<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 12, n. 3, art. 1*, p. 232-250, Mai./Jun. 2015
</line>
<line>
I*S* I**resso: 1806-6356 IS*N *le*rônico: 2317-298*
</line>
<line>
http://dx.do*.org/10.*2819/2015.12.2.14
</line>
</par><par>
<line>
Diversas Abordagens Conc*ituais *obre O Trabalho Em Rede
</line>
<line>
Several a*p*oaches Co*ce*t Abou* *he Work Networ*
</line>
</par><par>
<line>
*lexandra Cr*nemberger R*fino
</line>
<line>
*e*tranda em *olíticas Púb**cas p*la Univer*ida*e Fede*a* do Piau*
</line>
<line>
Graduada pela Unive*si*ade Estadual do ***uí
</line>
<line>
Profes*or da Faculdade *stácio de *á/CEUT
</line>
<line>
E-mail: *lexandrarufino@*ot*ail.com
</line>
<line>
Washing*on Luís de *ou*a Bonfim
</line>
<line>
**utor pe*o I*stituto Uni*e**itário d* Pesquisas do Rio *e *aneiro
</line>
<line>
Pr*fessor da Un*versidade Federa* do P*auí
</line>
<line>
E-mail: was*bon*im@*mail.*om
</line>
</par><par>
</page><line>
Endere*o: A*e*andra Cro*emb*rger Rufino
</line>
<line>
Av. *edro Freitas, 2100, Centro Admin*strativo, CEP: 64*1*-9*0.
</line>
<line>
*nd*reço: *ris**na Pires Corso
</line>
<line>
Ca*p*s da I*inga - Centr* de Ciênc**s *umanas e Letras - sala 44, I*inga. C*P: *4049-550 - T**e*ina, *I -
</line>
<line>
Brasil.
</line>
<line>
*ditora-che**: Dra. Marl*ne Araú*o de Carva*ho/Fa*uldade Sa*to Agost*nho
</line>
<line>
Ar*igo receb**o em 25/03/2*15. Última vers*o re*e*ida em 26/03/2015. Apro*a*o em 05/0*/2015.
</line>
<line>
Av**iado p*lo sistema Triple Rev*ew: a) De** Review pela Editora-Chef*; e b) Doubl* Blind
</line>
<line>
Review (avaliação c*ga por *o*s avaliad*res da áre*).
</line>
<line>
Rev*s*o: Gr*matical, Norm*tiva e de Formatação.
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D*versas Ab*rda*e*s Conc*ituais Sobre O Traba*ho Em Rede
</line>
<line>
2*3
</line>
</par><par>
<line>
R**UMO
</line>
</par><par>
<line>
Div*rsas a*ordag*n*
</line>
<line>
conc*ituais sobre o tra*alh* em rede. Rede uma *orma de interaçã* é
</line>
</par><par>
<line>
**ci*l e organi*acional em q*e se *ormam laços *ntre indiv*duos e/ou instituições para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*lc*nc* de um objetivo comum. Este art*go apr*sen*a asvárias abordagens con*eituais
</line>
<line>
po*sív*is para o t*rmo rede, as quais dependem da á*ea de conh**imento e do contexto em
</line>
<line>
que as r*d** es*ejam ins**ida*. Al*m **sso, demon*tra qu* elas ass*mem diversa* t*pologi*s,
</line>
</par><par>
<line>
dependendo dos atores e*v*l*idos em sua f*rmação e dos laç*s
</line>
<line>
**e *s **em. Para tanto,
</line>
</par><par>
<line>
*ealizou-se uma rev*sã* bibl*ográfic* que permi*iu abar*ar todos os universos propostos. Por
</line>
<line>
fi*, *oram demonstra*as as conclusões, em que fi*o* evident* a importâ*c*a * as facilidades
</line>
<line>
da utilização *as redes *t*almente, mas também, q*e esta f*r*a de associação não está i*une
</line>
<line>
*s críticas *em *ivre de ten*ões.
</line>
<line>
Palavr*s-chave: *e*e. A**oci*ç*o. **nsão.
</line>
<line>
AB*TRA*T
</line>
<line>
**ver*l co*c*ptua* appr*aches on ne*w**king.Ne*work i* a way of **c*al and orga*izational
</line>
<line>
interaction w*ere bonds among people or institut*ons are formed to reach a com*on goal.
</line>
</par><par>
<line>
This article
</line>
<line>
presents
</line>
<line>
sev*ral po*sible conceptual app*oaches fo* the *ord "Ne*w*k",
</line>
<line>
whi*h
</line>
</par><par>
<line>
will
</line>
<line>
depend on the fie** of k*owledge an* the context i* which the networks are inserted.
</line>
</par><par>
<line>
Besid**, it shows that they *ccept several typol*gies, d*pending on the act*rs involved and
</line>
</par><par>
<line>
the bonds that *ut them *oge*her. A bibliographic re*erence *eview was p*rformed,
</line>
<line>
wh*ch
</line>
</par><par>
<line>
al*owed *ll the *ossible scenarios to b* included. Lastly, wi*h t*e conclusion* presented, the
</line>
<line>
impor*ance and fac*lity of the use *f networks now*days, were evident, b** also, that thi* way
</line>
<line>
of associ*tion is not immune to c*i*icism *r *ree of tensions.
</line>
<line>
Keywo*ds: Networ*. Association. Tens*on.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. **A, Teresina, v. 12, n. *, art. 14, *. 232-250, Ma*./Jun. 201*
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. C. *ufi*o, C. P. Corso
</line>
<line>
*34
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
O *on*eito *e rede não é n*vo, *le já *oi adota*o c*mo forma de orga**zação so**al e
</line>
<line>
na gestão d* s*rviços soc*ais *m o**ras épocas. Contu*o, *ua concepção atual se dif*rencia do
</line>
<line>
mo*elo anterior*ente uti*izado, pois * so*ied*de con*emporânea es*á estr*turada com base no
</line>
<line>
p*radi*ma *ecn*lógico, o qua* permit* que s* e*tabeleçam c*n*xõ*s *ntre * local e o g*obal
</line>
</par><par>
<line>
em te*po real *e maneira *inâmica, fazendo com e
</line>
<line>
q*e essa anti*a forma d* organização
</line>
</par><par>
<line>
social ga**e novas capa*idades.
</line>
</par><par>
<line>
A* redes resultam da interação entre i*divíduos e *rgani**os *ue se ligam ent*e si
</line>
<line>
pel* **mpart*lhament* de intencionalid*des e *a*ores na *u*ca *e um *bjet*v* comum. Estes
</line>
<line>
são os requisitos bá*icos para a for**ção de uma rede, co*tudo, ela pod* apr*senta* *o*ceitos
</line>
<line>
dif*renciado*, dependendo do c*mp* em que se encontre inserid*.
</line>
<line>
Est* artigo *retende apr*sentar dif**entes a*ordagen* conce*tuais sobre as redes, bem
</line>
<line>
como su* tipol**ia, para demo*strar *u*, **s*e*tada* a* carac*erísticas d* cad* ár**, a adoção
</line>
<line>
do *rabalho com redes pode apresen*ar *an*agens e desafios próprios do *ampo de ação.
</line>
<line>
*ara alcançar o objeti*o *ro*ost*, estruturo*-se * art*g* *m três partes. I*i*ialmente,
</line>
<line>
apresenta*-se os fatores propíc*os * f*rmação *o tr*balho em r**e n* s*ciedade at*a*. Além
</line>
</par><par>
<line>
disso, demons*ram-** ** *aracte*ísticas comuns às rede* na
</line>
<line>
contemporaneidade,
</line>
</par><par>
<line>
diferenciando-** da maneira **m* se estr*turavam *s a*tig*s **des.
</line>
</par><par>
<line>
Em *e*uida, se**o descrito* os conceitos de rede n* campo da so**ol*g*a,
</line>
</par><par>
<line>
ad*inistração
</line>
<line>
públi*a, polític*s púb*icas, políti**s sociais e
</line>
<line>
c*ntrole. Pret*nde-se com i*so
</line>
</par><par>
<line>
e*cl*r*ce* as diferentes r**õ*s e os objetivo* a**ejados, *uand* da f*rmação *as re**s *elos
</line>
<line>
indiv**uos e o**anizações.
</line>
<line>
Por fim, tr*ta-se da *ip*logia de r*des. Estas diver*as classif*cações apre*e*ta*as p*la
</line>
<line>
liter*tura *ependem dos a**r** envolv*dos, dos laços que o* unem e *as n*cessidade* que
</line>
<line>
pr*t*nd** alca*çar com a união de esfo*ços * ajudam a compr*e*der *ue ti** de rede é ma*s
</line>
<line>
adeq**do a c**a situaç*o.
</line>
</par><par>
<line>
* me*o*ologia utilizada fo* a pesquisa bibli**r*fica,
</line>
<line>
*or*ue e*a p*rmitiu visi*ar *s
</line>
</par><par>
<line>
d*feren*es á***s de conh*cimento e a*sor*er,
</line>
<line>
dos autores escolhidos, os
</line>
<line>
argumentos
</line>
</par><par>
<line>
neces*ário* para o alcance dos objetivos *ropostos.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina, v. 12, n. 3, art. 14, p. 232-2*0, Mai./Jun. *015
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.br/**vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D*v*rsas A*ordage*s Concei*ua*s *o*re O T*abalho E* Red*
</line>
<line>
2*5
</line>
</par><par>
<line>
2 RE*ERENCIAL TEÓRIC*
</line>
</par><par>
<line>
2.1 Fatores pro*ício* * form**ã* das **des
</line>
</par><par>
<line>
No s*n*o comum, * termo rede suger* a a*tic*la*ão in*iv*duos e/ou instituições que se
</line>
<line>
une*, por **r*m afinidades pa*a *untar esf**ços em função de p*ssuírem obj*tivos comuns.
</line>
<line>
Go**alves e *ua*á (*001) e*sinam q*e, n*s *elaçõe* humanas, o termo re*e é,
</line>
<line>
comu**nte, con**dera*o como repr*s*ntação o*ganizacio*al, relaçõ*s d* apoio mút*o,
</line>
<line>
articu*adas *t*a*és das re*ações de pa*ente*co, de amizade ou de vizinhança; *esta forma, a
</line>
<line>
*as* de c*nst*ução das r*des é a *onfi*nça entre os participantes.
</line>
<line>
Outro s*g*ificado comu* para o termo rede * de mov**ento, *e fluxo de infor*açõ*s,
</line>
<line>
de co**xão entre pessoas. * gra*de vant**em das redes * de aproxim*r as pessoas qu* e*tão
</line>
<line>
em local*dad*s **stantes. *este contexto, as r*des sociai*, espe*ia*men*e as tecnológ*cas **o
</line>
<line>
co*sideradas como * forma d* asso*iação *o* *xcelência.
</line>
<line>
No entanto, a concepção de rede é b*m mais ant*ga que is*o. Est* palavra v*m *o
</line>
</par><par>
<line>
la*im
</line>
<line>
"retis" e *ignifi*a e*trel**ame*to de fios co* aber*ur** regul*r*s que form*m
</line>
<line>
u* a
</line>
</par><par>
<line>
espécie de tecido. A partir desse conceito, a p**a*ra rede fo* g*nhan*o o significado de
</line>
</par><par>
<line>
e*trelaçament*, malh* e
</line>
<line>
*str**u*a reticulada, pa**an*o a ser emp**g*da *m *iferent*s
</line>
</par><par>
<line>
si*u*çõe*.
</line>
</par><par>
<line>
Segu*do Santo* (2006), o *undo atual se caracte*iza pela exigê*cia de fl*idez para a
</line>
</par><par>
<line>
ci*culação d* ideias, d* mensag**s, de produtos ou *e di*heiro, inte*essando
</line>
<line>
aos ator*s
</line>
</par><par>
<line>
hegemônic*s. Essa **uidez contemporânea baseia-se nas redes técnicas, que s** um do*
</line>
</par><par>
<line>
sup*rte* da competitividade; por esta *azão, a *onstante
</line>
<line>
busca por mais fluidez, pro*oca
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
de*env*lvi*ento de n*vas técnicas ain** mais ***cazes. "A *luidez é, ao me**o t*mpo, uma
</line>
<line>
caus*, uma condiçã* e um resultado" (S*NTOS, 2006, p. 185).
</line>
<line>
N* mesmo sent*do, Ca*tells (2005) afi*ma que o pr*ces*o de transfo*mação
</line>
<line>
mult*dimensional a q*e está su*eit* a estrutura da socie*ade con*em**râ*ea está *ss*ciado ao
</line>
</par><par>
<line>
dese*vol*imento
</line>
<line>
de novas tec**logias de comunicaç*o e *nformação, iniciado
</line>
<line>
nos *nos de
</line>
</par><par>
<line>
*960 e dif*nd*do por todo o mu*do *as décadas posteriores. Esse nov*
</line>
<line>
parad*gma
</line>
</par><par>
<line>
*e*noló**co pro*i*io* aos homens u** maneira diferente de *e o*ganizar.
</line>
</par><par>
<line>
Foi diante da *o*plexidade do mundo at**l * d*s tecnolo**as dis*oníveis, que as *ed*s
</line>
</par><par>
<line>
ganhar*m um
</line>
<line>
novo se*tido *os vínculos interorganizacionais. No modelo anterior *e
</line>
</par><par>
</page><line>
o*gani*ação d*s *edes, pre*al*cia a centralizaç*o, a hier**quização e a subo*d*nação.
</line>
<line>
*ev. FSA, Teresi*a, v. 12, n. 3, art. *4, p. 232-*50, Mai./Ju*. 2015 www4.fsanet.c*m.br/*e*is*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. C. Rufino, C. *. C*rso
</line>
<line>
236
</line>
</par><par>
<line>
A*ualmente, as caracter*sticas presentes no mod*lo *e re*e s*o: a circula*ão, a
</line>
<line>
artic*laçã*, a participação; a coop*raç*o; a horizontalidad* e a *omplemen*ar*dade. Isso
</line>
<line>
porque elas acom*anham *s avanços tecnológicos, conectand* o local com o gl*b*l,
</line>
</par><par>
<line>
a*ompanhando o com*or*amento
</line>
<line>
pr*pr*o da sociedade *onte**o**nea
</line>
<line>
globalizada
</line>
</par><par>
<line>
(CARVALHO, 2*03).
</line>
</par><par>
<line>
Cardoso e Cas*ells (2005) afirmam que a socieda*e e* rede é a n*ssa sociedade, a
</line>
<line>
sociedade const*tuída p*r in*ivíduo*, *mpr*sas e Est*d* operan*o n*m ca*po local, na*ional
</line>
<line>
e *n*er*aci*nal.
</line>
<line>
Este, portant*, é o cenário prop*cio para a formação do trab*l*o em *ede, o qu*l po*e
</line>
</par><par>
<line>
ado*ar difer*ntes def*n*ções e tipos,
</line>
<line>
dependendo da abord*ge* d* amb*ente e
</line>
<line>
em que é
</line>
</par><par>
<line>
ut*lizado. Esta d*ve*s*da*e de *onc**to* e tipolog*as s*rá explorada a segu*r.
</line>
<line>
2.2 Abordagens dos conc**tos de red*
</line>
<line>
Acioli (2007) ad*ert* **e tratar *ob*e o fenômeno de rede* signif*ca trabalh*r co*
</line>
<line>
con*ep*ões var*adas *ue misturam ideia* ligadas ao senso com*m, à expe*iênci* cotidiana do
</line>
<line>
mundo gl*balizado ou a determinado re*erencial *eórico-conceitua*. Portanto, ela *dvo*a
</line>
</par><par>
<line>
so*re a *mportânci*
</line>
<line>
*e se estabelec*r desnaturalização a
</line>
<line>
da *oção de red*, *itu*ndo-a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
m*neira corr*ta *as vári*s abord*gens em que ela vem se*do empreendida.
</line>
<line>
*sta pr*o**pa*ão é *álid* *evido ao fato de q*e as **des são utilizadas por diversas
</line>
<line>
área* do conhecimento pa*a explicar, c*da uma a seu *odo, as relaçõ*s *ntre indi*íduo* */ou
</line>
<line>
org*n*zaçõe* ao longo do tempo.
</line>
<line>
Por est* r*z**, **rese*tam-se a seguir as co*cepçõe* de *ede em algumas abor*agen*
</line>
<line>
t*óricas, para demonstrar a *un*ionalid*de * * imp*rtância das redes para c*da um* d*las.
</line>
<line>
2.2.1 sociologia
</line>
<line>
A s*ciolo*ia é u*a ciência qu* t*m c**o obj*to d* estudo a sociedade. Os fenômenos
</line>
</par><par>
<line>
estud*dos p*r esta área do *onhec*mento são: a
</line>
<line>
org**iz*ção social (dif*rentes formas
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
constituição
</line>
<line>
das sociedad*s); os p**cessos
</line>
<line>
que interligam os ind*v*duo* em gru*os,
</line>
</par><par>
<line>
instituições e assoc*ações
</line>
<line>
e
</line>
<line>
os *spectos culturais **resentado* por
</line>
<line>
cada sociedade. Diante
</line>
</par><par>
<line>
disso, o est*do de rede é bastante perti*ente a este campo do conh*cimento.
</line>
<line>
Para as ciênci*s soci*is, o termo red* t*a*** o co*jun*o de rela*ões sociais entre os
</line>
</par><par>
<line>
atores sociais e também
</line>
<line>
entr* um *onjunto
</line>
<line>
de atores
</line>
<line>
e des*gn* os movimentos pouco
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T**esina, v. **, *. *, a*t. 14, p. 2*2-*50, M*i./Jun. 2015
</line>
<line>
www*.*sanet.com.*r/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Diver*as *bordagens Con*eituais Sobre O Trabalh* Em Red*
</line>
<line>
23*
</line>
</par><par>
<line>
institucionali*ados, reu*i*do ind*víduos ou grupo* numa associação cujos limites são
</line>
<line>
va*iáve*s e su*eitos * rei*terpretaçõ*s (ACIOLI, *00*).
</line>
<line>
Historicamente, o co*ceito de rede surgiu na an*rop**ogia social *m se*tido
</line>
<line>
*et*f*r*co, q*a*to Claude Lév*-Strauss apre**ntou s*a an**ise etnográ*ica das es*ruturas
</line>
<line>
elemen*ares de *arent*sco. Portugal (2007) afirma qu*, n**ta aborda*em, não *avia
</line>
</par><par>
<line>
ide*tifi*a*ão de características morfo*óg***s, necessárias
</line>
<line>
para a *escrição de situaçõ*s
</line>
</par><par>
<line>
*specífi*as, nem e*am est*b**ec*das as re*ações
</line>
<line>
e*tre as redes e * comp***amento *os
</line>
</par><par>
<line>
indivíduos que a* constit*íam.
</line>
</par><par>
<line>
Com o tempo, o *ermo f*i **nhando contorno* analí*i*os, quando foi tr*nsform*do em
</line>
</par><par>
<line>
uma f*rramenta de
</line>
<line>
análi*e
</line>
<line>
dos relacionamentos
</line>
<line>
entr* as pessoas, seus elos, e entre *s
</line>
</par><par>
<line>
organizações *o conte*to em qu* est*o inseridos (AC*OLI, 2*0*).
</line>
</par><par>
<line>
Sobre es*e sentido, Portugal (20*7) *presen*a dua* co*rentes de
</line>
<line>
pensam*nto. A
</line>
</par><par>
<line>
primeira liga*a à ant*opologi* so*ial britânica, que se pr*ocupa co* a aná*i*e situac*onal d*
</line>
<line>
gru*os restritos, ocupando-*e *a n*rmativid*de do* siste*as culturais. A segunda vi*cu*ada à
</line>
</par><par>
<line>
corren*e *meri*ana, que *e p*eoc*pa com a análise qua*titativa
</line>
<line>
para des*rever modelos *e
</line>
</par><par>
<line>
relação, qual se *ividiu em duas *i*has, uma formali*ta (concentr*da n* morfologi* das a
</line>
<line>
**des e no seu impacto sobre *s comporta*entos) * * outr* estruturalis*a (que define a r*lação
</line>
<line>
como a unidade básica da est*utura social).
</line>
</par><par>
<line>
Fo* com a abordagem estruturalista que o conceit* *e
</line>
<line>
re**
</line>
<line>
passou de uma visão
</line>
</par><par>
<line>
min*ma**sta d* metáfora, útil apenas
</line>
<line>
para complementar
</line>
<line>
uma análise, para uma posiçã*
</line>
</par><par>
<line>
ma*i*ali*ta traduzida n* t*xto de Wel*man * Berkowitz apud Portugual (2007, p. 0*) da
</line>
<line>
seguinte forma:
</line>
<line>
As estrutur*s soci*i* p*dem ser rep*es*ntadas como redes - c*mo conjunto* *e nós
</line>
<line>
(ou m*m*ros do sist*ma so**al) e conjuntos de laç*s *ue representam as suas
</line>
</par><par>
<line>
in*erc*nexões. Esta é uma ideia
</line>
<line>
mar*vilh*sament* libert*dora. Dirige o olhar
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
analistas para as relações sociais e liberta-o* de pensarem os sist*mas soc*ai* como
</line>
<line>
c*l**çõ*s de *ndivíduos, díades, grupos restrit*s ou s*mples cate*ori*s. U*u*lmente,
</line>
<line>
os estruturalistas t*m as*o*ia*o «nós» **m i*divíduos, mas *les p**em igua*mente
</line>
<line>
re*re*entar *rupos, corporações, agr*g**os domésticos, ou *utr*s colectiv*dades. Os
</line>
<line>
«laços» são usados *ar* re*resentar fluxos de rec*rsos, rela*ões simétr*cas de
</line>
<line>
amizade, transferências *u rel*ções e*tru*urais entre «n**».
</line>
<line>
Acioli (2*07) a*resenta, então, *ma terceira abo*dagem decorr*nte do c*nceito d* *ede
</line>
<line>
para a *ociologia que é a tec*ológ*ca. *e*undo * au*ora, estão engloba*as, nest* *enti*o, as
</line>
</par><par>
<line>
red** de informação, d* co*exã* e a* temá*ica*,
</line>
<line>
que *ompoem o
</line>
<line>
n*cle* de tecnologia*
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
</page><line>
i*formação, send* o t*rmo rede utiliz*do como de*inição do mei* d* acesso inform*ções, a
</line>
<line>
do contato co* grupo* ou pessoas atra*és de rede de computa**res.
</line>
<line>
Rev. *SA, Te**sina, v. 12, n. 3, *rt. 14, *. 232-*50, Mai./*un. 2015 www*.fsa*et.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. C. Rufin*, C. *. Cor*o
</line>
<line>
23*
</line>
</par><par>
<line>
*orro*or*ndo *sta posiçã*, Rib*iro (19**, p.2) afi*ma que:
</line>
</par><par>
<line>
Hoje, a *oção
</line>
<line>
d* rede *e**e a
</line>
<line>
ser deslocada ** *efer*ncia às re**ções socia*s
</line>
</par><par>
<line>
profundas em dire*ão às m*di*ç*es entr* m**erialida*e e ação so*ial ou em di*eção
</line>
</par><par>
<line>
aos elos, permitidos pel*s nova*
</line>
<line>
tecnolog**s de in*or*ação e comunicação, *ntre
</line>
</par><par>
<line>
*sfer*s, níveis, inst*nc*as e âmbitos da vid* social.
</line>
<line>
A evolução ** conceito de rede na *ociolog*a most*a que o pon*o de partida da a*álise
</line>
<line>
relacion** não devem ser o* indi*í**os i*o*a**s e, s*m, as ***ações que os inte*ram.
</line>
<line>
Portugal (2007) ensin* *ue a análise das *edes permite *xplicar o *omport*mento socia*
</line>
</par><par>
<line>
baseado nos modelos de in*eração
</line>
<line>
entre ** atores sociais,
</line>
<line>
pois el* baseia-se na premissa
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
q*e a r**e tem um* realidade própria. A*ém disso, o exame das inte*ações possibil*ta
</line>
</par><par>
<line>
d*termin*r o modo como os i*d**íduos são co*dicionados pelo teci*o social em que
</line>
<line>
se
</line>
</par><par>
<line>
encontram, bem como o modo como es*e* indivíduos se u*ilizam e modi**c*m o *ecid* *ocial,
</line>
<line>
consoante seus *nt*resse.
</line>
<line>
2.2.2 administração p*blic*
</line>
<line>
A administr*ção púb*i*a, como elemento essencial das *el*ções entre a s*ci*d*de e o
</line>
<line>
Esta*o, não fica imu** à revo**ç*o tecnológic* e às consequências advin*a* da g*obali**ção.
</line>
<line>
Os Estados, então, procuram a*equ*r-se a e*ta re*lidad*, *u*cando uma nova forma de
</line>
</par><par>
<line>
organização pa*a *ecuperar * legit*m*dade per*n*e seus cid*dãos e mante*-se conect*dos
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
eles.
</line>
</par><par>
<line>
*astells (1998, p. 1) conce*tuo* ***ado-rede *omo sendo:
</line>
</par><par>
<line>
[] una *rqu*te*tura política adapta*a a la g**tión social y política de nue*tro
</line>
</par><par>
<line>
tiempo, expresión de f**mas
</line>
<line>
pol*ticas f**x*b*es y de geomet*ía varia*le, seg*n *as
</line>
</par><par>
<line>
*i*cunstan**as, que se desarr*ll*n en todo *l mundo y que he caracterizad*, en l*s
</line>
<line>
pági*a* de *ste diario, como e*p*esión de un *uevo tipo de E**ado, el E*tado red.
</line>
</par><par>
<line>
***hoto Martins (*0**) exp**cam *ue a construção d* e
</line>
<line>
c*nceito de Es*ado-rede
</line>
</par><par>
<line>
elabo*ado por Castells deu-se
</line>
<line>
num **nário d* r*con*tr*ção
</line>
<line>
da
</line>
<line>
capacidade
</line>
<line>
de
</line>
<line>
atuação *o
</line>
</par><par>
<line>
Estado-nação, frente ao duplo de*a*io que se c*loca na con*emporaneidad*:
</line>
<line>
[...] o de aumenta* * sua operativid*de, mediante a coo*er*ção i*ternacional, e o de
</line>
<line>
recuperar a *u* legitimidade, mediante a descentrali*ação p*lítico-admini*t**tiva. A
</line>
</par><par>
<line>
fim
</line>
<line>
de ob*er *perat**i*ade, o Esta*o transf*re poder a i*stânci** tra*s*acionais.
</line>
<line>
A
</line>
</par><par>
<line>
fi* de o*te* legitimidade,
</line>
<line>
o Est**o transfere poder * instâncias subn*cionais
</line>
</par><par>
</page><line>
(MINH*TO; MART*NS, *001, p. 85).
</line>
<line>
Sobr* a ade*uação do Estado a* no*o paradigma tecnológico e ao *ovo mod*lo de
</line>
<line>
gestão em escala local-global, Carvalho (2*03) *fi*ma que é quase compulsório e consensual
</line>
<line>
Rev. *SA, Teresin*, v. 12, n. 3, a**. 14, p. 232-250, Mai./Jun. 2015 www*.fs*net.com.br/revi*t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Dive*sa* Abordage*s Conce*tuais Sobre O *r*balho Em R**e
</line>
<line>
239
</line>
</par><par>
<line>
*m moviment* externo de *o*mação *e bl*cos econômicos e *m moviment* interno de
</line>
<line>
d*sce*tralização, flexibilização e fortaleci*ent* da sociedade civil, para compor um novo
</line>
<line>
pacto * condiçõe* d* governa*i*idade.
</line>
<line>
Se*undo Santos (2*03), na conce**ão da ref*r*a adm*nistrativa, a *overnabilid*de
</line>
</par><par>
<line>
depen*e da qualidade das institui*ões políticas, qua*to à
</line>
<line>
*nt*rmediação de intere*ses; da
</line>
</par><par>
<line>
e*is*ên*ia *e mecanismos de responsabil*z*çã* dos polí*icos e burocratas pera*te a *oci*d*de
</line>
</par><par>
<line>
e da
</line>
<line>
qualid*de *o contra*o socia* *ásico. Ta*s *imensões re*etem à reforma políti**,
</line>
</par><par>
<line>
essencial à *eforma do Esta*o.
</line>
<line>
Foi d*ant* dessa nova realidade que s*r*iu a ne*ess*dade de transf*rma* o modelo de
</line>
<line>
ad*inist**ção *s***al de *uro*r*tico *m gerencial, porqu* este ú*timo permite a execução dos
</line>
</par><par>
<line>
serviços públic*s de m*ne*ra eficiente, co* a reduç*o dos
</line>
<line>
ga*tos *st*tais, evitando
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
sobr*posiç*o
</line>
<line>
de despesas por órgãos estatais para o *tendimento do mesmo objetivo.
</line>
</par><par>
<line>
A*emai*,
</line>
<line>
* modelo gerencial busca a imple*entação de políticas públicas voltadas
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
atendim*nto dos intere*ses da *oci*dade, **tr*ita**o os laço* entre o Es*ado e a sociedade.
</line>
<line>
Ao explanar sobre a transformação da adm*nistração bu**crát*ca para a geren*ial,
</line>
<line>
Pereira (1996, p. 6) explica:
</line>
</par><par>
<line>
Aos po*cos fo**m-se deline*ndo o*
</line>
<line>
conto**os da *ova administração *ública: (1)
</line>
</par><par>
<line>
desc*ntralização do ponto de vista ***ítico, trans**rindo recursos e atribuiç*e* para
</line>
<line>
o* níveis p*lí*icos regionais e locais; (*) descentralização administrati*a, através *a
</line>
</par><par>
<line>
del**ação de
</line>
<line>
autorid*de para os
</line>
<line>
administradores públ*cos
</line>
<line>
transf*rmados
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
gerentes *rescentemente *ut**omos; (3) organiz*ção com poucos níveis
</line>
<line>
*ierár*uico* ao inv*s de piramidal; (4) pressup*s*o da confiança limita*a e não da
</line>
<line>
desconfiança total; (5) *on*role por res*ltados, * posteriori, ao invés *o c**trole
</line>
<line>
ríg*do, *asso a pass*, dos pr*cessos administrativos; e (*) a*mi*istra*ão *oltada
</line>
<line>
para * atendimento do ci**dão *o *nvés de aut* ref*rida.
</line>
<line>
O prime*ro passo adotado foi a *esc*ntralização *ertic*l *as funções executiva* do
</line>
</par><par>
<line>
g*verno federal para os governo* esta*ua*s e munic*pais, que bus*ou a valorizaç*o
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
pri*cípio repu*li*a*o - dir*ito do cidadão ao patrimônio *úb*ico
</line>
<line>
- * o aum*n*o
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
gov*rnabilidad*. A proximi*ade do ci*a*ão trouxe, à
</line>
<line>
**licação do rec*rso e à
</line>
<line>
prestação
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*erviços
</line>
<line>
pú*lic**, maior grau
</line>
<line>
de transparên*ia e de ef**iência, em *u*çã* do
</line>
<line>
aume*t*
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
c*ntrole social.
</line>
<line>
N*ste sentido, o projeto da Rede de Govern*, pro*osto no plano diretor d* **for*a do
</line>
<line>
a*arelho do Estad* b*as*leiro, visava formar uma infra-estrutura físi*a *ntegrando as
</line>
<line>
instituições *o governo at*avés *e um* rede nacional, baseada em *istem*s abe*tos e int*grada
</line>
<line>
*or equipam*nto* *e inf*rmátic* e *el*c*munic*ções.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FS*, Teresina, v. 12, n. 3, art. 14, p. **2-250, M*i./*un. 2015
</line>
<line>
www4.f*anet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. C. *ufino, C. P. Co*so
</line>
<line>
240
</line>
</par><par>
<line>
Marques (2006) argume*ta que, p*ra s* aproxim*r do ci*ad*o, a admini*tração
</line>
<line>
pública *oi forçada a transver*aliz*r a sua o*ganização, cria*do pontos únicos de conta*o e
</line>
<line>
inte**ando *orm*s de atendimento. **ra a autora
</line>
<line>
[...] as redes na Administ*ação p*b*ica permitem combinar a **laboração pa*a um
</line>
<line>
objetctivo comum com a conservação da a*tonomia re**tiva de cada um *os **us
</line>
<line>
pontos nodais. *acilitam, por i*s*, a t*an**çã* do mo*elo *ier*rquico *o pas**do
</line>
<line>
para um *o*o m*delo não exces*iv*men*e centraliza*o, que está ainda a emergir
</line>
<line>
(*ARQUES, 2006, *. 3).
</line>
</par><par>
<line>
Junq*eira (2000) ad*e*te que a *ede não é apenas co*s*rução de a
</line>
<line>
uma realid*d*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
vínc*los, mas é t*mbém uma m*neir* *e an*li*ar e *n**nder a realidade s*cial. Ele afirma qu*
</line>
</par><par>
<line>
"é por isso
</line>
<line>
que
</line>
<line>
*a rede
</line>
<line>
p*de resulta* *m saber intersetorial, ou m*smo t*anse*orial,
</line>
<line>
*u e
</line>
</par><par>
<line>
tr*nscende as relaçõe* i*tersetoriai*
</line>
<line>
*a construç*o d* novos sabere*, de n*v*s pa**digma*"
</line>
</par><par>
<line>
(JUNQUEIRA, 2000, p. 6).
</line>
</par><par>
<line>
Para Carvalho (*003), a ação das *edes i*s*a*ra um novo valor *o Es**do *ue é a
</line>
<line>
cooperação; por meio dela, se*viços, organizaç*es governament**s e não-*overnament*is,
</line>
<line>
*omunidades lo*ais, r*gionai*, nacionais e mund*ai* se interconec*am, oc**rem * mobiliz*ção
</line>
</par><par>
<line>
de par*eria* * as a*ões multi-setor*ais; constrói-s* *articipaç*o, mobilizam-se vontades
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
impl*menta*-se *acto* de complem*nta*idade.
</line>
</par><par>
<line>
A impo*tância da ad*ção dessa nova for*a de conc*ber e d* es**uturar o Estado é *ue
</line>
<line>
**a tro*xe grandes mud**ças à formula*ão, implementação e ex*cução *as polít*cas pública*.
</line>
<line>
2.2.3 polít*cas públi*as
</line>
<line>
Para que a* polí*ic*s púb*icas fo*sem **nsa*a* na *ógica das *ede*, surgiu a
</line>
</par><par>
<line>
nece*sidade de
</line>
<line>
redesenhar as instituições pú*lica* e modificar a forma de prestaç*o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
***viços e ampli*r a participação da sociedade na definição e fiscalização d*ssas políti*as.
</line>
<line>
Pa*a ent*n*er *ssa necessida*e, parte-se d*s cons**taçõe* de Far*h (200*) de que, até
</line>
<line>
os anos 1980, prev*lece* no Brasi* * paradigma de modelo c*ntra*izado da pr*vi*ão estatal no
</line>
<line>
que se re*ere à formaçã* das *olít*cas públicas, cuja* c*racterísticas eram a *entr*lização
</line>
</par><par>
<line>
dec*sória e finan**ira na
</line>
<line>
esfera federal, cabe**o ao* estados e m*nic*pios ape*as o papel d*
</line>
</par><par>
<line>
executores
</line>
<line>
de*s*s polít*ca*;
</line>
<line>
a fragmentaçã* ins*it*c*on*l, decorren*e do desor*en*do
</line>
</par><par>
<line>
c*escim*nt* d* aparelho estatal, que provocou a sobr*po**ção *e *gências na mesma *rea sem
</line>
</par><par>
<line>
co*rdenaç*o
</line>
<line>
necessária eficiência e à
</line>
<line>
efetividade das *olíticas
</line>
<line>
e, no campo *as políticas
</line>
</par><par>
<line>
soci*is, a organi*a*ão e* c*ráter setorial, **e ge*ou * esp*cialização e * aut*nomia d** áreas,
</line>
</par><par>
<line>
s** a
</line>
<line>
*rticulação entre as ações realizadas, provocando, de ** lado, a perd*
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Ter*sina, v. 12, n. 3, art. *4, p. 232-250, *ai./*un. 2**5
</line>
<line>
www4.fs*net.com.b*/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Diversas Abordagens *onceituais Sobre * Trabalho Em Rede
</line>
<line>
241
</line>
</par><par>
<line>
*ote*c*alidade *e efeitos positivos advindos ** c*orden*ção, e, ** outro, o co*prom*timento
</line>
<line>
de dete***na*as polí*ic*s, pela *nexistência d* serv**os compl*mentares.
</line>
<line>
Além *iss*, * aut*r* con*tata a exclusão da sociedade civi* do p*oc*ss* de form**a**o
</line>
<line>
*as políticas, da i*plementação dos *r***a*a* e do con*role da *ção governamental
</line>
<line>
(*ARAH, 2001).
</line>
<line>
Est*s c*racterísticas não se coadunam c*m o conceito de rede a*ualmente adota*o,
</line>
<line>
*om* fica claro a s*guir.
</line>
<line>
Santos (2005) a*resenta o co*ceito *e rede de p**íticas públic*s, *nten*end* que ela
</line>
<line>
rep**s*nta o proces*o em que a fo*mul*ç*o d*s polític** envolv* membros *e u*a ou mais
</line>
</par><par>
<line>
comu*idades p*lít*cas *ue estab*lecem uma relação de inte*dependênc*a. Para ele, não
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
ac*itável * ideia de que o E*tado s*ja o ún*co *to* relev*nte no pr**esso de f*rmação das
</line>
<line>
p*líticas, pois elas são o r*su*tado da i*teraç*o comp*exa *ntre agên*ias *statais e
</line>
<line>
o*gan*zaçõ*s *ão-e*t**ai*.
</line>
<line>
Nest* s**tid*, Pfeifer (2**9) a*gui que, no âmbito da l*t*ratura d* *dmini*traçã*
</line>
</par><par>
<line>
*ública, a definição d* rede vincu*a-se à artic*lação entre dif*ren**s atores, que
</line>
<line>
convergem
</line>
</par><par>
<line>
para o estabe*ec**ento de uma agen*a
</line>
<line>
de tr*balho co*junta que in*lui desde a
</line>
<line>
identificaçã*
</line>
</par><par>
<line>
*e *roblemas, *té
</line>
<line>
a
</line>
<line>
implemen*ação de progra*as, com * objetivo de alcança* a eficá*i*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ef*ciência das políticas p*bli*as, a q*al depen*e da p*rti*ipaç*o de múltiplos at*res.
</line>
<line>
Foi no cont*xto a*ima definido *u* flo*esceu a ideia *o t*rceiro setor, co*ponen**
</line>
<line>
e**encial para a forma*ão da rede de polít*cas p*blic*s, em especial as sociai*, no Br*sil. No
</line>
<line>
programa de refo*ma do Estado bras*l*iro dos ano* 199*, ele ap*rec* como uma *mpliação *o
</line>
<line>
espaço público.
</line>
<line>
O *rocesso de ampliação do *etor *úblico não-estat*l ocorre a partir de d*as origens:
</line>
<line>
d* u* lado, a p*rtir *a socied*de, que *ria continua*ente en*idades d*ssa natureza;
</line>
<line>
de ou*ro la*o, a par*ir do Estado, que n*s processos de **forma deste últim* quartel
</line>
<line>
do século vint*, se en*aja *m processos de publicização de seus serviços sociais e
</line>
<line>
científic*s (PEREI*A, 1997, p. 2*).
</line>
</par><par>
<line>
P*ra Barbosa (2009), redes de *ol*ticas s*o arran*os int*r*rganiz**ionais para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*ormulaçã* e *xecução *e políticas pú*licas, decorrente da es**at*gi* da descentral**ação de
</line>
</par><par>
<line>
recurs*s e de co*pet*ncias n* sua execução. Sendo assim, *ári*s ato*e* são
</line>
<line>
e*v*lv*dos nos
</line>
</par><par>
<line>
process*s de formação, implementa**o, c*ntrole e a*aliaç*o de *olíticas.
</line>
</par><par>
<line>
Os
</line>
<line>
ar*anjos *nteror*ani*acio*ais também s*o a*ordados p*r F*rah (2001, *. 22),
</line>
</par><par>
<line>
quand* a auto*a af*rma que "tais *rra*jos
</line>
<line>
a*o*tam para a construção de redes i*stitucionais
</line>
</par><par>
<line>
que reú*em d*versos atores, *nvolvendo articulações i*te*setoriais, intergove*namentais
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
entre E*tado, mercado e soc*e*ade civil".
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, *eresina, v. 12, n. *, ar*. 14, p. 232-250, Ma*./J*n. 2*15 w*w*.*sa*et.com.b*/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. C. Rufino, C. P. Corso
</line>
<line>
242
</line>
</par><par>
<line>
Migue*et*o (2001) cha*a a*enção para o novo ti** *e **de su*g*do atua*me*te, o qu*l
</line>
<line>
se c*racteriza pe** ar*ic**aç*o de organiza*ões e *nd*víduo* por reconhecerem qu* não podem
</line>
<line>
*lcançar deter*inados objetivos *e forma i*ola*a, ne*essitando somar seus recursos na busc*
</line>
</par><par>
<line>
de um objetivo
</line>
<line>
bem definido. Tais *ecur*o* são, por exem*lo: info*maçõe*, dinh*iro,
</line>
</par><par>
<line>
conhec**ento, ou até mesmo, stat*s, experiência * legitim*dade.
</line>
<line>
As redes de pol*ticas públicas concebidas p*lo Estad* t*m *ssas carac*erí*tica*, pois
</line>
</par><par>
<line>
são for*adas pela *a*ceria entre Estad* e a sociedade
</line>
<line>
*ivil, b*m como entre ins*ituiç*es
</line>
</par><par>
<line>
*o*er*ame**a**
</line>
<line>
com o intuito de *umentar a gover*ança e a*pliar a
</line>
<line>
a*r**gência dos
</line>
</par><par>
<line>
programas dis*onibilizados à populaç*o.
</line>
</par><par>
<line>
2.2.4 p*lí*icas sociais
</line>
</par><par>
<line>
No campo das políticas sociais, especialmen*e *s vincula*as à *ssi*tênci* s*ci*l,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
disc*ssão do trabalho em rede *stá *igad* *o enfrenta*ento *a
</line>
<line>
qu*stã* social, aos deb*tes
</line>
</par><par>
<line>
sobre a democra*i*ação e à promoção da cidadan*a,conforme d*staca Pf*i**r (2009, *.6) que
</line>
</par><par>
<line>
"* leitura
</line>
<line>
das Redes d* Polí**cas Soci*** passa pela c*mpr*ensão da que*tão social e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
indis*ensável mediação das pol*ticas para o acesso * a *arantia de direitos soci*is como
</line>
<line>
respost* às su*s ex*ressõe*".
</line>
<line>
Junqueira (2000) *firma que as redes sociais **o * i*t*gração de um *onju*** de
</line>
<line>
pe*soas e or*anizaç*es, que *rete*dem r*s*ond*r às *emandas e necessidades da populaç**,
</line>
<line>
sempre respeitando o sab** e a autonomia de cada membro. E, complementa que as redes são
</line>
<line>
u* m*io p*ra tornar mais eficaz a gestão *as política* soci*is, poi* ot**izam a u*ilizaçã* dos
</line>
<line>
*ecu*sos dispon*ve*s.
</line>
</par><par>
<line>
Ao preservar** a identidade de
</line>
<line>
*ada membro e sua competência na g*stão dos
</line>
</par><par>
<line>
r*cursos, fazem com que es*as or*a***ações se integrem, t*nto na co*cepção d*s
</line>
<line>
ações in*er*etoriai* quan*o na sua execuçã*, para garantir à populaç*o seus *ireito*
</line>
<line>
so*ia*s (JUNQ*EIRA, *000, p. 6).
</line>
<line>
*ara Neves (2009, p. 2), *o campo da c*d*dania, as redes são "s**temas
</line>
</par><par>
<line>
organizacionais capazes de re**ir i*divíduos e *ns**tuições, de fo*ma demo**ática
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
participativa, em t*r** de objeti*os ou real*zações com*n*".
</line>
</par><par>
<line>
Gonçalves e Guará (2010) conceituam a re*e de proteção social como * arti*ulação
</line>
</par><par>
<line>
d** *nten*ionalidades de pessoas e de
</line>
<line>
g*upos h*manos, que
</line>
<line>
potencializam as iniciat*vas
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
atores dos age*tes soci**s para promover dese*volviment* pe*soal
</line>
</par><par>
<line>
e
</line>
<line>
o
</line>
<line>
e
</line>
<line>
social
</line>
<line>
nas políticas
</line>
</par><par>
<line>
sociais *ú**icas.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Tere*i**, v. 12, *. 3, art. 14, p. 23*-250, M*i./Jun. 2015
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Di*er**s A*ordag*ns Conceituais Sobre O Traba*ho Em Rede
</line>
<line>
2**
</line>
</par><par>
<line>
Na *oncepçã* da intersetor*alida*e, a *ede
</line>
<line>
de pol*t*ca social * d*f*nida
</line>
<line>
por Pe*eira
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Teixeira (2013) co** sen*o uma nova gestão contrá*ia * setorizaç** e * esp**i*liza*ão,
</line>
<line>
p*opond* a *ntegração e a articula*ão dos sabe*es e *o* serviços, *lém d* formação de *edes e
</line>
<line>
par*erias entre *uj*itos coletivos no atendime*to das de**ndas dos cidad*o*.
</line>
</par><par>
<line>
O trabalho
</line>
<line>
em rede na po*ítica
</line>
<line>
so**al de assistênc*a iniciou com a reformulação
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Pol*tica Naci*nal de **sistênc*a Socia* PNAS, *u* *riou o Sistema Ún*co de *ssi*tên*ia -
</line>
</par><par>
<line>
Social SU*S - *e*ponsável -
</line>
<line>
por promo*er pro**ç*o social em dois eixos, o básico e o a
</line>
</par><par>
<line>
especial. Cada um d*s eixos de t*aba*ho deve contar c*m *ma r**e, q*e *rticu*e as unidades
</line>
<line>
públicas e a s*ciedade civil.
</line>
</par><par>
<line>
Vitoriano (2011) i*forma *ue a adesã* d*
</line>
<line>
*ç*o e* r*d* na PNAS é colocada como
</line>
</par><par>
<line>
m**eir* de org*nização *mperiosa
</line>
<line>
n*
</line>
<line>
sentid* de sup*rar superposi*ões e paralelismos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
açõ*s com o ob*etivo *e multiplicar seu* efeitos e cha*ces de *u*esso p*r me** *a integração
</line>
</par><par>
<line>
d*s ações que a* redes cria*as pelo SUAS são do ti*o socioa*sistenc*ais, formadas por e
</line>
<line>
*rganizações govername*tai*, organizaçõe* não-g*vernamen*ai* e s*gm*ntos empresariais,
</line>
</par><par>
<line>
em que o E*tado te*
</line>
<line>
o papel
</line>
<line>
de c*ordenad*r desse
</line>
<line>
proc*sso, devendo *onferir unidade aos
</line>
</par><par>
<line>
es*orços.
</line>
</par><par>
<line>
Ademais, e*plic* Vitoriano (*011) que estas *edes s* orga*izam com ba** na
</line>
<line>
cor*esponsabi*idade e c*mp**mentar*dade e qu*, segundo o* documentos ofi**ais, a rede teria
</line>
<line>
a pos**bilidade de alcançar a efetivid*de e c*mpletu*e das pol*ticas f*en** à comp*exidade da
</line>
</par><par>
<line>
si*u*çã* de **breza e
</line>
<line>
desigualdade* so*iais exi*tentes. P*rtanto, a c*nstrução *a rede
</line>
</par><par>
<line>
potencializaria o desempenho das p*líticas **blicas, diante a es*as*ez de recur*os.
</line>
</par><par>
<line>
A esse *espeit*, Fara* (2001)
</line>
<line>
advoga que *al s**uaçã* dec*rr* do cl**a, ainda muito
</line>
</par><par>
<line>
difundi** no Brasil, de desconfia*ça com rel*ção a* *etor *statal * *o qu*stionamento
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
capacidad*
</line>
<line>
*o Estado de alava*car * des*nvo*vimento e de
</line>
<line>
executar a ação
</line>
<line>
estatal
</line>
<line>
*m
</line>
</par><par>
<line>
diversas **líticas púb*icas, o **e p*ov***u uma onda m*nim*lista para as práti*a* estatais.
</line>
<line>
No mesmo se**ido, *arti** e Minh*to (2001) *n*lisam as tensões presentes **
</line>
</par><par>
<line>
tra*alho em rede ponderando que as rede* *e s*li*aried*de, pr*s*nt** na
</line>
<line>
área da
</line>
<line>
*ss*stê*cia
</line>
</par><par>
<line>
so*ia*, visam o al*r*ament* da es*era
</line>
<line>
pública, es**atégia
</line>
<line>
qu*
</line>
<line>
possui um a*to risco de
</line>
</par><par>
<line>
*rivilegiar a *rivati*ação dos meios *e g*stã* da questão social cont*mporânea.
</line>
<line>
Se**o a promoção da ***adania o principal *bjetivo *as políticas s**iais, sobr*t*d* a*
</line>
</par><par>
<line>
de
</line>
<line>
assi*t*ncia so*i*l, é imp*rtan*e considerar
</line>
<line>
as te*sõe* *xiste*tes no trabal*o em rede para
</line>
</par><par>
<line>
que s e
</line>
<line>
respeitem *s princípios da univers*li*ade
</line>
<line>
e redistribuiçã* estabel**idos
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
Constituiçã* Federal d* 198*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina, v. 12, n. *, art. *4, p. 23*-*5*, Mai./Jun. 2*15
</line>
<line>
w*w4.fs*net.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. C. Rufino, C. P. Corso
</line>
<line>
244
</line>
</par><par>
<line>
Sobr* o as*unto, *ronunc*am-se Pereira e T*ixeira (20*3) no se*tido de que *
</line>
<line>
articulaç** e c*m*leme*tação de p*l*tic*s e sa*eres são *e*essár*as p*ra o tratamento integr*l
</line>
<line>
dos pro*lemas sociais; dest* forma, a in*e*setorialidade d**e se* com*reendida c*mo u*
</line>
<line>
arran*o complementar, c*paz de responder às demandas qu* as políticas seto*iais não são
</line>
<line>
capazes, em virtude de suas limitaçõe*.
</line>
<line>
Entr*tanto, V*toriano (2011) *dv*rte que a ampla part*cipaç*o de entidades
</line>
</par><par>
<line>
filantr**icas
</line>
<line>
*a prestação de s*rviços assist*n*iais,
</line>
<line>
ap*esentado como "um \n*vo\ m*delo
</line>
</par><par>
<line>
participati*o e demo*rático", ratifica a desresponsabil*zação do Esta**.
</line>
<line>
*.2.5 contro*e
</line>
<line>
Em *etrimento d* forma de articulaçã* a**tada pe*o Esta** para exe*utar as po*ític**
</line>
<line>
púb*icas, se di*et**ente ou através de uma *ede i*terorganizacional, é *ndispen*ável qu* haj*
</line>
<line>
a fiscalização dos r**ur*os públicos despendidos, e os órgãos de controle são fundamentai*
</line>
<line>
para esta tare*a.
</line>
<line>
Por este motivo, o Plan* Diretor da *eforma do Estad* de 1*95 *riou vários *ecursos
</line>
</par><par>
<line>
tecnológicos
</line>
<line>
que permitiam o armazen*mento de informações governament**s, como forma
</line>
</par><par>
<line>
de **tru**ra* os meca*ismos de control* e
</line>
<line>
d* form** ba*e das infor*ações a
</line>
<line>
g**enci*is
</line>
</par><par>
<line>
n*c*s*ári*s a* contr*le *a *áquin* estatal.
</line>
</par><par>
<line>
Pereira (2002, p. 9) descreve *s projetos q*e objet*varam aumen*ar a trans*arência do
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
dad*s no seto* públic*,
</line>
<line>
de f*rma a po*er repassar à sociedade
</line>
<line>
em geral e *os
</line>
</par><par>
<line>
p*óprios órg*os do *ov*r*o, a maio* q*an*idad* possí*el de informação,
</line>
</par><par>
<line>
contribuindo para melhor
</line>
<line>
transparência e *a*or efi*iência n* conduta dos *egócios
</line>
</par><par>
<line>
*e Estado.
</line>
</par><par>
<line>
Esse foi marco inicia* *ara a fo*mação d*s redes de c***r*le, pois *s projetos o
</line>
<line>
*deali*ados possibil*tam, de um l*do, a articulação entr* Estado e s*c*edade civil, e, de outro,
</line>
<line>
a ar*iculação e*tre o* órgãos estatais, aumenta*do a t*oca *e i*formações e a transparência
</line>
<line>
dos negócios *úblicos.
</line>
</par><par>
<line>
**st* senda, o Tribunal *e Cont*s da União (T*U)
</line>
<line>
crio*, e* 2009, o Programa
</line>
</par><par>
</page><line>
Diá*ogo P*blico, qu* busc*, ent*e outros objet**os, p*om*ver * integ*ação * o i*ter*âmbi* de
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 1*, *. 3, art. 14, p. 232-250, Mai./Ju*. 2015 w*w4.fs*net.com.br/r**ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Div*rsa* A**rdag*ns Concei*u*i* *obre O *raba**o Em *ede
</line>
<line>
*45
</line>
</par><par>
<line>
conhecimento *m assunto* de inte*e*se cont*ole *xterno;
</line>
<line>
e*t*mular
</line>
<line>
o cont**le social
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
d*se*vol*er competências para a boa ge*t*o d*s r*curso* público* (BAR*OSA, 2009).
</line>
<line>
O progra*a é execu*ado em du*s linhas de at*ação, * ca*acitação de gest*res públicos
</line>
<line>
e a im**ant*ção da Rede de Controle da Ge*tã* *úbli*a, a qual foi implementada *as e**eras
</line>
<line>
federal e est*duais (BARBOSA, 20*9).
</line>
</par><par>
<line>
No
</line>
<line>
documento *ede
</line>
<line>
de Cont*ole: co*strui**o parceri*s para o control* efe*ivo da
</line>
</par><par>
<line>
ges*ão p**lic*, * TCU (2010)apresent* o conte*to e *s justif*cativ*s *tiliza*** *ara a
</line>
<line>
formação *a rede.
</line>
<line>
De *cord* c*m o docu**nto, as *nstitui*ões que exercem o controle dos gastos
</line>
<line>
públ*cos dev*m en*on**a* novas formas de atu*ç*o diante do ambiente complexo em que se
</line>
<line>
materializam as políticas e os p*ogra*a* p*blicos. **s* nova est*ut*ra*ã* d*corre do
</line>
<line>
am*iente da administração pública, caracterizado p*r recur*o* escassos e problemas
</line>
<line>
co*plexos, pela a*uaç** d* múltiplos *tor*s públicos e p**vado*, l*cais e centrais, e**o*v*dos
</line>
<line>
n* planejamento e ex*cução *e políticas p*bli*as e pela *rescen*e demanda p*r parti*ipação
</line>
<line>
c*dadã (TCU, 2010).
</line>
<line>
O novo arranjo in*eror*anizacional * d**omina*o pelo TCU (2010, p. 1) *e
</line>
<line>
organizaçã* em rede e explicado, nas pa*avr*s de Borzel, como s*ndo:
</line>
<line>
*ed*s são est*uturas policên*ricas, env*lv*ndo *últiplas *rg*ni*ações ou partes
</line>
</par><par>
<line>
delas, q*e se *orma* por
</line>
<line>
rel*ç*es estáveis, de natureza nã* hierárq*ic* e
</line>
</par><par>
<line>
int*r*ependente, vinc*lando uma *érie de atores *om um *nteresse comum em
</line>
<line>
re*ação a uma polí*ica pública * que int*rcambiam recurs*s para c*ncre*izar ess*s
</line>
<line>
i*tere*ses, reconhec***o que a coope*ação é * melhor *orma de ati*gir objetivos.
</line>
<line>
Final*ente, * TCU (2**0, p. 1) conce*tua a *ede de controle como sen*o um:
</line>
<line>
[...] *úcleo de a*t*culaç*o su*j*ce*te a po*ítica pública de *o*trole, dentro do
</line>
<line>
Es*ado, po* se constituir em arranj* int*rorganiz*ciona* que pod* estabelec*r
</line>
<line>
process*s decisór*os próprios, q*e devem estar em consonânci* com regr*me*tos já
</line>
<line>
estabe*ecidos no âmbi*o de cada Instituição partícipe. Pode, ainda, ser e*tendida
</line>
<line>
como estratégia d* descentralização da pol*tica de controle do Estad* e como um
</line>
</par><par>
<line>
novo e*p*ço de intera*ã* *a esfera
</line>
<line>
pública, visa*do promo*er uma inteligên*i*
</line>
</par><par>
<line>
col**iva sobr* a fu*ção de co*trole da gestão púb*ica.
</line>
</par><par>
<line>
Foi em vir*ud*
</line>
<line>
des** rea*i*a*e *** houve a forma**zação *a *ede
</line>
<line>
de Control* na
</line>
</par><par>
<line>
esfe*a fed*ral, median*e
</line>
<line>
*ss**a*ura de Pro*ocolo de I*t*n*ões n* dia 2*/3/2*09, em B*asília,
</line>
</par><par>
</page><line>
*m Fór** esp*cífico de criação ** R*de ** Controle da *es*ão P**li**.
</line>
<line>
O protocolo foi *ssinado pela* a*to*idad*s m*xim*s de 17 institui*ões, d*ntre a* q*a*s
</line>
<line>
s* destacam, aq*i, aquelas ligadas ao control* exe*cido pelo pode* públ*co em diversas áreas,
</line>
<line>
que são: Advo*acia G*ral da Un*ão; *âmara dos Deputados; Co*se*ho da Justiça Federa*;
</line>
<line>
Rev. FSA, Teres*na, v. 12, n. 3, art. 14, p. 232-250, *ai./Jun. 2*1* www4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. C. Rufin*, C. *. Cors*
</line>
<line>
246
</line>
</par><par>
<line>
Conselho N*cional ** Just*ça; *ontrolad*ri*-Gera* d* Uni*o; M*nistério do Pla*e*am**to,
</line>
<line>
Orçam**to e **stão; Ministér*o Públic* Fe**ral; Sen*do Fed*ral; Tr*bunal de Contas da
</line>
<line>
União e Tribunal Superior Eleitoral.
</line>
<line>
Perc*be-*e pe** *xpost*, que a fragmentação *n**ituc*o*a*, decorr*nte *o desord*nado
</line>
<line>
crescimento do apar*l*o *st*tal, já menc*onada quando da discu**ão s*b*e red* no âm*ito das
</line>
<line>
*olíti*as públicas, está presente *a*bém na f*nção *e controle *xer*ido *elo *stado.
</line>
<line>
Assim, c*m a *orm*ção da Red* de Cont*ol*, primeiro na es*era federal e, de*ois, nas
</line>
<line>
esfer** estaduais, bu*ca-se promover eficiência e efetividade das políti**s de controle, bem
</line>
</par><par>
<line>
como a arti*ulaç*o e*tre as açõ*s realizadas, ev*tando a sobr*posição de es*orços para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
alcance de objet*vos comu*s.
</line>
</par><par>
<line>
3 TI*OLOGIAS
</line>
</par><par>
<line>
Franco (2011), cr*ador da Escola ** Redes, des*aca **e a organiz**ão de uma
</line>
<line>
sociedade *m rede sempr* exis*iu, de*de qu* existem os se*e* h*man*s. Po*tanto, as redes
</line>
<line>
*ociai* não surgir*m com as novas *ecnolo*ias de informaç*o e com**icação.
</line>
<line>
Para ele, a grande no**da*e do tem*o e* que vi*emos não é o surgiment* de uma
</line>
<line>
sociedade em rede, *as a *ener*lizaçã* do entendimento de que so*ie*a*e * igual à rede
</line>
<line>
social.
</line>
<line>
Corroborando es*a afi*m*ção, apre*enta*-se a seguir, alguns ti*os de as*ociação
</line>
<line>
social e orga*i*ac**nal, que p*dem articula*-se por meio da tec**logia, mas que não
</line>
<line>
n**e*sitam dela para existir.
</line>
<line>
A rede primári* é um conjun*o de indivíduo* que estabelece* re*ações a par*ir de
</line>
<line>
laç*s de af*tividad*, e** for*a a trama de base da *oci*dade. Contudo, Gu**alupe (2001, p. 1)
</line>
<line>
adverte que, e*bor* * *amíli* s*ja apontada como o "n*cleo d*ro" da r*de primária, ela não é
</line>
<line>
o seu quadrante exclusivo, deve-se sempre consider** os quadrantes das *e*ações de am*zade,
</line>
<line>
vizinhanç* e c*mpa*he*rismo. "Esta g*ma de rela*ões, que po*em existir *uma r*de primária,
</line>
<line>
con*titui um importante recurso para o indivíd*o n* que *oca ao apoio poten*ial **e da* pode
</line>
<line>
obter".
</line>
<line>
Por *ede s*cundária enten*e-se a a*regação de pessoas que p**suem * mesma *unção
</line>
<line>
den*ro de *m marco *nstitucionalizado. Nes** se inc*uem os grupos de apoi*, as asso*iaçõ*s,
</line>
<line>
os gru*os de voluntários (PFEIFER, 2009).
</line>
</par><par>
<line>
As *edes
</line>
<line>
podem ser formais *u
</line>
<line>
in*orma*s. Nas prime*ras, as *nterações que as
</line>
<line>
unem
</line>
</par><par>
<line>
*ão espontâneas e ** prá***as não são formalizadas. Por outro lad*, constituem-se
</line>
<line>
*omo
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eres*na, v. 12, n. 3, art. 14, p. 232-*50, Mai./Ju*. 2015 www4.f*a*et.c*m.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Diversas Ab*rd*gens C*nceituais Sobre O Tra*alho Em *ede
</line>
<line>
24*
</line>
</par><par>
<line>
fo*mais, q*ando a organiza*ã* é mais *xplícit*, a pont* de serem traça*os front**ras * limites
</line>
</par><par>
<line>
de atuação, de*ominação própri*, gerando u* *ovo
</line>
<line>
n*vel de c**ple*ida*e (MINHOTO;
</line>
</par><par>
<line>
M**TINS, 20*1).
</line>
</par><par>
<line>
Minhot* * Marti*s (2001) **azem, aind*, importante c*laboraçã* às ti**logias de
</line>
<line>
re*e*. E*es de*tac*m que rede, no campo d*s movimentos soci*is, corresponde * articulação e
</line>
</par><par>
<line>
interações entre
</line>
<line>
grupos, orga*i*ações e indivíduos, com * o*jetivo de promover
</line>
<line>
ações
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
reivindi*ação *e **rmu*a*ã* de *ol*ti*as e projetos coletiv*s. *o c*mpo d* Estado, as redes
</line>
<line>
representam a articul*çã* entre as agências governamentais */ou entre **tas e as redes **ciais
</line>
<line>
priv*d*s para o *nfrentame*to d*s problemas *ociais e *mple**ntação de p*lític*s públic*s.
</line>
</par><par>
<line>
Aqu*, el*s enq*adra* as redes in*titucio**is, as r*des secundá*ias fo*m*is,
</line>
<line>
as redes
</line>
</par><par>
<line>
sociogov*rn*mentai* e as re*es locais de i*s*rção.
</line>
</par><par>
<line>
Inojosa (apu* *IN*O*O; MARTI*S, 2*0*) propõe a *eguinte tipologia de *ede: rede
</line>
<line>
autôno** o* org**i*a (co*stitu*da de ce**ros autônomos, com objet*vos específi*os *róprios,
</line>
</par><par>
<line>
que se articulam e* função de *ma *deia abraça*a c*let*vament*,
</line>
<line>
prese*vando a identidade
</line>
</par><par>
<line>
or*gin*l de *ada par*icip*nte); rede tu*elad* (*quela *m que os *embro* poss*e* autonomi*
</line>
</par><par>
<line>
re*ativa,
</line>
<line>
p*is se ar*iculam sob a égide
</line>
<line>
de um a
</line>
<line>
organizaçã* q*e o* *o*iliza * modela *
</line>
</par><par>
<line>
objetivo *omum) e rede subordinada (modelo mais ant*go, constitu*d* d* ent*s que são p*rte
</line>
<line>
de um* *rganização, com interdependên*ia de obje*iv*s. Estas nã* se constituem pel* vo*t*de
</line>
<line>
*os entes e, si*, pe** l*cus de controle).
</line>
<line>
*or fim, apr*senta-se a *ategoria de rede es*r*turada n* *roc*sso de c*munic*çã* d*
</line>
<line>
*orma *eticular, que tem como car**ter*sticas a articulaçã* d* po*tos que es*ão em lugar*s
</line>
<line>
*iferentes, sendo, por isso, *olicên*rica; não hierárquica; não linear; di*âmica; *rganizada em
</line>
</par><par>
<line>
múltiplos *í*eis; *om objetivos co*partilhados, cons*ruídos co*etivam**te; fundada
</line>
<line>
n*
</line>
</par><par>
<line>
desc*nc*ntração de pode* e na circulação de i*f*rmaçõ*s (NEVES, 2009).
</line>
</par><par>
<line>
O fato de as r*des apresen*arem tantas tipo*o*i*s, adotan** diversos si*nificados
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
modelos, d*monstra sua
</line>
<line>
d*nam*cidade * sua impo*tância pa*a as *ela*õ*s pesso*is
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
organiza*ionais.
</line>
</par><par>
<line>
4 CONC*USÃ*
</line>
</par><par>
<line>
Diante do ex*os*o, é possí*e* co*cluir que o *rabalho em *e*e é essencial para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
socie*ade co*tem*orân*a, pois a rede
</line>
<line>
possibili** o *streitamento dos la*o* en*re *s pessoas,
</line>
</par><par>
</page><line>
aproxima a* dis*âncias, propicia a união d* e*forços e a reduç*o *e cust*s para o alcance de
</line>
<line>
objetivos comuns.
</line>
<line>
R*v. FSA, Te*esi*a, v. 12, n. 3, art. 14, p. 232-250, M**./J**. 20*5 www4.fsanet.com.br/rev**ta
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A. C. R*fino, *. P. Corso
</line>
<line>
*48
</line>
</par><par>
<line>
Ad*mais, *s nov*s tecnolo*ias disponíve*s atualmente beneficiam a *o*mação de redes
</line>
<line>
entr* os diversos agentes *nvolvi*os em d*term*na*os proce*so*. A *onexão loc*l/g*o*al tão
</line>
<line>
nec*s*á*ia às redes horizontais, compl*menta**s e parti*ipativas, de hoje, é **e*amente
</line>
<line>
ga**n*id* pela fluidez presente *os *ist*mas de inform*ç**.
</line>
<line>
P*rém, possive**ente, a m*i*r importância das red*s não seja nenhum dos f*to*es
</line>
<line>
*cima cit*do* e, si*, o fato *e *ue o term* rede *e adapte às várias *reas do c*nh*cimento,
</line>
<line>
acei*an*o defin*ções dife*enciad*s, a depe*der *a abordagem em que estej* inserida, *,
</line>
<line>
mesmo assim, *onservando cara*teríst*c** essenc*ais a este mod*** de *rg*nização.
</line>
<line>
Contu*o, ta*s c*nclusões não signifi*am que o trabalho em r*de está imune a
</line>
</par><par>
<line>
*ue*tionament*s. Como ficou
</line>
<line>
c*aro na discus*ão *obre as políti*as *ociais, **p*ndendo da
</line>
</par><par>
<line>
forma que o t*abalho e* red* é **ticulado e das parcerias que s*o fi*ma*as, as redes *odem
</line>
</par><par>
<line>
comprometer o* objetivos almejad*s pelo público alvo de
</line>
<line>
u*a política social e dis*or*er a
</line>
</par><par>
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*oncepção de tal política.
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)