<document>
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<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 12, n. 5, art. 6, *.102-111, set./out. 2015 </line>
<line> IS*N *m**esso: 1806-6356 ISS* E*et*ônico: 2317-2983 </line>
<line> *ttp://dx.doi.*rg/10.1*819/2015.12.5.6 </line>
<line> Interface Entre Os Conteúdo* De Ciên*ias Apresentados Na Formação Bá*i*a E Média </line>
<line> E * En*ino De **idemiologia N* *nsino Super*or </line>
<line> Interfac* Betw*e* The Conte*ts Presented ** Epid*miology A* Ele*entar* A*d Highe* </line>
<line> Education And The Co*te*ts Of Science Pr***nted At El*mentary And Hig* School </line>
<line> An*erson Sena B*rnabé </line>
<line> Doutor em S*úd* Pública pela Un*versidad* de *ão Paulo </line>
<line> **ofesso* da *niversidad* N**e de Julh* </line>
<line> E-mail: professor*n*ersonsb@h*tmail.com </line>
<line> Re*ato Ribeiro Nogue*ra F*rraz </line>
<line> Doutor e* Ciê*ci* Bási*as pela Un*ve*s*dade Fede*al d* São Paulo </line>
<line> Prof*ssor da universidade nove de ju*ho </line>
<line> E-mail: renato*i*@h*t*ai*.com </line>
<line> C*rol**a Alencar Nigro </line>
<line> M*s*rand* em Gestão e* Sistema* *e *aúde pela Universidade *ove de *u*ho </line>
<line> Profes**r *a un*versida*e nove de ju**o </line>
<line> E-mail: c*ru_alen*ar@yahoo.c*m.br </line>
<line> A*a Lúcia da *ilva </line>
<line> Uni*ersid*de Nove de **lho </line>
<line> E-mail: *nalucia@unino*e.br </line>
<line> *n*ônio Pires Barbosa </line>
<line> D*u*or em Ad*inistr**ão pel* Fundação Getulio Var*as </line>
<line> Pro**ssor doutor da Universid*de Nove d* Julho </line>
<line> E-mail: rbepires@gma*l.com </line>
<line> D*n*s Munhoz M*rsiglia </line>
<line> D*uto*a*do e* Educação pel* Universidade Nove de *ulho </line>
<line> Prof*sso* d* Ensin* Superior da Univers*dade Nove d* Ju**o </line>
<line> E-mail: *arsig*ia@uni*o*e.br </line>
<line> E*dereço: Anderson S*na B*rnabé </line>
<line> Universi*ade Nove de Julho, *. A**do* Bueno, n 38* Santo Amaro *ão P*ulo, SP - Brasi* </line>
<line> Endereço: R*nato Ribeiro Nogueira Ferra* </line>
<line> Un*ve*sidade Nove de Julho Av. Franc*sco Ma*ara*zo, 612 Água Branca São Paul* </line>
<line> Endereço: C*rol*na Alenca* Nigro </line>
<line> Universidade Nove de Ju*ho Av. Fran**sco Matarazzo, 612. andar Água B*a**a S*o Paulo </line>
<line> E**ere*o: A*a **cia da Sil*a </line>
<line> Univ*rsidade *ove de Julho, *. A*ador Bu*no, n 389 Santo Amaro São Pa*l*, S* - Brasil </line>
<line> Ende*eço: Antônio Pir*s **r*o** </line>
<line> Universidad* Nove de Julho, Aven*da *ranc*sco Mata*azzo São P*ulo, SP - B*asil </line>
<line> Endereço: Denys Munhoz Marsiglia </line>
<line> **iversidade Nov* de Julho Rua Guaranésia,4*5 *ila Mari* Baixa São *a*l*.Brasil </line>
<line> Editora-chefe: Dra. Marl*ne Araúj* d* Carvalho/Faculdade *anto Ag*s*inho </line>
<line> Artigo recebido em 0*/07/2*15. Última v*rs*o recebida *m 02/008/201*. Aprova*o *m 0*/*8/20*5. </line>
<line> *v**iado pe*o si*t**a Tr*ple *e*iew: a) *esk R*view pela E*i**ra-Chef*; e b) Dou*le Blin* *e*iew </line>
<line> (avalia*ão cega por dois avaliado*es da área). </line>
<line> Revisão: Gramatical, Norm*tiva e de Formatação. </line>
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<line> Interf*ce Entre Os Conteúdos De Ciências *prese*tados Na Formação Bás*ca E Média </line>
<line> *03 </line>
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<line> R*SUMO </line>
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<line> D*v*rsas </line>
<line> *isciplinas ministrad** em c*rsos super*ores na área d* saúde dependem de </line>
<line> outras </line>
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<line> ligadas à bas* *a formação cientí*ica, </line>
<line> aplicadas nos en*inos </line>
<line> b*sicos médios. Obje*ivo: e </line>
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<line> Realizar uma análise qua*itativ* e qu*ntitativa do desempen*o em Epi*emiologia (*omum aos </line>
<line> cu*sos d* Biom*dicin*, Enfermagem, Farmácia e *utrição) e relacion*-la* com a idade, co* </line>
</par>
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<line> a modalidade de form*ção de base (p*blica ou priva*a) com os conteú*os de Ciências e </line>
<line> e </line>
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<line> Bi**ogia previst*s nos Parâmet*os Curriculares Naci*n*is. Mét*d*: O teste AMOVA foi </line>
<line> util*zado para *omparar o desempe*ho e* E**demiologia ent*e os cu*sos. A médi* </line>
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<line> padron*zada das notas foi calc*la*a *e ac*rdo com </line>
<line> os *receitos do </line>
<line> Inst*tu*o Nac*onal de </line>
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<line> Estu*os * Pesq*isas (INE*). A a*aliação utiliz**a foi pre**rada de acordo *o* a escala </line>
<line> de*loo* re**sada, e os conteúd*s *oram divididos em especí*icos e básic*s. Resultados: *ão </line>
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<line> ocorr*u diferenç* es*ati*ticam*nte </line>
<line> signific*nte en*re as médias das var*ávei* ob*erv*das. Na </line>
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<line> análi*e das mé*ias p*d*onizadas, o c*r*o d* N*triç*o apresen*ou melhor *esempe*ho, assim </line>
<line> c*mo na média aritmética.*onclusão: A*unos, com *ma média de idade infer**r, </line>
</par>
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<line> apresenta*am tendê*cia a um melhor desempenho acadêmic*. Todos </line>
<line> os al*nos re**ci*naram </line>
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<line> seus con*eúdos d* **scipl*na de Epi*emiologia com os c*nteú*o* de Ciên*i*s. S*us </line>
</par>
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<line> d*semp*n*os </line>
<line> corroboraram os planos </line>
<line> previ*tos no IV Plano **retor de Desenvo*vimento da </line>
</par>
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<line> E*ide*iolog** n* Brasil. </line>
<line> Pal*vras-chav*: Epidemiologia. *es*ão em Saúde. Ensino. Ciência*. Bio*ogia. </line>
<line> AB*TRACT </line>
<line> Intro*uction: Hig* *ducati*n in heal*h cour*es is dependent of scientific b*sis tr**ning applie* </line>
<line> in ele*e***r* a*d hig* s*hools. *bjective: To *ond*ct * *ualitativ* and quantitative analysis </line>
<line> of t*e p*rf*rmance in Epidemiology (comm*n to Biomedi*ine, Nursing, Pharmacy *n* </line>
</par>
<par>
<line> Nu*rit*on courses) *nd *ela*e ** to the age, </line>
<line> type </line>
<line> *f *asic training (publi* or private) and </line>
<line> t he </line>
</par>
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<line> co*te*t* </line>
<line> of Scie*ce a*d Biology. **th*d: *he AMOVA te*t *as used to compare </line>
<line> *h e </line>
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<line> p*****mance b*tween the courses. The </line>
<line> s*andardized average </line>
<line> of notes was calcu**ted </line>
</par>
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<line> accord**g *o the pr*cepts of *NE*. The *v**uatio* u*ed was p**pared acco*ding to the Bloom </line>
</par>
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<line> revi*ed scale an* </line>
<line> *he *o*ten*s were </line>
<line> divided int* specific *nd ba*ic. Results: T**re is no </line>
</par>
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<line> stat*stically si*nificant d*ffe*en*e *et*een the means of **e *bserved varia*l**. Analyz*ng th* </line>
<line> sta*dardiz*d ave**g* notes, as we** as the **ithmetic mean, Nutri*ion sho*ed *etter </line>
<line> per*ormance. Conclu*ion: Studen*s with lower *g* te*ded *o perfor* bett*r academical**. A** </line>
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<line> studen*s related their co*rse co*ten* with </line>
<line> the co*tent o* E*id**iolo*y science. His </line>
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<line> perform*nce* corroborated *h* pla*s ref**red in IV ma*ter pl** deve**pment of *p*de*i*logy </line>
<line> in Brazil. </line>
<line> Keywo*ds: Epidemiology. **n*geme*t i* Hea*th. *ducation. Sc*en*es. *iolog*. </line>
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<par>
<line> Rev. ***, Teresin*, v. 12, n. 5, art. 6, *.102-*11, set./out. 2015 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
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<line> A. S. Bar*abé, R. *. N. Ferraz, C. A Nigro, A. L. Silva, A. P. B*rbosa, D. M. Marsiglia </line>
<line> 10* </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> A formaç*o do prof*ssional de saúde p*ss* *or uma e*t*nsa ag*egação *e </line>
<line> conhec*me*t*s *révi*s (TEIXEI*A, 20*5). * dese*penho acadêmico *epende muito d* </line>
<line> cont**dos d**i*ame**e aplic*d*s em dis*iplinas, como Ciê*ci*s no *ív*l bás*co * Biologia, </line>
<line> no ensino médio. Conteú*os d* *i*ncias abordado* n* formação **sica corroboram *ssuntos </line>
</par>
<par>
<line> dis*utidos na gradu**ão, </line>
<line> agre*a c*n*ecim*ntos so*re *a*de, qual*dade de vida </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> dese*volvim**to soci**, faci*itando o de*e*penho e a *ormação do *studante *e c*rsos de </line>
<line> gr*duação n* área *a *a*de. </line>
<line> Abord*gens educa*iona*s em ciências e educação em saú*e eram vista* no *ass*do d* </line>
</par>
<par>
<line> forma não </line>
<line> *rticu*ada d*ntro de diversas propostas educac*o*ais(BRASIL, 19*7). Até </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> promulgaç*o da Le* *e Dir*trizes e Bases d* Edu*ação, e* *961, ministravam-s* dis*iplina* </line>
<line> *e saúde e ciê*cias apena* nas duas últim*s *éries do ant*go c*r** ginasia*. Essa lei estendeu * </line>
</par>
<par>
<line> obrigator*edad* do </line>
<line> *nsi*o das matéria* a to**s as *éries </line>
<line> ginasiai*, mas ape*as </line>
<line> a </line>
<line> p*rtir d* </line>
</par>
<par>
<line> 1**1, com a Lei no. 5692, ciências passou a ter cará*er obriga*ório nas *ito s*ries do an*i*o </line>
<line> 2 </line>
<line> "p*imeiro gr*u" .No nív*l s*peri** de e*sino, conteú*os si*il**es era* r*stritos a*s m*dulos </line>
</par>
<par>
<line> de medicina preventiva e higiologia at* *e*dos da </line>
<line> déc*d* de </line>
<line> 19*0, passando </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> refo*mulações até *s dia* a*uai*, *e *cordo com dados ** Co*selho Nac**n*l d* E*ucação </line>
<line> (A*RAS*O, *002; *ORRE*; CZERESN*A, 2003). </line>
<line> * produção espantosa d* novos conheci*entos co*ocou a educaç*o tradici*nal nas </line>
</par>
<par>
<line> u*iversi**des e nas escola* de n*vel médio e* situação desesp*radora, ampl*ando </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> **cessidade de cada vez mais se educar os cidadãos cienti**came*te (G*ORD*N, 1999).Com </line>
<line> os avanços biotecn*lógic*s, sanitários e de saúde pública bras*lei*a, o *nsi*o ci*ntífico *assou </line>
</par>
<par>
<line> por profun**s mud***as nos ú*timos anos, o q** re*ultou na nec*ssidade de </line>
<line> a*aptações </line>
</par>
<par>
<line> també* na </line>
<line> educação cie*tífica.Dis*ipli*as relacionad*s à genéti*a, bi*tecnologia, *aúde, </line>
</par>
<par>
<line> seres *ivos, </line>
<line> preservaç*o do meio *mbi*nte, </line>
<line> endemias e doenç*s tropi*ai* *as*aram a s*r </line>
</par>
<par>
<line> a*ordados de fo*ma c*ncisa em Ciências e **ologia (formação bás*ca) * também abordados </line>
</par>
<par>
<line> intri*sicam*nte e de f*rm* contundente n* di*ciplina </line>
<line> de Epidemiologia, propo*ta nos *nos </line>
</par>
<par>
<line> *n*ciai* *os </line>
<line> cur*o* de *raduação na **ea da saúde (ABRASCO, 20*2), c*locando-se em </line>
</par>
<par>
<line> discuss*o *eus conteúdos e </line>
<line> suas </line>
<line> a**i*a*ões, e cont**buind* sobremaneira </line>
<line> *a f*rmação </line>
</par>
<par>
<line> s*perior do f*turo *rofissional de saúde. </line>
<line> Giordan(1999) já questionava a apl*ca*ilid*de do e*s*no de ciê*ci*s e correlatos,sej* </line>
</par>
<par>
<line> no </line>
<line> ensi** básico, como nas i*s*ância* superiores, </line>
<line> a*regados a c*nteúd*s de saúd* pública, </line>
</par>
<par>
<line> colocand* em q*e*tã* suas aplica*õ*s com exp*rimentações (aulas pr*ticas, facilmente </line>
<line> Rev. FS*, Te*esi*a, v. *2, n. 5, art. 6, p.1*2-111, set./o*t. 201* www4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
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<line> *nterface Entre Os C*nt*údos De Ci*nc*as Apresentados Na Formaç*o Bási*a E Média </line>
<line> 105 </line>
</par>
<par>
<line> reproduzíveis dentro *a disponibili*a*e d* materiais na esc*la * universi*ad*s), situações </line>
<line> es*as qu* *e* *empre são factíveis,especi*lmente no ensin* público.Rocha e Soares (2005), </line>
<line> abo*da*am sobre *s dificuldades em educar em ciên*ias e sa*de. D*stacam **e os *ocentes *e </line>
</par>
<par>
<line> *ais dis*ip*ina* têm sido hi*torica*e*te *xpo*tos a uma série de *esafios, </line>
<line> os </line>
<line> quai* incluem </line>
</par>
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<line> acompanhar as des*o*ert*s cient*fic*s e te*nológic*s, consta*t*mente manipuladas e inseridas </line>
<line> n* co*i*ian*, e tornar os avan*os e teorias c*en*í*ic*s pa*atá**is, *isponibi*iza*do-os de forma </line>
</par>
<par>
<line> acess*vel, e ressaltando a impo**ância </line>
<line> des*e conteúdo no d*sen***vimento *oc*al e na </line>
</par>
<par>
<line> formação téc*ica do i*divíduo. </line>
</par>
<par>
<line> Ta*s di*cur*os *odem se* repr*duzidos junto ao e*sino específico de E*idemio*ogia n* </line>
</par>
<par>
<line> graduação. Dificulda*es no </line>
<line> ensino de Epidemiologi* não são um *ato </line>
<line> novo nos difer*ntes </line>
</par>
<par>
<line> níveis e*uca*ion*is n* Brasil, dif**uldades estas *ue vão desde os custos el*vados de li**os e </line>
</par>
<par>
<line> *evistas *ientífica* at* a falta *e tempo *os docentes, particu*armente com rel*ção </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> p*s**bi*ida*e </line>
<line> de f**quentar cursos </line>
<line> d* cap**itação (GIORDAN, 1999; ROCHA; SOARES, </line>
</par>
<par>
<line> 200*). Nesse contexto, obs*rva-se que o </line>
<line> e*sino das ci*ncias da Epid*m*ologia pa*sou e </line>
<line> ** r </line>
</par>
<par>
<line> gran*e* mudan*as nos últimos anos. E com* </line>
<line> e*s** **danç*s refletem (refleti*am) ao lo*go </line>
</par>
<par>
<line> *a formação de joven* que a*e*tram as esferas educacio*ai* superio*es, **pec*almente em </line>
<line> cursos da áre* da sa*d*? </line>
<line> Uma análise qualitat*va e qu*ntit*tiva sobre e*s* qu**tão é *rop*sta neste trabalho. </line>
</par>
<par>
<line> Buscou-se associar * assi*ilação dos co*teúdo* abordados ao l**go *a </line>
<line> educação bás*ca </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> média, relat*vamente à formação em </line>
<line> ciênc*as, co* * resultado de avaliações apl*c*das *os </line>
</par>
<par>
<line> alu*os ingressantes nos cur*os de grad*ação em saúde </line>
<line> e </line>
<line> que i**luem a disc*plina </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Epidemiologia em sua grade c*rricular. Tal disciplina f*i escolhida pois, dentro *os contextos </line>
<line> ementári*s, há um* agremiação d* c*n***ime*tos *m ciênci*s mesclados e contextualizados </line>
<line> com as bases de es*ud*s em saúde pública. </line>
<line> Dian*e d*sso, este artigo tem por objet**o avali** * *r*u de co*h*cim*nto de alunos ** </line>
<line> graduaçã* em curs*s da áre* da *aúde no tocant* à identificação de cont*údos a*or*ados no </line>
<line> contexto *as ciênc*a* e que s*o novamente abo*dados pela disciplina de Epidemiolo*ia, al*m </line>
</par>
<par>
<line> de v*rific*r di*erenças ent*e a média </line>
<line> *e n*tas obtidas, inferin*o "graduação, idade </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> desem*enh* *m conteúdo d* ciê*cias". </line>
</par>
<par>
<line> * ME*O*O*OGI* </line>
</par>
<par>
<line> A *mostragem qu*ntitativa pr**osta f*i de**nvolvida, an*lisando-s* o desempenho de </line>
<line> *60 alun*s ingr*ssantes (1º período) dos curs*s ** Farmácia * Bioqu*mica (F), Bi*medi*i*a </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 12, n. 5, art. 6, *.10*-**1, set./out. 2015 www4.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. S. *a*nabé, R. R. N. *erraz, C. * Nigro, *. L. **lv*, A. P. Barbo*a, D. M. Mar*iglia </line>
<line> 106 </line>
</par>
<par>
<line> (B), Nu*riçã* (*) * Enferm*gem (E) da Universida*e Nove de *ulho - UNINOVE - SP. *s </line>
</par>
<par>
<line> alun*s **ram divididos </line>
<line> em *uatro *r*pos de quarenta *ntegra*tes por cu*so. Todos os </line>
</par>
<par>
<line> partic*pantes estudavam no períod* noturno, não tinham formaçã* técnica na área *a saúde * </line>
</par>
<par>
<line> não fre*uen*aram cursos </line>
<line> pr*-vest*b*lar. Os al*nos do curso de "Medici*a" *ão fora* </line>
</par>
<par>
<line> incl*íd*s devido discipl*na em questão ser of*rtada *o 5º perí*do * não haver a oferta a </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> c*rso </line>
<line> no ho*ário "*o*urno"; des*a form*, os p*râmetros "tempo de estu*o * ho*ário de </line>
</par>
<par>
<line> au*a"fic*riam d*sconfigurados entre as a*os*ras. Nenhum o*t*o cri*ério de *nc*usã* ou </line>
</par>
<par>
<line> exclusão necess*tou ser observado. *omou-se como ba*e desempenho o </line>
<line> na *ltima avaliaç*o </line>
</par>
<par>
<line> *a disciplina de *pidemiolog*a. A </line>
<line> r*ferida dis*ipli**, comum a esses cursos, abor*a </line>
</par>
<par>
<line> conteúdo* varia**s obs*rvados na form*ção básica em c*ências, de acordo com os três PCNs </line>
<line> c*tados. Os assunt*s similares escolhidos foram observados jun** aos **râmetros Curriculare* </line>
<line> Na**onai* (PCNs) de Ciências Naturais, Meio Ambiente e Saúde e Biologia do ensino *éd*o </line>
<line> (*ont*údo de Biologi*) (B*ASIL, 2006). * tem*o proposto para que os alunos term*nassem a </line>
<line> avaliação foi de 60 mi*utos. T*d*s *s particip*nt*s entregaram a aval*ação comple** antes do </line>
<line> *é*mino desse *erío**. </line>
<line> Entre os conteúdos e*c*lhidos foram abordados o* pro*ramas de educação em saúde * </line>
</par>
<par>
<line> proc*sso saú*e-doenç*, </line>
<line> como </line>
<line> elementos específicos (EE), e epidemiologia das </line>
<line> doenças </line>
</par>
<par>
<line> infeccio*as e não infecciosa* como, el*me*tos bá*i**s (E*). Est*s assuntos, abordados dentro </line>
</par>
<par>
<line> do co*text* da </line>
<line> discipl*na d* Ep*d*miologia, obedecendo-se aos p*rme*o*es </line>
<line> *dapt**iv*s </line>
</par>
<par>
<line> necessário* ao pr**ósito d* cada cur*o, f*ram di*ididos </line>
<line> em 10 questões t*s** com </line>
<line> 5 </line>
</par>
<par>
<line> alternativ*s de *esposta ca*a, elaboradas segundo a ta*on*mi* de Bloom revisada, com </line>
</par>
<par>
<line> d*mensão de *onhecimen*o "conceitual" e dimensão dos pro*esso* cogni*ivo* "aplicar </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ana**sar". A ava*iaç*o foi aplicada *elo mesmo docen*e que ministr*u a Disc*plina </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> **correr do *emestre letivo (ANDE*SON; K*AT*W*HL; BL*OM, *001). </line>
</par>
<par>
<line> Para a detecçã* do perf** de no*malida** O teste de Kolmo*or*v-Sm*rn*v ada*tad* </line>
</par>
<par>
<line> par* </line>
<line> análise m*lti*ariada (JUSTEL; *EÑA; *AMAR, </line>
<line> 1997), e par* as *nálises de vari*ncia </line>
</par>
<par>
<line> múlt*plas calcula*o* as notas e as va*iáveis qualitativ*s pela *écnica de Análi*e Múltipla de </line>
<line> variân**a (AMOVA). *oi pr**osta a hipó*ese n*la d* que nã* existem di*ere*ças *os valores </line>
<line> das média* d*s no*as e**re os *ur*os; q*e não exist*m re*ações **tre as *dades e dese*penho, </line>
<line> *em en*r* * desempenho e a as***ilaç*o dos cont**dos em ciên*ias da educação de b*se. Em </line>
<line> u*a s*g*nda aná*i**, foi desen*olvido um *étodo de av*liação das médias de notas </line>
</par>
<par>
<line> pa*roniz*das dos co**eúdos *e E* e EB, baseados na méd*a e de*vio-p*drão das </line>
<line> nota* do* </line>
</par>
<par>
<line> cursos NEE e NEB, se*uindo </line>
<line> o modelo </line>
<line> pro**sto para avaliação *o Exame N*ciona* de </line>
</par>
<par>
<line> Desemp*nho de Estudant*s, aplicado pelo **stituto Nacio*al de *s**dos * P*s**isa* </line>
<line> Rev. ***, Teresina, v. 12, n. 5, a*t. 6, p.102-111, set./out. 2015 w**4.fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Interf*ce Entre O* Conteú*os De Ciênci*s Apresentados Na Formaç*o Básica E Méd** </line>
<line> 107 </line>
</par>
<par>
<line> Educacionais. Ness* modelo, a média padroniza*a da* *urmas f*i desenvolvida, base*ndo-se </line>
<line> na média ponderad* através da fórm*la: N*=(0,25xEB) + (*,75xEE) (BRASIL, 20*2). **r </line>
</par>
<par>
<line> fim, analis*u-se a relação entre as </line>
<line> *ariáveis curso, formação em ensino médio público </line>
<line> *u </line>
</par>
<par>
<line> *rivado, baseand*-se, na metodol**i* de*crit* *m 2003 por Nunes et al (2*03), *lém </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> percentual de acert*s </line>
<line> em q*estões (EE ou *B) que en*o*viam conhecimentos prévios d*s </line>
</par>
<par>
<line> c*nteúdos abor*ad*s *os PCNs do *nsino básico * *édio. T**o* os testes est*tísticos foram </line>
<line> aplicado*, o*ser*ando-s* *m nível de significância de p<0,0*, e o n*vel de *onfi*nça de **% </line>
<line> f*i estabelecido como apropriado. </line>
<line> Todos *s *articipa*tes au*o*izaram a *t*lização e* conjunto de *eus dados * resultad*s </line>
<line> através da assinatu*a de ****o de cons*ntimento liv*e e e*cl*recido. Este trabalho *oi </line>
</par>
<par>
<line> apr**ado pelo Comitê de Ética </line>
<line> em Pe*quisa da UNINOVE por obed**er às di*etrize* </line>
</par>
<par>
<line> *r*v*stas na resol*ção 466/2*12, que *u*st*t*iu a reso**ção 196/1996, amb*s d* Conselh* </line>
<line> Nacional de Saúde, diretrize* est*s que d*t*rm*nam os aspectos é*i*os e legais *as pesquisas </line>
<line> **entífi*as envol***do seres huma*o*. </line>
<line> * RES**TAD* E DISCUSSÃO </line>
<line> O per*il *o ingressan*e nos cursos en*ontra-se descrito na Tabel* *. </line>
<line> Tabela * - p*rfi* do *luno ingressante nos cursos *a saúde entre 2009 e 2011 </line>
</par>
<par>
<line> Curso </line>
<line> Id*d* (µ±DP) </line>
<line> Ensin* público </line>
<line> Se*o </line>
</par>
<par>
<line> Biomedicina </line>
<line> *1 (± 3 anos) </line>
<line> 78% </line>
<line> 65% **minino </line>
</par>
<par>
<line> Enferma*em </line>
<line> 26 (± 5 anos) </line>
<line> 90% </line>
<line> 86% f*mi*ino </line>
</par>
<par>
<line> F*rmácia </line>
<line> 24 (± 4 anos) </line>
<line> 82% </line>
<line> 54% feminino </line>
</par>
<par>
<line> *u*rição </line>
<line> 20 (± 3 anos) </line>
<line> 74% </line>
<line> 78% feminino </line>
</par>
<par>
<line> O desempe*ho dos *lunos nas aval*a**es pode ser obs*rv*do na T**e*a 2. </line>
<line> Tabela * - Desempe*ho na avali*ção e as**mil*ç*o do conteúdo *e ci*nc*as no ensino de </line>
<line> b as e </line>
<line> **rsoMédia de ponto* % de acertos EE e EB *ursou Ciênci*s no ens*no *e base </line>
</par>
<par>
<line> Biome*icin* </line>
<line> 7,5 (± 2 pontos) </line>
<line> 7 0 % EE e * 0 % E* </line>
<line> 100% sim </line>
</par>
<par>
<line> Enfermagem </line>
<line> 6,0 (± 2 ponto*) </line>
<line> 60% EE e 4*% EB </line>
<line> 90% sim </line>
</par>
<par>
<line> Farmácia </line>
<line> 7,0 (± 1,5 pontos) </line>
<line> 7 0 % EE e 3 0 % EB </line>
<line> 100% s*m </line>
</par>
<par>
<line> N*tr*ção </line>
<line> 8,0 (± 1,5 pontos) </line>
<line> 7 5 % EE e 2 5 % EB </line>
<line> 100% sim </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina, v. 12, n. *, art. 6, p.1**-111, set./out. 2015 </line>
<line> www4.fsane*.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. S. B*r*abé, R. *. N. F*rraz, C. A Ni*ro, A. L. Si*va, A. P. Barbosa, *. M. *arsiglia </line>
<line> **8 </line>
</par>
<par>
<line> O te*te adaptad* de Kolmogo*o*-Smirn*v in*eriu um padrão de *ormalidad* entre </line>
<line> todas *s va*iáveis observadas (p=0,32).Dessa forma, a con*inu*dade das análises seguiu como </line>
<line> descrito abai*o. </line>
<line> Os valor*s *as média* p*droniza*as, baseadas n* EE e no EB, ap**sentara* o* </line>
</par>
<par>
<line> segu*ntes valores: *=6,0; E=5,5; F=6,0 e N=6,*. As difer*nças </line>
<line> entre as médias não for*m </line>
</par>
<par>
<line> estatisticamen*e si*ni*icantes, já que o </line>
<line> test* AMOVA r*to*no* um *=0,37. Avaliando-se </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> diferenç*s *nt*e </line>
<line> as médi*s aritméticas, os aluno* do </line>
<line> c*rso *e *utrição </line>
<line> alca*ça*am melho* </line>
</par>
<par>
<line> desemp**ho, assim *o*o </line>
<line> aqueles </line>
<line> qu* frequentaram ensino **ivado. Na ass*ciação </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> var*áveis *dad* e nota obtida, apesar do tes*e *MOVA t*mbé* não apresenta* </line>
<line> dif*rença </line>
</par>
<par>
<line> estati*ticam**te s*g***icat*va (p=*,2*), obse*vou-se que o avanço *a idad* resultou em menor </line>
</par>
<par>
<line> desempenho na avaliação (t*rmas * F). Q*anto assimilaç*o dos co*teúdos *e ci*nc*as </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> com a Epidemiol*gia, ob*ervou-se um µ de 100% (com intervalo de conf*ança mínimo de </line>
<line> 95% e alfa de 0,05).Pe*ante **ses resultados, admite-se o H0, já *ue não foram observadas </line>
<line> diferenças estatisticame*te significan*es ent*e as *édia* *bt*das **s provas, *om em rela*ão </line>
<line> ao curso de graduação, a idade média dos alunos, nem com re*ação ao fato d* *erem *u não </line>
<line> recebido *s conteúdos de ciências previame*te à gr**uação. </line>
</par>
<par>
<line> Este *stud* traz à </line>
<line> * *na o </line>
<line> f*to de que a agregaçã* de conhecime*tos prévios uma é </line>
</par>
<par>
<line> necessidade ***a melhor des**penho no ensino superior. O *n*verso *cadêmic* co*oca o </line>
</par>
<par>
<line> aluno desde </line>
<line> o </line>
<line> prime*ro momento, em uma posição </line>
<line> privile*iada em re*ação * *ovas </line>
</par>
<par>
<line> concepçõe* educacionais, sociais e cívicas. * relevânci* de uma base educati*a formal prévia, </line>
</par>
<par>
<line> *e q**lidade e unive*sal,mostra-se de suma </line>
<line> i*portâ*cia u*a </line>
<line> vez q*e não é possível </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> partic*p*ção </line>
<line> social, </line>
<line> política </line>
<line> e </line>
<line> *rodutiva </line>
<line> sem, </line>
<line> pelo </line>
<line> menos, </line>
<line> 11 </line>
<line> ano* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *scolaridad*(KUENZE*, 2000),fato este que po*e c**ocar em </line>
<line> ri*co * formação g*ral </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> *studante universitário. </line>
</par>
<par>
<line> E* n*ve* super*or, * colegiado d*s cursos da área da **úde *e *niversida*es p*blicas </line>
</par>
<par>
<line> ou </line>
<line> pr*vadas tem se preocupa*o co* os novos mold*s </line>
<line> de av*l*ação, desenvolviment* </line>
</par>
<par>
<line> edu*ativo e </line>
<line> processo de ensino apr*ndiz*ge*, já que es*es são instr*mentos normat*vo* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> fi*edignos do *er*i*o pre*tado aos alunos e comunidade. *ss*s av*liaç*e* têm sid* </line>
</par>
<par>
<line> estimulada* e discuti*as atrav*s *e ações dir**as dos governo* com a </line>
<line> criação </line>
<line> de agê*cias </line>
</par>
<par>
<line> nacio*ais ** </line>
<line> avaliação </line>
<line> que visam dar c*nta da ex**nsão do en*i*o, p*eocupa*d*-se </line>
<line> c*m </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> forma como sã* ensinados os futuros profissionais d* saú*e no Brasil (TENÓRIO; </line>
<line> DE </line>
</par>
<par>
<line> A***ADE, *010). </line>
</par>
<par>
<line> E*te trabalho apr*s*nt*u resultados que estão em consonância com out*o* estudos que </line>
<line> demonstraram o *erfil do alu*o mod*rno, *rabalhador, ex-estudante *a rede *úbli*a de ensi*o </line>
<line> Rev. F*A, Teresina, *. 12, n. *, *rt. 6, p.*02-111, s*t./*ut. *0*5 www4.*sane*.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Interface Ent** Os Con*e*dos De Ciênci*s Aprese*tados Na For*ação Básic* E Média </line>
<line> 109 </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> com idade acim* do padr*o (KU*NZER, 200*; TENÓR*O; D* ANDRADE, 2*10). Zago </line>
</par>
<par>
<line> (2006) faz *mportantes explanaç*es so*re aces*o de estudantes *e camadas mais populares *o </line>
<line> ensin* *uper*or, u*ilizando uma amo**ra muito similar a deste estudo *om rel*ç*o à faixa </line>
<line> etária e desemp**ho acadêmico *aseado nas notas semestrais. </line>
<line> A graduação é o *omento fin** para assimila*ão **s conteúdos em Ep*demiologia, </line>
<line> el*n*ad* po* *gr*gar c*nte*dos *elevan*es do **sino médi*. </line>
<line> R*co*he-se que a amos*ra *opu*acional dest* estudo foi reduzida, além *o fato de que </line>
</par>
<par>
<line> *s estu*antes foram *l*ssific*dos com base apena* </line>
<line> n* nota de uma única ava*i*ção. Des*a </line>
</par>
<par>
<line> forma, su*ere-se a re*liza**o de *st*dos *u**equentes, com maio* número de partici*antes, a </line>
<line> utili*ação da* notas de di**rentes avaliações realiz*das n* deco*rer do *emes*re, e realizados </line>
<line> em u* m*ior número de **stituiçõe* de *nsino, com o in*uit* d* ver**icar s* o fenômeno </line>
<line> observado neste leva*tamento pont*al pod*r* s* repetir, quando *val**do *m maior escala. </line>
<line> 5 CONSIDERAÇÕES F*NAIS </line>
</par>
<par>
<line> O desempenh* similar entre </line>
<line> o* </line>
<line> *ursos </line>
<line> *tende à prop*st* do IV Plano Dir*tor p*ra </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Des*nvolvimento da E*id*miologia no Br*sil, q** abo*da discu*são da for*ação ** </line>
</par>
<par>
<line> est*dantes da área d* saúde epidemi**ogistas. Ne*te plano e </line>
<line> diretor, é fato que nã* se pod* </line>
</par>
<par>
<line> ig*orar * contexto d* ref*rma do ensin* superior or* em curso, devendo-s* dar cont*nuida*e </line>
<line> à* *odificações em i*pl**enta*ão pelas instâ**ias normativ*s. Sugere-se a continui*ade de </line>
<line> *ções, pes*uisa e difus*o da assoc*ação de co*hecimentos *m dis*ip*inas *ue pode* int**fer*r </line>
<line> *a q*alidade d* for*ação dos futu*os epidemiologistas, especialmente dev*do às *ecessidades </line>
</par>
<par>
<line> de formação de mã* de o*** nos programa* de </line>
<line> saúde, </line>
<line> na formação de políticas públicas </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> saúde e da anál*se do perfil *pide*ioló*i*o d*s principais p*oblemas de *aúde d* *opula*ão </line>
<line> do p*ís. </line>
<line> RE*ERÊNCIAS </line>
</par>
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<line> ABRASCO, Associa*ão Br*sileira </line>
<line> ** Pós-Graduação </line>
<line> em Saúd* Cole*iva. Ensino </line>
<line> *e </line>
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)