<document>
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<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 12, n. 3, art. 1*, p. 232-250, Mai./Jun. 2015 </line>
<line> I*S* I**resso: 1806-6356 IS*N *le*rônico: 2317-298* </line>
<line> http://dx.do*.org/10.*2819/2015.12.2.14 </line>
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<line> Diversas Abordagens Conc*ituais *obre O Trabalho Em Rede </line>
<line> Several a*p*oaches Co*ce*t Abou* *he Work Networ* </line>
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<line> *lexandra Cr*nemberger R*fino </line>
<line> *e*tranda em *olíticas Púb**cas p*la Univer*ida*e Fede*a* do Piau* </line>
<line> Graduada pela Unive*si*ade Estadual do ***uí </line>
<line> Profes*or da Faculdade *stácio de *á/CEUT </line>
<line> E-mail: *lexandrarufino@*ot*ail.com </line>
<line> Washing*on Luís de *ou*a Bonfim </line>
<line> **utor pe*o I*stituto Uni*e**itário d* Pesquisas do Rio *e *aneiro </line>
<line> Pr*fessor da Un*versidade Federa* do P*auí </line>
<line> E-mail: was*bon*im@*mail.*om </line>
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<line> Endere*o: A*e*andra Cro*emb*rger Rufino </line>
<line> Av. *edro Freitas, 2100, Centro Admin*strativo, CEP: 64*1*-9*0. </line>
<line> *nd*reço: *ris**na Pires Corso </line>
<line> Ca*p*s da I*inga - Centr* de Ciênc**s *umanas e Letras - sala 44, I*inga. C*P: *4049-550 - T**e*ina, *I - </line>
<line> Brasil. </line>
<line> *ditora-che**: Dra. Marl*ne Araú*o de Carva*ho/Fa*uldade Sa*to Agost*nho </line>
<line> Ar*igo receb**o em 25/03/2*15. Última vers*o re*e*ida em 26/03/2015. Apro*a*o em 05/0*/2015. </line>
<line> Av**iado p*lo sistema Triple Rev*ew: a) De** Review pela Editora-Chef*; e b) Doubl* Blind </line>
<line> Review (avaliação c*ga por *o*s avaliad*res da áre*). </line>
<line> Rev*s*o: Gr*matical, Norm*tiva e de Formatação. </line>
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<line> D*versas Ab*rda*e*s Conc*ituais Sobre O Traba*ho Em Rede </line>
<line> 2*3 </line>
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<line> R**UMO </line>
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<line> Div*rsas a*ordag*n* </line>
<line> conc*ituais sobre o tra*alh* em rede. Rede uma *orma de interaçã* é </line>
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<line> **ci*l e organi*acional em q*e se *ormam laços *ntre indiv*duos e/ou instituições para </line>
<line> o </line>
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<line> *lc*nc* de um objetivo comum. Este art*go apr*sen*a asvárias abordagens con*eituais </line>
<line> po*sív*is para o t*rmo rede, as quais dependem da á*ea de conh**imento e do contexto em </line>
<line> que as r*d** es*ejam ins**ida*. Al*m **sso, demon*tra qu* elas ass*mem diversa* t*pologi*s, </line>
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<line> dependendo dos atores e*v*l*idos em sua f*rmação e dos laç*s </line>
<line> **e *s **em. Para tanto, </line>
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<line> *ealizou-se uma rev*sã* bibl*ográfic* que permi*iu abar*ar todos os universos propostos. Por </line>
<line> fi*, *oram demonstra*as as conclusões, em que fi*o* evident* a importâ*c*a * as facilidades </line>
<line> da utilização *as redes *t*almente, mas também, q*e esta f*r*a de associação não está i*une </line>
<line> *s críticas *em *ivre de ten*ões. </line>
<line> Palavr*s-chave: *e*e. A**oci*ç*o. **nsão. </line>
<line> AB*TRA*T </line>
<line> **ver*l co*c*ptua* appr*aches on ne*w**king.Ne*work i* a way of **c*al and orga*izational </line>
<line> interaction w*ere bonds among people or institut*ons are formed to reach a com*on goal. </line>
</par>
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<line> This article </line>
<line> presents </line>
<line> sev*ral po*sible conceptual app*oaches fo* the *ord "Ne*w*k", </line>
<line> whi*h </line>
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<line> will </line>
<line> depend on the fie** of k*owledge an* the context i* which the networks are inserted. </line>
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<line> Besid**, it shows that they *ccept several typol*gies, d*pending on the act*rs involved and </line>
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<line> the bonds that *ut them *oge*her. A bibliographic re*erence *eview was p*rformed, </line>
<line> wh*ch </line>
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<line> al*owed *ll the *ossible scenarios to b* included. Lastly, wi*h t*e conclusion* presented, the </line>
<line> impor*ance and fac*lity of the use *f networks now*days, were evident, b** also, that thi* way </line>
<line> of associ*tion is not immune to c*i*icism *r *ree of tensions. </line>
<line> Keywo*ds: Networ*. Association. Tens*on. </line>
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<line> R*v. **A, Teresina, v. 12, n. *, art. 14, *. 232-250, Ma*./Jun. 201* </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
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<line> *. C. *ufi*o, C. P. Corso </line>
<line> *34 </line>
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<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
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<line> O *on*eito *e rede não é n*vo, *le já *oi adota*o c*mo forma de orga**zação so**al e </line>
<line> na gestão d* s*rviços soc*ais *m o**ras épocas. Contu*o, *ua concepção atual se dif*rencia do </line>
<line> mo*elo anterior*ente uti*izado, pois * so*ied*de con*emporânea es*á estr*turada com base no </line>
<line> p*radi*ma *ecn*lógico, o qua* permit* que s* e*tabeleçam c*n*xõ*s *ntre * local e o g*obal </line>
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<line> em te*po real *e maneira *inâmica, fazendo com e </line>
<line> q*e essa anti*a forma d* organização </line>
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<line> social ga**e novas capa*idades. </line>
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<line> A* redes resultam da interação entre i*divíduos e *rgani**os *ue se ligam ent*e si </line>
<line> pel* **mpart*lhament* de intencionalid*des e *a*ores na *u*ca *e um *bjet*v* comum. Estes </line>
<line> são os requisitos bá*icos para a for**ção de uma rede, co*tudo, ela pod* apr*senta* *o*ceitos </line>
<line> dif*renciado*, dependendo do c*mp* em que se encontre inserid*. </line>
<line> Est* artigo *retende apr*sentar dif**entes a*ordagen* conce*tuais sobre as redes, bem </line>
<line> como su* tipol**ia, para demo*strar *u*, **s*e*tada* a* carac*erísticas d* cad* ár**, a adoção </line>
<line> do *rabalho com redes pode apresen*ar *an*agens e desafios próprios do *ampo de ação. </line>
<line> *ara alcançar o objeti*o *ro*ost*, estruturo*-se * art*g* *m três partes. I*i*ialmente, </line>
<line> apresenta*-se os fatores propíc*os * f*rmação *o tr*balho em r**e n* s*ciedade at*a*. Além </line>
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<line> disso, demons*ram-** ** *aracte*ísticas comuns às rede* na </line>
<line> contemporaneidade, </line>
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<line> diferenciando-** da maneira **m* se estr*turavam *s a*tig*s **des. </line>
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<line> Em *e*uida, se**o descrito* os conceitos de rede n* campo da so**ol*g*a, </line>
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<line> ad*inistração </line>
<line> públi*a, polític*s púb*icas, políti**s sociais e </line>
<line> c*ntrole. Pret*nde-se com i*so </line>
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<line> e*cl*r*ce* as diferentes r**õ*s e os objetivo* a**ejados, *uand* da f*rmação *as re**s *elos </line>
<line> indiv**uos e o**anizações. </line>
<line> Por fim, tr*ta-se da *ip*logia de r*des. Estas diver*as classif*cações apre*e*ta*as p*la </line>
<line> liter*tura *ependem dos a**r** envolv*dos, dos laços que o* unem e *as n*cessidade* que </line>
<line> pr*t*nd** alca*çar com a união de esfo*ços * ajudam a compr*e*der *ue ti** de rede é ma*s </line>
<line> adeq**do a c**a situaç*o. </line>
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<line> * me*o*ologia utilizada fo* a pesquisa bibli**r*fica, </line>
<line> *or*ue e*a p*rmitiu visi*ar *s </line>
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<line> d*feren*es á***s de conh*cimento e a*sor*er, </line>
<line> dos autores escolhidos, os </line>
<line> argumentos </line>
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<line> neces*ário* para o alcance dos objetivos *ropostos. </line>
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<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. 12, n. 3, art. 14, p. 232-2*0, Mai./Jun. *015 </line>
<line> www4.fsanet.co*.br/**vista </line>
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<line> D*v*rsas A*ordage*s Concei*ua*s *o*re O T*abalho E* Red* </line>
<line> 2*5 </line>
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<line> 2 RE*ERENCIAL TEÓRIC* </line>
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<line> 2.1 Fatores pro*ício* * form**ã* das **des </line>
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<line> No s*n*o comum, * termo rede suger* a a*tic*la*ão in*iv*duos e/ou instituições que se </line>
<line> une*, por **r*m afinidades pa*a *untar esf**ços em função de p*ssuírem obj*tivos comuns. </line>
<line> Go**alves e *ua*á (*001) e*sinam q*e, n*s *elaçõe* humanas, o termo re*e é, </line>
<line> comu**nte, con**dera*o como repr*s*ntação o*ganizacio*al, relaçõ*s d* apoio mút*o, </line>
<line> articu*adas *t*a*és das re*ações de pa*ente*co, de amizade ou de vizinhança; *esta forma, a </line>
<line> *as* de c*nst*ução das r*des é a *onfi*nça entre os participantes. </line>
<line> Outro s*g*ificado comu* para o termo rede * de mov**ento, *e fluxo de infor*açõ*s, </line>
<line> de co**xão entre pessoas. * gra*de vant**em das redes * de aproxim*r as pessoas qu* e*tão </line>
<line> em local*dad*s **stantes. *este contexto, as r*des sociai*, espe*ia*men*e as tecnológ*cas **o </line>
<line> co*sideradas como * forma d* asso*iação *o* *xcelência. </line>
<line> No entanto, a concepção de rede é b*m mais ant*ga que is*o. Est* palavra v*m *o </line>
</par>
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<line> la*im </line>
<line> "retis" e *ignifi*a e*trel**ame*to de fios co* aber*ur** regul*r*s que form*m </line>
<line> u* a </line>
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<line> espécie de tecido. A partir desse conceito, a p**a*ra rede fo* g*nhan*o o significado de </line>
</par>
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<line> e*trelaçament*, malh* e </line>
<line> *str**u*a reticulada, pa**an*o a ser emp**g*da *m *iferent*s </line>
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<line> si*u*çõe*. </line>
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<line> Segu*do Santo* (2006), o *undo atual se caracte*iza pela exigê*cia de fl*idez para a </line>
</par>
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<line> ci*culação d* ideias, d* mensag**s, de produtos ou *e di*heiro, inte*essando </line>
<line> aos ator*s </line>
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<line> hegemônic*s. Essa **uidez contemporânea baseia-se nas redes técnicas, que s** um do* </line>
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<line> sup*rte* da competitividade; por esta *azão, a *onstante </line>
<line> busca por mais fluidez, pro*oca </line>
<line> * </line>
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<line> de*env*lvi*ento de n*vas técnicas ain** mais ***cazes. "A *luidez é, ao me**o t*mpo, uma </line>
<line> caus*, uma condiçã* e um resultado" (S*NTOS, 2006, p. 185). </line>
<line> N* mesmo sent*do, Ca*tells (2005) afi*ma que o pr*ces*o de transfo*mação </line>
<line> mult*dimensional a q*e está su*eit* a estrutura da socie*ade con*em**râ*ea está *ss*ciado ao </line>
</par>
<par>
<line> dese*vol*imento </line>
<line> de novas tec**logias de comunicaç*o e *nformação, iniciado </line>
<line> nos *nos de </line>
</par>
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<line> *960 e dif*nd*do por todo o mu*do *as décadas posteriores. Esse nov* </line>
<line> parad*gma </line>
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<line> *e*noló**co pro*i*io* aos homens u** maneira diferente de *e o*ganizar. </line>
</par>
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<line> Foi diante da *o*plexidade do mundo at**l * d*s tecnolo**as dis*oníveis, que as *ed*s </line>
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<line> ganhar*m um </line>
<line> novo se*tido *os vínculos interorganizacionais. No modelo anterior *e </line>
</par>
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<line> o*gani*ação d*s *edes, pre*al*cia a centralizaç*o, a hier**quização e a subo*d*nação. </line>
<line> *ev. FSA, Teresi*a, v. 12, n. 3, art. *4, p. 232-*50, Mai./Ju*. 2015 www4.fsanet.c*m.br/*e*is*a </line>
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<line> A. C. Rufino, C. *. C*rso </line>
<line> 236 </line>
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<line> A*ualmente, as caracter*sticas presentes no mod*lo *e re*e s*o: a circula*ão, a </line>
<line> artic*laçã*, a participação; a coop*raç*o; a horizontalidad* e a *omplemen*ar*dade. Isso </line>
<line> porque elas acom*anham *s avanços tecnológicos, conectand* o local com o gl*b*l, </line>
</par>
<par>
<line> a*ompanhando o com*or*amento </line>
<line> pr*pr*o da sociedade *onte**o**nea </line>
<line> globalizada </line>
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<line> (CARVALHO, 2*03). </line>
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<line> Cardoso e Cas*ells (2005) afirmam que a socieda*e e* rede é a n*ssa sociedade, a </line>
<line> sociedade const*tuída p*r in*ivíduo*, *mpr*sas e Est*d* operan*o n*m ca*po local, na*ional </line>
<line> e *n*er*aci*nal. </line>
<line> Este, portant*, é o cenário prop*cio para a formação do trab*l*o em *ede, o qu*l po*e </line>
</par>
<par>
<line> ado*ar difer*ntes def*n*ções e tipos, </line>
<line> dependendo da abord*ge* d* amb*ente e </line>
<line> em que é </line>
</par>
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<line> ut*lizado. Esta d*ve*s*da*e de *onc**to* e tipolog*as s*rá explorada a segu*r. </line>
<line> 2.2 Abordagens dos conc**tos de red* </line>
<line> Acioli (2007) ad*ert* **e tratar *ob*e o fenômeno de rede* signif*ca trabalh*r co* </line>
<line> con*ep*ões var*adas *ue misturam ideia* ligadas ao senso com*m, à expe*iênci* cotidiana do </line>
<line> mundo gl*balizado ou a determinado re*erencial *eórico-conceitua*. Portanto, ela *dvo*a </line>
</par>
<par>
<line> so*re a *mportânci* </line>
<line> *e se estabelec*r desnaturalização a </line>
<line> da *oção de red*, *itu*ndo-a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> m*neira corr*ta *as vári*s abord*gens em que ela vem se*do empreendida. </line>
<line> *sta pr*o**pa*ão é *álid* *evido ao fato de q*e as **des são utilizadas por diversas </line>
<line> área* do conhecimento pa*a explicar, c*da uma a seu *odo, as relaçõ*s *ntre indi*íduo* */ou </line>
<line> org*n*zaçõe* ao longo do tempo. </line>
<line> Por est* r*z**, **rese*tam-se a seguir as co*cepçõe* de *ede em algumas abor*agen* </line>
<line> t*óricas, para demonstrar a *un*ionalid*de * * imp*rtância das redes para c*da um* d*las. </line>
<line> 2.2.1 sociologia </line>
<line> A s*ciolo*ia é u*a ciência qu* t*m c**o obj*to d* estudo a sociedade. Os fenômenos </line>
</par>
<par>
<line> estud*dos p*r esta área do *onhec*mento são: a </line>
<line> org**iz*ção social (dif*rentes formas </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> constituição </line>
<line> das sociedad*s); os p**cessos </line>
<line> que interligam os ind*v*duo* em gru*os, </line>
</par>
<par>
<line> instituições e assoc*ações </line>
<line> e </line>
<line> os *spectos culturais **resentado* por </line>
<line> cada sociedade. Diante </line>
</par>
<par>
<line> disso, o est*do de rede é bastante perti*ente a este campo do conh*cimento. </line>
<line> Para as ciênci*s soci*is, o termo red* t*a*** o co*jun*o de rela*ões sociais entre os </line>
</par>
<par>
<line> atores sociais e também </line>
<line> entr* um *onjunto </line>
<line> de atores </line>
<line> e des*gn* os movimentos pouco </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T**esina, v. **, *. *, a*t. 14, p. 2*2-*50, M*i./Jun. 2015 </line>
<line> www*.*sanet.com.*r/revis*a </line>
</par>
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<line> Diver*as *bordagens Con*eituais Sobre O Trabalh* Em Red* </line>
<line> 23* </line>
</par>
<par>
<line> institucionali*ados, reu*i*do ind*víduos ou grupo* numa associação cujos limites são </line>
<line> va*iáve*s e su*eitos * rei*terpretaçõ*s (ACIOLI, *00*). </line>
<line> Historicamente, o co*ceito de rede surgiu na an*rop**ogia social *m se*tido </line>
<line> *et*f*r*co, q*a*to Claude Lév*-Strauss apre**ntou s*a an**ise etnográ*ica das es*ruturas </line>
<line> elemen*ares de *arent*sco. Portugal (2007) afirma qu*, n**ta aborda*em, não *avia </line>
</par>
<par>
<line> ide*tifi*a*ão de características morfo*óg***s, necessárias </line>
<line> para a *escrição de situaçõ*s </line>
</par>
<par>
<line> *specífi*as, nem e*am est*b**ec*das as re*ações </line>
<line> e*tre as redes e * comp***amento *os </line>
</par>
<par>
<line> indivíduos que a* constit*íam. </line>
</par>
<par>
<line> Com o tempo, o *ermo f*i **nhando contorno* analí*i*os, quando foi tr*nsform*do em </line>
</par>
<par>
<line> uma f*rramenta de </line>
<line> análi*e </line>
<line> dos relacionamentos </line>
<line> entr* as pessoas, seus elos, e entre *s </line>
</par>
<par>
<line> organizações *o conte*to em qu* est*o inseridos (AC*OLI, 2*0*). </line>
</par>
<par>
<line> Sobre es*e sentido, Portugal (20*7) *presen*a dua* co*rentes de </line>
<line> pensam*nto. A </line>
</par>
<par>
<line> primeira liga*a à ant*opologi* so*ial britânica, que se pr*ocupa co* a aná*i*e situac*onal d* </line>
<line> gru*os restritos, ocupando-*e *a n*rmativid*de do* siste*as culturais. A segunda vi*cu*ada à </line>
</par>
<par>
<line> corren*e *meri*ana, que *e p*eoc*pa com a análise qua*titativa </line>
<line> para des*rever modelos *e </line>
</par>
<par>
<line> relação, qual se *ividiu em duas *i*has, uma formali*ta (concentr*da n* morfologi* das a </line>
<line> **des e no seu impacto sobre *s comporta*entos) * * outr* estruturalis*a (que define a r*lação </line>
<line> como a unidade básica da est*utura social). </line>
</par>
<par>
<line> Fo* com a abordagem estruturalista que o conceit* *e </line>
<line> re** </line>
<line> passou de uma visão </line>
</par>
<par>
<line> min*ma**sta d* metáfora, útil apenas </line>
<line> para complementar </line>
<line> uma análise, para uma posiçã* </line>
</par>
<par>
<line> ma*i*ali*ta traduzida n* t*xto de Wel*man * Berkowitz apud Portugual (2007, p. 0*) da </line>
<line> seguinte forma: </line>
<line> As estrutur*s soci*i* p*dem ser rep*es*ntadas como redes - c*mo conjunto* *e nós </line>
<line> (ou m*m*ros do sist*ma so**al) e conjuntos de laç*s *ue representam as suas </line>
</par>
<par>
<line> in*erc*nexões. Esta é uma ideia </line>
<line> mar*vilh*sament* libert*dora. Dirige o olhar </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> analistas para as relações sociais e liberta-o* de pensarem os sist*mas soc*ai* como </line>
<line> c*l**çõ*s de *ndivíduos, díades, grupos restrit*s ou s*mples cate*ori*s. U*u*lmente, </line>
<line> os estruturalistas t*m as*o*ia*o «nós» **m i*divíduos, mas *les p**em igua*mente </line>
<line> re*re*entar *rupos, corporações, agr*g**os domésticos, ou *utr*s colectiv*dades. Os </line>
<line> «laços» são usados *ar* re*resentar fluxos de rec*rsos, rela*ões simétr*cas de </line>
<line> amizade, transferências *u rel*ções e*tru*urais entre «n**». </line>
<line> Acioli (2*07) a*resenta, então, *ma terceira abo*dagem decorr*nte do c*nceito d* *ede </line>
<line> para a *ociologia que é a tec*ológ*ca. *e*undo * au*ora, estão engloba*as, nest* *enti*o, as </line>
</par>
<par>
<line> red** de informação, d* co*exã* e a* temá*ica*, </line>
<line> que *ompoem o </line>
<line> n*cle* de tecnologia* </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> i*formação, send* o t*rmo rede utiliz*do como de*inição do mei* d* acesso inform*ções, a </line>
<line> do contato co* grupo* ou pessoas atra*és de rede de computa**res. </line>
<line> Rev. *SA, Te**sina, v. 12, n. 3, *rt. 14, *. 232-*50, Mai./*un. 2015 www*.fsa*et.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. C. Rufin*, C. *. Cor*o </line>
<line> 23* </line>
</par>
<par>
<line> *orro*or*ndo *sta posiçã*, Rib*iro (19**, p.2) afi*ma que: </line>
</par>
<par>
<line> Hoje, a *oção </line>
<line> d* rede *e**e a </line>
<line> ser deslocada ** *efer*ncia às re**ções socia*s </line>
</par>
<par>
<line> profundas em dire*ão às m*di*ç*es entr* m**erialida*e e ação so*ial ou em di*eção </line>
</par>
<par>
<line> aos elos, permitidos pel*s nova* </line>
<line> tecnolog**s de in*or*ação e comunicação, *ntre </line>
</par>
<par>
<line> *sfer*s, níveis, inst*nc*as e âmbitos da vid* social. </line>
<line> A evolução ** conceito de rede na *ociolog*a most*a que o pon*o de partida da a*álise </line>
<line> relacion** não devem ser o* indi*í**os i*o*a**s e, s*m, as ***ações que os inte*ram. </line>
<line> Portugal (2007) ensin* *ue a análise das *edes permite *xplicar o *omport*mento socia* </line>
</par>
<par>
<line> baseado nos modelos de in*eração </line>
<line> entre ** atores sociais, </line>
<line> pois el* baseia-se na premissa </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> q*e a r**e tem um* realidade própria. A*ém disso, o exame das inte*ações possibil*ta </line>
</par>
<par>
<line> d*termin*r o modo como os i*d**íduos são co*dicionados pelo teci*o social em que </line>
<line> se </line>
</par>
<par>
<line> encontram, bem como o modo como es*e* indivíduos se u*ilizam e modi**c*m o *ecid* *ocial, </line>
<line> consoante seus *nt*resse. </line>
<line> 2.2.2 administração p*blic* </line>
<line> A administr*ção púb*i*a, como elemento essencial das *el*ções entre a s*ci*d*de e o </line>
<line> Esta*o, não fica imu** à revo**ç*o tecnológic* e às consequências advin*a* da g*obali**ção. </line>
<line> Os Estados, então, procuram a*equ*r-se a e*ta re*lidad*, *u*cando uma nova forma de </line>
</par>
<par>
<line> organização pa*a *ecuperar * legit*m*dade per*n*e seus cid*dãos e mante*-se conect*dos </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> eles. </line>
</par>
<par>
<line> *astells (1998, p. 1) conce*tuo* ***ado-rede *omo sendo: </line>
</par>
<par>
<line> [] una *rqu*te*tura política adapta*a a la g**tión social y política de nue*tro </line>
</par>
<par>
<line> tiempo, expresión de f**mas </line>
<line> pol*ticas f**x*b*es y de geomet*ía varia*le, seg*n *as </line>
</par>
<par>
<line> *i*cunstan**as, que se desarr*ll*n en todo *l mundo y que he caracterizad*, en l*s </line>
<line> pági*a* de *ste diario, como e*p*esión de un *uevo tipo de E**ado, el E*tado red. </line>
</par>
<par>
<line> ***hoto Martins (*0**) exp**cam *ue a construção d* e </line>
<line> c*nceito de Es*ado-rede </line>
</par>
<par>
<line> elabo*ado por Castells deu-se </line>
<line> num **nário d* r*con*tr*ção </line>
<line> da </line>
<line> capacidade </line>
<line> de </line>
<line> atuação *o </line>
</par>
<par>
<line> Estado-nação, frente ao duplo de*a*io que se c*loca na con*emporaneidad*: </line>
<line> [...] o de aumenta* * sua operativid*de, mediante a coo*er*ção i*ternacional, e o de </line>
<line> recuperar a *u* legitimidade, mediante a descentrali*ação p*lítico-admini*t**tiva. A </line>
</par>
<par>
<line> fim </line>
<line> de ob*er *perat**i*ade, o Esta*o transf*re poder a i*stânci** tra*s*acionais. </line>
<line> A </line>
</par>
<par>
<line> fi* de o*te* legitimidade, </line>
<line> o Est**o transfere poder * instâncias subn*cionais </line>
</par>
<par>
<line> (MINH*TO; MART*NS, *001, p. 85). </line>
<line> Sobr* a ade*uação do Estado a* no*o paradigma tecnológico e ao *ovo mod*lo de </line>
<line> gestão em escala local-global, Carvalho (2*03) *fi*ma que é quase compulsório e consensual </line>
<line> Rev. *SA, Teresin*, v. 12, n. 3, a**. 14, p. 232-250, Mai./Jun. 2015 www*.fs*net.com.br/revi*t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Dive*sa* Abordage*s Conce*tuais Sobre O *r*balho Em R**e </line>
<line> 239 </line>
</par>
<par>
<line> *m moviment* externo de *o*mação *e bl*cos econômicos e *m moviment* interno de </line>
<line> d*sce*tralização, flexibilização e fortaleci*ent* da sociedade civil, para compor um novo </line>
<line> pacto * condiçõe* d* governa*i*idade. </line>
<line> Se*undo Santos (2*03), na conce**ão da ref*r*a adm*nistrativa, a *overnabilid*de </line>
</par>
<par>
<line> depen*e da qualidade das institui*ões políticas, qua*to à </line>
<line> *nt*rmediação de intere*ses; da </line>
</par>
<par>
<line> e*is*ên*ia *e mecanismos de responsabil*z*çã* dos polí*icos e burocratas pera*te a *oci*d*de </line>
</par>
<par>
<line> e da </line>
<line> qualid*de *o contra*o socia* *ásico. Ta*s *imensões re*etem à reforma políti**, </line>
</par>
<par>
<line> essencial à *eforma do Esta*o. </line>
<line> Foi d*ant* dessa nova realidade que s*r*iu a ne*ess*dade de transf*rma* o modelo de </line>
<line> ad*inist**ção *s***al de *uro*r*tico *m gerencial, porqu* este ú*timo permite a execução dos </line>
</par>
<par>
<line> serviços públic*s de m*ne*ra eficiente, co* a reduç*o dos </line>
<line> ga*tos *st*tais, evitando </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> sobr*posiç*o </line>
<line> de despesas por órgãos estatais para o *tendimento do mesmo objetivo. </line>
</par>
<par>
<line> A*emai*, </line>
<line> * modelo gerencial busca a imple*entação de políticas públicas voltadas </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> atendim*nto dos intere*ses da *oci*dade, **tr*ita**o os laço* entre o Es*ado e a sociedade. </line>
<line> Ao explanar sobre a transformação da adm*nistração bu**crát*ca para a geren*ial, </line>
<line> Pereira (1996, p. 6) explica: </line>
</par>
<par>
<line> Aos po*cos fo**m-se deline*ndo o* </line>
<line> conto**os da *ova administração *ública: (1) </line>
</par>
<par>
<line> desc*ntralização do ponto de vista ***ítico, trans**rindo recursos e atribuiç*e* para </line>
<line> o* níveis p*lí*icos regionais e locais; (*) descentralização administrati*a, através *a </line>
</par>
<par>
<line> del**ação de </line>
<line> autorid*de para os </line>
<line> administradores públ*cos </line>
<line> transf*rmados </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> gerentes *rescentemente *ut**omos; (3) organiz*ção com poucos níveis </line>
<line> *ierár*uico* ao inv*s de piramidal; (4) pressup*s*o da confiança limita*a e não da </line>
<line> desconfiança total; (5) *on*role por res*ltados, * posteriori, ao invés *o c**trole </line>
<line> ríg*do, *asso a pass*, dos pr*cessos administrativos; e (*) a*mi*istra*ão *oltada </line>
<line> para * atendimento do ci**dão *o *nvés de aut* ref*rida. </line>
<line> O prime*ro passo adotado foi a *esc*ntralização *ertic*l *as funções executiva* do </line>
</par>
<par>
<line> g*verno federal para os governo* esta*ua*s e munic*pais, que bus*ou a valorizaç*o </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> pri*cípio repu*li*a*o - dir*ito do cidadão ao patrimônio *úb*ico </line>
<line> - * o aum*n*o </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> gov*rnabilidad*. A proximi*ade do ci*a*ão trouxe, à </line>
<line> **licação do rec*rso e à </line>
<line> prestação </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *erviços </line>
<line> pú*lic**, maior grau </line>
<line> de transparên*ia e de ef**iência, em *u*çã* do </line>
<line> aume*t* </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> c*ntrole social. </line>
<line> N*ste sentido, o projeto da Rede de Govern*, pro*osto no plano diretor d* **for*a do </line>
<line> a*arelho do Estad* b*as*leiro, visava formar uma infra-estrutura físi*a *ntegrando as </line>
<line> instituições *o governo at*avés *e um* rede nacional, baseada em *istem*s abe*tos e int*grada </line>
<line> *or equipam*nto* *e inf*rmátic* e *el*c*munic*ções. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FS*, Teresina, v. 12, n. 3, art. 14, p. **2-250, M*i./*un. 2015 </line>
<line> www4.f*anet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. C. *ufino, C. P. Co*so </line>
<line> 240 </line>
</par>
<par>
<line> Marques (2006) argume*ta que, p*ra s* aproxim*r do ci*ad*o, a admini*tração </line>
<line> pública *oi forçada a transver*aliz*r a sua o*ganização, cria*do pontos únicos de conta*o e </line>
<line> inte**ando *orm*s de atendimento. **ra a autora </line>
<line> [...] as redes na Administ*ação p*b*ica permitem combinar a **laboração pa*a um </line>
<line> objetctivo comum com a conservação da a*tonomia re**tiva de cada um *os **us </line>
<line> pontos nodais. *acilitam, por i*s*, a t*an**çã* do mo*elo *ier*rquico *o pas**do </line>
<line> para um *o*o m*delo não exces*iv*men*e centraliza*o, que está ainda a emergir </line>
<line> (*ARQUES, 2006, *. 3). </line>
</par>
<par>
<line> Junq*eira (2000) ad*e*te que a *ede não é apenas co*s*rução de a </line>
<line> uma realid*d* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> vínc*los, mas é t*mbém uma m*neir* *e an*li*ar e *n**nder a realidade s*cial. Ele afirma qu* </line>
</par>
<par>
<line> "é por isso </line>
<line> que </line>
<line> *a rede </line>
<line> p*de resulta* *m saber intersetorial, ou m*smo t*anse*orial, </line>
<line> *u e </line>
</par>
<par>
<line> tr*nscende as relaçõe* i*tersetoriai* </line>
<line> *a construç*o d* novos sabere*, de n*v*s pa**digma*" </line>
</par>
<par>
<line> (JUNQUEIRA, 2000, p. 6). </line>
</par>
<par>
<line> Para Carvalho (*003), a ação das *edes i*s*a*ra um novo valor *o Es**do *ue é a </line>
<line> cooperação; por meio dela, se*viços, organizaç*es governament**s e não-*overnament*is, </line>
<line> *omunidades lo*ais, r*gionai*, nacionais e mund*ai* se interconec*am, oc**rem * mobiliz*ção </line>
</par>
<par>
<line> de par*eria* * as a*ões multi-setor*ais; constrói-s* *articipaç*o, mobilizam-se vontades </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> impl*menta*-se *acto* de complem*nta*idade. </line>
</par>
<par>
<line> A impo*tância da ad*ção dessa nova for*a de conc*ber e d* es**uturar o Estado é *ue </line>
<line> **a tro*xe grandes mud**ças à formula*ão, implementação e ex*cução *as polít*cas pública*. </line>
<line> 2.2.3 polít*cas públi*as </line>
<line> Para que a* polí*ic*s púb*icas fo*sem **nsa*a* na *ógica das *ede*, surgiu a </line>
</par>
<par>
<line> nece*sidade de </line>
<line> redesenhar as instituições pú*lica* e modificar a forma de prestaç*o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ***viços e ampli*r a participação da sociedade na definição e fiscalização d*ssas políti*as. </line>
<line> Pa*a ent*n*er *ssa necessida*e, parte-se d*s cons**taçõe* de Far*h (200*) de que, até </line>
<line> os anos 1980, prev*lece* no Brasi* * paradigma de modelo c*ntra*izado da pr*vi*ão estatal no </line>
<line> que se re*ere à formaçã* das *olít*cas públicas, cuja* c*racterísticas eram a *entr*lização </line>
</par>
<par>
<line> dec*sória e finan**ira na </line>
<line> esfera federal, cabe**o ao* estados e m*nic*pios ape*as o papel d* </line>
</par>
<par>
<line> executores </line>
<line> de*s*s polít*ca*; </line>
<line> a fragmentaçã* ins*it*c*on*l, decorren*e do desor*en*do </line>
</par>
<par>
<line> c*escim*nt* d* aparelho estatal, que provocou a sobr*po**ção *e *gências na mesma *rea sem </line>
</par>
<par>
<line> co*rdenaç*o </line>
<line> necessária eficiência e à </line>
<line> efetividade das *olíticas </line>
<line> e, no campo *as políticas </line>
</par>
<par>
<line> soci*is, a organi*a*ão e* c*ráter setorial, **e ge*ou * esp*cialização e * aut*nomia d** áreas, </line>
</par>
<par>
<line> s** a </line>
<line> *rticulação entre as ações realizadas, provocando, de ** lado, a perd* </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Ter*sina, v. 12, n. 3, art. *4, p. 232-250, *ai./*un. 2**5 </line>
<line> www4.fs*net.com.b*/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Diversas Abordagens *onceituais Sobre * Trabalho Em Rede </line>
<line> 241 </line>
</par>
<par>
<line> *ote*c*alidade *e efeitos positivos advindos ** c*orden*ção, e, ** outro, o co*prom*timento </line>
<line> de dete***na*as polí*ic*s, pela *nexistência d* serv**os compl*mentares. </line>
<line> Além *iss*, * aut*r* con*tata a exclusão da sociedade civi* do p*oc*ss* de form**a**o </line>
<line> *as políticas, da i*plementação dos *r***a*a* e do con*role da *ção governamental </line>
<line> (*ARAH, 2001). </line>
<line> Est*s c*racterísticas não se coadunam c*m o conceito de rede a*ualmente adota*o, </line>
<line> *om* fica claro a s*guir. </line>
<line> Santos (2005) a*resenta o co*ceito *e rede de p**íticas públic*s, *nten*end* que ela </line>
<line> rep**s*nta o proces*o em que a fo*mul*ç*o d*s polític** envolv* membros *e u*a ou mais </line>
</par>
<par>
<line> comu*idades p*lít*cas *ue estab*lecem uma relação de inte*dependênc*a. Para ele, não </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> ac*itável * ideia de que o E*tado s*ja o ún*co *to* relev*nte no pr**esso de f*rmação das </line>
<line> p*líticas, pois elas são o r*su*tado da i*teraç*o comp*exa *ntre agên*ias *statais e </line>
<line> o*gan*zaçõ*s *ão-e*t**ai*. </line>
<line> Nest* s**tid*, Pfeifer (2**9) a*gui que, no âmbito da l*t*ratura d* *dmini*traçã* </line>
</par>
<par>
<line> *ública, a definição d* rede vincu*a-se à artic*lação entre dif*ren**s atores, que </line>
<line> convergem </line>
</par>
<par>
<line> para o estabe*ec**ento de uma agen*a </line>
<line> de tr*balho co*junta que in*lui desde a </line>
<line> identificaçã* </line>
</par>
<par>
<line> *e *roblemas, *té </line>
<line> a </line>
<line> implemen*ação de progra*as, com * objetivo de alcança* a eficá*i* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ef*ciência das políticas p*bli*as, a q*al depen*e da p*rti*ipaç*o de múltiplos at*res. </line>
<line> Foi no cont*xto a*ima definido *u* flo*esceu a ideia *o t*rceiro setor, co*ponen** </line>
<line> e**encial para a forma*ão da rede de polít*cas p*blic*s, em especial as sociai*, no Br*sil. No </line>
<line> programa de refo*ma do Estado bras*l*iro dos ano* 199*, ele ap*rec* como uma *mpliação *o </line>
<line> espaço público. </line>
<line> O *rocesso de ampliação do *etor *úblico não-estat*l ocorre a partir de d*as origens: </line>
<line> d* u* lado, a p*rtir *a socied*de, que *ria continua*ente en*idades d*ssa natureza; </line>
<line> de ou*ro la*o, a par*ir do Estado, que n*s processos de **forma deste últim* quartel </line>
<line> do século vint*, se en*aja *m processos de publicização de seus serviços sociais e </line>
<line> científic*s (PEREI*A, 1997, p. 2*). </line>
</par>
<par>
<line> P*ra Barbosa (2009), redes de *ol*ticas s*o arran*os int*r*rganiz**ionais para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ormulaçã* e *xecução *e políticas pú*licas, decorrente da es**at*gi* da descentral**ação de </line>
</par>
<par>
<line> recurs*s e de co*pet*ncias n* sua execução. Sendo assim, *ári*s ato*e* são </line>
<line> e*v*lv*dos nos </line>
</par>
<par>
<line> process*s de formação, implementa**o, c*ntrole e a*aliaç*o de *olíticas. </line>
</par>
<par>
<line> Os </line>
<line> ar*anjos *nteror*ani*acio*ais também s*o a*ordados p*r F*rah (2001, *. 22), </line>
</par>
<par>
<line> quand* a auto*a af*rma que "tais *rra*jos </line>
<line> a*o*tam para a construção de redes i*stitucionais </line>
</par>
<par>
<line> que reú*em d*versos atores, *nvolvendo articulações i*te*setoriais, intergove*namentais </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> entre E*tado, mercado e soc*e*ade civil". </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, *eresina, v. 12, n. *, ar*. 14, p. 232-250, Ma*./J*n. 2*15 w*w*.*sa*et.com.b*/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. C. Rufino, C. P. Corso </line>
<line> 242 </line>
</par>
<par>
<line> Migue*et*o (2001) cha*a a*enção para o novo ti** *e **de su*g*do atua*me*te, o qu*l </line>
<line> se c*racteriza pe** ar*ic**aç*o de organiza*ões e *nd*víduo* por reconhecerem qu* não podem </line>
<line> *lcançar deter*inados objetivos *e forma i*ola*a, ne*essitando somar seus recursos na busc* </line>
</par>
<par>
<line> de um objetivo </line>
<line> bem definido. Tais *ecur*o* são, por exem*lo: info*maçõe*, dinh*iro, </line>
</par>
<par>
<line> conhec**ento, ou até mesmo, stat*s, experiência * legitim*dade. </line>
<line> As redes de pol*ticas públicas concebidas p*lo Estad* t*m *ssas carac*erí*tica*, pois </line>
</par>
<par>
<line> são for*adas pela *a*ceria entre Estad* e a sociedade </line>
<line> *ivil, b*m como entre ins*ituiç*es </line>
</par>
<par>
<line> *o*er*ame**a** </line>
<line> com o intuito de *umentar a gover*ança e a*pliar a </line>
<line> a*r**gência dos </line>
</par>
<par>
<line> programas dis*onibilizados à populaç*o. </line>
</par>
<par>
<line> 2.2.4 p*lí*icas sociais </line>
</par>
<par>
<line> No campo das políticas sociais, especialmen*e *s vincula*as à *ssi*tênci* s*ci*l, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> disc*ssão do trabalho em rede *stá *igad* *o enfrenta*ento *a </line>
<line> qu*stã* social, aos deb*tes </line>
</par>
<par>
<line> sobre a democra*i*ação e à promoção da cidadan*a,conforme d*staca Pf*i**r (2009, *.6) que </line>
</par>
<par>
<line> "* leitura </line>
<line> das Redes d* Polí**cas Soci*** passa pela c*mpr*ensão da que*tão social e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> indis*ensável mediação das pol*ticas para o acesso * a *arantia de direitos soci*is como </line>
<line> respost* às su*s ex*ressõe*". </line>
<line> Junqueira (2000) *firma que as redes sociais **o * i*t*gração de um *onju*** de </line>
<line> pe*soas e or*anizaç*es, que *rete*dem r*s*ond*r às *emandas e necessidades da populaç**, </line>
<line> sempre respeitando o sab** e a autonomia de cada membro. E, complementa que as redes são </line>
<line> u* m*io p*ra tornar mais eficaz a gestão *as política* soci*is, poi* ot**izam a u*ilizaçã* dos </line>
<line> *ecu*sos dispon*ve*s. </line>
</par>
<par>
<line> Ao preservar** a identidade de </line>
<line> *ada membro e sua competência na g*stão dos </line>
</par>
<par>
<line> r*cursos, fazem com que es*as or*a***ações se integrem, t*nto na co*cepção d*s </line>
<line> ações in*er*etoriai* quan*o na sua execuçã*, para garantir à populaç*o seus *ireito* </line>
<line> so*ia*s (JUNQ*EIRA, *000, p. 6). </line>
<line> *ara Neves (2009, p. 2), *o campo da c*d*dania, as redes são "s**temas </line>
</par>
<par>
<line> organizacionais capazes de re**ir i*divíduos e *ns**tuições, de fo*ma demo**ática </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> participativa, em t*r** de objeti*os ou real*zações com*n*". </line>
</par>
<par>
<line> Gonçalves e Guará (2010) conceituam a re*e de proteção social como * arti*ulação </line>
</par>
<par>
<line> d** *nten*ionalidades de pessoas e de </line>
<line> g*upos h*manos, que </line>
<line> potencializam as iniciat*vas </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> atores dos age*tes soci**s para promover dese*volviment* pe*soal </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> o </line>
<line> e </line>
<line> social </line>
<line> nas políticas </line>
</par>
<par>
<line> sociais *ú**icas. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Tere*i**, v. 12, *. 3, art. 14, p. 23*-250, M*i./Jun. 2015 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Di*er**s A*ordag*ns Conceituais Sobre O Traba*ho Em Rede </line>
<line> 2** </line>
</par>
<par>
<line> Na *oncepçã* da intersetor*alida*e, a *ede </line>
<line> de pol*t*ca social * d*f*nida </line>
<line> por Pe*eira </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Teixeira (2013) co** sen*o uma nova gestão contrá*ia * setorizaç** e * esp**i*liza*ão, </line>
<line> p*opond* a *ntegração e a articula*ão dos sabe*es e *o* serviços, *lém d* formação de *edes e </line>
<line> par*erias entre *uj*itos coletivos no atendime*to das de**ndas dos cidad*o*. </line>
</par>
<par>
<line> O trabalho </line>
<line> em rede na po*ítica </line>
<line> so**al de assistênc*a iniciou com a reformulação </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Pol*tica Naci*nal de **sistênc*a Socia* PNAS, *u* *riou o Sistema Ún*co de *ssi*tên*ia - </line>
</par>
<par>
<line> Social SU*S - *e*ponsável - </line>
<line> por promo*er pro**ç*o social em dois eixos, o básico e o a </line>
</par>
<par>
<line> especial. Cada um d*s eixos de t*aba*ho deve contar c*m *ma r**e, q*e *rticu*e as unidades </line>
<line> públicas e a s*ciedade civil. </line>
</par>
<par>
<line> Vitoriano (2011) i*forma *ue a adesã* d* </line>
<line> *ç*o e* r*d* na PNAS é colocada como </line>
</par>
<par>
<line> m**eir* de org*nização *mperiosa </line>
<line> n* </line>
<line> sentid* de sup*rar superposi*ões e paralelismos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> açõ*s com o ob*etivo *e multiplicar seu* efeitos e cha*ces de *u*esso p*r me** *a integração </line>
</par>
<par>
<line> d*s ações que a* redes cria*as pelo SUAS são do ti*o socioa*sistenc*ais, formadas por e </line>
<line> *rganizações govername*tai*, organizaçõe* não-g*vernamen*ai* e s*gm*ntos empresariais, </line>
</par>
<par>
<line> em que o E*tado te* </line>
<line> o papel </line>
<line> de c*ordenad*r desse </line>
<line> proc*sso, devendo *onferir unidade aos </line>
</par>
<par>
<line> es*orços. </line>
</par>
<par>
<line> Ademais, e*plic* Vitoriano (*011) que estas *edes s* orga*izam com ba** na </line>
<line> cor*esponsabi*idade e c*mp**mentar*dade e qu*, segundo o* documentos ofi**ais, a rede teria </line>
<line> a pos**bilidade de alcançar a efetivid*de e c*mpletu*e das pol*ticas f*en** à comp*exidade da </line>
</par>
<par>
<line> si*u*çã* de **breza e </line>
<line> desigualdade* so*iais exi*tentes. P*rtanto, a c*nstrução *a rede </line>
</par>
<par>
<line> potencializaria o desempenho das p*líticas **blicas, diante a es*as*ez de recur*os. </line>
</par>
<par>
<line> A esse *espeit*, Fara* (2001) </line>
<line> advoga que *al s**uaçã* dec*rr* do cl**a, ainda muito </line>
</par>
<par>
<line> difundi** no Brasil, de desconfia*ça com rel*ção a* *etor *statal * *o qu*stionamento </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> capacidad* </line>
<line> *o Estado de alava*car * des*nvo*vimento e de </line>
<line> executar a ação </line>
<line> estatal </line>
<line> *m </line>
</par>
<par>
<line> diversas **líticas púb*icas, o **e p*ov***u uma onda m*nim*lista para as práti*a* estatais. </line>
<line> No mesmo se**ido, *arti** e Minh*to (2001) *n*lisam as tensões presentes ** </line>
</par>
<par>
<line> tra*alho em rede ponderando que as rede* *e s*li*aried*de, pr*s*nt** na </line>
<line> área da </line>
<line> *ss*stê*cia </line>
</par>
<par>
<line> so*ia*, visam o al*r*ament* da es*era </line>
<line> pública, es**atégia </line>
<line> qu* </line>
<line> possui um a*to risco de </line>
</par>
<par>
<line> *rivilegiar a *rivati*ação dos meios *e g*stã* da questão social cont*mporânea. </line>
<line> Se**o a promoção da ***adania o principal *bjetivo *as políticas s**iais, sobr*t*d* a* </line>
</par>
<par>
<line> de </line>
<line> assi*t*ncia so*i*l, é imp*rtan*e considerar </line>
<line> as te*sõe* *xiste*tes no trabal*o em rede para </line>
</par>
<par>
<line> que s e </line>
<line> respeitem *s princípios da univers*li*ade </line>
<line> e redistribuiçã* estabel**idos </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> Constituiçã* Federal d* 198*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresina, v. 12, n. *, art. *4, p. 23*-*5*, Mai./Jun. 2*15 </line>
<line> w*w4.fs*net.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. C. Rufino, C. P. Corso </line>
<line> 244 </line>
</par>
<par>
<line> Sobr* o as*unto, *ronunc*am-se Pereira e T*ixeira (20*3) no se*tido de que * </line>
<line> articulaç** e c*m*leme*tação de p*l*tic*s e sa*eres são *e*essár*as p*ra o tratamento integr*l </line>
<line> dos pro*lemas sociais; dest* forma, a in*e*setorialidade d**e se* com*reendida c*mo u* </line>
<line> arran*o complementar, c*paz de responder às demandas qu* as políticas seto*iais não são </line>
<line> capazes, em virtude de suas limitaçõe*. </line>
<line> Entr*tanto, V*toriano (2011) *dv*rte que a ampla part*cipaç*o de entidades </line>
</par>
<par>
<line> filantr**icas </line>
<line> *a prestação de s*rviços assist*n*iais, </line>
<line> ap*esentado como "um \n*vo\ m*delo </line>
</par>
<par>
<line> participati*o e demo*rático", ratifica a desresponsabil*zação do Esta**. </line>
<line> *.2.5 contro*e </line>
<line> Em *etrimento d* forma de articulaçã* a**tada pe*o Esta** para exe*utar as po*ític** </line>
<line> púb*icas, se di*et**ente ou através de uma *ede i*terorganizacional, é *ndispen*ável qu* haj* </line>
<line> a fiscalização dos r**ur*os públicos despendidos, e os órgãos de controle são fundamentai* </line>
<line> para esta tare*a. </line>
<line> Por este motivo, o Plan* Diretor da *eforma do Estad* de 1*95 *riou vários *ecursos </line>
</par>
<par>
<line> tecnológicos </line>
<line> que permitiam o armazen*mento de informações governament**s, como forma </line>
</par>
<par>
<line> de **tru**ra* os meca*ismos de control* e </line>
<line> d* form** ba*e das infor*ações a </line>
<line> g**enci*is </line>
</par>
<par>
<line> n*c*s*ári*s a* contr*le *a *áquin* estatal. </line>
</par>
<par>
<line> Pereira (2002, p. 9) descreve *s projetos q*e objet*varam aumen*ar a trans*arência do </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Estado: </row>
</column>
<column>
<row> 1. Projeto C*da*ão. Esse projet* tem *omo *r*pó**to aperf*iç*ar as rela*ões ent*e a </row>
<row> Admin*stração Públ*ca e o cid*dão, simp*i*icando obrig*ções de naturez* </row>
<row> buroc**tica, imple*entand* dispositivos de reclamaç*e* e *ugestõ*s do cidad*o </row>
<row> sobre a qualidade **s s*rviço* pú*l*cos, minimizando * te*po de e**era d* ci*adão </row>
<row> pa*a ser atendi*o, en**e outras medidas. </row>
<row> 2. *ede de Govern*. Visa *sse **ojeto monta* uma mode*n* re*e de comu*ic*ç*o de </row>
</column>
</par>
<par>
<line> dad*s no seto* públic*, </line>
<line> de f*rma a po*er repassar à sociedade </line>
<line> em geral e *os </line>
</par>
<par>
<line> p*óprios órg*os do *ov*r*o, a maio* q*an*idad* possí*el de informação, </line>
</par>
<par>
<line> contribuindo para melhor </line>
<line> transparência e *a*or efi*iência n* conduta dos *egócios </line>
</par>
<par>
<line> *e Estado. </line>
</par>
<par>
<line> Esse foi marco inicia* *ara a fo*mação d*s redes de c***r*le, pois *s projetos o </line>
<line> *deali*ados possibil*tam, de um l*do, a articulação entr* Estado e s*c*edade civil, e, de outro, </line>
<line> a ar*iculação e*tre o* órgãos estatais, aumenta*do a t*oca *e i*formações e a transparência </line>
<line> dos negócios *úblicos. </line>
</par>
<par>
<line> **st* senda, o Tribunal *e Cont*s da União (T*U) </line>
<line> crio*, e* 2009, o Programa </line>
</par>
<par>
<line> Diá*ogo P*blico, qu* busc*, ent*e outros objet**os, p*om*ver * integ*ação * o i*ter*âmbi* de </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 1*, *. 3, art. 14, p. 232-250, Mai./Ju*. 2015 w*w4.fs*net.com.br/r**ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Div*rsa* A**rdag*ns Concei*u*i* *obre O *raba**o Em *ede </line>
<line> *45 </line>
</par>
<par>
<line> conhecimento *m assunto* de inte*e*se cont*ole *xterno; </line>
<line> e*t*mular </line>
<line> o cont**le social </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> d*se*vol*er competências para a boa ge*t*o d*s r*curso* público* (BAR*OSA, 2009). </line>
<line> O progra*a é execu*ado em du*s linhas de at*ação, * ca*acitação de gest*res públicos </line>
<line> e a im**ant*ção da Rede de Controle da Ge*tã* *úbli*a, a qual foi implementada *as e**eras </line>
<line> federal e est*duais (BARBOSA, 20*9). </line>
</par>
<par>
<line> No </line>
<line> documento *ede </line>
<line> de Cont*ole: co*strui**o parceri*s para o control* efe*ivo da </line>
</par>
<par>
<line> ges*ão p**lic*, * TCU (2010)apresent* o conte*to e *s justif*cativ*s *tiliza*** *ara a </line>
<line> formação *a rede. </line>
<line> De *cord* c*m o docu**nto, as *nstitui*ões que exercem o controle dos gastos </line>
<line> públ*cos dev*m en*on**a* novas formas de atu*ç*o diante do ambiente complexo em que se </line>
<line> materializam as políticas e os p*ogra*a* p*blicos. **s* nova est*ut*ra*ã* d*corre do </line>
<line> am*iente da administração pública, caracterizado p*r recur*o* escassos e problemas </line>
<line> co*plexos, pela a*uaç** d* múltiplos *tor*s públicos e p**vado*, l*cais e centrais, e**o*v*dos </line>
<line> n* planejamento e ex*cução *e políticas p*bli*as e pela *rescen*e demanda p*r parti*ipação </line>
<line> c*dadã (TCU, 2010). </line>
<line> O novo arranjo in*eror*anizacional * d**omina*o pelo TCU (2010, p. 1) *e </line>
<line> organizaçã* em rede e explicado, nas pa*avr*s de Borzel, como s*ndo: </line>
<line> *ed*s são est*uturas policên*ricas, env*lv*ndo *últiplas *rg*ni*ações ou partes </line>
</par>
<par>
<line> delas, q*e se *orma* por </line>
<line> rel*ç*es estáveis, de natureza nã* hierárq*ic* e </line>
</par>
<par>
<line> int*r*ependente, vinc*lando uma *érie de atores *om um *nteresse comum em </line>
<line> re*ação a uma polí*ica pública * que int*rcambiam recurs*s para c*ncre*izar ess*s </line>
<line> i*tere*ses, reconhec***o que a coope*ação é * melhor *orma de ati*gir objetivos. </line>
<line> Final*ente, * TCU (2**0, p. 1) conce*tua a *ede de controle como sen*o um: </line>
<line> [...] *úcleo de a*t*culaç*o su*j*ce*te a po*ítica pública de *o*trole, dentro do </line>
<line> Es*ado, po* se constituir em arranj* int*rorganiz*ciona* que pod* estabelec*r </line>
<line> process*s decisór*os próprios, q*e devem estar em consonânci* com regr*me*tos já </line>
<line> estabe*ecidos no âmbi*o de cada Instituição partícipe. Pode, ainda, ser e*tendida </line>
<line> como estratégia d* descentralização da pol*tica de controle do Estad* e como um </line>
</par>
<par>
<line> novo e*p*ço de intera*ã* *a esfera </line>
<line> pública, visa*do promo*er uma inteligên*i* </line>
</par>
<par>
<line> col**iva sobr* a fu*ção de co*trole da gestão púb*ica. </line>
</par>
<par>
<line> Foi em vir*ud* </line>
<line> des** rea*i*a*e *** houve a forma**zação *a *ede </line>
<line> de Control* na </line>
</par>
<par>
<line> esfe*a fed*ral, median*e </line>
<line> *ss**a*ura de Pro*ocolo de I*t*n*ões n* dia 2*/3/2*09, em B*asília, </line>
</par>
<par>
<line> *m Fór** esp*cífico de criação ** R*de ** Controle da *es*ão P**li**. </line>
<line> O protocolo foi *ssinado pela* a*to*idad*s m*xim*s de 17 institui*ões, d*ntre a* q*a*s </line>
<line> s* destacam, aq*i, aquelas ligadas ao control* exe*cido pelo pode* públ*co em diversas áreas, </line>
<line> que são: Advo*acia G*ral da Un*ão; *âmara dos Deputados; Co*se*ho da Justiça Federa*; </line>
<line> Rev. FSA, Teres*na, v. 12, n. 3, art. 14, p. 232-250, *ai./Jun. 2*1* www4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. C. Rufin*, C. *. Cors* </line>
<line> 246 </line>
</par>
<par>
<line> Conselho N*cional ** Just*ça; *ontrolad*ri*-Gera* d* Uni*o; M*nistério do Pla*e*am**to, </line>
<line> Orçam**to e **stão; Ministér*o Públic* Fe**ral; Sen*do Fed*ral; Tr*bunal de Contas da </line>
<line> União e Tribunal Superior Eleitoral. </line>
<line> Perc*be-*e pe** *xpost*, que a fragmentação *n**ituc*o*a*, decorr*nte *o desord*nado </line>
<line> crescimento do apar*l*o *st*tal, já menc*onada quando da discu**ão s*b*e red* no âm*ito das </line>
<line> *olíti*as públicas, está presente *a*bém na f*nção *e controle *xer*ido *elo *stado. </line>
<line> Assim, c*m a *orm*ção da Red* de Cont*ol*, primeiro na es*era federal e, de*ois, nas </line>
<line> esfer** estaduais, bu*ca-se promover eficiência e efetividade das políti**s de controle, bem </line>
</par>
<par>
<line> como a arti*ulaç*o e*tre as açõ*s realizadas, ev*tando a sobr*posição de es*orços para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> alcance de objet*vos comu*s. </line>
</par>
<par>
<line> 3 TI*OLOGIAS </line>
</par>
<par>
<line> Franco (2011), cr*ador da Escola ** Redes, des*aca **e a organiz**ão de uma </line>
<line> sociedade *m rede sempr* exis*iu, de*de qu* existem os se*e* h*man*s. Po*tanto, as redes </line>
<line> *ociai* não surgir*m com as novas *ecnolo*ias de informaç*o e com**icação. </line>
<line> Para ele, a grande no**da*e do tem*o e* que vi*emos não é o surgiment* de uma </line>
<line> sociedade em rede, *as a *ener*lizaçã* do entendimento de que so*ie*a*e * igual à rede </line>
<line> social. </line>
<line> Corroborando es*a afi*m*ção, apre*enta*-se a seguir, alguns ti*os de as*ociação </line>
<line> social e orga*i*ac**nal, que p*dem articula*-se por meio da tec**logia, mas que não </line>
<line> n**e*sitam dela para existir. </line>
<line> A rede primári* é um conjun*o de indivíduo* que estabelece* re*ações a par*ir de </line>
<line> laç*s de af*tividad*, e** for*a a trama de base da *oci*dade. Contudo, Gu**alupe (2001, p. 1) </line>
<line> adverte que, e*bor* * *amíli* s*ja apontada como o "n*cleo d*ro" da r*de primária, ela não é </line>
<line> o seu quadrante exclusivo, deve-se sempre consider** os quadrantes das *e*ações de am*zade, </line>
<line> vizinhanç* e c*mpa*he*rismo. "Esta g*ma de rela*ões, que po*em existir *uma r*de primária, </line>
<line> con*titui um importante recurso para o indivíd*o n* que *oca ao apoio poten*ial **e da* pode </line>
<line> obter". </line>
<line> Por *ede s*cundária enten*e-se a a*regação de pessoas que p**suem * mesma *unção </line>
<line> den*ro de *m marco *nstitucionalizado. Nes** se inc*uem os grupos de apoi*, as asso*iaçõ*s, </line>
<line> os gru*os de voluntários (PFEIFER, 2009). </line>
</par>
<par>
<line> As *edes </line>
<line> podem ser formais *u </line>
<line> in*orma*s. Nas prime*ras, as *nterações que as </line>
<line> unem </line>
</par>
<par>
<line> *ão espontâneas e ** prá***as não são formalizadas. Por outro lad*, constituem-se </line>
<line> *omo </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eres*na, v. 12, n. 3, art. 14, p. 232-*50, Mai./Ju*. 2015 www4.f*a*et.c*m.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Diversas Ab*rd*gens C*nceituais Sobre O Tra*alho Em *ede </line>
<line> 24* </line>
</par>
<par>
<line> fo*mais, q*ando a organiza*ã* é mais *xplícit*, a pont* de serem traça*os front**ras * limites </line>
</par>
<par>
<line> de atuação, de*ominação própri*, gerando u* *ovo </line>
<line> n*vel de c**ple*ida*e (MINHOTO; </line>
</par>
<par>
<line> M**TINS, 20*1). </line>
</par>
<par>
<line> Minhot* * Marti*s (2001) **azem, aind*, importante c*laboraçã* às ti**logias de </line>
<line> re*e*. E*es de*tac*m que rede, no campo d*s movimentos soci*is, corresponde * articulação e </line>
</par>
<par>
<line> interações entre </line>
<line> grupos, orga*i*ações e indivíduos, com * o*jetivo de promover </line>
<line> ações </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> reivindi*ação *e **rmu*a*ã* de *ol*ti*as e projetos coletiv*s. *o c*mpo d* Estado, as redes </line>
<line> representam a articul*çã* entre as agências governamentais */ou entre **tas e as redes **ciais </line>
<line> priv*d*s para o *nfrentame*to d*s problemas *ociais e *mple**ntação de p*lític*s públic*s. </line>
</par>
<par>
<line> Aqu*, el*s enq*adra* as redes in*titucio**is, as r*des secundá*ias fo*m*is, </line>
<line> as redes </line>
</par>
<par>
<line> sociogov*rn*mentai* e as re*es locais de i*s*rção. </line>
</par>
<par>
<line> Inojosa (apu* *IN*O*O; MARTI*S, 2*0*) propõe a *eguinte tipologia de *ede: rede </line>
<line> autôno** o* org**i*a (co*stitu*da de ce**ros autônomos, com objet*vos específi*os *róprios, </line>
</par>
<par>
<line> que se articulam e* função de *ma *deia abraça*a c*let*vament*, </line>
<line> prese*vando a identidade </line>
</par>
<par>
<line> or*gin*l de *ada par*icip*nte); rede tu*elad* (*quela *m que os *embro* poss*e* autonomi* </line>
</par>
<par>
<line> re*ativa, </line>
<line> p*is se ar*iculam sob a égide </line>
<line> de um a </line>
<line> organizaçã* q*e o* *o*iliza * modela * </line>
</par>
<par>
<line> objetivo *omum) e rede subordinada (modelo mais ant*go, constitu*d* d* ent*s que são p*rte </line>
<line> de um* *rganização, com interdependên*ia de obje*iv*s. Estas nã* se constituem pel* vo*t*de </line>
<line> *os entes e, si*, pe** l*cus de controle). </line>
<line> *or fim, apr*senta-se a *ategoria de rede es*r*turada n* *roc*sso de c*munic*çã* d* </line>
<line> *orma *eticular, que tem como car**ter*sticas a articulaçã* d* po*tos que es*ão em lugar*s </line>
<line> *iferentes, sendo, por isso, *olicên*rica; não hierárquica; não linear; di*âmica; *rganizada em </line>
</par>
<par>
<line> múltiplos *í*eis; *om objetivos co*partilhados, cons*ruídos co*etivam**te; fundada </line>
<line> n* </line>
</par>
<par>
<line> desc*nc*ntração de pode* e na circulação de i*f*rmaçõ*s (NEVES, 2009). </line>
</par>
<par>
<line> O fato de as r*des apresen*arem tantas tipo*o*i*s, adotan** diversos si*nificados </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> modelos, d*monstra sua </line>
<line> d*nam*cidade * sua impo*tância pa*a as *ela*õ*s pesso*is </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> organiza*ionais. </line>
</par>
<par>
<line> 4 CONC*USÃ* </line>
</par>
<par>
<line> Diante do ex*os*o, é possí*e* co*cluir que o *rabalho em *e*e é essencial para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> socie*ade co*tem*orân*a, pois a rede </line>
<line> possibili** o *streitamento dos la*o* en*re *s pessoas, </line>
</par>
<par>
<line> aproxima a* dis*âncias, propicia a união d* e*forços e a reduç*o *e cust*s para o alcance de </line>
<line> objetivos comuns. </line>
<line> R*v. FSA, Te*esi*a, v. 12, n. 3, art. 14, p. 232-250, M**./J**. 20*5 www4.fsanet.com.br/rev**ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. C. R*fino, *. P. Corso </line>
<line> *48 </line>
</par>
<par>
<line> Ad*mais, *s nov*s tecnolo*ias disponíve*s atualmente beneficiam a *o*mação de redes </line>
<line> entr* os diversos agentes *nvolvi*os em d*term*na*os proce*so*. A *onexão loc*l/g*o*al tão </line>
<line> nec*s*á*ia às redes horizontais, compl*menta**s e parti*ipativas, de hoje, é **e*amente </line>
<line> ga**n*id* pela fluidez presente *os *ist*mas de inform*ç**. </line>
<line> P*rém, possive**ente, a m*i*r importância das red*s não seja nenhum dos f*to*es </line>
<line> *cima cit*do* e, si*, o fato *e *ue o term* rede *e adapte às várias *reas do c*nh*cimento, </line>
<line> acei*an*o defin*ções dife*enciad*s, a depe*der *a abordagem em que estej* inserida, *, </line>
<line> mesmo assim, *onservando cara*teríst*c** essenc*ais a este mod*** de *rg*nização. </line>
<line> Contu*o, ta*s c*nclusões não signifi*am que o trabalho em r*de está imune a </line>
</par>
<par>
<line> *ue*tionament*s. Como ficou </line>
<line> c*aro na discus*ão *obre as políti*as *ociais, **p*ndendo da </line>
</par>
<par>
<line> forma que o t*abalho e* red* é **ticulado e das parcerias que s*o fi*ma*as, as redes *odem </line>
</par>
<par>
<line> comprometer o* objetivos almejad*s pelo público alvo de </line>
<line> u*a política social e dis*or*er a </line>
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<line> *oncepção de tal política. </line>
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