<document>
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<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 14, n. 4, art. 6, *. 100-119, jul./ago. 2017 </line>
<line> IS*N *m**esso: 1806-6356 ISS* E*et*ônico: 2317-2983 </line>
<line> *ttp://dx.doi.*rg/10.1*819/2017.14.4.6 </line>
</par>
<par>
<line> O Curso de Pedagogia e suas Im*licaçõ*s na Formação do Educador da EJA </line>
<line> T*e *ourse of P*da*ogy an* *ts Implicatio** in the Train*ng of the Edu*ator *f *he EYA </line>
</par>
<par>
<line> Rob*on de Cássio S**tos D*urado </line>
<line> Mes*rad* em Edu*a*ão de Jo*ens e Adultos pela Un*ve*sidade do Estad* ** Bahia </line>
<line> Gra*uado em Ciência* Biológic*s pela Unive*sidade do Estado *a B*hia </line>
<line> Professor d* ensino mu*ic*pal </line>
<line> E-mai*: *obsonc*do*rado@hotmai*.c** </line>
<line> Romênia *arbosa de Carval*o </line>
<line> *estrado e* Educação de *ovens e Adultos pe*a Un*versidade do *sta*o d* Bahi* </line>
<line> Psicoped*go*a *ela Facul*ade *e Ciências e Le*ras Plínio Augusto do Amaral </line>
<line> Pr*fessora da Facu*d*d* A*na*do Ho*áci* *erreira </line>
<line> E-mail: ro*e*iacb*rbosa@gmai*.com </line>
<line> Alfr**o *odrigo da Matta </line>
<line> Pós-Dout*rado e* E*ucação a D**t*nci* pela Uni*ersidade d* *orto </line>
<line> Dou*or em Ed*cação pel* Univ*rsidade F*deral da *ahia </line>
<line> P*ofessor d* *niversid*de do Estado da *ahi* </line>
<line> E*ail: alfredo@matta.pr*.b* </line>
<line> Antoni* Amorim </line>
<line> **utor e* Psicologia pela Univ*rsida** de Barcelona. </line>
<line> Professor T*tular Pl*no da Universidade do Est*do da B*h*a </line>
<line> E-mail: an*onioamor*m52@*m*il.c*m </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Endereço: Ro*son de Cássio Santos D*urado </row>
<row> Rua *ilv*i*a Mart*ns, 2555, Cabula. Salva*or-Bahia - </row>
<row> Br*si* *EP: 41.15*-000. </row>
</column>
<column>
<row> Ed*tor Ci*n*ífic*: Tonny Kerley de Al*nca* Rodrigues </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Ende*eço: Romênia Barb*s* *e C*rvalho </line>
<line> Ar*igo recebid* em 0*/03/2017. Últi*a </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> Ru* Silveira Martins, 2555, Cabul*. Sa*va*or-Bahia - </line>
<line> recebida em 10/04/201*. Aprov*do e* 11/04/2017. </line>
</par>
<par>
<line> Brasil CEP: 41.150-*00. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Endereç*: Alf*edo Rodri*o da Matta </row>
<row> Rua Silveira Martin*, 2555, Cabu**. Salvador-Bahia - </row>
<row> Brasil CEP: 41.1*0-**0. </row>
<row> E*dereço: A**oni* Am*r** </row>
<row> Km 10 da Es*rada d* Coco, Con*omínio Vive*d*s do </row>
<row> Bos*ue, Abrantes, Camaçari - Bah*a - *r*sil CEP </row>
<row> 42.84*.000 </row>
</column>
<column>
<row> Avaliado pe*o **s*e** Triple Revie*: Desk Review a) </row>
<row> pelo *di*or-Ch*fe; e b) Dou*le Blind R*view </row>
<row> (av*liação cega por dois avaliadores da ár**). </row>
<row> Revisão: Gramat*cal, Normativa e de Format*ç*o </row>
</column>
</par>
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<line> O Curso *e Pedagog*a * s*as Implicações na Formação do *ducador *a *ja </line>
<line> 101 </line>
</par>
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<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> Este ar*igo res*l*a de estudos acerca da for*açã* docente em *du*ação de Jov*ns e Adulto* </line>
</par>
<par>
<line> (EJA), par*i* da **opo*t* c**ricula* de f*r**ção *o a </line>
<line> c*r*o </line>
<line> de P*dago*ia. A pesqui*a **ve </line>
</par>
<par>
<line> como *bjeti*o a anál**e *a formação *o pedagogo para atuar na E*A. Além disso, analisamos </line>
</par>
<par>
<line> o papel do c*rso </line>
<line> na formação, destacando * compreensão do currículo, diretr*zes </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> c*ncepções teórico-met*dológica*. A pe*quisa *a*eou-s* na abordagem qualitat**a, a t*cnica </line>
</par>
<par>
<line> util*zada foi a pes*uisa de campo, empregando-se a entrevis** semiestrutura pa*a coleta </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> dados. Os s*jeito* </line>
<line> da investigação f*ram os alunos graduandos do cu*so de Pe*ago*ia </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Universidade do E*tado da *ahia/Campu* I. O </line>
<line> process* refl*xivo </line>
<line> *oi ref*renciado pelas </line>
</par>
<par>
<line> seguin*es concepções teór*ca*: Arroyo (2005, 2*06), Saviani (2008; 2012), *imenta (2011) * </line>
</par>
<par>
<line> Ghiraldelli (2*07), entre outro*. Os resultados demo**traram que o c*rso de </line>
<line> pedago*ia </line>
</par>
<par>
<line> apresenta fragili*a*es na f*r*ação do educador da EJ*, em relaçã* aos aspectos curr*cul*r**, </line>
<line> à insuficiênci* da car*a horária *estina*a para trabalhar na EJA, *lé* d*s as*ectos teó*icos e </line>
<line> metodológ*co* dist*ntes da real*da*e dos *ujeitos. </line>
<line> *al*vras-chave: Peda**gia. Educ**ão de Jovens e A*u*tos. Formaç*o do*en**. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> This ar*i*le results from studies a*ound the tea*her training *n adult e*ucation (EJ*), fr*m th* </line>
</par>
<par>
<line> propo*ed training </line>
<line> c*rricu*um of the course of p*dago*y. T*e re*earch was ai*ed </line>
<line> at th* </line>
</par>
<par>
<line> anal*s*s of the form*t*on *f *he ed*cator to w*rk in ADUL* and YOU*H EDUCATI*N. In </line>
</par>
<par>
<line> addition, we examin*d the role o* the trai*ing </line>
<line> course, emphasizin* *he understa*ding of </line>
</par>
<par>
<line> c*rriculum, theoretical-methodologi*al </line>
<line> guideli*es and **nc*ptions. The res*arch wa* **sed </line>
</par>
<par>
<line> on * qualita*ive approach, the t*chni*u* used wa* t*e f*eld *esea*c*, using the semiestrutura </line>
<line> interv*ew for data col**ction. The resear*h subjects w*re u*dergr**u*te student* of the cou*se </line>
</par>
<par>
<line> of pedagogy o* th* University </line>
<line> of the State of *ahi*/Campus *. The </line>
<line> reflect*ve </line>
<line> process **s </line>
</par>
<par>
<line> refer*nced by t*e foll*wing </line>
<line> theoretical conceptions: *rroyo (**05, 2006), Savi*ni (200*; </line>
</par>
<par>
<line> 2***), P*p*er (20*1) *nd Ghi*aldelli </line>
<line> (200*), </line>
<line> amo*g o**ers. The res*lts showed that the </line>
</par>
<par>
<line> course of pe*ag*gy *resents weaknesses in the fo*mation of th* EJA, educator in relat*o* to </line>
<line> *urr*cular aspe*ts, *he l*a* *ime destined t* w*rk in the EJA is insuf*icient, in addition t* th* </line>
<line> t*eoreti*al a*d methodo**gi*a* aspects fa* f*om the reality of t*e su*****. </line>
<line> Keywor*s: Pedagogy. Education o* Youth and Adult. Teacher trainin. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, *eresina PI, *. *4, *. 4, art. 6, p. *00-119, ju*./ag*. 201* </line>
<line> w**4.fsan*t.*om.br/re**sta </line>
</par>
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<par>
<line> R. C. S. Dou*ado, R. B. Carvalho, A. R. Mat*a, A. Amorim </line>
<line> 1** </line>
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<par>
<line> 1 I*T*ODU*ÃO </line>
</par>
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<line> No atual </line>
<line> contex*o educaci*nal, c*nsideramos **e a Educação *e Jovens e Ad*ltos </line>
</par>
<par>
<line> enfre*ta u* le*a*o d* exclusões, ausê**i* de políticas p*b**cas, met*dolo*ias </line>
<line> *escont*xtua**z*das em rela**o à ide**idade do aluno da EJA, *arênci* na *ormação d*cente e </line>
<line> falta de *ncentivo d* poder públi*o *a q*ali*ade da ap*endi*agem dos alun**. </line>
</par>
<par>
<line> D**nte </line>
<line> des*as singularidade*, a Educ*ção *e Jovens e A*ultos *r*ci** ser r*vista </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> analisada par*ir d* uma visão cont*m*orâ*ea e g**bal, com pro*issio**is ha**litados *a*a a </line>
</par>
<par>
<line> *d*car na formação para *idadania. Nessa c**p*eens*o, r*def*ni* ações na sal* </line>
<line> de *ul* que </line>
</par>
<par>
<line> fa*ore** * formaçã* de jovens e *dul*os capaz de estabelecer, na contemporaneidade *ma </line>
<line> po*tura cidadã, emergem profiss*onais da educação com *ormação especifica p*ra atend*r esta </line>
</par>
<par>
<line> modalidade. *ss**, o estud* i*dagou * seguin*e questã*: qu*i* i*pass*s perspe*tiv*s * </line>
</par>
<par>
<line> perp*ssam a formação d* pedagogo </line>
<line> da UN*B/Cam**s I, te**o *m vi**a o proc*s*o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> apr*ndizagem na EJA? </line>
</par>
<par>
<line> D*an*e do *xp*sto, </line>
<line> o *re*ente artigo apresentou um estud* ace**a </line>
<line> *o curso </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Licen*i*tura em Pe**gogia </line>
<line> e suas impl*cações na fo*mação do educad** da EJA e *ef*e*ões </line>
</par>
<par>
<line> s*bre com*et*n*ias e ha*ilidades para ens*nar nes** modali**de, en*atizando a*p*ctos ger*is </line>
</par>
<par>
<line> de como f*rmar o ped*go*o e sua man*ira de </line>
<line> at*ar em *a*a *e aula co*o incentiv*dor </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> aprendizagem do aluno. Nesse i*tuito, o estu*o t*ve c*mo o*jetivo ge*al ana*isar * curso de </line>
</par>
<par>
<line> pedagogia e suas implicaç*e* na formação </line>
<line> d* educador da EJA. E, *omo ob**tivo* </line>
</par>
<par>
<line> específicos, id*nti*icar c**cepções e paradig*as </line>
<line> d* curso d* </line>
<line> *edagogia na *ormação do </line>
</par>
<par>
<line> *ducador da EJA; *e*onstrar os r*sul*a**s da pesq*isa com graduando* do curso </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *edag*gi* na c*mpreensão do* asp**tos *eóricos e metod*lógico* da fo*mação. </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> a**igo está organizado por esta introdução, na *ual desta*amos o pr*blem* e </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> objet*v*s da *esquisa E* seguid*, o t*pico **is a*resenta os p*oced*me**os met*d*lógicos e </line>
</par>
<par>
<line> *s s*jeitos da </line>
<line> pesquisa. O tópico três redimension* * r*flexões a*e*ca da *edagogia, numa </line>
</par>
<par>
<line> pers*ectiva histó*ica d* p*lít**a *ducacional, alé* *e s*scitar o p**e* da *n*versida*e </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> *o*maç*o do p*dagogo c*ntemp*râneo. Dando prossegu*mento, o tópico *uatro co*tribui com </line>
</par>
<par>
<line> di*cussões r*lativas * formaç** do pedagogo e </line>
<line> às *spe*ificidade* da aprendizagem *a EJA. </line>
</par>
<par>
<line> Em segu*da, o tó**co </line>
<line> cinco apresenta os resultados e as discussões relat**os à v*são </line>
<line> *os </line>
</par>
<par>
<line> a*unos sobre a integração da EJ* dentr* do curso de pedagogia. Por fim, o tópic* sei* tr*z as </line>
<line> *ons*deraçõe* finais e encamin**ment** *ue obti*emos do proce**o d* investigaç*o relativo à </line>
<line> *ormação do peda*ogo para atuar n*s classes d* EJA. </line>
<line> R*v. FSA, Teresina, *. 14, n. 4, art. 6, *. 100-*19, jul./ago. 20*7 www4.fsan*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * Curso de *eda*ogia e suas Implicaç*es na Fo*ma**o d* Educad*r d* Eja </line>
<line> 103 </line>
</par>
<par>
<line> 2 PROC*DIM*NTOS METODOLÓGICO* </line>
</par>
<par>
<line> *sse estudo baseou-se *m u*a abordagem qualitativ*, na ten*ativa de *el*or </line>
<line> compreende* o p*oblema em questão. Como o foco da p*squis* é en*e*der q**is imp*s*es * </line>
<line> perspectiv** atuam na formação do p*da*ogo da UNEB Campus I, ta* a*ordagem ajudou na </line>
<line> com**e*n*ão e trata**nto da* informações, p*oc*rando an*lisar com r*gor o *bjeto </line>
<line> pesquisado. Desse modo, essa abordagem estabelec* um* inte*depen*ê*cia entr* o s*jeito e o </line>
<line> objeto pe*quisad*, *irecionando par* u*a abor*agem interpr*tativa ace*ca do c*nário so*ial. </line>
</par>
<par>
<line> Esse método es*á </line>
<line> co*d*ci*nado </line>
<line> a dar ên*a*e </line>
<line> à teori* fundamentada, aos pro*essos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> descrição, indu*ão * de </line>
<line> e*tu*os pessoai*. Nesse int*ito, "[...] </line>
<line> a </line>
<line> *bordagem qualitativ* </line>
</par>
<par>
<line> enc*minha para que o mun*o s*ja examin*do *om a ideia de que nada é simp*ório, q*e tudo </line>
</par>
<par>
<line> pode construir direcioname*tos que nos per*i*am *stabelecer </line>
<line> uma c*mp*eensão ma*s </line>
</par>
<par>
<line> c*ncreta do noss* obje** d* *studo" (BOGDAN; BIKLEN, 1994). </line>
</par>
<par>
<line> Es*e tipo de aborda*em se preocupa com o significad*. As*im, perce*e-se o contato </line>
</par>
<par>
<line> com os sujeitos </line>
<line> da p*squisa, </line>
<line> *erm*tindo i**erp*etações * i*ferênc*as *o co*aborador. P*ra </line>
</par>
<par>
<line> além, *s*a </line>
<line> a*ord*gem aponta </line>
<line> camin*os para superar *s modelos positivistas de *e*qui*a, </line>
</par>
<par>
<line> dando *ond*ções *ara comp*eender d*n*amente os fenômenos educativos </line>
<line> *ig*n*es (G*TTI, </line>
</par>
<par>
<line> 2012a). </line>
</par>
<par>
<line> Ainda, *s saberes ori*nd*s *e M*nay* (199*) *po*tam que a p*squ*sa de abordagem </line>
</par>
<par>
<line> qua*itativa responde a inda**ções part*culares de um e*tud*, **pondo um </line>
<line> *ív*l de realidade </line>
</par>
<par>
<line> que n*o pode s*r mensurad*, num* per*pe*tiva nu*éric*. Neste intuito, a pe*quisa qualitativa </line>
</par>
<par>
<line> v*ncula-s* com um *niverso </line>
<line> de </line>
<line> variáveis *ignos, aspirações, crenças, va*ores, dent*e </line>
<line> outros </line>
</par>
<par>
<line> aspectos *mbricados, a d*pen*er d* rea*idade soci** </line>
<line> que s e </line>
<line> pretend* compreender. Nesse </line>
</par>
<par>
<line> mesm* sentido, a </line>
<line> a**ora *mplemen*a que qualq*er *erific*ção de c*nho social deveria </line>
</par>
<par>
<line> c*ntemplar uma ca*acter*s**ca *ási*a de s** objeto, que é o asp*cto **alitativo. </line>
<line> Conforme Martins e Theóph*lo (2009), uma investi*ação desenv*lvida pelo *iés </line>
</par>
<par>
<line> qualitat*v* abre espa*o par* </line>
<line> *ompre*n*er com* se exprimem os comporta*e*t** * *s </line>
</par>
<par>
<line> exp*riências das pesso*s envol*id*s durante a constru*ão, de*c*ição e aplicação das técn*ca* </line>
<line> de colet* na **squ*sa. Ainda para estes auto*es, o u*o *o método qualitativo *m educ*ção l*va </line>
</par>
<par>
<line> a entende* c*mo </line>
<line> **m </line>
<line> s e n*o </line>
<line> ut*lizadas as técnicas de coleta e anális* das i*formações pa*a </line>
</par>
<par>
<line> ampl*ar o universo d* *nv*stigação. </line>
<line> No qu* se refere aos pr*cedimentos técnicos adota*os, es** pesquisa caracterizou-se </line>
</par>
<par>
<line> co*o </line>
<line> *m es*udo de *ampo pois, segundo Gil </line>
<line> (20*8), esse tip* </line>
<line> de estudo procura </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> **rofundame*to de </line>
<line> uma realidade específica. Assim, * realizada por meio da obse*vação </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina P*, v. 14, n. 4, art. 6, p. 100-119, jul./*go. 201* </line>
<line> www4.fsanet.c*m.*r/***ist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. C. S. *ourado, R. *. Carvalho, A. R. Matta, A. Amorim </line>
<line> 104 </line>
</par>
<par>
<line> direta do grupo est*da*o, e entrevistas, para as*im *aptar informações e fazer in**rpreta**** </line>
<line> a*erca d* r*ali*ade em questã*. </line>
</par>
<par>
<line> * instrume*to util*zado pa*a a *oleta de </line>
<line> dados *oi a entrevista semiest*utura*a, </line>
</par>
<par>
<line> c*ntendo cinco que*tões ref*r*ntes à *ormação do educ*dor da EJA. Neste sentido, Triviños </line>
</par>
<par>
<line> (198*) expõ* que e*se tip* de </line>
<line> d*spositivo t*m como </line>
<line> ca*ac*erística questiona*entos que são </line>
</par>
<par>
<line> apoiados em *ipó**ses que serv*ram *e bas* pa*a *r*ble*a * </line>
<line> do estudo. Des*a forma, </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> ent**vista* sem**struturada* proporci*nam a explicaçã* e compr*ensão *e um </line>
<line> fenômeno </line>
</par>
<par>
<line> social, promov*n**, assim, a pr*sença *onscien*e do p*s*uisador no processo de colet* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ***os. Em conformidade </line>
<line> c*m as discussões ante*i*res, Lüdk* e André (*986) ac*e**en*am </line>
</par>
<par>
<line> que as *ntrevi*tas servem ta*to de ***trumen*o com também de obje*o para a a*álise de dados </line>
</par>
<par>
<line> q*e não f*r** verbalizados, po*sibil*t*ndo </line>
<line> que o pesqui*ador po*sa analis*r as visões do </line>
</par>
<par>
<line> suje*to da pesquisa. </line>
</par>
<par>
<line> A pesquisa co*tou com entrevistas junto a *2 estudantes (VI*I semes*re) do cu*so d* </line>
<line> Licenciatura *m Ped*g*gia da Un*versidade do Estado d* B*hia, Cam*us I, S*lv*dor, com a </line>
<line> intençã* de coletar informa*ões re*erentes * fo*mação em EJA. </line>
<line> 3 REFERENC*AL TEÓRI*O </line>
<line> 3.1 P*d*gogia e c*ncepç*o fo*mativa na universidad* </line>
<line> H* um* série de q*esti*namen*os sobre formação do peda*og* na universi*a*e e, </line>
<line> ac*mpanha*o a *sse*, surgem reflexões e* torno da estrutur* do conhecimen*o pedagógico, </line>
<line> da i*entidade prof*s*ional e do siste*a de formaçã* de p*dagogos e p*ofes**res nessas </line>
<line> instituições *e educação. </line>
</par>
<par>
<line> *o long* *os an*s, perceberam-s* algumas fragi*idades </line>
<line> no curso de Pedagogia que </line>
</par>
<par>
<line> c*ndicionaram al*uns entendimentos, </line>
<line> como a docência, </line>
<line> base da ide**ida** profissional de </line>
</par>
<par>
<line> todo e*uc**or, a d*visão do trabalho da escola, separação conteúdo e métodos, a escola a </line>
</par>
<par>
<line> c*mo *o*al d* trabalho </line>
<line> capi*a*ista, entr* out*os. Nesse </line>
<line> contexto, a profissão do p*dagogo na </line>
</par>
<par>
<line> atuação da docência *em sid* i*c*tada, princ*pa*mente, pela formaçã* de professo**s nas </line>
<line> aca*e*ias para at*arem **m os alunos da EJA. </line>
<line> Seg*n*o Nóvoa (2009), não haverá ne*hum* mudança significativa se * comu*idade </line>
</par>
<par>
<line> d*s forma*ores, de professores e a </line>
<line> comunidade dos professores não se tornarem ma*s </line>
</par>
<par>
<line> permeáveis e imbr*cadas. A*si*, enten*e-** qu* a fo*mação </line>
<line> de professores </line>
<line> necessita s*r </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresin*, v. 14, *. 4, a*t. *, p. 100-119, jul./ago. 2017 </line>
<line> www4.fsa*et.c*m.*r/r*vist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * Cu*so de Pedagog*a e su** Implic*ções na F*rm*ção do *ducador da Eja </line>
<line> 105 </line>
</par>
<par>
<line> revi*a** a partir do enfoq*e do* seus forma*ores que precisam compre*nd*r a *ormação como </line>
<line> processo *ontínuo d* identidad* profissional. </line>
<line> Como no curso de P*dago*ia é a c*ênc*a da educação **e ocupa e*paç* no campo do </line>
<line> con*ecimento sobre * problemátic* educat*va, na sua **talidade * historicidade, esta *rea d*ve </line>
<line> *x*ress*r f*nalidades sociop*lítica* *a for*ação hu**na e deve assegu*ar * for*aç*o de u* </line>
</par>
<par>
<line> pro*iss*onal com </line>
<line> c*mpe*ências políti*a e t*cnica, para for*ar *essoas numa soc*edade </line>
</par>
<par>
<line> con*lituosa. Ness* c*mpreensão, Lib*neo (2011) enfatiza q*e a ped*gogia é, então, o c*mpo </line>
</par>
<par>
<line> do conhecimento **e se ocu*a do e**udo sistem*tico *a ed*cação, *m ato educa*ivo, </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> pr*tica reflexiva como *o*pon*nte **tegr*nt* da a*ividade hu*ana *, como f**o da vi*a </line>
<line> social ine*ente a* conj*n** de processos soc***s. </line>
<line> A pa*tir do ent**dimento de *ue a educação é uma p*ática *oc*a*, como ta*b** é uma </line>
<line> ativ*dade huma*a, o curso de *edagogia precisa formar um p*ofiss*onal para * *tivid*de </line>
</par>
<par>
<line> *umana, respeitando *ssim * dive*sidade. Ao lon*o d* história do </line>
<line> curso *e pedagogia, </line>
</par>
<par>
<line> obser**m-se fragilidades n* sentido *a form*ção do ped*gogo para atuar*m na EJA, não </line>
<line> apre**nta nenhuma fo*maçã* e**eci*i*a **ra o* pro***sionais educare* jovens e adultos, que </line>
</par>
<par>
<line> o cu**o de pedagogia p*ssibilita es*a atuação </line>
<line> *om algu*as limitaçõ*s, observando </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> diversida*e de áreas que **rmam o pedagogo. </line>
</par>
<par>
<line> Na Educ*ção de Jovens e Adultos, en*ont**-se uma d*versidade de aprend*zado e uma </line>
<line> cultura ampla *e conhecimento* pré*ios, que *evam a universi*a** a refletir s*bre o real </line>
<line> sentido da f*rmação do pedagogo para atender as proposições e*u*ativas desta mo*alidade de </line>
</par>
<par>
<line> en**n*. Co*side**-se assim que o curso de </line>
<line> *ed*gogia deve formar um profi*sion*l com </line>
</par>
<par>
<line> capaci*ade teó*i*a e prática, para atuar em diver*os *egmentos da e*uc*ç*o. </line>
<line> Por defi*ição, o pedago** não po** s*r nem um puro e *imples prático nem um pur* </line>
</par>
<par>
<line> e *imp*es teó**co. Ele está entre </line>
<line> os dois. A ligaç*o de*e ser a* mesm* tempo </line>
</par>
<par>
<line> **r*anente e irredutível, porque não pode e*i*tir um fos*o entr* a *eoria e a *r*tica. </line>
<line> É est* abertura qu* permite a *rodução p*dagógica. Em consequê*cia, * ***tico em </line>
<line> s* mesmo não é o p*dag*go * mais um utilizador de *lemen**s, de ideias ou de </line>
</par>
<par>
<line> sistemas ped*gógicos. Mas o teórico da </line>
<line> e**cação c*mo tal n** é *a*bém um </line>
</par>
<par>
<line> pedago*o; pensar * pedag*g*co *ã* basta. So**nte será </line>
<line> consid*ra*o pedago*o </line>
</par>
<par>
<line> aquele que fará surgir um ma*s na * pela a*t*cu*ação teoria-prát*c* na educaçã*. Tal </line>
<line> é a caldei** da fabr*cação pe***ógica (HOUSSA*E, **96, p. **). </line>
<line> Dia*te disso, entende*os *ue o curso de *edagogia deve *anter uma unidade entre </line>
<line> te**ia e prá*i*a, es*im*lando o pedagogo a problemat*zar a realidade social, na sala de *u*a. </line>
</par>
<par>
<line> Dessa ma*eira, é prec*so repensar as *ráticas de </line>
<line> f**mação do pedago*o no âmbito </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> uni*er*idad*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 14, n. 4, art. 6, *. 1*0-119, jul./ago. 2017 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. C. *. Dourado, R. B. Car*a**o, A. R. Matta, A. Amo*im </line>
<line> *06 </line>
</par>
<par>
<line> Imp**t*nte relem*rar que a *edagogia s*rge na G**cia *n*iga, no século *VI, </line>
<line> d*sm*tificando a visão d* *ue a criança dever*a ser tratada com *ndiferença, b*scando </line>
</par>
<par>
<line> *ec*nhecê-la </line>
<line> com* um su*eito singular qu* </line>
<line> pr*cisava do auxílio do adulto. N*ste sen*indo, </line>
</par>
<par>
<line> surge sentimento do adulto para com a cri*nç*, de*ominando de paidagogia, palavra esta o </line>
</par>
<par>
<line> que f*i designad* </line>
<line> como o a**mpanhamento de um jovem e p*id*gogo condução *a </line>
<line> *rian*a </line>
</par>
<par>
<line> p*r um escra*o para c*ntros de estu*o* (HOUSSAYE, **96). </line>
</par>
<par>
<line> At*almente, a P*dagogia é c*n*idera*a a c*ência da educaçã* que estuda </line>
<line> *s diversas </line>
</par>
<par>
<line> e*fer*s sociais. No final do século XIX e início d* XX, h*uve um envolvimento com os </line>
</par>
<par>
<line> estudos sociológ*cos de Dur*h*im (1957), q*e *onsider*va </line>
<line> a Pedagogi* uma educaç** </line>
</par>
<par>
<line> definid* c*mo fa*o </line>
<line> social, uma v*z que transmi*ia o patr*mônio social e cultural de u*a </line>
</par>
<par>
<line> sociedade mais v*lha, *ar* a orientação dos mai* novos. A*si*, so* es*a ótica, a pedagogia </line>
<line> não é vist* p*op*iamente *omo sendo uma teoria da *duc*ção, *a* como sendo um* li*eratura </line>
</par>
<par>
<line> *e conte**ação da e*u*ação, uma vez *ue </line>
<line> as bases de estudo p**passam pela *ransmissão de </line>
</par>
<par>
<line> *abere*, que *ão repassados, de geração e* g*ração. </line>
<line> *ess* perspectiva c*nce*tual enfatiz*-se a co**rib*i*** de He*bar* e *ewey *or não </line>
<line> separar a pe*agogi* como ciência da educação, e filosofia da educ*ção c*mo *eoria da utopia, </line>
</par>
<par>
<line> *estaca*do a hum*niz*çã* na educação. A condiç*o huma*a foi fundante para as </line>
<line> primeiras </line>
</par>
<par>
<line> concep*ões dos estudos em pedagogia co*o ciê**ia da educação na compreensão d*s </line>
<line> aspectos filosóficos e sociológicos. </line>
<line> No século XX, * educação pass* ser vi*ta c*mo in**ru*ent**, pela for*e influên*ia do </line>
<line> tecnicismo. Assim, a pedagogia é identificada como o c*njunto de pro**dime*tos favorávei* </line>
<line> às práticas educacionais, sendo r*duzid* *o treiname*to e a* modis** da di*ática, com raízes </line>
<line> na *isão tradici*nal e na escola nova. Nessa pers***tiva, a moder**dade reconstrói o termo a </line>
</par>
<par>
<line> p*r*ir </line>
<line> dos *nfoques *a u*opia educacional, a ciên*ia da educação e a filosofia da edu*ação. </line>
</par>
<par>
<line> Ness*s con**ções, a </line>
<line> pedagogi* surge como ciência que </line>
<line> auxilia a *ondução e f*rmação </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> humana de m*neira espontân*a e **vre (LIBÂNEO, 20*7). </line>
<line> Ao analisar a trajet*ria do *urgi*ento d* Pedagogia no Brasil, obs*r*a-se que, desde </line>
<line> as suas o*igens, ela não se preocupava co* a f*rmação de um *rofiss*onal para trabalhar *om </line>
<line> * *ducação d* jo*ens e adult*s, o foc* central era com uma formaç*o *éc*ica e d*dá*ica. </line>
<line> Dessa ma*eira, destaca-se qu* * cur*o *e Pedagogi* sur*iu a partir d* organização da </line>
<line> Facul*ade *e Nacional de *iloso*i*, da Universidade do Br*sil, *or meio do Decreto nº 1.190, </line>
<line> de 4 d* abri* de *939. O doc*mento insti*uía a formação *e b*cha*éis e licen*ia*o* para *árias </line>
</par>
<par>
<line> áreas, sendo estabelec*da * for*ação </line>
<line> *e *acharé*s em </line>
<line> três ano* e para </line>
<line> os l*cenciad*s * </line>
</par>
<par>
<line> esquema de *+*, com adaptação *urricular para uma *ormação té*nic* * didática. </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 14, n. 4, ar*. *, p. 100-119, j*l./*go. *017 www*.f*ane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O *urso de Pedagogia e suas Implicações n* For*ação do Educador da Eja </line>
<line> *** </line>
</par>
<par>
<line> Ent*nde-s*, nesse contexto, *u* o c*rso de Pedagogia já nasce com fragmentações n* </line>
<line> f*rmação dos profissionais d* educação, ev*denc*and* a separação da formação t*cnica *om a </line>
<line> p*dagógic*. Para B*asil (2005), a *ico**mia e*tre bac*a*el*d* e lice*ciat*ra le*ava a entender </line>
</par>
<par>
<line> que no ba**arela*o *ormava o peda*ogo que p*deria </line>
<line> atuar *omo técnic* em educação e, </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> licenciat*ra, form*va-s* o profes*or que *ri* lecionar *s matérias peda*ógicas. </line>
<line> Com o avanço do *apit*lismo e * exigência do me*cado de trabalho, o curso d* </line>
<line> Pedago**a pas*ou p*r redefinição da **a identidade, emergindo a diplo*ação d* t*cnicos em </line>
<line> educação para * *ealização de *oncurso público para esta área. </line>
<line> Diante do ex*osto, demar**m as fragilida*es ** curso de pedagog*a na redefiniç*o *o </line>
<line> s*u p**el, *a for*açã* do p*ofissi*nal, q** na tentat*v* de *uperação da fr*gm*nta*ão técnica </line>
</par>
<par>
<line> e p*dagógica é lançado o Pare*er CFE nº 251/*2, que d*terminava a *o*mação n* curso </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> pedagogi* c*mo técnico em educaç*o * profes*or de disc*plinas pe*agóg**as d* cu*so n*r**l. </line>
<line> Desta maneira, Li*âneo e Pimenta (200*, p. 19-20) destac*m o segu*nte: </line>
<line> [...] (a) o cará**r "tecnicista" do curso e o co*sequ*nte e*vazia*ento *eórico da </line>
<line> formação, *x*luindo o cará**r da Pedago*ia *omo investig*ção *o *enô**no </line>
<line> edu*ativo; o agigantamento da estrut*ra curricula* que le*a *o *esmo tempo a um </line>
<line> c*rrí**lo *ragmentado e aligeirado; a fragm*ntação excessiv* de tarefas no âm**to </line>
<line> das *scolas; a sep*ra*ão no currícul* entr* os dois *locos, a formação *ed*gógica de </line>
<line> base * os es**dos *orrespo*dentes às *abil**açõ*s [...]. </line>
<line> No contexto da* indefinições ** curso, no pó*-golpe militar, estudantes e pr*fissi*na*s </line>
</par>
<par>
<line> da e*ucação, inc*nfo*mados com a f*rmação do cu*so </line>
<line> de Pedagogia re*lizaram *ários </line>
</par>
<par>
<line> *ov**entos em prol da m*da**a cur*icular do curs*. *oi no </line>
<line> âmago de*te movimento que </line>
</par>
<par>
<line> surg*u o Par*cer CFE n* 252/69, o qual </line>
<line> *specific* a formaçã* de professo*es pa*a o *urso </line>
</par>
<par>
<line> *ormal e </line>
<line> *e es**cia*i*ta *m </line>
<line> educaçã* par* as atividade* de orientação, administração, </line>
</par>
<par>
<line> supervisã* e ins*eção escolar no âmbito das uni*ade* ** </line>
<line> ensino e dos s*stemas escolares. </line>
</par>
<par>
<line> Criam-se também, nesse período, as habilita*ões para pro*issi*nais *s*ec*ficos em cada á*ea </line>
<line> da educa*ão, fra**entan*o-se as*im a e*trutura curricular e a for*ação *o pedago**. </line>
<line> De acordo com Silva (20*6, p. 53-*4): </line>
<line> [...] a partir d* 19*2 o pedagogo era ident*ficado como u* pro*issi*nal que </line>
<line> personifi*a * redução da educação à *ua di*ensão técni*a - o técnico de **ucação-, </line>
<line> o currículo previs** par* formá-lo er* de c*nho pred*minanteme*te generalist*. E* </line>
</par>
<par>
<line> 1969, </line>
<line> co*se*ue-se </line>
<line> recupera* a ed*ca*ã* em *eu sentido *ntegral n* fi*ura </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> espe*ia*i*ta da educação, porém, sua formação nes*a d**eçã* f*ca inviabilizad* pelo </line>
<line> cará*er frag*entado da organização curricular proposta. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresina PI, v. *4, n. 4, art. 6, p. 100-119, j*l./ago. 2017 </line>
<line> w*w*.fsa*e*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. *. *. Dou*ad*, R. B. C*rvalho, A. R. Mat*a, A. A*orim </line>
<line> 10* </line>
</par>
<par>
<line> *essa ma**i*a, a formação do curso de Pedagogia desenvolvia-se a pa**ir </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ideol*gias *m que o t*cnico em </line>
<line> educa*ão se torn*va *m pr**issiona* indispe**ável </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> realização da educaçã*, como um fator de de*envolvimento escol*r. Da*i *or diant*, a luta por </line>
</par>
<par>
<line> definição das espec**i*idade* </line>
<line> do cu**o de Pedag*gia </line>
<line> v*m, em 1970, com o de***ca*ento </line>
</par>
<par>
<line> de*ta *ormaç*o </line>
<line> para prepara* o pro**ssional *ara </line>
<line> educação e*pec**l e p*o*ess*r dos anos </line>
</par>
<par>
<line> iniciais e pré-escola. Po* iss*, Li*ân*o (2005, p. **) d**x* claro que: </line>
<line> Alguma* Faculdades de Ed*c***o, *o* influê*cia de p*squisa debates em e*contro e </line>
</par>
<par>
<line> indi*aç*es do movimento nacional </line>
<line> pela fo*mação do educador, su*penderam ou </line>
</par>
<par>
<line> sup*i*ir*m as habilita*ões convencionai* (administra*ão esc*lar, orien**ção </line>
<line> educacion*l, *uper*isã* escolar et*), *a*a investir n*m currícul* cen*r*do *a </line>
</par>
<par>
<line> formaçã* *e profe*sores pa*a s*ries iniciai* do ensin* </line>
<line> fun*ame*tal e cur*o do </line>
</par>
<par>
<line> magistério. </line>
</par>
<par>
<line> No contex*o de dilema* e indefiniçõ*s a*erca da *ormação do ped*gogo, a *écada *e </line>
</par>
<par>
<line> 1*90 *oi mar*ada pela **forma na *ormação do c*rso </line>
<line> de Pedagogo, observa*do-*e alguma* </line>
</par>
<par>
<line> mudan*as sig*ifi*ativas no* cur*ículos par*ir d* Lei d* D*ret*i**s e *ases *a **uca*ão a </line>
</par>
<par>
<line> Nacio**l - L*B (Lei 9394/96), conside*a*do-se uma **rmaçã* centr**a na docência e </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> ges*ão escolar. *onforme es*ecifica Silva (2*06), f**a implantada uma modalidade format*va, </line>
</par>
<par>
<line> **m o profissiona* habil*tado a </line>
<line> at*ar no ensino, *a organização e </line>
<line> na gestão ** s*stemas, </line>
</par>
<par>
<line> un*dades e proje*os educaciona*s e na p*odução e difusão do c*nhecim*n*o, em *iversas áreas </line>
<line> da educaç*o, te*do a d*cência c*mo ba*e ob*igat*ria de sua formaç*o e identidade </line>
<line> *rofi*sional. </line>
</par>
<par>
<line> Dessa *o*ma, o *urso passou a *er *lvo de análise p*r um gr**o ** especialistas </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> A*sociação Naciona* dos P*ofis*ionais de Educação - ANF*BE, qu* contribuiu </line>
<line> com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> const*ução das Diretri*e* Curricula*es N*ciona*s pa*a o Curso *e Licenci*tura em Pedagogia </line>
<line> (*CPN) de 2006. Ficaram deli*itad*s os espaços inst*tucionais da área de *urrículo e d* á*ea </line>
</par>
<par>
<line> de fo*maçã* de </line>
<line> profe*sores, *nfatizando a* compet*ncias té*nicas e </line>
<line> políticas *os pr*cesso* </line>
</par>
<par>
<line> formativos do pe*agogo, pois rep**senta um caminho n* busca de uma educação d* qual*dad* </line>
<line> e referenciada socialmente. </line>
<line> Após fazer a análise da trajetória hi*tórica *o curso d* p*dagogia, a presente </line>
<line> inve*ti*ação pr*curou c*nhece* o *urso de **dagogia e seu* impasses *a *ormação *o </line>
<line> educador da E*A, compreendo alguns as**ct*s r*levantes evid**ciados no proj*to do cu*so d* </line>
<line> Univer*idade Estadual da Bahia, d* Cam*us I d* S*lvad*r, *ai* especificamen*e, analisando </line>
</par>
<par>
<line> o Projeto do **rs* reformul*do em 2*07, </line>
<line> c*nforme Parece* CNE 77*/97, resu*tan*o em o </line>
</par>
<par>
<line> *ova propost* cu*ricular, a*en*endo </line>
<line> aos </line>
<line> *rincípi*s defi*ido* no citado pa*ece* </line>
</par>
<par>
<line> cons*b*tanciados em: </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. *4, n. 4, art. 6, p. 100-119, jul./a*o. 20*7 </line>
<line> www4.fsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Curso de Peda*og*a e suas Implicações n* Formação do Educad*r da Eja </line>
<line> 109 </line>
</par>
<par>
<line> 1. Ampla *i*erdade na com*os*ção da carga h*rá*ia a ser cumpr*d* pa*a a i*t**ra*ização *os </line>
</par>
<par>
<line> cu*rículos, assim como na </line>
<line> especif*ca*ão das uni*ad*s </line>
<line> de estudo a serem m***s**adas. *. </line>
</par>
<par>
<line> C*mpos de *st*do e de*ais e*periências </line>
<line> d* *ns*no - **re*dizagens que *ompo*ão </line>
<line> *s </line>
</par>
<par>
<line> curr*culos, sem a fixação d* conteúdo *specíficos co* cargas horárias p*é-determ*nad*s, as </line>
</par>
<par>
<line> *ual não </line>
<line> poderá exceder 50% da carga horá*ia total dos cursos. 3. O prolongam*nto </line>
</par>
<par>
<line> d*s*ecessário d* duraçã* dos cu*sos d* graduação. *. *ólida formação geral, *ecessária par* </line>
</par>
<par>
<line> que o fut*ro graduado possa v*r a superar os desafios </line>
<line> de ren*vadas co*d*ç*es </line>
<line> de exerc*cio </line>
</par>
<par>
<line> *rofi*sional e </line>
<line> de p*odução </line>
<line> do *o*hecimento, permit*ndo variados *ipos d* formação </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> habi*itaçõ*s d*f*re*cia**s **m mesmo program*. 5. Prática de est*do inde*endente, *i**ndo </line>
<line> à progressiva autono*ia profissional e intel*ctual *o a*uno. 6. Reconhecimento de </line>
<line> conhecimentos, habilidades e com*e*ências ad*uir*das *ora do *m*ie*te esco*ar, inclusive as </line>
</par>
<par>
<line> que se re*eri*em à e**eriência p*ofis*ion*l, ju*gadas relevan*es para área de form*ç*o a </line>
</par>
<par>
<line> considerada. 7. A articula*ão da teoria *om a prát*c*, *alori*ando * pesquisa individu*l </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> co**tiva, ass** </line>
<line> *omo os estág*os e * participaç*o em atividades de e*tensão. 8. Avaliações </line>
</par>
<par>
<line> peri*dicas, que utilizem *n*trumentos variados e sir*am para informa* a doc*nte* e a disc*ntes </line>
<line> acerca do d*senvolvimento das ativid**e* d*d*ticas (CNE, PA*ECER, ***/97). </line>
</par>
<par>
<line> Co*forme es*abelec*do nos *rinc*pios *a*a cu*so d* pedagogia da Universidade o </line>
</par>
<par>
<line> Estad**l da Bahia, campus </line>
<line> I, </line>
<line> observ*-*e que reformulação da proposta do curso garante a </line>
</par>
<par>
<line> maior fle*i*ili*ação no </line>
<line> currículo, efetivando *ma </line>
<line> formação *bert* e inte*di**iplina* </line>
<line> nos </line>
</par>
<par>
<line> aspe*tos *eór*cos e metod*ló*icos. Assim, exp**cita como </line>
<line> objet*vo do curso de </line>
<line> pedagogia </line>
</par>
<par>
<line> (2007) for*ar um doce*te para atuar na Educaç*o Inf*n***, no Ensino Fundamen*al e na </line>
<line> Ed*cação de *ovens e Ad*lt*s, Educaç*o Ind*gena, incluindo * perspectiva inclusiva *os </line>
<line> por*adores *e n*ce*sidad*s edu*ativa* especiais. </line>
<line> 4 RESU*TADOS E DIC*S*ÕES </line>
<line> 4.1 A formação do **dagogo e as especificidades da apren**zag*m na eja </line>
<line> A ne*es**dade de melho*ia na fo**ação dos profissionais da *J* *stá relac*onada, </line>
<line> mui*as vezes, à a*s*ncia de uma formação específica nos cu*sos de graduação em Pedag*gia, </line>
<line> d* qual adv** * maio*ia dos profissionais. </line>
<line> A práti*a educ*tiva na EJA é um desafio, pois o profis*ional, consciente de s*u papel </line>
</par>
<par>
<line> d* *rticulador dos sabe*es, reflete *on*eitos e ideias, </line>
<line> buscando, dessa forma, o m*l**r </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> se*s educa*d**. Par* Nóvoa (1992), * pont* de reflexão é o conceito mais *tilizad* em </line>
<line> **v. F*A, Tere*ina PI, v. 14, n. 4, art. 6, p. 100-119, jul./*go. 2017 www*.*sa*et.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. C. S. Dou*ado, R. B. *ar*alho, A. R. Ma*t*, A. Amorim </line>
<line> 1*0 </line>
</par>
<par>
<line> *s*udos que tê* como foco a formação de **ofe*sores, demostrando que a *ef*exão é cond**ã* </line>
<line> ine**n*e ao a*rim*ramen*o *a prática docente. Nest* sentido, fo*mar *d*cadores é *m </line>
<line> pro*esso para o a*al inexis*e receita. Ta* pr*tica deve ser pautada em asp*ctos que **nduzam </line>
<line> a situa*õ*s que possibilitem o at* reflexi** e a tomada de con*ciência das próprias limitações </line>
<line> e *ntraves s*ciais, **eológic*s e cult*rais *u* *erão encontrada* pelo *duc*dor. </line>
<line> * ato de educa*, n*m* perspectiva escol*r volt**a * contemporaneidade, exige mais </line>
<line> do que um mero transm*ssor de con*eúd*; vislumbra-se um *r*fis**on*l *apaz d* contribuir, </line>
<line> integralment*, para a formação emancipatória *e um ci*adão. Nest* s**t*do, </line>
</par>
<par>
<line> * f*g*ra do professor poderia **mbo*icame*te ser co*parada com * de um ma*stro </line>
<line> c*iativo que exi*iria dos componentes da o*questra: *rgani*ação, iniciativa p*ópria, </line>
<line> envolv*mento, *e*icaçã* e, pr***ipalmente, açõ*s coletivas *esencadea*as por </line>
</par>
<par>
<line> processos par*icipati*os. Sendo *riativo, </line>
<line> articula*or, mediador </line>
<line> e desafiado*, o </line>
</par>
<par>
<line> pr*fessor apost*ria e* todos os m*io* e r*cu*sos existentes para consol*dar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> co*strução do *onhecim*nto (BEHRENS, *996, p. 64). </line>
</par>
<par>
<line> É rel*vante saber o quanto a f*gura de um profe*sor p*de promove* a transforma*ão na </line>
</par>
<par>
<line> v* da do </line>
<line> *ducando; </line>
<line> no **tanto, *ão múltipl*s os desa*io* *locado* no proce*so de </line>
</par>
<par>
<line> apre*dizagem na form**ão do jovem e </line>
<line> adultos. **rtindo </line>
<line> dessa premissa, Gatti (199*) </line>
</par>
<par>
<line> cont*ibui pa*a essa di*cussão *os **guint*s pontos: a des*a*ac*er**ação dos cursos de </line>
<line> for*aç*o inicia* e contin*ada, falta *e materia* escrito que sirva de suporte para a formaç*o e </line>
<line> pouca **ntribuição das un*ve*sidades em *elação a*s curso* de fo*mação de profes*ore*. </line>
<line> *esta *orm*, </line>
<line> Fa*-se ne**ssário repensar a for**ção do professor de aco*do com a ne*essi**de </line>
<line> so*ial da e**ola *ública, aberta ao novo, capa* *e oferecer ao alu*o ca*inh*s pa*a a </line>
</par>
<par>
<line> busca de respostas aos problemas </line>
<line> *ue enfrent* *o </line>
<line> cotidiano. * neces**ri* </line>
</par>
<par>
<line> po***bilitar, ao *utu*o professor, a const*u*ão de uma identidade **ofi*sion** que </line>
<line> co*respon*a *s exigências da população e**olv*da e as demandas atuais. É preciso </line>
<line> in**st*r n*ma for*ação *u* vi**ule teori* e p*áti*a desd* o i*ício do cu*s*, a part*r </line>
<line> da p*squisa e de uma **etiva ins*rção no int*rior da esc*la. (LEITE, 2007, *. 15). </line>
<line> Ness* mesma discuss*o, E*s (20*6) acredita que é necess*rio superar * *radição </line>
</par>
<par>
<line> fragm***adora da universid*de, dos pr*fessores </line>
<line> form**ores e dos *u*u*o* </line>
<line> profes*o*es. Os </line>
</par>
<par>
<line> ed*c*dores *a atu*lidade precisam r*con**cer a n*cessidade de *novar diante das incertezas </line>
</par>
<par>
<line> i*postas à educação. Por is*o, f*z-se necessário supe*ar a dico**mia </line>
<line> e**re teoria e pr*tica, </line>
</par>
<par>
<line> ensi*o e p*squisa, * adotar uma po*tur* que t**h* como pre*sup*sto u*a práxis suste*tadas </line>
<line> pela iniciativa do fut*ro e*ucad*r em pro*etos de cunho ed*cativo. Ne*ta lin*a de </line>
</par>
<par>
<line> pensam*nto, Freire (**97) *x*õe qu* o educado* s* faz * se to*na educa*o*, na </line>
<line> prá*ica *a e </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 14, *. 4, art. 6, p. 1*0-119, jul./ago. 2017 ww*4.fsanet.c*m.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Curso ** Ped*gog*a e suas Imp*ica*ões na *ormação do Educa*or da Eja </line>
<line> 111 </line>
</par>
<par>
<line> própria reflexão d* prática. </line>
</par>
<par>
<line> Ao contrá*io do que vulgarmente se pensa, que ser professor é *ácil * qualqu*r </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> pode faze*, pr*ncipalmente na Edu*ação d* Jovens e Adultos, suste**amos *ue esta </line>
</par>
<par>
<line> profiss*o é altamente c*m*lexa </line>
<line> e e*pecializada, não s* qua*to ao seu saber </line>
</par>
<par>
<line> pro*ission*l específico e à forma </line>
<line> como é avalia*a no seu proce*** de formaç*o </line>
</par>
<par>
<line> (ES*RELA, 1997, p.2*). </line>
</par>
<par>
<line> É válido ressaltar q*e, **storic*mente, * *ampo de f*rmação de *rofe**ore* relativo * </line>
</par>
<par>
<line> Ed**ação </line>
<line> de Jovens e Adult*s se </line>
<line> d*u e ainda se constitui *e maneir* fragme*tad*. Tal </line>
</par>
<par>
<line> fenômeno existe, **rq*e não </line>
<line> há exigências para lecionar em tal modalidade, </line>
<line> desse modo </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> p*óprio educado* se forma através do pas*ar </line>
<line> dos anos *ela experiênci*. É pr*oc*pante </line>
<line> essa </line>
</par>
<par>
<line> a*toformação pela experiência pois, muitas veze*, o educador deixa de lado as especif**idades </line>
<line> da educ**ão d* *ov*ns e adu*tos. </line>
<line> Segundo Arro*o (2*06), o e**ca*or deve ate*tar para **rios *spe*t*s, *omo *ur*ículo </line>
</par>
<par>
<line> *if*r*nciad*, de forma </line>
<line> que abarque os saberes de*ses sujeito*, reflex*o teórico-pr*tica a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> t*mpo e espaços formativos, a pr*pr*a multiplicid*de d* suj*i*os * *aterial *id*tico. </line>
<line> Ness* </line>
</par>
<par>
<line> sentid*, é de suma *mportância r*fletir a *rática p*d*gógica, rompe*do com proposta* </line>
</par>
<par>
<line> curri**lares trad*cionai* e atentando para a utiliza*ã* d* metodo*ogias que *espondam </line>
<line> à\s </line>
</par>
<par>
<line> especi**ci*ades d*s s*j*itos do EJA. </line>
</par>
<par>
<line> Diant* de*sa óti**, a Lei* de *iretri*es e Bases 93*4/96, **ravés do inciso VI*, artigo </line>
</par>
<par>
<line> IV, esc*arec* a </line>
<line> ne**ssidade de p*ofessor*s *om *ormação *sp*c*fica pa*a </line>
<line> atuar n*s curso* </line>
</par>
<par>
<line> not*rnos de *JA, além da sensibilidade de atent*r pa*a as caract*ríst*ca* e*pecifi*a* in*rent*s </line>
<line> a ess*s sujeitos. </line>
<line> 4.2 Resultados: a visão dos alunos sobre a integraç*o *a eja e * curso de *edagogia </line>
</par>
<par>
<line> As *nformaç*es oriundas do campo de pesqui** eviden*iam uma *iqueza </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> i***r*ações q*e estão pres*ntes </line>
<line> n* processo de fo*mação do p*ssível educador da </line>
</par>
<par>
<line> mo*alidade E*A, *studante do último semes*re do curso *e Lic*nciatura em Pedagogia. </line>
<line> Os *inte * doi* co*aboradores da pesquisa foram indagados s*bre a sua **nc*pção em </line>
</par>
<par>
<line> relação à *JA. As p*rcepções f*ram di*e*ionadas a resposta* muit* congrue*tes. </line>
<line> N*sse </line>
</par>
<par>
<line> *entido, os </line>
<line> pesq**sad*s i*for*aram q*e EJA * um* mod*lida*e de ensino de grande a </line>
</par>
<par>
<line> **portância que relaci*na exp*riên*ias vivida*, *ornando *s co*t**dos m*is releva*t*s, </line>
<line> **oporc*onan** opo*tun*dades aos indiví*uos que ti*eram se*s *ireito* neg*dos por t*r *lgum </line>
<line> tipo de **ficuldad* n* ap*end*zagem ou em conciliar trabal*o * es*ud*. </line>
<line> Rev. FS*, Teresin* PI, v. *4, n. 4, art. 6, p. 100-119, *ul./ago. 20*7 www4.fs*net.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. *. S. D*urado, R. B. Carvalh*, A. R. Matta, A. Amorim </line>
<line> 1** </line>
</par>
<par>
<line> É im*ortante frisar que a concep*ão ** EJA d*s futuros pedagogos é de e*tre** </line>
<line> significância, po*s é necessário qu* o futuro educa*or da EJA en*enda o *bjeti** social qu* a </line>
<line> modalidade te*, pre*ominante*ent*, *om a* *lasses desfavore*idos, nu*rin*o possib*lidad*s </line>
<line> *eais pa** * *tuação docent*. </line>
<line> Nesse vi*s de p*n*amento, **royo (2*06) escla*ece que é necessário reconhecer os </line>
<line> jovens * adulto* a pa*ti* *o *eu protagonismo. Fa*e*do entender que </line>
<line> Esses jovens-adultos protagonizam trajetórias de hum*niza*ã*. C*nseque**e*ente, </line>
<line> dev*mo* vê-*o* n*o apenas pe*as carências sociais, nem sequer pelas carências *e </line>
</par>
<par>
<line> um per*u*so escolar bem-sucedido. *ma caracterí*tic* *o *lhar da his*ori*grafia </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> soci**ogia * m*strar-nos como os **v*n* </line>
<line> se re*elam protagonist*s nas s*ciedades </line>
</par>
<par>
<line> mod*rna*, nos movi*entos s*ciais do ca*po ou da* cidades. *e revelam </line>
</par>
<par>
<line> protagonistas pela *ua pr*sença positi*a ** áreas *omo a cultura, </line>
<line> pel* pressão </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> o*tra sociedade e outro pro*eto *e campo, pelas lut*s po* se*s direit*s. Trata-se de </line>
<line> cap*ar que, nes*a n*gat*vidade e p*si*iv*dade de suas trajetóri*s hu*anas, *assam </line>
</par>
<par>
<line> p*r *ivências de jovens-adulto* onde faz*m p*rcur*o* de socializaçã* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> sociabi*idade, de inter*ogaç*o e busca de saberes, d* tentativas de </line>
<line> *scolhas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> fo*mação d* valores. As traje*órias s*ciai* e escola*es *runc*das não signi***am sua </line>
<line> paral*sação *os tens*s processo* de sua formação ment*l, éti*a, ide**itária, cu*tura*, </line>
<line> social e política. Quand* vol*am à escol*, c*rrega* ess* a*úm*lo de f*rmação e de </line>
<line> apren*i*agens (ARROYO, 2006, *.25). </line>
<line> Tod*via, faz-se necessária à c*nce*ção desse* sujei*os da EJ* pelos peda*ogos, pois * </line>
<line> escola é p*rte do projet* de vida desses sujeitos, que *em seus s*be*es notórios a *artir de suas </line>
<line> d*versas trajetórias culturais e sociais. Dessa f*rma, saber reconhecer e lid*r com essa </line>
<line> modalidade é fa*or indispensável para o ê*ito do process* d* aprendizag*m. </line>
<line> ** participantes da pes*uisa tam*ém foram convida*o* a re**etir a re*pei*o das </line>
<line> prá*icas-pedagógicas a *erem desenvo*vi*as n**sa m*d*l*d***. Dentro do uni**rso am*s*ral </line>
</par>
<par>
<line> pesquisad*, os suje*tos e*idenciara* q*e é **c*ssário tr*balhar </line>
<line> at*a*é* das v*vênc*as *os </line>
</par>
<par>
<line> alu*os, torn*ndo a **la d* aula um local praz**o*o e **nâmico. Foi t*mb*m </line>
<line> pe**eb**a nos </line>
</par>
<par>
<line> achados da *esquisa a nec*s*id*de de *ra*alh*r fora do ambien*e for*al </line>
<line> da s*l* d* </line>
<line> au*a </line>
</par>
<par>
<line> através de *tividades lúdicas. </line>
</par>
<par>
<line> O ato didá*ico-*edagógico tem *omo p*incipal pressuposto guiar o alu*ado na </line>
</par>
<par>
<line> *ercepçã* do *onhecimento. Nesse asp*ct*, Arroyo (2005), destaca *mportância d* a </line>
<line> partir </line>
</par>
<par>
<line> dos saberes, co*hecime*t*s e dúvidas, pautando *ssim em uma me*o*olog*a sustentada n* e </line>
<line> pelo d**logo. </line>
</par>
<par>
<line> *el*tivament* às *ráti*a* did*ti*o-pedagógicas a *e*em **senvolv**as n* *JA, de é </line>
<line> comum ac*rdo o res*ei** pelo sa*er e pe*sar do *ovem e adultos. Nesses moldes, Freire </line>
<line> (2011) faz encaminhament*s i*por***tes no *entido de se pensar *o**tant* e *e*lexiva*ent* a </line>
<line> Rev. FSA, *eresina, v. 14, n. 4, art. 6, p. 100-1*9, *u*./ag*. 2017 www4.f*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O C**so d* P*dago*ia e s*as Impl*caçõe* na Formação do Educador da *j* </line>
<line> 113 </line>
</par>
<par>
<line> prá*ica-p*dagógica. A *art*r do *xpo*to, pode-se inf*ri* que * prática-p*dagógi*a d* professor </line>
<line> dev* passar por um au*o avalição, no **tuito de melh*rar as metodologias aplicadas. </line>
<line> Quando questionado* *e têm perfil para atuação na *JA, a r*pr*sentativ*dade de sete </line>
<line> col*boradores e*idenciou que *em perfil para atuar na modal*dade. Em o*osiç*o, cinco dos </line>
<line> entrevista*os destacaram **o ter perf*l pa** atuação do**nte na EJA, pelos seg*intes motiv*s </line>
<line> exp*esso* na ta*ela abaixo. </line>
<line> Qu*n*o *1 - Pe*fil *ocente para at*ação n* EJA </line>
</par>
<par>
<line> Questi*namento </line>
<line> Cons*deraçõ*s </line>
</par>
<par>
<line> Perfil docent* (com ha**lidades e competências) pa** at*ar na EJ* </line>
<line> Nã*. Porqu* não temos muitas refe*ências, estudos, habilid*des * conh*ciment* para atuar nessa prática *ed*g*g*ca. (E1) Acredito que não tenho perfil p*ra tr*b*lhar na E*A, não * uma modalidade que m* identi*ico. Além disso, a única *i*ci**ina do cu*rículo que tr*balhou a educaçã* *e Jovens e Adultos **i*ou muito a desejar. (E22) Não. A disciplina *ão oferece* o desenvolvim*nto de habilida*es * competênc*as neces*árias *ara atua* n* *JA. (E*7) Não. Sempre quis t*aba*har com educaçã* *nfantil. (E4) Não, tenho dific*lda*** em lid*r *om adolescentes e a*ultos. (*15) </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: Elaboração dos pesquisadores, 2017. </line>
<line> Nesses moldes, Arroyo (2006) destac* *ue o perfil do educ*d*r da EJA enc*ntra-se </line>
</par>
<par>
<line> ainda em *on*tru*ão. *esse intuit*, é válido r*ssaltar q*e atuação n* EJA é *uestão de a </line>
</par>
<par>
<line> empa*ia, escolha, luta; e </line>
<line> os que </line>
<line> ocupam muitas </line>
<line> vezes * do*ênc*a na modalidade em *e </line>
</par>
<par>
<line> en**ixa*em no perfil, nã* cont*ibuem para a asc*nsão d* modalidade. </line>
</par>
<par>
<line> Dos doze gra**ando* do oit*vo semest*e do </line>
<line> c*rso de P*dagogia, ao serem </line>
</par>
<par>
<line> questi**ados s*bre a relevância da f*rmação *o pro*essor </line>
<line> p*ra atuação </line>
<line> na EJA, nove dos </line>
</par>
<par>
<line> entrevi*tados foram incisivos *o de*taca* que consid*ram im*ortante a formação, po*s </line>
</par>
<par>
<line> promove mudanç** na p***ica e na aquisição </line>
<line> de conhecimentos p*dagógicos. Em o*osição, </line>
</par>
<par>
<line> trê* dos e*trevistados desta*aram que *ão enxerga* i*por*ânci* </line>
<line> na formação. No qua*ro </line>
</par>
<par>
<line> *baixo *s transcrições indiv*duais d*s suje*to*, relat*vamente à temát*c* pergu*tada. </line>
</par>
<par>
<line> Que*tiona*ento </line>
<line> Consider*ções </line>
</par>
<par>
<line> For**ção *ara atuar na EJA </line>
<line> Sim. A f*rmação é crucial *m qualque* *rea d* conhec**ent*. Ess* fator é inq**stioná*el, sendo * *ducaç*o de Jo**ns e Adult*s uma das moda*idades da *duca**o básica, é ne*e*s*ria u*a fo*mação capaz de comp*eender as fragili*ades do grupo. (E1) </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresina PI, v. 14, n. 4, art. 6, p. 100-119, jul./ago. *0*7 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/rev*s*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. C. S. Dourado, R. B. Carvalho, A. R. Matta, A. Am*rim </line>
<line> 1*4 </line>
</par>
<par>
<line> **m. Nó* c*m* ed*ca*or*s em formação precisa*o* te* </line>
<line> cont*to e conhecer a área, é importantes term*s c*nhecimento </line>
<line> com essa área de atuaçã* do profe**or. (E12) </line>
<line> Sim. Par* *onhecer os *é*odos ap*icáveis a e*sa m*dalidade. </line>
<line> (E1*) </line>
<line> Sim. Quan*o mai* *reparado o *rofes*or estiv*r par* at*ar no* </line>
<line> dife*entes cont*xtos e mo**lidad*s educacion*is, mel*o*es </line>
<line> condições têm de a*ud*r os alu*os a co*struir conhe*i*entos </line>
<line> de forma pr**er*s*. (E19) </line>
<line> Mui*o. A *o*ma de ens*nar para os jovens é mu*to importante </line>
<line> e **s* nov* *e*açã* neces*ita de u* *iferencial para se </line>
<line> dese*volver mesmo *ão *endo uma estrutura adequa*a para se </line>
<line> f*rm*r. (E011) </line>
<line> Sim. Go*ta*ia d* ter tid* mais a*rofundamento com EJA, </line>
<line> *alv*z po* isso me *inta *nsegura em *raba**ar com * </line>
<line> modali*ade. (E0*) </line>
<line> Sim, d* e*trema rel*vâ*cia. (E19) </line>
<line> *im. Porq*e é da sua formação que virá mudanças, *o*os </line>
<line> **m*nhos, n*vos con*ecimento*, uma nova prática </line>
<line> pedagógica. (E18) </line>
<line> Sim. Por*ue os profes*o*e* são *ormados p*ra agir c** outras </line>
<line> propostas para receber *s alunos d*ss* modalida*e. (E09) </line>
<line> Acho que não. P*uc* s* fa*a em EJA no no*so **r*o, acredito </line>
<line> que p*deria ter *ais disci*linas voltadas par* e*sa área. (E**) </line>
<line> Ach* pouco. (E*1) </line>
<line> Não. (E*2) </line>
</par>
<par>
<line> A* a**lise* de informações a respeit* *a fo*mação </line>
<line> de professore* e*ta*elecem </line>
</par>
<par>
<line> en*aminhamen*o* positivos, na medida em qu* a maior *epresentatividade apontou para a </line>
<line> *mport*ncia da formação para at*a*ão n* EJA. Porém, não po*em ser negligenci*das as </line>
</par>
<par>
<line> opi*iões do* *ujeitos (E06), (*18) (E1*) qu* encaram como po*co importante o pro*e*so e </line>
<line> fo*mativo para atuar na mod*lidade. Ness* sentido, o curso d* P*d*gogia de** suscitar o </line>
<line> f*turo pedagogo para um* ação liberta*ora, *e modo a *ntender * processo *orm*tiv* c*mo </line>
<line> um pr*ss*posto par* a melhoria da *ual*dade de sua p*át*ca docen*e, *em *omo do proc*sso </line>
<line> didáti*o-*edagógico no cenário da E*A. Ness* sen*ido, </line>
<line> F*z-se necessário repens** a *ormação do professo* d* ac*rd* com a necessidade </line>
<line> so*ial *a escola pública, aberta a* n*vo, capaz de ofer*c*r ao al*no caminhos para a </line>
<line> busca de respostas *os prob*ema* que enfrenta no cotidi**o. * *ec*ssário </line>
<line> possibilitar, a* *uturo *rofe*sor, a co*stru*ão de *ma id*ntidade p*ofissional qu* </line>
</par>
<par>
<line> corresponda às exigência* d* população </line>
<line> envolvi*a e as demandas atuai*. É preci*o </line>
</par>
<par>
<line> inve*tir n*ma *ormação *ue *i*cule teori* e p*á*ica desde * i*í*io do curso, a partir </line>
<line> da pesquis* e de um* *fetiva i*serção no interio* *a *scola (LEI**, 2*07, *. 15). </line>
<line> Assim, é válido desta*ar *ue a *onstrução de *m* *d*ntidade pro**ssiona* v*ltada para </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 14, n. 4, art. 6, p. 100-1*9, j*l./a*o. 2017 ww*4.f*ane*.com.br/*e*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Cu*so de *edagogia e suas Im*licaçõe* na *ormação do Ed*ca*or da Ej* </line>
<line> 115 </line>
</par>
<par>
<line> a EJA, v* de enco*tro às e*pec*ficidades característ*cas dessa *odalidade, c*ntrapondo assim </line>
<line> *o cenár*o **stóric* de desatençã* * *et*oc*sso de polític*s pú*li*as relativas à modali*ade. </line>
<line> Segundo Arbache (*001), a formação *o p*ofessor da *JA deve ter um *nfoque muito </line>
</par>
<par>
<line> *sp*cífico relaci*na*o a </line>
<line> aten**m*nto educacional, </line>
<line> cont*údos, ava*iaç*o * *etodologias </line>
</par>
<par>
<line> relativas a essa *ema*da *eterogêne* que é a EJA. É preocup*nte o posicionamen*o dos </line>
</par>
<par>
<line> pesquisados que n*o consideram a formaçã* um *ato* relevante, pois são várias </line>
<line> a* </line>
</par>
<par>
<line> especificidades da EJA, que d*rão conta de sere* *ompreendidas e ***ndidas com uma </line>
<line> formação/ bagagem form*tiva. </line>
<line> Nesse sentido, Piconez, (1995), desta*a em seus estudos *ue são vário* os *stu*os </line>
</par>
<par>
<line> relativos * educação de jovens e *dultos que rem**em </line>
<line> à ne*e**idade de form**ã* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> **ofessores, e as pró*rias faculdades d* e*uca*ão j* e*tão c*entes de que seus cur*í*ulos *ão </line>
<line> *ão c*nta de tra*ar a EJA como *ma possibi*idade de direito a c*dad*nia. </line>
<line> Os estu*os real*zados por Had*ad e D* P*erro (1994) demon*tram *ue, no que tange à </line>
</par>
<par>
<line> formação de *r*fessores para atu*ção na EJA, é quase </line>
<line> q*e incip*ente a pr****pa*ão em </line>
</par>
<par>
<line> p**fiss*onaliz*r/capacitar *ocentes. </line>
</par>
<par>
<line> Os cola*or*d*res da *esqu*s* foram i*dagado* s* o curso *e pedago*ia *fere*e </line>
<line> s*porte cu*ricula*, diretrizes * concepções **ó*ico m*todológicas r*la*i*os à E*A. Na an**ise </line>
<line> dos dad*s, um estu*an*e disse que o c*r*o o*e*ece sup*rte; q*at*o estudan*es relataram **e * </line>
</par>
<par>
<line> **rso nã* </line>
<line> oferece *u***te e sete estud*ntes exprimira* que o suporte é *nsuf*cient*. Esses </line>
</par>
<par>
<line> d*dos são pa*s*v*is d* r*flex**, por isso, *tra*és da análise d* *atriz cur*icular do curso de </line>
<line> Licenciatura Pl*na em Pedagogia, da Universidad* d* Estado da Bahia/Campus I, *oi **ssível </line>
</par>
<par>
<line> evide*c*ar que da carga horária totalizada em </line>
<line> três mil trezentos e se*senta horas, *p*nas </line>
</par>
<par>
<line> sessent* </line>
<line> *oras sã* dedi*a**s aos estudos das </line>
<line> p*áticas *ocentes na E*u*açã* de </line>
<line> Joven* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> A*ultos. </line>
</par>
<par>
<line> Observa-se *as f*l** d*s ac****icos que o curs* </line>
<line> d* Pedagogia não of*rece uma </line>
</par>
<par>
<line> formaçã* es*ecífi*a *ara atuação nas c*asses da EJA, q*e e**a formação é super*icial, </line>
</par>
<par>
<line> consid*rando fragil*dades </line>
<line> no curríc*lo </line>
<line> do </line>
<line> curso de Ped*gogia. Nas ref*exõe* </line>
<line> d* Moura </line>
</par>
<par>
<line> (*007), </line>
<line> os curr*culos dos cursos n*rmais e de lice**ia*uras *lenas devem cont*r </line>
</par>
<par>
<line> especificidades que **ntempla* a forma*ão espe*ífica do professor. A autor* ainda é inc*si*a </line>
</par>
<par>
<line> em discutir a au*ênci* </line>
<line> ou incipiência de compone*t*s n* **rrícul* </line>
<line> que </line>
<line> g*rantam </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> entendime*to * respeito da *d*cação de Jovens e Adultos, a*segurado *ss**, o s*b*r-fazer do </line>
</par>
<par>
<line> futur* d*ce*t*. Diante disso, Machado (2000) acrescen*a </line>
<line> que para f*rnecer u* *nsino de </line>
</par>
<par>
<line> qua*ida*e no ca*po da E*A é necessário, para garant*r a form*çã* inicial especific*, além dos </line>
</par>
<par>
<line> trabalh*s desenvolvidos numa per*pectiva </line>
<line> da formação continu*d*. A autora ainda </line>
<line> sali*n*a </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, T*resina PI, v. 14, n. 4, art. 6, p. 100-*19, jul./ago. 2017 </line>
<line> www4.*s*net.c*m.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. C. S. D*urado, R. B. *arvalh*, A. R. Mat*a, *. Amorim </line>
<line> 116 </line>
</par>
<par>
<line> que * um* p*ovoc*ção muito grand* par* as universi*ades cr*a*, garant*r e *us*entar refl*x*es </line>
<line> sob*e * E*A, num* pers*ectiv* da gr*duação, extensã* e cur*os d* pós-grad*açã*. </line>
<line> 6 CONS*DERA*ÕES **NAIS </line>
</par>
<par>
<line> A pesq*i*a realizada com os disce*tes do último **mestre do *urso de Ped*go*ia </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> UNEB, Camp*s *, Salv*dor, *veriguou que a *ormação pa*a * EJA po*e e d**e se* </line>
<line> aprimorada. Nesse sentido, **rcebeu-se *o*o é *rgente ofer*cer element*s p*r* * const*ução </line>
</par>
<par>
<line> *e umas práxis p*dagógicas, de maneira a auxi*iar </line>
<line> o lic*nciando na busca de saberes </line>
</par>
<par>
<line> neces*ári*s para a atuação na *eferi** mod**idade de ensino. </line>
<line> É necessário a*sina*ar que relativo à forma*ã* do pedagog* UNEB- *am*us I, para </line>
</par>
<par>
<line> *t*ação a EJA, n*, o p*ojet* do cu*s* *tende ** forma interdiscipl*nar *odalidade, com à </line>
<line> *lexibilidade nos asp*ctos teóricos e met*dológicos. *bser*ou-s* que, d*rante a p*squis*, em </line>
</par>
<par>
<line> t*rmo* de composiçã* curr**ular * fle*ibilizaç*o no **rso de pedagogia, Proje*o (2007), o </line>
<line> exp*e po*sibil*dad*s *ar* formação de *ducador pa*a EJA n*ma vis*o contemporânea. </line>
</par>
<par>
<line> Cont*apo*do com o que está explícit* </line>
<line> de *anei*a t*órica </line>
<line> n* proje*o do *ur**, foi </line>
</par>
<par>
<line> apresentado por </line>
<line> algun* entre*i*t*dos do curso *e pedagogia insegu*ança e fra*ilidades e* </line>
</par>
<par>
<line> relaç** à sua f*rmaç*o para tr*ba*har com o* aluno* da ***. Por iss*, a disc*ssão em torn* </line>
<line> da formação do pedago*o traz * urgência de *ensar o cole*ivo como possibilidade de </line>
</par>
<par>
<line> apr*mor*mento das </line>
<line> especi*icidades r*lativas à E*A, ou até mesmo *arceria com o P*ogra*a </line>
</par>
<par>
<line> de Pós-G*aduação, em nível de Me*tra*o Profis*ional em Educação de Jovens e Adultos, *aja </line>
</par>
<par>
<line> vista que este per**nc* ao *ampu* I pode servir como articulador d* conhec*m*nto para e </line>
<line> f*vorecer processos format*v*s nas turmas de Pedagogia desta u*ive*sid*de. </line>
<line> É nec*ssário des*acar qu* não e**ste receita de prá*ica ped*gógica pa*a a EJA; tod*v*a, </line>
</par>
<par>
<line> f**-se nece**ár*o que * </line>
<line> educado* tenha consciência de q*e * seu faz*r pedagógico deve s*r </line>
</par>
<par>
<line> pensado para suprir também as *if*culdades educacionais do suj*ito jovens e ad*ltos. </line>
</par>
<par>
<line> Diante </line>
<line> *o e*posto, *ão podemos ignorar que as un*vers*dad*s tê* uma grande </line>
</par>
<par>
<line> r*sponsabilidade na formação dos f*turos *edago*os. É nec*s*ário *nferir que o perf*l </line>
<line> de**jad* pelo *enário educ*ci*nal *ontemporâneo é de *estor e pesqu*sa*or, entenden*o qu* </line>
<line> edu*ar é um processo históri*o semp*e inaca*a*o e *assível de mudanças. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Tere*i*a, v. 1*, n. 4, *rt. 6, p. 10*-119, j*l./ago. 2017 </line>
<line> www4.*sanet.com.br/revista </line>
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</page>
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<line> O Curs* *e Peda**gi* e suas *mplicações na Formação do Educador da E*a </line>
<line> 117 </line>
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<line> R*FE*ÊNCIAS </line>
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<line> AR*ACHE, A. Pa. A For*ação de e*ucadore* d* pe*so*s jovens e adult*s numa </line>
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<line> p**spectiva m*ltic**tural crítica. Di*s*rtaçã* *e Mestrado. Rio </line>
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<line> BRA*IL. Mi**stério da E*ucação. </line>
<line> Resolução CN*/CP Nº 1/*006 Diretrizes Curr*cu**res </line>
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<line> para o C*rso de Pedago*ia. Brasília, DF, **06. </line>
<line> BRASI*. Ministéri* da Educação. Parecer CNE/CP Nº 5/2005 Di*etrize* Curriculares para * </line>
<line> Cur*o de Peda*ogia. Brasília, DF, 2*05. </line>
<line> BEH*ENS, M. A. For*ação conti*u*da de pr*f*ssor** e a prática pedagógi*a. *uritiba: </line>
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<line> *. C. *. Dourado, R. B. Carvalho, A. R. *atta, A. **o*i* </line>
<line> 118 </line>
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<line> ad***os: cons*lidação de docu**ntos 1985/9*. *ão **u*o, ago.1994. </line>
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<line> 1*9 </line>
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<line> jul./ago. 2017. </line>
</par>
<par>
<line> Contribuição *os Autores </line>
<line> R. C. S. Dourado </line>
<line> R. B. Ca*valho </line>
<line> A. R. Matta </line>
<line> A. A*orim </line>
</par>
<par>
<line> 1) concepção e planejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) a*álise e i*terpr*tação dos *a**s. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) ela*or*ção d* rascu*ho ou n* r*vis*o críti*a do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) par*icipação n* a*rovação da versão f*nal *o manuscri*o. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> xx </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Te*esina PI, *. 14, n. 4, art. 6, p. *00-119, ju*./ag*. 20*7 </line>
<line> *ww*.fsanet.co*.br/revist* </line>
</par>
</page>
</document>

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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)