<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *5, n. 4, art. 4, p. 64-81, jul./*g*. 20*8
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*8.15.4.4
</line>
</par><par>
<line>
O *estino das Emendas dos Deputado* F*derais ao* Pr*jetos ** Senado
</line>
<line>
The Des**ny of Federa* Deputy Amen*ment* t* Senate Bi*ls
</line>
</par><par>
<line>
Bruno de Ca**ro Ru*iatti
</line>
<line>
Dou*or e* Ciênc*a *olític* pela Universidade E*ta*ual de Campinas
</line>
<line>
***fessor da *niversidade Fe*eral do Pa*á
</line>
<line>
E-mail: bcru*iatti@hotmail.co*
</line>
<line>
Pe*ro Amauri Pinhe*ro Almeid*
</line>
<line>
Gr*duação e* *iência* So*iais pela Un*v**sidade F*deral do Pará
</line>
<line>
E-ma*l: *edro_alme*da38@yahoo.c*m
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Bruno d* Cas*ro Rubiatti
</line>
<line>
E*ito*-Ch*fe: Dr. *onny Kerl*y d* A*encar
</line>
</par><par>
<line>
Rua *ugu*to Correa, 01, Ca*pus Universitário do
</line>
<line>
Rodrigue*
</line>
</par><par>
<line>
Guamá, Institut* d* F*l*so*ia e C*ênc**s Humanas -
</line>
</par><par>
<line>
Progra*a *e Pós-*raduação e* Ciência **l*tica, CEP:
</line>
<line>
Artigo recebid* em 08/0*/2*18. Última
</line>
<line>
**r*ão
</line>
</par><par>
<line>
6*075-110. B*lém-PA. Bras**.
</line>
<line>
recebid* em 02/04/*018. Aprov*do em *3/04/2018.
</line>
</par><par>
<line>
E*dereço: P*dro Am*uri Pinhe**o Almeida
</line>
<line>
*valiado pelo s*ste*a *riple Review: Desk Re*i*w a)
</line>
</par><par>
<line>
Pass*gem Jar**m das P*ncianas, n.137, Sacrame*ta,
</line>
<line>
pel* *ditor-Chefe; e b) Double Bli*d Review
</line>
</par><par>
<line>
*EP: 66120-030. Belém-PA. Bras*l.
</line>
<line>
(aval*a*ão cega po* dois aval*ado*e* da á*ea).
</line>
</par><par>
<line>
Revisão: Gr*matical, Normativa
</line>
<line>
e d* Formataç*o
</line>
</par><par>
</page><line>
Ag*n*ias de *omento: Programa Pró-*outor-UFPA.
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* De**ino das *menda* dos De*u*ados *ederais aos Proje*os d* Senado
</line>
<line>
65
</line>
</par><par>
<line>
RESUM*
</line>
</par><par>
<line>
O
</line>
<line>
sistema
</line>
<line>
bicame*a* *ra*ileiro é c*assificado *omo *orte - conjug*
</line>
<line>
simetria c*m
</line>
</par><par>
<line>
incongruência -
</line>
<line>
por esse mot*vo, * es*udo sobre o sistema de resolu*ão de c*nfl*tos ganha
</line>
</par><par>
<line>
destaque. No
</line>
<line>
caso *rasileiro, *dot* o sistema
</line>
<line>
*e navette, ou
</line>
<line>
seja,
</line>
<line>
um projeto pa*sa por
</line>
</par><par>
<line>
suc**sivas discussões em ambas as c*m**as. *sse é con**der*do * f**ma de reso*ução
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
conflit* entre as câm*r*s que ma*s atende o princípio bica*e*a*. Todavia, no c*so brasileiro,
</line>
</par><par>
<line>
é *d**t*f**ado um "privil*gio da câmara de or*ge*", uma v*z que
</line>
<line>
os p*ojetos mo*ificad*s
</line>
</par><par>
<line>
pela câmara revisora retornam para a **mara de origem e *sta última terá a decisão, *o*endo
</line>
<line>
ins*stir em se* p*o*eto original, ignorando as mud*nças pro*o*tas pela câmara revi*ora. Por
</line>
<line>
*s*e motivo, essa pesquisa pa*te d* análise do* re*ultados ob*idos no Sen*do pelo* p*oj**os
</line>
<line>
e*e*d**os e os s*bst*t**ivo* pro*o*tos p*los d*putados. Pa*a **nto, for*m leva*tados t**o*
</line>
<line>
os projeto* que retornaram ao Senado *pós a revisão realizada na Câmara d*s deputados
</line>
</par><par>
<line>
entre
</line>
<line>
os anos de *999 e 2014, a partir
</line>
<line>
dos Relatórios *nuais *a presidência do Sena*o.
</line>
</par><par>
<line>
Destaco*-se o *estin* d*sses *rojetos: 1) aprovados to**lme*te, 2) aprova*os parcialme*te,
</line>
</par><par>
<line>
3) rejeitados, 4)
</line>
<line>
prejudicados, 5) arqui**dos por força do re*imento e 6)
</line>
<line>
tramitand*. Com
</line>
</par><par>
<line>
es*as informações fo* possível verificar que o "priv*légio d* câm*ra de origem" como forma
</line>
<line>
*e insis*ência no pr*jeto origi*al nã* é ati*ado de *orma constante pela câ*ara alta, ou seja,
</line>
<line>
as a*te*ações realiz*das pelos deputados *ão aprovada* - total ou parci*lmente - na maio*
</line>
<line>
parte dos casos, ind**ando uma maio* negociação e *ooperação entre as ca*a* legis*a*ivas.
</line>
<line>
Palavras-Chave: S*nado. Sist*ma Bicameral. Legi*lat*v*.
</line>
<line>
*BSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
The Bra*ilian *icameral *ystem i* classified as strong o*ce *o*jug*tes
</line>
<line>
symme*ry with
</line>
</par><par>
<line>
incongru*nc* and, f*r this reaso*, th* stud*
</line>
<line>
on the sy*te* of
</line>
<line>
conflict res**ution ga**s
</line>
</par><par>
<line>
prominence. I* B*azil the na*ett* sy**em is adopted, wic* m*ans that a project goes th*ough
</line>
</par><par>
<line>
succes*ive
</line>
<line>
di s c us s i *ns i n bot *
</line>
<line>
chambers. T*is *s co*sider*d the way of co*flict *esolution
</line>
</par><par>
<line>
between *he ch*mb*rs t*at represen*s the bi*amer*l
</line>
<line>
*rinciple. Ho*e*er, *n *razi*ian case,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
"*rivilege *f the or*ginal cha*ber" is identified sinc* the
</line>
<line>
projec*s
</line>
<line>
modifi*d by
</line>
<line>
the review
</line>
</par><par>
<line>
chamber **turn to the o*iginal a*d this one will have the final decisi*n, being abl* to ins**t o*
</line>
<line>
its original p*oject, i***ring t*e change* proposed by the re*iewi*g *hamber. *o* th*s re*son,
</line>
</par><par>
<line>
t*i* research starts from the analys*s of
</line>
<line>
the result*
</line>
<line>
*btained in the Se*ate by the am*nde*
</line>
</par><par>
<line>
proje**s *nd
</line>
<line>
the subs*itutives *roposed by the d*pu*ies. To that end, all the proj*cts *hat
</line>
</par><par>
<line>
ret*rned to the S*nate after **e revie* carried *ut in t*e Chamber of Deputies between 1*99
</line>
<line>
and **14 were anal*sed, ba*e* ** t*e *nnua* R*ports *f the Senate *res*de**y. It was
</line>
</par><par>
<line>
hig*lighted the destiny of these pr*je*ts: *) totally approved, 2) partiall*
</line>
<line>
approved,
</line>
<line>
3)
</line>
</par><par>
<line>
r*jected, 4) harmed, 5) file* u*de* the *egiment an* 6) p*oce*s**. With this info*m*tion it was
</line>
</par><par>
<line>
possible *o verify that the "pri*il*g* of the o*igi*al chambe*"
</line>
<line>
*s a *o*m of insist*n*e on the
</line>
</par><par>
<line>
original p*oje** ** *ot acti*ated constantly by the *pper house, in other words, the changes
</line>
<line>
m**e by the dep**i*s are ap*roved - to*al*y or *a**ially - *n *ostly c**es, indicat*ng greater
</line>
<line>
negotiati*n and coope**ti*n *etw*en legislative ho*ses.
</line>
<line>
Keywo*ds: Se*ate. Bicamer** System. Legi*lative.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresina *I, v. 1*, n. 4, *r*. 4, p. *4-81, jul./ago. 2018
</line>
<line>
**w*.fsanet.com.br/r*v**ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
B. C. Ru*iatt*, P. A. P. *lmeida
</line>
<line>
*6
</line>
</par><par>
<line>
1 IN**O*UÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
Nas úl**mas dé**das,
</line>
<line>
a área de estudos *egisla*iv*s na ciênc*a política bras*leira
</line>
</par><par>
<line>
apre*entou
</line>
<line>
um cre*c*me*to e *onsolid*ção, d*versificand* *e** temas e *brangência
</line>
</par><par>
<line>
(ARAÚJ*, 2008, 2*12; B*CKES, 2008; L*MOS, 20*8; *EI**, 2008, *011, RICCI, 2008;
</line>
</par><par>
<line>
RUBIAT*I, 20*4, 2015, 2017, 201*a). *ntr*tant*,
</line>
<line>
*m
</line>
<line>
tema cont*nua po**o est**ado:
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
bic*m*ra*i*mo e o
</line>
<line>
papel do Senado *o
</line>
<line>
processo legis**t*vo.
</line>
<line>
Ar*új* (200*), ac*ntua a
</line>
</par><par>
<line>
"escas*ez *e e*tudos *spe***icos sob*e o Senado n* Bra*il", o que " deixa lacuna acerca
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
comportamento p*rlam*ntar nesta casa e redunda em p*uco conhecimento do b*cameralismo
</line>
<line>
no país".
</line>
</par><par>
<line>
O *egime in*titucional adota*o
</line>
<line>
n* *rasil c*n*uga
</line>
<line>
pr*sidenc*alismo, f*de*a*i*mo,
</line>
</par><par>
<line>
si*tema mul*ipa*t*dári* com representaç*o proporciona* (para * *âmar* *o* dep**ados), li*t*
</line>
</par><par>
<line>
aberta, *ermissão para a f*rm*ção *e
</line>
<line>
c*liga*õe* eleitorais (inclusive para
</line>
<line>
os ca*gos
</line>
</par><par>
<line>
**o*orcionais) e bic*m*ralismo. E**e
</line>
<line>
arranjo instit*cional foi d*nominado por Ab**nches
</line>
</par><par>
<line>
(1*88) *o* "pres*dencia*is*o *e coali*ão". Nesse tipo de re*ime, o Pr**idente, **ra po*er
</line>
<line>
aplicar *u* agenda l*gislativa, *ecorre a a*pl*s coalizõ*s de apoi* no le*i*l*tivo, dis*ribuindo
</line>
<line>
c*rgos * recursos para diferentes par*idos em troc* de *poi* a se*s projeto*.
</line>
<line>
Segun*o Ana*tasia, Santos e Melo (2004), na ciência *o*ítica brasil*ira, os estudos
</line>
<line>
so*re o fu**iona*ento das instit*içõ*s polí**cas podem ser agru*ado* em três "**rações". A
</line>
</par><par>
<line>
pri*eira tem se* ague no proces*o *e redemocra*iza*ã*, *endo com* foco a questão
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
s*stema de go*erno * a c*nso*idação democ*áti**. Par* os autores dess* verten*e, a ad*ção do
</line>
</par><par>
<line>
*r**idencialismo acarretaria problemas para *ascente d*mocraci* bras*leira, uma *e* que *
</line>
</par><par>
<line>
esse
</line>
<line>
sist*ma de go*er*o pre**upõ* rigidez de m*ndat*s, i**epend*n*ia entre o*
</line>
<line>
po*eres
</line>
</par><par>
<line>
executivo e legislativo, legitimidade d**l (*anto o Exe*u*ivo q*anto o Legislativo *ossuem
</line>
<line>
legit*mida*e *lei**r*l própria, o que t**na * conflito **t*e o* p*deres de *ifí*i* res*luçã*), e a
</line>
</par><par>
<line>
exist*ncia d* um caráter de soma
</line>
<line>
zer* nas eleições p*esidenc*ais
</line>
<line>
dificult*ria a form*ção de
</line>
</par><par>
<line>
ma*oria pa**amentar para o E*ecu*ivo, além de *olarizar a dispu*a política. E*se con**nto de
</line>
</par><par>
<line>
características levaria a uma paralisia decisó**a que *olo*ari* em risco o
</line>
<line>
próprio regime
</line>
</par><par>
<line>
dem*cráti*o (LINZ, 1991; LINZ; VALENZUELA, 1993; VAL*NZU*LA, *991,
</line>
<line>
*AMO*NIER, 199*, 1991a).
</line>
<line>
A segunda "g**ação" ***ira o fo*o da questão d* *is*ema de gover*o (presidenc*alismo
</line>
<line>
versus p*rlamentarismo) * se centra n* ques*ão dos poderes *e agenda e * mul*ipartidari*mo.
</line>
</par><par>
<line>
Para ess*
</line>
<line>
vertente, o
</line>
<line>
qu e
</line>
<line>
i*porta sã* os p*deres disponíveis
</line>
<line>
p*ra a apl*ca**o d* agenda
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
</page><line>
E*ecutivo: pode*es d* veto, controle orça**ntário, medidas prov*só*ias, pedido de urgência e
</line>
<line>
*ev. FSA, *eresina, *. 15, *. 4, art. 4, p. 64-81, ju*./ag*. 2018 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O *estin* das *m*ndas **s Depu*a*os *ederais aos **ojetos do Senado
</line>
<line>
67
</line>
</par><par>
<line>
ou*ro* poderes legislativo* e *ão legislativos do Ex**u*i*o. Essa dis**ibuiç*o dos poderes d*
</line>
</par><par>
<line>
ag*nda é imp*rtante
</line>
<line>
poi*, com o *ultipartidarismo (e o federalismo), o Executivo não
</line>
</par><par>
<line>
cont*ri* com a*oio pa*t*dário pr*pr*o e precisaria des*es pode**s para negociar o* c*ntorn*r o
</line>
<line>
congresso. *or outro la*o, a con*iguraçã* desse sistema de g*ver*o *or*aria custos* e *ifícil a
</line>
<line>
*plicação da agenda go*ernamental (MAINWARING, *99*, 199*).
</line>
<line>
A t*rceira ger*ção alter* o foc* da discussão, colocan*o lu* na questão da organ*za*ão
</line>
</par><par>
<line>
intern* do *rocesso legislativo, ou se*a,
</line>
<line>
não é *penas o sistema de governo ou siste*a o
</line>
</par><par>
<line>
partidário *u* im*acta a relação en*re * Executiv* e o *egislativo, ma* tamb** o* *lementos
</line>
<line>
endógenos do próp*io processo leg*slativo. Dessa forma, Figueired* e L*mongi (19*9, 2006)
</line>
</par><par>
<line>
apontam que a organização
</line>
<line>
*entral*zad* das cas** leg*slativa* (e* especi*l a *âma*a dos
</line>
</par><par>
<line>
deput*dos), col*c*m o*
</line>
<line>
líd*res partidários *omo elementos c*ntrais do processo decisó*i*.
</line>
</par><par>
<line>
Des*a forma, * Exe*utiv* negocia *om os líd*r*s partidários (cargos e política*) em *r*ca d*
</line>
</par><par>
<line>
apoio de suas re*pectivas ban*ad*s. *ss* só é *oss**el *ois as ban*ada*
</line>
<line>
partidárias se
</line>
</par><par>
<line>
com*ortam de maneira discip**nada, uma v*z que os lídere* par***ários po*su*m
</line>
<line>
controle
</line>
</par><par>
<line>
sobre re*ursos e*tratégico* cap*zes *e
</line>
<line>
i*duzir e*se ti*o de comportament*, despeito dos a
</line>
</par><par>
<line>
incen*ivos in*ividu*listas vindos do sist*ma eleitoral.
</line>
<line>
2 REFERENCIAL T*ÓRICO
</line>
<line>
Ape*ar dos avanços des*es estudos, su* bas* emp*ric* se concent** na Câmara dos
</line>
</par><par>
<line>
D*putados, relegando Sena*o a um segun** pla*o. Todavi*, o bicamera*is*o adota*o no o
</line>
</par><par>
<line>
Br*sil é considerado fo*te (conjuga sime*ria e i*c**gr*ênc*a1
</line>
<line>
), o q** colocaria o Sena*o co*
</line>
</par><par>
<line>
* mesma capacidade de atuação que câma*a baixa. Desta forma, * a
</line>
<line>
presente p*squisa se
</line>
</par><par>
<line>
e*quadra no esf*r*o de anali*ar as **laçõe* e*tre as *nstituições políticas *a*i****s, cen*rando
</line>
<line>
esforço na re*ação en*re *s duas casas que com*õem o *e*islativo.
</line>
<line>
No bicameralis*o b*asileir*, ta**o a c*mara dos deputados quan*o o Se*a*o são
</line>
</par><par>
<line>
capazes de inici*r proj*tos d* lei e, para se* a*ro**do, o
</line>
<line>
p*oje*o tem que obter resultado
</line>
</par><par>
<line>
positivo em a*bas a* câmaras. De fa*o, entr* 1991 e 2012, os S**ad*res apresenta*am 9011
</line>
<line>
projeto* de lei (o que representa 19,7% d*s lei* *niciadas pelo legislativo), e *p*ova*am 426
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Lijphart (2008) essas dim*nsões se referem, grosso *odo, à capacidade de par*icipa*ão no process* l*g***ati*o,
</line>
</par><par>
<line>
se*do consi*erado simétrico o sistema
</line>
<line>
onde ambas as casas pos*ue* iguais ou semelhantes *re*rogativas, e à
</line>
</par><par>
</page><line>
forma de seleçã* *os memb*** *u* compõ*m *ada *ma das casas, s**do que são *onside*ados in*on*ruentes os
</line>
<line>
bic*meralismos onde há dife*entes *ór*ulas ou critério* para a se*e*ão dos *orpos legislat*vos. Em estudo sobre
</line>
<line>
o bicameralismo n*s Amé*icas *lanos (*002) * Llanos e Nol*e (2003) cl*ss*ficam o caso Brasile*ro como forte,
</line>
<line>
pois ele apr*sen**ria um alto g*au d* sime*ri* e *n*ong*u*ncia entre as *âmaras
</line>
<line>
Rev. FS*, *eresi*a PI, *. *5, n. 4, art. 4, p. 64-*1, jul./ago. 2*18 www4.fsanet.c*m.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
B. C. *ubiatti, P. A. P. Almeida
</line>
<line>
68
</line>
</par><par>
<line>
dele* (u** particip*ção de *2,8% dos pr*jeto* a*rovados com
</line>
<line>
origem no legisl*ti**),
</line>
</par><par>
<line>
*btendo uma taxa de su*esso de 4,7%, taxa essa l*v*mente su*erior à *a câma*a **s
</line>
<line>
d*putados (*UBIATT*, 2014). Esses da*os pe***tem afi*mar que a atividade *e inicia*iva
</line>
<line>
do Senado Br*silei*o **o pode ser descar*ada, e a *a*ticipação do Se*ado com* proposit*r
</line>
<line>
de projetos tran*formados em leis é signific*tiva.
</line>
<line>
Como o sistema bicamer*l brasileiro, al*m de sim*trico, é *nco*gruente (as for*as de
</line>
</par><par>
<line>
*e*eção dos *embros para as
</line>
<line>
casas l*g*slativ*s seg*em *ógica eleitoral *istintas2),
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
possib*lidad* de desac*rd* entre as câmaras é refo*çada. Com* apon*a*o por Rub*atti
</line>
<line>
(2*15), a*esar de as diferenças n* c*mp*sição par*idár*a entr* as câmaras não ser tão gra*de
</line>
<line>
*uanto se esp*r* ao ob*ervar o* di*pos*tivos institucion*is que fomentam a i*congruência, é
</line>
<line>
*ossível observa* diferenças si*n*ficativas em su*s composiçõ*s: o n*mero de par*idos **m
</line>
<line>
representação na Câmar* dos Deputa*os é ma**r, o Nú*ero Efetivo de *artidos (NEP)
</line>
<line>
ta*bém é diferente entre as câmaras, o *amanho das banc*das dos principais partidos
</line>
</par><par>
<line>
diferem, e não são ** mes**s partidos que ocupam a* me**as po*ições no que tange
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
participação das bancadas. Em suma, há diferenças *os *o*pos *egislativos d*s*as casas,
</line>
<line>
r*for*ando a possibilidade de desacord* entre elas. Desta forma, o siste*a de re*o*u*ão de
</line>
<line>
confl*to* intercameral ganh* destaque.
</line>
<line>
O B**sil adot* o *istema de n*vett*, *ue consiste na leitu*a *equencial de um projeto d*
</line>
<line>
lei *or cada uma das câmaras. Ess* tipo *e siste*a é cons*derado o mais simétrico entre os
</line>
<line>
tipos de sistema de resolução de conf*itos.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
8 * 70), obedecendo o tamanho popu*aci*n*l - a*esar **, no *aso brasilei*o, as r**ras de m*nimo e má*im* de
</line>
<line>
cad*iras por distritos aca*a**m gerando certo g*au d* sobrerrep*esentação distrital. Já p*ra * Se*ado, é adotado o
</line>
<line>
sistema *e maioria *imples, o ca*didato, ou os dois candidatos ma*s vot*dos el*ito*. Somado a isso, ** adota a
</line>
<line>
r*nov*ção parcial de *m e dois terços i*tercalados (e*quanto *ara a câm**a dos depu*ados a renovação é to*al).
</line>
<line>
Po* fi*, o *empo *e d*ração dos mandato* também * *ifer*nte, sen** que os senadore* tê* um m*nd*to de *ito
</line>
<line>
*nos * os deputa*os d* 4.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teres*na, v. *5, n. 4, art. 4, p. 64-81, *ul./*go. 2018 www4.fsa*et.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Desti*o *as Emendas dos *eputados Federais *os Pro*etos do Senado
</line>
<line>
6*
</line>
</par><par>
<line>
Quadro 1 - Sistema de n**ette no *rasi*
</line>
</par><par>
<line>
*âmara de or*gem (C*)
</line>
<line>
Câm*ra rev*sora (CR)
</line>
<line>
Câm*ra d* ori*em (CO)
</line>
<line>
Sanção
</line>
</par><par>
<line>
Rejeita
</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
<line>
*r*uiv*
</line>
</par><par>
<line>
Apr**a
</line>
<line>
Apr*va *eje*ta Modific*
</line>
<line>
- - Apr*va o te**o com a* modificaçõ*s Insi*te no *e**o original
</line>
<line>
Texto ** *rqui*o Texto CR **xto CO
</line>
</par><par>
<line>
Font*: Rubiatti (2017).
</line>
</par><par>
<line>
Dess* manei*a, u* p*ojeto d* l** tem como
</line>
<line>
p*rcurso
</line>
<line>
no *egislativ* brasileiro: 1)
</line>
</par><par>
<line>
apresentação e *otaçã* na câmara ** orige*, 2) a*reciação na câmara *evis*ra e 3) *aso
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
câmara r*vi*ora apresente eme*das
</line>
<line>
ou substituti**
</line>
<line>
ao projeto origina*
</line>
<line>
nova lei*ura
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
a*rovação (e*tre o projeto or*ginal ou o refor**do pela câmara *evis*r*) *a câ*a*a **
</line>
<line>
ori*em. E*** tipo de arranjo l*va ao que se denomina "pri**légio da câmara *e origem"
</line>
</par><par>
<line>
(BACK*S, 2008), ou s*ja, se há *iscordânci* parcial entre
</line>
<line>
as câmaras (*menda ou
</line>
</par><par>
<line>
subs**tutivo pela câmara rev*sora)
</line>
<line>
caberá a câmara
</line>
<line>
de or*gem * *alavra *inal, isto é,
</line>
<line>
se
</line>
</par><par>
<line>
aprova *s alterações ou se insis*e
</line>
<line>
no projeto ori*ina*,
</line>
<line>
não cab*ndo nenhuma for*a **
</line>
</par><par>
<line>
insistênci* para a câmara revisor*. Desta forma, a
</line>
<line>
câmara
</line>
<line>
de origem pode ignorar as
</line>
</par><par>
<line>
alt*r*ções feitas pel* revisora. Cab*
</line>
<line>
*o*ar *ue es** "privilégio da câmara *e o*igem" só
</line>
<line>
se
</line>
</par><par>
<line>
efetiva em caso d* disc*rdância par*ial: se p*o*eto for rejeitado pela câmara *ev*sora, o
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
câmar* de *r*gem não po*erá insistir ** seu pr**e*o.
</line>
</par><par>
<line>
Assim, é espe*ado que a utilização de em*n*as/s*bstit**ivos não seja principal a
</line>
<line>
dentr* as p*ssibi*idad*s de re**s*o. Dentre os projetos em revisão no Sena*o, *9%
</line>
</par><par>
<line>
continu*m seu t*â*ite, ou se*a, *u são
</line>
<line>
apro*ados, ou emen*ados/subs*itutivos *etornam e
</line>
</par><par>
<line>
para a câmar* de o****m;
</line>
<line>
destes
</line>
<line>
*9%, apenas 20,4% r*tor*ar*m à Câmara
</line>
<line>
dos Deputad*s
</line>
</par><par>
<line>
(RUBI**TI, 2017). Ao se excluir os proje*os do Executivo e do Judic**rio, obs*rva-se q** o
</line>
</par><par>
<line>
*e*ado
</line>
<line>
emendou/s*bstitui* apena* 1*,2% d*s *rojetos **iciados
</line>
<line>
pelos d*pu*ados fed*rais
</line>
</par><par>
<line>
(RUBIATTI, 2017a). Esses da*os
</line>
<line>
a*ontam *a*a a
</line>
<line>
*aixa utilização *o *mendament* como
</line>
</par><par>
<line>
forma de **visão.
</line>
</par><par>
<line>
P*rtanto, e*** artigo busca *n**isa* *s pr*jetos iniciados
</line>
<line>
*or
</line>
<line>
*enadores e q*e, no
</line>
</par><par>
</page><line>
trâmite em *evisão, tiveram emendas/su**tituti*o* apr*va*os pelos Deputados federais,
</line>
<line>
*ev. FSA, Teresina PI, v. 15, n. 4, art. 4, p. 64-*1, *ul./ago. 201* www4.fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. C. Rubiatti, P. *. *. Almeida
</line>
<line>
70
</line>
</par><par>
<line>
tend*, assim, que passar *or *ova r*dada de discussão e aprovação *o *enado (neste caso, a
</line>
<line>
câmara de origem). O qu* motiv* essa pesquisa * o**ervar se a câma*a a*ta bra**l*ira utili*a
</line>
<line>
seu "pri*ilégio da c*mara de **ige*", o* seja, se essa c*mar* al*a insiste em seu pro**to
</line>
<line>
original ou se a*eita as alteraçõ*s propostas p*los dep*ta*os. Cabe dest*car q*e não há
</line>
<line>
trabalho* re*lizados nesse sentido, o que t*rna a pe*quisa pioneira e exploratória,
</line>
<line>
contribuindo *ar* o f*rtalecimento dos estudos sobre o Senado e o *icamerali*mo no Br**il
</line>
</par><par>
<line>
3 METODOLOGIA
</line>
<line>
O present* ar*igo buscará de*c*ever * av*liar a uti*ização *o "privilégio *a *âmara de
</line>
<line>
o**gem" p*r parte dos *enadores e*t*e os an*s de *999 e 2014. Para ta*to, serão ut*lizados
</line>
<line>
os d*dos *os Relatórios Anuais da Presidência do S*nad* e o acompanhamento, no site do
</line>
<line>
Senado, dos proj*tos de lei *u* complet*m *ssas trê* fases de anál*se (Senado - C**ara dos
</line>
<line>
D*p*tado* - Senado), ou sej*, os projetos d* Senador*s que efetivamente foram em*ndados,
</line>
<line>
ou que tive*am s*bs*itutivos aprovados *ela Câm*ra *os *ep*tados, retornando para sua
</line>
<line>
câ*a*a d* origem, b*scando avaliar se os Se*ado*es r*a*irmam sua pos*çã* origina* (o que
</line>
</par><par>
<line>
re**rçaria o
</line>
<line>
*a*el exercido *elo "privilégio da câm**a de origem")
</line>
<line>
o* se acatam as
</line>
</par><par>
<line>
mo*ifica*ões *ealizadas pelos Deputado*. D*sta fo*ma, f*ram destacado*: 1) o r*sultado do
</line>
<line>
re*orno a* *ena*o, *) * *empo *e tr*m*taçã* desse retorno, e 3) s* o proj*to foi emendado ou
</line>
<line>
apresentado substitutiv*. A pes*ui*a se caracteriz* pela ut*lizaçã* de d*do* estatísticos de
</line>
<line>
for*a desc*itiva e exploratória
</line>
<line>
4 RESULTADOS E DIS*USSÃO
</line>
<line>
Entre 1999 e 2014 foram an*lisa**s 172 projetos de senadores que *ofreram
</line>
<line>
emendas/substitutivos em seus processos d* revisão pela C*mara d*s de*utad**, um* méd**
</line>
<line>
de 10,75 p*ojetos po* ano. Essa baixa presença de projetos que retornam para o Se*ado após
</line>
<line>
a rev**ão, in*ica que, assim c*mo a Câmara alta, a câmara baixa tam*ém uti**za pouco es*a
</line>
</par><par>
<line>
for*a de re**são. P*ra se reforçar a ide*a, no
</line>
<line>
ano de 200* o Senado enviou para a Câmara
</line>
</par><par>
<line>
d** *eputados 14* *rojetos de sua autoria par* r*visão, * em 2013, f*ra* 132. Desta forma,
</line>
</par><par>
<line>
o número *otal dos 16 anos analisados é pouc* superior *o que * *enado envia
</line>
<line>
par*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
Câmara dos Deputados a cada ano. *ssa baixa u*ilização do emenda*ento/substitut*vo **mo
</line>
<line>
forma de rev*são reforça a imagem p*ssada *elo "p*ivilé*io da câmara de origem": ao
</line>
<line>
*e*. FSA, Teresina, v. 15, n. 4, ar*. 4, p. 64-81, jul./ago. 2018 www4.fsane*.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O *estino *as Emendas dos Deput*do* *ederais a*s P*ojetos do S*nado
</line>
<line>
7*
</line>
</par><par>
<line>
emendar/substituir um pro*e*o, a
</line>
<line>
*âmara *ev*sora estari* deixando a "palavr* *ina*" c*m
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
câmara
</line>
<line>
d* ori*em. Logo, a câm*ra de
</line>
<line>
origem poderá ac*tar *s alterações *eitas *e*a outra
</line>
</par><par>
<line>
câmara
</line>
<line>
ou simp*esm*nte rejeitá-las, mantendo seu p*ojet* or*ginal à r*velia da pos*ção da
</line>
</par><par>
<line>
câmara r*vi*ora. *ssim, ao ado*ar *s*a est*atégia, a câmara revisora ter*a s*u pa*el de *o*to
</line>
<line>
de ve*o enfraquec*do no sist*ma polít*c*. Por essa ra**o, outras forma* de demonstrar essa*
</line>
</par><par>
<line>
divergênc*as s**iam mais utilizadas. Nest* caso, a re**nção dos p*o*et*s, em esp*c*al a*é
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
momento em qu* eles são arquivados por força do regim*nto, *parece como principal ***o
</line>
<line>
de *emon*trar os desacor*o* en*re as câmaras.
</line>
<line>
Todavia, os projetos aqui analis*d*s passaram pelas três fases *o trâmite bi*amer*l e,
</line>
</par><par>
<line>
p*rtanto, permitem observa* se a
</line>
<line>
câ*ara a*ta utili*a seu "p*ivilégio d* câm**a
</line>
<line>
de
</line>
<line>
o*igem",
</line>
</par><par>
<line>
in*i*ti*d* em seu* proj*tos o*iginais. Um primeiro po**o a se d*s*acar é o compo*tamento
</line>
<line>
*os Senadore* frente aos *rojetos que retornaram da *evisão. * grá*ico 1 apo*ta que, *om
</line>
</par><par>
<line>
*xceção
</line>
<line>
do
</line>
<line>
*no de 2014, em tod*s os anos pesquisados * resu*tado ma*s comum é a
</line>
</par><par>
<line>
conti*uidade do trâmite, ou seja, *s proje**s em g*ral *ão chegam a um res**tado no mesmo
</line>
<line>
ano em que retorna* para a *a*a legislativa que os cri**. Importante a*rescentar que os anos
</line>
<line>
de referência aqui ut*lizados sã* *s da discussão *a t**ceira rodada do p*ocesso bicame*a*.
</line>
<line>
Ob*er**nd* os an*s da *nic*ativa, v*-se qu* *á projeto* q*e f*ram propostos *or
</line>
<line>
*ena*ores ainda no* anos 1980. O projeto mais a*tigo presen*e em 19*9 foi, origin*l*ente
</line>
</par><par>
<line>
pr*posto no Senado em *9*1, só chegou a um resul*a*o em 200*, e
</line>
<line>
quando f*i declara*o
</line>
</par><par>
<line>
pre**dic*do*.
</line>
</par><par>
</page><line>
3 Tr*t*-*e do Projeto de Lei *o Senado (PLS) 292/19*1, de autoria d* então S*nador Itam** Franco. Esse projeto
</line>
<line>
inici*u seu *râmi*e em re*isão *a câmara dos deputa*o* em 1985 (com o n**ero 6.183/19*5) e *ó retornou co*
</line>
<line>
eme*d*s pa** o Sena*o em 1991. A partir desse momento s* iniciou a ter*eira r*d*d* e o projeto fica *té o **o
</line>
<line>
d* 2009 para atingir um resultado.
</line>
<line>
R*v. FSA, Teresina PI, *. 15, n. 4, art. 4, p. 64-81, **l./ago. 2*18 www4.fsan*t.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
B. C. *ubia*ti, P. A. P. A*meida
</line>
<line>
72
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: el*bo*ação própria, a *arti* *os R*latório* Anuais da *resi**nci*.
</line>
<line>
Nota-se também q*e apenas os ano* *e 2010 e 201* tiveram projetos arquivados.
</line>
</par><par>
<line>
*abe aq*i n*tar q*e foram cla*sif*cados
</line>
<line>
como "a*quivados" os *rojetos
</line>
<line>
que tiver*m esse
</line>
</par><par>
<line>
de*tino p*r c**sa do artigo
</line>
<line>
332 d* Re**ment* Interno do Sen**o Federal (RIS*), que
</line>
</par><par>
<line>
determina que apó* duas l*gislatu*as sem resul*ado, os pro*etos deve* ser arquiva*os. Es*e
</line>
</par><par>
<line>
t*po de *etençã* se c**act*r*za*ia por uma "*ão-d*cisão", no sent*do de que não foi
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
decisão deliberada (s*ja po* comissão, seja por plenário), ma*
</line>
<line>
sim * **mprimento de
</line>
<line>
*m a
</line>
</par><par>
<line>
regra procedimental. Esse tipo de procedimento é a forma d* retenção me*os cu*tosa *e*tr*
</line>
</par><par>
<line>
do
</line>
<line>
processo
</line>
<line>
bi*ameral,
</line>
<line>
um a
</line>
<line>
*ez
</line>
<line>
que
</line>
<line>
**o
</line>
<line>
exig*
</line>
<line>
um a
</line>
<line>
re*eiçã*
</line>
<line>
efetiva
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
emendas/subst*tuti*os, e sim a **ssagem do tempo.
</line>
<line>
Entre*anto, *bservar ap*na* os resultados por ano *ão dá uma imag*m cl*ra da
</line>
<line>
*tilização do "priv*l*gio da câmara de orige*". Por e*se motivo, o g*áfico 2 apres**ta os
</line>
</par><par>
<line>
resultados obtidos p**as e*endas/subs*itu*ivos dos
</line>
<line>
*rojetos na *erceira rodad* d* trâmit*
</line>
</par><par>
<line>
bi*ameral.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *ere*in*, v. *5, n. *, art. 4, p. 64-81, *ul./ago. 201*
</line>
<line>
ww*4.fs*net.co*.br/*e*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Destino das Emendas dos Deputa*os **der*i* aos Projetos do S*nado
</line>
<line>
73
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: elab*ração própria, a partir dos Relatórios Anuai* da Presidência.
</line>
<line>
Por *sses dados pode-se *otar que a m*i*r pa*t* dos projetos qu* *eto*na*am p*ra o
</line>
</par><par>
<line>
Senado sã* apr*vados, i**o é, as em**d*s substitutivos apresentados pelos deputados são e
</line>
<line>
**corporado* pelo* Senado*es: 57,6% dos proj*tos que so*re*am e**ndas/sub*titutiv**
</line>
<line>
foram aprovados conforme as *lterações feitas *ela câmara revisora. *oma*o * isso, 11% d*s
</line>
<line>
projetos analisados tivera* *p*ovaçã* parc**l das emen*as/su*stitutivos. Con***ue*tement*,
</line>
<line>
68,*% dos pr*jetos emendad*s/sub**itutivo* tiveram a posi*ão d* *âma*a *os D*putados
</line>
<line>
aceita pelos Senadores (t*tal *u p*rc*alment*), *u **j*, mais de dois terç*s dos projetos
</line>
<line>
al*e***o* p*la câma*a dos de*utados são aceitos *om as alteraç*es.
</line>
<line>
*or outro lado, a rejeição não é mui*o utilizada: apenas 1*,6% dos projetos
</line>
<line>
m*d*fi*ados têm as al*erações totalmen*e rejeitada*. Anter*ormente, t**tou-se das as
</line>
<line>
pa*c*alme*te a*rovadas co** p*rte das apro*ações; toda*ia, e*s*s p*ojetos ti**ram tam*ém
</line>
<line>
parte *e s*as alteraçõe* rejeita*as4. *esm* assim, se *ontassem as "aprovadas pa*cialmente"
</line>
<line>
*omo "rejeitad*s p*rcialm*nte", em apenas 2*,6% dos p*ojeto* al*er*dos te*ia ocorr**o
</line>
<line>
rejeiç*o das altera*ões, seja total (insistên*ia *o projet* origi*al) ou p*rci*l.
</line>
<line>
Os outro* trê* resultado* pre*ente* s* enq*a**am *as "nã*-d**isõ*s", ou seja, n**
</line>
<line>
fo*am rejeitadas (ou apr*v*das), mas s* *ncont*am ret**as no Senado. A maior f*equência d*
</line>
</par><par>
<line>
não-decisõ*s é
</line>
<line>
o arquivamen*o po* *orça de regimento. Neste caso, são pro*et** que
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
dos *ubstitutivos, conco*itante*e*te c*m uma análise quantitat*va s*bre a* partes q*e for*m ef*tiva*ente
</line>
<line>
aprovadas e *ejeitadas, o qu* foge *o escopo dess* a*tig*.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teres*na *I, v. 15, n. 4, art. 4, p. 64-*1, jul./a**. 2**8 www4.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
B. C. Rubiatt*, P. A. P. A*meid*
</line>
<line>
74
</line>
</par><par>
<line>
simplesmente vão pa*a arq*ivo pois passaram mais *empo em tramitaç*o *o que o
</line>
</par><par>
<line>
Regi*ent* Inter*o do *enado Fe*eral perm*te. Esses casos ati*gem a marca de 12,2%, a
</line>
</par><par>
<line>
segun*a mai*r frequência - fic*ndo atrás apenas da a*rovação tot*l. *omado a *sso, e*tão os
</line>
<line>
pr*jetos *lassificado* como "tr*mitando". *esta categoria fo*am ag*upado* todos os projeto*
</line>
<line>
que em 2014, ain** não haviam atingi*o algum resultado. Se le*ar em *ons*deração o artigo
</line>
</par><par>
<line>
332
</line>
<line>
do RISF, é possível apontar que esses projetos *aminha* para um a*q*ivamento,
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
vez que já
</line>
<line>
p*ss*ram por *ma legi*latur* e* trâmit**. Desta forma, h* forte cha*c* desses
</line>
</par><par>
<line>
p*ojetos serem f*turamente arquivados. **r f*m, o* projetos prej**icados são aqu*les cuj* o
</line>
<line>
mo*ivo dei*ou de existir ou os que tiv*ram *utro *r*jeto *e *ei *ue trata do mesm* assunto
</line>
<line>
aprovado. Por ess* *ot*vo, também *ão é um* dec*são de retençã* feita *elos Se*ado*es,
</line>
<line>
ma* sim a perda d* ut*lidade do *ro*eto.
</line>
<line>
Em sí*tese, ao s* trata* do c*njunto dos p*oje*os em*n*ados/substitutivos, observa-se
</line>
<line>
*ue mais da metade (57,5%) d*s pr*jetos alterad*s tem a aprovação total das *lt*rações
</line>
</par><par>
<line>
propostas pel* câmara revisora. So*ado a isso, 11% dos pr*j*tos têm
</line>
<line>
as mod*fi*ações
</line>
</par><par>
<line>
parcia*me*te aprovadas (*u *ar*ial*e**e r*jeitad*s) e
</line>
<line>
11,*% têm todas as suas alterações
</line>
</par><par>
<line>
r*je*tadas. Os 1*,7% r*stantes ficam reti*** n* *enad* p*r não-de*is*es. Des*a for*a, o
</line>
</par><par>
<line>
"privilegi*
</line>
<line>
*a c*ma** de *rigem" não par*ce se *ob*essai*. Em
</line>
<line>
outras palavras, n* caso do
</line>
</par><par>
<line>
Se*ado como câmar* de origem, a maior p*rte dos p*oje*os a*terados são aprovados com
</line>
</par><par>
<line>
essas
</line>
<line>
modif*cações, e apenas uma pequena part* é rej*i*ada, indican*o que as *osiçõ*s
</line>
</par><par>
<line>
pos*as pela câm**a revisora não são ign*radas na maior *arte dos *rojetos que retorn*m para
</line>
<line>
a câmara revisora.
</line>
</par><par>
<line>
Dois *ipos de r*v*s*o causam o r*tor*o
</line>
<line>
de u* projeto par* a câmara d* o*igem: as
</line>
</par><par>
<line>
emendas e o* substitutiv*s. Até o *resente moment*, ambos *or*m *ra*ado* *m **njunto. A
</line>
<line>
partir *e agora serão ex*lorada* as semel*a**as e diferenças nos resul*ados de cada um
</line>
</par><par>
<line>
desses ti*os de r*vi*ão. Isso se justifica pelo fato de ser substitutivo é um tip*
</line>
<line>
e*pecial de
</line>
</par><par>
<line>
*men*a, qu* visa a *u*st*tuição *ntegral de um projeto, in*ica*do ma**res modifi*açõe*
</line>
</par><par>
<line>
fei*as p*la câmara revi*ora, enquanto as eme*d*s podem ser supressivas, adi*ivas
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
modi*icativa*, a**ngind* part*s específicas de um *roje**. Assim, a
</line>
<line>
f***ulação de um
</line>
</par><par>
<line>
*ubs*itutivo pel* câmara revisora (no *aso dessa pesquisa, a Câma*a
</line>
<line>
dos Deputados),
</line>
</par><par>
<line>
ind*c*ria um maior desacordo en*re as câmaras do *ue as *men*as espe*íficas6.
</line>
</par><par>
</page><line>
5 Lembr*ndo que Rubiatti (2017) apon** q*e * p*ssagem de ma*s de u** *egis*atura to*na meno* prová*el a
</line>
<line>
a*rova*ã* dos *roj*tos em revisão.
</line>
<line>
6 Cabe notar que o que ** chama de substitutivo é t**tado no RISF como emenda substitutiva integral, ou seja, o
</line>
<line>
su*s*itu*ivo é um tipo específico de eme*da.
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*esin*, v. 15, n. 4, *rt. *, *. 64-81, ju*./ago. 2018 *ww4.*san*t.com.br/rev*st*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Destino das E**ndas dos Deputa*os Federais aos Projetos do Sena*o
</line>
<line>
75
</line>
</par><par>
<line>
Um pri*eiro ponto a se destaca* é o ti*o ** *roposição que caus* o retorn* à câmara
</line>
<line>
*e origem. O *rá*ico 3 apo*ta a p*rticipação dos *rojetos emendados ou su*stitu*dos no
</line>
<line>
p*oc*ss* de rev*são. C*mo se p*de observar, 66,9% d*s projetos *u* retornaram ao sena**
</line>
<line>
após a revisão na Câmara dos Deputado* * fiz*ram como su*st**utivos. Conse*uentem**te,
</line>
<line>
33,1% foram emendados. Ess*s **dos já apo*tam para a *uestão do d*s*cordo entre as
</line>
</par><par>
<line>
câmaras:
</line>
<line>
quando há algum *rau de desacordo, a câmara *evis*ra apres***a mai*
</line>
</par><par>
<line>
constantemente substituti*os, ou s*ja, mudanças integrais no projeto, e n*o apenas mudanças
</line>
<line>
pon*uais: apr**imadamente dois ter*os dos proj*to* que retornaram para a câmara alta fora*
</line>
<line>
a**erados i*tegral*e**e na *âmara revi*ora, i*to é, os deputados apresentar*m substi*ut**os
</line>
<line>
*ara a m*ior parte dos projetos que fo*am enviado* *ov*mente pa*a a câmara revi*ora.
</line>
<line>
Gr*fi*o 3 - Tipo de *e*isão que g*r*u * retorno pa*a o Senado:
</line>
<line>
Emendas e Sub**itu*ivos
</line>
</par><par>
<line>
33,140%
</line>
</par><par>
<line>
66,860%
</line>
</par><par>
<line>
Emenda*
</line>
<line>
Su*stitutivo*
</line>
</par><par>
<line>
*o*te: e**b*raçã* pró*ria, a p*r*ir dos Relatórios Anua*s da Presid*nci*.
</line>
<line>
O*tro eleme*to a s* destacar é s* há difere*ça nos resul*ad*s das emendas e dos
</line>
</par><par>
<line>
substitu*ivos. Cab*
</line>
<line>
*otar que nesse *r*igo analisam-se as alte*ações do* *rojetos em seu
</line>
</par><par>
<line>
c*njunto, ou seja, não são computadas t*das as eme*das fe**as aos pr*jetos i*divi*u**mente.
</line>
<line>
Em outras p*lavr*s, se * pro*eto retorno* c*m *mendas, ele conta ap*nas um* *e* na base de
</line>
<line>
dados, não levando em consideração o númer* de emendas *pre*entadas nele. De*t* for**, se
</line>
<line>
*o*em apr*sentadas uma ou dez emenda* ao mesmo projeto, ele será compu*ado ap*nas uma
</line>
</par><par>
<line>
ve*. P** e*se *o*i*o, a aprovação parcial (ou **jei*ão par*ial) das e*endas e
</line>
<line>
sub*tituti*os
</line>
</par><par>
<line>
tam*ém não levam em *onta o volume de aprovaçõ*s rejeiç*es nas *
</line>
<line>
emendas/substitu*ivos
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resin* P*, v. 15, n. 4, *rt. 4, *. **-81, jul./ago. 2018
</line>
<line>
*ww4.fsanet.c*m.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
B. C. Rubiatti, P. A. P. Alme*da
</line>
<line>
76
</line>
</par><par>
<line>
dos *rojetos. *m suma, a unidade de *nálise utilizada foi o p*oje*o e não o volum*
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
a*terações.
</line>
</par><par>
<line>
*o s* tr*ta* dos projetos emendados, not*-se que m*is da metad* deles ac*bam sendo
</line>
<line>
ap*ovados inte*ralmente, ou seja, as alt*rações propost*s pel* câmara rev*sora são mant*das
</line>
<line>
pe*a câm*ra de orige*. *m 14% do* casos, há ap*ovação p*rc**l, isto é, *arte das *mendas é
</line>
<line>
i*corporada e par** é descartada pela câ**ra de origem. O mesmo patamar é ati*gido *elos
</line>
<line>
pr*jetos, cu*a emend*s f**am rej*itadas: em 14%, a *â*ar* de **igem insistiu em seu p*oj*to
</line>
</par><par>
<line>
origi*al. O rest*nte dos pr*jetos se
</line>
<line>
e*contram retidos na câmara
</line>
<line>
alta, seja por te*em sido
</line>
</par><par>
<line>
d**larados prejudic*do*, ou terem id*
</line>
<line>
para o ar*uivo po* forç* regimental ou, a*nda, **
</line>
</par><par>
<line>
enco*tra*em *m tra**tação.
</line>
</par><par>
<line>
Gráfico 4 - Resul**dos dos projetos emend*dos
</line>
<line>
5,263%
</line>
<line>
1*,526%
</line>
<line>
1,**4%
</line>
<line>
14,0*5%
</line>
<line>
54,386%
</line>
<line>
**,035%
</line>
</par><par>
<line>
*provação total
</line>
<line>
aprovação **rcial
</line>
<line>
rejeição
</line>
<line>
p*eju*ica*o
</line>
<line>
ar*uivado
</line>
<line>
tramitando
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: elaboraçã* própria, a p**tir dos Rela*órios **ua*s d* **esidência.
</line>
<line>
*or f*m, o gráfico 5 aponta *s *esultados para os su**tit*tivo*. *omo ap*ntado
</line>
<line>
a*t*riormente, por serem altera**es i*tegrais nos projetos, seria espera** qu* os *ubsti*utiv*s
</line>
<line>
*nc**trassem m*io* res*stênc*a e* sua discu*s*o na câ*ara d* origem. Todavi*, *o que tang*
</line>
<line>
ao Senado n* período an*lisado, isso n*o ocorr*. São aprovados *nt*gra*mente 58,3% dos
</line>
<line>
substitu*ivos. De form* *emelhante aos ***jetos emendados, ma*s da meta*e dos substitu**vos
</line>
</par><par>
<line>
també* s*o *n*orpora*o*
</line>
<line>
pela câ*a*a de or*gem. O* substitutivos ap*ova**s parc*almente
</line>
</par><par>
</page><line>
repr*sentam outros 10,4%. Também, obed*cendo a um padrão semelh*nt* ao encontrado para
</line>
<line>
o* projeto* *mend**os, são rejeit*dos 10,4%.
</line>
<line>
Re*. FSA, *eresin*, v. 15, n. 4, art. 4, p. 6*-81, j*l./ago. **1* www4.fsa*et.c*m.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Destin* das Emendas dos Deputados Fe*era*s aos *rojeto* do Senado
</line>
<line>
77
</line>
</par><par>
<line>
As r*tenções t*mbém s*guem padrã* semelhant*, *en*o * dife*ença entr* p*eju*icad*s
</line>
<line>
mínima - *,8% *ara os *roj*tos emendados e 1,7% para *s substi*utivos. A maior dife*ença é
</line>
<line>
sob*e *s projetos arqui**dos: *m nú*ero maior d* sub*titut*vos teve esse des*ino - 13%
</line>
</par><par>
<line>
contra
</line>
<line>
10,5% dos projetos e*endados. Somado a i*so, há também 6,1% de projetos ainda
</line>
</par><par>
<line>
tramitando, (cont*a 5,3% d*s proje*os emendados). *ev*ndo-se
</line>
<line>
em considera*ão que
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
passagem de legislatu**s apr*xima os projeto* do arquivamen*o *or forç* do regimento,
</line>
<line>
pode*os a*ontar que parcela *mporta*te desses projetos acabará tendo e*se destino,
</line>
</par><par>
<line>
re***çando
</line>
<line>
o
</line>
<line>
ar*uiv*mento como p*incipal forma de ret*n**o dos pr*jetos
</line>
<line>
** sua terc*ira
</line>
</par><par>
<line>
rodad* de di**uss*o.
</line>
<line>
Gráfico * - Re**ltados dos Substitut*vos
</line>
<line>
6,*87%
</line>
<line>
13,043%
</line>
<line>
1,739%
</line>
</par><par>
<line>
10,435%
</line>
<line>
58,*61%
</line>
<line>
10,435%
</line>
</par><par>
<line>
*provaç*o to*al
</line>
<line>
aprovação parcia*
</line>
<line>
*ej*ição
</line>
<line>
prejudicado
</line>
<line>
arquivado
</line>
<line>
tramitando
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: elaboração própr*a, a partir dos R*latórios Anuais da Pre*idência.
</line>
<line>
Em *uma, os dados aqu* exp*st*s permitem d*scutir o "privilégio da câmara de
</line>
<line>
origem". Mesmo q*e o desenho institucional deixe cl**o esse privilé**o, a a**li*e dos pr*jetos
</line>
</par><par>
<line>
em questão *ão *ermi** af*rmar que
</line>
<line>
há *ma tendê**ia da *âma*a *e *rig*m e* insis*ir *m
</line>
</par><par>
<line>
*eus pr*jetos, ignorando as alterações fe*tas pela câm*ra revi*ora. Desta fo*ma, a relaç*o que
</line>
<line>
se estabelece entre as d*as *asas legislat*vas *o pe*í*do **tudado a*re*enta como *ais
</line>
</par><par>
<line>
coo*erativa *ue conflitiv*. De todo m*do, ainda *á *ma
</line>
<line>
parcela de *rojetos que o Se*ado
</line>
</par><par>
<line>
in**ste em seu p*ojeto o*iginal, e outra cujos alter*ç*e* propos*as pela Câ*ara dos Deputados
</line>
<line>
s** ap*nas pa*ci*l*ente aceitas, ind*ca*do que * *iste*a d* navett* adotado apr*sen**
</line>
</par><par>
<line>
características *ortemente bi*amer*is, p**mitindo uma *ontínua
</line>
<line>
*i*cu*são sobr* os *r*jetos
</line>
</par><par>
<line>
q*e são ana*isados *elo *egisla*ivo.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 15, n. 4, art. 4, *. 64-8*, jul./ago. 201*
</line>
<line>
www4.*sa*e*.com.br/r*v*st*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
B. C. Ru*iatti, *. A. P. Almeida
</line>
<line>
78
</line>
</par><par>
<line>
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS
</line>
<line>
Partindo da revisão bi*l*ográf*ca, pode-s* constatar q*e o siste*a bicameral brasileiro
</line>
<line>
é fort*, *u seja, c*njuga s*metria com ***o*gruênc*a. Desta form*, ambas *s casas legisl*tivas
</line>
<line>
pos*uem poderes semelhan*es para at*a* no processo legislativo * adotam for*as di*erentes
</line>
<line>
para selecionar *eus m*mbr*s. N*sse tipo de bicameralismo, o sistema de res*lução de
</line>
<line>
**nf*itos adotado gan*a impo*tância, uma *ez que, *e*ido a incongruênci*, espe*a-se que h*ja
</line>
<line>
ma*or d*ferenciação n** pre*er*nci*s repr*sent*da* em c*da ca*a. O sistema adotado no **asil
</line>
<line>
é o de navette, ond* um pro*eto p*ssa por dis**ssões su*ess*v** em am*as as casa*.
</line>
<line>
T*d**ia, no c*so br**ile*ro, c*nstata-se a exist*ncia de um "*rivilé*i* da câma*a de
</line>
<line>
*rigem", um* v*z que, a parti* *o momento *m *ue * câm*ra revisora altera um projet*, e*e
</line>
</par><par>
<line>
r*to*na par* câmara d* ori*em para uma últim* rodada d* discuss*o, sendo a
</line>
<line>
que n*ssa
</line>
</par><par>
<line>
r*da*a, a câmara de orig*m pode insistir em **u pr*jeto original, descartando *s a**eraç*es da
</line>
<line>
câmara revisora.
</line>
<line>
Ess* tra**lho buscou analis*r a utilização de*se "privilégio *a câmara de *rigem" *o
</line>
<line>
Sena** federal e*tre os anos de 19*9 e 2*14. Para is*o, fo**m an**isados todos os pr*jetos
</line>
</par><par>
<line>
d*s se*adores q*e reto*n*ram par* ***ara alta após a *evisão r*aliz*d* na
</line>
<line>
câma** dos
</line>
</par><par>
<line>
de*utados. A *artir dos resultados da tramitação dessa *ltima r*dad* na **m*ra de origem foi
</line>
</par><par>
<line>
pos*í*el notar que a maior parte dos projetos emendados e
</line>
<line>
dos substitutivos é *prov*d*.
</line>
</par><par>
<line>
I*dicand* *u* a utiliz*çã* do "*r*v*légio da câ*ara de
</line>
<line>
origem" não indica uma insistência
</line>
</par><par>
<line>
unilate*al
</line>
<line>
dess* c*mara. Pelo
</line>
<line>
contrário, há u*a alta taxa de *pro**ç*o das
</line>
<line>
alter*çõe*
</line>
</par><par>
<line>
realizadas e* *evis*o.
</line>
<line>
*ssim, uma parte do* *r*j*tos q*e retorna também a*inge u*a aprovação p*rci*l, isto
</line>
<line>
é, p*rte das *mendas ou p*rte do s*bstitut*vo é aceita e outra parte rejei*ada. A*nda aqui, não
</line>
</par><par>
<line>
h* a **sistê*cia esperada pel* "privilégio d* câmara de
</line>
<line>
origem", uma vez q*e as
</line>
<line>
*lterações
</line>
</par><par>
<line>
são pa*cia*me*te aceit*s. As rejeições t*tais repr*se*tam
</line>
<line>
*penas 11,6% *os *ro*etos. Essas
</line>
</par><par>
<line>
rejeições s*gni*icam *ue as al*e*ações foram ignoradas e a c*mara alt* in*isti* e* seu projeto
</line>
</par><par>
<line>
ori*inal: é aqu*
</line>
<line>
que se verific* o "pri*ilégio da
</line>
<line>
câmara de o*igem" de forma m*is forte.
</line>
</par><par>
<line>
Ent*etanto, *sse resultado é p*uco fre*uent*, indican*o q*e não *á uma postura **
</line>
</par><par>
<line>
*nfrentamen*o
</line>
<line>
entr* as casa* legislati*as. Por fim, ainda ocor*em ou*ros
</line>
<line>
r**ultados q*e são
</line>
</par><par>
</page><line>
*lassificados como rete*çõe* por não-de*i*ão: pre*udi*a*os, *rquiv*dos e tramitando. *e*ses
</line>
<line>
casos, os proje*os fic*m no Senado, não seguindo *ara * sanção pr*siden*ial, poi* não foram
</line>
<line>
v*tados por, *) terem ces*ado seu motiv* (prejudicado), 2) por ter passa*o duas le*is*aturas
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresina, v. 15, n. *, art. 4, p. 64-81, jul./ago. 2018 www4.fsanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Destino das Emendas dos D*putados Federais aos Pro*etos do Senado
</line>
<line>
79
</line>
</par><par>
<line>
sem se ch*gar a um result*d* (arquivado p*r **rça regimental) e, 3) ain*a se enco*tram em
</line>
<line>
discussã* n* Sen**o (tramit*ndo).
</line>
<line>
*ortanto, * partir dos dados le*antados, pode-*e n*tar **e o "p*i*i*é*** da câmara de
</line>
<line>
o**gem" co*o *orma de insist*ncia no *roje*o original *ã* é a**v*do consta*temente,
</line>
</par><par>
<line>
i*d*c*ndo u*a mai*r c*pacid*de de
</line>
<line>
ne*ocia**o e a*ordo entre as câma**s. *nt**tanto, isso
</line>
</par><par>
<line>
n*o s*gni**ca **e a terceira rod*da de discuss*o *ão *enha *mp*rtâ*cia: nela, ainda é *ossí*el
</line>
<line>
not*r *m* re*enção de pro*etos e filtragem das alteraç*es.
</line>
<line>
P*r fim, notou-se q*e, ao c*ntrário do esperado, os substitu*ivos n*o enfren*am *aior
</line>
<line>
resistência para * ap*ovação na câmara de o*igem, pelo con*rário, eles apresentam *ma taxa
</line>
<line>
*e *ucesso maior que os e*endados.
</line>
<line>
REFE*Ê*CIAS
</line>
<line>
*BRANCHES, S. H. H. P*esiden**alis*o d* Coalizão: * di*ema i*s*itu*io*al Brasileiro.
</line>
<line>
D * D * S v * * .3 1 n º 1 , 1 9 * *
</line>
<line>
ANA**ASIA, F.; MELO, C. R.; S*NTOS, F. Go*er**bilida*e e rep*esent*ção política na
</line>
<line>
América do Sul. Rio de Janeiro: Fundação Konra* Ad*nau**; *ão Pau*o: Fundação Unesp
</line>
<line>
E d ., * 0 * *
</line>
<line>
ARAU*O, *. M. * Câmara *lta *o presid*ncialismo brasileiro: o d*s*m*en*o legislat*vo do
</line>
<line>
Senado entre 198* * 200. *n.: *EMOS, *. O Sen*do Fede*al Bra*ileiros no Pós-
</line>
<line>
Constituin*e. *rasíli*: Sena*o federal, U*ile*is, 2*08
</line>
<line>
A*AÚJO, P. M. O bica*er*lis*o no Brasi*: argume*to* sobre a import*ncia do Senado n*
</line>
<line>
análise do pr**esso decisór*o federal. Política & Sociedade, v.11, n.21, 2012
</line>
<line>
BACKES, A. L. **rtalecimento parlamentar *e min*ri*s regiona*s e suas razões. I*: LEMOS,
</line>
<line>
L. O Sen*do Federal Br*sileiros no Pós-Constituint*. Brasíli*: Sena*o federal, Unilegis,
</line>
<line>
200*
</line>
<line>
FIGUERIEDO, A; L**ONGI, F. Exe*uti** e Legislat**o na nova ordem cons*itucional.
</line>
<line>
R*o de J*neir*: Ed. FG*, 1999
</line>
<line>
FIGUEIR*D*, A.; *IMO*GI, F. *oder de agenda *a demo*racia bras*leira: desemp*nho do
</line>
<line>
g*verno no presid*ncial**mo multipartidário. In: SOA**S, G. * RENNÓ, L. *ef*rma
</line>
<line>
Po*ítica: lições da histó*ia recente, Rio de Janeir*: Ed. F*V, 200*
</line>
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RUBIATTI, B. C; ALME*DA, P. A. P. * Des*ino d*s Emendas dos Deputado* *e*erais aos Projetos
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d* S*na*o. R*v. FSA, Teresina, v.15, n.4, *rt. 4, *. 64-81, jul./ago. 2018.
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Contrib*i*ão dos Autores
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B. *. R*biatt*
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<line>
P. A. P. Almeida
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<line>
1) concepção e planejamen*o.
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<line>
X
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</line>
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<line>
2) aná*ise * interpretação dos dad**.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
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</par><par>
<line>
*) el*boração do rascunho ou ** revis*o crí*ica do c*nteú*o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
4) p*rtic*pação na a*rovação da ver*ão final do manuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
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R*v. *SA, Teresina PI, v. 15, n. *, art. 4, p. 64-81, jul./ago. 20*8
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www4.f*anet.c*m.br/r*vi*ta
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)