<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.Unifsanet.*om.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, T*r*s**a, v. 22, n. 12, art. 6, p. 117-*3*, de*. 2025
</line>
<line>
ISSN Impre*so: 1806-63*6 ISSN *letrônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.1281*/2025.22.*2.6
</line>
</par><par>
<line>
A Teoria das Representações S*c*ais e os Mo*os *e (R)Exi**ir: Vozes da Ext**ma
</line>
<line>
Pobreza
</line>
<line>
T*e Theory of S*cial *e*resentat*ons and the Mo**s of (R)*xist: Voic*s of *xtrem*
</line>
<line>
P*verty
</line>
</par><par>
<line>
B*una Clézia Madeira N*ri
</line>
<line>
*estra em Psicol***a Social e *nstitucional p*la Univer*idade Feder*l do Rio Grande do *ul
</line>
<line>
*rofessora do Ce*tro Unive*si*ário INT* - *NINTA
</line>
<line>
E-*ai*: brunaclezi*@g**il.com
</line>
<line>
Cá*sio Adriano Braz *q*ino
</line>
<line>
Pós-Do*tor em Psico*ogia pela Univers*dad* Complutense *e Ma*ri*
</line>
<line>
Prof*ssor da Un*ve*s*dade Fede*al d* Ceará
</line>
<line>
E-mail: br*zaquino@ufc.br
</line>
<line>
Pedrinho Arcide* Guareschi
</line>
<line>
Prof*s*o* d* Un*vers*dad* *e Santa Cruz do Su*
</line>
<line>
P*s-Dou*or em Psico*ogia pel* *n*versidad de La Habana, Cu*a
</line>
<line>
E-mai*: g*areschi1**0@*mai*.com
</line>
</par><par>
<line>
Ende*eço: Bruna C**zia Made*ra Neri
</line>
<line>
*ditor-Che*e:
</line>
<line>
Dr.
</line>
<line>
T*nny
</line>
<line>
Kerle*
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Alenc*r
</line>
</par><par>
<line>
R. Ant*nio Rodri**es Magalh*es, 359 - Dom Expe*ito,
</line>
<line>
*o*rigues
</line>
</par><par>
<line>
Sobral - CE, 620*0-*00, Sobr*l-CE. Bra**l.
</line>
</par><par>
<line>
Ende*eço: Cássio Adriano Br*z Aqui**
</line>
<line>
Artigo recebido em 03/11/2*25.
</line>
<line>
Últim*
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
Av. da Universidad*, 2762 - B*n*ica, Forta*eza - CE,
</line>
<line>
rec*bid* e* 10/1*/2025. Aprovad* em 11/11/2025.
</line>
</par><par>
<line>
60020-180, *rasil.
</line>
</par><par>
<line>
End*reç*: P*drinh* Arcides Guareschi
</line>
<line>
A*aliado pel* si**ema Tri*le Rev*ew: Des* R*view *)
</line>
</par><par>
<line>
Av. Independência, *293 - *niversitário, S*nta Cruz do
</line>
<line>
pelo E*i**r-C*efe; e b) Dou*le Blind Rev*ew
</line>
</par><par>
<line>
S*l - RS, Brasil.
</line>
<line>
(a*aliação ce*a por dois avaliadores da áre*).
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*is*o: Gramatical, Normativa e
</line>
<line>
de F*rmata*ão
</line>
</par><page>
<par>
<line>
B. *. M. Neri, C. A. B. Aquino, P. A. Guares*hi
</line>
<line>
118
</line>
</par><par>
<line>
RESU*O
</line>
</par><par>
<line>
Es*e trabalh* propôs realizar um estudo sob*e as repre**ntações sociais de sujeitos
</line>
<line>
c*t**or*zados pe** gov*rn* c**o extrema*ente p*bres, enf*tizando o qu* e*tes nos
</line>
<line>
*presentaram acerca de su*s *i*ências enqu*nto empobrecid*s. * *e*q**sa qualitati*a
</line>
</par><par>
<line>
caminhou no sent*do
</line>
<line>
*e inv*stigar o *ue os
</line>
<line>
inte*locuto*es entendiam por pobreza, ser/estar
</line>
</par><par>
<line>
pob**, bem como compre*nder quais tipos de dific*l*ades est*s sujeito* e*f*entam
</line>
<line>
em seu
</line>
</par><par>
<line>
cotidiano. Atravé* de entre*i*tas semiestruturad*s, captu*a*os fragmentos
</line>
<line>
de narrati*as
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
vida dos in*er*ocutores e, *om aporte t*órico-m*t*do**gic* d* T**ria das *epr*s**taç*es
</line>
<line>
S*c*ais, b*m com* de autores *u* *iscute* a prob*ematiz**ã* do conceit* de pobreza,
</line>
</par><par>
<line>
construímos u*a análise das falas e elencamos qua*ro
</line>
<line>
dimensões de
</line>
<line>
sentido est*uturadas
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
partir do que os entrev*stado* apontaram em suas fal*s
</line>
<line>
ao relat*rem *s dure*a* de se*s
</line>
</par><par>
<line>
cotidianos.
</line>
</par><par>
<line>
Palavras-**ave: *xtrema Pob*eza. Represen*ações Sociais. Entrevistas Narrativa*.
</line>
<line>
*BSTRACT
</line>
<line>
This pape* proposes conductin* a stud* on the social repr*sentations of subjects categ*rized
</line>
</par><par>
<line>
b* the *overnment as extremel* poor by
</line>
<line>
*mphasizin* what they s*owed *s
</line>
<line>
abo*t thei*
</line>
</par><par>
<line>
experiences while imp*verished. Qualitat*ve *esearch walk*d to investigate wha* the parties
</line>
</par><par>
<line>
*eant by povert*,
</line>
<line>
being / to be poo*
</line>
<line>
and to understand w**t types of dif*iculties the*e
</line>
</par><par>
<line>
individuals face in *h*ir dai*y *ives. Through semi-str*ctured in*erviews,
</line>
<line>
captured
</line>
<line>
*rag*e**s
</line>
</par><par>
<line>
of life narrat*ves of *he speake*s and, wi*h theoretical and meth*do*o*ica* support o*
</line>
<line>
t he
</line>
</par><par>
<line>
Theory of Soc*al *epre*entations a* we*l as a*thors wh* di*cuss the questi**ing of th*
</line>
<line>
*oncept of pove*t*, build an an*lys*s o* *he speeches and l*s*ing four dimensions of me*ning
</line>
<line>
struct*red from the i*terview*es mention*d i* the*r spee*h when report*ng the *ardships of
</line>
<line>
their d*ily l*ve*.
</line>
<line>
Key*ords: Extrem* Povert*. Soci*l *epresentat*o*s. I*t*rvie*s Narrati*es.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresin*, v. 22, n. 12, ar*. 6, p. 117-134, dez. 2025
</line>
<line>
www4.*nifsanet.c*m.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Teoria das Represe**ações Socia*s e os Mod*s de (R)Existir: Vozes da Extrema Pobre*a
</line>
<line>
119
</line>
</par><par>
<line>
1 INTR*DUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
* *eo*ia das Represe*tações ***iais (T*S) foi a pr*ncipal ferrament* teór*c*
</line>
<line>
escolh*d* pa*a no*tear *s*a pesquisa. Tentaremos elucidar *qui sua origem, **incipais
</line>
</par><par>
<line>
pressu*ostos e poss*bil*dades ** a*licação. Co*struirem*s, partir deste p*rc*rso teórico, a
</line>
<line>
uma análise d*tal*ada ace*ca de alguma* falas dos i**ormant*s da pesq*isa. Ap*esentaremos
</line>
<line>
algumas das entre*istas * *artir de fra*mento* d* **r*a*iva, e *o*sider*remos os mai*
</line>
<line>
sig*if**ativos ou p*radigmáticos para a discussão. * na*ra*iva, como a entendemos, atrave*sa
</line>
<line>
a necessi*ade humana incessant* d* co*tar *omo uma for*a p*imá*i* *a comunicação *n*re
</line>
</par><par>
<line>
os homens. O ato
</line>
<line>
de c*ntar histórias prov*ca *s*ados in*enc*onais que **iv*a* ou tornam
</line>
</par><par>
<line>
f*m*liar o rol de acont*cim***** e senti*entos confrontados di*riamente em nossas vivências
</line>
</par><par>
<line>
ordinár**s. Narrar é e**a* sempre *e voltan*o p*ra
</line>
<line>
u*a **periê*c*a pesso** através de *m
</line>
</par><par>
<line>
detalhamento
</line>
<line>
da
</line>
<line>
mes*a
</line>
<line>
com
</line>
<line>
enfoq**s
</line>
<line>
v*r*ado*
</line>
<line>
nos
</line>
<line>
aconteciment*s
</line>
<line>
e
</line>
<line>
ações
</line>
</par><par>
<line>
(J*VCHE*OVITCH; BAUE*, *012).
</line>
<line>
Utiliza*os como técn*ca a entrev*sta *em*e*tr*turada e todos o* *n*ormantes tive*a*
</line>
<line>
*eus ver*adei*os n*mes pre*erva**s *or pseudôn**os. As f**as permaneceram em s*a forma
</line>
</par><par>
<line>
*ri*inal
</line>
<line>
para *presentar mais *erdadeira*ente possív*l * pr*pri* voz dos i*form*ntes. As
</line>
</par><par>
<line>
entre**s**s acont*ceram num CRAS da c*dade d* Sob*al-CE,
</line>
<line>
que ab*ange u* t*rr**ório *e
</line>
</par><par>
<line>
altos índices de vio*ênc*a e pobreza.
</line>
</par><par>
<line>
Con*i*era*ões h**tóricas so*re o su**imen** da TRS
</line>
</par><par>
<line>
El*b*ra*a *m meados da década de *0, a Teoria das Rep**s*ntaç*es *oci*is *onstitui
</line>
<line>
ho*e u*a i*porta*te v***ente teó*ica dentro *a Ps*cologia Social e de muitos outros campos
</line>
<line>
fora d*la. Ap*iado na Teoria da Linguagem d* Saussure, na Teoria da* Representações
</line>
<line>
Infa*tis de Pi*get e na Teoria do D*se**olvime*t* de Vig*tsky (OL*VEIRA; WE*BA, *0*1)
</line>
<line>
*osco*ici refu*da o *o*ceit* de Representaçõ*s Coletivas du*khei**ano e **z *asc** no seio
</line>
</par><par>
<line>
*a *sicolo*ia Social, ainda e* pr*ces*o d* terr*to*ialização,
</line>
<line>
um novo nicho teórico-
</line>
</par><par>
<line>
*pis**m*lógico.
</line>
</par><par>
<line>
As Repre*e*tações So**ais ainda são um c*nceito
</line>
<line>
bast*nte mal-entendi**, no camp*
</line>
</par><par>
<line>
da *s*colo*ia, e um
</line>
<line>
d*s
</line>
<line>
c*l*anhare*
</line>
<line>
de Aquiles se situ*
</line>
<line>
na comp**ensão e**ada d* que
</line>
<line>
elas
</line>
</par><par>
<line>
po*e* ser indi*iduais ou c*letivas. A*su*imos aqui *s postur*s ado*a*a* por Guar*schi
</line>
</par><par>
<line>
(2007, p.*1), que
</line>
<line>
*os mostra ser "impossível conh*cer sem repr*se*taç*es, e *ue essas
</line>
</par><par>
<line>
r*prese*taçõ*s, ao implicar dimensões simbólica* e *ociais, se
</line>
<line>
tor*am, a um só tempo,
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Te**sina *I, v. 22, n. 12, art. 6, p. 1*7-13*, dez. 20**
</line>
<line>
www4.Unifsanet.co*.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
B. *. *. Neri, C. A. B. Aqu*no, P. A. Guare*chi
</line>
<line>
120
</line>
</par><par>
<line>
fenôme*o* subjetivos, *nte*s**jetivos * objetivos". Também *pontamos J*vche*ov*tch (*011,
</line>
<line>
p.87), que de*ine * *RS c*mo:
</line>
<line>
[...] um conjunto d* concei*os ar*icula*o* *ue explicam como os saberes sociais são
</line>
<line>
pro*uzidos e t*ansform*dos e* processo* d* com*nicação e *nteraç*o s*cial. [...]
</line>
<line>
** fen*meno que se r*fere * um **njunt* d* regulari*ad*s empíricas
</line>
</par><par>
<line>
compreendendo as ideias, os valor** e *s prática* d* comu*idades
</line>
<line>
humanas sob*e
</line>
</par><par>
<line>
objetos soc*ais e*p*cíf**o*, bem como sobre p**ce*sos socia** e *om*n*cativos *ue
</line>
<line>
o* p*odu*em e r*produze*.
</line>
</par><par>
<line>
O
</line>
<line>
prim*iro passo para a compr*ensão profund* do que si*nifica uma re*resentaç*o
</line>
</par><par>
<line>
social * consid**á-la como um fenô*eno * não como um *onceito, o segund* passo consi*te
</line>
</par><par>
<line>
em t**rizar esse fenômeno (DUVEEN, 2011). Quando decidimos real**ar
</line>
<line>
"um *stu*o em
</line>
</par><par>
<line>
*epresentações sociais", o
</line>
<line>
que *reten*emos com
</line>
<line>
isso na verdade, pesquisar u* fen*me*o é,
</line>
</par><par>
<line>
d* rep*esentaç*o social. Eles são * *ue no* **ama a at*nção, seja pel* *ua *elevância s*cial,
</line>
<line>
intere*se acadêmico, pr*sença atual nos *ebates pol*tico* ou midiáticos, * assim por *ian*e.
</line>
<line>
Os fenômen*s estão "esp*lhados por aí" (SÁ, *998), na cu*tur*, nas instituições, na* prátic*s
</line>
<line>
s**ia*s e nos p*ns*mentos indiv*dua*s, eles são em sua nat**eza difusos, impreci*os,
</line>
<line>
*olivalentes, em constan*e movi*ento e pr*se*tes em inúmera* in*tâncias da interação social.
</line>
<line>
O qu* Mosco*ici *u*ere é **a nova *i*ão. *s processos **presentacionais não *od*m
</line>
</par><par>
<line>
mais ser entendidos
</line>
<line>
*o*a de seus contextos hi**ó*i*os
</line>
<line>
e psico**ociai*, pois são essas
</line>
</par><par>
<line>
*im*nsões qu*
</line>
<line>
os tornam p*ssív*is,
</line>
<line>
ou seja, "é
</line>
<line>
preciso considerar a ontogênese da forma
</line>
</par><par>
<line>
re*re*enta*ional * s*a função *im*ólica" (JOVCHELOVI*CH, 2011, *.*7). Com base
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
expo*t*, apont*mos que o pode* da função s*mbóli*a da repr*sentação se apoia *m su*
</line>
</par><par>
<line>
h*bi*idade de se s*b*epor às r*strições do objeto-mu*do insistentemente
</line>
<line>
enf*ti*ada* pe*a
</line>
</par><par>
<line>
tradição *artesian* e,
</line>
<line>
a ss* m ,
</line>
<line>
mostrar um novo mode*o, re*ativamente livre, a* ex*ressar
</line>
</par><par>
<line>
in*en*ões, sonhos e aspirações da* subje*ividades dos sujeitos que põem as r*presentações *m
</line>
<line>
*ov*mento. Tal poder m*bi*izador re*re*entará um dife*enci** n** usos e funções da TRS e
</line>
<line>
const*tuirá um podero*o instrumental de análise para *ue *ossamos *ircunscrever as nuances
</line>
<line>
interp*etativ*s do *ue será **azi*o pelos i*t*rlocut*re* da p*squisa.
</line>
<line>
Uso* e funçõ*s *a T*S: um *ovo esforço inte*pretativo
</line>
</par><par>
<line>
As re*resentações circulam
</line>
<line>
em n*s*os d*scurso*, se c*ista*izam
</line>
<line>
em c*ndutas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*o*stituem fenômenos do nosso coti*ia*o, *elo* quais podemos, a*ravés da pesq*is* t*ór*ca,
</line>
<line>
d*sco**ir *iversos e*eme*tos informativos, c*gnitivos, ideológicos, n**mativos, v*lores,
</line>
</par><par>
<line>
crenças, *tit***s,
</line>
<line>
opiniõ*s, e*c., que sustentam
</line>
<line>
inu*erávei* práticas e *ost*ras *en*ro da
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, T*resina, v. 22, n. 12, art. *, p. 117-134, dez. 2025
</line>
<line>
www*.Unifsa*et.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Teoria das *epresentações Sociais e os M*dos de (R)Ex*stir: Vozes da Extr*ma Pobreza
</line>
<line>
12*
</line>
</par><par>
<line>
soc*eda*e. Re*resentar u* *bjeto social é *onstruir formas de pens*r e explica* *sse *bjeto.
</line>
<line>
Co*struir uma *ep*esenta*ão soci*l de um objeto é compa*tilhar modelos *e pens*m**to * de
</line>
</par><par>
<line>
e*plic**ões existentes n* soc**dade,
</line>
<line>
que são reconstruídos pelos suj*itos ao longo do seu
</line>
</par><par>
<line>
*rocesso de s*cializaçã* (SANTOS,1996).
</line>
<line>
Q*a*do trazem*s est** olhar*s *ara no*sa pesquisa, entendemos * e*t**** pobr*za,
</line>
</par><par>
<line>
como o fenômeno
</line>
<line>
q*e
</line>
<line>
quere*os *nvestigar. Partimo* do
</line>
<line>
pr*s*uposto de Jodelet (2001)
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
a*re*itamos q*e a **pre*entação social é sempre * repr*s*ntação de um objeto, o f*nômen* da
</line>
</par><par>
<line>
ex*rema
</line>
<line>
pobrez*,
</line>
<line>
e *e a**uém, o* ato*es sociais
</line>
<line>
que compuseram o cenário de
</line>
<line>
*os s a
</line>
</par><par>
<line>
*nvestigação, *ivenc*ando modos de c**xi*tir e resistir *essa situação t*o adversa. Os modos
</line>
</par><par>
<line>
de simbol*zar e **terpretar a pobreza
</line>
<line>
através *e *ist*rias,
</line>
<line>
e*tratégias
</line>
<line>
e
</line>
<line>
vivências f*i
</line>
<line>
nos s o
</line>
</par><par>
<line>
gr*nde foco. Vemos os sa**res desses *ujeitos como
</line>
<line>
uma rica fonte
</line>
<line>
de conhec*mento
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
aprendizado na cam*nhada daqueles que se in*omodam com questões so*iais d*sta natureza.
</line>
</par><par>
<line>
*s
</line>
<line>
*a***es c*mpa*tilhado* têm uma
</line>
<line>
potência enorme que não se furta de transf*rm*r
</line>
</par><par>
<line>
comportamentos, opin*õe* e olhares através das geraçõ**. O termo "****r *ocial" *o*e
</line>
<line>
se
</line>
</par><par>
<line>
*eferir a
</line>
<line>
qual**er forma
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
conhec*mento, m*s a *eoria está
</line>
<line>
esp*cialmente interessada
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
fenô*en* das representaç*es socia*s, *ue com*reende os saber*s produzidos na, e pela, vida
</line>
<line>
cotidiana.
</line>
<line>
*ara M*scov*ch (196*/201*), as represen*ações so*ia*s têm duas funções bá*icas: 1) A
</line>
</par><par>
<line>
convencionaliza*ão
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
*bjetos ou ac*nte*imen*os. *e*s* asp*c*o
</line>
<line>
da natureza *as
</line>
</par><par>
<line>
represent**ões, po*emo* *izer que ela* consegue* dar uma forma de*initiv* a este* objetos,
</line>
</par><par>
<line>
localizando-os
</line>
<line>
em c*t**orias
</line>
<line>
det*rmina*as e grad*alme*t* colocando-os como modelos
</line>
</par><par>
<line>
pa*ti***dos por grupos e pess*as. Essas convenções *o* possibi*itam
</line>
<line>
co*hecer * q**
</line>
</par><par>
<line>
re*resenta * quê,
</line>
<line>
aju*ando-nos a res*lver
</line>
<line>
***blemas *e interpretação de *ensagen*. 2) A
</line>
</par><par>
<line>
prescrição. A* repre*e**ações são prescr*tivas, *u *eja, elas impõem *ma forç* sobre nós, *ue
</line>
</par><par>
<line>
é a combinação
</line>
<line>
d* uma estrutura já
</line>
<line>
presente a*tes mesmo
</line>
<line>
que
</line>
<line>
comecemos pen*ar, a
</line>
<line>
bem
</line>
</par><par>
<line>
como uma *radiçã*, que dec*eta * que deve ser pe*sado. *ó* recriam*s e recontamos
</line>
<line>
repres*n*ação, ma* há al*o p*deroso que as cri*.
</line>
<line>
Elas são impostas s*bre nó*, produto *e u*a sequência de mudança* que ocor*em no
</line>
</par><par>
<line>
*e*urso do t*mpo ao *ong*
</line>
<line>
de sucessivas geraçõe*. P*ra *ós, toda re*rese*tação *emete
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
alguma coisa e a al*ué* que partici*a *tiva*ente do *ro*ess* de construção. De ac*rdo com
</line>
<line>
Arruda (201*, p.154), "Isto se tr*duz para a metodo*ogia. O \alguém q*e *onstrói\ baseia *ua
</line>
<line>
construç*o nu* territóri* simb**ico que lhe dá o chão para s*a leitura d* mundo, **afir*ando
</line>
<line>
a dimensã* contextual já *encionada".
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 22, *. 12, art. 6, p. 117-134, *ez. 2025 www4.Unifsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
B. C. M. Neri, *. *. B. Aq**no, P. A. Guareschi
</line>
<line>
122
</line>
</par><par>
<line>
No p*im**ro pr*cesso de formação de representações, a Ancoragem, tratamos do
</line>
<line>
reconh*ci*e*to d* objetos não fa*i*iares a no*sos *lhos a partir de categorias previ*mente
</line>
</par><par>
<line>
conhecidas. Aqui, algo es*ranho *e*t*rbador, que *os *ntriga, transforma*o em nosso
</line>
</par><par>
<line>
e
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
**stema pa*t*cular de ca*egor**s, que o compara com um *a*adigma de uma categoria q*e nó*
</line>
<line>
pensamos ser apropriada (M*SCOV*CI, 1961/*011). De f*to, através da classificação daquilo
</line>
<line>
que é inclassificável, ao darmos *m nome para o que não *inha no*e, n*s somo* c**az*s de
</line>
<line>
*maginá-lo e representá-lo. Para Mos*ovic*, a represen*açã* é, f*n*amentalmente, um sistema
</line>
</par><par>
<line>
de c*ass*f*ca*ão e d* *en*tação, de aloc*ção d* *ategor*as nomes. *ós *lassi*icamos algo e
</line>
</par><par>
<line>
quando o
</line>
<line>
c*n**namos
</line>
<line>
a um determ*nad* conjunto d* comportamentos e regras *ue
</line>
</par><par>
<line>
*on*encionalizam o que é ou *ão é permi*ido, em rela*ão a todos os indivíduos perten*ente* a
</line>
</par><par>
<line>
essa *las*e; categoriza**s algo
</line>
<line>
qu*ndo *scolhemos um d*s paradigmas es*ocados na
</line>
</par><par>
<line>
mem*ria
</line>
<line>
e es*abelece**s com ele u*a relação positiva o* nega*iv*. A*ravé*
</line>
<line>
de*se
</line>
</par><par>
<line>
procedimento, c*nsegui**s sup*rar a re**stência com o nã* fa*ili*r e* dire*ão à *onc*liação
</line>
<line>
de *m ob*eto ou pessoa.
</line>
</par><par>
<line>
O*tro *rocedimento d* fa*iliarização a O*jetivaçã*. Nesta, os conc*i*os abstratos é
</line>
</par><par>
<line>
*ão materializados *m real*dades concreta*. Ela significa "[...] desco**ir qual*dade **ônica a
</line>
<line>
de u*a ide*a, ou *er imp*eciso; é rep*odu*ir u* conceito em uma imag*m." (*OSC*VIC*,
</line>
<line>
*961/2*11, *p. 71-*2). Entretan*o, ne* todas ** palav*as se reprod*zem at*avés *e **agens,
</line>
</par><par>
<line>
ou podem se* **gada* a estas, se** pela insuf*ciência de imagens
</line>
<line>
*xiste*te*, s*ja pelo* t**us
</line>
</par><par>
<line>
constr*ídos em to*no delas. As*im, aquelas imagens que foram *eleci*nadas pel* *ua
</line>
<line>
cap*ci*ade de serem repres*ntad*s são *ntegradas ao *ue *oscovici chama de *úcleo
</line>
<line>
figurativo, ** complexo de imagen* que repr*duz um *omplexo d* ideias.
</line>
</par><par>
<line>
Nossas r*presentações t**nam algo não fa*ilia* e* *lgo *a*i**ar,
</line>
<line>
e *sso, ***a
</line>
</par><par>
</page><line>
Moscovici, é ape*as outra maneira de dize* *ue elas depende* da memória. A A*coragem e *
</line>
<line>
Objeti*ação são for*as de lidar com a memória, c*locando-a em m**imento, dirigindo-a par*
</line>
<line>
dentro, inserindo e retir*ndo **ssoas, o*jetos, aconteciment*s, que são classificados *or tipos,
</line>
<line>
rotula*os c*m nomes, *u então sendo di*e**onada para f*ra, extraindo do mundo *onceitos e
</line>
<line>
imagens para uni-los e reproduzi-los no *n*verso exterior.
</line>
<line>
*imensões de S**t*do *obre ** Representações Soci*is *a Extrema Pobreza
</line>
<line>
Aqui bus*amos *ntender com* as narr*t*vas trazidas através das entr*vi*tas constroe*
</line>
<line>
re*r*sentaçõe* sociais sobr* * Extre** P*breza. Nossa p*eocupação consistiu em d*m*nst*ar
</line>
<line>
de q** maneira os relatos estabelece* um c*mpo re*rese*tacio**l *ue reforça alguns sentidos
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*s*na, v. 22, n. 12, *rt. 6, p. 1*7-*34, dez. 20*5 *ww4.Unifs*net.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Teo*ia das Rep*esentações Sociais e *s Mo*** *e (R)Exist*r: Vozes da Ext*ema *ob*eza
</line>
<line>
123
</line>
</par><par>
<line>
e ao mesmo temp* errad**a outros. Não se trata de admit*rmos a fala dos entrevist**os como *
</line>
<line>
repres**t*ç*o social em si *ue eles p*ssuem *c*rc* d* determi**do conjunto de s*be*es sobre
</line>
</par><par>
<line>
* pobreza, mas sim de, através do* dis*ursos,
</line>
<line>
*r*pa*ar um terreno par* c*nstruir
</line>
</par><par>
<line>
in*erpretações **bre est*s sabere*. **uém de julgam*n**s,
</line>
<line>
ve**s ne*te espaço uma
</line>
</par><par>
<line>
opo*tu*idade de ent*nder a imbrica*a rede de relações que perm**am o uni*e*so d*s
</line>
<line>
e*pobrecidos, explicada por el*s mesmos.
</line>
<line>
1) A negação da pobreza e a *e*sonifica*ão do diabo
</line>
</par><par>
<line>
* primeira dime*são de senti** é, sem dúvida, a ma*s forte e
</line>
<line>
frequen*e d* toda*:
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
religião
</line>
<line>
travestida de mode*o *xplicativo e regulador
</line>
<line>
de condutas. To*os os e*trevistados
</line>
</par><par>
<line>
e*e**eram enorme ou *ab*l conf**n*a em Deus, e *ma frase *epetiu-se e* vários **men*o*
</line>
<line>
nos relatos d*s in*er*ocutores ao serem q**stionados sobre c*nsiderarem-se ou *ão pessoas
</line>
<line>
po*res:
</line>
<line>
Eu n*o e*pero ser ass*m mui*o pobre não, porqu* po*re é a família do satanás né, do *ão. Todo* nós
</line>
<line>
que somos filhos de Deus somos ricos, né? (Jés*ic*)
</line>
<line>
Po*re é o cão! Nós somos ricos das graças de Deus, n* não? Vai diz*r que a g**te é pobre? Somos é
</line>
<line>
rico das g*aç*s. Pobre é o cão! (A*a)
</line>
<line>
*u não *e c*nsidero p*bre, sou *ica das graça* d* Deus (Fran**sca)
</line>
<line>
P*bre, pobre n*o sou não, po*q*e pobr* é o c*o, né? Mas assim, eu m* sinto assi* que as vezes *u
</line>
<line>
nã* tenho nada. (Silvia)
</line>
<line>
Pra mim, acho que pobre é * cão, *eus me perdoe. (Carmem)
</line>
<line>
Pobre, pobre, pobre...tem aq*ele ditad*, n*? Pobre é o *i*bo, né? ( Dia*a)
</line>
<line>
Pobre, pobre * o diabo, mas **mo na pre*i*ão (Am*nda)
</line>
<line>
Tal postu*a remete à neg*ção da po*reza, que foi elemento const*nte nas narrativa*.
</line>
</par><par>
<line>
Mui*os *os entrevistados ne*aram im*et*os*me*te situação de a
</line>
<line>
pobreza, obje*i*an*o
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
figur* do pobre na imagem do di*bo/d*môn*o/*ão, e contrast*nd* essa ref*rência **mbólica
</line>
<line>
*o* a existênci* de uma riqueza imater**l divina, as "g*aças" de Deus. Ou*ros si*ple*mente a
</line>
<line>
negaram afirmando *u* há um "o*tro *ais pobre", por i*so n*o se consider*m pobr**:
</line>
<line>
Eu n*o ** *onsi*ero *o*re po*que tem gente que t* mais r*im que eu. A gente tá com saúde, e
</line>
<line>
tem aquele dita*o né, a *en*e estando com sa*de tem t*do (Tere*a)
</line>
<line>
Eu *ão *e considero assim, po*re né, e* me considero uma pessoa humilde (Flávia)
</line>
<line>
*ão considero assim, de a gente se* pobr* *ão, porque tem gente mais pobre d* que a gente, não
</line>
<line>
tem onde morar (Diana)
</line>
<line>
Sou rica das graç*s de Deus, não vo* dizer *ue q*ero s** ri*a, ma* *ou rica d*s graças d* Deus.
</line>
<line>
Eu não me considero assim pobre, né, eu me considero uma *essoa humild* (*ranc*sca)
</line>
<line>
Outra form* de negar a pobreza, como a pesquisa *os apo**ou, mostra q*e os s*jeito*,
</line>
<line>
*uand* questionados, mesm* considerand*-se pobres, não se viam extremam***e pobres,
</line>
<line>
com* * governo os categoriza, ape*a* de, ind*retamen*e, d*screverem a própria sit*ação como
</line>
<line>
de miséria absoluta. Tal *ermo não f*i men**onado nas pergu*tas elaboradas, justamente por
</line>
<line>
R*v. FSA, Teres*na PI, v. 22, n. 12, art. 6, p. 1*7-134, dez. 2025 ww*4.U**fsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
B. C. M. Neri, C. A. B. Aqu*no, P. A. G*ares*hi
</line>
<line>
124
</line>
</par><par>
<line>
*entarmos comprovar a hi*ó*ese de que as designaç*es concebidas pelas política* pú*licas
</line>
<line>
acerc* desses *ujeitos não são fami*ia**s a estes, a *on*o de, em mome*to alg*m, acontecer
</line>
<line>
qualquer tipo *e *ef*rênci* ex*lícita usan*o a palavra "extrem* *obr*z*".
</line>
<line>
O que pudem*s pe*ceber acerc* deste tópico foi uma t*nta*iva dos entre*istad*s *e
</line>
<line>
amenizarem a descri*ão d* própria situação, pois se cons*dera*am *obres e a* mesmo tempo
</line>
</par><par>
<line>
*ustificavam q*e e*sa p*breza não e*a o
</line>
<line>
*i*r tip* de pobreza, visto que existem
</line>
<line>
*es*oas
</line>
</par><par>
<line>
*iven*o *m uma si*uação ainda *ais agrav*nte. Nega* a *obreza, ain** que a assumind* por
</line>
<line>
outras vertent*s, autoperc*ptí**is ou não, é, como categoric*mente af**ma Demo (20*1), *er-
</line>
<line>
*e pobre *a* não *e saber pobre. A p*breza política, característica das fa*as, n*s mostra
</line>
<line>
sujeitos que p***cem *e uma *alta não só mate*i*l, m*s também política, que não apresentam
</line>
</par><par>
<line>
nos disc*r*os uma consciência crítica *apaz de desc*nstr*ir a *ituação de pobreza ou
</line>
<line>
ver-*e
</line>
</par><par>
<line>
como *ujei*o de dire*tos. Há *as falas um* din**ica n* qual se *u*ca * t*da hor* exor*izar *
</line>
</par><par>
<line>
fantasma da miséria, po**
</line>
<line>
exist* u* temor entre
</line>
<line>
e*sas pess*as de decaír*m para o últ*mo
</line>
</par><par>
<line>
degrau na escada do frac*sso. Uma *ess*a rica da* graça* di*inas semp*e conhece algué*
</line>
<line>
pior do que ela, e assim *grad*ce a Deu* por seu lugar no *undo, mesmo que seja num pl*no
</line>
<line>
imat**ial. E*sa n*gação também diz ** uma naturalização de relações *ociai* o*ressoras que
</line>
</par><par>
<line>
são contin**ntes socialm*nte constituídas. Percebemos um e
</line>
<line>
habitus - a*ui entendi** como
</line>
</par><par>
<line>
um esquem* de **ndutas e comport*mentos que pas*a* a g*ra* *rá*icas *ndi*idu*is
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
col*tiva*. *ssociamo* e*ta *oção de habitu* ao *ern* das represen*ações sociais, que também
</line>
<line>
*os dão o mote *ara co*preender co*o *aberes *ociais nascem, se p*o*iferam e se enraízam
</line>
</par><par>
<line>
*o *eio de u*a socieda*e. Vemos a
</line>
<line>
n*gaçã* *a po*re*a co*o ** habitus
</line>
<line>
precário: "*
</line>
</par><par>
<line>
habitus, esse \prin*ípio não esco*hido de *odas as esc**has\, tende a conferir um pes* maio* às
</line>
<line>
ex*eriên*ias m*is antigas estimul*n*o, desse modo, s** própria co*st*ncia." (SOUZA, 20*2,
</line>
<line>
p.4*).
</line>
<line>
É *amb** nesse *ontexto que Souza (2012), amparado *as leituras d* Pierr*
</line>
</par><par>
<line>
B*u*dieu, se refere à* inú**ra* estratégias que são elaboradas *ara evirar
</line>
<line>
conta*o com
</line>
</par><par>
<line>
quaisquer **nteúd*s que ameace* ri*co a esse princ*pio. V*mos a as*unção da pobreza *om*
</line>
<line>
o pior dos cont*údos, **is c*nde a noç*o já conso*idad* *e qu* o pobre não se po*e enxergar
</line>
<line>
ou s* *ssumir des*a forma, pois estaria, assim, ren*ncian*o a* míse*o valor soc*al q*e
</line>
<line>
acredita a*nda possuir.
</line>
<line>
*) A pobreza é assumi*a como um* situa*ão ** vergonha e despr*zo
</line>
</par><par>
</page><line>
**v. FSA, *eresina, v. 22, n. 1*, *rt. 6, p. 117-134, d*z. 2025
</line>
<line>
www4.Unifsanet.*om.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A T*oria das Rep*esentaçõ*s Sociais * os Modos de (R)*xist*r: V*zes d* Extrem* Pob**za
</line>
<line>
1*5
</line>
</par><par>
<line>
*qu*les que se *ons*deravam pobr*s descreviam a própria situação como uma *ina e
</line>
<line>
*artilhavam sentimentos oriu*dos ***sa condição, c*mo a vergonha (por não ter boas roupas,
</line>
<line>
móveis dentro de casa, co*ida na mesa), h*milh*ção p*r *ar*e de vizinhos e *esprezo de
</line>
<line>
*escon**cidos *uando *ra ne*essário pedir ajuda ou ali*ento* na rua.
</line>
<line>
Eu **o me considero pobre. V*u te d*zer uma coi*a, s*be o que eu me consider*? Uma pessoa mu*to
</line>
<line>
d*spre*ada, uma pessoa que *ã* existe no mundo. Não vo* ment*r, é assim que *e considero (L**ra)
</line>
</par><par>
<line>
A gente se sente abandon**o po*que a gente * des*e jeito, o
</line>
<line>
*ovo pensa q*e a gente é mend*g*
</line>
</par><par>
<line>
(Jéssic*)
</line>
</par><par>
<line>
As*im, modo de comi*a, ni*gu*m *ic*
</line>
<line>
sem comida *ão, mas ass*m u*a ro*pa, um c*lç*d*
</line>
<line>
assim,
</line>
</par><par>
<line>
nunca tem, só as merma, assim domi*go **sso* n*o tem uma roupinh* boa, me sin*o meio a*sim no
</line>
<line>
meio do povo...não vou pra nenhum canto, as *ezes eu fico com ver*onha, assim o pesso*l da rua as
</line>
</par><par>
<line>
v*z*s an*a *rrumado, vê
</line>
<line>
os fi**o ar*um*do, m*s eu não saio p*a ne*hum
</line>
<line>
can** não, eu f**o *ó em
</line>
</par><par>
<line>
casa, eu tenho vergonha de ir pra uma missa, não to ad**uada com a r*upa. (E*na)
</line>
<line>
Tem d*as que não tem n*m açúcar p*a a*oça* *m mingau [...] *u num vou **mbém pegar meus filhos e
</line>
<line>
anda* no meio da rua pedi*do, eu sei lá, fico morr*ndo *e *ergonha. [...] *u tenho vergonha, sou mais
</line>
<line>
ante* *e *umilh*r aos **zinhos ou *or aí, *orque eu não vou ***ar *om meus *il*os no m*io da rua
</line>
<line>
pedin*o (Ant**ia)
</line>
</par><par>
<line>
Eu
</line>
<line>
tin*a vergonha por*ue s* *inh* u*a re*e dentro de casa, tinha vergonha de
</line>
<line>
\*h, va*os *az*r
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
trab**h* *a *scola na tua casa?\ * eu ficava com ver*o*** (D*a*a) .
</line>
<line>
Zaval*ta (2007) *o investigar práti*as discrimin*tó*ias com sujeitos pobres afirma q*e
</line>
<line>
pessoas envergonh*das pela condiç*o *a q*al estão pass*m a não ter coragem *e estar em
</line>
</par><par>
<line>
de*ermin*dos espaç** públicos. O ind*v*duo s*nte *ua autoest**a *evastada
</line>
<line>
a p*rtir de
</line>
</par><par>
<line>
ava*iaç*e* pe*soais neg**ivas. Ta* sensaçã* in*erioriza e de*empoder*. Lau*a, a p*imeira
</line>
<line>
e*trevistada da pesquisa, n*s contou qu* pediu esmola* na* ruas po* seis anos e era *om o qu*
</line>
</par><par>
<line>
arrec*da*a
</line>
<line>
d* porta *m porta q** consegu*a alimentar *s filhos. Parou com essa p*át*ca
</line>
</par><par>
<line>
porqu* eles c*escer*m e
</line>
<line>
c*meçaram a *ent*r vergonha
</line>
<line>
*e ac*mpan*á-*a. At*a**en*e, com *
</line>
</par><par>
<line>
s** ben*fício do B**sa *amília suspenso e ve*d* todos em **sa pas*arem f**e, resolveu
</line>
</par><par>
<line>
voltar às *uas, oferec*ndo nas cas*s sua força de tr*bal**, mas se sentiu muito humilhada
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
desp*ez**a por perceber n* olhar *as pesso*s medo da sua *resença.
</line>
</par><par>
<line>
Ontem eu andei ta**o *as Pedrin*as atrás de em*rego, eu chegue* numa c*sa, bati palma e a mulh*r
</line>
<line>
entro* p*a de*tro e fechou os portão, "si* min*a fil*a, o que é q*e voc* que*?" "não d*na, estou atrás
</line>
</par><par>
<line>
de *mprego, senhor*". Eu an*ando com
</line>
<line>
um me*i*o, "nã* tô atrás de ro*ba*
</line>
<line>
não,
</line>
<line>
senhora!", Eu d*
</line>
</par><par>
<line>
saia, c** u** criança! Ai ela fech*u os portão
</line>
<line>
"não, aqu* não t*m nin*uém não,
</line>
<line>
não precisamo d*
</line>
</par><par>
<line>
ning*ém pra trabalhar não". Ve*do eu falar, outra *i*inha "vem cá *inh*
</line>
<line>
filha, *u vo* falar co*
</line>
</par><par>
<line>
você, ai nã* tem nada não, aqui o *essoal tá todo empregad*", ai el* deu uma banana e u*a laranja
</line>
</par><par>
<line>
pro meu fil*o e eu disse "a*e *aria, o p*ssoa* desconf*a
</line>
<line>
da ge*te mesmo, eu an*ando co* uma
</line>
</par><par>
<line>
cria*ça, sou até evangél*ca mi*ha fil*a, só tô atrás de um *mprego, ai a out** entendeu e disse "D*us
</line>
<line>
tá vendo, entregue se*s pro*lem* tudim a Deus". (Laura).
</line>
<line>
Ela traz em seu discurso o elemento da invisibil*dade ap*ntado po* S*uza (2009). Essa
</line>
</par><par>
<line>
invisibil*da*e não se *aracte*iza po* u* "não per**ber". Ela é, ante*, um "olhar
</line>
<line>
a*r*vés" no
</line>
</par><par>
</page><line>
qu*l o outro é perc*bido fisicamente, sua p**se*ça *xiste, entreta**o é ignorada po* comple*o,
</line>
<line>
Re*. FSA, Ter*sina PI, v. 22, n. 12, art. 6, p. 117-1*4, de*. 2025 *w*4.Uni*s*ne*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
B. *. M. Neri, C. A. B. Aquino, P. A. Guare**hi
</line>
<line>
*26
</line>
</par><par>
<line>
e assim *ecret*-se s*a não relevânc*a soci*l. Por co*ta d*ste p*sicionamen*o, o
</line>
</par><par>
<line>
*esqualif*ca*o, o sujei*o indign* de qua*que* resquício d* ate*ção s* s* torna visível se
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
algum modo i*comodar, causar medo. E*sas *essoas carreg*m consigo o status de
</line>
<line>
poten*ia*mente perigosas e são *mprevisíveis, como *aura, que ousou bat*r *a porta de uma
</line>
<line>
*as* de família ri*a o*erendo o próp*i* co*po c*m* *er*amenta *e tra*alho.
</line>
<line>
3) A pobreza é definida a pa*ti* da referê*ci* de ter ou não uma cas* **ó**ia
</line>
<line>
Pa*a *s inter*oc*tores, *ais d* que não ter re**rs*s p**a s* manterem, uma *itua*ão *e
</line>
</par><par>
<line>
pobr*za caracteriza-se po* não ter on*e morar, ou ter
</line>
<line>
o*de morar, porém pag*r alugue*. O
</line>
</par><par>
<line>
s o*ho d*
</line>
<line>
casa própria, que agora é
</line>
<line>
visivelmente *ais fácil de ser conquistado do q*e há
</line>
</par><par>
<line>
a*g*ns anos,
</line>
<line>
dada *acilid*de de c*dast*o em projet** de concessão de a
</line>
<line>
casa* populares,
</line>
</par><par>
<line>
tor*ou a vida *essas pessoas mais *igna, pois, segundo elas, a gara*tia de um *e*o * o que os
</line>
<line>
tor*a di*eren*es dos "outro*" pobres.
</line>
<line>
Po*r*za é você ter que pa*ar aluguel, ág*a, luz e *ão ter o que come* dentr* de *a*a. [...] é *ão t** o**e
</line>
<line>
ficar debaixo, *orar com os outr*, pagar a*uguel (Te*e**)
</line>
<line>
É a pessoa não ter o que com*r, uma moradia, um recurso, *ue viv* pe*indo (Diana)
</line>
<line>
Pobreza é a pessoa viver na rua, mendigando por a*, p*a uma pess*a qu* tem *m teto *r* mo*ar tem q*e
</line>
<line>
levantar as mãos pro cé* e ag*adec** (Antônio)
</line>
<line>
Po*reza * não *er c*sa pra morar ne* o que comer todo dia (*l*via)
</line>
<line>
Ouvimos muitas históri*s sobre as di*iculdad*s ** conse*uir u*a casa própria, o que
</line>
<line>
*emon**ra o quan** *ssa conquis*a é v*lorizada na *ida desses sujeito*. Um dos relatos mais
</line>
</par><par>
<line>
tocan*es
</line>
<line>
foi o de Marta. Sua *a*a é própria e
</line>
<line>
foi comprada *om a ajuda do ex-m*rido,
</line>
<line>
*á
</line>
</par><par>
<line>
al*uns ano*. A casa era muito *imples, de taipa e um dia o te** d* c*z*nha/quarto c*iu. El* **i
</line>
</par><par>
<line>
ent*o até
</line>
<line>
a
</line>
<line>
pr*feitur* pedir *juda, *ois n*o *inh* com* pagar o
</line>
<line>
conserto e levantar
</line>
</par><par>
<line>
pratic**ente metade da residênci* *or conta própria. Já
</line>
<line>
separada
</line>
<line>
do marido, sozinha,
</line>
<line>
com
</line>
</par><par>
<line>
filhos p*q*eno* para cuidar e sem condições de *agar alugue* enqu*nto a p*ef**tura da*a
</line>
<line>
alguma *esp*sta *obre sua si*ua*ão, Marta dormi* *om todas as cria*ças na sala, único
</line>
<line>
cômodo que aind* estava de *é. Com a ajuda de vizinho* e fam*l***es, Marta conseguiu *ma
</line>
<line>
casa p*ra ficar *emporari*me*te enqua*to a s*a era reerguida *or funcionários da pref*itura.
</line>
<line>
*icamo t*do *qu* na sal*, vend* a hora *udo cair, a parte a*ui da frent*, a* vizinhas me deram u*
</line>
<line>
*olchão, botei pros meninos dormirem, m** eu p*ssava a noi*e a**rdada com med* do rest* *air
</line>
</par><par>
<line>
em cima de mim e dos meni*o...**o gosto ne*
</line>
<line>
de lembra*...(choro). Pass*v* noite acordada a
</line>
</par><par>
<line>
pastorando meus filh*, Tem coisa que marca né, a vi*a da g*nte.(Mart*)
</line>
</par><par>
<line>
* *istó*ia de Laura não é menos sofrid*, ela no*
</line>
<line>
contou que antes
</line>
<line>
de ganhar a
</line>
<line>
casa
</line>
</par><par>
</page><line>
ond* hoje mora - uma casa gem*nada den**o de um conjunto habi*acional co*st*uído através
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. 12, a*t. *, *. 117-134, d*z. 2025 w*w*.*nif*anet.com.br/*evis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Teoria das Representaçõe* Sociais * os **do* de (R)Ex*stir: Vozes da Extrema Pobrez*
</line>
<line>
127
</line>
</par><par>
<line>
de um pr**ra*a do gove*no Minha Casa, M*nha Vi*a - e*a morava e* u* bairro pr*x*m* à
</line>
<line>
sua atual *esidência, cujas condi**es e*am ermas.
</line>
<line>
Essa casa aqui e* ga*hei, mas se v**ê *iss* *n*e eu m*rav*, eu mor*v* no Pantanal, eu era ajud*da
</line>
<line>
pelo pov*, era *u*to difíci*, a min*a casa era só * frente, o r*sto era só os *au *nfiado [...] Meus filho
</line>
</par><par>
<line>
dormia
</line>
<line>
tu*o um em ci** do outro,
</line>
<line>
não ti*h* piso, era no barro, no chã*. Mas graç** Deus assim a
</line>
</par><par>
<line>
mes*o sou feliz porque Deus me deu essa c*sa. Conseg*i com m**ta luta, p*ssei se*s ano* p** ganhar
</line>
<line>
essa casa. *u mor*va a*ui n*s sem-terra, a* t*d*s os ano a água me bot*va pra **r* com as criança, a
</line>
</par><par>
<line>
água batia na
</line>
<line>
cintura.[..] fiquei mais de *eis anos
</line>
<line>
na *asa *ntiga, fui até mo*d*da p** es*o*pião, n*o
</line>
</par><par>
<line>
tinha
</line>
<line>
espaço pra gente. Qu*ndo ganhei essa casa nova chore* tanto, *ão dormia *l**n*o p*a* t*lha
</line>
</par><par>
<line>
todo tempo, será que é ** son*o? Pass*i dois di*s sem dormi* choran*o de fe*icidade, até ho*e
</line>
<line>
agradeço a Deus. (Laura)
</line>
<line>
Ta*bém cita*os o ex*mplo de Diana, que a*tes de conseg*ir sua *a*a próp*ia a***vés
</line>
<line>
do Minha Ca*a, Minha Vida, *assou por m*mentos de muita difi*uldade e *umilhaç*o.
</line>
</par><par>
<line>
Quando
</line>
<line>
casou, já g*ávida,
</line>
<line>
não tinha onde mor*r. Su* mãe
</line>
<line>
comprou p*ra si *m terreno *e
</line>
</par><par>
<line>
c*nc* me*ros quadrados e o dividiu ao *uase me*o, dando uma
</line>
<line>
*as metad*s para Diana. *la
</line>
</par><par>
<line>
nos relat*u que o local era desert* e não havia o mín*mo de *nfraestru*ura.
</line>
<line>
Era só um c*modo, n*o tin*a água, não t**ha luz, *i eu pegava *gua com o *iz**ho, pedi* toda noi*e
</line>
<line>
quando e*e chegava do tra**lho, uns dois ou três b**dezinhos d\água, ai pegava e guard*va, to*o dia.
</line>
<line>
Ai, *uando ch*via, cho*ia **ntro d* casa, quando c*o*ia *in**a água do chão, o chão nã* er* bom,
</line>
<line>
era s* aquela g*roroba vé* de ciment* (Diana)
</line>
</par><par>
<line>
Alguns anos depois, por coincidênci*, o local
</line>
<line>
o**e Diana morava foi *sc*lhido pela
</line>
</par><par>
<line>
*refeitu*a para s* torn*r
</line>
<line>
um novo conjun*o ha**taci*nal *aq*ele b**rro e sua casa ia ser
</line>
</par><par>
<line>
de**propriada. A prefeitur* deu duas o*ções **ra no*sa info**ant*: ou ela aceitava
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
indeniza**o de mil reais
</line>
<line>
pel* cas*, que *ons*stia no total, em um terreno de 2,80 met*os
</line>
</par><par>
<line>
quadrad** ou então ela *ederi* * te*re** *ara a prefe*tur* e, em troca, quando tu*o *stivesse
</line>
<line>
pronto, gan**ria *ma ca** nova n* conjun*o. *or achar o valor da indeniza**o ir*isório para
</line>
<line>
ajudá-la na compra de um* *ov* ca*a, acei*ou a s*g*nd* *lternati*a e *ede* seu te*re*o para a
</line>
<line>
co*s*rução *o con*unto. Entretan**, enfrento* com essa de*isão uma gr*ve consequên*ia:
</line>
</par><par>
<line>
teri* que
</line>
<line>
voltar mor*r c*m a m*e, pois não tinha condiç*es de a
</line>
<line>
pagar **uguel enquant* *
</line>
</par><par>
</page><line>
*onjunto habitacio*al era co*struído e a pre**itura se d*s*e*p*nsabil*z*u de aju*á-*a ness*
</line>
<line>
ques*ão. Diana ficou des*mpr**ada. Ar*umou um bico v*ndendo cartelas da loteria qu*
</line>
<line>
sorteavam prêmios. Trab*lh*va o dia inteiro e che*ava já de **drug**a com apenas s*te reais
</line>
<line>
n* bol*o. Um dia, *onheceu um ho*em q*e tam**m *rabalha*a pa*a a ca*a lotérica e ac*itou
</line>
<line>
a proposta que ele lhe fe*:
</line>
<line>
Ai e*se me* atual m*rido trabalhav* e conheci *le, ele *hegou pra m*m disse ass**, el* e*a de R*cife
</line>
<line>
e che*o* aqu* em So*ral, ai el* \c*mo é te* nom*?\ ai eu comecei a convers*r com ele, *i ele \você é
</line>
<line>
solteir*?\ e eu disse \*o*\, ai a gente começo* * con*ers*r e nesse te*po e* tinha *ezenove anos e el*
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 22, n. 12, art. 6, *. 117-134, dez. 2025 ww*4.Unifsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
B. C. M. Neri, C. A. B. Aquino, P. A. G*ares*hi
</line>
<line>
128
</line>
</par><par>
<line>
t*nha cinquent* an*s, e
</line>
<line>
ele \você
</line>
<line>
quer viv*r com u* homem?\ ai naquele aperr**o que *u tava,
</line>
</par><par>
<line>
naquele s*frimento e tud*, a* eu quis, *orque eu não aguen*ava *ais viver com fome, * nos ape*reio
</line>
</par><par>
<line>
que eu tava passando (choro). Tá c*m cinco anos e
</line>
<line>
***e meses qu* viv* com ele, a gen*e quando
</line>
</par><par>
<line>
trabalhava *e**va três *oras d* *arde até *uas, três h*ras d* *anh*, pra dar co*ta* *e tudo
</line>
<line>
(choro).
</line>
</par><par>
<line>
Ganhava p*uco d*mais. A gente passava m*ita fome, *uita. (ch*ro i*audível). (Diana)
</line>
</par><par>
<line>
Ao fin** de *uase três anos de espera, finalmente conseguiu sua casa própria, o
</line>
</par><par>
<line>
*onjunto habit*cional ficou pronto e h*je, mesmo
</line>
<line>
co* muitas dificul*ade*, nã* passa mais
</line>
</par><par>
<line>
n*nhum tipo de humilhação e não tem vergonha de mo*trar a própria casa, que tem o mínimo
</line>
<line>
** mobília, difer**te d* *po*a quand* morava com a mãe, p*is *o ent**r e* casa, só via *ma
</line>
<line>
rede e **ixas *om t*a*o* de r*up*.
</line>
<line>
4) O rit*al *o *mprev*sível: A pobreza é definida como nã* ter o que com*r
</line>
<line>
Fome, d* acordo com o *icionári* Aurélio, significa um grande *pe*ite de comer, um*
</line>
<line>
urg*nci* d* al**ento. Tod* se* vivo sent* diaria*ente a in*vitabilidad* de se ali*entar, ai*d*
</line>
<line>
que não o poss* ou não queira fa*er iss*. *efinhamos *e não ob*decermos às leis do própri*
</line>
<line>
c*r*o, quand* este nos f*z desejar um prato d* *om*da. No c*so *o* nossos interloc*to*es, a
</line>
<line>
vo**z pen*ri* os faz t*r que aprend*r a c**viver com esse des*jo e reprimi-l* diar*ame**e, ou
</line>
</par><par>
<line>
pelo men*s não sac*á-*o c*mo dever*am. *i*da que c*m alguma* ressal*as, e*es
</line>
<line>
nos
</line>
</par><par>
<line>
s*gredavam a sofreguidão da fome co* uma *patia assu*tado*a. E*a
</line>
<line>
*ão
</line>
<line>
comu* q*an*o
</line>
</par><par>
<line>
aco*dar to*os os dias e saber que o sol estava no céu.
</line>
</par><par>
<line>
Vemos o caso de Antôni*: c*m seis *ilhos, mo*a sozinha co* três del*s, está grávida
</line>
<line>
de outro e sua mã* *uida de *ais doi*. Segundo os ***a*os das a*sistentes s*ciais, *ntônia
</line>
<line>
passa p*r muitas n*cessidades e é quase d*ariament* a*parada pelo CRAS para faz*r
</line>
</par><par>
<line>
refeiçõe* junt* com os filhos. Ela nos cont* que c*rri*ue*ro não ter sequer é
</line>
<line>
açúcar
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
adoçar um mi*gau. Asmá**ca * grávida, Antônia *ão tem *ondições d* traba*h*r e recebe 182
</line>
<line>
reais *elo B*lsa Famí*ia, e é *om e*se valor que te**a su*te*tar * si e ao* filh*s, a*ém d* paga*
</line>
<line>
as contas.
</line>
<line>
O que falta a**mentação, coisa boa pr* dentr* de ca*a, acho que é **so, que po*rez* é **r pou*o dentro
</line>
</par><par>
<line>
d* c*s*, * falta* alim**taç*o, fr*ta pras
</line>
<line>
criança, l*ite, essas *oisas, n*? S*ber que *udo *sso às ve*e*
</line>
</par><par>
</page><line>
tem, às vezes **o tem. O que *e *au*a ma*s sofrimento é ver meus filho *ã* te*, as*im, pra *ar
</line>
<line>
alime*taç*o a eles, me dói por*ue as vez*s eles pe*em as coisas a* pede *ei*e, mingau, pede de c*mer,
</line>
<line>
pede fruta e eu **o te*ho, as vezes eles veem os meni*os ** emba*xo (ela mora no andar de cim* do
</line>
<line>
c**junto habitacion*l) comendo alguma *oisa, ai diz \mãe, *ompra aqui*o ali\, a* eu dig* \*eu filho,
</line>
<line>
e* não tenho dinhe*ro n*o\, ai fica p*xan**, \com**a mãe, compra mãe\ e e* digo \te*ho n*o\..."
</line>
<line>
(Antôni*)
</line>
<line>
Laura *o* questi***: "*ocê pensa que n*s almoce*o hoj*? A*mocemo **o! Às ve*es
</line>
<line>
o pess*al manda e a gente come. Ela aqui (a filha) almo*a aqui a*rás (*iz**h*), mas hoje nós
</line>
<line>
nem alm*c*mo. Onti nós não jantemo." Encontrar meios para alimentar a si e a família é *m
</line>
<line>
rit*a* d*ário do **p*evisíve*. A h*st*r*a *e Ana també* é carregada de dolorosas confissões.
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*ina, v. 22, *. 1*, art. 6, p. 117-134, dez. 2025 ww*4.Unifsanet.c*m.br/**v*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Teori* das *epresentaçõ** Soci*i* e os Modos de (R)Exi**i*: V*zes d* Extrema Pobreza
</line>
<line>
1*9
</line>
</par><par>
<line>
Com o *arido desemp*ega*o, sua úni*a renda * o Bolsa Fam*lia, que *ão soube *nformar ao
</line>
<line>
certo quanto vale. M*smo n*o assumindo p*s**r fome, *la descreve o qua*to se aliment*
</line>
<line>
pouco e mal:
</line>
<line>
A gente é pobre, *as a *ente tem saúde. A g*nte *ão *assa bem *omo um rico, né? Qu* toda hora *em
</line>
</par><par>
<line>
* din*eiro pra c*me* do *om e do mió,
</line>
<line>
mas uma coisi*ha a *ente *ome, um o*o, *m peixe,
</line>
<line>
uma
</line>
</par><par>
<line>
piaba, um real de *alsicha *li, * gent* c*me. Como estou lh* dizendo, n*o
</line>
<line>
dá mesmo, mas o *ue
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
g*nte pode fazer? (Ana)
</line>
</par><par>
<line>
Ho*ve entrevista*os que afirm*ram não *assar fome, e sim o*tros ti*os de *ificuld*de,
</line>
<line>
* just*mente por est***m distante d*ssa tr*ste sit*ação, consi*eravam-na um indicat*vo do *ue
</line>
<line>
se**a pobreza:
</line>
<line>
*cho q*e pobreza é assim, a pesso* não *er o que co*e*, isso p*a mi* é *ob*eza, gr*ças a Deus tenho
</line>
<line>
o *u* comer todo dia, mes*o que s*ja só o arroz ou o feijão, m*s te*, graças a D*us. (Car*em)
</line>
</par><par>
<line>
Pobr* é assim, qua*do não tem *ada dentr* de casa, não te* o
</line>
<line>
que comer dentro de uma cas*, né?
</line>
</par><par>
<line>
(Lúcia)
</line>
</par><par>
<line>
*ob*e é assim que n*o tem nada,
</line>
<line>
não
</line>
<line>
t*m o que
</line>
<line>
comer, não tem o que vestir, pra mim é
</line>
<line>
assim,
</line>
</par><par>
<line>
en*endeu? (Francisca)
</line>
</par><par>
<line>
[...] é aquela p*ssoa que não tem nem um fei*ão pra botar no fogo, né? Ama*hece o dia,
</line>
<line>
olha
</line>
<line>
*r*s
</line>
</par><par>
<line>
quatro can*o ** casa, vê um filho chora*do pedin*o um pão e não tem p*a *ar (J**na)
</line>
</par><par>
<line>
[...] é não t*r o q*e comer t*do dia (Flávia)
</line>
</par><par>
<line>
Com um *r de vergonha * hu*ilh**ão, n*s*o* e***evistados qu* *e cons*d*raram
</line>
<line>
pobres, a *erta al*ura d* discurso t*m*ém ** a*sumiram f*mintos, e m*i* d* que o*vi-lo*
</line>
</par><par>
<line>
la*entar *
</line>
<line>
própri* fome, **-la e*tampada
</line>
<line>
em suas ca**s *am**m foi algo qu* no* com**eu
</line>
</par><par>
<line>
* *i t o.
</line>
</par><par>
<line>
Possibilid*des de uma sín*e*e i*terp*et*tiv*
</line>
<line>
Há um último tóp*co qu* quere*o* a*re*entar ao lei*or, pois vemos neste apontame*to
</line>
<line>
u*a fonte potenc*al pa*a construção de novos sentidos. A*param*-nos em Th*mp*on (2011)
</line>
<line>
para justifica* no*sa vontade de trazer * tona um viés i*terpretativo mais dir*to, prof*n*o e
</line>
<line>
pessoal acerca do *ue foi discut*d* até e*tão. Para o auto*:
</line>
<line>
Os méto**s de a*ál*se discur*iv* proc*d*m at*av*s da análise, ele* q*eb**m, divide*, *esc**stroem,
</line>
</par><par>
<line>
procur*m desvel*r
</line>
<line>
o* *adrões * efeit*s que
</line>
<line>
c*nstituem e operam dentro de uma forma simbólica
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
discursi*a. [...] m*s a i***rpret*ção implica um movi*e**o nov* d* p*nsamen*o, el* procede *or
</line>
<line>
síntese, por construçã* c*i*ti*a de possív*is significados. [...] por m**s ri*o*osos * sist*mático* que os
</line>
</par><par>
<line>
*étodos da análise formal o*
</line>
<line>
d*scursi*a pos*am ser, eles
</line>
<line>
*ão p*dem *bol*r a necessida*e d* uma
</line>
</par><par>
</page><line>
*onstruçã* criati*a d* significado, i*to é, de uma expli*ação interpr**ativa do que e*tá representado ou
</line>
<line>
do que é dito. (THOMPSON, 2011, p.375)
</line>
<line>
P**sando na possibilidade de i*terp*et*r uma inte*pretação, adent*amos no que
</line>
<line>
T*ompson chama *e reinterpretação, uma vez qu* até entã* o que *izemos e apresentamos *o
</line>
<line>
Rev. FSA, Teres**a PI, v. 22, n. 1*, art. *, *. 117-134, dez. **25 www4.Unifsanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. C. M. Ne*i, C. A. B. *quin*, P. A. Guareschi
</line>
<line>
*3*
</line>
</par><par>
<line>
l*ito* foi *ma "interpreta*ão já p*é-interpre*ada" pelos suj*itos qu* constituem o no*so cam**
</line>
<line>
sócio-histórico. Sem muita* *om*licaçõ*s, v*mos ao *onto nodal do tópico, a *usada tentativa
</line>
<line>
de arri*car *lgum*s consi*erações sobre o corolári* de*t* t*abalho.
</line>
<line>
A extrema pobreza que presen*iamo* à *uz da Teo*ia da* Representações Soc*ais nos
</line>
</par><par>
<line>
*ropicia entrever
</line>
<line>
os s*b*es**ltos dos *aberes socia*s na raiz
</line>
<line>
de sua co**tituição enquant*
</line>
</par><par>
<line>
*e*ômeno e questão social. Nossos entrevi*tados eram *ontraditório* borrados em seu* e
</line>
</par><par>
<line>
d*scursos, e n*da disso *ara nó* soa como *m **aso. *emos nesse compor*ame*to
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
tendênci* *esses sujeitos a não conse*uir ***icula* c*m clareza a própria *ondiç*o de mi*éria
</line>
</par><par>
<line>
pelo simples fato de que (r) existir em uma
</line>
<line>
situação de
</line>
<line>
pobreza extre** é uma realidade
</line>
</par><par>
<line>
in*u*ortável de *er assumida. Tão
</line>
<line>
*nt*agá*el *ue reconhec*r a anulaç*o de suas
</line>
<line>
v*das
</line>
</par><par>
<line>
enquan*o ral* completamente *stigmatizada, humilhada, invisibilizada e *es*rez*da é deveras
</line>
</par><par>
<line>
impen*áve*. *end*
</line>
<line>
assim, é mais si*ples *ara essas pesso*s ilus*onar a existência de um
</line>
</par><par>
<line>
a**uém n* fim da "*ila de der*otas", *ue não s*o elas. Não importa em que **sição *istante do
</line>
</par><par>
<line>
início de*ta fila *sses *ujeito* estão, certeza de que não a
</line>
<line>
ocupam o *ltimo lugar os
</line>
<line>
alenta:
</line>
</par><par>
<line>
Q*e no *ltim* lugar este*a o dia*o, o vizinho, o morador d* rua que passa fom* *u o d***ado
</line>
<line>
da esquina, essa pessoa vai estar "p*or que eu" para q*e a miséria *ese m*nos sob seus corpos.
</line>
<line>
*á nesta f*rma de enxe*g*r o p*ópri* mundo uma recusa à *ea*idade, *ma genuína
</line>
<line>
fuga da dor *e quem q*er ser *ec*nheci*o como gente, mas *a*a cons*guir se a*irmar "*ente"
</line>
<line>
precisa c*ntar com * (*m) po*sibilidade de alcanç*r a própria digni*ade, seja n* *enta*iva de
</line>
</par><par>
<line>
c**sum*r
</line>
<line>
be*s, conquist** um empr*go, ter um **to ou
</line>
<line>
u*
</line>
<line>
prato
</line>
<line>
** comida. Ap*esentando
</line>
</par><par>
<line>
um* consciên*ia en**oada desta t*i*t* sina, *oss*s entrevistados se *escrevem extrema*ente
</line>
</par><par>
<line>
pobres sem
</line>
<line>
*erceberem que o fazem, porém categoricament* s* negam pobres
</line>
<line>
por
</line>
</par><par>
<line>
enten*e*em que revelar isso a um estranho é
</line>
<line>
ass*nar o *r**rio *e*t*fi*ad*
</line>
<line>
de *orte social.
</line>
</par><par>
<line>
Ora, essas *e*so*s já n*o existem para o mundo e quando raramen*e s*o percebidas por
</line>
<line>
alguém, acabam rec*bendo um **atamento tax**ivo que as j*g* no rol d* delinquên*ia o* da
</line>
<line>
escória. E*por ao ou*ro aq**lo que eles *egam a*é para si * de fa*o u*a ati*ude m*ito perigo*a
</line>
<line>
e que de** ser ev*tada.
</line>
<line>
Os empo*recid*s *ue assumem suas vida* mi*erávei*, bem co*o os que negam *s*a
</line>
</par><par>
<line>
condição, compa**il*a* de um me*mo
</line>
<line>
*s*igma. Amb*s são carentes dos mod*s de agir,
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
pens**,
</line>
<line>
d* fal** e *e se *ompor*ar daqu**es vistos como socialme*te dignos, ain*a q*e uma
</line>
</par><par>
<line>
parte não sinta nenhu* tipo de pe*te*ça como esti*ma, *ega*do-o vee*entem*nte, e que
</line>
</par><par>
<line>
outra parte, m*smo *ssu*indo a c*ndiç*o de pobrez*, não c**siga d*r-se con*a
</line>
<line>
de
</line>
<line>
qu* os
</line>
</par><par>
</page><line>
fa*o*es que a le*am *quela s*tuação *ão correspondem a uma questão de mat*r*al**a*es, mas
</line>
<line>
*stá dir*tamente r*lacionado a uma percepção política de c*nflitos de c*a*s*s. A f*rma como
</line>
<line>
R*v. FSA, Ter**ina, v. 22, n. 12, art. 6, p. 117-134, dez. 202* www4.Unif*an*t.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Teoria das R*pr*s*nt*ções Sociai* e o* *o*os de (R)Existir: V*zes da Ext*ema Pobre*a
</line>
<line>
131
</line>
</par><par>
<line>
a pobreza é tra*u*ida por e**as p*ssoas n*s reme*e a *m **pres*ivo modelo de
</line>
</par><par>
<line>
convencion**iza*ão prescrição das re*r*se*tações so*iais que es*e* sujeitos e
</line>
<line>
constroem.
</line>
</par><par>
<line>
Neg*r a pobr*za é algo que se reproduz com muita f*rça no *niverso dos empobrecid*s. *
</line>
</par><par>
<line>
ens*nado desde cedo *ara essas
</line>
<line>
pessoas *ue denomi*ar-se po**e é uma atitu*e abo*in*vel,
</line>
</par><par>
<line>
justamente *orque assunção da p*b*eza de*vela a posição de a
</line>
<line>
derro*a
</line>
<line>
completa q*e
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
empobrecido* p*e*erem não **xergar, para *ue o torpor da ilusão
</line>
<line>
d* uma vida com
</line>
</par><par>
<line>
p*rsp*ctivas *raças di*inas prev*leç*, ain*a *ue a fom* pe*severe ju*to. Contudo, é e* e
</line>
<line>
me*o às ambigui*ad*s que enc*n*ra*os esclare*imentos. Qu*n*o se dizem pobres, ainda qu*
</line>
</par><par>
<line>
"não mu*to p*bres", *ois o último lugar
</line>
<line>
da fi** j* está preenchido, nos*o* en*re*istados
</line>
</par><par>
<line>
tentam enco*tra* compensações para contr*b*lancear a aflit*v* exist*ncia de se verem
</line>
</par><par>
<line>
miseráveis, mas não co*itam ja*ais *ecretar
</line>
<line>
às
</line>
<line>
próprias vi**s * *al*ncia final. São pobres,
</line>
</par><par>
<line>
p**ém têm *aúde, *pesar d* muit*s
</line>
<line>
ser*m doe*tes crôni*os, um resultad* de anos
</line>
</par><par>
<line>
excruciantes de tr*b*lho desqualificad* no qual o próprio cor*o, hoje e*aurid*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
com*ro*etido di*nt* d*s esforços *ni*a*escos a qu* s* s*bmeteu, foi moeda de troca bara*a.
</line>
</par><par>
<line>
São p**res, entr*tanto não passam f**e, *inda que c**e* ne* de longe seja uma
</line>
<line>
exper*ên*ia d*ária de satis*a**o * fartura com * *omida, p*l* contrário, o pouco que *s vezes
</line>
</par><par>
<line>
se tem diante d* mu*to *ue sempr* fa*ta s*rpree*d*ntement* parc*: é
</line>
<line>
"um ovo, uma piaba,
</line>
</par><par>
<line>
u* real de s*ls*cha". Nenhum de*se* alimen*os dá cont* de supr*r o míni*o da* necessidades
</line>
</par><par>
<line>
calórica* de
</line>
<line>
um ser h*mano quando *ngeridos sozinh*s e em tã* p**ca quan*idade. Não
</line>
<line>
há
</line>
</par><par>
<line>
f***, me*mo *ue o almoço e o j*nta* de*endam exclusivament* dos vizinhos, do CRAS, *u
</line>
<line>
de Deus, que a t*do* protege. A f*me, mesmo real, *ísica e dolor*sa, * subjetivada p*la
</line>
<line>
*atural**a*ão do "comer" como um mom*nto que s*mpr* s**á de difícil acesso, não deixan*o
</line>
<line>
sa*da* a não ser o c*nformismo de que a v*da é assim.
</line>
<line>
Não são po*res, porque pobre é quem *ão tem um teto, um lugar p*ra *ora*. A prova
</line>
</par><par>
<line>
incontestável da "nã*-pobreza" é que são donos de
</line>
<line>
um p*daço de chão. No en**nto,
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
conseg*** o direito a esse chão, tiveram que assu*ir a pobreza que tanto negam, precisara*
</line>
</par><par>
<line>
atestar no papel * quanto são m*se*áve*s e incapazes *e, por conta própria, a*cançarem
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
son** de ser*m **oprietários ** u*a c**a para morar sem
</line>
<line>
pa*a isso precisar da *j*da d*
</line>
</par><par>
<line>
gov*r*o. A in*apacidade é inata e e*c*ntra-*e a*orm*cida num m*do de vida qu* nos remete
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
uma herança de clas*e e e*tá inscrit* não ape*as no analfab*tism* - t*o comum
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
vergon*oso p*ra
</line>
<line>
essas pessoas - mas também *a *scassez de vocabu*ário, nos modos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
p*nsar, de *e expres***, *e f*lar, na **exis*ência d* qualificaç*o mínima para qu*lq*e* tipo d*
</line>
</par><par>
<line>
funç*o *ais ela*orada
</line>
<line>
d*n*ro do mu*do do tra*al*o, enf*m,
</line>
<line>
d* todas as *isposi*ões
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
algu*as classes v**m *omo
</line>
<line>
n*turais (como ju*ta* d*as sí*abas f**mar uma pal*vra, por e
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. *SA, Teresina P*, v. *2, n. *2, *rt. 6, p. 11*-134, d*z. 2*25
</line>
<line>
www4.Un*fsanet.com.br/**v***a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
B. C. M. N*ri, C. A. B. Aq*i**, *. A. Guareschi
</line>
<line>
13*
</line>
</par><par>
<line>
exemplo), mas que *ara estes suje*tos s*o comp*etamen*e alheias * i*p*ati*á*eis, u** vez
</line>
<line>
que s*o in*ognoscíveis.
</line>
<line>
A **e desfech* essas impressões nos levam? É bom re*apitularmos as associações qu*
</line>
</par><par>
<line>
p*opusemos desde o começo *es** trabalho: com*r*ender as redes de relacionamentos
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
dimensão de
</line>
<line>
existênci* e resistênc*a *esses sujei**s, utili*ando *o** ferramenta para e*ta
</line>
</par><par>
<line>
orie*tação a Teor*a *as R*present*çõ*s Sociais. Cabe at*nta*m** p*ra u* ***ecto que já foi
</line>
</par><par>
<line>
*x*ustivamente pon*uado sobre as rep*es*ntaçõ*s, *as que continua v*lido e centra*
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
**scussão: as repres*ntações
</line>
<line>
são i*eias
</line>
<line>
dissemi*adas no univers* social que atrav*ssam
</line>
</par><par>
<line>
constan*e apr*p*iação *ransforma*ão pelos sujeitos *ue e
</line>
<line>
compõem es** ce*ário. *uitas
</line>
</par><par>
<line>
dessas ide*as se alastram com uma f**ça avass*ladora *os disc*rsos e nas vidas das pessoa*,
</line>
</par><par>
<line>
instauran*o r*lações de poder, d* pert*ncimento, de dominação, de o*r*ss** *
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
reco*heci*ento. Assentadas no *er*eno do mundo *i*bólico, os conjuntos de sab*res socia*s
</line>
<line>
q** fo*m*m unidades repr*s*nt*c*onais se ancoram nos processos de fa*iliarizaç*o com tud*
</line>
<line>
* que é estran*o. As*im, qua*do suj*itos que vivenciam a extre*a pobre*a a*rendem desde
</line>
<line>
cedo a *xistir dentro do* bolsões de miséria, dribl*ndo pressupostos de autorre*o*hecimento,
</line>
</par><par>
<line>
resigna*ã*, na*urali*ação e
</line>
<line>
resiliência diant* dos modos de vida qu* f*ram s*b*etidos
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
atrav*ssar, pod*mos afi*mar qu* n*ste processo i*ci*e *ma co*strução de repr*sen*ações
</line>
<line>
socia*s cujas *e*erbera*õe* at*ngirão ger*ç*es int*i*a*.
</line>
<line>
Desd* o apr*nder a *cend*r um fogão à lenh* por s*ber *ue o únic* mod* de coz*nhar
</line>
<line>
*ara ** filhos, net*s * bisnetos será sempre es*e, até acredit** e defende* piamente a *eg*ção
</line>
<line>
da condiçã* d* misé*ia: n* substrato des*as dimensõ*s *e sent*do e**ont*amos representações
</line>
<line>
soci**s sendo tr*n*mi*idas, prescr*tas e conven*io*a**zadas *trav*s de um process* constante
</line>
<line>
de objetivação d*s fenôme*os adjacentes à pobreza e de ancor*gem *as novas vivência* que
</line>
</par><par>
<line>
es** tra**ssia impõe sobre
</line>
<line>
o
</line>
<line>
destino de c*da um* dessas almas, à deriva d* s* mesmas num
</line>
</par><par>
<line>
*ar de *at*gorizaç*e*, estigmas e *re*once*tos.
</line>
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R*F**ÊNCIA*
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C**itib*: Cha*pagnat, Sã* Pau**: Fundação Carlos Chaga*.
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R*v. FSA, T*resina, v. 22, n. 12, art. 6, p. 1*7-13*, dez. 2025
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d* http://www.op*i.*rg.uk/wo*k*ng-pa**r-
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number-03/
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</page><line>
Rev. FSA, Te*e*ina PI, v. 22, n. 12, *rt. 6, p. 117-134, dez. *025
</line>
<line>
*w*4.Uni*sanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
B. C. M. Ne*i, C. A. B. *quino, P. A. Guar*schi
</line>
<line>
*34
</line>
</par><par>
<line>
Como *eferenciar este Artigo, conforme A*N*:
</line>
<line>
B. *. M. NERI, C. A. *. AQUI*O, *. A. **ARE*CHI. * *eori* das Repre**ntações Sociai* e os
</line>
<line>
M*dos de (R)Exist*r: Vozes da Extrema Pobr*za. Rev. FSA, Teresina, v. *2, n. 12, art. 6, p. *17-13*,
</line>
<line>
dez. 2025.
</line>
</par><par>
<line>
Contribuição do* Au*ores
</line>
<line>
*. C. *. *eri
</line>
<line>
C. A. B. *qu**o
</line>
<line>
P. *. Guareschi
</line>
</par><par>
<line>
1) concepçã* e p*anejamento.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) análise e interpre*a**o dos dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) e*a*oração do rascun*o ou n* revisã* crítica *o conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
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4) participaçã* n* a**ova*ã* da ve*são final d* man*scri*o.
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R*v. FSA, Te*e*ina, v. 2*, n. *2, a*t. 6, p. 1*7-134, dez. 2025
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www4.Unif*anet.com.br/rev*sta
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)