<document>
<page>
<par>
</page><line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 12, n. 5, art. 6, *.102-111, set./out. 2015
</line>
<line>
IS*N *m**esso: 1806-6356 ISS* E*et*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
*ttp://dx.doi.*rg/10.1*819/2015.12.5.6
</line>
<line>
Interface Entre Os Conteúdo* De Ciên*ias Apresentados Na Formação Bá*i*a E Média
</line>
<line>
E * En*ino De **idemiologia N* *nsino Super*or
</line>
<line>
Interfac* Betw*e* The Conte*ts Presented ** Epid*miology A* Ele*entar* A*d Highe*
</line>
<line>
Education And The Co*te*ts Of Science Pr***nted At El*mentary And Hig* School
</line>
<line>
An*erson Sena B*rnabé
</line>
<line>
Doutor em S*úd* Pública pela Un*versidad* de *ão Paulo
</line>
<line>
**ofesso* da *niversidad* N**e de Julh*
</line>
<line>
E-mail: professor*n*ersonsb@h*tmail.com
</line>
<line>
Re*ato Ribeiro Nogue*ra F*rraz
</line>
<line>
Doutor e* Ciê*ci* Bási*as pela Un*ve*s*dade Fede*al d* São Paulo
</line>
<line>
Prof*ssor da universidade nove de ju*ho
</line>
<line>
E-mail: renato*i*@h*t*ai*.com
</line>
<line>
C*rol**a Alencar Nigro
</line>
<line>
M*s*rand* em Gestão e* Sistema* *e *aúde pela Universidade *ove de *u*ho
</line>
<line>
Profes**r *a un*versida*e nove de ju**o
</line>
<line>
E-mail: c*ru_alen*ar@yahoo.c*m.br
</line>
<line>
A*a Lúcia da *ilva
</line>
<line>
Uni*ersid*de Nove de **lho
</line>
<line>
E-mail: *nalucia@unino*e.br
</line>
<line>
*n*ônio Pires Barbosa
</line>
<line>
D*u*or em Ad*inistr**ão pel* Fundação Getulio Var*as
</line>
<line>
Pro**ssor doutor da Universid*de Nove d* Julho
</line>
<line>
E-mail: rbepires@gma*l.com
</line>
<line>
D*n*s Munhoz M*rsiglia
</line>
<line>
D*uto*a*do e* Educação pel* Universidade Nove de *ulho
</line>
<line>
Prof*sso* d* Ensin* Superior da Univers*dade Nove d* Ju**o
</line>
<line>
E-mail: *arsig*ia@uni*o*e.br
</line>
<line>
E*dereço: Anderson S*na B*rnabé
</line>
<line>
Universi*ade Nove de Julho, *. A**do* Bueno, n 38* Santo Amaro *ão P*ulo, SP - Brasi*
</line>
<line>
Endereço: R*nato Ribeiro Nogueira Ferra*
</line>
<line>
Un*ve*sidade Nove de Julho Av. Franc*sco Ma*ara*zo, 612 Água Branca São Paul*
</line>
<line>
Endereço: C*rol*na Alenca* Nigro
</line>
<line>
Universidade Nove de Ju*ho Av. Fran**sco Matarazzo, 612. andar Água B*a**a S*o Paulo
</line>
<line>
E**ere*o: A*a **cia da Sil*a
</line>
<line>
Univ*rsidade *ove de Julho, *. A*ador Bu*no, n 389 Santo Amaro São Pa*l*, S* - Brasil
</line>
<line>
Ende*eço: Antônio Pir*s **r*o**
</line>
<line>
Universidad* Nove de Julho, Aven*da *ranc*sco Mata*azzo São P*ulo, SP - B*asil
</line>
<line>
Endereço: Denys Munhoz Marsiglia
</line>
<line>
**iversidade Nov* de Julho Rua Guaranésia,4*5 *ila Mari* Baixa São *a*l*.Brasil
</line>
<line>
Editora-chefe: Dra. Marl*ne Araúj* d* Carvalho/Faculdade *anto Ag*s*inho
</line>
<line>
Artigo recebido em 0*/07/2*15. Última v*rs*o recebida *m 02/008/201*. Aprova*o *m 0*/*8/20*5.
</line>
<line>
*v**iado pe*o si*t**a Tr*ple *e*iew: a) *esk R*view pela E*i**ra-Chef*; e b) Dou*le Blin* *e*iew
</line>
<line>
(avalia*ão cega por dois avaliado*es da área).
</line>
<line>
Revisão: Gramatical, Norm*tiva e de Formatação.
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Interf*ce Entre Os Conteúdos De Ciências *prese*tados Na Formação Bás*ca E Média
</line>
<line>
*03
</line>
</par><par>
<line>
R*SUMO
</line>
</par><par>
<line>
D*v*rsas
</line>
<line>
*isciplinas ministrad** em c*rsos super*ores na área d* saúde dependem de
</line>
<line>
outras
</line>
</par><par>
<line>
ligadas à bas* *a formação cientí*ica,
</line>
<line>
aplicadas nos en*inos
</line>
<line>
b*sicos médios. Obje*ivo: e
</line>
</par><par>
<line>
Realizar uma análise qua*itativ* e qu*ntitativa do desempen*o em Epi*emiologia (*omum aos
</line>
<line>
cu*sos d* Biom*dicin*, Enfermagem, Farmácia e *utrição) e relacion*-la* com a idade, co*
</line>
</par><par>
<line>
a modalidade de form*ção de base (p*blica ou priva*a) com os conteú*os de Ciências e
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Bi**ogia previst*s nos Parâmet*os Curriculares Naci*n*is. Mét*d*: O teste AMOVA foi
</line>
<line>
util*zado para *omparar o desempe*ho e* E**demiologia ent*e os cu*sos. A médi*
</line>
</par><par>
<line>
padron*zada das notas foi calc*la*a *e ac*rdo com
</line>
<line>
os *receitos do
</line>
<line>
Inst*tu*o Nac*onal de
</line>
</par><par>
<line>
Estu*os * Pesq*isas (INE*). A a*aliação utiliz**a foi pre**rada de acordo *o* a escala
</line>
<line>
de*loo* re**sada, e os conteúd*s *oram divididos em especí*icos e básic*s. Resultados: *ão
</line>
</par><par>
<line>
ocorr*u diferenç* es*ati*ticam*nte
</line>
<line>
signific*nte en*re as médias das var*ávei* ob*erv*das. Na
</line>
</par><par>
<line>
análi*e das mé*ias p*d*onizadas, o c*r*o d* N*triç*o apresen*ou melhor *esempe*ho, assim
</line>
<line>
c*mo na média aritmética.*onclusão: A*unos, com *ma média de idade infer**r,
</line>
</par><par>
<line>
apresenta*am tendê*cia a um melhor desempenho acadêmic*. Todos
</line>
<line>
os al*nos re**ci*naram
</line>
</par><par>
<line>
seus con*eúdos d* **scipl*na de Epi*emiologia com os c*nteú*o* de Ciên*i*s. S*us
</line>
</par><par>
<line>
d*semp*n*os
</line>
<line>
corroboraram os planos
</line>
<line>
previ*tos no IV Plano **retor de Desenvo*vimento da
</line>
</par><par>
<line>
E*ide*iolog** n* Brasil.
</line>
<line>
Pal*vras-chav*: Epidemiologia. *es*ão em Saúde. Ensino. Ciência*. Bio*ogia.
</line>
<line>
AB*TRACT
</line>
<line>
Intro*uction: Hig* *ducati*n in heal*h cour*es is dependent of scientific b*sis tr**ning applie*
</line>
<line>
in ele*e***r* a*d hig* s*hools. *bjective: To *ond*ct * *ualitativ* and quantitative analysis
</line>
<line>
of t*e p*rf*rmance in Epidemiology (comm*n to Biomedi*ine, Nursing, Pharmacy *n*
</line>
</par><par>
<line>
Nu*rit*on courses) *nd *ela*e ** to the age,
</line>
<line>
type
</line>
<line>
*f *asic training (publi* or private) and
</line>
<line>
t he
</line>
</par><par>
<line>
co*te*t*
</line>
<line>
of Scie*ce a*d Biology. **th*d: *he AMOVA te*t *as used to compare
</line>
<line>
*h e
</line>
</par><par>
<line>
p*****mance b*tween the courses. The
</line>
<line>
s*andardized average
</line>
<line>
of notes was calcu**ted
</line>
</par><par>
<line>
accord**g *o the pr*cepts of *NE*. The *v**uatio* u*ed was p**pared acco*ding to the Bloom
</line>
</par><par>
<line>
revi*ed scale an*
</line>
<line>
*he *o*ten*s were
</line>
<line>
divided int* specific *nd ba*ic. Results: T**re is no
</line>
</par><par>
<line>
stat*stically si*nificant d*ffe*en*e *et*een the means of **e *bserved varia*l**. Analyz*ng th*
</line>
<line>
sta*dardiz*d ave**g* notes, as we** as the **ithmetic mean, Nutri*ion sho*ed *etter
</line>
<line>
per*ormance. Conclu*ion: Studen*s with lower *g* te*ded *o perfor* bett*r academical**. A**
</line>
</par><par>
<line>
studen*s related their co*rse co*ten* with
</line>
<line>
the co*tent o* E*id**iolo*y science. His
</line>
</par><par>
<line>
perform*nce* corroborated *h* pla*s ref**red in IV ma*ter pl** deve**pment of *p*de*i*logy
</line>
<line>
in Brazil.
</line>
<line>
Keywo*ds: Epidemiology. **n*geme*t i* Hea*th. *ducation. Sc*en*es. *iolog*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. ***, Teresin*, v. 12, n. 5, art. 6, *.102-*11, set./out. 2015
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. S. Bar*abé, R. *. N. Ferraz, C. A Nigro, A. L. Silva, A. P. B*rbosa, D. M. Marsiglia
</line>
<line>
10*
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
A formaç*o do prof*ssional de saúde p*ss* *or uma e*t*nsa ag*egação *e
</line>
<line>
conhec*me*t*s *révi*s (TEIXEI*A, 20*5). * dese*penho acadêmico *epende muito d*
</line>
<line>
cont**dos d**i*ame**e aplic*d*s em dis*iplinas, como Ciê*ci*s no *ív*l bás*co * Biologia,
</line>
<line>
no ensino médio. Conteú*os d* *i*ncias abordado* n* formação **sica corroboram *ssuntos
</line>
</par><par>
<line>
dis*utidos na gradu**ão,
</line>
<line>
agre*a c*n*ecim*ntos so*re *a*de, qual*dade de vida
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
dese*volvim**to soci**, faci*itando o de*e*penho e a *ormação do *studante *e c*rsos de
</line>
<line>
gr*duação n* área *a *a*de.
</line>
<line>
Abord*gens educa*iona*s em ciências e educação em saú*e eram vista* no *ass*do d*
</line>
</par><par>
<line>
forma não
</line>
<line>
*rticu*ada d*ntro de diversas propostas educac*o*ais(BRASIL, 19*7). Até
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
promulgaç*o da Le* *e Dir*trizes e Bases d* Edu*ação, e* *961, ministravam-s* dis*iplina*
</line>
<line>
*e saúde e ciê*cias apena* nas duas últim*s *éries do ant*go c*r** ginasia*. Essa lei estendeu *
</line>
</par><par>
<line>
obrigator*edad* do
</line>
<line>
*nsi*o das matéria* a to**s as *éries
</line>
<line>
ginasiai*, mas ape*as
</line>
<line>
a
</line>
<line>
p*rtir d*
</line>
</par><par>
<line>
1**1, com a Lei no. 5692, ciências passou a ter cará*er obriga*ório nas *ito s*ries do an*i*o
</line>
<line>
2
</line>
<line>
"p*imeiro gr*u" .No nív*l s*peri** de e*sino, conteú*os si*il**es era* r*stritos a*s m*dulos
</line>
</par><par>
<line>
de medicina preventiva e higiologia at* *e*dos da
</line>
<line>
déc*d* de
</line>
<line>
19*0, passando
</line>
<line>
por
</line>
</par><par>
<line>
refo*mulações até *s dia* a*uai*, *e *cordo com dados ** Co*selho Nac**n*l d* E*ucação
</line>
<line>
(A*RAS*O, *002; *ORRE*; CZERESN*A, 2003).
</line>
<line>
* produção espantosa d* novos conheci*entos co*ocou a educaç*o tradici*nal nas
</line>
</par><par>
<line>
u*iversi**des e nas escola* de n*vel médio e* situação desesp*radora, ampl*ando
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
**cessidade de cada vez mais se educar os cidadãos cienti**came*te (G*ORD*N, 1999).Com
</line>
<line>
os avanços biotecn*lógic*s, sanitários e de saúde pública bras*lei*a, o *nsi*o ci*ntífico *assou
</line>
</par><par>
<line>
por profun**s mud***as nos ú*timos anos, o q** re*ultou na nec*ssidade de
</line>
<line>
a*aptações
</line>
</par><par>
<line>
també* na
</line>
<line>
educação cie*tífica.Dis*ipli*as relacionad*s à genéti*a, bi*tecnologia, *aúde,
</line>
</par><par>
<line>
seres *ivos,
</line>
<line>
preservaç*o do meio *mbi*nte,
</line>
<line>
endemias e doenç*s tropi*ai* *as*aram a s*r
</line>
</par><par>
<line>
a*ordados de fo*ma c*ncisa em Ciências e **ologia (formação bás*ca) * também abordados
</line>
</par><par>
<line>
intri*sicam*nte e de f*rm* contundente n* di*ciplina
</line>
<line>
de Epidemiologia, propo*ta nos *nos
</line>
</par><par>
<line>
*n*ciai* *os
</line>
<line>
cur*o* de *raduação na **ea da saúde (ABRASCO, 20*2), c*locando-se em
</line>
</par><par>
<line>
discuss*o *eus conteúdos e
</line>
<line>
suas
</line>
<line>
a**i*a*ões, e cont**buind* sobremaneira
</line>
<line>
*a f*rmação
</line>
</par><par>
<line>
s*perior do f*turo *rofissional de saúde.
</line>
<line>
Giordan(1999) já questionava a apl*ca*ilid*de do e*s*no de ciê*ci*s e correlatos,sej*
</line>
</par><par>
<line>
no
</line>
<line>
ensi** básico, como nas i*s*ância* superiores,
</line>
<line>
a*regados a c*nteúd*s de saúd* pública,
</line>
</par><par>
</page><line>
colocand* em q*e*tã* suas aplica*õ*s com exp*rimentações (aulas pr*ticas, facilmente
</line>
<line>
Rev. FS*, Te*esi*a, v. *2, n. 5, art. 6, p.1*2-111, set./o*t. 201* www4.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*nterface Entre Os C*nt*údos De Ci*nc*as Apresentados Na Formaç*o Bási*a E Média
</line>
<line>
105
</line>
</par><par>
<line>
reproduzíveis dentro *a disponibili*a*e d* materiais na esc*la * universi*ad*s), situações
</line>
<line>
es*as qu* *e* *empre são factíveis,especi*lmente no ensin* público.Rocha e Soares (2005),
</line>
<line>
abo*da*am sobre *s dificuldades em educar em ciên*ias e sa*de. D*stacam **e os *ocentes *e
</line>
</par><par>
<line>
*ais dis*ip*ina* têm sido hi*torica*e*te *xpo*tos a uma série de *esafios,
</line>
<line>
os
</line>
<line>
quai* incluem
</line>
</par><par>
<line>
acompanhar as des*o*ert*s cient*fic*s e te*nológic*s, consta*t*mente manipuladas e inseridas
</line>
<line>
n* co*i*ian*, e tornar os avan*os e teorias c*en*í*ic*s pa*atá**is, *isponibi*iza*do-os de forma
</line>
</par><par>
<line>
acess*vel, e ressaltando a impo**ância
</line>
<line>
des*e conteúdo no d*sen***vimento *oc*al e na
</line>
</par><par>
<line>
formação téc*ica do i*divíduo.
</line>
</par><par>
<line>
Ta*s di*cur*os *odem se* repr*duzidos junto ao e*sino específico de E*idemio*ogia n*
</line>
</par><par>
<line>
graduação. Dificulda*es no
</line>
<line>
ensino de Epidemiologi* não são um *ato
</line>
<line>
novo nos difer*ntes
</line>
</par><par>
<line>
níveis e*uca*ion*is n* Brasil, dif**uldades estas *ue vão desde os custos el*vados de li**os e
</line>
</par><par>
<line>
*evistas *ientífica* at* a falta *e tempo *os docentes, particu*armente com rel*ção
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
p*s**bi*ida*e
</line>
<line>
de f**quentar cursos
</line>
<line>
d* cap**itação (GIORDAN, 1999; ROCHA; SOARES,
</line>
</par><par>
<line>
200*). Nesse contexto, obs*rva-se que o
</line>
<line>
e*sino das ci*ncias da Epid*m*ologia pa*sou e
</line>
<line>
** r
</line>
</par><par>
<line>
gran*e* mudan*as nos últimos anos. E com*
</line>
<line>
e*s** **danç*s refletem (refleti*am) ao lo*go
</line>
</par><par>
<line>
*a formação de joven* que a*e*tram as esferas educacio*ai* superio*es, **pec*almente em
</line>
<line>
cursos da áre* da sa*d*?
</line>
<line>
Uma análise qualitat*va e qu*ntit*tiva sobre e*s* qu**tão é *rop*sta neste trabalho.
</line>
</par><par>
<line>
Buscou-se associar * assi*ilação dos co*teúdo* abordados ao l**go *a
</line>
<line>
educação bás*ca
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
média, relat*vamente à formação em
</line>
<line>
ciênc*as, co* * resultado de avaliações apl*c*das *os
</line>
</par><par>
<line>
alu*os ingressantes nos cur*os de grad*ação em saúde
</line>
<line>
e
</line>
<line>
que i**luem a disc*plina
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Epidemiologia em sua grade c*rricular. Tal disciplina f*i escolhida pois, dentro *os contextos
</line>
<line>
ementári*s, há um* agremiação d* c*n***ime*tos *m ciênci*s mesclados e contextualizados
</line>
<line>
com as bases de es*ud*s em saúde pública.
</line>
<line>
Dian*e d*sso, este artigo tem por objet**o avali** * *r*u de co*h*cim*nto de alunos **
</line>
<line>
graduaçã* em curs*s da áre* da *aúde no tocant* à identificação de cont*údos a*or*ados no
</line>
<line>
contexto *as ciênc*a* e que s*o novamente abo*dados pela disciplina de Epidemiolo*ia, al*m
</line>
</par><par>
<line>
de v*rific*r di*erenças ent*e a média
</line>
<line>
*e n*tas obtidas, inferin*o "graduação, idade
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
desem*enh* *m conteúdo d* ciê*cias".
</line>
</par><par>
<line>
* ME*O*O*OGI*
</line>
</par><par>
</page><line>
A *mostragem qu*ntitativa pr**osta f*i de**nvolvida, an*lisando-s* o desempenho de
</line>
<line>
*60 alun*s ingr*ssantes (1º período) dos curs*s ** Farmácia * Bioqu*mica (F), Bi*medi*i*a
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 12, n. 5, art. 6, *.10*-**1, set./out. 2015 www4.fs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. S. *a*nabé, R. R. N. *erraz, C. * Nigro, *. L. **lv*, A. P. Barbo*a, D. M. Mar*iglia
</line>
<line>
106
</line>
</par><par>
<line>
(B), Nu*riçã* (*) * Enferm*gem (E) da Universida*e Nove de *ulho - UNINOVE - SP. *s
</line>
</par><par>
<line>
alun*s **ram divididos
</line>
<line>
em *uatro *r*pos de quarenta *ntegra*tes por cu*so. Todos os
</line>
</par><par>
<line>
partic*pantes estudavam no períod* noturno, não tinham formaçã* técnica na área *a saúde *
</line>
</par><par>
<line>
não fre*uen*aram cursos
</line>
<line>
pr*-vest*b*lar. Os al*nos do curso de "Medici*a" *ão fora*
</line>
</par><par>
<line>
incl*íd*s devido discipl*na em questão ser of*rtada *o 5º perí*do * não haver a oferta a
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
c*rso
</line>
<line>
no ho*ário "*o*urno"; des*a form*, os p*râmetros "tempo de estu*o * ho*ário de
</line>
</par><par>
<line>
au*a"fic*riam d*sconfigurados entre as a*os*ras. Nenhum o*t*o cri*ério de *nc*usã* ou
</line>
</par><par>
<line>
exclusão necess*tou ser observado. *omou-se como ba*e desempenho o
</line>
<line>
na *ltima avaliaç*o
</line>
</par><par>
<line>
*a disciplina de *pidemiolog*a. A
</line>
<line>
r*ferida dis*ipli**, comum a esses cursos, abor*a
</line>
</par><par>
<line>
conteúdo* varia**s obs*rvados na form*ção básica em c*ências, de acordo com os três PCNs
</line>
<line>
c*tados. Os assunt*s similares escolhidos foram observados jun** aos **râmetros Curriculare*
</line>
<line>
Na**onai* (PCNs) de Ciências Naturais, Meio Ambiente e Saúde e Biologia do ensino *éd*o
</line>
<line>
(*ont*údo de Biologi*) (B*ASIL, 2006). * tem*o proposto para que os alunos term*nassem a
</line>
<line>
avaliação foi de 60 mi*utos. T*d*s *s particip*nt*s entregaram a aval*ação comple** antes do
</line>
<line>
*é*mino desse *erío**.
</line>
<line>
Entre os conteúdos e*c*lhidos foram abordados o* pro*ramas de educação em saúde *
</line>
</par><par>
<line>
proc*sso saú*e-doenç*,
</line>
<line>
como
</line>
<line>
elementos específicos (EE), e epidemiologia das
</line>
<line>
doenças
</line>
</par><par>
<line>
infeccio*as e não infecciosa* como, el*me*tos bá*i**s (E*). Est*s assuntos, abordados dentro
</line>
</par><par>
<line>
do co*text* da
</line>
<line>
discipl*na d* Ep*d*miologia, obedecendo-se aos p*rme*o*es
</line>
<line>
*dapt**iv*s
</line>
</par><par>
<line>
necessário* ao pr**ósito d* cada cur*o, f*ram di*ididos
</line>
<line>
em 10 questões t*s** com
</line>
<line>
5
</line>
</par><par>
<line>
alternativ*s de *esposta ca*a, elaboradas segundo a ta*on*mi* de Bloom revisada, com
</line>
</par><par>
<line>
d*mensão de *onhecimen*o "conceitual" e dimensão dos pro*esso* cogni*ivo* "aplicar
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ana**sar". A ava*iaç*o foi aplicada *elo mesmo docen*e que ministr*u a Disc*plina
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
**correr do *emestre letivo (ANDE*SON; K*AT*W*HL; BL*OM, *001).
</line>
</par><par>
<line>
Para a detecçã* do perf** de no*malida** O teste de Kolmo*or*v-Sm*rn*v ada*tad*
</line>
</par><par>
<line>
par*
</line>
<line>
análise m*lti*ariada (JUSTEL; *EÑA; *AMAR,
</line>
<line>
1997), e par* as *nálises de vari*ncia
</line>
</par><par>
<line>
múlt*plas calcula*o* as notas e as va*iáveis qualitativ*s pela *écnica de Análi*e Múltipla de
</line>
<line>
variân**a (AMOVA). *oi pr**osta a hipó*ese n*la d* que nã* existem di*ere*ças *os valores
</line>
<line>
das média* d*s no*as e**re os *ur*os; q*e não exist*m re*ações **tre as *dades e dese*penho,
</line>
<line>
*em en*r* * desempenho e a as***ilaç*o dos cont**dos em ciên*ias da educação de b*se. Em
</line>
<line>
u*a s*g*nda aná*i**, foi desen*olvido um *étodo de av*liação das médias de notas
</line>
</par><par>
<line>
pa*roniz*das dos co**eúdos *e E* e EB, baseados na méd*a e de*vio-p*drão das
</line>
<line>
nota* do*
</line>
</par><par>
<line>
cursos NEE e NEB, se*uindo
</line>
<line>
o modelo
</line>
<line>
pro**sto para avaliação *o Exame N*ciona* de
</line>
</par><par>
</page><line>
Desemp*nho de Estudant*s, aplicado pelo **stituto Nacio*al de *s**dos * P*s**isa*
</line>
<line>
Rev. ***, Teresina, v. 12, n. 5, a*t. 6, p.102-111, set./out. 2015 w**4.fsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Interf*ce Entre O* Conteú*os De Ciênci*s Apresentados Na Formaç*o Básica E Méd**
</line>
<line>
107
</line>
</par><par>
<line>
Educacionais. Ness* modelo, a média padroniza*a da* *urmas f*i desenvolvida, base*ndo-se
</line>
<line>
na média ponderad* através da fórm*la: N*=(0,25xEB) + (*,75xEE) (BRASIL, 20*2). **r
</line>
</par><par>
<line>
fim, analis*u-se a relação entre as
</line>
<line>
*ariáveis curso, formação em ensino médio público
</line>
<line>
*u
</line>
</par><par>
<line>
*rivado, baseand*-se, na metodol**i* de*crit* *m 2003 por Nunes et al (2*03), *lém
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
percentual de acert*s
</line>
<line>
em q*estões (EE ou *B) que en*o*viam conhecimentos prévios d*s
</line>
</par><par>
<line>
c*nteúdos abor*ad*s *os PCNs do *nsino básico * *édio. T**o* os testes est*tísticos foram
</line>
<line>
aplicado*, o*ser*ando-s* *m nível de significância de p<0,0*, e o n*vel de *onfi*nça de **%
</line>
<line>
f*i estabelecido como apropriado.
</line>
<line>
Todos *s *articipa*tes au*o*izaram a *t*lização e* conjunto de *eus dados * resultad*s
</line>
<line>
através da assinatu*a de ****o de cons*ntimento liv*e e e*cl*recido. Este trabalho *oi
</line>
</par><par>
<line>
apr**ado pelo Comitê de Ética
</line>
<line>
em Pe*quisa da UNINOVE por obed**er às di*etrize*
</line>
</par><par>
<line>
*r*v*stas na resol*ção 466/2*12, que *u*st*t*iu a reso**ção 196/1996, amb*s d* Conselh*
</line>
<line>
Nacional de Saúde, diretrize* est*s que d*t*rm*nam os aspectos é*i*os e legais *as pesquisas
</line>
<line>
**entífi*as envol***do seres huma*o*.
</line>
<line>
* RES**TAD* E DISCUSSÃO
</line>
<line>
O per*il *o ingressan*e nos cursos en*ontra-se descrito na Tabel* *.
</line>
<line>
Tabela * - p*rfi* do *luno ingressante nos cursos *a saúde entre 2009 e 2011
</line>
</par><par>
<line>
Curso
</line>
<line>
Id*d* (µ±DP)
</line>
<line>
Ensin* público
</line>
<line>
Se*o
</line>
</par><par>
<line>
Biomedicina
</line>
<line>
*1 (± 3 anos)
</line>
<line>
78%
</line>
<line>
65% **minino
</line>
</par><par>
<line>
Enferma*em
</line>
<line>
26 (± 5 anos)
</line>
<line>
90%
</line>
<line>
86% f*mi*ino
</line>
</par><par>
<line>
F*rmácia
</line>
<line>
24 (± 4 anos)
</line>
<line>
82%
</line>
<line>
54% feminino
</line>
</par><par>
<line>
*u*rição
</line>
<line>
20 (± 3 anos)
</line>
<line>
74%
</line>
<line>
78% feminino
</line>
</par><par>
<line>
O desempe*ho dos *lunos nas aval*a**es pode ser obs*rv*do na T**e*a 2.
</line>
<line>
Tabela * - Desempe*ho na avali*ção e as**mil*ç*o do conteúdo *e ci*nc*as no ensino de
</line>
<line>
b as e
</line>
<line>
**rsoMédia de ponto* % de acertos EE e EB *ursou Ciênci*s no ens*no *e base
</line>
</par><par>
<line>
Biome*icin*
</line>
<line>
7,5 (± 2 pontos)
</line>
<line>
7 0 % EE e * 0 % E*
</line>
<line>
100% sim
</line>
</par><par>
<line>
Enfermagem
</line>
<line>
6,0 (± 2 ponto*)
</line>
<line>
60% EE e 4*% EB
</line>
<line>
90% sim
</line>
</par><par>
<line>
Farmácia
</line>
<line>
7,0 (± 1,5 pontos)
</line>
<line>
7 0 % EE e 3 0 % EB
</line>
<line>
100% s*m
</line>
</par><par>
<line>
N*tr*ção
</line>
<line>
8,0 (± 1,5 pontos)
</line>
<line>
7 5 % EE e 2 5 % EB
</line>
<line>
100% sim
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina, v. 12, n. *, art. 6, p.1**-111, set./out. 2015
</line>
<line>
www4.fsane*.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. S. B*r*abé, R. *. N. F*rraz, C. A Ni*ro, A. L. Si*va, A. P. Barbosa, *. M. *arsiglia
</line>
<line>
**8
</line>
</par><par>
<line>
O te*te adaptad* de Kolmogo*o*-Smirn*v in*eriu um padrão de *ormalidad* entre
</line>
<line>
todas *s va*iáveis observadas (p=0,32).Dessa forma, a con*inu*dade das análises seguiu como
</line>
<line>
descrito abai*o.
</line>
<line>
Os valor*s *as média* p*droniza*as, baseadas n* EE e no EB, ap**sentara* o*
</line>
</par><par>
<line>
segu*ntes valores: *=6,0; E=5,5; F=6,0 e N=6,*. As difer*nças
</line>
<line>
entre as médias não for*m
</line>
</par><par>
<line>
estatisticamen*e si*ni*icantes, já que o
</line>
<line>
test* AMOVA r*to*no* um *=0,37. Avaliando-se
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
diferenç*s *nt*e
</line>
<line>
as médi*s aritméticas, os aluno* do
</line>
<line>
c*rso *e *utrição
</line>
<line>
alca*ça*am melho*
</line>
</par><par>
<line>
desemp**ho, assim *o*o
</line>
<line>
aqueles
</line>
<line>
qu* frequentaram ensino **ivado. Na ass*ciação
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
var*áveis *dad* e nota obtida, apesar do tes*e *MOVA t*mbé* não apresenta*
</line>
<line>
dif*rença
</line>
</par><par>
<line>
estati*ticam**te s*g***icat*va (p=*,2*), obse*vou-se que o avanço *a idad* resultou em menor
</line>
</par><par>
<line>
desempenho na avaliação (t*rmas * F). Q*anto assimilaç*o dos co*teúdos *e ci*nc*as
</line>
</par><par>
<line>
e
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
com a Epidemiol*gia, ob*ervou-se um µ de 100% (com intervalo de conf*ança mínimo de
</line>
<line>
95% e alfa de 0,05).Pe*ante **ses resultados, admite-se o H0, já *ue não foram observadas
</line>
<line>
diferenças estatisticame*te significan*es ent*e as *édia* *bt*das **s provas, *om em rela*ão
</line>
<line>
ao curso de graduação, a idade média dos alunos, nem com re*ação ao fato d* *erem *u não
</line>
<line>
recebido *s conteúdos de ciências previame*te à gr**uação.
</line>
</par><par>
<line>
Este *stud* traz à
</line>
<line>
* *na o
</line>
<line>
f*to de que a agregaçã* de conhecime*tos prévios uma é
</line>
</par><par>
<line>
necessidade ***a melhor des**penho no ensino superior. O *n*verso *cadêmic* co*oca o
</line>
</par><par>
<line>
aluno desde
</line>
<line>
o
</line>
<line>
prime*ro momento, em uma posição
</line>
<line>
privile*iada em re*ação * *ovas
</line>
</par><par>
<line>
concepçõe* educacionais, sociais e cívicas. * relevânci* de uma base educati*a formal prévia,
</line>
</par><par>
<line>
*e q**lidade e unive*sal,mostra-se de suma
</line>
<line>
i*portâ*cia u*a
</line>
<line>
vez q*e não é possível
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
partic*p*ção
</line>
<line>
social,
</line>
<line>
política
</line>
<line>
e
</line>
<line>
*rodutiva
</line>
<line>
sem,
</line>
<line>
pelo
</line>
<line>
menos,
</line>
<line>
11
</line>
<line>
ano*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*scolaridad*(KUENZE*, 2000),fato este que po*e c**ocar em
</line>
<line>
ri*co * formação g*ral
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
*studante universitário.
</line>
</par><par>
<line>
E* n*ve* super*or, * colegiado d*s cursos da área da **úde *e *niversida*es p*blicas
</line>
</par><par>
<line>
ou
</line>
<line>
pr*vadas tem se preocupa*o co* os novos mold*s
</line>
<line>
de av*l*ação, desenvolviment*
</line>
</par><par>
<line>
edu*ativo e
</line>
<line>
processo de ensino apr*ndiz*ge*, já que es*es são instr*mentos normat*vo*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
fi*edignos do *er*i*o pre*tado aos alunos e comunidade. *ss*s av*liaç*e* têm sid*
</line>
</par><par>
<line>
estimulada* e discuti*as atrav*s *e ações dir**as dos governo* com a
</line>
<line>
criação
</line>
<line>
de agê*cias
</line>
</par><par>
<line>
nacio*ais **
</line>
<line>
avaliação
</line>
<line>
que visam dar c*nta da ex**nsão do en*i*o, p*eocupa*d*-se
</line>
<line>
c*m
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
forma como sã* ensinados os futuros profissionais d* saú*e no Brasil (TENÓRIO;
</line>
<line>
DE
</line>
</par><par>
<line>
A***ADE, *010).
</line>
</par><par>
</page><line>
E*te trabalho apr*s*nt*u resultados que estão em consonância com out*o* estudos que
</line>
<line>
demonstraram o *erfil do alu*o mod*rno, *rabalhador, ex-estudante *a rede *úbli*a de ensi*o
</line>
<line>
Rev. F*A, Teresina, *. 12, n. *, *rt. 6, p.*02-111, s*t./*ut. *0*5 www4.*sane*.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Interface Ent** Os Con*e*dos De Ciênci*s Aprese*tados Na For*ação Básic* E Média
</line>
<line>
109
</line>
</par><par>
<line>
e
</line>
<line>
com idade acim* do padr*o (KU*NZER, 200*; TENÓR*O; D* ANDRADE, 2*10). Zago
</line>
</par><par>
<line>
(2006) faz *mportantes explanaç*es so*re aces*o de estudantes *e camadas mais populares *o
</line>
<line>
ensin* *uper*or, u*ilizando uma amo**ra muito similar a deste estudo *om rel*ç*o à faixa
</line>
<line>
etária e desemp**ho acadêmico *aseado nas notas semestrais.
</line>
<line>
A graduação é o *omento fin** para assimila*ão **s conteúdos em Ep*demiologia,
</line>
<line>
el*n*ad* po* *gr*gar c*nte*dos *elevan*es do **sino médi*.
</line>
<line>
R*co*he-se que a amos*ra *opu*acional dest* estudo foi reduzida, além *o fato de que
</line>
</par><par>
<line>
*s estu*antes foram *l*ssific*dos com base apena*
</line>
<line>
n* nota de uma única ava*i*ção. Des*a
</line>
</par><par>
<line>
forma, su*ere-se a re*liza**o de *st*dos *u**equentes, com maio* número de partici*antes, a
</line>
<line>
utili*ação da* notas de di**rentes avaliações realiz*das n* deco*rer do *emes*re, e realizados
</line>
<line>
em u* m*ior número de **stituiçõe* de *nsino, com o in*uit* d* ver**icar s* o fenômeno
</line>
<line>
observado neste leva*tamento pont*al pod*r* s* repetir, quando *val**do *m maior escala.
</line>
<line>
5 CONSIDERAÇÕES F*NAIS
</line>
</par><par>
<line>
O desempenh* similar entre
</line>
<line>
o*
</line>
<line>
*ursos
</line>
<line>
*tende à prop*st* do IV Plano Dir*tor p*ra
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
Des*nvolvimento da E*id*miologia no Br*sil, q** abo*da discu*são da for*ação **
</line>
</par><par>
<line>
est*dantes da área d* saúde epidemi**ogistas. Ne*te plano e
</line>
<line>
diretor, é fato que nã* se pod*
</line>
</par><par>
<line>
ig*orar * contexto d* ref*rma do ensin* superior or* em curso, devendo-s* dar cont*nuida*e
</line>
<line>
à* *odificações em i*pl**enta*ão pelas instâ**ias normativ*s. Sugere-se a continui*ade de
</line>
<line>
*ções, pes*uisa e difus*o da assoc*ação de co*hecimentos *m dis*ip*inas *ue pode* int**fer*r
</line>
<line>
*a q*alidade d* for*ação dos futu*os epidemiologistas, especialmente dev*do às *ecessidades
</line>
</par><par>
<line>
de formação de mã* de o*** nos programa* de
</line>
<line>
saúde,
</line>
<line>
na formação de políticas públicas
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
saúde e da anál*se do perfil *pide*ioló*i*o d*s principais p*oblemas de *aúde d* *opula*ão
</line>
<line>
do p*ís.
</line>
<line>
RE*ERÊNCIAS
</line>
</par><par>
<line>
ABRASCO, Associa*ão Br*sileira
</line>
<line>
** Pós-Graduação
</line>
<line>
em Saúd* Cole*iva. Ensino
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
g*aduação. Livro de resu*os do 5o. Congr*sso *rasi*eiro de Epidemiol*g*a. Revista
</line>
<line>
Brasileira *e Epi*emiologia, v. *upl. esp., p. 139-1**, 2002.
</line>
<line>
ANDERSON, L. W.; KRATHWOH*, *. R.; BL*OM, B. S. A taxo*omy *or learn*ng,
</line>
</par><par>
<line>
teachin*, and assessing: * r*vision *f B*oom\s taxonomy *f
</line>
<line>
ed*ca*i*na* objective*. New
</line>
</par><par>
<line>
York: A*ly* & Bac*n, 2001.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. *S*, Teresina, v. 12, n. 5, art. 6, p.102-111, set./out. 2*15
</line>
<line>
**w4.f*a*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
*. S. Barnabé, *. R. N. Ferr*z, C. A Nigro, A. L. Silva, A. P. Barbosa, D. M. Marsiglia
</line>
<line>
11*
</line>
</par><par>
<line>
BRASIL. Instituto N*cional de Estudos * Pesquisas *d*cac*o*ais Aloísio Tei**ira.
</line>
<line>
*oc*men*o de síntese m*tod*lógica **ra cálc**o *o ENADE 2012, 2012.
</line>
</par><par>
<line>
BRASIL. Secretaria da Educação Bási**.
</line>
<line>
Orientaçõ*s Cur*icular*s para o Ensino *édio.
</line>
</par><par>
<line>
Ciên*ia* da N**ureza, Ma*emática * *uas Tecnologias- Brasília: ME*/SEB, 2006. Disponív*l
</line>
<line>
em:<https://www.google.*om.b*/s*arch?q=Or*enta%C3%A7%C3%B5es+Curriculare*+*a*a+
</line>
<line>
o+Ens*no+M%C*%*9dio.+Ci%C3%*Anci*s+da+Natureza,+Ma***%C3%*1tica+e+*ua*+
</line>
<line>
Tecno*ogias-+Bras%C3%A*lia:+M**/SEB&ie=ut*-8&oe=utf-
</line>
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8&gws_rd=*r&ei=**CZV*e*Hsu*NtCErtAC>. Acesso em: 5 jul. 2015
</line>
<line>
BRAS*L. Se*re*ar*a da Edu**ç** F*ndamental. Parâm*tros curricular*s ***i*n*is:
</line>
</par><par>
<line>
ciên*ias
</line>
<line>
nat*rais,
</line>
<line>
1997.
</line>
<line>
Disponív*l
</line>
<line>
em:
</line>
<line>
<https://www.*oo*le.com.br/search?
</line>
</par><par>
<line>
q=Orienta%C3%A7%C3%*5 es+ Curriculares+pa*a +o+Ensin o+M % C3 %A9
</line>
<line>
*i *
</line>
</par><par>
<line>
.+Ci%*3% A
</line>
<line>
Ancias+da +N*tureza, +Matem% C3%A1*ica+e +suas +Te*nolog*as-
</line>
</par><par>
<line>
+Bras%C3%**lia:+MEC/SEB&ie =u*f-*&oe =ut*-
</line>
<line>
8& gw*rd=cr&ei=m YC**
</line>
<line>
a*FH
</line>
</par><par>
<line>
suhNtCEr*AC #q= ecreta*ia+d* +E*uc* %C3%A7%C3%A3* +*undame*tal.+P ar %C* %
</line>
</par><par>
<line>
A2*etros+ curric*lares+
</line>
<line>
na*ion*is:+c*%C3%A Anci*s +naturais +%2F +Secretaria +* e+
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Educa %C3%A*%C3% A3o+Fundam*nt*l+> . Acess* em: 5 jul. 2015
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10, n. 10, p. 4*-49, *999.
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