial
</line>
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da
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Un*ão,
</line>
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Brasí**a,
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15/03/2023.
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e*:
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*2
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<line>
*et.
</line>
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2025.
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<line>
CONSELH* FEDERAL
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<line>
D* MEDICINA.
</line>
<line>
*esolução
</line>
<line>
2 .3 3 0 d e
</line>
<line>
20*3. *iário Of**ial
</line>
<line>
*a
</line>
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<line>
União,
</line>
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*rasíl*a,
</line>
<line>
2*/0*/*024.
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D*sponível
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em:
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https://sistem**.cfm.*rg.br/normas/visuali*a*/re*olucoes/B*/2024/2380. A*e*so
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resid*n*es. J*rna* B*asil*iro de Medicina de Em*r*ênci*, Po*to A*egre, v. 3, n. 4, *. 1-5,
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M. A. G. D. Mott*
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A. R. R. Ramos
</line>
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P. J . M . Mac*do
</line>
<line>
*. J. G. E. Sa*t*
</line>
</par><par>
<line>
1) concepção e pla*ejamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) an**ise e interpretaç*o dos dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboraçã* do rascunho ou n* revisão crítica *o conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
4) par*i*ipaçã* na aprovaç*o da versão final d* manuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
*
</line>
<line>
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, T*resina, v. 22, n. 11, ar*. 1, p. 3-18, nov. 2025
</line>
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www4.Uni**anet.com.*r/revis*a
</line>
</par>Apontamentos
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)