<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 12, art. 10, p. 200-21*, d*z. 2*20
</line>
<line>
ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2*20.17.12.*0
</line>
</par><par>
<line>
Estratégias de Comunicação na *s*ola - Estud*nt*s em Me** à Pandemia da C**id-19
</line>
<line>
Commun*cation Stra*egie* S*hool - Stud*nts in the Mid**e of t*e Covid-19 *and*mic
</line>
</par><par>
<line>
Vi*t*r Hugo N*del Oliveira
</line>
<line>
Doutor *m E*ucação pela Pon***ícia Univ*rsidade Católi*a do Rio Gr*nde do Sul
</line>
<line>
Pr*fessor do Depart*me*to de Humanidad*s da Unive*si*ade Fede**l do Rio *ra*de do Sul
</line>
<line>
E-ma*l: **ctor.juv*ntudes@gmail.com
</line>
</par><par>
<line>
*n*ereço: Vic*or Hugo Nede* Oliveira
</line>
<line>
Editor-C*efe: *r. Tonny Kerle* de A*en*ar
</line>
</par><par>
<line>
Un*versidad* Fe*e*al do Rio G*and* do Sul - Av. Bento
</line>
<line>
*odrigues
</line>
</par><par>
<line>
Gonçalves, 8850, Agron*mia, CEP: 91.501.-97*, P*r*o
</line>
</par><par>
<line>
*le*re/RS, *ras**.
</line>
<line>
Artigo recebido *m *3/10/2*20. Última
</line>
<line>
v*rsão
</line>
</par><par>
<line>
rec**i*a em 04/11/2020. Aprovado e* 05/11/2*2*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Avaliado **l* sis*ema Trip*e Review: De** Review a)
</line>
<line>
*elo Edi*or-Chefe; e *) Doub*e Blind Re*iew
</line>
<line>
(aval*ação c*ga por doi* *valiador*s da área).
</line>
<line>
Revis*o: Gr*m*tical, Normativa e de *o*mataçã*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Estrat**ias de *omunicação na Escola - *studa**es em Meio à Pandemia da Co*id-19
</line>
<line>
201
</line>
</par><par>
<line>
*ESUMO
</line>
</par><par>
<line>
A chegada da pandem*a da CO*I*-19 mudou, m*ito rapid*men*e, *ári*s formas de vi*a da
</line>
</par><par>
<line>
sociedade contem*orânea,
</line>
<line>
en*re e*s*s, os pr*cessos de ensino e ap*endizagem *as **colas
</line>
</par><par>
<line>
t*veram *e ser r*p*nsad*s de maneira emerg*nci*l. Esse trabalho *eve como princip*l **je*ivo
</line>
</par><par>
<line>
anali*ar a organiz*ção *istematiza*ão das ativ*dades dos estudos remotos ap*es*nt*dos no e
</line>
<line>
site do Colégio de Apl*cação *a Un*versidade Federal do Rio G*ande do Sul, *omo *orma de
</line>
<line>
en*ender como se deu a comunicaçã* estudant**-escola em meio à pandemia da CO*I*-*9.
</line>
</par><par>
<line>
P*ra isso, f** rea*iz*d*
</line>
<line>
*m
</line>
<line>
estudo d*
</line>
<line>
caso a *artir da* informaçõe* p*blicas
</line>
<line>
*ostadas,
</line>
</par><par>
<line>
semanalmente, no *i*e
</line>
<line>
*a instituiç*o,
</line>
<line>
de maneira a
</line>
<line>
en*o**r*r **emplos e mode*os de
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
<line>
ocorreu * pr*cess* de comun*cação da i*stitui*ão escola com seus interlocutores est**antes,
</line>
</par><par>
<line>
em meio ao *enário não planejado. Foi *o*sível ve*ificar qu* o *a*out utilizado para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
apresent*ção das a*i*idades remotas sema*ais por *é*ie e disciplina favorece* o en*endimento
</line>
</par><par>
<line>
*o q*e deveria s*r realizad* e encam*n*ad* *or
</line>
<line>
p*r*e
</line>
<line>
**s estud*nte*. O**ros *orm*t*s,
</line>
<line>
par*
</line>
</par><par>
<line>
além *as ativida*e* *m PDF, ta*bém fo*am enco**r*dos, como as *tividades via plataform*
</line>
<line>
Google Sala de Aula. Considera-se, po*tanto, em se tratando de um mo*ento excepcional
</line>
<line>
pelo qual a educ*ção co*o um todo não estava pr*parada pa*a vi*encia*, o *odel* adotado
</line>
<line>
pela institui**o es*udada apre*entou signif*cativos acertos que impulsionaram os **ocessos de
</line>
<line>
comuni*ação da escola com se*s estu*antes.
</line>
<line>
Palavras-ch*ve: Escola. Estudantes. Comunic*ção. Edu*açã*. COVID-19.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
The a*rival o* the COVID-1* pandemic c*ange*, very
</line>
<line>
*uickl*, various forms of life i*
</line>
</par><par>
<line>
contemporary soci*ty, *mong them, the *eaching and learnin* processes i* schools had to *e
</line>
</par><par>
<line>
reconsidere* in an emergency
</line>
<line>
way. **is work had as *ain
</line>
<line>
objectiv* to analyze the
</line>
</par><par>
<line>
organi*a*ion an* s*stematization of the *ctivitie* of the remote stud*es
</line>
<line>
p*e**nted on the
</line>
</par><par>
<line>
webs*te of t*e Colégio *e Aplic*ção of the Universidad* Fe*e*al d* Rio Grand* do Sul, as a
</line>
<line>
way to u*de*stan* how student*-sc*ool c*mmunica*io* took place in th* *idst of t** COVID
</line>
</par><par>
<line>
pandemi* -1*. To this
</line>
<line>
end, *
</line>
<line>
cas*
</line>
<line>
st**y was conducted b*s*d on
</line>
<line>
public information p*sted
</line>
</par><par>
<line>
weekly *n the institu*ion's web*ite, in orde* to
</line>
<line>
*ind *xampl*s and models o* how th* school
</line>
</par><par>
<line>
institutio*'s com*un*cat*on process w*th its s*uden* i*terlocutor* o*cu*r*d, in t*e midst of *he
</line>
<line>
planne*. It was p*ssible to *erify that the layout u*ed for the p*esentat*on of weekly remote
</line>
</par><par>
<line>
act**ities
</line>
<line>
by ser*es and di*cipline favored the understanding *f what shou*d
</line>
<line>
be do** an*
</line>
</par><par>
<line>
forwarded by t*e stude***. Other *ormats, i* addition to PDF ac*ivit*e*, were al*o *ou*d, su*h
</line>
<line>
as a*t*vities via the Google Classroom *latform. There**re, considering t*at this is an
</line>
</par><par>
<line>
*xce*tiona* *o*ent for whi*h educati*n
</line>
<line>
as a whole was n*t p*epared to experience, the
</line>
</par><par>
<line>
m*del
</line>
<line>
*dopted *y the instit*tion
</line>
<line>
studi** showed *ignific*nt suc*esses that boosted the
</line>
</par><par>
<line>
school's *ommun**ation proce*ses wi*h *** s*u*ents.
</line>
<line>
*e*words: *chool. Stude*ts. C*mu**cation. Edu*ation. COVID-19.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina *I, v. *7, n. *2, art. 10, p. 200-214, dez. 2020
</line>
<line>
www4.*sanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. H. N. Oliveira
</line>
<line>
2*2
</line>
</par><par>
<line>
* IN*ROD*ÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
Na vira*a d* ano *e **19 para o ano de *0*0, os países (mundo), com *nício na China,
</line>
</par><par>
<line>
foram *ur*r*endido* com * chegada d**ui*o *ue, atualme*t*, já é
</line>
<line>
nomeada como "a *aio*
</line>
</par><par>
<line>
****emia
</line>
<line>
do *ltimo século", originár*a de uma nova classe do Coronavírus, Sar*-*oV-2, o
</line>
</par><par>
<line>
causa**r* da doen*a denomi*ad* COV*D-**. Em tem*o *ecorde, **rias pesqu*sas (WANG et
</line>
<line>
al, 2020; LIU *t al, 2020;) re**iz*m *s pr*meiros estudos do* impactos *o vír*s e comprova*
</line>
</par><par>
<line>
* imperativa *ecessidade *e tomada de *edi*as
</line>
<line>
*e *on*enção
</line>
<line>
da propag**ã* da
</line>
<line>
doença,
</line>
</par><par>
<line>
dent*e ** princi*ais m*did*s
</line>
<line>
está o *sola**n*o social, cu**s estu**s vêm evidenciando
</line>
<line>
q* e
</line>
</par><par>
<line>
colab*ra *om o achat*mento da curva d* contamina*ão e o limite *o *up*rte *e acolhi*ento
</line>
<line>
*os múltiplos **s**mas de s*úde (SILVA, 2020; BRA*IL, 202*a; SP*SITO, GUIMA*ÃES,
</line>
<line>
20*0).
</line>
</par><par>
<line>
*ad* * cená*io de um mundo buscand* o is*lamento e o dis*a*cia*ento **cial,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
gran*e o
</line>
<line>
núm**o de a**vidades *u* pr*c*saram ser momentane*mente interdita**s *u ter*m
</line>
</par><par>
<line>
s*a lo*ís*ica inteira*en*e r*pensa*a. Gr***es peque*os shoppin*s fo*am fechados, com e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
intuito de evitar as aglomer*ções; *s pessoas com mais de 60 anos f*ram recomendadas a nã*
</line>
</par><par>
<line>
circularem nas ruas, p*r formar*m parte
</line>
<line>
do grupo de *ai** risco d* v*rus, na *ase agu*a da
</line>
</par><par>
<line>
doen*a; v*r*o* tipo* de comér*ios *e*omin*dos não-essencia*s também foram *echa**s, com
</line>
<line>
**s*as a **omover * n*cessár*o afastamento de *es*oas; * fo*ma de *el*-trabalho ou home
</line>
<line>
office foi inst*lad* *a* empresas e, aind*, e*colas e un**ersidades foram *echadas, evi*ando,
</line>
<line>
assim, as ag**meraçõ*s d* a*unos * profes*or*s *as sala* de aula e nos ambie*tes aca**micos
</line>
<line>
(O**VEIR*, 2020b).
</line>
<line>
Busc*n*o atende* às ações do* órgãos re*ul*dores de g*stão, a Un*vers*d*d* Federal
</line>
</par><par>
<line>
*o Rio Grand* do Su* (UFRGS), através
</line>
<line>
da Portaria
</line>
<line>
2.28*/2020 (BRASIL, *02*b),
</line>
<line>
de*idi*
</line>
</par><par>
<line>
que as ati*idade* de en*ino presenciais ficariam suspens*s *nquanto dura*se pandemia ou a
</line>
<line>
e*quant* *ão fo*sem liberadas p*las *utori**des de saúde. Assim *ue a *eferid* *ortaria foi
</line>
<line>
*ublicada, a *ireção do Colé*i* de Aplicaçã* da U*R** tratou d* organizar a reali*ação de
</line>
<line>
est*dos r*mo*os, v*sando garant*r a c**tin*idade do proces*o pedag*gico * mante* o **nculo
</line>
<line>
dos alunos com a instituição e com sua* aprendiz*gens. Par* isso, *s docente* f*ram
</line>
<line>
*nformado* que ter*am *e org**iza* atividades *eman*is ** quais *e*iam publi*iz*das no sítio
</line>
<line>
eletrônico da instituição para o **e*so e a real*z*ção d*s estudantes.
</line>
</par><par>
<line>
Este a*tigo tem como *rinc*p*l
</line>
<line>
ob**t*vo
</line>
<line>
analisar a or**ni*ação e sis**m*ti*a*ão das
</line>
</par><par>
<line>
at*vid*d*s do* estu*os remot*s apre*entados no
</line>
<line>
site do Col*gio
</line>
<line>
de Aplicaç*o da UFRG*,
</line>
</par><par>
</page><line>
como forma de *ntender c*mo se deu * comuni**ção estudantes - *sco*a em meio à p*ndemia
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*esina, v. 17, n. 1*, art. 10, *. *00-214, dez. 2020 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Estratégias d* *omun*caç*o na *scola - Estudantes em Meio à Pa*demia *a Covid-19
</line>
<line>
203
</line>
</par><par>
<line>
da COVID-19. Apresenta-s*, ao l*ng* do t*xto, * metodol*gia
</line>
<line>
de estudo de c**o, ado***a
</line>
</par><par>
<line>
para a *nvestigação, **gu*da da aprese*tação, análi*e e discussão do* resultados da p*squisa e,
</line>
<line>
po* fim, c*m algumas cons*derações *ara *efletir sob*e nossa con*ição de educado*es e de
</line>
<line>
so*ied*de ao final da pandem*a pela q*al **an*correm*s.
</line>
<line>
2 *ETODOLOGIA
</line>
<line>
A *efi*ição e escolha meto**lógica utilizada na *re*ente investigação foi o "*studo *e
</line>
<line>
caso", de*in*do por autores, *om* Yin (1993, 2005) e Stake (1999), defend*ndo o p*nsa*e*to
</line>
<line>
de **e um "ca*o" *on*orma-se como **a situação definida, a*nd* que seja uma decisão, p*r
</line>
<line>
*xemplo, como é o caso em **e*t*o: a decisã* *a real*zação de estud*s d*micilia*es remotos,
</line>
<line>
*ado o *echamento das escolas em decorrência da pandemia da CO*ID-*9 e co*o se de* o
</line>
<line>
*cesso e a *om*nicação entre a es*ola e se** estudantes nest* c*ntext*.
</line>
<line>
Em conjunto c*m o propost* por Do*ley (2002, *. 344), é possível afi*mar *u*
</line>
</par><par>
<line>
"in*estigadore*
</line>
<line>
d* várias d*sciplinas
</line>
<line>
usam o méto*o de investigação do
</line>
<line>
est*do *e ca*o p*ra
</line>
</par><par>
<line>
[...] explora*, ou para de*crev*r um objeto ou fenômen*". Nes*e sentido, ao
</line>
<line>
explor*r
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*escrever *m f*nômeno que nunca antes for* vivid* na nossa história recente - a realiz*ção
</line>
<line>
de estudos *e*ot*s em decorrência *o i*olamento *oc*al haja vista a *itua**o ** emergência
</line>
</par><par>
<line>
sanitária em oc*rrência na maio*ia dos países do planeta - cumpre-*e c*m a noção
</line>
<line>
*e um
</line>
</par><par>
<line>
estudo de caso.
</line>
</par><par>
<line>
Na esteira de Y*n (2005, p. *2), qu*ndo se l**bra *a proemi*ê*cia do c*nt*xto
</line>
<line>
*m
</line>
</par><par>
<line>
curso, dia*te da an*l*se *o ca*o estudado, afirm* que um estudo de *aso é uma pesquisa
</line>
</par><par>
<line>
empíric* q*e in*estiga *m fe*ômen* atual de*tro do se*
</line>
<line>
c*ntexto de
</line>
<line>
vida real. Nesse
</line>
</par><par>
<line>
entend*me*t*, ain*a que seja claro * contexto em a*da*e*to - *and*mia ** CO*ID-19 - é
</line>
</par><par>
<line>
imp*rta*te que se tenha a ate*ção necessária às conse**ências e, n*sse caso espec*fic*,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*echamen*o d* escolas é o que se re*ere o co*texto em an*lis*.
</line>
</par><par>
<line>
Est* es*udo de c*so te*e como coleta de da*os as fontes documen*ais
</line>
<line>
que *s
</line>
</par><par>
<line>
tecn*logias da comunicaçã* permitem obtenção (MEIRINHO*; OSÓRIO, 20*0), quais
</line>
<line>
sejam: as in*ormações obt*das *m re*açã* à institui**o em apreciaçã*, a partir da web site de
</line>
</par><par>
<line>
ac*sso
</line>
<line>
públic* (*ttp*://www.ufrg*.br/colegio*ea*licaca*/), onde fo*am encaminhadas, tod*s
</line>
</par><par>
<line>
as semanas, as a*ivida*e* *os *omp*nent** curriculares. Vi*and* * garantia dos cuidados
</line>
</par><par>
<line>
éticos necess*rios, foi levada em
</line>
<line>
c*nsideração * Resolução *10, de 7
</line>
<line>
de abri* d* 2016, do
</line>
</par><par>
<line>
Co*selh* *acion*l *e Saúd* (BRASIL,
</line>
<line>
2016), a qual trata *o*r* ***ca na *esquisa
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
Ciência* Humana*. No *rtigo 1º, Parágrafo *nico, *t*m II, é
</line>
<line>
afirmado que as inve*ti*ações
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FS*, *ere*ina PI, v. 17, n. 12, art. 10, p. 200-*14, de*. 2*20
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. H. N. Ol*veira
</line>
<line>
204
</line>
</par><par>
<line>
qu* u*il**am de *nfo*mações de acesso público, como é o caso d* pres*nte, não serão
</line>
<line>
*egist*adas nem avali**as *elo sistema CE*/CONEP. Ainda ass*m, em garantia ao anonimato
</line>
<line>
d*s doc**tes e estudantes, os respecti*o* nom*s fora* omitidos.
</line>
</par><par>
<line>
O corpus
</line>
<line>
da
</line>
<line>
aná*ise foi, po*tanto, o conjunto de **formações
</line>
<line>
*ncontradas no site da
</line>
</par><par>
<line>
instituição em
</line>
<line>
*nálise, Colégio de Aplicaç*o da UFRGS e
</line>
<line>
todas as form*s de comunicação
</line>
</par><par>
<line>
entre *scola (* seus
</line>
<line>
profess*r*s)
</line>
<line>
***
</line>
<line>
os e*tud*ntes (e su*s famílias). Navegou-se, portanto,
</line>
</par><par>
<line>
nos links encontr*do* referentes aos estudo* re*otos com o intuito de verific** como
</line>
<line>
oc****r*m os pr*c*sso* de comunicaç** entre os s*jeitos *nvolvi*os.
</line>
<line>
*m comunhão com * proposto por Ventura (20*7), como *e t*atou de estudo de *aso,
</line>
<line>
os pe*q*isado*es devem defini* antecipadamente o plano de análise e *ambé* util*zar de
</line>
<line>
*ate*orias analí*icas ori*nd*s de teorias reconhe*idas no campo do conhecim*nto. **ra tanto,
</line>
<line>
do c*nju*to de *le*e*t*s en*o*trados no sít*o eletrônico ** insti*uiç**, foram debru*ados em
</line>
<line>
mo*entos analític*s que de*sem co*ta, justamente, de entender c*m* *s process*s de
</line>
<line>
co*unicaçã* estu*a*te - escola ocorriam.
</line>
<line>
3 RESULTA*OS * **SCUSSÕES
</line>
<line>
Em relação *o formato de disponi*i*ização d*s mater*ais av*l**do* que form*ram o
</line>
</par><par>
<line>
co*pus da pesqui*a, ao a***sar o we* site do estabeleci*ento,
</line>
<line>
Col*gio de Aplicaçã* da
</line>
</par><par>
<line>
UFR*S, (**tps://www.ufrgs.br/c*legio*e*plicacao/), os est*dantes *eparavam-*e com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
comunicado *m tela inicial qual continh* o anúncio principal que lev*va para o link do* o
</line>
<line>
estud*s remot*s, se*anais, de acord* com a *m*gem de ca*tura de tela que é apre*e*tada na
</line>
<line>
*equê*ci*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, *. 17, n. 12, art. 10, p. 200-21*, dez. 20*0
</line>
<line>
www4.fs*ne*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Estraté*ias de Co*unic*ç*o na Esco*a - Estu*ant*s em Meio à Pandemia da C*v*d-1*
</line>
<line>
205
</line>
</par><par>
<line>
Figur* 1 - Ace*so ini*ial ao site do Colégio de A*li*ação
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: C*l*gio d* Aplica*ão *a UF*GS (2020).
</line>
<line>
O texto que c*ntinha no referid* "comunicado" er* o seguinte: "Preza*os estudantes *
</line>
<line>
f*miliares, com a i*eia básica d* pre*ervar o vín*ulo d* *studante com o colégio,
</line>
</par><par>
<line>
in*ormamos qu* estão **spon*veis os estudo* dirigidos de c*da etapa
</line>
<line>
e/ou modalidade de
</line>
</par><par>
<line>
ensino *elativos às sem*nas 1, 2 e 3. Tais
</line>
<line>
estudos deverão ser realizados ** sua* *asas,
</line>
</par><par>
<line>
remotamente, de ac*rd* *om as *rientações encaminhadas juntamente com os mesmos. Para
</line>
<line>
acessá-los, c*iq*e *o li*k abaixo". A part*r *esse text* inf*rmativo inicial, os estudantes
</line>
<line>
ti*ham imediato acesso: a) ao objet*vo das *a*e*as: preserv*r o *ínculo; b) aos materi*is dos
</line>
</par><par>
<line>
estud** remotos; *o *ormato de c)
</line>
<line>
*eali**ção: de suas casas, rem*t*mente; d) às orientações
</line>
</par><par>
<line>
es*ecí*icas de cada material, ao ac*ssá-l*.
</line>
<line>
No mome*to em qu* os estudantes clicavam no link referente aos "Estudos Dirigidos
</line>
<line>
Remo*os", de acordo com a se*ana em a*da*ento, e*e* *ra* dir*gidos a outra tela na qual
</line>
</par><par>
<line>
estavam *ndic*das as cinc*
</line>
<line>
equ*pe* d* trabalho
</line>
<line>
da instituição, qua*s se*a*:
</line>
<line>
"Un*alfa*",
</line>
</par><par>
<line>
*ef*rente aos ano* inic**is do en*ino fund*me*tal, 1º *o 5º anos; "Amora", referen*e **s 6º e
</line>
<line>
7º anos do en*ino *undamenta*; "Pixel", referente aos 8º e 9* an*s d* ensino fundamental;
</line>
</par><par>
<line>
"En*ino Médio", *eferente a*s 1º, 2º e 3º
</line>
<line>
anos do ensino médio; e
</line>
<line>
"*JA", re*erent* às
</line>
</par><par>
<line>
t*talidades da **ucação d* Jov*ns e Adultos, de *cordo com suas e*pecificidad*s.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresin* *I, v. 17, n. 12, a*t. 10, p. 200-214, dez. 2020
</line>
<line>
*ww4.f*an*t.*om.br/*ev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. H. N. Oliveira
</line>
<line>
2*6
</line>
<line>
Figur* * - Tela *or Equi** de trabalho
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: C*lég*o d* Apli*açã* da U*RGS (2020).
</line>
<line>
E*sa d*visão na segun*a te*a apresentada *os*ibilitou que os *studante* tivessem
</line>
</par><par>
<line>
ace*s* direto aos mat*riais semanais, par* os est*dos remotos, de a*ordo com a equipe
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
q**l estud*vam e, **steriorme*te, na *éri* na qua*
</line>
<line>
estavam ma*ric*lad*s ao longo do ano
</line>
</par><par>
<line>
leti*o *e 20*0. Ap** sele*io*ar a *eferida eq*ipe *e trab**ho, pod*riam então e*colhe* a sua
</line>
<line>
*u**a, e logo na sequên*** era i*dicada a t**a com as dis*iplinas relativas *quela *ta*a *a
</line>
<line>
escol*r**ação. Os íc*nes de ace*so a cada di*ciplina, para as atividades s*manai*, tinham
</line>
</par><par>
<line>
co**s dife*en*es
</line>
<line>
e uma imagem que i*dica*a sim*ologia relat*va *ssociada à área do
</line>
</par><par>
<line>
*onhecimento ou ao **mponente curricul*r a ser ac*ssado.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Ter*sina, v. 17, n. 12, art. *0, p. 200-214, dez. 20**
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.br/re*i**a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Es*r*t**ias *e Co***icação na Escola - *studantes em Meio à Pand**ia da Covid-19
</line>
<line>
20*
</line>
</par><par>
<line>
Figura 3 - Aces*o aos estu*os por d*sciplinas
</line>
</par><par>
</page><line>
F*nte: Colégio de Aplicação *a UFRGS (2020).
</line>
<line>
E**a forma de disponibili*ar o acesso às atividades *ema**is pode *er entendida como
</line>
<line>
um* forma de tornar menos af*stada a comunic*ção *ntre os *studantes e seu* p**fessores, na
</line>
<line>
*edida em que os alunos *ncontram, no próprio web site da instituição, um am*i*nte
</line>
<line>
minimament* acolhedor, co**r*do * com f**uras que remontam, dir*ta*ente, ao componente
</line>
<line>
curric*lar r*spectivo da* ativid*d*s da semana em questão.
</line>
<line>
Ao clica*em *m um dos ícone* re*e*entes às d*sciplinas cu**icula**s *a página
</line>
<line>
demo*strada na figura anterio*, o* est*dante* *ram dirigidos para o arquivo, em *orm*to PDF,
</line>
<line>
*ev. FS*, Teres**a *I, v. 17, n. 12, art. 10, p. 200-214, dez. 2020 www4.fs*n*t.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. *. N. *liveira
</line>
<line>
*0*
</line>
</par><par>
<line>
no qual co*tinha a ativ*dade da se*ana, refer*nte à disciplina sele*ion***. *s ativid*des, no
</line>
<line>
geral, p*ssu*am *ma lauda, sendo verifi*adas a**vidades com duas ou três laud*s igualmente,
</line>
<line>
conforme ex**plo de a*ividad* *u* s*gue, referent* à 12ª sem*na de a*i*id*d*s da disc**lina
</line>
<line>
de Geograf*a, n* 6º ano do *nsino fundamental.
</line>
<line>
Figura 4 - E*emp*o de at*v*da*e encaminhada
</line>
</par><par>
<line>
Fo*t*: Colégio de *plicação da U**GS (2020).
</line>
<line>
*onstata-** *ue as ativida*e* *oss**am u* cabeçalho padrã*, no *ual havia es*aço
</line>
<line>
para preen*himento do nome dos estuda**es e inf*r*açõ*s c*mo: nome e e-mail do professor
</line>
<line>
(q*e, nesse exemplo, foram borrados e* r*speito ao *nonimato c*ja garantia ét*ca preconiz*),
</line>
<line>
*omponente curr*cular, data da ent*eg* da at*vidade e a respectiva turma a q*e *e referia a
</line>
<line>
proposta. Na sequência são a*resen*adas as orient*ç**s para a realiz*çã* das at**i*ades e os
</line>
<line>
e*caminha*entos espe*íficos ** cad* p*oposta. No cas* do e*em*lo em tela, foi apres**tado
</line>
<line>
um planisfér*o como recurso vi*ual e, a partir *este re*ur*o e do link co*tido *as orientações
</line>
<line>
d* at*vidade, os estudantes deveri*m encam*nhar suas respostas. Em outras atividades
</line>
</par><par>
<line>
ana*is*da*, foi
</line>
<line>
possível perceber que múltiplos recur*os podem se* utiliz**os, como: textos,
</line>
</par><par>
<line>
imagens, lin*s
</line>
<line>
q*e direcionam p*r* outr*s p*ginas, tab*las, esq*emas,
</line>
<line>
poesias, *i*inhas, etc.
</line>
</par><par>
</page><line>
**v. FSA, *eresina, v. 1*, n. 12, art. 10, p. *0*-214, de*. 202*
</line>
<line>
www4.fsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Es*ratégias de *omu*icação na Escola - Estudantes em Meio à Pan*emi* da Covid-19
</line>
<line>
209
</line>
</par><par>
<line>
Em relação ao tipo de atividad*s encamin*a*as, diver*a* possibi*idades també* puderam se*
</line>
<line>
*ncontra*a*, como: *uestões diss*rtativas, que*tões obj*tivas, escrita de textos, des*nhos, etc.
</line>
<line>
O formato *til*za*o - atividades em form*to PDF - f*vo*ec*u, p*rtanto, a potencialidade de
</line>
<line>
u* c*rá*er diver*o das atividades encam*nha*as s*m*nalmente.
</line>
<line>
É po*sí*el compr*ender q** esta for*a *e layout da d*sponibilização das a**vidades
</line>
<line>
dos *studos remoto*, a part*r de *m link em destaque no web si*e *o Colé*io d* Aplicação da
</line>
</par><par>
<line>
U*RGS, * qual guiava o* estud**tes
</line>
<line>
*t* **a sér*e, su* t*rma,
</line>
<line>
a* disciplinas e
</line>
<line>
as a*ivida*es
</line>
</par><par>
<line>
beneficiou o acesso dos alunos às ativida*es en*am*nhadas. Essa sol*ção enc*ntrada,
</line>
<line>
*ort*nt*, tornou mais acessív*l a com*nicação entre escola e seus estudantes * familiares.
</line>
<line>
Em alguns casos, os p*ofes**res indicavam, nas atividades p*blicadas no site da
</line>
</par><par>
<line>
instituição, que
</line>
<line>
as tarefas sema*ais seriam rea*izada* via *utra **at*for**, o Google
</line>
</par><par>
<line>
*lassroom, *u Google Sala de Aula. Obteve-se
</line>
<line>
autorização para efetuar c*ptura de tela
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
uma d*s turmas cadas*radas nessa plataforma, referent* ao 8º a** do ensino f*ndam*ntal, n*
</line>
<line>
*isci*lina de Geografia, c*nforme image* que segue.
</line>
<line>
Figura 5 - Exemplo de S*** de Aula Virt**l - Google Classroom
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: C*l*gio de *plicaçã* da *FRGS (2020).
</line>
<line>
Nesse caso, a pa*tir da utilização de uma platafor*a de ensin* a dis**ncia, outras
</line>
<line>
fun*ionalidades podem ser encaminh*das pelos p*ofessores e, desse m*do, buscar maior
</line>
<line>
*nt**ração nos proc*ssos de aprendizagem *a moda*idad* de ens*no remoto, adotada pela
</line>
</par><par>
<line>
e*c*pcionalidade do mome*to em vigor: a pandemia da COVID-*9. A
</line>
<line>
*lataforma G*ogle
</line>
</par><par>
<line>
Sa*a de Aula permite que *s d**entes rea*iz*m processo* de com*nicação com seus
</line>
</par><par>
<line>
estudant*s
</line>
<line>
*e m*neira *ai* próxima e im*diata, na medida em **e é c*i*da uma "turm*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina *I, v. 17, n. 12, art. 10, p. 200-21*, dez. *020
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.b*/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. H. N. Oliveira
</line>
<line>
21*
</line>
</par><par>
<line>
vir*ual", com todos os estudantes em *ma me*ma *ala de au*a digital. Se*analmente, nes*e
</line>
<line>
c*so e* análise, er*m p*b*icad*s links no Google Sala de Aula *ue *ire*iona*a* os
</line>
<line>
estu*antes para q*estionár*os monta*o* no Google F**ms, outra funci*nalidade da plataf*rma
</line>
<line>
Google *or E**cation disponível para u*o livre d** educador*s. *a i*agem de *a*tur* de tela
</line>
<line>
que segu* é apresentada parte da atividade da di*cip*ina de Geografia (OLIVE***, 202*a),
</line>
<line>
par* os oitavos anos *o *ns*no fundamental, referente à semana de número 1* d* atividades
</line>
<line>
remotas.
</line>
<line>
Figura * - Exemplo de A*ivid*de v*a Google Forms
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Colé*io de A*lica*ão da UFR*S (2020).
</line>
</par><par>
<line>
*o caso em qu*stã*, *s ati*idades *r*m c*m*ostas *e qua*ro pa*tes fundamentais,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
sab**: 1 - iden*i*icação, espaç* no qual o* estudantes *igitavam s*us nomes, turmas e e-mails
</line>
<line>
ca*astrad*s na *latafor*a; 2 - bre*e q*estionár*o de sondagem, pa*a que o docente pudess*
</line>
<line>
reco*hecer e*ementos import*ntes dos estudantes em re*ação ao* *onte*dos *u ao emocional
</line>
<line>
do* *esmos; 3 - atividade em si, conform* a capt*r* de tela, na qual, especifi**mente, tratou-
</line>
</par><par>
<line>
*e de temas relacionados ao continente amer*cano
</line>
<line>
e; 4 - fin**ização envio, n* qu** e
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
estudantes d*claravam a ciê*c*a d* su** re*post*s e e*cam*nhavam * ativ**ade. Esse f*r*at*
</line>
</par><par>
<line>
foi imediatam*nt* bem *ceito
</line>
<line>
pelos e*tudantes, na medida em que *ossuía melh*r dese*ho
</line>
</par><par>
<line>
gráfico p*r* o enten*imento dos
</line>
<line>
concei*o* abordados e, ao mesmo *e*po, requ*ria menor
</line>
</par><par>
<line>
*uantidad* de ve**cid*de * con*u** de
</line>
<line>
internet, haja v*sta o fato
</line>
<line>
de que um *xpressivo
</line>
</par><par>
<line>
nú*ero
</line>
<line>
de e*tudantes d* *nstituição possuía apena*
</line>
<line>
aces*o à in*ernet *ia da*os móveis dos
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, T*resina, v. 17, n. 1*, *rt. 10, p. 200-2*4, d*z. 2020
</line>
<line>
www4.fs*net.*o*.br/r**ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E*tratégias de Comunicação na Esc*la - Estudante* em Mei* à *a*demia da Covid-1*
</line>
<line>
211
</line>
</par><par>
<line>
**ar*lhos celulares smartphones.
</line>
</par><par>
<line>
4 CO*SIDERAÇÕES FINA*S
</line>
</par><par>
<line>
4.1 palavras pa** segui* pensando
</line>
</par><par>
<line>
Ne*se *exto tratou-se *e alg*ns dos p*ocessos de comun*ca*ão do Colégio d*
</line>
</par><par>
<line>
Apli**ção *a Univer*idade Fed*ral d* *io G*ande do Sul com s*us estudantes, * *artir
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
e*tudos remotos adotados
</line>
<line>
pela
</line>
<line>
i*stitu*çã*, em ra*ão do cance*ame*to das aulas *resenciais,
</line>
</par><par>
<line>
*m
</line>
<line>
virtude da pande*ia da COV*D-19. O p*in**pal objetivo da i*ve**igaç*o foi analisar
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*rganização e *istematização das at*vidad*s dos est*dos remotos *presenta*os no site *o
</line>
</par><par>
<line>
Colégio de *plic*çã* da Un*versid*de F**era* d* Ri* Grande
</line>
<line>
do *ul, c*mo forma
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
en*ender como se deu a comunicação estudant*s - esc*la em meio à pandemia da COVID-1*.
</line>
<line>
Par* **ingir esse ob*etivo, foi realizado um estudo de caso, a partir das informaçõ*s públicas
</line>
<line>
p*stad*s, sem*n*lm*nte, no site da i*stituição, *e mane**a a enc*ntrar *xemp*os e modelos de
</line>
<line>
como ocorre* o pro*esso de c**unicação da institui*ão es*ola com seu* in*erlocutores
</line>
<line>
estudan*es, em meio ao c*nár*o não *lanejado.
</line>
<line>
Ao verif*c*r a forma e o layout uti*izad*s para a apre*entação das a**vidades remotas
</line>
<line>
semanais, **r sé*ie e discip*ina, *oi possí*el entende* que estes favo*e*eram o e*te*dimento
</line>
<line>
do que *eve*ia *e* re*lizado e, co*sequente*en*e, en*aminh*do *o* parte dos estudantes aos
</line>
</par><par>
<line>
seus profes*or**. As t*l*s autoindicativ*s, os conte*dos de f*cil visualização, os
</line>
<line>
ícones
</line>
</par><par>
<line>
coloridos e com s*mbolos
</line>
<line>
associados *os componentes cu*riculares *o*am d* g*ande
</line>
</par><par>
<line>
importânc** na f*ci*ita*ão dos proces*os d* comuni**ção ent** a *scola e seus estudantes. Os
</line>
<line>
outros formatos, para além **s atividad*s em P*F que ta*bém foram enco*trados, co*o a*
</line>
</par><par>
<line>
ati**dades at*avés da p**taforma Google Sala de Aula t*mbém ganharam des*aque, uma
</line>
<line>
vez
</line>
</par><par>
<line>
que tran*pus*r*m a barre*ra invisível de um documento e**á*ico e p*ssib**itaram co* que o*
</line>
<line>
processos de co***ic*ção pud*ss*m ser m*is fluídos e di*âmic**.
</line>
</par><par>
<line>
Em se tra*ando de uma aná*ise **erc* d* um
</line>
<line>
p*ocesso inicial de um movimento
</line>
</par><par>
<line>
pe*agó*ic* to*alment* *t**i*o e deveras
</line>
<line>
emerg*ncial, algumas fr*g***d*d*s poder*am ser
</line>
</par><par>
<line>
e*contradas no decor*er desse cami*ho (*LIVEIRA, 2020c). O que se propõe, des*a forma, é
</line>
<line>
que se dê foc* às potencialid*d*s q*e aqui foram a*resentadas, na med*da em que, com* nos
</line>
</par><par>
<line>
as*inalava C**teau (2008), entr* a* "táti*as" "e*tratégias" ** u* cotidiano q*e tomou e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
h*man*d*de *e surpres*, * propos*a analis*da *essa pesquis* constit*i-se, *ess* modo, com*
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 17, n. 1*, art. 10, p. 200-*14, dez. 2020 ww*4.f*anet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. H. N. *livei*a
</line>
<line>
212
</line>
</par><par>
<line>
t*ti*a d* atuaç*o pedagó**ca difer*nciada, fren*e a um cenário incógnito * nu*ca antes *ivido
</line>
<line>
*m noss* esc*la de temp*.
</line>
<line>
Fin*lmente, é fu*dam*ntal *e*let*r, **ss*s tem*o* *bis*ais que vi**mo*, e que, de
</line>
<line>
algum modo ma*c*rão para **mpre n*ssas v**as, que se trata um mom*nto de extr*ma
</line>
<line>
esperan*a. Assim como já n*s ap**tava o Professor Paulo Freire (2011), u*a e**erança não
</line>
</par><par>
<line>
de "es*erar", m*s sim de "e*perançar". Qu* possamos esperançar
</line>
<line>
um m**d* que tenha
</line>
</par><par>
<line>
*proveitado
</line>
<line>
e*se momento de p*ofund* reflexão, a partir
</line>
<line>
do* proces*o* de i*olamento
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
distanciame*to s*cial * que seja *ossí*el a*rend*r, a fim de evitar e*ros e, principa*ment*,
</line>
<line>
descobrir no*a* for*as de existên*ia * de organização *ocial * *e**gógica.
</line>
<line>
REFERÊNCIA*
</line>
<line>
BRASIL. Ministéri* da Sa*de. Co*selho Nacional de Saúd*. Reso*ução 510, de 07 de abril
</line>
<line>
d* 2016. Dispõe sobr* a* normas apl*cáv*is a pe*qui*as em Ciê*cias Huma*as e Sociais.
</line>
<line>
Dispo*ível em: http://bvsms.saude.*ov.br/*vs/saudelegis/cn*/2016/res0510_07_04_20*6.html
</line>
<line>
Acess* e*: 22 out. 2*20.
</line>
</par><par>
<line>
BR*SIL. Mini*tério *a Saúde. Secre*aria
</line>
<line>
de *igilânc*a em Saúde. Protoco*o de M*nejo
</line>
</par><par>
<line>
C*ínico para o Novo *oronavírus (20**-nCoV). Brasília, 202*a. Disponível em:
</line>
<line>
https://w*w.arc*.fio*ruz.br/bitstream/icict/40249/2/protocolo_manejo_coronavirus_ms.pd*.
</line>
<line>
Acesso *m: 22 out. 2*2*.
</line>
<line>
BRASIL. Portaria UFRGS n* 22*6 de 17 d* março d* 2020. P*r* fins de **tensificar a*
</line>
<line>
medidas d* p*evenção *a transmissão *a COVID-19 (novo Coronav**us), *lé* de manter
</line>
</par><par>
<line>
aque**s já estabelec*das
</line>
<line>
pel* Com*tê resp*nsável
</line>
<line>
pelo Plano de Cont*nge*ciam*n*o da
</line>
</par><par>
<line>
C*V*D-1*, no
</line>
<line>
âmbito das
</line>
<line>
UF*GS. Disponível em:
</line>
</par><par>
<line>
http://www.**rg*.br/ufrgs/n*ticia*/rei*oria-institui-*ortar*as-que-r*gul*m-ati*idades-dura*te-
</line>
<line>
*eriodo-de-*us*ensao-de-*ulas. Ace*so em: 2* out. *020.
</line>
<line>
CERTEAU, *. A in*ençã* d* cotidiano: 1. Artes de fazer. Petr*polis: Vozes, 2008.
</line>
<line>
DOOL*Y, L. M. *ase Study Rese*rch and Theory Building. Ad*an*es in Developing
</line>
<line>
Huma* Resources (4), 335-354, *002.
</line>
<line>
FREIRE, P. Pedag*g*a da esperanç*: um *eencontro co* a p*dagogia do op*i*id*. São
</line>
<line>
*a**o: P*z e Terr*, 2011.
</line>
</par><par>
<line>
*IU, Z al. The epidemiological ch*ra*teristic* of *n outbreak of et
</line>
<line>
201*
</line>
<line>
**v** coro*a*irus
</line>
</par><par>
</page><line>
di*ea*es (COV*D-19) i* China. Chines* *ed*ca* *ss*ciation Publ*shin*. Vo* 41(2), p. 1*5-
</line>
<line>
151. Fev, 2020. Dispon*vel em: htt*s://www.ncbi.nlm.n*h.gov/pubmed/32064*53. Acess*
</line>
<line>
em: 2* out. *020.
</line>
<line>
MEIRINHOS, M; OSÓRIO, A. O estudo de cas* como estratégia de investigaçã* em
</line>
<line>
ed*c*ção. EDUSER: R*vista d* educa*ão, Vo* 2(2),2010.
</line>
<line>
Rev. **A, Teresina, v. 17, n. 12, art. *0, p. 200-214, dez. 2*20 www4.f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*stratégias de Comunicação n* Escola - E*t*d*ntes em Mei* à Pa*demi* da Covid-19
</line>
<line>
2*3
</line>
</par><par>
<line>
OLIVEIR*, V. *. N. O. O papel da Geogr*fia diante da *andem*a da COVID-19. Bol*tim de
</line>
</par><par>
<line>
*on*u*tu*a
</line>
<line>
(BO**),
</line>
<line>
v** .
</line>
<line>
3,
</line>
<line>
n.
</line>
<line>
7,
</line>
<line>
2020a.
</line>
<line>
Dispo*ível
</line>
<line>
em:
</line>
</par><par>
<line>
https://re*ista.uf*r.br/boca/*r**cle/view/Nedel Acesso em: 2* out. 2020.
</line>
</par><par>
<line>
OLIVEIRA, V. H. N. O. "O *ntes, o *go*a e o
</line>
<line>
depois": alguns desafios para a educação
</line>
</par><par>
<line>
básica frente * p*ndemia de *ovi*-19. B*letim *e *on*untura (*OCA), vol. 3, n. 9, 2020b.
</line>
<line>
Dispon*vel *m: htt**://revista.uf*r.br/b*ca/a*tic*e/view/NedelOl*veira Acesso em: 22 o*t.
</line>
<line>
*020.
</line>
<line>
OLIVEIRA, V. H. N. O. Juventud*s, escola e ci*ade na pa*d**ia da C*VID-1*. Boletim de
</line>
</par><par>
<line>
Conjunt*ra
</line>
<line>
(BO**),
</line>
<line>
vol .
</line>
<line>
3,
</line>
<line>
n.
</line>
<line>
10,
</line>
<line>
***0c.
</line>
<line>
Disponív*l
</line>
<line>
em:
</line>
</par><par>
<line>
*ttps://revist*.ufrr.br/boca/articl*/view/OliveiraNedel Aces*o em: 22 out. 2020.
</line>
</par><par>
<line>
SILV*, A. *. M. Sobre a possibilidade d*
</line>
<line>
interrupção da *pide*ia p*lo coro*avírus
</line>
</par><par>
<line>
(COVID-19) *om base nas melhores evidê**i*s *i*ntíficas di*poní***s. Rev*sta Bras*leira d*
</line>
</par><par>
<line>
Epide*iolo*ia,
</line>
<line>
v.
</line>
<line>
2*,
</line>
<line>
m*r,
</line>
<line>
20*0.
</line>
<line>
Di*ponível
</line>
<line>
em:
</line>
</par><par>
<line>
https://www.scielosp.org/a**icle/rbepid/2020.v23/e200**1/. Acesso em: 22 out. 2020.
</line>
<line>
SPOSITO, M. E. B; GUIMARÃES, R. B. Por que a cir*u*açã* de pessoas tem peso na
</line>
</par><par>
<line>
difusão *a pandemia. D*spon*vel em:
</line>
<line>
*tt**://www2.un*sp.br/por*al#!/n*tic*a/35626/por-
</line>
</par><par>
<line>
*ue-*-circulacao-de-**ssoas-tem-peso-n*-difusao-da-pandemia. Acesso em: 22 *ut. 2020.
</line>
</par><par>
<line>
ST*KE,
</line>
<line>
R. Case Studies. In DEN*IN, No*m**; *INCOLN, Yvonna. Hand*ook
</line>
<line>
of
</line>
</par><par>
<line>
qu*litativ* research (*p. 2*6-247). New*bury *ark: Sage, 1994.
</line>
<line>
VE*TURA, M. M. O Estudo de Caso c*mo Mod*lidade *e P*sq*isa Re*ista *OCERJ.
</line>
</par><par>
<line>
*007;
</line>
<line>
20(5):383-386.
</line>
<line>
Di*ponível
</line>
<line>
em:
</line>
</par><par>
<line>
*t*ps://www.academia.edu/**473787/O_estudo_de_caso_como_modalida**_de_p*squisa.
</line>
<line>
Ace*so **: 22 out. 2020.
</line>
</par><par>
<line>
WA*G, C. et al. *
</line>
<line>
*ovel coronavirus outbrea* o* *lobal hea*th concer*. The Lancet. *o*
</line>
</par><par>
<line>
395 Fev, 2020. Disponível em: https://www.th*lancet.com/action/showPd*?pii=S*140-
</line>
<line>
6736%***0%293*185-9. Acesso em: 22 out. 2020.
</line>
<line>
YIN, *. Appli*ations of case study research. Bever*y Hills, CA: Sage Publis*ing, 1993.
</line>
<line>
**N, R. Estudo de Caso. Pla*ejamento e *ét*dos. Porto Alegre: Bookman, 2005.
</line>
<line>
ZHU, N. et a*. A **vel Coro*avirus *r** Pat*ents with P*eumo*ia in China, 2019. The new
</line>
<line>
engla*d journa* of **di*ine. v. 3*2-8. Fev, 2020. Disponível em:
</line>
</par><par>
<line>
htt*s://www.nejm.o**/do*/pdf/10.10*6/NEJMoa20010*7?arti*le*ools=true. *c*sso
</line>
<line>
em: 22
</line>
</par><par>
<line>
o*t . *0*0.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina PI, v. 17, n. 12, art. 10, p. **0-21*, dez. 2020
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/r*vista
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
V. H. N. O**v*ira
</line>
<line>
**4
</line>
</par><par>
<line>
*omo R*fer*nciar *s*e Artigo, conforme ABNT:
</line>
<line>
*LIVEIRA, V. H. *. Est*a*égias de C*muni*ação na Esco*a - Estudan*es em Meio à P*nd*mia da
</line>
<line>
Covid-19. Rev. FSA, Teres*na, v.17, n. 1*, *rt. 10, p. 200-214, d*z. *020.
</line>
</par><par>
<line>
Contribuição dos A*tores
</line>
<line>
V. H. *. *liveira
</line>
</par><par>
<line>
1) conce*ção e planejamento.
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) análise e int*rpretaçã* dos da**s.
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elab*ração d* rasc*n** ou na revisão crí*ica d* con*eúd*.
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) particip*ç*o *a aprovação da vers*o fina* *o *anuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 12, art. 10, p. 200-214, d*z. 2020
</line>
<line>
www4.*san*t.com.br/revista
</line>
</par>Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)