<document>
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<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 14, n. 4, art. 5, *. 89-99, jul./ago. 2017 </line>
<line> ISSN *m*r**so: 1806-6356 ISSN E*e*rô*ico: 2317-2983 </line>
<line> ht*p://dx.doi.or*/10.128*9/2017.14.4.5 </line>
</par>
<par>
<line> Formação e Prática Pedagógica *ara o En*ino na Saúde na Perspectiva dos P*o*essores d* um* </line>
<line> Insti**ição de Ensino **perior em Fo*taleza </line>
<line> Trai*ing a*d *edagogic*l Practice fo* *he He*lth Educa*ion *n the P*r*pectiv* of Teachers of a </line>
<line> High*r E*sinoo Institut*** in Fortal*za </line>
<line> Leandro Firm*za Felíci* </line>
<line> Pós Doutora*o em Psicologia U*iv*rsidad John Ken*edy </line>
<line> Douto* em *ducação **la Univ*rs*dad Del Pací*i** </line>
<line> Profess*r da Faculdade Me*r*politana *a Grande For*aleza </line>
<line> E-mail: leand*of.f@*otmail.com </line>
<line> Lu*z To*re* Rapo*o Neto </line>
<line> Mes*re *m *nsino da S*úde *ela Universid*de Estadual do Ceará </line>
<line> Graduado e* Educação Físic* p*l* U*iv*rsid*de E**adual do Piauí </line>
<line> Pr*f*ssor *a Faculdad* Metropo**t*na da Grande Fortaleza </line>
<line> E-*ail: lu*z*orres@fam**r*.com.*r </line>
<line> Ronnis*on Luis Car**lho Barb*sa </line>
<line> Mest*e em Gestã* Desp*rtiva e Ed*cação pe*a Univ*rsidad In**rnaciona* do Chile </line>
<line> Gradu*do e* E*ucação Física pela U*i*ersida*e de For**leza </line>
<line> P*ofessor da Faculdade *etrop**itana da Grande Fortalez* </line>
<line> E-mail: ro*nissonluiscarvalo@hotm*il.com </line>
<line> *e*n Pierre D*mmar </line>
<line> Espe*ial*s*a em *isiologia do *xercício, Nutrição e A*ividade F*sic* </line>
<line> P*ofess*r da Faculdade UNICE </line>
<line> *-mail: jpdum*ar@**tmail.c*m </line>
</par>
<par>
<line> Ende*eço: Le*n*ro Fi*meza Felício </line>
</par>
<par>
<line> Rua C*nse*heiro Estelita *º 264 - Centro - Cep: </line>
</par>
<par>
<line> 6*0**26* </line>
<line> Editor Ci*ntífico: Ton*y Ke*ley de Alenc*r Rodrigue* </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Luiz Torres Raposo *et* </line>
</par>
<par>
<line> Ru* Conselheiro Estelita Nº 264 - *entro - *ep: </line>
<line> A*tigo recebido em 03/03/2017. *ltima </line>
<line> vers*o </line>
</par>
<par>
<line> 60*10260 </line>
<line> rec*bida em 12/04/2017. Aprovado em 1*/04/2017. </line>
</par>
<par>
<line> En**reço: Ronnisson Luis Carvalho *a**os* </line>
</par>
<par>
<line> Rua Cons**hei*o E*t**ita Nº 264 - *entro - *ep: </line>
<line> Avali*do pelo sist*m* Triple *eview: Desk Review a) </line>
</par>
<par>
<line> 60010*6* </line>
<line> p*lo Editor-Ch*fe; e b) Double Bli*d **v*e* </line>
</par>
<par>
<line> *ndereço: Jean *ierre Dummar </line>
<line> (aval*aç*o ceg* por dois *valiador*s da áre*). </line>
</par>
<par>
<line> Rua Dona Leopoldina 912 - Aldeota - Cep: 60**0-000. </line>
</par>
<par>
<line> Revisão: Gr*matical, Normativa </line>
<line> e de Fo*m*tação </line>
</par>
</page>
<page>
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<line> L. F. *elício, L. T. *. N*t*, R. L. C. Barbosa, J. P. Dumar </line>
<line> 90 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> * present* e*tudo tem como objeti*o anali*a*, a partir de uma revisão, a f*rma*ão e atuaçã* </line>
</par>
<par>
<line> do *rofission*l de Educaç*o Físic* p*ra * *nsi*o *a **úde. For*açã* e **uaç*o </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> *r*fiss*onal *ara ensino *a * </line>
<line> *aúde é o*jeto d*sse est**o. *ara a efeti*ação da pesquisa o </line>
</par>
<par>
<line> formul*u-se a seguinte pergunta: De que form*, na perspectiva dos profess*res de uma </line>
</par>
<par>
<line> instituição privada de *nsino *uperior, ocorre a form*ção e atua*ão d* profi*s*onal *ara </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> ensino na saúde? A </line>
<line> e**olh* da amostra, *omposta por q*atro artigos da Revista Diálogos </line>
</par>
<par>
<line> Acad**icos, pertencente * uma instituição de e*sino s*perior em Fortale*a, deu-se em função </line>
</par>
<par>
<line> da proximida*e dos pe*qui*adores com </line>
<line> os autores d*s respe*tivos arti*os. Os traba*hos </line>
</par>
<par>
<line> e*enca*os e di*cutidos aqui abordam v*rias concepções. Co*cl*iu-se que, para * ensino na </line>
<line> saúde, a atu*ção só poder* ser competent* e eficaz se a fo*mação do profissio**l for contínu* </line>
</par>
<par>
<line> e permanente, *om respeito à diversi*a*e </line>
<line> e às d*f*renças que caracteri*am cada se* humano </line>
</par>
<par>
<line> com sua ind*vid*a**dade e complexi*ade. </line>
</par>
<par>
<line> Pa*avras-cha*e: Práti*a Pedagógica. Ensino. Sa*de. </line>
<line> *B*TRA*T </line>
</par>
<par>
<line> This stu*y aims to analyze *ro* revi*w of the trai*in* and a </line>
<line> *erforma*ce *f physical </line>
</par>
<par>
<line> educ**ion </line>
<line> prof**sional health *d*cation. Tra*nin* an* *rofessional per*o*mance for </line>
<line> t he </line>
</par>
<par>
<line> education i* health is th* object of thi* study. Fo* completio* of *he r*searc*, formulated t*e </line>
<line> foll*wing question: how, i* the p*rs*ect*ve of teache*s of a pr*vate *n*titution of *i*he* </line>
</par>
<par>
<line> e*ucat*on, </line>
<line> traini*g and prof*ssiona* performa*ce for the health educa*ion? The cho*ce of </line>
</par>
<par>
<line> sam*le, composed </line>
<line> of four Aca**mic Dialogu* magazin* articles, belonging to an instituti*n </line>
</par>
<par>
<line> of higher *ducat**n i* Fortaleza, dep*nding o* **e prox*mity of t*e researchers wit* the </line>
<line> a*t*ors of t*e *es*ect*ve ar*i*les. The works listed and discuss*d here address **rious </line>
<line> conceptio*s. It was conc*ude* that f** h*alth educa*ion, the wo*k can only be eff*ct*ve if the </line>
<line> competent profes*ion*l train*ng is contin*ous and per**nent, wi*h respec* for di*ersity and </line>
<line> differences that ch*racte**ze each huma* being *i** *o*r *ndiv*d*ality *nd complexi*y. </line>
<line> Ke*-wo**s: pedagogi*al practice. Teaching. Health. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FS*, Te*esina, v. 14, n. 4, art. 5, p. 89-99, jul./ag*. 2017 </line>
<line> www4.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> For*a*ão * Prá*ica Pedagó*ic* par* o **sino na Saúde n* P*rspectiva dos Profe*sores </line>
<line> 91 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRODUÇÃ* </line>
</par>
<par>
<line> As *i*etrize* Cur*iculares **ci*n*is Para a Sa*d* (DCNS, 2008) nos curs*s de </line>
</par>
<par>
<line> *****ação di*ecionam </line>
<line> para necessid*de de um currículo que não seja fragmen**do, mas a </line>
</par>
<par>
<line> int**r*do. A rel*vância d*ss* mud*n** apont* p*ra a for**ção de prof*ssionais mais crític*s, </line>
<line> reflexiv**, co* m*lho* capacidade de rel*ção inter*esso*l e capazes d* *dministrar *onflitos </line>
<line> e s*tuações pr*ble*as, *o*s s* compreende que **m *sse perfil os r*s**tados p*opos*os s*rão </line>
</par>
<par>
<line> pro*uzid**. O *ato de as DC** estar** coerentes com </line>
<line> as Lei* de Dire*ri*es e Bases </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> Educação (LDB 9*94/96) favor*ce os result*d*s r*lac*onados à *orma*ão do profiss**n** de </line>
<line> saúd* para a docência. </line>
<line> Pa*lo Fre*re, e* Educação e *udanç*, c*am* * aten*ão para o fato de o ser h*man* </line>
</par>
<par>
<line> possuir três n*v*is </line>
<line> d* </line>
<line> cons**ência; prim*iro, qu* *le in**tula de i*t*an*i*iva, onde o ser não </line>
</par>
<par>
<line> con*egue se perceber **é* de qu*st*es p*ra*ente orgâni*as; * se*undo n*vel *** nomeia d* </line>
</par>
<par>
<line> consciênc*a tr*nsitiva ingênua, que é fundamentada no fato </line>
<line> d e q*e </line>
<line> ess* </line>
<line> ser é apenas mero </line>
</par>
<par>
<line> reprodutor *e informações e conhe*imentos, onde tudo que *scuta ou *ê coloca como verd*de </line>
<line> **soluta *e* conte*tar; e, po* último, n* te*c*i*o nív*l, Freire *os a*o*ta um *aminho, uma </line>
<line> meta, a *onsciência tr*nsit**a crí**c*, aqu**a que co*t*sta, duv*da e busca, antes d* qu*lqu*r </line>
<line> d*cisã* (FR*IRE, 1980). </line>
</par>
<par>
<line> A atenção à saúde </line>
<line> deve se* pre**u*osta e </line>
<line> não um dif*r*ncial. O Si**ema Único </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Saúd* (SUS) é fato e n*o pode estar des**relado *a f*r*ação *o profi*si*n*l de saú*e, mesmo </line>
<line> na escola. O* curríc**os nos c**sos s*periores n*o *odem ser *eprodutor*s, fragmen*ad*s, </line>
</par>
<par>
<line> enfatiz*ndo apen*s esp*c*a*idades, d*enças e prá*icas *edagógicas mecanizadas. Faz- </line>
<line> s* </line>
</par>
<par>
<line> necessário, *es*e a f*rma*ão, uma int*graçã* entr* o ensino, serviço que se oferece e o </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *o*unidade cont*mplada por esses *erviç**; logo, * preciso transf*rma* os esp**os. </line>
</par>
<par>
<line> As Diretrizes p*ra a *aúde fa**recem a comp*eensão de c*mpetências qu* s*o </line>
<line> fundament*is p*r* * atuação *o professor. Uma in*icação que *eve s*r d*sta*ada é a de que </line>
</par>
<par>
<line> o* pro**sso*es sejam capaze* </line>
<line> de cria* situ*ções e </line>
<line> *o**ições de aprendizagem, </line>
<line> nas quais </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> objetivo *eja a cons*rução de *aber*s a </line>
<line> partir *o* con*ecimento* prévio* fr*nte à* *itu*ções </line>
</par>
<par>
<line> proble*as. Pe*re**ud (200*) c*loca como *om*etência exatamente a capacidade de mobiliza* </line>
</par>
<par>
<line> *e*ursos, um d*t*rmin*do conhecimento pa*a resolução </line>
<line> d* prob*e*as, m** n*o recorrendo </line>
</par>
<par>
<line> so**nt* a este, out**s *on*e*imentos *rév*o* dev*m eme*gir para *roduç*o dos resultados. </line>
</par>
<par>
<line> A for*ação e atuação *os profi*sionais </line>
<line> de Ed*cação Fís*ca na esc*la e no e**ino </line>
</par>
<par>
<line> superior sã* fun*amentais </line>
<line> p*ra contribuir co* a formação i*tegra* *o </line>
<line> sujeito. O </line>
<line> que foi </line>
</par>
<par>
<line> suscitado para esse profissional na </line>
<line> **a gra*uaç*o, </line>
<line> va* orientar sua prática pedagó*ica, </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina PI, v. 14, n. 4, art. 5, p. 89-99, jul./*go. 2*17 </line>
<line> *ww4.*san*t.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. F. Felício, *. *. R. Net*, *. *. C. Barbo*a, J. P. Dumar </line>
<line> 92 </line>
</par>
<par>
<line> e**de*ciando toda* as fortalez*s e fragilidade* da sua formação. *o que se ref*re </line>
</par>
<par>
<line> es*ecificamente * promoção *a sa*de na escola, * </line>
<line> professor *e Educação Físi*a deve te* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> co*petência necessári* para or*an**ar * dirigi* si*uações de </line>
<line> apr*ndi*agem voltadas para </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *aúde. </line>
</par>
<par>
<line> Essas reflexõe* fe*tas anteriormente leva*am à se*uinte qu*st*o norteadora p*ra </line>
</par>
<par>
<line> *laboração desse artigo de revis*o: De qu* for*a *corr* * forma*ã* </line>
<line> do *rofissiona* *ara </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> ensino na saúde? P*ra *esponder a esta pergu*t*, estabeleceu-se o segu**t* p*essupost*: * </line>
<line> forma*ão do profissi*na* de saúde *ão o qualif*ca ad*quadamente para o ensino na saúde, </line>
<line> pois desconsidera o m*nd* do tr*balho *o *rocesso *e f*rmação. </line>
<line> A relevânc*a deste **tigo se dá pela im*o*tânci* que tem a form*ção do Prof*ssor n* </line>
<line> área da s*úde e sua atuação p*ofi*s*on*l, e tem como o*j*tivo ana*isar a formação profi*sional </line>
</par>
<par>
<line> para o ensino na s*úd*. Par* ta*to, optou-se *ela reali*ação *e um artigo de revisão, *eit* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> partir </line>
<line> de </line>
<line> artigos *ro*uzidos po* pr*fissionais na área da saúd* e peda*ógica, integrantes </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> corpo docent* de uma Institu*ç*o d* Ensino Superior *m F*rtaleza- C*. </line>
<line> A r*visão foi comp*sta p** s**s etapas, similares aos da re*isão integrati*a, que </line>
</par>
<par>
<line> definem percurso da produ*ão * denomin*m chamada prática baseada em evi*ências, </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> se*do esta*: * tem* com a pro*á*el hipó*es*, os </line>
<line> c*itérios de *xclusã* e *nc*usã* </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> publicações, *ategorização, a*aliação dos estudos inclu*d*s, in*erpret*ção *om os *esultad*s e </line>
<line> discu*s*es e a síntese do conhecimento (SO*ZA; *I*VA; C*RVALHO, 2010). </line>
<line> É im*ortante reaf*rm*r *ue *s pa*tes ** re*isão inte*rat*va compõem o corpo d*ste </line>
<line> trabalho e fundamen**m o objeto *e estudo dos pe*qui***ores, que *pt*ram por publicaçõe* </line>
<line> realiz*das por pes*uis*dor*s d* seu pró*rio a*biente de trabalh*, o que facilitou </line>
<line> cons*derave*mente * acesso às revistas e e*colha dos artigos para a elab*ração des*a revisão. </line>
<line> 2 METODO*OGIA </line>
</par>
<par>
<line> Aqui se n*tab*liz* um </line>
<line> e*tudo de rev**ão, que possibi*ita o resumo de pesquisa* já </line>
</par>
<par>
<line> finaliz**as, o*de se obt*m resultad*s a </line>
<line> *artir d* </line>
<line> um obje*o </line>
<line> de </line>
<line> estudo pré deter*inado. Este </line>
</par>
<par>
<line> tipo *e estu*o, **tr*tan*o, exi** o mesmo rigor e cl*rez* </line>
<line> *e estudos primários (SILVEIRA; </line>
</par>
<par>
<line> ZAGO, 20*6) </line>
</par>
<par>
<line> Na composição des*a revisão fo*am adotada* as seguintes *a*es: Identi*icaç** do tem*; </line>
<line> e*tabel*cimento dos critérios d* i*c****o e ex*lusão dos artigos (a*ostra s*le*ionada); leitura </line>
<line> dos *rtig*s * avaliação; categorizaçã* do* estudos *el* *écn*ca de fichamento; leitur* e aná*i*e </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 14, *. 4, art. 5, *. 89-99, *ul./ago. 2017 w*w*.fs**et.co*.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Formação e Prática Pedagógica p*ra o E*sino na Saúde *a Pers*ectiva dos Pro**ss*res </line>
<line> 93 </line>
</par>
<par>
<line> dos resu*tados; discussã* e apresentação dos estudos *nclu**os de acordo com o interesse </line>
<line> d*f*nid* pela p*squisa (MENDES; SILVEIRA; *ALVÃO, 200*) </line>
</par>
<par>
<line> Para os critérios d* *nclusão, sã* destacados artigos </line>
<line> que oferecem uma *ntervenção </line>
</par>
<par>
<line> docente relev*nte, que demonstrem a for*ação e atuação pedagóg*ca do p*ofessor na ár*a *a </line>
<line> ***de. F*ram *ncluído* apenas artigos publicados entre 2012 e 2014 (ano d* úl*imo número </line>
<line> da revista), e*pe*ificamente na área da saúde e **dagógi**. </line>
<line> ** c*itéri*s *e ex*lusão foram d**inidos pa*a artig*s que nã* ap*esentam infor*ações </line>
<line> relevantes ao tem* da pes*ui*a, para os que não o*erecem i*t*rvenç*o relevante do d*cente no </line>
</par>
<par>
<line> ensino superior, na Educação *ásic*, em lo*ais de *ten*ão saúde ain*a os que n*o </line>
</par>
<par>
<line> à </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> pertencem à área de s*úde ou pedagógica. </line>
</par>
<par>
<line> Todo o l*van**mento foi re*liz*do em *an*i*o *e 20*7, *rocedido em b*ses de dados </line>
<line> d* *evist* Diá**gos Acadêmi*os. Ao fina* do levantament*, foram e*encad*s quarenta e um </line>
</par>
<par>
<line> artigos. Dest*s, **enas </line>
<line> quat*o aten*eram aos *rité*i*s de inclusão. Os artigos excl*íd** </line>
</par>
<par>
<line> *tenderam criterios*mente às caracterís*i*as propo*tas con*idas n*s **it*rios de e*clusão </line>
</par>
<par>
<line> *o se avaliar o* estu*** incluí*os, observou-se crit*camente *s artigos </line>
<line> que fo*am </line>
</par>
<par>
<line> cat*g**izados, interpre*ando o* d*versos resulta*os prod*zidos pel*s pesquisas. </line>
</par>
<par>
<line> Ao int*rpretar os resultados se di*cutiu sobre o que foi encont*ado nos quatro a*tigos </line>
<line> i*cluído*, sob * ótica dos pesq*isad*r*s respon*áveis por cada pesqui*a * as conc*usõe* de*tes </line>
<line> com cada apor*e que atendesse ao o*jetiv* desta re*is*o. </line>
<line> A fase de apresentaçã* da revis*o é ex*r*mamente *mport*nte *or estabelecer a sínte*e </line>
</par>
<par>
<line> *os *studos em *uest*o (MEND*S; SILVEIRA; GALVÃO, 2008). Di*o d* outra forma, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> r*visã* foi rea*iz*da e* aportes temáticos *stabelecidos a pa*tir de </line>
<line> pesquis*s profícuas, </line>
</par>
<par>
<line> incr*mentando os pr*n*ipais resultad*s percebido* nos *rtigos ana*isad**, conforme o quadro </line>
<line> 1. </line>
<line> Quadr* 1 - Caracter*zação **s art*gos seleciona*os para revisã*, baseada no periódico, título </line>
<line> do ar*igo, tipo de estu*o e ano de publicação. </line>
</par>
<par>
<line> Periódico </line>
<line> Título do arti** </line>
<line> Tip* *e estudo </line>
<line> Ano </line>
</par>
<par>
<line> Revista Di*lo**s </line>
<line> O NA*F no </line>
<line> Estudo descritivo </line>
<line> 2012 </line>
</par>
<par>
<line> Acadêmicos </line>
<line> município de </line>
<line> com abordagem </line>
<line> F*rt*l*za e * </line>
<line> quantitativa </line>
<line> *n*ervenção *o </line>
<line> pr*fessor de </line>
<line> Educação Física </line>
</par>
<par>
<line> Revist* Diálogos </line>
<line> Quadrinhos como </line>
<line> Des*ritiv* / S*c*o </line>
<line> 2012 </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, T*resina PI, v. 14, n. 4, art. *, p. 89-99, jul./ag*. *017 </line>
<line> www4.*s*net.com.br/r*vist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. F. Felício, L. T. R. Neto, R. L. *. B*rbosa, J. P. Dumar </line>
<line> 94 </line>
</par>
<par>
<line> Acadêmi*os. </line>
<line> f*rramenta </line>
<line> crítico </line>
<line> pedagóg*ca lú*ica </line>
<line> de e*ucação *m </line>
<line> saúde </line>
</par>
<par>
<line> Revista Diálogos </line>
<line> Educação Física </line>
<line> Descritiva / </line>
<line> 2012 </line>
</par>
<par>
<line> Acadêmico* </line>
<line> na escola: </line>
<line> Qualitat*va </line>
</par>
<par>
<line> Cont*xt*aliza*d* </line>
<line> * jo*o na </line>
<line> *ormação sócio </line>
<line> cultural do aluno e </line>
<line> *e sua *utonomia </line>
</par>
<par>
<line> R*vis*a D*á*ogos </line>
<line> Didática e </line>
<line> Bibliográfi*o / </line>
<line> 20*4 </line>
</par>
<par>
<line> *ca*êmic** </line>
<line> tr*balho </line>
<line> Docume*tal </line>
<line> p**agógic*: Uma </line>
<line> anál*se *rític* </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: próprio autor. </line>
</par>
<par>
<line> 3 R*S**TADOS E DISCUSSÃ* </line>
<line> Das *uatro publ*cações Incluídas para a p*sq*is*, duas trazem intervenç*o e aporte* voltados </line>
</par>
<par>
<line> p*ra o professor de Educação Físi*a; uma *ercei*a tr*z a criação de **a </line>
<line> ferram*nta </line>
</par>
<par>
<line> *edagógica mui*o interessante *ara a utiliza*ão do pr*fission** de saúde e *o próprio usuário </line>
</par>
<par>
<line> em *orma *e q*a*rinh*s o* gibis, e a quarta e </line>
<line> ú*tima a s** aval*ada, rem**e à didática </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> p*of*sso* no *nsin* sup*rio* para form*ção *e profissiona*s na* diversas área*, co* um olhar </line>
<line> holíst*co e, ao mes*o tempo, bem ag*d* na especifici*ade de cada área do c*nheci*ento. </line>
<line> Todos os ar*igos incluídos, como **monstr*dos n* *uadro 01, da*am de *012 * 2014. </line>
<line> A* datas retr*tam *ide*ignamente os exempl*r*s da* rev**tas p*od*zid*s pela IES </line>
<line> c*nte*plada **ra esc*lha dos arti*os. A re*ista *e **13 não trouxe tem** *elev*ntes para **ta </line>
<line> revisão * foram excluídos os *eus ar*ig*s. </line>
<line> * anális* d**alhada do* resultad*s só foi pos*ível mediante exame criteri*so de c*da </line>
<line> um dos a**igos, h*ve*do empenho em extra*r des*es os *spectos mais *de*uados para atende* </line>
<line> ao objetivo desta **squisa. </line>
<line> No que se ref*re ao est*do sob*e o jogo no *esenvolviment* sócio cultural ** aluno e </line>
</par>
<par>
<line> de sua a*tono*i*, *isu*l*z**-se u*a at***ão do Professor c*m extrema valorização </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> **rtalecimento d*s relações in*erpessoa*s. O pesq*isador evid*ncia que o jogo, como conte*do </line>
<line> Rev. FSA, Ter**ina, v. 14, n. 4, art. 5, p. 89-99, ju*./ago. 2017 www4.fsanet.com.b*/rev**ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Form*ção e Prática Pedagó*ica para o Ensino na Saúd* na Perspectiva *os P*ofesso*es </line>
<line> 95 </line>
</par>
<par>
<line> das aulas d* E**cação Físic* </line>
<line> facilita para o aluno, *ma mudança de comportamento </line>
</par>
<par>
<line> extremamente posit*v* rumo a novas </line>
<line> pot*ncialidades (**R*OS*, 2012). * *utor </line>
<line> em </line>
<line> seu </line>
</par>
<par>
<line> estudo rev*la * </line>
<line> grande importância do pla*ejam*nto partici*ativo e *o*robora com os níveis </line>
</par>
<par>
<line> de consci*nc*a (relatados a*ui *a *ntroduçã* deste artigo) ** Paulo **e*re, quando afi*ma que, </line>
<line> em sua prática educ*t*va, o *rofes**r deve despertar o educando par* uma *onsci*ncia *rític*, </line>
<line> *i*tante do adestramento (FREIRE, 1980) </line>
<line> Seg*n*o o pesqui*ador, a *a*orizaçã* d*s teorias * dos alunos c*mo pilare* do sucess* </line>
</par>
<par>
<line> das suas aulas de Educ*ção ****ca, deixa *ais do </line>
<line> que exp*íci*o q*e a prática sem uma boa </line>
</par>
<par>
<line> *eoria **e a sustente se esvazia com o t*mpo. Ao anunciar no seu tra**lho, que *s joven*, * </line>
<line> p*r*ir das vivênc*as nas su*s aula* d*ve* d*spertar **ra a proativida*e e *ua impor*ância, ele </line>
<line> dá a entender aos al*nos, *ue a bu*c* po* uma vida saudáve* s*rá pressup*sto para suas **das </line>
<line> em s*ciedade. </line>
<line> ***undo Barbosa (*0**), os s**ris*s, os saltos e as co*ri*as, juntamen*e com as </line>
</par>
<par>
<line> estrat*gias demonstram as inúmer** formas </line>
<line> *e *omu*ic*ção </line>
<line> do corpo com o mundo que o </line>
</par>
<par>
<line> c*rca, definindo principalmente a* s*ngularid*des do suje*to. </line>
<line> Diante das a*ordagens re**tadas anterior*ente, fica notóri* qu* o pes*uisador, através </line>
<line> do seu relato, *o*provou que, para o ensino na saúde e para * saúde, * atuação do pro*e**or </line>
</par>
<par>
<line> não pode </line>
<line> fic*r d*stant* *a* </line>
<line> questões *ociais q*e permeiam * ser hum**o; pa*a *sto, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> formaçã* do m*sm* deve ser contínua e **ogressiva como a p*ópria vida. </line>
<line> O arti*o que aponta a *nterve*çã* no NASF (Núcl*o de A*sistência e Saúd* da </line>
<line> *amília) do professor de Educa*ão Físi*a, discute como deve ser a atuação deste profis*io*al </line>
</par>
<par>
<line> *o mundo do trabalho, e que a eficácia do seu tr*balho está *iretam**te ligada ao </line>
<line> seu </line>
</par>
<par>
<line> processo d* fo*mação, que deve *c*rrer *ur*nte e </line>
<line> após *ua grad*ação, onde o am*i*nte de </line>
</par>
<par>
<line> tra**lho d*verá ser um* escola de e*u*ação p*rma*ente em saúde. </line>
<line> Ao c*tar o cader*o de atenção *ási*a, o autor ressalta a importância de o prof*sso* de </line>
</par>
<par>
<line> Educação Física construir conceitos e co*preensão *e *aúde, </line>
<line> a </line>
<line> pa*t*r das exp*riências </line>
</par>
<par>
<line> apr*sentadas </line>
<line> o* *onstruí*a* pela *opulação </line>
<line> do t*rritório (BON*IM, 2012). I*so demonstra </line>
</par>
<par>
<line> que a diversid*de deva ser valori*ada * tr*tada </line>
<line> com o devido res*eito. Co*o n* es*ud* </line>
</par>
<par>
<line> relatado anteriormente, est* a*to* também e*fatiza a relevância e i*por*ânc*a *os jogos, </line>
</par>
<par>
<line> prin*ip*lmente o* popula**s. Segund* V*gotsky (1991) * jogo somente trará pr**er, se </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> rela*ões interpess*ais do* seu* praticantes forem boas; do *o*trári*, só t*ará frustraçã* e fa*ta </line>
<line> de motivaç*o aos p**tic*p***es, po* não *t*nder*m as suas expectat*vas. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina PI, v. 14, n. 4, art. 5, p. 89-99, jul./ago. 2017 </line>
<line> *ww4.f*an*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. F. Felíc*o, L. T. R. Ne*o, R. L. *. Ba*bosa, J. P. Dumar </line>
<line> 96 </line>
</par>
<par>
<line> De ac*rdo co* Silva e Barros, (2010) as práticas corpora*s que têm promoção a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> saúde púb*ica c**o propósito é recente e têm apli*ação nos programas do governo NASF e </line>
<line> PSF (Programa de *aúde da Famíli*), para m*lho*ar a a**nç*o bá**ca. </line>
<line> Da cit*ção feita *nteriormente, resulta a afirmação que a participação do p*ofessor de </line>
</par>
<par>
<line> Ed**ação *ísica é impres*indível como profissional </line>
<line> de saú*e, poré*, *eu sucesso *ai es*ar </line>
</par>
<par>
<line> sem**e con*icionado sua forma*ão e a uma atua*ão responsável e competente. P***enoud à </line>
</par>
<par>
<line> (2000), **z que competência se refer* à *apaci*ade de mo*il*zar recursos cognitivo* para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> resolução de um problema, ma*, não depen*endo **enas desses rec*rsos, outros devem surgir </line>
<line> a parti* dos conhec*mentos prévios. </line>
<line> O te*ceiro artigo tr*zi** para a discuss*o viabilizou uma inte*vençã* com a *riaçã* de </line>
</par>
<par>
<line> 18 gibis </line>
<line> educativos v*l*ados para a área da saú*e. Para tanto, </line>
<line> foram utilizadas *er*onagens </line>
</par>
<par>
<line> iné*itos e o*tros das revistas em *ua**inhos já c*nh*cidos como *s da tu*ma da Mônica. Esta </line>
</par>
<par>
<line> ferramen*a *ed*gógic* te*e uma propos*a lúdica, que servi* *e </line>
<line> ba*i*ador para q*est*es </line>
</par>
<par>
<line> inerente* ao ensino </line>
<line> na saúde. A li*gua*em utilizada *oi cla*a, *idática e lúdica, valo*iza*do </line>
</par>
<par>
<line> expressões regionais e tam*ém tr*ux* imagens *ara facilit*r o aprendizad* do* con*eúdos </line>
<line> (BRAV*, 20*2). </line>
<line> * estr*tégia utilizada pelo pesqui*ad*r fa*orec*, s*m dúvid*, o aprendiza*o, ao </line>
<line> mesmo *empo em q*e *ria um ambi**te saudável, ta*to no processo de fo*mação, como *e </line>
<line> at**ção profissional. A pesqu*sa deixa **ansparen*e, *a s*a funda*e*taç*o, o que afirma </line>
<line> Fr*ire (1980), ao estabelecer a educação com* um i*strumento de emancipa*** do h*mem, </line>
<line> q*e o torna cada ve* m*is *onsciente e crítico. </line>
<line> A utilização dos quadrin*o* permitiu a aproximação da a*ademia com a *omun*dad*. </line>
</par>
<par>
<line> Isso significa que o prof*ssor, c*m ess* tipo de i*strum*nto pedagó*ico ** simi*ar, </line>
<line> pode </line>
</par>
<par>
<line> *o*en*a* o ensi*o na s*úde e *inda fortalecer a form**ão do p*o*issional de E*ucação F*sica. </line>
<line> Para a a*tora do últ*mo artigo nesta discussão, *ma dime*são *ue deve s*r </line>
</par>
<par>
<line> cons*de*ada pelo p*ofessor, no </line>
<line> ensi*o superior principal*ente, *stá </line>
<line> ass*ciada com sua </line>
</par>
<par>
<line> ex*eriência cotidiana e prá*ica, e se* *esaf*o é n*o transformar es**s experiências em </line>
<line> mecanicismo (*UERRA, *0*4). O objetivo da pesquisa**ra foi analis*r o trabalho </line>
<line> pedagógico do professor no ens*no superio*, *rocurando ide*ti**car e avaliar os e*ementos da </line>
<line> açã* p*da*óg**a. </line>
</par>
<par>
<line> P*ra a a*tor*, à me*ida que *s soc**dades se t*r*ar*m mais </line>
<line> complex*s, a *duc*ção </line>
</par>
<par>
<line> ficou mai* compartimentalizada, co*ferida a esp*ciali*tas situado* e* escola* de todos os </line>
<line> níveis, *n*raquecendo a educaç*o *mpla do *er humano *ara outro* sabe**s. </line>
<line> Re*. FS*, Ter*s**a, v. 14, n. 4, art. 5, p. 89-99, *ul./ago. 2017 www4.fs*net.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> For*ação e Prát**a Pedagógica para o Ensino *a Saú*e na P*rspec*iva d*s Professores </line>
<line> 97 </line>
</par>
<par>
<line> Na *o*tramão do art**o que enfat*za * jogo, esse del*ber* s*bre ** avanç*s </line>
</par>
<par>
<line> tecnológicos e sua intervençã* na relação pr*fesso* e *l*no, aborda, princ*pal**nt*, e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> relação do professor com a ati*idade de ensino, e*fatizando que n**as fun*ões são colo*ad*s </line>
</par>
<par>
<line> aos professo*es </line>
<line> s o* </line>
<line> o pont o *e vi s t a </line>
<line> de um a </line>
<line> aná*is* pedagógica, na *ual s* *eva*tam </line>
</par>
<par>
<line> conc*pções rel*cion**as c*m a formação dos *esmos (GUERRA, 2**4). </line>
</par>
<par>
<line> Para Facc* (2004), a profissionalidade é af*rmaçã* do * </line>
<line> que é *specífico *a aç*o </line>
</par>
<par>
<line> docente; is*o significa *onhecimentos, com*ortamen*os, des*re**, atitudes e valor*s q** </line>
<line> form*m a especifici**de de ser prof*ssor nos dias de hoje. </line>
<line> O *rtigo *onclui, a*irmando que * certo é nã* se descon*iderar a prá*ica c*ti*iana * a </line>
</par>
<par>
<line> exper*ênc** </line>
<line> dos *r*fe*sores alu*os n* processo de a*rendizagem; no entanto, isso não e </line>
</par>
<par>
<line> deveria *e con*igurar como único ponto de par*ida ***a o trabalho d*cente (GUERRA, 2014). </line>
<line> A fala da autora corrobora a convicção de q*e uma boa, ou q*em sa*e, per*e*ta *elação entre </line>
</par>
<par>
<line> t*oria práti*a fará **da a e </line>
<line> d*feren*a na a*uação docente, principalm*nte </line>
<line> n* ensino s**erior, </line>
</par>
<par>
<line> que forma o prof*ssio*al para div*rs*s áreas de atuação. </line>
</par>
<par>
<line> 4 CO*CLUSÃO </line>
</par>
<par>
<line> O obje*ivo *esta *evisão foi analis*r * formação e atuação </line>
<line> do *rofe*sor de Educa*ão </line>
</par>
<par>
<line> Física par* * ensino na saúde. Considera-** que *utras pesq*isa* sobre ta*s aspectos *ossam </line>
</par>
<par>
<line> ser real*z*das com *ai* profundidade. *ora* ob*e*va*os, pelos ar*igos elen*ad*s </line>
<line> co*o </line>
</par>
<par>
<line> amos*ra *a*a esta pesquisa, intervenções pedagó*ic** de p*o*issionais de Edu*ação Físi*a em </line>
</par>
<par>
<line> amb*ente escolar e Núcleo de assistência à saúde *a Família, </line>
<line> constata*do-se a relevância </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> fortaleza* d*sta* i*tervenções. Nos **is l*ca*s aq*i abordados d* atu*ção do p**fissio**l </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> Educação Física, ficou notório que a educação perma**nte e contí*ua, a p*rtir da *ormação do </line>
<line> pro*issional *m s*a gr**uação, fo* o que gar**tiu a eficácia da atuação dos *esmos nos </line>
<line> respect*vos ambientes de tra*alh*. </line>
</par>
<par>
<line> V*u-se que a *ntervenção pedagógica deste **o*issio*al no **SF e na esc*la </line>
<line> tr*z </line>
</par>
<par>
<line> inúmeros bene***io* para </line>
<line> a d*ve*sidad* da população, e *ue um **delo mar*ado pela </line>
</par>
<par>
<line> promo*ão d* *aúd*, f*xa u*a grande área para a atuação do pro*ess*r d* Ed*cação F**i**, e </line>
<line> *az com que este as*uma o compromiss* d* **r *e*pre úti* à socie*ade, fomentando um e*tilo </line>
<line> de vida s*di*. </line>
<line> Percebeu-se, neste estudo, que o am*iente de trabalho é f*ndamental para * a*ua*ão </line>
<line> profissio*al e que a graduaçã*, por si, não ga*ante a *ompetênc** do profission*l *e Edu*açã* </line>
<line> Rev. FSA, Ter**i*a PI, v. 14, n. 4, ar*. 5, p. 89-99, jul./*go. 2*1* ww*4.fsanet.c**.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. F. Fel*ci*, L. T. R. Neto, R. L. C. B*rbosa, J. P. *uma* </line>
<line> 98 </line>
</par>
<par>
<line> F*sica par* o ensino na saúde. Faz-se ne*essário ap*oximar o mund* ac*dêmico * do trabalho </line>
<line> de*xando-*s imbr*ca*os *ara um *ó objeti**: a formaç*o e atuação d* profissional. </line>
<line> Concluiu-*e, a*ravés de*ta pes*uisa, q*e a u*ilização *e bo*s instrume*tos </line>
<line> *edag*g*cos, *o** os *uadr*n**s, po* exemplo, f**ta*ece, consideravelme*t*, a formaç** do </line>
<line> pro*issio**l na área de saúde e su* atuação, po*s promove a *proximação da a*ade**a com </line>
<line> mundo do trabalho. </line>
<line> Viu-se, ainda, n*st* *rtigo, que a ação *ocent* em sala d* aula, ou fora *ela, mostra </line>
<line> como uma avent**a, *nde o prof*ssor deve pro*urar sempre ad*quar s*as práticas às inúme*as </line>
<line> nece*s*dad*s que surgem dos seus alu*os, s*ja na *ducação *ásic*, ou n* ensi*o superior para </line>
<line> o *nsino da saúde. *ecom*nda-se, neste d*s*ech*, um olhar mais *om*lexo para a form*ção </line>
<line> do **o**ssional de Educaçã* Física, pela impor*ânci* soci*l e científica que este *ossu*. </line>
</par>
<par>
<line> REFERÊNCIAS </line>
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<line> no </line>
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<line> n. 1, p. 92-96, 2012. </line>
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<line> *ONFIM, G. C. S. O N*S* </line>
<line> no muni*ípio *e </line>
<line> Fortal*za e a i*tervenção do *rofess*r de </line>
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<line> Educ*ção Física: Revist* Diál*gos Ac*dêmicos, v. 02, n. 1, p. 1*0-157, 2012. </line>
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<line> pedagógica *údic* de e*ucação em saúde </line>
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<line> D*RETRIZ*S CURRIC*L*RES NACIONAIS PARA OS CU*SO* DA SAÚD*. </line>
<line> http://ww*.conas*m*.org.br/f**es/formação_p*ofission*i*_2008.pdf. </line>
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<line> esvaziamento ** tr*ba*ho do professo*: *m estudo </line>
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<line> críti*o </line>
<line> compa*ati*o </line>
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<line> e *a p*icologia </line>
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<line> *REIRE, *. Edu*ação e mudança. *io de J*neiro: P*z e T*rra, 1*96 (Coleção L*it*ra). </line>
<line> GUERRA, *. A. M. *. Didátic* e trabal*o peda*ógi*o: Uma anális* crí*ica: R*v*sta </line>
<line> Diálogos Acadêmicos, v. 03, n. 1, *. 48-54, 2014. </line>
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<line> Como Ref*r*nciar este Artigo, conforme *BNT: </line>
<line> FELÍCIO, *. F; NETO, L. T. *; B**BOSA, R. *. C; DUM*R, J. P. Formação e Prát*ca Pe**gógica </line>
<line> p*** o Ensino na S*úde *a Perspecti*a dos Professores d* uma Instituição de Ensin* Superior em </line>
<line> Fortal*z*. Rev. FSA, Teresina, v.14, n.4, ar*.5, p. 89-99, jul./ago. 2*17. </line>
</par>
<par>
<line> Co*tri*uição d*s Autores </line>
<line> L. F. Fel*cio </line>
<line> L. T. R. Neto </line>
<line> R. L. C. Barbosa </line>
<line> J . P. **m*r </line>
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<line> *) c*ncepção e pl*neja***to. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
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<line> 2) análi*e e inte*preta*ão do* dado*. </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
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<line> 3) e*abo*ação do rascunho ou na revisão crít**a do conteúdo. </line>
<line> </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
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<line> 4) partici**ção na aprovação da versão final do manuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *e*esi*a PI, v. 14, n. 4, art. 5, p. 89-99, jul./ago. 20*7 </line>
<line> www4.fsane*.com.b*/revis*a </line>
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)