Modos de Descrição na imprensa popular da Alemanha e do Brasil: categorias para análise das maneiras de descrever
Resumen
O presente artigo pretende analisar como a imprensa autodenominada popular inserida em dois universos sócio-culturais divergentes, o alemão e o brasileiro, descrevem acontecimentos e fatos noticiados. A partir do referencial teórico da análise do discurso de vertente francesa, partindo-se da metodologia de análise dos modos de organização do discurso descritivo, é que buscamos construir o percurso metodológico em que as análises das duas mídias em questão serão baseadas. Os objetos de análise foram constituídos de amostras de jornais cujas tiragens são as mais expressivas nos dois países em questão, a saber: “Super Notícia” (representante escolhido do jornal popular brasileiro) e “BILD Zeitung” (representante do Boulevardzeitung alemão). Os procedimentos de descrição são processos linguístico-discursivos importantes para a identificação dos valores e das formas argumentativas presentes e acessíveis na materialidade linguística. Assim, as atividades de descrição e argumentação encontram-se em camadas sedimentares que se comunicam, criando um todo textual que pode nos fornecer pistas sobre possíveis efeitos de sentido construídos e imagens de leitor projetadas.
DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2015.12.4.10
Enlaces refback
- No hay ningún enlace refback.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)