<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 5, art. 1, p. 3-17, mai. 2*2* </line>
<line> IS*N Impresso: 1806-*356 ISSN E*etrôn*co: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2021.18.*.1 </line>
<line> Aderê*cia do Consumidor em Relação aos *r*dutos Ver*es: *m Estu** Comparativo </line>
<line> C**sumer Adher*nce to Green *rodu*t*: A Compara*ive Study </line>
<line> Mar**a Ari*nte Angel*cci </line>
<line> *outor* e* Admini*tração pela Univers*da*e Nove de Julho </line>
<line> D***nte e Coor*enadora do Cent*o Univers*tário Anhan*uera Pitágoras A*pl* </line>
<line> Docente da Facu*dade de Sa*ta *árbara D\**ste </line>
<line> E-ma*l: m*arient@hotm*i*.*om </line>
<line> Bruno *omes Pereira </line>
<line> Dou*o* em Ensino *e Língua e Li*eratura pela Univ*rsi*ade Federal d* Toc*nt*ns </line>
<line> Do*ente do Ce*tr* U*iversitá*io A*hanguera Pitá*oras Ampli </line>
<line> E-mail: b.gomes@kroton.*om.br </line>
<line> Karina Cas*i* M*r*uc*i </line>
<line> Aca*êmi** de Pedagogia do C*n*ro Un*versitári* Pitágor** A*pli </line>
<line> E-mail: karina.vida6@g*ail.co* </line>
<line> J*naína Elo**a *anz*ni </line>
<line> Acadê*ica de Peda**gia do Ce*tro Uni*ersitári* Pitá*oras Ampl* </line>
<line> E-mail: ja*ainam*nzoni@yma**.com </line>
<line> Agnes *issao Corazza *sud* </line>
<line> A*adêmica de Pedagogi* d* Centro *nivers**ário P*tágoras Ampli </line>
<line> E-mail: m*ssão.t**da@hotmail.com </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: M*rina Ari*nte Angelocci </line>
</par>
<par>
<line> Centro </line>
<line> Uni*ersit*r*o </line>
<line> Anhangu*ra </line>
<line> Pitágo*as </line>
<line> A*p*i </line>
<line>-</line>
<line> Av. </line>
</par>
<par>
<line> *outor </line>
<line> Albert* </line>
<line> Benedetti, </line>
<line> 444, Vila </line>
<line> As*unção, </line>
<line> CEP: </line>
</par>
<par>
<line> *903*-3*0, Sant* André/SP, Brasil. </line>
<line> Ende*eço: Bruno G*me* *ereira </line>
</par>
<par>
<line> *entro </line>
<line> *niver*i*ário </line>
<line> *nhanguera </line>
<line> Pitágo*as </line>
<line> A*pli </line>
<line>-</line>
<line> Av. </line>
</par>
<par>
<line> Doutor </line>
<line> Al*erto </line>
<line> Benedetti, </line>
<line> 4*4, **la </line>
<line> *ssunção, </line>
<line> C*P: </line>
<line> Editor-Che*e: Dr. *onny Kerley *e Alencar </line>
</par>
<par>
<line> 0*030-350, Santo André/SP, Brasil. </line>
<line> *od*ig*es </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Karina Cassia Ma*tucci </line>
</par>
<par>
<line> *ent*o Universitário Anhangue*a Pitágora* Amp*i - Av. </line>
<line> Artig* recebido em 12/03/2021. Última </line>
<line> v*rsão </line>
</par>
<par>
<line> Dout** Alberto Benedetti, 444, Vila As*u**ão, *EP: </line>
<line> receb**a em *2/0*/2**1. Aprovad* em 23/0*/2021. </line>
</par>
<par>
<line> 090*0-350, Santo A*d*é/SP, Bra*il. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Endereço: Janaína Eloi*a *a*zoni </row>
<row> Centro *niversitário A*h**g*e** Pitágoras Am*li - Av. </row>
<row> Doutor Alber*o B*nede*ti, 444, Vi*a Assunçã*, CEP: </row>
<row> 090*0-350, Santo André/SP, Brasil. </row>
<row> Endereço: Ag**s Missao Corazz* Tsuda </row>
<row> Centro Universitá*i* Anhangu*ra Pitágo*a* A*pli - Av. </row>
<row> Doutor Alberto Benedet*i, 444, Vil* A*sunção, CEP: </row>
<row> 09030-350, *anto An*r*/SP, Brasil. </row>
</column>
<column>
<row> Avaliado pelo s*ste*a Triple Re*ie*: Desk Revie* a) </row>
<row> pelo Edit*r-Chefe; * b) *ou**e Bl*n* R**iew </row>
<row> (ava*iaç*o **ga p*r do*s *vali*dore* da área). </row>
<row> Rev*s**: Gramat*cal, No*mativa * *e *ormatação </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. A. Angelocci, B. G. Pereira, K. C. *artucci, J. E. Manzoni, A. M. C. Tsuda </line>
<line> 4 </line>
</par>
<par>
<line> RESU*O </line>
</par>
<par>
<line> Esse artigo tem o objetivo </line>
<line> *e analisar o envolvimento de cons*midor*s em ações </line>
</par>
<par>
<line> considerad*s verdes, p*r me*o da es*o*a do p*oduto (verde ou não verd* / </line>
<line> *omu*), em </line>
</par>
<par>
<line> compara*ão com a aderê*cia em ações verdes, ou seja, sustentáve**. O problema do estu*o </line>
</par>
<par>
<line> perpassa pelo trat*mento *nalítico da aderê*cia em ações verdes, aumenta a v*nda e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> a*eit*ção do </line>
<line> produto verde. Us*-se, </line>
<line> como *bordagem m*todológic*, uma p*squi*a </line>
</par>
<par>
<line> quan*itativa com a análise d* desenho fatorial c*mp*eto entre suj*itos 2 3, tendo como x </line>
</par>
<par>
<line> v*rtentes o pr*duto verde </line>
<line> e pr*duto não verde * o envolvimento com * *arketing ver*e o </line>
</par>
<par>
<line> (alto, médio * baixo). Um questionári* f*i envi*d* para estudantes univ*rsitário*, com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Escala da Con*ciê*c** Ecológica com 2* ponto*, além de si*uações *e </line>
<line> compra para dois </line>
</par>
<par>
<line> prod*to*: c*eme </line>
<line> *idratant* e café. Como resul*ad*s, uma *nálise do en*ol*imen*o dos </line>
</par>
<par>
<line> par*ic*pantes em ações **rdes foi **alizada. A prop*s*a é que essa *esq*is* *ossa </line>
<line> contribuir </line>
</par>
<par>
<line> *a*a a compreensão do market*ng verde e a e*aboração de n*vos estu*os no setor. </line>
</par>
<par>
<line> *al*vra*-chave: *ecisão de Com*ra. Mar*eting Verde. Produt* Verd*. Su*ten*abilidade. </line>
<line> A*STRACT </line>
<line> *his a*t*cle aims to a*a*yz* t*e inv*lvement o* consumer* in acti*ns consid*red green, </line>
</par>
<par>
<line> through the s*hool of the *roduct (g*een or not green / common), </line>
<line> ** comparison *ith </line>
</par>
<par>
<line> adhe*ence to green actions, that </line>
<line> is, sustai*able. The st*dy's pr**le* runs through t*e </line>
</par>
<par>
<line> analy***al tre*tment of *dherence to green *tock*, w*ich inc*e*se* the *ale a*d *cceptance of </line>
</par>
<par>
<line> the green product. A* a methodologi**l approach, a </line>
<line> quan*itative res*arc* is use* *i*h the </line>
</par>
<par>
<line> analy*is of a com*lete factorial *es*gn between 2 x 3 subjects, wi*h th* green p*oduct and th* </line>
</par>
<par>
<line> non-green p**duct an* the invo*vemen* in </line>
<line> green marketing (high, medium *nd low) </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> strands. A qu*stion*a*** w*s *ent t* u*ivers*ty students, *oge*he* *ith the Eco*ogical </line>
<line> Awareness Scale with 26 *oi*ts, *n addition to purchase situa*ions for two *roducts: </line>
</par>
<par>
<line> moisturizer *n* co*fee. *s a </line>
<line> result, a* </line>
<line> an*lys*s ** the involveme*t *f participants in gr*en </line>
</par>
<par>
<line> actions was carri*d o*t. *he prop*sal *s that thi* *es*a*ch can cont*i*ute to the underst*ndi** </line>
<line> ** *reen ma*keting and to the elabo*ation of new studies in the sector. </line>
<line> Keyw**ds: Purchas* *e*ision. G*een Mark*ti*g. Gr*e* *roduc*. S*staina**lity. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina, v. 18, n. 5, art. 1, p. *-17, mai. 2021 </line>
<line> **w4.*s*net.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ader*ncia do Co*sumi*or em Relaçã* *os Produtos *erdes: Um Est*do Compara*ivo </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> 1 I*T*OD*ÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> O consumido* *i*al escolhe seu* p**dutos p*nsan*o no *eio amb*ente, **n*o </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> algum** vezes * </line>
<line> *pção é por corporaçõ*s compr*me*idas com o *eio ambiente e s*a </line>
</par>
<par>
<line> preserva*ão. Portanto, </line>
<line> *m*re*as </line>
<line> e*tão prat*cand* ações de merc**o **rdes co* foco em </line>
</par>
<par>
<line> causar o me*or imp*cto </line>
<line> *ossível </line>
<line> ao *eio am*i*nt*. *ompl*mentando, Arruda et al. (*020) </line>
</par>
<par>
<line> *nfatizam que a *o*ied*de at**l está preo*upada ** pres**var o mei* a*bi*n*e, colaborando </line>
<line> com pr*ticas como limpe** d* rios * pr*ias, *on*cientizaçã* e e*uc*ção am*ien*** com </line>
</par>
<par>
<line> proj*tos de refl*res*amento, evitando o </line>
<line> desperdício de água, dentre o*tros. *oa parte </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> população </line>
<line> tem pro*urado reduzir o </line>
<line> consu*o de bens e </line>
<line> serviços, de *oupas, co*méticos, </line>
</par>
<par>
<line> sapatos; d*sc**tando a*e*uadam*nte lix*s e consu*in*o *p*nas p*odutos d* ind*s*ria </line>
<line> s*stentável. </line>
<line> É impo*tante, então, qu* empr**as pr**o*am s**s negóc*o* com ape*os ecológicos </line>
</par>
<par>
<line> vi*an*o in*en*ivar *on*umidores finais com ações de pre*erv**ã* do meio ambient* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *emonstra**o que </line>
<line> estão preoc*padas em agi* corretamente. T**a corpo*aç*o *onsi*erada é </line>
</par>
<par>
<line> *us*e*tável s* foca na preservaç*o ambie**al, já </line>
<line> qu* *sa aç*es mercado*ó*icas ver*es para </line>
</par>
<par>
<line> pra*icar o mar*et*ng verde. P*squisad*res d* á*e* de ações *erdes tamb*m usa* palavras </line>
</par>
<par>
<line> sinônimas como neut*os em carbon*, bi*deg*adá*el, energi* </line>
<line> efici*nte, </line>
<line> v*rde, orgânico, </line>
</par>
<par>
<line> sustentável, natural * e*ologicament* correto para exp*anar o **rket*ng verde. </line>
<line> Do pont* de v*sta me**dológico, tem-se um* pes*uisa de **ordagem qua*titativa, </line>
<line> t*ndo como foco a *n*lise do dese*ho f*t**ial comp*eto entre sujeito* 2 x 3. Tal per*pect*va </line>
<line> *oi b*silar para o t*ata**nto *os dados coleta*os, tend* em vi*ta que *e**lam possibilidades </line>
<line> de desdobramentos de i*vestigaç*o. Isso se *ostr* frutífer* a* con*exto de pr*dução </line>
<line> a*ad*mica. </line>
<line> * *EFE*ENCIAL TEÓR*CO </line>
</par>
<par>
<line> At*al**nte, no*a* criações *e v*lor para produtos </line>
<line> são enfatizadas com o marke**n* </line>
</par>
<par>
<line> verde. Par*e *a soc*edade se sente sati*feita com uma *mpre*a *ue p**s*i um viés ecológ**o, </line>
<line> u*a vez que c**a*te*í*ticas be*éfi*a* de p*odut*s ou serv*ços sã* notadas por consumid*res, </line>
<line> fazendo co* que fiqu*m motivados p*la decisã* de compr*. Para Cr**inel et al. (2020), a* </line>
<line> emp*esas adota* estratégias ver*es de mercad* para o**recer seus produtos ou serviços que </line>
<line> atendam às necessi**des h*man*s, vi*ando ações sustentáveis, ent*egand* valor ecológico ao </line>
<line> cliente, reduzin*o a p*lu*ção *om a *riação d* um conceito ecol**ico e***esaria*. </line>
<line> Rev. FSA, Teres**a P*, v. 18, n. 5, art. 1, p. *-17, mai. 2021 w*w4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. A. Angel*cci, B. G. Pere*ra, K. C. *artucci, J. E. Man*oni, A. M. C. Ts*da </line>
<line> 6 </line>
</par>
<par>
<line> *uogo et al. (20*6) reforçam *ue o marketing v*rde é ins*rum*nto mercadológico c*m </line>
</par>
<par>
<line> viés </line>
<line> a*bi**ta*, promov*nd* produtos </line>
<line> com *mag*ns positivas da org**ização </line>
<line> perante </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> soc*ed*de. Corroborando esse ra*iocín*o, Kasili*ga* (2020) diz que o m*rk*ting verde, antes </line>
<line> conhecido como *arket*ng e*o*ógic*, *stava *e*tr*lizado em aç**s ambientais, buscand* </line>
<line> so*uções para os problem*s *o meio ambiente. Numa s**u*d* etapa, o ma**eting *erde, </line>
</par>
<par>
<line> conhecid* co*o market*ng </line>
<line> verde am*ient*l, visava à preocupação em tecnologia limpa, </line>
</par>
<par>
<line> design de pr*du*os in*vador*s *ue cuida*am *e questões de polu*ção e re**duos. Já </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> tercei*o *oment*, o marketing v*rde começo* a ser v*sto como *ustentável. </line>
</par>
<par>
<line> As emp*esa* e*tã* cada vez mai* p*eocupad*s com os benefícios pr*porcionados pelo </line>
</par>
<par>
<line> marke*in* </line>
<line> soc*oa*biental, qu* utiliza p*opag*ndas e apelos ambient*is p*ra apresentar </line>
<line> aos </line>
</par>
<par>
<line> c*ns*midores. P*ré* existem companhias despr*ocupa*as com </line>
<line> ações verdes. Neste caso, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> qua*idade do produ*o *on*iderado verde (am*ie*talmente *or*eto) pode deter*inar * *o**ra </line>
<line> quando o consumidor comp*ra o produto de u*a empresa verde e uma empresa co*um (*ão </line>
<line> verde, *ão sustentável) (FRANÇA et al., 2019). </line>
</par>
<par>
<line> * fundam*nta* as empr**as a*uarem co* o *arketi*g v*rde, *ma vez que e*iste </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> p*e*cu*açã* de grande parte d* consumidores e* proteger o meio ambiente, a*t*ran*o </line>
<line> seus </line>
</par>
<par>
<line> c*mpo*tame*tos, </line>
<line> prin*ipalmen*e *o </line>
<line> processo </line>
<line> de decisão de compra. K*si*i*gam (*020) diz </line>
</par>
<par>
<line> que recu*sos são limit*do* e *ec*ssi*ade* </line>
<line> *as *essoas il*mit*das, portanto </line>
<line> espec*alistas </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> marketing de**m utiliza* recursos de mo*o ef***ente, sem *es*erdícios, atingind* o objet*vo </line>
</par>
<par>
<line> da organ*zaç*o. Se*do *ssim, na*ceu o *arketing verde, re*resentando </line>
<line> um merca*o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> pro*utos e *erviços sustentávei* e socialmente responsáveis. </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> questão a*biental </line>
<line> apresent*u destaque no* últ*mos *nos. *aunders e M**overn </line>
</par>
<par>
<line> (1997) com*ntam que </line>
<line> grande desafio *ercadológ**o pa*a as orga*izações é q*an*o elas </line>
</par>
<par>
<line> d*cidem a*otar o marketing ver*e, com práticas a*bient*i* *e q*ali*ade, c**veniência e com </line>
</par>
<par>
<line> v*lor** </line>
<line> acessíveis aos consumidores. Segund* os autores, os </line>
<line> consu*idores </line>
<line> adep*os </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> marke*ing verde con*o*em </line>
<line> com mai* freq**ncia p*o*utos v*rdes. Porém o inverso tam*é* </line>
</par>
<par>
<line> o****e: </line>
<line> con*umidores não adept*s ao mar*et*ng </line>
<line> verde </line>
<line> procuram p*odut*s *ão verdes </line>
</par>
<par>
<line> (comuns), já que nã* se *reocupa* mu**o co* o meio ambiente. </line>
<line> Com base *a teo*i* dos autores, um estudo *oi rea*izad* sobre a ader*n*ia ** </line>
</par>
<par>
<line> cons*mid*r em relação ao marketing verde: a publi*ação </line>
<line> *e uma tese sob*e aval*ação da a </line>
</par>
<par>
<line> quali**de *o </line>
<line> produto verd* e a influência d* desejabilidade </line>
<line> social </line>
<line> na d*cisã* *e compra, </line>
</par>
<par>
<line> realizada por Arien*e (*012). *arte d* tese foi publicada </line>
<line> em um* revista c*entífica com </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> estu** de um creme *idratante sustentável (ANGELOCCI et *l., 2016) e as hipóteses foram </line>
<line> *ev. FSA, Teresina, v. 18, n. 5, ar*. 1, p. 3-17, mai. 2021 www4.fsa*et.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ade*ê*c** *o Co*sum*dor em Re*ação aos Produtos Verdes: Um Estudo Comparativo </line>
<line> 7 </line>
</par>
<par>
<line> *pr*veitadas para um outro *st*do com café sustentável. Dess* *orma, es** **t*do tem *o*o </line>
<line> ba*e analisar as **guintes h*pótese* para os *ro*utos escolhid*s (café e creme hidratant*): </line>
<line> H 1 = Pes*oa* com alta aderênc*a em açõe* v*rdes t*ndem, quando soz*nhas, a optar </line>
<line> pela compra do produto ve*de e v*ce-ve*sa. </line>
<line> H 2 = P*sso*s com alta ad*rência e* aç*es verdes tendem, qua*do acompanhadas de </line>
<line> vária* col**as, a optar pe*a co*pra d* pr*d*t* ver*e * vice-versa. </line>
</par>
<par>
<line> De *cordo com Lav**ato </line>
<line> (20*3) e E**ki et al (2008), *s pessoas *om aderência em </line>
</par>
<par>
<line> *straté*ias de *arketing verde tendem pelo *r**uto verde * vice-v*rsa. </line>
<line> 3 MET*DOLO*I* </line>
<line> A metodologia é essencial pa*a u** *esquisa científica, *ma vez que aponta o mo*o </line>
<line> *omo o est*do foi d*senvo*v**o, d*termina*do e jus*ificando o ca*inho ***uido, e g*rantindo </line>
<line> uma confi*bilidad* aos resultados. *omo fo*m* *e analisar as hip*teses *o *studo, buscou-se </line>
<line> *ma pesq*isa causa* (experimental), bus*ando determinar as relaçõe* de causa e efeito, e uma </line>
<line> análi*e quantitativa *om ques*ionári* est*uturado como i*stru*e*to de pes*uisa. Esse tipo de </line>
<line> pesq*i*a, exper*ment*l, a*onta o modo e por q*al fator acontece u* fenôm*no, levan*o e* </line>
</par>
<par>
<line> consideração manipul*r </line>
<line> uma ou m*is va*i*veis, já q*e outr*s sã* mantidas </line>
<line> constantes, a*é* </line>
</par>
<par>
<line> da *ensuraçã* dos r*sulta*os (DEAN; VOSS, 1999). </line>
<line> Uma anál*se *e desenho fa*o*ial c*mpleto *nt*e su*eitos, quando dois o* mais fatores </line>
</par>
<par>
<line> são i*vestigados em *ois ou mais nívei* (MASON; GUNST; HE*S, </line>
<line> *003) também foi </line>
</par>
<par>
<line> r*alizada. Nes*e mé*odo, se houv*r um f**or A com x </line>
<line> tratamentos e um *ator B com </line>
<line> y </line>
</par>
<par>
<line> *ratam**tos, s*o realizados e*saios com toda* as combinações dos tratamentos d* A e de B no </line>
</par>
<par>
<line> total d* x x y ensaios. Na </line>
<line> pesquisa do </line>
<line> café e do creme hidr**ant* *ptou-se pelo desenho </line>
</par>
<par>
<line> fa*or**l com*leto entre sujeitos 2 x 3, tendo como vertentes o produto verde e o prod*to *ã* </line>
<line> ver*e e o envolvime*t* com o mark*tin* verde: alto, médio e baixo. </line>
</par>
<par>
<line> Sobre a cl*ssificação da pesquisa a part*r dos p*o*e*imentos de *ol*ta análise de e </line>
<line> dado*, a coleta de d**os deu-se *o* interroga*ão, já **e nesta técnica o pes*u*sador coleta as </line>
<line> resposta* dos *nvolvidos por instrument*s aut*preenc*idos (MA*HOTRA, 2011). Desse </line>
</par>
<par>
<line> modo, nas pesquisas foram usados questionários: na pe*quisa </line>
<line> do café suste*tável </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *ue*tioná*i* *oi *nvi*do por e-mail para 4.761 alunos de um *entr* Universit*rio *oc*l*zado </line>
</par>
<par>
<line> no estado </line>
<line> de São Paulo. </line>
<line> 80* res*o*de*am us**do *ma escala de 0 * 10 pa** respon*er </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> Esca*a d* Consc*ência Ecológica de 26 p*n**s, traduzida e val*dad* por Lages e *argas Neto </line>
</par>
<par>
<line> (2002), a </line>
<line> partir d* mo*el* desenvolvido por Stra*ghan e Rob*rts (1999), de*tre outras </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. *8, n. 5, a*t. 1, p. 3-1*, mai. *021 </line>
<line> www4.fsan**.com.br/re*ist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. A. Angelocci, B. *. Pereira, K. C. Mart*cci, J. E. Manzon*, A. M. C. Tsu*a </line>
<line> 8 </line>
</par>
<par>
<line> quest**s conceit*adas como situações *e com*ra. * q*esti*ná*io foi formulado n* Micros**t </line>
<line> For*s pelos **squisadores. Tr*ta-*e de *ma *esqu*sa a*apt*da que foi *eal*zada por Arien*e </line>
<line> (20*2) e publicada p*r A*gelocci et al (20*6) em um est*do com cremes *i*ratantes verd*s e </line>
<line> comuns. Os e-mails *oram e*viados em dezem*ro de 2020 e o prazo pa** preenc*imen** da </line>
<line> pesquis* foi d* 30 d*as. </line>
<line> Na p*squisa ori*ina* da t*se de Ariente (2012), a p*p*laç*o do **tudo *es*rin*iu-se a </line>
</par>
<par>
<line> 838 </line>
<line> e*tud*ntes u**versi*árias que ex*erime*tara* </line>
<line> u* *reme hidratante (*** util*zaram o </line>
</par>
<par>
<line> pr**uto não ver*e e 413 produto verd*). A pesq*is* o </line>
<line> *oi real*z**a em 2012 e, </line>
<line> *pós </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> expe*imento do c*eme, as estudantes responder*m ao qu*stionári* *strut*ra*o. </line>
<line> Para Hiratuka (200*), em te*mos d* mercados e te*dê*cias, há um grande c*nsumo de </line>
<line> produtos ** beleza, maquiagem, a*sim como *remes *idratant*s, associados a c*idados com a </line>
<line> pel* *om ingredient*s ati*o* *om e*e*t** ant*ssi***s e anti-idade. Sen*o assim, considerou-se </line>
<line> re**vante avaliar a *ercepção do c*nsumidor *m relaç*o ao envolvi*ento de ações verdes </line>
<line> com c*emes hidrata**es. </line>
<line> Já o café é um produto *ssencial quanto ao volum* de p**dução: 4*% da produção da </line>
</par>
<par>
<line> commo*ity é sustentável, de aco*do com os progra*as, </line>
<line> c*digos d* conduta e siste*a* *e </line>
</par>
<par>
<line> certifica*ão (Fonseca, 2018). Uma em*resa produtora de café sustentável busca uma pro*u*ão </line>
</par>
<par>
<line> e negócios po*itivos para o **i* am*ient* *ara a sociedade, evita*do *iscos ambientais, e </line>
</par>
<par>
<line> reduzi*do a p*luição e imp*ctos ne*a*ivos. Portanto, também </line>
<line> se consi*er*u importante </line>
</par>
<par>
<line> *na*i*ar a aderê*cia do consum**or em r**a*ão ao café sus*entável. </line>
</par>
<par>
<line> As Tabelas a segu*r *pon*am a re**a familiar e a </line>
<line> faixa etária </line>
<line> dos p*rti*ipant*s das </line>
</par>
<par>
<line> *esqui**s. </line>
<line> *abela 1 - Renda familiar </line>
</par>
<par>
<line> Pesquisa </line>
<line> Creme *i </line>
<line> *ratante </line>
<line> C* </line>
<line> fé </line>
</par>
<par>
<line> Cla*s* Social </line>
<line> F*e*uência </line>
<line> Pe*centual </line>
<line> Fre*uência </line>
<line> Pe*centual </line>
</par>
<par>
<line> C*asse A </line>
<line> 13 </line>
<line> 1 ,6 </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> Classe B </line>
<line> *8 </line>
<line> 6 ,9 </line>
<line> * </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> **asse C </line>
<line> 26* </line>
<line> 32 </line>
<line> 206 </line>
<line> 2 5 ,7 </line>
</par>
<par>
<line> Cla*se D </line>
<line> *02 </line>
<line> *8 </line>
<line> 197 </line>
<line> 2 4 ,5 </line>
</par>
<par>
<line> Classe E </line>
<line> 97 </line>
<line> 1 1 ,* </line>
<line> 399 </line>
<line> 4 9 ,* </line>
</par>
<par>
<line> *otal </line>
<line> 838 </line>
<line> 100 </line>
<line> 802 </line>
<line> 100 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Ela*orado pelos autores (2021) </line>
</par>
<par>
<line> **v. FSA, Te*esina, v. **, n. *, a*t. 1, p. 3-17, mai. 20*1 </line>
<line> www4.fs*net.co*.b*/re*i*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Aderê**ia do Consumido* em *elação a*s Produtos Verdes: Um Estudo C*mpa*ativo </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> T*be*a 2 - Faixa etária </line>
</par>
<par>
<line> P*s*uisa </line>
<line> Creme *i </line>
<line> dratante </line>
<line> Ca </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> Faixa E*ária </line>
<line> Fre***ncia </line>
<line> Percent*a* </line>
<line> *req**nci* </line>
<line> Percentual </line>
</par>
<par>
<line> 15 ao* 20 *nos </line>
<line> 1 </line>
<line> 1 </line>
<line> 227 </line>
<line> 2 8 ,* </line>
</par>
<par>
<line> 20 aos 26 anos </line>
<line> 3* </line>
<line> 4 ,2 </line>
<line> 224 </line>
<line> 2 7 ,9 </line>
</par>
<par>
<line> 26 aos 40 anos </line>
<line> 190 </line>
<line> * * ,7 </line>
<line> 351 </line>
<line> 4 3 ,* </line>
</par>
<par>
<line> 4* aos *5 a*os </line>
<line> 341 </line>
<line> 4 0 ,7 </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> 65 aos 80 anos </line>
<line> 271 </line>
<line> * 2 ,3 </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> Total </line>
<line> 838 </line>
<line> 100 </line>
<line> 802 </line>
<line> 100 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: E*a*orado pel*s autores (2*21) </line>
<line> A diferença *ntre as pesq**sas é que o públi*o de respondente* do *reme *idratante é </line>
</par>
<par>
<line> 100% feminino, 838 m*l*eres, e a pesquisa do café teve </line>
<line> 482 aluna* </line>
<line> (60%) e 32* alunos </line>
</par>
<par>
<line> (40%). </line>
</par>
<par>
<line> Em am*a* *s pesquisas, té*ni*as de e**a*ística de*critiva, *e análise f*torial </line>
<line> **plo*a*ória (AFE) fora* usa*as *a primeira etapa, co* *eparação e seleçã* dos sujeitos com </line>
<line> *lta similari*ade e as*ec*os ambienta*s com *ator único e, grav*do *omo uma nova variável a </line>
<line> reta d* regres*ão do fator, possibilitando o estabeleciment* de *ma *lassificação dos sujeitos. </line>
</par>
<par>
<line> O software esta*ístico SPS* for Win**ws (Statistical Package fo* So*ial Science) fo* </line>
<line> u*ado </line>
</par>
<par>
<line> p*ra *nálise do* </line>
<line> dados, j* que dispõe de *e*ramentas **e per*item extra*r e analisa* </line>
</par>
<par>
<line> a*equad*men*e as informações *m </line>
<line> consonân*ia com os </line>
<line> obj*tiv*s propostos. Fez-se, </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> segunda etapa da pes*uis*, uma classificação em função dos Escores obt*dos na ret* d* </line>
<line> regress*o, *m três ní*eis: alta ader*ncia em açõ** verdes, m*d*a ade*ência e baixa *derência </line>
<line> em a*ões verd*s, sendo, portanto, geradas as *ariáveis de envol*ime*to *m ações verdes. </line>
<line> 4 RESU*TADOS E *IS*US*ÕE* </line>
<line> Para analisar a Hipótese 1 "Pe*s*as *om alta a*erência em ações verde* ten*em, </line>
<line> q*a*do sozinhas, a *pt*r pela co*pra do p**duto ver*e * vice-versa", o* Escores da Escala da </line>
</par>
<par>
<line> C**sciência Ec*lógica com </line>
<line> 26 p*ntos f*ram </line>
<line> *sados, esta traduzida e val*d*da por *age* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Vargas Neto (2*02), a *artir do mode*o dese**olv*d* **r Str*ugh*n * Robe*ts (1999). Os </line>
</par>
<par>
<line> Escores *oram c*assificados e comparados </line>
<line> com as situações Q*1 e QS* co* a participação </line>
</par>
<par>
<line> *os resp*ndente*. De a*or*o com o teste realiza*o (p<0,00*), existe diferença significante na </line>
<line> perc*pção dos respondentes para a an*lise **s resultados. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina P*, v. 18, n. 5, art. 1, p. 3-17, mai. 2021 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. *. Angelocci, B. G. P*reira, *. C. Ma*tucc*, *. E. M*nzo**, A. M. C. Tsud* </line>
<line> 10 </line>
</par>
<par>
<line> Quadro * - Escala da Consciência Ecológica aplicada na pesquisa </line>
</par>
<par>
<line> It*ns </line>
<line> Você </line>
</par>
<par>
<line> Eu pro**ro, in*istentemente, *eduzir o consumo de energia elétr*ca. </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Eu c**pro produt*s org*nicos **rque *ão mais saudáveis. </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Q*ando conheço *s possíveis danos que um produ** *ode causar a* *eio ambiente, eu não compro *s*e prod*to. </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Na min*a r*sidência eu separo o lix* seco do lixo orgânico. </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Quando poss*vel, eu sem*re es**lho produtos qu* causam menor poluição. </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Quando eu *enho que es*olher entre dois pr*dutos iguais, eu *em**e escolho o que * menos prejudicial às *utras *esso*s e ao m*io ambiente. </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Eu estou dis*o*to (a) a pagar um pouco ma*s por produtos e alimentos que *st*o livres de e*emento* químicos e que preju*ic** o meio amb*en*e. </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Eu não com*ro pro*utos e alimentos que podem *a*sa* a exti*çã* de algumas e*pécies animais e v**eta*s. </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> *u procuro c*mpr*r eletrodom*sticos que consomem m*nos *nergia. </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Quand* eu com*r* produtos e alimentos, *s pr*ocupações com o meio ambiente *nter*er*m na minh* decisão de c*mpra. </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Eu sempre *aç* um e*forço para *ed*z*r uso *e produtos feitos de recurso* na*ura*s o es*a*sos. </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Eu e*ito comprar *rodutos c*m embala*e*s que não sã* *iodegradávei*. </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Sempre que possíve*, eu procuro *omp**r produtos com embalagen* reutili**veis. </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Eu nã* c*mp*o produ*o* par* a minha casa que *rejudicam o meio ambiente. </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Eu comprei l*mpa*as mais caras, mas que ec***miz*m mai* energia elétri*a. </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> *u j* troquei ou deixei de usar produtos por razões *c*lógicas. </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Eu sempre tento usa* eletrodomé*tico* (por *xemplo: máquina de lavar, c*uveir*s elé*ricos e s*cador*s) fora do ho*ári* *e pic* de cons*m*, qu* o*orre e*tre à* 18h3* e 21h30. </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Eu não compro pr**utos f*b*icados ou ven*idos por *mpresas que *rejudicam *u desrespeitam o meio ambi*nte. </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Eu t*oqu*i as lâmp*das da *in*a casa por *âmpadas de meno* potência para reduzi* o con*umo de e*ergia elétrica. </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> *u normalmente compro o pr*duto co* *reço *ais *aixo, menos saben** que ele prejudica o meio ambien*e. </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Semp*e *ue possível, eu compro pr**utos feitos c*m material reciclado. </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Eu já convenci amigos *u parentes **o comprar a pro*ut** que prejudicam m*io o ambiente. </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> E* t*nt* co**ra* apen*s pr*dut*s que po*em se* *eciclado*. </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> E* pr*curo comprar p*od*tos *eitos de pape* reciclado. </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Eu procuro não *omprar prod*tos qu* possuem gra*d* quanti*ade de embalagem. </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> F*n*e: Lages e Vargas Neto (*0*2), a part*r do model* desenvol*ido p** Str*ug*an e *o**rts (1999) </line>
<line> A situaçã* de compra QS1 dizi* em ambas as pe*quisas: "*ocê necess**a comprar um </line>
<line> presente para *ocê. L*mbra-*e de co*prar *uando está sozinho *m *m shopping. Ao **trar </line>
<line> em uma *oj* você encontr* vár*a* opç**s de pr*dutos de uma marca de qualidade: p*odutos </line>
<line> consi*erado* a*b*entalmente cor*eto* (*us*entável / verde) e produtos comuns. *ara o seu </line>
<line> consumo, *ual você escolh*?". </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, *eresina, v. 18, *. 5, a*t. 1, p. 3-17, mai. 202* </line>
<line> www4.*sanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ader*nc*a do Consumido* em Re**ção *os Produ*os Verdes: *m Est**o Co*parativo </line>
<line> 11 </line>
</par>
<par>
<line> Tab*la 3 - Envolvime**o em ações v*rdes quando sozinhos para con*umo pr*pr*o </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> </line>
<line> C </line>
<line> re*e hidratan </line>
<line> *e </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> Ca*é </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> QS1 </line>
<line> Baixa a*erência </line>
<line> Méd*a aderência </line>
<line> Alta a*erência </line>
<line> *aixa a*er**cia </line>
<line> Média aderên*ia </line>
<line> **ta ad*rência </line>
</par>
<par>
<line> Produt* *erde </line>
<line> 59 </line>
<line> 98 </line>
<line> 163 </line>
<line> *9 </line>
<line> 92 </line>
<line> 174 </line>
</par>
<par>
<line> Produto não ve*de </line>
<line> 59 </line>
<line> 4* </line>
<line> 41 </line>
<line> 60 </line>
<line> 45 </line>
<line> 4* </line>
</par>
<par>
<line> Produto ver*e ou não ve*de </line>
<line> 161 </line>
<line> 135 </line>
<line> *5 </line>
<line> 137 </line>
<line> 111 </line>
<line> 72 </line>
</par>
<par>
<line> T*tal </line>
<line> 2*9 </line>
<line> 2*9 </line>
<line> 279 </line>
<line> *66 </line>
<line> 248 </line>
<line> 2*8 </line>
</par>
<par>
<line> Fo**e: El*b*ra*o pelos au*ore* (2021) </line>
</par>
<par>
<line> A Escala *a Consciência Ecológica (Quadro 1) relaci*nada *om a QS1 </line>
<line> permite </line>
</par>
<par>
<line> verificar os g*aus ** *nvolvimento *a pessoa </line>
<line> em ações verdes. Pela Tabela 3 é possível </line>
</par>
<par>
<line> verificar q*e os resulta*os da *esqu*s* sã* parecidos par* os dois pro*utos, c**é e cre*e </line>
<line> hidr*tant*. Em relação ao creme hidrat*nte, 5* mulhere* *ptaram por produtos v*rdes * outras </line>
<line> 59 p*lo *roduto não verde. Em re*ação ao café, u* núm*ro be* aproximado de res*o*dentes </line>
<line> com baixa ader*ncia *or ações ver*es: 69 optaram **lo café verde e 60 pelo café **mum. *m </line>
</par>
<par>
<line> ambos os c*sos, *xiste a b*ixa aderên*ia em ações ver*e*. Outro </line>
<line> d*ta*he na pesquisa *o </line>
</par>
<par>
<line> hi*ra*a*te * que 279 mul*eres apre*en*ara* baixa *de*ê*cia em ações verdes. A </line>
<line> mesma </line>
</par>
<par>
<line> quantidad* de **lhe*e* (279) também apres*ntou médi* aderên*ia e alta aderência em ações </line>
</par>
<par>
<line> verdes. Na pesqui*a do </line>
<line> café, 174 respon*entes demonstram *lta aderên*i* por *ç*es </line>
<line> verdes, </line>
</par>
<par>
<line> prefe**ndo *om*rar * </line>
<line> café sustent*vel (*erde) qu**do estã* *o*inhos, comprovando </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Hipótese 1. A quantidade de respo**entes indi*eren*e à esco*ha do tipo de ca*é, 137, tamb*m </line>
</par>
<par>
<line> c*mpr**a a Hipót*se 1, já qu* *essoas com baixa aderência p*r ações verdes não </line>
<line> *scolhem </line>
</par>
<par>
<line> necessaria*ent* p*odutos v*rdes. </line>
</par>
<par>
<line> O grau de envolvimento em **e*ência *m açõ** verdes co* rela*ão à situação QS* * </line>
</par>
<par>
<line> *em*nstrad* na *abela *. A situação de c*mpra **2 diz que: </line>
<line> "*ocê necessita </line>
<line> *a r u* </line>
</par>
<par>
<line> *res*n*e. Le*bra-se de comprá-lo quando está em u* sho*pi*g s*zinho. A* </line>
<line> *n**a* em </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> l oj a </line>
<line> você e*contra várias op*õ** *e *r*dutos d* uma mar*a de qualidade: </line>
<line> prod*tos </line>
</par>
<par>
<line> consider*do* ambientalmente corretos (suste*tável / verde) e produt*s comuns (não ver*e). </line>
<line> *ar* presentear, q*al você escolhe?". Na *nálise exis*e dife*ença sign**icante (p<0,001); </line>
</par>
<par>
<line> R*v. *SA, Te*esi*a PI, v. 18, n. 5, a**. 1, *. 3-17, mai. 2021 </line>
<line> *ww4.fsanet.*om.b*/r*vi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. A. Ange**cci, B. G. P*reira, K. C. *ar*ucci, J. E. Manzo*i, A. M. C. Tsu*a </line>
<line> 12 </line>
</par>
<par>
<line> *ort*nto, pode* ser comparados os Escore* da Escala d* Consciência *co*ógica c*m a </line>
<line> situação QS*. </line>
<line> Tabel* 4 - Envo*vi*en*o em aç*es verde* *uando so*inhos para p*esente </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> C </line>
<line> reme hidratan </line>
<line> t* </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> Ca*é </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> QS2 </line>
<line> Bai*a ader*ncia </line>
<line> M*dia *derência </line>
<line> *lta *derência </line>
<line> B*ixa *derê*c*a </line>
<line> Mé*i* *de*ênci* </line>
<line> A**a ad*rência </line>
</par>
<par>
<line> Pr**ut* verde </line>
<line> 54 </line>
<line> 92 </line>
<line> 152 </line>
<line> 55 </line>
<line> 80 </line>
<line> 1*3 </line>
</par>
<par>
<line> *roduto n** verde </line>
<line> *9 </line>
<line> 53 </line>
<line> 40 </line>
<line> ** </line>
<line> 43 </line>
<line> 41 </line>
</par>
<par>
<line> Produto verde o* não verde </line>
<line> 1*6 </line>
<line> 134 </line>
<line> 87 </line>
<line> 164 </line>
<line> *22 </line>
<line> 85 </line>
</par>
<par>
<line> Total </line>
<line> 279 </line>
<line> 2*9 </line>
<line> 27* </line>
<line> *58 </line>
<line> 245 </line>
<line> 299 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elaborado pelos aut*re* (*021) </line>
<line> Novamente, o *esult*do das pe*quisas para *s dois produtos foi parec**o, *onforme </line>
<line> a*onta a Tabela *. Apresentaram *aixa a*erência ao produto v*rde 54 m*l*ere* que provaram </line>
</par>
<par>
<line> o creme hid*ata*te e 5* respond*ntes *a pe*quis* </line>
<line> do café. Apresent*ram preferênc*a ao </line>
</par>
<par>
<line> p*oduto comum, n*o *erd*, 40 responden*es *a pesquisa do cr*me hid**t**te e 41 do café em </line>
<line> rel*ção a alta aderênc*a por *ções *erdes, ou seja, o mesmo nú*ero d* pessoas. E em relação </line>
</par>
<par>
<line> à a*ta aderência </line>
<line> por *ç*es verdes e *ndi*erent*s ao *ipo de pr*duto, 87 </line>
<line> pa*a o creme e 85 </line>
</par>
<par>
<line> respo*dentes para o café. </line>
<line> A situ*ção d* compra QS2 apont* que 173 pessoas esco*heram o café *e*de como </line>
</par>
<par>
<line> *rese*te, apont*ndo al*a aderência p*r ações *erdes. E 1*4 respondentes </line>
<line> de*ostr*ram ba*xa </line>
</par>
<par>
<line> aderência por *ções verdes, se**o indiferentes pe*o tipo de café (verde ou </line>
<line> n*o ver*e). Em </line>
</par>
<par>
<line> *elação à pesquisa do creme, na situação QS2, 152 mulheres optaram pe*o produ*o verde p*r* </line>
</par>
<par>
<line> presentear a amiga e apr*se*taram a*ta ader*ncia e* a*ões ver**s. </line>
<line> 176 demonst*aram </line>
<line> baix* </line>
</par>
<par>
<line> a*erência *m ações verdes * se mostraram indifere**es *el* escolha do pro**to, podendo </line>
<line> opt*r pelo v*rde *u não ve*de. Dessa forma, a Hipótese * "Pes*oas c*m *lta a*e*ên*ia em </line>
<line> ações verd*s tendem, quando sozinhas, * *pt*r pela com*ra do p*odu*o verde e vice-v*rsa" </line>
<line> ta*bém é co*pro*ada n* presente si*ua*ão. </line>
<line> "Pessoa* co* alta ade*ência em *ções v*rde* tendem, quan*o ac*mpan*a*os de vários </line>
<line> colegas, a optar pel* compra do café verde e *ice-*ersa" é a Hipóte*e 2 que foi analisada com </line>
<line> Re*. FS*, Teresina, v. 18, n. 5, art. 1, p. *-17, mai. 2021 www4.fsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A*e*ência do Cons*mi*or em Relação *os *rodutos Verd*s: *m E*tud* C**pa*ativo </line>
<line> 1* </line>
</par>
<par>
<line> a com*aração da Escala da Consciênc*a E*ológica e *s s*tuações de compra Q** * Q**, já </line>
</par>
<par>
<line> qu* t*mbém ex*st* difer*nça s*gnificante n* *er*ep**o d*s respondent*s par* a </line>
<line> a*álise *os </line>
</par>
<par>
<line> resultados (p<0,001). </line>
</par>
<par>
<line> * situação </line>
<line> *e compra QS3 di* que: "Você necessit* dar um pr*sen*e. Le*bra-se de </line>
</par>
<par>
<line> comprá-lo quando está em um sho*ping acompanhado de várias cole*as do *e* convívio </line>
<line> so*ial (tra*alho, e*cola, *tc). Ao entra* *m uma loja você encont*a várias opçõe* de produ*os </line>
</par>
<par>
<line> de uma marca </line>
<line> de qu*lidade: produtos considerad*s ambien*a*m*nte corret*s (ve*de) </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> p*odutos comu*s. Para pre*e*te, qual você escol*e?". </line>
<line> Tabela 5 - Env*lvime*to em ações verd*s quan*o a*o*pa*had** p**a presente </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> </line>
<line> C </line>
<line> rem* hidratan </line>
<line> te </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> Caf* </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> QS3 </line>
<line> Bai*a aderên*i* </line>
<line> *édia aderência </line>
<line> Alta ader*ncia </line>
<line> Baixa aderência </line>
<line> Mé*ia ade*ên*ia </line>
<line> Alta aderência </line>
</par>
<par>
<line> Produto verde </line>
<line> 46 </line>
<line> 87 </line>
<line> 154 </line>
<line> 21 </line>
<line> 77 </line>
<line> 165 </line>
</par>
<par>
<line> Produto *ã* verde </line>
<line> 59 </line>
<line> 5* </line>
<line> 36 </line>
<line> 6* </line>
<line> 42 </line>
<line> 3* </line>
</par>
<par>
<line> Produ*o *er*e ou não *erde </line>
<line> 174 </line>
<line> 140 </line>
<line> 89 </line>
<line> 178 </line>
<line> 139 </line>
<line> 79 </line>
</par>
<par>
<line> *ota* </line>
<line> 279 </line>
<line> 2** </line>
<line> 279 </line>
<line> 268 </line>
<line> 258 </line>
<line> *76 </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: E*abo*ado pelos auto*es (2021) </line>
<line> A Tabela 5 ta*b*m mostra um resultado parec*do com a pesq*isa: 174 </line>
</par>
<par>
<line> r*s**ndera* baix* aderência e indife*ença ** tipo de </line>
<line> c***e e 178 respo*der*m o mesmo </line>
</par>
<par>
<line> sob*e o café. 140 pessoas *presentaram média aderê*cia em ações verdes *a*a o creme e 1398 </line>
<line> para o café *om indiferença *o tip* de p*oduto, v*rde ou não verde. </line>
<line> *a presença de outras pesso**, 1*5 *e*pondentes o*tara* **lo ca*é verde, s*ndo que * </line>
<line> contr*rio t*mbém *o* com*rov*do: 178 pessoas apontaram baixa ade**ncia e indiferença pelo </line>
</par>
<par>
<line> t**o de café. Sobre o creme, a Tabela 5 aponta </line>
<line> que pessoas com </line>
<line> alta *d*rên*ia em ações </line>
</par>
<par>
<line> verdes optam pelo p*oduto verde, *á que *54 mul*er** escolh*ram essa *pçã* par* presentea* </line>
</par>
<par>
<line> a a*iga na presenç* *e outras. O contr*rio também pôde ser comprovado, j* que </line>
<line> 174 </line>
</par>
<par>
<line> mu*heres demonstraram ba*xa ad*r***ia e indiferença pe*o tipo de *roduto. N*vamente, 2*9 </line>
<line> e*colhere* cada *pção (média, alta * baixa aderência). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresi*a PI, v. 18, *. 5, a*t. 1, *. 3-17, ma*. 2021 </line>
<line> *ww4.fs*net.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. A. Angeloc*i, *. G. Pereira, K. C. Martuc**, J. E. Manzoni, A. M. C. Tsuda </line>
<line> 14 </line>
</par>
<par>
<line> A situação de c**pra *S4 dizia qu*: "Vo** necessita de *m produ**. Lembra-se de </line>
<line> comprar quand* e**á em um sho*ping acom*anhado de v*r*as colegas do seu convívio social </line>
<line> (trab*lho, escola, etc). Ao entrar e* uma l*ja você e***ntra *árias opções de produtos de u*a </line>
</par>
<par>
<line> marc* de qualidade: produtos considerado* ambientalmente corr*tos (sust**tável / verde) </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> produt*s comuns. Pa*a o *eu </line>
<line> consumo, qual você escolhe?". A Tabela 6 *p**senta </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> r*sultad* c** bas* no grau de a*erên*ia em ações verdes. </line>
<line> Tabela 6 - En*olvimen*o e* *çõ*s verd*s quando acompanhados para u*o próprio </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> C </line>
<line> **me *idratan </line>
<line> *e </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> Café </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> QS4 </line>
<line> Baix* aderê*ci* </line>
<line> Média ade*ê*cia </line>
<line> Alta a*e*ê*cia </line>
<line> Baixa a*erência </line>
<line> Média aderênc** </line>
<line> Alt* aderência </line>
</par>
<par>
<line> Produto verd* </line>
<line> 59 </line>
<line> *06 </line>
<line> 162 </line>
<line> 58 </line>
<line> 92 </line>
<line> **1 </line>
</par>
<par>
<line> *rod**o *ão ve*de </line>
<line> 5* </line>
<line> 44 </line>
<line> 33 </line>
<line> 5* </line>
<line> 4* </line>
<line> 20 </line>
</par>
<par>
<line> Produto verde ou não *erde </line>
<line> 163 </line>
<line> 12* </line>
<line> 84 </line>
<line> 1*8 </line>
<line> *18 </line>
<line> 71 </line>
</par>
<par>
<line> Tota* </line>
<line> 279 </line>
<line> 2*9 </line>
<line> 279 </line>
<line> 282 </line>
<line> 258 </line>
<line> *62 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: E*aborado pel*s a*tores (2021) </line>
<line> A Tabela 6 aprese*ta númer** parecidos: bai*a *derência em ações verd*s e escol** </line>
<line> por produto ver*e: 59 para o creme e 58 para o café; baix* aderênci* e esco**a pelo pr*duto </line>
<line> co*um: 57 *a** o creme e 56 para o *afé. </line>
<line> N*sta *itu*ção, 171 pess*a* d*monstraram alta ad*rênci* *o* ações verdes, escolhendo </line>
<line> o café verde para consumo n* companhia *e ou*ros e, praticame*t* a me**a q*a*tidad* de </line>
<line> pessoas, 168, respondeu b*ixa aderência e indiferença ao *ipo de *afé. Sobre * h**r*ta*t*, 1*2 </line>
</par>
<par>
<line> mulheres apresentara* *lta *derên*ia em açõ*s verdes op*ando pe*o </line>
<line> prod*to verde para u*o </line>
</par>
<par>
<line> próprio quando acompan*adas, </line>
<line> enq*anto p*aticamente o mesm* número de mul*eres, 1*3, </line>
</par>
<par>
<line> *prese*tar** *aixa aderênci* com indifer*nça pela es*olha do produto (verd* ou não ve*de), </line>
</par>
<par>
<line> compr*vando Hipótese 2 "P*ssoas com alta aderênci* em a*ões verdes te*dem, q*ando a </line>
<line> aco*pa*ha*as *e várias colegas, a optar pel* compra *o produto v*rde e vic*-versa". </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina, v. 1*, n. 5, art. 1, p. 3-17, mai. 2021 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.br/r*vist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Aderência *o Consumidor *m Rela*ão ao* Produtos V**des: Um *studo Comp*rativo </line>
<line> 1* </line>
</par>
<par>
<line> 5 C**SIDERA*ÕES FINA*S </line>
</par>
<par>
<line> O objeti*o da pesquisa fo* *nalisar a aderência ** consumidor em relação à escolha *o </line>
<line> pro*uto (ver*e ou não v*rde) e o e*vo**iment* com o marketi*g *er*e, a**ntando a aderência </line>
<line> do *ar*icipant* da pesqu*sa em alta, *édia ou ba*xa aderência em ações verdes. </line>
</par>
<par>
<line> Para verific*ção do en**lvimento em ações *er*es dos part*cipante*, foi usa*a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Es*ala </line>
<line> da Consciên*ia E**lógi*a co* 26 *onto*, *raduzida e validada p** Lages e Vargas </line>
</par>
<par>
<line> Neto (200*), a partir d* mode** dese*volvid* *or S*raughan e Roberts (1999). E as **póteses </line>
</par>
<par>
<line> foram </line>
<line> co*pro*ada*, amp*radas pela teoria de Lavorato, (2003) e *noki et al (2**8) que </line>
</par>
<par>
<line> declar*m que p**so*s e***lvidas em a*ões *erdes tendem por pr*d*tos verdes e vice-ver**. </line>
<line> O us* de um **oduto *erde (su*t*ntável) declara que uma pess** se c*mporta </line>
</par>
<par>
<line> aceitavelmente, pois </line>
<line> está p**oc*pa*a com o *eio a*b*en**. Aqueles q*e r*cic*am </line>
<line> lix*s </line>
</par>
<par>
<line> p*nsam no me*o *mbien*e, col*borando para o **nsumo ver*e. </line>
<line> As pesqui*as realiza*as com o creme *idrata*te verde e comu* e o *afé *ustentável </line>
<line> comprovar*m as ideias d* *aunders e McGo***n (1997) que afirmam q*e as empr*sas devem </line>
<line> ader** ao market*n* v*r*e, por me*o *e práti*a* ambie*tais *dequadas, com qual*dad*, </line>
</par>
<par>
<line> *onven*ência e preço *propriados aos consumidores. *s </line>
<line> autores declaram que c*ns*midores </line>
</par>
<par>
<line> adeptos </line>
<line> ao m*rketing **rde t**dem a consumi* </line>
<line> mais prod*tos *erdes; o *nverso també* </line>
</par>
<par>
<line> aco*tece: **n*umidore* não *dept*s ao marketing *erde tendem por produtos não *erd*s, já </line>
</par>
<par>
<line> q*e não se *reocupam tanto *om o meio a*bient*. Dessa form*, as Hipótes** 1 e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> c*mpro*am o pensa*e*to d*s aut*res. </line>
</par>
<par>
<line> Espe*a-*e que, e* out*o momento, essa pesquis* possa se* aplicada pessoalm*nte por </line>
<line> me*o *e um questionári* *mpr*sso * com as pess*as e*perim*ntando o café sus*entável para </line>
<line> também avaliar a q*alidade do produt*, assim como foi realizado com a pesquisa original *o </line>
</par>
<par>
<line> cre*e </line>
<line> hidra*ante. Também é *ál*do </line>
<line> buscar outro per*il de r*spondentes, por exempl*, </line>
</par>
<par>
<line> *radu*dos, para compar*r as respostas *o* alunos *e graduação. </line>
<line> REFER*NCI*S </line>
<line> ANGELOCCI, M. A.; SIL*A, D.; PUTT*, F. F.; RECKZIEGEL, V.; FUSTAINO, J.; </line>
</par>
<par>
<line> NAVES, L. P.; *ONSECA, L. S. Ava***ção da ade*ênc*a do consumi*or em relação </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> prod*t* *erde. ES*ACIOS (**RACAS), v.3*, p.16 - 31, 201*. </line>
</par>
<par>
<line> ARIE**E, M. S. *valiação </line>
<line> *a q**lidade do produto ver*e e a i*fluência da desejabi*idade </line>
</par>
<par>
<line> so*ial na d*cis*o de </line>
<line> compra. Tese (dout**ad*) - Universidade Nove de Julho - UNINOVE, </line>
</par>
<par>
<line> São Paulo, 2012. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 18, n. 5, art. 1, *. 3-17, mai. 2021 </line>
<line> www4.fsane*.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. A. Angelocci, *. G. Pe*ei*a, K. C. Martucc*, J. E. Manzoni, A. M. C. Tsuda </line>
<line> 16 </line>
</par>
<par>
<line> ARRUDA, L. </line>
<line> V et al., Elos e fla*elos na relação sociedade-naturez*: *m busca da </line>
</par>
<par>
<line> cons**ent**aç*o ambie*tal para preserv*r a *ida. R**be* - Revista Br*sileira ** Educ*ção </line>
<line> *m*i*nta*, Sã* Paulo, *.15, *.4, *79-300, *020. </line>
</par>
<par>
<line> BUOGO, F. P.; ZILLI, J. C.; VIEIRA, A. C. P. Ma*keting </line>
<line> verd* como di*erencial </line>
</par>
<par>
<line> co*petitivo: *m estudo em uma indústria quí*ic* do Sul de Santa *ata*ina. </line>
<line> *e*is** Eletrôn*ca *ientífic* do CRA-P*-RECC, v. 2, n. *, p. 60 - 73, 2016. </line>
</par>
<par>
<line> CR*VINEL, I. B *t al. Mark*t*ng verde: uma p*rspectiva </line>
<line> bibl*ométr**a </line>
<line> da produç*o </line>
</par>
<par>
<line> brasi*eira. Brazilian Journal of *e*e*opment, *uritiba, v.*, n.7, p.45479-45498, jul. **20. </line>
<line> *EAN, A.; V*SS, *. D*sign and Analysi* of *xperi**nts. S*ri*ger-Ver*ag. New York, </line>
<line> 1*99. </line>
</par>
<par>
<line> E**KI, P. A et </line>
<line> al. Estraté*ias de Market*ng Ve*de n* *ercepção de *ompra do* </line>
</par>
<par>
<line> C*ns*midores *a G*a*de São </line>
<line> P*ulo. In: II* Encont*o de *arketi*g da ANPAD - EMA. </line>
</par>
<par>
<line> Curitiba/PR. 14 a 16 de *aio *e 2008. </line>
</par>
<par>
<line> FONS*CA, L. S. *fe*t*s do pad*ã* 4C *a pro*ução b*asileira de </line>
<line> café sustentável. </line>
</par>
<par>
<line> Dissertação (Mestrado). Univer*i*ade de *ão Paulo, *scola Polit*cnica. 20*8. </line>
</par>
<par>
<line> FRANÇA, I. K. M. et al. Marketing so**al e amb*ental e *ua relação *** a* certif*cações </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> sel*s soci*ambientais. Br*zilian Jo*rnal of Development, v.*, n.8, p.12724 - *2*73, 2019. </line>
</par>
<par>
<line> HIRATUKA, C. (2008) (co*rd.). Relatór*o de A*ompanhamento Setorial (V*lume </line>
<line> *I):Co*mé*icos. Projeto: Boletim de Conjuntura Indus*rial, Aco**an*amento Setorial * </line>
<line> Panor*ma da Indús*ria. Co*v*nio: ABDI e NEIT/IE/UN*CAMP. *ampinas/*P: Dez*mbr* de </line>
<line> 2008. </line>
<line> KASILI**AM, R. *pp*rtu*ities *nd Ch*ll*nge* in Gr*en Marketing. Studies ** Indian </line>
<line> Place Names, v. 4*, n. 3, p. 34*2 - 341*, 2020. </line>
<line> LAGES, *.; *ETO, A. V. Me*sur*n** a con*ciência e*o*ó**ca do c*nsum**or: u* est*do </line>
<line> realizado na c*dade de Po*to Aleg*e. *nais do *6º E*ANPAD, Sa*v*dor, BA, 2002. </line>
<line> L**ORATO, M. L. A. *s *an*age*s do benchmarking ambiental. *e*is*a P*oduçã* on </line>
<line> line. U*ive*sidade Federal d* Santa Ca*arina. Vo*.4, N.2, maio de 20*3. </line>
<line> MAL*OT*A, N. K. Pesquisa de m*rketing: uma orien**ção *plicada. Porto Alegre: </line>
<line> Bookm*n, 2**1. </line>
<line> MAS*N, R.; GUNST, R.; HESS, J. Statisti*al d**ign and analysis o* experiments wit* </line>
<line> applications *o engineer*ng. Joh* Wiley & **ns Public*tion. 2003. </line>
</par>
<par>
<line> SAUND*RS, T; *CGOVERN, L. *he b**tom **ne of green is blac*. lOthed. </line>
<line> *ew Y*rk: </line>
</par>
<par>
<line> Harpe* Colli*s, *997. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. ***, *eresina, v. 18, n. 5, *rt. 1, p. 3-17, *ai. 20*1 </line>
<line> *ww4.fsa**t.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *derência do Consumidor em Relação aos Pro*utos Ve*des: *m E**u*o Comparativo </line>
<line> 17 </line>
</par>
<par>
<line> ST*A*GHAN, R. D.; ROBERTS, J. A. Environmental segmentation alternatives: a look at </line>
<line> *reen *o*s*mer beh**i*r in the n*w m*ll*n*i*m. Journal o* consumer marketing. 16, 558- </line>
<line> 575. 1999. </line>
</par>
<par>
<line> Como Referenc*ar este *r*igo, conforme ABNT: </line>
<line> ANGEL*CCI, M. A; PEREIR*, B. G; M**T*CCI, K. C; MANZ*NI, J. *; TSUDA, A. M. C. </line>
<line> Ade**ncia *o *onsumidor em Rel**ã* a*s Pro*utos Verdes: Um Est*do Com*arativo. Rev. F*A, </line>
<line> Te*esina, v.1*, n. 5, art. 1, *. 3-17, mai. 202*. </line>
</par>
<par>
<line> Contri*uição do* Autores </line>
<line> M. A. Angelocci </line>
<line> B. G. Perei*a </line>
<line> K. C. M*rtucci </line>
<line> J. E. Man*o** </line>
<line> A. M. C. Ts*da </line>
</par>
<par>
<line> 1) concepção e p*anejamento. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) análise e interpret*ção *os dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) e*abo*aç*o do rasc*nho ou na revisã* crítica d* co*teú*o. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) p*rt*ci*ação na aprovação da ve*são *inal *o manus*r*to. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina P*, v. 18, n. 5, ar*. 1, p. *-17, ma*. 2*21 </line>
<line> www4.fsanet.c*m.br/revis*a </line>
</par>
</page>
</document>

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)