<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 12, n. 5, art. 1*, p.213-227, set./out. 2015
</line>
<line>
I*S* I**resso: 1806-6356 IS*N *le*rônico: 2317-298*
</line>
<line>
http://dx.do*.org/10.*2819/2015.12.5.12
</line>
</par><par>
<line>
Os Programas Lagoas Do Nor*e E Bols* Família Na Perspectivada Cidad*n*a No
</line>
<line>
Conte*to *aúde D* *eus Beneficiá**os No Municí*io De Teresi*a
</line>
<line>
Pro*r*ms And Nor*hern Lakes Fa**ly Sc*olarship *n Ci*izens*i* Perspe*tive In The
</line>
<line>
Context O* Be*eficiaries Of Y*** Health At *eresina County
</line>
</par><par>
<line>
*ovina Sér*ulo Moreira *érvulo Rodrigue*
</line>
<line>
Me*tranda em Polít*cas Públi*as *a Univer**dade Fe*er*l do Piauí
</line>
<line>
Gr*d**ção em Se*viço Social pela *n*versidad* Federal do P*auí
</line>
<line>
E-mail: jovinam*r@gm*il.com
</line>
<line>
Maria D\*lva *ac*do Fe*reira
</line>
<line>
Dou*or* e* Serviço S*cia* pela Pontifíc*a Universidade Católica de São *aulo
</line>
<line>
Professor* U*i*e*si*ade F*der** do Piauí
</line>
<line>
E-mail: md*l*afer*eira@uol.co*.br
</line>
</par><par>
</page><line>
Ender**o: *ovina Sérvulo Moreira S*rvulo *o*rigues
</line>
<line>
En**r*ço: U*iversid*de Federal ** Piauí. Ca*pus Pet*ônio Port*la, Ba*rro Ining*, Teresin*-PI, CEP: *4049-
</line>
<line>
550.
</line>
<line>
E**ereço: Mar*a D\Alva Macedo *err*i*a
</line>
<line>
Endereço: Universi*a*e Feder*l do Pia**. Campu* Petrônio Portela, Bai*ro Ini**a, Teresina-PI, CEP: 64049-
</line>
<line>
55*.
</line>
<line>
Editora-*hefe: Dra. Marlene Araújo d* Carva*h*/Faculdad* Santo Ago*tin*o
</line>
<line>
*rti*o recebido em *8/07/2015. Última versã* recebida *m 08/*8/*015. Ap*ovado em 09/08/2015.
</line>
<line>
Av*liado pelo *is**ma Trip*e Revi*w: a) Des* R*view *ela Editora-Chefe; * b) Do*ble Blind
</line>
<line>
Revie* (avaliação cega p*r **is *valiador*s da área).
</line>
<line>
Rev*são: *ramatical, N*rmativa e d* Formatação.
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. S. M. S. Rodrigues, M. *. M. F*rr*ira.
</line>
<line>
214
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
<line>
O presente art*go tra*a da *bordagem dos elementos pe*tinentes a*s re*ultados d*s programas
</line>
<line>
Lagoas do Norte e B*lsa Famíl** na saúde das famílias benefic*á**as * seus des**bra*en*o*
</line>
<line>
*o context* da des*gualdad* e pobreza. Tr*t*-se de um* reflexão que envolve o ap*r*e *e
</line>
</par><par>
<line>
políticas *úblicas destin*d** a* a**ndimento das *emandas referent*s à *aúde *
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
transf*rência de *enda qu*, por sua vez, repercutem na situação de s**de das famílias
</line>
<line>
*eneficiadas por essas aç*e*. A presen*e discuss*o *e *á numa realidade em que as expr*ssões
</line>
<line>
da *u*stão social estão pr*sentes *e *orma latente no cotidian* des*as família*, cu*os direito*
</line>
<line>
de cidadan*a não tê* s*do **ven*i*d** na real*dad*, c**for*e di*p*sto n* arca*ouço juríd*c*
</line>
<line>
*egal qu* a legi*ima.
</line>
</par><par>
<line>
Pal**r*s-chave: Pro*rama Bolsa Família. Progr*ma Lagoas
</line>
<line>
do Norte. Políticas Públi*as.
</line>
</par><par>
<line>
Saúde e Cidadania.
</line>
</par><par>
<line>
ABSTRA*T
</line>
</par><par>
<line>
This
</line>
<line>
article
</line>
<line>
deals with the appr*ach of *he relevant
</line>
<line>
parts of t*e results *f th* North *a*es
</line>
</par><par>
<line>
pr*grams and Bolsa Famíli* *n th* health of b*neficiary fa*ilies GMP and its developments
</line>
</par><par>
<line>
in the c**text of
</line>
<line>
inequalit* and increased pover*y. This *s a reflection
</line>
<line>
tha* involves the
</line>
</par><par>
<line>
contribution
</line>
<line>
of *ublic p*lit*cs aimed at meeting the *emands *elating to *ealth and t* the
</line>
</par><par>
<line>
t*ansf*r of in*ome, which, in turn, affec*s the health situat*on *f families be*efiting from these
</line>
<line>
a*tions. Howev*r, this discuss*on is a reality *n which the express**ns of social i*sues are
</line>
<line>
pres*nt latently in the liv*s *f fami*i*s whose citizenship r*ghts are n*t as well defined a* in
</line>
<line>
r*a**ty the legal leg*l fram*work that *egitim*zes.
</line>
<line>
Keywords: Family Gr*nt. *u*lic *olitics. H*alth. Citizenshi* an* soci*l issue.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, T*resi*a, v. 12, n. 5, a*t. 1*, p.213-227, set./out. **15
</line>
<line>
www4.f**net.com.br/revi*t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Os Program*s La*oa* *o Norte
</line>
<line>
215
</line>
</par><par>
<line>
1 INTR*D*ÇÃO
</line>
<line>
Considerando-se o con*exto da atua*idade, cuja co*plexida*e da questã* so*ial *em se
</line>
</par><par>
<line>
i*tensificado, *adas a* profundas transfo*maçõ*s o*orr*das na socie*ade, em d*corr*n*ia
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
proces*o *e f*n*ncei*ização do *apitalis*o, como i*dicativo *a nova forma de estrutu*ação da
</line>
</par><par>
<line>
eco*omia mun*ial. Há também o crescim**to da riquez* da esfer* financeira, oriunda
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
investiment* capitalis*a prod**iv* e da apropriaç*o da for** *e trab*lho não p*ga, que resulta
</line>
<line>
no c*pita* "d*nheiro" * e*te *a fo*ma co*s*ficada que Marx chamou de fetich* (IAMAMOTO,
</line>
<line>
2013).
</line>
<line>
* *endo em vista que * situação ex*ost* resul** n* redução do *adrão de v*da do
</line>
</par><par>
<line>
coletivo d* tr*balhadores que tem como de*dob*amento* a privatiza*ão do Estad*;
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
desmon*e das
</line>
<line>
pol*ticas *úblicas
</line>
<line>
e a mercantilização
</line>
<line>
do* servi**s com a respe*tiva
</line>
</par><par>
<line>
f*e***i*i*ação *a *egisl*ção proteto*a do *ra**lho (IAMAMO*O, 2013).
</line>
<line>
Infere-seque esse panora*a c*rr*bora com o desmantelamento d*s formas de
</line>
</par><par>
<line>
s*brevivência da socie*a*e, c*m re*ercussões *ai* gra*e*
</line>
<line>
*a vida dos meno* f*vorecidos,
</line>
</par><par>
<line>
cujo resu*tado é o crescimento *as *i*ersas f*rma* de desigu**da*e* próprias d*s *ontradições
</line>
<line>
da qu*stã* ****al da qu*l o Estado é co-particip* na sua reprodução (IAMAMOTO, 2013).
</line>
</par><par>
<line>
Em fac* *esse conte**o, *iscute*-se as açõ*s d*
</line>
<line>
pol*t**as púb*i*as resu**antes
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
We*fare
</line>
<line>
State que, sob for*e influênc** do *e*lib*ralismo
</line>
<line>
na conjun*ura polít*ca at*al,
</line>
</par><par>
<line>
represen**m a expansão *as política* sociais fo*ali*ad*s, *om* resposta do Est**o *s
</line>
</par><par>
<line>
expressões
</line>
<line>
d* q**stão so*ial m*ter*alizad*s
</line>
<line>
pel* *o*reza,
</line>
<line>
dentr*
</line>
<line>
*s quai* * Programa Bolsa
</line>
</par><par>
<line>
Famí*ia, cujo *eb*te tem int*rface direta co* os determi*antes socia*s *as *ond*ções de s*úde
</line>
<line>
e * Programa Lag**s ** Norte(A*VES, 2012).
</line>
<line>
Consider*ndo-se * map* da desigua*dade e* q*es**o, bus*a-se, por meio de um
</line>
</par><par>
<line>
reco*te
</line>
<line>
e*pacial do muni*í*io d* Tere**na, que abra*ge reg**o do e**orno das *a*oa* a
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
Norte,
</line>
<line>
evidenciar a* ações balizador** d* cont*xt* das
</line>
<line>
*ol*ticas públi*as *oc*lizad*s,
</line>
</par><par>
<line>
so***tudo, nas *reas
</line>
<line>
de saú*e, tr*nsferência de renda e urbanização,
</line>
<line>
como forma
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
aten*imento às demandas mais pres*ntes da realidade men*ionada.
</line>
</par><par>
<line>
Então, a partir *e um
</line>
<line>
trab*lho analítico e de*cr**ivo da r*a*idade *ocial, o *resente
</line>
</par><par>
<line>
*ex*o *p*esen*a os segu*nte* s*gmen*os: concepção teó*ica da saúde e s*a rel**ão co* *
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*obr**a; o Prog*a*a Lagoa* do Norte (PLN) e o Pr*gr*ma B*ls* Famí*ia (*BF) e seus efeitos
</line>
</par><par>
<line>
na realidade
</line>
<line>
de *ere**n*-PI, e a
</line>
<line>
cidadania * s*a legitim**ade no contexto d*s referidos
</line>
</par><par>
<line>
*rogramas.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, *eresin*, v. 1*, n. *, art. 1*, p.213-22*, se*./o*t. 2015
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. S. *. *. Rodrig**s, M. D. M. *erreira.
</line>
<line>
21*
</line>
</par><par>
<line>
2 *EFERENC*AL TEÓRICO
</line>
<line>
*.1 A Concep*ão *eórica Da *aúde E Su* Rela*ã* C*m A Pobre*a
</line>
<line>
No âmbito *os de*afios da atualidade no combat* às expressõ*s d* que*tão *ocial, est*
</line>
</par><par>
<line>
a prob*emát*ca da saúde na ordem política, socia* e *conômica
</line>
<line>
do d*a. Pensar a saúde
</line>
<line>
n*
</line>
</par><par>
<line>
persp**tiva
</line>
<line>
*a ausência de do*nça* é conc**ê-la para além dos a*pec*os que e**olvem
</line>
</par><par>
<line>
somen*e o bem-esta* físico e menta*; E*tretanto é p*eci*o **e se tenh* a clareza de que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
b*m-estar com*reen*e a *lim*ntação, a educ*ção, * *ora*ia, o trabalho, o l*zer e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
s*gura*ça.
</line>
</par><par>
<line>
Ass*m **mo a saúde, a pobreza não está
</line>
<line>
concentrada ap*nas na aus*ncia de r*curs*s
</line>
</par><par>
<line>
materia*s * fin*nceiros, p*is comp*ee*de um* *itu*ção que envo*ve um *on**xto de *u*ências,
</line>
<line>
pr*va*ões e dificuldades múltiplas que repercutem ** v*da dos ind*v*duos * está relacionada a
</line>
<line>
*m conjunto de *eces*i*ade*, *u*os resultados r**le*em de form* *e*at*v* no cotid*ano *e*sas
</line>
<line>
*esso*s (FERREI*A; RODR*GUES, 2014).
</line>
<line>
A pobreza, so* a concepção mu*tidimen*ional, surge a*sociada n*o apenas * ausênc**
</line>
<line>
ou precariedad* de r*nda, mas tam*ém ao precário ac*sso às polít*cas pú**icas, como reflexas
</line>
<line>
de uma situação de vulnerabilidade **ral, q*e co*pre*nde as condições de emprego e *enda,
</line>
<line>
m*radia, saneamento básico, coleta de l*xo, a*es*a a s*rvi*os básic*s de saúde, assist**cia
</line>
<line>
s***al, dent*e outras. E ess** co*dições de vi*a são propul*oras de doenças, *gravos diverso*
</line>
</par><par>
<line>
ao estado
</line>
<line>
d* saúd*, dificuldades
</line>
<line>
*e tratame*to e *rradicação *e doenças
</line>
<line>
t*ansmissíveis
</line>
</par><par>
<line>
(A*VES, 2012).
</line>
</par><par>
<line>
*ess* contexto, identific*-se uma r*la**o d*reta en*re *aúde e
</line>
<line>
pobrez* uma *ez que
</line>
</par><par>
<line>
essas catego**as são parte de um con*un*o cujas questões sociai* que se*undo Pas*or*ni
</line>
<line>
(2004), são rec*nh*cidas como expressões do proble*a soci*l qu* d*mand** atenç*o
</line>
<line>
*ol*tiva.
</line>
<line>
Com bas* *esse entendimento a s*úd* deve ser considerada *m *eu contexto social
</line>
<line>
in**g*a*, respeita**o-se a d*versidade de v*vê*cias e re*ações. Port*nto a *artir dessa
</line>
<line>
compreensão, a Organização Mundial de Saúd* (OM*) assi*ala qu*, e*tender a *aú*e como
</line>
<line>
uma necessi*ade hum**a básica e como um *e*urso d* vida com dign*dade, signi*ica
</line>
</par><par>
<line>
co*preende* o processo saúde-d*enç* n* âm*ito da deter*i*ação soc*al e sob a ótica
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
cida*ania (ALVES, 2012).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*re*ina, *. 12, *. 5, art. 12, p.21*-227, set./ou*. 2015 *ww4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O* Programas Lagoas D* No*te
</line>
<line>
217
</line>
</par><par>
<line>
Val* re*saltar que, para o alcance d*sse ní*el de
</line>
<line>
vivência, é necessário que se p*ssa
</line>
</par><par>
<line>
contar com *e*er*inados padrões d* vi*a sociabi*id*de dignos que, e*bora **e**stos e
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
arcabouço jurídic* legal que regul*menta as políticas públicas, ne* se*pre a sua
</line>
</par><par>
<line>
*peracionalização atende às
</line>
<line>
dem*ndas ex*ste*tes e/ou ** met*s estabe*e*idas (FE*RE*RA;
</line>
</par><par>
<line>
R*DRIGUES, 20*4).
</line>
</par><par>
<line>
Porta*t*, fo* com *ase nessa concep*ão ampliada que * Constituição Federal de 1*8*
</line>
<line>
leg*timou a *aúd* como *ever do E*tado e di*e*to do cidadão, cuja materialidad* oc*r*eu p*r
</line>
<line>
meio da Lei Org*nica nº 8080, d* 19 *e *et*mbr* de 1**0 e *ssim, a saú*e co*o direito de
</line>
</par><par>
<line>
todos e *ever do Estado, com acess* *niversal * igualitário à *rom***o, proteç*o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*ecuperação foi
</line>
<line>
ins*ituída *omo direit* de
</line>
<line>
c*dad*ni*, o que co*form*u a
</line>
<line>
construção
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
S*stema Único de Saúde (*US).
</line>
<line>
E ass*m, estu*iosos e pesquisadore* passaram a defender prática* baseadas *o alcance
</line>
</par><par>
<line>
das dime*sões históri*as, p*lít*cas *
</line>
<line>
sociais no **bito das vivên*ias individuais e colet*vas,
</line>
</par><par>
<line>
tendo e* *ist* que a rel*ção
</line>
<line>
existe*te *ntre as *azelas *ociais produzidas p*la pobreza
</line>
</par><par>
<line>
desi*ualda*e * *xc*usã* soci** deixa os cidadão* vul**ráveis às doenças, ou seja, conduzem
</line>
</par><par>
<line>
ao *doecimento,
</line>
<line>
pois, co*siderando-s* os
</line>
<line>
sujeito*
</line>
<line>
que
</line>
<line>
vivem,
</line>
<line>
por *x*mplo, em co*diçõ**
</line>
</par><par>
<line>
precá*i*s, em si*uação de
</line>
<line>
pobreza socioe*o*ô****, cult*ral e ambiental, cer*amente, *st*rão
</line>
</par><par>
<line>
mais vulneráve*s a vá*i*s formas de adoecimento v*st* que os fa*or** cit*dos poderão
</line>
<line>
desencadea* prob*e*as de saúde.
</line>
<line>
3 METODOLO*IA
</line>
<line>
3.1 P*ogra*a Lagoas Do N*r*e E * *rogr*ma B*lsa Família E Seus Efeitos Na
</line>
<line>
Realidad* De Te*esina-Pi
</line>
<line>
O pro*esso d* metropolizaç** e u*banização dos *randes centros * da grande maioria
</line>
<line>
dos munic*pios **asileiros vêm ocorrendo sob *m *ese*ho de g*andes discrepâncias so*iais
</line>
<line>
que, p*r sinal, está em sint**ia com a car*cterística dual e contraditória apr*sentada pelo país:
</line>
</par><par>
<line>
de um
</line>
<line>
lad*, uma moderna sociedade i*dustrial despontando *omo a o*tava economi* d*
</line>
</par><par>
<line>
m***o, e d*, out*o, uma soc*edade vivendo de forma
</line>
<line>
primitiva; ruralizada, em c*nd*ções
</line>
</par><par>
</page><line>
miseráveis de ali*en*ação, saúde e moradia, e aprese**ando al*** *n*ices d* "m*rgi*alidade
</line>
<line>
urba** [...] ostentan*o padrõ*s de pob*ez* e ignorância c*mparáveis as mais atras*das
</line>
<line>
so*ie*ades afro asiáti*as" (IANNI, *9*2, p.90).
</line>
<line>
R*v. FSA, Teresina, v. *2, n. 5, art. 12, p.213-227, set./out. 2015 www4.fs*net.c*m.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. S. M. S. *odrigues, M. D. *. Ferreir*.
</line>
<line>
21*
</line>
</par><par>
<line>
A partir da concepçã* da desigualdade, alvo das *olí**cas sociais *oca*izad*s, i*s*r*-se
</line>
</par><par>
<line>
n* p*esente discu*são a temátic* *efere*te a* *rograma Bol*a Família
</line>
<line>
(*BF) e ao Projeto
</line>
</par><par>
<line>
L*goas do *orte (P*N) no município de Teresina, n* q**l se utili*ou os
</line>
<line>
d*dos que
</line>
</par><par>
<line>
c*ract*r*zam a realidade local para ev*de***ar o processo evolut*vo das referidas açõ*s.
</line>
<line>
*o âmbito *o comba*e à pob*e** no *rasil, o P*ograma *olsa Família, *em si** *m
</line>
</par><par>
<line>
dos gr*ndes destaques que *ompreen*e transferênci*s mone*á**as condicionada* ao ace*s*
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
educação, saúd* e assis*ência soc*al, contribuindo
</line>
<line>
c*mo processo de inclusão soc*al
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
comunidades locais. E, *o tocante ao pro*esso de *rbaniz*ção, *elhoria habit*cion*l *
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
mobil*dade urbana local, res*a*ta-se o P*ogra*a L*goas do Norte que, *entre os vários
</line>
<line>
obj*tivos *lencado*, de*taca a melhoria das con*ições am*ient*i* e sociai*, media*te t*abalho
</line>
</par><par>
<line>
de reconstruçã* e *ef*rma de mor*dias; *onstr*ção de parque ambiental; m*bi*idade
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
revi*a*izaç*o das ár*as *o en*orno das lagoas.
</line>
</par><par>
<line>
A ci*ade de Teresina, ca*ital do Estado *o Piauí, encontra-*e situada na re*i*o
</line>
<line>
Nordeste do pa*s, na confluê*cia *os rios Pot* e Par**íba; e a região norte de Ter*sina, área d*
</line>
<line>
atuaç** do Pr*grama Lagoas d* Norte, é consti*uída por um conjunto de 9 lagoas in*erligadas,
</line>
<line>
loca*izadas entre os citados rios, que abrigam no se* *nto**o, um grande número de fa*íl**s
</line>
</par><par>
<line>
de b*ixa renda
</line>
<line>
que se instala na região pelas
</line>
<line>
ocupações desordenadas e ir*eg*l*res *ue
</line>
</par><par>
<line>
representa* r*sco à saúd* e à s*gurança dessa população, respect*vamente
</line>
<line>
pelas suas
</line>
</par><par>
<line>
condições *recár*a* e *nsalubres * pe*as grandes escavaç*es decorren** do traba*h* das olaria*
</line>
<line>
(FORT**, 2012).
</line>
<line>
Em decorrência *a *cupação desordenada e em *oca* indevido, a região tornou-s* um
</line>
<line>
po*to nevr*lgico p*ra a capital pois, ao longo dos anos, acumulou sérios problemas de ordem
</line>
</par><par>
<line>
*ocial e ambiental
</line>
<line>
a* mesmo t*mp*, sobre*u**, no*
</line>
<line>
per*odos
</line>
<line>
de chuvas, quando ocorre
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
inu*daçã*
</line>
<line>
das lagoas * das *re*s *aixas. Registra-se, outrossim, * exi*t*nc*a de p**ui*ão
</line>
</par><par>
<line>
contínua d*s lag**s e das o*las, dos r*os * canai*, por se tratar de áreas
</line>
<line>
u*i**zadas como
</line>
</par><par>
<line>
depós*to d* lixo e dese*bocadura de esgotos lanç*do* pe*os moradores.
</line>
</par><par>
<line>
Então, a pa*tir dessa *ealidade o *unicípio iniciou, através do Pr*gram* Lagoa* do
</line>
</par><par>
<line>
N*rte, um conjun** de ações *nte*radas de cunho *ocial,
</line>
<line>
econômic*, habitaciona*, de
</line>
</par><par>
<line>
infr*estrutu** e de requa*ificação ambiental, *om vi*ta* a* dese*vo*vimento sustentá*el e
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
me**oria *as cond**ões de vida da po*ul*ção *es*dent*.
</line>
</par><par>
<line>
O Pr*gra*a Lagoas
</line>
<line>
d* Nor*e abrange os se*uin*es bairros da
</line>
<line>
z*na *orteda cidade:
</line>
</par><par>
</page><line>
A*arape; Aer*porto; Alto Al*g*e; Alvorada; Ita*eru; Mafrense; Matad*uro, Mo*ambinho;
</line>
<line>
Nova Br*sília; Olarias; Poty V**ho; S. Fra*cisc* * S. Joaquim, n*s qua*s co*vivem *ais de
</line>
<line>
92 mi* pes*oas *ue estão sob influên*i* dir*ta d** lago*s (I*GE, 2*10; TERESIN*, 201*).
</line>
<line>
Rev. FS*, *eresi*a, v. 12, n. 5, art. 1*, p.213-2*7, set./*u*. *015 www4.fsanet.c**.*r/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Os Pro**amas Lagoa* Do Norte
</line>
<line>
219
</line>
</par><par>
<line>
O empre*ndime*to *r*ta da me*h**ia da qual*dade ambi*ntal da cit*da área cujo
</line>
<line>
objetivo é o incr*mento *as condiç**s ambi*nt*is, urbanas e o desen*olvi*ento *conômico e
</line>
<line>
so*ia* da região, por meio *a intervenção nos ** bairros situados n*ssa regi*o. De ac*rdo com
</line>
<line>
Fo*tes (2012), as obra* do projeto comp**endem a recupe*ação * o **nea*e*t* *as l*goa*, *
</line>
</par><par>
<line>
*ratamento
</line>
<line>
de sua* margens e a implantação ** um parque linea*, que represen*a uma nova
</line>
</par><par>
<line>
*oncepç*o de interve*ção urbanística adotada *elo poder púb**co em grandes capitais *o País,
</line>
<line>
tais como: São Paulo, *uri**ba e Cui*bá.
</line>
</par><par>
<line>
Ao tempo em que for*m
</line>
<line>
beneficiadas com o PLN, *s famílias vuln*ráv*is da re*ião
</line>
</par><par>
<line>
contam com a *n**usão no Prog*ama Bolsa Família que * uma estratégia
</line>
<line>
de transferência de
</line>
</par><par>
<line>
renda que vis* à *uperação da pob*eza e da extre** p*br*za,
</line>
<line>
be* *omo a quebra do
</line>
<line>
ciclo
</line>
</par><par>
<line>
i*te*
</line>
<line>
geracional da pobreza, ou s*ja, in*errupção da *ontinu*d*de da pobreza de geração a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ger*çã* (BRASIL, 2010).
</line>
<line>
O *ro*r*ma Bolsa F*mília foi cri**o em ou**b*o de 2003, por m*io da Lei Nº 10.836
</line>
<line>
de janei*o *e 20*4, do Mi**stério do Desenvolvimento Soc*al e *ombat* à Fom* (MDS), (e
</line>
</par><par>
<line>
c**p*eende um
</line>
<line>
programa com condicionalida*e* que visa a*cança* a* família* p*bres
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ext*emamente-po*res). Funda*enta-se no* conceitos de pobreza * ext****-pobreza * utiliza
</line>
<line>
como *rit*ri*, principal de inclusã* a rend* *amiliar per capita mensal.
</line>
<line>
O c*itério da renda resultou ** estabe*ecimen** d* p*drões de aces*o e no mec*nismo
</line>
<line>
*a *oc*l*zação, ut**izados como for*a d* prioriz*r os marginalizados e garant*r a i*clusã*
</line>
</par><par>
<line>
d*st*s nas
</line>
<line>
políticas p*b*icas (BRASI*, 2010). Contudo, **ra a per*anência ** *rograma
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
nec*s**rio * *ump*imento de alguma* co*dicionalid*des que, de acor*o
</line>
<line>
com a Instrução
</line>
</par><par>
<line>
Operacio**l Conju*t* nº1*/20*3 SENARC/SNAS (Secretaria Nac*onal de Renda
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Cidadania/Secret*r*a Naciona* de Assistê*cia Social), são *ompromisso* *ssumidos pelo
</line>
</par><par>
<line>
g*verno e pelas fam*li*s, vis*ndo à ampliação do acesso
</line>
<line>
aos s*r*iços sociais básicos de
</line>
</par><par>
<line>
educação, saúd* e assi*tência social.
</line>
</par><par>
<line>
*o **ntexto da real*da*e loca*, *e*cebe-se o s*guinte d*senho do PB* a parti* *os
</line>
</par><par>
<line>
d*d*s do
</line>
<line>
último ce*so: O *un*cípio Teresina, reg**trou 126.493 famíl*as inscritas no
</line>
</par><par>
<line>
C*dastro Único *m março *e 2*13, dentre as *uais, *8.832 com renda pe* ca*ita familiar de
</line>
</par><par>
<line>
até R$70,00; 103.*48
</line>
<line>
com r*nda
</line>
<line>
per capita familiar de
</line>
<line>
até R$ 140,00 e
</line>
<line>
119.577 *om *en*a
</line>
</par><par>
<line>
per capita de até meio salário mínimo.
</line>
</par><par>
<line>
O PBF *eneficiou *o mês de **osto
</line>
<line>
de 2014, 66.399 família*, re*resentando um*
</line>
</par><par>
</page><line>
c*bert*ra *e 103,3 % da e*timati*a de famílias *o*res no mun**ípio. *s famílias *ecebem
</line>
<line>
ben*f*cios c*m va*or médio de R$ 168,9* e o valor to*al transfer*do p*lo governo federal em
</line>
<line>
benefícios às famí*ias *tendidas alcançou a cifra de R$ 11.215.778 no mê* (BRASIL, 20*4).
</line>
<line>
*ev. FSA, Te*e*ina, v. 12, n. *, art. 12, p.213-22*, set./out. 201* *ww4.fsan*t.*om.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. S. M. S. R*drigues, M. D. M. F*rreira.
</line>
<line>
2*0
</line>
</par><par>
<line>
Tratando-se do contexto do *LN assinala-se que * pro*ra*a vem conseguindo at*nder
</line>
<line>
ao *ro*ós*to *stabelecido quanto aos aspe*t*s r*ferente* à melhoria habitacion*l; co*str*ç*o
</line>
</par><par>
<line>
de novas mor*di*s; instal*ção da c**alizaçã* p*ra
</line>
<line>
rede de es*otos e distribuição d* *gua
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
energi*; promoção de
</line>
<line>
ca*acita*ão p*ofissional, lazer e cultur* p*r meio *a re*bilitação do
</line>
</par><par>
<line>
T*atr* do Boi e melho*ia da m**ili*a** *rban* (TER*S*NA, 20*4).
</line>
</par><par>
<line>
Além desses aspe*tos re*istram-se, ainda, a recolocação profissional *os
</line>
<line>
ol*ir*s em
</line>
</par><par>
<line>
espaço apro*riado e *rticul*ção *om *quipes de intervenç*es urb*nas e as políticas públicas
</line>
<line>
de combate à *iolência, no sentido de que seja* traç**as estratégias de cunho preven*ivo da
</line>
</par><par>
<line>
violência no local, e o reforço efetivo
</line>
<line>
da Polí*ia Militar na r*gião. R*ssa*ta-se **e t*das **
</line>
</par><par>
<line>
ações sã* realizad*s em parceria entre a PMT e o Banco Mundial (TERESINA, 2014).
</line>
<line>
En*ão, tanto o PBF **anto * PLN tratam da d*scussão de situações que envolve* uma
</line>
<line>
no** lógica de e*tend*mento * *e obr*gações da esfera es*atal na opera*ionalização das ações
</line>
</par><par>
<line>
de polí***as
</line>
<line>
públicas
</line>
<line>
**mo parte da responsabilid*d* públi*a estata* as*egurada
</line>
<line>
pela CF
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
1988, q*e inseriu na agenda política um el*nco de nec*ssid**es relativas ao* direitos humanos
</line>
<line>
e sociais, ante* não reconh*cidas como obrigaç*es do Estado (SPO*AT*, *009).
</line>
<line>
Com efeito, *egistra-se que ambos o* progr*mas, d*reta o* indiretamente, têm
</line>
<line>
infl*ê*cias sobre o estado de *aúde da população da zona nort*, em *special, a do* entorn*s
</line>
<line>
das lagoas, uma vez q*e a**os trazem *nc*rporados e* suas e*truturas ideológicas e pr*t*ca*
</line>
<line>
a dime*sã* da prevençã*, que corresponde a ** dos *i*ares das po*íti*as públicas *e saúde e
</line>
<line>
de assistênc*a so*ial que opera*ional*z* a transferência de re*da (F*RREIRA; RODRIGUES,
</line>
<line>
2014) e compr*ende* um *os princ*pais mecani*mos de ação que *un*ion*m como resp*st*
</line>
<line>
d* Esta*o às expressões da questão so*ia* no â*bito *a *aúde.
</line>
<line>
4 R*SULTADOS E D*SCUSSÃO
</line>
<line>
4.* A Cidada*i* E Sua Legit**idade No Conte*to Dos Programas La*oas Do Nort* E
</line>
<line>
Bo**a Família Em Teresina (PI)
</line>
<line>
D* acordo c** Benevide* (1*94), * noção d* c*dad*nia no Brasil é u* tanto ambígua
</line>
</par><par>
<line>
pois, para a esquerda, que * ver*ente progressista a ci***ani*, cons*ste apenas a
</line>
<line>
num *
</line>
</par><par>
<line>
a*ar*ncia de democracia, que termina por reforçar o *o*texto da desigualdade, na me*ida em
</line>
</par><par>
<line>
que di*crim*na c*dadãos de primeira, segun*a e ter*eira *rdem. Já
</line>
<line>
n* conce*ção
</line>
<line>
da dire*ta
</line>
</par><par>
<line>
(v**tent*
</line>
<line>
conser*a*or*), a *idada*ia to*na-se *anto indesejável quan** ameaç*d*ra, pelo fato
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Ter*sina, v. 12, n. 5, a*t. 12, p.213-22*, set./out. 2015
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O* Program*s Lago*s D* Norte
</line>
<line>
221
</line>
</par><par>
<line>
*e implicar a ide*a de igualdade, mas a el*te co*robora *om esse modelo p*ra manutenção do
</line>
<line>
s t at us q*o.
</line>
<line>
Contu**, tem s*do u* dos ideais mais a**ejados pela sociedade e mais pr*metid*s
</line>
<line>
*elas iniciativas estat**s para as quai* se utilizam como mecanismos de promoção, as *olíticas
</line>
<line>
p**licas focaliz*da*. *o entanto, é impor*ante assinala* q*e o* di**it*s leg*lme*te i*stituí*os,
</line>
<line>
po* *eio do tex*o *on*titucional, ap*re*tem*nte estão sen*o destituídos, a partir do *ontexto
</line>
<line>
das *esigu*ldades da re*l*dade vi*enciada.
</line>
</par><par>
<line>
Com base n* c*ássico estudo de Mar*h*ll (1967), * cidadani* social te*e sua*
</line>
<line>
*aíz*s
</line>
</par><par>
<line>
c*nst*t**ionais erigidas n* século XX e, poster*ormente, serv*u como f*ndamento d* *elfare
</line>
</par><par>
<line>
state, visto que
</line>
<line>
ess* sist*ma de*endia *ma id*ologia de particip*ç*o na riqueza s**ialmente
</line>
</par><par>
<line>
p*od*zida, vincula*a ao *e*onh**iment* da igualdade entre as pessoas.
</line>
<line>
O c*nceito de cid*dania *o*p*eende um conjun*o de **re*tos de natureza diversa,
</line>
</par><par>
<line>
quais se*am: civis, polític*s e sociais. Os di**itos
</line>
<line>
c*vis referem-*e a*s direitos nec*ssár*os à
</line>
</par><par>
<line>
lib*rdade individua* de *r e vir, express*o, pro**ied*de etc.; o d*reito pol*tico * *que*e relativo
</line>
</par><par>
<line>
à lib*rdade de parti**pação na es*era política
</line>
<line>
tanto na condiçã* de ele*to*,
</line>
<line>
quan*o de eleito,
</line>
</par><par>
<line>
*omo *embro de org*nismo do
</line>
<line>
pod*r político; e o dire*to socia* abran*e a* *ecessidades
</line>
</par><par>
<line>
hum*na* *ásic*s, e consiste no **reito a um mín*mo de bem-estar econôm*co, sal*rio, saúd*,
</line>
<line>
educação, al*mentação * habitaçã*, segurança, p*rtic*pa*ão na *erança *oci**men*e *ro*uzida
</line>
<line>
e vi*a di*na nos padrõe* estabelecidos em sociedade (MARSHALL, 19*7).
</line>
<line>
Ret*mando a realidade brasileira, *til***-se das observ*ções de Carvalho (2002) cujo
</line>
</par><par>
<line>
objetivo da obra é demonstrar
</line>
<line>
que, *o Brasil, não *ouve *m ent*e*aç*mento das três
</line>
</par><par>
<line>
*imensões p*lític**. O dire*to à li*erda*e de pensamento e ao voto, po* exem*lo, não ga**ntiu
</line>
<line>
o direito a outro* dire*tos, como à s*gu*ança, à saúde e emprego.
</line>
</par><par>
<line>
*a mesma forma, * aut*r uti*iza o crescimento *o* problemas sociais no *aís,
</line>
<line>
n*s
</line>
</par><par>
<line>
últimos an*s, como paradi**a para comparar as dimensõ** dos *ireitos po*íti*os pelas *ias
</line>
<line>
do sufr*gio universal, *o* os dire*to* sociais e os di*eit*s c*v*s. A *egação des*es direit*s é
</line>
</par><par>
<line>
*til*zada p*lo *s*udioso para
</line>
<line>
comprovar sua tese de que,
</line>
<line>
*is**ric*m*nte neste país,
</line>
<line>
vi*e-se
</line>
</par><par>
<line>
uma ci*adania *nconclusa (CARVALHO, 2002).
</line>
<line>
Observa-se que os di*eitos sociais são i*dissociáveis à ex*stência de *u*lqu*r *idadão,
</line>
<line>
ou seja, d* *cor*o c*m es*a concepção, t*do i*divídu*, *esde o s** n*scimento, tem direito a
</line>
</par><par>
<line>
um conjunto de bens serviços e
</line>
<line>
**ertados, di*etam*nte,
</line>
<line>
pel* Estado, ou indi*etamente,
</line>
<line>
*o r
</line>
</par><par>
<line>
*eio ** socieda*e civil, s** a regulamentação estatal.
</line>
<line>
No *ntanto, para Carva*ho (2002), a aplicação d*s po*í*icas neo*iberais e a retórica do
</line>
</par><par>
<line>
Estado **n*mo, sen*o a tô**ca das pol*tica* públicas, contr***ír*m para q*e a *ealid*de
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resi**, v. 12, n. 5, ar*. 12, p.213-227, set./*ut. 2**5 ww*4.*san*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. S. M. S. Rodrigues, M. D. *. Fer*ei*a.
</line>
<line>
2*2
</line>
</par><par>
<line>
desig**l**d*s e da exclusão so*ial se tornasse a*n** *a*s *everas, *esulta*do no crescimento
</line>
</par><par>
<line>
d*sordenado do* bo*sões de
</line>
<line>
pobreza, com forte presen*a da exclusão social * aumento o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
pes*o*s e*postas a risc*s, nos diversos esp*ços territo*iais c*jo Estado **o tem mais pode* d*
</line>
<line>
cont*ole.
</line>
</par><par>
<line>
*ssim també* *c*rreu o proce*so
</line>
<line>
de ocupa*ão d* r*gi*o das Lago** do Nort* em
</line>
</par><par>
<line>
Teres*na, *uja populaçã* morador* do e*paç* passou a *abitaras orlas das lagoa*, sem
</line>
</par><par>
<line>
nenhum *ormato organ*za*ivo, con*tituindo, dest* forma, *uas pr*pr*as *strat*gias
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
e**rentame*to dos
</line>
<line>
risco* aos
</line>
<line>
quais estão submeti*os, * dada a si*uação
</line>
<line>
*e irre*ula*idade
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
t*pog*afia dos es*aço* que f*c*lit*u * *or*ação *e **xõe*; a desembo**du*a de esgotos a céu
</line>
</par><par>
<line>
abe*t*; o transb**damen*o das á**as
</line>
<line>
de superfície, pro*ocando inu*dações, epi*emias
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
época d*s ch**as e a degradação ambiental, devido a* la**amento de esgot*s e de l*xo, o que
</line>
<line>
r*duz a capaci*ade de escoamento do sist**a * as transf*rmam em enorm*s focos de doen*as
</line>
<line>
e de *esconforto para a po*ulação.
</line>
</par><par>
<line>
*n*ão, o *spaço
</line>
<line>
passou a ser foco d* gra*des m*zelas so*iais *, con*eque*temente,
</line>
</par><par>
<line>
acenou-s* para as demand*s das *olíticas púb*i*as
</line>
<line>
e* caráter de
</line>
<line>
ur*ên*ia, sobretudo,
</line>
<line>
no*
</line>
</par><par>
<line>
âmbit** d* *aúde, urbanização e *ransferência de r*nda.
</line>
<line>
A* cont*ário das ideias de cida*ania *egistradas a partir da* análises dos aut*r*s aqui
</line>
<line>
expo*tas * com re*açã* ao dispo*to na Cart* Constitucional, a *oção de cidadania na qua* se
</line>
<line>
re*erenciam a maior*a dos moradores do en*orno das Lag*a* do Nort* é ain*a aquela *ue no
</line>
<line>
d*zer de Benevi*es (1994), *ecessit* de educação polít*ca1. P*is, ao t*mpo em que se perc*be
</line>
</par><par>
<line>
na fala de um* *eneficiária atra*és de entrevista
</line>
<line>
conce*ida a* jor*al Capital Teresina -
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
discurso consciente de
</line>
<line>
que as necessidades *egistr*das pela *o*unidade fazem parte dos
</line>
</par><par>
<line>
*ir*itos de *idadan*a. Por o*t*o lado, o**erva-se certa *onfusão n* e*tendime*to desse termo
</line>
<line>
*uando uma outra benefi**ár*a d*z que "tudo que f** feito já deu ma*s cidad*nia * popula*ão"
</line>
<line>
(CAPITALTERESINA, 2014, *.4).
</line>
<line>
E a*sim, d*p*eend*-s* do *xposto que, para *ssas comunidades cuja si**aç*o encontr*-
</line>
<line>
se des*rit*, já houve o aten*iment* de toda* as s*as ne*essidades. E *ue *quilo que *oi *eito
</line>
<line>
est* para alé* do nec*ssá*io, ou seja, co*sid*ram q*e *á estão lucrando.
</line>
<line>
A Constituiçã* Federal de 1988 legit*mou * saúde, a assist*ncia social e outras
</line>
</par><par>
<line>
polít*ca* públicas com
</line>
<line>
a finali*ade de materializa* os direitos de
</line>
<line>
cid*d*nia,
</line>
<line>
também,
</line>
</par><par>
</page><line>
le*it*mados por ess* do*umento. Contu*o, *on*oan*e * *ea*idade, e*sa le*itimidade não vem
</line>
<line>
1Significa *du*ação para * ci*adania ativa que, po* **n**, comp*e*nde o po*to *evrál*ico d* participaçã* *op*la*
</line>
<line>
(*EN*VIDES, 1994), já *ue a c*da*ania n* País não é concebida *omo o reco*hecimento dos *ireitos sociais
</line>
<line>
d*s cidadã*s, ma*, pri*cipalmente, como o exercício dos direi*os políticos.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 1*, n. 5, ar*. 1*, p.213-227, set./*ut. 2015 *ww4.fs*net.c*m.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*s Programas Lagoas Do *orte
</line>
<line>
223
</line>
</par><par>
<line>
ocorr*ndo de fo*ma integral
</line>
<line>
ou ativ*, mas tão somente a passiva, poi*, segundo *e*e*ides
</line>
</par><par>
<line>
(1994), e*se f*rmat* correspond* apenas à o*t*rgada pelo Estado, *as difere daq*ela qu* faz
</line>
</par><par>
<line>
do cidadão, a*ém de
</line>
<line>
u* po*t*do* de d**e**os, e deveres,
</line>
<line>
um c*iador de seus di*eitos
</line>
<line>
c*mo
</line>
</par><par>
<line>
forma *e **rir novos espaços de part*cipação política.
</line>
<line>
Nesse *entid*, a p*rtir das discussões teóricas analisadas, a legitimidade, *e*erente ao*
</line>
<line>
dir*ito* de cid*d*ni*, estabe*ecida para os Programas *ols* Famí**a e Lagoas d* Nort*, se d*
</line>
</par><par>
<line>
na m*sma medida em q*e é estabelecida pa*a *odas as
</line>
<line>
situações que envol*em a lógica d*s
</line>
</par><par>
<line>
direit*s ** País, u*a vez
</line>
<line>
*ue a maioria das açõ*s
</line>
<line>
alv* *as polít***s públicas f*cal*zadas
</line>
</par><par>
<line>
ocorr* seguindo
</line>
<line>
as orient*ções dos organismos mult*laterais - Banco Mun*i*l, FMI - e do
</line>
</par><par>
<line>
contexto global*zado em
</line>
<line>
geral, no *ual a *und*alizaç*o do capital a tô*ica da atualidade é
</line>
</par><par>
<line>
(IAMAMO**, 2*1*).
</line>
</par><par>
<line>
I*to feito com* part* ** medi*as volta*as para * reduç*o das *esig*a*dad*s, co*tudo,
</line>
<line>
atendendo a uma situação de co**eniência financeira e re**ção de gastos. E assim, o País vai
</line>
</par><par>
<line>
dando seguimento
</line>
<line>
à
</line>
<line>
vontade e*i*ist* e ao formato
</line>
<line>
clientelista e pa*ernalista d* aten*er
</line>
<line>
às
</line>
</par><par>
<line>
d*ma**as soci*is, embor* se p*rpe*ue o discur*o d* democracia e d* *idadania.
</line>
<line>
5 CONS*DERAÇÕES FINAIS
</line>
<line>
O panorama gera* da pobrez*, no âmbito do Brasil, faz *arte *e *** extensa realidade
</line>
<line>
*istóric* e políti*a, permead* po* várias f*rmas *e desigualdade* sociais.
</line>
</par><par>
<line>
Teoricamente, o *uadro *e
</line>
<line>
probl*ma* so*iais c*nsti*utivo* da questão socia*,
</line>
</par><par>
<line>
construíd* n* sociedade brasile**a passou a ser tratado como questão de **lít*ca pública, *
</line>
</par><par>
<line>
pa**ir do rol de le*s
</line>
<line>
criad** com essa finalidade, sobre*u**, Constitu*ção de 198* e as leis a
</line>
</par><par>
<line>
o*g*nicas por segmento. Contudo, para Couto (*008), ao tratar daquilo que *hamo* de
</line>
</par><par>
<line>
inver***, do ca*inho que compreendeu a impla*tação *os direitos sociais anterior
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
impl*ntação dos direitos c*vis e pol**icos, desde o início d*sse proces*o, e*aboram-se leis sem
</line>
<line>
que, necessariament*, v**ham a efe*ivá-las.
</line>
<line>
*a** tam*ém lembrar *ue, pa*a Cerqueira Filho (1982), a ques*ão socia*, co**eb*da na
</line>
<line>
c*njuntura originária da indu*trializaç** ca*italist*, surge no âmbit* da soc*ed*de capita*i*ta
</line>
<line>
indust*i*l,*a década de *930, em face de um proces** de t*ansformação do modo de p*od*ção
</line>
<line>
capita**s*a,e n** c*mo um* exp*essão *e*tinente a uma variedad* distinta d* soc*e*ade.
</line>
<line>
Sobre *ssa c*nfiguração, * autor res*alta que "apa*ec* a \questão social\ como
</line>
</par><par>
<line>
expre*são conc**ta das contrad*ç*es entre
</line>
<line>
capital e trab*lho no in**rior
</line>
<line>
do process*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
industrialização capitalista" (*dem: p. 58, gr*fo do a**or). E que a "*uestão *ocia*" e** tratada
</line>
<line>
Rev. FSA, T*resi*a, v. 1*, n. 5, a*t. 12, p.213-227, *e*./o*t. 2015 www4.fsanet.c*m.br/re**s*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. S. M. S. Rodrigues, M. D. M. Ferreira.
</line>
<line>
224
</line>
</par><par>
<line>
como caso de políc*a através d* rep*essão. Mostra, ai*d*, com* * qu*s*ão soc*al passa a ser
</line>
<line>
reconhecida *elos diversos setores da socie*ade. Ma*, somente q*a**o * cl*s*e *ominante
</line>
</par><par>
<line>
reconhecer qu* * "que*tão so*ial" tem r*lação com a *uestão *olíti*a haverá forma*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
enfrentá-la e de combat*-la.
</line>
</par><par>
<line>
Para s* avanç*r na superação des*e quadro, é nec*ssári* u*a arti*ula*** planejada,
</line>
<line>
bem *omo a tomada *e iniciati*as estratégicas e ad*quadas, n* sentido *e direcionar o ace*so
</line>
<line>
aos cidadãos que, de fa*o, ne*essitam de at*nção, *lém de pro*ov*r a *ev*da capacitação aos
</line>
<line>
agentes, *lvo das *ções, na per*pectiva *a educação p*lítica, que é *ma questão crucial par*
</line>
<line>
Benevides (1994), *irec*onada ao re*onhecimento *os dir*itos, *ara que est** possa*
</line>
<line>
acompanha*, cobrar e *on**orar as *ções ref*rentes ao* seus direitos.
</line>
<line>
D* *cordo com Ferreira (2**1), os direitos de cidadania perma*ecem *os mold*s
</line>
<line>
figura*ivos, fo*ma** e dist*ntes da reali*a*e d* bo* *arte dos brasileiros * qu* faz part* da
</line>
</par><par>
<line>
forma*ão histór*ca
</line>
<line>
dessa s*ciedade a negativa dos direitos do cidadã*, sobretu**, dos mais
</line>
</par><par>
<line>
vulnerab*li*ados. Contu*o, aponta *ue a rec*nstr*ção de valores é*ico* *ue te*ham
</line>
<line>
*om*
</line>
</par><par>
<line>
prin**pios fundamentais a j**tiça social, a igualdad* de direit*s amp**s e ir*estrit** e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
d*mocracia é considerada co** pilar para a reco*str*ção *e no*os espaços de conquistas e de
</line>
<line>
exercí*io permane**e de cidadan*a (FERR**RA, *00*,*. *71).
</line>
<line>
Segundo *agn*no (1994), a cidadania, *o *rasil, surgiu como re**lta*o de d**ersos
</line>
<line>
*ovimen*o* e lutas, pois se trata de um pr**ess* de construção que está acontecend* *e b*ix*
</line>
</par><par>
<line>
para c*ma e n*o * co**rário,
</line>
<line>
de f*rm* gra*ativa,
</line>
<line>
*os *oldes de
</line>
<line>
u*a *onqui*ta. De*taca,
</line>
</par><par>
<line>
inclusiv*, *ue um dos a*pectos que *hama atenç*o, acerca da no*ão de um* nova cidadani*, é
</line>
</par><par>
<line>
a *spe*ança de que ela
</line>
<line>
traga re*postas aos
</line>
<line>
n**os
</line>
<line>
desafios qu* **nto
</line>
<line>
as concepções t*óricas,
</line>
</par><par>
<line>
q*anto as estrat**ias polít*c*s *ã* conseg*i*am reso*v*r.
</line>
<line>
A saú*e e a t*ansferência de re*da, a**im com* a habitação n*o devem ser
</line>
</par><par>
<line>
reconhecidos como *uestão social
</line>
<line>
e, sim,
</line>
<line>
como *s m*canismos que o Estad* utiliza **ra
</line>
</par><par>
<line>
mi**mizar suas ex*ressões (I*MAM*TO, 2013). * ausência des*as p*líti**s * a falta d*ste*
</line>
<line>
níve*s de atenção pr*duzem deficiências na vida d*s ci*adão* que se t*aduzem nas expr*ssões
</line>
</par><par>
<line>
da
</line>
<line>
q*estão *ocial, tais *uais as vár**s m*n*fest*ções de do*n*as, s*guid*s da falt*
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
atend*men*o nos serviços de saúde; *a ausênc*a de habitação ou da* condiçõe* i*salubres de
</line>
<line>
habi**bil*dad*; da ausênci* de r*curso* para alimentaçã* etc.
</line>
<line>
A tônica das ações política* contemporâneas p*oporciona o reconhecimento de que as
</line>
<line>
políticas p*blic*s, no Bra*il, têm avança*o m*s no sentido de segu*r uma t*ndência mundial
</line>
</par><par>
<line>
no
</line>
<line>
des**volv*mento
</line>
<line>
de políti*as e programas *e*tinado* ao combate
</line>
<line>
à pobre*a e
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina, v. 1*, n. 5, art. 1*, p.213-227, set./out. 2015
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Os ***gramas La*oas *o Norte
</line>
<line>
225
</line>
</par><par>
<line>
d*sigualdade social d* m**o focal*zado, q** consist* em direci*nar o **ess* àqueles q*e
</line>
<line>
n**essitam das ações ofe*ecid*s.
</line>
</par><par>
<line>
Contudo, para Iamamo*o (2013),
</line>
<line>
nã* há como *ar r*spostas à questão so**al *em
</line>
</par><par>
<line>
entender suas
</line>
<line>
raízes. Acrescenta que não
</line>
<line>
há como compreender a *ociedade
</line>
<line>
cont*mporânea
</line>
</par><par>
<line>
sem a devida c*mpreensão *e
</line>
<line>
como ela vem se *str*tu*ando, como ve* concorrendo seu
</line>
</par><par>
<line>
processo de manutenção, afirm*ção, consolidação e legitimação.
</line>
<line>
En**o, considerand* * sit**çã* de prec*rização ou de des*ro*imen** da* formas de
</line>
<line>
m*radia, de **nda e, *or c*n*e*uin*e, d* sobre*iv*n*ia dig*a por parte das famílias que
</line>
</par><par>
<line>
resid*m no
</line>
<line>
entorno
</line>
<line>
*as Lago*s do Norte, o P*F
</line>
<line>
assim co*o o PLN têm um significado
</line>
</par><par>
<line>
com*le*o, por represen*are* med*d*s p**gressiv*s d* superaçã* ou, pelo *enos,
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
a*enização da s*tuação d* pobreza * s*as formas de r*produção, que re*ercut** na situaçã*
</line>
<line>
da saúd* dos grupos familiares que *o*e*á causa* formas de *doecimento.
</line>
<line>
No toca**e à* condi*io*a*idades do PBF, inf*re-*e que, s* *or um *ad* repres*ntam
</line>
</par><par>
<line>
exigên*ias **e
</line>
<line>
têm potencial pa*a facilitar o *cess* de c**adas da popu*ação que,
</line>
</par><par>
<line>
*r*va*elmente, *ão *l*ançari*m os serv*ços, por *utr*, favore*em a dúvida acerca
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
capacidade i*sta*ada dos ser*iços *e a*s*rverem *d*qu*dame*te a de*anda, em face do seu
</line>
<line>
crescimento. E, assim, a situação torna-se ai*d* mais d*licada d*ante do fato *e se ques*ionar,
</line>
<line>
ao mesmo tempo, as condiç**s e a cap*cidade *eal dos mun***p*os de of*rtarem as aç*es,
</line>
</par><par>
<line>
con*orme previsto *o rol de di*eitos sociais, princi*almente,
</line>
<line>
n* t*cante às ações básicas
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*aúde.
</line>
</par><par>
<line>
No ent*nto, a*resenta-se uma análise po*itiv* ace*ca *e ambos os programas, pois, o
</line>
<line>
PLN, cuja parcel* de urban**aç*o já concluída re*resen*a importan*e estí*u*o para a melhoria
</line>
</par><par>
<line>
da* cond*ções de s*úde d*ssa* pessoas e,
</line>
<line>
acer**do P*F, c*ta-s* o pres*upos*o o*imi*ta
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*ilva (2007), ao assinala* *ue a transferência de *enda a*ticu*ada às polí**cas estr*tur*n**s,
</line>
</par><par>
<line>
vol*adas para *t*n**o às fa*ília* *obr*s po*e interromper o c*clo
</line>
<line>
vicio*o da pob*e*a no
</line>
</par><par>
<line>
pre*ent* e sua rep*o*ução no futu**, remetend* à *ef*exã*
</line>
<line>
de que os citados programas t*m
</line>
</par><par>
<line>
*mp*ls*onado *ignific*tiv*s transformaçõe* no
</line>
<line>
conte*to da
</line>
<line>
pob*eza e das iniq*idad*s
</line>
<line>
e*
</line>
</par><par>
<line>
saúde.
</line>
</par><par>
<line>
E por fim, re*istra-se que, tendo ** vis*a a intenção de utilizar os P*og**mas B*lsa
</line>
</par><par>
<line>
Família Lagoas do Nor*e e
</line>
<line>
c**o objeto de estudo *o projeto de
</line>
<line>
pesq*isa,
</line>
<line>
pretende-s*
</line>
<line>
desta
</line>
</par><par>
<line>
form*,por me*o de es**dos de cam*o, fornecer elem*nto* que dêem r*spo**as s**re o nível de
</line>
</par><par>
</page><line>
cidad*nia alc*nça*o, bem com* sobre *e* signif****o para os benef*ciários *as re*e*idas o
</line>
<line>
a**es.
</line>
<line>
Rev. *SA, Teres*na, v. 12, n. 5, art. 12, p.213-227, set./out. 2015 www4.fs*net.com.*r/re*is**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. *. M. S. Rodrigues, M. D. M. Fe*r*ira.
</line>
<line>
226
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</par><page>
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*s Programas Lagoa* *o *or**
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227
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