<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 1, art. 3, p. 39-57, jan. *0*2
</line>
<line>
I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2022.1*.1.3
</line>
</par><par>
<line>
Prát*cas de Gestão da Produção do Prod*t* Escola de *am*a: O Sho* *urístico do Ca**aval
</line>
<line>
Carioc*
</line>
<line>
Production *anag*m*nt Practi*es Escola de S**ba: Th* Carnival *ari*ca Tur*s*ic Show
</line>
</par><par>
<line>
*aria Cristina Angél*co *endonça
</line>
<line>
Doutor* ** Gestão Ag*oindustrial pe*a Univers*dade de São C*rlos
</line>
<line>
Professora *a U*iversidade Fed*ral de Lav*as
</line>
<line>
*-mail: mar**cam@ufl*.br
</line>
<line>
*renda Julie *a**indo Mac*ado
</line>
<line>
Graduanda em *d*inistraç*o pela Unive*sidade Federal de *avr*s
</line>
<line>
E-mail: brend*.mac*ad*@estu*ante.ufla.*r
</line>
<line>
M*r*a Gabriel* Men*onça Peixoto
</line>
<line>
D*utora em Engenharia de Produçã* pela Escola de E*g*n*a*ia *e São *arl**
</line>
<line>
Professora na Un*v*rsid*de Federal *e Viçosa, **m*us Rio Paranaíba
</line>
<line>
E-mail: m*abrie*a@*fv.br
</line>
</par><par>
<line>
Ende**ç*: Mar*a Cristi*a Angélico **ndonça
</line>
</par><par>
<line>
U*iversi*ade
</line>
<line>
Feder*l de
</line>
<line>
L*vras
</line>
<line>-</line>
<line>
UFLA;
</line>
<line>
*epartam*nto
</line>
<line>
Ed*tor-Chefe: **. Tonny Ker*ey de Alencar
</line>
</par><par>
<line>
d*
</line>
<line>
Ges*ã*
</line>
<line>
Agroindustrial,
</line>
<line>
Cai*a-*ostal:
</line>
<line>
3*37,
</line>
<line>
Cep
</line>
<line>
R**rigue*
</line>
</par><par>
<line>
37200-900 - Lavras - Mina* Gerai*. *rasil.
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Brenda Ju*ie Lauri*do
</line>
<line>
Machado
</line>
<line>
Artigo recebi*o em 28/*7/*021. Últim*
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
Un*ver*i*ade
</line>
<line>
*ederal de
</line>
<line>
Lav*as
</line>
<line>-</line>
<line>
UFLA;
</line>
<line>
Departamento
</line>
<line>
*ecebida e* 11/0*/2*21. Apr*vado em 12/08/2021.
</line>
</par><par>
<line>
de
</line>
<line>
G*stão
</line>
<line>
Agroi*du**rial,
</line>
<line>
Ca*xa-pos*al:
</line>
<line>
303*,
</line>
<line>
C*p
</line>
</par><par>
<line>
372*0-900 - Lavras - Minas *era*s. Brasil.
</line>
<line>
Avalia*o pelo sistema Tr*p** Re*iew: a) Desk *eview
</line>
</par><par>
<line>
Ender*ço: M*ria Gabriel* Mendonça P*ixoto
</line>
<line>
pelo Editor-Chefe; e b) Do*bl* Bl*nd Review
</line>
</par><par>
<line>
Universidade
</line>
<line>
Fede*al de
</line>
<line>
L*vra*
</line>
<line>-</line>
<line>
UFLA;
</line>
<line>
Departamento
</line>
<line>
(avalia*ão cega por *ois *valiador*s da área).
</line>
</par><par>
<line>
de
</line>
<line>
Gestão
</line>
<line>
Agroindust*ial,
</line>
<line>
Caixa-**stal:
</line>
<line>
3037,
</line>
<line>
Cep
</line>
</par><par>
</page><line>
37200-900 - Lavras - *i**s G*rais. Bra**l.
</line>
<line>
Re*is*o: **amatical, *ormat*va e de Fo*matação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. C. A. *e*donça, B. *. L. Machado, M. G. M. Peixoto
</line>
<line>
40
</line>
</par><par>
<line>
R*S*M*
</line>
</par><par>
<line>
Como as esco*as de samba, as em*r**a* t** buscado, nos s*us sistemas de ges*ão, *ncon*rar
</line>
<line>
uma f*rmula par* produz*r um produto para encantar e satisfaze* *s clientes. Por e*sa razão,
</line>
<line>
com base em refle*õ*s oriund*s da reali*a*ã* de um projeto de pesquisa, fina*ciada pe*a
</line>
<line>
*undação de Amparo à P*squisa *e *inas Gerais, FAPEMIG, elab*rou-*e este arti*o c*m o
</line>
</par><par>
<line>
seguint*
</line>
<line>
objetivo: c*nhecer *s *rá**cas *e *e**ão
</line>
<line>
apli*ada* n* *ese*vol*i*ento *o pro*uto
</line>
</par><par>
<line>
Escola *e **mba do g*upo es*ecial d* *i* de Janeiro. *specificamente identif*car as práticas
</line>
</par><par>
<line>
de gestão utilizad*s
</line>
<line>
na concepção e definição
</line>
<line>
d* produto; na definição das ativida*es, no
</line>
</par><par>
<line>
c*onograma e nos recurs*s necessá*ios *ara a r*a*izaç*o do projeto; na gestão q** man*ém a
</line>
<line>
comuni*ação e o fluxo *e informações de forma contínua entre ** envolvidos e veri*icar se há
</line>
</par><par>
<line>
alinhamen*o, inte*ração
</line>
<line>
nas decisõe* e confiança. Para a realização *o proje*o de *esquisa,
</line>
</par><par>
<line>
trabalhou-se, e* relaçã* aos aspect*s metodoló*icos, * pesq*isa qu*litativa com o propósi*o
</line>
<line>
exploratório. O in*tr*mento de cole*a de dados usado foi o *oteiro de en*revistas. As an*lises
</line>
<line>
seguira* os pressupostos da **álise de cont*údo. Pelos res*ltados, conheceram-se *s *rátic*s
</line>
<line>
*e gestão aplicadas no *esenvolv*mento do produto E*col* e **mba, "Desfile", do g*upo
</line>
<line>
es*ecial do R*o de Jan*iro, permeando entre as *ua*r* áre*s pilares *a Administração,
</line>
</par><par>
<line>
*ar*etin*, produção,
</line>
<line>
ge*tã* de pe*soas e fi*an*eira,
</line>
<line>
com uma com**icação, f**xo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
informaç*e* e troca de c*nhe*im**to acontecendo, c*n*inuamente
</line>
<line>
de modo inform*l,
</line>
<line>
por
</line>
</par><par>
<line>
meio
</line>
<line>
de *edes sociais. *iante di*so, pode-se a*ir*ar
</line>
<line>
q*e há in*icativos de
</line>
<line>
a*inham*nto,
</line>
</par><par>
<line>
integração nas *ecis*es * con*iança.
</line>
<line>
Palav*as-chav*: Proj*t* de Desenvol*i*en*o *o Pro*uto. Gestã*. Escola de *amba.
</line>
<line>
AB*TRACT
</line>
<line>
As i*schools of samba, compa*ies have so*ght, in th*ir management systems, ** find a
</line>
</par><par>
<line>
formu*a to prod*ce a product to delight and satisfy c*stomers. As * resul*,
</line>
<line>
*as*d on
</line>
</par><par>
<line>
reflectio*s arisi** *rom
</line>
<line>
th* realiza*ion of a
</line>
<line>
research p*ojec* f*nded by *h* Mi*as G*rais
</line>
</par><par>
<line>
*e*earch Funding Foundation, FAPEM*G, this paper wa* *repared with the *ollowing
</line>
<line>
ob*ect*ve: to k**w *he managem*nt practi*es applied in th* de*elopment of the Schoolof
</line>
<line>
S*mba *roduct, *rom the Rio d* Janeiro sp**ial gro*p. Specif*cally, *dentify the management
</line>
<line>
practi*es use* *n the design *nd def*n***o* o* the p*o*uct; in *he activiti*s de*in**ion, schedu*e
</line>
</par><par>
<line>
and resources needed
</line>
<line>
to carry *ut *he *roject; in the
</line>
<line>
management tha* maintains
</line>
</par><par>
<line>
c*mmunication and the i*f*rm*tio* flow conti*uo*sly *e**een those invo*v*d and check for
</line>
</par><par>
<line>
align*ent, integration in d*ci*i*ns and t*ust. *n order to **rr* o*t the resea*c*
</line>
<line>
project,
</line>
</par><par>
<line>
qualitat*ve r*****ch with
</line>
<line>
*n exploratory purpose *as used, in relation to methodological
</line>
</par><par>
<line>
**pects. The d**a *ollect*on instr*me*t us*d **s the i*t*rview s**ipt. The ana*yzes followed
</line>
<line>
the ass*mptions of **nt*n* ana*ysis. The results r*vealed th* mana*ement pract**es applied i*
</line>
</par><par>
<line>
the develop*ent of
</line>
<line>
the S*hoo* of *a*ba *roduct, "Desfile", ** t*e Rio
</line>
<line>
de Janeir* s**cial
</line>
</par><par>
<line>
gr*up, pe*mea*ing bet*een t**
</line>
<line>
f*ur pillar a**as of A**inistration, market*ng, prod*ct*on,
</line>
</par><par>
<line>
people *anagement and f*nance, with *
</line>
<line>
communicat*o*,
</line>
<line>
in*orm*tion flo* and
</line>
<line>
k*owledge
</line>
</par><par>
<line>
exch**g* *aking p*ace continuously, *n an in*orm*l way throu*h soci*l *et**rks. T*erefore, it
</line>
<line>
can be said *hat *here are indic*t*ons *f ali**ment, integ*ation ** deci**ons and t*u*t.
</line>
<line>
K*y*ords: Product Develo*ment Project. Man**e*ent. E*co*a de *am*a.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*si*a, v. *9, n.1, ar*. 3, p. 3*-**, jan. 2022
</line>
<line>
*ww4.fsanet.*om.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Práticas de Gestão da Produção do Prod*to Es*ola de Samba: O Show Turístico *o Carnaval Carioca
</line>
<line>
41
</line>
</par><par>
<line>
* INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
No Brasil, * carnava* se faz muito prese*te * *trai tu*i*tas do *undo to*o. Segund*
</line>
</par><par>
<line>
Ba*a*i*no (20*0), o Carna*al
</line>
<line>
d * 2 * 1 9 d o * i o d e J an ei ro i m p * ct o u R $ 3 , 8 b i l h õ * s n a
</line>
</par><par>
<line>
e* * n o m i *, * e* d o u * * o v i m en * o * e t u ri s * a co m m ai s d e
</line>
<line>
u m m i * h ã* e m e* o e, * a r ed *
</line>
</par><par>
<line>
h o * el ei r a, a o cu p aç ão c o rr es p o n d eu * ai s * * a
</line>
<line>
* 0 % . Fo r a m c r i a d o s , * m * 0 1 8 , m a i s
</line>
<line>
d * *0
</line>
</par><par>
<line>
m i l p o s t o s d e t r *b al h o , q u e
</line>
<line>
g e *a ram u m a ar r e ca * * çã o d e i * p o * t * s d e R $ * 7 9 m i l h * es ,
</line>
</par><par>
<line>
*e*do R$ 77 m*lhões de ISS para o *io de Ja**iro.
</line>
<line>
Na e**imat*va feita pe*a *ssociaç*o Brasilei*a das Empr*sa* de Serviç*s
</line>
</par><par>
<line>
Tercei*izad*s * T*abalho T*mporário, e* 2013,
</line>
<line>
*s festas de
</line>
<line>
carnaval realizad*s, em todo
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
pa*s, g*rar*m 25* mil empre*os tem*orár*os. No referido ano, essa cadeia prod*t*va
</line>
<line>
respondeu *or 3,7% do Produto I*terno **uto (P*B). Em 2014, 6,6 milh*es d* turis**s foram
</line>
</par><par>
<line>
atraídos R$ *
</line>
<line>
6,1 b*lhões f**am acrescid*s à economi*
</line>
<line>
do país, o que re*r*sentou um
</line>
</par><par>
<line>
mo*ime*t* *ntre 6% e 7% *aior que no ano ant*rior. Foi co*stat*do, *ias *pós o carnava* de
</line>
<line>
2**5, qu* apenas os viaja*tes bra*ilei*os mov*m**taram R$ 6,6 bilhões no período (BRAGA,
</line>
<line>
2015).
</line>
<line>
Em 2*19, o levan*amento a*ual d* Ministér*o *o Tu*ismo most*ou que o *ar*aval
</line>
<line>
**jet*u R$5,4 bilhõe* na ec*no**a, send* o *aior impa*to *conômico comparado aos cinco
</line>
<line>
principais des**n*s de carna*a*s do B*asil (BRASIL, 2019). Po*e-se afirmar q*e o ca*n*val *
</line>
<line>
*m *mpreendimento **e g*ra renda a **d*s o* e*volvido*, dur*n*e o a*o tod* e nos dia* dos
</line>
</par><par>
<line>
de*files de carnaval. O se*or mais
</line>
<line>
impact*do é o
</line>
<line>
tur*smo, uma vez qu* a demanda
</line>
<line>
*elos
</line>
</par><par>
<line>
ser*iços do* *stabeleciment*s co*erciais, re*es de hotéis, rest*urantes e qu*osque* * alta.
</line>
<line>
As escolas de samba realizam suas atividades de pr**araç*o pa*a o c*rnaval durante
</line>
</par><par>
<line>
o ano inteiro,
</line>
<line>
*erand* renda, empregos, oportunidades de in*lus*o s*cia*, est*mulo à pr*tica
</line>
</par><par>
<line>
do voluntar**do, al** *e contr*buir para o en**no-*prendizage* nos diverso* segmentos das
</line>
<line>
a*tes como plásti*as, cênicas * musi*ais. Elas são or*anizaçõe* cul*urais sem fi*s lucrativ*s,
</line>
<line>
cuja principa* ativida*e é a *ealização do desfil* durant* o C**na*al (FERN*ND*S, 2009).
</line>
</par><par>
<line>
Pontes (*012) *firma que uma escol* *e samba é uma grande f*br*ca
</line>
<line>
que produz
</line>
</par><par>
<line>
emoções, po* meio d* uma estr*tu*a complexa, que *e p*rece
</line>
<line>
uma linha de produção, mas
</line>
</par><par>
<line>
co* o dife*enc*a* de te* *ma gam* d* pr*fissionais **tamente motivados, cr*at*vos e com
</line>
</par><par>
<line>
espírito de e*u*pe. É uma
</line>
<line>
obra de produç** c*l*tiva que r**ne vár*os profission*is *om
</line>
</par><par>
<line>
diver*as habilid*des e *ompetências distintas que
</line>
<line>
buscam um mesmo objetivo (JO*AN*,
</line>
</par><par>
<line>
1996).
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, *e*esina PI, *. 19, *. 1, art. 3, p. 39-57, jan. 20*2
</line>
<line>
www4.f**net.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. *. A. Mend*nça, B. J. L. Macha*o, M. G. M. Peixo*o
</line>
<line>
42
</line>
</par><par>
<line>
Si*va (2013) r*força afirmando q*e as
</line>
<line>
*s*ol*s de samba co*s*guem col*boradores
</line>
</par><par>
<line>
que muitas *mpresas desejam, tais co*o p*ofi*si*nais compe*entes e al*amen*e motivados,
</line>
<line>
com criat*vid*de, espírito de equi*e, l*deres com*ro*etidos com os desafios e re*ultad*s. Sua
</line>
<line>
administração reúne funções *articipativa*, i*te*dependentes e in*eg*adas. Como *s e*colas de
</line>
</par><par>
<line>
samba, *s
</line>
<line>
emp**s** têm buscado, nos seus sistem*s de gestão, enco*trar uma fórmula para
</line>
</par><par>
<line>
produzir *m p*oduto pa*a encantar satisfazer os client*s. A área *e ad*inistr**ão e
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
produç*o * operaç*es * a ár*a envolvid* na elab*r*çã* e pr*dução de um produ*o ou serviço,
</line>
<line>
mas *ão atua isoladamente. Na su* g*stã*, deve ha*er o *nvol*imento d* profiss*o*ais das
</line>
<line>
demais áreas de Administ*aç*o, *omo *arketing, finan*as, gestão de p*ss*a* e s*us
</line>
<line>
d*sdo**am*ntos. Ao pr*jet*r um produto, há a nec*ssidade de uma integraç**, sincroni*ação
</line>
<line>
e alinham*nto *** as demai* ár*as de gestão da empr*sa.
</line>
<line>
Em vi*tude disso, *om b*se e* re*lexões *riun*as da realização d* um projeto de
</line>
<line>
pesqui*a finan*iado p*la Fundação de Amparo * Pesquisa de Minas Gerais, FAP*MIG,
</line>
</par><par>
<line>
elabo*ou-se
</line>
<line>
este artigo s*bre a gestão d* pro*uçã* do p*oduto esco** de samba cario*a. A
</line>
</par><par>
<line>
questão norteadora f*i a seguint*: *uai* são as pr*ticas de
</line>
<line>
ge*tã* aplica*as
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
de*envolvimento desse *rande espetácu*o que é * D**fi*e
</line>
<line>
do *rodu** Escola de Samba? O
</line>
</par><par>
<line>
*bje**vo foi conhecer as práticas de gestão *plicadas
</line>
<line>
no
</line>
<line>
desenv*lvimento do *roduto Esc*la
</line>
</par><par>
<line>
de Samba do *r*po especi*l do R** de Jan*i*o. Espe*ificamente identifica* a* p****cas
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
gestão utilizadas *a conce*çã* e definição do prod*to; id*n*ificar as práticas de ges*ão *ue
</line>
<line>
defin*ra* *s at*vidades, o cronograma e o* recu*s*s necessários para a r*aliza*ão do *rojeto;
</line>
<line>
iden*i*ic** as pr*tic*s de gestão que mantiveram a comunicaç*o e o f*uxo de inform*ções d*
</line>
</par><par>
<line>
forma contínu* *nt*e os envolvido* e verificar se
</line>
<line>
h* alinhamento, integração na* deci**es
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
confiança.
</line>
</par><par>
<line>
Para a realiza*ã* do
</line>
<line>
p*ojeto *e pesquisa, trabalhou-se, *m relação *os aspectos
</line>
</par><par>
<line>
metodo**gicos, a pes*uisa do tipo qualitativa com o propós*to exploratório e o objeto
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
Grêmio Recreativo Esco*a de Samba vencedora, em *019, do *rupo especia* d*s ***nav*is d*
</line>
<line>
Rio de Ja*eiro. O instrumento de coleta de dados usado foi o r*te*ro de entrevistas, as qu*is
</line>
</par><par>
<line>
*oram aplicadas aos profissi**ais
</line>
<line>
env****d*s na pr*d*ção *os desfiles p** meio
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
vi*eoconf*rência*. As *nálises foram *eitas baseadas nos pres*upost*s d* análise de conte*do
</line>
<line>
(BARDI*, 2*01; BER*O; NAKANO, 1998; TR*VINÕS, 1987).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.1, art. *, p. 39-5*, jan. 2*22
</line>
<line>
www*.fsa*et.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Prát*ca* de Gestão da Produçã* do Produto Escola de Samb*: O Sh** Turístico d* Car*aval *ar*o*a
</line>
<line>
*3
</line>
</par><par>
<line>
2 R*F*RENCIAL TEÓR*CAS
</line>
</par><par>
<line>
Estão reu**dos, a s*gui*, *s aspectos r*lacionad*s às teorias que *ervira*
</line>
<line>
de bas*
</line>
</par><par>
<line>
para as análises dos dados c*l**ados e, ass*m, resp*nder à qu*stão *a *esquisa. Estão reunidas
</line>
<line>
info*ma***s sobre Desenvolvim*nto de Projeto do Pro*u*o, Proces*o e prát*cas de *e**ão
</line>
<line>
*plicada* ao dese*volvimento d* prod***.
</line>
<line>
2.1 Dese*volvimento de Proj*to do Pro*uto e Processo
</line>
<line>
D* acord* c** Clark e Fujimoto (*991), o d*s*nvolvimento de *roduto* envolve
</line>
<line>
u* processo, a partir *o qual a organização transf*rma oportunidades de merca*o e suas
</line>
<line>
possibi*idades *écnica* em i*formações par* a fab*i*ação de u* produto comercial. Já
</line>
</par><par>
<line>
*o*enfeld *t al. (2*06) *efinem o process* de desenvolviment*
</line>
<line>
de
</line>
<line>
pro*uto como *m
</line>
</par><par>
<line>
c*njunto de atividades
</line>
<line>
q*e, quanto *s nec*s*idades
</line>
<line>
d* merca*o, da* possibilidades
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
rest*i*õe* tecnológ*cas, b*scam c*egar às especificações d* pr*jeto de um
</line>
<line>
pr*d*to e s*u
</line>
</par><par>
<line>
proce*so *e pr*dução, para que a man*fatura seja capaz *e produzi-lo.
</line>
</par><par>
<line>
De *cordo com Clark e *ujimoto (1991), n* i*ício dos anos 90, *á era
</line>
<line>
possív*l
</line>
</par><par>
<line>
id*ntificar e*pres** com capacidade efetiva p*ra desenvo*ver pr**utos. *or outro lado,
</line>
</par><par>
<line>
o*tras se defron*avam com elevados custos alcança*os, demora
</line>
<line>
no
</line>
<line>
lan*amento, fraco
</line>
</par><par>
<line>
desempenho, problemas de qualid**e ou **é mesmo com a falta de
</line>
<line>
me*ca** para
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
produto desenvolvido. Nesse cenário, ao longo dos anos, algumas mudan*as *o* neg*cios
</line>
</par><par>
<line>
impactar*m * forma de p*ati*ar e gerenciar o PDP:
</line>
<line>
os níveis elev*dos de concorrência
</line>
</par><par>
<line>
(BAXTER, 19*8; ROZE*F*L* et al., 2006), r*pi*a introdução de pro*utos no merc**o
</line>
<line>
e o cicl* d* vida mais c*rto d** produtos.
</line>
<line>
Diante des*e *enário, o planejamento do *rod*to inclui, segundo Baxter (1*98):
</line>
</par><par>
<line>
id*ntific*ção
</line>
<line>
de u*a oportunidade, pesquisa
</line>
<line>
de marketing,
</line>
<line>
análise dos produtos
</line>
</par><par>
<line>
concorre*tes, proposta do nov* produt*, el*boraç*o ** es*eci*icação da oportunidade e a
</line>
<line>
especi*icaç*o do projet*. Bar*za* e* al. (2009) argumentam que, em ter*os d*s *sp*ctos
</line>
</par><par>
<line>
** ge*tão do PDP, que *ifer**ciam
</line>
<line>
"o m*lhor do r*st*", os res*ltados indicam que as
</line>
</par><par>
<line>
m*l**res empresas usa* dif*rentes tip*s de métodos e técnicas pa*a a*oi*r o processo de
</line>
<line>
desenvo*vimento d* produto.
</line>
</par><par>
<line>
Cl*using (1994) afirma que a diferen*a
</line>
<line>
ent*e o êxi*o e o *racasso tem o**gem na
</line>
</par><par>
</page><line>
id*nti*icação das nec*ssidades do cli*nte em relaçã* ao prod*to, na via**lidade de *onceitos
</line>
<line>
consisten*es, na *ia*i*idad* de *xecução do projet*, na robu**ez da *unção q**lidade, na
</line>
<line>
Rev. FS*, Te*esi*a P*, v. 19, n. *, art. *, p. 39-*7, jan. 2022 *ww4.*sanet.com.br/re*ist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. C. A. Mendonça, B. *. L. M*chado, M. G. M. Peixo*o
</line>
<line>
44
</line>
</par><par>
<line>
econo*ia de produçã*, n* sucesso da int*gração, na eficácia *o reap*oveitamento e n*
</line>
<line>
impacto estratégic*.
</line>
<line>
*otonda*o, Mig**l e Gomes (20*0) des*aca* que é d* fundament*l im*ort*ncia
</line>
<line>
preparar um pro*e*o de*alh**o e Sc*li*e e N*umann (2015, *. 141) *ndica* *ue o ob*etivo do
</line>
</par><par>
<line>
pro*eto de *roce*s** produtivos é ass***rar q*e o desemp**ho do proje*o seja
</line>
<line>
adequado ao
</line>
</par><par>
<line>
q*e se es*á t*n*ando al*a**ar.
</line>
</par><par>
<line>
Para mu*tas empre*as, o invest*mento em esforços nessa área * fator *rucial pa**
</line>
</par><par>
<line>
que co*ti*uem atuando
</line>
<line>
no merc*do. As *mpre*as que aposta* nu*a estratégia
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
in*vação, por meio do d**envolvimento
</line>
<line>
de no*os produ*os, pro*uram
</line>
<line>
o suc*sso no
</line>
</par><par>
<line>
mercado, u*a utilização ot**izada de recur*os e a *e**vaç*o *a **gan*zaç**. *rata-se,
</line>
</par><par>
<line>
então, de u* processo de negócio cad* *ez mais decisiv* que, segundo R*zenfeld a*. et
</line>
<line>
(2006), *em se tornan*o vantagem competitiva p*ra as empresa*.
</line>
<line>
*ssim, Gobe et al. (2004) cor*oboram afirmando que a ge*ênc** de prod*tos se faz
</line>
<line>
de suma imp*rtância, dado o contexto *e acirramento d* com*etitiv*dade empresari*l * *
</line>
<line>
aumento da d*versidade dos produt*s ofertados ao mercado. O desempenho do processo
</line>
<line>
d*p*nde de um modelo * das práticas ** g*st*o, que **igem das empresas um e*fo*ço e o
</line>
<line>
envolvimento das áre*s fun*ionais de Ad*inistr*ç*o, pois o processo de desenvolv*me*to
</line>
<line>
de um produ*o n*o * uma ativi*ade rotineir* *, sim, um* *t*vidade que en*olve muitas e
</line>
<line>
variadas in*o*maç*es, seg**do Resenfeld et al. (2006). Projeto *e pr*duto é *m pro*esso
</line>
<line>
q** d*screve as etapas no projeto de desenvo*v*mento do p*oduto, *a*a a sua in*r*dução
</line>
</par><par>
<line>
no m*rcado e most*a o ciclo d* vida do pr*duto, desde o projeto a*é su* ***lução
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*endas, além do* rec*rs*s gerenciais e técnic*s
</line>
<line>
no pr**esso de desenvolvimento de
</line>
<line>
u*
</line>
</par><par>
<line>
projeto. Para que os proje**s dos pr*dutos s**a* e*etivos, deve h*ver uma l*gação *n*re *
</line>
<line>
q*e a opera**o está tentando *lc*nçar e os *bjetivos de desempenho de se*s pr*cesso*
</line>
<line>
(S*AL*CE; NEUMANN, 2015).
</line>
<line>
N* d*senvolvim*nto e execuçã* *o proje*o do prod*** e processo e, p*r* *raç**
</line>
</par><par>
<line>
est*atégias diferen*ia*as, é necessá*io o envolvime*to não só
</line>
<line>
da empresa, mas tam**m de
</line>
</par><par>
<line>
tod*s *s ag*nt*s incluindo fornecedores, cl*entes, parceiros e
</line>
<line>
outros, que rep*e*entam um
</line>
</par><par>
<line>
p*pel na ativ*dade da empres*. Os autores B**ault, Desprese e *utler (1996) demon*tr*m que
</line>
<line>
* relacionamento com os fornec*d*res e a sua participação, durante o proc*sso, fa* com que a
</line>
</par><par>
<line>
empre*a **nha foco nos cu*to*, já nas **i*eiras
</line>
<line>
eta*as do pro*eto,
</line>
<line>
pois sã* evitad** mui*o*
</line>
</par><par>
<line>
custos de man*fat*ra, *ela execução de pro**tos mais adaptado* à realidade da pr*dução.
</line>
<line>
A evolu*ão das a*or*agens ao Pro*esso *e Desenvolvimen*o d* Produto (PDP) está
</line>
</par><par>
<line>
relacionad* com o de*envolvimento de novos sistemas de
</line>
<line>
gerenciam*nt* e e*genharia nas
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.1, art. 3, p. 3*-57, jan. 2022
</line>
<line>
*ww4.fsa**t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Práticas d* Ge*tão da Produçã* d* Prod*to *scola de S*mba: O Sh*w Turístico d* C*rnaval Ca**oca
</line>
<line>
4*
</line>
</par><par>
<line>
empresas
</line>
<line>
d* manufatur*, n* decor*er d* tempo. Envolve ta*bém um plan*jamento
</line>
</par><par>
<line>
est*até*ico e o
</line>
<line>
acompanhamento do processo de pro*uçã* (STARK, 2006; WOMACK;
</line>
</par><par>
<line>
JONES; ROOS, 1992). De acordo c*m Santos e *o*cellini (*0*5) e Santo*, Forcellini
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*ieckbusch (**06), os mod*l*s de r*ferências pa*a o Processo d* Desenvo*vimento
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Produto (PDP) pode* auxiliar as empre*as a *is*alizarem como e quan*o os for*ec*do*es
</line>
<line>
*oderão ser envolvidos no PDP.
</line>
</par><par>
<line>
*i*nt* disso, Ro*enfeld et
</line>
<line>
al. (2006) consi*era* que * f*tor primordi*l n* PDP
</line>
<line>
é
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ge*tão ser **nduzida *o* um fluxo de i*formações e decisões **tre as áreas *uncionais
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
a*minis*raç*o em uma empresa de forma co*p*rtilh*da e *ntegrada. Segu*do o* mesmos
</line>
<line>
autor*s, a int**raç*o *** todo* os p*o*esso* e funções, receben*o e for*ecendo informações
</line>
<line>
e compartilhando conhe*imen*os * atividade são a *have do *ucesso.
</line>
<line>
*.2 Pr*ti*as de gestão aplicad*s ao de*envolvimento do produto e processo
</line>
</par><par>
<line>
A ár*a de
</line>
<line>
administração da produção *pera**es a área
</line>
</par><par>
<line>
e
</line>
<line>
é
</line>
<line>
envolvida na elabor*ção
</line>
</par><par>
<line>
de um produto ou serviço, mas não é a única. O planej*mento da área é *e suma *mpo*tânc**
</line>
<line>
e, s*gun** Slack, Ch*mbers e Jo*nston (2009, p. 32), entre os diversos aspectos envolvidos,
</line>
</par><par>
<line>
des*aca-se: Estrut**a de P*oduto que pode *er definida como um diagrama que
</line>
<line>
i*entif**a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
descrev* os co*ponen**s de u* produto final. Conf*rme Corrêa, Gi*nesi e Caon (2001),
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
forma como as
</line>
<line>
***ruturas de
</line>
<line>
p**duto são
</line>
<line>
definidas, além ob*i*mente
</line>
<line>
*as carac*er*sticas
</line>
</par><par>
<line>
inerentes ao pro*uto em questão, determina a quanti*ade de nív*is e d* *omponentes por
</line>
<line>
*ível que as estruturas apresent*rão; Roteir* de Produção que det*rmina o melhor m*to** de
</line>
</par><par>
<line>
produção da* peças, dos subconjunt*s e
</line>
<line>
das *onta*ens do* vários produtos acabad*s *ue
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
fábrica produz. De *cordo com Arnold (2012), o contro*e d* atividade d* produç*o necessita
</line>
</par><par>
<line>
dessa
</line>
<line>
in*or**ção, a fim d* es*abelecer p*iorid*des
</line>
<line>
adequadas e responder *s *ue*tões s*br*
</line>
</par><par>
<line>
entregas, re*uções e sobre
</line>
<line>
stat**
</line>
<line>
dos *e*idos, e a Cro*ome*ragem, que é d* grande
</line>
</par><par>
<line>
importância a* con*role da produ*ão, bas*i*-se em conhecimento do *emp*
</line>
<line>
necessário para
</line>
</par><par>
<line>
cada tarefa e *ara c*da *peração. *egundo Leme (*974, p. 23), a noção *e t*mpo*
</line>
<line>
cronometr*do*, d* acor*o com a designação clássica, e*tá *sso*iada * d*is conc*itos básico*:
</line>
<line>
o método d* execuçã* d* trabalho e * *empo padrão.
</line>
</par><par>
<line>
Na* projeções do desen*olvimento
</line>
<line>
*e um **oduto de seu processo, dev* haver e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
**volvimen*o *e p*ofissi*n*is d*s áreas funcion*is da empresa, como marketing, produção *
</line>
<line>
ope*ações, finanças, gestão ** *uma*os, et*. O projeto do pro*u*o e *rocesso vêm recebendo
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 19, *. 1, *rt. 3, p. 39-57, jan. 2022 www4.fsan*t.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. C. *. Men*onça, B. J. L. Machado, M. G. M. Peix*to
</line>
<line>
46
</line>
</par><par>
<line>
d*staq*e, ao long* dos an*s, por exigi* uma **tegr*ção sin*r*ni*a*a, alin*ada e *onst*nte de
</line>
<line>
toda a empresa. Pa** sua ex*c*ção, é necessá*ia a form*ção de equip*s e líderes.
</line>
<line>
*e acordo com Hislop et al. (20*0) e Katz*nba*h e Smith (*995), eq*ip*s são
</line>
<line>
cons*ituídas, quando *rofissionais de dife*ente* especi*lidades trabal*am próximos e
</line>
<line>
intensivam*nte no p**jeto, *nte*agindo durante d**erminado período de tempo e se
</line>
<line>
r*spons*b*lizando mutuamente pel** resultados q*e produzem.
</line>
<line>
Clark e Fujimoto (1991) e Sobek II, W*rd e Liker (1**9) defendem que * lí**r assume
</line>
</par><par>
<line>
o contro*e do cronogram* d* pr*je**, da* prin*ipa*s es*ecific*ções **cnicas e d*s *et*s
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
custo, poré* a r*zão *ão a centrali*ação total dessas decisõ*s, mas a respo*sabil*dade é
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
alg*é* dentro *a equipe
</line>
<line>
em relaçã*
</line>
<line>
a*s aspectos fundamen*a*s do pro*eto. Para C*ark
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Fuji*oto (1**1), os *íd*res *e **ojeto possuem det*rminadas habilid*des, o conheci*ento da*
</line>
</par><par>
<line>
estrutura* * dos sistemas da
</line>
<line>
empresa
</line>
<line>
pa*a dar *upor*e
</line>
<line>
às eq*ipes
</line>
<line>
*e desenvolvimento
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
*rodutos. Os lí**res se comu*ic*m de forma ext*nsi*a, *nfl**ncian*o todas as áreas
</line>
</par><par>
<line>
funcionais para *iabilizar de*envol*i*e*to integrado. Cu*uma** (20*0) o
</line>
<line>
destaca também
</line>
</par><par>
<line>
que o líder faz * controle do temp*, o compartilham**to de u*a visão clar* so*re o projeto e
</line>
<line>
s*as me*as, a res*onsabilidade de *od*s e autonomia, a *riaç** de u*a lingua*em comum à
</line>
<line>
*omun**açã*.
</line>
<line>
Outro fator imp*rtante ao dese**olvimento *e um produto e seu processo são *s meio*
</line>
<line>
de *omun*cação que p*opi*iam o fluxo e * qualidade n* transmissão e ent*ndiment* das
</line>
<line>
in*or**ções, tornando po*sí**l a in*egração dos me**ros das equip*s de projeto e a execuç*o
</line>
</par><par>
<line>
e coo*denação *e tarefas si*ultâneas. *egundo a a*ordagem dos *utor*s C*ark F*jimoto *
</line>
</par><par>
<line>
(199*) * Lee*d*rs, *ngelen e K*atz*r (2003), o fluxo *as informações requer meios
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
comunica*ão qu* devem incluir tanto os contat*s fo***is como reuni*es
</line>
<line>
periódicas,
</line>
<line>
quanto
</line>
</par><par>
<line>
os contatos informais, realizados por *eio de redes *e rel*cion*m*nt* pessoal.
</line>
</par><par>
<line>
A perf*rmance do
</line>
<line>
d*senvo**iment* do pro*uto, r*sultante da sua organizaç*o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ge*enciame**o, em paralelo à estrat*gia m*rcadológi*a d* empresa, é considerad*, juntamente
</line>
<line>
c*m ou*ros f*tores, o aspecto de*e*minante da competiti*idad* (CLARK; FUJIM*TO, 1991).
</line>
<line>
A qual**ade é outro fator importan** do p*ojeto do pr*dut*, porém nã* será satis*atória
</line>
<line>
se a equ*p* de proj*to *onviver com ba*rei*as *s *ud*nças. Confo*me Clark e *he*lwr*ght
</line>
<line>
(19*3), o *r*meiro passo a ser dado, no início do pro*es** de d*s*nvolvimento de p*odutos, é
</line>
<line>
a *efiniç*o de um mapa com os diferentes tipos de projet* de desenvolviment* de produtos da
</line>
<line>
emp*esa. Segund* o* aut*r*s, definir esses **pos *e p*oje*o gera import*nte* inform**ões que
</line>
</par><par>
<line>
**r*cionam as operações
</line>
<line>
e a alocação dos recursos organi**cionais pa*a o pr*cesso
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvime*to de prod*to*. Ess** recurso*
</line>
<line>
podem se* *ecessidade do treinamento a
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, *. 19, n.1, art. 3, p. 39-57, jan. 2*22
</line>
<line>
w*w*.fsanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Práticas de Gestã* *a *roduç*o do P**duto Esco*a de S*mba: O Show Turís***o d* Carnav*l C*rioca
</line>
<line>
*7
</line>
</par><par>
<line>
habilidades *spec**icas dos *rofissionais
</line>
<line>
*nvo**ido*, a *ece*sidade de líderes e da
</line>
</par><par>
<line>
composição *e ti*es *e d*senvol**m**t* ou ainda os meios *e comunicação di*p***v*i*.
</line>
</par><par>
<line>
As equi*es de de*envolvimento de pr*dutos, dado o
</line>
<line>
a*ru*amento
</line>
<line>
de profissionais
</line>
</par><par>
<line>
detent*res de conhecimento * especialidade* r*la*ivas
</line>
<line>
ao conte*to dos projetos,
</line>
<line>
cr*am
</line>
</par><par>
<line>
ambiente *ropíc*o à comuni**ção e, conseque*t*ment*, à ap*endizagem * * i*ovação,
</line>
<line>
poss*bilitando *os p*o*is*ionais qu* *s const*tuem som*re* os seus conhe*imentos *m pr*l
</line>
<line>
do *esenvol*imento de um produto (LEEN*ERS; ENGELE*; KRATZER, 2003; *OB*K II;
</line>
<line>
SON*, 1997).
</line>
<line>
Segundo K*tzenb*ch e Sm*th (*99*), o dese*penho do **abalho d*s equipes re*uer
</line>
</par><par>
<line>
sincronismo, cooper*çã*,
</line>
<line>
confian*a e coo*denaç*o, in*ependent*men*e do tamanh* da
</line>
</par><par>
<line>
e*uipe,
</line>
<line>
*b*ind* c**in*o ao p*p** dos *íderes de **oj*to e aos meios de comu*i*ação
</line>
</par><par>
<line>
dis**nívei* para o **ocesso de desenvolv*mento inte*rado de pro*utos.
</line>
</par><par>
<line>
Luhmann (20*0, p. 1**) e Zucker (1986, p. 54) definem a confianç* co**
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
conjunto de e*pecta*ivas com*artilhadas *or parceiros de interaçã*, *o*o aceitaç*o
</line>
</par><par>
<line>
voluntária * antecipada de *m inve*timento de risco,
</line>
<line>
pel*
</line>
<line>
abdica*ã*
</line>
<line>
de m*canismos
</line>
</par><par>
<line>
contratuais e*plí*itos *e segura*ça e d* con*role *ontra comportam*ntos
</line>
<line>
oportuni*tas, n*
</line>
</par><par>
<line>
expectativa *e *ue a *utra parte nã* ag*rá dessa forma.
</line>
</par><par>
<line>
P*ra Mar**i, **ssanego Junior e Wi*tmann (2012), a confi*nça é *m ati*o intangível
</line>
<line>
para os co*pone*tes da rede, visto que, em *empos atuais, a ef*c*ência dos p*oce*sos in*ern*s
</line>
</par><par>
<line>
e a apre*dizagem
</line>
<line>
o*ganizacional ten*em a
</line>
<line>
resultar em atuação
</line>
<line>
*ompe*itiva e
</line>
<line>
na criaçã* de
</line>
</par><par>
<line>
valores, como maio* facilidade *e *cesso
</line>
<line>
a*s for*ecedore*, reduç*o de custo de e*toque
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*aior fac*lidade de aquisiç*o de e*uipam*ntos e tecnologi*s.
</line>
<line>
3 RESULTADOS * *ISCUSSÕES
</line>
<line>
3.1 Prát*cas de gestão aplicada* no de*env*lvimento do produto e processo da escola de
</line>
<line>
samba
</line>
</par><par>
<line>
Em relação às prá*icas de *estão do *r*cesso e desenvolviment* do *roduto,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
import*nte ha*e* o
</line>
<line>
envol**mento de prof*ssionais *a* demais á*eas de gestão n*s
</line>
</par><par>
<line>
organizações. É impor**nt* qu* haja comparti**amento de aspe*tos rel*cio*ados à g*stão
</line>
</par><par>
<line>
entre a área de Produ*ão e
</line>
<line>
*pera*õ*s e ta*b*m M*rketing, Finanç*s, Gestão de humanos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
seus **sd*bramento*. Assim, *nfo*mações sobre g*stão f*ram col*tad*s par* apresentar *om*
</line>
<line>
isso acon*ec* na gremi*ção estu*ada. Ta*s in*ormações fo*am c*leta*a*, por meio de pesquisa
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*sina PI, v. 19, n. 1, art. 3, p. 39-*7, ja*. 2022 www4.fsan*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. C. A. Mendon*a, B. *. L. Machado, M. G. M. Peixoto
</line>
<line>
*8
</line>
</par><par>
<line>
documental no est*tuto da escola de s*m*a, nos sites of*ci*is da Gremiaç*o e *ntrevistas c*m
</line>
<line>
* ag*nte *e**mi*ado aqu* de M.
</line>
</par><par>
<line>
E* sua apresentação, o entrevist*do *elatou: at*al*ente eu sou vice-pre***e**e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
p*o*etos
</line>
<line>
es*ec*ais, is*o no o*ganograma da **co*a c**o u* todo e, no carn*val, e* so*
</line>
</par><par>
<line>
membr* do conselho de carna*al. Além de*ses cargos, ele *nformou
</line>
<line>
que: parti*ipo
</line>
<line>
desd*
</line>
</par><par>
<line>
197*, pas * ando
</line>
<line>
por
</line>
<line>
várias etapas de componentes
</line>
<line>
*e ala até membro da diretoria. Já
</line>
</par><par>
<line>
o*upei * v*ce-presidên*ia admi*istra*iva e *ice-presid**cia de conselho delib*rativo.
</line>
<line>
Com tal *elato, po*e-se afirmar que o en*revistado está colaborando *a escola *o* 4*
</line>
<line>
anos, poden*o-se *onsi*erar que tem *onhecime*t* e experiência sob*e o negócio tr*tado.
</line>
<line>
N* sequência, cons*deran*o o* r*la*os d* *n**evistado M, estã* reunidas as
</line>
<line>
inf*rmaçõe* sobre as *r**icas de gestão da produçã* do produto "Desfile" da es*ola de *am*a.
</line>
<line>
3.2 Área de MKT: concepção do produto
</line>
<line>
A área de Marketing é a *e*ponsável *or c*pta* infor*a*õe* no merc*do para
</line>
</par><par>
<line>
subsidiar a conc*pçã* do pr**uto nas org*niza*ões. *ess*
</line>
<line>
perspectiva, s*gundo
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
entrevista*o *, quem tem esse papel formal, c*nforme most*a o estat*t* *a grem*ação, *
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
conselho de carna*al. A c**rdenaçã* **ontece pelo *ire*or Carnaval*sco que tem
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
ativi*ades
</line>
<line>
de supervisão da equ*pe de criação, desen*o*vimento do enredo da esco*a para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
carnava*, elab*raç*o de pes*uisas sobre o te*a, sob sua responsabilidad*. *p*s*r *e estar
</line>
</par><par>
<line>
form*liza** *o
</line>
<line>
est*tuto, seg*ndo o en*revis*ado M, *odo o *o*ime*to p*ra conceber
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
enredo/tema do carnav** decidido de forma compar**lhada "pela diretoria, membros é
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
escola, carnavalesco e pa*r*cin*dores, e esse projeto, na verdad*, ele tem vári*s mom*ntos;
</line>
<line>
e*sa **trutur* é uma man*ira *omo *ós operamo*, é u* grupo de pesso** que trabalham o
</line>
<line>
*arnaval da escola. É um formato qu* eles cost*mam usar em relação a de*isõe* i***rtantes
</line>
<line>
a serem tom*das.
</line>
<line>
3.3 Ár*a produç*o e operaç*es
</line>
<line>
*a área de *rodu*ão e operações s*o realizados os process*s de pr*dução e *eu
</line>
<line>
*la*ejame*to in*cia-se *ós concepção do p*oduto Desf*l* definida.
</line>
</par><par>
<line>
Conforme * *ntrevistado M, para a produção do prod**o De*file,
</line>
<line>
são pr*du**dos
</line>
</par><par>
</page><line>
alguns su*produt** que são: você tem bateria, vo*ê **m fantasi*, você tem o *amba, você t*m
</line>
<line>
* casal de mestre-sala e porta-bandeira, v*cê tem uma comissão de fre*te, o p*óprio en***o.
</line>
<line>
Rev. *SA, Teresina, v. 19, n.1, art. 3, p. 39-57, *an. 202* www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Práticas *e Gestão da Produção d* Produto **cola de Samba: O Show T*rístico do *ar*aval Carioca
</line>
<line>
49
</line>
</par><par>
<line>
A partir o enredo, você m*n** tuas ale*orias, t*a* *ant*sias, teu sa*ba. Tu*o isso é
</line>
<line>
trabalhado pra você f*zer um bo* ca**av*l.
</line>
</par><par>
<line>
Os tr*balhos iniciam-se com a coord*nação do Di**to* Carnava*esco que tem
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
*tivid*de* de desenv*l*imento de *r*q*is das fant*sias e coordenação
</line>
<line>
dos **oje*os para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
produção. Pode-s* di*er que é o Di**t*r Ca**a*ales*o o l*der de *o*o processo.
</line>
<line>
Os processo* envolvido* são: *e*ragem, car*inta*ia, escultur*, laminaçã*, pintura e
</line>
</par><par>
<line>
ai*da *xiste o
</line>
<line>
processo de pós-prod*ção ceno**cnica e testes *o*trolados. Ocorrem
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pro*ução de f**tasias e adereç*s, carros alegóricos, criação e prep*ração dos
</line>
<line>
*lemen**s
</line>
</par><par>
<line>
musica*s que sã* o sam*a-**redo e a bateria e, *or úl*imo, *ria*ão e prepara*ã* d*s
</line>
<line>
performances e co*eogra**a* das alas.
</line>
</par><par>
<line>
A partir da definição do tema e das fontes de *ecursos fi*anc*iros, inicia-se
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*r*ces** pr*d*tivo n*s barracões. Segundo o entr*vistado M, "são feitos os desenho* dos
</line>
<line>
fi*urinos e o *a**o *le*ó*i*o é apresentado com plan** bai*a. Mas d*pende, te*
</line>
</par><par>
<line>
carnavale*co que
</line>
<line>
u*a assi*, tem carnavale*co
</line>
<line>
que não usa assim, tem ca*navales*o
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
c*ega com uma pegada *ais
</line>
<line>
hitec, tem *utros
</line>
<line>
*u* fazem *a mã*, **senham;
</line>
<line>
tem
</line>
</par><par>
<line>
car*avalesco qu*
</line>
<line>
não desenh* e que alguém faz pra e*e; cada lu*ar é de um* forma, cada
</line>
</par><par>
<line>
pessoa * de uma forma".
</line>
</par><par>
<line>
O processo d* pro*ução das aleg*rias * fantasia* oc*rr* no *arracão da
</line>
<line>
escola, na
</line>
</par><par>
<line>
Cidade *o Samba * em ateliês *ituados *o centro da c*dade, contra*ados especificamente *ara
</line>
</par><par>
<line>
essa finali*ade, d*ferente
</line>
<line>
do *ue acontecia *o pass*do,
</line>
<line>
qu*ndo os próp**os int*grantes da*
</line>
</par><par>
<line>
escolas *on**cciona*am as fan*asias. Seg*ndo o entrevist**o M:
</line>
<line>
o
</line>
<line>
barracão tem uma
</line>
</par><par>
<line>
**trutura que todas as escolas rec*bera*, barrac*es basta*te simi*ar**, isto é, *emos espaço
</line>
<line>
f*s*co * es**uturação, cada uma faz *s s*us arran*os.
</line>
</par><par>
<line>
No cas* das quadr*s,
</line>
<line>
são espa*os em que ocorrem as reuniões, os ensaios pa*a
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
grand* *esfile, os concurs*s d* samba, fest*s e ensai*s das es*olas *e samba. Normalm*nte
</line>
<line>
**as tê* um p*lc*, um ba*, *m espaço para dança e c**arotes para a acomodaç*o dos
</line>
<line>
memb*os da **reto*ia, conv**ado* e pessoas ilustres. E, segun** o entrevistado M, * qua*ra,
</line>
<line>
c*da u*a tem um tipo de utilização. Normalme*te a quadra ** envolve na q*estão **
</line>
<line>
pr*du*** do carnava*, na d*sputa do samba enre*o * nos ensaios que acon**cem. * gent* *az
</line>
</par><par>
<line>
ens*io de ru* q*e é mais próximo do que gente **i tr*balhar no desfile em si. Tem
</line>
</par><par>
<line>
o
</line>
<line>
a
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
ensa** té*ni*o na
</line>
<line>
Sa*ucaí, *a* vo** não leva t*da* as s*rpres*s
</line>
<line>
q*e vai leva*, n*o gast*
</line>
</par><par>
</page><line>
toda* as suas, é novid**es. Você va* pra lá trei*ar no campo *e jogo, fazer u* trabal*o a
</line>
<line>
par t i r daí .
</line>
<line>
R*v. F*A, Te*esina PI, v. 19, n. 1, art. 3, p. 39-*7, jan. 2022 ww**.fsanet.com.br/r***sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. C. A. Mendonça, B. J. *. Machado, *. G. M. Peixoto
</line>
<line>
50
</line>
</par><par>
<line>
E* *elação às *o*p*a* dos rec*r*os mate*i*is e pa*rimo*iais, que são os rec*rso*
</line>
</par><par>
<line>
*ísico* de
</line>
<line>
produção u*ilizados, o entrevistado M rel*tou:
</line>
<line>
essa coisa de equipa*en*os,
</line>
</par><par>
<line>
depende, tem coisa* que você **rcei**za, tem coisas *ue você te* no b*rracão, *em coisas que
</line>
<line>
*ocê *sa em **f*rentes f*ses. *m rel*ção às compras *e matéria-prima, elas são real*zad*s em
</line>
</par><par>
<line>
g*ande qu*ntidade com vis*a à reduçã* dos cu*tos finais * com fornec**or*s *ixos
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
forneced*r*s es*orád*cos e ass*m *elato* o en*revistado: a gente vai a*rás do qu* todo mundo
</line>
<line>
tem que f*zer, busca* b*ns preços, bons pr**os e *ons *rodutos.
</line>
<line>
No *aso *o enre*o, a aquisição pod* acontecer com fornecedores ex*erno ou interno.
</line>
</par><par>
<line>
O e*trevistado M relatou
</line>
<line>
que: o
</line>
<line>
enredo, em si, pode ser ap*esen*ado por *ualquer pess*a,
</line>
</par><par>
<line>
c*mo eu falei, pode ser *m enre*o patrocinado ou não, el* *ai se* analisado e vai *e ver se
</line>
<line>
ele é in*e*essant* para a escola ou nã*.
</line>
</par><par>
<line>
No p*ocesso de produçã* do prod*to final, o "Desfile", existem as alas
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
comunidade e ***ercial. As *ant*sias das ala* a
</line>
<line>
da comunidade são r*s**nsabil*dade
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
*gremiaç*o, produzi*as no **ópr*o barracã* e d**das aos seus integran*es, re*peitando
</line>
<line>
critérios p*óprios. E*as são c*nfe*cionadas nos galpõe* *a C*dade do Samba ou em ateliês e
</line>
<line>
as das alas comerciais em ateliês ou n*s residências *os responsáveis pelas *las.
</line>
<line>
Termin*do o desfile, ent*ega *o p*oduto que en*olve a razão e a emoção na avenida,
</line>
<line>
a equipe reini*ia tudo, com nova concepção do produ**, readequação d** pro**to* do prod*to
</line>
</par><par>
<line>
e do processo p*ra * próx**o a*o. Há
</line>
<line>
um desm*nche de t**os os *ubp*o*u*os
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*ea*rovei*am*n*o de tu*o que foi utilizado para o próximo *esfile de ca*naval.
</line>
<line>
3.* Cronograma * atividad*s necessários para a produçã* do *roduto escola *e sa*ba
</line>
<line>
p*o*et**o
</line>
<line>
Em rela*ão *o cronogr*ma, o ent*evistad* M relatou: voc* tem todo *m cronog*a*a
</line>
<line>
de trabalho, *ocê tem toda uma *voluç** de trabalh*. O crono*rama de atividades é a gent*
</line>
</par><par>
<line>
q*e *stabel*ce e
</line>
<line>
distr*bui as atividades a* *on*o do an* pa*a *e produzir o
</line>
<line>
desf*le. *sse
</line>
</par><par>
<line>
cr**ogra*a s* divide *m quatro par*es: p**dução de fantasia* e adereços, pr*duçã* de c**ros
</line>
<line>
alegóri*os, criaç*o * pr*paração *os *l*mentos *usicais, *ue são o *amb*-enredo * a bateria
</line>
<line>
e, por último, criação e pr*par*ção das per*orma*ce*, c*reogra*i*s d*s ala*.
</line>
<line>
Os pro*ótipos das fantasias que são produzidas pelas costureiras *o *arrac*o são
</line>
</par><par>
<line>
ela*orados, ao lo*go dos me*es
</line>
<line>
de maio e junho, juntamente
</line>
<line>
c** os proj*tos dos *arros
</line>
</par><par>
</page><line>
aleg***c*s. Em ago*to, inicia-se * proce*so de confecçã* das fanta*ias, cuja responsabil*dade
</line>
<line>
pass* a *er dos chefes das alas.
</line>
<line>
Rev. *SA, Teresin*, v. 19, n.*, art. 3, p. 39-57, jan. 2022 www4.f*anet.*om.b*/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Práticas de Gestão da Produção do Pro*uto Esco** de *amba: O Show Turís*ico do *arnaval Ca*ioca
</line>
<line>
5*
</line>
</par><par>
<line>
O* carros alegóricos *icam *ob a resp*nsab*lid*de do Diretor d* *arr*cã*.
</line>
<line>
Ini*ialme*te, en*re *s me*es de *arço e maio, é feito o de**onte dos carros, selec*onand* o
</line>
<line>
mat*rial a ser r**proveit*do. E* j**ho, in*cia-se o pr*c*s** de mon*agem **s no*as a*egorias,
</line>
<line>
envolve*do difere*tes pro*i*sionai* que, *m grande *a*te, são contr**ados em re*i*e
</line>
</par><par>
<line>
t*mpo*ário. Desde
</line>
<line>
o início da montag*m *té * pr*duto f*nal,
</line>
<line>
segu*m-se *árias etapas:
</line>
</par><par>
<line>
ins*alação d* ferrage*s, montagem de *arpi*ta*ia, criação das es*ulturas, pintura,
</line>
<line>
a**reç*mento, instalações elétric*s, d* *feit*s especiais e mecânicos.
</line>
<line>
J*nto ** desenrolar dos pr*cessos, são reali*adas as anális*s e control* de cus*os de
</line>
<line>
t**po, quanti*ade de recursos, *e de*empenho, o *emp* *odo. **bre isso o entrevi*tado M
</line>
<line>
r*lat*u que: é fe*to por *o*os. Tudo *** *stá sendo real*zado tem *ue se* f*ito o ma**
</line>
<line>
corre*o possív*l, porque, segundo o entrevistado, na produç*o do Des*ile: *ão **m *ecall, se
</line>
<line>
tiver erra*o *ai errado...não vai adiar o dia...tocou a campainha pra entrar e não entrou
</line>
<line>
cê *omeç* p*r*e o carn**a*.
</line>
<line>
3.5 Área d* fi*an*a*
</line>
<line>
T*da a produç*o do produto "Desfile" da escola de samba segue um pl*nejame*t*
</line>
<line>
que abrange a previsão o*çamentária e * pat**c*nio. Assim, o* rec*rsos finance**os, co*f*rme
</line>
<line>
o entrevista** M: *e* de vá*ias fontes como da* cotas *a TV; ela vem da *iga *as escol*s de
</line>
</par><par>
<line>
sam*a; vinha ant*gament*, quando t*nha prefeito
</line>
<line>
decente da prefe*tura *o governo do e
</line>
</par><par>
<line>
*s**do tam*ém já veio; vem de p*ojetos incen*ivados e em algumas escol*s vê* de patrocínio
</line>
</par><par>
<line>
de *nre*os *atrocin*dos. A captação d*
</line>
<line>
patrocín*o s*
</line>
<line>
ini*ia logo ap*s o *ar*aval e se
</line>
</par><par>
<line>
estende até me*dos *e jul*o.
</line>
</par><par>
<line>
As out*a* fontes identificadas dos *ecursos *in*ncei*o*, são:
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Realização *e shows e e*entos particu*ares;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
* venda de produtos co* a marca da esco*a, tais como: b*nés e ca*isetas;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
A realiza*ão de ev*ntos *a quadra *a e*cola;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
* venda de CDs c** *ambas-enred*s da es*ola;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
A
</line>
<line>
ve*da de fanta*ias para a participa*ão no
</line>
<line>
*esfi** e patrocí*ios d* empresas
</line>
</par><par>
</page><line>
parceiras.
</line>
<line>
Alé* dis*o, a escola, *e* como t*das *s *sc*las de *amba pertencent*s * Liga das
</line>
<line>
Escolas d* Samba (*IESA), têm direito à parti*ipa*ão nos rec*rsos f*nancei*os obtidos *om:
</line>
<line>
Venda d*s ingress*s do sambódro*o;
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 19, n. 1, a*t. 3, p. 39-57, *an. *022 www4.fsan*t.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. C. A. Mendonça, B. J. L. Machado, M. G. M. Peixoto
</line>
<line>
52
</line>
</par><par>
<line>
Direito* de imagem dos desfiles, com * venda de material audiov*sual realizada
</line>
</par><par>
<line>
pela Liga *oda a comercia*i*ação e
</line>
<line>
de pro*u**s
</line>
<line>
ou serviços concern*ntes ao
</line>
</par><par>
<line>
c*rnaval realizad* p*la L**sa.
</line>
</par><par>
<line>
Prêmi*s em *inheiro *oncedidos pela Lie*a, de acordo co* su*s cl**sif*c*ç*e*
</line>
<line>
** carnaval;
</line>
</par><par>
<line>
Sub**dio fi*a*ceiro concedi*o pela p*efei*ura para au*i*ia* *a *ealizaçã*
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
carnav*l;
</line>
</par><par>
<line>
*a*bém s*o rea*iz*das pa*cerias *om em**esa* patrocinadoras i**e*es**das na
</line>
<line>
divul*aç*o de **as **rcas.
</line>
<line>
3.5 Área de G*stão de Pesso*s: *qu*pe de *ra*alh*
</line>
<line>
Em relação aos t*abal*os, são *e*l*za*os numa maio*ia em equipe de colaboradore*
</line>
<line>
con*ratados e terc*iriz*dos. A seleção de colaboradores é *eita d* seguint* fo*ma, conforme o
</line>
<line>
entrevis*ad* M: hoje, em termos form*is, tá tendo mu*to a utilização do MEI, t*m as pes*o*s
</line>
<line>
que constroem uma h*stória e a gen*e *abe q*e são boas e cha*a e fica* * cont*nu*m
</line>
<line>
trabalh*nd*. Essa* c*isa* vã* acontecendo.
</line>
<line>
Co*o *oi **ncionad*, *xis**m colaborador*s Fixos e *er**irizad*s e ain*a os
</line>
</par><par>
<line>
lí*eres de equipes. Os colaboradores que participam
</line>
<line>
do process* de *rod***o, no re*ato
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
entrevistad* M: **je é a*g* p*ofissi*nal. * primeir* colaborador contratado * o *a*na*alesco
</line>
<line>
que *em como responsabili**de a *o*cepç*o do p*oduto d*sfile. *lém disso, ele é responsáve*
</line>
<line>
p*la coor*enaç*o de equipe* que *rab*lha* com as etapas *e p*odu*ão de fant*sias e c*rr*s
</line>
<line>
alegóricos. F*ca sob a respons*bilidade do c**navalesco a e*colha dos profissionais
</line>
</par><par>
<line>
especializados, para
</line>
<line>
a equ**e de
</line>
<line>
produção,
</line>
<line>
que é formada p*r: fer*ei*os, marcen*iros,
</line>
</par><par>
<line>
carpintei*os, escultor*s, eletricist*s, iluminadores, desenhistas, *enógraf*s, fig*rinistas,
</line>
<line>
aderecistas, *ostureiras, bo**adeiras, v*dra**iros, pinto**s, ceramistas e deco*adores.
</line>
<line>
Além *o car*aval*sco, e*istem os chef*s *e *las *ue n*o só contratam *ostur*iras e
</line>
</par><par>
<line>
ader*cistas, para a *onfecç*o
</line>
<line>
das fantasias *dereç**, como também assumem a tare** de *
</line>
</par><par>
<line>
comerc*al*zação *as fantasias.
</line>
</par><par>
<line>
O entrev*stado M relatou para fin*liz*r que: *inda
</line>
<line>
ex*stem aqueles colaborado*es
</line>
</par><par>
<line>
*o*u*tários que independe de
</line>
<line>
ganhar dinh*iro o* n*o, eles qu*rem e*tar na produção do
</line>
</par><par>
</page><line>
de*file, te* uma paixão louca ... mas a *u*st** é você re*lmente traba*har com quem você
</line>
<line>
**redita e confia.
</line>
<line>
Re*. *S*, Teresina, v. 19, n.1, art. 3, p. 39-57, jan. 2022 www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Prát*cas de Gestão da *ro*ução do Pro*uto Esco*a de Sa*ba: O Show *u**sti*o do Carnaval Cari*ca
</line>
<line>
5*
</line>
</par><par>
<line>
3.6 Comunicação * *ível de confiança existen*e en*** os env*l*idos no processo.
</line>
</par><par>
<line>
A c*munic*ção en*re os colaboradores, para ocorrer a troca de informações
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
coordenação **tre as equipes env*l*idas no pro*esso de produçã* do *rod*to *esfile da
</line>
<line>
es*ola de sam*a, é feita n* momento da *istr*buição dos trab*lhos, segundo o entrevistado M
</line>
<line>
e depois: cada *m e* sua *rea...não tem assim u*a gr**de r*união pra defi*ir nã*.
</line>
<line>
A troca de conhe*iment*, dentro das escolas de sa**a, seg*ndo o e*trevista*o M:
</line>
<line>
el*s são de *odas as formas, uma reuni** é nece*sária quando aconte*e a iden*ific*ção de
</line>
<line>
a*guma coisa feita desalinhada, mas *contece informal, é sem*re n* sent*do de que se
</line>
<line>
*rabal*a contra o tempo e você *em que dar conta.
</line>
</par><par>
<line>
P** ess** *esultados, pode-se afirmar que há rela*ões de
</line>
<line>
confian*a entre os
</line>
</par><par>
<line>
i*tegr*ntes no processo de *rodução. * indicativ* d*sso * a inf*rmalidade na comu*ic*ção e
</line>
<line>
t*oca de conhecimentos *ue é fei*a info*ma*mente, *or meio de redes *o*iais, e*tre todo* os
</line>
</par><par>
<line>
col*boradores,
</line>
<line>
pod* gerar al**ham*nto e comprometiment* que pode resulta* no êxito d*
</line>
</par><par>
<line>
*remi*ção.
</line>
</par><par>
<line>
4. CO**IDE*AÇÕ*S FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
Po**-se conc*uir que f** possí*el con**cer as prá*icas de gestã*
</line>
<line>
aplicada* ao
</line>
</par><par>
<line>
de**nvolviment* d* p*odut* Esc*la e Samba, "Desfile", d* grupo especial do *io de Janeiro.
</line>
</par><par>
<line>
Na *rea de marketing, a
</line>
<line>
concepção
</line>
<line>
e definição do t*m*/enredo é feita após
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ne*o*iação entre os possíveis patrocinad*res
</line>
<line>
e *i**tor *a*n*va*es*o. S* não conseguir o
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
patr*c*ni*, os me*bros da diretoria da escola de samba de*in*m o conceito por eles mesmos.
</line>
</par><par>
<line>
Na área *e produç**, após a defini**o
</line>
<line>
do tema/en*e*o, que é c*nsiderado, *est*
</line>
</par><par>
<line>
pesquisa, co*o a base p*ra a p**dução do pr*duto e *as fonte* de re*ur*os fi*ance*ros, é que
</line>
<line>
se *nicia o p**cesso *rodutivo no* barra*õ*s.
</line>
</par><par>
<line>
Na área de gestão
</line>
<line>
de *es*oas, as f*rmas m*is comuns de t*a*alhos desenvolv**os
</line>
</par><par>
<line>
*e*os cola*or*d*res
</line>
<line>
da es*ola de samba são em
</line>
<line>
equ*pe, mas existe al**m *ndi**d*al. E*iste
</line>
</par><par>
<line>
u*a profi**ionalização entre todo*.
</line>
</par><par>
<line>
Na área finan*ei*a, os recursos financeiros *êm
</line>
<line>
das cot*s d* TV; LIESA;
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
p*ef*itu*a do gov*rno e
</line>
<line>
d* estado;
</line>
<line>
projetos ince*tiv*dos * de patr*cíni* de enredos. *
</line>
</par><par>
</page><line>
capt**ão de p*trocín*o se in*cia l*g* após o Car*av*l e se es*ende at* meados de julho. Outras
</line>
<line>
fontes são pe*a *ea**z*ção de *hows e e*entos par*iculares; a venda de produtos com a marca
</line>
<line>
*a escola, tai* c*m*: bon*s e camise*as; a real**ação de eventos na quadra da esc*la; a venda
</line>
<line>
*ev. *SA, Teresi*a PI, v. 19, n. 1, art. 3, p. 39-*7, j*n. *02* www4.fsanet.*om.**/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. C. A. Mendo*ça, B. J. L. Mac*ado, M. G. M. Pe*xoto
</line>
<line>
54
</line>
</par><par>
<line>
de CDs com sa*b*s-enredo ** esc*la; a ven*a de fa*ta*i** para * participação no desfile *
</line>
<line>
*atr*cínios de empresas p*r*ei*as. Os trab*lhos segue* u* rígido cronograma.
</line>
</par><par>
<line>
Em rel*ção à co*unicação, o fluxo de informações e a *roca
</line>
<line>
d* conhecimento
</line>
</par><par>
<line>
acontece* p*ra a* equipes e
</line>
<line>
nas eq*ipes entre os envo*vidos e co*tinuam**te de modo
</line>
</par><par>
<line>
in*orma* po* meio de redes so*iais.
</line>
<line>
Pode se dizer q*e *á indi*ativos de alinhamento, i*tegração na* decisões e confi*n*a.
</line>
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*EFERÊNC**S
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*RIVINOS, A. N. S. Três *n*oques ** pesquisa em ci*ncias soci*is: o *ositivi*mo,
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fenomenologia e o marxismo. *n: ______. Introdução à pes*uisa *m ciê**ia* soci**s:
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*esquisa qualit*tiva em educaç*o. São P*ul*: Atlas, 198*. *ap. *, p. 30-79.
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*omo Refere*ciar este Artigo, con*orme A*NT:
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MENDONÇA, M. C. A; MACH*DO, *. *. L; PEIXOTO, M. *. M. Práticas de *estão da Produ**o
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do Prod*to Escola d* Samba: O Show Turístico do Carnaval Ca*ioca. Re*. FSA, Teresina, v.19, n. 1,
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*rt. 3, *. 39-57, jan. *022.
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Contribuição *os Aut*res
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M. C. A. Me*donça
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B. J. L. M*c*ado
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M. G. M. *e*xoto
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*) *oncepção e planejam*n*o.
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2) anális* e interpretaçã* dos *a*os.
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3) elaboração *o rascunho o* na re*isão crítica *o con*eúdo.
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4) participação na aprovação da ver*ã* f*nal do ma*uscr*t*.
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Rev. *SA, T**esin* PI, v. 19, n. 1, a**. 3, p. 39-57, jan. 2022
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*ww4.f*anet.com.br/re*ista
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)