A Formação De Professores E Os Saberes Docentes / The Teacher training Teachers And The Knowledge
Resumo
Este estudo é uma reflexão sobre a formação deprofessores e os saberes docentes. Para tal, focalizamos,primeiramente, a formação docente. Em seguida, aconstrução dos saberes docentes, analisando aespecificidade dos saberes necessários para aconstrução da formação docente. Tratase de umapesquisa bibliográfica, cujo referencial teóricosedimentase nas pesquisas desenvolvidas por Tardif(2002), Pimenta (1999), Schön (1992), Gauthier (1998),Nóvoa (1992), Perrenoud (1993) e Vasquez (1997).Os resultados do estudo indicam que o perfil do professorprecisa ser repensado e é através da epistemologia daprática e da mobilização dos saberes que se constrói aprofissão docente. Percebemos ainda que para atuarnas sociedades contemporâneas, nas quais o sujeitose constrói nas relações sociais, a profissão docenteprecisa se transformar, construindo novas característicaspara atender a esta nova sociedade globalizada.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)