<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
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<line> www*.Unifsanet.*om.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, T*r*s**a, v. 22, n. 11, art. 3, p. 47-6*, n*v. 2*25 </line>
<line> ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2*25.22.11.* </line>
</par>
<par>
<line> Formalização do MEI: Uma Análise *o *eríodo de *02* - 2024 e* *imon - MA </line>
<line> Formal**ation of MEI: *n Analysis o* the P*r*od 2022-20*4 in Timon- MA </line>
</par>
<par>
<line> M**ia Ce*ília Alme*da d* Olive*r* </line>
<line> Gradua*a em Ciências Contáb*is *ela Universida** *stadual d* Maranhão </line>
<line> E-mail: *ceciliaa*86@gmail.com </line>
<line> *aiane Nasciment* Me*des </line>
<line> Doutora em C*ências Co*tá*eis e Adm**istraç*o p*la FUCAPE Bu*i**ss Schoo* </line>
<line> Professora da Un*v*rsidade E*tadual do Ma*anhão </line>
<line> E-mail: naian*men*esac@gmail.co* </line>
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<line> End*re*o: Mar*a Cecília *lm*i*a de Olive*ra </line>
<line> E*itor-Chefe: </line>
<line> Dr. </line>
<line> T*nny </line>
<line> Kerley de </line>
<line> Alencar </line>
</par>
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<line> Tv. Timbir*s, s/n - Centro, CEP: 6*6*0-*6*, Ti*on/MA. </line>
<line> *odr**ues </line>
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<line> Brasil. </line>
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<line> Ender*ç*: Naia*e Nascimen*o Mendes </line>
<line> **t*go recebido em 20/10/2025. *ltima </line>
<line> *e*são </line>
</par>
<par>
<line> Av. Oes** E*ter*a, 2220 - Sã* Cristóvão, **o Luís - MA, </line>
<line> *ecebid* em 30/10/20*5. Apr*vado em 31/*0/2025. </line>
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<line> 65*10-120, *rasil. </line>
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<line> Ava**ado pelo s*stema Triple R*vie*: D*sk Review a) </line>
<line> pelo Edit*r-*hefe; e b) *ouble B**nd Rev*ew </line>
<line> (avaliação cega por *ois av**iadores da área). </line>
<line> Revisão: G*amatica*, Normativa e de Formataçã* </line>
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<line> N. M. Sil*a, *. E. Masaro, A. *. Paula </line>
<line> 48 </line>
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<line> R*SUM* </line>
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<line> E*te t*abalho anali*a a formalização de Mi*roempree*ded*r*s Indi*iduais (MEIs) em Timon- </line>
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<line> *A, entre os a*os </line>
<line> ** 2022 e 2*24. Des*a form*, o *bjet*vo principal foi e*ten*er </line>
<line> o </line>
</par>
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<line> quantitati*o de formalizaçã* d* *ic*oempreen*edor Indivi*ual *o período de *022-2024 em </line>
<line> *imon-MA. De forma específica, b*sc*u-s* identificar o número de form*lizaç*es d* MEI no </line>
<line> município de Timon-M* entre os an*s de *022 e 2024. *oi analisada também a variaçã* </line>
<line> anual do q**ntitativo de formalizações n* p**ío*o estuda**. E fo*am *e**ficados o* princ*pais </line>
</par>
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<line> ram*s de ativida*e* escolh*dos pelos MEIs formaliza*o* n* município. A *esquisa </line>
<line> foi de </line>
</par>
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<line> n*t**e*a **antitativa d*scritiva, com anál*se </line>
<line> *ocum*ntal, por *eio de dad*s secun*ários </line>
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<line> extraídos da Junta Comercial do **tado do Maranhã* (JUCEMA), utilizando filtr*s </line>
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<line> *specífi*os para o m*n*c*pio. Os resultados mostram uma *endênci* d* crescimento </line>
<line> no </line>
</par>
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<line> núme*o de MEI* e* Timon-MA, especialmente e* 202*, com </line>
<line> destaq*e p*ra os setor*s </line>
<line> de </line>
</par>
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<line> serviç*s e comé*c*o. O* *ado* r*v**am aind* a pr*d**inâ*cia </line>
<line> *e *mpre*nded*res do sexo </line>
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<line> *a**ulino, c*m idad*s entre </line>
<line> ** e *9 </line>
<line> anos, atua*do principalmente em áre*s como beleza, </line>
</par>
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<line> vestuário e alimenta*ão. Este estudo contribui </line>
<line> pa*a refletir sobre </line>
<line> a importância </line>
<line> da </line>
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<line> *ormal*zação como meio de inc*usão prod*tiv* e fort*l*cime*to da economia local. </line>
<line> Pa**vra*-chave: Micr*empreendedo* Individual. Formalização. MEI. </line>
<line> ABSTRAC* </line>
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<line> *his </line>
<line> study analyze* the formalization o* Indiv*dual Microentrep*eneurs (MEIs) in Timon, </line>
</par>
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<line> Maranhão, </line>
<line> *etween *022 *nd 2024. Thus, </line>
<line> the main ob*ective *as to under*tand the nu*ber </line>
</par>
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<line> o* </line>
<line> Indi*idual *icroentrepreneurs fo*malized between 20*2 </line>
<line> a*d 2024 in Timo*, Maranhão. </line>
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<line> Specifica*ly, we sought *o identify the *umber of MEI fo*malizations the mu**cipality of i* </line>
<line> Timon, Maranh*o, between 2022 and 202*. W* also a*a*yzed the annual varia*ion in the </line>
<line> *umber of formaliz*tio*s **ring the period *tudie*. Finally, w* verifi*d the main branches of </line>
<line> a*ti*i*y ch*sen by the *ormalized MEIs i* th* muni*ipality. The *es*arch *as quant*ta*ive and </line>
</par>
<par>
<line> descrip**ve in nat**e, with documen*a*y analysis *sin* se**ndary </line>
<line> data extra*t*d from the </line>
</par>
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<line> Maranhão State *oard of Trad* (JUCEMA), using *pecific *ilters for *he *uni*ipali*y. The </line>
<line> results *how a g*owing trend in the n*mber *f M*Is i* Timon-MA, esp*cially *n 202*, w*th </line>
</par>
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<line> emphasis *n *he *e*vice *nd commer*e </line>
<line> sectors. *he data *lso revea* the predominance </line>
<line> of </line>
</par>
<par>
<line> ma*e entrepre*eurs, age* </line>
<line> between 30 and 39, worki** mainly in ar*as such a* beauty, </line>
</par>
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<line> clothing, and food. This study *ontribute* to ref**ct*ng on the impor*ance of ***maliz*tion as a </line>
<line> *eans of productiv* incl*s*on and s*r*ng*hen*ng th* l*cal economy. </line>
<line> Key words: Individua* Microentrepr**eur. Formalizati*n. MEI. </line>
</par>
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<line> Rev. FSA, *ere*ina, v. 2*, *. 1*, art. 10, p. 47-6*, nov. 2025 </line>
<line> w*w4.Unifsanet.co*.br/*evista </line>
</par>
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<line> Análise de Variáve*s Ma*roecon*micas e sua R*lação com a **riação *o PIB nos *aíses *o G20 </line>
<line> 49 </line>
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<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
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<line> No âmbito e*presa**al, a questão *a form*l***ç*o *e neg*c*os é vi*ta como um po*to </line>
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<line> c*uc**l, uma vez qu* o processo pelo qual os empresá*io* re*istram legalmente suas é </line>
<line> ati*idades come*ciais ou serviços jun*o *o G*ver*o. Logo, muit*s e*pre*n**dores encaram * </line>
</par>
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<line> t*ansição da informal*dade para formalida*e c*m* algo co*ple*o que traz **vi*a* a </line>
<line> e </line>
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<line> obstácu*o*, além </line>
<line> de </line>
<line> burocraci*s. A p*****pio, a fo*malização pode ser ent*ndida </line>
<line> como um </line>
</par>
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<line> mecanismo que contribui **ra </line>
<line> oferece* *a*s estab*lidade j*rí*ica </line>
<line> *o* *mpree*d*dores, </line>
</par>
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<line> p**movendo su* inclusão no mercado f*rmal e gera**o a*r*cad*ção de tributos pa*a o Estado, </line>
<line> * que a*uda a combat** informalid*de nas relaç*es de traba*ho (S*LV*, 2*21). </line>
<line> *essa forma, por M**r*empreendedor *n**vidual *nten*e-se * pessoa *ísic* *u* exerce </line>
<line> ati**dade e**nômica por conta pró*ria e se *nq*adra lega*mente como pequ*no empresá*io. É </line>
</par>
<par>
<line> fato que * M*I </line>
<line> r*pre*enta uma </line>
<line> *lter*ativa acessí**l **ra que </line>
<line> o* profissionais in*ormai* </line>
</par>
<par>
<line> reg*larizem su*s ativ*d*de* *e man*ira simplificada, pas*and* a ter acesso a d*r*ito* e </line>
</par>
<par>
<line> ben**ícios que f*rtale**m </line>
<line> o ex**cício </line>
<line> da *t*vi*a*e, alinhado às exigên*ias da legislaçã* </line>
</par>
<par>
<line> *i*ente (*E S*USA, *02*). </line>
<line> No entanto, d*ve *ec*nhece*-se q** * formali*ação não é a*ena* um requisito legal, mas </line>
<line> um impulso indispensáv*l par* o desenvolvimento de um país. *iante desse cenário, s*rge o </line>
<line> questionamento *obre qua* o quantitativo de *or**lizaçã* d* Micro*mpreen*edor Ind*vi*u*l </line>
<line> *o per*odo de 20*2-20*4 *m Tim*n - MA? </line>
<line> O objetivo ge*al deste estud* foi e**ende* * q*ant**ativo d* f*rmaliz*ção de </line>
</par>
<par>
<line> Microempr*en*edo* In*ivid*al *o período de 2022-2024 em Timon-MA, </line>
<line> *pre**n*ando </line>
</par>
<par>
<line> pontos de v*s*a de outro* </line>
<line> *studos já </line>
<line> realiz*dos sobre o t*ma pesquisado. P**a alcan*ar </line>
<line> *s*e </line>
</par>
<par>
<line> obj*tivo, fo*am *s*abelec*dos objetivos esp*cífico*: *dentif**ar o n*mero de for*a*izações *e </line>
<line> MEI no mun*cípio de T*mo*-MA entre o* anos de 2*22 e 2*2*; a*alisar a *ariação an*al do </line>
</par>
<par>
<line> *uantitativo de formalizaçõe* no período e*tu*ado; * ver*ficar os p*incip*is ra*os </line>
<line> de </line>
</par>
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<line> atividades escolhidos pelos *E*s formalizad*s no município. </line>
</par>
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<line> A j*stifi**tiva *eórica deste es*udo *stá ba**ada na contribuiç*o qu* ele ofe**ce para o </line>
</par>
<par>
<line> apr*fundament* da compreensã* s*bre </line>
<line> a import*nci* d* *ormaliz*ção para o MEI </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> in*estigar o q*anti*at*vo d* novos MEIs en*re o* *nos *e 2022 e 2024 em T*mon-MA. B*sca- </line>
</par>
<par>
<line> s*, assim, *m**iar a discussão acadêmica e contribuir com *ados atua*izados e*pecí*icos e </line>
<line> par* e*tud*s voltado* à forma*iz*ção d* *EI. </line>
</par>
<par>
<line> A *ustificati*a prá*ic* *este e*t*do se dá </line>
<line> a </line>
<line> p*rt*r da relevância do MEI como </line>
</par>
<par>
<line> instrumento de des**v*lvimento *o*al. Po* meio da formalizaç*o, ao atuar con*orme * L*i do </line>
<line> **v. *SA, Teresina PI, v. **, n. 1*, art. 10, p. 47-**, n*v. 2*2* www4.Uni*san*t.*om.b*/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> N. M. Sil*a, R. E. Ma*aro, A. V. Paula </line>
<line> 50 </line>
</par>
<par>
<line> Microe*preendedor In*ividual (*EI) pela Lei Co*plementa* 128/2008, *s empre**dedores </line>
<line> têm ace*so a *ma gama de v*ntagens signifi*ativas, como *NPJ, cr**ito, direitos trabalhistas </line>
<line> e benefícios previdenciár**s e a r*duç*o da* taxas de informalidade. </line>
<line> 2 REF*RENCI*L TEÓRICO </line>
<line> 2.1 Empreendedorismo </line>
<line> O emp*een*ed*ris*o ex*rce uma f*nção significat**a tan** *o desen*olvimento </line>
<line> ec**ôm*co quanto na *romoção de a*anços sociais, s*ndo um meio capa* de diminui* </line>
<line> desi*ualdades ao of*recer a pe*soa* com menos re*ursos fina*ceiros a chance *e melhor*r su* </line>
<line> renda por meio da ati*idade e*pr**nd*dora (AL*EI*A; ALEIXO, 2020). * </line>
<line> emp*eendedorismo envo**e a capacidade de per*eb*r oportunidades e de est*utura* e conduz*r </line>
<line> i*iciativas que *ro*ovam inovação, agreguem valor e p*ssibi*ite* c*nqui**as tan*o *o </line>
<line> â*bito financ**ro quanto social (LEME *t a*., 2023). </line>
</par>
<par>
<line> A maioria dos emp*e*ndedores inicia seus **g*c*os a parti* *e idei*s que surgem </line>
<line> de </line>
</par>
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<line> *or*a espont*nea, </line>
<line> geralm*nte s*m um </line>
<line> planejamento estruturado ou recursos suficiente*. </line>
</par>
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<line> Qu*ndo e*ses </line>
<line> em*r*endimen*os *ão </line>
<line> passam pelo pro*esso de **rmalização, a inf*r*alida*e </line>
</par>
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<line> acaba dific*ltando sua *erman*ncia no m*rcado (DORNELAS, 20*1). O e*p*ee*dedorismo </line>
</par>
<par>
<line> d*m*nda, além *a iniciativa para cri*r um negócio, habilidade* co*o li*er*nça, tomada </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> decisõe* estr*tégicas e a disposiçã* </line>
<line> par* lidar com desafios * ad*ersidade* do *ercado </line>
</par>
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<line> (SEBRAE-SC, 2023). </line>
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<line> O emp*eende*orismo pode ser dividido em duas ca*egorias princ*p*is: *or necessidade </line>
</par>
<par>
<line> e *or </line>
<line> *portunid*de. * </line>
<line> primeiro ocor*e qua**o **a </line>
<line> pessoa decide empreender *or falta </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> alte*nativas de renda, como desempre*o </line>
<line> o* necessi*ade de complementar a </line>
<line> renda fami*iar, </line>
</par>
<par>
<line> mui*as v*zes sem **ssu*r habili*a*es ou co*he*ime*tos especí*icos. Es*e *ip* é ma*s </line>
</par>
<par>
<line> frequente em co*textos de crise *conômica ou em </line>
<line> países em de*e*vol*imento. *á o </line>
</par>
<par>
<line> e*pree*dedoris*o por opo*t*nidade acontece quando o indiví*uo *n*erg* uma possibilid*de </line>
<line> de negócio * de*i*e e*plo*á-la, **ra*mente con*and* com competências e *abilidades </line>
</par>
<par>
<line> empreended**as, experi*ncia na área e u*a pe***ectiva </line>
<line> d* cr*scimento a longo pr*zo. Esse </line>
</par>
<par>
<line> *odelo </line>
<line> é mai* rec*rre*te *m econo*ias d*senvolvidas, onde *á maior oferta </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> opo*tunida*es (DOR*ELAS, 2021). </line>
<line> O empreende*or por oportunidade decide i*iciar um n*vo negócio mesmo t*ndo outras </line>
</par>
<par>
<line> op*ões *e ca*rei*a, </line>
<line> pois iden**fica claramen*e os </line>
<line> objetivos </line>
<line> que </line>
<line> desej* </line>
<line> atingir. Es** tip* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina, v. *2, n. *1, art. 10, *. 47-66, no*. 2025 </line>
<line> www4.Unifsanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> An*lise d* V**iá*eis *acro**onômicas e sua Re*açã* *om a Variação do PIB nos Países do G20 </line>
<line> 5* </line>
</par>
<par>
<line> empreendedor real*za </line>
<line> planejam*nto prévio, *usca informa*õ*s sobre su* inic**tiva v*s* e </line>
</par>
<par>
<line> gera* lucros, empregos e rique*a (*A****A, 202*). A necessidade func*ona com* um *ator </line>
<line> motivador int*rno q*e *mpulsiona o indivíduo a e*pr*ender, es*ec**lme*te entre pessoas em </line>
</par>
<par>
<line> situ*ção d* v*lnerabilidade </line>
<line> socia*. Esse t*po de *mpreendedo*i*mo * *ais c*mum *ntre </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> população </line>
<line> urbana de baixa renda, *eral*ente como alt*rnati*a diante da </line>
<line> esc**se* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> empregos fo*mais e da precar*zação das condições de trab*lho (B**deira; Silva, 2023). </line>
<line> Esses dois p*r*is t*mbém s* refletem nos tipos de at*vidade em*reendedora. Os </line>
</par>
<par>
<line> empr**ndedores p*r necessidade costumam se concentra* em atividades típicas </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> a*toemprego, como o comérc*o de cosméticos, serviç*s de be*eza, alimenta*ã* e ***fec*ão. </line>
<line> P*r outro l*do, os empreendedores motivados por oportunidad* te*dem a atuar em setores q*e </line>
</par>
<par>
<line> e*igem </line>
<line> maior </line>
<line> qualificação, </line>
<line> com* </line>
<line> *onsult**** </line>
<line> e*presa*i*l, </line>
<line> se*viços </line>
<line> jurídi**s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> desenv*lvimen*o de sof*wa*e (GEM, 2023). </line>
<line> O per*il empreendedor não pod* ser de*in*do por um único fa*or, já que *l* se for*a a </line>
</par>
<par>
<line> partir </line>
<line> de viv*ncias pessoais, influências cultura*s e co*port*mento* adq*iridos, send* </line>
</par>
<par>
<line> influen*ia*o pelas atividades q*e o indivíduo pratica, apr*mor* *u adquire ao *ong* do te*po </line>
</par>
<par>
<line> (*I*H*ER e* a*., 2022). O </line>
<line> empree*dedor consid**ado be* suc**ido é aquele *ue possui </line>
</par>
<par>
<line> *apacidade de id*ntific*r opor*unidades, enfrentar desafi*s * *uscar con*tante*ente </line>
</par>
<par>
<line> est*atég*a* para alcançar o </line>
<line> crescimento *o n***cio. Seu perfil costu*a reunir diversas </line>
</par>
<par>
<line> co*p*tências, *omo ini*iativ*, r**il*ência, vi*ão estr*tégica, habil*dade* ** lidera*ça, </line>
<line> boa </line>
</par>
<par>
<line> comunicação, *ssertiv*dade nas decisõ*s e uma *e** de contatos sóli*a (SOAR*S, *023). </line>
</par>
<par>
<line> Nas últimas *écadas, *em-se obse*vado um crescente *nteresse da comunidade </line>
</par>
<par>
<line> aca*êmica em pesquisas relacio*adas ao empreen*edoris*o femin*no, u*a vez que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> part*cipa*ã* das mulh*res nesse campo tem se *n*ensifi*ado p*og*essivamente em t*do </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> mundo (NKOA; SONG, *023). En*re as mul*er*s empreendedoras, a pri*cipal mo*ivaç*o * a </line>
<line> necess*dade f*nan*eira, impulsionada pel* d*fi*uldade de *nser*ão no m*rcado de trabalho. A </line>
<line> busca *el* independên*i* econ*mica fe*in*na t*m se intensificado *os últimos anos, em *m </line>
<line> movimento qu* concilia os desa*ios do empreen*e*orismo com as re*ponsabilid*des *a vida </line>
<line> pess*al e f**iliar (GALVÃO, 2024). </line>
</par>
<par>
<line> Compre*nder o perf*l empr**nded*r, suas caracte*ísticas e habi*idades é essencial </line>
<line> não </line>
</par>
<par>
<line> apenas </line>
<line> par* quem pretende i*iciar um </line>
<line> negócio, mas também para aqueles que b**cam </line>
</par>
<par>
<line> **senvolver e aprimorar *ua* *ompe*ências pessoais e profissionais (SOARES, 2023). </line>
<line> 2.2 Formalização de Mic*oe*p*een*edor Individu*l - *EI </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *ere*ina PI, v. 22, n. 11, art. 10, p. 47-66, nov. 2025 </line>
<line> *ww4.Unifsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> N. *. Silva, *. E. *a*aro, A. V. Paul* </line>
<line> 52 </line>
</par>
<par>
<line> * existência de um am*iente propí**o à forma*i*ação dos tr*balh**ores traz benefício* </line>
<line> t*nto para os empreendedor*s qu*nto para o governo, ao passo *ue fa*orece a *riação *e </line>
<line> empresas e empregos dentro da legalidade, ao mesmo tempo em que ampli* a arrecadação por </line>
<line> m*io de tr*bu*os, com* a **nt*ibu*ção mensal para a previdência (SIL*A, 202*). </line>
<line> A busca pel* ind*pe*d*ncia financeira, a falta de op*rtu*i*ad*s no m**ca*o formal e os </line>
<line> a*seio* *ndivid*ais são f*to*es que *requentemente impuls*o**m o empreendedor*smo. *sses </line>
<line> eleme*tos não apenas refletem n*ce*si*ades econômicas imedi*tas, mas ta*bém repres*ntam </line>
</par>
<par>
<line> o desejo </line>
<line> por estabilidade * real*zação *ess*al. Nesse cont**to, a form*liz*ção do negócio </line>
</par>
<par>
<line> *urge como uma re*posta natura*, oferec*ndo uma b**e mais est*uturada para seu cre*cime*to </line>
<line> * d*senv*lv*mento contínuo (BU*GARELL*, *022). </line>
<line> C*m o obje**vo de reduzir a i*fo*mal*da*e e au*ent*r a a*recadaçã*, o go*erno federal </line>
</par>
<par>
<line> i *s t i * ui u, </line>
<line> por meio da *ei *omplementar nº </line>
<line> *28/2008, o r*gime do Micro*m*reendedor </line>
</par>
<par>
<line> Ind*vidual (MEI), </line>
<line> caracte*izado *or uma forma de t*ibutação simples e a**ssível. * cria**o </line>
</par>
<par>
<line> desse mod*lo pe*mit*u que m*lhões de em*ree*ded*res deixassem a info*m*lid*de, p**sand* </line>
</par>
<par>
<line> a c*nta* com os dire*tos *arant**os </line>
<line> a em*resas devid*mente *egis*r**as (OLIVEIRA </line>
</par>
<par>
<line> JUNI**; *AMAL*O, </line>
<line> 2024). O ME* *urgiu com o *bjetivo de </line>
<line> ampliar * forma*iz*ç*o dos </line>
</par>
<par>
<line> pe*u**os empres*rios, </line>
<line> ofer*cendo bene*ícios </line>
<line> e </line>
<line> simplificação no pro*esso d* abertura ** </line>
</par>
<par>
<line> negóc*os. * iniciativa busca a*rair *raba*hadores info*ma*s, proporcionando *acilidades com </line>
<line> cu**os reduzidos para a *anutenç*o da at*vidade fo*malizada (NOBRE; *UNQUI, 2022). </line>
</par>
<par>
<line> O MEI **i criado pela L*i Com*l**ent*r *º **8/20*8, qu* **dificou </line>
<line> o Estatu*o </line>
</par>
<par>
<line> Nacional da Micro e Peq**na Empresa (Lei C*mplementar n* 123/2006), c*m o prop*sito de </line>
</par>
<par>
<line> prom*ver a formalização de mil*ões de trabal**dores informais </line>
<line> no Bra*il. A proposta visa </line>
</par>
<par>
<line> atende* ao t**balhad*r autônomo que atua </line>
<line> p*r conta </line>
<line> própria, sem sóci*s, oferecendo </line>
</par>
<par>
<line> va*tag*ns como *cesso ao Cadast*o **cional da Pe*soa Jurídica (CNPJ), con*ribuição </line>
</par>
<par>
<line> previdenciária, possibilidade de </line>
<line> emit*r *ota fiscal e obt*nção de crédi** c*m </line>
<line> c*ndiç**s </line>
</par>
<par>
<line> facilitadas (SEBRAE-*C, 2*24). </line>
</par>
<par>
<line> Para se formalizar como *icro*mpreendedo* Indivi*u*l, é necessário atender a uma </line>
<line> sé*ie *e exigências *eg*i*, como poss*ir faturamen** anual **m*tado a R$ 81 mil (*itenta e um </line>
<line> mil reais), não t*r *art*cipaç** em outra empresa como sócio ou t*tul*r, exer*er um* ativi**d* </line>
<line> econômica permitida por lei e contrat*r, *o máximo, u* funci*n*rio com s*l*rio compa*ível </line>
<line> ao piso *stabelec*do. Além di*so, há restrições espe*ífi*** *ara serv*dores públic*s </line>
<line> (SE*RA*-SC, 2024). Caso o faturam*nto an**l ultrapasse o limite estabe*ecido por lei, </line>
</par>
<par>
<line> atualmente ** R$ 81 mil, * empree**e*o* deve obrigat*riament* migra* </line>
<line> p*ra *u*ra </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, *eresina, v. 22, n. 11, *rt. *0, p. 47-66, n*v. 2025 www4.Unifsanet.com.br/r*vis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Anál*s* de *ariáveis Macroe*o*ômicas e su* Relação com a **riação *o PIB nos ***ses do G20 </line>
<line> 53 </line>
</par>
<par>
<line> m*d**ida**, com* o Microempresár*o (M*) ou Empresa d* Pequeno Porte (*PP). O </line>
</par>
<par>
<line> encerramento </line>
<line> das ativ**ades po*e *er s*li*itado a qualquer momento pel* Portal do </line>
</par>
<par>
<line> Empreendedor, desde qu* t*das as obr*gações </line>
<line> pen*entes estejam *uitadas e se** enviada </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> decla*ação de extinção *a e*pres*, conforme exigido pelos órgão* c*mpetentes (ARAÚJO; </line>
<line> DOS ANJOS, 2021). </line>
<line> Ao se f*rmali*ar como Microe*p**endedor Indiv*du*l (MEI), o **a*alhador a*tônomo </line>
<line> p*ssa a ter ac*sso a um* *éri* d* direitos e be*efí*io* que garantem maior **gurança jurídica </line>
<line> * estabilidade fi*anceira. Dent*e as pri*ci*ais vantage*s, des*acam-se os benefí*io* </line>
<line> previdenciários, como apose*tadori* por idade, por invalidez, auxílio-doença e salá*io- </line>
</par>
<par>
<line> *at*rnidade, desde que cumpridos os períodos mí*imos de </line>
<line> con*ribuiç** exigidos. </line>
<line> Além </line>
</par>
<par>
<line> disso, o MEI c*nt* </line>
<line> com facilidad*s *ara a*er*ura de con*as banc*rias, acesso a *i*has </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> cré**to, in*lusive sub*idiadas po* ó*gãos g*ver*amentais e a poss*bilidade d* </line>
<line> participar </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> co*pras públicas. A formalização também per*ite * emissão de nota fiscal e o recolhimento </line>
<line> de tr*butos de f*r*a simpli*i*ada e com *alores reduz*dos, o que co**ribui pa*a * cres*imento </line>
<line> do peq*eno negócio (S*BRAE-SC, 2*24). </line>
<line> Uma das principais vanta*ens do regime do ME* é a s*mp*ificação tributári* no Simp*es </line>
</par>
<par>
<line> *ac*on*l. O microempreendedor paga u* v*lo* fixo men*al que já inclui tribut*s co*o </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> I*p*sto de Renda, a *on*ribuiçã* para a P**vidênci* S*cial e, depen*endo da natureza da </line>
</par>
<par>
<line> at**idade, o ICMS *u o ISS. </line>
<line> Isso red*z sign*fic*tivamente a carga tributá*i* em rel*ção </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> outros regime* emp*esariais. Alé* disso, ** obr*g***es ac*ssó*i*s tam*ém são simplifica*as, </line>
<line> sen*o exigido apenas o envio da declaração anual *e fat*ra*ento, que deve se* realiz*da até o </line>
</par>
<par>
<line> *lti*o d*a útil </line>
<line> do mês de maio, i*forma*do o total das receitas obtidas no ano an*erior </line>
</par>
<par>
<line> (MARCELINO et al., 2020). O MEI *em a p**sibilidade de recolher </line>
<line> os trib*tos e </line>
</par>
<par>
<line> contribuições incluídos no Simples Nacional *or meio de valo*es fix*s me*sais, </line>
<line> **de*end**temente *a receita *ruta obtida no período (BRASIl, 2008). </line>
</par>
<par>
<line> A legalização do MEI of*rece uma base **is só*ida e segura </line>
<line> pa*a o crescimento do </line>
</par>
<par>
<line> negócio. Além di*so, a fo**alização p*rmit* que os **Is at*em em condições mai* próximas </line>
<line> às d*s empreendimentos de maior po***, favorecend* * competitividade e o desen*o*vimen*o </line>
</par>
<par>
<line> susten*áv*l </line>
<line> de </line>
<line> suas atividades (MAI*; ALVES, 2022). No âmbito tributário, a *egislaçã* </line>
</par>
<par>
<line> espe**fica voltada ao *icroempreendedor Individual i*troduziu d*versos incentivos </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> simplificaçõe*, en**e eles a dispen*a de </line>
<line> algumas obrigaçõ*s cont*beis *ormai* (SANTOS; </line>
</par>
<par>
<line> MARCELINHO, 2022). </line>
</par>
<par>
<line> *e*. FSA, Teresina PI, v. 22, n. 1*, art. 10, p. 47-66, nov. 2025 </line>
<line> www4.Unif*an*t.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> N. M. Si*va, R. E. Masaro, A. V. Paula </line>
<line> *4 </line>
</par>
<par>
<line> 2.* *studos Re*ac*onados com * Tema </line>
</par>
<par>
<line> A *ormalização de MEI tem sid* o*je*o de cr*sc*nte interes*e na literatura ac**êmi*a, </line>
<line> *specialme*te e* função de se* papel na inclusão pro*uti*a, na redução d* infor*a*idade e </line>
<line> no estímulo ao *mpr*endedorismo e desenvolvimen*o loc*l. D*versos e*tudos reali*ados entre </line>
<line> 202* e 2*25 a*ordam ques*õe* d*reta*ente relacionadas ao tema de*te *rab*lho e *o*tribue* </line>
<line> para uma aná*ise compa*ativa co* a *esquisa em **senvolviment*, que investiga a evo*ução </line>
</par>
<par>
<line> da for*ali**ção de MEIs no município </line>
<line> d* Timon-MA. * *eguir, são *p*es*ntados *l*uns </line>
</par>
<par>
<line> *rtigos que cont*ibuem para a compreensão e contextual*zaç*o do tema em estudo. </line>
<line> O est*** de O*ivei*a Junior e Ramal*o (*02*) analisou como a criação do regime do </line>
</par>
<par>
<line> Microemp*e*ndedor Individual (MEI) cont*ibuiu para a *eduç*o da *nformalidade entre </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> pe*uenos *mpre*ndedore* no Bra*il. A pesqui*a, de **ture*a bibli*g*áf*c* e qual*tati*a, </line>
<line> mos*rou que o MEI tem sido um* *ltern*t*va viável par* trabalh*dores infor*ais, oferec*ndo </line>
<line> facilidades como o reg*stro no *NPJ, *cesso ao *rédit*, em*ssão de no*as fiscais e cob*rtura </line>
</par>
<par>
<line> previdenciári*. Os au*ores de*tacam que a form*lização via </line>
<line> MEI não apena* fortal**e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> em*ree*dedor, mas também **labora com a arrecadação tribu*ária e * e*onomia do país. Com </line>
<line> base e* *ma análise de *ito estudos selecionados entre 2020 e 2024, * pesquisa r**orça que a </line>
</par>
<par>
<line> Lei C*mp**mentar </line>
<line> nº 128/ 200* </line>
<line> tem sido uma </line>
<line> im*o*ta*te **lí*ica p*bli*a de *nclusã* </line>
</par>
<par>
<line> econ**ica, espec*a*me*te </line>
<line> para trabal*ad*res </line>
<line> *m contextos s*cioeconômicos mais frág*is </line>
</par>
<par>
<line> (OLIVEIRA *UNIOR; *AMALHO, 2024). </line>
</par>
<par>
<line> *e*eira (20*4) realizou um </line>
<line> estu*o </line>
<line> *e caso no município d* T*mon - MA, f*ram </line>
</par>
<par>
<line> anali*adas as pe*cepç**s de *ua*ro M*I* *uanto às condiçõe* para empreender n* região. A </line>
</par>
<par>
<line> pesq*isa uti*izou </line>
<line> entre**stas e abordagem qualitat*va, co* o obj*tivo d* iden*ificar </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> motivos q*e *evaram esses **ofissiona*s à *ormalização, *s be*e*íci** perce*idos </line>
<line> e as </line>
</par>
<par>
<line> dificuldades enfrenta*as no exercíc*o de su*s </line>
<line> *t*vidades. Os resu*tad** ap*ntam que </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> participantes se for*alizaram, a maior*a, por oportunid**e, e não *penas por ne*es*idade, </line>
</par>
<par>
<line> indican*o um c*rto gra* de planejamento * pe*spectiva de </line>
<line> cr*scim**to. A*esar dos *vanços </line>
</par>
<par>
<line> pr*porc**nad*s pela formaliz*ção, os entrevi**ados relat*ram desafios significativos, *omo a </line>
<line> f*lt* de ap*io contínu* do p*der público, * baixa movim*ntação do comérci* local, os </line>
</par>
<par>
<line> *mpact*s d* *rise econômica e *if**ulda*e de manter a re**laridade nos *agamentos a </line>
<line> mensais. T*dos de*lararam *ue sua ativi*ade como M*I represe*tava sua pri*cipa*, ou *nica, </line>
<line> *onte de *end* (*ERE*R*, 20*4). </line>
<line> Uma pesq*isa *ealizada com *EIs no município de Luziânia-GO, por Silva (*023) </line>
</par>
<par>
<line> b*scou compreender os fatores q*e im***sionam a form*lização de trabalhadores </line>
<line> informais </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. 1*, art. 10, p. 47-66, *ov. 20*5 www*.U*if*anet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Anális* de Var**veis M*croec*nômi*as e sua Relação com a Varia*ão do *IB nos Pa**es do G20 </line>
<line> 55 </line>
</par>
<par>
<line> no Brasil. O *stud* identific*u q*e a principal motivaç*o dos entrevi*tad*s foi * possibilidade </line>
<line> de *m*tir notas fiscais e ac*ssar *ireitos pre*idenciários, **ém da simplicidade do proc**so d* </line>
</par>
<par>
<line> formaliza*ão. O*servou-s* </line>
<line> ainda que b*a parte dos mic*o*mpreen*ed*res não possuí* </line>
</par>
<par>
<line> exp*ri*n*ia *nterior na *tividade *eg*str*da, o qu*, se*u*do o autor, pode estar relacionado às </line>
<line> e*ev**as t*x*s de mortalidade *esses neg*cios. A p*squisa também destaca a relevância do </line>
<line> MEI co*o política pública *oltada à inclusão *rodutiva e *o *nfr*n*amento do desem**ego, </line>
<line> *ob*etu*o em contexto* de c*ise eco**mica (SI**A, *023). </line>
</par>
<par>
<line> Por sua vez, </line>
<line> Borges </line>
<line> (2022) realizou </line>
<line> um estudo </line>
<line> voltad* </line>
<line> *o perfil </line>
<line> do* </line>
</par>
<par>
<line> micr*empree*dedores brasi*eiros, apr*se*tou **dos rele*antes so**e as características sociai* </line>
<line> e profissionais d*s MEIs no Brasil. A pes*uis* e*idencio* que a maioria desses </line>
<line> empreend**o*es atu* de ca**, possui re*da fa*iliar de até qua*** sa*ários m*ni*os e en*ontra </line>
</par>
<par>
<line> na forma*izaç** uma alte*nativa </line>
<line> para ob*er b**efí*i*s pr*videnciários e ampliar </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> possib*lid*de* de *egócio. **t** o* setores mais rep*esentativos est*o ** *e *s*ética, v*stuári* </line>
<line> e serviços domésti*os, com forte p*es*nça feminina. O artigo também apo*tou que muitos </line>
</par>
<par>
<line> MEIs o*taram pela form*l*za*ão </line>
<line> devido à bu*ca por independên*ia financei*a, melh*res </line>
</par>
<par>
<line> condi**es de compra e e*i*são d* not*s fiscais. A **á*ise mostra q*e o MEI exer*e um *a*el </line>
</par>
<par>
<line> *mportant* *ão apen*s como fe*ra*enta de </line>
<line> inclu*ão produ*iva, *as t*mbém com* </line>
</par>
<par>
<line> instrumento de fortalec*mento da ec*nomia local e *eg*onal (BO*GES, 2022). </line>
<line> Por fi*, o arti*o de Si*va, *ei* e Sant*na (2024) a**lisou o c*escimento e * importância </line>
</par>
<par>
<line> dos Microe*pr*endedor*s Indi*iduai* no s*tor </line>
<line> do com*rci* no municíp*o de *oca d* A*re </line>
</par>
<par>
<line> d*r**te * ano d* 2**2. A p*squisa re**lo* um expressivo aumen*o </line>
<line> *a quanti**de de M*Is </line>
</par>
<par>
<line> ati**s, especialmente nos *egmentos d* alimentaç*o, vestuário e se*viç**. Entre os benefícios </line>
<line> mais valorizad*s p**os empreendedo*es est*vam a fle*ibilidade, a *ossibilidade de emitir </line>
<line> n**a* fiscais, o *cesso ao INSS * a obtenção de C*PJ. Ape*ar disso, o crescimen*o dos ME*s </line>
</par>
<par>
<line> *emo*strou impacto positivo *a ec*nomi* local, co* gera*ão d* empr*gos e aumento </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> a*recadação mun*cipa*. O estudo dest*c* ain*a que Boca </line>
<line> do A*re * o </line>
<line> terceiro muni*ípio d* </line>
</par>
<par>
<line> *e**rregião Sul Amazon*nse </line>
<line> com o maior </line>
<line> núm*ro </line>
<line> de *EIs, e*idenciando o </line>
<line> papel </line>
</par>
<par>
<line> est*atég*co desse modelo de form*lização para o de*e*volviment* reg*onal </line>
<line> (S*LVA; *EIS; </line>
</par>
<par>
<line> SANT*NA, 2024). </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina PI, v. 2*, n. 11, art. 10, p. 47-66, nov. 2025 </line>
<line> *ww4.U*ifsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> N. M. Silva, R. E. Masa*o, A. V. Paula </line>
<line> 56 </line>
</par>
<par>
<line> * M*TODOLO*IA </line>
</par>
<par>
<line> Es*e trabal*o cara*teriza-se com* uma pes*uisa de a*ordagem quantita*iva d*scrit*va, </line>
<line> com análise do*umental. Optou-** por quantificar f*nômenos já ocorridos e *escr*vê-l*s sem </line>
</par>
<par>
<line> interferir neles, alinhando-se ao objetivo de compreender qu*ntitat*vo de for*a*ização o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Microempree*de*or Indi*idual n* perío*o *e 2022-2**4 em Timon-MA. </line>
</par>
<par>
<line> A *esquisa d*c*mental c*ntribui para a *ompreensão de context** hi*tó*icos, sociais e </line>
</par>
<par>
<line> **lturais relac*onados * um f*nômeno *m um determinado período. *or m*io da *n*lise </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> *eg*stros já existe*tes, ela permite ao pesqui**do* interpre*ar rea*ida*e e responder a </line>
<line> *s </line>
</par>
<par>
<line> inqu*etaçõe* que *otiv*ram o estudo, * pa*tir de fon*es *ue dialo*am </line>
<line> diret*mente </line>
<line> *om </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *bjeto inves*iga*o (FON*A*A; PEREIRA, </line>
<line> 2023). Considerando as *iferentes </line>
<line> concepçõe*, </line>
</par>
<par>
<line> ten*ências e persp*ctivas que envolvem a pesq*is* documental, este estu*o buscou reunir, de </line>
<line> f*rma sintética, os c*n*ecimentos es*en*iais para con*uz*r adequadame*t* es*a mo*a**da*e </line>
<line> inves*igat*va (SALGE; OLIVEIRA; SILVA, 2021). </line>
<line> F*ra* utilizad*s d*dos secundários, ob***o* *or me*o *e consu*ta *o site *a Jun*a </line>
</par>
<par>
<line> Comercial d* *st*do ** Ma*anhão, especi*icam*nt* nos re*atórios estatístic*s referen*es </line>
<line> às </line>
</par>
<par>
<line> formaliz*ções de MEIs em Tim*n, nos trê* ano* ana*isados. </line>
</par>
<par>
<line> Os dados foram extraídos diret*mente dos registros oficiais da *UCEM* e *presentado* </line>
<line> por mei* de tab*las e *ráficos, ut**izando os filtros dis*oníveis no sit* da insti*uição. Os </line>
</par>
<par>
<line> filtros ap*icados incluíram o municípi* </line>
<line> de Timon, * e*q*adramento *urí*ico c*mo </line>
</par>
<par>
<line> Microemp*eendedor *n*ividual (MEI) e os pe*íodos corres*onden*es aos anos de 20*2, 2023 </line>
</par>
<par>
<line> * 20*4. * pe*qui** r**lizada iniciou-*e no mês de maio d* </line>
<line> 2025 e f*nalizou *m **nho do </line>
</par>
<par>
<line> mesmo ano. </line>
</par>
<par>
<line> Com base n*sses dados, foram inseri*as tab*la* que permitiram observar variações </line>
</par>
<par>
<line> mensais e anuais no nú*e*o de forma*iza*ões, *em </line>
<line> com* a *is*ribuiç*o por setores, </line>
</par>
<par>
<line> atividade* eco*ômic**, gênero e fa*xa et*ria *os e*preendedores. *essalta-se que não f*r*m </line>
</par>
<par>
<line> realizados cálculos esta*ísticos </line>
<line> com*lexos ou *e**es </line>
<line> de h*póte*es. A análise baseou-*e </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> e**atístic* **scritiva si*ple*, com intuito *e descrever as tend*ncias observadas. </line>
</par>
<par>
<line> Vale re*saltar que foram co*s*deradas apenas as formal*zações com situ*ção </line>
<line> a*iva </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> base d* JUCEMA no momen*o </line>
<line> da coleta. Formalizações </line>
<line> **c*r*a*as ou enquad*amen*** </line>
</par>
<par>
<line> dife*entes do *EI </line>
<line> não f*ram in*luíd*s na a*á*ise, * fim *e manter foco da pesquisa o </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> forma**zação. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 2*, *. 11, art. 10, p. 47-66, nov. 2025 </line>
<line> www4.Unifsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Análi*e *e Va*iáveis Macroeconômicas e sua *elação com a *aria*ão do P*B n** Países *o G20 </line>
<line> 57 </line>
</par>
<par>
<line> 4 *ESU*TAD*S E DISCUSS*O </line>
</par>
<par>
<line> A *nálise busca c**preender o quan*itativo de formalização de Micr*empreend*dor </line>
<line> Individual, identi*icar *o***veis tendências de *rescime*to e disc*tir os fat*re* que pode* ter </line>
</par>
<par>
<line> i*fluenciado ess*s </line>
<line> variações. Para isso, os *ados f*ram org*ni*ad*s em ta*elas * gráfi*os, </line>
</par>
<par>
<line> possibilitan*o uma visua*i*ação clara e compar**iva entre os anos analisados. </line>
<line> Gráfico * - *mpr*sas aberta* em **mon no ano de 2*22, 2023 * *024, respectivamente </line>
</par>
<par>
<line> Font*: J**ema, 2025. </line>
<line> C*nforme os *ados repre*e*tados no Gráfico 1, o município de Timon *presentou </line>
<line> estabilidade *o núm*ro de for***izaç*es de MEIs nos anos de 2022 e 20*3, ambo* com 1.105 </line>
<line> registros. Já no ano de 2024, o*servou-se um crescime*to de 109 **rmalizações, totali*ando a </line>
<line> entr*da *e 1.214 MEIs. Durante o período analisad*, o* *ados mos*ram um t*t** de 3.*24 </line>
<line> novos ME*s. Com *sso, evidencia uma evolução c*nstante *a f**ma*izaçã* de </line>
</par>
<par>
<line> Microempreendedores Ind*viduais no **ni*ípio de T*mon-MA durante * perío*o </line>
<line> d* </line>
<line> 2022 </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> 202*. O *ue corrob*r* c*m os achado* de Oliveira Junior e Ra**lho (*024) que apontaram </line>
</par>
<par>
<line> que o a*me*to de forma**z*çõe* *s*á dir*tam*nte re*a*ionado a fatores como f*cilidade </line>
<line> n* </line>
</par>
<par>
<line> pro*e*so de regi*tro, c*rga tributá*ia menor e *enefícios p*ev*denciários, assim como emis*ão </line>
<line> de not** fiscais que im*u*sionam o crescimento e*onômico. </line>
</par>
<par>
<line> **v. FSA, Teresina P*, v. 22, n. 11, art. 10, p. 47-66, nov. 2025 </line>
<line> www4.Un*fsanet.co*.br/rev**ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> N. M. Sil*a, R. E. Mas*ro, A. V. *a**a </line>
<line> 58 </line>
</par>
<par>
<line> Gráfico 2 - Dis*ribu*ção *ens*l de 2022, 202* e *0*4, respectivamente </line>
</par>
<par>
<line> *onte: J**e*a, 2025. </line>
<line> Com base no Gráfico 2, ao analisar a evolução me*sal das for*ali*ações de MEIs, </line>
<line> ob*e*va-s* *ma *i*âmica *stável com variações mode*adas entre os meses e anos. Em 202*, </line>
<line> os mes*s com maio*e* *e*is*r*s *oram janeiro (118), junho (1**), mar*o e ago*to (105). O </line>
</par>
<par>
<line> m*s com menor </line>
<line> *tivida*e foi d*zembro (56). Já em *023, o comportamento foi s*melhant*, </line>
</par>
<par>
<line> com de*taque para maio (11*) como o pico do *no, seg*i*o por j*nei** (*03) e março (102), </line>
<line> e*quanto deze*bro (60), outu*ro e fevereiro (78) for*m os mese* com meno* número de </line>
<line> formali*ações. </line>
<line> Em 2024, houve cres*ime*to mais expre*sivo *os meses d* ju*ho (*26), *ulho </line>
<line> (125) e setembro (117), indi*ando um* movimenta*ão mais i*tensa no seg*ndo semestr*. </line>
<line> Mesmo assim, o padrão de *aixa formaliza*ão em *ezembro (61) *e manteve nos *rês an*s </line>
<line> ana*isados. Os d**os mos*ram que, emb*ra exist* va**ação en*re os mes*s, há uma te*dência </line>
<line> de maior **rmalização no iníci* * meio do ano, e redução no fim do ano, *spec*alment* em </line>
<line> dezem*ro. Além *is**, muito* empreendedo*e* id*nt**icam a crise financei*a n*cional c*mo o </line>
<line> prin*ipal obst*culo para * continuidade de seus negócios, além da esc*ssez de c**entes em </line>
</par>
<par>
<line> períodos *om* as férias e *a queda g*ral no c*mérc*o. Ainda assim, pr*val**e ent*e el*s </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *xpec**tiva de que o cenário v**ha a melhorar (PEREIRA, 2*24). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eres**a, v. 22, *. 11, art. 1*, *. 47-6*, nov. 2025 </line>
<line> www4.Unifsanet.co*.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Anális* de V*riá*eis *acroeconômicas e sua Relação com a V*riação do P** nos Países d* G20 </line>
<line> 59 </line>
</par>
<par>
<line> **áf*co * - **antitativ* de e*presas abertas por *e*or de 2022, 2023 e 2024, </line>
</par>
<par>
<line> **spe*tiva**nte </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: Juce*a, *025. </line>
<line> Conforme o Gráfico 3, obs**va-s* que a distribuição por setores rev**a o *re*omíni* do </line>
</par>
<par>
<line> se*o* </line>
<line> de **rviços em *od*s os </line>
<line> *nos an*li*ados, segu*d* pelo s*tor d* comércio e, </line>
<line> em m**or </line>
</par>
<par>
<line> quanti*ade, pela in*ústria. Per*ebe-se ainda q*e entre * ano </line>
<line> de </line>
<line> 2022 a 20*4, h*uve *m </line>
</par>
<par>
<line> aumento de 97 formali*ações no set** de serviços. Já ** *etor de comércio, em*ora tenh* se </line>
<line> mantido em s**undo luga*, é *e*c*ptível *m* queda d* 2*22 com *09 pa*a 385 no último </line>
</par>
<par>
<line> ano, *ma r**ução d* </line>
<line> 24 registros. *o Brasil, os empreendedores qu* iniciam seus negócios </line>
</par>
<par>
<line> p*r o*ortunidade têm maio* concent**ção n* *etor de servi*os, enquan*o o c*mércio *parece </line>
</par>
<par>
<line> como a *egu*da </line>
<line> pr**c*pal esco*ha, d*mons*rando a relevâ*cia </line>
<line> dessas áreas no cenário </line>
</par>
<par>
<line> e*pre*nded*r nacio*al (BANDEIRA; SIL*A, 2023). </line>
</par>
<par>
<line> Ess* </line>
<line> compo*tamento </line>
<line> ta*bém </line>
<line> reforç* * </line>
<line> an*l*se </line>
<line> qu* </line>
<line> grande </line>
<line> pa*t* </line>
<line> do s </line>
</par>
<par>
<line> *icro*mpreend*d*res br*sil*iros atua em atividade* acessív*is e de fácil entrad*, como </line>
<line> esté*i*a, comércio de ves**ári* e ac*ssórios (BO*GES, *022). O c*escimento dos ME*s está </line>
</par>
<par>
<line> associado a um conjunto d* fatores, como a bus*a por maior independência </line>
<line> profissional, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> facili*ade d*s proce*sos de formal*za*ão e um ambiente mai* favor*vel </line>
<line> para quem deseja </line>
</par>
<par>
<line> em**eend*r. Ao longo do per*odo analisado, *o*a-se que *s microempreende*ore* vêm </line>
<line> se </line>
</par>
<par>
<line> adaptando e </line>
<line> *novand*, ocupando diferentes nichos como c*mércio de ali***tos, moda, o </line>
</par>
<par>
<line> *ele*a e estética. *ssa diversidade rev*l* * esforç* const**te desse* profissi*nais ** ate*der </line>
<line> às nec*ss**ades da comunidade e a*ompa*har as mudanças do mer*ado (SILV*; REIS; </line>
<line> SA*TAN*, 2024). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin* *I, v. *2, n. 11, art. 10, p. 47-66, nov. 2025 </line>
<line> www4.Unifsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> N. M. Silva, R. *. Masaro, A. V. Paul* </line>
<line> 60 </line>
</par>
<par>
<line> Tabela 1- Quantitati*o de empres*s abertas por at*vid*de *e 2022, 2023 e *024, </line>
<line> respectivamente </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Jucema, 2025. </line>
<line> Perceb*-se, na Tabela 1, as cinco atividades c** maior número d* *orm**iz*ções em </line>
</par>
<par>
<line> *ada um dos anos an*li*ados. ** se </line>
<line> *etalhar os *ados por **io do *NAE (*l*s*ifi*aç*o </line>
</par>
<par>
<line> Naci*na* d* Ativi*ades Econômicas), verifica-se que, e* 2022 e 2023, h*uve pre*ominância </line>
<line> d* atividad*s como comércio varejista de *rt*gos de vestuár*o e a*ess*r*os, **omoção d* </line>
<line> ve*das, além d* serviç*s ligado* à beleza e aut*cuidado. * princip*l *lteração ent*e esses dois </line>
<line> ano* foi a e**rada da cat*goria d* restaurantes em 2023, subs*i*u*ndo o co*ércio de </line>
<line> c*sméticos, presente ** 20*2. Já em *02*, n*ta-se uma mudança *ig*ifica**va no *er*il das </line>
<line> a*ividades fo*mal**adas, com destaque *ara a promoçã* de ve*das, **guida por ca*eleirei*o*, </line>
<line> se*viços de *an*c*re e ped*cure, com*rcio de *est*ário, e a *ntrada de novos segmentos, </line>
<line> como se*viç*s de malote *ão re*li*a*os pelo* C*rr*ios e *ancho*etes. </line>
<line> Além disso, essas escolhas reforçam a tendência de que e*p*eende*ores por </line>
<line> *ecessidade *e concen*rem em setores mais acessívei*, *om meno* invest*mento e que *** </line>
<line> n*cessit* ter muito co*hecim*nto, como servi*os pessoa*s e comércio de pequen* porte </line>
<line> (GEM, *0*3). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. 11, *rt. 10, p. 47-66, *ov. 20*5 </line>
<line> www4.Unifsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *nál*se *e Variáveis Macroeconômicas e sua Relaçã* com a Var**çã* do PIB nos Países *o G20 </line>
<line> 6* </line>
</par>
<par>
<line> Gráfico 4 - G*nero e *a*xa etária dos MEI\s </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: J*cema, 202*. </line>
<line> O Grá*ico * revela que a ma**ria *o t*tal *os MEI* ativ*s e* Tim*n são *o sexo </line>
<line> masculino, com d**taque para a faixa etá*ia ent*e 30 e *9 anos. Esse **do refor*a qu*, e**ora </line>
</par>
<par>
<line> o *mpreende*o*i**o femi*ino t**ha c*esc*do nas últimas </line>
<line> dé*adas, os ho*ens ain*a </line>
</par>
<par>
<line> *eprese*tam * maioria *n*re os formal**ados (BORG*S, *02*). A fo*malização é fundamental </line>
<line> par* o *or*al*cimen*o dos peq*eno* negócios, pois po*sibilit* uma séri* de benefício* para * </line>
</par>
<par>
<line> de*empenho </line>
<line> do </line>
<line> empre*ndimento, como a po**ibi*idade de expandir as vendas, *bt** mais </line>
</par>
<par>
<line> *ondições de poder de comp*a po* *eio do uso do CNPJ, u*ilizar endereço *omercial, vend*r </line>
<line> para o set*r públ*co e ac**sar crédi*o em nome da empr*sa (S*LVA, 2021). </line>
<line> 5 *ONS**ERA**ES FINAIS </line>
<line> Este est*do teve *omo *ropósit* anali*a* a forma****ção de Microem*reended*r </line>
<line> Ind*v*dual no **nicíp*o de Timo*-MA no período de 2022 a 2024, buscando compr*ender o </line>
</par>
<par>
<line> *uan*it**i*o, os setores mais pr*d*minantes, as </line>
<line> atividades econômicas e o </line>
<line> perfil dos </line>
</par>
<par>
<line> empreendedores. Tend* em vi*t* q*e a form**i*ação est* di*et*m*n*e associad* à geração de </line>
<line> empregos, aumento de renda e fortalec*mento d*s *equenos empreendiment*s. Observou-se </line>
</par>
<par>
<line> *ue, d**d* a Lei nº 128/*008, *ouve crescim**to ex*r*ssivo no número d* *o*m*liza*ões, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> que evidenci* a efet*vidade dessa *olí*ica públ*ca (AMOR*M; CARDOSO, 2*21). </line>
</par>
<par>
<line> Os re*ultados *emonstram uma tendência de cr*scim*nto no número *e **Is em </line>
</par>
<par>
<line> T*mon, com </line>
<line> estabili*ade em 2022 </line>
<line> e 2*23, </line>
<line> ambos com 1.105 registr*s, e u* aumento </line>
</par>
<par>
<line> signifi*ati*o e* 2024, tot*lizando 1.214 fo*malizaçõ*s. E*se c*esciment* re*or*a estudos que </line>
<line> apontam a *aci*idad* do proc*s*o de registro, a menor carga *ributár*a e *s ben*f*cios </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sina PI, v. 2*, n. 11, art. 10, p. 47-6*, nov. 2*25 www4.Unifsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> N. M. S*lva, R. E. Masar*, A. V. Paul* </line>
<line> 62 </line>
</par>
<par>
<line> previdenciár*os como *ator*s que imp*ls*onam * formalizaçã*. * *nálise mens*l reve*ou uma </line>
<line> d*nâmica de m*ior formalização no *níci* e mei* *o ano, com q*eda e* dezembro, o que se </line>
<line> mantev* nos *rês anos a*a*isado*. </line>
<line> Qua*t* ao* setor*s, o de serviços pr*d*minou em todos os a*os, seg*ido pelo comércio </line>
<line> e, em me*or e*cala, pela *ndúst*ia. Essa *redominân*ia do seto* de serviç*s reflete a re*lidade </line>
</par>
<par>
<line> brasileira, onde </line>
<line> emp*eendedo*es, *or necessida*e, tendem a se </line>
<line> co*centrar nessa área. As </line>
</par>
<par>
<line> atividades com maior núme*o de formalizações inclue* comércio varejista de ve*tuário </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> acessórios, prom*ção de vendas e *e*viços </line>
<line> de bel*z* * autocuidado, com </line>
<line> a </line>
<line> ent*ada </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> la*chonetes e servi*o* de m**ote em 20*4. Em *elação a* perfil dos empreen*edores, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pesq*is* ide**ifi*o* u*a ***dominância d* *exo ma*c*lino e na faixa *tária d* 30 a 3* anos </line>
<line> entre *s *EI* *t*vos em Tim*n. Apesar d*s*o, * estu*o tam*ém *econh*ce o cre*cent* *spa*o </line>
<line> das mulheres no e**r*en**dorismo. </line>
<line> Ass*m, e*te e**ud* *ontribui para a *ompreensão d* d*nâ*ica d* fo*mal*zação de MEIs </line>
</par>
<par>
<line> em *imon-*A, ofer*c*n*o d*dos relevan*es para a formulação de polít*cas *úblicas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> estr*tégi*s de apoio ao empreendedorismo l*cal. Os *ados apr*se*tados reforçam </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> impor*ân*ia do MEI como instru*ento de inclu*ão produtiva e fortale*imento *a *conomia </line>
<line> local. </line>
</par>
<par>
<line> A pesq*isa teve </line>
<line> como *i*itaç*o a concentraç*o nos da**s da J*CE*A com foco *m </line>
</par>
<par>
<line> f*rmal*z*çõe* at*vas, e embora </line>
<line> os r*s*lt**os forne**m um* *ase sólida par* os objet*vo* </line>
</par>
<par>
<line> *ropost*s por e*te est*do, sugere-se como pesquisas futuras entender as motivações * de*afi** </line>
</par>
<par>
<line> *nfren*ados pelos microem*r**nded*r*s *imonen*es, r*alizar u*a pesquisa </line>
<line> de campo </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ente*d*r *s p*incipais o*ortunidades e caract**íst*c*s do M*I em T*mon-MA. </line>
</par>
<par>
<line> R*FERÊN*IAS </line>
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<line> ALMEIDA, E. G; ALEIXO, T. C. N. E*p*eended*rism* e Inovação. *ond*ina (*R): </line>
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<line> AR*ÚJO, F. M.; DOS </line>
<line> ANJO*, M. A. D. A importânc*a da contabil**ade para o </line>
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<line> 1*.1429*/idon*ine.v17i66.37*1.*i*pon*vel*m:https://idonli*e.emnu*ens.com.br/i*/article/vie </line>
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<line> Análise *e Variáveis Macroeconô*ica* e sua *elação *om a Variação do PIB nos Pa*se* d* G*0 </line>
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<line> *º 123, de 14 </line>
<line> de dez*mb*o de *00*; institui o M*croempre*ndedor In*ividual (ME*) e </line>
<line> dá </line>
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<line> o*tras providênc*as. Diário Oficial da União: seção </line>
<line> 1, Brasília, *F, 2* dez. *008. </line>
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<line> em *empo* de pand*mia. 2022 Monografia (Trabalho </line>
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<line> C*nclusão de Curso em Adm*nis*raçã*) -Faculdade *estão *e Negócios, Universid*de e </line>
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<line> M. C. A. Oliveira </line>
<line> N. N. *end*s </line>
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<line> 1) conce*ção e planejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) análise e inte*pretação dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) *la*or*ção d* rascunho ou na revisão crítica d* conteú*o. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) partici*ação na aprovação da versã* f*nal do manuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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