<document>
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<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 1, art. 7, *. 115-132, jan. /fev. 2016 </line>
<line> IS*N *m**esso: 1806-6356 ISS* E*et*ônico: 2317-2983 </line>
<line> *ttp://dx.doi.*rg/10.1*819/2016.13.1.7 </line>
</par>
<par>
<line> Engarrafando Nuvens: A Cidad* Como Ca*eidoscópio De Visibilidades </line>
<line> Bo*t*ing Cloud*: Th* City A* * Kaleidoscope ** Visibiliti*s </line>
</par>
<par>
<line> Leonardo P*nto d*s *antos </line>
<line> Dou*orado em Geog**fia p*la Univer*ida*e Fede*a* de Sant* Maria </line>
<line> Mestre em Geog*af*a pela Universi***e Federal *o Rio Grande do S*l </line>
<line> Profess*r da Rede Est*dual de Ensino do *io *rande do Sul </line>
<line> E-ma*l: leonard*uf*m@hotmai*.*om </line>
</par>
<par>
<line> Rose*an* Zordan Cost*l** </line>
<line> Doutora *m Geografia pela *n*versidad* Federal do R*o Grande do Sul </line>
<line> Pro*ess*ra da Univers*dad* Fe*eral *o Rio Gran*e d* S*l </line>
<line> E-mail: ro.*aul*@terra.com.br </line>
</par>
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<column>
<row> En*ereço: Leonardo Pinto dos Santo* </row>
<row> Endereço: Unive*s*d*d* Fe*eral *e Sa**a Maria </row>
<row> Av. Roraim*, 1*00, Ci*ade Univer*itária, B**r*o </row>
<row> Camobi, Santa Maria - RS, C*P 9710*-9*0, Santa </row>
</column>
<column>
<row> Ed**o* Cie*tífico: T*nny Kerley ** Alencar *odrigu*s </row>
<row> Artigo r*cebi*o em 14/10/2*15. Últim* versã* </row>
<row> recebida ** 06/11/2015. *provado em 07/1*/201*. </row>
</column>
</par>
<par>
<column>
<row> M*ria/RS, Brasil. </row>
<row> Endere*o: *oselan* Zordan **stell* </row>
<row> Endereço: Universida*e Fede**l de Santa Maria - </row>
<row> Av. Roraim*, 1000, Cid*de Universitária, Bairro </row>
<row> *amobi, *a*ta Maria - R*, CEP 97105-*00, S*n*a </row>
<row> Ma*ia/RS, Brasil </row>
</column>
<column>
<row> A*aliado pelo sistema T*iple Revi*w: De*k *eview *) </row>
<row> pelo Editor-Chefe; e b) *ouble Blin* Re**ew </row>
<row> (aval*ação c*ga por *o*s ava*iadores da área). </row>
<row> Re*isã*: Gramatical, Nor*ativa e de Format*ç**. </row>
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<line> L. P. *antos, R. Z. C*stella </line>
<line> 116 </line>
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<line> R*SUM* </line>
<line> O seguinte a*tigo procu*a inserir-se na discussão da d*nâ*ic* urbana atual, que propicia um* </line>
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<line> dimen*ão s*mbólica em certas partes d* </line>
<line> cidade, dan*o po*encialid*de a fenômenos de </line>
</par>
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<line> reivindicaç*es, seja po* *oradia ou mesmo na </line>
<line> busca por um *i**em* de gover** men*s </line>
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<line> a*t**itário. Pe*samos *ue a urbe *ode ser perv*r*a, sim! Ma* pode ser um lugar de desco*e*t* </line>
<line> e onde diver*as racionalida*e* *o*f**em juntas. Pod* ser um espaço de es*er*nça. D* suicídi* </line>
<line> por imola*ão de um *endedor de frutas na Tunísia até a simb**ica Praça Tahri*, da ocupação </line>
<line> planejada do *a*al Saint-*artin ao s*m*l*s fato da reunião de doméstica* em seu po*c* </line>
<line> tempo de lazer sem um* reivin*i*ação aparente, partimos p*ra u*a reflexão *e q*e elemento* </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> sujeitos *e nossa* </line>
<line> c*da**s se *o*n** visíve*s </line>
<line> ou *n**sív*is d* a*ordo </line>
<line> *om o p*nto que </line>
</par>
<par>
<line> pas*a* * ocupar. </line>
<line> *alavr*s-chave: **p*ços Públic*s. Visibilidade. Cidade. Es*aço de Esperança. Utopia. </line>
<line> ABSTRACT </line>
</par>
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<line> T*e following article seeks t* </line>
<line> insert itself in the discussion o* the cu*rent urban </line>
<line> dynamics, </line>
</par>
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<line> w*ich provi*es a *ymbol*c *imen*ion in certain parts of **e ci*y, giving th* potential cl*ims </line>
<line> of phenomena, whether for housing o* *ven the search for * less authoritarian *overn*ent </line>
</par>
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<line> system. We thin* that the city can be perverse, y*s! But it *an b* a place of </line>
<line> discovery an* </line>
</par>
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<line> where d*fferent ra*ionalitie* conv*rge t*gethe*. It may be space of hope. T*e suicide by a </line>
</par>
<par>
<line> immol*ti*n of </line>
<line> a fruit ve*dor in Tunisia </line>
<line> until *he symbolic *ahrir Square, t*e planned </line>
</par>
<par>
<line> occu*ation </line>
<line> of the Saint-M**tin watercou*se to the simp*e fact of meeting dome*t*c </line>
<line> in th*i* </line>
</par>
<par>
<line> little leisure time w*thout an a*parent claim, we st*rt t* r**lect that eleme*ts and *ubjects o* </line>
<line> our cit*es become visible or in*is*b*e ac*ording to *he point that com* to *ccup*. </line>
<line> Keywords: Pu*li* Spac*. Visibil*ty. *ity. Spaces of Ho**. Utopia </line>
</par>
<par>
<line> R**. FSA, Teresina, v. *3, *.1, art.7, p. 115-*32, j*n./f**. 2016 </line>
<line> www4.fsanet.*o*.br/revista </line>
</par>
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<line> Engarrafando *uvens: A Cida*e Como Caleid*scópio D* Visibilid*de* </line>
<line> 117 </line>
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<line> * INTOD*ÇÃO </line>
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<line> "Os seres h*manos *e assombram1" (ZUSAK, *010, p.*78), *ão o*servamos me*hor </line>
<line> fra*e par* i*iciar este a*t*go. *ã* este* humanos s*rpreende*tes que *onstroem *m espaço </line>
<line> urbano surpre*ndente, mas *urpreen*ente para quem? </line>
<line> Certame**e não para a m*ioria do* transeuntes de hoje. Pare! Observe as *essoas a su* </line>
<line> volta. * *ue *ossos querido* cidadã** *stão a *azer? Fon* no ouvido, olhos na *ela d* c*lular </line>
<line> e *m *am*nha* acel*r*do como se o ar urbano lhe oprimis*e. </line>
<line> Olhando para * *hão ou para a bril*osa tela dos *mar*phone*, *s *essoas par*ram de </line>
<line> apr*ciar a urbe, pref*re* ficar hipnotizadas pelas "*ara*ilhosa*" tecnologia* do que apre**ar </line>
<line> o bel* Ipê-roxo (*andro*nthus Heptaphyllus) e Jacarand* (Jacar**da Mimosifo*ia) flo*i*** </line>
<line> p*r *ma ci*a*e como *orto Alegre, *o Ri* Gr**de do Sul. </line>
<line> Pa*e! Pense! Reflita! Sinta! Cheire! Ol*e! T*te*e! Ria! Chore! Sonhe!...Olhe a sua </line>
<line> ci*ade, sinta su* cidade, perceba sua ci*a*e! </line>
<line> E*se é * caminho qu* qu*rem*s **rseguir nesse *r*igo, fazendo um convi*e a um novo </line>
<line> olhar sobr* a u*b*. Por fav*r, re*lita cono**o c*r* leitor. Com* F*eire (2011, p.21) traz: "*e </line>
<line> um* ****a qualq*er texto necessita: que * leitor ou a leitora a ele se entregue de **rma crític*, </line>
</par>
<par>
<line> *r*scente*ente cur*os*. É is*o * *ue est* t*xto esp**a de </line>
<line> você, qu* acabou de </line>
<line> ler estas </line>
</par>
<par>
<line> ""Pr*meiras pal**ra*"". </line>
</par>
<par>
<line> T*ndo * espaço como matér*a-prima de *efle*ão da socied**e que temos e *ue </line>
<line> queremos, *niciamos n*sso *en*a* co* uma pequena his**r*a que ocorrera *o* * escrit*r </line>
<line> moç*mbi*ano Mia *outo (**1*, p.205-206) qu* *esume * *ensar dentro deste a*tigo: </line>
</par>
<par>
<line> Te*ho * enorme va*tagem </line>
<line> de viver n*m país rece*te, cujo retr*t* ai*da n*o tem </line>
</par>
<par>
<line> mol*ura. U* país onde as f**n**iras es*ão ainda sendo des*nhada*. É um *equeno </line>
<line> mun*o que e*t* ai**a che*ando ao grande Mundo, e*se m*ndo que não esp*r*, nem </line>
</par>
<par>
<line> *e com**dece de que* chega. **se en**ntro </line>
<line> é, co*o *iz*a *inicius, feito de </line>
</par>
<par>
<line> enc*ntro, mas de muito **s*ncon*ro. *m de*se* desencontr*s a*on*eceu n*ma n***e </line>
<line> em que, h* uns anos at*ás, e* chegava a casa, já escuro. Havia um menino que se </line>
</par>
<par>
<line> a*roxi*ou </line>
<line> de mim, a coberto </line>
<line> da penumbr*, as </line>
<line> mãos ocultando alg* por trás das </line>
</par>
<par>
<line> costas. Vi*emos num *undo tão distorci*o q** uma cri*n*a pode *er uma a*eaça. </line>
</par>
<par>
<line> Mas *is *u* e*e exi*iu o que </line>
<line> t*azi*: u* livr*. Estendeu-me o liv*o e </line>
<line> disse: vim </line>
</par>
<par>
<line> de*olve* *sto q** é *o se**or. E exp*i*ou que, à *aída de uma escol* se*und*ri* </line>
<line> onde *le *ostuma vender amendoim, viu uma e*tud**t* com aquele livr* p*r baixo </line>
</par>
<par>
<line> do **aço. O livro </line>
<line> tinha * minha foto n* contracapa e el* *dentif*co*-m* ness* </line>
</par>
<par>
<line> fotogr*fi*. E *ensou: e*te livro pertence *quele s**hor que ** bem </line>
<line> c*nheço. </line>
</par>
<par>
<line> Acer*o*-se da moç* e pergunto*: </line>
</par>
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<line> - Este livr* nã* é do Mia Co*to? </line>
</par>
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<line> Ingên*a, ela *c*n*u que sim. * menino da r*a, de u* sacão, lhe arrancou o livro e </line>
</par>
<par>
<line> co*reu para min*a c*sa p*ra </line>
<line> d*volver aq*ilo qu*, a seu* olhos, era </line>
<line> da minha </line>
</par>
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<column>
<row> 1 </row>
</column>
<column>
<row> pertença. Eu fiq*e* sem saber o qu* dizer. Havia algo *ue se r**gava *entro de mim. </row>
<row> Cit*ção *etira** do best seller "A me*ina *ue roub* *ivros", obra q*e possui co*o plano de fund* a *scensão </row>
</column>
</par>
<par>
<line> naz*sta *a **emanha, s*ndo a narradora da *istória ni*guém *en*s qu* a própria mor*e. </line>
<line> Re*. *SA, T*resina, v. 13, n. 1, ar*. 7, p. 115-1*2, jan./*ev. 201* w**4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
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<line> L. P. Santos, R. Z. Costell* </line>
<line> 118 </line>
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<line> Talve* o sentid* de se* escritor *u* mun*o como o no*so. Deci*i, e*tão, o**rec*r o </line>
<line> livro àqu*la cr*an** mesmo *a*endo que e*a n*nca o iria ler. Reencontrei este ano </line>
</par>
<par>
<line> esse mesmo **n*no. </line>
<line> Ele vei* t*r </line>
<line> com*go ao </line>
<line> meu serviço e, u*a vez mais, tra*ia </line>
</par>
<par>
<line> co*s*go o **u *elho livro. Só qu*, *es*a feita, ha**a *lg*m* coisa di*ere*t*: jun*o </line>
<line> com * meu livr* figur*va um caderno escolar *om páginas esc*itas à mã*. Eram </line>
</par>
<par>
<line> versos </line>
<line> d* sua autor*a. E o jove* disse c** vaidade adulta: "*im, e* aprendi </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> e*crever, e esse cad*rno é um livr* que eu **z para lhe oferecer". O que, naquele </line>
<line> momento, eu recebia era **is do *ue u* cad*rno. Era como se aquele menino </line>
<line> *ivess* escrito não sobre folhas de papel, ma* sob*e a *róp*ia f*onteira *a esperança. </line>
<line> Sabe**s, sim, ***ar e des*azer frontei**s f*itas como se *ossem ponte* para a outra </line>
<line> mar*em do tempo. </line>
<line> A cid*de no estad* atua* de globalizaç*o se torno* um l*cus de visib*lidade e de </line>
</par>
<par>
<line> *nvisibilidade, </line>
<line> *mbos os e*eme*tos (visíveis e invis*veis) sã* (re)**od*tores </line>
<line> d* ur*e. É </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> cidade </line>
<line> q*e so*hos emergem e são de**ruídos, na cidade que *on*ivem a diversidade, é na é </line>
</par>
<par>
<line> *idade *ue coabi*am *outores e anal*ab*tos, ricos e pobres, negros e branc*s, idos*s e j*v*ns, </line>
<line> ho**ns, mul*e*es, *ransgênero*...*unks, anarquistas, emo*, ro*ueiros, patricinhas, h*p*ies...é </line>
<line> na cidade que as c**e*, o* odores, os **nhos e *moções se mist*ra*. A cidade *e transfor*a </line>
</par>
<par>
<line> com* um calidoscópio </line>
<line> da diversidade que constrói esse urba*o e* sua p*ática * e* suas </line>
</par>
<par>
<line> pró*ri*s imaginações. </line>
</par>
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<line> É na *idade d* *enino analfabet* d* rua da *istórica de M*a Couto que * vida h*mana </line>
<line> se o*ganiza e se define. *a di*e*si*ade de sonho* e *nteress*s se (des)constroem lug*res, se </line>
<line> definem caminhos, *e o*gan*za* racionali*ades domi*ante* e contrarracionalid*des *ambém. </line>
<line> A cidade pode *er *omparada * um *rganismo vivo em constant* mudan*a, ou melhor </line>
<line> metáfora é pensá-la como *ma hidra de mui*a* ca*eças, um organism* vi*o que puls*, qu* se </line>
</par>
<par>
<line> reconstrói *onst**t**ente. Uma cabeça da </line>
<line> hidra é </line>
<line> ar*ancada e logo su*ge outra, diferente, </line>
</par>
<par>
<line> incomum, não *am*liar ao v*lho habitante, surgida a partir d* reprod*ção *o capit**, ess* nova </line>
<line> cab*ç* config*ra *ma o*ganização *spacia* u*ba*a qu* pratica a perver*idade de transf*rmar </line>
<line> visíveis em invisíve*s. </line>
<line> * cid*de de ho*e é c*paz d* transfo*mar home*s * mulheres em elementos invisíve*s </line>
<line> d* p*isa*em, transforma u*a criança em p*ss*v*l a*eaç*, tra**fo*ma loucos * son*adores em </line>
<line> seres des*guais e nem sempre visív**s. </line>
</par>
<par>
<line> Loucura *ensar e olhar u*a cr***ça como a*ea*a, não acha querido </line>
<line> l*itor(a)? M*s </line>
</par>
<par>
<line> essa é a in*eli* rea*id*de de um* cida*e produzida a part*r da lógica do capita*. Uma cid*de </line>
</par>
<par>
<line> com* perversidade surge a *artir desta </line>
<line> lógica sem senti*o. Melhor, l*gica para o capita*, </line>
</par>
<par>
<line> ilógica para * hum*nid*de. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teres**a, v. 13, n.1, art.7, p. 1*5-132, jan./fev. 2016 </line>
<line> www4.fs*net.com.br/r**ist* </line>
</par>
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<line> Engarra*ando Nuven*: A C*dade Co*o Calei*oscópio De Visibili*ades </line>
<line> 119 </line>
</par>
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<line> 2 REFER*NCIAL *E**IC* </line>
</par>
<par>
<line> A ci*ade é ** objeto de estudo *os m**s complexos. Objeto de muitas ciência* é alvo </line>
</par>
<par>
<line> de antropólo*os, sociólog*s, arquitet*s, geógrafos, h*s*oriadore*, das a**es, </line>
<line> da a*q*eolog*a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> por que não da educaçã* e* t**** os se*s níveis. </line>
</par>
<par>
<line> É preciso p*nsar na *id*de que vivemos e tra*alha*o*. Ela é uma construção soci*l, </line>
</par>
<par>
<line> p*rmeada p*im**ram*nte (infelizmente) pela f*rça d* </line>
<line> c*pital; ela se recheia d* confl*tos </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> ordem mater*a* e s**bóli*a en*re grupos, etnias e classes sociais. É ne*sa co*strução soci*l </line>
</par>
<par>
<line> comp*exa que se </line>
<line> conf**ur*m as </line>
<line> nossas cid*des que emergem *ontos </line>
<line> visíveis e pontos de </line>
</par>
<par>
<line> p*uca o* *enhuma visibilidade. Querem *x*mpl*s caro* leitores e leitoras? </line>
<line> Tem*s observa*o, nos últimos três o* *uatro anos, *ma série de mobilizações </line>
<line> sociais nos *ais diversos âmbitos, desd* a Islândia, em 2009, passa*do por Túnis, </line>
<line> em 2010, até * conju*to das revolu*õ*s ***bes * o mo*imento d*s Indignados da </line>
<line> Espanha, que teve início em maio de *01*. E daí se estendeu a muit* ma*s países, </line>
<line> como Portugal, Israe* * Grécia. *** *s*ados U*i*os, o *ccupy Wall St**et se </line>
<line> este*deu por *ais de m*l c*dades, não fico* restrito a Nova York. Che*ou até </line>
<line> *es*o a lugares de que *s pessoa* n*o susp*itam - houve, por e*emplo, um forte </line>
<line> movimento chamado Occ*py Ni*eria. *a Amér*ca L*tina, já há al*um tempo, *s </line>
<line> e*tudantes chilenos m*ntêm um movimento com amp*o ap**o social; no M*xic*, há </line>
<line> o m*vi*e*t* Yo S*y *32, nascido em *orno de uma el**ção me*ica**; no Uruguai, </line>
<line> t*mos as red*s frenteamplis*as (CAST*LLS, 20*4, p.166). </line>
</par>
<par>
<line> O que estes movimento* r**vindicat*rios </line>
<line> p*r distin*os an*e*os possuem em comum? </line>
</par>
<par>
<line> Ocupam lu*ar** *e grande visibilida*e, praças centrais e o*t*os espaç*s públi*os são *o**do* </line>
</par>
<par>
<line> por mani*estant*s cansados pe*a fal** *e liber*ade ou pela implant*ção de um* política </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> aus*erida*e **ovinda de </line>
<line> banque*ros e </line>
<line> d*n*s dos meios de pr*dução. A* ocuparem *stes </line>
</par>
<par>
<line> lugares de ma*or visibilidade, suas reivi*dicações se potencializam * se tornam exist*ntes / </line>
<line> vi*íveis. </line>
<line> A* Pra*as Tahrir no Ca*ro, Eg*t*, a da Paz C*lestial em Pequim, Chi*a * a Sinta*ma </line>
<line> em *te*as, Grécia desemp*nham papéis centra*s na or*anizaçã* es*acial de seus respecti*os </line>
</par>
<par>
<line> paíse*, e, por *s*o mesmo, s* centr*m co*o pontos para a </line>
<line> eclosão </line>
<line> *e *ro*estos ins*rgen*es, </line>
</par>
<par>
<line> atr*indo a atenção da populaç*o l*cal, bem como *a *ídia *nterna*io*al. </line>
<line> O *assacre da Praça da *az Celestial e os d*sencadeament*s advindos da reu*ião dos </line>
<line> egípci*s *a Praça Tahrir s* disseminar*m e o*asionaram *uptu**s dentro da sociedade </line>
<line> mun*ial. O ocorr*do em A**nas i*pulsionou um n*vo pensar sobr* a organização da Zona do </line>
</par>
<par>
<line> Euro na Eu*opa. Grande part* destes desencadeamentos são oriundos do tip* </line>
<line> *e es**ço </line>
</par>
<par>
<line> ocupado, lugares cen*ra** de en*rme visibilidade dentro dos espaços urbanos. </line>
</par>
<par>
<line> A organização urbana i*ce*t*va à *closão ou não d* p*otestos. P*gue*os Paris, França </line>
</par>
<par>
<line> como exemplo. Suas *uas são mais facilmente barri*áveis *u*n*o </line>
<line> pensamos *e f*rma </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 1, art. 7, p. **5-132, jan./*e*. 2016 </line>
<line> www4.f*anet.**m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. P. Santo*, R. *. Costella </line>
<line> 120 </line>
</par>
<par>
<line> comparativ* as r*as de Londres ou Los Angele* (HARV*Y, 2014). O *ue dá à c*dade </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Paris uma aura revolucionária, estão aí para confirmar maio de *968 e a longa histór*a de </line>
<line> mov*me*tos re*o**ci*nár*os ocorridos na cidade. </line>
<line> Olhamos ag*ra pa*a Brasília, *api*al *r*sileira. Construída longe do* mai*r*s </line>
</par>
<par>
<line> a*lome**do* urbanos, foi p*ojet**a com ru*s largas *ue *acili*am o controle social </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> d*f**ultam aglomeraç*es i*surgentes *ontra a pouca racionalid*de *is*a em nossos </line>
<line> governante*. </line>
</par>
<par>
<line> Como bem c*locado por *arvey (2014, p.212) "também fica cla*o que </line>
<line> *ertas </line>
</par>
<par>
<line> *ara*terísticas a**ientais *rba*as são mais pro*ícias à </line>
<line> eclosão </line>
<line> *e protestos i*surgen*es". </line>
</par>
<par>
<line> Carac**rísticas *stas que se somam as p*tenc*al*d*des o*ig*nárias </line>
<line> da visibil*dade qu* *ossu* </line>
</par>
<par>
<line> poder d**tro do próprio i*ag*tic* pr*sent* na u*be. F*ca eviden*e qu* certos espaço* </line>
<line> pos*uem um poder si*bó*ico maiores do q*e outros. </line>
<line> A *maginação hu*a*a é um campo com*lexo que envolve a c*ncret*de da vida </line>
</par>
<par>
<line> indiv*dual e coletiva, ela c**preend* o viv**o e pensado, *nvol*e ut*pico e *ambém o </line>
</par>
<par>
<line> o </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> m*do/r*cei*, o sonho e desgosto. No*s* ima*éti** é com*os*o a p*rtir do ind*vid*al e o </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> *oleti*o; carregado *e subj*tivi*a**s ele compreende ***pora*idades e e**acialidad*s </line>
</par>
<par>
<line> diversas, envered* </line>
<line> uma di*er*i*ade cat*v**te que </line>
<line> com*õe o mosai*o que é a dim*nsão </line>
</par>
<par>
<line> imagética. É, a partir des*e imag*tico, que é ** mesmo *em*o individual e cole*ivo, q*e </line>
<line> det*rminados pon*os *entro da cidade se *ontornam com um po**r simbólico extrem*mente </line>
<line> fo*te, com* é o caso da* praças Tahrir, d* Paz Celestial e * *intagma. </line>
</par>
<par>
<line> Todas </line>
<line> *s man*f**taç*e* q** ali *eco***m tomam </line>
<line> outra </line>
<line> pro*orção e ajudam a grupos </line>
</par>
<par>
<line> i**isíveis a se tor*arem visívei* para o pod*r públi*o e para a míd*a nacional e internacion*l. </line>
</par>
<par>
<line> Exemplos de **mo objetos, lugares </line>
<line> e su*eitos se tornam potencia*men** visíve*s criando um </line>
</par>
<par>
<line> impacto </line>
<line> *o tecido social podem se* observados em o*ras *omo de G*mes (2013), Harvey </line>
</par>
<par>
<line> (*0**; 2013; 2014), Ma*icato (2013), Castells (2*14) e Possamai (2010). </line>
</par>
<par>
<line> A </line>
<line> bela obra Espaços de Esperanç* d* David Harvey (20*3) busca dar lu* *u*to* a </line>
</par>
<par>
<line> mov**entos que procuraram * co*strução de uma sociedade m*is ju*ta e igualit*ria. Ele *u*a </line>
</par>
<par>
<line> constantemente contra a rac*on*lidade que te*ta *m*or: </line>
<line> "se pare*e impossível **terar **s* </line>
</par>
<par>
<line> confusão, é po*que simplesmente de fato "*ã* </line>
<line> há a*terna**va". Trata-se da racionalidade </line>
</par>
<par>
<line> su*rem* do mer*ado v*rsus a </line>
<line> **l* irracionalidade </line>
<line> de tudo o que não seja </line>
<line> * m*rcado" </line>
</par>
<par>
<line> (HAR*EY, 201*, p.*05). </line>
</par>
<par>
<line> Harve* (2*13) trabal*a com o pensa*ento utóp*co, o qual n*meia de "utopismo </line>
</par>
<par>
<line> dial*tic*", ***e tenta </line>
<line> f*ndar com </line>
<line> esse *ens*r d* não há alternativa, in*o cont** </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> racionalidade suprema do c*pital </line>
<line> por uma sociedade m**s igual*tária. P**e*e *ue com as </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresi*a, v. 13, n.*, a*t.7, *. 1*5-132, jan./**v. 2016 </line>
<line> www4.fsan*t.c*m.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Engarrafando Nuvens: A Cid*de C*mo Cal*i*os*ópio De Visibili*a*es </line>
<line> 121 </line>
</par>
<par>
<line> mani*estações ini**adas em *008 em um* **cala mundial, *o**çam** a co*struir um espaço </line>
</par>
<par>
<line> *e e*perança, esp*rança que nos f*z parar e refletir que os "ve**os do </line>
<line> no*t* não *ov*m </line>
</par>
<par>
<line> moinhos" (NEY MATOGROSSO, 200*). </line>
</par>
<par>
<line> Este espaço de esperança que vai *e *esenhand* é, em grande *arte, potencia*izada por </line>
<line> es** poder simbólic*, esta visibilida*e d* dete*minados lugares em detriment* a *utras. </line>
<line> Essa questão do visível e do invi*ível t*mbém se contor*a **ra nós, sujeito* </line>
</par>
<par>
<line> co*strut**e* do espaço </line>
<line> *eográfi*o </line>
<line> que perma*ecemos **ven*o *m uma socieda*e do </line>
</par>
<par>
<line> *sp*táculo (DEBORD, 2015) * </line>
<line> *ue, </line>
<line> por isso, perman*cemos visíveis o* não </line>
<line> como suje*to </line>
</par>
<par>
<line> indi*id*al ou mesmo n* cole*ivo, enquanto ins*ri*o em determinado grupo socia* que mui*as </line>
<line> vezes é o grupo oprimido. </line>
<line> Sobre essa socieda*e d* es*etáculo, Debord (2015, p.14) coloca que "conside*ado em </line>
<line> sua t*talida**, o espetáculo é ao mesmo tem*o o *esultado e o pr*j*to do *od* de produç*o </line>
<line> exist*nte". O mesmo De*o*d (2015, p.16-**) afir*a que "o que a*arece é bom, * q*e é bom </line>
<line> *par*ce". </line>
<line> Vamos para nos*a observaç*o sobre o esp*ço u*bano; peguemos o caso dos moradores </line>
<line> de rua. *ome* (2013) analisa sua situação em Paris, na França, *nde, nas ma*g*ns do Can*l </line>
</par>
<par>
<line> *aint-Mar*in no </line>
<line> inverso *e 2006, pequ**as numer*s*s bar*acas vermelh*s, densamente * </line>
</par>
<par>
<line> distrib*ídas, serviu de acampamento *ara os moradores d* rua *u s*m domicílio fixo (SDF), </line>
<line> *omo são *on*ec*do* os sem moradia na França. </line>
<line> Ao to*a* vi*ibilida*e na mídia, por ocupar um *spa*o ur*a*o de extrema v*si*ilidade, </line>
</par>
<par>
<line> *nde tur**tas vão </line>
<line> g*s*ar seus euro* penetrar no e </line>
<line> imaginá**o da cidade d* amor, um espaço </line>
</par>
<par>
<line> *entro *o ur*ano, que por sua beleza cêni*a * alvo c*nst*nte de filmage*s ci*ematográfic*s, </line>
</par>
<par>
<line> levo* *s </line>
<line> pr*p***s mor*dor*s </line>
<line> *e rua *ntes invisíveis a *anhar*m grande visibilidade na </line>
</par>
<par>
<line> discussão midiáti*a e na *ró*ria agenda do po*er públ*co. </line>
<line> Esse *enô*en*, ainda de acordo com G*mes (20*3), desencadeou em outros lugares </line>
</par>
<par>
<line> da Fran*a o mesmo processo de ocupação d* espa**s, </line>
<line> onde a visibilidade </line>
<line> de </line>
<line> oprimi*os </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> alavancada. Na cidade de Nice, surgiram barracas *a praia, em fren*e à ave*ida *enom**ad* </line>
<line> Pro**nade des *nglais; já *m Bordeaux, a praça central foi alvo de ocupação das barrac*s e </line>
<line> assim se di**emin*u por diversos *utros centros urbanos da França. </line>
<line> M*s este **ocesso de v*sibi*idade **i pas*ageiro: "logo depois *o desmonte da* </line>
</par>
<par>
<line> barracas, a presença desses mo***ores sem-tet* </line>
<line> *oltou a ser dispersa, </line>
<line> espar*a, *ventu*l </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> cotid*an* - pouco visível" (GOMES, 201*, p.50). </line>
</par>
<par>
<line> Olhamos o caso brasileiro. As r*corrente* cris** do sistema fina*ceiro elevaram o </line>
<line> número de pesso*s sem um tet* para residir, é só ol*armos atentame*te * *osso urbano, nã* </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. *, art. 7, p. *15-13*, jan./fe*. 2016 www4.fsanet.com.br/r*v*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. P. Santos, R. Z. Coste*la </line>
<line> 122 </line>
</par>
<par>
<line> só as grandes cidades do *aí*. Esse é um pro*lema qu* atinge um número cad* ve* *aior de </line>
<line> ci*ad*s, seja ela g*ande, m*dia e mesmo, em alguns casos, *s *eq*enas. </line>
</par>
<par>
<line> A* ol*armos atent*mente nosso urban*, * que *o*ê vê meu </line>
<line> que*ido(*) leitor(a)? </line>
</par>
<par>
<line> Pre*te atenção na atitude * rea*ão das pessoa* próxi*a* ao movimento de morad*res *e rua. </line>
<line> Parece que eles não exist*m ali, *ão *nvisíve*s em um mundo *ermeado pelo e*pe*ácu*o, onde </line>
</par>
<par>
<line> o cul*o é *o*al a v*sibilidade do sujeito, visib*li*ade *ssa q*e * advind* principalm*nte </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> ost*ntação o*i*nda dos ben* *ateriais prop*ciados pelo capita*. </line>
</par>
<par>
<line> "A fase atua*, em q** a vida social </line>
<line> está totalm*nte toma** pelos res*l*ad*s </line>
</par>
<par>
<line> acumu*a*os d* economia, </line>
<line> leva a *m deslizamento generalizado do ter pa*a o p*recer" </line>
</par>
<par>
<line> (DEBORD, 2015, p.18). A ***ibi*idad* dos sujeitos de*t*o d* nosso espaço urbano é pautada </line>
</par>
<par>
<line> no ter e não no se*. P*ecisamos pensar em uma fórm*la que não fa*a com *ue a *oda </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> capitalismo conti*ue rod*ndo m*smo que p*rmead* por seguid*s cr**es; qu* o </line>
<line> preci*a*os </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> q*ebrar *ssa r*da e p*nsar em um modo de vida m**os des*g*al para todos. </line>
</par>
<par>
<line> *evemos p*utar o "desen*olvimento *a ordem do ser, mais que de um *rescim*nto *a </line>
<line> ordem d* ter" (VI*ER*T, 2013, p.55). </line>
</par>
<par>
<line> *s sem tetos se di*seminam pela </line>
<line> urbe nec*ssar*amente *elo modelo da ro*a </line>
</par>
<par>
<line> capitalista, </line>
<line> que utiliz* o espaç* *rban* par* (re)produzir o cap**al. Quem não se encaixa </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> sistem* da pro*u*ão e reprodução acaba fi**ndo marginal*zado e é levado a ocupar as ruas dia </line>
<line> e noite, va*ando em bus** da esperança q*e p**ece inexistir. </line>
</par>
<par>
<line> Qu*rido(a) leitor(a), *a*e u* mo**nt* enqu*nto *sti*er ness*s </line>
<line> mes**s ruas que, </line>
</par>
<par>
<line> *u*ir*mos ou não, são </line>
<line> e*pa*os d* diversidade, *assam também dos estudan*es aos médic*s, </line>
</par>
<par>
<line> dos s*m-teto aos en*e*heiros, *os professores ao* g*rçons, dos idosos ao r*c*m-nasci*o, do </line>
<line> negro *o rastafá*i, da m**her *rá*ida *o **mossexual. Um minu*o é sulficiente pa*a observar </line>
</par>
<par>
<line> es*a miría*e de </line>
<line> histór**s, o urbano é recheado por es*a div*rsid*de, mes*o </line>
<line> que *e tente </line>
</par>
<par>
<line> homogeneiz*r *m urbano que é **is diverso *o q*e se pode imag*nar * p*rce**r. </line>
<line> No mo*ento que paramos e observamos a d*versidade, ve*os tam*é* o* oprimidos. </line>
<line> Volt*m o n**so *lhar aos sem-tetos, a deriva deles *ela cidade, vemos *ue geralmente e**ão </line>
<line> aco*panhados po* cã*s; segundo, muit*s vez*s eles e*tão por falares s*zi*hos. </line>
<line> Essa é uma d*s mai**es p*ovas de q*e precisa*os co**ive* em comunidade, p*is. </line>
<line> quando somo* *xcluídos d* convívio dos mais próximos ac*bamos *or *esen*olver </line>
</par>
<par>
<line> ferr*men*as para que p*ssamos part*lhar os sentiment*s </line>
<line> tão nec*ssári*s à **manidade. A </line>
</par>
<par>
<line> conve*sa * * cari*ho que parecem **r coisas coti*ianas são essenciais </line>
<line> *ara qu* possamo* </line>
</par>
<par>
<line> manter noss* sanidade *m um urban* cada vez mai* caót*co * desu*anizad*. </line>
<line> Rev. **A, Te*e*in*, v. 13, n.1, art.*, p. 11*-132, jan./fev. 20*6 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Engarrafand* Nuve*s: A Cidade Como Caleidoscópio *e Vi***ilidades </line>
<line> 123 </line>
</par>
<par>
<line> *omo o grande escritor uruguaio Eduardo Galeano (2014, p.81) esc*eveu: "o siste*a, </line>
</par>
<par>
<line> que *ão dá *e *om*r, tampouco dá d* amar: conde*a muit* *ome de * </line>
<line> pão e m*itos *ais </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> fome de abraços". </line>
</par>
<par>
<line> Um exe*plo e*istente ** mídia é o programa int*tula*o "nu e aband*na*o", que é </line>
</par>
<par>
<line> exibido pelo ca*al Discovery *han*el, on*e o perito em sobre*i*ência Ed Stafford </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> de*afia*o a passar se*senta dias so**nho em Olorua, uma ilha trop**al n* Oceania, se* </line>
</par>
<par>
<line> qua*quer tip* de ferrame*ta, roupa ou ali*e*to. O gra*de *esafio aponta*o pe*o </line>
<line> p*ó*ri* </line>
</par>
<par>
<line> personage* do </line>
<line> progra*a f*i en*renta* a s*l*dão, não ter ninguém com quem comparti*ha* </line>
</par>
<par>
<line> *ome*t*s </line>
<line> de convivência. *endo que, a* ser res*atado por </line>
<line> um helicóptero após os sessenta </line>
</par>
<par>
<line> di*s do desafio, ele não </line>
<line> *ara de </line>
<line> conversar c*m o pessoal </line>
<line> *r*sen*e *a aeronave, tant* * </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ne*es*ida*e humana de pe*man*cer no s**ial. </line>
<line> Som** h*mens e mulheres, somos sonhos e emoções, somos engarra**dores de so*hos </line>
</par>
<par>
<line> q*e veem n*s </line>
<line> cidades o lug*r </line>
<line> para des*nv*lve* *ossos am*res e nos**s sonhos, e, quando </line>
</par>
<par>
<line> tudo isso no* é negado, </line>
<line> nos retir*mos as nossas própri*s lo*c*ras e </line>
<line> nos *proximamos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> outros seres vi**s, *omo ca*horr** que carre*am co*sigo um amor inc***ic*onal pa*a a*ueles </line>
<line> *ue lhe prestem *m pou** de carin*o e comida. </line>
</par>
<par>
<line> Ou me*mo c**ar r*l*çõe* como um </line>
<line> objeto inanimado como o ic*nic* Wi*so* (uma </line>
</par>
<par>
<line> bol* *e **l*i) do filme Náufra*o com Tom Hanks, on*e ** *m*r*gado da *edEx so*re </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> acidente aére* e acaba tendo *ue *obreviver sozinho em uma ilha </line>
<line> de*abitada no Oceano </line>
</par>
<par>
<line> Pa*ífico. A fim de nã* e*lo*quecer, ele co*strói uma relação *e amizade co* a entã* bola de </line>
<line> vô**i para a qual el* c*ia um *ost* e nomeia de **l*on. </line>
<line> O mais int*ressante d* se o*s*rv*r que a rel**ão home*-cão é a re*aç*o que deveria </line>
<line> *ersisti* na c*dad* entre nó* seres humanos, acompanhe *osso racio*ínio querido(*) le*tor(a). </line>
<line> Em *m dia de invern* na cap*tal do* ga*ch*s, cheg*ndo a hor* *nde o bre* supera a for*a dos </line>
<line> raios solares, pare *m m*nuto. Par*u? Olhe *gora q*and* perceber *m do* tantos sem *eto *a </line>
<line> Ave*i*a Jo*o **ss*a. </line>
<line> Ele* e**ão d*itados em **rq*ises, com o que possue* d*sponíve**, às vez*s some**e </line>
</par>
<par>
<line> uma coberta fina. O q*e esse sem t*to faz? Ele </line>
<line> d*vide essa sua ún*ca </line>
<line> c**erta fina </line>
<line> com </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> cachorros, muitas </line>
<line> ve*es **is </line>
<line> de um aquele m*smo cã* </line>
<line> que divi*e a lida diár*a na perversa </line>
</par>
<par>
<line> urbe agora c**p*rtilha do *ouco calor pr*veniente da fi*a cobe*ta para um inverno qu* </line>
<line> muitas *a* vez*s não perdoa os menos aba*tad*s. </line>
<line> A so*idaried*de en*re h*mem-c*o, infelizmente n*o é a relação qu* nós "d*utores", os </line>
<line> hom*n* let*ados e trabal*ad*res cultivamos *om nos** p**ximo dentro da cida*e. É mais uma </line>
</par>
<par>
<line> relaçã* de me*o e re*eio </line>
<line> que travamos no tec*do so*ial do que uma relação d* amor com </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *e*esina, v. 13, n. *, art. *, p. 115-1*2, ja*./fev. 2016 </line>
<line> *ww4.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. P. S*ntos, R. Z. Costella </line>
<line> 124 </line>
</par>
<par>
<line> pró*imo. O *ntão modelo civi*izatório ocidental, *apitalísti*o, * de uma p*rver*idade qu* </line>
<line> chega * ser ininteli*ível. </line>
<line> On*e é possí*el, que uma socieda*e, dit* human*, pode perceber um* criança como </line>
<line> p**sível ameaça...infe*izmente isso é uma cons*ante *m no*sas cidades. Parece que quando </line>
</par>
<par>
<line> mais adquirimos com capital, mas soz*nhos fi*amos par* c*m o mundo, quanto maior o </line>
<line> n*ss*s ganho* monetá*ios, ma*s *uros co**truímos para *om o próxi*o. </line>
<line> *omo Silv* (2012) coloca, pe*sistimos em uma "socied**e m*dí*cre", onde temos * </line>
</par>
<par>
<line> *riunfo absolu*o da mer*ado*ia. Para * autor </line>
<line> tudo, de certo modo, m*dou, *alvo * m*do de </line>
</par>
<par>
<line> *r*du*ão e a produção d*s modos de controle; aqui o **r s*pera o ser *ais um* vez. </line>
<line> *egregação e me*o, essa* são pal*vra* chav*s que repres*nt*m bem a cid*de *tual. </line>
<line> Amo*!? União!? Me*as uto*ias *ue são encon*rad*s em p*q*enos redutos dentro de algumas </line>
<line> *idades. </line>
<line> Como bem dito p*r Ga*eano (2009, p.87): </line>
<line> M*io século depois, os seres u*ba*os estamos todos mais *u menos loucos, embo*a </line>
</par>
<par>
<line> quase todos viva*o*, por razões de *sp*ço, </line>
<line> fora do man*cô*io. Desalojad*s *el*s </line>
</par>
<par>
<line> au*o**ve*s, encur*alad* pela violência, condenados ao *so*amento, es*am*s cada </line>
<line> vez mais amon***d** e cad* v*z mais s*zi*hos e t*mos c*da vez menos e**aç*s d* </line>
<line> *nc*ntro e menos t*mpo p*ra *os enc*ntramos. </line>
<line> O conto "A Ros* Caramela" *e autoria do Mi* Couto (2013) mostra * mesma </line>
<line> di*âmi*a qu* percebemos quando refletimos em torn* da vivência relacional dos sem-t*to. </line>
<line> A c*r* dela era lin*a, apesa*. Exclu*da do *orpo, era at* *e acender desejos. Mas *e </line>
<line> às arrecuas, l*e esprei*assem inteira, logo *e anulava tal lindeza. Nós lhe *íamos </line>
<line> va*u*a*do nos pass*ios, *om se*s passinhos *urtos, qua*e *untos. Nos jardins, *la se </line>
<line> entreti*ha: fal*va com as estátu*s. Das d*en*a* qu* sof**a **sa era a pior. Tud* o </line>
</par>
<par>
<line> resto que ela f*zia era* coisas d* s**êncio escondido, </line>
<line> ninguém *ia </line>
<line> nem ouvia </line>
</par>
<par>
<line> (COUTO, 2013, p.*1-22). </line>
</par>
<par>
<line> A p*rs*nagem, uma corcunda, receberá das outras pessoas que a viam * n*me de Rosa </line>
<line> *ara*ela, *ingué* c*nv*via com *la, nem mesmo para saber o *ome *e bat**mo desta </line>
<line> mu*her. E*a po* ser *orcunda, era "di*erente", por ser dife*e*te, era segregada. </line>
</par>
<par>
<line> Como sujei*o que não aju*a na repr*d**ão do c*pita* é excomungado das r*laçõ** o </line>
<line> diária* ** cidade capi*ali*ta, os "difere*tes" também o são por *istintas razões. O sujeit* que </line>
<line> se encontra for* d* eixo delimitado pela glo*alização, ou sej*, não s* ves*e e come, *ão escuta </line>
<line> a músi*a ou o filme, não possui como **o*o* a*ueles que gl*balm***e são *efinido*, acaba </line>
<line> p*r ser "d*fere*te", e, a* s*r "di*ere*te" é visto com certo grau de receio p**os demais. </line>
</par>
<par>
<line> No caso do conto, **sa Caramela </line>
<line> não </line>
<line> tem nome, não tem amigos nem parentes, </line>
</par>
<par>
<line> soment* p*ssu* as estátuas existentes no jar*im, com quem c*nver*a, "das d*en**s que so*ria </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Te*esi*a, v. 13, n.1, art.*, p. 1*5-132, jan./fev. 20** </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Engarrafando Nuvens: A *idade Com* Caleidoscópio De Visi*ilid*d** </line>
<line> *25 </line>
</par>
<par>
<line> essa era a pior". Nã* lhe era c*ncedida * existênc*a, c*mo não da*a aos * </line>
<line> oprimidos dest* </line>
</par>
<par>
<line> Brasil. Vivemos um Apart*eid à m*da bras*le*ra! </line>
</par>
<par>
<line> *omo a p*rson*gem do *onto, os sem teto p*rmanecem </line>
<line> c*m * existência </line>
<line> negada, </line>
</par>
<par>
<line> **ssando diariamente pelas vias urban** ele* permanece* se* *m nome, sem uma *tenção </line>
<line> **s pares que com ele compõe o *u* *eria a hum*nidade. </line>
<line> So*os humanid*d*, somos brasileiros, moramos num país tr*pical onde a diversidade </line>
<line> *ultu*al, relig***a e po*ítica é uma voga. Somos brasil*iros, c*m toda a diversidade que isso </line>
</par>
<par>
<line> signif*ca. Somos negros, branc*s, indíge**s. Aqui se come feijoa*a, mas també* </line>
<line> pa*o </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> tucupi, sushi, churrasco, </line>
<line> feijão ver*e, **mbaqui... P*lamos c*r**val, *avalgamos *o vin*e de </line>
</par>
<par>
<line> setembro, dançamos samba, * ainda ro*k, c**te, *orró, f*nk...Somos católicos, dizem as </line>
</par>
<par>
<line> e*tatística*. *o e*tanto nã* despregamos o *lho da* di*indades q*e </line>
<line> *agam em </line>
<line> ou*r*s </line>
</par>
<par>
<line> *omínios (DA*ATTA, 2004). Com toda essa **ver*idade, como convivemos e* um *spaço </line>
<line> onde * *i*ers**a*e não * olh*da com *o*s olhos? </line>
<line> Como deixamos q*e a força do *api*a* sobrepus*sse r*zões humaní*ticas? Com* </line>
</par>
<par>
<line> deixamos qu* no*sos irmãos </line>
<line> de espécie </line>
<line> sejam *eixados * *argem de um sis*e*a a muito </line>
</par>
<par>
<line> sabido desgas*ado e per**rso? Como deixam*s que seres humanos possam ser invi*íveis </line>
<line> den*ro do e**aço urba*o é algo *ue so*e**e um sistema onde * ter s* sob*epõ* ao ser pode </line>
<line> p*o*u*ir. </line>
<line> Santos (1996, p.12) t*az que: </line>
<line> **o *á lugar para a Geografia num país que decidiu que o ho*em é residu*l. Ma* o </line>
</par>
<par>
<line> homem não é res*d*al, n** </line>
<line> no* e*ganam*s, às vezes, porque frequent*mos a classe </line>
</par>
<par>
<line> média e nos esquece*os que, *ntre os po*r**, h* um* p*o*ução social e cultural d* </line>
<line> *nor*e riqu*za. Nós nã* os tratamo* sufici*nteme*te nos bancos d* universidade, </line>
</par>
<par>
<line> porque </line>
<line> os p*bres são *ratad*s como as pessoas p*rigosas da no*sa soc*e*ade. E </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *rat***nto da pobreza * quase como o *ratamento *o perigo na produção *o medo. </line>
<line> Qu*ndo na re*lidade os pobres n*s cidades brasileiras, s*bre*udo, estão pro*uzin*o </line>
<line> uma nova *ul*ur* qu* não conhecemos. Esta cultur* é funda*ental, pois *stá </line>
<line> inti*amente rela*ionada com o *erritório urbano. E não * apenas a produç*o de u*a </line>
</par>
<par>
<line> cultura, é *ambém a produ*ão de u*a eco*omia, é uma p**dução, *inda que e </line>
<line> f*agmentá*ia, ** um eixo *olítico *ue a cidad* oferece. </line>
</par>
<par>
<line> Gomes (2**3) em seu livro, coment* *utro grupo social que, ao </line>
<line> ocupar e* </line>
</par>
<par>
<line> dete*minado *spaço-te*po um es*aç* *úblic*, acaba por se t*r*ar *is**el por um momento. É </line>
<line> o ca*o d*s empreg*das domé*ticas das *ilipinas *ue trabalham em Hong Kong. </line>
</par>
<par>
<line> Elas, em seus pouc*s moment** de lazer acabam po* oc*par os espa*os públi*os </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Ho*g Kon*. A partir do mome*to q** elas *e re*ne* nest** espaços públicos com* *raças, é </line>
</par>
<par>
<line> que elas </line>
<line> passam * ser perce*idas, **a vez *ue, ante*, *las *cabavam ficando confinad** no </line>
</par>
<par>
<line> interior das c*sas, *era* mul*eres sem nenhuma visibilidade. </line>
</par>
<par>
<line> Em gr*po, ocupand* *ma </line>
<line> grande ár*a, dest** da *cu***ão em torno. *las *iem, </line>
</par>
<par>
<line> falam </line>
<line> alto umas *o* as </line>
<line> outras, parece que **das </line>
<line> *e con**cem; ti*am pequ*n*s </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 1, art. *, *. 115-*32, jan./fev. 2016 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/re**st* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. P. *antos, *. Z. Cos*e*la </line>
<line> **6 </line>
</par>
<par>
<line> porções *e c*mid*s de gr*nd*s sacolas *l*stica*, come*, bebem e oferec** e </line>
<line> trocam a*imentos e b*bidas; algu*as estão deit*das son*lentas, outras *uv*m </line>
<line> mú*ica (GOMES, 2013, p.184). </line>
<line> Gom*s (2013) ainda **irma que essas ***heres não parecem r*ivindic*r </line>
<line> reconhecime**o, visibil*d*d*. M*ito dif*r*nte de m*v*mento* que o*orreram em espaço* </line>
<line> com* *a praç* egípcia Tahr*r ou da praça ateniense Sintag*a. </line>
<line> No caso das empregadas *om*sticas, o fato de elas *e reunir** em se** momentos de </line>
<line> f*lga, acaba *hes *oncede*do uma maior v*sib*lida**, m*smo que d* for*a não *onsciente </line>
<line> das *esmas. Por produzirem um idio*a e c*mida* difere*ciadas, em um amb*ente harm*nico </line>
<line> d* risadas e d* partilha, e**s a*a*am at*aindo a at*n*ão d*s que *or ali pa*s*m. </line>
<line> O enc*ntr* parece ter origem na ne*essidad* de quebrar o isolam*nto e de re*o*çar </line>
<line> os laços de co**ato *e um* comunidad* exp*triad* que se reúne simp*esmente pelo </line>
<line> prazer do encontr*, sem nenhuma outra *emanda em pauta. A primeira constatação </line>
</par>
<par>
<line> é, </line>
<line> portant*, </line>
<line> a de q*e espaç*s públicos no* </line>
<line> co*ocam sempre em expo*ição </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ransformam qualquer </line>
<line> a**vida*e em expressão, m*smo quando não *á *m objet*vo </line>
</par>
<par>
<line> precípuo nesse *ent*do (GOMES, 2013, p.184). </line>
<line> * engraç*do que, quando expatriados, passamo* a revaloriza* * *ue é da cul*ura *ocal. </line>
</par>
<par>
<line> Pegamo* o caso dos gaúchos qu* f**am um do* respo**áveis </line>
<line> pe*a expansã* da fr**tei*a </line>
</par>
<par>
<line> agrícol* br**ileira, principalmen*e par* a região Centro-Oeste. *o passo q*e vamos *ara *utro </line>
<line> lugar, nos pauta**s n*s tradições do nosso estado para que continuemos a ser reconheci*os, é </line>
<line> o caso da pr*liferação de CTGs (Cent*os de Tradi*ões Gaúchas) e at* mes*o o *onsumo da </line>
</par>
<par>
<line> be*ida quente conhecida como chimarrão, </line>
<line> mesmo por *queles que aqui no Sul </line>
<line> não </line>
</par>
<par>
<line> mantinha* * hábito do cons**o da **va-*ate. </line>
</par>
<par>
<line> Par* nos mantermos vi*ív*is co** ga*chos nos re*eteram a **adiç*o ga*c*a, *, aos </line>
</par>
<par>
<line> *os *eunir*os *o* torna*os visíveis aos outros </line>
<line> habitante* do </line>
<line> lugar. É o m*smo </line>
<line> cas* das </line>
</par>
<par>
<line> emprega*as domést*cas das Filipinas, que sozinh*s </line>
<line> n*o atraem olhar*s, ma* ao r*r*m </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> **nvivere* no *oletivo a*abam po* se torna* visíveis à po*ulação l*cal de Ho*g *ong, o que </line>
<line> é pot*ncializado por *cupar** espaços pú*licos c*mo as praças. </line>
<line> Bem como a próp*i* h*manida*e que surg*ra, primeiramente, n* *on*inent* af*i*ano, </line>
<line> para depois s* te* uma di**ribu*çã* quase v*ral por todo* os c**tos do globo, os pro*estos que </line>
</par>
<par>
<line> mob*liza*am e **nda mobiliz*m mundo, s* i*ic*ou com um *ui*í*io por i*olação o </line>
<line> *m </line>
</par>
<par>
<line> terri*óri* africa*o, como traz Carneiro (2012, p.07-08): </line>
</par>
<par>
<line> O s*icí*io por imol*ção d* Mo*a*ed Boua*i*i, u* vend*dor de *rutas que </line>
<line> protestava contra a apreensão de suas mercadoria*, n* Tunís*a, em 17 de *ezembro </line>
<line> de 2*10, foi ap*nas um dos muitos atos semelha**es ocor*idos no *orte da Áfr*** </line>
</par>
<par>
<line> q*e, além d* desespero i*divid*al, simbolizar*m </line>
<line> o esgota*ento psicológico de </line>
</par>
<par>
<line> m*itos povo* e* um mesmo momento. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina, v. 13, *.1, art.*, p. 115-132, jan./fev. 2016 </line>
<line> www4.*sane*.com.*r/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Engarrafando Nuvens: A Cidade Como C*leidosc**io *e Visibilidades </line>
<line> *27 </line>
</par>
<par>
<line> É cl*ro que o tip* de mov*m*nto revolucionári* surg*do na mar*em su* do </line>
<line> M*diterrâneo é u* *ipo *if*ren*iado d* movi*en*o do* sem-t*to e das domésticas, ma* </line>
<line> *mbos possuem algo em c*mum: o d*sejo *tópico por **a socied*de m*n** desi*ual, onde </line>
<line> d*r*i** e deve*es se**m re*pei*ados, onde todos p*ssam ser v*síveis *r*nte à fo*ça d* capital. </line>
<line> * "s*reet" [rua] de W**l Street e*t* se*do o*upada - ó, horror dos horrores - p*r </line>
<line> *ut*os! *spalh*ndo-se de *ida*e em cidade, as tát*cas do Oc*upy Wall *treet são </line>
<line> tom*r um e*pa*o público centra*, um parque ou uma pr**a, pr*xima à localização de </line>
</par>
<par>
<line> muito* do* *asti*es do </line>
<line> poder e, colocando co*pos **manos ali, </line>
<line> convert*-lo em um </line>
</par>
<par>
<line> espaço po*ítico de iguai*, um </line>
<line> lugar de *iscus*ão </line>
<line> abe**a e </line>
<line> debate *obre o que esse </line>
</par>
<par>
<line> p*der *stá fazen*o e a* *elh**es formas de se opo* ao seu a*can*e. Essa tá*ica, ma*s </line>
</par>
<par>
<line> *onspic****nte reanimada *as lutas *obre* e* e </line>
<line> curso ** praça *ahrir, no *airo, </line>
</par>
<par>
<line> alastrou-se por todo o mundo (praça do S*l, em Mad*i, pr*ça **n*agma, em Atenas, </line>
<line> e ago*a *s escadarias de Saint Paul, em Londres, alem da própria Wall Street). Ela </line>
</par>
<par>
<line> mo*tra c*m* o *oder co**t*vo de cor*os *o e*p*ç* público co*tinua sendo </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> instrumento mais efetivo de oposiç*o quand* o *cesso a todos os outros m*ios está </line>
<line> bloq*ead* (*A*VEY, 2014, p.6*-61). </line>
<line> A* cidades de ho** pare*e* nos conectar ao q** o *o*iólo*o espanhol Manuel *astel*s </line>
</par>
<par>
<line> (2005) </line>
<line> chamou *e "so*iedade </line>
<line> e* rede". De *epente, o qu* se inic*ou no nor*e da África </line>
</par>
<par>
<line> ocorre no Brasil, o q*e se i*iciou na "stre*t" ** Wall S*reet alçou voos a*é a Nigéria, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> s*icídio por imolação </line>
<line> de um *end*dor de frutas der*ubo* um* leva de p*nosos ditadore*, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> choro de *ma *equ*na menina *aq*is*anesa lutando pelo dir*ito </line>
<line> *e as m*lheres *s*udarem </line>
</par>
<par>
<line> ateou a atenção glo*al para u*a t*refa *u* deveria ser tão *omum como *espirar. </line>
<line> O pode* da in*ormação transforma * nossa cidade, c*locando ela, *elo men*s partes </line>
</par>
<par>
<line> dela, com* a Praça *ahri* em desta*ue. * na so*iedade em red* **e visibilid*des </line>
<line> se </line>
</par>
<par>
<line> *xpande*, é nessa </line>
<line> mes*a sociedade que cria*ças s*o tid** como poss*veis *erigos e seres </line>
</par>
<par>
<line> humanos p*ssu*m menos va*o* do que * que *e*te* e cons*mem, numa socieda*e *nde </line>
</par>
<par>
<line> pessoas rouba* meren*as escolares </line>
<line> e desviam d*nhe*ro do tran*porte *scolar * </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> fenôme*os como da *raça Tahr*r nos trazem u*a brisa de esperança. </line>
</par>
<par>
<line> As noss*s cidade* sã* uma aventura, *m sonho e uma ut*pia. Lugar de marasmo </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> desencanto é </line>
<line> ao mesmo temp* </line>
<line> encantadora e </line>
<line> elegante, de*elegante e viva </line>
<line> as </line>
<line> cultur*s </line>
</par>
<par>
<line> populares e da elite. É lu*ar de volumosa *i*ília de dar i*v**a ao clássico livro 19*4 </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Geor*e Orwell (2009), ond* o *ran** Irmão nã* </line>
<line> per*e as pera*bulações de seu pov* e, </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> mesmo tem*o é *uga* *ara *e* l*v**, *ugar para gra**tar ar*e * expor emoções *m forma*o de </line>
<line> c*res e ações. </line>
</par>
<par>
<line> * i*fo**a*ão do perí*do técnic*-c*e*tífi*o-inf*rm*ciona* </line>
<line> de Sant*s (201**) é, </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> *esmo tempo, perver** e *ma **a de express*o e *ibe**ad*. * que dirá se ela s*rá produtora </line>
<line> *e *ma *ocie*ad* con*ctada e interli*ada d* múlti*l*s *od*s ou se camin*aremos pela trilha </line>
<line> Rev. FSA, Te*esi*a, v. 13, n. 1, art. 7, p. 1*5-132, *an./fev. 2016 www4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. P. *antos, R. Z. *os*ella </line>
<line> 128 </line>
</par>
<par>
<line> da violência e *er*or da ultravigilânc*a já prevista *o clássico de Orwell (20*9) é noss* a*ão </line>
<line> enquanto socieda*e humanizada *u *em ta*to. </line>
<line> 3 CONSIDERA*ÕES FIN**S </line>
<line> O fi*ós*fo ganês A*pi*h (201*) j* abo*da *ma necessidade *r*en** de uma ve**ade**a </line>
<line> revolução mo*al. A mesm* so**edade a*umula*ora, on*e pessoas desviam verbas de </line>
<line> merendas escolares de institui*õe* de p***feria * a mesma que produz p*s**as qu* a*r*m mão </line>
<line> da* pró*rias vid*s pelo bem maior do coleti*o. *u*an*o contra to*as as probabilidades * *ovo </line>
<line> *e *ne em *orno *e espaç*s públ*cos, como a Praça Tahrir cla*a*do pelo *irei*o coletivo *e </line>
<line> se *er v*z, ca*r um, emergir m*lh*res! </line>
<line> * cidade co*tinua u*a l*ta intermináv*l, é o espaço de um* única racion**idade e de </line>
</par>
<par>
<line> con*rarracionalidades que sempre aparecem para opor a* *ais incansável especulado*, é </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> lu*ar *nde convi*em muitos consu*idores e pou*os cidadãos, c*mo bem traz Santos (2012b, </line>
<line> p.25) "e* lugar do *idad*o formou-se um consumid*r, que aceita se* *hamado de *suá**o" e </line>
<line> "onde não ** o cidadão, há o consu*idor mais-qu*-perf*ito" (S*NTOS, (*012b, p.56). </line>
<line> Mas, a*é* d* ser *m lu*ar potenciali*ador, o*de um cidad*o jaz como con*umidor </line>
</par>
<par>
<line> *lienado, a cidad* </line>
<line> é </line>
<line> um es**ço de esperança (HARVEY, 201*) *nd* </line>
<line> estuda*te* chile*os </line>
</par>
<par>
<line> bradam </line>
<line> gritos </line>
<line> para *uebrar grilhões de uma </line>
<line> e*uca*ão ne*asta, on*e egípcios </line>
<line> demonstram </line>
</par>
<par>
<line> co*o u* m*v*mento populacional pode superar a i*cons*s*ente red* mund*al de </line>
<line> computadores p*ra busc*r uma democracia. A Pri*a*er* *rabe, mai* de 1968, os ind*gnados </line>
<line> da Espanh*, * luta contra a priv**i*ação da água na América Latina, a ocupaç*o em Istamb*l </line>
<line> de milhares d* jovens no Parqu* Ge*i contra a c*iação de *m proj*to espec*l**ivo *omercial </line>
<line> para a in*úst*ia turística at* *s marchas no Brasil das vad*as e ***a a des*r*minalização da </line>
<line> mac*nha mo*tra a f*rça que emerge das urbes mundiais, espaços de utopia, espaços de sonho, </line>
<line> es**ços de esperança. </line>
<line> A* c*dades poss*em muito de imag*ti*o, e e*se *maginário p*oduz forç*s hercula*as. </line>
<line> Certos e*paço* produzem visib*lidades, outros desaparecem ao poder públi*o e *s "pe*soas de </line>
<line> bem" que don*s do **pit*l decidem por o*de os *quipamentos ur*anos s*rgirão. </line>
</par>
<par>
<line> Como bem colocad* </line>
<line> *or Du*and (20*2, </line>
<line> p.398) "a im*gina*ão voa i*ediatamente no </line>
</par>
<par>
<line> espaço", e**aço es*e que centra a cidade *om uma f*rça d* imagin*ção </line>
<line> que nós, como </line>
</par>
<par>
<line> cidadãos e não com* consumidores, precisa*os t*ansf*rmar em for*as ima*éticas utópicas. </line>
</par>
<par>
<line> Vemo* cidade o caos e as **lez** * </line>
<line> humanas. A cidade vai se moldando atra*és de </line>
</par>
<par>
<line> uma plura*idade de ol*ares *e sujeitos sociais *uito div*rsas. Ela é o *e*ult*do da* relações </line>
<line> Rev. FSA, T*re*ina, v. 1*, n.1, art.7, p. 115-132, jan./fe*. 2016 ww*4.fsan*t.c*m.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Engarrafa*d* Nuven*: A Cidade *omo Ca*eidoscópio De *isibili**des </line>
<line> *29 </line>
</par>
<par>
<line> tecidas por várias *erações, </line>
<line> "acumula*ão desigu** de te*pos" (SAN**S, 20*2a, p.*56; </line>
</par>
<par>
<line> SANTOS, 2**2 d, p.09). H* momento* *m </line>
<line> que n*ssas c**ades pare*em se aproxim*r </line>
</par>
<par>
<line> daquele* que a* *abitam, em ou*r*s, </line>
<line> *arec*m se *istanciar, por exem*lo, quando do seu </line>
</par>
<par>
<line> tr*fego intenso, su* poluição, sua violência, sua pobreza que dese*c*deiam nos atores socia*s </line>
<line> *nsegurança, solidão e mesmo anonimat* (invi*i**lid*d*). </line>
</par>
<par>
<line> S*nt*s (2*12*, p.264) traz bem que "o esp*ç* é a </line>
<line> *asa d* homem e também a sua </line>
</par>
<par>
<line> prisão", a cidade é is*o c*ro(a) leitor(a), ela pode ser sua/nossa c*sa, mas po** ser também </line>
<line> su*/*ossa prisã*, i*so irá d*correr da f*rma *omo nos rela*ionamos *om el* * de que form* </line>
<line> param*s, respir*mos e *nf*enta*os a c*dade. </line>
<line> Como f*lamos no **ício d*ssa caminha*a: Pare! *e*se! Reflita! Sinta! Che*re! *lhe! </line>
<line> Tat*ie! Ria! *hore! Sonhe!...Ol*e * sua cidade, sinta **a c*d*de, perc*ba *u* cidade! S*mente </line>
</par>
<par>
<line> na hora que perc*bemos a cidade c**o *la </line>
<line> s* </line>
<line> *o*fig*ra, sua* qualid**es sua própria e </line>
</par>
<par>
<line> esquizo*renia </line>
<line> estrut*ra* é que podemos criar uma rac*onalidad* hu*ana e não </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> *ac*ona*idade c*pital*sta. </line>
<line> "Quando o homem se d*fro*ta c*m um esp*ço qu* não ajudou * cria*, *uja hi*tória </line>
<line> d*sconh*ce, cu*a *emória lh* é e*tranha, *sse lug*r é a sede de uma vigorosa alienação" </line>
<line> (S*N*OS, **1*b, p.81). </line>
<line> N*o sabem*s o caminh*, mas sabemos que uma interação menos des*gual é um dos </line>
</par>
<par>
<line> *a*s*s a s*rem dados. *ma socie**de onde as taxas de depressão se *levam a </line>
<line> ní*ei* </line>
</par>
<par>
<line> alarmant*s, crimes passiona*s s* t*rn*m cotidiano* no* *o*iciários, onde </line>
<line> o </line>
<line> *úmero </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> C*acolândi*s cresce vertigino*a*ente, não **mos *m mundo *ue que*em*s. </line>
</par>
<par>
<line> **o é en*raçado querido(a) leitor(a), **e qu*ndo mais o marketing *u*r d*monstrar </line>
</par>
<par>
<line> *ue a alegri* s* encontra no consumo exac*rbado, m*is </line>
<line> pessoas se entregam aos </line>
</par>
<par>
<line> antidep*essiv*s, paradoxal, não!. </line>
</par>
<par>
<line> A associ*ç*o en*re a nomenclatu*a de Cracolândia </line>
<line> c*m Disneyl*ndia é t**bém um </line>
</par>
<par>
<line> tanto *arad*xa*. Felicidades fa*sas </line>
<line> para </line>
<line> um m un do </line>
<line> em *e*adênc*a. Pare o ônibus que quero </line>
</par>
<par>
<line> *escer! </line>
</par>
<par>
<line> Para f*nalizar, ficamos *q*i *esejoso* *ue </line>
<line> possamos *er e perceber a nossa c*dade </line>
</par>
<par>
<line> como a pr*pri* fronte*ra da esp*rança lá d* his*óri* d* Mia Cou*o n*s primeir*s páginas des*e </line>
</par>
<par>
<line> ar*igo, um </line>
<line> urban* da </line>
<line> *iversid*d* on*e desejos, s*nhos e amor*s </line>
<line> *ossam </line>
<line> conviver </line>
<line> de </line>
<line> forma </line>
</par>
<par>
<line> h*rmôni*a. </line>
</par>
<par>
<line> Qu* noss*s cidades não se transf**m*m em edificações mur*d*s c*mo *e desenha </line>
</par>
<par>
<line> hoje, verti*ali*ando relações ao invés de *o*izontalizá-las. *m *ma soc*edade </line>
<line> que se pensa </line>
</par>
<par>
<line> ser em rede, se eleva* cada ve* mai* muros, como a bela notic** p**se*te no jornal El País </line>
<line> Rev. **A, Tere*ina, v. *3, n. 1, art. *, p. 115-*32, ja*./fev. 2*16 www4.fs*net.com.br/revi*ta </line>
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<line> L. P. Santos, R. Z. Costella </line>
<line> 13* </line>
</par>
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<line> t*az: "uma sociedade de *uros sempre vai prec*sar for*ar mon*tros *o l*do de for* pa*a *eguir </line>
<line> just*fi*a*do seus pr*v*l*gios e mantendo-os intactos" (BR*M, 2015). </line>
<line> **jamos di*erentes! Respeite**s *s diferen**s! *iv* as cidades rebeldes! Ab*ix* a </line>
<line> so*iedade do esp*t**u*o! </line>
<line> REFERÊNCI** </line>
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<line> L. P. *anto*, R. Z. Coste*la </line>
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<line> *omo *efe*enciar este A*tigo, **nfor*e AB*T: </line>
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<line> SANTOS, L. *; COS**LLA R. Z. Engarrafando Nu*ens: A Cidad* Com* Calei*osc*p*o D* </line>
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<line> Co*tribuição dos Autores </line>
<line> L. P. *an*os </line>
<line> R. Z. *os*ella </line>
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<line> 1) c*ncepç*o e p*an**amento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<par>
<line> 2) análise e inter*retaç*o *o* dados. </line>
<line> X </line>
<line> </line>
</par>
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<line> 3) ela*oração do rascunho *u na revis*o crítica d* conte**o. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) p*rtic*pação na *pr*vação da *ersão *in** *o manus*rito. </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> X </line>
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<line> *ev. FSA, Teres*na, v. 13, n.1, art.7, p. 115-132, *an./fev. *016 </line>
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