<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 02, art. 13, p. 241-25*, f*v. 2*21
</line>
<line>
ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2*21.18.02.*3
</line>
</par><par>
<line>
A Discursividade em Rio Turuna: *m* Análise d* Su*eitos * *entidos da Ide**idade Goian*-
</line>
<line>
Tocantinen*e
</line>
<line>
The *i*cursivit* in Rio Turuna: ** Anal*sis of Sub*ect* and Me*n*ngs of t*e Goiano-
</line>
<line>
Tocantinen*e I*entity
</line>
</par><par>
<line>
Thiago B***osa Soare*
</line>
<line>
Doutor em Lingu*stica pel* Universida*e Federal de São C*rl*s
</line>
<line>
Professor da U*iversida*e F*deral do **cantin* no *ampus de Por*o **cional
</line>
<line>
E-*ail: thiago.soare*@m*il.uft.edu.*r
</line>
<line>
Cinara Teo*oro Maia
</line>
<line>
Mestrand* em L*nguística pe*a Un*ve*sida*e Federal *o T*c*ntins
</line>
<line>
Lic*nci*da em Letras pe*a Universidade Federal do Toca*tins
</line>
<line>
E-mail: thia*o.*o*r*s@m*il.uf*.edu.**
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Thiago *a*bosa *oares
</line>
<line>
Edit*r-Chefe: D*. *o*ny Kerley de Alencar
</line>
</par><par>
<line>
Uni*ersid*d* Federal d* *ã* Car*os. Rod. Wa*hington
</line>
<line>
Ro**igues
</line>
</par><par>
<line>
Lu*z, s/n, São *arlos - SP, 1*565-9*5. Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
E*dereço: C*nara T*odoro Mai*
</line>
<line>
*rtigo rec*bido em 08/01/20*1. Úl*i*a
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
Universida*e *ederal *o Tocan**ns, Ave*ida Paragua,i
</line>
<line>
recebid* em 19/0*/*021. Aprovado em 20/01/2021.
</line>
</par><par>
<line>
*/n Setor - B*irro da Cimba, Araguaína - T*, 77824-*3*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Brasil.
</line>
<line>
Av*liado pel* sis*e*a Tr*ple Review: De*k Review a)
</line>
<line>
pelo Editor-*hefe; e b) Do*ble *l*nd Rev*ew
</line>
<line>
(avaliação cega po* dois avali*do**s da áre*).
</line>
<line>
Revis*o: Gram*t*cal, N*rmativa e de Forma*açã*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. B. Soares, C. T. Mai*
</line>
<line>
242
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
O
</line>
<line>
pres*n** es*udo abre-s* para
</line>
<line>
as perc*pçõ*s inerentes * Análise
</line>
<line>
do *iscurso, da linha
</line>
</par><par>
<line>
francesa,
</line>
<line>
co* o i*tu*to de descrever a língua agin*o como *tiv*dade social, por meio
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
int*ração
</line>
<line>
cult*ral, *deológic*,
</line>
<line>
no processo de alteridade, bem *omo os
</line>
<line>
asp**tos situacionais
</line>
</par><par>
<line>
que interfe*e* *as *iversas **áti*as *o**ais, como n*ste
</line>
<line>
ca*o,
</line>
<line>
na lite*atura regio*a* de Eli
</line>
</par><par>
<line>
B*asiliense, Rio Turuna. Seg*i*d* a premissa d* que sujeito e se*t**o *o**tituem-se
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
m*smo tempo, bem como * de *ue es*e sujeit* compreen*e as rel*ções sociais, somente pela
</line>
<line>
língua (ORLA**I, 1999), esta anál*se traz à tona a subjetivi*a*e do suje*to do nort* g*i*no,
</line>
<line>
atual Tocantins, apresenta*a por mei* d* obra regionalista, R*o Turun*. A*sim, tendo em vista
</line>
</par><par>
<line>
a compr*ens*o
</line>
<line>
do
</line>
<line>
proces*o d* formação
</line>
<line>
d*scursiva n* obra, be*
</line>
<line>
c*mo **s re*a*õ**
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
sent*dos, *e **bje*ivi*a*e que *ela s* formam, faz-*e **ui
</line>
<line>
uma b*sca na *ase teó**c*
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Análise *o Discurso, em autores com* Pêcheux, Althusser, Orlandi,
</line>
<line>
Foucau*t, entre outros.
</line>
</par><par>
<line>
Ao final,
</line>
<line>
apre*enta-se
</line>
<line>
uma análise de Rio Turuna,
</line>
<line>
c*mo con*ições para a
</line>
<line>
identifi*ação das
</line>
</par><par>
<line>
i*stâ*cias i*e*lógi*as que fazem emergir a i**nti*ade goiano-*ocantinense.
</line>
<line>
*alavras-Chave: Rio Turuna. Eli Brasilie**e. Análise do Discu*so.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
The pres*nt stu*y opens up to the pe*ceptions inherent to Discour*e Analy*is, o* the French
</line>
<line>
line, in orde* to desc*ibe the lan*uage actin* as a s*cial *ctivi*y, through cultural, ide*logical
</line>
</par><par>
<line>
interacti*n, i* the
</line>
<line>
process o* alterity, as well as t*e situation*l
</line>
<line>
aspects that *nterfere in
</line>
</par><par>
<line>
di*ferent social prac**ces, as in this *ase, in the reg*onal literature of El* B*asili*n*e, Rio
</line>
<line>
Turuna. Followin* the premi*e that subject and *ean*n* *re constituted *t the s*me time, as
</line>
<line>
*ell as t*at this subject unders*an*s *oci*l relatio*ships, only throu*h l*ngua*e (ORLANDI,
</line>
<line>
19*9), t*is an*lysis br*ng* up the subjecti**ty of the **bject from the *o*th of Goiás, *urr*nt
</line>
</par><par>
<line>
**cantins, present*d *hrough the regionalist w*rk, Rio
</line>
<line>
Turun*. Thus, with a vi*w to
</line>
</par><par>
<line>
unde*standing t*e
</line>
<line>
p*oce*s of di*cursive
</line>
<line>
form*tion i* the work, as well as t*e rel*ti*ns o*
</line>
</par><par>
<line>
meanings, su*jectiv*ty th*t *re formed in *t, * se*r*h is m*de here on *he theore*ical ba*is of
</line>
<line>
Disc*urse Analysis, in autho*s such as Pê*heux, Alt*usser, Orlandi, Foucaul*, *mong others.
</line>
<line>
*t the end, *n analysis of Rio Turuna is presente*, as conditi*ns for **e i*entification *f the
</line>
<line>
id***ogica* instanc*s that cause the id*ntit* o* Goiás-T*c*nt*ns t* emer*e.
</line>
<line>
*ey words: Rio Turuna. Eli Brasilie*se. Discourse A**lysis.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. 18, n. 02, *rt. 1*, p. 241-2**, f*v. 2021
</line>
<line>
www4.*sanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Disc*rs*vidade em Rio Turuna:Uma An*lis* de Suje*tos e Sentid*s da Identi**de Goia*o-Tocant*nense
</line>
<line>
*43
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
O presente estu*o abre-** para as perc*pções *n***n*e* à Aná*i*e do Di*curso, da lin*a
</line>
</par><par>
<line>
fr*nc**a,
</line>
<line>
com o intu*to de descrever a língua agindo *om* at*vidade social, por meio
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
int*ração cultu*al, ideológica, no proc*s*o d*
</line>
<line>
alt*ridade, bem *om* os a*p**tos situacion*i*
</line>
</par><par>
<line>
que interferem
</line>
<line>
nas d*versas práticas soc*ai*,
</line>
<line>
c*mo nest* cas*, na
</line>
<line>
litera**ra *e*ional de El*
</line>
</par><par>
<line>
B*asiliense, Rio Tur*na.
</line>
<line>
E* ****raposi*ão à abordagem da língu* como instrumento de comunicação, em qu*
</line>
<line>
*sta é conce**d* como um *ódigo po* on*e um *m**sor co*u*ica a um **ceptor det*rminadas
</line>
</par><par>
<line>
mensagens, s*m dificuld**es, *a*cus*hi (2008, p. 139) anunc*a outras p*ssib*lidades
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
s**plismo da op*ração que "ap*esenta de u* lad* o t*x*o e *o outro os indiv**u*s que, em
</line>
<line>
condiç*e* *specíf*cas, p*dem *ompree*der c**t*údos e sent**os sem **iores problemas".
</line>
</par><par>
<line>
Nes*a persp*ct*va,
</line>
<line>
ancora*o essas proposi*ões, a língu* não é transp*r*nt*, tam*ouco a
</line>
</par><par>
<line>
de*vinc*lada da histó**a, ** seja, do *eu uso social.
</line>
<line>
Segu*ndo a p*emi*sa de que su*eito e *e*ti** cons*ituem-se ao mesmo temp*, bem
</line>
<line>
*omo a de que ess* s*jei*o com**eende as re*ações **ciai*, *omente p*l* lí*g*a (ORLANDI,
</line>
</par><par>
<line>
1999), esta a*álise
</line>
<line>
traz à tona * *u*jeti*id*de d* su*eito do nort* go*an*, atual *oca***ns,
</line>
</par><par>
<line>
apres*ntada por m*io d* obra regionalista, Rio Turuna.
</line>
<line>
É indiscutível n*s mei*s acadêmicos a potencialida*e interpretativa, con*ida nas obras
</line>
</par><par>
<line>
literár*as. Essa
</line>
<line>
p*tencialidade est* na **mpreen*ã* do tex*o liter*rio como *m i*p*r*ante
</line>
</par><par>
<line>
*estemun*o da *e*lida*e social e cultur*l de um povo, em d*term**ado t**p* e lu**r, sendo *
</line>
<line>
a*tor int*rprete de uma rea*id*de v*ve*ciad*.
</line>
<line>
El* Brasiliense, escritor radicado *m Go**n*a na década de 19*0, *asceu em P**to
</line>
</par><par>
<line>
Nacional (TO) e s* consagrou
</line>
<line>
c*mo um dos maiore* *scrito*es *o *egio*alismo *od*r*ista
</line>
</par><par>
<line>
qu* inaugurou autore* como Gr**iliano **mos, B*rnardo Eli*, e*tre outr*s (ALMEIDA,
</line>
</par><par>
<line>
1*85). A obra d* El* Brasilie*se Rio Tu*una (1*6*), U*a sombra *o
</line>
<line>
fundo do r*o (197*)
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Pium (1984) é ambientada
</line>
<line>
nas ri*eiras do Toc*nt*ns d* mea*os do sécu*o XX e r*co no* é
</line>
</par><par>
</page><line>
detalhes da vida do homem do sertã* t*cantinense.
</line>
<line>
P*r esta razão, com o *ntuit* *e com*reender a vida e *orm*ção da **entidade
</line>
<line>
ribeiri*ha t*cantin**se, em época a*terior à cr*ação do Estado *o *ocantins, em *988, *l**e-
</line>
<line>
se para *sse estudo a obra "R*o Turuna" pu*lica*a e* 196*. A obra e seu au*or s* *nse*em no
</line>
<line>
campo da li*eratur* regi*nal, tr*z**do elementos da representação simbólica d* importan*es
</line>
<line>
aspec*os da *ida socia*, e*onô*ica e cult*ral. Est*s, p*r sua **z, po*sibilitam a *ompr*en**o
</line>
<line>
dos e*e*entos con*ti*utivos de respectiva cultura e identidade do **m*m tocanti*e*se, qu* se
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina *I, v. 18, n. 02, art. 1*, p. 241-*5*, fev. **2* www4.fsanet.com.**/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. B. So**e*, C. T. *a*a
</line>
<line>
244
</line>
</par><par>
<line>
con*tró* p*r me*o das *ormaçõe* discu*sivas e apresenta-se n*s práticas dis*ursivas
</line>
<line>
*otidianas.
</line>
<line>
A t*ama apres*ntada po* Eli Bra**liense hoje pos*ui d*nsidade hi*tórica, uma vez qu*
</line>
<line>
resgata asp*ctos c**turais e identitários de um povo, que até então jamais so**ara p*rti*ipa*te
</line>
<line>
da memória viva de uma regi*o geod*sicamente centralizada, cujo futur* pró*im* tra*ia u*a
</line>
<line>
divisã* espacial geográ**ca, em***a muito *ntes planeja** e e*perada por s*us antepass*dos,
</line>
<line>
de mudanças *reponderantem*nte transf*rmad*ras e irrevoga*elmente d*fin*tivas.
</line>
<line>
A prec*osidade da *bra eliana resi*e na poss*bil*dade de voltar no tem*o e apre*ia*,
</line>
</par><par>
<line>
*or *eio
</line>
<line>
da c*ta*a literatura, * sub*etivação do sujeit* *ocantinense em detr*me*to
</line>
<line>
às
</line>
</par><par>
<line>
transformações po*ítica* ambient*do *s margens do ri* qu*, futuramente, cederia seu nome ao
</line>
<line>
*ovo Es*ado, *e*tor d**se ter*i*ór*o (LEITE, 1983).
</line>
</par><par>
<line>
**sim, tendo
</line>
<line>
em vista a co*pr*ensão do processo de f*r*ação discursiva na ob**,
</line>
</par><par>
<line>
b*m *omo das re**ções d* sentidos, de su*je*ividade *ue se forma*, faz-s* aqui uma busca na
</line>
<line>
base teórica da Análise do Discurso, em *ut*res c*mo Pêc*e*x, Althus*er, *rlandi, Foucault,
</line>
<line>
e*tre out**s. Ao final, aprese*t*-se uma *nálise da lit*ratura uti*izada, *omo pano *e fundo
</line>
</par><par>
<line>
para a iden*ifi*a*ão *as instânci*s
</line>
<line>
*deológi*as
</line>
<line>
que fazem emergir a *dentidade goiano-
</line>
</par><par>
<line>
tocan*in*nse.
</line>
</par><par>
<line>
* RE*ERENCIAL T*ÓRICO
</line>
</par><par>
<line>
As p*lavr*s, enquanto práticas d*scu*sivas, assim como a f*rm*ção discu*si*a de uma
</line>
</par><par>
<line>
comunidade, desenh*m o seu *erfil identitário, fazem emergir a *ubjetividade
</line>
<line>
*o*et*va que,
</line>
</par><par>
<line>
por sua vez, *á v*da à cultu*a e *emais traços s*ciai* *e **ferida população.
</line>
</par><par>
<line>
Para a Aná*ise do Discurso, * linguagem é a articulação impr*sc*ndível e*tre o homem
</line>
</par><par>
<line>
e a realidade natural *ocial. E*sa i*terfer**cia *ossibil*t* perman*nc*as, d*slocament*s e
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
tra*s*or*açõ*s
</line>
<line>
do sujeito e da r*alidade à sua
</line>
<line>
vo*ta. Orlandi (1999, p.
</line>
<line>
15) ressal*a
</line>
<line>
*ue "o
</line>
</par><par>
</page><line>
*rabalh* sim*ólic* do discu*so está n* b*se da existência humana".
</line>
<line>
Levando *m c*n*a o h*mem na sua histó*ia, considera *s p*o*es*os e *s co**iç*es
</line>
<line>
de prod*ção *a linguagem, pela an*lise da relação estabel**ida pela l*ngua com os
</line>
<line>
suj*ito* **e a falam * as *ituações em que se p*oduz o d*zer. Desse m*do, p*ra
</line>
<line>
e*co*trar as *egul*ridades da lingua*em em sua produção, de*e-se rel*ciona* a
</line>
<line>
linguagem à sua exte*ioridade. (ORLANDI, 1999, p. 16).
</line>
<line>
A l*nguagem f*z sentido, torna-se *lemento de si*nif*caç*o pa*a comunida**s sociais
</line>
<line>
e cul*urais quando imbricada *m sua histó**a, qu*ndo cont*xtualizad*, co*o parte *atural *e
</line>
<line>
uma formação discu*siva específic*. Nessa *e**pe*tiv*, exer**r a prática discu*siv* *ignifica
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 02, art. *3, p. 241-256, fev. 2021 w*w4.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* Discursivid*d* em Rio Tur*na:Um* *nális* d* Sujei*os e Sentidos da Identid*d* G****o-Toc*ntinense
</line>
<line>
245
</line>
</par><par>
<line>
"falar *egundo *et*rminadas regras ex*or e
</line>
<line>
a* r*lações que se dão dentro d* um *iscurso"
</line>
</par><par>
<line>
(*LI**IRA, *013, p. 139).
</line>
</par><par>
<line>
Vale reportar, t*mbém, *s *notações de Foucault (*009) qu*nto à *oção de form*ç*o
</line>
</par><par>
<line>
d**curs*va, s*gundo a
</line>
<line>
qual é definida por regras anôn*mas e *istóricas, es*acial
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
temporalment* *et*rminadas, que p*ra cada período * dimensão social, econômica, *eogr**ica
</line>
</par><par>
<line>
ou linguística, definira* a* con*ições *e exercício da
</line>
<line>
função en*nciativa. (*OUCAULT,
</line>
</par><par>
<line>
2009, p. 133).
</line>
</par><par>
<line>
V**tando às pr*ticas discursivas, observa-se que cot*diana e mecanicamente suj*itos se
</line>
</par><par>
<line>
valem de determi*adas formações discur*ivas, a*reditando us*r *e ***al l*ber*ade
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ex*ressão ao propagar ideias e pensamentos. Mal sabe* qu* a linguagem, seja ela co*oq*ial
</line>
<line>
ou em norma padrão, mesmo a**ela exp****a *o dia-a-*i*, no p*ocesso de alt**idade, já c*ega
</line>
<line>
car*egada d* se*tidos.
</line>
<line>
Mesmo nu*a análise superficial, n*o disc*rs*va, é sabido que o q*e ora é di*o *ão
</line>
<line>
par*e de um saber ime*iatamente descoberto, ou que "reinven*a-se a *oda" a *ada at* de f*la,
</line>
</par><par>
<line>
ou ainda q*e o sujei*o s*ja autor do
</line>
<line>
próprio d*zer. Segundo Orlandi (1999, *. 33), e**e
</line>
</par><par>
<line>
esquecime*to i*eoló*ic* "é *a *nst*n*ia do inconsc*ente", resulta** de
</line>
<line>
com* o in**víduo
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
afet*do ideolo*icamente e reto*a o sonh* adâmi*o, "o de estar na inicial absol*t*
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
linguag*m". Por i*so pode s*r dit* q*e se tem a ilusão de ser a orige* do *** se diz, quando
</line>
<line>
na verd*de o que se nota é o ret*r*o a senti*os pree*isten*e*. *es*a forma, d* ponto d* vista
</line>
</par><par>
<line>
discur*ivo, o***re a tod* o momento um
</line>
<line>
atrave*samento *ntre língua e ob*eto de *m*
</line>
</par><par>
<line>
*emória discursi*a, que p*r *ua vez determin* as prát*cas discu*sivas. Em outras pa*avras, o
</line>
</par><par>
<line>
dizer do sujeito é de*erminado sempre por outros *izeres,
</line>
<line>
ou
</line>
<line>
"todo d*scurso * determ*nad*
</line>
</par><par>
<line>
pelo interdis*urso". (*U*RRA, 2003, *. 4).
</line>
</par><par>
<line>
Sujeitos estão liga*o* ao sabe* disc*rs*vo, que embora não *ossa ser apreendid*,
</line>
</par><par>
<line>
apres*nta-se po* me*o do inconsciente e das
</line>
<line>
*deologi*s que *s *nterpel*m, recr*tam
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
envolvem. É por meio do i*t*rd*scurso qu* as id*ologi*s falam e atravessam o dis*ur*o. Por
</line>
<line>
esta ra*ã*, conc*rda-se c*m a *fir*ativa: "alguma coisa *ala antes do sujei*o, em outro luga*,
</line>
<line>
independenteme*te" (SANTOS, 2013, *.2*9). Por isso, torna-*e premissa à *nál*se do
</line>
</par><par>
<line>
Discu*so. Or**ndi (1999, p. 25), vai
</line>
<line>
além ao af*rmar que "o s*ber
</line>
<line>
di**ursi*o torna possív*l
</line>
</par><par>
<line>
todo dizer e r*torna sob a forma do pré-construíd*, do já-dito que es*á na base do dizível,
</line>
<line>
sustentando cada tomada d* *ala**a".
</line>
<line>
Fato incontestável é *ue * *íngu*, o sujeito e a história não existem um sem o outro. O
</line>
</par><par>
<line>
sujeito diretament* af*t*do é
</line>
<line>
*ela
</line>
<line>
história, e * p*icanális* apo*ta para um deslocamento de
</line>
</par><par>
</page><line>
sentid*s quanto noção de homem, enquan*o indi*í*u*, para a de ho*em *omo sujeito. É à
</line>
<line>
Rev. F*A, Teresina P*, *. 18, n. 02, ar*. 1*, p. 241-256, fe*. 2021 **w4.fsanet.com.br/revi*t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. B. Soares, C. T. Maia
</line>
<line>
246
</line>
</par><par>
<line>
dest* con*epção que Orlandi (1999, p. 38) *eite*a a cont*ibuiçã* da psicanálise para a noção
</line>
</par><par>
<line>
de sujeito, porque segunda ela, o sujeito pe*de seu lugar empíri*o para
</line>
<line>
t*ma* uma
</line>
<line>
po*i**o
</line>
</par><par>
<line>
d*scu*siva. E é dessa posição que se pode c*nceb*r um indiví*uo i*te*p*lado em sujeito pela
</line>
</par><par>
<line>
ideolog*a. As*i*, ao *onst**ir * dinâmica da a*teri**de, o suj*ito prod*z e*idênc*as,
</line>
<line>
"o
</line>
</par><par>
<line>
colocando em uma re*a**o imaginária com *uas *ondições m*teriais de existência"
</line>
<line>
(OR*AN*I, 1*99, p. 44).
</line>
<line>
Althusser (1970, p. *3) vai adia*te ao afirm*r que "só existe ideologia pelo s*jeit* e
</line>
</par><par>
<line>
para *uje*tos". O autor
</line>
<line>
af**nça que
</line>
<line>
a *deo*ogia interpel* sujeito, tornan*o-o sempre,
</line>
</par><par>
<line>
nec*ssaria*ente, "suj**to a"; e mais *inda que toda ideolo*ia te* po* f*nção (*ue * define)
</line>
<line>
"constitui* os indi**duos *oncret** em sujeitos. " (ALT*US*ER, 1*70, *. 94). So*re o *ema,
</line>
<line>
*êcheux (19*5) ve* alertar para o *ato *e que a interpe*aç*o age retroativ*mente, fat* que faz
</line>
<line>
de tod* i*divíduo um "sem*re-já sujeito".
</line>
<line>
A ideo*ogia j* está lá, sempre e*istiu. Autores como P**heux e A*thus**r, reportan*o a
</line>
<line>
af*rma*iva Fr*udiana "o in*ons*ien*e é eterno", anunciam q*e * ide*log** é ete*na. *ter*a,
</line>
<line>
não quant* à te*poral**ade, ma* na oniprese*ça, no j* dito, *o* *travessamentos **
</line>
<line>
*nter*iscurso.
</line>
<line>
O **-dito sobre*ive no interdiscur*o e seg*e s*s*entand* a* *ossibili*ades de
</line>
</par><par>
<line>
ex*ressão do
</line>
<line>
d*zer em suas várias nuances. Po* meio d*quilo que ** dia fo* di*o, em
</line>
</par><par>
<line>
determinada fo*maçã* disc*rsiva, em algu* te*po lugar, pode se co*preender a prátic* *
</line>
<line>
discursiva atual, o *unciona*ento d* discurso * sua relação com *s sujeitos e com * *deologia,
</line>
<line>
expl*ca Or*a**i (19*9, *. 3*), *fir*and* **e "O interdiscurs* disponibiliza dizeres **e afeta
</line>
<line>
o modo co*o o sujeito si*nifica em *ma situ*ção discurs*va dada".
</line>
</par><par>
<line>
É lá no curso da his*ória que mora * *deologia. Ali saber dis*ursivo se criou e se o
</line>
<line>
perp*tuo*. *o domín*o da historicidade o *aber discursivo foi se f*rmando e, ao long* da
</line>
<line>
h*stória, *roduzindo dize*e*. * materialid*de da linguagem consi*era os aspectos linguístico e
</line>
<line>
histórico, como "ind*s*ociáveis no pro*esso de produ**o *o s*jeit* *o discurso e dos senti*os
</line>
</par><par>
<line>
*ue
</line>
<line>
o significam, o que possi*ilit* afirmar que * sujeit* é
</line>
<line>
*m lugar de significação
</line>
</par><par>
<line>
histo*ic*mente consti*uí*o" (*UERRA, 200*, p. 10).
</line>
<line>
[...] empreend** a anál**e *o discurso si*nifica tentar entender e *x*lic*r como **
</line>
<line>
constrói o sentido de um texto e *omo *sse te*to se *rticu** c*m a história e a
</line>
<line>
sociedade que o produzi*. O *iscurso é *m obje*o, *o mesmo t*m*o, lingüís*ico e
</line>
<line>
histór*co; entend*-lo requer * análise desses dois e*eme**** simulta*eamente.
</line>
<line>
(GREG*LIN, *99*, p. 13).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. *8, n. 02, a**. 13, p. 241-256, fev. 2021
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Discurs**idade e* Rio Tur**a:*m* Análise de Su*eitos e S*ntido* d* Id*n*idade Go**no-Tocantinens*
</line>
<line>
24*
</line>
</par><par>
<line>
Diverso* autores da Análise do Discur*o da *inha f*a*ce*a, como Pêcheux e F*u*ault,
</line>
<line>
bem co*o seus seguid**es no Br*sil, cuja ***resentação p*d* *er c**ced*da tranquilamen*e a
</line>
<line>
*rlandi, vêm a*irmando que a h*stória se materializa, por**, não é tr*n*par*nt* ao próprio
</line>
</par><par>
<line>
homem que constit*i. Assim, tendo em vista envolver l*n*ua e histó*ia, com foco *
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
produção
</line>
<line>
de *entidos, con**bem o materiali*mo linguístico-h*st*rico *omo a fórmula ideal
</line>
</par><par>
<line>
para tal fi*.
</line>
<line>
(O*LANDI, 1999, p. 19)
</line>
</par><par>
<line>
A materialidade linguí*tica é *mprescindíve* p**a que a ideolog*a a*onteç* *o* lugares
</line>
</par><par>
<line>
e* que func*ona
</line>
<line>
e produ* sentid** sob *e*erminadas co*diç*es *e produção. Assim el* *ria
</line>
</par><par>
<line>
"as condições p*ra inscrever, de m*do concreto, a *istóri* na *rdem do disc*rso e * discurso
</line>
<line>
no camp* da *ráxis". (SANTOS, 2013, p. 213)
</line>
</par><par>
<line>
Ainda *obre a i*eologia vale insistir que toda prática discu*si*a n*o ocorre sem
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
sujeito, e ainda confirmar a te*e de
</line>
<line>
que não *xiste s**eito sem a ideologia agind*
</line>
</par><par>
<line>
in*nterruptamen*e *m sua *er*ormance c*tidian*. E de todas as a*i*mativas, q**nto a* tema, a
</line>
<line>
mais *mportante * l*nguís*ica * a de que a língua s*mente faz s*ntido por me*o da *deologia,
</line>
<line>
reportando aqui a Orlandi (1999).
</line>
<line>
* RES*LTADOS E DISCUSSÕES
</line>
<line>
3.1 Uma análise de Rio Tur*na
</line>
<line>
A liter*t*ra repre*e*ta bem ma*s que narrati*as de histó**as sobre *a*acte*ísticas pré-
</line>
</par><par>
<line>
d*finidas ou
</line>
<line>
en*uadrada*
</line>
<line>
em períodos histórico-lite*ários pela
</line>
<line>
academ*a. De*de *omero,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
literatura d*sempen*a s*u p*pe* imprescindível para a forma*ã* so*ial, cult*ral, linguística,
</line>
</par><par>
<line>
filos*fic* e hi*t*rica dos povo*. So*res (2018, *. 82) escl**ece que e*
</line>
<line>
t*xtos literá*ios "os
</line>
</par><par>
<line>
diálogos com as **ntalidades *em sempre são e*ident*s, po*ém não deixam de ocorrer, da*a
</line>
<line>
* própr*a co*dição segundo * qua* a literatura *e enco**ra, d* u** *a lín*ua".
</line>
<line>
A *i*erat*ra é um fenômeno da *ivili*ação pelo qual todo e qualquer escritor se se*ve
</line>
</par><par>
<line>
pa*a e*pressar pensam*ntos e s*ntimen*os, e *ar* esse fim se vale de en*relaç*mentos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
diversos fatores sociais do c*ntexto ao qual se refere ou real*za re**rtes temporais e espaciais
</line>
<line>
(MAY*, 2003).
</line>
<line>
Romances literários, em tramas fictícias ou nã*, apresentam pe*sonag*ns r*aliz**do
</line>
</par><par>
<line>
*m se* *otidian* práticas *iscursivas. Nessa perspectiva, percebe-se
</line>
<line>
que a produção
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
sentido inde**nde d* literalidade, *ma vez que esta constitui e é const*tuída **r determin*das
</line>
<line>
c*ndiçõ** de pr*dução. Segundo abor*agem Foucaul*iana, "discursos não preexiste* **
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere**na PI, v. 18, n. 02, art. 13, p. 241-256, *e*. 2021
</line>
<line>
w*w4.fsane*.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. B. Soares, C. T. M*ia
</line>
<line>
248
</line>
</par><par>
<line>
cenas enunciativas: eles a c*nstituem *erma**ntemente, e na me*ma medida são constituídos
</line>
<line>
por e*as" (FOUCAUL*, 2009, p. 139).
</line>
<line>
Desse pon*o de vista, Eli Br*si**ense traz em Ri* Turuna uma temática c*ntemp*râne*
</line>
<line>
ao mod*rnismo literário, porém *p*a por enquadrar sua ob*a no movimento então definido
</line>
<line>
*om* "Neorrealis*o", cujo v*és evoca a "problemát*ca **mana".
</line>
<line>
Adep*os *a mesma cor*ente l*terária, muitos romancist*s *or*estin*s c*mo José Lins
</line>
<line>
*o Rego, Jorge Amado, **aci*i*no Ramos, en*re t*ntos outros *econhecidos escrito*es
</line>
<line>
n*cionais, colo*aram e* d*staque, por todo o Bras*l, um* literatura de cunho regional*sta, e
</line>
</par><par>
<line>
*ro*ocaram o *essurgimen*o
</line>
<line>
de nuances só*io-*olí*icas e econ*mi*o-*ocia*s nas tramas
</line>
</par><par>
<line>
(ALVES, 1985, p. 34).
</line>
</par><par>
<line>
O e*tã* not*vel r*m*ncista *li Brasilie*se aprese*ta em sua *b*a um mundo f**cional
</line>
<line>
preso a* universo real, real*zando uma m*stu** instigante ao mostrar si*uações e **mes locai*
</line>
<line>
v*rí*icos, as*o*iad*s a um alto valor *stético e humano, segundo relato da aut*ra N*ly Alves,
</line>
<line>
em "Presença Li***ári* de El* Brasiliense", su* o*ra *ublicada em 1985.
</line>
<line>
O autor, conterrâneo dos pers*n*gens da trama ora analisada, *alvez por es*a raz*o,
</line>
</par><par>
<line>
tr*z uma história carregada *e sent*ment*lismo
</line>
<line>
pe*a regi*o notadame*te
</line>
<line>
i**lada *o resto
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
*aí*, p*la loc*liza*ão ce*tralizada e distante d** grand*s *entros urban*s. O
</line>
<line>
unive*so
</line>
</par><par>
<line>
ficciona* é posto pel* onipresença de um rio pers*nagem, o *io T*cantins, *estem*nh* ocular
</line>
</par><par>
<line>
da *rama que em suas *ibeiras se passa. Alve* (1985, *. 35)
</line>
<line>
ress*lta os múltiplo* elementos
</line>
</par><par>
<line>
que despontam *a ficçã*, *omo "l*ngu*, linguagem, perso**gens reais e criadas, quietude
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*iséri* d* sertão, usos e costumes d** seus habitan*es."
</line>
</par><par>
<line>
Para esta análise, adota-se como procedim*nto a inter**etação de enun*ia**s na trama,
</line>
</par><par>
<line>
a fim de *ompreender at*a*es*am**to *o int*adi*cur*o - horiz*ntal - *
</line>
<line>
*elo inter*i*cu*so -
</line>
</par><par>
<line>
vertical (CO*RT*NE, 2*09). Mantém-se o *oco nos enunciados que, at*avés da
</line>
<line>
disc*rsivi*ade e histor*c*dade tr*balha a materiali*a*e histórica da lingu*g*m. De aco*do com
</line>
</par><par>
<line>
Orl*ndi (1999, p. *6), vê-s*
</line>
<line>
*o te*to "*s co*t**dos da história". Es*es "são tomados com*
</line>
</par><par>
<line>
discursos, em *uja mat*rialidade **tá inscrita a relação
</line>
<line>
com a *xter*orid*de". Ass*m os
</line>
</par><par>
<line>
e*unciados evidenci*m * construção d* *rática em r*sp*ctiva formaç*o di*c*rsi**.
</line>
<line>
Repor*ando ao conceito do "já-dito" que é p*rte da memóri* discu*s*v*, e que por sua vez *az-
</line>
<line>
s* *re*ente em toda prática discursiva, *or meio do interd*scurso. Soares v** falar *e "uma
</line>
<line>
memóri* qu* não se cala, de f*rma q*e é reco*rentemente text*al*zada, produzin*o efe**os d*
</line>
<line>
sentido*, entre um d*les, o ** lit*ralidade" (SOARE*, 2016, p. 1087).
</line>
</par><par>
<line>
A tr**a eliense a*resenta uma história context*aliza*a n* déca*a
</line>
<line>
de 1940. Es*e
</line>
</par><par>
<line>
pe*íodo é carre*ado
</line>
<line>
histori*amente pela
</line>
<line>
heran*a do Bras*l
</line>
<line>
colô*ia, **las guerras de
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FS*, *eres*na, v. 18, n. 02, art. 1*, *. 241-256, fev. 20*1
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A *iscursi*idade em Rio *uruna:Uma *nálise de *ujeitos e Se*tido* da *dent*dade Go*ano-**can*i*en*e
</line>
<line>
249
</line>
</par><par>
<line>
conq*ist*s territoria*s e pela forte presença das forças repres*oras *o Estado. Ressaltando as
</line>
<line>
conqu*sta* **r território*, as demarcações fronteiriças como pano de fundo para a dispu*a pelo
</line>
<line>
poder.
</line>
<line>
*s ata*ues d*v*rs*s, guerras e tom*das ocorre*am pel* *nteri*r de to*o Paí*, deixando
</line>
<line>
as marcas de deva*taçõ*s na regi** deste município que u* dia f*ra "Bom Jesu* do *ontal",
</line>
</par><par>
<line>
posteriorment* recebera a al*unh* de ar*aial de "Porto Real",
</line>
<line>
*a*sando a "Porto Imperia*",
</line>
</par><par>
<line>
por o*asião da ges*ão monárquic* *o País, como relata Godinho (**88), e* seu livro
</line>
</par><par>
<line>
"H*stó*ia de Por*o Nacional". * autor informa *u* o julga*o d* "Porto Real" pas*ou
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
*at*g*ri* de vila, com * denomina*ão *e "Po*to Imp*ri*l", *or meio da Lei Provincial, de 14
</line>
<line>
de nove*br* *e 18*1, *nstalada em 24 de *bril de 18*2 (Godin*o, 1988, p. 29). O autor segue
</line>
</par><par>
<line>
relatando que alguns
</line>
<line>
*os principais moti*os da promoção de P*rto Real a
</line>
<line>
p*t*mar *e *ila
</line>
</par><par>
<line>
foram "o decl**io p*og*ess*vo da mineraç*o no* aglome**dos viz**h*s, o desaparecimento de
</line>
<line>
Pontal e o incremento da naveg**ão do Tocan*ins, p*oporci*nadora de ativ* comércio *om *
</line>
<line>
Pra** de Belém *o Pará".
</line>
</par><par>
<line>
As**m, história e ficção se mistur*m em "Rio Turuna", esp*ço
</line>
<line>
literário onde o a*tor
</line>
</par><par>
<line>
*o*ta sua cu*tura, crenças e memórias, entre ** "c*usos" d*s per**nagens ta*bém n*rradores,
</line>
<line>
teste***ha* e coadj*va*tes da *rama.
</line>
<line>
Ao alto da *arra**a de Pôrt* Real ficava um *oss**te c*u*eir* de aroeira,
</line>
<line>
comemorativo do Cente*ári* da *nd*pendên**a. * *i* parecia respeit*r-lhe o direito
</line>
<line>
de *s*** a*i. [...] * canhão *eixado *or um alferes não ti*era nenhuma u*il*dade para
</line>
<line>
reconstruir os bagaço* do Pontal, já transfo*mado em viveiro *e *ss*mbrações, de
</line>
</par><par>
<line>
o*ro encantado, de hi*tórias que a*ugent*vam os ser**nejos
</line>
<line>
crendei*o*. [...]
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
arr*sam*nto da vila ** B*m Jesus do Po*tal pelos í*dio* e*fu*ecidos e v**gativo*.
</line>
<line>
Dessa ma*an*a haviam sobr*do pouca* pes*oas, *penas pa*a servir de semente para a
</line>
<line>
*ormação de *ôrto Naciona*. (BR*SILIEN*E, 1964, p. 17).
</line>
<line>
Vale *qui bu*car em *rl*nd* (1999, p. *4) o respa**o teóric* para compre*nder o agir
</line>
<line>
da memória di*cu*siva, no i*terdi*curso, *uan*o afirma q*e "O i*terdiscur*o - me*ória
</line>
<line>
*i*cur*i**- su*tent* o **zer *m uma estr**if*cação de formulaçõe* j* feitas, m** esque*idas e
</line>
<line>
**e vão construindo um* história d* sentidos".
</line>
<line>
A *ociedade repre*ent**a na trama traz, em sua formação subje*iv*, *esquícios das
</line>
<line>
o*ganiz*ções hie*árquicas do *istema de governos de mon**q*ias e seus *mpérios. Assi*, a
</line>
<line>
sociedade br*silei*a, herdeira de referi*a organ*z*ção, *onsequentemente, segue *bse*vand*
</line>
<line>
tais pad*ões.
</line>
<line>
A*ont*ment*s históricos bra*ileiros, relat*m que *pós a Indepen*ê*cia *o Brasil, em
</line>
<line>
18*1, f*i criada, pelo Pe. *iogo A**ô**o Feijó, enquanto Mi*istro da Justiça, a *uard*
</line>
<line>
Naci*nal - uma companhia para*ilit*r cujas patentes eram s*melhantes às dos *i*itares da
</line>
<line>
R*v. FS*, Teres*na P*, v. 18, n. 02, a*t. 13, p. 241-2*6, fev. 2021 www4.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. B. Soar*s, C. T. M*ia
</line>
<line>
250
</line>
</par><par>
<line>
ativa e era* oferecidas às mais i*portantes l*d*ranças *olít*cas em vá*ias pa*tes do país,
</line>
<line>
es*olhida* entre os *unicípios, como pa*te de *m "arti*ício" que os trans*ormava em ofic**is
</line>
<line>
da Guarda Nacio*al, "agentes" do poder cen*ral, p*ra g*rantirem apoio ao Governo. Tal poder
</line>
</par><par>
<line>
concedido
</line>
<line>
era
</line>
<line>
acompanhado de *rivilé*ios lide*a*ças que o exerciam de mod* un*latera*, a
</line>
</par><par>
<line>
numa s*bvers*o * democr**ia, no context*
</line>
<line>
das comun*d*des em qu* viviam sempre *om
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
apoio oficial. Assi*, *ur*iu *o Brasil o regi** do "Coronelism*" (RAMOS, 1*89).
</line>
<line>
E* Porto N*cional, a realidade da "fam*lio*raci*", d* "coro*e*is*o", bem como da
</line>
</par><par>
<line>
con*tituição governamental **ig*rquica oc*rria t*l qu*l
</line>
<line>
no
</line>
<line>
contexto n*ciona*, pois se
</line>
</par><par>
<line>
*nco*trav*m nessa regi*o, f*rtemente, *st*s ordens *ierárqu*cas as*oci*das. Esse imp*rta*te
</line>
<line>
ce*t*o econômico, na Primeira Repúbl*ca, viveu sob as ordens *o ch*mado "pacto
</line>
<line>
cor*nelístico". (PALACIN, 1990).
</line>
</par><par>
<line>
Mu*ta* dessas patentes eram
</line>
<line>
*ompradas, esclarec* Rodrigues (2006, p. 4*-4*), de
</line>
</par><par>
<line>
modo que "a m*gi* militar, polí*ic*, social e econ*m*ca *ue e*e* *xe*ciam so*re os *emais
</line>
<line>
cidadãos comuns era ang*st*ante e ao m*sm* tempo protetora e f***e**al." En*r* as pate*te*
</line>
<line>
de Cor*nel, M*jor, Capitão, T**en*e, T**en*e-Coronel e to*os os *em*is pos*os em que
</line>
</par><par>
<line>
figuravam
</line>
<line>
h*nrarias m*litares e oste*tação de luxo pelo* prestig*oso* che*es políticos do
</line>
</par><par>
<line>
interior, ali se
</line>
<line>
encont*ava a alta sociedade portuense. N* topo *a *irâmide soc*al port*ense,
</line>
</par><par>
<line>
e*tava* as tradici**ais famílias que, de ge*ação para gera*ão, se cri*talizaram no poder *ela
</line>
<line>
acumulação de terras e de *uro.
</line>
</par><par>
<line>
Em es*e*í*ico, no reco*te a*ui an*lisado, há um* utilizaç*o *xacerbada de pate*tes
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
cargos, c*mo for*a de demarcação
</line>
<line>
*o pode*. O p*d*r r*pre**i** e abusivo
</line>
<line>
era ap*icado
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
região *egundo *onvençõ*s **ciais, uma vez que o distri*uíam, de forma aleatória, *ntre o*
</line>
<line>
ci*adãos locais, como se vê abaixo:
</line>
</par><par>
<line>
Aqui no Pôrto, afirmava ele - q*e* despacha*a
</line>
<line>
bo*e er* coron*l, *ue* soltav*
</line>
</par><par>
<line>
batelão era major, mas aq*êle *ue nã* *inha canoa, *
</line>
<line>
não s*r fa*end*iro grande
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
s*co, não chegava a vin*é*. Era peixe miúdo [...] Isto era nos *ons tempos d*
</line>
</par><par>
<line>
Guarda N*c**nal qu*nto à* altas patentes era* comp**das pelo* **idosos
</line>
</par><par>
<line>
mand*chu*as das cidad*s do interior. Às mar*ens do
</line>
<line>
Tocantins havia mu*tos
</line>
</par><par>
<line>
capitães, major*s, *enentes-coronéis e coron*is que não sabia* como *ane*ar uma
</line>
</par><par>
<line>
e*pada, nem fazer c*ntinência direito, e cujos **l*o* e*am logo cham*dos d*
</line>
</par><par>
<line>
**pitã*zinho. A m*ioria d*s post*s
</line>
<line>
era* dado* d* aco*do c*m as embarcações
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
fazendas que po**uíam. (BRASILIENSE, 1964, p. 8*).
</line>
</par><par>
<line>
* sobre essa memória, sobre a qual não se tem o controle, que a
</line>
<line>
co*s*iên*ia
</line>
<line>
se
</line>
</par><par>
<line>
constrói, no já-dito do int*rdiscurso, c*usan*o a imp*es**o que o t*mpo todo, * suj*ito *abe
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *er*sina, v. 18, n. 02, ar*. *3, p. 241-256, fev. 20*1
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Dis*ursivida*e em Rio Turuna:Uma Anál*se de *u***tos e Sentidos da Id*ntidade *oiano-To*antinens*
</line>
<line>
25*
</line>
</par><par>
<line>
do que es*á fal*ndo. Quanto a ess* fenômeno, Orlandi (1999, p. *4) asse*ura que "*as*e a*, a
</line>
<line>
ilus*o de q*e somo* a origem do que di*emos".
</line>
<line>
Todo s*j*ito, ao praticar o at* *e fala, cotidianamente, reforça e perp**ua a* relações
</line>
</par><par>
<line>
d*
</line>
<line>
po**r. O lugar
</line>
<line>
de on*e fala, o* *eja, a posição "sociofuncio*a*" *ue ocupa e* sua
</line>
</par><par>
<line>
comun*dade permi*e *o sujeito falar de determinada forma e *om propriedade tal, que su* fala
</line>
<line>
*enuncia *** ideo*ogia que o recrutou e que, cons*quent*mente, o faz reproduzir e perpetuar
</line>
<line>
i*eologias e hierarqui*s (ORLAND*, *999, p. 39).
</line>
<line>
A história lo*al é materi*li*ada no perfil identitário dos persona*e** citados. *
</line>
<line>
heranç* d* *ará*er e atitud*s, sob * égide de lembranças de guerr*s histor*ca**nt* trava*as e
</line>
<line>
imbricadas na memória di*cursiva, é p**ce*tível na *escrição do ri* Tocan*in*, que inspi*a *
</line>
</par><par>
<line>
t í t ul o
</line>
<line>
da
</line>
<line>
*b*a *io Turuna. T*ata-se
</line>
<line>
de um topônimo in**gen* que significa "poderoso",
</line>
</par><par>
<line>
"*or*e", "bravo", em r**e*ênc** a* rio c*ja t*manha *m*ortância o torna "teste*unha" de tod*
</line>
</par><par>
<line>
o re*a*o, inspira*do po*o portuense *uanto a ca*acterístic*s a*itudinais levam os mesmos o
</line>
</par><par>
<line>
*djetivo*
</line>
<line>
*ue definem o ri* p*rsonagem. Assim o
</line>
<line>
autor "*morosam**te" refere-se ao R*o
</line>
</par><par>
<line>
T ur una:
</line>
</par><par>
<line>
Este pedaço do rio é todo de *ansidão m*ntiro**, menino! O *ocanti*s é ri* m**ho,
</line>
<line>
rio turuna mei* amal*cad*. Mat* caboclo for*e *ó *ra dizer que tem mai* força. [...].
</line>
<line>
* *o*em da margem do Tocantins havia de ser de aço, cabra ca*az de matar *nça
</line>
</par><par>
<line>
*anguçu com zaga*a, *e en**en*a*
</line>
<line>
sucur* grande
</line>
<line>
como Manoel Bacaba,
</line>
<line>
*e retalhar
</line>
</par><par>
<line>
desaforado no facão, *ue nem *eu vizinh* M**u*l. E*a *r*ciso desafiar o rio,
</line>
</par><par>
<line>
mont**-lhe *o lomb* e amansá-*o, como se do*inava u*
</line>
<line>
poldr* chucro. Do
</line>
</par><par>
<line>
cont*ário seria desmoralizad* e jogado *ara os *erais, onde perman*ceria sempre
</line>
</par><par>
<line>
*omo um *x*ravia*o, um ***co atirado
</line>
<line>
pel*s
</line>
<line>
enchentes. *ransforma*-se-ia num
</line>
</par><par>
<line>
catador
</line>
<line>
de
</line>
<line>
a*óboras n* monturo *os boqueirões [...]Tod*s homens de coragem
</line>
</par><par>
<line>
pode*iam *avalgar Toca*tins, *ue não o
</line>
<line>
er* pr*pr*ed*de de ninguém, era estrada
</line>
</par><par>
<line>
li*re até o
</line>
<line>
*ar.
</line>
<line>
Isto mes*o, Simão! O *io turuna er* um poldro br*bo, de lombo
</line>
</par><par>
<line>
liso, que cho*ava nos travess*es e d*sparava na*
</line>
<line>
cachoeiras, b*fando * pino*eando,
</line>
</par><par>
<line>
sem f**io que * aguentass*. Chicote*do **las luv*s grossa*, subia o ba*ranco de uma
</line>
<line>
noi** para o dia, pegava gen** de surprêsa, levava casas e desma*chav* roças.
</line>
<line>
D*smorona*a riban*ei**s em co*rida louca, a e*c*va* a t**ra fôfa, onde esgarava*av*
</line>
</par><par>
<line>
as raíze*
</line>
<line>
mais fun*as.
</line>
<line>
Escoce*ava as árv*res de encontro às perambeiras,
</line>
</par><par>
<line>
espatifan*o-as. Depo** chupava bastante *r p*la bôca dos *unis, par* bufar c*m
</line>
<line>
est*ondo no estouro *os r**ojos. [...]. * hom*m f*rte, n**cido e criado ali, mesm*
</line>
<line>
*e aparência franzina, n*vegava o r*o bri**ando, *orque s* *cos*umara com sua
</line>
<line>
brabeza desd* *enino. Alguns vis*tan*es d* cid*de, gente mole criada no sêco,
</line>
</par><par>
<line>
acostum*da com agui**a de latas,
</line>
<line>
nã* tinha **ra*em ** *hegar no ba*ran*o,
</line>
<line>
p ar a
</line>
</par><par>
<line>
olhar a fundu*a *zul do rio (BRASILIEN**, 196*, p. 36).
</line>
<line>
E**denci*m-se na o*r* retratada as relações de po**r qu* se travavam no cotidiano. A
</line>
</par><par>
<line>
Análise ** Di*cu*so de l*nha f*a*ce** faz uso da *bo*dag*m Alth*ss*riana, a fi*
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
compr*ende* estratégias d* *ominação *tilizadas *elo Estado *ara manter a h*gemoni*
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*in* PI, v. *8, n. 02, art. 13, p. 241-256, fev. *021 www4.fsa**t.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. *. Soares, C. T. Maia
</line>
<line>
252
</line>
</par><par>
<line>
p*der. O aut*r aponta e dist**gue os apa*e*h*s *o Estad* e* Aparel*o *deoló*ico d* Estado -
</line>
<line>
AIE e apare*ho r**ressi*o de estado (AR*), ressaltando que "o aparelho re*ressivo do estado
</line>
<line>
funci*na *ela violência, enqua*to os apa**lhos **eológicos de *stado fun*ion*m pela
</line>
<line>
i*eologia. " (ALTH*SSE*, 1970, *. *6). *m Rio Tur*na h* dive*sas passagens *as quais se
</line>
<line>
apresentam os apa*elh*s tan*o ideol*gicos quanto re*ressivos *o Esta*o em pleno
</line>
<line>
f*ncionamen**, na* p*átic*s discurs*v*s, co*o o ex*osto a se*u*r:
</line>
</par><par>
<line>
O maj*r An*ônio Pinheiro tinha su* meia dúz*a de armas também. O d*legado de
</line>
</par><par>
<line>
*o*ícia era seu afil**do, a*ém d*sso, a força *ora* do vel*o era respeitada *m toda a
</line>
<line>
cidade. Intendente Muni*ipal por duas veze* agora era presidente da Irmandade do
</line>
<line>
Santíssimo * teso*reiro d* Cofre das Alm*s (B*ASILIENSE,1964, p. 63).
</line>
<line>
*uma so*iedade sob o julgo coro**list*, vê-se na prática * discurso agin*o *as
</line>
<line>
rela*ões de forças, toma*o pe*as condições de pr*dução v*gentes, e perpetuando-se pelo poder
</line>
</par><par>
<line>
*onstituído e ***titucion*liz*do. As patent*s oficiais e não ofic*a**,
</line>
<line>
usurpa*as pel** sujeito*,
</line>
</par><par>
<line>
caracter*zam o **ópr*o poder re*re**or do Estado, em ação, na *ocie*ade. Por sua vez o
</line>
<line>
"coron*lismo", co*o verte*te d*sse poder repressor, **er*e sob um viés ideológico,
</line>
<line>
mostrando-se também a serviço da manuten*ão do poder do E*tado, desta feita por vi*
</line>
<line>
indireta.
</line>
<line>
V*em-se na trama, re*açõ*s s*stentadas a *artir das infindáveis possibilidades
</line>
<line>
hierár*uicas do poder, que se estabelecem n* *onvívio socia*, * eme**em *nsiste*temente, por
</line>
<line>
meio *as *ráti**s d*scursivas. *obre o as**nto A*thu*s*r (*970, *. 62) *ponta *ue "*o*os os
</line>
</par><par>
<line>
a*arelhos ideológicos de Estado, se*am eles
</line>
<line>
quai*
</line>
<line>
forem,
</line>
<line>
c*ncorrem par* um mesmo
</line>
</par><par>
<line>
r*sultado: a reprodução das rel*çõ*s de produção, i*to é, *as r*l*çõ**
</line>
<line>
de explo*aç*o
</line>
</par><par>
<line>
capital*stas" (AL*HUSSER, 1*70, p. 62).
</line>
</par><par>
<line>
Rio Tur*na apres*nta pers*n*gens dividid*s entre a bravur* do pov* * a covardia *o
</line>
<line>
coron*lismo, entre a justiça repr*s*o*a insti*ucionali*ada e a justiça apli**da *elas p*óp*i*s
</line>
<line>
mãos, sob o lema d* "de*te por **nte, o*ho *or olho", *elas mãos do* jag**ços que, por sua
</line>
<line>
vez, *ambém eram ma*dado* dos **ronéis, como *emos em a*g*ns *xcertos *ba*x*:
</line>
<line>
Liduín*, porém er* bem dif*ren*e. Matav* mesmo, de faca ou de tiro, e não conta*a
</line>
<line>
su*s mortes. Ag*a man*os*m*nte que *e* do*nça t*aiçoe*ra (BRASILIENSE, 1964,
</line>
<line>
p. 25).
</line>
<line>
...tição amaldiçoado, cabra mau dos inf*r*os, cuj* maldade *ra capaz de s*car a águ*
</line>
<line>
do rio, de tocar fogo no mundo, de **tar uma *lantaç*o com mau-ol***o!
</line>
<line>
(*RASILI*NSE,1964, p. 28).
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, *eresina, v. 18, n. 0*, art. 13, p. 24*-256, fev. 2021
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/re*i*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Discursividade em Ri* Turuna:Uma *náli*e de Sujeitos e Sentidos d* Iden*ida*e G*iano-Tocantinense
</line>
<line>
253
</line>
</par><par>
<line>
...quantas marcas já
</line>
<line>
p*ssuía
</line>
<line>
na **ro*ha daquela arma? N*nguém * sabia, nem e*a
</line>
</par><par>
<line>
capa* d* calcular. De bicho d* mato? *ão, que es*es êl* não *ontava, mas de g**te
</line>
<line>
b*ti*ada. *or qua*quer *on*o de *éis t*rava uma vida. (BRASILI**SE, 1964, p. 29).
</line>
<line>
Era pena nã* poder *utar *om o jagunç* *rente a f*ent*, n* *iro o* na faca, pa*a *u*
</line>
<line>
*odos s*ubes**m qu* êle *ão era mais homem *o que ning*ém. Era a*e*as mau,
</line>
<line>
a*uga*do sua ru*n*ade a qualqu** endinhei*a*o. (B*ASI*IENSE,1964, p. 38)
</line>
<line>
Chegara a Port* N*ci*na* um jui* de direi*o, es*e homem deixou fa*a naquel*s
</line>
<line>
parage*s. Era muito ag*rrad* co* aos códigos, e não *ava assunto aos pe**tór*os ou
</line>
</par><par>
<line>
ameaças de gente rica. C*me**ra a c*nsertar tudo aquilo que e*tav*
</line>
<line>
*r r ad o ,
</line>
</par><par>
<line>
desengavet*ndo processos, a e*aminar invent*rios antig*s, onde *avia m**ores pelo
</line>
<line>
*eio. Os escrivãe* and*vam numa c*rre**a pa** normalizar a situ*ção de s*us
</line>
<line>
c*rtórios. *ogo o j*i* ficara ****ado porque mex*ra em cas* de ma*i*bondos.
</line>
<line>
(**ASILI*NSE, 1964, *. 82)
</line>
<line>
Justiça e poder em Rio Turuna são manife*tados d* vár*os **g*res e níveis sociai*. E*
</line>
<line>
seus desdobramentos encontram-se aí a justiça e o poder ora institucio*aliz*d*s *ra oriu**o*
</line>
<line>
do povo; p*r s*a v*z * d*scurso est* sempre a serviço do poder, seja ele institucional*zado ou
</line>
</par><par>
<line>
*ã*, não importando sua
</line>
<line>
orig*m. Assim sendo, *ouc**l* afiança qu*
</line>
<line>
"O po*er não é fonte
</line>
</par><par>
<line>
**m ori*e* do discurso". O pod** é *l*uma c*isa que opera atra*és do d*scurso, já
</line>
<line>
que
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
pró*rio disc*rso é um *lemento em *m dispo*itivo es*ratégico de relações de
</line>
<line>
poder.
</line>
</par><par>
<line>
(*OUCA*LT, 2003, p. 252).
</line>
</par><par>
<line>
C*m* *á menc*onado, a Análise d* Discurso, seg*ndo Michel Pêcheux (1975), a*ert*
</line>
</par><par>
<line>
para aquilo que p*de s*r c*amado de "*squecimentos", e*umerando-*s e* 2, se*do
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
esque*im*nt* número 1 o esqueciment* ide*lógi*o, em nív*l *nconsciente, segundo o qua* o
</line>
<line>
sujeit* te* a ilu*ã* de que é origem d* tudo aqui*o que diz, isto é, *ue se*ia o primeiro a dizer
</line>
<line>
*eterminadas p*lavras que s*gnific*riam exatamente * que ele *uis d*zer, quan*o n* verd*de
</line>
<line>
retoma sen***os pré-exist*ntes. P*cheux (1*75) afirma a*nda que o sujeito faz *so ta*bém d*
</line>
</par><par>
<line>
*squecime*to nú*ero 2 ao acreditar
</line>
<line>
que há *ma l*gação dir*t* entre *
</line>
<line>
pen*a*en*o,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
lin*uagem de modo que *u*o o que se diz somen*e pode *er dito desta forma e não *e ou*ra.
</line>
<line>
Assim e*tra-se *o loopi*g da ideolo*ia, retoma*do-a const*ntemente e pe*petuando-a,
</line>
<line>
segundo a memóri* discurs*va *o já-dito.
</line>
<line>
Esqu*cimentos núme*o 1 e 2 fazem-se presentes na prática discursiva a*resentada na
</line>
</par><par>
<line>
trama eliens*, como ratificam os excert*s acima. Cada sujeito apro*ria-se
</line>
<line>
da autor*d*de que
</line>
</par><par>
<line>
lhe é a*r**uída pelo próprio sis*ema que o *ssujeita, e segun*o *al a**oridade, *ge i*buído do
</line>
<line>
*oder que o "autoriza" *nquanto coro*el, *ajo*, *arq*e*r*, d***gado ou mesmo **gunço, *m
</line>
<line>
*specífica con*ição de *rodu*ão discurs*v*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. *S*, Teresina *I, v. 18, n. 02, a*t. *3, *. 241-2*6, fev. *02*
</line>
<line>
www4.f*anet.co*.br/re**sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. B. Soares, C. T. Maia
</line>
<line>
25*
</line>
</par><par>
<line>
*n*on**ientemente *u n*o, su**it** na prática disc*rsiva cotidi*n*, re*rodu*em
</line>
<line>
*deo*ogias e colabor*m par* a perp*t*a*ão *as relações *e poder inerentes, sobretudo *os
</line>
<line>
s*stemas de prod*ção c*pitalista.
</line>
<line>
4 CONSIDERAÇÕES FINA*S
</line>
<line>
O mun*o vive a e*a d* tecnologia digital e d* ac*lerada comunicação *irtual.
</line>
</par><par>
<line>
Discu*sões sob temáticas div*rsas sã*
</line>
<line>
p*stas pelos vários ca*ais e redes so*i*is às *ambém
</line>
</par><par>
<line>
mais div*rsas co**nida*es * grupos de *nt*rnau*a*. Por*m o *ue se vê são disc*s*õe* *úteis e
</line>
</par><par>
<line>
a**ume**os rasos sobre * leque va*ia**ssimo
</line>
<line>
d* assun*os. Não *e pode negar a
</line>
<line>
capacidade
</line>
</par><par>
<line>
criativa de sujeitos que se atreve* a p*rti***ar dos *ate-papos proposto*, n* *ntan*o *e*cebe-
</line>
<line>
se, *alv*z pela ra*idez e excesso de comunic*ç*o, * fe*ômeno da su*erficialidade analí**ca e*
</line>
<line>
m*io ao* deba*es. A Aná*ise do *iscurso, em contramão a tud* a*uilo qu* se pe*cebe somen*e
</line>
<line>
na *upe*fic*alidade, vem c*nv*dan*o ao mergu*ho nas p*of*ndezas das ent*elinhas do não d*to
</line>
<line>
e do já-dito.
</line>
<line>
* *inguagem, por *eio do discurso, está sempre trazendo de volta os já d**os, trata-se
</line>
<line>
da memória sendo *evis*ta*a e se faze*do valer. Orland* explica que * comunicação *ransita
</line>
<line>
entre processos par*frástic*s e po*issêmicos. O parafrást*co é o dizível p** meio da me*óri*,
</line>
<line>
*egundo o qu** se retorna ao que um *ia foi dito, a*s esp*ços d* dize*. A polissemia, *o* s*a
</line>
<line>
ve* é a r*ptura com os pr*cesso* de signifi*ação. (ORLANDI, *999, p. 36).
</line>
<line>
* discurso é, pois, * resul**do do trânsito da linguage* *nt*e esses *oi* proce*sos, de
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<line>
modo que todas a* vezes
</line>
<line>
que falamos, mexem*s na* rede* de sent*dos, porém falamos
</line>
<line>
com
</line>
</par><par>
<line>
pal*vr*s *u* já foram ditas. Nessa dialética, entã*, entr* o *ito e a se *izer, *s sentidos se
</line>
<line>
movime*tam, ref*rça Orlandi (1999, p. 36).
</line>
</par><par>
<line>
A *r*po**a desse e*tudo foi anal*sar o discurso id**lógico, por meio da **a*a
</line>
<line>
criada
</line>
</par><par>
<line>
há quase um século, em cujos dis*ursos abor*ados apresent*m-se traços da so*ie*ade atual.
</line>
<line>
O* seja, uma *rama e*bora qua*e **cul*r, atualíssima qua*to à *ormação discur**va.
</line>
</par><par>
<line>
A sociedade fictícia tã* bem ***resen*a*a por Eli Brasilien*e reme*e a
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
*omunidade habitante do norte goiano, que, na época estabelecida pelo re**rte literário, viv*a
</line>
<line>
*ma forte du*lidade identit*ri*, tan*o q*anto por sua *ocalizaç*o físico-g*ográfica q*anto *ela
</line>
<line>
luta separa*ista.
</line>
<line>
As comunidades que se estabeleceram n*st* reg*ão centralizada d* Bra**l, ma*s
</line>
<line>
especificam*nte n* norte de Goiás, s*mpre v*veam a questão separati**a que *eve co*o causa
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, T*resina, *. 18, n. 02, art. 13, p. 241-256, fev. **21
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www*.fsanet.com.br/revist*
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A Discu*sivi*ade em R*o Turuna:Uma Análise de Sujeitos e *entidos da Identidade *oia*o-Toc*ntinense
</line>
<line>
2*5
</line>
</par><par>
<line>
motr*z a sua localização di*tante dos grande* *ent*** urbanos comerciais, que as deixavam e*
</line>
<line>
desvantagem e* ralação às *emai* regiões do País.
</line>
<line>
Res*uícios d* uma socied*d* de q*ase u* século atrás teim*m e* se man*festar na
</line>
</par><par>
<line>
sociedade a*ual por *eio de *ma *emóri* que fala ininte*r*ptame*te. A Port* Nacio*al
</line>
<line>
de
</line>
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<line>
hoje aind* mantém
</line>
<line>
n** t op*ni m os
</line>
<line>
de instituiçõe*
</line>
<line>
públicas escola*es e també* *e alg*mas
</line>
</par><par>
<line>
rua* *o ce*tro *istórico, o* *omes do* marecha** e coro*éis. A s**iedade to*antinense, ta*
</line>
</par><par>
<line>
qual a bra*ilei** em geral, man*é* o
</line>
<line>
*iscu*so c*ntraditório entre *s conceitos de
</line>
<line>
pod* r
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
justiça, repl*cando discursos do não tão antigo "coronelis*o".
</line>
<line>
*e tudo conclui-se que nã* h* um final para tudo o que se disse e para * que s* t** a
</line>
<line>
di*e*. C*nv*m a*ui *arafrasear Orlandi q*a*to * inco*pletude das coisas. Há sempre que se
</line>
<line>
bus*ar *a memória discursiva o respaldo, me*mo que id**lógico, para u* *iscurso qu*m *abe
</line>
<line>
ref*rmulado e o* rep*ginado, pois *o se faze* refe**ncia à ling*agem e* específ*co, po*e s*
</line>
<line>
afir*ar da *ua infinit*de e inco**letud* como princi*al car*c*erística. No âmbito d* di*lética
</line>
</par><par>
<line>
*ntre s*jeito discur*o, *entidos da subje**vi*a*e e
</line>
<line>
vão s* fo*m*ndo. Nunc* estão prontos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
acaba*os, num trabalho **n*ínu*, "*e*uin*o um mo*imento **ntínuo, um movimento
</line>
<line>
con*tante do simb*li*o e da história". (ORLANDI, 199*, p. 37).
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C*m* Referenciar este Art*go, conforme ABNT:
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SOAR*S, T. *; MA*A, C. T. A Dis*ur*ivi*ade em *i* Turuna: U*a Aná*ise de Sujeitos e S*ntidos
</line>
<line>
d* Id*ntidade Goia*o-T*cantin*nse. Rev. FS*, Teresi*a, v.18, n. 0*, art. *3, p. 241-256, fev. 2021.
</line>
</par><par>
<line>
Contr*buição do* Autores
</line>
<line>
T. B. S*ares
</line>
<line>
C. T. Maia
</line>
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<line>
1) con*epção e *l**ejamen*o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) análise * **te*pr*tação dos dado*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) *la*oração do rascunho ou *a revisão crítica do *onteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) pa*ti*ipação na a*rovação da ve*são final do m*nu*crito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Te*esina, v. **, n. *2, art. 13, p. 241-256, fev. 20*1
</line>
<line>
www4.fs*net.*o*.*r/revista
</line>
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