<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 04, art. 10, p. 172-19*, a*r. 2*21
</line>
<line>
ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2*21.18.04.*0
</line>
</par><par>
<line>
As Representações Sociais de G*n*ro no Proc*ss* de Con**rução Identit**ia Masculin*
</line>
<line>
Social Repr*sent*t*ons of Gen*er in the Male **enti*y Constru*tio* Proce*s
</line>
</par><par>
<line>
*aulo Gu*lherme Monteiro Sil*a
</line>
<line>
G*aduação em Psic***gia pela F*culdade Mauric*o de Nassa*
</line>
<line>
E-mail: pgms.g*ilherme@gmail.co*
</line>
<line>
Ma*ília Maia Linco*n Barreir*
</line>
<line>
Do*torado e* *sicolo*ia *ela Univers*d**e de Fort*leza
</line>
<line>
Mestra em Ps*c*logia pel* Universida*e de Fortaleza
</line>
<line>
E-ma*l: ma*iliamlbarre*ra@g*ai*.com
</line>
</par><par>
<line>
E*dereço: Pa*lo *u*lherme Mo*tei*o Silva
</line>
<line>
Editor-*hefe: Dr. Tonny Kerley de Alencar
</line>
</par><par>
<line>
*aculdade Mauri*i* d* N*ss*u, cam*us D**otéia,
</line>
<line>
Rodrigues
</line>
</par><par>
<line>
*v*nida *guanambi 2*1, José Bo**f*cio Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Mar*lia Ma*a *incoln Ba**e*ra
</line>
<line>
A*tigo rec*bido em 20/0*/*021. Últi*a
</line>
<line>
versã*
</line>
</par><par>
<line>
Universi*ade d* Fortalez*, Av. Washi*gton S*ares, 1321
</line>
<line>
**cebida em *0/03/2021. Aprov*do e* 3*/03/2021.
</line>
</par><par>
<line>
- Edson Queiro*, F*rtalez* - CE, 6081*-*05 Bra*il.
</line>
</par><par>
</page><line>
Avaliado pelo sist*ma Tri**e Review: Desk Review a)
</line>
<line>
pel* Editor-C*efe; e b) Double Blind Revie*
</line>
<line>
(avali*ç*o cega por *ois avali*dor*s *a ár*a).
</line>
<line>
Revisão: Gra*atical, Normativa e de *ormataçã*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
As R*p*esent*ções Sociais de Gêne*o no Proces*o d* *onstru*ão Ide*titár*a *ascu*ina
</line>
<line>
173
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
Est* art*go objetivou av*liar os efeitos d*s **pr*sentaçõe* sociais de g*ner* na
</line>
<line>
construç*o
</line>
</par><par>
<line>
identitá*ia masculina. Trata-se de uma p*sq*is* bibliográfica, realizada a p*rtir d*s bu*cas nos
</line>
<line>
portais de Periódi*os CAPES e P*psi*. Utilizar*m-se como descritores os termo*:
</line>
</par><par>
<line>
Represen**ções
</line>
<line>
sociais, Identidade, Gêne*o * *as*ulinida**. Apó* o r*f**amento do*
</line>
</par><par>
<line>
achad*s, consid*rando os cri*é*ios de i*clusão adotados, chegou-s* a *m *otal de doze *rtigos,
</line>
</par><par>
<line>
dos quai*
</line>
<line>
e**r*i**m as seguinte* categorias temát*ca*: (1) Rep*esentaç*es Sociai*: uma
</line>
</par><par>
<line>
per*pectiva da Psicologia Social; (2) A Const**ção Identitári*: entre a perspectiva soci*l
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
pessoal; (*) Os Estudo* d* G*nero e Masculinidade; (4) Repres*ntações *o*iais
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Masculinida*es e Con*t*ução Identitária.
</line>
<line>
Os resu*tad*s evidenci*m
</line>
<line>
q*e masculin*dade a
</line>
</par><par>
<line>
ensi*ada nos *o*te**os d* s*c**lizaçã* se c*n**rói * par*i* de re*rese*tações soc*a** ditada*
</line>
<line>
como t*adicio**i* através da *ominação e do repúdio de c*racterísticas consideradas
</line>
</par><par>
<line>
femi*inas, afastamento
</line>
<line>
emociona* e virilidade exacerbada, o que pro*uzem
</line>
<line>
p*ejuízos para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
saúde f*sica, ment*l e s*cial
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
h*mem. C*nclui-se que, a masculin**ade *onstruída *través
</line>
</par><par>
<line>
desta* representações tradicionais produz ** homem rígido e lev*nta questionamento* sobre
</line>
<line>
*s outras formas de *asculinidades que não se enqu*dram no* pad*ões sociais mencionad*s.
</line>
<line>
Palav*as-chave: Re*resentaçã* Soci*l. Ide*tidad*. Gênero. Masculinidade
</line>
<line>
*BSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
This artic*e a*med to evalua*e
</line>
<line>
the effects of soci*l represent*tions of gende* in the
</line>
</par><par>
<line>
constru*tion of male identi**. This is a bibl*ographic sea*ch, carried out from se*r*hes on *h*
</line>
</par><par>
<line>
CAPES and Pepsic jour*als porta*s. The terms: Social *epr*s**tations,
</line>
<line>
Identi*y, Gend*r
</line>
<line>
and
</line>
</par><par>
<line>
Masc*linity *ere used
</line>
<line>
as
</line>
<line>
descriptor*. Af*e* the *efinemen* of the findings, c*ns*deri*g the
</line>
</par><par>
<line>
inclus*on *rite*ia adopt*d, t*tal of twelve ar**cles wer* *eached, from wh*c* the follow*ng a
</line>
<line>
*he**tic categories e*e*ged: (1) Social Representat*ons: a perspe*tive of Socia* Psychol*gy;
</line>
<line>
(2) Identi*y C*nst*uctio*: between the s*cial a*d personal perspec*ive; (3) *en*er a*d
</line>
</par><par>
<line>
Masculini*y Studi*s; (4) So*i*l Represent*t*on* o* Masc*linities
</line>
<line>
*nd Identi*y Const*uction.
</line>
</par><par>
<line>
Th* results show
</line>
<line>
that the m*sculinity *aught in *ocialization
</line>
<line>
context* *s built from *ocial
</line>
</par><par>
<line>
re*resentations dictated as traditio*al, through *he dom**at*on
</line>
<line>
and repudia*ion of
</line>
</par><par>
<line>
c***acter*stics sa*d to be feminine, em*tion*l *ithdra*a*
</line>
<line>
an* exa*erba*e*
</line>
<line>
virility, which
</line>
</par><par>
<line>
produce damage t* physical, ment** health and socia* of man. It is
</line>
<line>
c*ncl*ded th**, t*e
</line>
</par><par>
<line>
masculin*ty constr*cted through th*se *raditional representati*ns
</line>
<line>
p*oduces * rigid man
</line>
<line>
an*
</line>
</par><par>
<line>
raises que**ions ab*ut the ot*er for*s of masculinities that do not f*t the m**tioned soci*l
</line>
<line>
stan*a***.
</line>
<line>
K*y*ords: *o*ial. Re*resentatio*. Ide*ti**. Gender. Mas*ulinity
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 18, *. 04, *rt. *0, p. 172-190, abr. 2021
</line>
<line>
www4.fsane*.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. G. M. Silva, M. M. L. Barrei*a
</line>
<line>
*74
</line>
</par><par>
<line>
* INT*ODUÇÃO
</line>
<line>
Em n*ss* soc*e**de, de acordo co* R*sk, Romanelli (2008) e R*sistolato (2009), ao
</line>
</par><par>
<line>
ho*em *
</line>
<line>
e*sinado * que *aracteri** o m*s*ulino, send* a*uele que detém o
</line>
<line>
po*er,
</line>
</par><par>
<line>
d*****ado pel* exibição constante de *ua virilidade, a imposição
</line>
<line>
da submissã* *ob aqueles
</line>
</par><par>
<line>
**e *ão faze* parte de*te *rup*, o **astam*n*o do cam** emocional *
</line>
<line>
qualquer forma
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
man*festação n**se *e*tid*.
</line>
</par><par>
<line>
Tal construção fa* parte de u* conj*nto de repre**ntações soc*ais, entendi*as como
</line>
<line>
tra*ici*na*s, *ue *ão ensinadas no* *o*textos sociai* n** quais o* meni*os e*tão ins*rido*,
</line>
<line>
*e*am eles qua** forem, **sde a infância, até a e*cola, as*im *omo també* o contexto soci*l
</line>
<line>
do trabal*o na vida adu*t*, co*o af*rma Lour*:
</line>
<line>
A con*trução dos gê**r** e das se*ualidades dar-se a*ravés *e in*meras
</line>
<line>
apre*dizag*n* e p**tica*, insinua-se nas mais di*tin*as situações, é *m*ree*dida **
</line>
<line>
modo explí*ito ou **ssim**ado por u* c*nj*n*o inesgotável de ins*âncias sociais e
</line>
<line>
**l*urai*. É u* pro*es*o minucioso, *ut*l, s*mpre i*aca***o. Famíli*, escola, igr*ja,
</line>
<line>
i*stituições legais e médicas mantêm-se, por cert*, como *nstâncias importantes
</line>
<line>
ness* processo constituti*o (2008, p. 18).
</line>
<line>
Ou seja, a mas*ulinida*e se configura e é m*nt**a duran*e * vida d* homem, s*ndo
</line>
<line>
perc*bi*a *o*o nec*ssária p*ra a *o*stru*ão da sociedade.
</line>
<line>
A*guns estudos (B*eno, 2**6; Ris*, *o*ane**i, 2008; R*s*stolat*, 2009; Nascimento,
</line>
</par><par>
<line>
*ri*dad*, 20*0) ent*nd*m
</line>
<line>
que esta masculinidade, dita co*o tr**i*ional, produz
</line>
</par><par>
<line>
co*s*quências **ra o homem, como pr*juízos para * saúde mental, as**m como o *fa*t*ment*
</line>
<line>
das pre*cu*a*ões com * saúde física, o afa*tament* *mocion** nas r*lações tan*o *amiliar*s
</line>
<line>
quanto so*iais, part*nd* de uma con*trução i*enti*á*i* percebi*a como muti*ador*.
</line>
<line>
É nessa perspectiva que Medra*o (2008) apont* pa*a a i*por*ância de s* debat*r sob*e
</line>
</par><par>
<line>
a construção da masculinidade e
</line>
<line>
a* f*rmas
</line>
<line>
que se in*talam, como um mod* de des**ntru*r
</line>
</par><par>
<line>
argumentos e i*eia* que en**adram a masculini*ade *nquant* *ulpabiliza*a de forma g*ral.
</line>
</par><par>
<line>
A ideia não *e*irar a respo*sab*l**ade é
</line>
<line>
do i*divíduo, mas sim
</line>
<line>
um* forma de re*onhe*er
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
ana*isar as dinâm*cas **cia*s que formam ess* identi*ade q*e é ens*n**a para o homem.
</line>
<line>
Sendo assim, partindo dessa pe*spectiva *nicial, o *rese*te trabal*o *em c*mo objeti*o
</line>
<line>
avali*r o* efei**s da* representa*ões s*ci**s de gê*e*o ditas co*o t*adicionais no processo de
</line>
</par><par>
<line>
formação identitá**a *a masculi*i*ade. P*ra atingir este obj*tivo foi real*zada
</line>
<line>
*m* rev**ã*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresin*, *. 18, *. 04, art. 10, p. **2-*90, *b*. 2021
</line>
<line>
www*.fsa*e*.com.*r/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
As Re*resen*ações Sociais de Gêne*o no Processo d* Constru*ão Identitár*a Masculi*a
</line>
<line>
175
</line>
</par><par>
<line>
bib*iográf**a e os resultado* obt*dos foram a*alisados a parti* das categor*as tem**icas,
</line>
<line>
representação social, identidade, gênero e mascul**idad*.
</line>
<line>
2 ME*ODO*OGIA
</line>
<line>
O presente artigo tem se* delin*amento fundamentado na abordagem q*ali*at*va, p*is
</line>
<line>
t*ve como o*jetivo norteado* * comp***nsão de *m fenômeno so**al *omplexo que *e
</line>
<line>
apresenta *e maneira subje*iva. Trevisol Ne*o (2017) apon*a que:
</line>
<line>
* abordagem qua*itativa d* um p*oblema é ade*uada para e*tender a nature*a de
</line>
<line>
um fe*ôme*o social, tenta compr*ender o* si**if*cados, n*o é *bjetiva e apr*sen*a
</line>
<line>
uma concepção fun**onalista da ciência. *s p*squisas qualitativas l*dam co*
</line>
<line>
situaçõ*s c*mplexas ou par*ic*lares (p. 39).
</line>
<line>
A natureza desta pesqu*sa car*cte*i*a-se c**o revi*ã* bi*liográfica ** tipo revisão
</line>
<line>
sistemá*ic*. Segundo Marconi e Lak*t*s (2003) a revisão bibli**r*f*ca coloca * *esqui*ador
</line>
<line>
em contat* di*eto com v*rios outro* arti*os que pesquisam sobre a temática. Ainda segundo
</line>
</par><par>
<line>
as refe*id*s aut*ras, a p*s*uisa bib*io*ráfica "não é mera r*petiçã* *o
</line>
<line>
que já foi dito o*
</line>
</par><par>
<line>
e*crito *obre certo as*unto, mas si* o exam* de um tem* sob novo enfoque o* abo*d*ge*,
</line>
<line>
chegando a c*n*lusões i*ovadoras" (p. 183).
</line>
<line>
Na pers*ectiva da revisão siste*át*ca, Z*lt*wski (2014) a*onta que a *esqu*sa adquire
</line>
<line>
um posicio*ame*to característico *o a*tor, pois o* cr*térios elencados para a se*eção, a*álise
</line>
<line>
e síntese dos dados são desen*olvidos a part*r *os *bjetivos da pesq*is* do autor.
</line>
<line>
A* bu*cas foram real*zada* * p**tir dos portais acadêmicos: * Periódicos da
</line>
</par><par>
<line>
C*ordenação de Aperfeiçoamento *e P*ssoal de *ível Superior (CAPES) o Periódico* e
</line>
<line>
Eletr*nic*s de Psi**log*a (PePSIC) *i* Biblio*ec* Vir*ual da Saúd* (BVS), atr*v*s d*s
</line>
<line>
se*uintes descrito*es: Representaç*es Sociais, Identidade, Gên*r* e Ma*culini*ade, *e for*a
</line>
<line>
simple* e em pesq*i*a cruzada.
</line>
</par><par>
<line>
Como critério de inclu*ão, *o*am e*encados: artigo* na língua por*ug*e*a, a *art*r
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
**ál*se do resu*o do* artigos foram sele*ionando aqueles que ate**essem a pr*posta
</line>
<line>
deste
</line>
</par><par>
<line>
es*udo. ***o forma d* am*liar ao máximo a lit*ratura * ser incluí*a, nã* se u*il*zou rec*rte
</line>
<line>
t*mporal.
</line>
<line>
Considera*do tais critérios, fo*am sele*ionad*s 9 artigos que compus*ram o corpus de
</line>
<line>
análise deste *studo, pub*icados entre os an*s de 2006 a 201*, que *ora* org*nizados,
</line>
<line>
an**isados e discu*idos a partir da Análise *emática.
</line>
<line>
A A**lis* Temátic* de dados é d*fi*ida com*:
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina PI, v. 18, n. 04, ar*. 10, p. 172-190, abr. 2*21
</line>
<line>
www*.f**ne*.com.*r/rev**ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. G. M. Silva, M. M. L. B*rre**a
</line>
<line>
176
</line>
</par><par>
<line>
Um método utilizado para identi*icar, analisar, inte*pretar e rel*tar padrõe* (temas) a
</line>
</par><par>
<line>
parti* d* dados qua*itat**os. O mí*i*o que a
</line>
<line>
*nálise temática propor*i*n* *
</line>
</par><par>
<line>
**gani*ar e descrever o ban*o de dad*s e* rico detalhe; quant* ao má*i*o, "o céu é
</line>
<line>
o limite", pois esta *ná*ise cola*or* *uit* para a geração de uma aná*ise
</line>
<line>
i*t*rpretativa sobre os d*dos. (SO*ZA, 20*9, p. 52).
</line>
<line>
A análi*e *em**ica d*s da*os possibilitou a criação de quatro ca*egor*as, dentre ela*:
</line>
<line>
Repre*entações Soci**s: u*a perspectiva *a Psicologia So*ial; A Construção Identitár*a: ent**
</line>
<line>
a perspectiva social e pesso*l; *s Es*udos d* Gênero e Masculinidade; * Represen*ações
</line>
<line>
Sociais de Ma**ulinidade* e Construção Identitária.
</line>
<line>
3 RESULTAD*S E DISCUSSÕES
</line>
<line>
Para facili*ar a compreensão acerca *o processo de seleção d*s estu*os, as tabelas * e
</line>
<line>
*, a***sen*am, d* forma de*critiva, os resultados provenientes das buscas n*s P*rtais
</line>
<line>
Acadêmicos PePS*C e *a CAPES, respectivamente.
</line>
<line>
Tab**a 1 - Resu****o* da pes*u*sa n* base de dados **PSIC. Fort*leza, Ce*rá, 2020.
</line>
<line>
*ch*do Excluído Du*licado Selecionado
</line>
</par><par>
<line>
Des*ritor*s
</line>
<line>
s
</line>
<line>
*
</line>
<line>
s
</line>
<line>
s
</line>
</par><par>
<line>
Representaçã* Social/G*n*ro
</line>
<line>
4
</line>
<line>
3
</line>
<line>
0
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
Representação *ocial/Identidade
</line>
<line>
6
</line>
<line>
6
</line>
<line>
1
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
Identidade/Ma*culi*idad*
</line>
<line>
19
</line>
<line>
16
</line>
<line>
0
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
Rep*esentação
</line>
</par><par>
<line>
S*cial/Ide*ti*ade/Masculinidade
</line>
<line>
3
</line>
<line>
*
</line>
<line>
0
</line>
<line>
1
</line>
</par><par>
<line>
Tabela 2 - Resultado da p*squ**a na base de d*dos *erió*ic*s *A*ES. F*r*aleza, Ceará,
</line>
<line>
2*20.
</line>
<line>
Descritor** Achad*s Ex**uídos Dupli*ados Sele*ionados
</line>
</par><par>
<line>
Repres*ntação *ocial/*ênero
</line>
<line>
28
</line>
<line>
26
</line>
<line>
1
</line>
<line>
2
</line>
</par><par>
<line>
Representaçã* S**ial/Ident*dade
</line>
<line>
4*
</line>
<line>
40
</line>
<line>
8
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
Ide*tida*e/*asculinidade
</line>
<line>
26
</line>
<line>
24
</line>
<line>
2
</line>
<line>
2
</line>
</par><par>
<line>
Repres*nt***o Social/Identidade/*asculinidade
</line>
<line>
30
</line>
<line>
30
</line>
<line>
1
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Ter*sina, v. 1*, n. 04, ar*. 1*, *. 17*-190, abr. 2*21
</line>
<line>
www4.*sanet.com.br/r*vist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
** Repres*ntações Sociais de *ênero no *rocesso de Cons*rução *d**titária Masculi*a
</line>
<line>
177
</line>
</par><par>
<line>
3.* R*presentações S*ciais: u*a perspec*iva da Psicologia *ocial
</line>
<line>
A Teoria das Represen*ações Sociais foi proposta *or Moscovici no *ontext* da
</line>
<line>
Psic*log*a Social Psico*soci*l*gica, na d*cada de 1960, na França. *u*s pesqu*sas e*ta*am
</line>
<line>
voltadas para *s fenômenos subjet*vos e s* davam co*o u*a forma de "operacional*zar
</line>
<line>
conc*itos *a*a trabal*ar com * pen*amento social em sua di*â*ic* e em sua di*ersi*ade"
</line>
<line>
(AR*UDA, 2002, p. 129). Pode-se dize* qu*:
</line>
<line>
As represen*a*ões s*ciais s*o c*nju*tos dinâmicos, seu s*atus é o de uma prod*ção
</line>
</par><par>
<line>
de comport*mentos relações *om o meio, o de um* a*ão que modifica *ns e e
</line>
<line>
outros, * não * de uma repr*duçã* [...], *em o de uma reação a um estí*ulo exteri*r
</line>
<line>
dete**inad* [...] são sistemas q*e têm uma lógic* própria e uma linguagem
</line>
<line>
particul*r, uma estrutura*ão de implicações que se referem tanto a valor** com* *
</line>
<line>
conceitos [com] um estil* de **scur*o próprio. Não as consideramos como "opiniões
</line>
<line>
sobre", "nem imagens de", mas *om* "t*ori*s", como "ciência* c*letivas" s*i
</line>
<line>
ge*eris, destinadas a interpretaçõe* e a construções da realidade. (M*SCOVI*I,
</line>
<line>
*E*ETH, 1974, p. 4* ap*d ARRUDA, 2002, p. 138).
</line>
<line>
A* Representa**es Socia*s *onsolidam-*e com* *ma área de estudos qu* s* dá em
</line>
</par><par>
<line>
uma interseção da ps*col*gia e da sociologia,
</line>
<line>
confor*e rel*ta Arru*a (2002), e
</line>
<line>
*e tornam
</line>
</par><par>
<line>
mais fluidas, pois têm
</line>
<line>
como objetivo o estudo de
</line>
<line>
algo móvel, mas
</line>
<line>
*ue também volátil, é
</line>
</par><par>
<line>
*ígido, e *ue * compl*x* *m s* por *eforçar a dificuldade de apropri*ção. S*gundo Chav*s e
</line>
<line>
S*lv* (2*13), esses estudos aparecem pa*a el*b*ra* a ten**o q*e se dá a parti* da re**ção ent*e
</line>
<line>
uma soc*ed*de já f*rmada e os esforços que * i**ivíduo faz para p*odu*ir sua próp*ia
</line>
<line>
verdade. Sendo assim, é e* in*er*ção com essa realidade *ocial fix* que o indiv*duo produz
</line>
<line>
uma realidade de for*a flu*da e ma*eáv*l para si.
</line>
<line>
As Re**esentaç*es S*ciais, de acord* com Arruda (2002), *ão geradas a p*rtir da*
</line>
<line>
relaçõe* *o indivíd*o com a sociedade e ap*ntam *ar* u*a ref*ex*o sobre a forma com* os
</line>
<line>
indi**duos * grupos **ciais formam se*s c*nhe*im*ntos * par*ir d* um atrela*ent* cultural de
</line>
<line>
co*o a s*ciedade produ* co*hecimentos sob*e os indiv*duos.
</line>
<line>
Desta fo*m*, as representa*ões sociais advêm d* inter*ção e comunicaç*o dos sujeitos
</line>
<line>
com a s**iedade * a con**rução de um* real*dad* socia*. É a partir d*ssa *eal*dade social que
</line>
<line>
essa* r*pre*ent**ões a*qu*rem *ma naturez* soc*al, e é n**se con*exto que Álv*ro e Ga*rido
</line>
</par><par>
<line>
(*0**, p. 290) concordam
</line>
<line>
q***do fa*am que "as R**resentaçõ*s Sociais não podem
</line>
<line>
*er
</line>
</par><par>
<line>
con*id*r*das sim*l**mente, pro*essos ind*viduais de *aráter cognitivo, mas de
</line>
<line>
natu*eza
</line>
</par><par>
<line>
so*ial".
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, *eresi*a P*, v. 18, n. 04, art. 10, p. 172-1*0, abr. *021 w*w4.fsanet.com.*r/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. G. M. Silva, M. M. *. Barreira
</line>
<line>
178
</line>
</par><par>
<line>
Chav** e Silva (2013) afirma* sobre a d*scriç*o das repr*sentações em su*
</line>
<line>
pluralidade, ou **ja, da importân*ia pa*a **e se *o*s* *onh*cer * **divíduo que fala, *ssim
</line>
</par><par>
<line>
como conhecer tamb** a sua posição em *ma estrutura *ocial e os *ocais o*de essa fala
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
construída, ou seja,
</line>
<line>
d a ond* o
</line>
<line>
indivíduo f**a. Essa pluralidade, con*orme Bueno
</line>
</par><par>
<line>
(2006),vislumbr* a re**esenta*ão social como a
</line>
<line>
cons*rução coletiva de uma id*ntidade, ou
</line>
</par><par>
<line>
seja, * for*ação de *m conhecimento *c**ca de determ*nado objetivo a parti* da perspectiva
</line>
<line>
coletiva e não pessoal, que vem de u* e*volvimento soc*al.
</line>
</par><par>
<line>
Chaves e Si**a (*01*) apon**m que o
</line>
<line>
núcleo central *u n*cleo estruturante é "a
</line>
</par><par>
<line>
estr*tura *ais estável *a repre*e*tação e assegura continuidad* em
</line>
<line>
*ontextos móv*is
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
e*olutivos" (*. 419), e desse mo**, asseg**a * continuidad* desses significados ass*m *omo
</line>
<line>
*ma lig**ão entre os significados.
</line>
</par><par>
<line>
É a par*ir d*s elem*ntos *entra**
</line>
<line>
d* núcleo estruturante que surgem os ele*e*tos
</line>
</par><par>
<line>
perif*ricos *o*o deriva*o* e é assim q*e, segundo Ch*ves e Silv* (2013), este* elementos
</line>
</par><par>
<line>
periféric*s tr**** uma flui*ez para as rep*ese*ta*ões, pois são facilmen*e
</line>
<line>
aces**dos pelo
</line>
</par><par>
<line>
indivíduo, proporci*nando uma melhor conexão **m a real*dade vi**d*. O* seja, as
</line>
<line>
repre*entaçõe* socia*s *dq*i*em uma ri**dez e complexid*de, *ois, em um* perspectiva
</line>
</par><par>
<line>
estrutural, est*s tê* um
</line>
<line>
núc*e* ce*tral que fornece *u*tentação
</line>
<line>
p*ra novas repr**entaçõ*s,
</line>
</par><par>
<line>
deriva*** deste núcleo *s **ais ** dão *través de elemen*os *eriféricos *ais fluidos.
</line>
</par><par>
<line>
A i*tegração destes dois
</line>
<line>
elem**tos com* u*a es*ru*ura é
</line>
<line>
o que permite
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
sobreviv*ncia da representação social, po*s *nquanto u* núcleo est*uturante
</line>
<line>
resi*te
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
mudança* * se torna rígido, *ois se acontecer *ss* muda*ça, toda a representação socia* s*
</line>
</par><par>
<line>
transforma, os elementos periféricos *urgem *ara dar conta d*s **ntradições
</line>
<line>
vi*da*
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
rea**d*de.
</line>
</par><par>
<line>
Tais co*tradiçõ*s, como afir*a Abric (**98) a*u* Chaves e Silv* (201*), pa*tem da
</line>
<line>
possibilida** dos elementos per*féricos darem co*ta das plural*dades s*ci*is e permiti*em qu*
</line>
<line>
haja uma adaptaç*o à *ealidade, pois partem de uma e*periên*ia individual, enquanto que os
</line>
<line>
elementos cent*ai* vê* de uma memória coletiva mais homogênea e um* história g*upal, ou
</line>
<line>
**ja, existe uma concordânci* gr*pal.
</line>
<line>
A diferenç* e*tre a *ep*esentaçã* e a real*dade é que per*i*e percebe* *omo o* grupos
</line>
</par><par>
<line>
soc*ais formar*m *sta re*res*ntação,
</line>
<line>
inicialm*nte deixan*o uma marca c*let*va que
</line>
<line>
aponta,
</line>
</par><par>
<line>
também, sobre a formação de u* gru*o.
</line>
</par><par>
</page><line>
Quando percebemos a esta espécie de defasa*em entre o *b*eto e sua *e*resenta*ão,
</line>
<line>
significa *ue estamos **ante da m*r*a gru*al/cultural i*pressa no pro*esso de
</line>
<line>
c*nstrução da representação. * que aparece como u*a di*to*ção, modifica a
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresi*a, v. *8, n. *4, a*t. 10, p. 172-190, abr. 2021 www4.fsa*e*.co*.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
As Representações So*iai* de G*n*ro no Process* de *onstruç*o Ident**ária Mas*u*ina
</line>
<line>
179
</line>
</par><par>
<line>
orga*ização ou o sentido do **jeto para ad*ptá-lo aos dese*os e ne*ess*dade de
</line>
<line>
quem representa (AR*U*A, 2002, *. 139).
</line>
</par><par>
<line>
*m uma forma de
</line>
<line>
d*min*ir essa defas*gem, o i**iví*u*
</line>
<line>
**ssa p*r
</line>
<line>
um *r*cess* de
</line>
</par><par>
<line>
objetivação. Ta* proce*so, segundo Chaves e Silva (2013), se dá através d* mate*ia*ização de
</line>
<line>
conce*tos abs*ratos e *e um* re*lidade concreta.
</line>
<line>
Ent*nde-se *ue o indivíduo está em constante proces*o de formação de representaçõe*
</line>
<line>
para **uilo que está fora das represen*ações já estabelecidas em si. Isto parte de um proces*o
</line>
</par><par>
<line>
de familiari*ação,
</line>
<line>
c*mo a*irma* *lv*ro e **rrido (20*6), com aqui*o que é desconhecido
</line>
</par><par>
<line>
através de representações
</line>
<line>
já
</line>
<line>
existe*tes. Chaves e S**va (20*3) corroboram c*m essa ideia
</line>
</par><par>
<line>
quando destacam que o *ndiví**o busca ide*tifi*ar o de**onhe*ido através de conh*cimentos
</line>
<line>
pre*efinidos, evitando o contato c** * mesmo, deixa**o entender que as represen*a*ões nã*
</line>
</par><par>
<line>
se forma* do *ontato primário com obj*to, mas se formam
</line>
<line>
através de outras *ategoria*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
co**ecimento prede*inidas.
</line>
</par><par>
<line>
É nesse contexto que Antu*es (2012) afi*ma a existência de u*a relação entre *s
</line>
<line>
E**ereótipos e as *epresentações Socia*s e que *mbos *alam d* uma imagem que a socieda*e
</line>
<line>
*onstrói sobre um obje*o ou um grupo social. Chaves e Si*va (*013) também c*ncorda* com
</line>
<line>
essa ideia ao sin*li**r que as Re*re*entações S*ciais *reservam a diferença soci*l * qu* dessa
</line>
<line>
*or*a, contribue* em estereotipar g**pos *o*iais e mant*r a d*stância soc*al entre eles.
</line>
<line>
Os ester*óti*os, como apont* Antun*s (*012), aparecem como uma *mag*m mental de
</line>
</par><par>
<line>
indivíduos ou acon*ecim*nt*s, que sur*em de forma s*mplificada e q*e é *omp*rtilhada
</line>
<line>
p*r
</line>
</par><par>
<line>
m*i*as pe*soas. Pérez-Nebra e Jesus (2011, *. 22*) afi*mam q*e *stereó*ipos são "cre*ças e
</line>
<line>
atri*utos com*a*tilhados s**re um grupo. Ess*s crenças comparti*hadas são g*ner**izações
</line>
<line>
que se fazem sobr* os grupo*".
</line>
</par><par>
<line>
*ais crenç*s *az*m parte * s*o co*partilhadas
</line>
<line>
a
</line>
<line>
p*rtir de um processo de influência
</line>
</par><par>
<line>
soci*l, co*o afirma Menin (2006). E as***, a in*luên*ia social:
</line>
<line>
é expl*c*da * partir do poder que uma fonte de influência ex*r*e sobre a população
</line>
</par><par>
<line>
alvo e co*sidera uma
</line>
<line>
r*laçã* ass*métrica unidimensional *a qual * alvo *stá em
</line>
</par><par>
<line>
po*ição d* dependênc*a em **laçã* a fonte *e *nf*u*ncia; e*ta é u*a aut*ridade
</line>
<line>
institucional, **a maio*i* ou um líder (ME*IN, 2006, p. *9).
</line>
<line>
Bueno (2006), *m concordâ*cia, fala de um discurso heg*mônico *ue a*ribui po*er a
</line>
<line>
um *et*rminado g*upo e produz um l*gar de não poder para o*tros, * partir *e um discurso
</line>
</par><par>
<line>
ob*etivo que se sobrepõe a de*ermina**s sub*eti*idades. Ou seja, as **enças, que partem
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
estereótip*s, em se*
</line>
<line>
p*ocesso de influência so**al,
</line>
<line>
produzem r*lações de dependência
</line>
</par><par>
<line>
assimétricas entre *rupos.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F**, Teresina PI, v. 1*, n. 0*, *rt. 10, p. 172-190, abr. *021
</line>
<line>
www4.fsane*.c*m.b*/re**st*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. G. M. S*lva, *. M. L. B*rreira
</line>
<line>
*80
</line>
</par><par>
<line>
Al** disso, Men*n (*00*) fala sobre o va*or *ue o *rupo alvo dos *stereótipos atribui
</line>
</par><par>
<line>
a au*oridade da f*nte de *nfluência s*c*al, assi* como a relação soc*a*
</line>
<line>
estabelecida entre
</line>
</par><par>
<line>
*m*os, e ass*m "podem es*ar presen*es am**ças * id*nti*a** do alvo
</line>
<line>
ou relação *e
</line>
</par><par>
<line>
cooperação ou ap*endizagem co* fonte; s*ntimentos ** capacidade a
</line>
<line>
ou incapacid*de da
</line>
</par><par>
<line>
*opul*ção em *elaç*o à fonte de influên*i* e atribuídos * *sta pelo al*o" (p. *9).
</line>
<line>
3.2 A Constru*ão I*e*tit**ia: ent*e a perspectiva social e pessoal
</line>
<line>
* conceito de i*entid*d* a*quiriu inúmera* def**iç*es ao longo da história, desde
</line>
</par><par>
<line>
per*pectivas estáti*as até a contemp**aneid*de, onde rece*e u*
</line>
<line>
conceito mais *rgân*co
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
din*mico (ANDRADE,199*; BR*NCO, 2011; SPEZA*I; OLI**IRA,*013).
</line>
<line>
As de*inições d* iden**dad* partem do esfor*o de desapegar ** enfoques c*ncretos e
</line>
</par><par>
<line>
estáticos,
</line>
<line>
para o ent*ndime*to *e uma *dentidade *orm*da a partir d* um processo *ialético
</line>
</par><par>
<line>
entre o s*jeito e o *undo (B*AN**, 2011). Apesar de co*tr**itór*o, o mesmo autor **irma
</line>
<line>
que exis*e uma vinculação entr* as vis*es estát*cas e dinâmi*as da form*ção da ide*tidade.
</line>
</par><par>
<line>
As di*cuss*es *ue vi*am comp*een**r os
</line>
<line>
*r*ce*sos de for*açã*
</line>
<line>
de
</line>
<line>
identidad*s
</line>
</par><par>
<line>
partem de diversos locais de estudos. A t*máti*a da identidade é discutida e e*ten***a a partir
</line>
</par><par>
<line>
de u* esforço interdisciplinar devido ao seu processo
</line>
<line>
de constr*ção orgânic*, como *firm*
</line>
</par><par>
<line>
A*dr*de (1995), em que s* faz import*nte a c**pleme*tação *os di*erentes métodos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
invest*gaçã* de difer**tes áreas de conhecim*ntos. *m concordâ*ci*, Spezani e Oliveira
</line>
<line>
(20*3, p. 115) afirma* que *ela e*pecificidade da i*e*tidade em ser uma temá*ica c*mplexa
</line>
<line>
e abr*ngente, é perc**ido que o estudo a partir de **fer*ntes enfoq*es e *eferênc*as, permite *
</line>
</par><par>
<line>
compreensão a*e*uada da* di*erentes persp*cti*as *u* a i*entidade p*de assumi* "e,
</line>
<line>
a*
</line>
</par><par>
<line>
mes*o temp*, ev*c* uma abordagem psicossocial".
</line>
</par><par>
<line>
Por defi*iç**, a id*n*idade engloba as*ectos tan*o psico*ógicos como sociológicos que
</line>
</par><par>
<line>
se articulam, p*is, como afirmam Vas*oncelos e Caetano (*014), a ident*d*de s* e*trutura
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
parti* *e um* re*açã* do indivíduo *om o *eio soc**l que es** i*serido. Branco (2011) afirma
</line>
<line>
que a construção identitá**a se dá a par*ir de *ma real*dade subjetiv* em posiçã* di*lét**a com
</line>
<line>
a re*lidade s**ial.
</line>
<line>
Ou seja, a identidade se dá *rente a uma interp*etação subjetiva qu* o in*i*íduo faz *
</line>
<line>
partir de uma realidade socia*, *a *ual fa* cont**o com a cul*ura, g*upos sociais et*. * *es*e
</line>
<line>
conte*to *ue Vas*oncelos e Caet*no (20**, p.3) se pos*cionam afirma*do q** "a id*n*ida*e
</line>
</par><par>
<line>
de cada
</line>
<line>
um de nós está sempre em co*str*çã*, já *ue inte**g* *o* as transformaçõ*s
</line>
</par><par>
<line>
vivenciadas no *o***x*o *ocial".
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Te*esina, v. 18, n. 04, art. 10, *. 172-190, abr. 20*1
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
As Repre*entações Sociais de *ênero no Proces*o *e C*nstrução Ide*titária Masculin*
</line>
<line>
181
</line>
</par><par>
<line>
Andrade (*995, p. 6*) concebe a **entidade como *e*ômen* cog*itivo, "mais
</line>
<line>
**e*isamente co*o uma repre*ent*ç*o d* ator soci**, ou seja, *ma repre*en*ação em que o
</line>
</par><par>
<line>
a*or socia* é ob*eto *e conhec*mento". Nesse momento, a ide*tidade adq*ire um caráte* o
</line>
</par><par>
<line>
s*cial, on*e está inserid* em um c*ntext* so*ia* e a par*ir do mes**, se const*ói e
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
constr*ída.
</line>
</par><par>
<line>
Jacques (2013, p. 162) co*co*da com a i*entid*de enq*ant* um caráte* soc*al quando
</line>
<line>
a*ont* que "o* p*pei* s**ia*s car*c**riz*m a identi**de *o outro e o lugar no gr*p* social; o
</line>
<line>
**rsona*em, enq**nto representa um pa*el social, r*presenta u*a identidade co*eti** a ele
</line>
<line>
associada, construída e mediad* at**vés das relaçõe* socia*s". Sendo a*sim, a identi*ade
</line>
</par><par>
<line>
social se constrói, à m**i*a que, como *ponta Vascon*elos
</line>
<line>
e Caetano (*014, p. 5),
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
valorizado o
</line>
<line>
sentim*nto
</line>
<line>
de p*r*enc*mento que "se desenvolve * par*ir da* diferen*es
</line>
</par><par>
<line>
co*diç*es so*iais, culturais, e*ocionais, físi*as, ét*icas desses s*j*ito*".
</line>
</par><par>
<line>
Nesse contex*o, B*nomo
</line>
<line>
et al. (2008) f*lam de**a* *ondições sociais q*e estão
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
disposiç*o do i*diví*uo como ferramentas ne*essá*ias para a identificaç*o a partir
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
reco*h*cimento de *ert*ncime*to a* grupo so*ial. Gebra* e Tevizan (2018, p.5) c*rroboram
</line>
</par><par>
<line>
com
</line>
<line>
estas idei*s
</line>
<line>
qua*do afirmam
</line>
<line>
que a d*nâmica da construçã*
</line>
<line>
da identida*e *ocial s*
</line>
<line>
dá
</line>
</par><par>
<line>
co*o "o resul*ado tr*nsacional en*re o suj*ito, o gru*o e o contexto" em qu* está *nseri*o.
</line>
</par><par>
<line>
Andrade (1995) ex*lica também qu* * indivíduo se inte*ra a grupos em
</line>
<line>
uma tendê*cia a *e
</line>
</par><par>
<line>
fu*dir com ele, assumindo assim a identidade daquele grupo, ou seja, uma *dentid*de
</line>
<line>
socia*/c*letiva, tendo, dessa form*, o s*ntimen*o de per*ença g*u*al.
</line>
</par><par>
<line>
O mes** autor Andrad* (1995) aind* a*onta em s*us estudos
</line>
<line>
que * identidade
</line>
</par><par>
<line>
também faz **rt* de *ma singulariz**ão, onde o indiv*duo for*a um *entime*to
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
identificação cons*go m*smo s* m*ntém *s*im *omo forma e
</line>
<line>
de di*erenciação do outro.
</line>
</par><par>
<line>
Vasc**ce*os e Caeta*o (2014)
</line>
<line>
*onc*rdam quando af*rmam a *dentid*de
</line>
<line>
e*quan*o um
</line>
</par><par>
<line>
acontec*me*to que faz *ar*e do suje*to e seu m*vimen*o de *iferenciaç*o/se*elha*ç* entre si
</line>
<line>
mesmo e o outro.
</line>
<line>
Dessa fo*ma, a identidade també* ass*me um caráter i*dividual, proporcionando *o
</line>
</par><par>
<line>
i *di ví duo a
</line>
<line>
possibilid*de de produzir uma i*entidade própria * s*bjetiva a par*ir
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
entendimen*o d* si mesmo que "s* c*ns*rói *t**vé* da part*cipa*ão dos sujeitos no processo
</line>
<line>
so*ia*" (VASCONCE*OS * CAETANO, 2014, p. 4).
</line>
</par><par>
<line>
É
</line>
<line>
ne*** c**text* d* identi*ad* const*uída *omo uma difer**ci*çã* *ub*etiva
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
i ndi *í duo
</line>
<line>
*om * outro, *ssim
</line>
<line>
como também um f*nômeno ps*cossocial de i*terpretação da
</line>
</par><par>
<line>
re*lidade e *nse*ção *o indivíduo ao grupo, que:
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 18, n. 04, art. 10, p. 172-190, abr. 202*
</line>
<line>
www4.*s*net.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. G. *. Silva, *. M. L. Ba*reira
</line>
<line>
182
</line>
</par><par>
<line>
A **nstrução da identida*e mantém-se afi*ada à coe*istência de repres*ntações
</line>
</par><par>
<line>
sociais que ora a def*nem, ora s*o *o*
</line>
<line>
ela instru*ent*liza*as, caracter*zando uma
</line>
</par><par>
<line>
*e*ação
</line>
<line>
de imbricaçã* e reciprocid*de
</line>
<line>
com *stimado poder p*ra a in*ti*u*çã* de
</line>
</par><par>
<line>
p**t**as e modulação d* relações entre *s indiv*duos. (SPA*A**, OLIVEIRA,
</line>
<line>
2013, p. 115).
</line>
<line>
Andra*e (1995, p. 71) reconhece a id*ntida*e c*mo uma representação social, "que
</line>
<line>
faz de um processo discur*i*o mais amp*o, de *nte*preta*ã* da *ocieda*e, do mundo, que se
</line>
</par><par>
<line>
desenvo*ve
</line>
<line>
a*
</line>
<line>
níve* *a disputa p*lo
</line>
<line>
po*er s*mbó*ico". Em concord*ncia, Vasconcelos e
</line>
</par><par>
<line>
*a*tano (2014) falam da existênc*a de materia*s cognit*v** que se *stab*lecem antes do
</line>
<line>
sent*ment* *e perten***ento e perpa*sam * processo de *iferenciação/seme*hança, apontando
</line>
</par><par>
<line>
a repres*ntação social como *m *ator que acentua
</line>
<line>
as dimen*ões do conhecim*nto
</line>
<line>
p*ra
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*ormaçã* da identidade.
</line>
</par><par>
<line>
3.* Os Estudos de Gênero e Masc**i*i*a*e
</line>
</par><par>
<line>
As discuss*es so*** gêne*o tivera* como po*to de p*rtid* o mov*m*nto *emi*ista, em
</line>
<line>
1970, nos Estados Unidos, com* *ita Strey (2013), a partir de **tudos situados no campo da
</line>
<line>
antropologia. Gênero enquanto u*a *eor*a para estudar as relações soc*ais entre o f*mini*o e
</line>
</par><par>
<line>
o ma*cu**no "come*a a ser ut*liz*da
</line>
<line>
n* segunda me*ad* do século XX, no **ntexto das
</line>
</par><par>
<line>
disc*ssões e construções teórico- fem*nistas so*re desigualdades nas r*laçõ*s ***iais entre os
</line>
<line>
sexos" (*ALIKIN; I*MAEL, 201*, p. 642).
</line>
<line>
Na su* co*cepção i*icia*, considerando o* movimentos feministas * as dis*ussões
</line>
<line>
*ob*e a *esigu*ldad* entre *s sexos, os estudo* de gênero f*r*m encarados, errone**ente,
</line>
<line>
como estudos sobre mulheres, fei** por *ulheres e p*ra **lheres (BUENO, *006). Hoe**sh e
</line>
</par><par>
<line>
Cirino (2010)
</line>
<line>
apontam qu* o* *studos so*re a mascu*inidade su*g*ram de maneira tardia
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
entendido
</line>
<line>
a par*ir da desnaturalização d* mulh*r no cont***o soc*al. Medrado
</line>
<line>
e Lyra
</line>
</par><par>
<line>
explicam qu*:
</line>
<line>
As pro*uções sobre as masculinidades, como *bjeto de estudo propr*amente d**o,
</line>
</par><par>
<line>
têm início no final *a década de *98*, a partir de
</line>
<line>
trabalhos produzidos de ma*e**a
</line>
</par><par>
<line>
ainda p*uco sis*e**tic*, com concen*raçã* em autores específicos e sem
</line>
<line>
*ecessar*am**te *e desd*brarem em uma discussão teór*ca, epistem**óg*ca, polít*ca
</line>
<line>
e ética ampl* e cons*st*nte sobre * t*ma (2008, p. 8*9 * 8*0).
</line>
<line>
Bueno (200*) aponta para o fato de qu* *ó fo* possível falar da mascu*in*dade a part**
</line>
</par><par>
<line>
d* mov**e*to fe*ini*ta e da* m*danças
</line>
<line>
que ocorreram n*stas const*uçõ*s *pós serem
</line>
</par><par>
<line>
*evan*adas as disc*ssões adv*ndas da teor*a d* gênero inicialmente, afirm*ndo que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
**nstrução do gê*e*o se dá de maneira codep*ndente. A* *cabar com os mit*s que rondavam
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 18, *. 04, art. 10, p. *72-190, **r. 2021 ww*4.fsane*.com.b*/r**ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
As Represen*açõe* Soc*ais *e Gênero no P*o*e*so de Construção Id*ntitá**a *asculina
</line>
<line>
183
</line>
</par><par>
<line>
o fazer da mulher, afirmam Hoenish e Cir*no (2010), sur*e ta*bém uma leitura *o*ioh**tó*i*a
</line>
<line>
da co*strução e da produção do ho*em.
</line>
<line>
Filho (2005, p. 142) afirma que os *studo* de gênero *e **u*am *m *s*rever, também,
</line>
<line>
sobre a his**ria *a masc*linidad*, pois esta n*nca exi*tiu, as*im como a histó*ia da
</line>
</par><par>
<line>
feminilidade "pois s* eles est*veram *empre
</line>
<line>
nos livros d* história e
</line>
<line>
no* arqui*o*, estiv*ram
</line>
</par><par>
<line>
***uanto uma cate*oria constr*ída social * politicamente, tant* quanto a* mulhere* o foram
</line>
</par><par>
<line>
em sua ausê*cia". Em concordância, Hoe*ish * Cirino (2010)
</line>
<line>
f*lam q*e a mascul*ni*ad*
</line>
</par><par>
<line>
pa*sa a ser teorizada tardiame*te por t*r sido trat*da de for*a naturaliz*da e colocad* como
</line>
<line>
uma forma de ident*ficação fixa.
</line>
<line>
A m*scul*nidade tra*a-se de um conc*ito co*plex* que se cons**ói a pa*tir da rela*ão
</line>
</par><par>
<line>
entre *uj**to e cul*ura, e que *ambém con*ém em si
</line>
<line>
uma frag**idade, o que se distan**a
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
ideia de
</line>
<line>
uma masculinidade f*xa a p*rtir de *onceito* natura*s (H**NISH; C*RINO,
</line>
<line>
2010).
</line>
</par><par>
<line>
Gal*n*in * Is**el (2013) concordam qua*do *pontam q*e é nesse *ontexto d* debates s*bre a
</line>
<line>
construção do gênero que as discussõ*s sobre m**culinidade surge*, re*eridas em c*ncepçõe*
</line>
<line>
relaci*nais * plurais.
</line>
</par><par>
<line>
É nesse *egu**ento
</line>
<line>
*e co*ce*er a m**culinidade enquanto **ural que Toledo
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Carva*ho (2018) ex*lica* *ue a m*sculin**ade *ode apresentar diversas v**iações,
</line>
</par><par>
<line>
dependen*o de *ual
</line>
<line>
*ont*xto histórico e cultural está sendo *tilizado p**a identific*-la, ass**
</line>
</par><par>
<line>
co*o t***ém podem ap*ese*tar diferentes
</line>
<line>
con*e*ções em uma mesma cul**ra. S*mpai*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
Garci* (2010, p. 8*) a*oiam quando afirmam que "a es**bil*zação dos modelos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
masculinidad* * fe*in*lidad* pred*m*na**es em uma d*te*min*da soc*ed*de só se dá *o*
</line>
</par><par>
<line>
meio d* apre*dizado
</line>
<line>
das fun**es e pela i*ternaliza*ão das
</line>
<line>
repr*sentações de *ênero
</line>
</par><par>
<line>
i*stituídas pel* cu*tur*", ou seja, a cultura entra *omo fator qu* *omeia o mascul***.
</line>
<line>
Sendo assim, a teori* sobre gê*ero, como argum**ta Scott (1*9*), s*r*e para q*e*rar
</line>
</par><par>
<line>
com *
</line>
<line>
d*termi*ismo *iológico e situar *
</line>
<line>
cor** enqua*to participa*te social. Filho (2005)
</line>
</par><par>
<line>
corrobor* ao afirmar que gênero dá *en*ido
</line>
<line>
às diferenças en*re os sex**, apon**ndo que tais
</line>
</par><par>
</page><line>
d*ferenças *ão a*oiadas *m um contexto *ult*ral e **o *iológic*. Str*y (201*) afirma que o
</line>
<line>
gê*ero é construído a partir de u*a vi*ão cu*tural q*e a sociedade te* acerca do *ascul*no e
</line>
<line>
do femi*ino, aponta** pa*a *s dif*renças de *o*cep*ões e* diferen*e* cultu*as.
</line>
<line>
G*nero, segundo Bueno (200*), é entend*do como uma relação *os aspect*s *ociais,
</line>
<line>
culturai* * his*óri*os que deli*ita* as dif*renças impostas *ntre os gêneros masculino e
</line>
<line>
fem*nino e que são de ce*ta forma, socialmente aceitas por ambos. Galinkin * Isma*l (2013,
</line>
<line>
p. *94) concordam *o c*nceituar gênero co*o "uma c*tegoria analítica usa** para *xplicar as
</line>
<line>
dife*enças sociais *n*re os se*os, diferenças ess*s hi*tóricas e cultura*mente c*nstruídas".
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 18, n. *4, art. 10, p. 172-1**, *br. 2021 ww*4.fs*net.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. G. M. Silva, M. M. L. Ba*r**ra
</line>
<line>
184
</line>
</par><par>
<line>
É * parti* *essa per*pectiva q*e, atu**men*e, os estud*s d* *ênero adquirem uma
</line>
</par><par>
<line>
pr*ocup*ção em discutir sobre *s desigu*ldades *xis*entes entre os gêner**
</line>
<line>
no
</line>
<line>
*ampo da
</line>
</par><par>
<line>
interação social e que perpassam a construção tanto da fe*inilidade qua*to da masculinidade
</line>
<line>
(BU*NO, 2006). Os e*tudos de gênero *êm s*a i*portância, p*is "abrem uma brecha no
</line>
</par><par>
<line>
conhecimento sobre a mul*er e o homem, na qual torna
</line>
<line>
possível u** compreensão
</line>
</par><par>
<line>
r**ova**ra * transf*rmadora de suas d*fe*ença* * de*igualdade*" (STREY, 20**, p. 183).
</line>
</par><par>
<line>
*.4 Re*r*s*nta*õe* Socia*s d* M*sculi*idades e Construção Identitária
</line>
</par><par>
<line>
* em seu proce*so de so*ialização e *prendiza*o que meninos aprendem o que
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
*as*ulino, a partir *e re*res*n*aç**s sociai* do *ênero mas*ulino q*e são ens*nados desde o*
</line>
</par><par>
<line>
primeir*s grupos *e *nteração, a fa*ília (NASCIMENT*, TRIND**E, 2010). Gall*t
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Seff*er (2016) apontam para essa m*s*u*inidad* como um
</line>
<line>
pr*cesso construído a **rt*r da
</line>
</par><par>
<line>
in*er*ç*o entre o social e *ma *strut**a ide*ló*ica, pro*uzindo mode*os d* *onduta. Pautado
</line>
</par><par>
<line>
ne*sa interação, *enin*s sã* *iferenciad*s
</line>
<line>
de meni*a*, ba*eados em *ep*e*entaçõ*s sociai*
</line>
</par><par>
<line>
de um ma*cul*no trad*cional, enquanto dominador e afas*ado *o campo emo*iona*
</line>
<line>
(NA*C*MENTO, T*I*DA*E, 201*).
</line>
<line>
Diant* desta informação, Bueno (2006) concorda que no processo de soc*a*izaçã*
</line>
</par><par>
<line>
masculi*o, ele é afast*do da int*midade
</line>
<line>
emocional,
</line>
<line>
não sendo in**ntivad* a apren*er,
</line>
</par><par>
<line>
exercit** * d*senvol*er, proporci*nando *ma masculinid*de racion*l, reservada em suas
</line>
</par><par>
<line>
ex*eriência* p*ssoais e solitário, ou ent*o, prático, e*sina*o apenas a agir
</line>
<line>
e realizar
</line>
</par><par>
<line>
*tivi*ade*. Em *eus estudos, ao entrevistar famílias de cl*sse popu**r, N*scimento e Trind*de
</line>
</par><par>
<line>
(201*) obtêm resu*tados
</line>
<line>
*u* afirmam a represen*ação
</line>
<line>
*e uma mas*ulin*dad* forte e livre,
</line>
</par><par>
<line>
d**ere*ci*do e*fatic*ment* da *emi*ilid*de,
</line>
<line>
baseado em represe**ações tradicionais d*
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
id*ntid*de masculi**.
</line>
</par><par>
<line>
Gallet e *eff*e* (*016) c*ncordam q*a*d* *xplic*m o ma**uli*o en*uanto afirmação,
</line>
</par><par>
<line>
*ara não ge*ar susp*i*as
</line>
<line>
de um* fem*nilidad*
</line>
<line>
o* mesmo uma ho**ssexuali*a*e, q*e se*ia
</line>
</par><par>
<line>
outra forma de ser feminin*. E* co*co*dânci*, Rosisto*ato (*009), afirma a masc*linidad*
</line>
<line>
como um c*nstante proc*sso d* af*rmação, onde qual*uer característi** que *aça referência ao
</line>
<line>
feminino * ut**izad* como acusação de desvio.
</line>
</par><par>
<line>
N*sci**nto e Trindade (201*, p 196) afirmam que "* relação entre * masculino
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
violê*cia te* *ido expli*ada, em parte, por *ma
</line>
<line>
r*presenta*ão s**ial ** modelo masculino,
</line>
</par><par>
</page><line>
*inda pa*tad* na expre*são do *o*er do ma***, *a virilidade e *o enfren*amen*o *través **
</line>
<line>
força * da impos*ção". A masculinidade baseada em represent*ções tr*dic*on**s, *inda cobra
</line>
<line>
Rev. FSA, T*r*sina, v. 18, n. 04, art. 10, p. 172-190, abr. 2021 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
As Repres*ntaç*e* S*ciais d* *ê*ero no Pr*ce*so *e *o*strução Id*ntitária Masculina
</line>
<line>
185
</line>
</par><par>
<line>
que o homem se distancie d* posiçõ*s *ue fogem dos padrões de m*sculinidade
</line>
<line>
*rad**i*nalmente d*fin*dos, como por e**mplo, *e*onstrar fraquez* * s*n*imen*os (CRUZ;
</line>
<line>
NUÑEZ; DIAM*NTINO, *015).
</line>
<line>
A masculi*ida*e, difere*te da fe*inilidade *ue é ent*ndida co*o algo natural à
</line>
<line>
mulher, segund* Gall*t e Seffner (20*6), **o é alg* natural, por isso *eninos são tr*inados a
</line>
<line>
demonstrar sua v*ril*dade constantem*nte. * vi*ilidade, *oncordam Risk e *omanelli (*00*,
</line>
<line>
p. 62), *e torna um* fe*ra*enta à qual o masculino *e ap*ga, de*onstra*d*
</line>
</par><par>
<line>
"hipermasculinidades" com*
</line>
<line>
forma de *fa*tame*t* do feminino soc*almente r*spaldada
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
uma *orma *e
</line>
<line>
afirmação social d*ante grupos op*sitores, ou s*ja, o mas*ulino recebe uma
</line>
</par><par>
<line>
*brigaç*o mor*l e cabe a *le, *nqua*to detentor d* **rilidade, re*resen*ar a fam*lia diante *a
</line>
<line>
sociedade.
</line>
</par><par>
<line>
Segundo *osis*olat* (*009), em seu *stud* com adolescentes, a
</line>
<line>
viri*ida*e se mostr*
</line>
</par><par>
<line>
c*mo uma *ons*a*te *firma*ão de práticas se*u*is, em que mesmo sen*o virg*ns, a imagem
</line>
</par><par>
<line>
que é
</line>
<line>
passada * de v*rilidade, *ara qu* seja af*rmada a rep*esentaçã* de uma mas*ulinidade
</line>
</par><par>
<line>
he*emônica. Ainda segundo o aut*r, a sexua*id*de masculina *urge como uma f*rma
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
constante afirmação grupal de uma posiçã* viril, que é sustentada e ut*lizada como forma de
</line>
</par><par>
<line>
domi*ação
</line>
<line>
daqueles que não têm *al sexualidad* a*iva ou prefe*e*
</line>
<line>
*ão demonstrar. Risk
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
R*manelli *xplicam:
</line>
<line>
As relaç*e* joc**as são co*pon*ntes bás*cos para constitui*ão da identid*de
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
sub**tiv*d*d* m***ulina têm um e**mento *e *ontestação po*ítica, d* conf*onto e
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
de n*g*çã* *a *rdem soci*l vigente*. A*é* diss*, cons*it*em veí*ulos pa*a
</line>
</par><par>
<line>
exp**ssã* da virilidade, par**r *e t**nicas corpo*ai*, com* *os**ra, entonação da *
</line>
</par><par>
<line>
voz, além das b*a*at*s lic*nc*osa*, em que muitas ve*es, te*as rel*t*v*s à
</line>
</par><par>
<line>
*exualidade *stão em pauta, visto que, neste* cas*s, a manifestaç*o da
</line>
</par><par>
<line>
m*sculinidade é pública (2008, p. 62).
</line>
</par><par>
<line>
R*sisto*ato (2009, *. 20) *xemplifica essa cena e* se*s estudos quando apo*ta
</line>
<line>
qu e
</line>
</par><par>
<line>
"aquele* que não tinham, ou
</line>
<line>
não qu*riam re*a*ar suas aventuras se*uais em públi*o *ram
</line>
</par><par>
<line>
v*timas de um
</line>
<line>
con*unto
</line>
<line>
de **usaç*es *ocosas co* ên*ase n* s*pos*a a*sência
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
mascu*i*id**e". Toledo * *arv**ho (2018) também *razem um
</line>
<line>
*xe**lo em se*s
</line>
<line>
estu*os,
</line>
</par><par>
<line>
apo*tando que os meninos que apresentavam um comportamento
</line>
<line>
con*id*rad* **minin* por
</line>
</par><par>
<line>
seus pares, acab*v** send* e*c*uídos
</line>
<line>
d*s at*vidades *elos colegas e indiretam*n*e
</line>
</par><par>
<line>
*sq*ecidos
</line>
<line>
pel*s professores, não rec**end* b*as av*liaç*es de de*empen*o, corroborando
</line>
</par><par>
<line>
com as rela*õ*s jocos*s cit*das por Ris* e Ro*ane*li (2*08).
</line>
<line>
A partir de*se *ont*xto, Bueno (*006) afi*ma *ue a masculini*ade, em constant*
</line>
</par><par>
<line>
afirmação da **rilidade, pro*uz formas de socialização mutiladoras para o homem *
</line>
<line>
*u e
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 18, n. 0*, art. 1*, p. 1*2-190, abr. 2*21 www4.fsanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. G. M. Silva, M. M. L. B*rreira
</line>
<line>
186
</line>
</par><par>
<line>
produzem mal esta* assim
</line>
<line>
co*o a re*resentação do feminin* produz para a m**her. Cruz,
</line>
</par><par>
<line>
N*ñez * *iamantino (**15) trazem o relato d*
</line>
<line>
um
</line>
<line>
homem tox*côma*o que, *iant* essas
</line>
</par><par>
<line>
repres*n*a*ões *oci*is baseadas na *irili*ade mascul*na, produz um s*frimen*o ao não atingir
</line>
<line>
*s expe**ativas sociais, já que ele a**nt* a sua to*ic*mania *omo uma fraqueza, e tal
</line>
<line>
*omportamento não se enq*adr* nos i*eais de *asculinidade a ele impos*os.
</line>
<line>
*r*z, *uñez e Diamantino (2015, p. 63) apontam a*nda q*e * masculi*idad*
</line>
<line>
contemporânea, defr*ntada c*m o feminino, se vê dian*e *e u** angústi* em "ser homem",
</line>
<line>
n* qual se torna cad* *ez mais difícil su**e*tar essa identidade masculina já que e*a pede do
</line>
<line>
ho*em um posicion*mento social rí*id* e viril, apo*tando a t*xicom*nia como *m* *orm* de
</line>
</par><par>
<line>
fuga dessa angú*tia.
</line>
<line>
*m seus
</line>
<line>
estudos, N**cimento e Trindade (2010) en*ati***
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
vuln*r*bilidade a problem*s de sa*de, ass*m como também situações de risco à própria vida,
</line>
<line>
que podem surgir a parti* *a socialização de*s* homem, base*dos em represen*aç*es d* um*
</line>
<line>
masculinid*de tradic*onal, no qu* diz respei*o à fo*mação de uma ide*tidade masculina.
</line>
<line>
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
O *eg*int* artigo teve como o*jet**o av*liar o efeito d*s rep*esentações soc*ais
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
*ormação identitária ma**ulin*. Foi po*sível per*eber *ue o mas*ulino ainda está imerso **
</line>
</par><par>
<line>
repre*entações tradicion*is que é *onst*ntemen*e ensinado a manter esse posicion*mento, e
</line>
<line>
tendo como cons*quê*cia u*a virilida*e exac*rbada como forma de do*inação, assim com*
</line>
<line>
*doe***ento mental e riscos de vida.
</line>
</par><par>
<line>
Destaca-s* também, que as f*rmas de rel*ção q*e se estabelecem pa*tir dess* a
</line>
<line>
masculin*d*de d*ta co*o tradicional, se b*se*am na e*ibição da virilidade, *endo el*
</line>
</par><par>
<line>
verda*ei*a
</line>
<line>
ou nã*, como foi exempl*f*cado n*s relaçõ*s
</line>
<line>
entr* os adolescent*s, como um*
</line>
</par><par>
<line>
*orm* de impor uma submissã*
</line>
<line>
entre os pares, as*im como ta**ém se *orna um* *orm* de
</line>
</par><par>
<line>
p*econceito **m aquel*s que não **ibem t*l viri**dade ou me*mo apresenta* traços
</line>
<line>
qu*
</line>
</par><par>
<line>
lemb**m o feminino.
</line>
</par><par>
<line>
* p*r*ir de*sa p*squisa, surgem novo* questionamentos *cerca da mascul*nidade que
</line>
<line>
envolve o homem que não se apresen*a *omo socialmente tradi*i*nal, tanto aqueles com
</line>
</par><par>
<line>
orientação
</line>
<line>
hom*ssex*a* *uan*o *s *e o*ie*ta*ão heterossexual e tr*n*ex*al. Ab*e
</line>
<line>
espaço
</line>
</par><par>
<line>
também para se pensar a saúde, t*nt* física quanto mental, desse mascul*no que se **nstrói a
</line>
<line>
part** destas rep*e*entaçõ*s imposito*as.
</line>
</par><par>
<line>
C*nsidera-se q*e o
</line>
<line>
objet*vo do **abalho
</line>
<line>
foi *tingi*o no que s* refe*e
</line>
<line>
à* disc*ssõe*
</line>
</par><par>
<line>
bibliográ*icas a pa**ir
</line>
<line>
da t*mática, no en*anto, t*a* consigo algumas lim*ta*ões,
</line>
<line>
den*re ela*,
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*n*, v. 18, n. 04, art. 10, p. 17*-*90, *b*. 2021
</line>
<line>
ww*4.f*a*et.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
As Representa*ões Sociais de G**e*o no **o*ess* de Con*trução **entitária Masculina
</line>
<line>
18*
</line>
</par><par>
<line>
por ser uma pe*qu*sa bibliográfica, o artigo *ica limit*do *
</line>
<line>
outras publ*ca*ões *, no caso
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
temá*ica proposta, a pesqui*a ac*bou *e depar*ndo c*m escassez *e pro**ções r*centes *
</line>
<line>
sobre * assu*t*, ou pelo me*os *ue trou*essem u*a proximidade maior com a temática,
</line>
<line>
a*s*m c**o *ambém, *ais pes*uisas no c*mpo da psicologia.
</line>
</par><par>
<line>
Sendo assim, este trab*lho se torna *m
</line>
<line>
*o*t o d*
</line>
<line>
partida p*ra futur** pesquisas que
</line>
</par><par>
<line>
possam fazer um m*lhor apro*un*amento ac*rca da temática da *as*u*in*dade e suas
</line>
<line>
r*ve**e*ações, tendo em v*sta que fa* parte de u* fenômeno social co*p*exo, vale**o-se *e
</line>
<line>
uma pe*quisa *mp*r**a par* que se possa ter um contat* *ais *profundado.
</line>
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<line>
Co*tribuição dos A**ores
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P. G. M. Si**a
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M. *. *. B*rreira
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<line>
1) concepç*o e plane**mento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) a**lise e interp*etação d*s dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboração do ra*c*nho ou na re*isão crític* do con*eúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) p*rtici*ação n* aprov*ção da versão fi*al do ma*uscrito.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
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</par><par>
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*e*. FSA, Teres**a, *. 18, n. *4, *r*. *0, p. 1**-190, abr. 2021
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www4.f**net.*om.br/r*vista
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