<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *5, n. 6, art. 9, p. 168-180, n*v./*ez. *018
</line>
<line>
ISSN Impres*o: 1806-635* ISSN E*etrônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/*018.15.6.*
</line>
<line>
Efeito da Adesão das Certificaç*e* Iso 9001 N* Vo*ume de **portações Bra**leiras
</line>
<line>
Effe*t of Adhesio* of Is* 9*01 Certif*cations in th* *olum* of Brazil*an E*ports
</line>
</par><par>
<line>
*a*riela H*mmes
</line>
<line>
Mestrado em Eng*nh*ria de Produção ***a Univers*dade Federal de *anta Cata*ina
</line>
<line>
Graduaç*o em Engenharia C*vi* pela Universid*de Federa* de *anta Cat**ina
</line>
<line>
E-ma*l: g*bihammes15@*m**l.com
</line>
<line>
Edu*rda Dutra de Souz*
</line>
<line>
M*strado em *ngenharia d* Produção da Unive*sid*de Federal de *ant* Ca*arin*
</line>
<line>
Graduaçã* em *d*inistraç*o pe*a Universidad* do Estado de Santa Catarina
</line>
<line>
E-ma*l: eduardadutra*e*o*z*@gm*il.co*
</line>
<line>
Die** de Castro Fetter*a*n
</line>
<line>
Dou*or em Engen*aria de P**d*ção pela Universidade F*deral *o *io Grande ** S*l
</line>
<line>
Pr*fessor d* Universid**e Federa* de Sant* Catarina
</line>
<line>
*-mail: *.fetterma*n@ufsc.br
</line>
<line>
*arlos *anuel Tab**da Rodrig*ez
</line>
<line>
Doutor em En*enh*r*a Econômica pela Tec*n*sche Un*versit** Dresd*n
</line>
<line>
Professor da Univer*idade **deral de Santa Catarina
</line>
<line>
E-*ail: carl*s.taboada@ufsc.br
</line>
</par><par>
<line>
Endereç*: Gabri*l* Hammes
</line>
</par><par>
<line>
Un*versidad* Fed*r*l de *anta Catarin*, Campus Reitor
</line>
<line>
Editor-*hefe: Dr. To*ny K*r*ey de A*encar
</line>
</par><par>
<line>
João David Fer*eira Lima, s/* - Tr**dade, Fl*rianó*olis -
</line>
<line>
R*d*igue*
</line>
</par><par>
<line>
SC, 88040-900, Brasi*.
</line>
</par><par>
<line>
End*reço: Eduarda Du*ra de Souza
</line>
<line>
Artig* r**eb*do em 12/06/*018. Última
</line>
<line>
v*rsã*
</line>
</par><par>
<line>
Universida*e Federal d* Santa Catarina, Campus Reito*
</line>
<line>
re*eb*da em 19/07/2018. Aprovado em 20/*7/2018.
</line>
</par><par>
<line>
*oão *avid Ferreira Lima, s/n - Trin*ade, Floria*ópo*is -
</line>
</par><par>
<line>
SC, 8804*-900, Brasil.
</line>
<line>
Avaliado pelo sist*ma Triple **view: Desk Review a)
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Di*g* *e C*stro Fet**rma*n
</line>
<line>
p*l* *ditor-Che*e; e b) Do*ble
</line>
<line>
Blin* Review
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
*fe*to da Adesã* das Certif*cações *s* 90** No V*l*m* *e Expor*açõ*s **asi*eir*s
</line>
<line>
*69
</line>
</par><par>
<line>
RE*UMO
</line>
</par><par>
<line>
C*mo forma de *e**er a com*etiti*idade d* *e*cado
</line>
<line>
atual * as exigências impostas p*los
</line>
</par><par>
<line>
consumidores, as empresas busc*m por produtos de maior qual*dade maior eficiência e
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
seus p*ocess*s. A padronização das a*ividades *ese*volvi*a* dent*o da organização pode
</line>
</par><par>
<line>
a**ili*r neste que*ito. A Interna*ional Organization
</line>
<line>
for Standardizat**n (ISO) é
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
certifi*ação internacional *om o ob*etivo de
</line>
<line>
unificar *s padrões industriais. Por ser *ma
</line>
</par><par>
<line>
cert*fic*ção internacional, aux*lia as e*presas na s*a adequaçã* para * entr*da nos *ercados
</line>
<line>
internaciona*s e na exportação do* se*s produtos. De*ta forma, este artigo *nalisa o efe*to da
</line>
</par><par>
<line>
implemen*ação da ISO 900* pelas empresas no v**ume de export*ções brasile*ras e
</line>
<line>
nos
</line>
</par><par>
<line>
fatores econ*m*cos do *a*s, por meio de uma regre*são linea* múltipla. As variá*eis *t**izadas
</line>
</par><par>
<line>
foram o n*mero d* empresas
</line>
<line>
*ertifi*adas nos
</line>
<line>
últimos 10 ano*, o v*l*me d* exportaç*es,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
Produto Inte*no *ruto (*IB) e a taxa de *ur*s SEL*C do Bras*l n* mesmo período d* *empo.
</line>
</par><par>
<line>
O
</line>
<line>
so**ware SPSS foi u*i*izado para *oda* mo**lo, que mostrou o e*e*to da certificação no o
</line>
</par><par>
<line>
ce*ário econôm*co do país dem*nstrou o *eu papel e
</line>
<line>
n* de*env*lvime*to e crescime*to do
</line>
</par><par>
<line>
B*asil.
</line>
</par><par>
<line>
Palavras-chav*: Inte*na*ion*l Organizat*on for S*anda*d*zation. ISO 9*0*. Ex*o*taçõ*s.
</line>
<line>
SPSS.
</line>
<line>
ABS*RACT
</line>
<line>
As a w*y to ove*come the c*mpetitiveness of the c*rrent mark*t and the *emands imposed by
</line>
</par><par>
<line>
cons**ers, compani*s are loo*ing for
</line>
<line>
products of higher quality a*d greater
</line>
<line>
e*ficie**y o*
</line>
</par><par>
<line>
their process*s. The st***ardiz*tion of t*e activities deve*oped *i*hin the *r*an*zat*on ca*
</line>
<line>
h*lp in this matter. The Internatio*al Organizati** for Standardiza*ion (ISO) is an
</line>
</par><par>
<line>
*nte*natio**l *ertificat*on with th*
</line>
<line>
aim of unifying *nd*strial standards. As an int*rna*ional
</line>
</par><par>
<line>
c*rtificatio*, it assists **mpanie* in their *uitab*lity for entering internation*l mark**s and
</line>
<line>
export*ng the*r ***d*c*s. In t*i* way, th*s article an*lyz*s t** effect of t*e implementation of
</line>
<line>
ISO 9001 by *he *om*anies in the volume of Brazil*an exports a*d in the economic fact*r* of
</line>
</par><par>
<line>
*he c*untry thro*gh * mul*i**e linear regre*s*on. The
</line>
<line>
variables use* were the number of
</line>
</par><par>
<line>
co*pa*i*s certi*ied *n the last ** ye*r*, the volume
</line>
<line>
*f *xports, the Gross D*mes*** **oduct
</line>
</par><par>
<line>
(G*P) and the SELIC interes* rate of Brazil in the same period. SPSS s**tware was u**d *o
</line>
<line>
run th* model, wh*ch *how*d **e effe*t *f certi**cation on t*e country's economic s*enario
</line>
<line>
and **mo*s*rat*d its role in the de*elopment *nd gr*wth of Brazi*.
</line>
<line>
*eywords: Int*rnational O*ganizatio* for *ta*d*rd*zation. ISO 9001. **p*rts. SPSS.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, T**esina P*, v. 15, n. *, art. *, p. 168-18*, nov./d**. 2*18
</line>
<line>
www4.fsa**t.com.b*/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. Hammes, E. D. So*za, D. C. Fa*te*mann, C. M. T. R*driguez
</line>
<line>
170
</line>
</par><par>
<line>
1 IN*RODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
As *rganizaçõe*
</line>
<line>
e*tã* ins*ridas ca*a vez *ais em um ambi**t* *omplex* com
</line>
</par><par>
<line>
constantes al*eraçõ*s de *adrões exi*idos p*l*s s**lkeh*lders. Devido esse cen*rio, *s
</line>
<line>
empresas vêm *u*can*o imp**mentar cer*ifica**es qu* *uxiliam *e*se *r*cesso de atingir um
</line>
<line>
m*lhor desempenho * *t*nder *s e*igê*ci*s do mercado. *s c*rt*ficaç*es I** *present*m
</line>
<line>
padrõ es m * ni m *s d e q ual i dade qu e as em pre s as d evem at en der, p a *a as s * gura r um a
</line>
<line>
qualidade consist*nte de produtos, servi*os e processos. (SINGEL*; RUËL; VAN *E
</line>
<line>
W ATER , 2001).
</line>
</par><par>
<line>
No
</line>
<line>
at u *l c **ári o , as *r *ani z a*ões pos * uem ca da *ez * a* s *res s *o t an t o p*r p a*t *
</line>
</par><par>
<line>
dos c*ns um i do res , as s i * com o dos c onco *r ent ** par a ** t * rem * * ovando *e *orm a
</line>
</par><par>
<line>
co*t í nua, por m ei o d e *ov*s pr*du* os e a* ua* i z ando a qual i dad e dos bens e s er*i ço*
</line>
<line>
*á
</line>
</par><par>
<line>
* x i s t e n t e s , f a z e * d * c o m q u e a m * * o r i a d a s e m p r e s a * d o m u n d o a d o * e a l gu m a f o r m a
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
*ertifi*aç*o *SO (OC*IENG; MU*UR*; N*JHIA, 20*5). Atualmente essa* normas
</line>
</par><par>
<line>
**ord am a* *r eas *e qual i dad *,
</line>
<line>
t * c n o l o gi * d e
</line>
<line>
i nfo rm a *ão, aut o m ó*el , *m bi e nt al ,
</line>
</par><par>
<line>
* e gu r a n ç * e s a ú * e , * s * gu r a n ç a * l i m e n t a r .
</line>
</par><par>
<line>
O *iste*a ISO iniciou em 1946, quando 25 *aíses se reu*ir*m em *ond*es
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
decid*ram cr*ar um* organização internacional "para f*c*litar a coord*nação internaci*nal e a
</line>
</par><par>
<line>
**ific*ção de padrões i*dus*riais" (**O, 2018a). Assim, em 19*7
</line>
<line>
su*giu a or**nização
</line>
</par><par>
<line>
con*ecida como *SO (Internatio*a* Organizati*n fo* S**ndardiz*tion), a qual, public*u mais
</line>
<line>
de 22*43 no*ma* int*rnacionais e *oss** mem*ros em 161 paíse* (ISO, 201*a).
</line>
</par><par>
<line>
A ad*ção de*s** certificações é vista como um caminho para *lcançar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
* o m p e t i t * v i d a * e n o m e r c a * o , * m e l * o r i a c o n t * n u a , a m e * h o * i a d e * * c r o * e d o m a r k e t i * g,
</line>
</par><par>
<line>
con* ri **i ndo p *r*
</line>
<line>
um a m el ho*a g*r al na or gani z ação , poi s aux i l i a na m el ho ri a
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
*u*l i dad e
</line>
<line>
e
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
e* i ci ê*ci a
</line>
<line>
de
</line>
<line>
s eus
</line>
<line>
p roces s *s
</line>
<line>
e
</line>
<line>
proj et os
</line>
<line>
(C *S ADE* Ú* ;
</line>
</par><par>
<line>
KAR**E*ROVIC, 2005). Já pa** Ri*hard et al. (**0*), a I*O *ontribu* par*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
* e s e * p e n h * o r ga n i z * c i o n a * e m t r ê s c a t e go r i a s , o u * e j a ,
</line>
<line>
des em p enh* fi nanc e* ro (l u cros ,
</line>
</par><par>
<line>
ret *rno s ob re *t i vos ( R O*), ret o rn* * obr e o i nves t i m *nt o); *es em p enho *o m erc ado
</line>
</par><par>
<line>
(vend as , *a rt i ci pa çã* d e m er **do ); e r et orno ao aci oni s t a (r et orno
</line>
<line>
t ot al do aci oni s t a,
</line>
</par><par>
<line>
va* *r e co*ôm i *o ad* ci o nado).
</line>
</par><par>
</page><line>
Entretanto, não fora* ident*ficados estudos sobre a influência *a ad*çã* da I*O 90*1
</line>
<line>
no cres*imento das expor**ções * **s indic*dores econôm**os * financeiro* do país. Em ra*ão
</line>
<line>
disso, o prese*te artigo busca * compreens*o des*e efeito por me*o de teste* est*tísticos. Es*e
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*esina, v. 15, n. 6, art. *, p. 168-180, *ov./d*z. 2018 www4.fsanet.co*.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
**ei*o da Ade*ão *as Certifica*ões *so 9001 No Volume de **portações Brasilei*as
</line>
<line>
*71
</line>
</par><par>
<line>
trabalho é dividido e* seis s*ções, sen*o a *rimeira esta i*tr*dução, seguida pele referencial
</line>
<line>
*eóric*, met*d*logi*, *esult*d*s, d*scussões e c**clusão.
</line>
<line>
2. REVISÃO DA LI*ER*TURA
</line>
<line>
As certificaçõe* I*O abordam "desde o proc**s* d* design do **oduto *té a concepção
</line>
</par><par>
<line>
*o p*ocesso e *o processo *e pro*ução até o serviço
</line>
<line>
pós-venda" (MOTWANI; KUMAR;
</line>
</par><par>
<line>
HUNG CHENG, 19*6, p.*7), e ab*ange
</line>
<line>
t*d* o ciclo d* pr*duto e/ou serviço d* uma
</line>
</par><par>
<line>
org**ização. A ISO não é *m *rgani*mo de certifi*ação, mas um *ornec*dor de pa*rões o
</line>
<line>
qual as orga*iza*õ*s p*dem avaliar *e*s proces*os e sistemas (OCHIENG; *UTURI;
</line>
</par><par>
<line>
NIJHIA, 2015). Isto é, *od*s as *or*as possuem *omo objet*vo um*
</line>
<line>
forma de
</line>
<line>
avaliar as
</line>
</par><par>
<line>
or*ani*ações e também um me*o
</line>
<line>
p*lo qual el*s p*dem se comparar a outros, ta*to
</line>
</par><par>
<line>
glo*almente quanto com organizações s*milares (OCHIE*G; *UT*RI; NIJHIA, 2015).
</line>
<line>
As *ot*vações pa*a i*plementação d*sse s**t**a podem ser externos, refere*tes a
</line>
</par><par>
<line>
certas pre*sões externas (devido à concorr*nc*a, client*s, governo) ou incentivos,
</line>
<line>
como
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
ap*imoram*nto *a image* *a em*resa ou o *i*anciam*nt* par* o custo de c*rtific*ç*o; e *s
</line>
<line>
fa*ores internos, qu*ndo o certifica*o é adotado de forma autôno*a, *elo* benefí*ios *evid*s
</line>
</par><par>
<line>
à imple*entação *a *orma, como melhoria de produtos o* se*v*ços, *inimização
</line>
<line>
de c*stos
</line>
</par><par>
<line>
associa*os * m* qu*lid*de e**ci*ncia inte*na m*lhorada (DJOFACK; CA*ACHO, 2017). e
</line>
</par><par>
<line>
Sobre os fato**s interno*, Gouncharuk e M*nat (***9) contri*ue* ao
</line>
<line>
destacar que ess*s
</line>
</par><par>
<line>
fator*s podem ser *ens*rad*s p*r meio d* indi*adores, como o índi*e de satisfação do
</line>
</par><par>
<line>
cl*ente, cr*scime*to de receita,
</line>
<line>
crescim*nto de
</line>
<line>
lucros, produtividade
</line>
<line>
*e medida t*tal ou
</line>
</par><par>
<line>
parcial, per*entagem de en*reg* no p*azo *u taxa de in**odução de novo* produtos.
</line>
<line>
O sistema de ge*enciament* *e qu*lidade I*O, o mais pop*la* em níve* intern*cional,
</line>
</par><par>
<line>
nomeada de
</line>
<line>
IS* 9001, em 2008 rec*beu ma*s **co *os c*ient** em comparação às *ema**
</line>
</par><par>
<line>
revisões da ISO (ISMYRLIS; MOSCHIDIS, 2*15). Essa certificaç*o ISO 9001 é r*ferente a
</line>
</par><par>
<line>
g*stão da
</line>
<line>
quali*a*e. Segundo * Asso**ação B*a*ileir*
</line>
<line>
de Normas Técnicas (ABNT, *0*5)
</line>
</par><par>
<line>
*** *001 é *efinida como:
</line>
</par><par>
<line>
Norma *specif*ca *equisitos para um s*stem* d* gestão da qualidade quan*o u*a
</line>
</par><par>
<line>
organi*aç**: a) ne*essita demonstrar sua
</line>
<line>
c*paci*a*e para prover consist*nteme*te
</line>
</par><par>
<line>
pr*dutos e serv*ç*s q** aten*am a*s
</line>
<line>
requisitos do cliente e aos requisit*s
</line>
</par><par>
</page><line>
est*tutários e re*ulame*tares aplicáv**s, e *) visa aumentar * satisfação do c*iente
</line>
<line>
por meio da aplicação *fica* *o sistema, incluindo process*s *ara *elhor*a do
</line>
<line>
sistema e para a gara*tia da con*ormidade com os req**sitos do cl*ente e com os
</line>
<line>
requisitos estatutário* e regulamentares aplicáv*is.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 1*, n. 6, art. 9, p. 168-180, nov./dez. *018 ww*4.fsanet.com.b*/r*v***a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. H*mme*, E. D. Souza, *. C. Fattermann, C. M. T. Rodriguez
</line>
<line>
172
</line>
</par><par>
<line>
Isto é, a família IS* 90*0 aborda vários aspect*s d* gerenciamento de qualidade ** quais
</line>
<line>
f****c*m às or*a*iza*ões que desej** garantir *ue seus *roduto* e s*rviços atenda*
</line>
<line>
consistentemente aos r*quisi*os *o cliente e que a q*alidade *e*a cons*stentemente ap*imorada
</line>
</par><par>
<line>
(ISO, 2018b). Essas certificaçõ*s tra*em be*efíci*s
</line>
<line>
di*etamente
</line>
<line>
as*ociadas * me*horias
</line>
</par><par>
<line>
significati*as na
</line>
<line>
conscientização
</line>
<line>
de *ual**ade, execuçã* de o*eraç*es, *a*t*cip*ç*o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
mercado, s*tisfação do c**ente e *ece**a de vendas. (C*ATZOGLOU; *HATZOUGLOU;
</line>
</par><par>
<line>
KIP*AIOS, 20*5). Entr*tanto, essa é apenas uma das n*r**s abordad*s
</line>
<line>
pela *SO. Sua
</line>
</par><par>
<line>
hi*tóri* i*iciou-se no século passado em *on***s e vem se expandido c*da vez mais. A Figura
</line>
<line>
1 *p*esenta u*a linha *o temp* r**er*nte a ess* evoluç*o.
</line>
<line>
Figura 1 - His*óric* ** Evoluç*o Da ISO
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: ISO (20*8c).
</line>
<line>
A famí*ia da ISO 14001, a* contr*r** da ISO 9001, evolv* um foc* m*is amplo, tendo
</line>
<line>
c*mo conc*ntração a *estão ambiental e*palhada pelo globo e não ape*as no cliente, como a
</line>
</par><par>
<line>
ISO 9001 (*OHAMED, 2001). Ess* norma é *ornece *err*mentas prátic*s par* e*presas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*rganizações
</line>
<line>
de todos *s *ipos qu* proc*ra* gerenciar suas r*sponsabilidades a*bient*is
</line>
</par><par>
<line>
(ISO, 20*7). S*gundo Bansal e Roth (201*) existem
</line>
<line>
*rês m*t*vos para *ue oco*ra
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*mplementação do padrã* I*O 1*001:
</line>
<line>
por mo*ivos *ticos *elacionados à
</line>
<line>
responsab*li*ade
</line>
</par><par>
<line>
ambient*l; *ela c*mpetit*vi*ade *a empresa e para mel*orar as relações c*m os stakehold*rs.
</line>
</par><par>
<line>
Esses motivos *ombinam
</line>
<line>
com os *r*ncipais benefí*ios entregu*s as *mpresas qu* ader**
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
esse padrão como a prote*ão ambient*l e a me**oria *a imagem corpo*ativa (MURMURA *t
</line>
<line>
al, 2018).
</line>
<line>
A integração das normas a*ordadas nesse r*ferencial auxilia na melhoria da eficiência
</line>
</par><par>
<line>
**vid* * economia de custos, mel*or** da
</line>
<line>
or*anização interna, e melhoria da imagem
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
organização (BERNARDO et al., *01*), o *ue i*centiva as emp*e*as adotar*m de *orma
</line>
</par><par>
<line>
conjunta, além da Família ISO *001 e 14001 citada anteriorme*te. A pr*p*i* ISO define
</line>
<line>
*s
</line>
</par><par>
<line>
d*mais famílias como (*SO, 2018a):
</line>
</par><par>
</page><line>
ISO **000 - forn*c* orientaçõ*s sob** como empresas e orga*i*ações podem operar de for*a
</line>
<line>
so*ialmente responsável.
</line>
<line>
Rev. *SA, Te*esina, v. *5, n. 6, art. *, p. 168-180, nov./dez. 2018 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Efeito da Adesão das Ce*tificações Iso 900* No Volu*e d* Expor*a**es *ras*leiras
</line>
<line>
173
</line>
</par><par>
<line>
ISO 50001 - apoia organi*açõe* em todos os *eto*es *a*a usar a energia de forma mais
</line>
<line>
*fic*e*te, *trav** do *esenvolvime*to de ** sistem* de geren*ia*ento d* energia.
</line>
<line>
3 METODOLOGIA
</line>
</par><par>
<line>
* p**sente pesquisa t*m co*o objetivo *nalisar o efeito da imple*en*aç*o da
</line>
<line>
ISO
</line>
</par><par>
<line>
9001 na economi* do Brasil, *omo foco na* exportações, no decorrer dos an*s de 1*96 até
</line>
</par><par>
<line>
*016. *rimeirament*, *ealizou-*e um*
</line>
<line>
pesquisa na ba*e de dados Scopu*, por meio de
</line>
</par><par>
<line>
pa*avras-c*aves
</line>
<line>
e op**adores bo*leanos, com a seguint* fórm*la *e *esqu*sa: ("*SO
</line>
</par><par>
<line>
certification") *ND ("infl**ntia* factor*" *R "implementati*n"). O *eto*no *ncon*rad* foi *e
</line>
</par><par>
<line>
73 docum*nto*, os quais
</line>
<line>
foram *ilt*ados por diver*as *ategorias. A pri*eira sele*ão foi por
</line>
</par><par>
<line>
t i p*
</line>
<line>
d* documento, sel*cionando-se apenas *rtigo* científicos pa*a análise, totalizan** 50
</line>
</par><par>
<line>
arti*os. A s**unda filtr*gem f*i po* títul*, resumo e pa*avr*-cha*e, totalizando 27 art*g*s. Po*
</line>
<line>
fim, **icio*-se * lei*ura integr*l de*ses ar**gos pa*a compor o po*tfóli* para * r**isão da
</line>
</par><par>
<line>
literatu**, *os
</line>
<line>
qu*is foram a**escidos
</line>
<line>
al*uns artigos comple*entar*s p*r* compor *
</line>
</par><par>
<line>
r**erencial *eórico.
</line>
<line>
O t*ste estatí*tico utilizado é a regressão *inear, *apaz de ex**icar v*lo*es de uma
</line>
<line>
variável e* term*s de o*tra por meio d* um* equação, ou seja, é u*ilizada quando se **speita
</line>
<line>
de uma relaç*o de caus* e efei*o entre va*iáveis (STEVENS*N, 1981). Para a sua **licação
</line>
<line>
levan*aram-*e **dos *m *e**ção *o nú***o de unidades que *deriram às cerificaçõe* *SO
</line>
<line>
9001, forneci*as pela própr*a ISO, conf*rme o Gr*fico 1.
</line>
<line>
Gráfi*o 1 - Implementação da ISO 9*01 no Brasil
</line>
</par><par>
<line>
F**te: ISO Standards Devel*pment (2017).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a PI, *. *5, n. 6, art. *, p. 168-180, nov./dez. 2018
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. Hammes, E. D. Souz*, D. C. F*tterma*n, C. M. T. Rodriguez
</line>
<line>
*7*
</line>
</par><par>
<line>
* passo conse*utivo foi o levantame*to de indicadores econômicos, utilizados com
</line>
<line>
var*á*eis dependente*, que são relac**n*da* com o **mero de adesão da cert*fi*ação
</line>
<line>
(variáveis independe*tes). O *rimeiro ind*cador é * t*xa de exportação de bens e serv*ço*, em
</line>
</par><par>
<line>
bilhões de *ól*r*s, realiza*os por ano no B**sil. O v**o* das exportaç*es realizadas
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
período *s*uda*o está **esente no Gráfico 2.
</line>
</par><par>
<line>
Gráfico 2 - Ex*ort*ções b*asil*iras
</line>
</par><par>
<line>
F**t*: ADVFN (2017)
</line>
<line>
O segundo indicador econôm*c* utilizad* foi o P*B (*roduto I*t*rno Bruto), *ue
</line>
<line>
represen*a a soma de *odos os be*s e serviços produzid*s no ****. O PIB do B*asil, no perío*o
</line>
<line>
co*si*erado, é apresentado n* Gráfi** 3.
</line>
<line>
Gráfico 3 - PIB do Brasil
</line>
</par><par>
<line>
Font*: IBGE (2017)
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresin*, *. 15, n. 6, ar*. 9, p. 168-1**, n*v./*ez. 2018
</line>
<line>
www4.f*anet.com.*r/revi*t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ef*i*o da Ades** das Certificaç*es *so 9001 N* Volume de Exportações Brasi*eir*s
</line>
<line>
175
</line>
</par><par>
<line>
O *e*ce*ro indicador uti*i*ado foi a Ta*a SELIC, que é a **xa bási*a da econ***a
</line>
</par><par>
<line>
brasileira, *t**iza** com* referência para * cá*culo das
</line>
<line>
dem*is taxas de jur*s cobradas pelo
</line>
</par><par>
<line>
mercado. A t**a SELIC, *o *ong* do *eríodo estudado, pode ser obs*rvada no Gráfico 4.
</line>
<line>
Gráfico 4 - Taxa *E*IC
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: A*VFN (2018).
</line>
</par><par>
<line>
A p*rtir destas va*iáveis busc*-*e identificar o
</line>
<line>
*feito
</line>
<line>
da adoção d* IS* 9001 *o
</line>
</par><par>
<line>
volume de exportações das
</line>
<line>
em*r*sas e na economia do país. Os dados são an*lisad*s por
</line>
</par><par>
<line>
meio de um *o**lo de regressã*
</line>
<line>
li*ear mú**i*la (OLS - Ord*nary Lea*t Squares) r*alizad*
</line>
</par><par>
<line>
*m du*s *tapas. Na prim*ira *ta*a é realizado um mod**o de utilizando a v*riável Volume de
</line>
</par><par>
<line>
*xportações c*mo depe*de*te (Y) e as vari*veis *axa
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Juros (SELI*) (X1) * PIB (X2)
</line>
</par><par>
<line>
como variáveis indepe*dentes. *osteriormente, na segunda etapa é incluída a v*ri*ve* Adoção
</line>
</par><par>
<line>
da ISO pelas
</line>
<line>
empresas (X3) e é mensurad* a sua capac*dade de **plicação em relação ao
</line>
</par><par>
<line>
pri*ei*o modelo. Para e*t* comp*ra*ão serão m*nitora*os os valores *e *oeficien** de
</line>
<line>
de*erminação *os modelos (*²) * a sign*fic*ncia desta alter*ção, seguin*o recomenda*ões *a
</line>
<line>
literatura (TABACHANICK FIDELL, 2007). A m*lti*olinearidade será monitorada pelos
</line>
<line>
valore* de VIF (Var*a*ce Infla*i*n Factor) *, por meio do te*te de Durbi* *atson, é p*s*ível
</line>
</par><par>
<line>
*dentificar s*
</line>
<line>
os resíduos
</line>
<line>
s*o homoce*ásticos ou não. Os resultado* foram obtidos com
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
aux*li* do software de estat*stica S*SS (*ta*is*ical Package for Social Scie*c*).
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Tere*ina PI, v. 15, n. 6, art. 9, p. 168-1*0, no*./dez. *0*8
</line>
<line>
www4.fsanet.*om.*r/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. Hamme*, *. D. Souza, D. *. F*ttermann, C. M. *. Rodriguez
</line>
<line>
176
</line>
</par><par>
<line>
4 RESUL**DOS E DISCUS*ÕES
</line>
</par><par>
<line>
Com o intuí*o de de*ons*rar o efeito da adoção da IS* 9*01 no v*lum* de
</line>
<line>
exportaçõe* bra*ileiras, a Tab*la 1 ap**sen*a ** *esul*ado* o*tido* para os indicador*s
</line>
<line>
econ*micos em relação a implantação da ISO 9001.
</line>
<line>
Ta*ela 1 - *es*ltados do model* de regr*ssão li*ear *úl*ipla
</line>
</par><par>
<line>
Modelo 1
</line>
<line>
Modelo *
</line>
</par><par>
<line>
Variá*eis de Controle
</line>
<line>
Variáveis de Controle
</line>
<line>
I*SO
</line>
</par><par>
<line>
Coeficientes
</line>
<line>
Coeficientes
</line>
</par><par>
<line>
*1-SEL**
</line>
<line>
-0,419*
</line>
<line>
-0,234*
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
F
</line>
<line>
6 1 .7 1 3
</line>
<line>
5 4 .8 3 5
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
* sign*fic*nte a **%,** si*nif**ante a 5%,,*** s*gnifican*e a 1*
</line>
<line>
Fonte: Autores.
</line>
<line>
Pode-se perceber que ambos os modelos sã* significati**s est*tisticamente, *ois o
</line>
</par><par>
<line>
valor p de ambos é menor
</line>
<line>
que 0,0*1. No mo**lo 1, a variá*el de*enden** Y (Vol*me de
</line>
</par><par>
<line>
exportações) t*m potencial d* explicação de 85,9% das variáve** *ndependent** X1 (SELIC) e
</line>
</par><par>
<line>
X2 (PIB). No modelo 2, *m *ue a va*iável X3, *do*ão da ISO 9001 pelas
</line>
<line>
empr*sas,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
adicionada, tem potencial de *xplicaçã* de 89%. **te incremento t*mbém é considerado
</line>
<line>
significati*o (p-valor=0.0*4).
</line>
<line>
Ao analisar os coe*icientes dos mo*el**, em ambos, a Taxa *e Juros SELIC tem sina*
</line>
<line>
negat*vo, ou *eja, qu*nto menor a taxa de juros, *a*or será o volume de exp*rtações. Já para o
</line>
</par><par>
<line>
PIB, em ambos o* mo*elos, e para a *doção d*
</line>
<line>
ISO no modelo 2, a cont*ib**ção é posi*iv*.
</line>
</par><par>
<line>
Desta form*, quand* maior o valor do PIB e maior * n*me*o de em*re*as com a ISO 9*01
</line>
<line>
implementada, m**or o *o*ume de expo*taç*es.
</line>
</par><par>
<line>
A Tabela 2 *presenta análise dos *esí*uos a
</line>
<line>
do model* 2. Veri*i*a-se que a média dos
</line>
</par><par>
<line>
res*duo* é aproximadamente igual à zer*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, T*resina, v. *5, n. 6, art. 9, p. 16*-180, nov./dez. 201*
</line>
<line>
ww*4.fs*net.com.br/r*vi*t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Efei*o da Adesão das Certificaçõe* Is* 900* No Vo*u*e de Exp*rtações Bra*ileiras
</line>
<line>
1*7
</line>
</par><par>
<line>
Tabela * - A*álise dos r**íduos
</line>
</par><par>
<line>
Resíduo*
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
A Ta*e*a 3 *presen*a *s va*ores de VIF de ca*a variável para a verificação da
</line>
<line>
multi*oli*earidade. Como nenhum d** *alo*es de *IF encontrados * m*io* que 10, conclui-se
</line>
</par><par>
<line>
que os modelos
</line>
<line>
não apresenta* p*oblemas de multicolineari*ade. Em relaç*o ao t*ste
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
independência, verific*-se que *s res*duos são *ndepe*dentes por *eio ** p-val*r encon*r*do
</line>
<line>
*o *este d* Durb*n-Wat*on, onde os valores são d* *<0,0001.
</line>
<line>
*a*ela 3 - VIF
</line>
</par><par>
<line>
S E L I*
</line>
<line>
PIB
</line>
<line>
IS O
</line>
</par><par>
<line>
V*F Modelo 1 2,2*2
</line>
<line>
2 ,2 9 2
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
VIF M*delo 2 3,318
</line>
<line>
3 ,4 9 2
</line>
<line>
4 ,8 9 2
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: *utores.
</line>
</par><par>
<line>
*odo* os valor*s moni*or*dos são at*ndidos; logo, pod*-se afirmar que modelo *
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
re*ressão * aceito estatis*icamente. Desta forma, not*-se uma r**ação *ntr* volume o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
expor**ções, os
</line>
<line>
indicadores econômico* e a imp*e*entação da certificaçã*, *SO
</line>
<line>
9001 nas
</line>
</par><par>
<line>
em*resas brasileiras.
</line>
<line>
À medida em que as empres*s buscam po* *sta certifica*ão **gumas providenc*as
</line>
<line>
devem ser to*a*as *a o**an*zaçã* par* que *e adequ*m às e**gências d* I*O. I*so faz com
</line>
<line>
que a *ns*itu*ção tenha mai*r controle das suas ativi*ades e, em con*equên*ia, consiga v*r
</line>
</par><par>
<line>
*nde é ne*essário
</line>
<line>
tomar dec*s*es com maior urgênci*, e *m que ár*a da empre*a elas
</line>
<line>
se
</line>
</par><par>
<line>
f*zem n**ess*ri*s. O p*o**sso de melhoria co*tínua é facilitad* devido a esse *aior co*trole.
</line>
</par><par>
<line>
Dest* *orma a empresa
</line>
<line>
consegue op*rar
</line>
<line>
c*m mai*r
</line>
<line>
efic*ênci* e eficácia, melhora*d* seus
</line>
</par><par>
<line>
indicad**es econômi*os.
</line>
</par><par>
<line>
*egundo os res*lta*o*, à me**da em o *úmero de empresas com a certific*ção ISO
</line>
<line>
9001 c*esce, o *I* t*mbém cresce. Iss* se d**e a* fato de que, ao implementar a cert*ficação
</line>
<line>
a empres* fica mais organ**ada e c*m maior cont*ol* das suas opera*ões, o *ue perm*te
</line>
</par><par>
<line>
identificar
</line>
<line>
p*ej*ízos e áreas qu* pode* *er m*lhorada*. O fato de m*lhor** os i*dicadores
</line>
</par><par>
<line>
econ*micos da empre** reflete no* indicadores econômicos do pa*s. Isso
</line>
<line>
*xp*ica a* relações
</line>
</par><par>
<line>
e*con*radas estat*sticamente *os modelos.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina *I, v. 15, n. *, ar*. *, p. 168-180, nov./dez. 2*18
</line>
<line>
**w4.fs*net.com.br/revi**a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. Hammes, E. D. S*uza, D. C. Fattermann, C. M. T. *odrig*ez
</line>
<line>
178
</line>
</par><par>
<line>
De*ta forma, con*orme a emp*esa vai se *esenvolven*o, a in*en*ão de *nvesti*ent*
</line>
</par><par>
<line>
*ume*t*, o q*e explica * fat* da implement*ção da ISO ter correlação negativa com a
</line>
<line>
t*xa
</line>
</par><par>
<line>
SE*IC. Ou seja, quando o número de im*lem***ações aument*, a taxa SELIC tende a
</line>
</par><par>
<line>
diminuir. A relação positiva
</line>
<line>
com as
</line>
<line>
expor*ações já era *sper*da, po*s * im*lementação
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
*SO auxilia * empre** a aten*er às e*igên*ias internacionais para a *xpor*ação, o qu* *esulta
</line>
<line>
em um aumento d* mesm*.
</line>
<line>
5 CONCLUSÕ*S
</line>
</par><par>
<line>
A *resente pesquisa apr*sentou a rela*ão e*tre a
</line>
<line>
*mplementação da
</line>
<line>
c*r*ificação ISO
</line>
</par><par>
<line>
9001 e o v*lume *xportações *rasileiras p** meio da análise de correla**o e r*gressão li*ear.
</line>
<line>
*ercebeu-*e que, confo*me a adoção da I*O *umenta, * vo*ume de exporta*ões *am*é*
</line>
<line>
au*enta e isso *eflete no* in*ica*ores e*on*m*cos do país, os quais apresentam uma me*ho**
</line>
<line>
ao l*n*o dos anos.
</line>
<line>
O volum* de export*ções te* relação positiva com a ISO, assim como o PIB. Já * taxa
</line>
</par><par>
<line>
SELIC possui r*lação negativa co* a ISO, ou sej*, a
</line>
<line>
*edi*a *m que o
</line>
<line>
número
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
**rti*ic*çõe* no país aumen*a a t*xa SELI* *ai.
</line>
</par><par>
<line>
Essa **l*ção pode ser explicada, devido à organização e maior c**trole da
</line>
<line>
em*resa
</line>
</par><par>
<line>
*ue ocor*e após a implan*ação da ce*ti*ica**o ISO 900*, deixand* * empresa dentro de uma
</line>
<line>
normal*zação internacio*al. Isso contribui pa*a o c*e*cimento * desenvolvimento da empresa
</line>
<line>
e **f*ete na *cono**a do país.
</line>
<line>
S*gere-*e, para pesquisa* **tu*as, o uso *as *emais *ertificações *SO co** variáve*s
</line>
<line>
do modelo, par* sab** o ef*i*o qu* cada uma delas tem nos indicadore* eco*ôm*co* do país, *
</line>
<line>
*u* *o*sibilita uma com*aração entre ele*. E*** e*t*do tamb*m pode s*r reaplicado em out*os
</line>
<line>
países, com* a C*ina, por exemplo, que é o país com ma*or número de empresa* certificadas.
</line>
<line>
R*F*RÊ*CIAS
</line>
<line>
ABNT. ASS*CIAÇÃO BRASILEIR* DE NORMAS TÉ*NICAS. *BR ISO 900*:*015 -
</line>
<line>
Sistemas d* G*stão *a Qu*lidade - Req**s*tos. 2015. Dis*onível em:
</line>
<line>
<h*tp://a*n*.or*.br/pagina**e/notic*as/217-ab*t-n*r-iso-9001-201*-sistema*-de-
</line>
<line>
g*st%c*%a3o-da-qu*lidade>. Acesso em: 16 fev. 20*8.
</line>
</par><par>
<line>
ADVFN, 201*. Disponível
</line>
<line>
e*:
</line>
<line>
<ht*ps://br.ad*fn.com/indicad*res/ba*anca-c*me*ci*l>.
</line>
</par><par>
<line>
Aces*o em: 19 fe*. *018.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresina, v. *5, n. 6, art. 9, p. 168-180, nov./dez. *01*
</line>
<line>
www4.fsa*et.com.*r/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E*eito da Ad*são *as Certifi*açõ*s Iso *0*1 No *o**me *e Exp*r**çõe* Brasilei**s
</line>
<line>
1*9
</line>
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168-180, nov./dez. *018.
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<line>
Contr*buição dos Autores
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G. Ha*mes
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<line>
E. *. S***a
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<line>
D. C. Fattermann
</line>
<line>
C. M. T. *odrigue*
</line>
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<line>
1) concep*ão e plane*am*nto.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) anál*se e interpreta*ão dos dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
3) elabor*ção do *ascunh* ou *a r*visão *ríti*a do co*teúdo.
</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
4) partici*ação na apr*v*ção da versão final ** manuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 15, *. *, art. *, p. 168-180, no*./de*. *018
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<line>
www4.fsan*t.com.br/**vista
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