<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 12, n. 6, art. 3, *. 41-56, nov./dez. 2015
</line>
<line>
ISSN *m*r**so: 1806-6356 ISSN E*e*rô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
ht*p://dx.doi.or*/10.128*9/2015.12.6.3
</line>
</par><par>
<line>
O Contributo Da Semiótica Na An*lise Da *olítica Contemporânea
</line>
<line>
The Cont*i*ution Of S*mi*tics I* *he Analysis Of **ntemporary *olitics
</line>
</par><par>
<line>
Ana *eatr*z *omes More*ra
</line>
<line>
Doutorado ** Ciên*ias da Com*nic*ção pe*a *nivers*dade do Minho
</line>
<line>
Invest*ga*ora do Centro de ***udos de Co*unicação e Soci*dade do Mi*ho
</line>
<line>
E-mail:amo*eira@ics.uminho.p*
</line>
<line>
Em*lia Rodrigues A*aújo
</line>
<line>
Dout*ra *m Sociol**ia pela *ni*ersidade do *i**o
</line>
<line>
Profes*ora no Instituto *e *iências S*ciais da Uni*ersidade do Minho
</line>
<line>
*-mai*:emiliararau*o@gm*il.*om
</line>
</par><par>
<line>
Ed*tor Cient*fi*o: *onny Kerl*y de *lencar Rodrig*es
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Ana Beatriz Gomes M*reira
</line>
</par><par>
<line>
Universi*a*e *o *in*o, Ins*itu** de Ciências Soci*i*,
</line>
<line>
Arti*o recebido *m 11/09/20**. Ú*tima versão
</line>
</par><par>
<line>
Gualtar - 471*-057-Br*g*, Portugal.
</line>
<line>
**c*bid* em 06/10/2*15. Aprovad* *m 07/10/20*5.
</line>
</par><par>
<line>
Avali*do pelo si*tema *riple Rev*ew: Desk R*view a)
</line>
</par><par>
<line>
*ndereço: E**lia Rodri*ues Araújo
</line>
<line>
pel* Edi*o*a-Chefe; e b) Double Bli*d *eview
</line>
</par><par>
<line>
U*iversi**de do M*nho, Instituto de Ciên*ias So**ais,
</line>
<line>
(avaliação cega por do*s avalia*ores da área).
</line>
</par><par>
<line>
Gualtar-
</line>
<line>
4710-*57-Bra*a, *ortugal.
</line>
<line>
R*visão: Gra*ati*a*, Nor*ativa e de For*atação.
</line>
</par><par>
</page><line>
Apoio e Financ*amento:
</line>
<line>
Fu*daç*o *ara a C*ência e Tecnologia (F*T)
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A.B. G. Morei*a, E. *. *raújo
</line>
<line>
4*
</line>
</par><par>
<line>
RESUM*
</line>
</par><par>
<line>
Este t*a*alho *rocura mostrar qu*is o* contributos da *emiótica social *a** a c*mpreensã* de
</line>
<line>
alguns tr*ços *a relação en*re polític* contemporânea e os meios de c*mu*ic*ção. Partiremos
</line>
<line>
da ideia de qu* a intr*duç*o às tecnologias de comuni*ação e info*maç*o, juntame*te com o
</line>
<line>
desenvolvimento de vá*ias técni**s de comunicação política e ma*k**in* polític*, *onv*rg*m
</line>
</par><par>
<line>
**ra a acent*ação d*
</line>
<line>
grande c*mplexidade *e*iótica *os discursos políticos. D*s*a *orma,
</line>
</par><par>
<line>
iremos *ecorrer à análi*e ** e*i**dios recente* que envolveram po*ít*cos p*rtugues*s e às suas
</line>
</par><par>
<line>
*epercu*sões na opinião pública portuguesa. Pr**endemos, assim,
</line>
<line>
c*ntribuir para um mais
</line>
</par><par>
<line>
esc*a*eciment* da relaçã* e*t*e a política contemporânea e o* meios de *o*unicação na
</line>
<line>
atualid*de em so*i*dades democráticas, part*cul*rmente, na s*ci*dade portu*uesa.
</line>
<line>
Palav*as-chav*: S*mi**ica. *o*í**ca Comt*mpo*â**a. Me*os d* C*muni*ação.
</line>
<line>
*BSTRACT
</line>
<line>
Th*s **per foc*ses on *he conc**t *f social se*iotics, trying to show wha* contributions the
</line>
<line>
discipline bri*gs to the understanding of s*me features in the relationship b*tween
</line>
</par><par>
<line>
*ontemporary politic* and the me*ia. W* start *r*m the
</line>
<line>
*dea that the introduct**n to
</line>
</par><par>
<line>
*ommunicat*on
</line>
<line>
and inform*tion technology, along with the develo**ent of various
</line>
</par><par>
<line>
tec*niques of political *ommun*cation and politi*al marketing, converge on the a*centua*ion
</line>
<line>
*f great complexity sem*otics o* political *iscourse. I* this *ay, we *ill re*ort to analysis of
</line>
<line>
rece*t episodes involvi*g P*rtuguese pol*ticians and their im*act on Portu*uese public
</line>
</par><par>
<line>
op*nion. We intend, *herefore, contribu**
</line>
<line>
to a clarific*tion of the re*ationship between
</line>
</par><par>
<line>
co*t*mpora*y *olitics and the media *oday in de*ocratic societie*, par*i**larly in Portug*ese
</line>
<line>
so*iety.
</line>
<line>
Keyw*rds: Sem*otics. Comtemporanea P*li*y. *edi*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina, v. 12, n. 6, art. 3, *. 41-*6, nov./*ez. 2015
</line>
<line>
www4.*sa*et.co*.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O *ontributo Da Se**ótica Na **álise Da Polít*c* Contempor*nea
</line>
<line>
*3
</line>
</par><par>
<line>
1 **TRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
Este tr*b*lho consiste
</line>
<line>
numa reflex*o
</line>
<line>
explorató*ia sobre o mod* como a se*iótica
</line>
</par><par>
<line>
per*it* uma *elhor *ompreensão d*
</line>
<line>
polít*ca contemporânea, n*ma pe*sp*cti*a
</line>
</par><par>
<line>
multidime*sional, *obre*u*o num contex*o *ar*a*o pel* forte inf*uência do* meios d*
</line>
</par><par>
<line>
comunica*ão social. Podemos dize* que
</line>
<line>
existe* bastant*s trabalhos das ciênci** sociais
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
hu*anas que *nalisam o crescimento e aperfeiçoa*ento dos me*ia (FID**GO; *LIVEIRA,
</line>
</par><par>
<line>
2005; N*RDENST***G, 2001; *ANTOS,
</line>
<line>
20*5). No entanto, não se *ncon*r*m estud*s
</line>
</par><par>
<line>
*nc*siv*ment* f*cados sobre uso o
</line>
<line>
dos instrument*s teóricos met**ológicos provid*nciados
</line>
</par><par>
<line>
pel* sem*ótica ** a*álise espe*ifica do f*nômeno polític*, en*endido num sentido lato. Co*
</line>
<line>
efe*to, assu*imos que a an*lise semió**ca faci*ita algu*s inst*umentos de desconstrução da
</line>
<line>
co*plexi**de de sentid*s e int*r***t*ç*es pr*s*ntes n* modo de faze* pol*ti** hoje, que nã*
</line>
<line>
passa apenas pelos políticos o* pe*a a*ão política, abrange também o* atores que r*cepcionam
</line>
<line>
as mensage*s *ol*tic*s, as tratam, *s c*dif*c**, as interpreta* e *eagem a elas.
</line>
<line>
Neste se*tido, o texto que apre*en*a*os divi*e-se *m três pon**s: a) *p*esentação *a
</line>
</par><par>
<line>
*efinição, âmbito e *spe****
</line>
<line>
*a semió*ica social, seguindo os *rincipais
</line>
<line>
autores sobre
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
assunto e da**o relevo à i**i* de plur*lidade s*mi*tic* e
</line>
<line>
**xtual; *) a*resent**ão do modo
</line>
</par><par>
<line>
c*mo os autores analisa* a relação e**re *s *edi* a política até à at*alidade, s*ndo e
</line>
</par><par>
<line>
*nunciadas a* *rincipais c*racterísti*as destas r*laç*es * s*as *mplicações fin**m*nte, c) e,
</line>
</par><par>
<line>
apresen*a**o
</line>
<line>
de uma *náli*e de *asos di*erso* *a *olítica, a p**tir e a**avés dos quais
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
poss*vel dis*ut*r os contr*butos da semiót*ca social.
</line>
<line>
2 *EMIÓTICA SO*I*L
</line>
<line>
B*urd*eu (1982) a*irma *ue, a partir do **m**to que a*rendemos mesma lí*gua, a
</line>
</par><par>
<line>
e*tam*s ser ensin*dos a v*r * se**ir
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
e
</line>
<line>
*a mesma maneira, adqui*ind* uma
</line>
<line>
consciênc*a
</line>
</par><par>
<line>
*omu* enqu**to nação. Ad*anta, n* *esma **nha, que t*d* a p*r*epção do mundo é uma
</line>
</par><par>
<line>
c*nstrução de sign**i*ados *ce*ca d* me*mo, ainda que *nv*es*da, ist* é, re***zada sob
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
influênci*
</line>
<line>
dos
</line>
<line>
*ossos óculos sociais,
</line>
<line>
os quais estão intimamen*e dep*ndentes dos contextos
</line>
</par><par>
<line>
onde s* nasce e vive.
</line>
<line>
Como algu*s autores da semiótic* referem (*HANDLER, 2011; RODR*GU**,
</line>
<line>
2000), a s*c*edade *ode ser *ercebid* co*o *m *exto. *m texto q*e se *r*duz e* si mesmo,
</line>
<line>
com múlt*plos discurso* e com **rios **n*ido*, *om a cap*c*dade de *azer e desfazer v*rd*des
</line>
</par><par>
<line>
(*or *ezes * pa*tir do
</line>
<line>
nada), e que podem, ou não, moti*ar p**a * ação. Afirmam al*u*s
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T**esina, v. 12, n. 6, art. 3, *. 41-56, nov./dez. *015
</line>
<line>
www4.fsanet.**m.br/rev*st*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A.*. G. Mor*ira, E. R. A*aú*o
</line>
<line>
*4
</line>
</par><par>
<line>
autor*s ser "mediante a in*eração ** divers** níve*s de conhec*m*nto do mu*do que cons*rói
</line>
</par><par>
<line>
senti*o o *exto" (SANT*S,
</line>
<line>
2011, p.1*). O con*r*b*to da sem*ótica soci*l se e*pressa, em
</line>
</par><par>
<line>
grande parte,
</line>
<line>
na pers*ectiva sobr* o p*oce*so d*
</line>
<line>
signific*ção, o q*al co*siste numa
</line>
</par><par>
<line>
"devolução linguagem ao *u*do" (MARTINS, 20*4, p.52) isto é, na con*ronta**o ent*e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
signo e o seu s*gni*icado.
</line>
</par><par>
<line>
* *emiótica constit*i um *ampo mu**o vasto de de*ate teóric* e desenvolve-s* s*bre
</line>
<line>
diferen*es p*r**igmas. Ne*te trabalho, tenta*emos segui* um al*nh*men*o mais global,
</line>
<line>
*nco**ora*do contributos *e vário* auto*es que, *n**pendentemente da sua especificidade, nos
</line>
<line>
p*rmitem pe*spectiv* a pol*tica (e a co*u*ica*ão) como um *ampo de *or*as e s**tid*s com
</line>
<line>
forte c*paci*ad* * poder *e*formativ*.
</line>
</par><par>
<line>
Sa*ssure através da palavra
</line>
<line>
"semiologia" e Peirce **d*ante a pal*v*a "sem*ótica"
</line>
</par><par>
<line>
apresentara* contribuiçõ*s sem*n*is p**a * compreensão
</line>
<line>
do **oc*sso de sig**f*ca*ã*. Uma
</line>
</par><par>
<line>
defi*içã* b*eve *ara s*miótica *eria: o *studo dos signos. Ente*da-se que um sig*o é algo q*e
</line>
<line>
significa a*guma cois* para alg*ém, send* *ue se pode assum*r qu* "'todo o pens*mento é um
</line>
</par><par>
<line>
signo'"1 (*EIRCE, 1931 a*ud CHA**LER, s.d., p.58). Assim, podemos considerar que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
"() semiótica é a c**ncia *ue i*ves*iga todas
</line>
<line>
as linguagens poss*veis, o* seja, tem como
</line>
</par><par>
<line>
objetivo o exame dos mo*os d* co*sti*uiç*o de todo * qualquer fenôme** como ***ômeno d*
</line>
<line>
produção de s**ni*icação e de s*ntido" (SANTA*LLA, 1985, p.15). Est* disciplina é, as*im,
</line>
<line>
importa*te, po*s mostra como o *ndividuo *ode *er um sujeit* ativo, crít*coperante o mun*o,
</line>
<line>
que rec*sa a* explicações basead*s na ide*a d* *re*ença de *ma *nica verdade. *o fu*do,
</line>
<line>
ensina que a "real**ade" é uma rede de sign*s e *ignificantes que ajuda* na con*trução d*s
</line>
</par><par>
<line>
p*péis desempen*ad*s dentro e por detrás das
</line>
<line>
tramas t*cidas *m so*i*dade. **ta
</line>
<line>
bre*e
</line>
</par><par>
<line>
*it*ação sobre a **liação do conceito e d* pa*adigma da semiótica a*e*ta a necessidade de se
</line>
</par><par>
<line>
**t*b*lecerem c**promi*sos vincados c*m
</line>
<line>
o* seus pri*cípios teó*icos, *o momento da sua
</line>
</par><par>
<line>
utilização como dispositivo teórico m*to*ológ*co
</line>
<line>
de
</line>
<line>
a*á*ise e com*re*nsão do social,
</line>
</par><par>
<line>
evi*ando o s** uso gratuito (CHA*D*ER, 201*).
</line>
</par><par>
<line>
A semiótica f*z pensar so*re a re*l realid*de
</line>
<line>
das coisas, send* que *s*ir*mos a uma
</line>
</par><par>
<line>
mel*o* compree*são das contradições * complexidades, sobretu*o d*scu*si*a, da políti*a na
</line>
<line>
atual*dade. * nossa tese é a de que se *ode *firmar que se vive a*ua*mente num *un*o visual
</line>
<line>
"world of increasi*gly vi*ual signs"2, deste modo considerand* que, ao longo da *i*tó*ia,o ser
</line>
</par><par>
<line>
humano e s*ci*l se torno* nu* homo signific*ns, nu** e**lução do
</line>
<line>
homem sábio (homo
</line>
</par><par>
<line>
sa*iens) para um hom*m produtor de sentidos e
</line>
<line>
signif*ca*os: "We see* as a species to
</line>
<line>
be
</line>
</par><par>
<line>
1
</line>
</par><par>
<line>
Tradução noss*: "todo o p*nsa*ento é u* *ign*\"
</line>
</par><par>
<line>
2Traduç*o *ossa: "um *un*o de *ignos visu*is cres*e*te*"
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina, v. 12, n. *, art. 3, p. 41-56, nov./d*z. 2015
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/re*i*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O *ontrib*to D* Semi*tica Na A*álise Da *o*ítica Contemporânea
</line>
<line>
45
</line>
</par><par>
<line>
driven b* a d*s*re t* make meanings: a*ove all, we are *ur*l* Ho*o si*nif**an* - meaning-
</line>
</par><par>
<line>
m*ker*. Distinctively, we
</line>
<line>
m*ke meanings through
</line>
<line>
our **eation an* interpretati*n of '***ns'.
</line>
</par><par>
<line>
Indee*, ac*ording to Peirce, 'we *hink on*y in signs'"3(*EIR*E, 19*1 a*ud CHAN*LER,
</line>
</par><par>
<line>
2*11, p.58). Assumimos,
</line>
<line>
a*nda, que a semiótica, e*quanto "*iênci* do discurso e
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
signi*icação.". Martins (2004) provide*cia um enq*adramento
</line>
<line>
adapta*o à complexid*de
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
sen*ido* que pulver**am e constitue* fenômeno o
</line>
<line>
da política e *os polític** no q*adro
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
u*a sociedad*
</line>
<line>
hi*ermedi*tizada * marcada por estraté*ias múltiplas e *or vez*s
</line>
</par><par>
<line>
**nt*adi*ória* *e lutas simbólic*s es**belecidas no espaço público mediáti*o e mediatizado.
</line>
</par><par>
<line>
Aju*a-nos, nesse s*ntido, a ide*a segundo a qu*l * discurso *ode s** conce*i*o como
</line>
<line>
*m
</line>
</par><par>
<line>
aglomerado de modos se*i*t**** nele *ontidos, num "() comple*o jogo e*tr* textos
</line>
<line>
escritos, co*es, im*g*ns, elementos gráficos e s*no*os, enqua*ra**nto ()"(*ANTOS, s.d.,
</line>
<line>
p.3).
</line>
<line>
3 AS ALTERAÇÕ*S DA C*M*NICAÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
Independent*mente *e a
</line>
<line>
po*ítica ser um*
</line>
<line>
a*te *
</line>
<line>
*ma ci*nci* que vive de retórica e,
</line>
</par><par>
<line>
portanto, de disc*rsos * de
</line>
<line>
poder de
</line>
<line>
co*struç*o de significa**s, e*iste um import*nte ponto
</line>
</par><par>
<line>
de via*agem critico na história da *olít**a marcado pela criação e prof*s*o do* meios *e
</line>
<line>
comunicação (particul*rmente os *ass media, numa prim**ra fase e do* new media, num
</line>
</par><par>
<line>
segundo momento). Quer di*er, existe uma política
</line>
<line>
pré * uma política pós meios
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
comunicação, tal como b*m encu*iam os estudo* r*a***ado* nos *UA sobre * comunicação
</line>
</par><par>
<line>
política em que ficaram célebres as *ná*ises sobre os debates t*le*isivos dos candidatos
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
pres**ência.
</line>
</par><par>
<line>
C** **e*to, num* é*oca *m que os meios ** comunica*ão aind* estava* em
</line>
</par><par>
<line>
*esenvolvimen*o, a
</line>
<line>
intenção do líder era *undam*nt*l para desencade*r
</line>
<line>
uma det*r*inada
</line>
</par><par>
<line>
*ensagem, a qual g*rava uma receção esperada por parte d*s seu*
</line>
<line>
serv*s
</line>
<line>
ou
</line>
<line>
do *ovo.
</line>
</par><par>
<line>
*odemos
</line>
<line>
dize* que havi* ce*ta linearidade, uma e*fera de sentido único. Com * cre**ente
</line>
</par><par>
<line>
valori*açã* dos m*di*, p*s*a-se * c*rcular
</line>
<line>
e a ser *ctor numa tei*
</line>
<line>
*e sent*dos **e se
</line>
</par><par>
<line>
desenvo*vem em esp*ral e que, progre*sivame*te, ass*mila cada vez mais espaço, da *o**tica
</line>
<line>
aos p*lític*s. Podemo* afir*a* que atualmente, se vive num co*te*** de mensagens múltip*as,
</line>
</par><par>
<line>
com transmissões *ú*tiplas (a*é porqu* exist*m **ve*sos meio* de comu*icação jorna*s, -
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
certam*nte Hom* signific*ns - produtores de s*gnificados. Distintamente, *azemos significados atrav*s da nossa criaç*o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
inte*pretaç*o de \*ignos\". Na verda*e, de a*o*do com Pe*rce, \nós pensamos apen*s *m sinai*\"
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, T*resina, v. 12, n. 6, art. *, p. 41-56, nov./dez. 2015 w*w4.fsa*et.com.br/*ev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A.B. G. Moreira, E. R. Araú*o
</line>
<line>
46
</line>
</par><par>
<line>
tele*isão, *á*io, inter*et) e um* rec*ção diversa -
</line>
<line>
desencade*n*o u*a rede de s*ntid*s
</line>
</par><par>
<line>
vari*da e complexa. Podemos mes*o a*irmar que ex*s*e na p*lítica *ma *ult*modalidade
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
os sent*dos e significado* são construíd*s
</line>
<line>
com recurso a vá*ios modos e mei*s - * uma
</line>
</par><par>
<line>
multivocal*dade - atravé* da q*al se permi*e que **da um exponha o seu ponto d* vista sobr*
</line>
<line>
a real**ade. O *ovo media gara*tem quase ao in*inito esta possibilidade.
</line>
<line>
Lembre*os que para Bour*ieu (1982) tanto a religião como a política apre**nta*-*e
</line>
</par><par>
<line>
como os campos em que s*
</line>
<line>
"() re**ram o* seus
</line>
<line>
melhores efeitos ideológicos das
</line>
</par><par>
<line>
possibilidades que encerra* a p*l*sse*ia inerente à
</line>
<line>
u*i*uidade so*ial *a língua legítima."
</line>
</par><par>
<line>
(BOURDIEU, 1982, p.*7) produzindo discursos coere*tes ai*d*
</line>
<line>
q*e , por
</line>
<line>
vezes, *em
</line>
</par><par>
<line>
*onteúdo (BOURDIEU, 1*82, p.19). De fac**, desde se*p*e, a polític* foi c**struída a partir
</line>
<line>
da v*z. *ezza (2004 apud MIGUEL; BIR*LI, 2*10, p.719) afirma, neste senti*o, que "*
</line>
<line>
políti*a odeia * silêncio.". De forma sintética, podemos dizer que o discurso político nu*ca foi
</line>
</par><par>
<line>
realmente pu*o-
</line>
<line>
com
</line>
<line>
is*o e*tenda-*e **nc* foi
</line>
<line>
*m discurso sem estratégias de ven*a. Tud*
</line>
</par><par>
<line>
aponta (e ap*nta*a) p*r* que os discursos do político *ste*a* ed*fica**s d* forma a vende*, a
</line>
</par><par>
<line>
ven**r-se o ho*em ou a mu*he* que se *ornou político/a mais a*é **e os seus ideais. O* -
</line>
<line>
dis*ursos e até *s imagens são, assim, forma*ad*s p*ra obter uma determina *eação do p*blico
</line>
<line>
e bas*ados nas expectativas e anseio* do me*mo. Na a*ual*dade, pode afi**ar-se exi*tir *ma
</line>
</par><par>
<line>
máquina pub*icitária por de*rás do políti*o que, ag*ra
</line>
<line>
utili**ndo a ling*agem de Maquivel,
</line>
</par><par>
<line>
des*nvol*e e*t*atég*as *iscursivas e imag*ticas q** func*onam co** ferramentas us*da* pel*
</line>
<line>
po*ític* par* esg*eirar-se d*s at*ques dos media * con*uistar o públi*o-e*eitor (fazendo
</line>
<line>
l*mbrar o pe*samento estr*t*gico maquiavé*ico (MAQUIAVEL, 2007).
</line>
</par><par>
<line>
*as, o po*ítico é aquele a *uem delegado o poder **bre e at*avés ** política, e *uem é
</line>
<line>
*stá *andat*do, mediant* rec*nhe*imento dos pares e do* c*dad*os, a **lar e *gi* sob*e e na
</line>
</par><par>
<line>
polít*ca. P*r isso, * *iscur*o (e os meios
</line>
<line>
p*los qu*is se *o**a visível e disse***ado) é *ão
</line>
</par><par>
<line>
podero** na constit*ição de si, como polí*ico. Co*o a*i*ma Bour*i** (1982):
</line>
<line>
() quan*o mais ofi*ial for a si*uação, portanto mais favoráv*l aos q*e estão ma**
</line>
<line>
ou men*s o*icialmente mandat*dos p*ra fa*ar, e quanto ma*s t*tal for o
</line>
<line>
reconhec*mento que os consu**dores concedem à lí*gua legí*ima e à *ompetênc*a
</line>
<line>
legítima () (BOUR*IEU, 1982, p.57)
</line>
</par><par>
<line>
O me**o autor refere *ue nã* s* * dis*u*s* (*m si)
</line>
<line>
*
</line>
<line>
imp***ante
</line>
<line>
como também *s
</line>
</par><par>
<line>
propriedades não ling**stas de que se co*stitui esse d*scurso: a p*sição d* voz; a dispos*ção
</line>
<line>
duradoura do aparelh* vocal e as qua**dades socialmente atr*buídas (títulos escolare*,
</line>
</par><par>
<line>
ves**ários, a*ributos institucio*ais, ligados à concretiz*ção do status), en*re
</line>
<line>
o*tras
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina, v. 1*, n. *, *rt. 3, p. 41-56, no*./dez. 2015 www4.fsanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
</par>
<par>
<line>
É um poder s*mbólico,
</line>
<line>
q*e precisa *e uma sustentação dis*urs*** *imbólic*. Esta
</line>
</par><par>
<line>
predomi*ânc*a d* simbólico, muito
</line>
<line>
cara*terís**ca desta sociedade líquida e *ribal, como
</line>
</par><par>
<line>
assinala Baum** (1999) e M*ffesol* (*9*5) *espectivame*te, resul*a numa *e*li*a*e edific**a
</line>
</par><par>
<line>
mediante um co*ju*to de suc*ssões
</line>
<line>
de signos pelos quais, p*rad*xalme*t*, se *á uma "()
</line>
</par><par>
<line>
crescente c*n*elação dis*imulada do mu**o"
</line>
<line>
(MARTI*S, 2003). Se ***as caracterí*t**as
</line>
</par><par>
<line>
p**em s*r pensadas para o
</line>
<line>
*od* de estar
</line>
<line>
na p*lítica e no pod*r através dos tempos, ela
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
m**to mais *a*ife*ta
</line>
<line>
*os tempos atuais, atendendo à *luralidade discursiva que marc* o
</line>
</par><par>
<line>
*uitidano *a política *eita espetácu*os mediátic*.
</line>
<line>
*a sociedade do p*esente, a socieda*e d* espe*áculo (DEBORD, 1995), os político* f*zem
</line>
</par><par>
<line>
uso específico de um
</line>
<line>
certos ethos (E*TEVES; *ASCIMENTO, n.d.) a*i**ntado pela
</line>
</par><par>
<line>
com*os*ção im**é*ica e sono*a. Isto é, u* modo de ser, * imagem **e o e*u*ciador proje*a
</line>
<line>
de *i m*smo durante o discu**o. Na própria encen*ção do poder, o pol*tico projeta-*e, edifi*a
</line>
</par><par>
<line>
u* novo eu atra*és da *magem de si
</line>
<line>
repre*en*ada nos
</line>
<line>
outros de quem se espe*a
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
reco*hecimento, pois, como refere Magalhães
</line>
<line>
(1998 ap*d F*EI*AS, 2009, p.46) "()
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
político é uma identidade cons*ruída cole*ivamen**". Ao ser construído no espaç* mú*tiplo de
</line>
<line>
senti*o* e sig*if*cações at*avés de *parelhos div*r*os de elab**ação *magética e *spetacula*,
</line>
<line>
o* polít*cos *esultam, eles mes*os, em const*uções e elab*raç*es próprias fixadas a certos
</line>
<line>
papéis atra*és d*s quais fluem analogias com bastante signif*cado quot*d*ano e pop*l*r. É
</line>
<line>
impor*ante citar a e*te respeit*, * reflexã* d* Schw*rtzenberg (19*8 apud FREITA*, 2009,
</line>
<line>
p.43) *obre os papéis representad*s pelos líderes po*íti*os *ue, desse ponto de vis*a, apare*em
</line>
<line>
*ei*ul*dos nas próprias construçõe* d*sc*rsivas d* si mesmos. O político (no*mal*ent*
</line>
<line>
e*tabelecido n* su* masculi*idade) p**e assumi*-s* na encenaçã* de uma persona com uma
</line>
</par><par>
<line>
**s seguintes *acetas a ser
</line>
<line>
pr*ponde*ant*: a de
</line>
<line>
herói/heroína; a de home*/m*lher c*mum
</line>
</par><par>
<line>
(*gual a qualque* out*o cidadão); a de *íder c**rmo*o (*); */*u, por *im, a *e *ai/mã*, ao qual
</line>
</par><par>
<line>
correspon*e uma
</line>
<line>
c*notação paternalista. Hoje poderíamos aind* acre*ce*tar a figura
</line>
<line>
do (a)
</line>
</par><par>
<line>
*esiste*te, pers*nif*ca*o, sobretudo nos polí*icos q*e se assumem publicamente
</line>
<line>
pela sua
</line>
</par><par>
<line>
sexu*lidade /
</line>
<line>
homosexualidade. O cert* é
</line>
<line>
que, **sim entendido este jogo alquím*co
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 12, n. 6, art. 3, p. 41-56, nov./dez. 2015
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.b*/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A.B. *. More**a, E. *. Ara**o
</line>
<line>
48
</line>
</par><par>
<line>
cons*rução de i*agem e discurso de si perante o público, o político surge co*ceptualizáv** a
</line>
<line>
par*ir da encenaçã* que é capaz de naturalmente fazer *e si.
</line>
</par><par>
<line>
Po**mos dizer q*e, na a*ualid**e, tod* esse processo de
</line>
<line>
co*strução está *ediado pela
</line>
</par><par>
<line>
utilização dos me*** de comunica**o que, em simbiose perfeita *o* a cons*rução im*gé*ica e
</line>
</par><par>
<line>
discursiva das rea*idades, alimentam ancoragem de re*resentaç*es es**cíficas sobre c*da a
</line>
<line>
político. Inclusivamente, o p*lítico faz-*e hoje imensamente *o contexto do en*ed* *emiótico
</line>
</par><par>
<line>
prov*denciado pela dinâmi*a cons*ante *os med*a, sendo o
</line>
<line>
próprio políti*o
</line>
<line>
*uem se molda
</line>
</par><par>
<line>
aos media:
</line>
<line>
*om
</line>
<line>
discursos curtos, uma postu*a a*sertiva, uma *magem
</line>
<line>
b*stante formal e,
</line>
</par><par>
<line>
prin*ip**mente com * la*oriosa con*truçã* de discursos destinados a *e*em *rases *e t*tulo.
</line>
<line>
O discu*so e a palavra são e**men*o* chave e sup*rte *a sociedade *tual (MARTINS, 2003;
</line>
</par><par>
<line>
ROD*IGU*S, 2000). A
</line>
<line>
palav*a cont*n*a a deter um poder tran*ver*al e
</line>
<line>
arrebatador, como
</line>
</par><par>
<line>
afirma M*rtin* (20*3, p.10) "() não *ode a palavr* deixar de nos l*ga*, nem * outro de se* o
</line>
<line>
n*s*o des*ino.". No mesmo sentido, Bourdie* (19*2, p.1*) afir*a*a "Não há *ada que não s*
</line>
</par><par>
<line>
pos s a
</line>
<line>
diz*r e não se *o*e dizer nad*". *eforçando a ri*ueza o
</line>
<line>
que encerra
</line>
<line>
u* discurso,
</line>
</par><par>
<line>
d*svi**ulado apenas do textual:
</line>
</par><par>
<line>
() o* discurs** não são ap*n*s (o* só exce*c*ona*mente o são) sign*s destinados a
</line>
<line>
ser compreendidos, deci*rad*s; são também sinais de r***eza *esti*ados a ser
</line>
<line>
avali*d*s, a*reciados e sinais de autoridades destinados * s*r cridos e obedecidos.
</line>
<line>
(BOURD*EU, 1982, p.54)
</line>
<line>
P*demo* afi*mar, por isso, que nesta soc*edade *magé*ica e ado*mecid* dos meios d*
</line>
</par><par>
<line>
com**icaç*o é um ve*c*lo *r*cioso *e exp*essã* do político através da **munic*ç*o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
marketing *olítico, *sto é, da cons*rução de um *roduto político irresist*vel. Se, p*r um *ado,
</line>
</par><par>
<line>
"() o mar*eting *de*tifica os
</line>
<line>
*esejos do consu*idor, o marketing polí*ico p*ocura
</line>
</par><par>
<line>
i*entificar os an*eios do cidadão eleitor" (F*EITAS, 2**9, p.18) *orn*ndo o político ca** vez
</line>
</par><par>
<line>
mais comercializável - pelo* seus i*e*is
</line>
<line>
professados, pelas aç**s desencadea*as e pela sua
</line>
</par><par>
<line>
imagem
</line>
<line>
e
</line>
<line>
postura formalmente m*ldadas. É ne**e sentido que a *ma**m não se basta si a
</line>
</par><par>
<line>
*esma. (Torna-se n*c*ss*ri* * co*juga*ão c*m o t*xto e um* dete**inada sit*a*ão *spacio-
</line>
</par><par>
<line>
tempor*lm*nte *efinida). Para *ntendermos,
</line>
<line>
então, as pote*cialidades *a anál*se semiótic*,
</line>
</par><par>
<line>
t*rna-se n*cessário adotar u*a *ostura multimodal, a*r*vés da q*al o discu*so se pers*ecti**
</line>
<line>
com* um *glo*e**do de modos semiót*cos nele contidos, *sto deriva da *mportâ*cia
</line>
</par><par>
<line>
confer**a aos fatores
</line>
<line>
associados a* text* - como *s
</line>
<line>
imag*ns, ví*eos e sons. Para melh*r
</line>
</par><par>
<line>
*emonstração **stas ideia*, ir*mos incidir s*bre *l*uns **sos de*atidos no espaço público
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina, v. 12, n. *, art. 3, p. *1-*6, *ov./dez. 2015
</line>
<line>
www4.*san**.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
</par>
<par>
<line>
po*ição da voz, ent**
</line>
<line>
outros eleme*tos. Começamos por ver*ficar *ue panor*ma nacional *
</line>
</par><par>
<line>
está rech*ado de cas*s que poderi*m
</line>
<line>
ser * fo*o da
</line>
<line>
n*ssa aná*ise. **s, pa*a *ma *elhor
</line>
</par><par>
<line>
com*ree*são das posiç*es
</line>
<line>
defendidas pelos atores e também da an*lise *m concreto
</line>
</par><par>
<line>
decidimos focar-no* em A***al Cavaco Sil*a. Centramo-nos em três episódios que ocorreram
</line>
<line>
no ano passad* (2012) refere*tes a *ste a*o* po*ítico. A nossa e*colha sobr* o mesm* *eve-se
</line>
<line>
*o seu a*ual p*pel como Presidente da Rep*blic* de Portu**l, mas também ao seu his*oria* na
</line>
<line>
polític* na*ional. Com efeito, foi p*imeiro-minis*ro d*rant* 10 anos (entre 1985 * 1*95) e foi
</line>
</par><par>
<line>
eleito Presid*nte d* República e*
</line>
<line>
Janeiro de 20** de 2011- Estão-lhe também as**cia*as e
</line>
</par><par>
<line>
raízes *umi*des (pai c*merciante * agricultor). Em *0*2, Cavac* Si*va esteve asso*iad*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
a*g*ns *pisódios c*ntrovers*s, d*s qu*is des*ac*m*s nesta análise os episódios sobre: a s*a
</line>
</par><par>
<line>
r**orm*; o * de Outubro; e o
</line>
<line>
seu *ilêncio. N*ssa lin*a, articulamos a observação a partir
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
três â*gulos que
</line>
<line>
consider*mos pertinentes p*ra a
</line>
<line>
anális* d* mul*i*odalidade disc**siv* no*
</line>
</par><par>
<line>
med*a: o discurso, a *ção * o não-di**urso.
</line>
<line>
4.1 **t* não é o presidente
</line>
<line>
Em Janeiro de 2012, quando em uma vis**a ao norte d* país (*orto) Ca*aco Silva falo*
</line>
<line>
sobre o va*or (*one**rio) da su* reforma * *s dificuldades que têm para g*ri-la, sobretudo
</line>
<line>
at*ndendo às medidas le*isl*t*vas que i*puseram o fim da acumulação de **f*rmas/p*nsõe*
</line>
</par><par>
<line>
(*ceite pel* gove*no no final de
</line>
<line>
20**). *er*nte as
</line>
<line>
c*me*as de t*levisão, o pres*dent* *inda
</line>
</par><par>
<line>
des*revenido, disc*rre **sta *o*ma s*bre a medida legislativa, ao mesmo *emp* em *ue *enta
</line>
<line>
mo**r** q*e essa mesma legi*lação está a pena*i**-*o * q*e a refo*ma que t*m é baixa:
</line>
<line>
Descontei *0 anos uma par*e d* meu salário para a CGA [Caixa Gera* de
</line>
</par><par>
<line>
Aposentações] com* professor
</line>
<line>
univ*r*it*rio e também d*scontei durante a*guns 30
</line>
</par><par>
</page><line>
anos *omo in*estigado* *e Fundação Cal*u*te Gu*ben*ian e devo r**e*er 1300 por
</line>
<line>
m*s, não sei se *uvi* b*m 1*00 euros p** mês (CAV*CO SILVA, *01*).
</line>
<line>
Rev. FSA, Teres*na, v. 12, n. 6, *rt. 3, *. 41-5*, nov./dez. 2*15 www4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A.B. G. More*ra, E. R. Araújo
</line>
<line>
5*
</line>
</par><par>
<line>
Ai*da não s*i quanto irei r*ceber. *udo so*ad*, qu*se de c*rteza qu* *ão chega
</line>
<line>
*ara pagar as *inhas despesas, pois, eu t*mb*m não rec*bo ven*iment* com*
</line>
</par><par>
<line>
presiden*e da *epública. M*s nã* faço *u*stã* q**nt* a iss*
</line>
<line>
(C**ACO *ILVA,
</line>
</par><par>
<line>
2012).
</line>
</par><par>
<line>
**li*mente, durante os meu* 4* anos de c**ado, eu * a minh* *ulher fomos sempre
</line>
<line>
m*ito poupad*s. Todos os m*ses, fizemos que*tão ** colocar alguma coisa de lado.
</line>
<line>
Portan*o, p**so gastar, agora, *arte d*s minhas *oupanças (CA*ACO SILVA,
</line>
<line>
2012).
</line>
<line>
Estas afir**ç*es de Cava*o Silva-Presi*ente desencad*aram u* leque de análises
</line>
<line>
cr*ticas s*b*e a r*sibilidade das suas dec*ara*ões: n*o só por s* refe*ir a *alor*s da sua
</line>
</par><par>
<line>
reforma, c*mo por
</line>
<line>
analisa* uma q*estão políti*a * púb*ica a partir d* su* questão pessoa*.
</line>
</par><par>
<line>
Com ef**t*, *stas palavras são r*cebidas num conte*to so*ial d*licado, marcado pela cr*se
</line>
<line>
ec*nômico-financeira (par* além das crescen*e* taxas de de*emp*ego e d*s sa*ários mí*imos
</line>
<line>
esta*em fixados em meno* de quinhentos euros (485,*0)). As p*lavras do presid*nte (que
</line>
</par><par>
<line>
formalmente *ecolheria o *o*er em no*e do
</line>
<line>
p*vo) acaba* por se* transformad*s numa
</line>
</par><par>
<line>
m*nsagem t*pica da inversão d* seu p*pel (um *ão presidente, um *ão povo). A tenta**va de
</line>
<line>
proximidade *om o povo português atr*vés d*s de*larações sobre o recurso a poupanças,
</line>
</par><par>
<line>
produz um efeito claro de dis*anciam*nto:
</line>
<line>
apes*r *esse discurso ser apare*te*ente
</line>
</par><par>
<line>
id*ntific*dor co*o *idadão **mum, um igual a*s outros (S*H*ARTZENB*RG, 1978 -
</line>
<line>
apud FR*ITAS, 2009), torna-se num d**cu*so *inda mais dife**nte e apartado *a popul*ção, *
</line>
</par><par>
<line>
que sai *eforçado pela frase "() eu ta*bém *ão
</line>
<line>
re*e*o ven*i*en*o como presiden*e
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
República. Mas não faç* *ue*tão quant* a isso" (*AVA*O SILVA, 2012), fr*se que *em um
</line>
</par><par>
<line>
po*enc*al si*bólico, pelo *ue *stá incut*da
</line>
<line>
*esta cit*ção que e*te car*o de
</line>
<line>
*residente n*o
</line>
</par><par>
<line>
ne*essi*a *e ser remunerado, devido ao pode* e prestígio conferid*s pe*os pares e mesm* pela
</line>
<line>
população.
</line>
<line>
Neste caso *od*mos observar uma dupl* significação do pr*sidente: se, por um l*d*, se
</line>
<line>
mostra com* co*um, como "o Aníb*l", d*ssacralizan*o-*e, p*r ou*r*, *ão *eixa de *elem*rar
</line>
<line>
quem é (presidente) e o que re*re*enta (naçã*). Ta* como se afirma "() firs* ** a** to be *b*e
</line>
<line>
to dis*in*uish b*twee* the sign and t** th*ng ** si*nifies'"4 (LEAC*, 1970 *pu*
</line>
<line>
CHAND*ER, 2011) e o president *ignifica*ia o poder, o int*cável é invertido. *embremo* o
</line>
<line>
qu*dro *e Magritte, de 1928-9, "La Trahison des Ima*es" (A Traição das Imagens) em que
</line>
<line>
ve*os cl*r*mente o sign* que ass*ciamo* a um c*chimbo mas **ja legenda dita "'Ceci n'*st
</line>
</par><par>
<line>
pas une pipe'" (*sto não
</line>
<line>
é *m cachimbo) isto é,
</line>
<line>
a i*agem mostra-nos uma coisa (o
</line>
</par><par>
</page><line>
pr*sidente), *a* a *rquitetur* dos *iscu*sos (por veze* expressa *u *m imagens - o presid*nte
</line>
<line>
4
</line>
<line>
Traduçã* nossa: "() *ntes de tudo, ser *apaz d* di*t*ng*ir e**r* * signo e a coisa q*e significa"
</line>
<line>
Rev. *SA, Tere*ina, v. 12, n. *, a**. 3, p. 41-56, nov./dez. 2015 www4.f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Con*ribut* Da *emiótica Na Análise Da Política Contemporânea
</line>
<line>
51
</line>
</par><par>
<line>
a fazer *o*tas), mostr*ndo-*os u* "não pr*s*de*te". No fu*do, em qualquer represen*açã* há
</line>
</par><par>
<line>
ma** que uma mer* repr*duç*o do *ue a mesma repr*senta (Chandler, 201*). P*r vezes,
</line>
</par><par>
<line>
(des)construi-se a rea*idade, torna*do o que é *a**liar a* indi*iduo em algo estran*o,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
me**o se pass* **s casos aqui *nal*sados: Este n*o é o presidente.
</line>
</par><par>
<line>
4.2 N* haste
</line>
</par><par>
<line>
Esta desconstruçã* foi também um fator *r*mordial na celebração do * de Outubro,
</line>
<line>
que a*é 201*era *eriado *m Portugal devi*o ao contexto histórico as**c*a*a*. O 5 de Outubr*
</line>
<line>
de 20**, *as co*emoraçõ*s que de*orrer*m em L*sboa, *o* mar*ado *elo momento
</line>
</par><par>
<line>
inesquecível do haste** a
</line>
<line>
bandeira nacional: a ban**ira nacional foi hasteada ao contrário
</line>
</par><par>
<line>
pelas mãos de Cavac* S*lva, *residente da República e por A*tónio Costa, *a alt*ra
</line>
<line>
pre*id**te da Câ*ara de Li*boa.
</line>
<line>
*igu*a 1 - Bandeir* Ha*teada
</line>
</par><par>
<line>
Porque é **e este ato gerou *antos discursos? E discursos sob*e discurs*s? Há mais de
</line>
<line>
cem anos, no d*a 5 de *u***ro de 1910 a mesma ba*deira (o s*u desing) *oi aprova*a c*mo
</line>
</par><par>
<line>
símbo*o nac*onal e
</line>
<line>
agora for* hasteada ao contrário. A*nda qu* tudo nã*
</line>
<line>
ti*es*e pass*do de
</line>
</par><par>
<line>
*m laps* e mera distração, *ornou-se
</line>
<line>
nu* a*o com elevado poten**al de mobilização
</line>
</par><par>
<line>
semiótica e simból**a, po*s, a a nível m*li**r hastear a ba*deira a* *ontrário segundo o corone*
</line>
<line>
P**eira Crac*l (preside*te da Assoc*a*ão de Oficiais de Forças Armadas (AOFA) "s*naliza
</line>
<line>
que o local está do*inad* pelo ini***o e é o *nvio de um pedido de socorro" (C*acel a*ud
</line>
<line>
LUSA, 2012a). Logo, os discursos crít*cos sobre esta falha d* represe**ação do próprio órgã*
</line>
</par><par>
<line>
de Estado
</line>
<line>
s* tr*nsformou num contexto de esgrima se se*t**os e de co*struçõ*s **scu*sivas
</line>
</par><par>
</page><line>
desp*esti*iantes. O hastaer da bandeira *o contrá*io, **se *imple* lapso, foi lido como como
</line>
<line>
5 Em 5 *e Outubro d* *91*, foi leva*o a cabo um golp* de est*do *ue retiro* d* poder a mo*a*q*ia constit*cional e
</line>
<line>
implantou um r**ime *epublicano em territór*o n*cional. É co**e*ido **m* o dia *a Im*lanta*ã* da República
</line>
<line>
Portugue*a, e até ao an* pas*a*o era um fe*iado *acional. É no *eríodo de *ós-revoluçã* qu* leva à aprovação da
</line>
<line>
Constit*ição de 1**1, e à substitui*ã* de alguns símbolos nac*onais co** a bandeira e o hi*o nacional.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 12, n. 6, a*t. 3, p. 41-56, n*v./dez. 2**5 www4.fs*net.com.*r/rev*s**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A.B. G. Moreira, E. R. Ar*újo
</line>
<line>
5*
</line>
</par><par>
<line>
um s*nal *o SOS da pres*d*n*ia em relação à entr*da da t**i*a em Portugal, na definição dos
</line>
<line>
programas de austeri*ade e ajuda *con*mica. Também o pú*l*co s* *an*f*stou v*rias formas
</line>
<line>
lendo nessa in*ersão do haster, a própria situa*ão do p*ís "ao cont*á**o" * se* a *e*l atenção
</line>
<line>
dos políticos **cio*ais.
</line>
<line>
Ta* como dis*emos trato*-se de um* na rep*esentação de s* que passaria sem
</line>
<line>
contrad*ção e sem *bjeto *e discursos, se não *ossem contex*o e o at*r. * Presi*ent*
</line>
<line>
**contrava-se nu*a cerimônia *e comemora*ão nacional na qual s* conside*a que o me*mo
</line>
</par><par>
<line>
está mandatado *ara agir
</line>
<line>
de forma simbol*cam*nte correta. T*l
</line>
<line>
com* Bourdieu (*99* ap*d
</line>
</par><par>
<line>
M*RTINS, 2004) refere a autorid*de não e*tá na lingu*gem espe*ificamente, *as no poder
</line>
<line>
d*legado ao porta-voz pel* instituição. É t*mbém *as ações qu* esse poder se *anife*ta se*do
</line>
</par><par>
<line>
que o com**e inst*tuição que *egitima * aç** do repr*sentant*, tornando-* eficaz. Numa a
</line>
</par><par>
<line>
ar**culação com as
</line>
<line>
ideia* *efendidas por Martins (2004: 75) po*emos *firmar
</line>
<line>
*u e
</line>
</par><par>
<line>
"repre*entar () é *la**ifica*, definir, é um p*d*r d* di/**são", e representar-se é *lh*r para si
</line>
<line>
*om uma du*la visão, é *uto-gerir *s vários eus - o eu presidente, o eu homem, o eu m*rido,
</line>
</par><par>
<line>
o eu **i - e escolher o melh*r p*ra cada sit*ação. Pod* verifi*ar-se *esta passagem q*e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
h**em - en*uan*o p*líti**- foi neste contexto de**creditado. Além disso, f*i posto a n* - a
</line>
<line>
des**bert*, aprese**ado *omo o político que não dese**enha o papel soci*lme*te e*per*do,
</line>
<line>
descendo e errando como qualquer *er humano, s**do escrutin*do e cr**ic*do ***os seus ato*
</line>
</par><par>
<line>
atr*vés dos meios de com*n*cação e do público: o p**lic* só lh*
</line>
<line>
*arant* autori*a*e, se for
</line>
</par><par>
<line>
capaz de permanecer **sta*te de si. Tal como afirmava Balandie* (*99*) o p*lític*, enqu*n*o
</line>
<line>
p**sonagem c*ia*a de*e apre*de* como domi*a* "uma no*a tec*ologia do simb**ico e do
</line>
<line>
im*ginário, um* nova forma *a dramaturgi* políti*a" (BALANDIER, 19*9, p.*7). Vo*tamos
</line>
<line>
à premissa: o pres*dente não er**, não é alvo de cr***ca Este não é o presi*ente.
</line>
<line>
4.3 A *olítica do sil**cio
</line>
<line>
Comum*e*t* o *ilênci* é * ausênc*a *o som, d*s pal*vras e até da ação. M*s já **o é
</line>
</par><par>
<line>
nov*dade que em mu*tos episódios o silêncio é a aç*o principal relatada no* me*os
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
comunicação. Nã* porque o **divi**o deixou pura * simplesm*nte *e falar, *as porque não
</line>
<line>
*alo* para ** m*dia, evit*ndo, *e cer*a forma, o confr*nto com os jornalistas. O Pres*den*e da
</line>
</par><par>
<line>
R*públic* também foi notí*ia devido *o seu s*lêncio em f*ce de algun* *ss*n*os. O f*nal
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
201*, f*i ma*cado *elo silê*c*o
</line>
<line>
asso*iad* à refundação do Estado *o memora*do com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina, v. 12, n. 6, *r*. 3, p. 41-56, nov./dez. 20**
</line>
<line>
www*.fsa*et.com.br/re*ist*
</line>
</par><page>
<par>
</par>
<par>
<line>
dizem pe*deu a
</line>
<line>
fala o se***r Preside*te d* República\. H* jornais que dizem is*o,
</line>
</par><par>
<line>
** vi um ar*igo de **ndo num j*rnal que d*z iss* * ach*i graça (So*re* *it in LUSA,
</line>
<line>
2012).
</line>
<line>
Muito s* falo* sobre o silêncio e ain*a se fala (*ão espe*ifi*amente sobre este
</line>
</par><par>
<line>
pe**od*). Mas,o que pode significar o silêncio? Ponderação, reflexão ou mesm* falta
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
vonta*e de se confrontar com o* jornalist*s ansiosos por d*scu*so*? Algo parece *erto:não são
</line>
</par><par>
<line>
necessárias palavras do ator prin*ipal da história para o enredo espe**cular continu**
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
co**ti*uir-se. P*r isso, ironizand* a s*tuaç** re*ere, entre o*tras coi**s:
</line>
</par><par>
<line>
Tod*s sa*e* q*e o s*lê*cio
</line>
<line>
do *re*i*ente d* República é de OURO (CAVACO
</line>
</par><par>
<line>
SILVA, 2*11).
</line>
</par><par>
<line>
Até aqui, b*a parte *os portugue*es pensav* que o Presidente da Repúblic* es*ava a
</line>
<line>
meditar, a *efl*cti* s*br* * próxima *is*ta a Portu*al da se*hora já b*m conhecida d*
</line>
<line>
todos, am*da por mu*t*s, a que carinh*samente os port*guese* *hamam de \tr*ika\,
</line>
<line>
out*os estariam a pensar que o P*e*i*ente da *epública *stava a reflectir s**re *e o
</line>
<line>
aum*nt* d* impostos era eno*me *u giga**esco, *ut*os pens*riam que o Pr*sid**te
</line>
<line>
da República es*ava a reflect*r sob*e os **vos apoios q*e a chanc*l*r M*rkel pod*a
</line>
</par><par>
<line>
t*a*er para *ortugal *a sua pr*xim* visita *o país e outros poderiam estar pen*ar a
</line>
</par><par>
<line>
*ue o Presid*nte d* Re*ú*lica es*a*a a *efle*tir so*re o que fazer
</line>
<line>
relativamente às
</line>
</par><par>
<line>
pressões de vinte corporaçõ*s * mais d* cem indi*idualidade* para que *le enviasse
</line>
</par><par>
<line>
o Orçamento
</line>
<line>
do Est**o para T*ibunal *ONSTITUCI***L (*AVACO S*LVA, o
</line>
</par><par>
<line>
2011).
</line>
</par><par>
<line>
Ne*te cas* podemos verif*car que nã* é apenas o discurso qu* funciona *o* media,
</line>
<line>
mas também a descon*trução do m*smo, i*to é, o que foi notícia não f*i o qu* Cav*co *ilva
</line>
<line>
disse, mas antes o que está por dizer e p*rque é qu* * nã* diz.
</line>
<line>
De qualquer f*rma, pa*sado o temp* de sil*n*io, e como muitos jor*ais n*ticiara*
</line>
<line>
como * "que*ra" do silêncio * *res*de*te a*sume u*a pos*ur* de a*tova*orizarão e ironia, que
</line>
</par><par>
<line>
**dem ser vistas como es*ratég*as de *arketing, a**rmando q*e o s*u **lênc*o
</line>
<line>
"é de ouro"
</line>
</par><par>
<line>
*e* c**o apon*ando **rio* dos *otivos que poder*am levar
</line>
<line>
a* seu sil*n*io, e alg*ns a*é
</line>
</par><par>
<line>
descri*i*ados por com**tadores o* m*sm* jor*alistas. Podemos verificar n*s*e p*nt* o que
</line>
<line>
B*urdieu (1*82) c*ama de discursos *ormalme*te corre*tos, mas seman*icam*nt* vazios -
</line>
<line>
6
</line>
<line>
Equipa c*nstituída pela Un**o Eu*opeia, com responsáveis da C*mi**ão Eu*opeia, Banco central Euro*eu e **ndo
</line>
</par><par>
<line>
Monetário Int*rnacional para c*mpreenderem e *egociarem *s cond*ções f**anceiras *os países que pe*ira*
</line>
<line>
um resgat*
</line>
</par><par>
<line>
(aju**) fin**ceira.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina, v. 12, *. 6, ar*. 3, p. 41-56, n*v./dez. 2*1* www4.fs****.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*.B. G. Morei*a, E. R. A*a*jo
</line>
<line>
54
</line>
</par><par>
<line>
po**, na rea*idade, o p*esidente veio a público falar sobre o seu s*lêncio. *o en*an**, n*o o
</line>
<line>
explicou apenas *o*trou os vários significados que o mesmo poderia ter.
</line>
<line>
Podemos até reflet*r sob*e * p*óprio s**n*ficado d* si*ên*i*, u* silêncio q*e pode ser
</line>
<line>
dos inocentes ou um silêncio dos predad*res à es*r*ita da presa. Pode até ser *m silêncio
</line>
</par><par>
<line>
fo*çad*, *m* espécie
</line>
<line>
de *ile*ciamento do p**side*t* no fundo sem nada **r* d*zer (o* a
</line>
</par><par>
<line>
fazer) sobre a atu*l situ*ção. Aliás, est* sil*ncio tor*ou-se en*urdecedor, *través *os meios *e
</line>
<line>
comunicação social que o ret*atam *omo espaço do *b**rdo em *ue se debateu sob*e o nada.
</line>
<line>
Mas, ce*to é que não foi preciso o p*esi*ente falar (como n* pri*ei*o caso) ou *gir (como no
</line>
<line>
segu*do caso), fo* ap*nas *ecessári* nã* se *anifestar de que forma *oss* para *er noti*i*do.
</line>
</par><par>
<line>
Assumindo que o silênci* fala, ver*fi*amos, *e *ovo, mais um caso *ue nos rem*te para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
expre*são p*r nós já utilizada: Es*e não é preside*te.
</line>
</par><par>
<line>
5 BREVE NO*A FINAL
</line>
</par><par>
<line>
*retendeu-se apre*entar u*a aná*ise expl*ra*ória *ostrando a op***tividade da
</line>
<line>
*emiót*ca soci*l para perc*bermos os fenômenos *uldi*ensi**ais da int*raçã* da sociedade,
</line>
</par><par>
<line>
os meios de *omu*icação e o* p*lític*s pa*t*cu*armen*e aquele eleito c*m* é o caso -
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
preside*te. A pa*tir da metáfora do cachi*bo u*ada por vá*ios au*ores pa*a demonstr*r
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
duplic*dade dos d*scursos e a su*s dinâmicas alquímicas, ent*e os quai* Fo*cault (1996
</line>
</par><par>
<line>
[19*0]), pudemos ente*der que construção do político obedece a proces*os contraditórios a
</line>
<line>
criad*s por dentro dos textos e c*ntextos sociais, ao ponto *e no caso que an*l*samos ser
</line>
<line>
de*o**trável que os os media *ransmit*m não o ser (o que o p*e*ide**e é) mas o s*u
</line>
<line>
co*trário, d*svalorizando-o (est* não é o presid*nt*).
</line>
</par><par>
<line>
Jus**fic*r-*e-*a ***ar Piaget (192*) *ue ref*e*ia sobre qual é * real re*lida*e das coisa*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*er**n*ava:
</line>
</par><par>
<line>
Could *he sun hav* b*e* call*d 'moo*' an* the mo*n 'sun'? - 'No.' '*hy no*?' -
</line>
<line>
'*eca*se the sun shines b**g*te* *han the moon...' '*ut *f ev**yo** had called the s*n
</line>
<line>
'moon', and the *o*n 's*n', wou*d w* hav* known it was wro*g?' - 'Yes, *ecaus* t*e
</line>
</par><par>
<line>
*un *s always big*er, it always stays
</line>
<line>
like it is a*d so *oes the moon.' 'Ye*, but t*e
</line>
</par><par>
<line>
sun isn't changed, only its name. C*uld it *ave been *al*ed..7. etc.?' - 'No... Because
</line>
<line>
the m*on *ises in the evening, a*d the sun in th* day' (PIAGET, 1929 apud
</line>
<line>
CH*NDLER, 2*1*).
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
qu* a l*a...\ \Mas, se todos ti*e*se* *hamado o **l \lu*\, *aberíamos que *ra errad*?\ - 'Si*, *orque o *ol é se*pre ma*or,
</line>
<line>
ele sempre permanece como é assim como a lua.\ \Sim, mas o sol nã* é m*dif***do, ape*as o seu nome. Poderi* t** sido
</line>
<line>
*h*m*do etc?\ - 'N*o Po*que a lua *obe à noite, e do sol no dia'"
</line>
<line>
R*v. *S*, Te*esina, v. 12, n. *, art. 3, p. 41-56, nov./dez. 201* *ww4.*s*net.c*m.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O *ontri*uto Da Semiótica Na Anális* D* Políti*a Con*emporânea
</line>
<line>
*5
</line>
</par><par>
<line>
Ob*erv*-se, s*bretudo a com*le*ida*e associa*a à desc*ns*rução do real. N*sta breve
</line>
</par><par>
<line>
análi*e, procuramos **strar princi*almente que o político numa sociedade mediada
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
med**tizada, como a atual, funcion*m e co*st*tuem-se de *xplosão e implo*ão constant*s de
</line>
<line>
sentidos * significações que, de forma d*nâmica e, *or ve*es, simultânea, desloca* as
</line>
</par><par>
<line>
identidade* * as repres*nta**es sobre a p**soa-político ao sab*r dos intere*ses d*s
</line>
<line>
pró*rios
</line>
</par><par>
<line>
*ontextos dis*u*s*vos * seu* públicos, incl*indo a *aptação de *udiências pa*a a cola*oração
</line>
<line>
destas n* enred** das tramas de sentido/não s**ti*o criad*s c*letiv*mente.
</line>
</par><par>
<line>
REFERÊNCIAS
</line>
<line>
BA*ANDIER, G. O poder em cena. M*ner*a: Coi*bra, 199*.
</line>
<line>
BOURDIEU, P. O que falar que* di*e* - A *conomia das trocas linguísticas, DI*EL
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Di*u*ão Edito*ial S.*., pp.1-86, 1982.
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CHANDLER, *. Semiot*cs for Beginners. Reti*a*o
</line>
<line>
d**ttp://user*.aber.ac.uk/dgc/ *ocument
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s/ S4B/, 201*.
</line>
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<line>
*STEVES, L. B.; NASCIME**O, *. M. do. O ethos e a ideologia no discurso po*ítico de
</line>
</par><par>
<line>
Di*ma
</line>
<line>
Rousseff.,
</line>
<line>
(n.d.).
</line>
<line>
*etirado
</line>
<line>
de:
</line>
</par><par>
<line>
http://*ww.*etras.ufsc*r.br/ling*asage*/edicao1*/a**ic_0*5. pdf
</line>
</par><par>
<line>
FIDALGO, J.; OLI*EIR*, M. Da justiça dos **ibunais à
</line>
<line>
barra da opinião *úbl***: As
</line>
</par><par>
<line>
rel*ç*es entre a Justiça e * Comun*cação *ocial. Braga., 2005. Retirado de:
</line>
<line>
http://repositorium.sdum.uminho. pt / handle / 1**2 / 7438
</line>
<line>
FREITAS, R. S. D. *o*unicação p*lítica em Portu*al * no B*as*l: a cobertur* jornalís*ica
</line>
<line>
dos Ch*fes de Gove*no. Un*versidade de Co*mbra, 2009.
</line>
</par><par>
<line>
GOMES, M. Cavaco diz que as reformas *el* não
</line>
<line>
*hegarão para paga* des**sas. *úblico,
</line>
</par><par>
<line>
Janeir* de
</line>
<line>
20*2. Retirado de: ht*p://www.p*blico.pt/politica/notic**/cava*o-refo*ma-do-
</line>
</par><par>
<line>
banc*-de-po*tugal-n*o-vai-chegar-para-pagar-d**pesas-*529976
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vo*ta-do-seu-sil*n*i*-157*673
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PÚBLI*O. Marcel* *prova silêncio de Cavaco sobre "*efundaçã*" Pú*lico. 4 de
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N*vembro 2012. Retir*do *e: *tt*://publico.pt/p*li**c*/noticia/marcel*-cavaco-si*va-faz-bem-
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*m-manterse-em-silen*i*-sobre-re**nda*ao-1570*26
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Com* Re*e**ncia* este Artigo, conforme ABN*:
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*ORE*RA, A. B. G; ARAÚJO, E. R. O Con*r*bu*o Da Semió*ica Na Anál*s* Da Política Contemporân*a. Rev.
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FS*, Teresina, v. 12, n. 6, art. 3, p. 41-56, nov./dez. 2*15.
</line>
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<line>
Con*ribuição dos Autores
</line>
<line>
A. B. *. M*rei*a
</line>
<line>
E. R. Araújo
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<line>
1) con*epção e planejame*to.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
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<line>
2) aná*ise e in**rpretação d*s dad*s.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboração do *ascunho ou na revis*o *rític* do conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) partici*ação na apro*ação da versão fi*a* d* manuscr**o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina, v. 12, n. 6, art. 3, p. 41-*6, nov./dez. 2015
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<line>
*ww4.*sanet.c*m.br/revi*ta
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)