<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 1, art. 7, p. 130-147, j*n. *02*
</line>
<line>
ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/202*.19.1.7
</line>
</par><par>
<line>
Gê*ero, Sexualidade e Surdez em Pesq*i*as: Defini*õe* e Cara**erísticas
</line>
<line>
Gen**r, Sexuality *nd Deafness *n Res*a*ch: Defini*ions and Char**teri*tics
</line>
</par><par>
<line>
Jake*lin*y Gonç*l*es de So*za Rizzo
</line>
<line>
Doutorado e* Ed*cação pela Univ***idade Fed*ral de Mato Gros*o do Sul
</line>
<line>
Me*tre em Educa*ão pela Universi*ad* Federal da Gran*e Dourado*
</line>
<line>
Pr*fessora ** Univer*id*de Federal d* J**z de Fora
</line>
<line>
*ake.librasufgd@g*a*l.com
</line>
<line>
Josi*ne Peres Gon*alves
</line>
<line>
Doutorado e* Edu*ação pela Pon*ifí*ia *nive*sidade Ca*ól*c* do Rio Gra*de d* Sul
</line>
<line>
Dedicação *xclusiva da Universidade Fede*al de Mato Gross* d* S*l
</line>
<line>
*os*ane.p*res@**ms.br
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Ja*e*linn* Gonçalves *e Souza R**z*
</line>
<line>
Editor-Chefe: Dr. Tonny Ke*ley de *l*ncar
</line>
</par><par>
<line>
Univ**s*dad* Federal *e Mato Gros** do Sul, Ca*pus de
</line>
<line>
R*drigues
</line>
</par><par>
<line>
N*vira*.
</line>
<line>
Avenida
</line>
<line>
C*mpo
</line>
<line>
Gran*e,
</line>
<line>
Saíd*
</line>
<line>
para Ivin**ma,
</line>
</par><par>
<line>
Km 4. CEP. *9950000 - Navir*í, MS - *r*sil.
</line>
<line>
Artigo recebido *m *3/09/202*. Última
</line>
<line>
**rsão
</line>
</par><par>
<line>
E*dereço: Josiane Peres *onçal**s
</line>
<line>
recebida em 05/10/2021. Ap*ovado em *6/10/2021.
</line>
</par><par>
<line>
Universidade Fe*eral d* M*to Grosso *o Sul, Camp*s de
</line>
</par><par>
<line>
*a*ira*.
</line>
<line>
Avenida
</line>
<line>
Camp*
</line>
<line>
Grande,
</line>
<line>
Saída
</line>
<line>
para Ivi*hema,
</line>
<line>
Aval*ado *e*o sist*ma Triple Review: a) De*k Review
</line>
</par><par>
</page><line>
Km *. CE*. *995000* - Navir*í, MS - Br*s*l.
</line>
<line>
pel* Editor-Chefe; e b) Do*ble *lind Review
</line>
<line>
(ava*iação cega por do*s **al*adores da *rea).
</line>
<line>
Revisão: *ram*tical, Norma*iva e de For*atação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Gênero, Sexualidade e *ur*ez *m Pesquisas: Definições e Car*cterí*tic*s
</line>
<line>
131
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
Este texto tra*a-se de uma p*squ*sa qualit*tiva, do tipo estado do conheci*ento, que i**agou
</line>
</par><par>
<line>
as temáticas de pesquisa* q** se *ntitula* *ent*o d* á**a de conhe*iment* do
</line>
<line>
gêner*,
</line>
</par><par>
<line>
sexualidad* e *urdez,
</line>
<line>
v*sando identificar carac*e*í*ticas e defi*ições desse cam*o.
</line>
</par><par>
<line>
**t*d**ogicamente,
</line>
<line>
a* discussões apres*nt*das n*ste text* ancorara*-se na pe*quisa
</line>
</par><par>
<line>
bibliográfica exploratória, em **tigos, disserta*ões teses, com recorte tem*o*al de 201*- e
</line>
</par><par>
<line>
2020. Obj*t*v* mapear as teses, dissertações
</line>
<line>
* artigos *r*sileiros produzido*
</line>
<line>
na líng*a
</line>
</par><par>
<line>
*ortuguesa, publicados no *ort*l da Capes/M*C, C*PES teses e *issertaçõ*s, SciEL* B*as**
</line>
<line>
e GT *3 *a **PED. Apó* apl*c**os o* cri*é*ios d* incl*são/exclus*o, **i selec*onada *ma
</line>
</par><par>
<line>
tese ** C*tálogo de T*ses e Dissertações CAPES, *ão foram encontradas pesquisas so*re
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
temática no Portal de Pe*iódicos CAPES/MEC, SciELO e GT 23 da *NPEd. C*nsidera-se
</line>
<line>
que é preci*o potenci*liz*r as pr*d*ções *cadêmicas que abordem **est*es acerca d* gênero,
</line>
<line>
sexua*idade e surdez, diante da carência de es**dos na área.
</line>
<line>
Palavr*s-chave: Gênero. Sexua*idade. *urdez.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
Th*s text is a qualitative resear*h, of the *tat* of the art type, which in*estiga*ed the rese*rch
</line>
<line>
topics *hat a*e ent*tled w*thin the area of knowle*ge of gender, sexual*ty *nd deafness, a*ming
</line>
</par><par>
<line>
to identify,
</line>
<line>
cha*acteristic* and definitio*s of this field. *ethodologically, t** discussions *n
</line>
</par><par>
<line>
this text pr*sented were anchored *n *xplor*t*ry bibliographic res*arch, in ar*icles,
</line>
</par><par>
<line>
dissertati*ns a*d **eses, with a time *rame o* 2015-2020. *t aims t* map Brazilian
</line>
<line>
theses,
</line>
</par><par>
<line>
d*ss*r*ati*ns and art*cles produced in *he *ortu*uese langua*e, p*blis*ed on the *ap*s / MEC
</line>
</par><par>
<line>
website, CA**S theses **d dissertatio*s, *ciELO Bras*l, an* GT **. After
</line>
<line>
applying t*e
</line>
</par><par>
<line>
*nclusion / exclusion crit*ria, a thesis *as selected f*om the Th*sis Catalo* an* CAP*S
</line>
<line>
Diss*rtations, no r*searc* on the topic was fou*d in t*e C*PES / *EC, SciELO an* GT 23
</line>
<line>
Jo*rnal *o*tal. It is con*i*er*d *eces*ary to enh*nce acade*ic prod*ctions th*t address issues
</line>
<line>
about *ender, sexu*lity and *eafness, in view of the l**k of studies *n the are*.
</line>
<line>
Keywords: Gender. Sexuality. Deafnes*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina P*, *. 19, *. 1, art. 7, p. 130-147, *an. 2022
</line>
<line>
***4.fsan*t.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. G. S. Rizzo, J. P. *onça*v*s
</line>
<line>
132
</line>
</par><par>
<line>
1 I*T*OD*ÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
*s deb*t*s sobre as questões de gênero e se*ualidade são e**rgentes (HANSON;
</line>
<line>
R*CHARDS, 2021; *UNI*, 2021; M**O, *021) e, ainda, *ão um tabu, *specialmente
</line>
</par><par>
<line>
q*an*o se trata de pessoas com de*ici*ncia, os *ebates pode* ficar
</line>
<line>
aind* *ais res*ritos, at*
</line>
</par><par>
<line>
causa*do incômodo para alguns educad*res (OR**LAN et al., 202*; GONÇA*V**;
</line>
</par><par>
<line>
*A*B*SA, 20*0; *RIOST*, 2010). As difi*uld*de* *m discutir
</line>
<line>
*sse tema são históricas,
</line>
</par><par>
<line>
desde o *ní*io *o século XX Freud já expressa*a preocupaç*es com o esclarecimen*o *ex*al
</line>
<line>
d*s crianças.
</line>
<line>
* es*e re*p**to, a escola é um* d*ntre as múltiplas in*tâncias sociais que
</line>
<line>
*es*m*enham u*a pe*agogia de **ne*o * sexualida*e (*OURO, 1999) e deveri* se
</line>
<line>
c*****meter c*m o processo de educaçã* sexual de crianças e adolescentes.
</line>
<line>
Ao t**tar o tema d* *d*cação s*xual, os P*râ*etr*s **rricu*a*es Naci**ais (PCNs)
</line>
<line>
de*onstraram a importân*ia de traze* *ss*s *isc*ssões para a escol*, principa*ment* como
</line>
<line>
uma for** de prevençã* da AIDS. É evi*ente que se *rat* de *m* pr*posta interess**t*, que
</line>
<line>
se propõe a*o**ar o tem* "sexu*lid*de" em fo*ma de **m*s transver**is, jun**mente com
</line>
<line>
outras dis*iplina*. À v*sta disto, *abe ao professo* trabalhar *sses conhec*m*nt*s co* os
</line>
</par><par>
<line>
aluno*, medi*nte questões **ó**cas, lei*uras e
</line>
<line>
discussões *obre a* tem*ticas espe*ífica*
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
gê**ro e s*xualidade e suas dife*ent*s abordagens (B*A*IL, 1*97).
</line>
</par><par>
<line>
Já
</line>
<line>
* *ase Nacion*l Comu* *urri**lar (BNCC) *o*tr*b*i timidamente para a*
</line>
</par><par>
<line>
discussões refe**n*es à s*xu*lid*de,
</line>
<line>
*omo as múlti*la* di*ensõe* da s***alidade *umana,
</line>
</par><par>
<line>
biol*gic*, sociocultural, afetiva e ética. Contudo,
</line>
<line>
não pre*ê dis*ussões referentes ao gênero,
</line>
</par><par>
<line>
*ercebe-se, então, que ho*ve um retrocesso na ár*a da educ*ção.
</line>
</par><par>
<line>
Ocorre que
</line>
<line>
gên*ro * *efinid* c*mo uma *rganiz*ção soci*l d* d*f*renç* sexual
</line>
</par><par>
<line>
p*rce*i*a, ou s*ja, existe uma dif*rença biológi*a ent** home** e *ulh**es, mas a *o*iedade
</line>
<line>
*a qual as pessoas *nc*ntr*m-s* inse*id*s influencia no processo de cons*ruç** d*s gêneros.
</line>
<line>
Assim, * p*rcepção d* *eminino e mascul*no em uma det*rminada cultur* * muito d*fe*e*te
</line>
</par><par>
<line>
de *utra, ev*de*c*ando
</line>
<line>
qu* gênero é uma estru*ura soc**l móvel, **e pod* ser analis*d* nos
</line>
</par><par>
<line>
dife*entes cont*xtos hist*ri*os e cultu*ais (SCOT*, 1995).
</line>
<line>
*t*a*mente, se*ualidade é *ista *omo um conceito abrangente, qu* vai além do
</line>
</par><par>
<line>
a*pe*to b*oló*ico, ou
</line>
<line>
dos *rgãos *enit*is, pois envolve as construções soc*a*s, as
</line>
</par><par>
</page><line>
represen*ações simbólica* incor**rada* pelas pessoas n* pro*esso d* *ormação de identi*ade,
</line>
<line>
* é consi**rada um conj*nto de valo*es relacionad*s *o amor, gêner*, sex*, c**po, impli*a as
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresi*a, v. 19, n.1, art. *, p. 130-*47, *an. 2*22 www4.fsane*.com.**/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Gênero, Sexu*lidade * Surd*z em Pe*q**sas: Definições e Características
</line>
<line>
133
</line>
</par><par>
<line>
emoç*es, afeto, d*sejos. (DR*YER; M*TEUS; GONÇ*L*ES, 2*18, LOURO, 2*04;
</line>
<line>
MAIA, *01*; VASC**CEL*; FERREIRA, 20*0;).
</line>
</par><par>
<line>
O di*cu**o
</line>
<line>
sobr* g*nero
</line>
<line>
e sex*al*dade está presente, mas, quando se trata da
</line>
</par><par>
<line>
sexu**i*ade das pe*s*as su*das, é no mínimo comp*exo. Os sujeit*s sur*o* per**n*em a uma
</line>
<line>
minoria **ng*ística e c**t*ra* e *êm como l*ngu* m*ter*a ou L*1 a LIBRA* (Língu* Brasileira
</line>
</par><par>
<line>
de Sinais). *ão encontrada* semelha*ças na sexual*dade dos s*rdos e ou*intes, p**ém
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
acesso a inf*rma*ões, muitas *ezes, se torna res*rito à comun*dade s**da, devido às
</line>
<line>
dificuldades de comunicação e preconceit*, *imit*ndo-*e à v*vência com experiências afe*ivas
</line>
<line>
s*xuais (GLAT, 2004).
</line>
</par><par>
<line>
As dificuldades
</line>
<line>
dos *urd*s e* obt*r in*ormaçõe* advêm da carênci* *a LIB*** no
</line>
</par><par>
<line>
cont*xto escolar, d**o q*e é mediante * sua L1 que ev*luem em geral, co* acesso
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
conhe*imento, cul*ura, i*teração socia*. É
</line>
<line>
uma form* de c*municação q*e capta as
</line>
</par><par>
<line>
e*periências
</line>
<line>
vis*ais dos s*jei*os surdos, sendo que é *sta a lí*gu* *ue *evará o *ur*o
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
transmiti* e pr*porcionar a aquisi**o de conhecimentos u*iv*rsais (PERLIN, STROBEL,
</line>
<line>
20*4).
</line>
<line>
A par*ir do exp*st*, encaminha-se e*te *studo, problematizando as quest*es sob*e
</line>
<line>
gê*e*o, sex**lidad* e *ur*ez, por meio d* *iscussão de uma pesqu*sa *o tipo estado do
</line>
</par><par>
<line>
conhe*i*ento (2015-2020), com o ob**t*v*
</line>
<line>
de identi**car ca*acterísticas * de*inições *as
</line>
</par><par>
<line>
investi*açõe*.
</line>
</par><par>
<line>
2 REFERENCIAL TEÓRICO
</line>
</par><par>
<line>
2.1 História da educação de surdo*
</line>
</par><par>
<line>
In*cial*ente, é *e*essário *nt*nder que a históri* é o
</line>
<line>
pass**o a desembocar no
</line>
</par><par>
<line>
*r*sente (*EBVRE, 1989) e, p*ra elabora*ão do f*turo, a hi*tória pode e deve t*r um *r*nd*
</line>
<line>
papel na rea*i*ade e con*inuidade da evolução *as próprias bases da ciê*ci*. Nes*e c*nário, o
</line>
<line>
sur*o se recon*trói *a história, como disse *lme*da e Lacerda (2019).
</line>
<line>
Na *nt*guidade, o* su*dos eram todos vistos como *ébeis *entais, criminosos, loucos,
</line>
</par><par>
<line>
selvage*s, comparados a*é *os *nimais. Os sinais *ra* tidos com*
</line>
<line>
fo*mas obscenas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*ecam**o**s. Muitas
</line>
<line>
vezes, quando utili*ados pelos surd*s, eram entendidos como um
</line>
</par><par>
<line>
espír*to *o mal. Dia*te desse cenário,
</line>
<line>
essas pessoas e*am asso*iad*s à
</line>
<line>
cond**ão p*tológic*,
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
socia*i*açã* famili*r (Ge*ser, 2*10).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresin* P*, v. 19, n. 1, art. 7, p. 130-147, jan. 2022
</line>
<line>
www4.*sa*e*.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. G. S. Ri*zo, J. P. Gonçalv*s
</line>
<line>
1*4
</line>
</par><par>
<line>
*um *nqu*dre **eo*ógico dom*nan*e de viés oralista, i*so causou impacto e prop**ções
</line>
<line>
cata*tróficas na vi*a e f***ação edu*ac*onal dos surdos (GES*ER, 2012).
</line>
<line>
*a Idade Mod*rna, * par*ir *o sécul* XVI, a *ducação de surdos *eve origem na
</line>
<line>
Espanh*, por mei* dos tr*balhos desenvolvido* pelo monge beneditino Pedro *once de Le*n.
</line>
<line>
O monge fundou a p*imeira escol* par* sur*os e* um monasté**o de Valladoli*, inicialmente
</line>
</par><par>
<line>
ensinava *atim,
</line>
<line>
grego * *tal*ano, conc*itos de fís*ca * astron*mia a do*s irmãos surdos,
</line>
</par><par>
<line>
memb*os de uma import*nte fa*í**a d* ari*tocr**as espanhóis. Pon*e de **on usava como
</line>
<line>
metodologia a dactilol*gia, escrita e orali*ação (STROBE*, 2009), por is*o ficou recon*e*ido
</line>
<line>
por en*atiz** o ensi*o *a fala, *ecebendo os créditos de *r*m**** prof*ssor de surdos ao
</line>
<line>
de*envolv*r u* alfabeto manual.
</line>
<line>
O a*fabe*o *anual é utilizado para so*et*ar manua*me**e as *alavras (também
</line>
</par><par>
<line>
conheci*o com* s*letramento
</line>
<line>
digital o* datil*logi*), é apenas um r*c*rs* *tili*ado
</line>
<line>
*or
</line>
</par><par>
<line>
falantes
</line>
<line>
da
</line>
<line>
língua de sinais. Não é
</line>
<line>
um* líng*a, e sim um códi*o de re*resentação da* *et*as
</line>
</par><par>
<line>
alfabética* (GESSER, 2009).
</line>
</par><par>
<line>
Con*orme Goldfeld (1997), no ano
</line>
<line>
de *620, t**bém na Espanha, Juan Martin Pa*l*
</line>
</par><par>
<line>
Bon*t, um pa*re espanhol, educador e p*oneiro da *ducação de surdos, p**lica um liv*o que
</line>
</par><par>
<line>
discutia a respeito do alfabeto *anual, "Redação das Letras e *rtes de ensinar os mudos
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
falar". Iniciou seus tra*alhos *a área da educ*ç*o ** *urd*s, co* o nobre D*m Luís Velasco,
</line>
<line>
através dos sinais, treinamento da *al* e o uso da datilologia.
</line>
</par><par>
<line>
O *éc*lo XVIII foi considerado o ma** fértil ** **u*ação
</line>
<line>
d* s*rdo*. Nesse períod*,
</line>
</par><par>
<line>
*urgiram
</line>
<line>
d*versos *ducado*es, *esenvolvendo *árias metodologias par* atend*r a*
</line>
</par><par>
<line>
especificidade*
</line>
<line>
das
</line>
<line>
pess*a* com su*dez, como o abade *harles Michel De L'Epée
</line>
</par><par>
<line>
(LACERDA, 1998).
</line>
<line>
S*gund* Lace*da (199*), o ab*de que morav* em Paris *oi *m personagem import*nte
</line>
<line>
na história da educaç*o do* *urdos, que, a p*rti* de es*ud*s *o* sin*i* usados pelos *urdos nas
</line>
<line>
rua* *e Pari*, cri** os "sinais me*ódicos", co* o objetivo de en*inar os *urdos *arisienses a
</line>
<line>
ler e escrever * l**gua franc*sa.
</line>
</par><par>
<line>
De L'*pée mini*trou *u*a de
</line>
<line>
educação religiosa em Pa*is ***a duas irmãs gêmeas. O
</line>
</par><par>
<line>
*rocesso de aprendiz*g*m propos*o
</line>
<line>
previ* que
</line>
<line>
os *d**ad*res teri*m que ap*ender
</line>
<line>
os sina*s
</line>
</par><par>
<line>
com ** *urdos. P*eliminarmente, era *eita uma *ombinação dos s*nais d*s **rdos e os sinais
</line>
<line>
i*venta*o* pelo abade. Como *ucesso*, o abade co*tou com a ajuda de S*card, que escreveu o
</line>
<line>
primeir* dicionário de sinais.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina, v. 19, n.1, *rt. 7, p. 13*-147, jan. *022
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.*r/rev*s*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Gênero, *exualidade e Surdez e* P*squisa*: Defi*iç*es e Característ*cas
</line>
<line>
135
</line>
</par><par>
<line>
Em 1760, De L\E*ee, fun*a a prime*ra *scola pública para sur*os, o Inst*tuto *a*ional
</line>
<line>
de *urdos-*udo*, em Paris, no qual eram ut*l*za*os os sina*s met*dicos. *m 1789 ele morre,
</line>
<line>
durante s*a v*da fundou 21 *s*olas *ara sur*os *m vá*ias partes da Europ*.
</line>
<line>
Outros métodos de *nsino, que não p*iorizavam a líng*a de sinais, ain*a *ubsistiam
</line>
<line>
pelo *undo. Em 1778, *a Al*manha, cria-*e uma **cola em Leipzig, por Samue* Heinick, a
</line>
<line>
p*imeir* *scol* com base na edu*ação oralista. *ejeitando a língua de sinais, seu o*jetivo era
</line>
<line>
dese*volver a fala. Ele ficou conhecido como pai do m**odo **emão.
</line>
<line>
Já na idade contem*or**ea, de*taca-se o americano Thomas Hopkins Gallaudet, que
</line>
</par><par>
<line>
viajou até a Inglat*rr* p*ra
</line>
<line>
s*
</line>
<line>
encontrar com *h*mas Braid*ood, *ue fundou a primeira
</line>
</par><par>
<line>
escola para s*rdos no Reino Unido, em busca de *etodo*o*i*s para educ*çã* de surdos. A
</line>
</par><par>
<line>
missão d* Gallaudet f** frustra*a, *iante da re*usa
</line>
<line>
d* *raidwood de compart*l*ar suas
</line>
</par><par>
<line>
informações peda*ógi*as com o estrangeiro ameri*ano.
</line>
</par><par>
<line>
E*tão par*e para P*ris em
</line>
<line>
busca dos métodos de ensino
</line>
<line>
aos surdos de De L\Epee.
</line>
</par><par>
<line>
Gallaudet vol*a à América trazend* o surdo *au*ent Cl*r*, *em*ro d* Instituto Nacional para
</line>
<line>
Surdos. J*ntos *undam no an* de 1*17 *m *artfort a primeira escola pe*man*n*e p*ra su**os
</line>
<line>
*os Estados Un*dos (S**OBEL, 20*9). Anos ma*s t*rde, se* filho Edward Gallaude* f**da a
</line>
<line>
primeira fac*lda*e para surd*s, localizada em Washingt*n.
</line>
</par><par>
<line>
N* Br*sil, a educação de surdo*
</line>
<line>
teve iníc*o durante o *egundo império, em 1855,
</line>
</par><par>
<line>
quando o *mper*dor Do* Ped*o II convidou * *rofesso* fra*cês Ernest Hue*, que era surdo,
</line>
</par><par>
<line>
pa*a trabalhar n* área da *urdez. Fu**aram junt*s a
</line>
<line>
primeira escola p*ra pe*so*s *urda*,
</line>
</par><par>
<line>
Im*erial Instituto d*s Surdo*-*udos, *tual In**ituto Nacional *e E*uca*ão *e Sur*os - I*ES,
</line>
<line>
n* Rio de Jan*iro (*TROBEL, 2009).
</line>
<line>
Em *ato *rosso do Sul, so*en*e no ano de 1986, f*nda-se a pr*meira escola *a*a
</line>
</par><par>
<line>
surdos de Mat* Grosso
</line>
<line>
do Sul, o Cent*o Esta*ual
</line>
<line>
de Atendime*to ao Deficiente
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
A**iocomu*icaç** (CEADA), em Ca*po Gr*nde, *apita* do estado.
</line>
<line>
U* dos *ato* mais marcantes na hi*t*ria *a Ed**ação *e S*rdo* ocorreu no *ong*esso
</line>
</par><par>
<line>
d* *ilão, n* ano de 1880, n* qual, p*r mei* d*
</line>
<line>
*ma votação com ma***ia de *rofessor**
</line>
</par><par>
<line>
ouvintes, f*cou decidido que a L*ngua
</line>
<line>
d* Si*a*s seria *b**ida
</line>
<line>
da Edu*ação de Su*dos,
</line>
</par><par>
<line>
preval*cendo o uso da Língua Oral.
</line>
</par><par>
<line>
Uma *as gra*des figur** prese*te* no Congresso foi Al*xand*e Gra*an Bell, logo s*a
</line>
<line>
i*fluência na socie*ade contribuiu pa** a negação e opressã* da língu* de sin*is. O Orali*mo
</line>
<line>
tinha como pr*missa fazer tra**lhos em torno d* recu*e**ção *a *a** e da *udi*** dos surdos,
</line>
</par><par>
<line>
além d* repudiar e
</line>
<line>
proibir o uso ** língua de sinai*. A decisão do C*ngresso
</line>
<line>
d* Milão é
</line>
</par><par>
</page><line>
*penas um fra*mento da história, mas mar*ou centenas d* *ilhares de vidas de sur*os por
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, *. 19, n. *, *rt. 7, p. 13*-147, jan. 2022 www4.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. G. S. Riz*o, J. P. Gonçalves
</line>
<line>
1*6
</line>
</par><par>
<line>
to*o o mund*, deixando rastr*s ** vergonha, la*entação, vingança, rec*lque e ódio
</line>
<line>
(GESSER, 2009).
</line>
<line>
O Oralismo no Brasil foi di*u*dido por volta d* ano de 1911. Co**u*o, a *ilos**ia
</line>
<line>
oralista não estav* ga*antindo a qualidade na edu*ação *os surdos. Di*nte das *i*iculdades em
</line>
</par><par>
<line>
receber instruç*o f*rmal, os
</line>
<line>
surdo*
</line>
<line>
co*e*aram dese*volver forma* *e resi**ê*cias, a
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
<line>
cr*ação de associações de su*d*s,
</line>
<line>
re*lizaç** de casamentos endógamos, manif*sta*ões
</line>
</par><par>
<line>
cu*tura*s.
</line>
</par><par>
<line>
Algu** p*ofissionais perceberam um papel rele*a*te da líng*a
</line>
<line>
de si*a*s no proc*s*o
</line>
</par><par>
<line>
de escol*rização dos *urdos e qu* poderiam *er sérias implicaçõe* não ****nte ling*ísticas,
</line>
<line>
mas t*mbé* ps*cológicas e sociais s* fosse* *ubmetidos ao oralismo. Assim, *imidamente
</line>
</par><par>
<line>
começou a dis**minar a *hamada **m*n*cação Total, q*e privil*giava *u*lq*e* tipo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
c**unicação, recon*ec*ndo a dif*rença linguístico-cultural, *as u*iliza*d* os *inais para
</line>
</par><par>
<line>
desen*o*ver a fala. N* Brasil, começ** a ser us*da por vo*** do ano
</line>
<line>
de 1960 (*E**ER,
</line>
</par><par>
<line>
2**2).
</line>
</par><par>
<line>
Po*e-se perceber cla*am*nte que as
</line>
<line>
ab*rdagens
</line>
<line>
por me*o do Oralismo e
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Comunica**o Total *ã*
</line>
<line>
obt*ve*am êxito, pois tinham como obj*tivo adaptar as pessoas com
</line>
</par><par>
<line>
surd*z * realidad* dos ouvint*s. Foi então que *a década de 1**0 surge a aborda*em Bilíngue
</line>
<line>
em fa*or *e mel*orias na educação de surdos.
</line>
<line>
A p*o*osta baseia-se na perspectiva de educa*ão vol*ada para as dua* l**guas, a Libras
</line>
<line>
(L*ng*a Bras**e*ra de Sina*s) como a p*imeira Lín*ua (L1) do* *urd*s, *ue, embora já f*sse
</line>
</par><par>
<line>
*ti*izada por pessoas s**das, só foi oficial*zada
</line>
<line>
no Brasil em *002, pela Lei n* 10.436/0*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
p*steriormen*e reg*lamentada pelo d*cr*to 5.626/05 a Língua Portugues*, como se*unda e
</line>
<line>
Língua (L2), na modalidade escrita (BRASIL, *00*).
</line>
<line>
Po* conseguinte, considerando as especificid*des da cult*ra surd*, *oncebemos uma
</line>
<line>
proposta te*ri*a com vistas à e*p*icaç*o d*s conceit*s de gên*ro e sexualid*d* na perspe**iva
</line>
<line>
d* educação d* surdos. Atu*l*ente, p*squ*sas científicas *uscam iden*ificar a sup*raç*o das
</line>
</par><par>
<line>
barreiras no processo
</line>
<line>
de ensino e
</line>
<line>
ap*end*zagem para estudantes surdos (CARVALHO;
</line>
</par><par>
<line>
CAVA*CANTI; SIL*A, *019; IACH*N*KI et al., 2*19).
</line>
<line>
2.2 Gênero e *exualidad* *a educaç*o *e sur*os
</line>
<line>
Ações isol*das ou coleti*as em dif*rentes momentos da Históri* causam visibilid*de e
</line>
</par><par>
<line>
*ma *xpressividade inus*tada, en*en*ra*do
</line>
<line>
*
</line>
<line>
problematizando os conceit*s *e g*nero
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina, v. 19, n.1, art. *, p. 13*-147, *a*. 2022
</line>
<line>
www4.fsa*et.*om.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Gên**o, Sexual*d*de e Surdez e* Pesquisas: Definiçõe* * Caracterís*icas
</line>
<line>
137
</line>
</par><par>
<line>
sexua*idade (*OND*ÑO-MARÍN, 2021; MAZA, 2021; MOC*E*UMA BA*DER*S,
</line>
<line>
2021).
</line>
<line>
Nesse co*tex*o, as identida*es sur**s sã* e***cada* pel* p*esen*a de novos discurs*s,
</line>
<line>
verb*is e escritos que interagem com a educação (LO*ES; AG*EL*O, 2017). A históri* dos
</line>
<line>
sur*os é mar*ada *el* opressão, negação e p*oibiç*o da língua de sinais, seja na vida social,
</line>
<line>
*o trabalho, na educação, seja na v*da se**al. A formação da sexualidade de *ovens surdos é
</line>
<line>
marcada pelo escasso conhecimento s*bre a sexualid*de e ce*cad* de mi**s e *abu*, * que
</line>
<line>
gera *ificulda*es na evolução como seres sexuados. (TREJO, 2005).
</line>
<line>
Destarte, ao *alar sobre se**alid*de das pessoas *urdas, é necessário pensar nas
</line>
</par><par>
<line>
que*tões d* *ênero. As re*açõe* de
</line>
<line>
gên**o são *stabelecidas e pro*uzidas confo*me as
</line>
</par><par>
<line>
concepções sociais que s* **nstroem nos **péis sociais nas suas repr*s*ntaçõ*s acerca *o e
</line>
<line>
*ue é ser homem e do que é se* mulher. Ações isoladas ou coletiv*s em difer*ntes **mentos
</line>
</par><par>
<line>
da Histó*ia causam
</line>
<line>
visibilidade e uma exp*essividad* inusitada, engendr*ndo
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
problemat*za**o os conceitos *e gênero e sexualidad* (LONDO*O-MAR*N, 2021; *AZA,
</line>
<line>
2021; MOCTEZUMA BALD*R*S, 2021).
</line>
<line>
Gênero pode ser *efinido como uma organização *oc*al da difere*ça sexu*l percebida.
</line>
<line>
O que não *ig**fica que g*ne*o reflita o* imple*ente diferenças físicas f*x*s e *atura*s e*tre
</line>
</par><par>
<line>
homens e *ulheres, mas sim qu* *êne*o * saber que e*tab*lece signif*cados para as é
</line>
</par><par>
<line>
difere*ças *orporais. Ess*s sign*f*cados variam de acord* com * cultura, os grupos sociais
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
no *empo (*CO*T, 1994). De*sa maneira, g*nero é eminent*me*te r*lacional, p*is * p*r
</line>
<line>
mei* das relações sociais que as i*en*ida*es de *ê*ero são *onstruídas (*OURO, 1997).
</line>
<line>
*e nos apr*x*marmos dos **tudos cultura*s, percebemos que os *ujeitos sã* don** de
</line>
<line>
identidades plurais e *últipla*, *dentidad*s *ss*s que po*e* se t*ansformar, pois *ão são
</line>
<line>
entendidas como permanentes ou *ixa* (HALL, 2006). À vista disso, ***ero *ode s*r
</line>
</par><par>
<line>
entendido com* u* fa*or constituinte da identidade
</line>
<line>
do sujeito. End*n*e-se que gênero
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
sexualidad* são constru*ões i*ter*ináveis que dependem das *ontin*ênci*s sociai* e cult*rais
</line>
<line>
(LOURO, *008).
</line>
</par><par>
<line>
* *sfer* do gêne*o * se*u*lidad* pode *er co*plexa. Em muitos casos, a
</line>
<line>
**mília *e
</line>
</par><par>
<line>
*usenta quant* a essas q*estões, seja *ela falta d* informação
</line>
<line>
necessária,
</line>
<line>
se*a por me*o de
</line>
</par><par>
</page><line>
*ncitar a *exual*da*e dos filh*s. Falar de sexua*idade não é tarefa fác*l, pri*cipalm*nte por se
</line>
<line>
trata* de um assunto impregnado *anto po* *imbo*ogi*s (muitas vezes in**nscientes), quanto
</line>
<line>
por valores c*ltura*s (*onscientes ou não) (LEBED**F, 2010).
</line>
<line>
A sexua*idade não deve ser compreendida como uma ún*ca dimensã*, * reprodução do
</line>
<line>
*uj**to. Assim, todo o co*texto que envo*v* se*ua**da*e é ro*ead* de m*itos mi*os e t**us,
</line>
<line>
Rev. FSA, *e*es*na PI, v. 19, n. 1, art. *, p. 1*0-14*, jan. 2022 www4.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. G. S. R*zzo, J. P. Gonça*ves
</line>
<line>
13*
</line>
</par><par>
<line>
muitas veze* c*iados a *artir de conceito* r*ligiosos que supõem *s *specto* sexuais a*enas
</line>
<line>
como *eio d* *roc*ia*ão.
</line>
<line>
P*d*-*e definir sexuali*ade como um conjun*o de concepçõ*s e valo*es que envo**em
</line>
</par><par>
<line>
a intencionalidade hum*na e a
</line>
<line>
*xpre*são af*tiva *e cunho social hist*r*co. A e
</line>
<line>
sexuali**de
</line>
</par><par>
<line>
abarca, e*tã*, uma amplitud* de c*n*uta* *umana*, para além de sua genitalidade e n*o deve
</line>
</par><par>
<line>
ser
</line>
<line>
ent*ndida, *x*l*sivamente, como *inô**mo *e sexo, relação sexual, orgasmo, ór*ãos
</line>
</par><par>
<line>
sexuais, mas s*m na sua dimensã* *mpla e *ultural que *br*nge diferente* aspe*tos com*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
amor, relaciona*en*os afetivos e s*xuai*, * sen*ualidad*, o erotism* e o pr**er, a *xpressão
</line>
<line>
da ide*tidade e dos pa**is sexuais *tc. (MAIA; ARANHA, 2005)
</line>
<line>
A sexualid*de pro*ri*ment* dita pode s*r in*ta, porém ela * culturalme*te construída,
</line>
<line>
ond* os sujei*os pod*m c**ar comportament*s e ** expr*ssar na formaç** das suas iden*idades
</line>
<line>
sexuais, com is*o assu*irem seu *apel.
</line>
</par><par>
<line>
Atualm*nte, muito *e discute * respeito
</line>
<line>
da *exua*id*de, co*tudo,
</line>
<line>
qu*ndo ** tra*a
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
s*xualidad*
</line>
<line>
das *essoas surda*, o discurso aborda questões na perspecti*a bio*ógico-
</line>
</par><par>
<line>
funcional, de forma pres*rit*** e reguladora, *m que os sujeitos são referidos como incapazes
</line>
<line>
de receber in*ormações e e*peri*enta* r*la*ões afetivas e *róticas no *eu cot**iano
</line>
<line>
(M*REIRA, *010).
</line>
</par><par>
<line>
S*m embargo, as manifestaçõe* da
</line>
<line>
se*ualidad* *os jovens surdos são i*uais *s dos
</line>
</par><par>
<line>
ouvin*es, * que
</line>
<line>
difere diz respei*o ao acesso a i*for*açõe* e preconceito que *e*meia o
</line>
</par><par>
<line>
acerca das expr*ssõe* da sexualid*de. Com o acess* *imitado às informações, re**stê*cia dos
</line>
<line>
fam*lia*es em via*ilizar a ed*cação sexual e * d*sconhe*im*nto dos colega* sob*e o *s*un*o,
</line>
<line>
podem aum*ntar a pro*ab*lid*de de i*fo*m*ções equivocadas e acesso restrito à* in**rma*õ*s
</line>
<line>
referentes a es*as questõ*s (GLAT, 2*04; JOB, 2004).
</line>
</par><par>
<line>
Os resultados de uma pesquisa
</line>
<line>
des*nvolvida por Dreye* et al. (2018),
</line>
</par><par>
<line>
identif*caram que a* p*sso*s *urdas entrevis**das *os*uem *m conceito de
</line>
<line>
*exu*lidade
</line>
</par><par>
<line>
**strito **e*as à saúde e prevenção, mais
</line>
<line>
especificamente ao ato se**al
</line>
<line>
ou as for*as
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*revenç*o das doenças s*xualment* tr*nsm**síveis, m*todos co**raceptivos, desconhecendo a
</line>
</par><par>
<line>
*mpla definição de *exualidade e descon*ece*d* o tema
</line>
<line>
no *ontexto sociocultural em que
</line>
</par><par>
<line>
**t*o inse*idos.
</line>
</par><par>
<line>
** antiguid*de, ab*rdar discussõe* **br* sexual*da*e dent*o do contexto
</line>
<line>
e*cola* *om os alu*os era conside*ado ** afr*n*o pa*a a sociedade, com isso questões so*re
</line>
<line>
s*xu*li*ade era* *m**i*as dentro das esc*las (TIBA, 1994).
</line>
</par><par>
<line>
Dur*n** *u*t* tempo,
</line>
<line>
a *exuali*ade foi solenement* ignorada pel*s e*colas. Os
</line>
</par><par>
</page><line>
professores agiam como *e seus alunos fossem *eres assexuado*, m*sm* quando chega*am à
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresi*a, v. 19, n.1, art. 7, *. 130-14*, jan. 2022 w**4.fsanet.com.br/*e*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*êne*o, Sexualid**e * Surdez em Pe*quisas: Def*niç*e* e C*racterís**cas
</line>
<line>
139
</line>
</par><par>
<line>
*dolescê*ci*. Não
</line>
<line>
podia ser *iferent*; afi*al, p*ra toda s*ciedade o tema sexo dá-se e*tre
</line>
</par><par>
<line>
quatro *aredes. O melh*r e*caminh*mento, portant*, era nã* tocar *o a*su*to e de*xar que a
</line>
<line>
**tureza s* encarregas*e de ensinar os alunos o q*e e*tava se p*ssand*. E, como * ord*m era
</line>
<line>
repr*mir * sexualida*e, me*hor s*r*a nã* t**ar *o ass*n** par* não despe**á-l* (TIBA, 1994).
</line>
</par><par>
<line>
Percebe-se * n*cessida** e rele*ância **
</line>
<line>
discutir sobre gêne*o e sexuali*ade nas
</line>
</par><par>
<line>
esc*las, principalm*nte **ando se trata dos alunos surdos, pois, *nd**endente de sua c*ndiçã*
</line>
</par><par>
<line>
física, o *er humano
</line>
<line>
pr*cisa de conhecimentos so**e *ua sexual*dade, que muit*s vezes
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
silen*iada n* ambiente familiar e *o ambie*t* esc*lar, seja por preconceit*s ou *itos.
</line>
<line>
*or conse*uênc*a, de*taca-*e a importância d* discussões so*re ed*cação sexual *e*de
</line>
<line>
o* anos iniciai* da *ducação básica *té o en**n* *édio, cabendo aos pr*fessores
</line>
</par><par>
<line>
problem*tiza* e pro*over informações disc*ssõe* e
</line>
<line>
considerando gênero * a sexualidade o
</line>
</par><par>
<line>
n*o *penas em su* dim*nsão b*oló*ica, mas s*m sociocu*tural. Nessa persp*ctiva, cabe
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
educação or*enta* a sexualidade do*
</line>
<line>
alunos surdos, pois a *ducação sex*a* é uma co*stan*e
</line>
</par><par>
<line>
constr*ção hi*tórico-cultu*al, cons*ruída em *ecorrência das su*s viv*ncias, *s quais
</line>
<line>
devem
</line>
</par><par>
<line>
ser *espeitas pela **cola.
</line>
</par><par>
<line>
3 METODOLOGI*
</line>
</par><par>
<line>
Esta pesquisa caracte*iza-s* com* um estudo bibliográfico e, por utilizar
</line>
</par><par>
<line>
procedimentos de caráter *nventa*iante de*c*itivo, e
</line>
<line>
esta metodologi* é c*racter*zada co*o
</line>
</par><par>
<line>
pesq*i*a do est**o do conhecim*nto (FERRE*R*, 2002).
</line>
</par><par>
<line>
A in*estigação foi *ealizada por meio
</line>
<line>
de pe**ui*a n*s bases de dado* *letrônicos:
</line>
</par><par>
<line>
Po*tal de P*rió*icos CA*ES/MEC, Catálogo de Teses e *iss*rtaç*e* CAPE*, S*ie*tific
</line>
</par><par>
<line>
Electron*c Library Online SciELO e **23 - *ênero, Sex*alida*e e E*ucação - ANPEd. -
</line>
</par><par>
<line>
C*mo est*atégia*
</line>
<line>
de b*sca, u*ilizaram-se *s s*guintes d*sc*itores e *alavras-*have
</line>
<line>
e*
</line>
</par><par>
<line>
por*uguês, espan*ol e *nglê*: "G*nero", "Sexualidade" e "Surdez". Tamb*m houve
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
combinação d*sse* termos descri*ores por meio do operador l*gi*o AND: "gênero" AND e
</line>
</par><par>
<line>
"sexu*lidade"; "gênero" AND "s*xualidade"
</line>
<line>
AND sur*e*.
</line>
<line>
Como critéri* de *nclusão,
</line>
</par><par>
<line>
inst*tu*ram-se pesqui*a* no *orm*t* *e a*tigos
</line>
<line>
o*igin*is, teses dissertações public*do* no e
</line>
</par><par>
<line>
perío*o d* 2015 a 2020, em perió***o* *acio*a*s e inte*na*ionai* em po*tuguês, inglê*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
es*an**l e *ealizadas co* huma*os.
</line>
</par><par>
<line>
*omo cr*tério de seleção, nas *nálises e *a discussão do* artigos procurou-*e observ*r
</line>
</par><par>
<line>
an*, aut*r, o objeto de
</line>
<line>
estudo, metodologia adota*a, locais onde foram desenvolvid*s as
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. *SA, Teresina *I, v. 19, n. 1, *rt. 7, p. 1*0-147, *an. 2022
</line>
<line>
www*.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. *. S. Rizzo, J. P. Gonç*lves
</line>
<line>
140
</line>
</par><par>
<line>
*esquisas e os resul*ados alcançados. Dado o objet* de discu*s*o *a pesquisa, *ora* defi*idos
</line>
<line>
como cr*térios de *n*lusão para seleçã* apenas as pes*uisas *esenvolvidas n* Área d*
</line>
<line>
Ed*c*çã*.
</line>
<line>
Pre**a**nte, para identi*icar se as pesqu*sas ate*diam aos *r**érios de inclusão, os
</line>
<line>
estu*os foram analisados por *ois re*is*res, que realizaram a triagem de todo o conteúdo
</line>
<line>
seleciona*o, *ediante a *eit*ra d*s resp*c*iv*s títul* e resumo, seguindo os cri*éri*s de
</line>
<line>
i**lusão supr*cita*os.
</line>
<line>
Q*and* existiu disco*dância quanto à per*a*ência ou não de determinado *studo, as
</line>
<line>
pes*uisas re*a**scent*s for*m acessadas na ínte*ra pa** avaliaç**. *pós a exclus*o da*
</line>
</par><par>
<line>
pesquisas
</line>
<line>
p*blicadas por inter*édio do processo de refin*mento, as quais fora* l*das
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
examinadas criteri*samente, agrupa*as
</line>
<line>
e c*ass*ficada*, empregando
</line>
<line>
um p*otocolo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
organização de **o*d* c*m as categor*as te***icas, *m referê*cia ao t*po de e*tudo * as
</line>
</par><par>
<line>
ca*a*ter*sti*as da pesquisa no tocante a gênero, s**ualidade e surdez. Por fim, **i selecionado
</line>
</par><par>
<line>
1 estudo que atendia aos critérios de inclus*o *sta*elecidos e compôs a amostra
</line>
<line>
de*sa
</line>
</par><par>
<line>
investig*ção.
</line>
</par><par>
<line>
4 *ESULT*DO* * DISCUS*ÕES
</line>
</par><par>
<line>
Conf*rme *esc*ito, os resu*ta*os que serão ap**sentados abaix* buscam identificar os
</line>
</par><par>
<line>
estudos c*m temátic*s dentro da
</line>
<line>
área de conh*cime*t* **nero, sexualidade e *urdez. O
</line>
</par><par>
<line>
Q*adro 1 ap*esenta o m*pe*mento do*umen*al das fontes de *ados separadamente a pa*tir da
</line>
<line>
*tiliza*ão *os *escri*ores:
</line>
<line>
*uadro * - Classificação d*s pesquisa*
</line>
<line>
P*rtal de Periódicos **PES/MEC
</line>
</par><par>
<line>
Descritores
</line>
<line>
Quantidade
</line>
<line>
Sele**ona*os
</line>
</par><par>
<line>
Gênero
</line>
<line>
3 * .2 7 *
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
Sexualidade
</line>
<line>
* .4 1 4
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
Su**ez
</line>
<line>
499
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
"gênero" AND "sexuali*a**"
</line>
<line>
1 .4 3 8
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
"gên*ro" AND "sex*alidade"
</line>
<line>
2
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
*N* "surdez"
</line>
</par><par>
<line>
Total
</line>
<line>
4 0 .6 2 8
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
Catálogo de Teses * Dissertações CAPES
</line>
<line>
Desc*itor*s
</line>
<line>
Quanti***e
</line>
<line>
Sel*cionados
</line>
</par><par>
<line>
Gênero
</line>
<line>
659
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
Sexual*dade
</line>
<line>
1*6
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
Surdez
</line>
<line>
68
</line>
<line>
1
</line>
</par><par>
<line>
"gênero" AND "sexualidad*"
</line>
<line>
664
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, *. 19, n.1, art. *, *. 130-147, jan. 2022
</line>
<line>
www4.*sanet.com.b*/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Gênero, Sexualidade e Surdez em Pe*q**sas: Defi*ições e *a**cte*ísticas
</line>
<line>
14*
</line>
</par><par>
<line>
"gêne*o" AND "sexualidade"
</line>
<line>
0
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
AND "surd*z"
</line>
</par><par>
<line>
Total
</line>
<line>
1 .* 6 7
</line>
<line>
*
</line>
<line>
*ci*LO
</line>
</par><par>
<line>
Des*ritores
</line>
<line>
Quantidade
</line>
<line>
Selecio*ados
</line>
</par><par>
<line>
Gêner*
</line>
<line>
*30
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
Sexuali*ade
</line>
<line>
65
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
Surdez
</line>
<line>
*3
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
"Gên*ro" *ND "sexual*d*de"
</line>
<line>
35
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
"Gên*r*" A*D "sexualid*de"
</line>
<line>
0
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
AND "surdez"
</line>
</par><par>
<line>
Total
</line>
<line>
5**
</line>
<line>
0
</line>
<line>
GT *3 da ANPEd
</line>
</par><par>
<line>
Descritores
</line>
<line>
Q*an*idade
</line>
<line>
Sele**o*ado*
</line>
</par><par>
<line>
*ê*ero
</line>
<line>
1*7
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
S*xuali*a*e
</line>
<line>
116
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
Surdez
</line>
<line>
6
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
"Gênero" *ND "sexuali*ade"
</line>
<line>
*1*
</line>
</par><par>
<line>
"Gênero" AN* "sexu*lidade"
</line>
<line>
0
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
AN* "surdez"
</line>
</par><par>
<line>
To*al
</line>
<line>
237
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
Font*: da*os organizados pelas autor*s.
</line>
</par><par>
<line>
No port** de periódicos *a *APES, foi feito o refina*ento de b**ca. Na opção tipo *e
</line>
<line>
material, foram selecionados ape*as artigo*, visto **e livros, *magens * audi*v**ual não
</line>
<line>
fazem par*e des*a in*est*gação, com os *e*c*itores entre aspas, *ssim c**o *os outros bancos
</line>
<line>
de dados.
</line>
<line>
Para refinar a pesquisa no *atálogo de *ese* e Dissertações *A*ES, c**o g*a*de
</line>
</par><par>
<line>
áre* do
</line>
<line>
conhecimento, foi selec*onada a opção "ciências humanas" *, como á*ea
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
conh*c**e*to, *r*a *e avaliação e área de con**ntr*ção, op*ou-se por "*ducação". No *ciElo,
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
*artir *o refinamento
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
busca, selecionou-se a op*ão "ciênc*as
</line>
<line>
hum*nas, educação
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
pes*uisa
</line>
<line>
educaci*nal" co*o *rea te*áti**. *o portal ANPEd *s buscas for*m realizad*s
</line>
</par><par>
<line>
apenas no GT 23.
</line>
</par><par>
<line>
Cham* a atençã*
</line>
<line>
que são n*merosos os estudo* relacionados à
</line>
<line>
área de g*ner*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
sexualidad*, segu*do de
</line>
<line>
um qu*nt*ta*iv* menos expressivo de public*ções re*acionadas
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
surdez. D*starte, a int*rface de int*resse desta pesquisa: a* questões sobre *êner*, sexualida*e
</line>
<line>
e surdez apr*senta*am-se *om estudos **casso*, revelando * necessi*ad* *e maior*s reflex*es
</line>
<line>
a parti* dessa tríade.
</line>
</par><par>
<line>
O a**igo de Louro (2011), pub**cado
</line>
<line>
na Revista Brasileira Sobr* Form*ção Doc*nte,
</line>
</par><par>
</page><line>
prop*e uma re*le**o acer*a das questõe* e* to*no **s gêneros e das sexual*da*es, desta*ando
</line>
<line>
que *sses tema* não envol*em apenas conhecimento ou informação, mas *nvolvem **lores e
</line>
<line>
um posicio*am*nto políti*o diante *a multi*lici*ade de formas de *ive* * de se*. A pa*ti*
</line>
<line>
Rev. F**, Teresina PI, v. 19, n. 1, art. *, *. 130-147, jan. 2022 www4.fs*net.com.br/*evis**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. G. S. R*zzo, J. P. G**çal*es
</line>
<line>
142
</line>
</par><par>
<line>
disso, a autora quest**na como a escola, p*ofe*sor*s e p*ofessoras têm lidado com
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
discuss*es relacio**das a essa te*ática, **da*a a***a: "Quais são *oss*s pontos de apoio e
</line>
<line>
o*d* se encontram nossas **agi*idad** e rece*os?" (LOUR*, 2*11, p. 1).
</line>
<line>
Dito isso, Louro (2011, p. 2) **nda *essalta que "o tema \gênero e sexuali**de\
</line>
<line>
*er*lment* nos f*s*in*, *os provoc* cu*ios*dade e *st* por toda p*r*e" (grif* noss*).
</line>
</par><par>
<line>
Contudo, quand* * teor dess* tônica é
</line>
<line>
in*estigado n* conjuntura d* surdez, *ercebe-se uma
</line>
</par><par>
<line>
r*al*dad* exatamente contrária, *u seja, perce**mos um cenário ***dêmico de pesquisa *ouco
</line>
</par><par>
<line>
exp*orado quando s* *ensa em
</line>
<line>
pe*q*i*a *nvolve*d* seres h*m*nos co* repr*sentações de
</line>
</par><par>
<line>
gêne*o ou **xuali*ade com enfoq*e na cultura surda.
</line>
<line>
O Quadro 2 de*onstra de maneira resum*da *lgumas característ*cas do es**do
</line>
</par><par>
<line>
se**cionado após *erem apli*ado* os crit*rios de inclu*ão, a *arti* *o *ítulo, au*ori*, tipo
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
pesquisa e an* da produção. Destaca-se que nã* for*m ide*tifica*os estudos com t*máticas d*
</line>
<line>
pesqu*sa dentro d* área de con**ci*e*to pr*posta nes*e *stu*o no G* 23 da ANP*d, *ortal
</line>
<line>
*e Pe*iódicos da CAPES e no Sc*ELO.
</line>
<line>
Quad*o 2 - Característica* da pesqui*a
</line>
</par><par>
<line>
*atálogo de Teses
</line>
<line>
* *iss*rta*ões CAPES
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
T*tul*
</line>
<line>
Autor(*s)
</line>
<line>
Tipo
</line>
<line>
Ano
</line>
</par><par>
<line>
Surdez, *ênero e sexualidade: um estudo s*bre o imaginário s*cial em uma escola de ensino fundamental bilíngu* no Su* do Bras*l
</line>
<line>
Marcia Beat*iz *erutti Muller
</line>
<line>
Tese
</line>
<line>
*017
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: dados organizados p**as au*oras.
</line>
</par><par>
<line>
Com a tese a*resentada no P*o*rama de *ós-Graduação em Ed*caç*o - PPGE
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Universi*ade La S*lle - UNILASALLE - como requisito par*ial à obtençã* ** grau de
</line>
<line>
Do*tor* em Educação, *üller (2017) tem como t*m**ica inv*stiga**va o Imag*nário Soc*al na
</line>
</par><par>
<line>
**uca*ão de Surd*s e* *elação à surdez, gêner* e sex*alidade, fazendo inte*face ent*e
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
lin*as d* pesquisa: formação d* *ro*essores, teorias e práticas educativas e gestão, educação e
</line>
<line>
polít*cas públicas.
</line>
<line>
M*ller (2017) utiliza uma p*rspectiva *os estudos cult*rai* e e*tudos de gên*ro
</line>
<line>
(LEBEDEFF, 2010; LOURO, 2014) e apresenta como pr*blema de pesquisa a forma que os
</line>
<line>
dis**rsos, em relaçã* * sur**z, g*nero e s*xualidade, vêm in*lu*ncia**o o *maginário *ocial
</line>
</par><par>
<line>
de **cent*s de *m* E*col* de *nsino *un*a*ental *ilíngue
</line>
<line>
para Surdos no sul do Bras*l.
</line>
</par><par>
<line>
Tem como
</line>
<line>
ob*etivo i*vestigar o i*aginário *ocial desses docentes, e suas *on*epções em
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Te*esi*a, *. 19, *.*, art. 7, p. 13*-14*, jan. 2022
</line>
<line>
w*w4.fsan*t.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Gênero, *exualid*de e Surd*z *m Pesquisas: D*finições e Cara*terís**cas
</line>
<line>
143
</line>
</par><par>
<line>
rel*ção à su*dez e às pessoas surdas, a gê*e*o * à sexua*idade e o r*flexo nas práticas
</line>
<line>
**da*ógica*.
</line>
</par><par>
<line>
Co* a *roposta, tem-se um* pe*quisa ** cunh* hí*rido co*
</line>
<line>
abordagem q*ali-
</line>
</par><par>
<line>
**antitativa, desen*olvida em dua* fase*: na p**meira, um est*do de cas*, u*il*zando
</line>
</par><par>
<line>
en*re*i*tas ref*exivas e *bserva*ões *ara a co*eta de informações e análise por m*io
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
grounded-t*eory. * na *e*unda, a a*á*is* esta*ístic* de questionários estruturados através do
</line>
</par><par>
<line>
software SPSS 24.*, M*ller (2*17)
</line>
<line>
const*tou que os do*entes co*cordam que a Língua
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Sinais é **ito imp*rtante. *o entanto, o ***p* de disc*ntes
</line>
<line>
afirma *sá-la m*ito pouco nas
</line>
</par><par>
<line>
i*terações
</line>
<line>
*om a família; os
</line>
<line>
grupos *firmam qu* a *scola,
</line>
<line>
às vezes, discute so*re gênero
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*exua*idade; há indícios de um si*enci*men*o e* relação aos temas sexualidade e gênero.
</line>
<line>
Po* fim, Müll** (20*7) defende a neces*idade *e mudança, n*o apen*s *os textos
</line>
</par><par>
<line>
legais so*re gê*ero e sex*alid*de, n*s modos de nome** os "o*tr*s di*erent*s", mas
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
m*nei*a de o*har as pessoas e as dif**entes formas de expre*são e c*muni*ação.
</line>
</par><par>
<line>
Para t**to, ainda *xis*e* *lgun* mitos em r*l*ç** ao ass*nto q** não *e co*firmam na
</line>
<line>
prátic*, havendo a *ecessi*a*e de sup*raç*o desses *i*os, consider**do que a se*u*li*ade * a
</line>
<line>
mais normal das caracterís*i*as *um*nas e p*ecisa se* sen*ida por todos (GON*ALVES;
</line>
<line>
BA*BOSA, 202*).
</line>
<line>
Percebe-se aq*i a ne*es*idade de potenci*lizar futuros est**os c*m jovens sujeitos
</line>
<line>
surdos, te*do **mo ló*us de investigação a próp*ia e**ola. Dreyer et al. (20*8) apontam que
</line>
</par><par>
<line>
os e*trevistados d* pesquisa (t*ês jov*ns sur**s) passara*
</line>
<line>
por um processo
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
in*omunicab*lid**e e d* *ensura
</line>
<line>
de informa*ões ace*ca d* sexuali*ade, ta*t* por par**
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
família, que mu*tas veze* quer *r*servar **ses su*eitos, qu*nto por parte da escola, por falta
</line>
<line>
de uma did*tica ap*opr*ad*.
</line>
<line>
*s *esquisas apresent*d*s consolidam a defesa de que a comunidade acadêmica
</line>
<line>
precisa se mobiliz*r e si*t*m*tizar i**e*tigaçõe* so*re *ê*e*o e sexuali*ade nas tessituras
</line>
</par><par>
<line>
teóricas da surdez. As descobe*tas apr*s*ntadas pontuam a subjet*vidade dos su*eit**
</line>
<line>
e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
necessida*e de *lhar para ess** part*c*lares.
</line>
</par><par>
<line>
Nessa conj**t*r*, futu*as pesquisas no co*texto *o gênero, sexu*lid*de e surd*z,
</line>
<line>
nomea*amente na Á*ea da Ed*cação, po*em provocar importantes tran*form*ções nas form*s
</line>
<line>
** conhe*er as chamadas "mi*orias", especi*lmente na grande área da E*uca*ão.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a PI, *. 19, *. 1, art. 7, p. 1*0-147, jan. 2022
</line>
<line>
ww*4.fsanet.c*m.b*/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. G. S. Ri*zo, *. P. G*nçalves
</line>
<line>
144
</line>
</par><par>
<line>
5 CONSIDER*ÇÕE* FINA*S
</line>
</par><par>
<line>
As dif*c*ldades de situar a tríade "g*nero, sex*al*dade * s*rdez" como campo *egítimo
</line>
</par><par>
<line>
d* investigação *ient*fica nos
</line>
<line>
dias atuais *ncaminharam a* discussões *esta
</line>
<line>
pe*quisa. Nesse
</line>
</par><par>
<line>
enre*o, prese*te es*udo teve *or *inal*dade mapear o* *
</line>
<line>
*rtigos, diss*rtaçõ*s e tese* que
</line>
</par><par>
<line>
aborda*sem a temática que en*olve *êner*, *exualida*e e su*dez, no período de
</line>
<line>
2015-20*0,
</line>
</par><par>
<line>
pu*licados n* p*rtal d* Cap*s/*EC, *APES t*ses e dissertaçõ*s, *ciELO Brasil, e GT 2* da
</line>
<line>
ANP*D.
</line>
<line>
Os resultados permite* ide*tificar a *arênc*a de pes*uisas rela*ionadas à* questões
</line>
<line>
*obre gênero, s*xualidade e surdez. Dessa ma*eira, not*-se *ue estudos ci*ntíficos acer*a da
</line>
<line>
sexualidade dos surdos são insuficientes, d*da a importância do tema, o q*e pode ocasionar
</line>
<line>
lacunas *u limitações no ensino de*sa vertente e, d*s*a forma, a omi*s** de informações para
</line>
<line>
e*se públi*o que apresenta c*r*cte**sticas l*ngu*sticas e *ulturais diferent*s dos ouvinte*.
</line>
<line>
Po*tan**, con*i*e*a*** que o campo do **nero e *e*ualidade das p*ssoas s*rdas *inda
</line>
<line>
tem mu*t* a s** e*plorado c*entifica*e*t*, julg*ndo q*e a* produ*ões de a*tigo*, *iss*rtações
</line>
<line>
e teses sã* *s*as**s atualment*.
</line>
<line>
A p*rti* *es** contexto, suger*mos futuras p*o*uç*es ci*nt*fic*s que possam con*ribu*r
</line>
</par><par>
<line>
para *i*u*di* a temática s*bre gênero e sexualidade par* a co*unidade surda, *ais
</line>
<line>
c*mo
</line>
</par><par>
<line>
investigações in loco em esco*as com*ns, escol*s b*língues e universidad*s.
</line>
</par><par>
<line>
R*FERÊNCIAS
</line>
<line>
BRASIL. Se*retaria de Ed*cação Fundamental. Par*metros *u*riculares Nacionai*:
</line>
</par><par>
<line>
pluralidade *u*tura*, orientação se*ual / Sec**tari* de *ducação F*nd*ment*l. *ras*li*: -
</line>
<line>
MEC/SEF, 1997.
</line>
</par><par>
<line>
BRA*I*. Le* *ederal
</line>
<line>
1*.*36 d* *4 de abril de 20*2. Dispõe *ob** a Língu* Brasi*eira
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
</page><line>
Sinais - Libras e dá outras providências.
</line>
<line>
BRASIL. Decreto 5.626 *e 2* de d***mbro d* 2005. Regulamenta a *e* * o 10.4*6, *e *4
</line>
<line>
de abr*l de *002, que d*spõe sobre a Língua Brasi*e*r* de *inais - Libr*s.
</line>
<line>
ALMEIDA, D. L; LACERDA, C. *. *. Por*u*uês c*mo se*unda lí*gua: a e*crita de surdos
</line>
<line>
em aprendi*a*em cole*iva. T*abalhos em *ing*íst*ca A*licada, v. 58, n. 2, *01*.
</line>
<line>
CAR*ALHO, M. E; CA*ALCANT*, W. M. *; SILVA, J. A. Teach*ng of Portugues* to the
</line>
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deaf: an **tegrative li*erature review. Journal CEFAC, v. 21, 29 abr. 2019.
</line>
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Rev. FSA, **resina, v. 19, n.1, art. 7, p. 130-147, j*n. 202* ww*4.fsanet.c*m.br/revista
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Gên*ro, Sexualid*de e Surdez em *esquisas: Definições e Carac*erístic*s
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física: refl*x*es sobre gênero e s*xualidade. Educaç*o em Rev*sta. Belo
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Co*o Refer*nciar este A*tigo, conforme A*NT:
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*ONÇA*V*S, J. P. Gên*ro, Sexu*l*dade e S*rdez em P*sq*isas: *ef*nições e
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</line>
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<line>
C*n*ribu*ção do* *utores
</line>
<line>
J. G. S. *izzo
</line>
<line>
J . P. G*nç*lves
</line>
</par><par>
<line>
1) concep*ã* e p*a*ejamen*o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) *ná*ise e inte*pretação dos **d**.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) ela*oração d* r***unho ou na revi*ão crítica do co*teúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) part*cipa*ão na a*rovaçã* da versão *i*a* do m*n*scri**.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Ter*sina PI, v. 19, n. 1, a**. 7, p. 130-147, *an. 2022
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www4.fsanet.com.br/revista
</line>
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