<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.Unifsanet.*om.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, T*r*s**a, v. 22, n. 12, art. 6, p. 117-*3*, de*. 2025 </line>
<line> ISSN Impre*so: 1806-63*6 ISSN *letrônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.1281*/2025.22.*2.6 </line>
</par>
<par>
<line> A Teoria das Representações S*c*ais e os Mo*os *e (R)Exi**ir: Vozes da Ext**ma </line>
<line> Pobreza </line>
<line> T*e Theory of S*cial *e*resentat*ons and the Mo**s of (R)*xist: Voic*s of *xtrem* </line>
<line> P*verty </line>
</par>
<par>
<line> B*una Clézia Madeira N*ri </line>
<line> *estra em Psicol***a Social e *nstitucional p*la Univer*idade Feder*l do Rio Grande do *ul </line>
<line> *rofessora do Ce*tro Unive*si*ário INT* - *NINTA </line>
<line> E-*ai*: brunaclezi*@g**il.com </line>
<line> Cá*sio Adriano Braz *q*ino </line>
<line> Pós-Do*tor em Psico*ogia pela Univers*dad* Complutense *e Ma*ri* </line>
<line> Prof*ssor da Un*ve*s*dade Fede*al d* Ceará </line>
<line> E-mail: br*zaquino@ufc.br </line>
<line> Pedrinho Arcide* Guareschi </line>
<line> Prof*s*o* d* Un*vers*dad* *e Santa Cruz do Su* </line>
<line> P*s-Dou*or em Psico*ogia pel* *n*versidad de La Habana, Cu*a </line>
<line> E-mai*: g*areschi1**0@*mai*.com </line>
</par>
<par>
<line> Ende*eço: Bruna C**zia Made*ra Neri </line>
<line> *ditor-Che*e: </line>
<line> Dr. </line>
<line> T*nny </line>
<line> Kerle* </line>
<line> de </line>
<line> Alenc*r </line>
</par>
<par>
<line> R. Ant*nio Rodri**es Magalh*es, 359 - Dom Expe*ito, </line>
<line> *o*rigues </line>
</par>
<par>
<line> Sobral - CE, 620*0-*00, Sobr*l-CE. Bra**l. </line>
</par>
<par>
<line> Ende*eço: Cássio Adriano Br*z Aqui** </line>
<line> Artigo recebido em 03/11/2*25. </line>
<line> Últim* </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> Av. da Universidad*, 2762 - B*n*ica, Forta*eza - CE, </line>
<line> rec*bid* e* 10/1*/2025. Aprovad* em 11/11/2025. </line>
</par>
<par>
<line> 60020-180, *rasil. </line>
</par>
<par>
<line> End*reç*: P*drinh* Arcides Guareschi </line>
<line> A*aliado pel* si**ema Tri*le Rev*ew: Des* R*view *) </line>
</par>
<par>
<line> Av. Independência, *293 - *niversitário, S*nta Cruz do </line>
<line> pelo E*i**r-C*efe; e b) Dou*le Blind Rev*ew </line>
</par>
<par>
<line> S*l - RS, Brasil. </line>
<line> (a*aliação ce*a por dois avaliadores da áre*). </line>
</par>
<par>
<line> Re*is*o: Gramatical, Normativa e </line>
<line> de F*rmata*ão </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> B. *. M. Neri, C. A. B. Aquino, P. A. Guares*hi </line>
<line> 118 </line>
</par>
<par>
<line> RESU*O </line>
</par>
<par>
<line> Es*e trabalh* propôs realizar um estudo sob*e as repre**ntações sociais de sujeitos </line>
<line> c*t**or*zados pe** gov*rn* c**o extrema*ente p*bres, enf*tizando o qu* e*tes nos </line>
<line> *presentaram acerca de su*s *i*ências enqu*nto empobrecid*s. * *e*q**sa qualitati*a </line>
</par>
<par>
<line> caminhou no sent*do </line>
<line> *e inv*stigar o *ue os </line>
<line> inte*locuto*es entendiam por pobreza, ser/estar </line>
</par>
<par>
<line> pob**, bem como compre*nder quais tipos de dific*l*ades est*s sujeito* e*f*entam </line>
<line> em seu </line>
</par>
<par>
<line> cotidiano. Atravé* de entre*i*tas semiestruturad*s, captu*a*os fragmentos </line>
<line> de narrati*as </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> vida dos in*er*ocutores e, *om aporte t*órico-m*t*do**gic* d* T**ria das *epr*s**taç*es </line>
<line> S*c*ais, b*m com* de autores *u* *iscute* a prob*ematiz**ã* do conceit* de pobreza, </line>
</par>
<par>
<line> construímos u*a análise das falas e elencamos qua*ro </line>
<line> dimensões de </line>
<line> sentido est*uturadas </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> partir do que os entrev*stado* apontaram em suas fal*s </line>
<line> ao relat*rem *s dure*a* de se*s </line>
</par>
<par>
<line> cotidianos. </line>
</par>
<par>
<line> Palavras-**ave: *xtrema Pob*eza. Represen*ações Sociais. Entrevistas Narrativa*. </line>
<line> *BSTRACT </line>
<line> This pape* proposes conductin* a stud* on the social repr*sentations of subjects categ*rized </line>
</par>
<par>
<line> b* the *overnment as extremel* poor by </line>
<line> *mphasizin* what they s*owed *s </line>
<line> abo*t thei* </line>
</par>
<par>
<line> experiences while imp*verished. Qualitat*ve *esearch walk*d to investigate wha* the parties </line>
</par>
<par>
<line> *eant by povert*, </line>
<line> being / to be poo* </line>
<line> and to understand w**t types of dif*iculties the*e </line>
</par>
<par>
<line> individuals face in *h*ir dai*y *ives. Through semi-str*ctured in*erviews, </line>
<line> captured </line>
<line> *rag*e**s </line>
</par>
<par>
<line> of life narrat*ves of *he speake*s and, wi*h theoretical and meth*do*o*ica* support o* </line>
<line> t he </line>
</par>
<par>
<line> Theory of Soc*al *epre*entations a* we*l as a*thors wh* di*cuss the questi**ing of th* </line>
<line> *oncept of pove*t*, build an an*lys*s o* *he speeches and l*s*ing four dimensions of me*ning </line>
<line> struct*red from the i*terview*es mention*d i* the*r spee*h when report*ng the *ardships of </line>
<line> their d*ily l*ve*. </line>
<line> Key*ords: Extrem* Povert*. Soci*l *epresentat*o*s. I*t*rvie*s Narrati*es. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresin*, v. 22, n. 12, ar*. 6, p. 117-134, dez. 2025 </line>
<line> www4.*nifsanet.c*m.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Teoria das Represe**ações Socia*s e os Mod*s de (R)Existir: Vozes da Extrema Pobre*a </line>
<line> 119 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTR*DUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> * *eo*ia das Represe*tações ***iais (T*S) foi a pr*ncipal ferrament* teór*c* </line>
<line> escolh*d* pa*a no*tear *s*a pesquisa. Tentaremos elucidar *qui sua origem, **incipais </line>
</par>
<par>
<line> pressu*ostos e poss*bil*dades ** a*licação. Co*struirem*s, partir deste p*rc*rso teórico, a </line>
<line> uma análise d*tal*ada ace*ca de alguma* falas dos i**ormant*s da pesq*isa. Ap*esentaremos </line>
<line> algumas das entre*istas * *artir de fra*mento* d* **r*a*iva, e *o*sider*remos os mai* </line>
<line> sig*if**ativos ou p*radigmáticos para a discussão. * na*ra*iva, como a entendemos, atrave*sa </line>
<line> a necessi*ade humana incessant* d* co*tar *omo uma for*a p*imá*i* *a comunicação *n*re </line>
</par>
<par>
<line> os homens. O ato </line>
<line> de c*ntar histórias prov*ca *s*ados in*enc*onais que **iv*a* ou tornam </line>
</par>
<par>
<line> f*m*liar o rol de acont*cim***** e senti*entos confrontados di*riamente em nossas vivências </line>
</par>
<par>
<line> ordinár**s. Narrar é e**a* sempre *e voltan*o p*ra </line>
<line> u*a **periê*c*a pesso** através de *m </line>
</par>
<par>
<line> detalhamento </line>
<line> da </line>
<line> mes*a </line>
<line> com </line>
<line> enfoq**s </line>
<line> v*r*ado* </line>
<line> nos </line>
<line> aconteciment*s </line>
<line> e </line>
<line> ações </line>
</par>
<par>
<line> (J*VCHE*OVITCH; BAUE*, *012). </line>
<line> Utiliza*os como técn*ca a entrev*sta *em*e*tr*turada e todos o* *n*ormantes tive*a* </line>
<line> *eus ver*adei*os n*mes pre*erva**s *or pseudôn**os. As f**as permaneceram em s*a forma </line>
</par>
<par>
<line> *ri*inal </line>
<line> para *presentar mais *erdadeira*ente possív*l * pr*pri* voz dos i*form*ntes. As </line>
</par>
<par>
<line> entre**s**s acont*ceram num CRAS da c*dade d* Sob*al-CE, </line>
<line> que ab*ange u* t*rr**ório *e </line>
</par>
<par>
<line> altos índices de vio*ênc*a e pobreza. </line>
</par>
<par>
<line> Con*i*era*ões h**tóricas so*re o su**imen** da TRS </line>
</par>
<par>
<line> El*b*ra*a *m meados da década de *0, a Teoria das Rep**s*ntaç*es *oci*is *onstitui </line>
<line> ho*e u*a i*porta*te v***ente teó*ica dentro *a Ps*cologia Social e de muitos outros campos </line>
<line> fora d*la. Ap*iado na Teoria da Linguagem d* Saussure, na Teoria da* Representações </line>
<line> Infa*tis de Pi*get e na Teoria do D*se**olvime*t* de Vig*tsky (OL*VEIRA; WE*BA, *0*1) </line>
<line> *osco*ici refu*da o *o*ceit* de Representaçõ*s Coletivas du*khei**ano e **z *asc** no seio </line>
</par>
<par>
<line> *a *sicolo*ia Social, ainda e* pr*ces*o d* terr*to*ialização, </line>
<line> um novo nicho teórico- </line>
</par>
<par>
<line> *pis**m*lógico. </line>
</par>
<par>
<line> As Repre*e*tações So**ais ainda são um c*nceito </line>
<line> bast*nte mal-entendi**, no camp* </line>
</par>
<par>
<line> da *s*colo*ia, e um </line>
<line> d*s </line>
<line> c*l*anhare* </line>
<line> de Aquiles se situ* </line>
<line> na comp**ensão e**ada d* que </line>
<line> elas </line>
</par>
<par>
<line> po*e* ser indi*iduais ou c*letivas. A*su*imos aqui *s postur*s ado*a*a* por Guar*schi </line>
</par>
<par>
<line> (2007, p.*1), que </line>
<line> *os mostra ser "impossível conh*cer sem repr*se*taç*es, e *ue essas </line>
</par>
<par>
<line> r*prese*taçõ*s, ao implicar dimensões simbólica* e *ociais, se </line>
<line> tor*am, a um só tempo, </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Te**sina *I, v. 22, n. 12, art. 6, p. 1*7-13*, dez. 20** </line>
<line> www4.Unifsanet.co*.br/r*vista </line>
</par>
</page>
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<par>
<line> B. *. *. Neri, C. A. B. Aqu*no, P. A. Guare*chi </line>
<line> 120 </line>
</par>
<par>
<line> fenôme*o* subjetivos, *nte*s**jetivos * objetivos". Também *pontamos J*vche*ov*tch (*011, </line>
<line> p.87), que de*ine * *RS c*mo: </line>
<line> [...] um conjunto d* concei*os ar*icula*o* *ue explicam como os saberes sociais são </line>
<line> pro*uzidos e t*ansform*dos e* processo* d* com*nicação e *nteraç*o s*cial. [...] </line>
<line> ** fen*meno que se r*fere * um **njunt* d* regulari*ad*s empíricas </line>
</par>
<par>
<line> compreendendo as ideias, os valor** e *s prática* d* comu*idades </line>
<line> humanas sob*e </line>
</par>
<par>
<line> objetos soc*ais e*p*cíf**o*, bem como sobre p**ce*sos socia** e *om*n*cativos *ue </line>
<line> o* p*odu*em e r*produze*. </line>
</par>
<par>
<line> O </line>
<line> prim*iro passo para a compr*ensão profund* do que si*nifica uma re*resentaç*o </line>
</par>
<par>
<line> social * consid**á-la como um fenô*eno * não como um *onceito, o segund* passo consi*te </line>
</par>
<par>
<line> em t**rizar esse fenômeno (DUVEEN, 2011). Quando decidimos real**ar </line>
<line> "um *stu*o em </line>
</par>
<par>
<line> *epresentações sociais", o </line>
<line> que *reten*emos com </line>
<line> isso na verdade, pesquisar u* fen*me*o é, </line>
</par>
<par>
<line> d* rep*esentaç*o social. Eles são * *ue no* **ama a at*nção, seja pel* *ua *elevância s*cial, </line>
<line> intere*se acadêmico, pr*sença atual nos *ebates pol*tico* ou midiáticos, * assim por *ian*e. </line>
<line> Os fenômen*s estão "esp*lhados por aí" (SÁ, *998), na cu*tur*, nas instituições, na* prátic*s </line>
<line> s**ia*s e nos p*ns*mentos indiv*dua*s, eles são em sua nat**eza difusos, impreci*os, </line>
<line> *olivalentes, em constan*e movi*ento e pr*se*tes em inúmera* in*tâncias da interação social. </line>
<line> O qu* Mosco*ici *u*ere é **a nova *i*ão. *s processos **presentacionais não *od*m </line>
</par>
<par>
<line> mais ser entendidos </line>
<line> *o*a de seus contextos hi**ó*i*os </line>
<line> e psico**ociai*, pois são essas </line>
</par>
<par>
<line> *im*nsões qu* </line>
<line> os tornam p*ssív*is, </line>
<line> ou seja, "é </line>
<line> preciso considerar a ontogênese da forma </line>
</par>
<par>
<line> re*re*enta*ional * s*a função *im*ólica" (JOVCHELOVI*CH, 2011, *.*7). Com base </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> expo*t*, apont*mos que o pode* da função s*mbóli*a da repr*sentação se apoia *m su* </line>
</par>
<par>
<line> h*bi*idade de se s*b*epor às r*strições do objeto-mu*do insistentemente </line>
<line> enf*ti*ada* pe*a </line>
</par>
<par>
<line> tradição *artesian* e, </line>
<line> a ss* m , </line>
<line> mostrar um novo mode*o, re*ativamente livre, a* ex*ressar </line>
</par>
<par>
<line> in*en*ões, sonhos e aspirações da* subje*ividades dos sujeitos que põem as r*presentações *m </line>
<line> *ov*mento. Tal poder m*bi*izador re*re*entará um dife*enci** n** usos e funções da TRS e </line>
<line> const*tuirá um podero*o instrumental de análise para *ue *ossamos *ircunscrever as nuances </line>
<line> interp*etativ*s do *ue será **azi*o pelos i*t*rlocut*re* da p*squisa. </line>
<line> Uso* e funçõ*s *a T*S: um *ovo esforço inte*pretativo </line>
</par>
<par>
<line> As re*resentações circulam </line>
<line> em n*s*os d*scurso*, se c*ista*izam </line>
<line> em c*ndutas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *o*stituem fenômenos do nosso coti*ia*o, *elo* quais podemos, a*ravés da pesq*is* t*ór*ca, </line>
<line> d*sco**ir *iversos e*eme*tos informativos, c*gnitivos, ideológicos, n**mativos, v*lores, </line>
</par>
<par>
<line> crenças, *tit***s, </line>
<line> opiniõ*s, e*c., que sustentam </line>
<line> inu*erávei* práticas e *ost*ras *en*ro da </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, T*resina, v. 22, n. 12, art. *, p. 117-134, dez. 2025 </line>
<line> www*.Unifsa*et.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Teoria das *epresentações Sociais e os M*dos de (R)Ex*stir: Vozes da Extr*ma Pobreza </line>
<line> 12* </line>
</par>
<par>
<line> soc*eda*e. Re*resentar u* *bjeto social é *onstruir formas de pens*r e explica* *sse *bjeto. </line>
<line> Co*struir uma *ep*esenta*ão soci*l de um objeto é compa*tilhar modelos *e pens*m**to * de </line>
</par>
<par>
<line> e*plic**ões existentes n* soc**dade, </line>
<line> que são reconstruídos pelos suj*itos ao longo do seu </line>
</par>
<par>
<line> *rocesso de s*cializaçã* (SANTOS,1996). </line>
<line> Q*a*do trazem*s est** olhar*s *ara no*sa pesquisa, entendemos * e*t**** pobr*za, </line>
</par>
<par>
<line> como o fenômeno </line>
<line> q*e </line>
<line> quere*os *nvestigar. Partimo* do </line>
<line> pr*s*uposto de Jodelet (2001) </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> a*re*itamos q*e a **pre*entação social é sempre * repr*s*ntação de um objeto, o f*nômen* da </line>
</par>
<par>
<line> ex*rema </line>
<line> pobrez*, </line>
<line> e *e a**uém, o* ato*es sociais </line>
<line> que compuseram o cenário de </line>
<line> *os s a </line>
</par>
<par>
<line> *nvestigação, *ivenc*ando modos de c**xi*tir e resistir *essa situação t*o adversa. Os modos </line>
</par>
<par>
<line> de simbol*zar e **terpretar a pobreza </line>
<line> através *e *ist*rias, </line>
<line> e*tratégias </line>
<line> e </line>
<line> vivências f*i </line>
<line> nos s o </line>
</par>
<par>
<line> gr*nde foco. Vemos os sa**res desses *ujeitos como </line>
<line> uma rica fonte </line>
<line> de conhec*mento </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> aprendizado na cam*nhada daqueles que se in*omodam com questões so*iais d*sta natureza. </line>
</par>
<par>
<line> *s </line>
<line> *a***es c*mpa*tilhado* têm uma </line>
<line> potência enorme que não se furta de transf*rm*r </line>
</par>
<par>
<line> comportamentos, opin*õe* e olhares através das geraçõ**. O termo "****r *ocial" *o*e </line>
<line> se </line>
</par>
<par>
<line> *eferir a </line>
<line> qual**er forma </line>
<line> d* </line>
<line> conhec*mento, m*s a *eoria está </line>
<line> esp*cialmente interessada </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> fenô*en* das representaç*es socia*s, *ue com*reende os saber*s produzidos na, e pela, vida </line>
<line> cotidiana. </line>
<line> *ara M*scov*ch (196*/201*), as represen*ações so*ia*s têm duas funções bá*icas: 1) A </line>
</par>
<par>
<line> convencionaliza*ão </line>
<line> d* </line>
<line> *bjetos ou ac*nte*imen*os. *e*s* asp*c*o </line>
<line> da natureza *as </line>
</par>
<par>
<line> represent**ões, po*emo* *izer que ela* consegue* dar uma forma de*initiv* a este* objetos, </line>
</par>
<par>
<line> localizando-os </line>
<line> em c*t**orias </line>
<line> det*rmina*as e grad*alme*t* colocando-os como modelos </line>
</par>
<par>
<line> pa*ti***dos por grupos e pess*as. Essas convenções *o* possibi*itam </line>
<line> co*hecer * q** </line>
</par>
<par>
<line> re*resenta * quê, </line>
<line> aju*ando-nos a res*lver </line>
<line> ***blemas *e interpretação de *ensagen*. 2) A </line>
</par>
<par>
<line> prescrição. A* repre*e**ações são prescr*tivas, *u *eja, elas impõem *ma forç* sobre nós, *ue </line>
</par>
<par>
<line> é a combinação </line>
<line> d* uma estrutura já </line>
<line> presente a*tes mesmo </line>
<line> que </line>
<line> comecemos pen*ar, a </line>
<line> bem </line>
</par>
<par>
<line> como uma *radiçã*, que dec*eta * que deve ser pe*sado. *ó* recriam*s e recontamos </line>
<line> repres*n*ação, ma* há al*o p*deroso que as cri*. </line>
<line> Elas são impostas s*bre nó*, produto *e u*a sequência de mudança* que ocor*em no </line>
</par>
<par>
<line> *e*urso do t*mpo ao *ong* </line>
<line> de sucessivas geraçõe*. P*ra *ós, toda re*rese*tação *emete </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> alguma coisa e a al*ué* que partici*a *tiva*ente do *ro*ess* de construção. De ac*rdo com </line>
<line> Arruda (201*, p.154), "Isto se tr*duz para a metodo*ogia. O \alguém q*e *onstrói\ baseia *ua </line>
<line> construç*o nu* territóri* simb**ico que lhe dá o chão para s*a leitura d* mundo, **afir*ando </line>
<line> a dimensã* contextual já *encionada". </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 22, *. 12, art. 6, p. 117-134, *ez. 2025 www4.Unifsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> B. C. M. Neri, *. *. B. Aq**no, P. A. Guareschi </line>
<line> 122 </line>
</par>
<par>
<line> No p*im**ro pr*cesso de formação de representações, a Ancoragem, tratamos do </line>
<line> reconh*ci*e*to d* objetos não fa*i*iares a no*sos *lhos a partir de categorias previ*mente </line>
</par>
<par>
<line> conhecidas. Aqui, algo es*ranho *e*t*rbador, que *os *ntriga, transforma*o em nosso </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> **stema pa*t*cular de ca*egor**s, que o compara com um *a*adigma de uma categoria q*e nó* </line>
<line> pensamos ser apropriada (M*SCOV*CI, 1961/*011). De f*to, através da classificação daquilo </line>
<line> que é inclassificável, ao darmos *m nome para o que não *inha no*e, n*s somo* c**az*s de </line>
<line> *maginá-lo e representá-lo. Para Mos*ovic*, a represen*açã* é, f*n*amentalmente, um sistema </line>
</par>
<par>
<line> de c*ass*f*ca*ão e d* *en*tação, de aloc*ção d* *ategor*as nomes. *ós *lassi*icamos algo e </line>
</par>
<par>
<line> quando o </line>
<line> c*n**namos </line>
<line> a um determ*nad* conjunto d* comportamentos e regras *ue </line>
</par>
<par>
<line> *on*encionalizam o que é ou *ão é permi*ido, em rela*ão a todos os indivíduos perten*ente* a </line>
</par>
<par>
<line> essa *las*e; categoriza**s algo </line>
<line> qu*ndo *scolhemos um d*s paradigmas es*ocados na </line>
</par>
<par>
<line> mem*ria </line>
<line> e es*abelece**s com ele u*a relação positiva o* nega*iv*. A*ravé* </line>
<line> de*se </line>
</par>
<par>
<line> procedimento, c*nsegui**s sup*rar a re**stência com o nã* fa*ili*r e* dire*ão à *onc*liação </line>
<line> de *m ob*eto ou pessoa. </line>
</par>
<par>
<line> O*tro *rocedimento d* fa*iliarização a O*jetivaçã*. Nesta, os conc*i*os abstratos é </line>
</par>
<par>
<line> *ão materializados *m real*dades concreta*. Ela significa "[...] desco**ir qual*dade **ônica a </line>
<line> de u*a ide*a, ou *er imp*eciso; é rep*odu*ir u* conceito em uma imag*m." (*OSC*VIC*, </line>
<line> *961/2*11, *p. 71-*2). Entretan*o, ne* todas ** palav*as se reprod*zem at*avés *e **agens, </line>
</par>
<par>
<line> ou podem se* **gada* a estas, se** pela insuf*ciência de imagens </line>
<line> *xiste*te*, s*ja pelo* t**us </line>
</par>
<par>
<line> constr*ídos em to*no delas. As*im, aquelas imagens que foram *eleci*nadas pel* *ua </line>
<line> cap*ci*ade de serem repres*ntad*s são *ntegradas ao *ue *oscovici chama de *úcleo </line>
<line> figurativo, ** complexo de imagen* que repr*duz um *omplexo d* ideias. </line>
</par>
<par>
<line> Nossas r*presentações t**nam algo não fa*ilia* e* *lgo *a*i**ar, </line>
<line> e *sso, ***a </line>
</par>
<par>
<line> Moscovici, é ape*as outra maneira de dize* *ue elas depende* da memória. A A*coragem e * </line>
<line> Objeti*ação são for*as de lidar com a memória, c*locando-a em m**imento, dirigindo-a par* </line>
<line> dentro, inserindo e retir*ndo **ssoas, o*jetos, aconteciment*s, que são classificados *or tipos, </line>
<line> rotula*os c*m nomes, *u então sendo di*e**onada para f*ra, extraindo do mundo *onceitos e </line>
<line> imagens para uni-los e reproduzi-los no *n*verso exterior. </line>
<line> *imensões de S**t*do *obre ** Representações Soci*is *a Extrema Pobreza </line>
<line> Aqui bus*amos *ntender com* as narr*t*vas trazidas através das entr*vi*tas constroe* </line>
<line> re*r*sentaçõe* sociais sobr* * Extre** P*breza. Nossa p*eocupação consistiu em d*m*nst*ar </line>
<line> de q** maneira os relatos estabelece* um c*mpo re*rese*tacio**l *ue reforça alguns sentidos </line>
<line> Rev. FSA, Ter*s*na, v. 22, n. 12, *rt. 6, p. 1*7-*34, dez. 20*5 *ww4.Unifs*net.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Teo*ia das Rep*esentações Sociais e *s Mo*** *e (R)Exist*r: Vozes da Ext*ema *ob*eza </line>
<line> 123 </line>
</par>
<par>
<line> e ao mesmo temp* errad**a outros. Não se trata de admit*rmos a fala dos entrevist**os como * </line>
<line> repres**t*ç*o social em si *ue eles p*ssuem *c*rc* d* determi**do conjunto de s*be*es sobre </line>
</par>
<par>
<line> * pobreza, mas sim de, através do* dis*ursos, </line>
<line> *r*pa*ar um terreno par* c*nstruir </line>
</par>
<par>
<line> in*erpretações **bre est*s sabere*. **uém de julgam*n**s, </line>
<line> ve**s ne*te espaço uma </line>
</par>
<par>
<line> opo*tu*idade de ent*nder a imbrica*a rede de relações que perm**am o uni*e*so d*s </line>
<line> e*pobrecidos, explicada por el*s mesmos. </line>
<line> 1) A negação da pobreza e a *e*sonifica*ão do diabo </line>
</par>
<par>
<line> * primeira dime*são de senti** é, sem dúvida, a ma*s forte e </line>
<line> frequen*e d* toda*: </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> religião </line>
<line> travestida de mode*o *xplicativo e regulador </line>
<line> de condutas. To*os os e*trevistados </line>
</par>
<par>
<line> e*e**eram enorme ou *ab*l conf**n*a em Deus, e *ma frase *epetiu-se e* vários **men*o* </line>
<line> nos relatos d*s in*er*ocutores ao serem q**stionados sobre c*nsiderarem-se ou *ão pessoas </line>
<line> po*res: </line>
<line> Eu n*o e*pero ser ass*m mui*o pobre não, porqu* po*re é a família do satanás né, do *ão. Todo* nós </line>
<line> que somos filhos de Deus somos ricos, né? (Jés*ic*) </line>
<line> Po*re é o cão! Nós somos ricos das graças de Deus, n* não? Vai diz*r que a g**te é pobre? Somos é </line>
<line> rico das g*aç*s. Pobre é o cão! (A*a) </line>
<line> *u não *e c*nsidero p*bre, sou *ica das graça* d* Deus (Fran**sca) </line>
<line> P*bre, pobre n*o sou não, po*q*e pobr* é o c*o, né? Mas assim, eu m* sinto assi* que as vezes *u </line>
<line> nã* tenho nada. (Silvia) </line>
<line> Pra mim, acho que pobre é * cão, *eus me perdoe. (Carmem) </line>
<line> Pobre, pobre, pobre...tem aq*ele ditad*, n*? Pobre é o *i*bo, né? ( Dia*a) </line>
<line> Pobre, pobre * o diabo, mas **mo na pre*i*ão (Am*nda) </line>
<line> Tal postu*a remete à neg*ção da po*reza, que foi elemento const*nte nas narrativa*. </line>
</par>
<par>
<line> Mui*os *os entrevistados ne*aram im*et*os*me*te situação de a </line>
<line> pobreza, obje*i*an*o </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> figur* do pobre na imagem do di*bo/d*môn*o/*ão, e contrast*nd* essa ref*rência **mbólica </line>
<line> *o* a existênci* de uma riqueza imater**l divina, as "g*aças" de Deus. Ou*ros si*ple*mente a </line>
<line> negaram afirmando *u* há um "o*tro *ais pobre", por i*so n*o se consider*m pobr**: </line>
<line> Eu n*o ** *onsi*ero *o*re po*que tem gente que t* mais r*im que eu. A gente tá com saúde, e </line>
<line> tem aquele dita*o né, a *en*e estando com sa*de tem t*do (Tere*a) </line>
<line> Eu *ão *e considero assim, po*re né, e* me considero uma pessoa humilde (Flávia) </line>
<line> *ão considero assim, de a gente se* pobr* *ão, porque tem gente mais pobre d* que a gente, não </line>
<line> tem onde morar (Diana) </line>
<line> Sou rica das graç*s de Deus, não vo* dizer *ue q*ero s** ri*a, ma* *ou rica d*s graças d* Deus. </line>
<line> Eu não me considero assim pobre, né, eu me considero uma *essoa humild* (*ranc*sca) </line>
<line> Outra form* de negar a pobreza, como a pesquisa *os apo**ou, mostra q*e os s*jeito*, </line>
<line> *uand* questionados, mesm* considerand*-se pobres, não se viam extremam***e pobres, </line>
<line> com* * governo os categoriza, ape*a* de, ind*retamen*e, d*screverem a própria sit*ação como </line>
<line> de miséria absoluta. Tal *ermo não f*i men**onado nas pergu*tas elaboradas, justamente por </line>
<line> R*v. FSA, Teres*na PI, v. 22, n. 12, art. 6, p. 1*7-134, dez. 2025 ww*4.U**fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> B. C. M. Neri, C. A. B. Aqu*no, P. A. G*ares*hi </line>
<line> 124 </line>
</par>
<par>
<line> *entarmos comprovar a hi*ó*ese de que as designaç*es concebidas pelas política* pú*licas </line>
<line> acerc* desses *ujeitos não são fami*ia**s a estes, a *on*o de, em mome*to alg*m, acontecer </line>
<line> qualquer tipo *e *ef*rênci* ex*lícita usan*o a palavra "extrem* *obr*z*". </line>
<line> O que pudem*s pe*ceber acerc* deste tópico foi uma t*nta*iva dos entre*istad*s *e </line>
<line> amenizarem a descri*ão d* própria situação, pois se cons*dera*am *obres e a* mesmo tempo </line>
</par>
<par>
<line> *ustificavam q*e e*sa p*breza não e*a o </line>
<line> *i*r tip* de pobreza, visto que existem </line>
<line> *es*oas </line>
</par>
<par>
<line> *iven*o *m uma si*uação ainda *ais agrav*nte. Nega* a *obreza, ain** que a assumind* por </line>
<line> outras vertent*s, autoperc*ptí**is ou não, é, como categoric*mente af**ma Demo (20*1), *er- </line>
<line> *e pobre *a* não *e saber pobre. A p*breza política, característica das fa*as, n*s mostra </line>
<line> sujeitos que p***cem *e uma *alta não só mate*i*l, m*s também política, que não apresentam </line>
</par>
<par>
<line> nos disc*r*os uma consciência crítica *apaz de desc*nstr*ir a *ituação de pobreza ou </line>
<line> ver-*e </line>
</par>
<par>
<line> como *ujei*o de dire*tos. Há *as falas um* din**ica n* qual se *u*ca * t*da hor* exor*izar * </line>
</par>
<par>
<line> fantasma da miséria, po** </line>
<line> exist* u* temor entre </line>
<line> e*sas pess*as de decaír*m para o últ*mo </line>
</par>
<par>
<line> degrau na escada do frac*sso. Uma *ess*a rica da* graça* di*inas semp*e conhece algué* </line>
<line> pior do que ela, e assim *grad*ce a Deu* por seu lugar no *undo, mesmo que seja num pl*no </line>
<line> imat**ial. E*sa n*gação também diz ** uma naturalização de relações *ociai* o*ressoras que </line>
</par>
<par>
<line> são contin**ntes socialm*nte constituídas. Percebemos um e </line>
<line> habitus - a*ui entendi** como </line>
</par>
<par>
<line> um esquem* de **ndutas e comport*mentos que pas*a* a g*ra* *rá*icas *ndi*idu*is </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> col*tiva*. *ssociamo* e*ta *oção de habitu* ao *ern* das represen*ações sociais, que também </line>
<line> *os dão o mote *ara co*preender co*o *aberes *ociais nascem, se p*o*iferam e se enraízam </line>
</par>
<par>
<line> *o *eio de u*a socieda*e. Vemos a </line>
<line> n*gaçã* *a po*re*a co*o ** habitus </line>
<line> precário: "* </line>
</par>
<par>
<line> habitus, esse \prin*ípio não esco*hido de *odas as esc**has\, tende a conferir um pes* maio* às </line>
<line> ex*eriên*ias m*is antigas estimul*n*o, desse modo, s** própria co*st*ncia." (SOUZA, 20*2, </line>
<line> p.4*). </line>
<line> É *amb** nesse *ontexto que Souza (2012), amparado *as leituras d* Pierr* </line>
</par>
<par>
<line> B*u*dieu, se refere à* inú**ra* estratégias que são elaboradas *ara evirar </line>
<line> conta*o com </line>
</par>
<par>
<line> quaisquer **nteúd*s que ameace* ri*co a esse princ*pio. V*mos a as*unção da pobreza *om* </line>
<line> o pior dos cont*údos, **is c*nde a noç*o já conso*idad* *e qu* o pobre não se po*e enxergar </line>
<line> ou s* *ssumir des*a forma, pois estaria, assim, ren*ncian*o a* míse*o valor soc*al q*e </line>
<line> acredita a*nda possuir. </line>
<line> *) A pobreza é assumi*a como um* situa*ão ** vergonha e despr*zo </line>
</par>
<par>
<line> **v. FSA, *eresina, v. 22, n. 1*, *rt. 6, p. 117-134, d*z. 2025 </line>
<line> www4.Unifsanet.*om.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A T*oria das Rep*esentaçõ*s Sociais * os Modos de (R)*xist*r: V*zes d* Extrem* Pob**za </line>
<line> 1*5 </line>
</par>
<par>
<line> *qu*les que se *ons*deravam pobr*s descreviam a própria situação como uma *ina e </line>
<line> *artilhavam sentimentos oriu*dos ***sa condição, c*mo a vergonha (por não ter boas roupas, </line>
<line> móveis dentro de casa, co*ida na mesa), h*milh*ção p*r *ar*e de vizinhos e *esprezo de </line>
<line> *escon**cidos *uando *ra ne*essário pedir ajuda ou ali*ento* na rua. </line>
<line> Eu **o me considero pobre. V*u te d*zer uma coi*a, s*be o que eu me consider*? Uma pessoa mu*to </line>
<line> d*spre*ada, uma pessoa que *ã* existe no mundo. Não vo* ment*r, é assim que *e considero (L**ra) </line>
</par>
<par>
<line> A gente se sente abandon**o po*que a gente * des*e jeito, o </line>
<line> *ovo pensa q*e a gente é mend*g* </line>
</par>
<par>
<line> (Jéssic*) </line>
</par>
<par>
<line> As*im, modo de comi*a, ni*gu*m *ic* </line>
<line> sem comida *ão, mas ass*m u*a ro*pa, um c*lç*d* </line>
<line> assim, </line>
</par>
<par>
<line> nunca tem, só as merma, assim domi*go **sso* n*o tem uma roupinh* boa, me sin*o meio a*sim no </line>
<line> meio do povo...não vou pra nenhum canto, as *ezes eu fico com ver*onha, assim o pesso*l da rua as </line>
</par>
<par>
<line> v*z*s an*a *rrumado, vê </line>
<line> os fi**o ar*um*do, m*s eu não saio p*a ne*hum </line>
<line> can** não, eu f**o *ó em </line>
</par>
<par>
<line> casa, eu tenho vergonha de ir pra uma missa, não to ad**uada com a r*upa. (E*na) </line>
<line> Tem d*as que não tem n*m açúcar p*a a*oça* *m mingau [...] *u num vou **mbém pegar meus filhos e </line>
<line> anda* no meio da rua pedi*do, eu sei lá, fico morr*ndo *e *ergonha. [...] *u tenho vergonha, sou mais </line>
<line> ante* *e *umilh*r aos **zinhos ou *or aí, *orque eu não vou ***ar *om meus *il*os no m*io da rua </line>
<line> pedin*o (Ant**ia) </line>
</par>
<par>
<line> Eu </line>
<line> tin*a vergonha por*ue s* *inh* u*a re*e dentro de casa, tinha vergonha de </line>
<line> \*h, va*os *az*r </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> trab**h* *a *scola na tua casa?\ * eu ficava com ver*o*** (D*a*a) . </line>
<line> Zaval*ta (2007) *o investigar práti*as discrimin*tó*ias com sujeitos pobres afirma q*e </line>
<line> pessoas envergonh*das pela condiç*o *a q*al estão pass*m a não ter coragem *e estar em </line>
</par>
<par>
<line> de*ermin*dos espaç** públicos. O ind*v*duo s*nte *ua autoest**a *evastada </line>
<line> a p*rtir de </line>
</par>
<par>
<line> ava*iaç*e* pe*soais neg**ivas. Ta* sensaçã* in*erioriza e de*empoder*. Lau*a, a p*imeira </line>
<line> e*trevistada da pesquisa, n*s contou qu* pediu esmola* na* ruas po* seis anos e era *om o qu* </line>
</par>
<par>
<line> arrec*da*a </line>
<line> d* porta *m porta q** consegu*a alimentar *s filhos. Parou com essa p*át*ca </line>
</par>
<par>
<line> porqu* eles c*escer*m e </line>
<line> c*meçaram a *ent*r vergonha </line>
<line> *e ac*mpan*á-*a. At*a**en*e, com * </line>
</par>
<par>
<line> s** ben*fício do B**sa *amília suspenso e ve*d* todos em **sa pas*arem f**e, resolveu </line>
</par>
<par>
<line> voltar às *uas, oferec*ndo nas cas*s sua força de tr*bal**, mas se sentiu muito humilhada </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> desp*ez**a por perceber n* olhar *as pesso*s medo da sua *resença. </line>
</par>
<par>
<line> Ontem eu andei ta**o *as Pedrin*as atrás de em*rego, eu chegue* numa c*sa, bati palma e a mulh*r </line>
<line> entro* p*a de*tro e fechou os portão, "si* min*a fil*a, o que é q*e voc* que*?" "não d*na, estou atrás </line>
</par>
<par>
<line> de *mprego, senhor*". Eu an*ando com </line>
<line> um me*i*o, "nã* tô atrás de ro*ba* </line>
<line> não, </line>
<line> senhora!", Eu d* </line>
</par>
<par>
<line> saia, c** u** criança! Ai ela fech*u os portão </line>
<line> "não, aqu* não t*m nin*uém não, </line>
<line> não precisamo d* </line>
</par>
<par>
<line> ning*ém pra trabalhar não". Ve*do eu falar, outra *i*inha "vem cá *inh* </line>
<line> filha, *u vo* falar co* </line>
</par>
<par>
<line> você, ai nã* tem nada não, aqui o *essoal tá todo empregad*", ai el* deu uma banana e u*a laranja </line>
</par>
<par>
<line> pro meu fil*o e eu disse "a*e *aria, o p*ssoa* desconf*a </line>
<line> da ge*te mesmo, eu an*ando co* uma </line>
</par>
<par>
<line> cria*ça, sou até evangél*ca mi*ha fil*a, só tô atrás de um *mprego, ai a out** entendeu e disse "D*us </line>
<line> tá vendo, entregue se*s pro*lem* tudim a Deus". (Laura). </line>
<line> Ela traz em seu discurso o elemento da invisibil*dade ap*ntado po* S*uza (2009). Essa </line>
</par>
<par>
<line> invisibil*da*e não se *aracte*iza po* u* "não per**ber". Ela é, ante*, um "olhar </line>
<line> a*r*vés" no </line>
</par>
<par>
<line> qu*l o outro é perc*bido fisicamente, sua p**se*ça *xiste, entreta**o é ignorada po* comple*o, </line>
<line> Re*. FSA, Ter*sina PI, v. 22, n. 12, art. 6, p. 117-1*4, de*. 2025 *w*4.Uni*s*ne*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> B. *. M. Neri, C. A. B. Aquino, P. A. Guare**hi </line>
<line> *26 </line>
</par>
<par>
<line> e assim *ecret*-se s*a não relevânc*a soci*l. Por co*ta d*ste p*sicionamen*o, o </line>
</par>
<par>
<line> *esqualif*ca*o, o sujei*o indign* de qua*que* resquício d* ate*ção s* s* torna visível se </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> algum modo i*comodar, causar medo. E*sas *essoas carreg*m consigo o status de </line>
<line> poten*ia*mente perigosas e são *mprevisíveis, como *aura, que ousou bat*r *a porta de uma </line>
<line> *as* de família ri*a o*erendo o próp*i* co*po c*m* *er*amenta *e tra*alho. </line>
<line> 3) A pobreza é definida a pa*ti* da referê*ci* de ter ou não uma cas* **ó**ia </line>
<line> Pa*a *s inter*oc*tores, *ais d* que não ter re**rs*s p**a s* manterem, uma *itua*ão *e </line>
</par>
<par>
<line> pobr*za caracteriza-se po* não ter on*e morar, ou ter </line>
<line> o*de morar, porém pag*r alugue*. O </line>
</par>
<par>
<line> s o*ho d* </line>
<line> casa própria, que agora é </line>
<line> visivelmente *ais fácil de ser conquistado do q*e há </line>
</par>
<par>
<line> a*g*ns anos, </line>
<line> dada *acilid*de de c*dast*o em projet** de concessão de a </line>
<line> casa* populares, </line>
</par>
<par>
<line> tor*ou a vida *essas pessoas mais *igna, pois, segundo elas, a gara*tia de um *e*o * o que os </line>
<line> tor*a di*eren*es dos "outro*" pobres. </line>
<line> Po*r*za é você ter que pa*ar aluguel, ág*a, luz e *ão ter o que come* dentr* de *a*a. [...] é *ão t** o**e </line>
<line> ficar debaixo, *orar com os outr*, pagar a*uguel (Te*e**) </line>
<line> É a pessoa não ter o que com*r, uma moradia, um recurso, *ue viv* pe*indo (Diana) </line>
<line> Pobreza é a pessoa viver na rua, mendigando por a*, p*a uma pess*a qu* tem *m teto *r* mo*ar tem q*e </line>
<line> levantar as mãos pro cé* e ag*adec** (Antônio) </line>
<line> Po*reza * não *er c*sa pra morar ne* o que comer todo dia (*l*via) </line>
<line> Ouvimos muitas históri*s sobre as di*iculdad*s ** conse*uir u*a casa própria, o que </line>
<line> *emon**ra o quan** *ssa conquis*a é v*lorizada na *ida desses sujeito*. Um dos relatos mais </line>
</par>
<par>
<line> tocan*es </line>
<line> foi o de Marta. Sua *a*a é própria e </line>
<line> foi comprada *om a ajuda do ex-m*rido, </line>
<line> *á </line>
</par>
<par>
<line> al*uns ano*. A casa era muito *imples, de taipa e um dia o te** d* c*z*nha/quarto c*iu. El* **i </line>
</par>
<par>
<line> ent*o até </line>
<line> a </line>
<line> pr*feitur* pedir *juda, *ois n*o *inh* com* pagar o </line>
<line> conserto e levantar </line>
</par>
<par>
<line> pratic**ente metade da residênci* *or conta própria. Já </line>
<line> separada </line>
<line> do marido, sozinha, </line>
<line> com </line>
</par>
<par>
<line> filhos p*q*eno* para cuidar e sem condições de *agar alugue* enqu*nto a p*ef**tura da*a </line>
<line> alguma *esp*sta *obre sua si*ua*ão, Marta dormi* *om todas as cria*ças na sala, único </line>
<line> cômodo que aind* estava de *é. Com a ajuda de vizinho* e fam*l***es, Marta conseguiu *ma </line>
<line> casa p*ra ficar *emporari*me*te enqua*to a s*a era reerguida *or funcionários da pref*itura. </line>
<line> *icamo t*do *qu* na sal*, vend* a hora *udo cair, a parte a*ui da frent*, a* vizinhas me deram u* </line>
<line> *olchão, botei pros meninos dormirem, m** eu p*ssava a noi*e a**rdada com med* do rest* *air </line>
</par>
<par>
<line> em cima de mim e dos meni*o...**o gosto ne* </line>
<line> de lembra*...(choro). Pass*v* noite acordada a </line>
</par>
<par>
<line> pastorando meus filh*, Tem coisa que marca né, a vi*a da g*nte.(Mart*) </line>
</par>
<par>
<line> * *istó*ia de Laura não é menos sofrid*, ela no* </line>
<line> contou que antes </line>
<line> de ganhar a </line>
<line> casa </line>
</par>
<par>
<line> ond* hoje mora - uma casa gem*nada den**o de um conjunto habi*acional co*st*uído através </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. 12, a*t. *, *. 117-134, d*z. 2025 w*w*.*nif*anet.com.br/*evis*a </line>
</par>
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<line> A Teoria das Representaçõe* Sociais * os **do* de (R)Ex*stir: Vozes da Extrema Pobrez* </line>
<line> 127 </line>
</par>
<par>
<line> de um pr**ra*a do gove*no Minha Casa, M*nha Vi*a - e*a morava e* u* bairro pr*x*m* à </line>
<line> sua atual *esidência, cujas condi**es e*am ermas. </line>
<line> Essa casa aqui e* ga*hei, mas se v**ê *iss* *n*e eu m*rav*, eu mor*v* no Pantanal, eu era ajud*da </line>
<line> pelo pov*, era *u*to difíci*, a min*a casa era só * frente, o r*sto era só os *au *nfiado [...] Meus filho </line>
</par>
<par>
<line> dormia </line>
<line> tu*o um em ci** do outro, </line>
<line> não ti*h* piso, era no barro, no chã*. Mas graç** Deus assim a </line>
</par>
<par>
<line> mes*o sou feliz porque Deus me deu essa c*sa. Conseg*i com m**ta luta, p*ssei se*s ano* p** ganhar </line>
<line> essa casa. *u mor*va a*ui n*s sem-terra, a* t*d*s os ano a água me bot*va pra **r* com as criança, a </line>
</par>
<par>
<line> água batia na </line>
<line> cintura.[..] fiquei mais de *eis anos </line>
<line> na *asa *ntiga, fui até mo*d*da p** es*o*pião, n*o </line>
</par>
<par>
<line> tinha </line>
<line> espaço pra gente. Qu*ndo ganhei essa casa nova chore* tanto, *ão dormia *l**n*o p*a* t*lha </line>
</par>
<par>
<line> todo tempo, será que é ** son*o? Pass*i dois di*s sem dormi* choran*o de fe*icidade, até ho*e </line>
<line> agradeço a Deus. (Laura) </line>
<line> Ta*bém cita*os o ex*mplo de Diana, que a*tes de conseg*ir sua *a*a próp*ia a***vés </line>
<line> do Minha Ca*a, Minha Vida, *assou por m*mentos de muita difi*uldade e *umilhaç*o. </line>
</par>
<par>
<line> Quando </line>
<line> casou, já g*ávida, </line>
<line> não tinha onde mor*r. Su* mãe </line>
<line> comprou p*ra si *m terreno *e </line>
</par>
<par>
<line> c*nc* me*ros quadrados e o dividiu ao *uase me*o, dando uma </line>
<line> *as metad*s para Diana. *la </line>
</par>
<par>
<line> nos relat*u que o local era desert* e não havia o mín*mo de *nfraestru*ura. </line>
<line> Era só um c*modo, n*o tin*a água, não t**ha luz, *i eu pegava *gua com o *iz**ho, pedi* toda noi*e </line>
<line> quando e*e chegava do tra**lho, uns dois ou três b**dezinhos d\água, ai pegava e guard*va, to*o dia. </line>
<line> Ai, *uando ch*via, cho*ia **ntro d* casa, quando c*o*ia *in**a água do chão, o chão nã* er* bom, </line>
<line> era s* aquela g*roroba vé* de ciment* (Diana) </line>
</par>
<par>
<line> Alguns anos depois, por coincidênci*, o local </line>
<line> o**e Diana morava foi *sc*lhido pela </line>
</par>
<par>
<line> *refeitu*a para s* torn*r </line>
<line> um novo conjun*o ha**taci*nal *aq*ele b**rro e sua casa ia ser </line>
</par>
<par>
<line> de**propriada. A prefeitur* deu duas o*ções **ra no*sa info**ant*: ou ela aceitava </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> indeniza**o de mil reais </line>
<line> pel* cas*, que *ons*stia no total, em um terreno de 2,80 met*os </line>
</par>
<par>
<line> quadrad** ou então ela *ederi* * te*re** *ara a prefe*tur* e, em troca, quando tu*o *stivesse </line>
<line> pronto, gan**ria *ma ca** nova n* conjun*o. *or achar o valor da indeniza**o ir*isório para </line>
<line> ajudá-la na compra de um* *ov* ca*a, acei*ou a s*g*nd* *lternati*a e *ede* seu te*re*o para a </line>
<line> co*s*rução *o con*unto. Entretan**, enfrento* com essa de*isão uma gr*ve consequên*ia: </line>
</par>
<par>
<line> teri* que </line>
<line> voltar mor*r c*m a m*e, pois não tinha condiç*es de a </line>
<line> pagar **uguel enquant* * </line>
</par>
<par>
<line> *onjunto habitacio*al era co*struído e a pre**itura se d*s*e*p*nsabil*z*u de aju*á-*a ness* </line>
<line> ques*ão. Diana ficou des*mpr**ada. Ar*umou um bico v*ndendo cartelas da loteria qu* </line>
<line> sorteavam prêmios. Trab*lh*va o dia inteiro e che*ava já de **drug**a com apenas s*te reais </line>
<line> n* bol*o. Um dia, *onheceu um ho*em q*e tam**m *rabalha*a pa*a a ca*a lotérica e ac*itou </line>
<line> a proposta que ele lhe fe*: </line>
<line> Ai e*se me* atual m*rido trabalhav* e conheci *le, ele *hegou pra m*m disse ass**, el* e*a de R*cife </line>
<line> e che*o* aqu* em So*ral, ai el* \c*mo é te* nom*?\ ai eu comecei a convers*r com ele, *i ele \você é </line>
<line> solteir*?\ e eu disse \*o*\, ai a gente começo* * con*ers*r e nesse te*po e* tinha *ezenove anos e el* </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 22, n. 12, art. 6, *. 117-134, dez. 2025 ww*4.Unifsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> B. C. M. Neri, C. A. B. Aquino, P. A. G*ares*hi </line>
<line> 128 </line>
</par>
<par>
<line> t*nha cinquent* an*s, e </line>
<line> ele \você </line>
<line> quer viv*r com u* homem?\ ai naquele aperr**o que *u tava, </line>
</par>
<par>
<line> naquele s*frimento e tud*, a* eu quis, *orque eu não aguen*ava *ais viver com fome, * nos ape*reio </line>
</par>
<par>
<line> que eu tava passando (choro). Tá c*m cinco anos e </line>
<line> ***e meses qu* viv* com ele, a gen*e quando </line>
</par>
<par>
<line> trabalhava *e**va três *oras d* *arde até *uas, três h*ras d* *anh*, pra dar co*ta* *e tudo </line>
<line> (choro). </line>
</par>
<par>
<line> Ganhava p*uco d*mais. A gente passava m*ita fome, *uita. (ch*ro i*audível). (Diana) </line>
</par>
<par>
<line> Ao fin** de *uase três anos de espera, finalmente conseguiu sua casa própria, o </line>
</par>
<par>
<line> *onjunto habit*cional ficou pronto e h*je, mesmo </line>
<line> co* muitas dificul*ade*, nã* passa mais </line>
</par>
<par>
<line> n*nhum tipo de humilhação e não tem vergonha de mo*trar a própria casa, que tem o mínimo </line>
<line> ** mobília, difer**te d* *po*a quand* morava com a mãe, p*is *o ent**r e* casa, só via *ma </line>
<line> rede e **ixas *om t*a*o* de r*up*. </line>
<line> 4) O rit*al *o *mprev*sível: A pobreza é definida como nã* ter o que com*r </line>
<line> Fome, d* acordo com o *icionári* Aurélio, significa um grande *pe*ite de comer, um* </line>
<line> urg*nci* d* al**ento. Tod* se* vivo sent* diaria*ente a in*vitabilidad* de se ali*entar, ai*d* </line>
<line> que não o poss* ou não queira fa*er iss*. *efinhamos *e não ob*decermos às leis do própri* </line>
<line> c*r*o, quand* este nos f*z desejar um prato d* *om*da. No c*so *o* nossos interloc*to*es, a </line>
<line> vo**z pen*ri* os faz t*r que aprend*r a c**viver com esse des*jo e reprimi-l* diar*ame**e, ou </line>
</par>
<par>
<line> pelo men*s não sac*á-*o c*mo dever*am. *i*da que c*m alguma* ressal*as, e*es </line>
<line> nos </line>
</par>
<par>
<line> s*gredavam a sofreguidão da fome co* uma *patia assu*tado*a. E*a </line>
<line> *ão </line>
<line> comu* q*an*o </line>
</par>
<par>
<line> aco*dar to*os os dias e saber que o sol estava no céu. </line>
</par>
<par>
<line> Vemos o caso de Antôni*: c*m seis *ilhos, mo*a sozinha co* três del*s, está grávida </line>
<line> de outro e sua mã* *uida de *ais doi*. Segundo os ***a*os das a*sistentes s*ciais, *ntônia </line>
<line> passa p*r muitas n*cessidades e é quase d*ariament* a*parada pelo CRAS para faz*r </line>
</par>
<par>
<line> refeiçõe* junt* com os filhos. Ela nos cont* que c*rri*ue*ro não ter sequer é </line>
<line> açúcar </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> adoçar um mi*gau. Asmá**ca * grávida, Antônia *ão tem *ondições d* traba*h*r e recebe 182 </line>
<line> reais *elo B*lsa Famí*ia, e é *om e*se valor que te**a su*te*tar * si e ao* filh*s, a*ém d* paga* </line>
<line> as contas. </line>
<line> O que falta a**mentação, coisa boa pr* dentr* de ca*a, acho que é **so, que po*rez* é **r pou*o dentro </line>
</par>
<par>
<line> d* c*s*, * falta* alim**taç*o, fr*ta pras </line>
<line> criança, l*ite, essas *oisas, n*? S*ber que *udo *sso às ve*e* </line>
</par>
<par>
<line> tem, às vezes **o tem. O que *e *au*a ma*s sofrimento é ver meus filho *ã* te*, as*im, pra *ar </line>
<line> alime*taç*o a eles, me dói por*ue as vez*s eles pe*em as coisas a* pede *ei*e, mingau, pede de c*mer, </line>
<line> pede fruta e eu **o te*ho, as vezes eles veem os meni*os ** emba*xo (ela mora no andar de cim* do </line>
<line> c**junto habitacion*l) comendo alguma *oisa, ai diz \mãe, *ompra aqui*o ali\, a* eu dig* \*eu filho, </line>
<line> e* não tenho dinhe*ro n*o\, ai fica p*xan**, \com**a mãe, compra mãe\ e e* digo \te*ho n*o\..." </line>
<line> (Antôni*) </line>
<line> Laura *o* questi***: "*ocê pensa que n*s almoce*o hoj*? A*mocemo **o! Às ve*es </line>
<line> o pess*al manda e a gente come. Ela aqui (a filha) almo*a aqui a*rás (*iz**h*), mas hoje nós </line>
<line> nem alm*c*mo. Onti nós não jantemo." Encontrar meios para alimentar a si e a família é *m </line>
<line> rit*a* d*ário do **p*evisíve*. A h*st*r*a *e Ana també* é carregada de dolorosas confissões. </line>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. 22, *. 1*, art. 6, p. 117-134, dez. 2025 ww*4.Unifsanet.c*m.br/**v*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Teori* das *epresentaçõ** Soci*i* e os Modos de (R)Exi**i*: V*zes d* Extrema Pobreza </line>
<line> 1*9 </line>
</par>
<par>
<line> Com o *arido desemp*ega*o, sua úni*a renda * o Bolsa Fam*lia, que *ão soube *nformar ao </line>
<line> certo quanto vale. M*smo n*o assumindo p*s**r fome, *la descreve o qua*to se aliment* </line>
<line> pouco e mal: </line>
<line> A gente é pobre, *as a *ente tem saúde. A g*nte *ão *assa bem *omo um rico, né? Qu* toda hora *em </line>
</par>
<par>
<line> * din*eiro pra c*me* do *om e do mió, </line>
<line> mas uma coisi*ha a *ente *ome, um o*o, *m peixe, </line>
<line> uma </line>
</par>
<par>
<line> piaba, um real de *alsicha *li, * gent* c*me. Como estou lh* dizendo, n*o </line>
<line> dá mesmo, mas o *ue </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> g*nte pode fazer? (Ana) </line>
</par>
<par>
<line> Ho*ve entrevista*os que afirm*ram não *assar fome, e sim o*tros ti*os de *ificuld*de, </line>
<line> * just*mente por est***m distante d*ssa tr*ste sit*ação, consi*eravam-na um indicat*vo do *ue </line>
<line> se**a pobreza: </line>
<line> *cho q*e pobreza é assim, a pesso* não *er o que co*e*, isso p*a mi* é *ob*eza, gr*ças a Deus tenho </line>
<line> o *u* comer todo dia, mes*o que s*ja só o arroz ou o feijão, m*s te*, graças a D*us. (Car*em) </line>
</par>
<par>
<line> Pobr* é assim, qua*do não tem *ada dentr* de casa, não te* o </line>
<line> que comer dentro de uma cas*, né? </line>
</par>
<par>
<line> (Lúcia) </line>
</par>
<par>
<line> *ob*e é assim que n*o tem nada, </line>
<line> não </line>
<line> t*m o que </line>
<line> comer, não tem o que vestir, pra mim é </line>
<line> assim, </line>
</par>
<par>
<line> en*endeu? (Francisca) </line>
</par>
<par>
<line> [...] é aquela p*ssoa que não tem nem um fei*ão pra botar no fogo, né? Ama*hece o dia, </line>
<line> olha </line>
<line> *r*s </line>
</par>
<par>
<line> quatro can*o ** casa, vê um filho chora*do pedin*o um pão e não tem p*a *ar (J**na) </line>
</par>
<par>
<line> [...] é não t*r o q*e comer t*do dia (Flávia) </line>
</par>
<par>
<line> Com um *r de vergonha * hu*ilh**ão, n*s*o* e***evistados qu* *e cons*d*raram </line>
<line> pobres, a *erta al*ura d* discurso t*m*ém ** a*sumiram f*mintos, e m*i* d* que o*vi-lo* </line>
</par>
<par>
<line> la*entar * </line>
<line> própri* fome, **-la e*tampada </line>
<line> em suas ca**s *am**m foi algo qu* no* com**eu </line>
</par>
<par>
<line> * *i t o. </line>
</par>
<par>
<line> Possibilid*des de uma sín*e*e i*terp*et*tiv* </line>
<line> Há um último tóp*co qu* quere*o* a*re*entar ao lei*or, pois vemos neste apontame*to </line>
<line> u*a fonte potenc*al pa*a construção de novos sentidos. A*param*-nos em Th*mp*on (2011) </line>
<line> para justifica* no*sa vontade de trazer * tona um viés i*terpretativo mais dir*to, prof*n*o e </line>
<line> pessoal acerca do *ue foi discut*d* até e*tão. Para o auto*: </line>
<line> Os méto**s de a*ál*se discur*iv* proc*d*m at*av*s da análise, ele* q*eb**m, divide*, *esc**stroem, </line>
</par>
<par>
<line> procur*m desvel*r </line>
<line> o* *adrões * efeit*s que </line>
<line> c*nstituem e operam dentro de uma forma simbólica </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> discursi*a. [...] m*s a i***rpret*ção implica um movi*e**o nov* d* p*nsamen*o, el* procede *or </line>
<line> síntese, por construçã* c*i*ti*a de possív*is significados. [...] por m**s ri*o*osos * sist*mático* que os </line>
</par>
<par>
<line> *étodos da análise formal o* </line>
<line> d*scursi*a pos*am ser, eles </line>
<line> *ão p*dem *bol*r a necessida*e d* uma </line>
</par>
<par>
<line> *onstruçã* criati*a d* significado, i*to é, de uma expli*ação interpr**ativa do que e*tá representado ou </line>
<line> do que é dito. (THOMPSON, 2011, p.375) </line>
<line> P**sando na possibilidade de i*terp*et*r uma inte*pretação, adent*amos no que </line>
<line> T*ompson chama *e reinterpretação, uma vez qu* até entã* o que *izemos e apresentamos *o </line>
<line> Rev. FSA, Teres**a PI, v. 22, n. 1*, art. *, *. 117-134, dez. **25 www4.Unifsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. C. M. Ne*i, C. A. B. *quin*, P. A. Guareschi </line>
<line> *3* </line>
</par>
<par>
<line> l*ito* foi *ma "interpreta*ão já p*é-interpre*ada" pelos suj*itos qu* constituem o no*so cam** </line>
<line> sócio-histórico. Sem muita* *om*licaçõ*s, v*mos ao *onto nodal do tópico, a *usada tentativa </line>
<line> de arri*car *lgum*s consi*erações sobre o corolári* de*t* t*abalho. </line>
<line> A extrema pobreza que presen*iamo* à *uz da Teo*ia da* Representações Soc*ais nos </line>
</par>
<par>
<line> *ropicia entrever </line>
<line> os s*b*es**ltos dos *aberes socia*s na raiz </line>
<line> de sua co**tituição enquant* </line>
</par>
<par>
<line> *e*ômeno e questão social. Nossos entrevi*tados eram *ontraditório* borrados em seu* e </line>
</par>
<par>
<line> d*scursos, e n*da disso *ara nó* soa como *m **aso. *emos nesse compor*ame*to </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> tendênci* *esses sujeitos a não conse*uir ***icula* c*m clareza a própria *ondiç*o de mi*éria </line>
</par>
<par>
<line> pelo simples fato de que (r) existir em uma </line>
<line> situação de </line>
<line> pobreza extre** é uma realidade </line>
</par>
<par>
<line> in*u*ortável de *er assumida. Tão </line>
<line> *nt*agá*el *ue reconhec*r a anulaç*o de suas </line>
<line> v*das </line>
</par>
<par>
<line> enquan*o ral* completamente *stigmatizada, humilhada, invisibilizada e *es*rez*da é deveras </line>
</par>
<par>
<line> impen*áve*. *end* </line>
<line> assim, é mais si*ples *ara essas pesso*s ilus*onar a existência de um </line>
</par>
<par>
<line> a**uém n* fim da "*ila de der*otas", *ue não s*o elas. Não importa em que **sição *istante do </line>
</par>
<par>
<line> início de*ta fila *sses *ujeito* estão, certeza de que não a </line>
<line> ocupam o *ltimo lugar os </line>
<line> alenta: </line>
</par>
<par>
<line> Q*e no *ltim* lugar este*a o dia*o, o vizinho, o morador d* rua que passa fom* *u o d***ado </line>
<line> da esquina, essa pessoa vai estar "p*or que eu" para q*e a miséria *ese m*nos sob seus corpos. </line>
<line> *á nesta f*rma de enxe*g*r o p*ópri* mundo uma recusa à *ea*idade, *ma genuína </line>
<line> fuga da dor *e quem q*er ser *ec*nheci*o como gente, mas *a*a cons*guir se a*irmar "*ente" </line>
<line> precisa c*ntar com * (*m) po*sibilidade de alcanç*r a própria digni*ade, seja n* *enta*iva de </line>
</par>
<par>
<line> c**sum*r </line>
<line> be*s, conquist** um empr*go, ter um **to ou </line>
<line> u* </line>
<line> prato </line>
<line> ** comida. Ap*esentando </line>
</par>
<par>
<line> um* consciên*ia en**oada desta t*i*t* sina, *oss*s entrevistados se *escrevem extrema*ente </line>
</par>
<par>
<line> pobres sem </line>
<line> *erceberem que o fazem, porém categoricament* s* negam pobres </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> enten*e*em que revelar isso a um estranho é </line>
<line> ass*nar o *r**rio *e*t*fi*ad* </line>
<line> de *orte social. </line>
</par>
<par>
<line> Ora, essas *e*so*s já n*o existem para o mundo e quando raramen*e s*o percebidas por </line>
<line> alguém, acabam rec*bendo um **atamento tax**ivo que as j*g* no rol d* delinquên*ia o* da </line>
<line> escória. E*por ao ou*ro aq**lo que eles *egam a*é para si * de fa*o u*a ati*ude m*ito perigo*a </line>
<line> e que de** ser ev*tada. </line>
<line> Os empo*recid*s *ue assumem suas vida* mi*erávei*, bem co*o os que negam *s*a </line>
</par>
<par>
<line> condição, compa**il*a* de um me*mo </line>
<line> *s*igma. Amb*s são carentes dos mod*s de agir, </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> pens**, </line>
<line> d* fal** e *e se *ompor*ar daqu**es vistos como socialme*te dignos, ain*a q*e uma </line>
</par>
<par>
<line> parte não sinta nenhu* tipo de pe*te*ça como esti*ma, *ega*do-o vee*entem*nte, e que </line>
</par>
<par>
<line> outra parte, m*smo *ssu*indo a c*ndiç*o de pobrez*, não c**siga d*r-se con*a </line>
<line> de </line>
<line> qu* os </line>
</par>
<par>
<line> fa*o*es que a le*am *quela s*tuação *ão correspondem a uma questão de mat*r*al**a*es, mas </line>
<line> *stá dir*tamente r*lacionado a uma percepção política de c*nflitos de c*a*s*s. A f*rma como </line>
<line> R*v. FSA, Ter**ina, v. 22, n. 12, art. 6, p. 117-134, dez. 202* www4.Unif*an*t.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Teoria das R*pr*s*nt*ções Sociai* e o* *o*os de (R)Existir: V*zes da Ext*ema Pobre*a </line>
<line> 131 </line>
</par>
<par>
<line> a pobreza é tra*u*ida por e**as p*ssoas n*s reme*e a *m **pres*ivo modelo de </line>
</par>
<par>
<line> convencion**iza*ão prescrição das re*r*se*tações so*iais que es*e* sujeitos e </line>
<line> constroem. </line>
</par>
<par>
<line> Neg*r a pobr*za é algo que se reproduz com muita f*rça no *niverso dos empobrecid*s. * </line>
</par>
<par>
<line> ens*nado desde cedo *ara essas </line>
<line> pessoas *ue denomi*ar-se po**e é uma atitu*e abo*in*vel, </line>
</par>
<par>
<line> justamente *orque assunção da p*b*eza de*vela a posição de a </line>
<line> derro*a </line>
<line> completa q*e </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> empobrecido* p*e*erem não **xergar, para *ue o torpor da ilusão </line>
<line> d* uma vida com </line>
</par>
<par>
<line> p*rsp*ctivas *raças di*inas prev*leç*, ain*a *ue a fom* pe*severe ju*to. Contudo, é e* e </line>
<line> me*o às ambigui*ad*s que enc*n*ra*os esclare*imentos. Qu*n*o se dizem pobres, ainda qu* </line>
</par>
<par>
<line> "não mu*to p*bres", *ois o último lugar </line>
<line> da fi** j* está preenchido, nos*o* en*re*istados </line>
</par>
<par>
<line> tentam enco*tra* compensações para contr*b*lancear a aflit*v* exist*ncia de se verem </line>
</par>
<par>
<line> miseráveis, mas não co*itam ja*ais *ecretar </line>
<line> às </line>
<line> próprias vi**s * *al*ncia final. São pobres, </line>
</par>
<par>
<line> p**ém têm *aúde, *pesar d* muit*s </line>
<line> ser*m doe*tes crôni*os, um resultad* de anos </line>
</par>
<par>
<line> excruciantes de tr*b*lho desqualificad* no qual o próprio cor*o, hoje e*aurid* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> com*ro*etido di*nt* d*s esforços *ni*a*escos a qu* s* s*bmeteu, foi moeda de troca bara*a. </line>
</par>
<par>
<line> São p**res, entr*tanto não passam f**e, *inda que c**e* ne* de longe seja uma </line>
<line> exper*ên*ia d*ária de satis*a**o * fartura com * *omida, p*l* contrário, o pouco que *s vezes </line>
</par>
<par>
<line> se tem diante d* mu*to *ue sempr* fa*ta s*rpree*d*ntement* parc*: é </line>
<line> "um ovo, uma piaba, </line>
</par>
<par>
<line> u* real de s*ls*cha". Nenhum de*se* alimen*os dá cont* de supr*r o míni*o da* necessidades </line>
</par>
<par>
<line> calórica* de </line>
<line> um ser h*mano quando *ngeridos sozinh*s e em tã* p**ca quan*idade. Não </line>
<line> há </line>
</par>
<par>
<line> f***, me*mo *ue o almoço e o j*nta* de*endam exclusivament* dos vizinhos, do CRAS, *u </line>
<line> de Deus, que a t*do* protege. A f*me, mesmo real, *ísica e dolor*sa, * subjetivada p*la </line>
<line> *atural**a*ão do "comer" como um mom*nto que s*mpr* s**á de difícil acesso, não deixan*o </line>
<line> sa*da* a não ser o c*nformismo de que a v*da é assim. </line>
<line> Não são po*res, porque pobre é quem *ão tem um teto, um lugar p*ra *ora*. A prova </line>
</par>
<par>
<line> incontestável da "nã*-pobreza" é que são donos de </line>
<line> um p*daço de chão. No en**nto, </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> conseg*** o direito a esse chão, tiveram que assu*ir a pobreza que tanto negam, precisara* </line>
</par>
<par>
<line> atestar no papel * quanto são m*se*áve*s e incapazes *e, por conta própria, a*cançarem </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> son** de ser*m **oprietários ** u*a c**a para morar sem </line>
<line> pa*a isso precisar da *j*da d* </line>
</par>
<par>
<line> gov*r*o. A in*apacidade é inata e e*c*ntra-*e a*orm*cida num m*do de vida qu* nos remete </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> uma herança de clas*e e e*tá inscrit* não ape*as no analfab*tism* - t*o comum </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> vergon*oso p*ra </line>
<line> essas pessoas - mas também *a *scassez de vocabu*ário, nos modos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> p*nsar, de *e expres***, *e f*lar, na **exis*ência d* qualificaç*o mínima para qu*lq*e* tipo d* </line>
</par>
<par>
<line> funç*o *ais ela*orada </line>
<line> d*n*ro do mu*do do tra*al*o, enf*m, </line>
<line> d* todas as *isposi*ões </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> algu*as classes v**m *omo </line>
<line> n*turais (como ju*ta* d*as sí*abas f**mar uma pal*vra, por e </line>
</par>
<par>
<line> *ev. *SA, Teresina P*, v. *2, n. *2, *rt. 6, p. 11*-134, d*z. 2*25 </line>
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<line> B. C. M. N*ri, C. A. B. Aq*i**, *. A. Guareschi </line>
<line> 13* </line>
</par>
<par>
<line> exemplo), mas que *ara estes suje*tos s*o comp*etamen*e alheias * i*p*ati*á*eis, u** vez </line>
<line> que s*o in*ognoscíveis. </line>
<line> A **e desfech* essas impressões nos levam? É bom re*apitularmos as associações qu* </line>
</par>
<par>
<line> p*opusemos desde o começo *es** trabalho: com*r*ender as redes de relacionamentos </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> dimensão de </line>
<line> existênci* e resistênc*a *esses sujei**s, utili*ando *o** ferramenta para e*ta </line>
</par>
<par>
<line> orie*tação a Teor*a *as R*present*çõ*s Sociais. Cabe at*nta*m** p*ra u* ***ecto que já foi </line>
</par>
<par>
<line> *x*ustivamente pon*uado sobre as rep*es*ntaçõ*s, *as que continua v*lido e centra* </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> **scussão: as repres*ntações </line>
<line> são i*eias </line>
<line> dissemi*adas no univers* social que atrav*ssam </line>
</par>
<par>
<line> constan*e apr*p*iação *ransforma*ão pelos sujeitos *ue e </line>
<line> compõem es** ce*ário. *uitas </line>
</par>
<par>
<line> dessas ide*as se alastram com uma f**ça avass*ladora *os disc*rsos e nas vidas das pessoa*, </line>
</par>
<par>
<line> instauran*o r*lações de poder, d* pert*ncimento, de dominação, de o*r*ss** * </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> reco*heci*ento. Assentadas no *er*eno do mundo *i*bólico, os conjuntos de sab*res socia*s </line>
<line> q** fo*m*m unidades repr*s*nt*c*onais se ancoram nos processos de fa*iliarizaç*o com tud* </line>
<line> * que é estran*o. As*im, qua*do suj*itos que vivenciam a extre*a pobre*a a*rendem desde </line>
<line> cedo a *xistir dentro do* bolsões de miséria, dribl*ndo pressupostos de autorre*o*hecimento, </line>
</par>
<par>
<line> resigna*ã*, na*urali*ação e </line>
<line> resiliência diant* dos modos de vida qu* f*ram s*b*etidos </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> atrav*ssar, pod*mos afi*mar qu* n*ste processo i*ci*e *ma co*strução de repr*sen*ações </line>
<line> socia*s cujas *e*erbera*õe* at*ngirão ger*ç*es int*i*a*. </line>
<line> Desd* o apr*nder a *cend*r um fogão à lenh* por s*ber *ue o únic* mod* de coz*nhar </line>
<line> *ara ** filhos, net*s * bisnetos será sempre es*e, até acredit** e defende* piamente a *eg*ção </line>
<line> da condiçã* d* misé*ia: n* substrato des*as dimensõ*s *e sent*do e**ont*amos representações </line>
<line> soci**s sendo tr*n*mi*idas, prescr*tas e conven*io*a**zadas *trav*s de um process* constante </line>
<line> de objetivação d*s fenôme*os adjacentes à pobreza e de ancor*gem *as novas vivência* que </line>
</par>
<par>
<line> es** tra**ssia impõe sobre </line>
<line> o </line>
<line> destino de c*da um* dessas almas, à deriva d* s* mesmas num </line>
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<line> *ar de *at*gorizaç*e*, estigmas e *re*once*tos. </line>
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<line> Como *eferenciar este Artigo, conforme A*N*: </line>
<line> B. *. M. NERI, C. A. *. AQUI*O, *. A. **ARE*CHI. * *eori* das Repre**ntações Sociai* e os </line>
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<line> dez. 2025. </line>
</par>
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<line> Contribuição do* Au*ores </line>
<line> *. C. *. *eri </line>
<line> C. A. B. *qu**o </line>
<line> P. *. Guareschi </line>
</par>
<par>
<line> 1) concepçã* e p*anejamento. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) análise e interpre*a**o dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) e*a*oração do rascun*o ou n* revisã* crítica *o conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) participaçã* n* a**ova*ã* da ve*são final d* man*scri*o. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> R*v. FSA, Te*e*ina, v. 2*, n. *2, a*t. 6, p. 1*7-134, dez. 2025 </line>
<line> www4.Unif*anet.com.br/rev*sta </line>
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