A Formação De Professores E Os Saberes Docentes / The Teacher training Teachers And The Knowledge

Isbael Emídio de Sousa

Resumen


Este estudo é uma reflexão sobre a formação deprofessores e os saberes docentes. Para tal, focalizamos,primeiramente, a formação docente. Em seguida, aconstrução  dos  saberes  docentes,  analisando  aespecificidade  dos  saberes  necessários  para  aconstrução da formação docente. Trata­se de umapesquisa  bibliográfica,  cujo  referencial  teóricosedimenta­se nas pesquisas desenvolvidas por Tardif(2002), Pimenta (1999), Schön (1992), Gauthier (1998),Nóvoa (1992), Perrenoud (1993) e Vasquez (1997).Os resultados do estudo indicam que o perfil do professorprecisa ser repensado e é através da epistemologia daprática e da mobilização dos saberes que se constrói aprofissão docente. Percebemos ainda que para atuarnas sociedades contemporâneas, nas quais o sujeitose constrói nas relações sociais, a profissão docenteprecisa se transformar, construindo novas característicaspara atender a esta nova sociedade globalizada.

Texto completo:

PDF (Português (Brasil))

Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.


Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)