Jogos De Empresas E O Ciclo De Aprendizagem De Kolb: Avaliação De Desempenho Dos Estudantes De Administração / Business Games And Kolb’s Learning Cycle: Performance Evaluation Of Administration Students

João Almeida Santos, Eduardo Biagi Almeida Santos, Maria Cristina Sanches Amorim

Resumen


RESUMO

 

O presente artigo mostra a relação entre jogos de aprendizagem e o Ciclo de Aprendizagem de Kolb a partir da avaliação de duas turmas de graduação do curso de Administração em 2010 e 2011. O aprendizado de Kolb mostra como as pessoas aprendem por meio de experiências. O método de pesquisa utilizado foi survey por meio de questionário respondido pelos 23 participantes de 2010 e 25 de 2011. A análise dos dados feita de forma quantitativa por meio do SPSS utilizando o teste ANOVA para verificar o grau de variância dos dados coletados. O Ciclo de Aprendizagem de Kolb e a vivência simulada em jogos de empresas oferecem um arcabouço teórico para a conclusão dessa investigação. A conclusão desse artigo é a relação percebida pelo participante com o aprendizado e a experiência vivida no ambiente de decisão em jogos de empresas.

 

Palavra-chave: Ciclo de aprendizagem de Kolb. Jogos de empresas. Ambiente de decisão.

 

ABSTRACT

 

This paper shows the relationship between learning games and the Kolb Learning Cycle from the evaluation of two undergraduate classes of administration courses in 2010 and 2011. Kolb's learning shows how people learn through experiences. The research method used was survey through a questionnaire answered by 23 participants in 2010 and 25 in 2011. Analysis of data taken quantitatively using SPSS by ANOVA to verify the degree of variance of the data collected. The Kolb Learning Cycle and the simulated experience in games companies offer a theoretical framework for the achievement of this investigation. The conclusion of this paper is perceived by the participant with the learning and the experience of the decision environment in business game.

 

Key words: Kolb Learning Cycle. Business game. Decision environment.


Referencias


BELNOSKI, A., M.; DZIEDZIC, M. O ciclo de aprendizagem na prática de sala de aula. Revista Científica de Educação, v. 8, n. 8, jan./jun. 2007.

DIAS, G., P., P.; SAUAIA, A., C., A.; YOSHIZAKI, H., T., Y. Estilos de aprendizagem Felder-Silverman e o aprendizado com jogos de empresa. Rev. adm. empres. [online]. Vol.53, n.5, pp. 469-484. 2013.

GOLDSCHMIDT, P., C. Simulação e jogo de empresas. Rev. adm. empres. [online]. Vol.17, n.3, pp. 43-46. 1977.

KOLB, D., A. Experiential learning: experience as the source of learning and development. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall, 1984.

LEITE, I., C., B., V.; GODOY, A., S.; ANTONELLO, C., S. O aprendizado da função gerencial: os gerentes como atores e autores do seu processo de desenvolvimento. Aletheia [online], n.23, pp. 27-41. 2006.

MACCARI, E., A.; SAUAIA, A., C., A. Aderência de sistemas de informação na tomada de decisão:um estudo multicaso com jogos da empresa. JISTEM J.Inf.Syst. Technol. Manag. (Online) [online], vol.3, n.3, pp. 371-388. 2006.

MOTTA, G., S.; MELO, D., R., A.; PAIXAO, R., B. O jogo de empresas no processo de aprendizagem em administração: o discurso coletivo de alunos. Rev. adm. contemp. [online], vol.16, n.3, pp. 342-359. 2012.

MOTTA, G., S.; QUINTELLA, R., H.; MELO, D., R., A.,. Jogos de empresas como componente curricular: análise de sua aplicação por meio de planos de ensino. Organ. Soc. [online], vol.19, n.62, pp. 437-452. 2012.

ROSAS, A., R.; SAUAIA, A., C., A. Modelo conceitual de decisões no estágio de criação de um negócio: base para construção de um simulador para jogos de empresas. Rev. adm. contemp. [online], vol.13, n.4, pp. 663-682. 2009.

SAUAIA, A. C. A. Satisfação e aprendizagem em jogos de empresas: contribuições para a educação gerencial (Tese de doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. 1995.

SAUAIA, A., C., A. Laboratório de Gestão: simulador organizacional, jogo de empresas e pesquisa aplicada. 2.ed. ver. e atual. Barueri-SP: Manole, 2010.

SAUAIA, A., C., A.; KALLAS, D. O dilema cooperação-competição em mercados concorrenciais: o conflito do oligopólio tratado em um jogo de empresas. Rev. adm. contemp. [online], vol.11, n.spe1, pp. 77-101. 2007.

SHARMA, G.; KOLB, D., A. The Learning Flexibility Index: Assessing Contextual Flexibility in Learning Style. Cleveland: Department of Organizational Behavior - Weatherhead School of Management, 2010.

TREVELIN, A., T., C. Estilos de aprendizagem de kolb: estratégias para a melhoria do ensino-aprendizagem. Revista de Estilos de Aprendizagem, n°7, Vol 7. 2011.




DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2015.12.4.6

Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.


Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)