<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 14, n. 3, art. 9, *. 160-174, mai./jun. 2017
</line>
<line>
IS*N *m**esso: 1806-6356 ISS* E*et*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
*ttp://dx.doi.*rg/10.1*819/2017.14.3.9
</line>
</par><par>
<line>
O Papel da Violência Simbóli*a na Soc*edade por Pierre Bourdieu
</line>
<line>
The Ro*e *f Symboli* Vi*lence ** Society by Pie**e Bourdieu
</line>
</par><par>
<line>
L*ra Ferreira *a Sil*a
</line>
<line>
*estra em L*tras pela Uni**rsid*de Federa* do P*auí
</line>
<line>
E-m*i*: lara.fe*si01@gmail.com
</line>
<line>
Luizi* de *liveira
</line>
<line>
Doutor ** *ilosofia *ela Universida*e de São Pa*lo
</line>
<line>
Professo* da Universidade *ed*ral do Piauí
</line>
<line>
E-ma*l: luiziro*iv*ira@gmai*.*om
</line>
</par><par>
<line>
Ende*eç*: Lara Ferrei*a ** Silva
</line>
<line>
Ed*tor Científico: T*n*y Kerley d* Alencar Rod*igues
</line>
</par><par>
<line>
Universida*e Fe*eral do Piauí - *amp*s U*iver*itário
</line>
</par><par>
<line>
Mi*is*r* Petrônio *ort*lla, s/n - Ininga, T*resina - PI,
</line>
<line>
Artigo recebido em 12/*3/2017. Última
</line>
<line>
ve*s*o
</line>
</par><par>
<line>
*4*49-*50.
</line>
<line>
re*ebi** em 02/04/2017. Apro*a*o em 0*/04/2017.
</line>
</par><par>
<line>
End*reço: Lui**r *e Oliveira
</line>
<line>
Avaliado pel* siste*a *riple Rev**w: *esk *eview a)
</line>
</par><par>
<line>
U*iversidad* *ederal d* Piauí - C*mpus Univ*rsit*rio
</line>
<line>
pelo E*itor-Che*e; e b) Do*ble Blind **view
</line>
</par><par>
<line>
Mini*tro Petrônio P*rte*l*, s/n - Ininga, Teresina - P*,
</line>
<line>
(a*aliaçã* cega po* *ois av*liadores da área).
</line>
</par><par>
</page><line>
6404*-550.
</line>
<line>
Re**são: Gramatical, Normativ* e de Form*tação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Papel da Violênci* Simbó*i*a na Socie*ade por Pi*rre *o*rdi*u
</line>
<line>
161
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
O *ropósito do presente *rtigo tem *omo *o*o abri* uma
</line>
<line>
discussão sobre * conceito
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
vi**ência s*mbóli*a, traz*d* por P*erre Bourdieu. Par* o so*iólogo francês, *iolência
</line>
</par><par>
<line>
simból*c* * um* violênci* "invisível", a*ota*a por meios g*nuinament* simbólicos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
comunicação e *on*ec*mento, que se constitui em um v*nculo *e su*jugação-submissão e que
</line>
</par><par>
<line>
re*ulta de
</line>
<line>
uma *omi*ação, da qu*l o dominado é cúmplice, dado o e*tado natu**l em que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
realidade se apresen*a. **te*ciona-se, **mil*rm*n**, oferecer *m pano*ama
</line>
<line>
de se* trabalho
</line>
</par><par>
<line>
re*o*rendo à* suas publicações, com o in*u*t* de absorver *om grande valia *u** i*e**s e os
</line>
</par><par>
<line>
debates *ue
</line>
<line>
essas oferecem. *ug*rind* uma nova *eitura
</line>
<line>
do* convív*os sociais, Bourdieu
</line>
</par><par>
<line>
implementou uma c**duta de avaliaç*o que desencadeou divers*s *ontos de *ista,
</line>
</par><par>
<line>
acar*e*a*do também uma obra propícia, se*do signi*i*ativamente emprega*a
</line>
<line>
nos ma*s
</line>
</par><par>
<line>
*ariados setores sociais.
</line>
</par><par>
<line>
*ala*ras-Chave: V*ol*ncia Simbó*ica. Bourdi*u. Domin*ç*o.
</line>
</par><par>
<line>
A**TRA*T
</line>
</par><par>
<line>
*h* *urpose *f th*s **tic*e is *o *iscu*s the *oncept of s*m**lic vio*ence p*oposed ** P*erre
</line>
<line>
Bourd*eu. For the sociologist, sy*bolic violence is an "invisible" vio*ence exercised by
</line>
</par><par>
<line>
genuinel* symbolic means of communication *nd kno*ledge, which is establ*shed in
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
s*bju*ation-*u*miss*on relationship and re**lti*g from a dom*nation, which *he dominated is
</line>
<line>
an accomplice, given th* *atural state in wh*ch reality presents *tself. *e similarly inten*s to
</line>
</par><par>
<line>
offer a panorama of
</line>
<line>
his wor* by reso*tin* his publications, in or*er to to
</line>
<line>
*bsorb with *reat
</line>
</par><par>
<line>
advan*age h*s ide*s and t*e debates they offer. Su*gesting a
</line>
<line>
new readi*g o* the social
</line>
</par><par>
<line>
me*tings, Bourdieu impl*mented an ev*luation behav*or that trigge*ed several points o* *iew,
</line>
<line>
also lead*ng to a propit*ous work, being signif*c*ntly u*e* in the most varied soc*al sector*.
</line>
<line>
Key words: Symboli* Vio*e**e. Bourdieu. Domi*ation.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Ter*sina PI, *. 14, n. 3, art. 9, p. 160-174, mai./j*n. 2*1*
</line>
<line>
www*.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. F. Sil*a, L. *live*ra
</line>
<line>
162
</line>
</par><par>
<line>
1 INTR*DU*ÃO
</line>
<line>
"Se * princíp*o a*adêmico de sua "v**ação" lit**ária, das suas "e*c*lhas"
</line>
<line>
emoci*nai*, e m**mo da relação del*s *om sua própria condição f*minina, tais *omo
</line>
</par><par>
<line>
apresent*das a nós *or
</line>
<line>
Toril Mo*, te*e po*cas ch*nces de apare*er em S*mone
</line>
</par><par>
<line>
Beauvoir, é por*ue el* fo* pri*ada disso tu*o pela f*loso*i* de Jean-Paul *a*tr*, p*ra
</line>
<line>
qu*m ela dele*ou, por ass*m dizer, *ua capaci*ade de produzir filoso*ia própria. [...].
</line>
</par><par>
<line>
*is que nã* há melhor exemplo de vi**ência simbó*ica cons*itutiva
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
relacionamento tradici*nal (patria*cal) en**e o* sexos que o fat* dela te* **acass*do
</line>
<line>
em apl*car sua análise da* rela*õ*s entre *o*em * mul*er a s*u *róprio
</line>
<line>
relacionamento com Jean-*aul Sartre (BOU**IEU, 1995).
</line>
<line>
Conceit*ado como um d*s ma*ores s**i*logos de lí*gua franc*sa das últimas d*ca*as,
</line>
<line>
Pierre Bourdieu é um dos *ais *mporta*tes pensado*es do sécul* *0. Sua pr*dução
</line>
</par><par>
<line>
in*elect*al,
</line>
<line>
desde década de 1960, contrib*iu de f**ma bastante *ignif*c***v* n* Euro*a, *
</line>
</par><par>
<line>
espec*ficamente n* Fra*ça. **bora conte*porâneo, é tão apreciado quanto *m c*ás*ico.
</line>
<line>
Crítico feroz das prátic*s de reprodu*ão das desigualdades *o*ia*s, Bo*rdieu conc*be* um
</line>
<line>
r*s**itável refere*c*al no campo das ciênc*as humanas.
</line>
<line>
Na obra de *ie*r* Bourdi*u, a v*olência s**bó*i*a denota ma*s *o que uma forma de
</line>
</par><par>
<line>
v*olê**** *ue oper* simbolicamente. É "a vio*ência exercida sobre um agente social **m
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
sua cump**c*dade" (BO*RDIEU; WA*QU*NT, 2*0*, *67). Exe*p*os do ex**cício
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
vi*lência simbólica inc*uem relaçõ** de *ê*ero *as quais homens e m*lheres co*cord*m que
</line>
<line>
as mulh**es são mais f*acas, menos i*teligente*, men*s c*n*iá*eis, e assim por d**n*e (e para
</line>
<line>
Bourdi*u ** relaçõ*s de g*ner* são o ca*o par**i*mático da o**ração ** violência simbólic*),
</line>
<line>
ou rela*õe* de classe *m que tanto a cla*se operári* quanto a cla*s* mé*ia c*ncordam *ue as
</line>
<line>
*lasses média* *ã* *ais int*ligentes, mais cap*zes de *dmi*istrar o pa*s, mais *e*ec**oras *e
</line>
<line>
salários mais altos.
</line>
<line>
* sig*ificado e a def*n*ção *o ter** violência *imból**a é al**mente di*c*tí*e* nas
</line>
<line>
ciências sociai*. Um ponto de vista **b*e o te*mo *em d* tr*balho de Ran*al* Co*lins, q*e
</line>
</par><par>
<line>
ar***enta que "* violência *imb*lica é um mero jogo de
</line>
<line>
palavras teóricas e levá-l*
</line>
</par><par>
<line>
lite*almente mal interpreta natu*eza da violência real". *ara Collins (2008), a vio*ência a
</line>
<line>
s*mbólica é uma "quei*a r**órica" e *ã* tem ne*hum val*r real em *xp*i*a* o que *ealment*
</line>
</par><par>
<line>
aco*t*ce na *ida. Collins adot* uma perspecti*a sob** a vio**n*ia q**ndo arg*m*nta que
</line>
<line>
*s
</line>
</par><par>
<line>
pessoas não são *ne*ent*me*te vi*le*tas, em vez disso, as situações pro*uze* *o*entos de
</line>
<line>
violên*i*.
</line>
<line>
A psicana**sta Denise Maria *e Oliveira L*ma (2010) nos cond** a pensa* o m*d* de
</line>
<line>
co*o Bourd*eu *n*cia sua *esquisa. O sociólo*o franc**, em seu l**ro in*itulado Ca*p* de
</line>
</par><par>
<line>
poder, *ampo
</line>
<line>
intel*ctual,
</line>
<line>
exp*e u*a epígraf* em que se *emet* a *r*ust (Sodo*a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resi*a, v. 14, n.3, art. 9, p. 160-174, mai./jun. 20*7
</line>
<line>
www4.fsane*.co*.br/r*vis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Papel d* Violê*cia S*mbólica na Sociedade por Pierre Bo*r*ieu
</line>
<line>
163
</line>
</par><par>
<line>
Gomor*a): "As teorias e as e*colas, **mo os *icróbios e os gl*bul*s, se de**ram entre si e
</line>
<line>
com s*a lu*a asseg**am a continu*dade da vid*" (BOURDIEU, 1983, *. 8). *esta forma,
</line>
<line>
v*sua*i**-se que Bo*rdieu considera o *oder simbó*ico d* li*gua*em para const*uir **laç*es
</line>
<line>
de realidade * de pode*. O ter*o "viol*n**a simbólica" é definido pelas relações de po*er que
</line>
<line>
se f*rmam ent*e ind*víduos (e/o* i*sti*uições), qu* se situ*m e* sist**as/e*truturas de *oder
</line>
<line>
*ue ** torna* i*strument*s p*ra ajudar a assegurar que uma classe domina ou**a.
</line>
<line>
* conceito *e *ampo *ntelectual é defin*do por Pierre *ourd*e* (193*-*0*2) através
</line>
</par><par>
<line>
de seu* *st*dos sobre * *i*te*a
</line>
<line>
*scolar f*anc*s, * for*ação *as elite* intel*ctuais,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
receptivida*e artística, as *ondiçõe* de consumo es*ético e, pr*ncipalm*nte, sob** a técnica de
</line>
<line>
aut*nom*zação do ca*po literário. Em p*imeiro luga*, Bourd**u identifica o campo
</line>
<line>
intelectual dentro do qual a criaç** ocor*e. Tr*ta-s* de um sistema de agentes ou "si*temas *e
</line>
</par><par>
<line>
agentes", isto é, instituições que em *uas *el*çõe* ent*e si
</line>
<line>
pode*
</line>
<line>
ser conceituado* *omo
</line>
</par><par>
<line>
f***adores *e forças dife**nt*s que, em opos*ção ou combi*ação, estrutura* o campo em
</line>
<line>
qualq*er momento *spec*fico. Um aspect*-chave da c*nce*ção de Bourd*eu de um cam*o de
</line>
<line>
produção cu*tural sã* os f*tos materiais de pod*r e capi*al. * *ap*tal aqu* se *efere à varie*ade
</line>
<line>
*e recursos, tangíve** e intangíveis, atrav*s d*s quais um escritor ou ar*ista p*de aprof*nd*r
</line>
</par><par>
<line>
suas aspiraç*es *rtísticas e alcançar "sucesso"
</line>
<line>
no *ampo (v*nda* d*
</line>
<line>
livr**, númer*
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
ap*esentações **atrais, etc. E o poder no *am*o cultural "heterônom*" - é *anto interno é às
</line>
</par><par>
<line>
inst**u*ç*es do camp* *ultur*l quanto exter*o, a*ravés da *nfluência *o cam*o circundante de
</line>
<line>
poder dentro do qual o campo cultural e*tá *ocal*zado.
</line>
<line>
A *e*igual di*tr*buição de recurso* e poder** é o que gera a dife*e*ça ent*e os grupos
</line>
<line>
so*iais, pelo q*al pod*mos divi*ir em: capital econ*mic* (r*nd*, salários, im*v*is), o capi*al
</line>
</par><par>
<line>
cultural (saberes e
</line>
<line>
*onhecimentos reconhec*do* por *ip*omas títul*s), o capita* soci*l e
</line>
</par><par>
<line>
(relações sociais q*e po*em ser revertidas e* ca*ital, rela*õe* que podem ser capitalizad*s) e
</line>
<line>
o ca*ital simbólico (o que comumente cha*amos prestígi* e/*u h*nra).
</line>
</par><par>
<line>
É possível af*rm*r que Bour*ie* defende a idei* de qu* * a**or e sua obra
</line>
<line>
são
</line>
</par><par>
<line>
determinad*s pela concepçã* sistêmica do social. Ou seja, a es*ru*ura soci*l é tida como um
</line>
</par><par>
<line>
sistema
</line>
<line>
categori*ado, hie*arq*izado d*
</line>
<line>
*ode* e privil*g*o, deter*in*do t*nto pelas
</line>
<line>
r*lações
</line>
</par><par>
<line>
*a*er*ais */ou econômicas (sa*ário, renda) como *elas relações simbólicas (*t*tus) */ou
</line>
</par><par>
<line>
cult*rai* (esco*arizaçã*) entre os *n*ivíduos. De forma geral, Bourdieu *et*m
</line>
<line>
*ma p*oposta
</line>
</par><par>
</page><line>
que pode *er descrita c*mo *m* te*tat*va p**ma*ente de su*era*, no plano teórico e p*ático,
</line>
<line>
as oposições que t** caracter*zado a teoria s*cio***ica ao lo*go *o tempo para, a parti* deste
</line>
<line>
e*forço, form*lar *ma a*or*agem re*lexi*a sobre vida socia*.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. *4, n. 3, art. *, p. 160-1*4, mai./jun. 2017 www4.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. F. Silva, L. Ol*veira
</line>
<line>
164
</line>
</par><par>
<line>
*ste artigo não pre*ende realiza* uma *nve*tig*ção do comp**xo arsenal teó*ico da
</line>
<line>
sociologia de Bou*dieu. O obje**vo, m*is modes*o, é investi*ar * noção d* violên*ia simbólica
</line>
<line>
retrat*da por Bourdieu * ident*f**ar *oss*bili**des para pesquis*s fu**ras que possam
</line>
<line>
responder ou superar a* críticas quanto ao *xcessivo de*erminismo *o projeto bou*d*eusiano
</line>
<line>
e* gera*.
</line>
<line>
* REFER*N*IAL TE*RICO
</line>
<line>
2.1 Violência simbó*i*a * * **mpo d* lutas
</line>
<line>
Segundo a pro*essora *ec*lia Sardenberg, mem*ro do *ú*leo de Estudos
</line>
<line>
Interdisc*pl*nares so*re * *ulh*r - NEIM/UFBA, "o mundo simbó*ico a*a*ece como um
</line>
</par><par>
<line>
grande que*ra-cab*ça a s*r
</line>
<line>
decifrado" (*A*DE**ERG, 2*11, p. *) e é nesse mundo
</line>
</par><par>
<line>
simbólico que a violênc*a sim*ólica se loca*iza e s* manifesta, atr**és *e toda uma prod*ção
</line>
<line>
simbólica, v*a linguagem, arte, religião e *utro* *istemas simbólicos, que refo*ç*m re*ações
</line>
<line>
*ssimétricas e hegemôni*as, desqua*ificações, preconc**tos e violê*cias de todo tipo. De
</line>
</par><par>
<line>
acordo com Sarden*erg, a
</line>
<line>
violência simbólica *e "infiltra por toda a nos*a cultura,
</line>
</par><par>
<line>
legitimando *s outr*s tipos de vio*ê*c**" (*ARD*NBE*G, 2011, p. 1).
</line>
<line>
*o iniciar a abordagem, Bourdieu explica que os sis*em*s simbólicos são respo*sá*eis
</line>
</par><par>
<line>
por
</line>
<line>
produções simbólica*, *ue func****m *omo
</line>
<line>
in*t*ume*tos de domina**o. Com base *m
</line>
</par><par>
<line>
Marx, B*urdieu *lu*ida que tais pr*duções se relacionam co* os int*re*ses da classe
</line>
<line>
dom*nante e p*i*ilegi*da: Construindo * legitimando esta leitura distorcid* e con*vent* com o
</line>
</par><par>
<line>
i*sti*uído, encont*amos o ex*rc*cio do poder simbóli*o. Este é descrito sinteti*ame**e
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
seguint* for*a:
</line>
</par><par>
<line>
O po*er *i*b*lic* c*mo poder de co*struir o dado **la enu*cia**o, de fazer ve* e
</line>
<line>
fazer cr*r, de confirmar o* de tran*forma* a visão do mundo e, desse modo, * a**o
</line>
</par><par>
<line>
sobre o m*ndo, po*tanto o m*ndo, p*d*r quase mágico que permite ob*er
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
**uivalente daquilo q*e é obtido pela força (*í*ica ou ec*nômica) *raças *o **ei*o
</line>
<line>
especí*ico de m*bilização, só *e exe*** se for r*conhecido, quer diz*r, ignora*o
</line>
</par><par>
<line>
como arbitrár*o. Isto *i**ifica
</line>
<line>
que o poder *imból*c* não reside
</line>
<line>
nos «s*stemas
</line>
</par><par>
<line>
*imbólico*» em forma de uma «ill*cutionary force», mas que se d*fine numa relação
</line>
</par><par>
<line>
determin*da - e por meio des*a -
</line>
<line>
entre *s que ex*rce* o poder e os que *he es*ã*
</line>
</par><par>
<line>
sujeito*, quer dizer, isto é, na pr*p*ia estr*tura *o c*mpo em que se prod*z e se
</line>
<line>
reproduz a cre*ça. O qu* faz o pod*r d*s palavras e das palavr*s de orde*, pode* d*
</line>
<line>
manter a *rdem o* de a *ubverter, é a crença na l*g*ti*idade das *alav*as e da*uele
</line>
</par><par>
<line>
que as pronuncia, cre*ça
</line>
<line>
*uja produçã*
</line>
<line>
n*o é da *ompetê*ci* das *alavras
</line>
</par><par>
<line>
(BOURDIEU, 2*07b, p. 14-15)
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina, v. 14, n.3, a*t. 9, p. 160-174, mai./ju*. 2017
</line>
<line>
www4.fsan*t.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O P*pel da Violê*cia *imbólica n* Soci**ade por Pierre Bourdieu
</line>
<line>
1*5
</line>
</par><par>
<line>
O sociólo*o fran**s des*aca que com hom*m e mulher não é *iferente. Essa oposição
</line>
</par><par>
<line>
entre doi* sexos só pode se* entendida
</line>
<line>
no contexto de todas as oposições d* *ens**ento
</line>
</par><par>
<line>
ocidental. Ao se as*oc**r o fe*inino com a sensibilidade, a fraqueza ou a emotividade (em
</line>
</par><par>
<line>
contraposi*ão * r*cio*alidade e à for*a), *stamos op*ran*o uma dimensão
</line>
<line>
de poder que, na
</line>
</par><par>
<line>
prát*ca, leva à redução das possibil*dades *e *ç*o, protagon*sm* e autonomia das mul*eres.
</line>
<line>
Como de**rrência *e*se exercíc*o do p**er simbólico, temos a *i*lência simbólica, a
</line>
</par><par>
<line>
qual s* est*belece "[...] por meio de um ato de
</line>
<line>
*ogni*ão e de m*u recon*ecimento que fica
</line>
</par><par>
<line>
além - ou
</line>
<line>
aquém - do controle da consciência e da vontad*, nas trevas dos esqu*mas de
</line>
</par><par>
<line>
h*bi*us que *ã* *o m*smo *empo generados e generantes" (BOUR*IEU, 1*98, p. 22-23). A
</line>
<line>
v*olê*ci* s*mbólica representa uma form* de v*o*ên*ia in**sí*el que se impõ* numa **lação
</line>
<line>
d* tipo sub*ug*ção-su*missão, cujo reconheci*e**o e cumplicidade *aze* dela uma vi*lência
</line>
</par><par>
<line>
silenciosa que se *an*fe*ta sutilmente
</line>
<line>
nas rela*ões socia*s e resulta *e
</line>
<line>
uma dominação cuja
</line>
</par><par>
<line>
inscrição * prod*zida n*m es*ado voltado p**a um conj*nto *e ideias e juíz*s tidos
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
<line>
nat*rais. Por depe*der da c*mplicid**e de quem a *ofre, sugere-se que o d*mina*o c*n*pira *
</line>
<line>
co*fere uma traição a *i mesmo. **ando *econhe**do, estamos dian*e d*ste *od*r sim*óli*o,
</line>
<line>
de*omina Bou*die* (BOURDIEU, 1989, *.7). "O p*der simbólico *, co* efeito, esse pod*r
</line>
<line>
invisív*l o qual só pod* s*r exercido com * cumplicidade daqu*les qu* não querem sabe* que
</line>
<line>
lhe estão sujeit** ou mesm* que o **ercem" (BOUR*IEU, 1*89, p. *).
</line>
<line>
Ele de*ineia a vio*ênc*a si*bólica como uma "viol*n*ia s*ave, **sens*ve*, inv*sível às
</line>
</par><par>
<line>
su*s
</line>
<line>
pr*prias **timas, *ue se exerce *ssenc*alme*t* *elas vias purame*** simb*licas da
</line>
</par><par>
<line>
c**unicação e
</line>
<line>
*o conhecimento, ou, m*is
</line>
<line>
pre*is*m*nte, do d*s**nhecimen*o, do
</line>
</par><par>
<line>
recon*ecimento o*,
</line>
<line>
em última instância, do senti*ento" (B*URDIEU, 20**, p. 7-8). Pa*a
</line>
</par><par>
<line>
B*urdieu, "[...] em termos de *omin*ção s*mbólica, a res*st*ncia é muito mais d*fícil, pois é
</line>
<line>
algo q** se absorve como o ar, *lgo pelo *ual o s*jeito não *e sente pressio*ado; está em toda
</line>
<line>
**rte e em lugar n*nhum, * é **ito *i*í**l es*apa* **la" (BOURDIEU; EAGL*TON, 2007, p.
</line>
<line>
270).
</line>
</par><par>
<line>
Ao abordar * *iolência simbó*ica, o pensado* francês a *enomin* como forma
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
coação que se apoia no rec*nhecimento d* *ma imposição determin*da, seja esta econômica,
</line>
</par><par>
<line>
so*ial ** simból*ca. A violência simbó*ica se funda na fabricaç*o contínua
</line>
<line>
de cr*nça*
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
proc*sso de socializ*ç**, que induzem * indivíduo a se posici*nar no espaço social seguindo
</line>
</par><par>
<line>
critérios e
</line>
<line>
padrõe* d* discurso domin*nte. Devido a e**e *on*ecim**to do discurso
</line>
</par><par>
<line>
domina*te, * violência simbólica é man*fest*ção desse co*hecime*t* através
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
reconhecimento da *eg*timidade des*e
</line>
<line>
d*s*urso
</line>
<line>
domi*ante. Para Bou**ieu, es**
</line>
<line>
o*ressão
</line>
</par><par>
</page><line>
espec*fica é meio de exercício d* p*der *imból**o. O dominado não se opõe ao seu o
</line>
<line>
R*v. FS*, Teres*na PI, *. 14, n. 3, a**. 9, *. 160-174, mai./jun. 2017 www4.fsanet.com.br/r*v*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. F. Sil*a, L. Oli*e*ra
</line>
<line>
166
</line>
</par><par>
<line>
op*e*sor, já que *ão se perceb* como
</line>
<line>
víti*a deste pr*cesso: ao
</line>
<line>
contrário,
</line>
<line>
o o*rim***
</line>
</par><par>
<line>
*onsider* a situação na*ura* e i*evitável.
</line>
</par><par>
<line>
A violência *imból**a pode ser tomada
</line>
<line>
por diferen*es instituições da socie**de:
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
Est*do, a míd**, a
</line>
<line>
*s*ola,
</line>
<line>
etc. O Esta*o mostra *ste ti*o *e o*r*ssão de f**ma bastante
</line>
</par><par>
<line>
abr*ng*nte ao pr*por leis que naturalizam a di*par*dade e*u*ac*onal entre branc*s * negros,
</line>
<line>
com* a Lei de Cotas **ra Negr*s nas Uni***sidades Públ*c**. Um o**ro e*emplo a ser citad*
</line>
<line>
é a *ídia, ao impo* a indústria cu*tural como cultura, unifor**zando a *u*tur* po*ular por um
</line>
</par><par>
<line>
lado e
</line>
<line>
delimitand* cada
</line>
<line>
vez mais o acesso a uma
</line>
<line>
cultu*a, *or assim d*zer, "elitiz*da".
</line>
</par><par>
<line>
Bourdieu ai*da
</line>
<line>
afirma qu* *las seguem "Faze*do hierarquias s*ci*is pa*ecerem estar
</line>
</par><par>
<line>
baseadas
</line>
<line>
em hier*r*uia de "dons", mérito ou habilidade, o sist*ma edu*acional preen*h*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
função de legi*im*ção da **d*m social." (B*URDIEU, 2*07a. p.96)
</line>
<line>
Tan*o as man**est*ç*es espontâne*s do *ap*tal cultural quant* *s contribuições
</line>
</par><par>
<line>
e*pecíficas da
</line>
<line>
esc*la tenderiam * se torn*r c*da vez mais a*uant*s medida que o alu*o à
</line>
</par><par>
<line>
*vança
</line>
<line>
nas séries. Especialme*te em re*ação à cultura erudita não transmitida pela e*co*a,
</line>
</par><par>
<line>
B*urdieu afirma que a "a instituição escolar d* um valor ca*a vez ma** elevado à cultura livre
</line>
<line>
à m*di*a que os níveis *a*s alt*s d* escolari*ade são *tingidos. " (BOU*D*EU, 2007a. p.**).
</line>
</par><par>
<line>
Nest* universo
</line>
<line>
s*cial tão li*a*o à hie*arq*ia de valores, o so*iólogo fra*cês reporta
</line>
</par><par>
<line>
*ue "o *undo social pode ser concebido como um es*aço *ultidimensional construído
</line>
<line>
empiricament* pela iden*i*icação d*s *rincipa*s fatores de d*ferenciaç** que são r*s*onsá*eis
</line>
<line>
por difer*nças observa*as num da*o universo social ou, em outr*s palavras, pela de*cob*rt*
</line>
<line>
dos poderes ou forma* de capi*al *ue *od*m vir a atuar, como ases num jog* d* ca*tas nest*
</line>
</par><par>
<line>
universo específico
</line>
<line>
q*e é a *uta (*u
</line>
<line>
*ompetição) pe*a a*ropriaç*o de ben* *scassos, *e*se
</line>
</par><par>
<line>
contexto *s poderes
</line>
<line>
sociais fun**mentais são: *m primeiro
</line>
<line>
lug*r o cap*tal *conômico, em
</line>
</par><par>
<line>
suas diversas *o*mas; em *egu*do lugar o capi*al c*ltural, ou mel*or, o ca**tal *n***maci*nal
</line>
</par><par>
<line>
*a*bém e* suas diversas for*as; em t*rceiro lugar, duas formas
</line>
<line>
de capital que
</line>
<line>
estã*
</line>
</par><par>
<line>
alta*en*e correlaciona*as: o cap*tal soc*al, q*e
</line>
<line>
c*nsiste de recursos
</line>
<line>
b*seado* em contatos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
participação em grupos e o *apital simbólico, que é a forma q*e os d**erentes tipos de capital
</line>
<line>
toma u*a vez percebidos e reconhecidos como legítimos." (BOU*DIEU, P. 1983. p.4).
</line>
</par><par>
<line>
A* consi*era* a edu**çã* com* *m setor d* alta rele*ância, podemos destacar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
violência simbólica de forma be* determinada **i pre*ente. Sabe-se qu* através do ensino o
</line>
<line>
indivíduo é ca*az de d**cernir qua*do es*á send* *ítim* disto e tornar-se um *tor social qu*
</line>
<line>
vá contra a sua legitimação. Se ***mpanharmos * *ealidade nos últimos anos, * p*rcept*vel
</line>
<line>
que a* fi*uras materna e paterna v*m se distanciando cada vez mais de *ua função *e edu**r
</line>
<line>
seus filhos, de *odo a reduzir significativamen*e a idade qu* partem para o ensin* escolar. A
</line>
<line>
Rev. FS*, Te**sina, v. 14, n.3, art. *, p. 160-174, mai./jun. 2017 w*w4.fsa*et.co*.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Papel da Violência *i*bólica na Sociedade p*r Pierre Bourdieu
</line>
<line>
167
</line>
</par><par>
<line>
escola c*nf*gura-se como *rincip*l agente educaciona* da **ciedade p*s-m*derna. Send* o
</line>
<line>
assi*, as bases sobre as quais a vi*l*nc*a simb*li*a se manifes*a são a impossibil**ade *e *
</line>
<line>
sujeito di*tin*uir entre aq*ilo que lhe é próprio e * que * alheio (falsa *rojeç*o), * sua
</line>
<line>
identificação di*eta *om o todo social tal como é, de ma*eira *cr*tica (fal*a identific*ção), e a
</line>
<line>
sua cond*çã* de s*mples padr*o d*s *endê*cias do universal (pseudo-ind*vi*ual*dade).
</line>
</par><par>
<line>
*a*a
</line>
<line>
agent*, quer saiba o* não, quer q*eira ou n*o, * produtor e **produtor de
</line>
</par><par>
<line>
se*tido objetivo porq*e suas açõe* e su** obras são produto de um mo*us opera**i
</line>
<line>
do qual e*e *ão * o produ*o* e do *ual ele não poss*i o domínio consciente; as ações
</line>
</par><par>
<line>
encerr*m, po*s, uma "intenção objetiv*", **mo d*ria a *scolástica,
</line>
<line>
que *l*ra*assa
</line>
</par><par>
<line>
sempre as intenções conscientes. (BOURDI*U, *983, p. 15).
</line>
</par><par>
<line>
Em síntese, para Bour*ieu o sistem* esco*ar, e* vez de oferecer acesso de*ocrát*co
</line>
</par><par>
<line>
de *m a
</line>
<line>
compe*ência *ultural es*ecí**ca pa*a todos, *e*de * r*força* as di*tinç*es de capital
</line>
</par><par>
<line>
cultural ** seu pú*l*co. Agindo des*a forma, o *istema esco*ar limitar*a o acesso e o pleno
</line>
<line>
aprovei*amento *os i*divíduo* perte*ce*tes às fam*lias menos esco*arizadas, pois cobrar*a
</line>
<line>
del*s o que e*es não têm, ou sej*, um conhecimento cultura* anteri**, aque*e ne*essário para
</line>
<line>
se r**lizar a contento o processo de t*ansmi*s*o de uma cultura culta.
</line>
<line>
Bo**dieu afirma q*e o campo, por sua vez, distingue-se como um "loc*s" social de
</line>
</par><par>
<line>
**tas, disputas e
</line>
<line>
*on**rrência entre os *ominantes - det*n*or*s
</line>
<line>
d* *od*r de d*ter*ina*o
</line>
</par><par>
<line>
campo - *rent* *os domina*o*, qu* tentam se esta*el*cer *essa estrutu*a a partir da utilização
</line>
<line>
d* estratégia* que lh*s permitam t*r *cesso a*s objetos de inter*s*e e às posições disti*t*s e
</line>
<line>
legí*imas do ca*po em ques*ão. Ve**mos *as *ala*r** do próprio autor:
</line>
<line>
U* campo é um espaço s*cial estrutu*ado, um c*mpo de forç** - há dominantes e
</line>
<line>
dominados, *á rel*ções *onsta*tes, p*rmanentes de desig*a*dade, que se ex**cem no
</line>
</par><par>
<line>
inte*io* desse espaço - *ue é *a*bém
</line>
<line>
** campo *e lutas para transformar ou
</line>
</par><par>
<line>
cons*rvar esse
</line>
<line>
cam*o de fo*ç*s. *ada um, no interi*r de**e u*iverso, empenha em
</line>
</par><par>
<line>
sua concorrên*ia com os outros a *orça (relativa) q** detém * que define s*a p*sição
</line>
<line>
no campo *, em co*sequên*ia, suas estratég*as (*OURDIEU, 1997, p.*7).
</line>
</par><par>
</page><line>
3 RE**LTA*OS E DISC*SSÕES
</line>
<line>
3.1 A *omin**ão s*mbólica e o habi*us
</line>
<line>
Bourdieu, em * *ominação M*sculina, cita também como uma d*s prin*ip*is
</line>
<line>
es*ratégias d* vio*ência simbó*ica o calar d*s mulheres. Na seçã* intitul*da "A ma*cu**nidade
</line>
<line>
como nobr*za", **e fal*va da virtual n**ação da exist*ncia feminina pela qu*l " o mai* bem-
</line>
<line>
Rev. F*A, Teresina P*, v. 14, n. 3, art. *, p. 160-174, m*i./jun. 2017 ww*4.fsa*et.*om.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. F. Si**a, L. O*i*ei*a
</line>
<line>
168
</line>
</par><par>
<line>
inte*cio*ado dos homen* (tendo em vista que a violência simbólica *unca *pera no nível das
</line>
</par><par>
<line>
intenções co*sci***es) pratica at*s discriminatórios que
</line>
<line>
certamente levam as mulheres
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
excl*são, sem nem s*
</line>
<line>
colo*ar o p*o*le*a de posições d* autoridad*
</line>
<line>
ou hie**rquiz*ção,
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
*eja, e* sua obra, ele faz uma denúnc*a no q*e diz res**ito a este silenciame*to po* parte das
</line>
</par><par>
<line>
m*lh*res. Ele faz uma conexã* a tal atitude *as m*lher*s para dominação m*s*ulina, a
</line>
</par><par>
<line>
"forma particu*ar e p*rticularme*te acabada da
</line>
<line>
**olência simbólica", acentu**do q*e outros
</line>
</par><par>
<line>
ex*mpl*s
</line>
<line>
podem s*r encontra*os
</line>
<line>
na dominaçã* d* uma etn*a s*bre outra ou da* cla*se*
</line>
</par><par>
<line>
d*mi*antes sobr* as classe* do*ina*as atr*vé* d* cultura.
</line>
<line>
Além disso, a herança de socie*ad** men*s *iferenciadas, na* quais as m*lheres *ram
</line>
<line>
tratadas como meios de troca, permitindo *os homens acumular *apital social e si*bólico e,
</line>
</par><par>
<line>
no* d*as a*u*is, a reprodução ** cap*ta* sim*ólico do grup*
</line>
<line>
dom*stico e**ressa p** s*a
</line>
</par><par>
<line>
aparência - maquiagens,
</line>
<line>
trajes, porte - se constitui, se* *úvida,
</line>
<line>
como *ons i*dicati*os das
</line>
</par><par>
<line>
leis de r*produção *as *ela**es tradi*ionais e**re os sexos nas sociedades em *ue vivemos
</line>
<line>
(BOURDI*U, 2007a).
</line>
</par><par>
<line>
Para Boudieu, * dom*n*ção masc*lina não necessita de justifi**ç*o,
</line>
<line>
esta*do a
</line>
<line>
v**ão
</line>
</par><par>
<line>
domina*te ex*ressa de forma b***an*e conci*a e* discu*sos, poemas, etc. * atra**s dos
</line>
<line>
cor*os socializad*s e d** prá*i*as r*tuais que o passado se perpetua no *ong* te*po. *ara est*
</line>
</par><par>
<line>
*u**r,
</line>
<line>
* dominação mascu*ina comporta uma *i***s*o *imbóli*a,
</line>
<line>
pois o *ominador (o
</line>
</par><par>
<line>
homem) co*segue obter d* do*inado (a mulher) uma forma de
</line>
<line>
adesã* que não se baseia
</line>
</par><par>
<line>
num* decisão consci*n*e, m*s sim numa sub*rdinação imediat* e pré-reflex*va dos *orpos
</line>
</par><par>
<line>
soc**lizados (a nega*ã* cons*ien*e da subord**a*ão implicav* a recusa da *osi*ã*
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
*ominado e **go, a rev*lta); em ou*ra* palavras, a do*inação s*mbó*ica
</line>
<line>
*ão é
</line>
<line>
ques*ão
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
combinar violência * consentim*nto. Ela opera *m u*a instâ*cia mais profu*da por *eio da
</line>
<line>
*in*on*a da es*rutura s**ial segu*ndo um esque*a de percepção e aprecia*ão (*abitus).
</line>
<line>
B*urdie* aplic* o co*ceito de h*bit*s no proces*o de *ubor*i*açã* d* *ên*ro fe*i**no.
</line>
<line>
T*ata-se de u** in*eração dialética en*r* os grupo* *ocioc*ltura** dominantes que é man*ida e
</line>
</par><par>
<line>
revis*a a partir d* negociações e a*eit**ão
</line>
<line>
dos grupos subalternos. Ele afirm* qu* "*o se
</line>
</par><par>
<line>
entender "si*bólic*" como o op*sto
</line>
<line>
de real, d* efetivo, suposição é de qu* * v*olência a
</line>
</par><par>
<line>
*imbólica ser*a uma violênci* meram*nte "espiritual" e, ind*scutiv*l*ent*, sem efeitos reais
</line>
<line>
(BOURD*EU, 2*03, p. 4*)". Ainda de *cord* com * auto*:
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, *. 14, n.3, art. 9, p. 160-*74, ma*./jun. 2017
</line>
<line>
www4.*s*net.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* Pa*el da Violência *imból**a ** Sociedade por Pier*e Bourdieu
</line>
<line>
169
</line>
</par><par>
<line>
O ha*itus, *ue é o *rincípio gerador de re*post*s mais ou menos adaptad*s às
</line>
<line>
exigências d* u* campo, é pro*uto *e toda * his*ória ind*vidual, be* como através
</line>
<line>
das e*periências formadoras *a pri*eira infância, de *oda história coleti*a da
</line>
<line>
família * d* classe; *m par*icular, d*s expe*iências em qu* se expr*me o decl*nio da
</line>
<line>
trajetória *e tod* uma li*hagem e que podem *omar a forma vi**vel e brutal de uma
</line>
<line>
*alência ou, ao contrári*, mani*est*r-se apenas como regressões insensíveis
</line>
<line>
(BOURDIEU, 2004, p.131)
</line>
<line>
Para o *ociólo*o brasil*i*o Sergio Miceli (2007), o "ha*it*s" compl*ta o mov*mento
</line>
<line>
*e *nterio**zação de estr*turas ext*r*ores, ao p*sso que as prát*cas dos agentes exteri**iz*m o*
</line>
</par><par>
<line>
sistemas de di**osições
</line>
<line>
incor*oradas. * "hab*tus" ass*m "[...] um corpo socializado, é
</line>
<line>
u*
</line>
</par><par>
<line>
cor*o est*u*urad*, u* co*po que incorpor*u às estruturas imanente* *e u* mundo ou d* um
</line>
</par><par>
<line>
set*r pa*ticular desse *undo, d* um camp*, e
</line>
<line>
qu* estr*tura tanto a *er*epção
</line>
<line>
des*e m*ndo
</line>
</par><par>
<line>
como * ação nes*e mund*" (BOU*DIEU, 1996, p.1*4). Di*o em o*t*os termos, a constituição
</line>
<line>
de cam*os relativamente aut*nom*s se dá pela inc*dência dos "habitus" nesses *sp*ços, já
</line>
</par><par>
<line>
que como nos ens*na Bourdieu (2007b, p.*02-3), campo estrutu*a * "habitus" em tã* o
</line>
<line>
p*esente medid* qu* o "habitus" con*t*tu* o ca*p*.
</line>
<line>
*.2 E*tudo do *osto
</line>
</par><par>
<line>
*as décadas de 60 e 70, do século p*ss*do, Bourdi*u a*raça
</line>
<line>
uma sucessão
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
**s**isas *e *aráter
</line>
<line>
*ua*itati*o e qu*ntitativo so**e a *id* *ul*ural, ou seja, u*a sér*e d*
</line>
</par><par>
<line>
pesqu*sas sobre consumo de *ultura en*re os europeus *, sobretudo, entre o* frances*s. o
</line>
</par><par>
<line>
D*sta* experiências de investigação, Bourdi*u publica,
</line>
<line>
em 1976, uma grande pesq*isa
</line>
</par><par>
<line>
i*t*tulada Anat*mia do G*sto. Ma*s tar*e, esta mesm* *esquisa passa a ser ob*eto
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
publica*ão de sua *bra prima, publicad* em 1979, o livro intitulado, La *istinct*o* - c*itique
</line>
</par><par>
<line>
soc*ale *u jug*ment. A disti*ção - críti*a *ocial do julgamen*o - estruturad*
</line>
<line>
em trê* partes,
</line>
</par><par>
<line>
além de i*trodu*ão, *o*cl*são * *o**-scriptum, publi*ada originalme*te em 19*9 pela ed*t**a
</line>
</par><par>
<line>
Minuit, e só em 2007 tradu*ida para o português, ate*de
</line>
<line>
às e*pe*tativas dos leitores
</line>
</par><par>
<line>
brasileiros não familiarizados co* o *dioma ori*ina*, apr*senta*d* ri*as cont*ibuições aos
</line>
</par><par>
<line>
mais varia*os
</line>
<line>
c*mpos **s ciências *uman*s. Ne*tas *uas obras, Bour*ieu e sua equipe de
</line>
</par><par>
<line>
p*s*uisadores tentam explicar * discutir a v*riação d* g**to ent*e os s*gmentos sociais.
</line>
<line>
Bo*rdie* *onstrói *** argumento a*rav*s de um estil* literário refinad* e prolixo, com
</line>
<line>
forte tendê*cia ao elitismo, mas *u*tificável pelas pretens*es teóricas e pr*tica* ali*erçada* no
</line>
</par><par>
<line>
"ideal" que pod*ria ser encontrado em Ques**e*
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
S*ciologia: "Ro*per c** *s
</line>
</par><par>
<line>
aut*matismo* verbai* (...) é romp*r com * filo*o*ia s*cia* inscrita
</line>
<line>
no
</line>
<line>
discurso
</line>
<line>
espontâneo"
</line>
</par><par>
</page><line>
R**. FSA, Teresina PI, v. 14, n. 3, art. *, *. 160-174, mai./jun. 2017
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. F. Silva, L. Oli*e*ra
</line>
<line>
1*0
</line>
</par><par>
<line>
(1983, p. 30). A distinção põe em ev*dência que a *ógic* intrí*se** aos gos*os e pref*rên*ias
</line>
<line>
*ulturais é *qu*la submetida à **gica interna de *ada campo tomado numa relação si*bólica.
</line>
<line>
3.3 * aporte de bourdieu par* os es*u*** literários
</line>
</par><par>
<line>
É emine*te a enor*e contri*uição que
</line>
<line>
* so*iólogo p*opor*ionou ao campo d*s
</line>
</par><par>
<line>
estudos literários, te*do em v*sta que * li*er*tura o*upou *m espa*o bastante signi*icativo no
</line>
<line>
*e*envolvimento de su* *eoria social. O estudo de John R. W Spell**, aut*r de Bourdi*u a**
</line>
<line>
Literature, o*erece u** excelente ferramenta par* o **tudo do pe*samento d* Pierre Bou*d*eu
</line>
</par><par>
<line>
e s ua
</line>
<line>
relevância para o nosso
</line>
<line>
contex*o cultural atual. Speller *omeç* por
</line>
<line>
reco***cer
</line>
<line>
q* e os
</line>
</par><par>
<line>
campos literários e cult*rais e*traram agora numa fase de "involução" *m face de pressões
</line>
<line>
com*rciais e **líticas, trazendo co*sigo novas *or*as de censura e clientelismo. Se esse ti*o
</line>
</par><par>
<line>
** liberal*smo rad*c** inv*de a socied*de, be* como a cultura e a literatura *odos os d*as,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*ná*ise po* Bourdieu, de acordo com Spell*r, ainda pod* *er *elevant* para a compree*são de
</line>
<line>
*om* o mercado *l*bal unifi*a *r*duções cul*urais transnacionais.
</line>
<line>
**m ef*ito, Bourdieu pode ofere*er * possibili**d* de e**u*ar es*as p*oduçõ*s *pesar
</line>
<line>
da sua heterogen*idade, de ac*rdo *o* Speller. E*quan*o tema de sua* reflexõe*, a literatur*
</line>
</par><par>
<line>
já *stá presente
</line>
<line>
nos trabalhos *o sociól**o a partir de me*d*s da década de 60, permea*do
</line>
</par><par>
<line>
muito* *e seus trabalho* ao longo dos anos, como confirma Joh* W. R. Spelle*. Ele fo**ece
</line>
<line>
uma v*são abr*ngen*e * *valiação crític* das s*as c*ntr*buições à te*r*a *iterária e seu
</line>
<line>
pens*mento **b*e autores e obras literárias. De acordo com o autor br*tânico, Bou*die* se
</line>
<line>
propôs a colo*a* as c**nc*a* human*s no mesmo plano epistemol*gico das ciências naturais, o
</line>
<line>
qu* certa*ente caus*u ** i*en*o *e*conforto no que diz resp**to à *igaçã* com o est*do da
</line>
<line>
socie*ade. O pr*prio c*nceito-chave d* \campo\ foi desenvolvido p*r Bourdi*u atra*és de
</line>
<line>
seus estudos *iterários, e, c*nform* S*eller, *oi p** *les determina*o em suas pro*riedades
</line>
<line>
i*iciais e orientado a *uas apli*ações fu*uras. Desta forma, S*eller comenta que "longe *e se*
</line>
<line>
um "ataque" à cu*tura *iterária, * tr*ba*ho *eórico de Bourdieu sobre a l*teratu*a era a base *e
</line>
<line>
sua def*sa, aparente*ente incong*uente, de a literatura s*r uma espécie cu*tura* "universal"
</line>
<line>
(*PELLER, 2015, p.*05).
</line>
<line>
Em o*tras *alavras, o a**or bri*ânico cons*gue defe*de* *ourdie* contra a *cusação
</line>
<line>
d* provincianism*, *ma acusação feita po* *queles que o consideravam um int*lect*al muit*
</line>
</par><par>
<line>
envolvi*o
</line>
<line>
no cam*nh* *rancê* de pensar a as*i*ar * um* *eneralização de suas *eo*ias
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
inc*paz de ul*rapassar *s limites *o país em que a sua análise foi aplicada e pr*cessada. **
</line>
</par><par>
<line>
reconstruir Bour*ie* como um pen*ador glo*al, apes*r de s*us diversos
</line>
<line>
per*odo* * nuan*es
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. F*A, Ter**ina, v. 14, n.3, art. 9, p. 160-17*, *ai./jun. 2017
</line>
<line>
www4.fsanet.*om.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O P**el da *iolênc** Sim*ólica na Sociedade por Pie**e Bourdieu
</line>
<line>
171
</line>
</par><par>
<line>
do *ens*men*o, Sp*ller demonstra que os conceitos fun*amentais d* *ociologia d* Bourd**u
</line>
</par><par>
<line>
p*de* **r aplicado* nív*l global ou mesmo tr*n*nacional, especific**ent* reve**ndo qu* a
</line>
<line>
esses *o*ceitos afetam a circulação **s re*ações precisas de dominação e subo**in*çã* entre
</line>
</par><par>
<line>
*s dif*r*nt**
</line>
<line>
tradiçõe* li*erá*ias. Ja*es *. English, p*o*essor *e est*dos literário*
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
Univers*dade da Pen*ilvânia e e*itor do New Li*erary H*story, nos lemb*a q*e há *empos
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
sociologia da l*teratura nã*
</line>
<line>
*oza de prestíg** *ntre os pesquisado*es e teór*cos dos estudo*
</line>
</par><par>
<line>
*iterário*. P*r* e*e,
</line>
</par><par>
<line>
A soci*l*gia da l*t*ratur* semp*e denominou um
</line>
<line>
con*unt* *oligl*ta e bastante
</line>
</par><par>
<line>
*ncoerente de empreendimento*. Está espalhada por tant*s d*mínios e subdomínio*
</line>
<line>
separad** da pe**uisa acadêmi*a, cada um c*m su*s agend*s próprias e d*sti*tas d*
</line>
<line>
*e*rias e me*odo*ogia*, que raramente *ecebe a designação de \campo\ (E*GLI*H,
</line>
<line>
201*, p. v).
</line>
<line>
Spel*er ainda argume*ta que o mé*odo de *ourdieu fo*a, em parte, u** re*p*sta a*s
</line>
</par><par>
<line>
crítico*,
</line>
<line>
q*e di*iam q*e o objet*v* de um v*rda*eiro crítico
</line>
<line>
deveria s*r descob*ir qual
</line>
</par><par>
<line>
problema o a*tor da obr* s* colocara, consci**te o* inc*nscientem*nte, * avali*r se ele
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
resolve*a ou não (SPELLER, 2011, p.45). De acor*o
</line>
<line>
com Bourdieu, par* que possamos
</line>
</par><par>
<line>
proceder a uma leitura sem preconce*ções * respei*o da obra, é pre*is*
</line>
<line>
entender a própria
</line>
</par><par>
<line>
*ercep*ão do autor de seu
</line>
<line>
proje** lite*ário. Isso ocorr*rá, segundo o so*i*logo, so*ente se
</line>
</par><par>
<line>
formos cap*zes *e construir uma "du*la hist*ricização, tanto da tradição como d* \aplicação\
</line>
<line>
da ***dição" (BOU*DIE*, 1996a, p. 344-3*5). Bourdieu assegura-*o* *ue "Apen*s a aná**se
</line>
<line>
dos es*uemas de p*nsam**to h*rdados e d*s e**dências ilusórias qu* prod*zem pode
</line>
<line>
assegurar o d*mínio te*rico (el* pró*rio condição de um ve**ad*iro domínio prático) do
</line>
<line>
processo de comunicação. (BOURDIEU, 1996, p.3*5). Fora também e* resposta a Gustave
</line>
<line>
Fla*bert, que qu*stionava a falt* da e*is*ência de uma *rítica que se inquietasse "com a obra
</line>
<line>
em si, de man*ira intensa" e procurasse saber não "* *eio em que ela s* *rod**iu" *u "as
</line>
</par><par>
<line>
cau*as que a acarreta*am", *as so**e d* onde resul*aria sua
</line>
<line>
"**étic* ins*i*n*e", "su*
</line>
</par><par>
<line>
co*posiç*o, s*u *stilo", "* ponto de vista do autor". (FLAUBERT, a*ud BOURDIEU, *996,
</line>
<line>
p.10*).
</line>
<line>
A maior ambi*ão de Bour*ieu é, explica Speller (2015), po*er *ompreender a l*gic*
</line>
<line>
não *o*en** das toma*as *e posição *ocial d*s escrit*res (entre edi*ores, gru*os, gêner*s,
</line>
<line>
*tc.), mas também *quela inerente * const**ção das pró*rias ob*as literárias. Em outras
</line>
<line>
pa*a*r*s, Bourd*eu vê uma 'h*mologia' entre 'o esp**o d* posiç*es' *o *ampo e o sistema d*s
</line>
<line>
d*feren**s no 'e*pa*o das ob*as' como cami*ho p**a superar a oposiç*o problemáti*a ent*e os
</line>
</par><par>
<line>
**veis 'intern*' e 'extern*' d* an*lise (SPE*LE*, 2*15). Mas, B*urdieu r*ssalta
</line>
<line>
*ue n*o há
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina PI, v. 14, n. 3, art. 9, p. 160-174, *ai./j*n. 2017
</line>
<line>
www4.*sane*.co*.b*/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. *. Si*va, L. O*iveir*
</line>
<line>
172
</line>
</par><par>
<line>
uma relação de
</line>
<line>
determinação mecânica e direta entre as
</line>
<line>
p*s*ções e *s tomada* de posição,
</line>
</par><par>
<line>
m*s que "ent*e umas e outras se interpõe, de a**uma man*ira, o es*aço dos pos***e*s, ou sej*,
</line>
</par><par>
<line>
o espaço das *omada* de posição rea*mente
</line>
<line>
efe*uadas tal como ele apa*ece quand*
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
*ercebido através de cate*orias de
</line>
<line>
pe*cepç*o
</line>
<line>
constitutivas de um cer*o hab*tus"
</line>
</par><par>
<line>
(*OU*DIEU, 1996, p.265).
</line>
</par><par>
<line>
Além disso, Speller convinc*ntement* *em*nstra como Bourd*eu rel*ciona obra*
</line>
<line>
liter*r*as às condições soc*ais p*r vez uti*izan*o o c*nceito de camp* *ite*ár*o. Es*e conc*ito
</line>
</par><par>
<line>
d* Li*era*ura p*eserva uma posição re**ista
</line>
<line>
dentro de um cont*xto
</line>
<line>
hi*tóri*o
</line>
<line>
em vez
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
a**esentar *ma p*s**ão au*onomista *a *r**m da "Ar*e pel* *rte": *s ob*as podem, então, se*
</line>
<line>
entendid*s como a *x*ressão, *rad*zida ou 'm*d*ada' em uma fo**a literár*a, *a p*siç*o e da
</line>
</par><par>
<line>
história social do auto* e, *or *mp*icaçã*,
</line>
<line>
como uma *bje*ivação da
</line>
<line>
estrut*ra socia*. Speller
</line>
</par><par>
<line>
*estaca a base *a "aut*no*ia" concebida por *ourdieu dentro do **mpo *iterário, em outras
</line>
</par><par>
<line>
palavra*, a c**acid*de do
</line>
<line>
escritor de resisti* ou i**orar o exterior (es*ecialmente reli*ioso,
</line>
</par><par>
<line>
político * comercial); *pelle* nos le**ra também *ue a falta de cap*tal *conômico *os a**ist**
</line>
<line>
é compensada por g*nhar ou*ro c*pital, o c*ltura*.
</line>
<line>
E* suma, de ****do com autor br*tânico (2*15), a L*t*ratura **rna-se *m prisma *ue
</line>
</par><par>
<line>
ilumina vários aspectos da visão de Bou*dieu. Os
</line>
<line>
*stu*os ** S*eller demonstram q*e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
literatura não é apenas um campo para se testar uma metodologia sociol*gica, *a* t*mbém
</line>
<line>
um **g*dor soci*l r*al, *m *a*ticipante *tivo na interpretação geral das comunidades hum*nas
</line>
</par><par>
<line>
tan*o *uanto um
</line>
<line>
reflexo das tra*sformações s*cia**, b*m como um ve*cul* cultural de t**s
</line>
</par><par>
<line>
mod*f*cações de Bourdi**.
</line>
<line>
4 *O*SIDE*AÇÕES FINAIS
</line>
<line>
Algu*as que*tões não pude*am s*r alcanç*das nes*e trabalho, *icando *omo suge*tões
</line>
</par><par>
<line>
para pesquisas vindoura*, pois
</line>
<line>
*ste foi um tra*a**o intr*dutório, que lhe c*mpetiu demar*ar
</line>
</par><par>
<line>
as bases para trabalho* pos*eriores que pode*ão c*mp*ementá-l*. Ao relatar sobr* a violênc*a
</line>
<line>
s*mbó*ica, Bourd*eu *nc*ta as classes dominada*, esp*cial*ente as *u*heres, a uma luta aberta
</line>
</par><par>
<line>
con*ra o esta*o, a *scol* e *s meios
</line>
<line>
de comun*cação soc*al, para que pos*am fi*almente
</line>
</par><par>
<line>
assumir um p*pel original e *em definido *ontra t*das as formas de
</line>
<line>
d*minaçã*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
pri*cipalme*te *sta, "v*olência
</line>
<line>
simb***ca da domina*ão mas*ulina". P*rém, ao deba*ermos
</line>
</par><par>
</page><line>
sobre a violên*ia si*bóli** e suas imp*icaç*es também na educação, te*os a *ensação d* q*e
</line>
<line>
é um p*oce*s* ir*evers*vel e de que nada p*d*mos fazer em relaç*o a ist*. Todavia, o fato de
</line>
<line>
Rev. FSA, *ere*ina, v. 14, n.3, *rt. 9, p. 1*0-174, ma*./jun. 2017 ww*4.fsanet.c*m.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Papel da Vi*lência Simbólica na Socied*de por Pi*rr* Bourdieu
</line>
<line>
173
</line>
</par><par>
<line>
*aber que somos, *o mesmo tempo, agentes e vítimas deste tipo de
</line>
<line>
vio*ência é o primeiro
</line>
</par><par>
<line>
passo pa*a começarmos a combatê-la.
</line>
</par><par>
<line>
* violência simbólica é, co*tudo, a grande l*d*r de todos os *u**os tipos de violência.
</line>
</par><par>
<line>
* esta vio*ência invisível, *ê*ue e **nda mais
</line>
<line>
*uda*iosa, pro*agada todos os dias *a mídia,
</line>
</par><par>
<line>
propa*an*as, b** com* e* p*o***ões artístic** e cult*r*is que nos atac*m, nos at*cam p*r
</line>
<line>
todos os l*d*s, s** q*e tenhamo* plena con*c*ê*cia d*sso.
</line>
</par><par>
<line>
A *ná*ise pr*posta
</line>
<line>
p*r Bou**ieu *om relação às clas**s *om**antes tem um *ap*l
</line>
</par><par>
<line>
de**si** na perpetuação *as condições *e *la*se na *oc*eda*e, pois pode acab*r-se p*r assi*
</line>
<line>
g*r*r v*rios efeito* sociais, no qual têm-se os "dois *ado* da moeda": Ela po*e ref*rçar ainda
</line>
</par><par>
<line>
mais este tipo
</line>
<line>
de comp*rtame*to impos*o p*lo dominante social ou *od* contribuir para
</line>
</par><par>
<line>
neu*ralizá-la, fav*recendo a mobilização *as víti*a* inclusas neste cont*xto social.
</line>
</par><par>
</page><line>
RE*E*ÊNCI*S
</line>
<line>
BOURDIEU. O ca*po econ**ico. P*lí*ica e soci*da*e: Rev*s*a de *oc*ologia polític*,
</line>
<line>
F*or**nópolis, *. *, n. 6, p.**-57, abr. 2005. Dis*onível e*: Ac**so
</line>
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em:<ht*ps://per*odico*.ufsc.br/index.php/politica/article/view/1930/1697> 09 jan. 2016.
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(*OU*DIE*, *. (*930 20*2). A Dominação Mascu*i**. Trad. *a*i* Helena *ühn*r. Rio
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B*URDIEU, P. A d*stinção: crítica soci** do j*l*amen*o. São *aulo: Ed*sp; Por*o Alegre:
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BOURDI*U, *. O poder *imbó*ico. 10. ed. Ri*s de *ane*ro: B*rtrand Brasi*, 20*7.
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BOURDIEU, P. *s Regras da Arte: gênese e estr*tura do c*mpo l*terário. Tradução de
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Ma*ia Lucia Macha**. São Paulo: *omp**hia das Let**s, 1996a.
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Rev. *SA, Teresina PI, v. 14, n. 3, art. 9, *. 16*-1*4, *ai./jun. 2017 www4.fsanet.com.br/revist*
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</par><page>
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L. F. Si*v*, L. Olivei*a
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174
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