<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *5, n. 4, art. 7, p. 132-150, j*l./*go. *018
</line>
<line>
ISSN Impres*o: 1806-635* ISSN E*etrônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/*018.15.4.*
</line>
</par><par>
<line>
O Processo Cooperativo como Ins*r*mento de C*nc*etiza**o dos Direitos **ndamentais
</line>
<line>
*he Cooperat*ve Pr*c*ss as an In*trument for t** Conc*etizatio* of F*ndame*t*l Right*
</line>
</par><par>
<line>
Rosalina Pinto Cost*
</line>
<line>
Do*tora em Direito ***a Pontifí*ia Universidad* Católica *e São Paulo
</line>
<line>
P*ofessora da Univ*rs*dade Federal Pa*á
</line>
<line>
E-mail: ro*al*na.costa@**tmail.c*m
</line>
</par><par>
<line>
E*dereço: Rosa*i** Pinto Co*ta
</line>
<line>
Editor-Chefe: D*. T*nny Kerle* de Alencar
</line>
</par><par>
<line>
U*iversidade Feder*l do *ará, Centro de *iên*ia*
</line>
<line>
Rodr*gues
</line>
</par><par>
<line>
Jurí*ic*s, *epartame*to d* Direito Penal * Processual.
</line>
</par><par>
<line>
Rua Augusto Correi*, 01, Guamá, 66075-1*0 - *e*é*,
</line>
<line>
Ar*igo r*ceb**o em 25/04/2018. Últ*m*
</line>
<line>
vers*o
</line>
</par><par>
<line>
PA - Brasil.
</line>
<line>
*ecebida ** 1*/05/2018. Aprovado em 11/05/*018.
</line>
</par><par>
</page><line>
Av*l*ado pelo s**t*ma T*iple Rev*ew: Desk Rev**w a)
</line>
<line>
pelo E*itor-Ch*fe; e b) Doub*e Bli*d Review
</line>
<line>
(a*aliação *ega po* dois aval**dores da á*ea).
</line>
<line>
Revisão: Gra*ati*a*, Normativa e de Forma*a*ão
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Pro*esso Co**erati*o como Instrumento de *oncre**zação dos Direitos Funda*entais
</line>
<line>
1*3
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
De nada valeria a *onsti*u*ção disci*linar e ga*ant*r *s di*eitos fundam*ntais se não houvesse
</line>
</par><par>
<line>
*m instrum*nto *a*az de d*r concretude aos mes*os. O
</line>
<line>
trabal*o d**onstra *ue o pr*cesso
</line>
</par><par>
<line>
*o*pera*ivo é o instrument* que *ermite a efetiv* aplicação dos di*e**os *undament*is porque,
</line>
</par><par>
<line>
co*and*do pelas
</line>
<line>
nor*as e
</line>
<line>
princí*ios constitucionais do Esta*o D*mo*rático de Direito,
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Rev. FSA, T**esina PI, v. 15, n. 4, art. *, p. 132-150, jul./ago. 2018
</line>
<line>
*ww4.fs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. P. Costa
</line>
<line>
134
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
O trab*lho dem*nst*a que o processo cooper*tivo é o *nstrument* que permit* a
</line>
<line>
efe*iva a*licaç*o dos direitos fundame*tais, pois de nada va*er*a a Constitui*ão disciplinar e
</line>
<line>
gar*ntir os dire*tos básicos pa*a uma vida huma*a livre e digna se nã* *ouvesse um
</line>
<line>
in*trumento cap*z de dar concretude ao* m*smos.
</line>
<line>
S*n*o a tutela dos direito* fundamen*ais a base do Estad* Dem*c**tico de Direito,
</line>
<line>
*nicia*mente del*mitar-s*-á o conceito dos direit*s f*n*ame*tais, abor*ando o sentido ma*er*al
</line>
<line>
e f*rmal e mater*al *a fun*amental*da*e. A seguir, estud**-se-á os fu**amentos básic*s *ara
</line>
<line>
a compr*ens*o d* *ficácia das norm*s *e direitos fundamentais *ssentadas n* Constituiçã*: as
</line>
</par><par>
<line>
dimen*ões objeti*a
</line>
<line>
e *ubj*tiva, a *ultifuncion*lidad* e a vinculação do le*isla*or,
</line>
</par><par>
<line>
*dmi*istrador e j*iz. Dar-s*-á esp*c*al enfoque a *s*e ú*t*mo, pr*curando d*monstrar * dever
</line>
<line>
q*e tem a ati*idade jurisdicional d* dar efetiv*dade aos *rincípios esculpidos ** Constituiç*o
</line>
<line>
diante *a omissão legislativa.
</line>
<line>
Estando deli*itada a for*a norm**iv* dos direitos f*ndamen***s, abor*ar-se-á as
</line>
</par><par>
<line>
*arantias constit*cion*i* que ass*g*ra* a ef*tivi*a*e do livre exercício deste
</line>
<line>
direi*o que se
</line>
</par><par>
<line>
concre**za por meio de um n*vo paradigm* de p*ocess*. *n*ocar-se-á
</line>
<line>
os *alores
</line>
</par><par>
<line>
co*stitucionais q*e o *ompõem, com o estudo de suas *ara*teríst*cas: o direit* das partes, **
</line>
</par><par>
<line>
garant*as proce*suais * a atuação
</line>
<line>
do judiciário. Ao fina*, utili**ndo-se do mét*do ded*t***,
</line>
</par><par>
<line>
d*m*nstr*r-*e-á com* o
</line>
<line>
novo model* de p*oc**so chamado *rocesso cooperativo, que
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
coma*da*o
</line>
<line>
p*las
</line>
<line>
normas e princípios cons*itucionais, *eve contribuir para u*a *pl*caç*o
</line>
</par><par>
<line>
mais just* e e*ica* d** direitos fund*m*ntais.
</line>
<line>
2 DIREITOS FUN*AMENTAIS 1 2
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
vários os term*s
</line>
<line>
existentes
</line>
<line>
no direito constitucion** brasileir* *
</line>
<line>
e*trange*ro: "liber*ad*s pú*l**as", "lib*r*ades
</line>
</par><par>
<line>
fu**amentais", "d*reitos humanos", "direi*os constit**io*a*s, "di*eitos públicos su*jetivos", "d*reit*s da pessoa
</line>
<line>
h**ana", "direito* naturais", "di*eitos subj*tiv*s". (D*M*UL*S; MARTINS, 2009, p. **0 * segs.).
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
mo*en*o, segundo * autor, deve ser b*scado na ob*a dos filóso*o* e r*mon*a John Lo*ke, pa*a o qual os a
</line>
<line>
ho**n* *ascem l*vres e iguais. Os di*eitos *o ho*em, então, sã* unive*s*is ** rela*ão ao conteúdo, mas
</line>
<line>
ext*ema*ente limitado* q*ant* à sua **icácia, poi* exist** apen** como rec*m*nd*ç*es ao legislador. A
</line>
<line>
se*unda fase dá-se na **s*agem *a t*ori* à p*ática, do dir*it* so*ente p*nsa** *ara o dir*ito realiz*do. H* o
</line>
<line>
acolhimento dessas teorias pelo legislador *ue as *oloca como base de uma nova co*cepção de Estado, como *as
</line>
</par><par>
<line>
revoluções americ*na e fran*esa. Mas que se ganh* o
</line>
<line>
e* *oncret*c*dade, p*rde-se e* univers*li*a*e, *ois
</line>
</par><par>
<line>
e*bora os d*rei*o* seja* protegidos, eles *ó têm valor nos *inde* *o Est**o *ue o* *econhe*e. *om a Dec*aração
</line>
<line>
de 1948 te* in*cio *ma *erce*ra * última fase, na qual a afirmação d*s di**i*os humanos é um s* t*mpo unive**al
</line>
</par><par>
<line>
e positiva. Uni*ersal no sen*ido de que
</line>
<line>
os des**natári*s d*s *rinc*pios ne*a c*n*idos
</line>
<line>
sã* todos os
</line>
<line>
homens,
</line>
</par><par>
<line>
po*itiva p**que tai* *irei*os não são a*e*as procl*mados, mas r*conhecid*s e *rotegido*
</line>
<line>
até mesm* cont*a
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
E*tado que *s tenha vio*ado.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresina, v. 15, n. 4, art. 7, p. 132-*50, jul./ago. 20*8
</line>
<line>
w*w4.f*ane*.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O P*oces*o Cooperativo como Instrumento de *o*cretização d*s Direitos Funda*entai*
</line>
<line>
*35
</line>
</par><par>
<line>
2.1 *onceito de dire*tos *undam**tais. Sentido form*l e m*terial
</line>
</par><par>
<line>
** direitos fu*damentais *ão pressupost*s *lementares *e um* v**a humana *ivre
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
digna. São os *ireitos bá*icos *nd*vid*ais, sociais, p*lít**os e *urídicos
</line>
<line>
previ*tos ou n*o na
</line>
</par><par>
<line>
C*nstit*i**o Federal de uma nação.
</line>
</par><par>
<line>
Existem matérias que *m sua essê*cia são c*nsti*ucionais, *i*da q*e não este*am
</line>
</par><par>
<line>
norm*ti*adas
</line>
<line>
** Con*tituição. Nã* é suf*ci**te que * d*reito
</line>
<line>
est*ja *onsagrado na
</line>
</par><par>
<line>
Constituição para que seja fund**e*tal, nem ba*t* a sup*emacia normativa d*sses direito* na
</line>
<line>
or*e* jur**i*a para que sejam **ça*os àquela **t*go*i*. A fundam*nta*i*ade *e tai* direito*
</line>
<line>
se est*belece a partir de doi* pilares: forma* e materi*l3.
</line>
<line>
A fundamen*alidade e* sentido *ateria* *stá vinculada à *mpo*tância, à
</line>
<line>
es*encialidade e, po*tanto, à rele*ância ** proteção de determinados bens jurídicos para uma
</line>
</par><par>
<line>
dada **dem c*nst*tuc*onal. Diz respeito ao conteúd* dos di*eitos,
</line>
<line>
aos seus valores
</line>
</par><par>
<line>
subjacentes. *art* da *irc*nst*ncia de s*r elemento const**utiv* ** Consti*uição materi**
</line>
<line>
co*tendo decis*es fundamen*ais sobre a estr*tura básica do E*tado e da so*ieda*e, de modo
</line>
<line>
espec*al, porém n* que *iz com a posi*ão nestes o*upada pela pess*a humana (*ARL*T,
</line>
<line>
2009, p. 75). Trata-se, po*tanto, d* di**it*s essen*ia*s à proteção d* pes*oa humana.
</line>
<line>
Por sua ve*, * fundamentalidade f*rm*l permite que se dê aos be*s jurí*icos, que *ão
</line>
<line>
*onsiderados r*le*antes e essenciais à proteção da *essoa *uma*a, *ma si**ação d*f*re*ciada,
</line>
</par><par>
<line>
isto é,
</line>
<line>
** a
</line>
<line>
proteção jurídica p*iv*legiada
</line>
<line>
em relação
</line>
<line>
às *e*ais normas constituc**n*i* não
</line>
</par><par>
<line>
tidas **mo fun*amentais. Trat*-se *e garant*as que a pró*ria c*nstituição formal já estabelece
</line>
<line>
e vai depender de cada *on*titu*ção.
</line>
<line>
A n*s*a Consti*ui*ão prevê que as nor*as de di**itos fundamenta*s (* não qu*isquer
</line>
<line>
outra*), têm aplica*ilida*e imedia*a (art. 5º, § 1º, CF), e as pr*teg* n*o a*enas do legi*l*dor
</line>
<line>
ordi*ário, mas do poder cons*ituinte reformador - por *nt*gra*em *s cláusula* pétreas (a*t. 60,
</line>
</par><par>
<line>
C*). Ainda o artigo 5º, nos s*us
</line>
<line>
§§2* e 3º, da CF, permite re*on*ecer outr*s
</line>
<line>
d*reitos
</line>
</par><par>
<line>
fundamentais, além *os pos*tivados.
</line>
</par><par>
<line>
Consagra, desse modo, o art. 5*, § 2º, da CF, a expan*i*id*de dos direitos
</line>
</par><par>
<line>
f*nd*mentais p*rm*tindo, por meio *a
</line>
<line>
ace**a**o da ideia de fundamentalid*de material, que
</line>
</par><par>
<line>
*utros direitos, ainda que não ex*re*samente *revistos na Constituição, sejam *onside*ado*
</line>
</par><par>
<line>
fundam**tai*.
</line>
<line>
Referid*
</line>
<line>
d* s pos i t * vo
</line>
<line>
*nst*tui
</line>
<line>
um
</line>
<line>
sist*ma
</line>
<line>
cons*i*uc*ona*
</line>
<line>
aberto
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
3 A carac*erística da fun*amentalidade (formal e mat*r*al), d*
</line>
<line>
acordo *om a *ição *e Robert *lexy, foi
</line>
</par><par>
</page><line>
*e*epcionada pela doutrina lusita*a p*r *ano*ilho (1991, p. 509) J*rge Miranda (2*00, *. 1*7 e *egs). *o e
</line>
<line>
B**si*, Sarlet (20*9, p. 7* e segs).
</line>
<line>
Rev. FSA, Teres*na PI, v. 15, n. 4, art. 7, p. 132-150, **l./ago. 2018 *ww4.fsanet.com.*r/re***ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. P. Cos*a
</line>
<line>
1*6
</line>
</par><par>
<line>
fundamentalidad* materi*l, deixando *lar* que * el*nco dos *irei*os fundamentais d* Título II
</line>
<line>
da CF é não-t*xativo, *ão exa*stivo.
</line>
<line>
Partindo dessa *bertura material prevista n* art. 5º, § 1º, d* CF, Sarlet (2009, p. 75)
</line>
</par><par>
<line>
*lassifica
</line>
<line>
os *ire*tos *und*mentais em **is grandes gru*os de direitos: a) direito*
</line>
</par><par>
<line>
expressam**te p*sitivad*s: que são os *ir*itos po*itivad*s no Título II da CF,
</line>
<line>
di*eitos
</line>
</par><par>
<line>
positiva*os na C*, m** fo*a do *ítul* *I e Direitos posi*iva**s nos tratados internacionais; e,
</line>
<line>
b) dir*itos implicitamen*e positivad*s, que são os *ireitos não-e*c*itos. Não s*o nov**
</line>
<line>
direi*o*, mas di*eitos já existentes que *s*ã* ***líci*os. Os direitos impl*citos e*tã* explícitos
</line>
<line>
nos exp*esso*. E*: o princípio do duplo grau *e j*risdiçã*.
</line>
<line>
Ob**rva-*e, portanto, que é insufic*ente *m* conceituação merame*te for*al, no
</line>
<line>
*entido de se*e* di**itos *und*mentais aqueles reconhecidos na Cons*itui*ão, sendo
</line>
</par><par>
<line>
impr*scind*vel a análise d* *eu *onteúdo - funda*entalidade mat*rial - que é verificar se
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
mat*ria p**priamente dita é constituti*a *as e*trutu*as básicas do
</line>
<line>
Estado e da *ociedade.
</line>
</par><par>
<line>
*final, "só a ideia de f**damentali*ade material pode fornecer suporte p*ra: (1) a abertura da
</line>
</par><par>
<line>
constitu*ção a outros direitos, ta*bém fundamentais, mas n*o cons*itucionaliz*d*s, ***o
</line>
<line>
é,
</line>
</par><par>
<line>
d*rei*os mater*almente fundamentais, mas não formalmente; (2) a apl*ca*ão, a estes direitos só
</line>
<line>
m*te*ialmente constitucionais, d* *lguns a****t*s do re*i*e ju*ídico ineren** à
</line>
</par><par>
<line>
fundame*talida*e
</line>
<line>
forma*; (3) a *bertura a novo* direitos fundamentais" (*ANOTI*HO,
</line>
</par><par>
<line>
*991, p. 509).
</line>
</par><par>
<line>
Em suma, D*reitos f*n*ament*is são todos aqu*les expressa e implicitamente
</line>
<line>
posit*vado* na or*em jur*dic* constituci*nal, além *aq*eles que a estes são e*uiparados, por
</line>
</par><par>
<line>
força da pr*pri* *onstituiçã*
</line>
<line>
hav*ndo,
</line>
<line>
p*rt*n*o, *ire*t*s fundamenta*s previstos n* *exto
</line>
</par><par>
<line>
c*nst**ucional (nor*as materi*l e formalmente *onstit*ciona*s) e fora dele (suas normas
</line>
<line>
ser*a* *penas mat*rialm*nte cons*ituc*o*ais).
</line>
<line>
2.2 Eficácia vertical e o d*ve* ** a jurisdição dar efe*ividade aos direito* f*ndament*is
</line>
<line>
Como *isto, o* d**ei*os funda*entais *ão se limitam *os di***tos pos*tivados no texto
</line>
</par><par>
<line>
co*stituci*nal. São os direi*os bás*c** individuais, soc*ais,
</line>
<line>
po*í*icos e jurídico* elemen*ares
</line>
</par><par>
<line>
de um* vida humana livre
</line>
<line>
*
</line>
<line>
digna, tanto para o indivídu* como para a sociedade; por is*o,
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a, v. 15, n. 4, *rt. 7, p. 13*-150, *ul./ago. 2018
</line>
<line>
www*.fsan*t.*om.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Processo Cooper*t*vo como *nstr*me*to de Concretiza*ão dos Direitos Fun*ament*is
</line>
<line>
137
</line>
</par><par>
<line>
ho*e s* declara que os direito* fundame*tais *ã* constit*em ape*as "d*reitos" subjetivos, mas
</line>
<line>
*a*bé* impõem ob*igaç*es obj*tivas ao Estado 4.
</line>
<line>
Em uma pr*me*ra linha são *e*onhe*idos co*o d*rei*os do homem, individ*almente
</line>
<line>
consider*do e como membr* de uma sociedade, *as seus valore* t*mbém fundam pri*cípios
</line>
<line>
obje*ivo* norteador*s de t**o o ordenamento jurídico, *eterminan*o as ta**fas d*s órgãos
</line>
<line>
judic*ários, legisla*ivos e executivos (HESSE, 1998. p. 240).
</line>
<line>
*ntende-se que os *alores contidos nas normas de direito fundam**tal ** espraiam
</line>
<line>
sobre a compr*en**o e a a*uação do ordenamento jurídico, permitindo a irradiação5 dos seus
</line>
</par><par>
<line>
ef*it*s *obr* toda a ordem ju*í*ica, acarr*tan*o, como consequência, ao Estado, o de*er
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
proteção desses direito* caben*o-*h*, mediante p*es*ações normativas
</line>
<line>
e *áticas, a sua
</line>
</par><par>
<line>
**alizaçã*. A*sim, as norm*s de d**eitos fundamentais, *b*etivamente considerada*,
</line>
<line>
inc*dem
</line>
</par><par>
<line>
sobre o Poder Público, n* sua a*ividad* de inte*pretação e aplicação das leis6.
</line>
</par><par>
<line>
Tais são as chamadas dimensões objeti*a e subjetiva dos di*eitos f*nd*menta*s **e
</line>
<line>
v*sam *emonstrar que os preceitos relat*vos a*s direitos *und*me*t*is não podem ser
</line>
</par><par>
<line>
pensados ape*as d*
</line>
<line>
p*nt* de vi**a d*s indivíduos, *omo p**ições j*rídicas *e q*e este* são
</line>
</par><par>
<line>
titulares perante * E**ado, mas também
</line>
<line>
va*em j*ridicamen*e do ponto de vista
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
comu*id*de, *omo valores ou fins que *sta, se pro*õe prosseg*ir em grande medida, através
</line>
<line>
da a*ão es*atal (A*DRA*E, 2009, p. 109).
</line>
</par><par>
<line>
A i**idência *os d*reitos
</line>
<line>
fundam*ntais sobre o Es*ado gera um de*er de tu*ela ao
</line>
</par><par>
<line>
le**slador, ao *dministrador e ao ju*z, poi* ta*s *irei*os *he atingem direta*ente. A e**a
</line>
<line>
vin*ulação * *outrina denomi*a d* efi*ác*a ver*ica*7.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
subje*i*a e objetiva do* direitos fundamen*ais: Ca*otilho (1991, p. 54*), Andrade (2009, p. 108) e T**ares
</line>
<line>
(20*6, p. 34*).
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
das n*rma*
</line>
<line>
const**ucion*is que
</line>
<line>
os pre*êem, pr*duto *a **a intenção confo***dora *a ordem ju**dica. Mais
</line>
</par><par>
<line>
c*ncretamente, fala-s* de um e*ei*o \*xterno\ *o* *ireitos f*ndamenta*s, de que res*ltaria uma força vinculativ*
</line>
<line>
gener*lizada do* *recei*os *espectivos: partin*o do p*stul*do de que os di*ei*os fundamentais, n* sua dimensão
</line>
<line>
subj**tiva (interna), se ref*rem excl*sivam*nte às rel*ções entre os pa*ticulares e o Es**do, conclui-se q*e ser*
</line>
<line>
n* *ua d*m*n**o ob*eti**, *nquanto normas c*nstitucionais e valore* *omunitários, qu* se justifica * exprime a
</line>
</par><par>
<line>
*espect*va eficácia *ora do âmbito dessas rela*ões, em especi** nas relações dos parti*ulares entre
</line>
<line>
si. Na
</line>
</par><par>
</page><line>
realid*de, a **icácia *xterna dos direitos *undamentais foi inicia*mente pensada c*mo e*icácia *orizontal, para
</line>
<line>
*u**amentar uma *brigação gera de resp*ito nas relações entre indivíduos, supostamente *g*ais, contrapost* à
</line>
<line>
sua típica e**c*ci* vert**al, nas relações do ind*ví*uo perante o poder estadua*". (ANDR*DE, 2009, p. 137).
</line>
<line>
* Segund* A*osta Sanchez (1998, p. 177-178) os d*re*tos fundamen*ai* s* converte*am em base de l**itimi**d*
</line>
<line>
e validade, ju*to à soberania popular, do* p*der*s públ**os e do direito, produzindo efei*os i*radia*tes e* todos
</line>
<line>
** t*rrenos do ordenamento jurídico.
</line>
<line>
7 A dou*r*na classi*ica a e*i*ácia dos *i*eitos fun*amentais em *orizonta* e vertica*, para analisar sua rep*rcu****
</line>
<line>
nas rela*ões indivídu*-Est*do *omo também nas relaçõ*s entr* *articulares. Na vinculação d* legislador, do
</line>
<line>
administr**or e do j*iz aos d**e*t*s fundamenta*s há o que *e deno*i*a e*i*ácia ver**cal e, eficácia h*ri*ontal ou
</line>
<line>
*ficácia privada ou eficácia *m re*ação a *e*ce*ros, quando ocorr* a *epercussã* dos direitos **ndamen*ais sobr*
</line>
<line>
** particulare*. (A**RAD*, *009, *. 138, ver tb. p. 236).
</line>
<line>
Re*. FS*, Teresina PI, *. 15, n. 4, art. 7, p. 132-*50, jul./ago. 2018 www4.fsanet.**m.br/rev*s*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. P. *os*a
</line>
<line>
138
</line>
<line>
A ideia primitiva de que *s direitos fundamentais eram me*o* direitos *e defesa8 q*e
</line>
</par><par>
<line>
visavam impe*ir a ingerên**a do Poder Públi*o em sua esfera ju*íd*ca, ce*e espaço para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ideia que ao Est*d* incumbe uma postura ativa, no sentido d* que es*e se encontra o*r**ado a
</line>
<line>
colocar à *is*osiçã* *o* indivídu*s presta*ões de natu*eza jur**ica * m*terial, i. e., alé* de
</line>
<line>
n*o i*tervir na esfera de **berdade pessoal d*s indivíduos, o Es*ado tem "a tare*a de col*ca* à
</line>
<line>
disposiçã* os me*os materiais e im*le*entar as condições fáticas q*e possi*ilitem o efetivo
</line>
<line>
exercício das liberdades fu*da*en*ais"9.
</line>
<line>
Atribui-se aos direitos fundamentais *ma multifu*cional**ade pois, além da proteção
</line>
</par><par>
<line>
d* es*era livre e ind*v*dual *o c*dadão, acr*scem-se *ovas funções *o *stado per**te
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
s*ciedade (CA*OTILHO, 199*, p. *22), uma *ez q*e o indivíduo tem * direito de *ele exigir
</line>
<line>
a*ões *ositivas. Logo, ao lado do direito de defes*, de c*nho negativo, existem os direitos a
</line>
<line>
prestaçõ*s do Estad*1*, de natur*z* positiv* (SARLET, 2009, p. *95), que pode* *er um
</line>
<line>
sen*i*o res*rito (direito *s prestações *ociais), o* um sentido amplo que se subd*videm em: a)
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</par>
<par>
<line>
c*nstituem, nu* plano jurídico-objet**o, normas de c*mpetência neg*tiva p*ra o* poderes públicos, proibin*o
</line>
</par><par>
<line>
*undam*nta*mente as inger*nci*s destes
</line>
<line>
na es*era ju**dic* i***vidu*l; (2) i*p*icam, *um plano jurídico
</line>
</par><par>
<line>
*ubjet*vo, o poder de exercer positivamente direito* fund*me*tais (liberdade *ositiv*) e de exi*ir o*is*ões dos
</line>
</par><par>
<line>
poderes públ*cos, de *orma
</line>
<line>
a evitar agressões lesivas por
</line>
<line>
par*e dos mesmos (liberdade negativ*)"
</line>
</par><par>
<line>
(CANO**LHO, 1991, p. 552).
</line>
</par><par>
<line>
9 "os direitos fund*mentais a prestações objetivam, em última análise, a *arantia não ap*nas da *ibe*dade-
</line>
<line>
**to*omi* (*iberdad* perante o *stado), mas também da liberdade por intermédio do Estado, pa*tindo da
</line>
<line>
prem**sa de *ue o indivíduo, *o que concerne à conquista e manut*nção d* *ua liberda*e, dep*nde um **ito d*
</line>
<line>
uma postura ativa d*s poderes púb*icos" (SARLET, 2009, p. 184-185).
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
normativa dos direitos
</line>
<line>
fun*amentais. *osé C**los Vieira de An*rade, após enunciar algumas crít*cas adota
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*radicional
</line>
<line>
classi*icação tripart*da **: a) em direitos
</line>
<line>
d* defesa: caracterizam-*e por i*plic*rem po* parte do
</line>
</par><par>
<line>
Estado um dever *e *bstenção: abstenção d* agir e, por isso, dever de não int*rf*rência ou de *ão-intr*missão no
</line>
</par><par>
<line>
que toda às *ib**dades pro*ri*mente dita*; b) dire*tos a prestações: ao
</line>
<line>
contrá*i* do* prime*ro*, imporiam ao
</line>
</par><par>
<line>
*stado o dever de ag**, sej* p*ra dar prot*ção *os bens jurí*icos protegidos pelo* dir*itos fundame*tais c*n*ra
</line>
</par><par>
<line>
atividade de terce*ros,
</line>
<line>
*eja para promover ou garantir *ondi*õe* materia*s ou jurídic*s de gozo
</line>
<line>
efeti*o d*sse*
</line>
</par><par>
<line>
vens juríd*co* f*ndam*ntais; e c) direitos de partici*aç*o: qu* seri*m *istos d* direito de d*fesa e de d*reitos a
</line>
<line>
*r*stações, pa**digmas de dire*tos-poderes (ANDRAD*, 2009, p. 168). C*not**ho (1991, pp. 552-558) classif*ca
</line>
</par><par>
<line>
os dir**tos a
</line>
<line>
pres*a*õe* em: a) dir*i*os a* acesso e utiliz*ção
</line>
<line>
de prestações do Estado, os quais
</line>
<line>
po*em s*r
</line>
</par><par>
<line>
originários derivad**; *, b) di*eito* a participação *a *rg*nização procedimento de realização. São dire*t*s
</line>
</par><par>
<line>
e
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
originários a prestaçõ*s quando, a pa*tir d* gar*ntia constitucional de c*rtos d*reit*s, se reco*hece
</line>
</par><par>
<line>
s*multaneam*nte ** Esta*o dever *e *ri*r *ressu*osto* mate*iais indispensáveis a* *xercí*i* o
</line>
<line>
efetivo des*es
</line>
</par><par>
<line>
direi*os, e ao cidad*o a
</line>
<line>
faculda*e
</line>
<line>
de exigir, de
</line>
<line>
forma imedia*a, as pre*taç*es const*tutiv*s d*sses dire*tos. À
</line>
</par><par>
<line>
medida que * Estado vai concretiz*ndo a* suas re*ponsabilidade*, assegurando as prestaçõ*s exist**ciai* dos
</line>
<line>
*idadãos - direito **iginário a prestações, resulta, *ara os *i*adãos, de forma imediata, * *ireito de igu*l acesso e
</line>
</par><par>
<line>
utilização de todas as instituiç*es pública* *riadas pelos p*de**s
</line>
<line>
públicos, bem co*o igual partic*p*çã* na*
</line>
</par><par>
<line>
*re*taçõ*s qu* est*s servi*os ou **stituiçõ*s *re*tam à comunida*e. A*irm*
</line>
<line>
ainda o
</line>
<line>
autor, *ue também devem
</line>
</par><par>
<line>
existir d*reitos a par*icipa*ão na organi*a*ão e pro*edimento de reali*a*ão.
</line>
</par><par>
<line>
11 Os direitos à pr*s*ações e* sentido e*trito diz*m res**ito * at*açã* d** poderes públicos *omo expressão do
</line>
</par><par>
<line>
E*tado Social (n* sentid* de
</line>
<line>
criação, **rnecimento, e distribuiçã* de pr*staç*es mat*riai* já existentes).
</line>
</par><par>
<line>
(SARL*T, *009, p. 189).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F**, Teresina, v. *5, n. *, art. 7, p. 132-150, *ul./a*o. *018
</line>
<line>
**w4.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Processo Coop*rativo como I*strum*n*o *e Concretizaçã* dos **re*tos Fundamentais
</line>
<line>
139
</line>
</par><par>
<line>
Cabe ao Est*do zelar pela pro*eção dos direit** funda*entais dos i*di*íduos, não só
</line>
<line>
co*tra i*gerênc*as indevidas por *ar*e dos poderes p*blic**, com* de agres*ões provi*das d*
</line>
<line>
*art*culares e até me*mo de outros Es**dos, devend* adotar medidas que visem a pro*eger e
</line>
<line>
*ar*ntir * efetiva fr*içã* desses dire*tos tanto de *atureza normativ* (normas d* direi*o p**al
</line>
<line>
ou processual), *ua**o fát*cas (atuação co**reta do admin*strador)12.
</line>
<line>
Além disso, *eve-se *xigir do *stado a emis*ão de atos *egislati*os e adminis*rati*os
</line>
<line>
*esti*ados a c*iar **gão* e *st*belecer p*oce*imentos, ou me*mo de medidas que objetivem
</line>
<line>
garantir aos *ndiv*duos a participação efetiva n* org***zação e no pro*edimento (SARLET,
</line>
<line>
2009, p. 166).
</line>
</par><par>
<line>
Assim como os direitos à proteção, *s direitos à *rgan*zaçã* o *ro*edimento e
</line>
</par><par>
<line>
tam*ém estão vi*culad** à pers*ectiv* jurí*ica-objetiva dos
</line>
<line>
direitos *unda*entais, p**endo
</line>
</par><par>
<line>
ser o meio
</line>
<line>
para al*ança* um resulta*o e* conformidade aos
</line>
<line>
dir*itos fundame*tai* e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
a*segurar a sua efic*c*a.
</line>
<line>
Os direitos fundame*tais *inculam tod*s os poderes p**licos, na generalidade das
</line>
</par><par>
<line>
**eas *e sua atuaç*o. Lo*o, "quando *e afirma qu* os
</line>
<line>
direitos fu*d*mentai* in*idem
</line>
</par><par>
<line>
vertical*ent* so*r* o E*tado, geram *m dever de *ut*la a* legis*ad*r, *o administrador e ao
</line>
<line>
juiz. Vale dizer q*e o **iz t*m*ém tem dever de pr*teção e, po* isso, de *ar tutela (ou
</line>
<line>
proteção) aos direitos fundamen*ais que não foram pr*tegidos pelo legi*lador ou pe*o
</line>
<line>
*dmi*i*trador" (MARINON*, *008, *. 81).
</line>
<line>
*ssi*, se a lei não co*seg*e dar pr**eção a u* *i*eito fundamental, é porque o
</line>
<line>
legislador não cumpriu a **a função do *ar tu*ela (pro*eção) a esse dir*ito, logo, c*be *o ju**,
</line>
<line>
que tamb*m tem o de**r de proteção, cumprir o papel *ue lhe cabe, assegu*ando a efetividade
</line>
<line>
d* dir*i*o fundam*ntal. Por isso, na omissão do leg**l*dor, te* o jui* * dever de s*pri-l*13.
</line>
<line>
Decorre da te***a d*s direi*os *undam*ntais uma verd*deir* *utorga d* competência
</line>
<line>
p*ra u** inv*s*iga*ão mais livre do direito. A função d*s di*ei*os *umanos **m* *i*eito de
</line>
<line>
proteção/*utela, obrigando * j*** a *u*rir a om*ssão ou * insuficiência da t*tela outorga*a p*lo
</line>
<line>
legislador, legitima a ativid*de criativa do Poder *udiciário pera*t* a s*ciedade dian*e da
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Esta*o qu* e*te * proteja c**tra ing*rências *e t*rceiros em de*erminad*s be*s pe*soais" (SA*LET, 2009, p.
</line>
<line>
197)
</line>
<line>
13 Canaris e*tende que m*smo quando o j*iz *upre a o*issão da lei e s*a deci*ão inc*de *a e*fera j*rídica d**
</line>
</par><par>
<line>
particu*ares, a aplic*bilidade dos direitos f*nd*mentais *obre o* parti*ula*es é media*a po*que apenas
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
leg*slad*r * o ju*z **o d*stin*t**ios *os direit** fu*damentais, e assim, ne*s* caso, hav**ia a in*ermed**ção não
</line>
<line>
da lei, mas do j*iz, cuja dec*são incidi*ia sobre as rela*ões **tre os particulares mediatamente. O* di**itos
</line>
<line>
fundament*is vão, *ortanto, *ncidir na es*era jurídica dos particu**r*s, mas isso *correrá medi*tamente.
</line>
<line>
(CANAR*S, 2003)
</line>
<line>
*ev. FSA, Teresina PI, v. 1*, n. 4, art. 7, *. 1*2-15*, jul./ago. 2018 www4.fsanet.*om.b*/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. P. Cos*a
</line>
<line>
140
</line>
</par><par>
<line>
*íti*a com*reensão de que a j*risdição deve *er ca*az de dar efet*v*dad* aos a
</line>
<line>
direito*
</line>
</par><par>
<line>
fu*damentais.
</line>
</par><par>
<line>
Em fa*e dess* *i**a evolutiva, o proce*so
</line>
<line>
passa a
</line>
<line>
ser o ins*rume*to de *peração
</line>
</par><par>
<line>
dessa garanti*, porq*e passa a ser o meio apto *ara permitir a at*a*ão
</line>
<line>
prática *os
</line>
<line>
d*reito*
</line>
</par><par>
<line>
fun*amentai*. Enfim, tor*a-se o meio de forma*ão do direito, seja mater*al se*a processual.
</line>
<line>
Em s*ma diante da eficáci* vertical, re*e*a a impo*tânc*a da ativ*dade j*risdicional
</line>
<line>
*e prote*er/tutel*r o direito materi*l (MAR*NONI, 2*06, p. 84-84) e o proce*so se apresent*
</line>
</par><par>
<line>
*omo verdadeira
</line>
<line>
ga*antia material dos dir*itos *ivi*, políticos e sociais, tornando-se um
</line>
</par><par>
<line>
instrumento de efetividade do* direit*s fundam*n*ais, porque é por meio del* qu* os dire*tos
</line>
<line>
fun*ament*i* têm a ga**ntia de que po*em ser exe*c*dos.
</line>
<line>
3 O pr*cesso coopera*ivo como instrumento d* *on*re*ização dos dir**tos fundament*is
</line>
<line>
A par*ir d* século *X, após vivenciados os hor*ore* do ho*o*aust*, o *un*o se volta
</line>
</par><par>
<line>
para
</line>
<line>
a
</line>
<line>
*fetiva garantia dos dire**os *undament*is, os q*ais *assaram a cons*ituir
</line>
<line>
*bjetiv* de
</line>
</par><par>
<line>
i*plem*ntação por p*rt* do Estado *em*crático *e Direit*, sendo *ece*cionados em *oda* as
</line>
<line>
Co*s*ituições Democráticas.
</line>
<line>
No Bras*l, o art. 5º da nossa vige*te C*nstituição Fe*eral de 1988 consagrou
</line>
</par><par>
<line>
exp*es*amente
</line>
<line>
vários princí*ios referentes ao p*ocesso e à justiça,
</line>
<line>
*n*artando, assi*,
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
*arantias pro*es*uais entre os *i*ei*os e *i**rd*des ind*vidu*is.
</line>
<line>
Desse modo, o princípio do de*id* processo *eg*l foi, pela primeira ***,
</line>
</par><par>
<line>
e**ress*m*nte con*ag*ado po* uma C*nstituição B**si*ei** (ar*. 5º, LIV), junto a
</line>
<line>
*utra*
</line>
</par><par>
<line>
ga*antia* referentes à justiç* e ao proce*so: inafastabi*idade
</line>
<line>
do Poder Jud*ciário (a*t. 5º,
</line>
</par><par>
<line>
*XV); j*iz natural (art. 5º, XXXVII e LIII); contrad*tório e ampla defesa em qualquer
</line>
</par><par>
<line>
*roce*s* judicial ou
</line>
<line>
*dminis*rativ*
</line>
<line>
(art. 5*, LV), vedação ** provas ilícitas (art. 5*, LVI);
</line>
</par><par>
<line>
publicida*e dos ato* judiciais, salvo qu*ndo o sigilo for exigido para * defesa d* i*t*midade
</line>
<line>
ou d* int*ress* público (art. *º, LX); motiv*ç*o das decisões jud*ciais, sob pen* de nul*dade
</line>
<line>
(art. 93, IX) e a*sistê*ci* j*di*iár** a** pobres (art. 5º, LX*IV). Além das gara*tias
</line>
<line>
es*ecífica* d* *rocesso penal (art. 5º, XXXV*II, XXXIX, XL, XLI, LXI e LXVI*).
</line>
<line>
Esse q*ad*o ainda foi complementado pelas prerrogativas da magist*a*ura (art. 95), *
</line>
</par><par>
<line>
pel*
</line>
<line>
aut*nomia *d*in*strati*a financeira dos tribun*is (a*ts. 99 * *6, I), e
</line>
<line>
bem com* pela
</line>
</par><par>
<line>
*rev*são
</line>
<line>
*e instrumento* de tutela constitu*i*nal de direitos
</line>
<line>
e liberdade* fundamenta*s
</line>
</par><par>
<line>
(habeas *o**us, hab*as da*a, mandado de segura*ça in**vidual e
</line>
<line>
***etivo, ação p*pul*r art.
</line>
</par><par>
<line>
5º, LXVI*I-LXXIII).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. 15, n. 4, art. 7, p. 132-150, j*l./ago. 2018
</line>
<line>
www4.fsan*t.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Processo C*operativo como *nstr*men*o de Con*retização dos D*reitos Fundamentais
</line>
<line>
141
</line>
</par><par>
<line>
P**v*u, *i*da, a nossa Co*stit***ão Fe*eral, no s*u artig* 5º, § 1º, q*e as n*rmas
</line>
</par><par>
<line>
*o*sti*uci*nais definidoras dos direitos e ga**ntias individuais têm ap**cação imediata,
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
consagrou a cláusula de salvaguarda, segu*d* a qu*l a expressa enunciação dos di*eitos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
gara*tias *a Cons*it**ção não *xclui ou*ros *eri*ados dos pr*nc*pios por ela ad**ados, ou dos
</line>
<line>
trat*dos internacionais de que seja s*gnatária * República Federativa *o Bra*i* (**t. 5º, § 2º).
</line>
<line>
Mas a realida*e é que o r*conheci*ento cons*it*cional d*sses *ireitos não ser*a
</line>
</par><par>
<line>
suficiente, se não vies*e acom*anhado *e g*ra*tias q*e ass*guras*em a efetividade *o
</line>
<line>
seu
</line>
</par><par>
<line>
livre *x*rcício14, pois como **nclui Tucci, de nada valeria a definiç** dos *ireitos in*iv**uais
</line>
<line>
do ser hu*ano, se e**a respectiva declaração n*o ** fizesse a*ompanhar *e meios apt*s * sua
</line>
<line>
realização15. Seria necessário um *nstrumento de operação d*ssa g*rantia1*.
</line>
<line>
* *orma *urídica é uma regra geral e ab*trata, *endo concretizada quando houver a
</line>
</par><par>
<line>
a*licação ao caso concr*to, o
</line>
<line>
que o**rrerá mediante uma d*cisão judi*ia*17. Às normas
</line>
</par><par>
<line>
consagradas na Constitui*ã* *ão se pod* atribu*r **a fu*ção merame*te re*órica, elas devem
</line>
<line>
ser concret*zadas.
</line>
</par><par>
<line>
Co*be ** pr*cesso, *omo meio técnico de realizaç*o e efetiva**o d*s direit*s,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
tarefa de ga*antir * at*ação prát*c* dos direi*o* f*ndamentai* do homem.
</line>
</par><par>
<line>
Contudo, para p**ser*ar e assegurar os direit*s i*dividuais **n*agr**o* na
</line>
<line>
Co*sti*uição, *o* necessário que o proce*so sofress* alt*r*ções, port*nto, u* novo modelo *e
</line>
<line>
process*, e foi assim q*e o *rocesso se constitucional*zou, marc**do um fenômeno *o*hecido
</line>
<line>
como "constituc*onaliza**o18 do processo", * que significa dizer que as garanti*s19 do
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</par>
<par>
</par>
<par>
<line>
plena positi*ação
</line>
<line>
de direitos, a partir *os quais *ualqu*r indivíduo poder* exigir sua tu*ela pe*a*te o Po*er
</line>
</par><par>
<line>
J***ciário para a c*ncretizaçã* da democra*ia" (MORAES, 2007, p. 3)
</line>
<line>
17 "U*a norma j*rídica a*quire verdadeira *ormatividade quando co* a \me*ida de ordena*ão\ ne*a contida *e
</line>
<line>
d*ci*e u* caso jurídico, ou seja, quand* proces*o de concre*ização s* completa at*avés de sua a*licação ao caso
</line>
<line>
jurídi*o a decidir medi*nte: (1) * criação de *ma disciplin* regul*ment*dora (concr**izaçã* legislati*a,
</line>
<line>
regula*en**r, etc); (2) a*ravés de *ma senten*a ou decisão jud**ial (concretização j**icial); (3) através da prática
</line>
</par><par>
<line>
de act*s ind*viduai*
</line>
<line>
pelas au*oridad*s
</line>
<line>
(c**creti*ação adminis*r*ti*a). E* *ualquer
</line>
<line>
dos casos,
</line>
<line>
uma *or*a
</line>
</par><par>
<line>
jurídi*a que era *otencial*ente norm*tiva ganha uma normatividade actual e ime*iata atr**és de sua \passagem\
</line>
</par><par>
<line>
* no*ma de decis*o que reg*la conc*eta e *inculativamen*e
</line>
<line>
o c**o car*cid* de *oluç** normativa".
</line>
</par><par>
<line>
(CANOTILHO, **91, p. 229).
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
bá*ica*, subtraindo-se, assim, o seu reconheci*ento e
</line>
<line>
gara**ia à disponi*ilida** do *eg***ador ordin*rio"
</line>
</par><par>
<line>
(*ANOTILHO, 1991, p. 508).
</line>
</par><par>
</page><line>
*9 *ara Comoglio (1998, p, 1**), gar*ntia, ** senti*o genér*c* exprime a diferença entre u* *ire*to reconhecido,
</line>
<line>
ou atribuído em abs**at* pe*as nor*as, e u* d*re**o realmen*e p*ote*ido, ou *tu*vel em con*r*to. Diz *ssim *
</line>
<line>
autor: "In gener**e, si inten*e per \garan*ia\ ogni str*mento o presi*io tecn*co-giuridico, i* qu*le s*a in grado di
</line>
<line>
far conver*ire un dirit** puramente \ric***sciuto\, o attribuit*\ in astra*to dalle norme, ** un diritt*
</line>
<line>
e*f*t*ivamen*e *rotett* i* concr*to, e q*indi suscettibil* di p**na \att*azione\ o \rein*egrazione\ ogni qual volta
</line>
<line>
Rev. *SA, Teresina PI, v. 15, n. 4, art. *, p. 1*2-150, jul./ago. 2018 www*.fsanet.c**.br/re**sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. P. Costa
</line>
<line>
1*2
</line>
</par><par>
<line>
process* pas*aram a s*r previstas e*tre *s dir**t*s fundam*nta*s no E*tado Democrát*co de
</line>
<line>
direito.
</line>
<line>
Os documentos d* Dir*ito I*ternac*onal20 e as Cons*ituições *emocr*ticas21
</line>
<line>
en*nciaram as **ra*t*as pr*cessuais*2, *isa*do co*sagrar c*m *stabi*ida*e determinados
</line>
<line>
fundam*ntos éti*os do processo, dand*-lhes legi*i*idade e relevânc** jur*dic*.
</line>
<line>
Incumbiu-s* aos *ireit*s Fundamentais p*ecisar os conteúdos mínimos do *hamado
</line>
<line>
direito ao *rocesso23, e esse instrumento que surge como gara*tia d* implem*ntação efeti*a
</line>
<line>
d* tais direitos não p*de se l*mitar ao mero acesso à j**tiça, *as deve permiti* a efetiva tute*a
</line>
</par><par>
<line>
*urisdi*ional do direito a*irm*do. Ele deve ser
</line>
<line>
ági* partic*pativo e seguro, pois nenhum
</line>
</par><par>
<line>
obstác*lo deve haver ** *ntrega da *tiv*dade para aq*ele que
</line>
<line>
visa protege* s** direit* pois,
</line>
</par><par>
<line>
d**endendo *o tempo de*orri**, aqu*la tutela *od* *e tornar completamen*e inú*il.
</line>
<line>
Esse processo novo, *ortanto, *ue surg* na s*gunda metade do sec. X**4, e*tá
</line>
<line>
atrelado aos princípios e aos direitos fundamentais, não send* mais visto com* simples
</line>
<line>
técnica forma*, mas como um *nstrumento das *ara*ti*s dos direit*s individuais, devendo
</line>
<line>
assegurar a todos não ap*nas a ida ao poder judiciário, mas a g**antia de uma tu**la e**ti*a,
</line>
</par><par>
<line>
risul*i violato" . Sintet*ca*ente **ul* Bonavides (*006, p.
</line>
<line>
481) **irma *ue "g*r*n*ia é * po*ição
</line>
<line>
q*e
</line>
<line>
a*i*ma
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
se*urança e põe cobro à incerteza e à f*agilidade".
</line>
</par><par>
<line>
2* A Decla*ação Univer*al dos Dir*itos Humanos, artigo X; a Conve*çã* Americana sob*e Di*eit*s *um**os,
</line>
<line>
artig* 8º, *, e artigo 2*, 1, a Conv*nção Eur*peia dos Dire*tos Huma*os, artig* 6*, § 1°.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</par>
<par>
<line>
havia *ido v*slu**rada entre n*s no fina* d* sé*ulo XIX p*r J*ã* Mendes *unior, es*ecialm*nte *omo mei* para
</line>
<line>
a efetividade e segurança do* dir*itos. Notic*a Car*os *l*erto Ál*a*o d* Oliv*ira qu* referido mestre estabeleceu
</line>
</par><par>
<line>
íntima conexidade entre o dir*i*o proc*ssual e o *onstitucio*al,
</line>
<line>
antec*pando futuras elaborações da **utrina
</line>
</par><par>
<line>
*uropei* do século X*, *, *a*tindo d* suas lições, *onclu*: "realmente, se o *rocesso, n* sua condição de
</line>
<line>
autên*ica ferra*e*ta de natureza pública in*ispensáve* para * realização da justiça e d* paci*ica*ão *ocial, não
</line>
</par><par>
<line>
pode ser compreendido como mera *écnica, m**, si*, como instrument*
</line>
<line>
de rea*ização de v*lores *
</line>
</par><par>
<line>
e*pecialmente de
</line>
<line>
val*res c*nstituc*onai*, imp*e-se considerá-** com* um
</line>
<line>
*ire*to con*titu*io*al a*lica*o"
</line>
</par><par>
<line>
(OLIVEIRA, 2006, p. 252).
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
m*tade ** séc*lo X*: "dupla foi a grand* mudança d* rumo do *r*cesso, n* seg*nda meta*e
</line>
<line>
*o século xx:
</line>
</par><par>
<line>
a)**duziu-se a *e*ar*ção *xagerada que se notava no tra*a*en*o d*s figu*as proce*sua*s
</line>
<line>
em relação ao di*eito
</line>
</par><par>
<line>
mat*rial, ref*rçando o pape* inst*um*nto do processo n* realização e tute** dos *ireitos subjetivos substa*ci**s,
</line>
<line>
já e*tão permeados de valores *uma**s e éticos, dando or*gem ao chamado "pr*cesso justo"; e b) *ormou-se e
</line>
<line>
c*nsoli*ou-se o **nômeno da "*onstitucional*zaç*o do proce*so, c**os p**ncípios ganharam *ssento *a se*e
</line>
<line>
regula*ora do* d*reitos ****amentais".
</line>
<line>
24 Co*oglio (19*8, p. 10*)a*onta co** garan*ias míni*as do processo constitucional as seguint*s exigê*cia*:
</line>
<line>
a) a **l*ção de instrumenta*i*ade necessária entre o direito material e o processo, como premissa ind*spen*á*e*
</line>
</par><par>
<line>
de sua
</line>
<line>
a**a*ão; b) o ace*so *s c*r*e* de justiça * os fatores de desigualdade sócio-econômica, que o *imitam
</line>
</par><par>
<line>
*r*azoavelmente; c) a indepe*dência, auton*mia * * i*parcialid*de d* juiz; d) a
</line>
<line>
exerc**io, em *o*dições
</line>
</par><par>
<line>
adequada* * p*r*tári*s, dos direitos de a*ão e de*esa em juízo; e) * dir*ito das p*rtes a u* processo j*sto e eq*o;
</line>
<line>
f) a adeq*ação e a efetividade dos instr*ment*s de tutela ju*i**icion*l (de forma qualif*cada, diante d* órgãos de
</line>
</par><par>
<line>
justiça consti*uci*nal, e
</line>
<line>
de forma ord*nár*a, d*ante de ó*gãos de justiça *omum) das g*ra*tia* processu*is
</line>
</par><par>
<line>
*un*amentais.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na, v. *5, n. 4, a*t. 7, p. 132-*5*, jul./ago. 2018
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O *roce*s* Cooperativo co*o Instrum*nto de Concret*zaçã* dos Direitos Fundam*ntais
</line>
<line>
143
</line>
</par><par>
<line>
adeq*ada e justa. A *utela d*ve ser prestada d* tal for*a que *irva ain*a p*ra pr*servar o
</line>
<line>
inte***se de quem pr*curou * poder p*blico.
</line>
<line>
Foi a*sim que, com a constit*cion*liza**o do direi*o e o f*rtalecimento da imagem
</line>
</par><par>
<line>
*o Es*ado Democ*á*ico de *ire*t* ex*gindo *
</line>
<line>
participação do*
</line>
<line>
s*jeitos nas decisõ*s a que
</line>
</par><par>
<line>
*stão submetidos, surge u* nov* paradigm* de pro*esso qu* se coadune *om os parâ*etros
</line>
<line>
éti*o-morais acei*áveis pelo consenso dos hom*ns livre* de *ualquer époc* ou lugar, enqua*to
</line>
</par><par>
<line>
se revele capaz e realizar uma justiça verdad*iramente imparcial, funda*a na natureza e
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
razão (CO*OGLIO, 1998, p 105).
</line>
</par><par>
<line>
O emprego *e princípios, c*n*eitos juríd*c** indeterminados e juí*os de equ*dade,
</line>
<line>
em detrimen*o *e um* *isão pur*men*e formal*sta do direito, acab* refletindo n* pr*ces**
</line>
<line>
que *e*u*e*** o diálogo jud**ial na *o*mação do juízo, *rutifi*ando *a cooperaç*o *as **r*es
</line>
</par><par>
<line>
com o ór*ão judici*l. "* c*lóqu*o ass*m e*timul*do subs*itui **m va*tagem a oposição e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*o*fr**to, dando azo
</line>
<line>
*o c*ncu**o d** atividades
</line>
<line>
dos *ujeitos proc*s*ua*s, com *mp*a
</line>
</par><par>
<line>
co*aboração tanto *a pes*uisa d*s *a*os *uanto na val*rização da causa" (OLIVEIRA, 20*3,
</line>
<line>
p. 5*-60).
</line>
</par><par>
<line>
Elemento in*ispe*sável ao novo modelo de processo * garan*ia do con*ra*itório. é
</line>
<line>
Inicialmente *po*tado como mero direi*o à bilateral*dade da audiência das p*rtes, no *e*tido
</line>
<line>
de resistência * atuação alhe*a, *ste p*incípio evolu*u para a **ssib*li*ade de inf*uê*cia d*s*as
</line>
<line>
n* co*teúdo das decis*e* ju**ciais, pe** nec**sidade de que t*das as qu*st**s que su*gem no
</line>
<line>
*roces*o devem previamente ser por elas discutidas25.
</line>
</par><par>
<line>
No atual esta*o D*moc***ico de *ireito, exige-se a pa*t**ipaç*o *t*va de to*os
</line>
<line>
o*
</line>
</par><par>
<line>
sujeito* do processo, não podendo o *u*z
</line>
<line>
*ec*dir sem que *ntes seja dada oportu**dad* à*
</line>
</par><par>
<line>
part*s a po*sibili*ade de *e manifestaram sobre a que*t*o que pr*tend* decidir. As*im, t*das
</line>
<line>
*s qu*stões sobre a* qu*is c*mpete ao j*iz emit*r u* pronunciamen*o judicial deve* ser antes
</line>
</par><par>
<line>
deb**idas pelas pa*tes, fim de que elas não se surpreendam com a decisão d* *ulgador. a
</line>
</par><par>
<line>
Exercem as partes, *orta*to,
</line>
<line>
*nfluênci* sobre o resulta*o da prestaç*o jurisdicio*al, porque
</line>
</par><par>
<line>
será sobre seus deb*tes e mot*vaçõ*s que o julgador irá dec*dir.
</line>
<line>
A efetiva p**ticipaçã* dos **jeitos em t**os os atos que lhe di*am respeito *rovo*ou
</line>
</par><par>
<line>
a r*cons*rução do
</line>
<line>
prin*í*i* do
</line>
<line>
c*ntr*ditório, exigi*do-se q*e o process* seja estrutu*ado
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
f*rma dialética. D*senvo**e-se o princípio da coopera**o, q*e
</line>
<line>
i m põe * o j *i z o
</line>
<line>
de*er de
</line>
</par><par>
<line>
diálogo com as pa*tes, surgindo
</line>
<line>
o processo *omo "*omun*dade
</line>
<line>
de *rabalho",
</line>
<line>
qu e
</line>
<line>
vi s a
</line>
</par><par>
</page><line>
25 "O esco*o p*i*c*pal do princípio do contraditório d*ixou *e *er a defe*a, no s*ntido negativo de op*sição o*
</line>
<line>
resistência à actuaç*o *lh**a, para pa*sar a ser a inf*uência, no sentid* *e influir acrivam**t*, no
</line>
<line>
desenvolvimento e no êxito do proce*so" (FREITAS, *996, p. 96).
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresina PI, v. 15, n. *, ar*. 7, p. 132-150, j*l./ago. 201* www4.f*anet.com.*r/**vis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. P. Costa
</line>
<line>
144
</line>
</par><par>
<line>
prom*ver * franco diálogo, * *im de se alcançar a solução *deq***a e jus*a *o caso concreto
</line>
<line>
(MIT*DIERO, *009, p. 1*1-103). É o que ensina Álvaro de Oliveira (2003, p. 75):
</line>
<line>
O processo cooperativo v**cula-se ao próprio *e*peito à dig*idade humana e a*s
</line>
<line>
v*lor*s i*trínsecos d* democrac*a, adquiri*do sua melh*r exp*essão e referen*ial, no
</line>
</par><par>
<line>
âmbito processual, no princípio do co*tr*dit*rio,
</line>
<line>
compreendido *e ma**ira
</line>
</par><par>
<line>
*enovada, e cuja *feti*idade não signi*ica ap*nas debate das questões **tre a* parte*,
</line>
<line>
mas concr*to ex*rcício *o direito de defesa para **ns de f*rmação do convencim*nto
</line>
</par><par>
<line>
do j*iz,
</line>
<line>
at*ando, as*im como anteparo à lacunosidade o* insuficiência da sua
</line>
</par><par>
<line>
c*gni*ão.
</line>
</par><par>
<line>
No *odelo coop*rativ* de processo, o juiz man*ém os seus podere*, *ont***
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
preciso atender aos deveres de coop*ração, esclare*endo, preve*indo, *uxiliando e
</line>
<line>
consul*ando as p*rtes (CUNHA, *0*5, p .4*), o que *iabiliza a flexib*li*ação d* procedimento
</line>
<line>
para qu* possam *er imp*em*ntado* os direitos fun*a*entai*.
</line>
<line>
Somente *ifere*tes formas pro*ediment**s po*em atingir os escopos *articularmente
</line>
<line>
*erseguid**, pois * eviden** que *m ún*co procedi**nto não *ai conse**ir ate*der a t**as as
</line>
<line>
situ*ções de direi*o materia*.
</line>
<line>
As di**rentes situ*ç*e* de di*eit* substancial exige* procedimentos di*erenciados
</line>
</par><par>
<line>
par* que sejam atingidos diferentes valores con*t*tucionais26. De acordo *o* o
</line>
<line>
bem
</line>
</par><par>
<line>
juridicamente
</line>
<line>
envolvido ou as p*rtes *i**gan*e*, p*de-*e e*ta*elecer restrições à c*g*iç*o do
</line>
</par><par>
<line>
j*iz, o que justifica a abertura para dife*en*es espécies procedimentais, a fim d* que poss**
</line>
<line>
ser atendida* *s diversas *u*elas de *ireitos fu*dam*ntais. Nesse *entido é *ue se **mite, v. g.,
</line>
</par><par>
<line>
a es*olha d* juizado *spec*al, * opçã* entr* petitório * o posses**rio, o m*ndado de o
</line>
<line>
se*uranç* e * ação ordinária, a açã* ex*cutiva * a ação *rdinária de c*b*ança, entre esta e *
</line>
<line>
*çã* m*nitóri*27 *8.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
*a execução pr*va*a do Decreto-Lei 70/66 ou do a*tigo proc*di*ento da busc* e a*ree*são do D*creto *11/69.
</line>
<line>
(MARINONI, 2008, p.1*4)
</line>
<line>
27 *f: MA*INONI, 2*08, p. 1*8, THEODORO *ÚNIO*, *009, p.2*9.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
t*telas
</line>
<line>
d*ferencia*as, ou seja, a previsão de várias
</line>
<line>
vias proc*dimentais à *s*o*ha d* parte, vem *om o da
</line>
</par><par>
<line>
po**ibilidade de atalhos e acrésci*os no proc*di*ento comu*, tudo de modo a perm*ti* o*çã* que se adapt*,
</line>
</par><par>
<line>
co* *a*s eficiência e a*equação, à* particul*ridades do caso con*r*to. É ness*
</line>
<line>
*inh* que se a*mite
</line>
<line>
v.*.,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
e*c**ha en*re o juizado especial e o p**ces*o ordinário ou sumár*o, * op*ão entre o *ossessóri* e * petitório entre
</line>
</par><par>
<line>
a ação ex*cutiva * a ação ordinária de cobrança, entre
</line>
<line>
*sta e a *ção monitória, ou, ainda, e*t*e o m*ndado de
</line>
</par><par>
<line>
segura*ça e a ação ordinár*a. É, também,
</line>
<line>
*m nome d** tutelas dif*renc*ad*s que se faculta* alterações
</line>
</par><par>
<line>
casuís*i*as ou p*ntuais, do procedimento *omum para pr*piciar medidas u*g*n*es como a* *e antecipaç*o de
</line>
</par><par>
<line>
tutela ou as provi*ências preve*tiv*s como a* de
</line>
<line>
confe*ir, extrao*din*ria*e*te efei*o s*spensivo *mbargos a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
re*urs*s, que de ordi*ár*o não tem *e*el*ante eficá*ia. É, também, *m *ome da celeridade e efici*ncia d* tut*la
</line>
<line>
ju*isdicional que se auto**z* a simplificação do r*t* co*um *ara propiciar julga*ent*s antecipados da lide em
</line>
<line>
c*u*as que versem so*r* quest*es apenas de direito ou cuja solução e*volve t*o-só * apreciação de prova
</line>
<line>
do**m**ta*. É, ainda, segundo a mesma **lític*, que s*o trata*as as *eman*as se*iadas cuj* desate de méri*o se
</line>
<line>
permite no despacho da *e*ição inicial e os re*ursos que envolvam p*etensã* contr* súmu*as *u jurisp*ud*n*ia
</line>
<line>
Rev. FSA, T*re*i*a, v. 15, n. 4, ar*. 7, *. 1*2-150, jul./ago. 2018 www4.fsanet.c*m.br/re**sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Pro*esso Cooperativo **m* Instrume**o *e C*ncretização dos Direi*os *und*mentais
</line>
<line>
145
</line>
</par><par>
<line>
D* m**m* modo é que se **rmitem *é*nicas29 diferenciad*s para que se possa ati*gi*
</line>
</par><par>
<line>
as *iferent*s s*tua*ões de *i*eito sub*tanc*al30. Nesse sentid* a
</line>
<line>
técnic* da
</line>
<line>
*utela provis*ri*
</line>
</par><par>
<line>
está al*ergada no *ireito *undame*tal * tutela jurisdicional e*etiva.
</line>
<line>
É ev*dente, porta*to, o que o modelo t*azido p*l* *onstit*ição pode ser ***rf*iç*ado
</line>
</par><par>
<line>
pelo legis*ado* or*inário, o qual pode cri*r
</line>
<line>
garantias e mecani*mos novos que n*o t*nham
</line>
</par><par>
<line>
sido p*evistos na le* maior, mas que *ão *o encontro do m*de*o const**u*ional e atinjam seus
</line>
<line>
p*opósito*; e, se * l**islador não consegue atingir *al f*m, c*be ao juiz f*zê-lo.
</line>
</par><par>
<line>
Quando o art. 5º, *º, da CF enuncia que a* normas definidoras do* direitos §
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
garantias f*nd*men*ais têm aplicação imediata, *rata-se de uma norma princípi* que exige do
</line>
</par><par>
<line>
juiz * *nterpretação q**
</line>
<line>
*onsagre a máxima eficácia do direito *undamental. Logo, cabe ao
</line>
</par><par>
<line>
juiz interpre*ar a lei processu*l em conform*da*e co* o direito fun*amental e concretiz*-lo,
</line>
<line>
por via inte**retat*v*, *o caso de omis**o *u i**uficiência da lei*1.
</line>
<line>
Assume, assim, nes*e *ovo *roc*s*o, pap*l importante a ativi*a*e do j*iz. *lém *a
</line>
<line>
indepen*ência, auton*mia e impar*ialidade do julgad*r, co*o valores e*sencia*s ao exercíci*
</line>
</par><par>
<line>
da at*v*dade jurisdici*nal e* um Estado Democrático de di*e*to,
</line>
<line>
deverá o Estado-*uiz dar
</line>
</par><par>
<line>
efetiva pr*teção a*s direit** **nd*menta**. Logo, *e legis*ador não con*egue atingir es*e o
</line>
<line>
*e*idera*o, o ju*z *eve sup*ir a aus*n*ia da le*, a fim dar *fe*ivid*de *a tutela *urisdi*ional.
</line>
<line>
Ora, o p*ocesso visa **r *rote*ão ao direito m*te*i*l; par* que is** ocorra, con*orrem
</line>
<line>
o l*gi*lativo elabo*a*do *e*s e o jui* apli*an*o-as. A resp*sta do juiz, po**a***, não é a*enas
</line>
</par><par>
<line>
uma *o*** de dar proteçã* dos direitos fu*damentais, mas *ambé* de
</line>
<line>
dar *utela e*etiva a
</line>
</par><par>
<line>
to*o* e *uai*q*er si**ações do *ire*to substancia*, *endo em vi*ta um processo de resultados.
</line>
<line>
O juiz, *nfim, tem o dever de proteção dos *i*eitos fundamentais, que *co**e no
</line>
<line>
momento e* q*e profere sua decisão. Logo, não tem apenas a função de resolve* litígios, ma*
</line>
<line>
d* zelar pela i**neidad* da pr*s**ção jurisdiciona* e, para i*so, deve apli*a* a té*nica
</line>
</par><par>
<line>
pro*es*ual que entende
</line>
<line>
e*eti*a (**e*uad*) ** *aso concreto. P*r *sso mesmo admite-*e
</line>
<line>
,
</line>
</par><par>
<line>
pacífica dos tr*bu*ais su*e*iores, os quais po*em ser apreci*do* * decididos no méri*o pelo relato*, sem
</line>
<line>
necessid*de de tramitaçã* perante o colegi*do". (THEODORO J*NIOR, *0*9, p. 238/*39)
</line>
<line>
29 "não há *omo confundir téc*ica processua* *om *roce*imento. O procedi*ento é uma espécie de té**ica
</line>
<line>
proc*ssual d*stinad* a permitir a tutela dos dir*itos" (MARIN*NI, *008, p. 149)
</line>
<line>
30 "basta *vide*ciar que há direitos funda*e*ta** * tutela *uris*icional efetiva, te*pe*tiva e preve*t*va. A
</line>
</par><par>
<line>
compreensão desses di*eitos dep*nd*
</line>
<line>
*a a*e*uação da
</line>
<line>
técnic* p*oc*s*ual aos direitos, ou melhor, da
</line>
</par><par>
</page><line>
visual*zação da té*nica pro**ssual a part*r da* neces*idade* do direito material. Se a ef*tivida*e (e* sentido lato)
</line>
<line>
reque* adequação e essa *eve trazer efetividade, o *erto é que os dois conceitos p*d*m ser decompostos p*r*
</line>
<line>
me*hor ex*licar a imprescindibili*ade de adequação da *é*nica *s *iferentes sit*ações de *ireito *ubsta*c*al".
</line>
<line>
(MARINONI, 20*8, p. *4*)
</line>
<line>
31 "A n*rma do art. 5}, § 1º, da *ons*ituição Fed*ral já s*r*a sufic*en*e p*ra demonst*a* a tese *e *u* o jui* não
</line>
<line>
s* deve i*terp*etar a lei proce*sual *m co*formida*e co* o dire*to fu*dam**tal à tutel* j*risdicional efetiva,
</line>
<line>
co*o ainda deve c**cretizá-l*, por meio de *ia *nterpretativ*, n* caso *e om*ssão ou de insu*iciência d* l*i".
</line>
<line>
(MARI*ONI, **08, p.*70).
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 15, n. *, *rt. 7, p. 132-1*0, *ul./*go. 2018 www4.*sanet.com.br/*ev*s**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. P. Cos*a
</line>
<line>
146
</line>
</par><par>
<line>
*iante do caso c*ncreto possa aplicar a norm* que melh*r se adeque à situação de direito
</line>
<line>
m*ter*al32.
</line>
<line>
É evidente qu* a ativ**ade ** julgador deve ser fundamenta*a. Se o *uiz tem poder
</line>
<line>
para a det*r*inação da m*lhor *an*ira de ef*t*vação da tu*el*, exig*-se de*e, **r
</line>
<line>
cons**uência, a justificaç*o da* suas escolhas. P*r isso mesmo, o princíp*o da fundamentação
</line>
<line>
*os julgado* é uma *ara*tia c*nstituc*onal d* pro*ess*.
</line>
<line>
Não basta que * juiz **ça co*hec*r a conclu*ão d* *eus provimentos. É indi*pensável
</line>
<line>
r*vel*r como *s fo*m*u p*ra solucion*r a situaçã* do cas* concr*to. A fundamentação po*e
</line>
</par><par>
<line>
se* sucinta, resumida, mas dev* se* clar* e p*ecisa, r*velan*o a c*ns**ução racional
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
provimen*o juri*d*c*onal. Deve o j*lgador explicar as *azões que * levaram a a*mitir **
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pref*rir d*termina*a d*cisão, po*s é a ju*ti***ativa q*e perm*te controle *rítico sobre o poder
</line>
<line>
d* juiz (A*MADA, 2005, p. 1*).
</line>
<line>
Evidenteme*te que ainda concorrem, para a f*rma*ão de um processo *ue permita *
</line>
<line>
concretud* dos direitos *undamentais, f*tore* extrapr*cessuais como a relaç*o en*re o exce*so
</line>
<line>
de causas e o número de juízes, bem co*o formação ética de to**s o* qu* comp*em o Poder
</line>
</par><par>
<line>
Judiciário. Tampouco s*
</line>
<line>
pode ab*n*onar a segu*ança jurídica33, cujo conc*i*o deve ser
</line>
</par><par>
<line>
revisto, não podendo ma*s se* ent*ndida c*mo a estabi*idade d* prov**ento, mas garantia *
</line>
<line>
de que o *bjetivo f*nal do pro*e*so **i ating**o, q*al se*a, a reali*ação do direito materi*l *m
</line>
<line>
perfe*ta adequação aos di*eitos fundamentais34.
</line>
<line>
O proces*o c*operativo é mais flexível e me*os rígido porq*e o ideal de j*st*ça, no
</line>
<line>
E*tado Democrático de Direit* é, ao f*nal, * gar*ntia da efet*vidade do direito fundamental.
</line>
</par><par>
<line>
En*im, o pr*cesso *oopera*i*o é um *nstrumento
</line>
<line>
de co*cre**zaç*o dos *ireitos
</line>
</par><par>
<line>
fun*am*nta*s, porque visa real*zar os direit*s f*ndamentais *fet*vam*nte do ponto
</line>
<line>
d e vi s t a
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</par>
<par>
<line>
tu*el* jurisdic*onal, o juiz nã* deve se
</line>
<line>
a*er
</line>
<line>
ao est*i*o c*mp* da lei ordinári*, se esta **i de encont*o ao d**eito
</line>
</par><par>
<line>
fundamenta*. A*onta o **tor os casos de *ntecipaçã* de t*tela par* pagamento de soma em dinheiro. S*gundo o
</line>
<line>
autor, aind* que n*o pre**st*s exp**ss*mente para esse *ipo de tutela, a *oma de*e s*r executa** po* inter*é*io
</line>
<line>
*as t*cnicas de desconto em folha, em renda perió*ica ou da a*eaça d* pri*ão. Adm*te, *nclusive, a ap*icação d*
</line>
</par><par>
<line>
multa nesses casos, a*nda que n*o esteja p*evi*ta expres*am*nte para caso de soma em *inheiro, pois, se tal o
</line>
<line>
m*io *xecutivo * imprescindível à efeti*idad* da tut*la ju**sdicional, *ão se pode negar a sua *plica*ão.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Direito a tal ponto que nem *esmo re*lama declaração ex*res*a entre a* garantias fundam*ntais. *o mesmo
</line>
<line>
se*tido: OLIVE*R*, 2008, p. 2.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
35 "O conceito de processo justo de*o*r*, em prime*ro lu*a*, d* *omp*een**o con*reta de ce**os direitos
</line>
</par><par>
<line>
fun*amen*ais expresso*, a
</line>
<line>
exemplo a proibição d* juízos
</line>
<line>
de
</line>
<line>
exceção e d* princípio
</line>
<line>
*o jui* natural (art. 5º,
</line>
</par><par>
<line>
XXXVII e LI*), do *ontr*d**ório e d* am**a d*fesa, com os meios e rec*rs*s a ela inere*tes (art. 5º, LVI) e do
</line>
</par><par>
<line>
direi*o **ndamental à *eci*ã* fundamentada
</line>
<line>
(ar*. 94, IX). *lém dis*o, a visão *rincipioló*ica, ao contrári* d*
</line>
</par><par>
</page><line>
R**. FSA, *e*esin*, v. 15, n. 4, art. 7, *. 132-*50, ju*./ago. 20*8
</line>
<line>
www4.f*a*et.com.*r/*ev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O *rocesso Cooperativo c*mo Instrument* de Concre*izaçã* dos D*reitos Fun*amentai*
</line>
<line>
14*
</line>
</par><par>
<line>
**da socieda*e, que *e re*e*e capaz de r*a**zar uma justiç* ver*adeiramente imp*rcial,
</line>
<line>
fundada na natureza e na razã*, com o empr*** de *écnicas qu* visem * uma realização **
</line>
<line>
direito m*is aprop*ia*o ao caso *oncr*to, *e*do vár**s os valo*es que *o*correm p*ra a *ua
</line>
</par><par>
<line>
realizaçã* (po*eres das
</line>
<line>
part*s,
</line>
<line>
*o*
</line>
<line>
poderes/deveres do órgão judic*al, d* con*o*mação do
</line>
</par><par>
<line>
procedim*nto de técni*as mais a*ropriadas, das *o*m*s de *ute*a *u*isdicional e até mesmo *e
</line>
<line>
fato**s *x*rapro***suais).
</line>
<line>
4 *ONCLUSÃO
</line>
</par><par>
<line>
Os dir**tos fundam**ta**, p*essupostos elem*ntares d* *ma vida hum**a livre
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
dign*, podem es*ar expressamente no texto c*n*tituciona* (normas mate*ial e f*rmalme*t*
</line>
<line>
const*tucio*ais), qu*nto fora dele (su*s norma* seriam a*e*a* material**n*e co*s*i**cio**is).
</line>
<line>
Referidos dire**os d*vem se* protegidos *el* Jud*ci**io, porque incidem *obre estes
</line>
</par><par>
<line>
v*rtica*mente
</line>
<line>
e, assim, se o legislador ou o *dmini**rador *ão d*o tutela ao d*re*to
</line>
</par><par>
<line>
fundamental, caberá ao ju*z fazê-lo de modo efetiv*, util*zan*o-se d*s pr*cediment*s à sua
</line>
<line>
disp*sição, ou supri*do * omissão processual, se neces*ário; o* se*a, a eficácia vertica* releva
</line>
</par><par>
<line>
a importância da a*ivi*ade juri*dicional de t**elar os direitos funda**ntais, e o *roces*o
</line>
<line>
se
</line>
</par><par>
<line>
apre*en*a como ver**deira garantia m*teri** dos direitos civis, p*líticos e sociais.
</line>
</par><par>
<line>
D*zer que o
</line>
<line>
pro***so um instrumento d* e*etividade *esses direitos, *ão sig*ifica é
</line>
</par><par>
<line>
apena* conformá-lo às nor*as *ons*itucionais, m*s aplic** os direitos e garantias asseguradas
</line>
</par><par>
<line>
na Ca*ta Magna, d* mo** que se reflitam no se* próprio co*teúdo, *anto *a forma com*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
proc*sso é *ecidido, quanto no modo como el* é co*d*zido.
</line>
</par><par>
<line>
O no*o modelo de processo - decorr*nte dessa cons*itucionaliz*ção - tr*duz um n*vo
</line>
</par><par>
<line>
***adigma: uma visão dinâmica em substituiçã* à
</line>
<line>
velh* vis*o está*ica, cu*o objeto era
</line>
</par><par>
<line>
*uramente formal, porque o que se busca ag*ra é um re*ulta*o qualita*i**mente diferenciado,
</line>
<line>
*nde todos os *nstitutos s*o r**id*s à lu* *a C*nstit*ição.
</line>
<line>
O proces*o cooper*tivo, volt*do para *s valores ético-mora*s e garan*i*s próprios d*
</line>
</par><par>
<line>
soc*e*ade, deve ser capaz de rea**zar
</line>
<line>
*ma justiça ve*da*e*ramente imparcial, fundad*
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
nat*reza e na razão, co* * emprego de *écnicas q*e vis*m a uma r*alização do dire*to mais
</line>
</par><par>
<line>
apropriado ao
</line>
<line>
caso concreto, se**o
</line>
<line>
vári*s os valores
</line>
<line>
qu* concorrem para **u *esiderato o
</line>
</par><par>
<line>
(poderes das partes, poder*s/dev*res
</line>
<line>
do órgão
</line>
<line>
jud*ci*l, c*nf*rmação do pr*cedimen*o,
</line>
</par><par>
<line>
p**amente estática e ga**nt*s*ica, n*o se limita aos direitos fund*m*ntai* expre*sos e pode e*aborar *or*as
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
parti* de outros direitos fund*men*ais principiológicos, contido* n* Constituição, com v*stas * con*r*tiz*ção de
</line>
<line>
um processo justo * um* tute*a juri*dicio*al e*et*va". (OLI**I*A, 20*8, p. 22).
</line>
<line>
Rev. FSA, Teres*na P*, v. 15, n. 4, art. 7, *. 132-15*, jul./ag*. 2018 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. P. Co*ta
</line>
<line>
14*
</line>
</par><par>
<line>
téc**cas mai* apropriadas, f*rmas de tu*ela j*risdicional dif*ren*iadas e até mesm* *atores
</line>
<line>
extr*process*ais).
</line>
<line>
O novo modelo permite que, na falt* *e uma norma, diante *e uma situ*ção prática
</line>
<line>
concreta, *os*am ser cri*dos mec*nism** novos, pois o *ue vis* é a implementa*ão *o*
</line>
<line>
*ireit*s fu*damentai* e**tivamente d* **nto de vi*ta materi*l. Não se trata apenas de executar
</line>
<line>
os direitos fun*amentais expressos na constit**ção, *as *mplementar o*tros direitos
</line>
<line>
fundamentais ainda que não *stejam nela contidos, mas po* ela recepcionad*s, pois só assim
</line>
<line>
atingir-se-á uma tutela ju*isdicio*al jus*a e efetiv*.
</line>
</par><par>
<line>
C**p*te ao Pod*r J*dici*rio, di*nte da *f*các*a verti*al, a
</line>
<line>
aplicação de todas *s
</line>
</par><par>
<line>
técnicas *r*cessuais necessár*as p*ra a emissã* de um pron*nciame*to sobre *
</line>
<line>
objeto da
</line>
</par><par>
<line>
p*etensão *ro*es*u*l, p*ra que sej* atingida * tute*a *fetiva*ent* do po*to de vist* *o direit*
</line>
<line>
material.
</line>
<line>
*ários são os valores que concorr*m para a real*zaçã* do proce*so cooperativo,
</line>
</par><par>
<line>
sendo n*ce**ária a r*visã* da rela*ão
</line>
<line>
de instrume*talidade *ntre o dir*ito materia* e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
processo, po*s e*te não pode f*car neu*ro em rel**ão a* direito *ate*ial e à realidad* so*ial;
</line>
</par><par>
<line>
*ogo, * **t**omia da a*ão * da
</line>
<line>
relação processual, q*e t*ve seu pape* em determinado
</line>
</par><par>
<line>
momento *istórico, * acabou obsc*recendo a influência que o dire*t* m*t**ial exerce sobre os
</line>
<line>
insti*utos d* direito pr*cessual, preci*ou ser *evist* par* que o *ovo processo fos*e seja capaz
</line>
<line>
de realizar concretamente os direitos fundamentais.
</line>
</par><par>
<line>
* p*o*esso coop*rativo é comanda*o pelas *o*mas * princípios
</line>
<line>
*onstitucionais,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
que significa que s* ex**t* tut*la a*equad*, efetiva e justa se pre*tada *e acordo com ditames
</line>
<line>
c*nsti*uci*nais.
</line>
</par><par>
<line>
Em
</line>
<line>
suma, par* que * pr*cesso fosse capaz de dar concretude *o* direitos
</line>
</par><par>
<line>
fundame*ta*s, ho*ve a *ecessidade *e mudan*a de par*digma que *cor**u c*m a alter*ção do
</line>
</par><par>
<line>
*s*ad* de Direit*
</line>
<line>
*ara * *stado Democrático ** Direito, provoca*d* a construção de uma
</line>
</par><par>
<line>
nova *ealidad* c*nstituciona* *uja tut*l* dos d*re*t*s fund*m*ntais passou a ser v*sta co*o a
</line>
<line>
base ** Estado, o qual, cons*grou *ireitos ine*entes à dignid*de *um*na de maneira f*rma e
</line>
</par><par>
<line>
dura*oura, fez com que *s di*eito* *os ***iví*uos *om*çasse* a
</line>
<line>
ser en*e*di*o* acima do
</line>
</par><par>
<line>
Esta*o como instrumento da democra*ia.
</line>
</par><par>
<line>
Dess* modo, * tutela dos di*eito* fu*da*entai* d*ixo* *e ser o*jeto *e si*ple*
</line>
</par><par>
<line>
decla*ação e passo* a constituir objeto *e
</line>
<line>
*fetiva implant**ão por parte
</line>
<line>
*o Estado
</line>
</par><par>
<line>
democ*á*ico de direito necess*tando de um no*o model* de processo, surgindo processo *
</line>
</par><par>
<line>
coope*ati*o que *rovocou uma revisã*
</line>
<line>
em suas regras que
</line>
<line>
pas*aram a
</line>
<line>
condicion*r
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
procedi*e*tos *urisdic*ona*s comuns co*cebidos pelo *eg*slador ordinário e a atuação
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FS*, Teres**a, v. 15, n. 4, art. 7, p. 132-*50, jul./ago. 201* www*.fsanet.com.b*/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* Processo Coopera*ivo como Instrume*to d* Co*cr***zação dos Direitos Fundamentais
</line>
<line>
1*9
</line>
</par><par>
<line>
jul*ador, *s quais c*m*çaram a ser vis*os c*mo m*ios p*r* se a*i***r o fulcro m*ior que é *
</line>
<line>
pr*pria concretude *o **reito fund*mental.
</line>
</par><par>
<line>
R*FE*ÊNCIAS
</line>
</par><par>
<line>
ACOSTA SANCHEZ, J. F*rmación de La Consti*ució* y
</line>
<line>
Jur**dición C*nst*tucional:
</line>
</par><par>
<line>
Fu*da*entos de La Demo*racia Cons***ucional. Madri: T*cnos, 1998.
</line>
<line>
A*MADA, J. R. F. *. * gar*ntia processual ** publ*cid*d*. São Pa***: *T, 2005.
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