<document>
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<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 12, n. 3, art. 3, *. 49-61, Mai./Jun. 2015 </line>
<line> ISSN *m*r**so: 1806-6356 ISSN E*e*rô*ico: 2317-2983 </line>
<line> ht*p://dx.doi.or*/10.128*9/2015.12.3.3 </line>
</par>
<par>
<line> Voluntariado Empresarial: Um E*tudo Da* Redes De Voluntários </line>
<line> Corporate *o*unteerin*: A S*udy Of **lunteer Netwo**s </line>
</par>
<par>
<line> Paulo Bare*li </line>
<line> Mestre pe*a Uni*e*sidade Me*odista de Pir**icab* </line>
<line> Professo* da F*culda*e *ntegra*a Metropolitana de C*mp*nas </line>
<line> E-mail: paulo.***eli@ig.com.*r </line>
<line> Valeria Rueda *lias Sper* </line>
<line> Doutora pel* Pontifícia Univ*rs*dade Católica d* São Paulo </line>
<line> *ro*essora d* *nivers*da*e Metodista *e **racicab* </line>
<line> E-mail: vrueda@uni*e*.br </line>
<line> Antoni* Carlos Giul*ani </line>
<line> Doutor pela Un*ver*idade Metodi*ta d* Pi*acic*ba </line>
<line> Profes*or *a *niversid*de M*todista de Pir*cicaba </line>
<line> E-mail: cgiuliani@unimep.*r </line>
<line> Graziela Oste *r*z*a*o </line>
<line> D*utor* pel* *niversidade Nov* d* Julh* </line>
<line> Professor* da Unive**i*ade Metodista de Piraci*aba </line>
<line> E-m*i*: graziela.**a*ian*@gmail.co* </line>
<line> Maria Hele** Bernard* </line>
<line> Doutor*nda em Adm*nist*ação pela *niversi*ade Me*odista de **racicaba </line>
<line> *rofessora da F*cul*a*e de Tecnologia e Ciê*c*as </line>
<line> E-mai*: mariah**enabe*nardo@hotmail.com </line>
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<line> End*reço: P**lo Barelli </line>
<line> Eoys Balck Vie*ra Alves, *59, CEP: 64019-625, Piracica*a/SP, Br*s*l. </line>
<line> Endereç*: Valeria R*eda *l*as S*ers </line>
<line> Rua Barão *e Piracicamirim 1162, *EP- 134160*5, Pi*a*icaba/*P, Brasil. </line>
<line> Endereço: An*onio Carlo* Gi**iani </line>
<line> Ru* Ipira*ga 337, *E* 1340*-480, Piracicaba/SP, *ras*l. </line>
<line> Endereço: Graz*ela Oste Grazian* </line>
<line> R** Gu*rino Lubi*ni, 420, CEP- 13*208*3, Piracicab*/SP, Brasil. </line>
<line> E*dereço: Maria Helena Bernard* </line>
<line> Ro*ov*a do Açúcar km 156, CEP- 13423-17*. </line>
<line> Edito*a-ch*fe: Dra. Marlene Araújo de Ca*valho/Facu*dad* Santo Ago*tinho </line>
<line> Artigo recebido em 05/03/*015. Últim* *ersão recebida em 06/03/2015. Ap*o**do *m 12/03/20**. </line>
<line> Ava*ia*o **lo sistem* Tripl* Review: a) *esk Review p*l* Editor*-Chefe; e b) Double Blind Rev*e* (a*aliação ceg* </line>
<line> por dois avalia*o**s *a **ea). </line>
<line> Revisão: Gr*matical, Normativ* e d* Form*tação. </line>
</par>
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<line> P. B*relli, V. R. E. *pers, A. C. *iuliani, G. O. Graziano, M. H. Bernado </line>
<line> 50 </line>
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<line> RESU** </line>
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<line> O presente arti*o, em </line>
<line> um primeiro momento, a*r*senta os *onceitos *o *o*untariado </line>
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<line> empresarial e das r*des que s* f*rmam </line>
<line> através do dese*volvim*n*o de </line>
<line> ações voluntárias. </line>
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<line> Ap*s a a*resentaçã* do* conceitos, *em o objeti*o de pes*u*sa*, *unt* a*s **ofissi*nai* </line>
<line> d* </line>
</par>
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<line> *ecu*sos *u*anos, *uais *ão as suas e*p**iência* e ou co*o poder** s*r trabalha*a a ideia </line>
<line> do voluntariado *as organizações. A partir da anális* da pesquisa realizada, busc*-se </line>
</par>
<par>
<line> demonstrar como essas ações sã* </line>
<line> aplic*das nas organizações * como é apr*sen*ado pe*o* </line>
</par>
<par>
<line> prof*ssionais de RH o volunt**iad* empresari*l e, por último, *presentam algumas </line>
</par>
<par>
<line> organizações que p**suem </line>
<line> esse program* de forma estruturad* e que p*derão ser fontes </line>
<line> d* </line>
</par>
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<line> motivação para as demais orga*izaçõe* ini*iarem o seu Programa de *olunta*iado. </line>
<line> Palav*as-chaves: V*lunt*riad*. Volun*ariado Empresarial. Re*e de Voluntários. </line>
<line> AB*TR*CT </line>
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<line> This paper *t first introduces t*e </line>
<line> concepts o* volunteerism *nd corporate n*tworks that are </line>
</par>
<par>
<line> for**d through the *evelopment o* voluntary actions. Af*e* the pr*s*ntation of the concep*s, </line>
</par>
<par>
<line> aims sea*ching for human re*our*e* *rofessionals w*at are *our at </line>
<line> exp*rience* and how it </line>
</par>
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<line> could be work*d o* t*e id*a of volun*eering in organi*at*ons. F*om the analy*is *f the *urvey, </line>
<line> we *ee* to demonstrate **w these a**ions are appli*d *n organiza*ion* an* *ow it is presente* </line>
<line> b* HR professionals and cor*orate volun*eering final*y, presen*s some orga*iz*tio*s that *ave </line>
<line> this prog*am in a *tructured way and t*at ma* be *our*es of motiva*ion for *he ot*e* </line>
<line> organizati*n* be*i* thei* voluntee* programs. </line>
<line> *ey-word*: Voluntar*. Volunteer work. Volunt*er Network*. </line>
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<line> Rev. FSA, T*resina, v. 12, n. 3, art. 3, p. 49-6*, *ai./Jun. 2015 </line>
<line> w*w4.fsane*.com.br/revista </line>
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<line> Voluntariado Empres*rial: Um Est*do Das **de* De Voluntário* </line>
<line> 51 </line>
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<line> 1 INT***UÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> E* um prime*ro momento, o artig* traz *m *eferen*i*l t*óri*o esp*c*ficar; na segunda </line>
<line> parte o artigo d*senvolve a met**ologia da pesqui*a e na tercei*a pa*te o re**l*ado coleta*o </line>
<line> com esse *rupo de estudos *e p*ofissionais de Recursos H*man*s. </line>
</par>
<par>
<line> Esper*-se que, no fin*l desse art**o, sejam *espondi*os os </line>
<line> p*oblemas </line>
<line> aqui citados: </line>
</par>
<par>
<line> Como as or*aniza**es olham a po*sibil*d*** d* c*iar r*d*s de vo*untariado e*pre*ar**l? </line>
<line> Quais as m*iores dificuldades encontrad*s p*ra * sua aplicação? Quais poderia* ser os </line>
<line> benef*cios para as organiza*õ*s q*e de*envolvem p*og*ama* v**untários? </line>
<line> Conf*r*e afirma o Centro de V*luntariado de São Pa*lo (*0*1), o volu*tar*ado </line>
<line> começ* * de*p*ntar no Bra*i* no início do sécul* XX, a *****r da nec*ssidade de amparo e </line>
<line> aux*lio aos mais necessitados, sobretudo e* *azão das ep**e*ias des*ncadead*s p*r de </line>
<line> *i**rsas d*e*ças que **ometiam a p*pulação mais carente. </line>
<line> *esde os ano* *0 a *o*ied*de começa a partic*par ativa*ente *as ações soc**is, não </line>
<line> esper*ndo apenas q*e os govern*s es*ad*a* e f*deral promovam * *e*-estar das famí*i** mais </line>
<line> ne*essi*ada*. </line>
<line> Nessa é*oca, c**e*am a surgir ** ONG´s - O**anizações não Gover*amenta*s q*e </line>
<line> contrib*íram ainda para *ortalecer * voluntaria*o. *es*e mo*ento, com*ça a h*ver um </line>
<line> fortal**i**nto na d*versificação do t*abalh* vol*ntário no B*asil, c*m *es**que p*ra a </line>
<line> proteção ao meio a*bie*te. </line>
<line> Nos anos 90, o *o*unt*riad* *e consolid*u na so**edad*, *otadame*t* pe*o *ncentivo </line>
<line> de medidas *overnamentais e **i*iati*as *mpr*sa*iais. Houve u*a g*an*e expa*são ***se </line>
</par>
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<line> traba*ho, </line>
<line> com a mob*liz*ção da sociedade que doa seu tempo, trabalho e ta*ento *e forma </line>
</par>
<par>
<line> espontânea em prol do* necessitados e menos *avorecidos, objetiva*do uma vi*a mais digna a </line>
<line> milh*re* *e pesso*s. </line>
<line> * prese*te arti*o tem com* ob*e*i*o ger*l estuda* com* a* orga*izações, que </line>
<line> pert*ncem ao grupo d* prof**sion**s *e Re**rsos Hu*a*os, olha* as possibilidad*s d* cri*r </line>
</par>
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<line> u* prog*am* de voluntariado empresarial, e a *art** d* coleta de </line>
<line> dados, *n*lisarem s* *s </line>
</par>
<par>
<line> empresas possu*m o programa </line>
<line> *e </line>
<line> voluntariado * *apear c*mo *s*e pro*rama tr*ta*o *as é </line>
</par>
<par>
<line> org*nizações. </line>
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<line> Rev. FSA, T*resina, *. *2, n. 3, art. *, *. 49-61, *ar./Abr. 2015 </line>
<line> *w*4.fsanet.*om.br/revis*a </line>
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<line> P. Barell*, V. R. *. Spers, A. C. G*uliani, G. *. Graz*a*o, *. H. Bernad* </line>
<line> 52 </line>
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<line> 2 REFERE*CIAL *EÓRICO </line>
</par>
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<line> O referencial está con*tituído dos *on*eit*s do *oluntari*do faz*ndo m*nção a lei que </line>
<line> regulamenta o volunt*r*ado no Brasil, *onsiderado um gr*nde av**ço pa*a a implantação </line>
<line> *ess* traba**o nas organizaçõe*. Em s*guida, a**esenta os co*ceitos do V*luntariado </line>
<line> Em*r*sarial os co*cei*o* *e Redes, e *s formas encontra*as de Redes *e Vol*nt*ria*os. </line>
<line> 2.1 Volunta*iad* </line>
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<line> *rab*lho voluntário *ode ser *nten*ido co*o, **mpo doado </line>
<line> para ajuda de uma </line>
</par>
<par>
<line> necessidade em b*sca de uma *ociedad* mais *usta; gest* d* cid*dania ent*e outra* id*ias. A </line>
<line> **UN d*fine "O volun*ário * o j**em ou o *d*lto que de*id* ao seu interesse pessoal e ao </line>
<line> seu espírito cív**o, *edica par*e *e seu *empo, sem remuneraç*o alguma, a div*rsas *o*mas ** </line>
<line> a*ividades, organ**ad*s ou não, de **m-*st*r *ocial ou *utr*s *amp*s". </line>
</par>
<par>
<line> No </line>
<line> a*o de </line>
<line> 1996 *oi edi*ada a Lei 9608/98, que re*ulamenta o tra*alho vol*ntário e, </line>
</par>
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<line> sem d*vida, foi o *rande av*nço par* * desenvolvimen*o do *oluntaria*o no Brasil. A lei e* </line>
<line> referência *ambém **nceitua o trabalho voluntário nos seguintes termos: </line>
<line> Ar**go 1º - *ons*der*-se serviço voluntário, para f*ns des*a lei, a atividade não </line>
<line> remunerada pre*tad* po* pes*oa f*sica a en*idade pública de **alqu** *aturez*, ou a </line>
<line> institui**o p*ivada de fin* não lucrati*os, que tenha obj*tivos cívicos, c*lturais, </line>
<line> ed*caci*nais, científi*os, recrea*ivo* ou e assistê*cia social, *nclusive mutua*idade. </line>
</par>
<par>
<line> O v*lun*ariado é reconhecid* mundia*me**e n*o apena* co*o uma fonte va*ios* </line>
<line> de </line>
</par>
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<line> trabalho, mas com* *m meio de facilitar a *ar*icipação individual na *ida cí*ica, prom*ve* a </line>
</par>
<par>
<line> comunidade, e *po*ar a democracia (ANHEIER E </line>
<line> SALAMO*, 1999 </line>
<line> a*ud B*O*N, </line>
</par>
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<line> KIL**RE, 200*). </line>
</par>
<par>
<line> P*ra *nyder e Omot* (*008), o voluntariado po*e i*cluir questões de des*n*olvimento </line>
<line> pessoal, au**e*t*ma e desej* *e cons*ruir a própria *ed* social e *e conhecer *ovas *essoas. </line>
<line> 2.2 voluntariado empresarial </line>
</par>
<par>
<line> Voluntariado </line>
<line> Emp*es*rial </line>
<line> * </line>
<line> defin*d* </line>
<line> como </line>
<line> qua*qu*r </line>
<line> apoio </line>
<line> formal </line>
</par>
<par>
<line> das *mpresa* *ara participaçã* d*s func*onários e fam*lias que de*ejam v*luntari*mente doar </line>
</par>
<par>
<line> seu </line>
<line> tem*o e s*a* ha*ilidades no *e*viço à co*unidade (WILD, 1993, apu* PETERSON, </line>
</par>
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<line> 2003). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*es*na, v. *2, n. *, art. 3, p. 49-61, *ai./Jun. 201* </line>
<line> www4.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
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<line> V*lun*ariado Empresaria*: Um *studo Das *ed*s De Voluntários </line>
<line> 53 </line>
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<line> Peters*n (2003) *firma que o comprometimento organ*zacional é mai*r </line>
<line> *ar* </line>
</par>
<par>
<line> voluntário de em*re*as com um P*og*ama Voluntari*do Co**o**tivo e esse programa fornec* </line>
<line> inúmeros benef*cios para a comunidade, assim co*o m*lhora a i*agem pública da empresa. </line>
<line> A consci*ntizaç*o da *ocieda** qua*to à impo*t*ncia do *ra*alh* voluntári*, faz com </line>
<line> *u* a R*spo*sabilidade Soci*l passe a ser enf*tizada como princípio a se* c*mpr*do pela* </line>
<line> emp*esas * empresá*ios que p*s*am, também, a se preocupar com o ate*di*e*to à *opulação </line>
<line> e à com*nidade. </line>
<line> A orga*iz*ç*o, o* a em*res*, *ua*do se inse*e ne*te tipo de atividad* ainda obtém </line>
<line> significat**os retorn*s, não apenas na *ua i***em que fi*a r*forçada de credibi*idade, m*s </line>
</par>
<par>
<line> também no *ese*vol*im*nto da p*tenc*alidade de seus co*aboradores, pois nov*s talen*os </line>
<line> e </line>
</par>
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<line> li*eranças acabam despo*tando. </line>
</par>
<par>
<line> É fato que qualquer emp*esa de gra*de, médio ou pequen* porte poderá *mpl*nta* um </line>
</par>
<par>
<line> p*ograma vol**tário. A implan*ação poderá ser feita po* meio </line>
<line> de lit**atu*as, de vis*tas aos </line>
</par>
<par>
<line> pro*ra*as impl*ntados *m </line>
<line> outras empresas ou, *inda, pela contr*tação *e **pr*sas </line>
</par>
<par>
<line> *spec**lizadas que orie*tar** e fornecerá todas as ferramentas nec*ssárias para a impl*ntação </line>
</par>
<par>
<line> do pr*grama, como * Instituto Et*o* que auxil*a nes** impla*t*ção, be* </line>
<line> como poderão </line>
</par>
<par>
<line> oferecer t*d*s ** **bsíd*os para o voluntari*do empr*sa*ial. </line>
</par>
<par>
<line> O voluntariado *mpre*a*ial é uma </line>
<line> rota estratégic* qu* traz gan*os **ra a *mpresa, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> comunidade e os *unci*n*rios. Do lado social, aj*da a co*stru*r uma socied*d* ma** saud*vel </line>
<line> * em favor da perpetuação das atividade* da em*resa (GRAJEW, 2*11). </line>
<line> Sab*mos que as empr**as *ivulgam entre *s seus stakehol*ers suas ações voluntárias </line>
</par>
<par>
<line> * ness* *entido, surge a nossa primeir* h*pót*se que *erá confirmada a partir *a </line>
<line> pesquis* </line>
</par>
<par>
<line> aplicada com as emp**sas que par*icipam desse programa. </line>
</par>
<par>
<line> 2.3 Redes </line>
</par>
<par>
<line> Redes *ão formas de relações come*ciais e pessoais, com obj*tivos comuns. A rede é </line>
</par>
<par>
<line> fo*mada p*r </line>
<line> nós que posi*i*n* ** age*tes, *osições *ue definem a localização do agente </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ligações que </line>
<line> *ne* </line>
<line> os agentes e fluxo que u*em *s agentes com informações de**e </line>
</par>
<par>
<line> relac****m*nto. (SA*O*ANO *ETTO E TRUZZI, **04). </line>
</par>
<par>
<line> Segund* Lazzar*ni (2008, *.16 ) *ede é "conjunto *e </line>
<line> indivíduos ou organiz*ções </line>
</par>
<par>
<line> i*te*ligadas por meio *e relaçõ*s *e tipo* diversos". </line>
</par>
<par>
<line> A rede *ocial uma representação das relaçõe* e int*raçõ*s entr* ind*víduos com é </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> objetiv* de *ropagar informaçõe*, idéias e influências (KIM*RA e* *l, 2006). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Ter*sina, *. 12, *. 3, *r*. 3, p. 4*-6*, Mar./Abr. 2015 w*w4.fsanet.com.**/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P. B**elli, V. R. E. Spe*s, A. C. Giuli*ni, G. O. Graziano, M. *. Bernad* </line>
<line> 54 </line>
</par>
<par>
<line> O de*envolvimento de uma rede or*a**za-se na ar*icula*ão de sab*res e *a*ilidades </line>
<line> diversas em torno d* um* **ividade fim [...] seu suce*so é pautado com o inc*e*ento da </line>
</par>
<par>
<line> c*nectiv*dade, </line>
<line> f*z**do *om que a r*de seja *nstrumento d* info***ções e c*nhecimento </line>
</par>
<par>
<line> destin*do ao que *e pretende pres*ar (PIN*E**O E CAVEDON, 2002). </line>
<line> A* redes *o*iais podem ser a*xiliad*s pelo uso *e internet e na cri*ção de </line>
</par>
<par>
<line> comunidades para tro*a de informações, </line>
<line> compartil*arem experiênc*as e aju*a para d*ver*os </line>
</par>
<par>
<line> problemas (L*NOX E *O*EMAN, 201*). </line>
<line> O uso da internet e das *e*es soci*is po*er*o ser bons aliado* para estudantes, </line>
<line> pr*fissi*nais e de*ai* interessados na busca *e soluçõ*s par* o* seus pro*lemas, *ais *omo: </line>
<line> venda de produtos, t*o*a d* experiên*ias, e *ambém *juda na divulgação de inf*rm*ções e de </line>
<line> um t*a*alho *oluntá*io. </line>
<line> *.4 Re*es voluntárias </line>
<line> As r*des voluntárias s*rgem com o comp*omisso de integr*ção entre grup* d* pessoas </line>
<line> com obj*tivos comun*. Pod*m aparecer *edes **luntárias de pessoas ped*ndo doaçõe* em pro* </line>
<line> *e alg*ma necessidad*. </line>
</par>
<par>
<line> É muito comum, e* casos de catástrofes </line>
<line> ocorridas n* Brasil e no mund*, surgirem </line>
</par>
<par>
<line> redes voluntárias de ajuda, através **s me**s de comunicação como i*te**et, jo*nais, televisão </line>
<line> e outras formas de informação de massa. </line>
<line> As redes se for*am *o* obj*tivos comuns. E* p*squisa em *rti*os e publicações do </line>
</par>
<par>
<line> assunto, obser*a-se que muitas </line>
<line> vezes as redes s* </line>
<line> forma* c*m * </line>
<line> objetivo d* um </line>
<line> *rabalho </line>
</par>
<par>
<line> voluntári*. </line>
</par>
<par>
<line> As </line>
<line> redes </line>
<line> soc**is </line>
<line> de </line>
<line> vol*n*ários </line>
<line> são </line>
<line> c*da </line>
<line> ve* </line>
<line> *ais, </line>
<line> cercados </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> uma *o*unidade de pessoas que es*ão, d* alguma </line>
<line> forma, ligadas a ess* </line>
<line> trab*lho vol*ntário </line>
</par>
<par>
<line> (*MOTO e SNYDER, 2002 apud SNYDER e OMOTO, 2008). </line>
<line> A articulação da rede volun*ária está orientad* para a f*rm*ção de *i**re*tes *quipes </line>
<line> de trabalhos, constituída* por p*ssoas de di*ere*te* E*uipes de Voluntários, que se u*em c*m </line>
<line> *bj*tivo ** re*lizar projet*s esp**íficos * cumprir *s o*jetiv*s propostos (AYRES, 2001). </line>
<line> *s **des voluntárias *ão f*rmadas por *lgumas razões, como: entre*a d* um *rabalho </line>
</par>
<par>
<line> para uma organ*zação; sai* de casa, faz*r novos amigos, fazer parte </line>
<line> de um* comu*idade </line>
</par>
<par>
<line> (*ARD*LL et al., 2000). </line>
</par>
<par>
<line> A* *edes soc*ais *ão importante* para o envolvim*nto de </line>
<line> pessoa*, seja em *ausas </line>
</par>
<par>
<line> vo**ntárias, p*ra relacionamentos *ntre *s p*s*oas c*m o*jetivos comuns e t*oca </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> R**. FSA, T*resina, *. *2, n. 3, art. 3, p. 49-61, M*i./J*n. 20*5 w*w4.fs*net.*om.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V*lun*ariado Empres*ria*: Um Estudo Das R*de* De Voluntários </line>
<line> *5 </line>
</par>
<par>
<line> experiê*cias e, essenc*a*mente, para o tr*balho voluntário. É *ma for*a eficaz de divu*gação </line>
<line> das ações volu**árias e*tre a* *essoas. </line>
<line> 3-ME*ODOL*GIA </line>
<line> *.1 Méto*o </line>
<line> A metodol*gia *sco*hida e aplicada para * p*squ*sa é * *étod* qu*lit*tivo e estu*o de </line>
<line> *aso. </line>
<line> Pa** a cole*a de dados fo* elabo*ada u*a **squisa junto aos ***fiss*onais de d**ersos </line>
<line> segm*ntos empresariais *ue par*ic*p*m de um g*u** de estudo *e Recurso* Humanos da </line>
<line> *egião de Campinas. </line>
<line> Conforme M*rconi * Lakatos (2**8, p. 3), a p*sq*isa "deve basear-se e* uma t*oria, </line>
<line> *ue serve como *on*o de partida para a *nvestigação bem s**edida de um problem*. A teoria, </line>
<line> *endo i*strument* de ciência, é uti*izada para conc**tuar os tipos d* dado* a **rem </line>
<line> *n*l**ado*." </line>
<line> Par* **drade (2009 p. 111), "a *esquisa é o conjunto de p**cedimentos sis*emáticos, </line>
<line> bas*ado no rac*ocínio *ógico, que te* por objetivo encontrar s*luções para p**blemas </line>
<line> propostos, medi*nte a utilização de métod*s ci**tífico*". </line>
<line> Foi escolhida a pesq*isa qualitativa, para av*liar as possibi*ida*es das o*ganizações </line>
<line> cri*r** o Programa d* Voluntariado. </line>
<line> Confor*e Mezzaroba e Monteiro (2009, p. 110), a pesquisa quali*a*iva "não vai medi* </line>
<line> seus dados, ma* *n*es, *rocu** identificar sua natu*ez*" </line>
<line> (...) a pesquisa qualitativa ta*bém p*de possuir u* conteú*o *ltamente descritivo e pode at* </line>
<line> la*çar mão de dad*s q*a*titativo* incorporado* *m suas **á*ises, mas o que *ai preponderar </line>
<line> sempre é o *x*me r*goros* *a natureza, do alcance e das inte*pre*ações *ossí*eis pa** o </line>
<line> *enômeno estudado e (re)interpretado de *c*rdo com as *ipóte*e* estrate*i*amente </line>
<line> es*abelecidas *elo pesqu*sador. </line>
<line> O es*udo de caso permite a d*scr**** sistema*izada de expe*iên*ia* entre empresas </line>
<line> (MIZUM*TO E MA**ADO FILHO, 2007). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, v. 12, n. 3, art. 3, p. 49-61, Mar./Abr. **15 </line>
<line> www4.*sanet.c**.b*/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P. Barel*i, V. R. E. Spe*s, A. C. Gi*l*an*, G. *. Grazian*, *. H. Bernado </line>
<line> 56 </line>
</par>
<par>
<line> 3.2 L*va*tamento *e informações </line>
</par>
<par>
<line> As informaçõe* for*m cole*a*as *ntre aos dias 17 a *4 *e Outubro d* 2011 e </line>
<line> reforç**as na re*nião ord***ria mensal de *u**bro, **nto*, aos profissiona*s d* Recursos </line>
<line> Hu*anos desse Gru*o de Estudos. </line>
</par>
<par>
<line> A coleta de dad** foi rea*i*ada *tr*vés de questões abertas, envi*das por e-mail </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> também pessoalme*t*, para iden*ificar jun*o aos profissi*nais suas ex**riências e ou </line>
<line> de *ue </line>
</par>
<par>
<line> forma seria tr*ta*a a im*lantação de ações voluntária* j*nto nas suas organizações. </line>
</par>
<par>
<line> As resposta* do que*tionário rece*i**s foram sintet*za*as em u* *n*co formul*rio, </line>
</par>
<par>
<line> para *acilitar a *nálise **s da*o*, que serão </line>
<line> apr*sen*ad*s resumidamente </line>
<line> na **scussão dos </line>
</par>
<par>
<line> resul*ados desse artig*, sobre as expe*iência* de*se assunto r*lata*as por esses prof*ss*onais. </line>
</par>
<par>
<line> O questionário foi for*ado com *uatro perguntas </line>
<line> dissertativas para que cada </line>
</par>
<par>
<line> *ro*is*ional pudesse escrever sua experiência, ou *omo articu*aria ju**o à sua organização o </line>
<line> volun*ar*ado empresari*l. *a seq*ên*ia são apr*sentad*s as pergunta* r*alizadas ** pesq*isa. </line>
<line> Pergun*a 1 - Qual a re*e*ância *o vo*untariado para o *ia a dia da s*a organizaç*o? </line>
<line> Pe*gunta 2 - Como você organiza ou organizari* uma *ção voluntária interna? </line>
<line> Pergunta 3 - Em sua org*nização e*i*te capil*r*dade par* aceitar a cri*ção de grup* *e </line>
<line> volunt*r*os at*vo? Como você a*redita que po*eria ven*er a ideia? </line>
<line> Pergunta 4 - Quando *ai colocar a idéia *e um *ro*eto social envolven*o o grup* de </line>
<line> *ol*nt*rios, como esse projeto foi pe*s*do? * que ele l*vou em consideração? </line>
<line> 3.3 *esc*içõ*s *as empresas s*le*ionadas *ara o es**do de cas* </line>
<line> O *rupo de Recu*sos Humanos é formado **r profissio*ais da área de R*curso* </line>
</par>
<par>
<line> Hum*nos e </line>
<line> conta com pessoas que *c*pam di*ere*tes </line>
<line> posições n*s or*anizações, de*de </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> ní**l As*i***nte/A*ali*t*s, coo*denação e Gerenci*. O grup* tem como foco principal </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvimento d*s </line>
<line> pes*oa* </line>
<line> e </line>
<line> privilegia o p*ofissi*nal e nã* a or*an*zação que ele </line>
</par>
<par>
<line> repres*nta. </line>
</par>
<par>
<line> Os *ntegrantes desse grupo trabalham </line>
<line> na ma*oria em </line>
<line> empresas de médio e pequ*no </line>
</par>
<par>
<line> po**e. O grupo é formado por 38 pessoa*, sendo que oito profissionais atuam em sua própria </line>
<line> c*nsultoria, rea*izand* div*rsos **ab*lho* *a área e a*gumas org*nizações e dessa forma, </line>
<line> lidam com diferentes culturas org*nizacionais. </line>
<line> ** segm*ntos das organ*zações representadas por esse gr*po são: **dustrial, c*mérc*o, </line>
<line> cons**ução, *êxtil, educação, ter*eiro setor e c*nsultorias de Recursos Human**. </line>
<line> *ev. FSA, Teres**a, v. 12, n. 3, art. 3, p. 49-61, Mai./Jun. 2*1* www4.f*anet.com.*r/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Voluntariado Emp*esarial: Um Estudo Das Redes De Vol*ntários </line>
<line> 5* </line>
</par>
<par>
<line> 4 DIS**SSÕES DOS RESUL*ADOS </line>
</par>
<par>
<line> Após a compilação dos dados, *ara facili*ar a interpretação *as respostas do* </line>
<line> qu**tionários,ser* representado o resul*ados d* form* sinte*izada, procurando agrup*r *s </line>
<line> respostas com os mes*os sentidos. </line>
</par>
<par>
<line> No que se refere à r*le*ância das </line>
<line> aç*es volu*tárias nota-se que os *ro**ssionais </line>
</par>
<par>
<line> *er*ebem que a a*ões vo*untárias são importantes *a*a a* organ*za*ões e verifi*a-se uma </line>
</par>
<par>
<line> melhoria n* *ent*m*nto </line>
<line> das pes*oas, *o </line>
<line> convívio e*tre as equipes e traze* inú*eros </line>
</par>
<par>
<line> benefíc*os par* a* organizações (PETERS*N, 20*4). </line>
<line> Todos os profissionais acre*itam *ue *ções vol*ntárias são *uito importan*es *ara *s </line>
<line> organiza*õe*. </line>
<line> E*sas a*ões visam fortalecer a marca *a o*gan*zaçã* j*nto à so*iedade, dese*volver </line>
</par>
<par>
<line> no* colabor*d*res, o exerc**io da cidadani*, criar maiores vínc*los entre o* </line>
<line> col**oradores </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> até mesmo melh*rar o cli** organiza*i*na*. </line>
</par>
<par>
<line> Para o p*o*iss*onal da institu*ção de ensino o voluntariado é primord*al, p*is </line>
</par>
<par>
<line> desenvolve valores ** *ida*ania *m seus alunos, e q*e *er*o importantes para equilíbrio o </line>
<line> social desse* j*vens no futuro. </line>
</par>
<par>
<line> As ações </line>
<line> volu*tárias são </line>
<line> o*gani*ada* por pessoas com objetivo* comun* e mui*as </line>
</par>
<par>
<line> vezes *ssas i*iciadas at*avé* *e um </line>
<line> a*endime*t* po*t*al. A pe*quis* proc*rou identificar </line>
</par>
<par>
<line> como a* *essoa* o*ganizam uma a*ão volun*ária. </line>
</par>
<par>
<line> A maior*a das respo*tas desses profissionais *oi que, </line>
<line> e* pri*eiro mom*nto, fa*ia* </line>
</par>
<par>
<line> uma ação d* sensibilizaçã* junto aos colaborado*es e q*e també* necessitariam *o apoio e </line>
</par>
<par>
<line> ou envolvimento *a direç** de su*s or*anizações para o **senvolvimento das ações </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> org*nizaç*o. </line>
</par>
<par>
<line> *essalta-se que muitas aç**s voluntária* são compostas de </line>
<line> campanhas </line>
<line> organizadas </line>
</par>
<par>
<line> pe*a SIPAT ou e* *atas comemora*iv**, como Páscoa, Nata*, Dia </line>
<line> da Criança. *l*um*s </line>
</par>
<par>
<line> c**pa*has s*o re*liz*das em a*endi**nto a catá*t*of*s naturais, com* </line>
<line> en*hen*es ou </line>
</par>
<par>
<line> desmoro*amento. Outras campanhas *ormalmente </line>
<line> *tiliz*das nas orga*i*ações s*o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> agasalhos dur*n*e os meses de inverno. </line>
</par>
<par>
<line> *o *aso da i*stituiçã* de ensino, *xist* </line>
<line> *m gr*po *orm*d* </line>
<line> *or professores, </line>
</par>
<par>
<line> ed*cadores, profissi*nais </line>
<line> da área a*minist*ativa e alu**s que são engajados nesse p*ojet*. </line>
</par>
<par>
<line> Esse *rupo é *espo*sável pelo planeja*e*to anual das a**es sociais, *em*re voltado a a*ões </line>
<line> *m *orn* *a comu*idade em que a escola está inseri*a. </line>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. 1*, n. *, a*t. 3, p. 49-61, Mar./Abr. *015 **w4.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P. Barelli, V. R. *. Spers, A. C. Giulian*, G. O. Graziano, M. H. B**nado </line>
<line> 5* </line>
</par>
<par>
<line> Já na empres* de *erceiro setor, * prof*ssiona* do RH procuraria *un*o aos </line>
<line> colabora*ores **ent*ficar aq*eles que j* dese**olv*m algum trabalh* voluntário. A p**tir </line>
<line> dessa e*periência mapearia as ações e *romov*ri* um ci*lo de pales*ras *ara sensibi*ização e </line>
<line> tro*a de experiência c*m os dema*s cola*or**ores. </line>
<line> Observa-se q*e e**as aç*es são projeto* *ápidos para a*endimento a uma deter*inada </line>
<line> *ecessid*de e não um Pr*jeto Volu*tariado c*m diversas a*ões e *on*inui*ade do t*aba**o po* </line>
<line> u* pe*íodo mais *ong* e que muitas c*mpanhas realizadas pelas organizações *isam </line>
</par>
<par>
<line> *esenvolver ações sociais já e*ist***es, motivadas *ela mídia e até por cobrança de </line>
<line> alguns </line>
</par>
<par>
<line> colaboradores, que sol*citam que su*s org*niza*õ*s t*mbém façam aqu*lo que as de*ais </line>
<line> or**nizaç*es, esc*las, i*rejas já estão realizando. </line>
</par>
<par>
<line> *s açõ*s volunt**ias trazem inúmeros b*nefí*ios para as *rg*nizações e para </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> vol*ntários e, des*a fo*ma, pr*curou identifica* e*tre os pesquisados se *xist* capilarida*e das </line>
</par>
<par>
<line> organiz**ões em aceitar a criação de **upo *oluntário *tiv* e como se*ia desenvo*vida </line>
<line> essa </line>
</par>
<par>
<line> idei* d*ntro da* or*anizações. </line>
</par>
<par>
<line> A ma*ori* da* r*sp*stas foi po*itiva e qu* as *rga*izaçõ*s a*e*tariam ações voluntárias </line>
<line> nas organi*aç**s, ma* p*las respostas de*onstrada* nas per*untas anteriores, acredita-se que </line>
<line> seriam de c*rta duração, em form* de campanhas. </line>
</par>
<par>
<line> Esse* profissio*a*s de*e*volveriam açõe* *olu*tá*ias , *través de sen*ibi*ização </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *onscie**i*ação junto </line>
<line> aos colaboradores. Seriam aplicadas pale**ras sobre e*se as*unto, </line>
</par>
<par>
<line> de*onstrando </line>
<line> res*ltados de </line>
<line> *lg*mas **presas c*m progra**s em andamento, procurando </line>
</par>
<par>
<line> de*onstrar os result*dos obtidos de forta*eci*e*to da ima*em da organização e maior apoi* </line>
<line> *a *ireçã*. </line>
<line> Para * *nstituiç*o de e*sino, nas ações p***ua*s que a e*co*a vem a*licando, como </line>
</par>
<par>
<line> c*mpan**s da pásc*a, dias das cria*ças * </line>
<line> *e Na*a*, hou*e uma resposta </line>
<line> envolvendo </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> envol*er a *om*ni*ade em t**n* *a *nstituição. </line>
<line> As aç*es passam a ser a a*l***ç*o *e curso* voltad*s para a terceira id*de, projetos d* </line>
<line> in*lusão social de jovens carentes, *ursos de pequena dur*ção para prepar* d* cu*rículo e de </line>
<line> ap*esentação para en*revistas e i*centi*o à leitur* * pesquisa, atra*é* da bi*lio*eca aberta. </line>
<line> ** m*ioria das or*anizações *s aç*e* vo*untárias **o desen*olvidas *el* área de </line>
<line> Recur*os Human*s e, d*sta *orma, pro*urou identificar, junto a *sses profi*sionais, como *le* </line>
</par>
<par>
<line> pensam *obre a aplicaç*o do </line>
<line> vo*untar*ad* e q*ais as*ectos le**m em cons*deração par* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvimento de um* aç*o volunt*ria. </line>
<line> A m*ioria *os r*spondent*s pr*cura levar *m co*side*a*ão a* o**ni*es da* p**soa* </line>
</par>
<par>
<line> que já est** </line>
<line> en*olvidas em alguma aç*o, *esmo </line>
<line> que </line>
<line> **o seja *entro ** organização, para </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresi*a, v. 12, n. 3, art. *, p. 49-61, Mai./Jun. 20*5 </line>
<line> ww**.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Voluntariado *mp**sarial: Um Estud* Das Re*es De Vol*ntários </line>
<line> 59 </line>
</par>
<par>
<line> t*oca de experiências. Após **s*, leva em vo*ação para o gr*po de interess*dos qu* faz </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> opção da ação de*ejada e *n*ida*e beneficiada. </line>
</par>
<par>
<line> No caso da *nst*tuiç*o escola*, o pla*eja*ento *scolar do ano seg*inte, entre os m*ses </line>
<line> d* agostos e set*m*ro p*ever a realiz*çã* de propostas pe*agógi**s * *s orçamentos da </line>
</par>
<par>
<line> ins*ituição. Nesses or*amen*os, sã* incluídos os custos co* as aç*es propostas para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> pró*imo ano. As ações d*s*nvolvidas *a in*titui*ão s*o voltad*s a foment*ção da educação, </line>
<line> do *eio ambiente e da inclus*o soc*al. </line>
</par>
<par>
<line> No caso das ins*ituições de ensino </line>
<line> "a </line>
<line> *tividade de *o*untari*do, qu*lquer qu* seja, </line>
</par>
<par>
<line> p*ecisa estar d* </line>
<line> acordo </line>
<line> *om o proj*to político-pedag*gico, *ontar *om a aprovação da </line>
</par>
<par>
<line> *omunidade esc**ar, além de ser coor*enada para que não prej*diqu* as a*ividades escolares </line>
<line> regulares" (www.amigos da escola). </line>
<line> 5 CONCLUSÕES </line>
</par>
<par>
<line> O *olunta*iado Emp*e*arial no Brasil está ain*a s* consol*dando e* </line>
<line> algum*s </line>
</par>
<par>
<line> *rganiz**ões. Este prog*ama é apli*a*o formal*ente e com </line>
<line> açõe* frequentes nas grande* </line>
</par>
<par>
<line> *or*or*ções como: Abri*, </line>
<line> *cesita, Anders*n Consu*tin*, Avon, Bo*ch, Bosch Freios, C&A, </line>
</par>
<par>
<line> Caixa E*onô*ica F*d*ral, C*e*ic*rd, </line>
<line> Dixtal, Dpasc*oal, Fundação FEAC, Genera* *le*ric, </line>
</par>
<par>
<line> Infor*are, In*erm*dica, Iochpe-Ma*ion, Mc*insey, M*rce*es-Be*z, Natura, Sch*ri*g- </line>
<line> Plough, X*ro* (FISCHER * FALCONE*, 2011). </line>
</par>
<par>
<line> P*la p*squisa real*zad*, obse*v*-se que </line>
<line> os Gestores </line>
<line> de Pessoas </line>
<line> ac*am que é muito </line>
</par>
<par>
<line> importa*te d*senvolver um t*abalho voluntário na orga*iz*ção e que essa ação </line>
<line> pod * </line>
</par>
<par>
<line> contribuir para me*horia da imagem da *m*resa e também *as *elações entr* as *essoas, a </line>
<line> mas p*r*eb*-se q*e ** em*resas e*tão d*senvolvendo muitas ações pon*ua*s e de curt* pr*zo, </line>
<line> não se preocupan** *o* *m pro*e*o estru*ur*do e ma*or en*olvimento co* *s p*ss**s. </line>
</par>
<par>
<line> O *H poderia ser *m inc*nt*vador *ara a mudança e </line>
<line> aplic*ção do vol*ntariado </line>
</par>
<par>
<line> empr*sarial, mas, talvez, * sobreca*ga d* tra*alho dessa área e a falta de um responsá*el para </line>
</par>
<par>
<line> cuidar </line>
<line> das ações voluntá*ias n*s *rganizaçõe* podem i*ibir </line>
<line> a *riaç*o </line>
<line> de um proj**o </line>
</par>
<par>
<line> estruturado de volu*tariado. O RH ai*da é </line>
<line> vist* pelas pessoas muit*s vezes ainda executa e </line>
</par>
<par>
<line> muito* process*s *n*ernos e tar*fas *pera*ionais, deix*ndo de ser *s*ratégico e mais vi*ionário </line>
<line> nas o*ganiz*ções (CESAR et. al, *006). </line>
<line> As *rg*n*za*ões **o **veriam apenas p*nsar em fazer do*ções e a*ões de cu*t* *razo; </line>
</par>
<par>
<line> poderiam fazer mais *elas entidades benefic*adas, a*ud*ndo nas estratégias </line>
<line> das </line>
<line> entidades, </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 12, n. 3, *r*. 3, p. 49-61, Ma*./Abr. *015 </line>
<line> *ww4.fs*n*t.c*m.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P. Barelli, V. R. E. Spers, A. *. Giu*iani, *. *. Graziano, M. *. Bern*do </line>
<line> 6* </line>
</par>
<par>
<line> apr*veitando os es*ecialistas existe*t*s dentro da empresa das área* de Marketin*, Finança*, </line>
<line> R* * demai* área* (ANTUNES, 2009). </line>
<line> É prec*so cr**r nas org***zações o sen*ime*to do Volunt*riado Empresarial *om ações </line>
</par>
<par>
<line> mais estruturad*s e de longo prazo e q*e *ão </line>
<line> seja limitado a pequen*s ações pontuai* e </line>
</par>
<par>
<line> eme*gen*iais. Ac*edita-se que out*os artigos e publicações s**r* e*s* </line>
<line> assunto pod*rão </line>
<line> c***r </line>
</par>
<par>
<line> nas *rganiza*ões de p*queno * médi* port* o *nte*ess* em fazer um programa mais </line>
<line> estrutur**o com ações de longa duraç**. A divulgação das ações existentes e os bons </line>
<line> resultados com *s*e pr*grama poderão ser fatores que *judarão o fo*tale*iment* de**a </line>
<line> consc*entizaç*o en*re o* empresári*s e *ideranças nas **ganizações. </line>
<line> REF*RÊNCIAS </line>
<line> AMIGOS DA ESCOLA. Dispon*vel em: </line>
<line> <htt*://amigosdaescola.globo.*om/TV*l***/Amigosdaescola/0,,A*1277331-*976,00.ht*l>. </line>
<line> Acesso e* 25 *ut. 2011. </line>
<line> A*DRAD*, M. M. Introdução à *etodologia do Trabalho *ientí*ico. São *au*o: A*las, </line>
<line> 20*9. </line>
<line> ANT*NES, J. U* olhar sustentáv*l sobre o mu*d* empresarial. Dispo**vel em: < </line>
<line> http://www.sustentabilidadecor**rat*va.com/2009/*8/v**untariado-co*porati**-sustentavel- </line>
<line> e.html>. Acesso *m ** out. 2011. </line>
<line> A*RES, B. R. C. Os *entros de v*l*ntários brasileiros vistos como uma r*de organizacional </line>
<line> basea*a no f*uxo da in***maçã*. </line>
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