<document>
<page>
<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 12, n. 5, art. 1*, p.213-227, set./out. 2015 </line>
<line> I*S* I**resso: 1806-6356 IS*N *le*rônico: 2317-298* </line>
<line> http://dx.do*.org/10.*2819/2015.12.5.12 </line>
</par>
<par>
<line> Os Programas Lagoas Do Nor*e E Bols* Família Na Perspectivada Cidad*n*a No </line>
<line> Conte*to *aúde D* *eus Beneficiá**os No Municí*io De Teresi*a </line>
<line> Pro*r*ms And Nor*hern Lakes Fa**ly Sc*olarship *n Ci*izens*i* Perspe*tive In The </line>
<line> Context O* Be*eficiaries Of Y*** Health At *eresina County </line>
</par>
<par>
<line> *ovina Sér*ulo Moreira *érvulo Rodrigue* </line>
<line> Me*tranda em Polít*cas Públi*as *a Univer**dade Fe*er*l do Piauí </line>
<line> Gr*d**ção em Se*viço Social pela *n*versidad* Federal do P*auí </line>
<line> E-mail: jovinam*r@gm*il.com </line>
<line> Maria D\*lva *ac*do Fe*reira </line>
<line> Dou*or* e* Serviço S*cia* pela Pontifíc*a Universidade Católica de São *aulo </line>
<line> Professor* U*i*e*si*ade F*der** do Piauí </line>
<line> E-mail: md*l*afer*eira@uol.co*.br </line>
</par>
<par>
<line> Ender**o: *ovina Sérvulo Moreira S*rvulo *o*rigues </line>
<line> En**r*ço: U*iversid*de Federal ** Piauí. Ca*pus Pet*ônio Port*la, Ba*rro Ining*, Teresin*-PI, CEP: *4049- </line>
<line> 550. </line>
<line> E**ereço: Mar*a D\Alva Macedo *err*i*a </line>
<line> Endereço: Universi*a*e Feder*l do Pia**. Campu* Petrônio Portela, Bai*ro Ini**a, Teresina-PI, CEP: 64049- </line>
<line> 55*. </line>
<line> Editora-*hefe: Dra. Marlene Araújo d* Carva*h*/Faculdad* Santo Ago*tin*o </line>
<line> *rti*o recebido em *8/07/2015. Última versã* recebida *m 08/*8/*015. Ap*ovado em 09/08/2015. </line>
<line> Av*liado pelo *is**ma Trip*e Revi*w: a) Des* R*view *ela Editora-Chefe; * b) Do*ble Blind </line>
<line> Revie* (avaliação cega p*r **is *valiador*s da área). </line>
<line> Rev*são: *ramatical, N*rmativa e d* Formatação. </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. S. M. S. Rodrigues, M. *. M. F*rr*ira. </line>
<line> 214 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
<line> O presente art*go tra*a da *bordagem dos elementos pe*tinentes a*s re*ultados d*s programas </line>
<line> Lagoas do Norte e B*lsa Famíl** na saúde das famílias benefic*á**as * seus des**bra*en*o* </line>
<line> *o context* da des*gualdad* e pobreza. Tr*t*-se de um* reflexão que envolve o ap*r*e *e </line>
</par>
<par>
<line> políticas *úblicas destin*d** a* a**ndimento das *emandas referent*s à *aúde * </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> transf*rência de *enda qu*, por sua vez, repercutem na situação de s**de das famílias </line>
<line> *eneficiadas por essas aç*e*. A presen*e discuss*o *e *á numa realidade em que as expr*ssões </line>
<line> da *u*stão social estão pr*sentes *e *orma latente no cotidian* des*as família*, cu*os direito* </line>
<line> de cidadan*a não tê* s*do **ven*i*d** na real*dad*, c**for*e di*p*sto n* arca*ouço juríd*c* </line>
<line> *egal qu* a legi*ima. </line>
</par>
<par>
<line> Pal**r*s-chave: Pro*rama Bolsa Família. Progr*ma Lagoas </line>
<line> do Norte. Políticas Públi*as. </line>
</par>
<par>
<line> Saúde e Cidadania. </line>
</par>
<par>
<line> ABSTRA*T </line>
</par>
<par>
<line> This </line>
<line> article </line>
<line> deals with the appr*ach of *he relevant </line>
<line> parts of t*e results *f th* North *a*es </line>
</par>
<par>
<line> pr*grams and Bolsa Famíli* *n th* health of b*neficiary fa*ilies GMP and its developments </line>
</par>
<par>
<line> in the c**text of </line>
<line> inequalit* and increased pover*y. This *s a reflection </line>
<line> tha* involves the </line>
</par>
<par>
<line> contribution </line>
<line> of *ublic p*lit*cs aimed at meeting the *emands *elating to *ealth and t* the </line>
</par>
<par>
<line> t*ansf*r of in*ome, which, in turn, affec*s the health situat*on *f families be*efiting from these </line>
<line> a*tions. Howev*r, this discuss*on is a reality *n which the express**ns of social i*sues are </line>
<line> pres*nt latently in the liv*s *f fami*i*s whose citizenship r*ghts are n*t as well defined a* in </line>
<line> r*a**ty the legal leg*l fram*work that *egitim*zes. </line>
<line> Keywords: Family Gr*nt. *u*lic *olitics. H*alth. Citizenshi* an* soci*l issue. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, T*resi*a, v. 12, n. 5, a*t. 1*, p.213-227, set./out. **15 </line>
<line> www4.f**net.com.br/revi*t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Os Program*s La*oa* *o Norte </line>
<line> 215 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTR*D*ÇÃO </line>
<line> Considerando-se o con*exto da atua*idade, cuja co*plexida*e da questã* so*ial *em se </line>
</par>
<par>
<line> i*tensificado, *adas a* profundas transfo*maçõ*s o*orr*das na socie*ade, em d*corr*n*ia </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> proces*o *e f*n*ncei*ização do *apitalis*o, como i*dicativo *a nova forma de estrutu*ação da </line>
</par>
<par>
<line> eco*omia mun*ial. Há também o crescim**to da riquez* da esfer* financeira, oriunda </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> investiment* capitalis*a prod**iv* e da apropriaç*o da for** *e trab*lho não p*ga, que resulta </line>
<line> no c*pita* "d*nheiro" * e*te *a fo*ma co*s*ficada que Marx chamou de fetich* (IAMAMOTO, </line>
<line> 2013). </line>
<line> * *endo em vista que * situação ex*ost* resul** n* redução do *adrão de v*da do </line>
</par>
<par>
<line> coletivo d* tr*balhadores que tem como de*dob*amento* a privatiza*ão do Estad*; </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> desmon*e das </line>
<line> pol*ticas *úblicas </line>
<line> e a mercantilização </line>
<line> do* servi**s com a respe*tiva </line>
</par>
<par>
<line> f*e***i*i*ação *a *egisl*ção proteto*a do *ra**lho (IAMAMO*O, 2013). </line>
<line> Infere-seque esse panora*a c*rr*bora com o desmantelamento d*s formas de </line>
</par>
<par>
<line> s*brevivência da socie*a*e, c*m re*ercussões *ai* gra*e* </line>
<line> *a vida dos meno* f*vorecidos, </line>
</par>
<par>
<line> cujo resu*tado é o crescimento *as *i*ersas f*rma* de desigu**da*e* próprias d*s *ontradições </line>
<line> da qu*stã* ****al da qu*l o Estado é co-particip* na sua reprodução (IAMAMOTO, 2013). </line>
</par>
<par>
<line> Em fac* *esse conte**o, *iscute*-se as açõ*s d* </line>
<line> pol*t**as púb*i*as resu**antes </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> We*fare </line>
<line> State que, sob for*e influênc** do *e*lib*ralismo </line>
<line> na conjun*ura polít*ca at*al, </line>
</par>
<par>
<line> represen**m a expansão *as política* sociais fo*ali*ad*s, *om* resposta do Est**o *s </line>
</par>
<par>
<line> expressões </line>
<line> d* q**stão so*ial m*ter*alizad*s </line>
<line> pel* *o*reza, </line>
<line> dentr* </line>
<line> *s quai* * Programa Bolsa </line>
</par>
<par>
<line> Famí*ia, cujo *eb*te tem int*rface direta co* os determi*antes socia*s *as *ond*ções de s*úde </line>
<line> e * Programa Lag**s ** Norte(A*VES, 2012). </line>
<line> Consider*ndo-se * map* da desigua*dade e* q*es**o, bus*a-se, por meio de um </line>
</par>
<par>
<line> reco*te </line>
<line> e*pacial do muni*í*io d* Tere**na, que abra*ge reg**o do e**orno das *a*oa* a </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> Norte, </line>
<line> evidenciar a* ações balizador** d* cont*xt* das </line>
<line> *ol*ticas públi*as *oc*lizad*s, </line>
</par>
<par>
<line> so***tudo, nas *reas </line>
<line> de saú*e, tr*nsferência de renda e urbanização, </line>
<line> como forma </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> aten*imento às demandas mais pres*ntes da realidade men*ionada. </line>
</par>
<par>
<line> Então, a partir *e um </line>
<line> trab*lho analítico e de*cr**ivo da r*a*idade *ocial, o *resente </line>
</par>
<par>
<line> *ex*o *p*esen*a os segu*nte* s*gmen*os: concepção teó*ica da saúde e s*a rel**ão co* * </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *obr**a; o Prog*a*a Lagoa* do Norte (PLN) e o Pr*gr*ma B*ls* Famí*ia (*BF) e seus efeitos </line>
</par>
<par>
<line> na realidade </line>
<line> de *ere**n*-PI, e a </line>
<line> cidadania * s*a legitim**ade no contexto d*s referidos </line>
</par>
<par>
<line> *rogramas. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, *eresin*, v. 1*, n. *, art. 1*, p.213-22*, se*./o*t. 2015 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. S. *. *. Rodrig**s, M. D. M. *erreira. </line>
<line> 21* </line>
</par>
<par>
<line> 2 *EFERENC*AL TEÓRICO </line>
<line> *.1 A Concep*ão *eórica Da *aúde E Su* Rela*ã* C*m A Pobre*a </line>
<line> No âmbito *os de*afios da atualidade no combat* às expressõ*s d* que*tão *ocial, est* </line>
</par>
<par>
<line> a prob*emát*ca da saúde na ordem política, socia* e *conômica </line>
<line> do d*a. Pensar a saúde </line>
<line> n* </line>
</par>
<par>
<line> persp**tiva </line>
<line> *a ausência de do*nça* é conc**ê-la para além dos a*pec*os que e**olvem </line>
</par>
<par>
<line> somen*e o bem-esta* físico e menta*; E*tretanto é p*eci*o **e se tenh* a clareza de que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> b*m-estar com*reen*e a *lim*ntação, a educ*ção, * *ora*ia, o trabalho, o l*zer e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> s*gura*ça. </line>
</par>
<par>
<line> Ass*m **mo a saúde, a pobreza não está </line>
<line> concentrada ap*nas na aus*ncia de r*curs*s </line>
</par>
<par>
<line> materia*s * fin*nceiros, p*is comp*ee*de um* *itu*ção que envo*ve um *on**xto de *u*ências, </line>
<line> pr*va*ões e dificuldades múltiplas que repercutem ** v*da dos ind*v*duos * está relacionada a </line>
<line> *m conjunto de *eces*i*ade*, *u*os resultados r**le*em de form* *e*at*v* no cotid*ano *e*sas </line>
<line> *esso*s (FERREI*A; RODR*GUES, 2014). </line>
<line> A pobreza, so* a concepção mu*tidimen*ional, surge a*sociada n*o apenas * ausênc** </line>
<line> ou precariedad* de r*nda, mas tam*ém ao precário ac*sso às polít*cas pú**icas, como reflexas </line>
<line> de uma situação de vulnerabilidade **ral, q*e co*pre*nde as condições de emprego e *enda, </line>
<line> m*radia, saneamento básico, coleta de l*xo, a*es*a a s*rvi*os básic*s de saúde, assist**cia </line>
<line> s***al, dent*e outras. E ess** co*dições de vi*a são propul*oras de doenças, *gravos diverso* </line>
</par>
<par>
<line> ao estado </line>
<line> d* saúd*, dificuldades </line>
<line> *e tratame*to e *rradicação *e doenças </line>
<line> t*ansmissíveis </line>
</par>
<par>
<line> (A*VES, 2012). </line>
</par>
<par>
<line> *ess* contexto, identific*-se uma r*la**o d*reta en*re *aúde e </line>
<line> pobrez* uma *ez que </line>
</par>
<par>
<line> essas catego**as são parte de um con*un*o cujas questões sociai* que se*undo Pas*or*ni </line>
<line> (2004), são rec*nh*cidas como expressões do proble*a soci*l qu* d*mand** atenç*o </line>
<line> *ol*tiva. </line>
<line> Com bas* *esse entendimento a s*úd* deve ser considerada *m *eu contexto social </line>
<line> in**g*a*, respeita**o-se a d*versidade de v*vê*cias e re*ações. Port*nto a *artir dessa </line>
<line> compreensão, a Organização Mundial de Saúd* (OM*) assi*ala qu*, e*tender a *aú*e como </line>
<line> uma necessi*ade hum**a básica e como um *e*urso d* vida com dign*dade, signi*ica </line>
</par>
<par>
<line> co*preende* o processo saúde-d*enç* n* âm*ito da deter*i*ação soc*al e sob a ótica </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> cida*ania (ALVES, 2012). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*re*ina, *. 12, *. 5, art. 12, p.21*-227, set./ou*. 2015 *ww4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O* Programas Lagoas D* No*te </line>
<line> 217 </line>
</par>
<par>
<line> Val* re*saltar que, para o alcance d*sse ní*el de </line>
<line> vivência, é necessário que se p*ssa </line>
</par>
<par>
<line> contar com *e*er*inados padrões d* vi*a sociabi*id*de dignos que, e*bora **e**stos e </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> arcabouço jurídic* legal que regul*menta as políticas públicas, ne* se*pre a sua </line>
</par>
<par>
<line> *peracionalização atende às </line>
<line> dem*ndas ex*ste*tes e/ou ** met*s estabe*e*idas (FE*RE*RA; </line>
</par>
<par>
<line> R*DRIGUES, 20*4). </line>
</par>
<par>
<line> Porta*t*, fo* com *ase nessa concep*ão ampliada que * Constituição Federal de 1*8* </line>
<line> leg*timou a *aúd* como *ever do E*tado e di*e*to do cidadão, cuja materialidad* oc*r*eu p*r </line>
<line> meio da Lei Org*nica nº 8080, d* 19 *e *et*mbr* de 1**0 e *ssim, a saú*e co*o direito de </line>
</par>
<par>
<line> todos e *ever do Estado, com acess* *niversal * igualitário à *rom***o, proteç*o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ecuperação foi </line>
<line> ins*ituída *omo direit* de </line>
<line> c*dad*ni*, o que co*form*u a </line>
<line> construção </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> S*stema Único de Saúde (*US). </line>
<line> E ass*m, estu*iosos e pesquisadore* passaram a defender prática* baseadas *o alcance </line>
</par>
<par>
<line> das dime*sões históri*as, p*lít*cas * </line>
<line> sociais no **bito das vivên*ias individuais e colet*vas, </line>
</par>
<par>
<line> tendo e* *ist* que a rel*ção </line>
<line> existe*te *ntre as *azelas *ociais produzidas p*la pobreza </line>
</par>
<par>
<line> desi*ualda*e * *xc*usã* soci** deixa os cidadão* vul**ráveis às doenças, ou seja, conduzem </line>
</par>
<par>
<line> ao *doecimento, </line>
<line> pois, co*siderando-s* os </line>
<line> sujeito* </line>
<line> que </line>
<line> vivem, </line>
<line> por *x*mplo, em co*diçõ** </line>
</par>
<par>
<line> precá*i*s, em si*uação de </line>
<line> pobreza socioe*o*ô****, cult*ral e ambiental, cer*amente, *st*rão </line>
</par>
<par>
<line> mais vulneráve*s a vá*i*s formas de adoecimento v*st* que os fa*or** cit*dos poderão </line>
<line> desencadea* prob*e*as de saúde. </line>
<line> 3 METODOLO*IA </line>
<line> 3.1 P*ogra*a Lagoas Do N*r*e E * *rogr*ma B*lsa Família E Seus Efeitos Na </line>
<line> Realidad* De Te*esina-Pi </line>
<line> O pro*esso d* metropolizaç** e u*banização dos *randes centros * da grande maioria </line>
<line> dos munic*pios **asileiros vêm ocorrendo sob *m *ese*ho de g*andes discrepâncias so*iais </line>
<line> que, p*r sinal, está em sint**ia com a car*cterística dual e contraditória apr*sentada pelo país: </line>
</par>
<par>
<line> de um </line>
<line> lad*, uma moderna sociedade i*dustrial despontando *omo a o*tava economi* d* </line>
</par>
<par>
<line> m***o, e d*, out*o, uma soc*edade vivendo de forma </line>
<line> primitiva; ruralizada, em c*nd*ções </line>
</par>
<par>
<line> miseráveis de ali*en*ação, saúde e moradia, e aprese**ando al*** *n*ices d* "m*rgi*alidade </line>
<line> urba** [...] ostentan*o padrõ*s de pob*ez* e ignorância c*mparáveis as mais atras*das </line>
<line> so*ie*ades afro asiáti*as" (IANNI, *9*2, p.90). </line>
<line> R*v. FSA, Teresina, v. *2, n. 5, art. 12, p.213-227, set./out. 2015 www4.fs*net.c*m.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. S. M. S. *odrigues, M. D. *. Ferreir*. </line>
<line> 21* </line>
</par>
<par>
<line> A partir da concepçã* da desigualdade, alvo das *olí**cas sociais *oca*izad*s, i*s*r*-se </line>
</par>
<par>
<line> n* p*esente discu*são a temátic* *efere*te a* *rograma Bol*a Família </line>
<line> (*BF) e ao Projeto </line>
</par>
<par>
<line> L*goas do *orte (P*N) no município de Teresina, n* q**l se utili*ou os </line>
<line> d*dos que </line>
</par>
<par>
<line> c*ract*r*zam a realidade local para ev*de***ar o processo evolut*vo das referidas açõ*s. </line>
<line> *o âmbito *o comba*e à pob*e** no *rasil, o P*ograma *olsa Família, *em si** *m </line>
</par>
<par>
<line> dos gr*ndes destaques que *ompreen*e transferênci*s mone*á**as condicionada* ao ace*s* </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> educação, saúd* e assis*ência soc*al, contribuindo </line>
<line> c*mo processo de inclusão soc*al </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> comunidades locais. E, *o tocante ao pro*esso de *rbaniz*ção, *elhoria habit*cion*l * </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> mobil*dade urbana local, res*a*ta-se o P*ogra*a L*goas do Norte que, *entre os vários </line>
<line> obj*tivos *lencado*, de*taca a melhoria das con*ições am*ient*i* e sociai*, media*te t*abalho </line>
</par>
<par>
<line> de reconstruçã* e *ef*rma de mor*dias; *onstr*ção de parque ambiental; m*bi*idade </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> revi*a*izaç*o das ár*as *o en*orno das lagoas. </line>
</par>
<par>
<line> A ci*ade de Teresina, ca*ital do Estado *o Piauí, encontra-*e situada na re*i*o </line>
<line> Nordeste do pa*s, na confluê*cia *os rios Pot* e Par**íba; e a região norte de Ter*sina, área d* </line>
<line> atuaç** do Pr*grama Lagoas d* Norte, é consti*uída por um conjunto de 9 lagoas in*erligadas, </line>
<line> loca*izadas entre os citados rios, que abrigam no se* *nto**o, um grande número de fa*íl**s </line>
</par>
<par>
<line> de b*ixa renda </line>
<line> que se instala na região pelas </line>
<line> ocupações desordenadas e ir*eg*l*res *ue </line>
</par>
<par>
<line> representa* r*sco à saúd* e à s*gurança dessa população, respect*vamente </line>
<line> pelas suas </line>
</par>
<par>
<line> condições *recár*a* e *nsalubres * pe*as grandes escavaç*es decorren** do traba*h* das olaria* </line>
<line> (FORT**, 2012). </line>
<line> Em decorrência *a *cupação desordenada e em *oca* indevido, a região tornou-s* um </line>
<line> po*to nevr*lgico p*ra a capital pois, ao longo dos anos, acumulou sérios problemas de ordem </line>
</par>
<par>
<line> *ocial e ambiental </line>
<line> a* mesmo t*mp*, sobre*u**, no* </line>
<line> per*odos </line>
<line> de chuvas, quando ocorre </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> inu*daçã* </line>
<line> das lagoas * das *re*s *aixas. Registra-se, outrossim, * exi*t*nc*a de p**ui*ão </line>
</par>
<par>
<line> contínua d*s lag**s e das o*las, dos r*os * canai*, por se tratar de áreas </line>
<line> u*i**zadas como </line>
</par>
<par>
<line> depós*to d* lixo e dese*bocadura de esgotos lanç*do* pe*os moradores. </line>
</par>
<par>
<line> Então, a pa*tir dessa *ealidade o *unicípio iniciou, através do Pr*gram* Lagoa* do </line>
</par>
<par>
<line> N*rte, um conjun** de ações *nte*radas de cunho *ocial, </line>
<line> econômic*, habitaciona*, de </line>
</par>
<par>
<line> infr*estrutu** e de requa*ificação ambiental, *om vi*ta* a* dese*vo*vimento sustentá*el e </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> me**oria *as cond**ões de vida da po*ul*ção *es*dent*. </line>
</par>
<par>
<line> O Pr*gra*a Lagoas </line>
<line> d* Nor*e abrange os se*uin*es bairros da </line>
<line> z*na *orteda cidade: </line>
</par>
<par>
<line> A*arape; Aer*porto; Alto Al*g*e; Alvorada; Ita*eru; Mafrense; Matad*uro, Mo*ambinho; </line>
<line> Nova Br*sília; Olarias; Poty V**ho; S. Fra*cisc* * S. Joaquim, n*s qua*s co*vivem *ais de </line>
<line> 92 mi* pes*oas *ue estão sob influên*i* dir*ta d** lago*s (I*GE, 2*10; TERESIN*, 201*). </line>
<line> Rev. FS*, *eresi*a, v. 12, n. 5, art. 1*, p.213-2*7, set./*u*. *015 www4.fsanet.c**.*r/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Os Pro**amas Lagoa* Do Norte </line>
<line> 219 </line>
</par>
<par>
<line> O empre*ndime*to *r*ta da me*h**ia da qual*dade ambi*ntal da cit*da área cujo </line>
<line> objetivo é o incr*mento *as condiç**s ambi*nt*is, urbanas e o desen*olvi*ento *conômico e </line>
<line> so*ia* da região, por meio *a intervenção nos ** bairros situados n*ssa regi*o. De ac*rdo com </line>
<line> Fo*tes (2012), as obra* do projeto comp**endem a recupe*ação * o **nea*e*t* *as l*goa*, * </line>
</par>
<par>
<line> *ratamento </line>
<line> de sua* margens e a implantação ** um parque linea*, que represen*a uma nova </line>
</par>
<par>
<line> *oncepç*o de interve*ção urbanística adotada *elo poder púb**co em grandes capitais *o País, </line>
<line> tais como: São Paulo, *uri**ba e Cui*bá. </line>
</par>
<par>
<line> Ao tempo em que for*m </line>
<line> beneficiadas com o PLN, *s famílias vuln*ráv*is da re*ião </line>
</par>
<par>
<line> contam com a *n**usão no Prog*ama Bolsa Família que * uma estratégia </line>
<line> de transferência de </line>
</par>
<par>
<line> renda que vis* à *uperação da pob*eza e da extre** p*br*za, </line>
<line> be* *omo a quebra do </line>
<line> ciclo </line>
</par>
<par>
<line> i*te* </line>
<line> geracional da pobreza, ou s*ja, in*errupção da *ontinu*d*de da pobreza de geração a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ger*çã* (BRASIL, 2010). </line>
<line> O *ro*r*ma Bolsa F*mília foi cri**o em ou**b*o de 2003, por m*io da Lei Nº 10.836 </line>
<line> de janei*o *e 20*4, do Mi**stério do Desenvolvimento Soc*al e *ombat* à Fom* (MDS), (e </line>
</par>
<par>
<line> c**p*eende um </line>
<line> programa com condicionalida*e* que visa a*cança* a* família* p*bres </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ext*emamente-po*res). Funda*enta-se no* conceitos de pobreza * ext****-pobreza * utiliza </line>
<line> como *rit*ri*, principal de inclusã* a rend* *amiliar per capita mensal. </line>
<line> O c*itério da renda resultou ** estabe*ecimen** d* p*drões de aces*o e no mec*nismo </line>
<line> *a *oc*l*zação, ut**izados como for*a d* prioriz*r os marginalizados e garant*r a i*clusã* </line>
</par>
<par>
<line> d*st*s nas </line>
<line> políticas p*b*icas (BRASI*, 2010). Contudo, **ra a per*anência ** *rograma </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> nec*s**rio * *ump*imento de alguma* co*dicionalid*des que, de acor*o </line>
<line> com a Instrução </line>
</par>
<par>
<line> Operacio**l Conju*t* nº1*/20*3 SENARC/SNAS (Secretaria Nac*onal de Renda </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Cidadania/Secret*r*a Naciona* de Assistê*cia Social), são *ompromisso* *ssumidos pelo </line>
</par>
<par>
<line> g*verno e pelas fam*li*s, vis*ndo à ampliação do acesso </line>
<line> aos s*r*iços sociais básicos de </line>
</par>
<par>
<line> educação, saúd* e assi*tência social. </line>
</par>
<par>
<line> *o **ntexto da real*da*e loca*, *e*cebe-se o s*guinte d*senho do PB* a parti* *os </line>
</par>
<par>
<line> d*d*s do </line>
<line> último ce*so: O *un*cípio Teresina, reg**trou 126.493 famíl*as inscritas no </line>
</par>
<par>
<line> C*dastro Único *m março *e 2*13, dentre as *uais, *8.832 com renda pe* ca*ita familiar de </line>
</par>
<par>
<line> até R$70,00; 103.*48 </line>
<line> com r*nda </line>
<line> per capita familiar de </line>
<line> até R$ 140,00 e </line>
<line> 119.577 *om *en*a </line>
</par>
<par>
<line> per capita de até meio salário mínimo. </line>
</par>
<par>
<line> O PBF *eneficiou *o mês de **osto </line>
<line> de 2014, 66.399 família*, re*resentando um* </line>
</par>
<par>
<line> c*bert*ra *e 103,3 % da e*timati*a de famílias *o*res no mun**ípio. *s famílias *ecebem </line>
<line> ben*f*cios c*m va*or médio de R$ 168,9* e o valor to*al transfer*do p*lo governo federal em </line>
<line> benefícios às famí*ias *tendidas alcançou a cifra de R$ 11.215.778 no mê* (BRASIL, 20*4). </line>
<line> *ev. FSA, Te*e*ina, v. 12, n. *, art. 12, p.213-22*, set./out. 201* *ww4.fsan*t.*om.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. S. M. S. R*drigues, M. D. M. F*rreira. </line>
<line> 2*0 </line>
</par>
<par>
<line> Tratando-se do contexto do *LN assinala-se que * pro*ra*a vem conseguindo at*nder </line>
<line> ao *ro*ós*to *stabelecido quanto aos aspe*t*s r*ferente* à melhoria habitacion*l; co*str*ç*o </line>
</par>
<par>
<line> de novas mor*di*s; instal*ção da c**alizaçã* p*ra </line>
<line> rede de es*otos e distribuição d* *gua </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> energi*; promoção de </line>
<line> ca*acita*ão p*ofissional, lazer e cultur* p*r meio *a re*bilitação do </line>
</par>
<par>
<line> T*atr* do Boi e melho*ia da m**ili*a** *rban* (TER*S*NA, 20*4). </line>
</par>
<par>
<line> Além desses aspe*tos re*istram-se, ainda, a recolocação profissional *os </line>
<line> ol*ir*s em </line>
</par>
<par>
<line> espaço apro*riado e *rticul*ção *om *quipes de intervenç*es urb*nas e as políticas públicas </line>
<line> de combate à *iolência, no sentido de que seja* traç**as estratégias de cunho preven*ivo da </line>
</par>
<par>
<line> violência no local, e o reforço efetivo </line>
<line> da Polí*ia Militar na r*gião. R*ssa*ta-se **e t*das ** </line>
</par>
<par>
<line> ações sã* realizad*s em parceria entre a PMT e o Banco Mundial (TERESINA, 2014). </line>
<line> En*ão, tanto o PBF **anto * PLN tratam da d*scussão de situações que envolve* uma </line>
<line> no** lógica de e*tend*mento * *e obr*gações da esfera es*atal na opera*ionalização das ações </line>
</par>
<par>
<line> de polí***as </line>
<line> públicas </line>
<line> **mo parte da responsabilid*d* públi*a estata* as*egurada </line>
<line> pela CF </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> 1988, q*e inseriu na agenda política um el*nco de nec*ssid**es relativas ao* direitos humanos </line>
<line> e sociais, ante* não reconh*cidas como obrigaç*es do Estado (SPO*AT*, *009). </line>
<line> Com efeito, *egistra-se que ambos o* progr*mas, d*reta o* indiretamente, têm </line>
<line> infl*ê*cias sobre o estado de *aúde da população da zona nort*, em *special, a do* entorn*s </line>
<line> das lagoas, uma vez q*e a**os trazem *nc*rporados e* suas e*truturas ideológicas e pr*t*ca* </line>
<line> a dime*sã* da prevençã*, que corresponde a ** dos *i*ares das po*íti*as públicas *e saúde e </line>
<line> de assistênc*a so*ial que opera*ional*z* a transferência de re*da (F*RREIRA; RODRIGUES, </line>
<line> 2014) e compr*ende* um *os princ*pais mecani*mos de ação que *un*ion*m como resp*st* </line>
<line> d* Esta*o às expressões da questão so*ia* no â*bito *a *aúde. </line>
<line> 4 R*SULTADOS E D*SCUSSÃO </line>
<line> 4.* A Cidada*i* E Sua Legit**idade No Conte*to Dos Programas La*oas Do Nort* E </line>
<line> Bo**a Família Em Teresina (PI) </line>
<line> D* acordo c** Benevide* (1*94), * noção d* c*dad*nia no Brasil é u* tanto ambígua </line>
</par>
<par>
<line> pois, para a esquerda, que * ver*ente progressista a ci***ani*, cons*ste apenas a </line>
<line> num * </line>
</par>
<par>
<line> a*ar*ncia de democracia, que termina por reforçar o *o*texto da desigualdade, na me*ida em </line>
</par>
<par>
<line> que di*crim*na c*dadãos de primeira, segun*a e ter*eira *rdem. Já </line>
<line> n* conce*ção </line>
<line> da dire*ta </line>
</par>
<par>
<line> (v**tent* </line>
<line> conser*a*or*), a *idada*ia to*na-se *anto indesejável quan** ameaç*d*ra, pelo fato </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Ter*sina, v. 12, n. 5, a*t. 12, p.213-22*, set./out. 2015 </line>
<line> www4.fsanet.co*.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O* Program*s Lago*s D* Norte </line>
<line> 221 </line>
</par>
<par>
<line> *e implicar a ide*a de igualdade, mas a el*te co*robora *om esse modelo p*ra manutenção do </line>
<line> s t at us q*o. </line>
<line> Contu**, tem s*do u* dos ideais mais a**ejados pela sociedade e mais pr*metid*s </line>
<line> *elas iniciativas estat**s para as quai* se utilizam como mecanismos de promoção, as *olíticas </line>
<line> p**licas focaliz*da*. *o entanto, é impor*ante assinala* q*e o* di**it*s leg*lme*te i*stituí*os, </line>
<line> po* *eio do tex*o *on*titucional, ap*re*tem*nte estão sen*o destituídos, a partir do *ontexto </line>
<line> das *esigu*ldades da re*l*dade vi*enciada. </line>
</par>
<par>
<line> Com base n* c*ássico estudo de Mar*h*ll (1967), * cidadani* social te*e sua* </line>
<line> *aíz*s </line>
</par>
<par>
<line> c*nst*t**ionais erigidas n* século XX e, poster*ormente, serv*u como f*ndamento d* *elfare </line>
</par>
<par>
<line> state, visto que </line>
<line> ess* sist*ma de*endia *ma id*ologia de particip*ç*o na riqueza s**ialmente </line>
</par>
<par>
<line> p*od*zida, vincula*a ao *e*onh**iment* da igualdade entre as pessoas. </line>
<line> O c*nceito de cid*dania *o*p*eende um conjun*o de **re*tos de natureza diversa, </line>
</par>
<par>
<line> quais se*am: civis, polític*s e sociais. Os di**itos </line>
<line> c*vis referem-*e a*s direitos nec*ssár*os à </line>
</par>
<par>
<line> lib*rdade individua* de *r e vir, express*o, pro**ied*de etc.; o d*reito pol*tico * *que*e relativo </line>
</par>
<par>
<line> à lib*rdade de parti**pação na es*era política </line>
<line> tanto na condiçã* de ele*to*, </line>
<line> quan*o de eleito, </line>
</par>
<par>
<line> *omo *embro de org*nismo do </line>
<line> pod*r político; e o dire*to socia* abran*e a* *ecessidades </line>
</par>
<par>
<line> hum*na* *ásic*s, e consiste no **reito a um mín*mo de bem-estar econôm*co, sal*rio, saúd*, </line>
<line> educação, al*mentação * habitaçã*, segurança, p*rtic*pa*ão na *erança *oci**men*e *ro*uzida </line>
<line> e vi*a di*na nos padrõe* estabelecidos em sociedade (MARSHALL, 19*7). </line>
<line> Ret*mando a realidade brasileira, *til***-se das observ*ções de Carvalho (2002) cujo </line>
</par>
<par>
<line> objetivo da obra é demonstrar </line>
<line> que, *o Brasil, não *ouve *m ent*e*aç*mento das três </line>
</par>
<par>
<line> *imensões p*lític**. O dire*to à li*erda*e de pensamento e ao voto, po* exem*lo, não ga**ntiu </line>
<line> o direito a outro* dire*tos, como à s*gu*ança, à saúde e emprego. </line>
</par>
<par>
<line> *a mesma forma, * aut*r uti*iza o crescimento *o* problemas sociais no *aís, </line>
<line> n*s </line>
</par>
<par>
<line> últimos an*s, como paradi**a para comparar as dimensõ** dos *ireitos po*íti*os pelas *ias </line>
<line> do sufr*gio universal, *o* os dire*to* sociais e os di*eit*s c*v*s. A *egação des*es direit*s é </line>
</par>
<par>
<line> *til*zada p*lo *s*udioso para </line>
<line> comprovar sua tese de que, </line>
<line> *is**ric*m*nte neste país, </line>
<line> vi*e-se </line>
</par>
<par>
<line> uma ci*adania *nconclusa (CARVALHO, 2002). </line>
<line> Observa-se que os di*eitos sociais são i*dissociáveis à ex*stência de *u*lqu*r *idadão, </line>
<line> ou seja, d* *cor*o c*m es*a concepção, t*do i*divídu*, *esde o s** n*scimento, tem direito a </line>
</par>
<par>
<line> um conjunto de bens serviços e </line>
<line> **ertados, di*etam*nte, </line>
<line> pel* Estado, ou indi*etamente, </line>
<line> *o r </line>
</par>
<par>
<line> *eio ** socieda*e civil, s** a regulamentação estatal. </line>
<line> No *ntanto, para Carva*ho (2002), a aplicação d*s po*í*icas neo*iberais e a retórica do </line>
</par>
<par>
<line> Estado **n*mo, sen*o a tô**ca das pol*tica* públicas, contr***ír*m para q*e a *ealid*de </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resi**, v. 12, n. 5, ar*. 12, p.213-227, set./*ut. 2**5 ww*4.*san*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. S. M. S. Rodrigues, M. D. *. Fer*ei*a. </line>
<line> 2*2 </line>
</par>
<par>
<line> desig**l**d*s e da exclusão so*ial se tornasse a*n** *a*s *everas, *esulta*do no crescimento </line>
</par>
<par>
<line> d*sordenado do* bo*sões de </line>
<line> pobreza, com forte presen*a da exclusão social * aumento o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> pes*o*s e*postas a risc*s, nos diversos esp*ços territo*iais c*jo Estado **o tem mais pode* d* </line>
<line> cont*ole. </line>
</par>
<par>
<line> *ssim també* *c*rreu o proce*so </line>
<line> de ocupa*ão d* r*gi*o das Lago** do Nort* em </line>
</par>
<par>
<line> Teres*na, *uja populaçã* morador* do e*paç* passou a *abitaras orlas das lagoa*, sem </line>
</par>
<par>
<line> nenhum *ormato organ*za*ivo, con*tituindo, dest* forma, *uas pr*pr*as *strat*gias </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> e**rentame*to dos </line>
<line> risco* aos </line>
<line> quais estão submeti*os, * dada a si*uação </line>
<line> *e irre*ula*idade </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> t*pog*afia dos es*aço* que f*c*lit*u * *or*ação *e **xõe*; a desembo**du*a de esgotos a céu </line>
</par>
<par>
<line> abe*t*; o transb**damen*o das á**as </line>
<line> de superfície, pro*ocando inu*dações, epi*emias </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> época d*s ch**as e a degradação ambiental, devido a* la**amento de esgot*s e de l*xo, o que </line>
<line> r*duz a capaci*ade de escoamento do sist**a * as transf*rmam em enorm*s focos de doen*as </line>
<line> e de *esconforto para a po*ulação. </line>
</par>
<par>
<line> *n*ão, o *spaço </line>
<line> passou a ser foco d* gra*des m*zelas so*iais *, con*eque*temente, </line>
</par>
<par>
<line> acenou-s* para as demand*s das *olíticas púb*i*as </line>
<line> e* caráter de </line>
<line> ur*ên*ia, sobretudo, </line>
<line> no* </line>
</par>
<par>
<line> âmbit** d* *aúde, urbanização e *ransferência de r*nda. </line>
<line> A* cont*ário das ideias de cida*ania *egistradas a partir da* análises dos aut*r*s aqui </line>
<line> expo*tas * com re*açã* ao dispo*to na Cart* Constitucional, a *oção de cidadania na qua* se </line>
<line> re*erenciam a maior*a dos moradores do en*orno das Lag*a* do Nort* é ain*a aquela *ue no </line>
<line> d*zer de Benevi*es (1994), *ecessit* de educação polít*ca1. P*is, ao t*mpo em que se perc*be </line>
</par>
<par>
<line> na fala de um* *eneficiária atra*és de entrevista </line>
<line> conce*ida a* jor*al Capital Teresina - </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> discurso consciente de </line>
<line> que as necessidades *egistr*das pela *o*unidade fazem parte dos </line>
</par>
<par>
<line> *ir*itos de *idadan*a. Por o*t*o lado, o**erva-se certa *onfusão n* e*tendime*to desse termo </line>
<line> *uando uma outra benefi**ár*a d*z que "tudo que f** feito já deu ma*s cidad*nia * popula*ão" </line>
<line> (CAPITALTERESINA, 2014, *.4). </line>
<line> E a*sim, d*p*eend*-s* do *xposto que, para *ssas comunidades cuja si**aç*o encontr*- </line>
<line> se des*rit*, já houve o aten*iment* de toda* as s*as ne*essidades. E *ue *quilo que *oi *eito </line>
<line> est* para alé* do nec*ssá*io, ou seja, co*sid*ram q*e *á estão lucrando. </line>
<line> A Constituiçã* Federal de 1988 legit*mou * saúde, a assist*ncia social e outras </line>
</par>
<par>
<line> polít*ca* públicas com </line>
<line> a finali*ade de materializa* os direitos de </line>
<line> cid*d*nia, </line>
<line> também, </line>
</par>
<par>
<line> le*it*mados por ess* do*umento. Contu*o, *on*oan*e * *ea*idade, e*sa le*itimidade não vem </line>
<line> 1Significa *du*ação para * ci*adania ativa que, po* **n**, comp*e*nde o po*to *evrál*ico d* participaçã* *op*la* </line>
<line> (*EN*VIDES, 1994), já *ue a c*da*ania n* País não é concebida *omo o reco*hecimento dos *ireitos sociais </line>
<line> d*s cidadã*s, ma*, pri*cipalmente, como o exercício dos direi*os políticos. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 1*, n. 5, ar*. 1*, p.213-227, set./*ut. 2015 *ww4.fs*net.c*m.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *s Programas Lagoas Do *orte </line>
<line> 223 </line>
</par>
<par>
<line> ocorr*ndo de fo*ma integral </line>
<line> ou ativ*, mas tão somente a passiva, poi*, segundo *e*e*ides </line>
</par>
<par>
<line> (1994), e*se f*rmat* correspond* apenas à o*t*rgada pelo Estado, *as difere daq*ela qu* faz </line>
</par>
<par>
<line> do cidadão, a*ém de </line>
<line> u* po*t*do* de d**e**os, e deveres, </line>
<line> um c*iador de seus di*eitos </line>
<line> c*mo </line>
</par>
<par>
<line> forma *e **rir novos espaços de part*cipação política. </line>
<line> Nesse *entid*, a p*rtir das discussões teóricas analisadas, a legitimidade, *e*erente ao* </line>
<line> dir*ito* de cid*d*ni*, estabe*ecida para os Programas *ols* Famí**a e Lagoas d* Nort*, se d* </line>
</par>
<par>
<line> na m*sma medida em q*e é estabelecida pa*a *odas as </line>
<line> situações que envol*em a lógica d*s </line>
</par>
<par>
<line> direit*s ** País, u*a vez </line>
<line> *ue a maioria das açõ*s </line>
<line> alv* *as polít***s públicas f*cal*zadas </line>
</par>
<par>
<line> ocorr* seguindo </line>
<line> as orient*ções dos organismos mult*laterais - Banco Mun*i*l, FMI - e do </line>
</par>
<par>
<line> contexto global*zado em </line>
<line> geral, no *ual a *und*alizaç*o do capital a tô*ica da atualidade é </line>
</par>
<par>
<line> (IAMAMO**, 2*1*). </line>
</par>
<par>
<line> I*to feito com* part* ** medi*as volta*as para * reduç*o das *esig*a*dad*s, co*tudo, </line>
<line> atendendo a uma situação de co**eniência financeira e re**ção de gastos. E assim, o País vai </line>
</par>
<par>
<line> dando seguimento </line>
<line> à </line>
<line> vontade e*i*ist* e ao formato </line>
<line> clientelista e pa*ernalista d* aten*er </line>
<line> às </line>
</par>
<par>
<line> d*ma**as soci*is, embor* se p*rpe*ue o discur*o d* democracia e d* *idadania. </line>
<line> 5 CONS*DERAÇÕES FINAIS </line>
<line> O panorama gera* da pobrez*, no âmbito do Brasil, faz *arte *e *** extensa realidade </line>
<line> *istóric* e políti*a, permead* po* várias f*rmas *e desigualdade* sociais. </line>
</par>
<par>
<line> Teoricamente, o *uadro *e </line>
<line> probl*ma* so*iais c*nsti*utivo* da questão socia*, </line>
</par>
<par>
<line> construíd* n* sociedade brasile**a passou a ser tratado como questão de **lít*ca pública, * </line>
</par>
<par>
<line> pa**ir do rol de le*s </line>
<line> criad** com essa finalidade, sobre*u**, Constitu*ção de 198* e as leis a </line>
</par>
<par>
<line> o*g*nicas por segmento. Contudo, para Couto (*008), ao tratar daquilo que *hamo* de </line>
</par>
<par>
<line> inver***, do ca*inho que compreendeu a impla*tação *os direitos sociais anterior </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> impl*ntação dos direitos c*vis e pol**icos, desde o início d*sse proces*o, e*aboram-se leis sem </line>
<line> que, necessariament*, v**ham a efe*ivá-las. </line>
<line> *a** tam*ém lembrar *ue, pa*a Cerqueira Filho (1982), a ques*ão socia*, co**eb*da na </line>
<line> c*njuntura originária da indu*trializaç** ca*italist*, surge no âmbit* da soc*ed*de capita*i*ta </line>
<line> indust*i*l,*a década de *930, em face de um proces** de t*ansformação do modo de p*od*ção </line>
<line> capita**s*a,e n** c*mo um* exp*essão *e*tinente a uma variedad* distinta d* soc*e*ade. </line>
<line> Sobre *ssa c*nfiguração, * autor res*alta que "apa*ec* a \questão social\ como </line>
</par>
<par>
<line> expre*são conc**ta das contrad*ç*es entre </line>
<line> capital e trab*lho no in**rior </line>
<line> do process* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> industrialização capitalista" (*dem: p. 58, gr*fo do a**or). E que a "*uestão *ocia*" e** tratada </line>
<line> Rev. FSA, T*resi*a, v. 1*, n. 5, a*t. 12, p.213-227, *e*./o*t. 2015 www4.fsanet.c*m.br/re**s*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. S. M. S. Rodrigues, M. D. M. Ferreira. </line>
<line> 224 </line>
</par>
<par>
<line> como caso de políc*a através d* rep*essão. Mostra, ai*d*, com* * qu*s*ão soc*al passa a ser </line>
<line> reconhecida *elos diversos setores da socie*ade. Ma*, somente q*a**o * cl*s*e *ominante </line>
</par>
<par>
<line> reconhecer qu* * "que*tão so*ial" tem r*lação com a *uestão *olíti*a haverá forma* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> enfrentá-la e de combat*-la. </line>
</par>
<par>
<line> Para s* avanç*r na superação des*e quadro, é nec*ssári* u*a arti*ula*** planejada, </line>
<line> bem *omo a tomada *e iniciati*as estratégicas e ad*quadas, n* sentido *e direcionar o ace*so </line>
<line> aos cidadãos que, de fa*o, ne*essitam de at*nção, *lém de pro*ov*r a *ev*da capacitação aos </line>
<line> agentes, *lvo das *ções, na per*pectiva *a educação p*lítica, que é *ma questão crucial par* </line>
<line> Benevides (1994), *irec*onada ao re*onhecimento *os dir*itos, *ara que est** possa* </line>
<line> acompanha*, cobrar e *on**orar as *ções ref*rentes ao* seus direitos. </line>
<line> D* *cordo com Ferreira (2**1), os direitos de cidadania perma*ecem *os mold*s </line>
<line> figura*ivos, fo*ma** e dist*ntes da reali*a*e d* bo* *arte dos brasileiros * qu* faz part* da </line>
</par>
<par>
<line> forma*ão histór*ca </line>
<line> dessa s*ciedade a negativa dos direitos do cidadã*, sobretu**, dos mais </line>
</par>
<par>
<line> vulnerab*li*ados. Contu*o, aponta *ue a rec*nstr*ção de valores é*ico* *ue te*ham </line>
<line> *om* </line>
</par>
<par>
<line> prin**pios fundamentais a j**tiça social, a igualdad* de direit*s amp**s e ir*estrit** e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> d*mocracia é considerada co** pilar para a reco*str*ção *e no*os espaços de conquistas e de </line>
<line> exercí*io permane**e de cidadan*a (FERR**RA, *00*,*. *71). </line>
<line> Segundo *agn*no (1994), a cidadania, *o *rasil, surgiu como re**lta*o de d**ersos </line>
<line> *ovimen*o* e lutas, pois se trata de um pr**ess* de construção que está acontecend* *e b*ix* </line>
</par>
<par>
<line> para c*ma e n*o * co**rário, </line>
<line> de f*rm* gra*ativa, </line>
<line> *os *oldes de </line>
<line> u*a *onqui*ta. De*taca, </line>
</par>
<par>
<line> inclusiv*, *ue um dos a*pectos que *hama atenç*o, acerca da no*ão de um* nova cidadani*, é </line>
</par>
<par>
<line> a *spe*ança de que ela </line>
<line> traga re*postas aos </line>
<line> n**os </line>
<line> desafios qu* **nto </line>
<line> as concepções t*óricas, </line>
</par>
<par>
<line> q*anto as estrat**ias polít*c*s *ã* conseg*i*am reso*v*r. </line>
<line> A saú*e e a t*ansferência de re*da, a**im com* a habitação n*o devem ser </line>
</par>
<par>
<line> reconhecidos como *uestão social </line>
<line> e, sim, </line>
<line> como *s m*canismos que o Estad* utiliza **ra </line>
</par>
<par>
<line> mi**mizar suas ex*ressões (I*MAM*TO, 2013). * ausência des*as p*líti**s * a falta d*ste* </line>
<line> níve*s de atenção pr*duzem deficiências na vida d*s ci*adão* que se t*aduzem nas expr*ssões </line>
</par>
<par>
<line> da </line>
<line> q*estão *ocial, tais *uais as vár**s m*n*fest*ções de do*n*as, s*guid*s da falt* </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> atend*men*o nos serviços de saúde; *a ausênc*a de habitação ou da* condiçõe* i*salubres de </line>
<line> habi**bil*dad*; da ausênci* de r*curso* para alimentaçã* etc. </line>
<line> A tônica das ações política* contemporâneas p*oporciona o reconhecimento de que as </line>
<line> políticas p*blic*s, no Bra*il, têm avança*o m*s no sentido de segu*r uma t*ndência mundial </line>
</par>
<par>
<line> no </line>
<line> des**volv*mento </line>
<line> de políti*as e programas *e*tinado* ao combate </line>
<line> à pobre*a e </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresina, v. 1*, n. 5, art. 1*, p.213-227, set./out. 2015 </line>
<line> www4.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Os ***gramas La*oas *o Norte </line>
<line> 225 </line>
</par>
<par>
<line> d*sigualdade social d* m**o focal*zado, q** consist* em direci*nar o **ess* àqueles q*e </line>
<line> n**essitam das ações ofe*ecid*s. </line>
</par>
<par>
<line> Contudo, para Iamamo*o (2013), </line>
<line> nã* há como *ar r*spostas à questão so**al *em </line>
</par>
<par>
<line> entender suas </line>
<line> raízes. Acrescenta que não </line>
<line> há como compreender a *ociedade </line>
<line> cont*mporânea </line>
</par>
<par>
<line> sem a devida c*mpreensão *e </line>
<line> como ela vem se *str*tu*ando, como ve* concorrendo seu </line>
</par>
<par>
<line> processo de manutenção, afirm*ção, consolidação e legitimação. </line>
<line> En**o, considerand* * sit**çã* de prec*rização ou de des*ro*imen** da* formas de </line>
<line> m*radia, de **nda e, *or c*n*e*uin*e, d* sobre*iv*n*ia dig*a por parte das famílias que </line>
</par>
<par>
<line> resid*m no </line>
<line> entorno </line>
<line> *as Lago*s do Norte, o P*F </line>
<line> assim co*o o PLN têm um significado </line>
</par>
<par>
<line> com*le*o, por represen*are* med*d*s p**gressiv*s d* superaçã* ou, pelo *enos, </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> a*enização da s*tuação d* pobreza * s*as formas de r*produção, que re*ercut** na situaçã* </line>
<line> da saúd* dos grupos familiares que *o*e*á causa* formas de *doecimento. </line>
<line> No toca**e à* condi*io*a*idades do PBF, inf*re-*e que, s* *or um *ad* repres*ntam </line>
</par>
<par>
<line> exigên*ias **e </line>
<line> têm potencial pa*a facilitar o *cess* de c**adas da popu*ação que, </line>
</par>
<par>
<line> *r*va*elmente, *ão *l*ançari*m os serv*ços, por *utr*, favore*em a dúvida acerca </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> capacidade i*sta*ada dos ser*iços *e a*s*rverem *d*qu*dame*te a de*anda, em face do seu </line>
<line> crescimento. E, assim, a situação torna-se ai*d* mais d*licada d*ante do fato *e se ques*ionar, </line>
<line> ao mesmo tempo, as condiç**s e a cap*cidade *eal dos mun***p*os de of*rtarem as aç*es, </line>
</par>
<par>
<line> con*orme previsto *o rol de di*eitos sociais, princi*almente, </line>
<line> n* t*cante às ações básicas </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *aúde. </line>
</par>
<par>
<line> No ent*nto, a*resenta-se uma análise po*itiv* ace*ca *e ambos os programas, pois, o </line>
<line> PLN, cuja parcel* de urban**aç*o já concluída re*resen*a importan*e estí*u*o para a melhoria </line>
</par>
<par>
<line> da* cond*ções de s*úde d*ssa* pessoas e, </line>
<line> acer**do P*F, c*ta-s* o pres*upos*o o*imi*ta </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *ilva (2007), ao assinala* *ue a transferência de *enda a*ticu*ada às polí**cas estr*tur*n**s, </line>
</par>
<par>
<line> vol*adas para *t*n**o às fa*ília* *obr*s po*e interromper o c*clo </line>
<line> vicio*o da pob*e*a no </line>
</par>
<par>
<line> pre*ent* e sua rep*o*ução no futu**, remetend* à *ef*exã* </line>
<line> de que os citados programas t*m </line>
</par>
<par>
<line> *mp*ls*onado *ignific*tiv*s transformaçõe* no </line>
<line> conte*to da </line>
<line> pob*eza e das iniq*idad*s </line>
<line> e* </line>
</par>
<par>
<line> saúde. </line>
</par>
<par>
<line> E por fim, re*istra-se que, tendo ** vis*a a intenção de utilizar os P*og**mas B*lsa </line>
</par>
<par>
<line> Família Lagoas do Nor*e e </line>
<line> c**o objeto de estudo *o projeto de </line>
<line> pesq*isa, </line>
<line> pretende-s* </line>
<line> desta </line>
</par>
<par>
<line> form*,por me*o de es**dos de cam*o, fornecer elem*nto* que dêem r*spo**as s**re o nível de </line>
</par>
<par>
<line> cidad*nia alc*nça*o, bem com* sobre *e* signif****o para os benef*ciários *as re*e*idas o </line>
<line> a**es. </line>
<line> Rev. *SA, Teres*na, v. 12, n. 5, art. 12, p.213-227, set./out. 2015 www4.fs*net.com.*r/re*is** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. *. M. S. Rodrigues, M. D. M. Fe*r*ira. </line>
<line> 226 </line>
<line> REFERÊNCIAS </line>
</par>
<par>
<line> ALVES, H. Avanços e desafios do programa bolsa famíl*a na p*r*p*ctiva d* *e*erminaç*o </line>
<line> s*ci*l *m *aúde.In: Act* scientia e médica, 2012. </line>
<line> BENEVIDES, M. V. M. Cidadania e *emocra*i*. São Paulo: CEDEC, 1994. </line>
<line> BRA*IL. Política N*cio**l *e Assistên*ia S*cial. Ministé**o do D*s*nvolvimento Soc**l * </line>
<line> C*mbat* à Fome, Brasília: MD*, 2004. </line>
<line> ______. G*ia para acomp*nha*ento das *ondici*nalidades *o Progr*ma Bolsa *amília. </line>
<line> Guias e Manuais, Minist*rio d* Desenvolvim*n** Socia* e Combate à Fome, B*asília: MDS, </line>
<line> 20*0. </line>
<line> ______. Presidência da Repúbli*a. Le* nº 10836, de 09 de j*nei*o d* 2004. Cri* o Programa </line>
</par>
<par>
<line> Bols* Família e *á o*tra* providên*ia*. Di*rio Oficial da Repúbli*a Fe*erat*va </line>
<line> do Br*s*l </line>
</par>
<par>
<line> Brasília: 10 jan. 2004. Disp*nível em:*tt*://www.p*a*alto.gov.br./ccci*il_Ato200*- </line>
<line> 2006/Lei/L1083*.htm. A*esso em: 20 jan. 2015. </line>
</par>
<par>
<line> ______. RI *olsa Família e *adastro Úni*o: mês de *eferência 09/14. M*nistér*o </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> D*senvolv*me*to So*ial e Combate * **me, Brasília: *DS, 201*. </line>
</par>
<par>
<line> ______. Consti*uição da Re*ública Federativa d* Bras*l. Bra**lia: Senad* Fede*al, 1988. </line>
<line> CARVALHO, J M. Cida*ani* no Brasil: * l*ngo ca*inh*. 2. *d. R*o de Ja*eiro: Civilizaçã* </line>
<line> B*asileira, 2002. </line>
</par>
<par>
<line> COU*O, B. R. O d*reito social e a assistê*cia *ocial na s*cieda*e brasi*eira: </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> ex*ressão po*sível? 3. ed.*ão Paulo: Cort*z, 2008. </line>
</par>
<par>
<line> DAGNINO, E. Anos </line>
<line> 90: Polí*ica e soc*ed*de no Brasil. O* movimentos so*iais e a </line>
</par>
<par>
<line> emergência de uma nova cidadania. São Pau*o: Brasiliense, 1994. </line>
</par>
<par>
<line> FERREI*A, M. D. M. Participação e cont*ole Social nos anos 90: nov*s descobertas </line>
<line> *u </line>
</par>
<par>
<line> *ovas utopia*? I*: *erviço Social e Conte*poranei*ade: v. 1, Teresina: E*U*PI, 2**1. </line>
</par>
<par>
<line> FERREI*A, M. D. *; RODRIGU*S, J. Mo. S. O programa bo*sa família e o *ro*ram* </line>
<line> *ago*s *o *o*** como estraté**as de a*e*so à saúde no mu*icípio *e Ter*sina-Pi. Art*g* </line>
<line> Re*. *S*, Teresina, *. 12, n. 5, art. 1*, p.*1*-227, s*t./out. *01* www4.f*anet.co*.br/re**sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *s Programas Lagoa* *o *or** </line>
<line> 227 </line>
</par>
<par>
<line> apresen*ad* no I* *em**ário Internaci*nal Violênci* e *on*lito* So*iai*: Territorialid*des e </line>
<line> *egoci*ç*e*. Un*versidade F*deral do Ceará, Fortaleza 02 a *5 de *ezembro de 201*. </line>
</par>
<par>
<line> FORT*S, R. L. F. Perspectivas de desenvolv*mento *ara a </line>
<line> zon* no*te de Teresina. </line>
</par>
<par>
<line> Disponí*el *m: www.google.com.br. Ac*sso em: 18 out. 2*13. </line>
</par>
<par>
<line> IAMAMOTO, M. V. O Brasil *as desi*u*ldades: "questão soci*l", trabalho e r*l*ções </line>
<line> *ociais.In: SER s*cial, Br**ília, *. 15, *. 33, jul./dez. *01*. </line>
<line> IANN*, O. * ide*a d* Brasil moderno: *e*ig**ldades s**iai*. *ão Paulo: Brasi*iense, 19*2. </line>
<line> M**SHALL, T. *. Cidad*nia, cl*sse social e status. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1967. </line>
<line> p. 57 a 1*4. </line>
</par>
<par>
<line> P*STO***I, A. Del*mitando a questão s*c**l: nov* e * q*e o </line>
<line> perm*nec* In:A </line>
<line> cate*oria </line>
</par>
<par>
<line> "questão social" em de*a*e. *ão *aulo: Corte*, 2004. </line>
</par>
<par>
<line> SANTOS, S.N. Anális* *mbi*n*al e I*fluê*cia </line>
<line> da p*pulaç*o </line>
<line> na Lagoa do Bairro Nova </line>
</par>
<par>
<line> Br*s*lia. Ter*sina-*i: UESPI, 201*. </line>
</par>
<par>
<line> SIL*A, S e *zan*ra M. Bolsa Fam*li*: Pro*lematiza*do ques*õe* centrais na po*ítica de </line>
<line> transf*rência de ren** no Brasil. Ass*ciação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coleti**. </line>
<line> Ciência & Saúde Coletiva, Rio *e Jan*ir*; v. 12, num. 6, d*ciembre, 2007. pp. *429-1439. </line>
<line> SPO*ATI, A. Modelo B*asileiro de Proteção Social *ão contr*buti*a: Concepções Fundante*. </line>
</par>
<par>
<line> In: </line>
<line> Concepção e **stão da Pr*teç** Social Não **ntributiva no Bras*l. Brasília: </line>
</par>
<par>
<line> M*nist*rio d* Dese*volvimento S*c*a* e Co*bat* à Fome, UNESCO, 2*09. Pág*nas. 13 a 56. </line>
<line> T*RESINA, Capit*l. Teres*na mostra o que a *rbani**ção de uma área pobre pode f**er </line>
<line> *or toda * ci*ade. Di*ponível em: www.google.*om.br.www.capitalteresi*a.co*.br. Ac*sso </line>
<line> em: 0* mar. 2014. </line>
<line> TERESINA, Prefei*ur* d*. S*cretaria Municipal de Planejament* e Coo*d*nação, </line>
<line> Un*dade *e Gestão de Pessoas. T*resina: *PMT </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. *2, *. 5, a**. 12, p.213-2*7, set./out. 2015 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.br/**vista </line>
</par>
</page>
</document>

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)