<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 1, art. 7, *. 115-132, jan. /fev. 2016
</line>
<line>
IS*N *m**esso: 1806-6356 ISS* E*et*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
*ttp://dx.doi.*rg/10.1*819/2016.13.1.7
</line>
</par><par>
<line>
Engarrafando Nuvens: A Cidad* Como Ca*eidoscópio De Visibilidades
</line>
<line>
Bo*t*ing Cloud*: Th* City A* * Kaleidoscope ** Visibiliti*s
</line>
</par><par>
<line>
Leonardo P*nto d*s *antos
</line>
<line>
Dou*orado em Geog**fia p*la Univer*ida*e Fede*a* de Sant* Maria
</line>
<line>
Mestre em Geog*af*a pela Universi***e Federal *o Rio Grande do S*l
</line>
<line>
Profess*r da Rede Est*dual de Ensino do *io *rande do Sul
</line>
<line>
E-ma*l: leonard*uf*m@hotmai*.*om
</line>
</par><par>
<line>
Rose*an* Zordan Cost*l**
</line>
<line>
Doutora *m Geografia pela *n*versidad* Federal do R*o Grande do Sul
</line>
<line>
Pro*ess*ra da Univers*dad* Fe*eral *o Rio Gran*e d* S*l
</line>
<line>
E-mail: ro.*aul*@terra.com.br
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
L. P. *antos, R. Z. C*stella
</line>
<line>
116
</line>
</par><par>
<line>
R*SUM*
</line>
<line>
O seguinte a*tigo procu*a inserir-se na discussão da d*nâ*ic* urbana atual, que propicia um*
</line>
</par><par>
<line>
dimen*ão s*mbólica em certas partes d*
</line>
<line>
cidade, dan*o po*encialid*de a fenômenos de
</line>
</par><par>
<line>
reivindicaç*es, seja po* *oradia ou mesmo na
</line>
<line>
busca por um *i**em* de gover** men*s
</line>
</par><par>
<line>
a*t**itário. Pe*samos *ue a urbe *ode ser perv*r*a, sim! Ma* pode ser um lugar de desco*e*t*
</line>
<line>
e onde diver*as racionalida*e* *o*f**em juntas. Pod* ser um espaço de es*er*nça. D* suicídi*
</line>
<line>
por imola*ão de um *endedor de frutas na Tunísia até a simb**ica Praça Tahri*, da ocupação
</line>
<line>
planejada do *a*al Saint-*artin ao s*m*l*s fato da reunião de doméstica* em seu po*c*
</line>
<line>
tempo de lazer sem um* reivin*i*ação aparente, partimos p*ra u*a reflexão *e q*e elemento*
</line>
</par><par>
<line>
e
</line>
<line>
sujeitos *e nossa*
</line>
<line>
c*da**s se *o*n** visíve*s
</line>
<line>
ou *n**sív*is d* a*ordo
</line>
<line>
*om o p*nto que
</line>
</par><par>
<line>
pas*a* * ocupar.
</line>
<line>
*alavr*s-chave: **p*ços Públic*s. Visibilidade. Cidade. Es*aço de Esperança. Utopia.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
T*e following article seeks t*
</line>
<line>
insert itself in the discussion o* the cu*rent urban
</line>
<line>
dynamics,
</line>
</par><par>
<line>
w*ich provi*es a *ymbol*c *imen*ion in certain parts of **e ci*y, giving th* potential cl*ims
</line>
<line>
of phenomena, whether for housing o* *ven the search for * less authoritarian *overn*ent
</line>
</par><par>
<line>
system. We thin* that the city can be perverse, y*s! But it *an b* a place of
</line>
<line>
discovery an*
</line>
</par><par>
<line>
where d*fferent ra*ionalitie* conv*rge t*gethe*. It may be space of hope. T*e suicide by a
</line>
</par><par>
<line>
immol*ti*n of
</line>
<line>
a fruit ve*dor in Tunisia
</line>
<line>
until *he symbolic *ahrir Square, t*e planned
</line>
</par><par>
<line>
occu*ation
</line>
<line>
of the Saint-M**tin watercou*se to the simp*e fact of meeting dome*t*c
</line>
<line>
in th*i*
</line>
</par><par>
<line>
little leisure time w*thout an a*parent claim, we st*rt t* r**lect that eleme*ts and *ubjects o*
</line>
<line>
our cit*es become visible or in*is*b*e ac*ording to *he point that com* to *ccup*.
</line>
<line>
Keywords: Pu*li* Spac*. Visibil*ty. *ity. Spaces of Ho**. Utopia
</line>
</par><par>
</page><line>
R**. FSA, Teresina, v. *3, *.1, art.7, p. 115-*32, j*n./f**. 2016
</line>
<line>
www4.fsanet.*o*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Engarrafando *uvens: A Cida*e Como Caleid*scópio D* Visibilid*de*
</line>
<line>
117
</line>
</par><par>
<line>
* INTOD*ÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
"Os seres h*manos *e assombram1" (ZUSAK, *010, p.*78), *ão o*servamos me*hor
</line>
<line>
fra*e par* i*iciar este a*t*go. *ã* este* humanos s*rpreende*tes que *onstroem *m espaço
</line>
<line>
urbano surpre*ndente, mas *urpreen*ente para quem?
</line>
<line>
Certame**e não para a m*ioria do* transeuntes de hoje. Pare! Observe as *essoas a su*
</line>
<line>
volta. * *ue *ossos querido* cidadã** *stão a *azer? Fon* no ouvido, olhos na *ela d* c*lular
</line>
<line>
e *m *am*nha* acel*r*do como se o ar urbano lhe oprimis*e.
</line>
<line>
Olhando para * *hão ou para a bril*osa tela dos *mar*phone*, *s *essoas par*ram de
</line>
<line>
apr*ciar a urbe, pref*re* ficar hipnotizadas pelas "*ara*ilhosa*" tecnologia* do que apre**ar
</line>
<line>
o bel* Ipê-roxo (*andro*nthus Heptaphyllus) e Jacarand* (Jacar**da Mimosifo*ia) flo*i***
</line>
<line>
p*r *ma ci*a*e como *orto Alegre, *o Ri* Gr**de do Sul.
</line>
<line>
Pa*e! Pense! Reflita! Sinta! Cheire! Ol*e! T*te*e! Ria! Chore! Sonhe!...Olhe a sua
</line>
<line>
ci*ade, sinta su* cidade, perceba sua ci*a*e!
</line>
<line>
E*se é * caminho qu* qu*rem*s **rseguir nesse *r*igo, fazendo um convi*e a um novo
</line>
<line>
olhar sobr* a u*b*. Por fav*r, re*lita cono**o c*r* leitor. Com* F*eire (2011, p.21) traz: "*e
</line>
<line>
um* ****a qualq*er texto necessita: que * leitor ou a leitora a ele se entregue de **rma crític*,
</line>
</par><par>
<line>
*r*scente*ente cur*os*. É is*o * *ue est* t*xto esp**a de
</line>
<line>
você, qu* acabou de
</line>
<line>
ler estas
</line>
</par><par>
<line>
""Pr*meiras pal**ra*"".
</line>
</par><par>
<line>
T*ndo * espaço como matér*a-prima de *efle*ão da socied**e que temos e *ue
</line>
<line>
queremos, *niciamos n*sso *en*a* co* uma pequena his**r*a que ocorrera *o* * escrit*r
</line>
<line>
moç*mbi*ano Mia *outo (**1*, p.205-206) qu* *esume * *ensar dentro deste a*tigo:
</line>
</par><par>
<line>
Te*ho * enorme va*tagem
</line>
<line>
de viver n*m país rece*te, cujo retr*t* ai*da n*o tem
</line>
</par><par>
<line>
mol*ura. U* país onde as f**n**iras es*ão ainda sendo des*nhada*. É um *equeno
</line>
<line>
mun*o que e*t* ai**a che*ando ao grande Mundo, e*se m*ndo que não esp*r*, nem
</line>
</par><par>
<line>
*e com**dece de que* chega. **se en**ntro
</line>
<line>
é, co*o *iz*a *inicius, feito de
</line>
</par><par>
<line>
enc*ntro, mas de muito **s*ncon*ro. *m de*se* desencontr*s a*on*eceu n*ma n***e
</line>
<line>
em que, h* uns anos at*ás, e* chegava a casa, já escuro. Havia um menino que se
</line>
</par><par>
<line>
a*roxi*ou
</line>
<line>
de mim, a coberto
</line>
<line>
da penumbr*, as
</line>
<line>
mãos ocultando alg* por trás das
</line>
</par><par>
<line>
costas. Vi*emos num *undo tão distorci*o q** uma cri*n*a pode *er uma a*eaça.
</line>
</par><par>
<line>
Mas *is *u* e*e exi*iu o que
</line>
<line>
t*azi*: u* livr*. Estendeu-me o liv*o e
</line>
<line>
disse: vim
</line>
</par><par>
<line>
de*olve* *sto q** é *o se**or. E exp*i*ou que, à *aída de uma escol* se*und*ri*
</line>
<line>
onde *le *ostuma vender amendoim, viu uma e*tud**t* com aquele livr* p*r baixo
</line>
</par><par>
<line>
do **aço. O livro
</line>
<line>
tinha * minha foto n* contracapa e el* *dentif*co*-m* ness*
</line>
</par><par>
<line>
fotogr*fi*. E *ensou: e*te livro pertence *quele s**hor que ** bem
</line>
<line>
c*nheço.
</line>
</par><par>
<line>
Acer*o*-se da moç* e pergunto*:
</line>
</par><par>
<line>
- Este livr* nã* é do Mia Co*to?
</line>
</par><par>
<line>
Ingên*a, ela *c*n*u que sim. * menino da r*a, de u* sacão, lhe arrancou o livro e
</line>
</par><par>
<line>
co*reu para min*a c*sa p*ra
</line>
<line>
d*volver aq*ilo qu*, a seu* olhos, era
</line>
<line>
da minha
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
naz*sta *a **emanha, s*ndo a narradora da *istória ni*guém *en*s qu* a própria mor*e.
</line>
<line>
Re*. *SA, T*resina, v. 13, n. 1, ar*. 7, p. 115-1*2, jan./*ev. 201* w**4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. P. Santos, R. Z. Costell*
</line>
<line>
118
</line>
</par><par>
<line>
Talve* o sentid* de se* escritor *u* mun*o como o no*so. Deci*i, e*tão, o**rec*r o
</line>
<line>
livro àqu*la cr*an** mesmo *a*endo que e*a n*nca o iria ler. Reencontrei este ano
</line>
</par><par>
<line>
esse mesmo **n*no.
</line>
<line>
Ele vei* t*r
</line>
<line>
com*go ao
</line>
<line>
meu serviço e, u*a vez mais, tra*ia
</line>
</par><par>
<line>
co*s*go o **u *elho livro. Só qu*, *es*a feita, ha**a *lg*m* coisa di*ere*t*: jun*o
</line>
<line>
com * meu livr* figur*va um caderno escolar *om páginas esc*itas à mã*. Eram
</line>
</par><par>
<line>
versos
</line>
<line>
d* sua autor*a. E o jove* disse c** vaidade adulta: "*im, e* aprendi
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
e*crever, e esse cad*rno é um livr* que eu **z para lhe oferecer". O que, naquele
</line>
<line>
momento, eu recebia era **is do *ue u* cad*rno. Era como se aquele menino
</line>
<line>
*ivess* escrito não sobre folhas de papel, ma* sob*e a *róp*ia f*onteira *a esperança.
</line>
<line>
Sabe**s, sim, ***ar e des*azer frontei**s f*itas como se *ossem ponte* para a outra
</line>
<line>
mar*em do tempo.
</line>
<line>
A cid*de no estad* atua* de globalizaç*o se torno* um l*cus de visib*lidade e de
</line>
</par><par>
<line>
*nvisibilidade,
</line>
<line>
*mbos os e*eme*tos (visíveis e invis*veis) sã* (re)**od*tores
</line>
<line>
d* ur*e. É
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
cidade
</line>
<line>
q*e so*hos emergem e são de**ruídos, na cidade que *on*ivem a diversidade, é na é
</line>
</par><par>
<line>
*idade *ue coabi*am *outores e anal*ab*tos, ricos e pobres, negros e branc*s, idos*s e j*v*ns,
</line>
<line>
ho**ns, mul*e*es, *ransgênero*...*unks, anarquistas, emo*, ro*ueiros, patricinhas, h*p*ies...é
</line>
<line>
na cidade que as c**e*, o* odores, os **nhos e *moções se mist*ra*. A cidade *e transfor*a
</line>
</par><par>
<line>
com* um calidoscópio
</line>
<line>
da diversidade que constrói esse urba*o e* sua p*ática * e* suas
</line>
</par><par>
<line>
pró*ri*s imaginações.
</line>
</par><par>
<line>
É na *idade d* *enino analfabet* d* rua da *istórica de M*a Couto que * vida h*mana
</line>
<line>
se o*ganiza e se define. *a di*e*si*ade de sonho* e *nteress*s se (des)constroem lug*res, se
</line>
<line>
definem caminhos, *e o*gan*za* racionali*ades domi*ante* e contrarracionalid*des *ambém.
</line>
<line>
A cidade pode *er *omparada * um *rganismo vivo em constant* mudan*a, ou melhor
</line>
<line>
metáfora é pensá-la como *ma hidra de mui*a* ca*eças, um organism* vi*o que puls*, qu* se
</line>
</par><par>
<line>
reconstrói *onst**t**ente. Uma cabeça da
</line>
<line>
hidra é
</line>
<line>
ar*ancada e logo su*ge outra, diferente,
</line>
</par><par>
<line>
incomum, não *am*liar ao v*lho habitante, surgida a partir d* reprod*ção *o capit**, ess* nova
</line>
<line>
cab*ç* config*ra *ma o*ganização *spacia* u*ba*a qu* pratica a perver*idade de transf*rmar
</line>
<line>
visíveis em invisíve*s.
</line>
<line>
* cid*de de ho*e é c*paz d* transfo*mar home*s * mulheres em elementos invisíve*s
</line>
<line>
d* p*isa*em, transforma u*a criança em p*ss*v*l a*eaç*, tra**fo*ma loucos * son*adores em
</line>
<line>
seres des*guais e nem sempre visív**s.
</line>
</par><par>
<line>
Loucura *ensar e olhar u*a cr***ça como a*ea*a, não acha querido
</line>
<line>
l*itor(a)? M*s
</line>
</par><par>
<line>
essa é a in*eli* rea*id*de de um* cida*e produzida a part*r da lógica do capita*. Uma cid*de
</line>
</par><par>
<line>
com* perversidade surge a *artir desta
</line>
<line>
lógica sem senti*o. Melhor, l*gica para o capita*,
</line>
</par><par>
<line>
ilógica para * hum*nid*de.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teres**a, v. 13, n.1, art.7, p. 1*5-132, jan./fev. 2016
</line>
<line>
www4.fs*net.com.br/r**ist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Engarra*ando Nuven*: A C*dade Co*o Calei*oscópio De Visibili*ades
</line>
<line>
119
</line>
</par><par>
<line>
2 REFER*NCIAL *E**IC*
</line>
</par><par>
<line>
A ci*ade é ** objeto de estudo *os m**s complexos. Objeto de muitas ciência* é alvo
</line>
</par><par>
<line>
de antropólo*os, sociólog*s, arquitet*s, geógrafos, h*s*oriadore*, das a**es,
</line>
<line>
da a*q*eolog*a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
por que não da educaçã* e* t**** os se*s níveis.
</line>
</par><par>
<line>
É preciso p*nsar na *id*de que vivemos e tra*alha*o*. Ela é uma construção soci*l,
</line>
</par><par>
<line>
p*rmeada p*im**ram*nte (infelizmente) pela f*rça d*
</line>
<line>
c*pital; ela se recheia d* confl*tos
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
ordem mater*a* e s**bóli*a en*re grupos, etnias e classes sociais. É ne*sa co*strução soci*l
</line>
</par><par>
<line>
comp*exa que se
</line>
<line>
conf**ur*m as
</line>
<line>
nossas cid*des que emergem *ontos
</line>
<line>
visíveis e pontos de
</line>
</par><par>
<line>
p*uca o* *enhuma visibilidade. Querem *x*mpl*s caro* leitores e leitoras?
</line>
<line>
Tem*s observa*o, nos últimos três o* *uatro anos, *ma série de mobilizações
</line>
<line>
sociais nos *ais diversos âmbitos, desd* a Islândia, em 2009, passa*do por Túnis,
</line>
<line>
em 2010, até * conju*to das revolu*õ*s ***bes * o mo*imento d*s Indignados da
</line>
<line>
Espanha, que teve início em maio de *01*. E daí se estendeu a muit* ma*s países,
</line>
<line>
como Portugal, Israe* * Grécia. *** *s*ados U*i*os, o *ccupy Wall St**et se
</line>
<line>
este*deu por *ais de m*l c*dades, não fico* restrito a Nova York. Che*ou até
</line>
<line>
*es*o a lugares de que *s pessoa* n*o susp*itam - houve, por e*emplo, um forte
</line>
<line>
movimento chamado Occ*py Ni*eria. *a Amér*ca L*tina, já há al*um tempo, *s
</line>
<line>
e*tudantes chilenos m*ntêm um movimento com amp*o ap**o social; no M*xic*, há
</line>
<line>
o m*vi*e*t* Yo S*y *32, nascido em *orno de uma el**ção me*ica**; no Uruguai,
</line>
<line>
t*mos as red*s frenteamplis*as (CAST*LLS, 20*4, p.166).
</line>
</par><par>
<line>
O que estes movimento* r**vindicat*rios
</line>
<line>
p*r distin*os an*e*os possuem em comum?
</line>
</par><par>
<line>
Ocupam lu*ar** *e grande visibilida*e, praças centrais e o*t*os espaç*s públi*os são *o**do*
</line>
</par><par>
<line>
por mani*estant*s cansados pe*a fal** *e liber*ade ou pela implant*ção de um* política
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
aus*erida*e **ovinda de
</line>
<line>
banque*ros e
</line>
<line>
d*n*s dos meios de pr*dução. A* ocuparem *stes
</line>
</par><par>
<line>
lugares de ma*or visibilidade, suas reivi*dicações se potencializam * se tornam exist*ntes /
</line>
<line>
vi*íveis.
</line>
<line>
A* Pra*as Tahrir no Ca*ro, Eg*t*, a da Paz C*lestial em Pequim, Chi*a * a Sinta*ma
</line>
<line>
em *te*as, Grécia desemp*nham papéis centra*s na or*anizaçã* es*acial de seus respecti*os
</line>
</par><par>
<line>
paíse*, e, por *s*o mesmo, s* centr*m co*o pontos para a
</line>
<line>
eclosão
</line>
<line>
*e *ro*estos ins*rgen*es,
</line>
</par><par>
<line>
atr*indo a atenção da populaç*o l*cal, bem como *a *ídia *nterna*io*al.
</line>
<line>
O *assacre da Praça da *az Celestial e os d*sencadeament*s advindos da reu*ião dos
</line>
<line>
egípci*s *a Praça Tahrir s* disseminar*m e o*asionaram *uptu**s dentro da sociedade
</line>
<line>
mun*ial. O ocorr*do em A**nas i*pulsionou um n*vo pensar sobr* a organização da Zona do
</line>
</par><par>
<line>
Euro na Eu*opa. Grande part* destes desencadeamentos são oriundos do tip*
</line>
<line>
*e es**ço
</line>
</par><par>
<line>
ocupado, lugares cen*ra** de en*rme visibilidade dentro dos espaços urbanos.
</line>
</par><par>
<line>
A organização urbana i*ce*t*va à *closão ou não d* p*otestos. P*gue*os Paris, França
</line>
</par><par>
<line>
como exemplo. Suas *uas são mais facilmente barri*áveis *u*n*o
</line>
<line>
pensamos *e f*rma
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 1, art. 7, p. **5-132, jan./*e*. 2016
</line>
<line>
www4.f*anet.**m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. P. Santo*, R. *. Costella
</line>
<line>
120
</line>
</par><par>
<line>
comparativ* as r*as de Londres ou Los Angele* (HARV*Y, 2014). O *ue dá à c*dade
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Paris uma aura revolucionária, estão aí para confirmar maio de *968 e a longa histór*a de
</line>
<line>
mov*me*tos re*o**ci*nár*os ocorridos na cidade.
</line>
<line>
Olhamos ag*ra pa*a Brasília, *api*al *r*sileira. Construída longe do* mai*r*s
</line>
</par><par>
<line>
a*lome**do* urbanos, foi p*ojet**a com ru*s largas *ue *acili*am o controle social
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
d*f**ultam aglomeraç*es i*surgentes *ontra a pouca racionalid*de *is*a em nossos
</line>
<line>
governante*.
</line>
</par><par>
<line>
Como bem c*locado por *arvey (2014, p.212) "também fica cla*o que
</line>
<line>
*ertas
</line>
</par><par>
<line>
*ara*terísticas a**ientais *rba*as são mais pro*ícias à
</line>
<line>
eclosão
</line>
<line>
*e protestos i*surgen*es".
</line>
</par><par>
<line>
Carac**rísticas *stas que se somam as p*tenc*al*d*des o*ig*nárias
</line>
<line>
da visibil*dade qu* *ossu*
</line>
</par><par>
<line>
poder d**tro do próprio i*ag*tic* pr*sent* na u*be. F*ca eviden*e qu* certos espaço*
</line>
<line>
pos*uem um poder si*bó*ico maiores do q*e outros.
</line>
<line>
A *maginação hu*a*a é um campo com*lexo que envolve a c*ncret*de da vida
</line>
</par><par>
<line>
indiv*dual e coletiva, ela c**preend* o viv**o e pensado, *nvol*e ut*pico e *ambém o
</line>
</par><par>
<line>
o
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
m*do/r*cei*, o sonho e desgosto. No*s* ima*éti** é com*os*o a p*rtir do ind*vid*al e o
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
*oleti*o; carregado *e subj*tivi*a**s ele compreende ***pora*idades e e**acialidad*s
</line>
</par><par>
<line>
diversas, envered*
</line>
<line>
uma di*er*i*ade cat*v**te que
</line>
<line>
com*õe o mosai*o que é a dim*nsão
</line>
</par><par>
<line>
imagética. É, a partir des*e imag*tico, que é ** mesmo *em*o individual e cole*ivo, q*e
</line>
<line>
det*rminados pon*os *entro da cidade se *ontornam com um po**r simbólico extrem*mente
</line>
<line>
fo*te, com* é o caso da* praças Tahrir, d* Paz Celestial e * *intagma.
</line>
</par><par>
<line>
Todas
</line>
<line>
*s man*f**taç*e* q** ali *eco***m tomam
</line>
<line>
outra
</line>
<line>
pro*orção e ajudam a grupos
</line>
</par><par>
<line>
i**isíveis a se tor*arem visívei* para o pod*r públi*o e para a míd*a nacional e internacion*l.
</line>
</par><par>
<line>
Exemplos de **mo objetos, lugares
</line>
<line>
e su*eitos se tornam potencia*men** visíve*s criando um
</line>
</par><par>
<line>
impacto
</line>
<line>
*o tecido social podem se* observados em o*ras *omo de G*mes (2013), Harvey
</line>
</par><par>
<line>
(*0**; 2013; 2014), Ma*icato (2013), Castells (2*14) e Possamai (2010).
</line>
</par><par>
<line>
A
</line>
<line>
bela obra Espaços de Esperanç* d* David Harvey (20*3) busca dar lu* *u*to* a
</line>
</par><par>
<line>
mov**entos que procuraram * co*strução de uma sociedade m*is ju*ta e igualit*ria. Ele *u*a
</line>
</par><par>
<line>
constantemente contra a rac*on*lidade que te*ta *m*or:
</line>
<line>
"se pare*e impossível **terar **s*
</line>
</par><par>
<line>
confusão, é po*que simplesmente de fato "*ã*
</line>
<line>
há a*terna**va". Trata-se da racionalidade
</line>
</par><par>
<line>
su*rem* do mer*ado v*rsus a
</line>
<line>
**l* irracionalidade
</line>
<line>
de tudo o que não seja
</line>
<line>
* m*rcado"
</line>
</par><par>
<line>
(HAR*EY, 201*, p.*05).
</line>
</par><par>
<line>
Harve* (2*13) trabal*a com o pensa*ento utóp*co, o qual n*meia de "utopismo
</line>
</par><par>
<line>
dial*tic*", ***e tenta
</line>
<line>
f*ndar com
</line>
<line>
esse *ens*r d* não há alternativa, in*o cont**
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
racionalidade suprema do c*pital
</line>
<line>
por uma sociedade m**s igual*tária. P**e*e *ue com as
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresi*a, v. 13, n.*, a*t.7, *. 1*5-132, jan./**v. 2016
</line>
<line>
www4.fsan*t.c*m.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Engarrafando Nuvens: A Cid*de C*mo Cal*i*os*ópio De Visibili*a*es
</line>
<line>
121
</line>
</par><par>
<line>
mani*estações ini**adas em *008 em um* **cala mundial, *o**çam** a co*struir um espaço
</line>
</par><par>
<line>
*e e*perança, esp*rança que nos f*z parar e refletir que os "ve**os do
</line>
<line>
no*t* não *ov*m
</line>
</par><par>
<line>
moinhos" (NEY MATOGROSSO, 200*).
</line>
</par><par>
<line>
Este espaço de esperança que vai *e *esenhand* é, em grande *arte, potencia*izada por
</line>
<line>
es** poder simbólic*, esta visibilida*e d* dete*minados lugares em detriment* a *utras.
</line>
<line>
Essa questão do visível e do invi*ível t*mbém se contor*a **ra nós, sujeito*
</line>
</par><par>
<line>
co*strut**e* do espaço
</line>
<line>
*eográfi*o
</line>
<line>
que perma*ecemos **ven*o *m uma socieda*e do
</line>
</par><par>
<line>
*sp*táculo (DEBORD, 2015) *
</line>
<line>
*ue,
</line>
<line>
por isso, perman*cemos visíveis o* não
</line>
<line>
como suje*to
</line>
</par><par>
<line>
indi*id*al ou mesmo n* cole*ivo, enquanto ins*ri*o em determinado grupo socia* que mui*as
</line>
<line>
vezes é o grupo oprimido.
</line>
<line>
Sobre essa socieda*e d* es*etáculo, Debord (2015, p.14) coloca que "conside*ado em
</line>
<line>
sua t*talida**, o espetáculo é ao mesmo tem*o o *esultado e o pr*j*to do *od* de produç*o
</line>
<line>
exist*nte". O mesmo De*o*d (2015, p.16-**) afir*a que "o que a*arece é bom, * q*e é bom
</line>
<line>
*par*ce".
</line>
<line>
Vamos para nos*a observaç*o sobre o esp*ço u*bano; peguemos o caso dos moradores
</line>
<line>
de rua. *ome* (2013) analisa sua situação em Paris, na França, *nde, nas ma*g*ns do Can*l
</line>
</par><par>
<line>
*aint-Mar*in no
</line>
<line>
inverso *e 2006, pequ**as numer*s*s bar*acas vermelh*s, densamente *
</line>
</par><par>
<line>
distrib*ídas, serviu de acampamento *ara os moradores d* rua *u s*m domicílio fixo (SDF),
</line>
<line>
*omo são *on*ec*do* os sem moradia na França.
</line>
<line>
Ao to*a* vi*ibilida*e na mídia, por ocupar um *spa*o ur*a*o de extrema v*si*ilidade,
</line>
</par><par>
<line>
*nde tur**tas vão
</line>
<line>
g*s*ar seus euro* penetrar no e
</line>
<line>
imaginá**o da cidade d* amor, um espaço
</line>
</par><par>
<line>
*entro *o ur*ano, que por sua beleza cêni*a * alvo c*nst*nte de filmage*s ci*ematográfic*s,
</line>
</par><par>
<line>
levo* *s
</line>
<line>
pr*p***s mor*dor*s
</line>
<line>
*e rua *ntes invisíveis a *anhar*m grande visibilidade na
</line>
</par><par>
<line>
discussão midiáti*a e na *ró*ria agenda do po*er públ*co.
</line>
<line>
Esse *enô*en*, ainda de acordo com G*mes (20*3), desencadeou em outros lugares
</line>
</par><par>
<line>
da Fran*a o mesmo processo de ocupação d* espa**s,
</line>
<line>
onde a visibilidade
</line>
<line>
de
</line>
<line>
oprimi*os
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
alavancada. Na cidade de Nice, surgiram barracas *a praia, em fren*e à ave*ida *enom**ad*
</line>
<line>
Pro**nade des *nglais; já *m Bordeaux, a praça central foi alvo de ocupação das barrac*s e
</line>
<line>
assim se di**emin*u por diversos *utros centros urbanos da França.
</line>
<line>
M*s este **ocesso de v*sibi*idade **i pas*ageiro: "logo depois *o desmonte da*
</line>
</par><par>
<line>
barracas, a presença desses mo***ores sem-tet*
</line>
<line>
*oltou a ser dispersa,
</line>
<line>
espar*a, *ventu*l
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
cotid*an* - pouco visível" (GOMES, 201*, p.50).
</line>
</par><par>
</page><line>
Olhamos o caso brasileiro. As r*corrente* cris** do sistema fina*ceiro elevaram o
</line>
<line>
número de pesso*s sem um tet* para residir, é só ol*armos atentame*te * *osso urbano, nã*
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. *, art. 7, p. *15-13*, jan./fe*. 2016 www4.fsanet.com.br/r*v*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. P. Santos, R. Z. Coste*la
</line>
<line>
122
</line>
</par><par>
<line>
só as grandes cidades do *aí*. Esse é um pro*lema qu* atinge um número cad* ve* *aior de
</line>
<line>
ci*ad*s, seja ela g*ande, m*dia e mesmo, em alguns casos, *s *eq*enas.
</line>
</par><par>
<line>
A* ol*armos atent*mente nosso urban*, * que *o*ê vê meu
</line>
<line>
que*ido(*) leitor(a)?
</line>
</par><par>
<line>
Pre*te atenção na atitude * rea*ão das pessoa* próxi*a* ao movimento de morad*res *e rua.
</line>
<line>
Parece que eles não exist*m ali, *ão *nvisíve*s em um mundo *ermeado pelo e*pe*ácu*o, onde
</line>
</par><par>
<line>
o cul*o é *o*al a v*sibilidade do sujeito, visib*li*ade *ssa q*e * advind* principalm*nte
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
ost*ntação o*i*nda dos ben* *ateriais prop*ciados pelo capita*.
</line>
</par><par>
<line>
"A fase atua*, em q** a vida social
</line>
<line>
está totalm*nte toma** pelos res*l*ad*s
</line>
</par><par>
<line>
acumu*a*os d* economia,
</line>
<line>
leva a *m deslizamento generalizado do ter pa*a o p*recer"
</line>
</par><par>
<line>
(DEBORD, 2015, p.18). A ***ibi*idad* dos sujeitos de*t*o d* nosso espaço urbano é pautada
</line>
</par><par>
<line>
no ter e não no se*. P*ecisamos pensar em uma fórm*la que não fa*a com *ue a *oda
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
capitalismo conti*ue rod*ndo m*smo que p*rmead* por seguid*s cr**es; qu* o
</line>
<line>
preci*a*os
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
q*ebrar *ssa r*da e p*nsar em um modo de vida m**os des*g*al para todos.
</line>
</par><par>
<line>
*evemos p*utar o "desen*olvimento *a ordem do ser, mais que de um *rescim*nto *a
</line>
<line>
ordem d* ter" (VI*ER*T, 2013, p.55).
</line>
</par><par>
<line>
*s sem tetos se di*seminam pela
</line>
<line>
urbe nec*ssar*amente *elo modelo da ro*a
</line>
</par><par>
<line>
capitalista,
</line>
<line>
que utiliz* o espaç* *rban* par* (re)produzir o cap**al. Quem não se encaixa
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
sistem* da pro*u*ão e reprodução acaba fi**ndo marginal*zado e é levado a ocupar as ruas dia
</line>
<line>
e noite, va*ando em bus** da esperança q*e p**ece inexistir.
</line>
</par><par>
<line>
Qu*rido(a) leitor(a), *a*e u* mo**nt* enqu*nto *sti*er ness*s
</line>
<line>
mes**s ruas que,
</line>
</par><par>
<line>
*u*ir*mos ou não, são
</line>
<line>
e*pa*os d* diversidade, *assam também dos estudan*es aos médic*s,
</line>
</par><par>
<line>
dos s*m-teto aos en*e*heiros, *os professores ao* g*rçons, dos idosos ao r*c*m-nasci*o, do
</line>
<line>
negro *o rastafá*i, da m**her *rá*ida *o **mossexual. Um minu*o é sulficiente pa*a observar
</line>
</par><par>
<line>
es*a miría*e de
</line>
<line>
histór**s, o urbano é recheado por es*a div*rsid*de, mes*o
</line>
<line>
que *e tente
</line>
</par><par>
<line>
homogeneiz*r *m urbano que é **is diverso *o q*e se pode imag*nar * p*rce**r.
</line>
<line>
No mo*ento que paramos e observamos a d*versidade, ve*os tam*é* o* oprimidos.
</line>
<line>
Volt*m o n**so *lhar aos sem-tetos, a deriva deles *ela cidade, vemos *ue geralmente e**ão
</line>
<line>
aco*panhados po* cã*s; segundo, muit*s vez*s eles e*tão por falares s*zi*hos.
</line>
<line>
Essa é uma d*s mai**es p*ovas de q*e precisa*os co**ive* em comunidade, p*is.
</line>
<line>
quando somo* *xcluídos d* convívio dos mais próximos ac*bamos *or *esen*olver
</line>
</par><par>
<line>
ferr*men*as para que p*ssamos part*lhar os sentiment*s
</line>
<line>
tão nec*ssári*s à **manidade. A
</line>
</par><par>
<line>
conve*sa * * cari*ho que parecem **r coisas coti*ianas são essenciais
</line>
<line>
*ara qu* possamo*
</line>
</par><par>
</page><line>
manter noss* sanidade *m um urban* cada vez mai* caót*co * desu*anizad*.
</line>
<line>
Rev. **A, Te*e*in*, v. 13, n.1, art.*, p. 11*-132, jan./fev. 20*6 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Engarrafand* Nuve*s: A Cidade Como Caleidoscópio *e Vi***ilidades
</line>
<line>
123
</line>
</par><par>
<line>
*omo o grande escritor uruguaio Eduardo Galeano (2014, p.81) esc*eveu: "o siste*a,
</line>
</par><par>
<line>
que *ão dá *e *om*r, tampouco dá d* amar: conde*a muit* *ome de *
</line>
<line>
pão e m*itos *ais
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
fome de abraços".
</line>
</par><par>
<line>
Um exe*plo e*istente ** mídia é o programa int*tula*o "nu e aband*na*o", que é
</line>
</par><par>
<line>
exibido pelo ca*al Discovery *han*el, on*e o perito em sobre*i*ência Ed Stafford
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
de*afia*o a passar se*senta dias so**nho em Olorua, uma ilha trop**al n* Oceania, se*
</line>
</par><par>
<line>
qua*quer tip* de ferrame*ta, roupa ou ali*e*to. O gra*de *esafio aponta*o pe*o
</line>
<line>
p*ó*ri*
</line>
</par><par>
<line>
personage* do
</line>
<line>
progra*a f*i en*renta* a s*l*dão, não ter ninguém com quem comparti*ha*
</line>
</par><par>
<line>
*ome*t*s
</line>
<line>
de convivência. *endo que, a* ser res*atado por
</line>
<line>
um helicóptero após os sessenta
</line>
</par><par>
<line>
di*s do desafio, ele não
</line>
<line>
*ara de
</line>
<line>
conversar c*m o pessoal
</line>
<line>
*r*sen*e *a aeronave, tant* *
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ne*es*ida*e humana de pe*man*cer no s**ial.
</line>
<line>
Som** h*mens e mulheres, somos sonhos e emoções, somos engarra**dores de so*hos
</line>
</par><par>
<line>
q*e veem n*s
</line>
<line>
cidades o lug*r
</line>
<line>
para des*nv*lve* *ossos am*res e nos**s sonhos, e, quando
</line>
</par><par>
<line>
tudo isso no* é negado,
</line>
<line>
nos retir*mos as nossas própri*s lo*c*ras e
</line>
<line>
nos *proximamos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
outros seres vi**s, *omo ca*horr** que carre*am co*sigo um amor inc***ic*onal pa*a a*ueles
</line>
<line>
*ue lhe prestem *m pou** de carin*o e comida.
</line>
</par><par>
<line>
Ou me*mo c**ar r*l*çõe* como um
</line>
<line>
objeto inanimado como o ic*nic* Wi*so* (uma
</line>
</par><par>
<line>
bol* *e **l*i) do filme Náufra*o com Tom Hanks, on*e ** *m*r*gado da *edEx so*re
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
acidente aére* e acaba tendo *ue *obreviver sozinho em uma ilha
</line>
<line>
de*abitada no Oceano
</line>
</par><par>
<line>
Pa*ífico. A fim de nã* e*lo*quecer, ele co*strói uma relação *e amizade co* a entã* bola de
</line>
<line>
vô**i para a qual el* c*ia um *ost* e nomeia de **l*on.
</line>
<line>
O mais int*ressante d* se o*s*rv*r que a rel**ão home*-cão é a re*aç*o que deveria
</line>
<line>
*ersisti* na c*dad* entre nó* seres humanos, acompanhe *osso racio*ínio querido(*) le*tor(a).
</line>
<line>
Em *m dia de invern* na cap*tal do* ga*ch*s, cheg*ndo a hor* *nde o bre* supera a for*a dos
</line>
<line>
raios solares, pare *m m*nuto. Par*u? Olhe *gora q*and* perceber *m do* tantos sem *eto *a
</line>
<line>
Ave*i*a Jo*o **ss*a.
</line>
<line>
Ele* e**ão d*itados em **rq*ises, com o que possue* d*sponíve**, às vez*s some**e
</line>
</par><par>
<line>
uma coberta fina. O q*e esse sem t*to faz? Ele
</line>
<line>
d*vide essa sua ún*ca
</line>
<line>
c**erta fina
</line>
<line>
com
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
cachorros, muitas
</line>
<line>
ve*es **is
</line>
<line>
de um aquele m*smo cã*
</line>
<line>
que divi*e a lida diár*a na perversa
</line>
</par><par>
<line>
urbe agora c**p*rtilha do *ouco calor pr*veniente da fi*a cobe*ta para um inverno qu*
</line>
<line>
muitas *a* vez*s não perdoa os menos aba*tad*s.
</line>
<line>
A so*idaried*de en*re h*mem-c*o, infelizmente n*o é a relação qu* nós "d*utores", os
</line>
<line>
hom*n* let*ados e trabal*ad*res cultivamos *om nos** p**ximo dentro da cida*e. É mais uma
</line>
</par><par>
<line>
relaçã* de me*o e re*eio
</line>
<line>
que travamos no tec*do so*ial do que uma relação d* amor com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *e*esina, v. 13, n. *, art. *, p. 115-1*2, ja*./fev. 2016
</line>
<line>
*ww4.fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. P. S*ntos, R. Z. Costella
</line>
<line>
124
</line>
</par><par>
<line>
pró*imo. O *ntão modelo civi*izatório ocidental, *apitalísti*o, * de uma p*rver*idade qu*
</line>
<line>
chega * ser ininteli*ível.
</line>
<line>
On*e é possí*el, que uma socieda*e, dit* human*, pode perceber um* criança como
</line>
<line>
p**sível ameaça...infe*izmente isso é uma cons*ante *m no*sas cidades. Parece que quando
</line>
</par><par>
<line>
mais adquirimos com capital, mas soz*nhos fi*amos par* c*m o mundo, quanto maior o
</line>
<line>
n*ss*s ganho* monetá*ios, ma*s *uros co**truímos para *om o próxi*o.
</line>
<line>
*omo Silv* (2012) coloca, pe*sistimos em uma "socied**e m*dí*cre", onde temos *
</line>
</par><par>
<line>
*riunfo absolu*o da mer*ado*ia. Para * autor
</line>
<line>
tudo, de certo modo, m*dou, *alvo * m*do de
</line>
</par><par>
<line>
*r*du*ão e a produção d*s modos de controle; aqui o **r s*pera o ser *ais um* vez.
</line>
<line>
*egregação e me*o, essa* são pal*vra* chav*s que repres*nt*m bem a cid*de *tual.
</line>
<line>
Amo*!? União!? Me*as uto*ias *ue são encon*rad*s em p*q*enos redutos dentro de algumas
</line>
<line>
*idades.
</line>
<line>
Como bem dito p*r Ga*eano (2009, p.87):
</line>
<line>
M*io século depois, os seres u*ba*os estamos todos mais *u menos loucos, embo*a
</line>
</par><par>
<line>
quase todos viva*o*, por razões de *sp*ço,
</line>
<line>
fora do man*cô*io. Desalojad*s *el*s
</line>
</par><par>
<line>
au*o**ve*s, encur*alad* pela violência, condenados ao *so*amento, es*am*s cada
</line>
<line>
vez mais amon***d** e cad* v*z mais s*zi*hos e t*mos c*da vez menos e**aç*s d*
</line>
<line>
*nc*ntro e menos t*mpo p*ra *os enc*ntramos.
</line>
<line>
O conto "A Ros* Caramela" *e autoria do Mi* Couto (2013) mostra * mesma
</line>
<line>
di*âmi*a qu* percebemos quando refletimos em torn* da vivência relacional dos sem-t*to.
</line>
<line>
A c*r* dela era lin*a, apesa*. Exclu*da do *orpo, era at* *e acender desejos. Mas *e
</line>
<line>
às arrecuas, l*e esprei*assem inteira, logo *e anulava tal lindeza. Nós lhe *íamos
</line>
<line>
va*u*a*do nos pass*ios, *om se*s passinhos *urtos, qua*e *untos. Nos jardins, *la se
</line>
<line>
entreti*ha: fal*va com as estátu*s. Das d*en*a* qu* sof**a **sa era a pior. Tud* o
</line>
</par><par>
<line>
resto que ela f*zia era* coisas d* s**êncio escondido,
</line>
<line>
ninguém *ia
</line>
<line>
nem ouvia
</line>
</par><par>
<line>
(COUTO, 2013, p.*1-22).
</line>
</par><par>
<line>
A p*rs*nagem, uma corcunda, receberá das outras pessoas que a viam * n*me de Rosa
</line>
<line>
*ara*ela, *ingué* c*nv*via com *la, nem mesmo para saber o *ome *e bat**mo desta
</line>
<line>
mu*her. E*a po* ser *orcunda, era "di*erente", por ser dife*e*te, era segregada.
</line>
</par><par>
<line>
Como sujei*o que não aju*a na repr*d**ão do c*pita* é excomungado das r*laçõ** o
</line>
<line>
diária* ** cidade capi*ali*ta, os "difere*tes" também o são por *istintas razões. O sujeit* que
</line>
<line>
se encontra for* d* eixo delimitado pela glo*alização, ou sej*, não s* ves*e e come, *ão escuta
</line>
<line>
a músi*a ou o filme, não possui como **o*o* a*ueles que gl*balm***e são *efinido*, acaba
</line>
<line>
p*r ser "d*fere*te", e, a* s*r "di*ere*te" é visto com certo grau de receio p**os demais.
</line>
</par><par>
<line>
No caso do conto, **sa Caramela
</line>
<line>
não
</line>
<line>
tem nome, não tem amigos nem parentes,
</line>
</par><par>
<line>
soment* p*ssu* as estátuas existentes no jar*im, com quem c*nver*a, "das d*en**s que so*ria
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Te*esi*a, v. 13, n.1, art.*, p. 1*5-132, jan./fev. 20**
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Engarrafando Nuvens: A *idade Com* Caleidoscópio De Visi*ilid*d**
</line>
<line>
*25
</line>
</par><par>
<line>
essa era a pior". Nã* lhe era c*ncedida * existênc*a, c*mo não da*a aos *
</line>
<line>
oprimidos dest*
</line>
</par><par>
<line>
Brasil. Vivemos um Apart*eid à m*da bras*le*ra!
</line>
</par><par>
<line>
*omo a p*rson*gem do *onto, os sem teto p*rmanecem
</line>
<line>
c*m * existência
</line>
<line>
negada,
</line>
</par><par>
<line>
**ssando diariamente pelas vias urban** ele* permanece* se* *m nome, sem uma *tenção
</line>
<line>
**s pares que com ele compõe o *u* *eria a hum*nidade.
</line>
<line>
So*os humanid*d*, somos brasileiros, moramos num país tr*pical onde a diversidade
</line>
<line>
*ultu*al, relig***a e po*ítica é uma voga. Somos brasil*iros, c*m toda a diversidade que isso
</line>
</par><par>
<line>
signif*ca. Somos negros, branc*s, indíge**s. Aqui se come feijoa*a, mas també*
</line>
<line>
pa*o
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
tucupi, sushi, churrasco,
</line>
<line>
feijão ver*e, **mbaqui... P*lamos c*r**val, *avalgamos *o vin*e de
</line>
</par><par>
<line>
setembro, dançamos samba, * ainda ro*k, c**te, *orró, f*nk...Somos católicos, dizem as
</line>
</par><par>
<line>
e*tatística*. *o e*tanto nã* despregamos o *lho da* di*indades q*e
</line>
<line>
*agam em
</line>
<line>
ou*r*s
</line>
</par><par>
<line>
*omínios (DA*ATTA, 2004). Com toda essa **ver*idade, como convivemos e* um *spaço
</line>
<line>
onde * *i*ers**a*e não * olh*da com *o*s olhos?
</line>
<line>
Como deixamos q*e a força do *api*a* sobrepus*sse r*zões humaní*ticas? Com*
</line>
</par><par>
<line>
deixamos qu* no*sos irmãos
</line>
<line>
de espécie
</line>
<line>
sejam *eixados * *argem de um sis*e*a a muito
</line>
</par><par>
<line>
sabido desgas*ado e per**rso? Como deixam*s que seres humanos possam ser invi*íveis
</line>
<line>
den*ro do e**aço urba*o é algo *ue so*e**e um sistema onde * ter s* sob*epõ* ao ser pode
</line>
<line>
p*o*u*ir.
</line>
<line>
Santos (1996, p.12) t*az que:
</line>
<line>
**o *á lugar para a Geografia num país que decidiu que o ho*em é residu*l. Ma* o
</line>
</par><par>
<line>
homem não é res*d*al, n**
</line>
<line>
no* e*ganam*s, às vezes, porque frequent*mos a classe
</line>
</par><par>
<line>
média e nos esquece*os que, *ntre os po*r**, h* um* p*o*ução social e cultural d*
</line>
<line>
*nor*e riqu*za. Nós nã* os tratamo* sufici*nteme*te nos bancos d* universidade,
</line>
</par><par>
<line>
porque
</line>
<line>
os p*bres são *ratad*s como as pessoas p*rigosas da no*sa soc*e*ade. E
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*rat***nto da pobreza * quase como o *ratamento *o perigo na produção *o medo.
</line>
<line>
Qu*ndo na re*lidade os pobres n*s cidades brasileiras, s*bre*udo, estão pro*uzin*o
</line>
<line>
uma nova *ul*ur* qu* não conhecemos. Esta cultur* é funda*ental, pois *stá
</line>
<line>
inti*amente rela*ionada com o *erritório urbano. E não * apenas a produç*o de u*a
</line>
</par><par>
<line>
cultura, é *ambém a produ*ão de u*a eco*omia, é uma p**dução, *inda que e
</line>
<line>
f*agmentá*ia, ** um eixo *olítico *ue a cidad* oferece.
</line>
</par><par>
<line>
Gomes (2**3) em seu livro, coment* *utro grupo social que, ao
</line>
<line>
ocupar e*
</line>
</par><par>
<line>
dete*minado *spaço-te*po um es*aç* *úblic*, acaba por se t*r*ar *is**el por um momento. É
</line>
<line>
o ca*o d*s empreg*das domé*ticas das *ilipinas *ue trabalham em Hong Kong.
</line>
</par><par>
<line>
Elas, em seus pouc*s moment** de lazer acabam po* oc*par os espa*os públi*os
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Ho*g Kon*. A partir do mome*to q** elas *e re*ne* nest** espaços públicos com* *raças, é
</line>
</par><par>
<line>
que elas
</line>
<line>
passam * ser perce*idas, **a vez *ue, ante*, *las *cabavam ficando confinad** no
</line>
</par><par>
<line>
interior das c*sas, *era* mul*eres sem nenhuma visibilidade.
</line>
</par><par>
<line>
Em gr*po, ocupand* *ma
</line>
<line>
grande ár*a, dest** da *cu***ão em torno. *las *iem,
</line>
</par><par>
<line>
falam
</line>
<line>
alto umas *o* as
</line>
<line>
outras, parece que **das
</line>
<line>
*e con**cem; ti*am pequ*n*s
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 1, art. *, *. 115-*32, jan./fev. 2016
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/re**st*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. P. *antos, *. Z. Cos*e*la
</line>
<line>
**6
</line>
</par><par>
<line>
porções *e c*mid*s de gr*nd*s sacolas *l*stica*, come*, bebem e oferec** e
</line>
<line>
trocam a*imentos e b*bidas; algu*as estão deit*das son*lentas, outras *uv*m
</line>
<line>
mú*ica (GOMES, 2013, p.184).
</line>
<line>
Gom*s (2013) ainda **irma que essas ***heres não parecem r*ivindic*r
</line>
<line>
reconhecime**o, visibil*d*d*. M*ito dif*r*nte de m*v*mento* que o*orreram em espaço*
</line>
<line>
com* *a praç* egípcia Tahr*r ou da praça ateniense Sintag*a.
</line>
<line>
No caso das empregadas *om*sticas, o fato de elas *e reunir** em se** momentos de
</line>
<line>
f*lga, acaba *hes *oncede*do uma maior v*sib*lida**, m*smo que d* for*a não *onsciente
</line>
<line>
das *esmas. Por produzirem um idio*a e c*mida* difere*ciadas, em um amb*ente harm*nico
</line>
<line>
d* risadas e d* partilha, e**s a*a*am at*aindo a at*n*ão d*s que *or ali pa*s*m.
</line>
<line>
O enc*ntr* parece ter origem na ne*essidad* de quebrar o isolam*nto e de re*o*çar
</line>
<line>
os laços de co**ato *e um* comunidad* exp*triad* que se reúne simp*esmente pelo
</line>
<line>
prazer do encontr*, sem nenhuma outra *emanda em pauta. A primeira constatação
</line>
</par><par>
<line>
é,
</line>
<line>
portant*,
</line>
<line>
a de q*e espaç*s públicos no*
</line>
<line>
co*ocam sempre em expo*ição
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*ransformam qualquer
</line>
<line>
a**vida*e em expressão, m*smo quando não *á *m objet*vo
</line>
</par><par>
<line>
precípuo nesse *ent*do (GOMES, 2013, p.184).
</line>
<line>
* engraç*do que, quando expatriados, passamo* a revaloriza* * *ue é da cul*ura *ocal.
</line>
</par><par>
<line>
Pegamo* o caso dos gaúchos qu* f**am um do* respo**áveis
</line>
<line>
pe*a expansã* da fr**tei*a
</line>
</par><par>
<line>
agrícol* br**ileira, principalmen*e par* a região Centro-Oeste. *o passo q*e vamos *ara *utro
</line>
<line>
lugar, nos pauta**s n*s tradições do nosso estado para que continuemos a ser reconheci*os, é
</line>
<line>
o caso da pr*liferação de CTGs (Cent*os de Tradi*ões Gaúchas) e at* mes*o o *onsumo da
</line>
</par><par>
<line>
be*ida quente conhecida como chimarrão,
</line>
<line>
mesmo por *queles que aqui no Sul
</line>
<line>
não
</line>
</par><par>
<line>
mantinha* * hábito do cons**o da **va-*ate.
</line>
</par><par>
<line>
Par* nos mantermos vi*ív*is co** ga*chos nos re*eteram a **adiç*o ga*c*a, *, aos
</line>
</par><par>
<line>
*os *eunir*os *o* torna*os visíveis aos outros
</line>
<line>
habitante* do
</line>
<line>
lugar. É o m*smo
</line>
<line>
cas* das
</line>
</par><par>
<line>
emprega*as domést*cas das Filipinas, que sozinh*s
</line>
<line>
n*o atraem olhar*s, ma* ao r*r*m
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
**nvivere* no *oletivo a*abam po* se torna* visíveis à po*ulação l*cal de Ho*g *ong, o que
</line>
<line>
é pot*ncializado por *cupar** espaços pú*licos c*mo as praças.
</line>
<line>
Bem como a próp*i* h*manida*e que surg*ra, primeiramente, n* *on*inent* af*i*ano,
</line>
<line>
para depois s* te* uma di**ribu*çã* quase v*ral por todo* os c**tos do globo, os pro*estos que
</line>
</par><par>
<line>
mob*liza*am e **nda mobiliz*m mundo, s* i*ic*ou com um *ui*í*io por i*olação o
</line>
<line>
*m
</line>
</par><par>
<line>
terri*óri* africa*o, como traz Carneiro (2012, p.07-08):
</line>
</par><par>
<line>
O s*icí*io por imol*ção d* Mo*a*ed Boua*i*i, u* vend*dor de *rutas que
</line>
<line>
protestava contra a apreensão de suas mercadoria*, n* Tunís*a, em 17 de *ezembro
</line>
<line>
de 2*10, foi ap*nas um dos muitos atos semelha**es ocor*idos no *orte da Áfr***
</line>
</par><par>
<line>
q*e, além d* desespero i*divid*al, simbolizar*m
</line>
<line>
o esgota*ento psicológico de
</line>
</par><par>
<line>
m*itos povo* e* um mesmo momento.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina, v. 13, *.1, art.*, p. 115-132, jan./fev. 2016
</line>
<line>
www4.*sane*.com.*r/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Engarrafando Nuvens: A Cidade Como C*leidosc**io *e Visibilidades
</line>
<line>
*27
</line>
</par><par>
<line>
É cl*ro que o tip* de mov*m*nto revolucionári* surg*do na mar*em su* do
</line>
<line>
M*diterrâneo é u* *ipo *if*ren*iado d* movi*en*o do* sem-t*to e das domésticas, ma*
</line>
<line>
*mbos possuem algo em c*mum: o d*sejo *tópico por **a socied*de m*n** desi*ual, onde
</line>
<line>
d*r*i** e deve*es se**m re*pei*ados, onde todos p*ssam ser v*síveis *r*nte à fo*ça d* capital.
</line>
<line>
* "s*reet" [rua] de W**l Street e*t* se*do o*upada - ó, horror dos horrores - p*r
</line>
<line>
*ut*os! *spalh*ndo-se de *ida*e em cidade, as tát*cas do Oc*upy Wall *treet são
</line>
<line>
tom*r um e*pa*o público centra*, um parque ou uma pr**a, pr*xima à localização de
</line>
</par><par>
<line>
muito* do* *asti*es do
</line>
<line>
poder e, colocando co*pos **manos ali,
</line>
<line>
convert*-lo em um
</line>
</par><par>
<line>
espaço po*ítico de iguai*, um
</line>
<line>
lugar de *iscus*ão
</line>
<line>
abe**a e
</line>
<line>
debate *obre o que esse
</line>
</par><par>
<line>
p*der *stá fazen*o e a* *elh**es formas de se opo* ao seu a*can*e. Essa tá*ica, ma*s
</line>
</par><par>
<line>
*onspic****nte reanimada *as lutas *obre* e* e
</line>
<line>
curso ** praça *ahrir, no *airo,
</line>
</par><par>
<line>
alastrou-se por todo o mundo (praça do S*l, em Mad*i, pr*ça **n*agma, em Atenas,
</line>
<line>
e ago*a *s escadarias de Saint Paul, em Londres, alem da própria Wall Street). Ela
</line>
</par><par>
<line>
mo*tra c*m* o *oder co**t*vo de cor*os *o e*p*ç* público co*tinua sendo
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
instrumento mais efetivo de oposiç*o quand* o *cesso a todos os outros m*ios está
</line>
<line>
bloq*ead* (*A*VEY, 2014, p.6*-61).
</line>
<line>
A* cidades de ho** pare*e* nos conectar ao q** o *o*iólo*o espanhol Manuel *astel*s
</line>
</par><par>
<line>
(2005)
</line>
<line>
chamou *e "so*iedade
</line>
<line>
e* rede". De *epente, o qu* se inic*ou no nor*e da África
</line>
</par><par>
<line>
ocorre no Brasil, o q*e se i*iciou na "stre*t" ** Wall S*reet alçou voos a*é a Nigéria,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
s*icídio por imolação
</line>
<line>
de um *end*dor de frutas der*ubo* um* leva de p*nosos ditadore*,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
choro de *ma *equ*na menina *aq*is*anesa lutando pelo dir*ito
</line>
<line>
*e as m*lheres *s*udarem
</line>
</par><par>
<line>
ateou a atenção glo*al para u*a t*refa *u* deveria ser tão *omum como *espirar.
</line>
<line>
O pode* da in*ormação transforma * nossa cidade, c*locando ela, *elo men*s partes
</line>
</par><par>
<line>
dela, com* a Praça *ahri* em desta*ue. * na so*iedade em red* **e visibilid*des
</line>
<line>
se
</line>
</par><par>
<line>
*xpande*, é nessa
</line>
<line>
mes*a sociedade que cria*ças s*o tid** como poss*veis *erigos e seres
</line>
</par><par>
<line>
humanos p*ssu*m menos va*o* do que * que *e*te* e cons*mem, numa socieda*e *nde
</line>
</par><par>
<line>
pessoas rouba* meren*as escolares
</line>
<line>
e desviam d*nhe*ro do tran*porte *scolar *
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
fenôme*os como da *raça Tahr*r nos trazem u*a brisa de esperança.
</line>
</par><par>
<line>
As noss*s cidade* sã* uma aventura, *m sonho e uma ut*pia. Lugar de marasmo
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
desencanto é
</line>
<line>
ao mesmo temp*
</line>
<line>
encantadora e
</line>
<line>
elegante, de*elegante e viva
</line>
<line>
as
</line>
<line>
cultur*s
</line>
</par><par>
<line>
populares e da elite. É lu*ar de volumosa *i*ília de dar i*v**a ao clássico livro 19*4
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Geor*e Orwell (2009), ond* o *ran** Irmão nã*
</line>
<line>
per*e as pera*bulações de seu pov* e,
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
mesmo tem*o é *uga* *ara *e* l*v**, *ugar para gra**tar ar*e * expor emoções *m forma*o de
</line>
<line>
c*res e ações.
</line>
</par><par>
<line>
* i*fo**a*ão do perí*do técnic*-c*e*tífi*o-inf*rm*ciona*
</line>
<line>
de Sant*s (201**) é,
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
</page><line>
*esmo tempo, perver** e *ma **a de express*o e *ibe**ad*. * que dirá se ela s*rá produtora
</line>
<line>
*e *ma *ocie*ad* con*ctada e interli*ada d* múlti*l*s *od*s ou se camin*aremos pela trilha
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*esi*a, v. 13, n. 1, art. 7, p. 1*5-132, *an./fev. 2016 www4.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. P. *antos, R. Z. *os*ella
</line>
<line>
128
</line>
</par><par>
<line>
da violência e *er*or da ultravigilânc*a já prevista *o clássico de Orwell (20*9) é noss* a*ão
</line>
<line>
enquanto socieda*e humanizada *u *em ta*to.
</line>
<line>
3 CONSIDERA*ÕES FIN**S
</line>
<line>
O fi*ós*fo ganês A*pi*h (201*) j* abo*da *ma necessidade *r*en** de uma ve**ade**a
</line>
<line>
revolução mo*al. A mesm* so**edade a*umula*ora, on*e pessoas desviam verbas de
</line>
<line>
merendas escolares de institui*õe* de p***feria * a mesma que produz p*s**as qu* a*r*m mão
</line>
<line>
da* pró*rias vid*s pelo bem maior do coleti*o. *u*an*o contra to*as as probabilidades * *ovo
</line>
<line>
*e *ne em *orno *e espaç*s públ*cos, como a Praça Tahrir cla*a*do pelo *irei*o coletivo *e
</line>
<line>
se *er v*z, ca*r um, emergir m*lh*res!
</line>
<line>
* cidade co*tinua u*a l*ta intermináv*l, é o espaço de um* única racion**idade e de
</line>
</par><par>
<line>
con*rarracionalidades que sempre aparecem para opor a* *ais incansável especulado*, é
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
lu*ar *nde convi*em muitos consu*idores e pou*os cidadãos, c*mo bem traz Santos (2012b,
</line>
<line>
p.25) "e* lugar do *idad*o formou-se um consumid*r, que aceita se* *hamado de *suá**o" e
</line>
<line>
"onde não ** o cidadão, há o consu*idor mais-qu*-perf*ito" (S*NTOS, (*012b, p.56).
</line>
<line>
Mas, a*é* d* ser *m lu*ar potenciali*ador, o*de um cidad*o jaz como con*umidor
</line>
</par><par>
<line>
*lienado, a cidad*
</line>
<line>
é
</line>
<line>
um es**ço de esperança (HARVEY, 201*) *nd*
</line>
<line>
estuda*te* chile*os
</line>
</par><par>
<line>
bradam
</line>
<line>
gritos
</line>
<line>
para *uebrar grilhões de uma
</line>
<line>
e*uca*ão ne*asta, on*e egípcios
</line>
<line>
demonstram
</line>
</par><par>
<line>
co*o u* m*v*mento populacional pode superar a i*cons*s*ente red* mund*al de
</line>
<line>
computadores p*ra busc*r uma democracia. A Pri*a*er* *rabe, mai* de 1968, os ind*gnados
</line>
<line>
da Espanh*, * luta contra a priv**i*ação da água na América Latina, a ocupaç*o em Istamb*l
</line>
<line>
de milhares d* jovens no Parqu* Ge*i contra a c*iação de *m proj*to espec*l**ivo *omercial
</line>
<line>
para a in*úst*ia turística at* *s marchas no Brasil das vad*as e ***a a des*r*minalização da
</line>
<line>
mac*nha mo*tra a f*rça que emerge das urbes mundiais, espaços de utopia, espaços de sonho,
</line>
<line>
es**ços de esperança.
</line>
<line>
A* c*dades poss*em muito de imag*ti*o, e e*se *maginário p*oduz forç*s hercula*as.
</line>
<line>
Certos e*paço* produzem visib*lidades, outros desaparecem ao poder públi*o e *s "pe*soas de
</line>
<line>
bem" que don*s do **pit*l decidem por o*de os *quipamentos ur*anos s*rgirão.
</line>
</par><par>
<line>
Como bem colocad*
</line>
<line>
*or Du*and (20*2,
</line>
<line>
p.398) "a im*gina*ão voa i*ediatamente no
</line>
</par><par>
<line>
espaço", e**aço es*e que centra a cidade *om uma f*rça d* imagin*ção
</line>
<line>
que nós, como
</line>
</par><par>
<line>
cidadãos e não com* consumidores, precisa*os t*ansf*rmar em for*as ima*éticas utópicas.
</line>
</par><par>
<line>
Vemo* cidade o caos e as **lez** *
</line>
<line>
humanas. A cidade vai se moldando atra*és de
</line>
</par><par>
</page><line>
uma plura*idade de ol*ares *e sujeitos sociais *uito div*rsas. Ela é o *e*ult*do da* relações
</line>
<line>
Rev. FSA, T*re*ina, v. 1*, n.1, art.7, p. 115-132, jan./fe*. 2016 ww*4.fsan*t.c*m.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Engarrafa*d* Nuven*: A Cidade *omo Ca*eidoscópio De *isibili**des
</line>
<line>
*29
</line>
</par><par>
<line>
tecidas por várias *erações,
</line>
<line>
"acumula*ão desigu** de te*pos" (SAN**S, 20*2a, p.*56;
</line>
</par><par>
<line>
SANTOS, 2**2 d, p.09). H* momento* *m
</line>
<line>
que n*ssas c**ades pare*em se aproxim*r
</line>
</par><par>
<line>
daquele* que a* *abitam, em ou*r*s,
</line>
<line>
*arec*m se *istanciar, por exem*lo, quando do seu
</line>
</par><par>
<line>
tr*fego intenso, su* poluição, sua violência, sua pobreza que dese*c*deiam nos atores socia*s
</line>
<line>
*nsegurança, solidão e mesmo anonimat* (invi*i**lid*d*).
</line>
</par><par>
<line>
S*nt*s (2*12*, p.264) traz bem que "o esp*ç* é a
</line>
<line>
*asa d* homem e também a sua
</line>
</par><par>
<line>
prisão", a cidade é is*o c*ro(a) leitor(a), ela pode ser sua/nossa c*sa, mas po** ser também
</line>
<line>
su*/*ossa prisã*, i*so irá d*correr da f*rma *omo nos rela*ionamos *om el* * de que form*
</line>
<line>
param*s, respir*mos e *nf*enta*os a c*dade.
</line>
<line>
Como f*lamos no **ício d*ssa caminha*a: Pare! *e*se! Reflita! Sinta! Che*re! *lhe!
</line>
<line>
Tat*ie! Ria! *hore! Sonhe!...Ol*e * sua cidade, sinta **a c*d*de, perc*ba *u* cidade! S*mente
</line>
</par><par>
<line>
na hora que perc*bemos a cidade c**o *la
</line>
<line>
s*
</line>
<line>
*o*fig*ra, sua* qualid**es sua própria e
</line>
</par><par>
<line>
esquizo*renia
</line>
<line>
estrut*ra* é que podemos criar uma rac*onalidad* hu*ana e não
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
*ac*ona*idade c*pital*sta.
</line>
<line>
"Quando o homem se d*fro*ta c*m um esp*ço qu* não ajudou * cria*, *uja hi*tória
</line>
<line>
d*sconh*ce, cu*a *emória lh* é e*tranha, *sse lug*r é a sede de uma vigorosa alienação"
</line>
<line>
(S*N*OS, **1*b, p.81).
</line>
<line>
N*o sabem*s o caminh*, mas sabemos que uma interação menos des*gual é um dos
</line>
</par><par>
<line>
*a*s*s a s*rem dados. *ma socie**de onde as taxas de depressão se *levam a
</line>
<line>
ní*ei*
</line>
</par><par>
<line>
alarmant*s, crimes passiona*s s* t*rn*m cotidiano* no* *o*iciários, onde
</line>
<line>
o
</line>
<line>
*úmero
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
C*acolândi*s cresce vertigino*a*ente, não **mos *m mundo *ue que*em*s.
</line>
</par><par>
<line>
**o é en*raçado querido(a) leitor(a), **e qu*ndo mais o marketing *u*r d*monstrar
</line>
</par><par>
<line>
*ue a alegri* s* encontra no consumo exac*rbado, m*is
</line>
<line>
pessoas se entregam aos
</line>
</par><par>
<line>
antidep*essiv*s, paradoxal, não!.
</line>
</par><par>
<line>
A associ*ç*o en*re a nomenclatu*a de Cracolândia
</line>
<line>
c*m Disneyl*ndia é t**bém um
</line>
</par><par>
<line>
tanto *arad*xa*. Felicidades fa*sas
</line>
<line>
para
</line>
<line>
um m un do
</line>
<line>
em *e*adênc*a. Pare o ônibus que quero
</line>
</par><par>
<line>
*escer!
</line>
</par><par>
<line>
Para f*nalizar, ficamos *q*i *esejoso* *ue
</line>
<line>
possamos *er e perceber a nossa c*dade
</line>
</par><par>
<line>
como a pr*pri* fronte*ra da esp*rança lá d* his*óri* d* Mia Cou*o n*s primeir*s páginas des*e
</line>
</par><par>
<line>
ar*igo, um
</line>
<line>
urban* da
</line>
<line>
*iversid*d* on*e desejos, s*nhos e amor*s
</line>
<line>
*ossam
</line>
<line>
conviver
</line>
<line>
de
</line>
<line>
forma
</line>
</par><par>
<line>
h*rmôni*a.
</line>
</par><par>
<line>
Qu* noss*s cidades não se transf**m*m em edificações mur*d*s c*mo *e desenha
</line>
</par><par>
<line>
hoje, verti*ali*ando relações ao invés de *o*izontalizá-las. *m *ma soc*edade
</line>
<line>
que se pensa
</line>
</par><par>
</page><line>
ser em rede, se eleva* cada ve* mai* muros, como a bela notic** p**se*te no jornal El País
</line>
<line>
Rev. **A, Tere*ina, v. *3, n. 1, art. *, p. 115-*32, ja*./fev. 2*16 www4.fs*net.com.br/revi*ta
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<par>
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L. P. Santos, R. Z. Costella
</line>
<line>
13*
</line>
</par><par>
<line>
t*az: "uma sociedade de *uros sempre vai prec*sar for*ar mon*tros *o l*do de for* pa*a *eguir
</line>
<line>
just*fi*a*do seus pr*v*l*gios e mantendo-os intactos" (BR*M, 2015).
</line>
<line>
**jamos di*erentes! Respeite**s *s diferen**s! *iv* as cidades rebeldes! Ab*ix* a
</line>
<line>
so*iedade do esp*t**u*o!
</line>
<line>
REFERÊNCI**
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L. P. *anto*, R. Z. Coste*la
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132
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<line>
*omo *efe*enciar este A*tigo, **nfor*e AB*T:
</line>
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<line>
SANTOS, L. *; COS**LLA R. Z. Engarrafando Nu*ens: A Cidad* Com* Calei*osc*p*o D*
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Visibilida*es. Rev. FSA, T*resin*, v. 13, n. 1, *rt. 7, p. 115-132, jan./fev. 20*6.
</line>
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<line>
Co*tribuição dos Autores
</line>
<line>
L. P. *an*os
</line>
<line>
R. Z. *os*ella
</line>
</par><par>
<line>
1) c*ncepç*o e p*an**amento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) análise e inter*retaç*o *o* dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
3) ela*oração do rascunho *u na revis*o crítica d* conte**o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) p*rtic*pação na *pr*vação da *ersão *in** *o manus*rito.
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teres*na, v. 13, n.1, art.7, p. 115-132, *an./fev. *016
</line>
<line>
www4.fsa*et.com.br/rev*sta
</line>
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)