<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 14, n. 3, art. 1*, p. 193-208, mai./jun. 2017
</line>
<line>
I*S* I**resso: 1806-6356 IS*N *le*rônico: 2317-298*
</line>
<line>
http://dx.do*.org/10.*2819/2017.14.3.11
</line>
</par><par>
<line>
A Arte Como Instrumento Te*apêuti*o sob o Enfoque da Gestalt-Terapi*
</line>
<line>
A*t as an Ins*ru*ent in **erapeutic Foc** of Gestalt-T*erapy
</line>
</par><par>
<line>
Maríl*a Mai* L*ncoln Bar*eira
</line>
<line>
Doutora** em Ps*cologia p*la U*ivers*d*de de Fo*taleza
</line>
<line>
Mestrado em P*ic*logia pela Univ***idade de F*rtaleza
</line>
<line>
Profes*ora da Fac*ldade de Tec*ologia Intensiv*
</line>
<line>
E-m*il: mariliamlba*reira@gma*l.c*m
</line>
<line>
Kilvan** Bezerr* Go*es da Silva M*r**ns
</line>
<line>
Gradu*ção em Psicologi* p*la Faculd*de de Tecnol*gia Intensiva
</line>
<line>
E-ma*l: ki*vaniagomes@g*ail.*om
</line>
</par><par>
<line>
*nder*ço: Maríli* Ma*a *incoln Ba*rei*a
</line>
<line>
Editor Cient*fico: Tonny Kerley de Alencar Ro*rigues
</line>
</par><par>
<line>
Av. Washi*g*o* S*ar*s, 132* - Eds** Queiroz, Fortale*a
</line>
</par><par>
<line>
- *E, 608*1-905
</line>
<line>
Artig* recebid* *m *3/03/2017. Última
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
r*cebid* e* 06/04/2017. **r*vad* em 07/04/2*17.
</line>
</par><par>
<line>
Endereç*: *ilvania *ezerra *omes da Si*va Ma*tins
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
M. M. L. Ba*rei*a, *. B. G. S. *artins
</line>
<line>
194
</line>
</par><par>
<line>
RE*UMO
</line>
</par><par>
<line>
O presente trabal*o busca re*let*r *obre o *apel da arte
</line>
<line>
como ins*rumento
</line>
<line>
te*ap**tico
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
*tuaçã* do psi*ó*ogo c*ínico sob o olhar d* abo*dagem
</line>
<line>
da Gestal*-terapia. É
</line>
<line>
de
</line>
<line>
gran*e
</line>
</par><par>
<line>
**te*esse comp*eender a
</line>
<line>
rel*vân*ia da utiliz*ção dos var*ados instrumentos artístic*s q*e,
</line>
</par><par>
<line>
a*ravés de várias formas de
</line>
<line>
exp*essão * do a*o de criação, contribuem pa*a resgatar
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
esp*ntaneida*e, proporcionando maior ampli*ção
</line>
<line>
da con**iência maior autointegração *
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
*nd*víduo. Se**o o o*je*i** do trabal*o da Ge*talt-ter*pia restaur*r * qualid*de
</line>
<line>
do contato
</line>
</par><par>
<line>
onde o homem * o *u*do se transf*rmam, faz-se nece*s**i*
</line>
<line>
c**ar condições *ara
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
experimenta*ão *e nov*s maneir*s de perce*er a si m*smo e ao mundo. Buscamos, portanto,
</line>
</par><par>
<line>
atrav** do método da pes*uisa bibliográfica, comp*e*nder com* a arte pod*
</line>
<line>
p*o*ocar uma
</line>
</par><par>
<line>
maior qualidade dess*
</line>
<line>
contato * u* maior desenvolvime*to do po*e*cial ao ser um
</line>
<line>
recurso
</line>
</par><par>
<line>
que *uxi*ia o indiví*uo * encontrar *ua forma de *riar-se * r*cr**r-se *n*u**to pess*a, aj*s**r
</line>
<line>
cr*ati*a*ente *uas v*vências e, a *a**ir dela*, encon*rar sua **r*a de ser e de *e expressar.
</line>
<line>
Verificamos *ue o fazer artístico tem potencial*dades terapêuticas, e que es*as atividades
</line>
<line>
podem ser utilizad*s como *nstrumentos na clíni*a terapêu*ica, *ermit*n*o ao i*divíduo
</line>
<line>
tornar-se mais **nsc*ente do seu *ovimento int*rno, possibilitando uma maior
</line>
</par><par>
<line>
autorre**lação, contribuin*o, assim, para possibi*itar o *rescimento
</line>
<line>
pesso*l saudável,
</line>
</par><par>
<line>
trazendo benefíci*s para a *aúd* psicológica.
</line>
</par><par>
<line>
Palavras-*have: Ge*talt-terap*a. Psicoter*pia. A*te.
</line>
</par><par>
<line>
AB*TRACT
</line>
</par><par>
<line>
*his study aims reflect *n the role of art as a *he*apeutic tool *n the work of the to
</line>
<line>
cl*nical
</line>
</par><par>
<line>
psych*logist under t*e gaze approac* of Gestalt therapy. ** is of great in*erest to unde*stand
</line>
</par><par>
<line>
the relevance o* t*e use o* v*rious artistic instr*ments thr*ugh various
</line>
<line>
forms *f ex*r**sion
</line>
</par><par>
<line>
and the
</line>
<line>
cre*tive a*t, contrib*te to re*cue the spontaneity,
</line>
<line>
pr*vi*i*g gr*ater expa*sion of
</line>
</par><par>
<line>
consciou*ne*s and * higher self - *he *ndiv*dual int*gr*tion. Since the g**l of Gest**t therapy
</line>
</par><par>
<line>
work *o *estore the *ual*ty **
</line>
<line>
contact where
</line>
<line>
ma* a*d the world
</line>
<line>
become, is nece*sary it to
</line>
</par><par>
<line>
cr*ate conditio*s for exp*rimenting *it* new *ays of *erceiving hi*self a*d the world. We
</line>
<line>
seek, t*eref*re, *hro*gh the liter*ture se*rch m*t*od, understa*d *ow *r* can l*ad to a hig*er
</line>
<line>
qualit* of this *ontact an* the further developme*t of potent*al to be a *eature that helps the
</line>
<line>
i**ividual to f*nd his wa* create yourself and recreate as a pe*son, creati*ely ad**st *heir
</line>
</par><par>
<line>
experien*es and f*** them,
</line>
<line>
f*nd their *ay to be and to expr*ss th*m*elves. W* f*un* tha*
</line>
</par><par>
<line>
maki*g *rt has therapeutic potential an* that these act**ities can be used *s tools in th*
</line>
</par><par>
<line>
the*apeut** c*inic, allow*ng the
</line>
<line>
ind*vidual to becom* mo*e aware of your inner movem*nt,
</line>
</par><par>
<line>
a*lowing *reater self-*egulation, **ereby h*lping to *acili*ate healthy personal growth br*nging
</line>
<line>
**nefits to ps*cholo*i*** h*a*th.
</line>
<line>
Ke* w*rds: Ge*talt therap*. Psi*ot**rapy. Art.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina, v. 14, n.3, art. 11, p. 193-2*8, m*i./j*n. 2017
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Arte Com* Instrumento Terapêu*i*o s*b o E*foque da Ge*ta*t-Te*a**a
</line>
<line>
195
</line>
</par><par>
<line>
1. INTRODU*Ã*
</line>
</par><par>
<line>
A Gestalt-terapia é u*a abordagem psicote*ap*u*ica que *urg*u de vária* *sc*l*s
</line>
<line>
filosófi*a* e teóricas trazen*o a c*****ção da e*istência humana segun*o a relação campo-
</line>
<line>
organismo-meio, na qua* * ser humano * *o*cebido *empre no *on*ext* e ** meio n* q*al ele
</line>
</par><par>
<line>
e**á inserido *
</line>
<line>
nas relações que ele
</line>
<line>
e*tabelece. O **oc*s*o de *onscientização é *uito
</line>
</par><par>
<line>
impo*tant*, pois, a parti* *ele, o indiví*uo pode esta*elecer con*ato* de *u*li*ade satisfatór**
</line>
<line>
e *esponsabiliz*r-** por sua* esco*has * existê*cia.
</line>
<line>
A **r*pia gestál**ca per**te a utilização de di*erente* fo*mas que po*em ser
</line>
<line>
consider*das valios*s para possi*i*it*r a i*tegraçã* do in*ivíduo. Os ins**u**ntos ar*ísticos
</line>
<line>
como recu*sos te*apê*ticos evoc*m o pot*n*ia* *riat*vo existente no ser hu*ano,
</line>
<line>
*ossibilitand* a* cli*nte u* *rocesso qu* podem** cons**erar com* a*to*n*egrador ou
</line>
<line>
autorreg*lativo.
</line>
</par><par>
<line>
A criativ**a*e é
</line>
<line>
de *un*ame*ta* importânci* de*tr* do pro*ess*
</line>
<line>
**rapêuti*o. No
</line>
</par><par>
<line>
dicion*rio *a língua portuguesa, Ferreira (1975) traz o conce*to de *riatividade como "quem
</line>
</par><par>
<line>
dá exi*tência a algo" ou "tira d* nada", "inventa". Ou seja, c*iativid*de pressupõe algo *
</line>
<line>
no**, inovad*r *u uma n*va resp*sta a alg*.
</line>
<line>
Se*u*d* Rhyn* (2000), as c*ian*a* saud*veis são gestalt*stas de forma n*tura*, *ois
</line>
<line>
v**e* no a**i-e-agor*, d*o atenç*o ao que fazem, con*ia* na s*a p*ópri* ex*eriência.
</line>
</par><par>
<line>
Quando crescemos e amp*iam**
</line>
<line>
n*sso conhecimen*o, *erdemos e**a sabedoria ingê*ua da
</line>
</par><par>
<line>
crianç*, somos muitas ve**s coagi*os *o* prof*ssores,
</line>
<line>
*ai*, p*drões q*e são impostos pel*
</line>
</par><par>
<line>
socied**e e cult**a. E,
</line>
<line>
as*im, quando a*u*tos, pode*os passar a *aioria do *em*o
</line>
</par><par>
<line>
represe*tando, co* medo
</line>
<line>
*e *o*hecer a n*s mesmos e a*s out*os
</line>
<line>
de forma completa
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
profund*.
</line>
</par><par>
<line>
A terapia ge*tá*tic* pos*ibilita i*strum*ntos *ara ultrapassar esses temores e pr*c*ra
</line>
</par><par>
<line>
integrar n*ssas partes que
</line>
<line>
e*tão al**nada* à nossa persona*ida*e tota*: "*omos
</line>
<line>
ativos nesse
</line>
</par><par>
<line>
*roc*sso, ind**idualmente *esponsáve*s por encontra* v*rios caminh*s de *e**iação de *ós
</line>
<line>
mesmos (RHYNE, 20*0, p. 39).
</line>
</par><par>
<line>
Na bus*a por
</line>
<line>
*st*s in*trumentos
</line>
<line>
qu* pro**rci*nassem esse cam*nho de c*iaçã*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
recr*a**o
</line>
<line>
do indivíduo no seu percurso
</line>
<line>
psicoterapê*tico, na mi*ha exper*ênci* durante
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*t*ndi*ento de
</line>
<line>
um *aso
</line>
<line>
na c*ín*ca - es**la d* FATECI, enco*trei-*e l**itada *o *etting
</line>
</par><par>
<line>
te*ap*utico
</line>
<line>
com
</line>
<line>
os recursos tradicionais, então bus**e* outras fo*m*s par* que o próprio
</line>
</par><par>
<line>
clien*e se integras*e. Ass*m, *urg** o *eu interesse po* *st* tema, ao en**n*ra* n* arte
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FS*, T*res*na PI, *. 14, n. 3, art. *1, p. 193-*08, mai./jun. 2017 www4.fs*net.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. M. L. Ba*reira, K. B. G. S. Ma*tins
</line>
<line>
196
</line>
</par><par>
<line>
ó*imo recu*so que p**e ser utilizado *a cl*nica terap*utica. Foi na
</line>
<line>
expr*ssão artíst*ca
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
**rcebi um enorme ganho para o ajustamento e recriação do **ient* dia*te d* suas demandas.
</line>
</par><par>
<line>
A partir dessa *xperi*ncia na clínica, pude vivenciar a uti*iza*ão *a ar*e pa*a
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
proce*so terapêutico. M** intu*** neste a*tigo é contri**ir *ara ressalt*r qual é a imp*rtância
</line>
<line>
dos ins*rumentos artís*icos como f*rma d* recurso que po*emos util*zar *erapeutica*ente na
</line>
</par><par>
<line>
clí*ica com adolesc*ntes e ad*lto*, e como eles
</line>
<line>
podem con*ribuir *ar* * de*envolv*me*to
</line>
</par><par>
<line>
pessoal, re*ria*ão de suas vivência* * ampliação da consci*nc*a do indivíduo.
</line>
</par><par>
<line>
O present* artig* relata o* re*ultados obtid*s a *artir da pesquisa
</line>
<line>
bibliográfic*, por
</line>
</par><par>
<line>
me*o de *á*ios a**ores q*e *on*ribuíram pa** mostrar o papel e rele*ân*ia da utilização
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
ar*e *ara a Gestalt-terapia. **s*m, *bjetiva-s* *ompre*nder como a art* po*e contri*uir para a
</line>
</par><par>
<line>
a*toin*egração no indivíduo, resgatando a espontaneidade cri*ti*a
</line>
<line>
e
</line>
<line>
pr*porci*n*ndo
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
m*io* ampliação da cons*iência **ravés do ato
</line>
<line>
de cr*a*. Para i*to, vamos perc*rrer este
</line>
</par><par>
<line>
c*minho *assando *elos conceitos fu*dam*n*ai*
</line>
<line>
da Gestalt-t*r*pia para *epois refletirmos
</line>
</par><par>
<line>
so*re o papel da arte nesta a*or*age* e s*as contrib*ições par* o pro*esso terapêutico.
</line>
<line>
2 RE*ERE*CIAL TEÓRICO
</line>
<line>
2.1 Ges*al*-terapia
</line>
<line>
A *bo*dagem da Gestalt-terapia f*i fund*da por Frederick e Laura Perls, na dé*ada de
</line>
<line>
1940, tem *u* or*gem pautada no ex*st*ncialism* e n* fenomenologi*, port**t* * uma terapia
</line>
</par><par>
<line>
existencial-fe*omenológica. De *cordo
</line>
<line>
com Yontef (1998), a
</line>
<line>
abordag*m g*stáltic* é
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
abordagem de campo fenomen*lógica, *ois *la desc**ve e* vez de pr*s*mir ou e*pl*car.
</line>
<line>
*egundo Rib*iro (198*), a *al*vra *enomenologia po*e ser definida c*mo aquilo que
</line>
</par><par>
<line>
aparece
</line>
<line>
ou a a*a*ênc*a
</line>
<line>
da coi*a, é o *stud* da const*tuição
</line>
<line>
d* m*ndo na consciência,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
fenômeno bu*ca *a*tar * essência mesma
</line>
<line>
*as coisas e bu*ca *e*cr*ver * exp**iê*cia assim
</line>
</par><par>
<line>
*omo *la acontece e se pro*essa. Para o existencial**mo, a vida d*pende de cada u*, por ***o
</line>
<line>
é de fun*am*ntal importância a*sumir a *esponsabi*ida*e so*re *la, a pes*oa po*e assumir sua
</line>
<line>
verd*deira essência atra*és das s*as res*onsabilidades e esco*has, ou seja, da sua liberdade
</line>
<line>
r*sponsáve*.
</line>
</par><par>
<line>
A Gestalt-terapia *ompartilha c*m a t*ori* de a*torregula**o organísmica
</line>
<line>
*e Kurt
</line>
</par><par>
<line>
Goldstein, na qual, *e acordo co* *ima (*009),
</line>
<line>
no fu*cionament* do* indiví*uos nor*ais
</line>
</par><par>
<line>
existem dois mov*mentos: um que bu*ca evi*a* * ex*eri*ncia ** ansiedade atrav*s de **drões
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 14, n.3, art. 11, p. 1*3-208, mai./jun. 2017
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A *rte Como Inst*u*ento Tera*êuti** sob o E*f*que da *estalt-Terapia
</line>
<line>
197
</line>
</par><par>
<line>
de co*d*t* ***a lid*r com as situações, e *utro qu*
</line>
<line>
le*a o indivíduo a busc*r nov*s
</line>
</par><par>
<line>
*xperiências através das *ua* possibi*id**es d* reflexão e ação.
</line>
<line>
Um conce*to ce*t*al em Gestalt-terapia * o conc*ito d* awareness q*e, *e a**rdo c*m
</line>
<line>
Gi*ger (1995), se caracteriza pela consciên*ia de *i e a ampliaçã* de uma *onsciência
</line>
<line>
pe**ep*iva, ou seja, é a t*mada de consciê*cia global no momento prese*te, a a**nção ao
</line>
</par><par>
<line>
conjunto da percepçã* p*sso*l, corp*ral e
</line>
<line>
emocional, interio* e ambient*l. A awareness
</line>
</par><par>
<line>
imedi**a é
</line>
<line>
usada
</line>
<line>
pa*a obter o insight da estrutura básica *o campo e compreende um
</line>
</par><par>
<line>
per*eber, sentir e atuar dife*enciados de interpret*r e mod*ficar atitud*s *r***ist*nte*.
</line>
</par><par>
<line>
O insigh* uma formação do campo perceptivo, no qual as reali*ad*s significativas é
</line>
<line>
fic*m a*arentes. O terapeuta dialoga **m o clie*** *o* o obje*i*o de *orná-lo consc**nte do
</line>
<line>
que *le faz, c*mo faz e *om* pode se transf*rmar.
</line>
</par><par>
<line>
A Gestalt-terapia p*ssui
</line>
<line>
u*a v*são de mundo e de h*mem paut*d* na dou*rina
</line>
</par><par>
<line>
holística *ue compreende o homem como
</line>
<line>
um
</line>
<line>
organis*o uni*icad*, visão *ue s* opõe ao
</line>
</par><par>
<line>
dual*smo corp*-me*te.
</line>
</par><par>
<line>
Segundo Yontef (19*8), as relações originam-se *tra**s do contato, *or m*io de*e a*
</line>
</par><par>
<line>
p*s*oas
</line>
<line>
*r*scem e formam *dentidades. A **lavra *ont**o é de suma im*ortância *ara
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
Gestat-ter*pia, poi* é a bas* da relação psicoterapêuti*a. * *estalt-te*apeut* trabalh* atra*é*
</line>
<line>
do diálogo, sem manipular o pa*ie*** a um objetivo terapê*tico específico.
</line>
<line>
Per*s, *efferli*e e Good*an (199*) d**em *ue conta*ar é tod* tipo de relaç*o viv* **e
</line>
</par><par>
<line>
se dê n* fronteira. Conform* Ribeiro (*007), essa
</line>
<line>
fronte*ra dev* s** pensada como lug*r do
</line>
</par><par>
<line>
en*o*tro das diferen*as e não *omo algo q*e determina o cont*to, e não são as fronteiras ou
</line>
<line>
*ontornos os únicos lugares *e contato, pois o *ontato *e dá no c*mpo *ue inclui fron*eira* e
</line>
<line>
*ontorno*. O universo é um campo, é *e*e que ac*ntec* tu*o, e permite que to*os os seres em
</line>
<line>
relaç*o, ao se *efinire* pe*o tipo de contato que os *istingu*, poss*m *er recon*ecido* na s*a
</line>
<line>
individualidade.
</line>
<line>
O co*t*to *ambém se d* na in*eraçã* entre o organismo e o ambi*nt*, é um process*
</line>
</par><par>
<line>
c*ntín*o de rec*pr*cid*de em que homem e mun*o se transformam. O *ontato aconte*e
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
diferente, é o *econheciment* d* outro, o lidar co* o outro. Exis*em, p*rtanto, vár*os ti**s de
</line>
<line>
contato: consigo mesm*, como o outr*, com o m**do e o *undo conosco. E*ses níveis, de
</line>
<line>
a*ordo com Ribeiro (2007), são fruto, pr*meiramente da p*rcepção subjetiva que a pessoa tem
</line>
</par><par>
<line>
de como ela ** rel**iona com o
</line>
<line>
outro e, depoi*,
</line>
<line>
de **mo a r*alidade objetiva apreendida é
</line>
</par><par>
<line>
pela sua subjetividade.
</line>
</par><par>
<line>
De acordo com *er*s, *eff*line e Goodman (*9*7), todo con*ato * criativo e dinâmico,
</line>
</par><par>
<line>
é o ajustamen*o criativo entre o organismo e *mbien*e, *r*atividade *ju*tamento são
</line>
</par><par>
<line>
o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresina P*, *. 14, n. 3, art. *1, *. 193-208, mai./*un. 20**
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/re*i*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. M. L. Barreira, K. B. G. S. Mart*ns
</line>
<line>
1*8
</line>
</par><par>
<line>
necessários para o cresc*ment* com o qu* é inter*ssante e nutritivo no ambiente. Segundo
</line>
</par><par>
<line>
estes mesmo autores, o process* de formação de figu*a/fundo * um *roces*o
</line>
<line>
**nâ*ico, *o
</line>
</par><par>
<line>
qual as urgências e recursos do c*mpo d*o suas forç*s ao *nt*r*sse, brilho e potência da figu*a
</line>
</par><par>
<line>
do*i*an*e, ou s**a, a *ormação de fi*ura/f**do é o
</line>
<line>
pr*cesso
</line>
<line>
pe*o q*al o or*anismo se
</line>
</par><par>
<line>
encarrega de *e**cionar de acordo *om s*a necessid*de de sobrevivência. Age e* pr*me*ro
</line>
</par><par>
<line>
plano de
</line>
<line>
acordo com p*incípio d*s coisas fu*damentais, da necessidade domi*ante *
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
org*nis*o, chamadas
</line>
<line>
de
</line>
<line>
**gura, e as *ece*sidades de seg*ndo plano
</line>
<line>
ou até *ntão retraíd*s
</line>
</par><par>
<line>
passa* a ser o fu**o.
</line>
</par><par>
<line>
O contat* é função do self, que f*ncio*a c*m* figu*a e *undo. De acordo com *ibeiro
</line>
<line>
(**07), se*f é cont**o e contato é sel*, um *ust*fi*a a ex*stê*cia *o outro e, p*rta*to, o contato
</line>
</par><par>
<line>
se *á na *orma de ciclo, n* qu*l self organiza *ua o
</line>
<line>
própr*a autorregul*ç*o por mecanism*s
</line>
</par><par>
<line>
que são sua força, p*dendo *esorganizar-se *omo sistema quando a* *orças
</line>
<line>
d* m und*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
invadem se* lhe d*ixa* chanc* de defesa. O *icl* do c*ntato engloba dois m*v*men*os: o **
</line>
<line>
bloq*ei* ou p*rturbaçõe* de f*ontei** e o da s*úde. Estes do*s movi*ento* s* *ncontram ora
</line>
<line>
com* **mple*entos, ora **mo opostos, *u como aproximaçõe*, em cad* po*t* do cicl*.
</line>
<line>
Q**ndo se fal* em fuga, em *eral, assoc*amos a um comportamento defe*sivo
</line>
</par><par>
<line>
n*urótico, m**,
</line>
<line>
em Ges*al*-terapia, não é neces*aria*ente *lgo ruim. A fug* ta*bém
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
fundamental. *ssim como o contat*, *s dois são divergen*es e dial*ticos: * contato é *ssencial
</line>
</par><par>
<line>
para q*e
</line>
<line>
o sujeito poss* *atisfazer uma *eces*i**de d* f*c**r um* fig***, obtendo
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
resul*ado e desenvolvendo a fu** para que surja u*a nova Gestal*, novo cont*to. Essa *elação
</line>
<line>
cont*to e fuga é uma ação transf*rmadora, que p**mite a realidade de faz*r e refazer sobre si
</line>
<line>
mesmo *um p**cesso i*acabado, o que é chama*o de ciclo do contato.
</line>
</par><par>
<line>
A ne*rose, em Gestalt-*era*ia, uma p*rda das funções *o **o, quando exi*te uma é
</line>
</par><par>
<line>
dificuldade n* escolha da
</line>
<line>
atitude adequada, o que acarreta na cri*ç*o
</line>
<line>
dos mecanismo* de
</line>
</par><par>
<line>
defesa. Per**, H*ff*rlin* * Goodman (1970) falam do* me*anismos neuróticos: a conf*uênc*a,
</line>
<line>
a introjeç*o, a proj*ç*o, a retroflexão, a deflexão e o e*ot*smo.
</line>
</par><par>
<line>
A confluê*ci* o*orre quan*o o indivíduo ** sente **
</line>
<line>
c*m meio, a front*ira de o
</line>
</par><par>
<line>
contato é perdida. *u*ndo *onflu**cia se a
</line>
<line>
torna patológica, o
</line>
<line>
indi*ídu* não pe*cebe *em
</line>
</par><par>
</page><line>
res**i*a as diferenças entre ele e o outro, difi*u*tando, ass*m, o con*a*o verdad*i*o. A
</line>
<line>
introj*ção se torna *atológic* quando o i*divíduo passa a inter*ali***, *u absorv*r, de forma
</line>
<line>
pas*iva * mu*do que o cerca, neutral*zando **a própria experiência.
</line>
<line>
A proj*ção é o contrário da intro**ção, que *isa atr**u*r *o meio, ao outr*, aquilo q*e é
</line>
<line>
do i*d*ví*u*. O projet** tem dificuldad* de *dentifi*ar o que é seu e atribui ao outr* as c*isas
</line>
<line>
q*e *ão *osta em si.
</line>
<line>
Rev. FSA, *e*esina, v. 14, n.*, art. 11, p. 193-20*, *ai./jun. 2*17 www4.f***et.com.br/revi*t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* Art* *omo *nstrumento Tera*êu*ico sob o Enf*que da Gestalt-*erapia
</line>
<line>
199
</line>
</par><par>
<line>
A retroflexão é **tro mec*n*smo *e d*fesa, que consiste em voltar a *i mesmo atitudes
</line>
</par><par>
<line>
que ele gostari* d* fazer ao o*tro, ou aqui*o que ele gosta*ia que
</line>
<line>
fizes**m a ele. Quando se
</line>
</par><par>
<line>
*orna patológica, *xi*te, ne*sa defesa, um impedimento do co*t*to com o outro, pois o contato
</line>
<line>
consigo me*mo é pr*oridade.
</line>
<line>
Na def*e**o evita-se o con*at*. Utili**n*o de uma li*guagem m*is simplif*cada, é u**
</line>
<line>
ati*u*e de fuga e de d*svi* do* fatos ou pessoas co* *s quais não se quer *ntrar em contato.
</line>
<line>
*o egotismo, o i*divídu* se *oloca sobre * cent*o de tudo e exerce *m c*ntrole rígido
</line>
</par><par>
<line>
sobre mundo, de *odo o
</line>
<line>
qu* sua vontade desejos são e
</line>
<line>
impostos. Quando pat*ló*ic*,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
indivíduo sente a necessidade de assumir * controle d* ambien**, evitando surpresas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
domi*an*o o meio e as rel*ç*es pe*so*is.
</line>
</par><par>
<line>
Confor*e Perls, *effeline e Go*d*an (1997), a p**cose * um tipo de a*ustamento *m
</line>
</par><par>
<line>
*ue a fu*ção *e ego atua
</line>
<line>
em prov*ito das viv*ncias que a
</line>
<line>
f*nçã* id não reteve ou não
</line>
</par><par>
<line>
articulou para os pro*ess*s de contato. A psicose, para eles, pode ser ente*dida como
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
a*iquilaç*o *e parte d* concretude d* experiênc**.
</line>
</par><par>
<line>
Eu tenho *u*to po*co, ainda, a diz*r sobre a psic*se. [...] O psic*tico tem uma
</line>
<line>
camada de morte *uito grande, e esta *ona *or*a não consegue ser al*mentad* pe*a
</line>
<line>
f*rç* vital. Uma coisa que sabemos a* c*rt* é que a en*rgia vital, energia bio*ógi*a
</line>
<line>
[...], to*n*-se incontrol*ve* no caso d* psicos*. [...] * psicóti*o *em mesmo ten*a
</line>
<line>
lidar com as frustra**es; ele simpl*smente nega as *rustr*çõe* e se comporta como
</line>
<line>
se elas n*o *xisti*sem (*ERLS, 1977 p.173-*75).
</line>
<line>
A *erapia, na abo*dagem **stá*t***, cons*ste, *o*tant*, em analisar a estr*tura i*terna
</line>
<line>
da experiência concreta, não tanto o qu* está *en*o experienciad*, relemb*ado, dit*, por*m, a
</line>
</par><par>
<line>
*orma como
</line>
<line>
o
</line>
<line>
que
</line>
<line>
está s*ndo re*embrado ou dito, com que expressão facia*, tom de voz,
</line>
</par><par>
<line>
postura, afeto, omissã*, cons**eração etc., trabalhando, assim, a *nidade e a desunidade dessa
</line>
<line>
estrutura da experiênc*a aqui e agora.
</line>
<line>
A *estal*-ter*pia p**e s*r ut**izada no *tendimen*o individual, de grupos, familiar, de
</line>
</par><par>
<line>
casais, infantil e em or*anizações, se**re pa*tada nesse diá*ogo, na experiência e
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
awareness,
</line>
<line>
*ue é o p**cesso de co*tato *a rela**o est*belecida entre o
</line>
<line>
ca*po, organismo
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
meio, com qualidade acentuada ** *tenção e sen**do. É uma forma de experienc*a*, acont*ce
</line>
<line>
no "aqu*-e-a*ora" e tem como objetivo l*var as pessoas a restaurar o conta*o consigo, *om os
</line>
<line>
**tros e com o mund*. Por ser uma abordagem Humanista, *credita na *apacidade do ser
</line>
<line>
hu*ano de se autorr*al**ar e de desenvo*ver seu potencial.
</line>
<line>
Seg*ndo Ju*iano (*999), a G*stalt é uma postura que i*p*ica um contato vivo co* o
</line>
<line>
mundo, com o outro, no seu ser si*gu*ar. O objetiv* do trab*lho na Gestalt-terap*a é, **rtanto,
</line>
<line>
Re*. FS*, Teresina P*, v. 14, n. 3, *rt. 11, p. 193-208, mai./jun. 2017 w*w*.fs*net.co*.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. M. L. B*rreira, K. B. G. S. Marti**
</line>
<line>
200
</line>
</par><par>
<line>
*e*taurar a qu*lid*de desse con*ato neste processo no *ual * homem e o mund* se
</line>
<line>
tra*s*ormam. Na terapia, são c*iad*s condições para a experiment*ção d* no*as manei*as de
</line>
<line>
perceb*r este mundo e t*mb*m de *oder viven*ia* n*vas f*rmas de diálogo.
</line>
<line>
2.2 A arte como *ns*rum*nto t*r*pêutic*
</line>
</par><par>
<line>
Conforme Ci*rnai (2004), * Gestalt-*e*apia sempr* *eve afinidade *om expressão a
</line>
<line>
artí*tica. Frede*ick **rls trabalhou com teatro, *intura e, **itas veze*, u*il*zou rec*r*os d*
</line>
<line>
expressão da ar*e nos seus trabalhos. Laura Perls estud*va d*nça e Paul Goodman era p***a.
</line>
</par><par>
<line>
De *cord* com Soares (2011), * p*ic*terapia é composta por um conjunto
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
procedi*e*tos, técnicas estratégias c*ínicas e
</line>
<line>
que *e apl*cam *e acordo com cada situaçã*
</line>
</par><par>
<line>
terap*utic*. A relaçã* entre *erapeuta e *lie**e dev* conceb*r-*e c*m* um diá*ogo t*rapê*tico
</line>
</par><par>
<line>
simétrico e horiz**tal, e a *t*lização dos
</line>
<line>
t*rmos "tra*amento" e "cur*" pode ser su*stituída
</line>
</par><par>
<line>
por "trabalho ter*pêutic*" e "re*olução", p*is a pa*av*a "tratame*to" está relacio*ada com os
</line>
<line>
antigos con*eito* médico* e, portanto, não s* utiliza mais atualmente.
</line>
<line>
*e acord* *om Ce*eri*, citado por Soare* (*011), chamar a pessoa de cliente é *ais
</line>
</par><par>
<line>
co*r*nte com uma
</line>
<line>
filosofia qu* *oncebe a psic*terapia
</line>
<line>
como um espaço para resolver
</line>
</par><par>
<line>
probl*mas, ao cont**rio daquela fi*os**ia que defende a n*menclatura de "*a*ie*te", **e t*m
</line>
<line>
sub*ace*te a *deia de *eali**r um trata*e*to *ara "curá-lo".
</line>
<line>
O tr*ba*ho t*rapêutico qu* se aplica a um determinad* cliente tem *e ser s*mpre o
</line>
<line>
melho* p*ssível *ara ele. Este deve s*r * critério base da psi*o*erapia * a
</line>
<line>
investi*ação deve *er ca**cte*iz*da p*l* *alorização da rel*ção entre as variá*eis do
</line>
<line>
terape*ta e os r*sultados t**apêuticos, bem como pela co*pree*são d*s expe*iênc*as
</line>
<line>
internas dos par*i*ipantes da ps**oterapia e *el* conheciment* dos *e*ani**os
</line>
<line>
res*onsáveis pela modificação tera*êutica (SOARE*, 2011, p. *7*).
</line>
<line>
B*utler e Machado, *ita**s p*r Soares (2011), pontuam o final do s*culo XX como a
</line>
</par><par>
<line>
tra*sição para surg**ento d* uma quarta f*se *a história da o
</line>
<line>
*nves*igação *m
</line>
<line>
psicoterapia,
</line>
</par><par>
<line>
q*e é *aracterizada *elo d**env*lviment* de metodo*ogia* *ue v*sam à exploraçã* das
</line>
<line>
complexas **terações d* fenômeno terapêutico. Conhec*r as in*er*aces *o trabalho *era*êutico
</line>
<line>
é de s*ma importân*ia para compreend*r a arte p*icote*ap**tica.
</line>
<line>
De acordo co* Va**once*os e Giglio (200*), *oi na década d* 20 que a arte começou a
</line>
</par><par>
<line>
*er des*acada
</line>
<line>
po* seu
</line>
<line>
aspecto *erapêuti*o. A partir *os anos 40, a a*tete*ap*a foi *ealmen*e
</line>
</par><par>
</page><line>
si**ema*i*ad* nos Estad*s Un*dos com o trab*lho de Margareth Naumburg, que, na época, fo*
</line>
<line>
infl*enciada pela abordagem freud*ana.
</line>
<line>
***. FSA, Teresina, *. 14, n.3, art. 11, p. 193-208, mai./jun. 2017 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A A*te Como Inst*umen*o Ter*p*ut*co sob o Enfoqu* da Gestalt-*erapi*
</line>
<line>
*01
</line>
</par><par>
<line>
Con*orme (S*I 201*), a psicóloga Margareth Nau*burg *eve sua a**ação intitulada
</line>
<line>
como *rtep*icoterapi* e t*nha como proposta a li*eração da exp*ess*o esp*ntânea. De acordo
</line>
<line>
c*m *aumburg (1991), as técni*as da *rteterapia *ressupõem qu* *ada indivíduo tem uma
</line>
<line>
capa**dad* de projeta* seu* conflit*s internos *m forma visual *, a* visual*za* essas
</line>
</par><par>
<line>
experiê*cia* in*e*na*, eles se tor*am mais ar*ic*lad*s
</line>
<line>
verb*lm*n*e. Para ela, o
</line>
<line>
arteterapeuta
</line>
</par><par>
<line>
deve propo*
</line>
<line>
ao **cie*t* a "descobrir por s* mesmo o si*nifica*o
</line>
<line>
de s uas pr ópr i as
</line>
</par><par>
<line>
produções" (NAUMBURG, 1991, p.*90).
</line>
</par><par>
<line>
A arteterapia é c*nsiderada como um* modalidad* t*rap*u*ica
</line>
<line>
com caracte**sti*as
</line>
</par><par>
<line>
*róp*ias. De acordo *om A*drade (2**0), exist** a*gumas distinções técnicas e conceituais,
</line>
</par><par>
<line>
através de **as linhas d* atua*ão: a "art* como terapia",
</line>
<line>
n* qual o foc* pr*nci**l está no
</line>
</par><par>
<line>
*rocesso **tístico e suas
</line>
<line>
propriedades *urativas, "arte psi*oterapia", na qual os r*cur*o* e
</line>
</par><par>
<line>
artíst*cos são utilizados durante o p**c*sso ps*cote**pêutico, o* seja, *
</line>
<line>
utilização da v**
</line>
</par><par>
<line>
*ma*ética e *ic*órica *a comunicação *ntre **ciente e *sicoterapeut*. É es** seg*n*a li*ha de
</line>
<line>
atuação que ocorre durante o *roc*ss* te*apêuti** q** e*tamos abordando *este trabalho.
</line>
<line>
Se*u*** A*d*ade (201*), são uti*izados como instru*entos terapê*ti*os técnicas de
</line>
</par><par>
<line>
artes plásticas, s*guindo princípios, t*cnicas, embasam*n*o t*órico objeti*os e
</line>
<line>
que visam ao
</line>
</par><par>
<line>
de*envolvimen*o emoc*onal do in**víduo, promove*d* a amp*iaç*o das suas p**e*cialidades
</line>
</par><par>
<line>
*riativas. O *amp* d*
</line>
<line>
ar*eterapia * *uito am*lo, pois, s*b f*rma de interv*nção, vis* a
</line>
</par><par>
<line>
de*env*lver rec*rsos
</line>
<line>
físicos,
</line>
<line>
cognitivos * emocionai*, propiciar o d*se*volvim*nto
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
habilid*des e d* poten*ia*id*des, fa*orecer a **ilizaçã* de recursos *nternos
</line>
<line>
na resolução
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*on*litos e e*timul*r a liv*e ex*ressão, ge*and* espaço par* a ex*erna*i*açã* d* *sp*ctos
</line>
<line>
*o**cie*tes ou não ** mu*do subjetivo.
</line>
<line>
A artet*r*pia comp**ende, e*tão, os **pectos simbólicos q*e se manife*tam durant* a
</line>
</par><par>
<line>
elaboração de
</line>
<line>
*ma p**dução artística e que estão contido* ta**ém na produção f*nal,
</line>
</par><par>
<line>
po*endo ser *ntegrados à *onsciência, favorecendo * *r*cesso de t*ansformação *ntrapsíquica.
</line>
</par><par>
<line>
*ascon*elos e Giglio (2007) di*em que a
</line>
<line>
*x*res*ão que
</line>
<line>
se dá através das a*tes
</line>
</par><par>
<line>
*lást*cas vem s*ndo r*con*ecid* pelos profissio*ais de saúde me*tal p*r suas potenc*a*ida*es
</line>
<line>
terapêuti*as. * uso desses meio* tem at**í** cuidadores de paci*ntes portadores d* doen*as
</line>
<line>
so*áticas, e a utilização d* arte *o processo psicoterap*utico tem sido ap*i*ada em hosp*tai* e
</line>
</par><par>
<line>
clín*cas *siquiát*icas
</line>
<line>
com i*divíduos que sofr*m de transtornos mentai* e tam*ém com
</line>
</par><par>
<line>
indivíduo* que sofrem de doença* crônico-deg*n*rativa*.
</line>
<line>
No ca*po da psi*oncol*gia, de acordo *om Vasc*ncelos e *iglio (2007), a utili*ação
</line>
<line>
*a arte*erapia é muito im*ortante na tra**formação psíquic* gerada pela experiênc*a cri*tiv*
</line>
</par><par>
<line>
que pode
</line>
<line>
ser propiciada ao indivíduo com câncer, auxiliando-o a ela*orar se*s confli*o* e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 1*, n. 3, *rt. 11, p. 1*3-208, ma*./jun. 20*7
</line>
<line>
*ww4.fsa**t.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. M. L. Barr*i*a, K. B. G. S. Ma*tins
</line>
<line>
202
</line>
</par><par>
<line>
enfre*tar suas experiências ** pe*da* e luto diante d* *or provenient* do cont*xto *a doenç*
</line>
<line>
e, também, do próprio trata*ent*.
</line>
<line>
Essa *n*erve*ç*o p*de objetivamen*e auxiliar o paciente a co**re*nder sua r*al
</line>
<line>
sit*açã*, enfrentar mud*nças r*lacion*das * imag*m corporal, a*en*zar a dor
</line>
<line>
e*oc*onal per*inente a* proce*so d* adoecer e do *orr*r; aum*n*ar sua autonomia e
</line>
<line>
confiança, fo*talecendo algumas ha*ili*ades para enfr*ntar a situação de doença,
</line>
<line>
f*ci*itar a expressão de se*timentos e fortale*er a relação com a e*u*pe de saúde.
</line>
<line>
(WO*D a*ud VASCONCEL*S; G*GLIO, 2007, p. 38*).
</line>
</par><par>
<line>
D* ac*rdo *o* *on*eca (200*), o sof*imento e a
</line>
<line>
finitude, que
</line>
<line>
podem s*r f*sicos ou
</line>
</par><par>
<line>
e*is*enciais, são inevit***i* * exis*ê*cia hum*na. * manei*a de c*mo lidamos co* *le* e o*
</line>
</par><par>
<line>
*ss*mimos, ou
</line>
<line>
não, p*de de*er*inar a *ossibilidade da pró*ria vida. A *sicoterapia, v*vida
</line>
</par><par>
<line>
como arte, com* process* pro*uti*o de criação no mundo, é um processo de co*aboração na
</line>
<line>
invenção, na criação * recr*a*ão. Assumir a *or e o so*rimen*o dia*te das situ**ões da vida é
</line>
<line>
um caminh* de potenciali*ar o reto*no da vontade de viv*r, segredo fundamental da fil*sofia
</line>
<line>
da *i*a *e Nietzsch*. A po*ênci* do retorno d* vida é pro*o*cional à vivência *a intensidad*
</line>
<line>
do sof*imento e das fin*tudes, *as *o*te* ine**t**eis. Assim, o sofr*mento e a finitu*e
</line>
<line>
inevi*avelmen*e **s encontram, portanto, ao a*sumi-los em sua plenitud*, é impu*so *ara esse
</line>
<line>
caminho de retorno à vida.
</line>
</par><par>
<line>
De acordo com Ciornai (20*4), *a abordag*m
</line>
<line>
ge*tál*ica a v*s*o
</line>
<line>
e*istenc*al se
</line>
</par><par>
<line>
apresenta na postu*a do *erap**ta,
</line>
<line>
que esti*ular* e
</line>
<line>
fa*ili*ará a criativi*ade e expressão
</line>
</par><par>
<line>
art*s*ica do cliente, visto como um *ujeito ativ* que expl*r* *s form*s pro*uzidas por ele e,
</line>
</par><par>
<line>
jun*amen** com o ter***uta, vai desv*lan*o os signifi*ados ali existente*, ampliando
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
awareness e, a*sim, descobre novas *o*sibilidades.
</line>
</par><par>
<line>
Conforme Ci*rnai (2004), em Ges*alt-t*rap*a utili*amos também os e*perimentos, que
</line>
</par><par>
<line>
são as
</line>
<line>
vivê**i*s, *x*lorando os s*ntid**: "* expe*imento é *omo ped*a fund*ment*l da
</line>
</par><par>
<line>
a*r*ndi*age* experiencial. Transforma o falar e* *azer, o recordar inócuo e o **orizar em um
</line>
<line>
tornar-se totalmente presente com imaginação, *n*rgi* e excitação" (ZINKER, 1978, p. 123).
</line>
</par><par>
<line>
C*nforme Cior*ai (20*4), o obj*ti** do tera*euta ao p*opo* um e*perimento * aj*dar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
aprofund** o contato
</line>
<line>
da
</line>
<line>
pes*oa com um
</line>
<line>
tema emergente,
</line>
<line>
criando, *ssim, a pos*ibilidade de
</line>
</par><par>
<line>
vê-lo enfr*ntá-l* d* **tras maneiras. Na ar*eterapi* gestált*ca, utiliz*mo* experim*ntos *
</line>
<line>
através de recu*sos artísticos e imagét*cos, qu* geralm*nt* en*olvem * faze* artís*ico,
</line>
</par><par>
<line>
ajudando a in*ensificaç*o *o
</line>
<line>
contato
</line>
<line>
do
</line>
<line>
indiví**o consigo mesmo, com os outros e com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
m u**o.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresi*a, v. **, n.3, art. 11, p. 193-*08, mai./j**. 2017
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/rev*s**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Arte Com* Instrume*to Terapêu*i*o sob o Enfoque da Gestalt-Terapia
</line>
<line>
203
</line>
</par><par>
<line>
R*yne (2000) fala que o arte-te*apeu*a gestál***o não *ode interpretar os trabalho* de
</line>
<line>
seu* clientes, pois, como toda abordagem f*nomenológico-existe*cial, a Ge**alt-terapia
</line>
<line>
acredit* que o clien*e é *esponsável por sua saúde e seu process* d* *rescime*to, e que *e**
</line>
</par><par>
<line>
tra*alhos e cri*ções *ossuem sentidos relevantes * signifi*at**os *artic*lares para
</line>
<line>
quem os
</line>
</par><par>
<line>
produziu. A*sim, o terap**ta *estálti*o exerce a funç*o de fa*il*tar e acom*a*har a busc* d*
</line>
</par><par>
<line>
c*iente, suge*indo
</line>
<line>
experimentos
</line>
<line>
que **ntr*buam para ajudá-lo a entr*r e* contato co* *u*s
</line>
</par><par>
<line>
re**i*ades *nte*iores *, d*ssa forma, descobrir si*nificados *ovo*.
</line>
<line>
S*gundo Rhy*e (200*), a arte é o cam*nho mais e*iciente par* pe*mitir a redescoberta
</line>
<line>
da sab*doria si**les e ingênua d* c*iança e ainda obter fan*asias vi**ais que contrib*em para
</line>
<line>
evocar associações ou insi*hts. Assim, *odemo* *firmar q*e a arte * um me*o **paz de causar
</line>
<line>
ess* expe*iên*ia q*e evoca uma m*i*r *mpliação da nossa c*nsciê**i*.
</line>
<line>
Zinker (2007) entende que a arte é uma forma de tornar c*ncreta nos*a ne*essidade
</line>
</par><par>
<line>
num ca*p* mai*
</line>
<line>
*mp*o *
</line>
<line>
profu*do, expandindo
</line>
<line>
nosso psiqu*smo. O ato criativo é uma
</line>
</par><par>
<line>
necessi*ade do *er humano, * t**a*ia * u* p*ocesso de transformaçã*, * ess*ncial *o
</line>
<line>
proces*o criativo * a mudan*a.
</line>
<line>
Segu*do Andrade (201*), a expressão artística re*ela a int*riori*ade do homem, fala
</line>
</par><par>
<line>
d* m odo
</line>
<line>
de ser e d*
</line>
<line>
visão *e *ada um * seu ***do. Por intermé*io
</line>
<line>
desse faz*r arte
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
exp*essar-se, o terapeuta *ode esta*elecer u* contato
</line>
<line>
com o clie*te, possibilitando a est*
</line>
</par><par>
<line>
últ*mo o autoconh*cime*to, a resol*çã* de *on*litos pessoais
</line>
<line>
e de relacio*amento *
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
desenvol*imento g*ral da perso*alidade.
</line>
</par><par>
<line>
Con*orme Reis (2014), a Psicol*gia da Gestalt é *rigi*almente um* teoria
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
per*epção, *ue é o *onceito ce**ral na *rteterapi* gestált*ca, ** qual a v*vência a*tística t*m
</line>
<line>
como objetivo **pliar a percepção do **jeito sobre si.
</line>
<line>
A experiência ges*álti*a de art*, então, é o *eu eu pe*so** compl*xo fazendo fo*m*s
</line>
<line>
d* ar**, envolvendo-se com as f*rm*s que voc* está cri*ndo como f*nômenos,
</line>
</par><par>
<line>
o*servando o
</line>
<line>
que você faz, e, possivelmente, es*era, perc**endo por meio de su*s
</line>
</par><par>
</page><line>
p*oduções gr*ficas nã* apenas *omo v*cê é agora, mas ta*bém **dos a*ter*at*vos
</line>
<line>
q** estão disponíveis pa** que você possa se torna* a pessoa q*e gos**ria d* ser
</line>
<line>
(RHY**, 200*, p.44).
</line>
<line>
Reis (2014) diz que a vivê**ia do ato criativ* pro*ove * des*oberta de sentimentos e
</line>
<line>
de qualidad*s pessoais, **udando no de*envol**me*to ** *otencial p*cul*ar de cada um, que
</line>
<line>
nos *á*ios tipos de arte, com* * des*nho, p**tura, e*cultur*, p*esia, etc., pode se reconhecer,
</line>
<line>
**de s* ver e também se rever, vendo-se de uma **va *or*a ao vi*uali*a* po**ibilidad*s q*e
</line>
<line>
at* então *ra* ignorada*.
</line>
<line>
R*v. FSA, T*resi*a PI, v. 14, n. 3, art. 1*, *. 193-208, ma*./jun. 2017 ww*4.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. M. *. Barrei*a, K. B. G. S. Martins
</line>
<line>
*04
</line>
</par><par>
<line>
*ink*r (2007) afirma que o faze* artístico, c**o desenhar ou p***ar, tem
</line>
</par><par>
<line>
potencialid*des tera*êuticas, pois,
</line>
<line>
q**ndo são ex*e*i*n*iados c*m* proces*o*, essas
</line>
</par><par>
<line>
*tivi*ades permitem
</line>
<line>
ao a*tis** se ver *omo uma pesso*
</line>
<line>
inteira, dentro de
</line>
<line>
um interval*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
tempo breve, tornando *
</line>
<line>
in*ivíduo consciente d* seu movi**nto i**erno. Através
</line>
<line>
*a arte,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
cl*ent* desenv*lve a formaçã* de f*gura-**n*o da awar*nes* cong*uente com a fig*ra-fundo
</line>
<line>
de sua obra artístic*. A ob*a ter*inada t*rna-se uma confi*mação de s*a capa*idade de se
</line>
<line>
*ornar um se* *um*n* inte*ro e integ*a*o.
</line>
<line>
3 R*SULT*DOS E DIS*U*SÕES
</line>
</par><par>
<line>
S*gun*o Lima (2009), a Gestalt-te*apia é um* abordagem que valo*iza papel *a *
</line>
<line>
criatividade co** um d*s pr*ncipais re*urs*s no pr*cesso da autorre*ulação organísmica, que
</line>
</par><par>
<line>
é um con*eito advindo da te*ria de Kurt Goldstein, de
</line>
<line>
quem o próprio Perls foi m*dico-
</line>
</par><par>
<line>
*ssiste*te e influenc*ad* por suas teorias.
</line>
</par><par>
<line>
As*im, a cr*atividade entra como u** cond*ção fundamenta* ao processo de
</line>
<line>
*u*orregu*ação. O ato criativ* na a*ividade artístic* é de sum* importância para que o paciente
</line>
<line>
en*ontre uma pos***ilidade c*ncr*ta de expres*ar não somente o que e*e *, *as o que *le pod*
</line>
<line>
*ir a ser, p*dendo ter *m nov* *lha* sobre o mu*do * *obre si.
</line>
<line>
A Gestalt-tera*ia co*corda com a teoria org*nísmica *e Kurt G*lds*ein quando afirma
</line>
<line>
qu* * re*etição de padrões de comportamentos conhecidos, a não mudança e a *ão exposição
</line>
</par><par>
<line>
a *ituações
</line>
<line>
novas uma ten*ativa de o i*divíduo não que*er l*da* com a ansied*de que é
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
gerada pelo inesperado, existindo tam*ém outro movimento que leva o indiv**uo a buscar
</line>
<line>
nov** exp**iê*cias at*avés da expansão *e s*as po**ib*lidades de *ção e ref**xão.
</line>
<line>
A*sim, *o*d*tei* de* uma gr*nd* i*portâ*cia ao papel da criatividade com u* dos
</line>
</par><par>
<line>
potenci*is natu*ais que
</line>
<line>
poss*bilita ao *er humano se autorregular, ev*ta*do a ansiedade
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
bus*and* a *ov**ade e a mu*an*a.
</line>
<line>
Segundo *inker (2*07), a cria*ividade é a po*sibilid*de de a pe*s*a ser e fazer
</line>
<line>
q*alquer coisa, é u*a rupt**a dos limit*s e um at* de coragem, e, para ele, o ser c*i*t*vo é um
</line>
<line>
m*do peculi*r ao ser humano, é uma **ce*sidad* tã* b*sica quanto resp*ra*, somos **peli*os
</line>
<line>
* criar.
</line>
</par><par>
<line>
N* arteterapi* ges**ltica, uma categor*a de suma impo*tânc*a é a **vência, que é
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
experie*c*ar *m evento * es*a* pessoa* e emocio*alment* env*lvido n*sse acontecimento,
</line>
<line>
estar aqui-e-ag*ra, c*mo protago*ista * ob*e*vador d* a*on*ecim*nto. As*im, as diversas
</line>
<line>
expressões artísticas, como desenho, pintura, *r*ila, es*rita, mús*ca etc., propo*cionam p*ra o
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 14, n.3, art. **, p. 193-20*, mai./jun. *017 www4.fs***t.*om.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Arte C*mo Ins*rumento Terap*utico sob * Enfoque da Gestalt-Te*apia
</line>
<line>
205
</line>
</par><par>
<line>
c*i*nte
</line>
<line>
essa vivência e envol*imento emo*iona*, trazendo uma expressivi*ade d* que *nt*s
</line>
</par><par>
<line>
poderia estar oculto, ou seja,
</line>
<line>
tornam o suj*ito mais **ns*iente e são facil*tador*s da
</line>
</par><par>
<line>
awaren*ss, dan*o *o sujeito condiçõe* de se *erceber *, assi*, ir e* busca de novas **rma*
</line>
<line>
de *ida* com as *itua*õe* e co* ele m*smo.
</line>
<line>
De acordo com Lima (**09), se o indivíduo é for*ado a c*nviv*r com uma si**ação
</line>
<line>
res*rit*v* *or mu*to tempo q*e *m**ça ess* proc**so n*tur*l de espontaneid*de criati*a, o seu
</line>
<line>
m*d* de comp*rta*ento pod* s*r afetado e e** passa a ag*r *e m*do n*o harmonizado.
</line>
<line>
Desse modo, fic* e*id*nt* que sa*de e cria*ivi*ade são funções q*e andam j*ntas na
</line>
<line>
G*stalt-terapi*, e as r*st*ições no modo de s*r do indivíduo pro**cam *estrições na
</line>
</par><par>
<line>
possibilidad* do **u ser *riativo, de ter respostas *nov**oras e espontânea*
</line>
<line>
para os
</line>
</par><par>
<line>
aconteci*entos e nas rel*ções inter*essoa*s que e**abelece n* mundo.
</line>
</par><par>
<line>
Segundo Z*nke* (2007), quan*o ex**te u** perturbação em de*ermina*as
</line>
<line>
c*rcunstâ*cias, s*r*em as pa****gias, a pessoa i*terromp* seu f*u*o e para**sa o fl*ir de for*a
</line>
</par><par>
<line>
normal com a segmentação do seu
</line>
<line>
comporta*ento, ou *eja, *ua
</line>
<line>
** d*
</line>
<line>
psicológica
</line>
<line>
entra *u*
</line>
</par><par>
<line>
estado de incongruência,
</line>
<line>
no qual existe uma distorção entre sua awaren*ss e s*u
</line>
</par><par>
<line>
*o*portam**t*.
</line>
</par><par>
<line>
O ato cri*ti*o p*d* t*azer benef*cios importantes para que esse fluxo que estava
</line>
</par><par>
<line>
e*tagnad*
</line>
<line>
v*lte fluir, para que a a
</line>
<line>
exp*riência tenh* uma **a*idade cont*nua, *luida, com
</line>
</par><par>
<line>
mud**ças i*c*ssantes, pois a
</line>
<line>
ar**,
</line>
<line>
a* s*r um i*strumento que evo*a a exp*essividade a* e
</line>
</par><par>
<line>
to*nar o ind*víduo m*is conscie*te, ele p*ssa a ser *ais fluido e ter atitudes cong*uent*s. Os
</line>
<line>
instrume*t** artís*icos utilizados *a terapia são *eios que proporcionam um* mai*r saúde
</line>
<line>
psicológ*ca, p*is *la passa * ter uma maior mo*ilização * fl*ide* diante de *ua* ex*eriências.
</line>
</par><par>
<line>
Zinker (2007) *iz q*e a te*apia é u* p*ocesso de mudança do compo*tamento *
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
*ware*e*s, que me permite *aber o que *eu corpo neces*ita n*m determinado momen*o e que
</line>
<line>
a mudanç* é essencial *o proce*so criativo, é a co*versão *e uma *orma em o*tr*. O pró*rio
</line>
<line>
terapeut* **m papel de ar*ista n*sse pro*esso, ele é "u*a pessoa que usa a inv*ntib*lida** para
</line>
<line>
ajud*r o ou*ro amoldar suas vidas" (ZI*KER, *007, p.17):
</line>
<line>
A G*s*alt-te*api* é, *a r*alida*e, uma permissão p*r* ser criativo. Noss* ferra*enta
</line>
</par><par>
<line>
metodológica bási*a é o *xperimen*o. Os ex*erimen*os não prec*sam brota* de
</line>
</par><par>
</page><line>
concei*os, porém pode* começar simplesmente como *rincade*ra*..." (ZINKER,
</line>
<line>
2 0 0 7 , p . * 0 ).
</line>
<line>
A meta da Gest*lt-terapia deve ser de tornar a pessoa plenament* consciente (aware)
</line>
<line>
para que *la possa agir para a satis*ação de suas necessidade*. A arte torna-se, *n*ão, um
</line>
<line>
Rev. FSA, *e**sina PI, v. 14, n. 3, art. 11, p. 1*3-208, mai./*un. 2017 www4.fsan*t.*om.b*/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. *. L. Ba*reira, K. B. *. S. Martins
</line>
<line>
206
</line>
</par><par>
<line>
valio*o instrument* pa*a ob**nçã* d*s*a ***a quando inte**a à con*c*ência partes d* um todo
</line>
<line>
*ue se *nem para ob*e*çã* *e*sa satisf*ção de for*a *a*dáve*, faze*do *om que * pessoa *e
</line>
<line>
sin** mel*or consigo mesma e **s*ma * *esponsabil*da*e do* *eu* *tos visando à ob*enção do
</line>
<line>
que a *a*is*az, de *or*a ma*s plena e integr*da.
</line>
<line>
4 C*NSIDE*A*Õ*S F*NAIS
</line>
<line>
A arte t*m um importante papel como re*urs* que podemos ut*liza* na clínica em
</line>
</par><par>
<line>
Gestalt-terapia, se*do um i*strumen*o i*portante na forma pela *ua* organismo interage *
</line>
</par><par>
<line>
com mundo, par* que possa ter novas res*ostas p*r* as situações que ele *assa na
</line>
<line>
s ua
</line>
</par><par>
<line>
pe*m*nent* interação com * meio am**ente.
</line>
</par><par>
<line>
* ho*em, na cont*mp*rane*d*de, v*ve *m muitos ambien*e* qu* *equerem **rie**de,
</line>
</par><par>
<line>
onde ele mes*o não con*eg** se
</line>
<line>
expr*ssar, n*o conh*ce suas necessidades, nem
</line>
<line>
suas
</line>
</par><par>
<line>
sensações ou emoções. Tem se
</line>
<line>
pe*di*o mu*** a noçã* de ser criativo e te*o* *os to*n*d*
</line>
</par><par>
<line>
repeti*ore*
</line>
<line>
de
</line>
<line>
papéi* na sociedade. É aí que a art* c*m* in*trumento e*tra como
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
experiên**a da *u*adia *e pod*r criar *, assim, *ntrar em contato com a novi*a*e e, atra*és da
</line>
</par><par>
<line>
*rodução ar*íst*ca, p*der *iver a experi*nc*a da
</line>
<line>
*spontane*dade e
</line>
<line>
e*pr*ssividade, que
</line>
<line>
*ão
</line>
</par><par>
<line>
essenciais p*ra a fluidez e **a boa saúde ps*cológica.
</line>
</par><par>
<line>
As
</line>
<line>
propostas de
</line>
<line>
experimentos através de i**trumentos artísticos dura*te o p*oc*sso
</line>
</par><par>
<line>
terap*utico
</line>
<line>
tornam o i*divíduo mai* consciente d* que ele quer e necessita. O ato *riativo
</line>
</par><par>
<line>
*ossi*ilita ao indivíduo se e*perimentar, en**ar em cont*to c** o diferent* *, assim, encontrar
</line>
<line>
no*as formas de *er e a*ir.
</line>
<line>
O p*pel d* arte é, portan*o, *t*avé* das *iferentes exp*essõe* artística*, proporciona* a
</line>
</par><par>
<line>
cada i*divíduo encont*ar sua **rma
</line>
<line>
de
</line>
<line>
criar-se e recriar-se **qu*nto pes*oa, *justa*
</line>
</par><par>
<line>
criativamente suas
</line>
<line>
v*vências e, a partir delas, *nco*trar *ua form* de ser de se e
</line>
<line>
expressar,
</line>
</par><par>
<line>
fa*en*o *a *ua própria vida
</line>
<line>
uma obra de arte, poss*bili*a*do o
</line>
<line>
cres*imen*o pessoal e a sua
</line>
</par><par>
<line>
auto*regula*ão saudável.
</line>
</par><par>
<line>
Esse trab*l*o a**liou mui*o a minha comp*eensão da
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import**cia de utilizar os
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**r*ados recursos artísticos na clínica p*icoterapê*tica, bem como c*ntribuiu para m*u
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d*senvolvim*nto prof*ssion*l enquan*o **tur* psicóloga. O torna*-se t*rapeuta é um pro**sso
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contínuo, e esse trabal*o fo* ** suma i*p*rtância
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para esse p*ocess*, pois m* fez perceber
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várias
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<line>
possibilidades de atuação que facilitam atingir **
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<line>
objetivos que a ab*r*agem
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da
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Ges*alt-terapia pro*õe.
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<line>
A*sim, **red*to que o espaço *erap*utico deve ser t*mbém o *spaço da arte. O
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processo **rapê*tico n*o se dá som*nte a*ravés d* fala e da escuta, pois a ut**izaçã* da arte no
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<line>
setting te*apêuti*o é um* forma d* convidar o cliente a entrar em con*ato com seu potencial
</line>
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<line>
c*iat*vo qu* desperta s*a espo*taneidade,
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<line>
promovend* essa vivência ar**sti**, *a qual
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terapeuta e cliente buscam for*as novas e cria*ivas de ser * faze*.
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