<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 9, art. 18, p. 353-371, *e*. 20*2
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*2.19.9.18
</line>
</par><par>
<line>
*undo Público e a Política de Saúd* M*ntal: Anál*se *o Orça**nto do Governo **deral
</line>
<line>
Publi* Fund and the *enta* H*alth Poli*y: Analysis of **e Fed*ral Gover*men*
</line>
</par><par>
<line>
Maria *e *átima d* Moura Porto dos Sant*s
</line>
<line>
M*stranda no Prog***a de Pós-Gr*duação em Polít*cas Públi*as da Univer*idade Federal do *ia*í
</line>
<line>
Graduação em S*rviço Soc*al *ela Univ**sidade *ed*ral do Piauí
</line>
<line>
*e**ro do Gru*o de Estudos, Pesq*i*a e Extens*o em Polític*s Públicas e Saúde *ent*l (PPSAM/UFPI/C*Pq)
</line>
<line>
E-*ai*: _mour*maria@ufp*.ed*.b*
</line>
<line>
Sofia Lau*ent*no Barbosa Per*ira
</line>
<line>
Doutora em Políticas Públi*as pela Univers*d*d* F*de*al do *iau*
</line>
<line>
*rofessora e Coor*e*ador* do Departa*ento de S**v*ço Social da UFPI
</line>
<line>
Profes*ora do *r*grama de P**-G*adu*ção em Po*íticas Púb**cas na UF*I
</line>
<line>
E-mail: *ofialauu*enti*o@ufpi.edu.*r
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
*eresina - PI, 64049-5*0, Br*sil.
</line>
<line>
Avaliado pe*o sistema Triple *e**ew: *esk Revie* a)
</line>
<line>
pelo Edito*-Che*e; e b) Double B*ind Review
</line>
<line>
(*valiação cega por dois avali*do*es *a área).
</line>
<line>
Revisão: Gramatical, No*mativ* e de *ormatação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. F. M. P. Santos, S. L. B. *ereira
</line>
<line>
354
</line>
</par><par>
<line>
*ESU*O
</line>
</par><par>
<line>
O presen*e artigo propõe discutir o fun*o público * *s
</line>
<line>
projetos que disputam os gas*o*,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
fi*anciame**o e
</line>
<line>
a* di*e**es da polí*ica de *aúde men*al no Brasil, *o* foco na
</line>
<line>
*nálise do
</line>
</par><par>
<line>
orçamento do go*e*n* federal. Tra*a-se de um estudo *i**i*g**fico e docume*tal, que utiliza
</line>
<line>
da*os *ecun*ários, le*antados e* sites o*iciais do governo federal e em pesquis** realizadas
</line>
<line>
sob*e o orçamento da segurida*e *ocial, an*lisados a *a*t*r do método dialético crítico.
</line>
</par><par>
<line>
*bserva-s* q*e o fundo público é te*sionad*
</line>
<line>
p*r interesses
</line>
<line>
distintos e *a po*ítica de sa*de
</line>
</par><par>
<line>
*ental não é *iferente. A *artir d* 2*01, **pli*-s* o **nancia*ent* d** ser*iço* d* aten*ão
</line>
<line>
ps*cossocial *e **se comu*itári* e forta**c*mento do mo*elo de cuidado no SUS, paut*do na
</line>
<line>
Reforma Psiquiátrica antima*icomial. Todavia, desde 2015, *nteresses de grupos
</line>
<line>
corporativi*tas, re*igiosos, entidades mé*icas, dent*e ou*ros, ga*h*m for*a na agenda política
</line>
</par><par>
<line>
e n* *isp*ta pelo fun*o público, col*cando em xeque conquistas históricas ** política
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
saúde *ental, álcool e outra* droga* no país.
</line>
</par><par>
<line>
Palavras-C*ave: Fundo Público. Financiame*to. Saúd* Men*al.
</line>
</par><par>
<line>
Abstract: This
</line>
<line>
paper *ropose* to discuss *he
</line>
<line>
public f*nd an* the p*oject* that dispute
</line>
<line>
t he
</line>
</par><par>
<line>
expen*es, the funding and
</line>
<line>
t*e d*rections of B*azil\s mental
</line>
<line>
health *olicy, with f*cus
</line>
<line>
on
</line>
<line>
t he
</line>
</par><par>
<line>
anal*sis of federal *overnment\s budget. ** consists of a *ibliographi* and documental revie*
</line>
</par><par>
<line>
t*at uti*i*es secondary data, obt*ined from *fficial federal g*ver*m**t websites
</line>
<line>
and
</line>
</par><par>
<line>
r*searc*es on the s*cial se*urity budget, analyzed *it* t*e cr*tic diale*tic method. It is
</line>
</par><par>
<line>
o*se*ved t*at the publi* fu*ding *s tensed *y d*stinct interes**,
</line>
<line>
and it is ** different
</line>
<line>
on
</line>
<line>
t *e
</line>
</par><par>
<line>
*ental heal*h po*ic*. *rom 2001 and on, th* f*nancing of the community *ased psycho*ocial
</line>
<line>
attent*on servi*es is made b*oa*er a*d the S*S healthcare *odel i* strengthened, base* on th*
</line>
<line>
an*i-as*lum Psychia*ric Ref*rm. Ho*e*er, since 200*, i*te*e*ts fr*m corpora*e, religio*s and
</line>
<line>
me*ical enti*ies groups, among other*, have gaine* strengt* on the political agend* *nd on the
</line>
<line>
dis*ute for t*e public fund, putting in risk the his*orical con*uers o* *he *ental health,
</line>
<line>
a*cohol, a** *ther d*ug\s poli*y in the country.
</line>
<line>
Ke*word*: P*blic Fu*d. *un*ing. *enta* H*alth.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.9, art. 1*, p. 353-371, set. 20**
</line>
<line>
www4.fsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Fun*o Pú*lico e * *o*ítica de Sa*de Mental: *nálise do Orçam*nt* do Governo Federal
</line>
<line>
355
</line>
</par><par>
<line>
1 IN*ROD*ÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
O pr*sente artig* propõe dis**tir sob*e o fundo *úblic* e os projetos que disputam os
</line>
</par><par>
<line>
ga*tos, o f**anciamento * as dir*ç*** d* p*líti*a *e saúd* mental
</line>
<line>
no Br*sil, *om **co
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
análi*e do orçamento do governo feder*l, d* 20*1 a 2021, perpassando as gestõ*s dos
</line>
<line>
seguin*es presidentes: Lula, D*l*a, T*mer * Bolsonaro.
</line>
<line>
* re*evâ*c** dessa discuss*o *ustifica-se pelo con*exto vivenciado pel* gr*v* crise
</line>
</par><par>
<line>
s*nit*ria, ocasi**ad* p*la pandemi*
</line>
<line>
d* Covid-19, aliada à c*ise *****ceira q*e se alastra
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
país e à c*escente restrição orçamentária do Es**do brasile**o *os gast*s com pol*ti*as s*c**is,
</line>
</par><par>
<line>
o qu* e*idenci** a importân*ia da garantia de fina*ciamento p**li*o *deq*ado para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
Sistema *nico de Sa*de (SU*) e para o fort**ecimento da *ede de atenç*o psicosso*ial, *en*o
</line>
</par><par>
<line>
*m v*sta os inúmeros **p*ctos do
</line>
<line>
cenári* p**dêmico *a saú*e me*tal da p*pula**o. *essa
</line>
</par><par>
<line>
manei**, torna-** essencial o desenvo*viment* de
</line>
<line>
*studos e a *romoção
</line>
<line>
de deba*es que
</line>
</par><par>
<line>
poss*bilitem a co*p*ee*são *obre com* vêm s* consolidand* *s **stos pú*licos na política *e
</line>
</par><par>
<line>
saúd* men*al e que via*ilize*
</line>
<line>
i*en**fica* que interesses dispu*am e*se orçamento,
</line>
<line>
q*e*tõe*
</line>
</par><par>
<line>
aind* *ouco inves*igada* *a áre* *a saúde m*n*al.
</line>
</par><par>
<line>
*r*ta-se de um
</line>
<line>
estudo bib*iográfico e docu**n*al qu* ut*liz* da*os secundár*os,
</line>
</par><par>
<line>
*as*ando-s* em f***es de dad*s "[...] brutos ou *emi*apidados [...]" (GIL,
</line>
<line>
2008, p. 51), em
</line>
</par><par>
<line>
sites e documentos do g*vern* federal, como
</line>
<line>
os dados
</line>
<line>
da Plat*forma Datasus, Portar*as
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
Governo Federal * Ministé*io da Saúde, relató*io*, *lém da b*s*a por o*tras pe*quisas
</line>
</par><par>
<line>
r*al*z*d*s sob*e o orçam*nto *a *egur*dade social,
</line>
<line>
anal*sados a partir *o mét**o
</line>
<line>
dia**t*co
</line>
</par><par>
<line>
c**tico.
</line>
</par><par>
<line>
O t*a*alho es*á dividido em dua* pa*tes: * pr*meir* ap*esenta "Noções sobre o fundo
</line>
</par><par>
<line>
públ*co", q**
</line>
<line>
d*aloga com autor*s *arxistas * *presenta os conc*itos gerais *obre o tema
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
sua **portân*ia *a*a a ma*utençã* da *o*iedade *apitalista, embas*ndo a di**ursão s**re
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
f*ndo públic*; e * segunda, *ntitulada "*inanciam*nt* e disputa* do fundo *úbli*o *a
</line>
</par><par>
<line>
*olítica *e saúde men*al", co*textualiza a política de saúd* mental e bus*a a*ali*ar
</line>
<line>
o*
</line>
</par><par>
<line>
interess*s e pro*etos *ue disputam o fundo público e o orça*e*to do governo *ederal
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
âmbito *essa p**ític*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresin* PI, v. *9, n. 9, ar*. *8, p. 353-371, set. 2022
</line>
<line>
*ww4.*sanet.c**.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. *. M. P. Santos, S. *. B. Pereira
</line>
<line>
356
</line>
</par><par>
<line>
2 *E*ERESNCIAL T*ÓRI*O
</line>
</par><par>
<line>
*.* Noções s*bre o fundo públic*
</line>
</par><par>
<line>
Ao discuti* a soc*ed*de c*pitalista to*na-s* *rim*rdial analisar * relaçã* capi*al-
</line>
<line>
tra*a**o. Para compreender a lógica da manutenção d* tal siste*a, é neces*ário *ntender o
</line>
<line>
*u* é o f*ndo públi*o, como e*e s* cons**tui * para que/que* ele s* de**ina, pr*n*ipalment*
</line>
<line>
no *ontexto contemporâneo. Em síntese, o fundo púb**c* pode ser d*f*nido *omo a junção de
</line>
<line>
trib*tos, contribu*ções, *a*as, l**r*, juros e renda da **rr* apropria**s * ut*l*zados pe*o Es*a*o
</line>
<line>
em *avor *o capita*.
</line>
<line>
Por co*seguinte, faz-se neces*ário entender * Estado, ó*gão superior *esponsáv*l pela
</line>
<line>
in*erferê**ia, regulação e p*ote*ão da vida, q*e pode, no modelo c*pitalista, a*sumir ** papel
</line>
<line>
mínimo e menos interventor com leis gerais ou apr**riar-*e do *ará*er protetivo, ampliando
</line>
</par><par>
<line>
sua á*ea de i*terferência na
</line>
<line>
vida individual em p*ol d* de*esa *a vi*a e da pro*riedade
</line>
</par><par>
<line>
privada. **so oc***e princ*palmente por **io *e políticas *úblicas, a de*ender dos inter*sses e
</line>
<line>
disputas *ntre capit*l e tr*balho. Dessa fo*ma, o Estad* bur*uês, ao isola* as esferas *ública e
</line>
<line>
privad*, assume a* fun*ões de "[...] criar as condi*ões ger*is ** pr*dução q*e n*o podem ser
</line>
<line>
as*egu*adas pela [...] classe do**nante; reprimir qual*ue* ameaça das classes domi*adas [...]
</line>
<line>
g*rantind* qu* a ideologia da *oc*edade continue sendo a da classe *omina*te." (M*N*EL,
</line>
<line>
19** apud S*L*AD*R, 2010, p. 41).
</line>
<line>
Ob**rva-se que, no modelo de *oc*edade capitalista cu*a *lasse dominante é a
</line>
<line>
bu**u*s*a, o Estado **edomi*antemente atu* em *avor do c*pital. Com i*so, o f*ndo público
</line>
<line>
funciona como mecanismo útil para o capita* ao *inan*iá-lo p*r *eio de in*es*imentos diretos
</line>
<line>
e/*u indir**os, com políticas *o*iais, p*incipalment* relaciona*as à ma*utenção * reprodução
</line>
<line>
da for*a de *r*ba*ho.
</line>
<line>
Mas, afina*, o *ue é fund* público? Segundo Behr*ng (2010),
</line>
<line>
O fundo público s* fo*ma a *ar*ir de uma pu*ção compu*sóri* - na forma de
</line>
<line>
impostos, c*ntr*buições e taxas - da m*is-*alia soci*lm*nte produzida, ou seja, é
</line>
<line>
par*e do tr*balho excedente que se metamorfos*ou em lucro, jur* o* re*da da terra e
</line>
</par><par>
<line>
que é *pr*priada pe*o E*tado para o des*mpen** d*
</line>
<line>
*últiplas funções. O fundo
</line>
</par><par>
<line>
pú*lico atua na rep*odução do
</line>
<line>
capital, retornando, p*rt*nto, para *eus segmentos
</line>
</par><par>
<line>
especialmente no* moment*s de *rise; e n* *epr*dução da *o*ça de tr*ba*ho,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*xemplo da i*plemen*a*ão *e po*íticas sociais. [...] O* seja, o fundo púb*ico não se
</line>
</par><par>
<line>
forma - especialm*n*e no *apital*smo *onop*lizado e *aduro - ap*n*s com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
trabalho excedente metam*rf*s*ado *m valor, mas tamb*m com o trabal*o
</line>
<line>
n*c*ss*rio, *a me**da *m que os tr*bal*adores pagam impos*os direta e, sobretudo,
</line>
<line>
in**retament*, por meio do con*umo, ***e os impo*to* estão embutidos no* preços
</line>
<line>
*as mercado*ias. (*EHR*NG, *010, p. 20-*1).
</line>
<line>
Rev. *SA, Teresina, v. 19, n.9, *rt. 18, p. 353-371, set. 202* www4.fs*net.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Fundo Públ*co e a Política de Saúde Menta*: Análise d* Orçamento do Gove*no Federal
</line>
<line>
35*
</line>
</par><par>
<line>
Ass*m, no *ont*xto da soci**ade capitalis*a, tem-se o fundo público f*rmado por
</line>
<line>
c**tri*uições d* toda a soci*da*e, como o* impost*s de bens e serviços, a* contribuições *e
</line>
<line>
empr*g**os * emp*egad**es, taxações, dent*e ou**as formas de financiamento, gerido pe*o
</line>
<line>
Estado e a serviço *a classe dom*nante e do c*pital.
</line>
<line>
Ademai*, f*z-se neces*ário **mpree*d*r o ter*o mais-valia. De forma sim*l*f****a,
</line>
<line>
seg*ndo Marx (2017), a mais-*alia po*e s*r compreendida com* o val*r *xcedente produzido
</line>
</par><par>
<line>
pela *or*a de trab*lh* *pro*riada pelo capitalista. *or ex*m*lo, se um
</line>
<line>
trabalhador e*
</line>
<line>
03
</line>
</par><par>
<line>
hor*s diá*ias de traba*h*
</line>
<line>
pr**uz o e*uiv*lente ao seu salário, porém sua jornada *e tra*alho
</line>
</par><par>
<line>
são 06 ho*as diá*ias, significa **e o *mpregador/cap*talista se apro*riou das 03 horas
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
trabalh* exce**ntes, aumentando seus lucros * t*ran*o o máx*mo de proveito possível *o
</line>
<line>
valor de *so da força de traba**o. Ou melhor, * mais-valia é "[...] a expressão exata do grau *e
</line>
<line>
exploração da força de tr*balho pelo capital ou do *rabalhador pelo capit*lista. [...] *e modo
</line>
</par><par>
<line>
que o op*r*r** *rab*lha *etade da *ornada para si a e
</line>
<line>
outra metade para o capitalista."
</line>
</par><par>
<line>
(*AR*, 2017. p. 294).
</line>
</par><par>
<line>
À vista disso, *m
</line>
<line>
c*ngruência com o pensamento d* *rancis** ** O*iveir*
</line>
<line>
(1*88),
</line>
</par><par>
<line>
B*hring (2018) el**ca quatro *unções *rópria* do *undo público: "[...] o
</line>
<line>
*inanciamento
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
invest*mento *ap*talista, das polí*icas soc*a*s, da in*raestrutura, e a *emuneração do rentismo."
</line>
<line>
(BEHRING, 2018, *. 04). Pa*a mai*, é errô*eo a*reditar que *s políti*as *ociais funcionam
</line>
<line>
ap*nas como um incremento ao* sal**ios dos trab*lha*ores, *la* c*n*rib*e* fortemente c*m a
</line>
<line>
manutençã* *o capi*al, p**s não apenas *isam melh*res condições d* trabal*o e ren*a, já que,
</line>
<line>
de acordo com Behrin* (2**8, p. 12) "[...] é cad* vez ma*s difíci* pens*r *ue a política social
</line>
</par><par>
<line>
possa re*ra** *
</line>
<line>
base social da explo*ação [...] sendo também um *m*ortante *mpulso *ara
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
r*t**ão *o capita* em cont*xto de crise e*trut***l, impul*ionando o consumo a *artir da *nfase
</line>
<line>
na transf*rênci* d* *enda".
</line>
<line>
Posto isso, O*iveir* (1*88) discorre que * própri* surgimen*o do capitalismo e*tá
</line>
<line>
entrelaçado ao fundo púb*ico, visto que foi por meio do *eu financiamen*o que se *ornou
</line>
</par><par>
<line>
p*ssí*el o deslancha* do ca*i*al
</line>
<line>
primi*ivo. Dessa
</line>
<line>
forma, faz-se
</line>
<line>
*e*essári* ente*de*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
transformação *o dinheiro em capit*l no pr*cesso de *om*ra e venda, expressa de a*ordo com
</line>
</par><par>
<line>
*arx (2*1*, 223), p.
</line>
<line>
em: "M-*-M, conv*rsã* de mercadoria em dinhe*r* re*onversão *
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
di*heiro *m mercadoria.". Como também *m: "D-*-D conversão *e *inhe*ro em me*ca*ori*
</line>
</par><par>
<line>
e reconversão de me*cadoria em dinhei*o" (MARX,
</line>
<line>
2017, p. 22*). A partir disso, Ol*veira
</line>
</par><par>
<line>
(1988) rel*t*
</line>
<line>
ser o fundo públ*co o antival*r qu*
</line>
<line>
completar*a a eq**ção D-M-D, pois,
</line>
</par><par>
<line>
segundo ele, o *undo, ao sub*idiar *
</line>
<line>
*iabi*izar expansão *o capital, cria*ia um antivalor a
</line>
</par><par>
</page><line>
(Anti-D) transform*ndo-se em dinhei*o, ou valor (D), que se transforma em mercadoria (M),
</line>
<line>
R**. FSA, **resina PI, v. 19, n. 9, art. 18, p. *53-**1, set. *022 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. F. M. P. Santos, S. L. B. Pereira
</line>
<line>
358
</line>
</par><par>
<line>
a mercador*a t*a*sfo*ma-se em dinhei*o (*), e, por
</line>
<line>
cons*gui*te, o dinheiro volta a ser
</line>
</par><par>
<line>
antivalo*
</line>
<line>
(-D), resultando em Anti-D-D-M-D\(-D). Ou m*lhor, o *u*d*
</line>
<line>
público "[...] é
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*nt*valor, menos no sent*do de que o si**ema não m*i* produz val*r, e ma** no sentido de que
</line>
</par><par>
<line>
os
</line>
<line>
p*e*supostos da reprodução d* val*r contêm, em si mesmos,
</line>
<line>
os ele*ento* mais
</line>
</par><par>
<line>
fu*dament*is de sua negação." (OLIVEIRA, 1988, p. 19). De tal modo, que Oliveira (1988)
</line>
<line>
afirm* que o fundo público *e confi*ur* como e*t**tu*a ex *nte e ex post, sendo insubstituíve*
</line>
<line>
no si*tema capit*lis*a.
</line>
<line>
P*r *onseguinte, segundo Behring (*010), *o *on*exto **nt*mporâneo de c*pita**smo
</line>
<line>
mon*polista *m s*u perí*do maduro e em crise, o fu*d* *úblico não é apen*s um *ator ex
</line>
<line>
ant* ou um fator ex post no proc*ss* de *eprodução do capital, m*s é visto c*mo um fator *n
</line>
</par><par>
<line>
flux no ciclo
</line>
<line>
de produção real*zaçã* do val*r (D-M-*), promovendo o **vimento *ícl*co e
</line>
</par><par>
<line>
do sistema. *essa forma, de um *ado tem-se a re*artiçã* do exced**te da prod*ção em lucro,
</line>
</par><par>
<line>
juros, re*da da *er*a * fund* pú*lico; do
</line>
<line>
outro tem-s*
</line>
<line>
"[...] o retor** de pa*celas d* *undo
</line>
</par><par>
<line>
público na *or*a de *ur*s [...] por *eio
</line>
<line>
*os m*canismos *a dí*ida
</line>
<line>
pública." (BE*RIN*,
</line>
</par><par>
<line>
2010, p. 22).
</line>
</par><par>
<line>
Desse *od*, percebe-se ser p*imordial *o desenvolvi*e*to do capital o
</line>
<line>
*rocesso de
</line>
</par><par>
<line>
"acumula*ão pri*itiva", resultan*o no que hoje se relat* *omo fun*o púb**co. E no meio
</line>
</par><par>
<line>
*essa *rév*a e
</line>
<line>
con*ínua
</line>
<line>
acumu*açã* de r*queza está o incenti*o/*ina*cia**nto d* Es*ado
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
capital. C*m is*o, no pr**esso d* produção de *ercad*ria e *r**ção de valor, estã* **ntid*s
</line>
</par><par>
<line>
custos c**o
</line>
<line>
os meios d* produção e força de *rabal*o (r*m*nerada *o* *ase no cál*ulo a
</line>
</par><par>
<line>
soci*l), ou seja, o v*lor é resultado não só do cust* de pro*ução, mas s**, da jun*ão *e um
</line>
<line>
valor a mais ao v*lor d* prod*ção obtido so*ia*mente. Isto é, o valo* compreendido por "[...]
</line>
</par><par>
<line>
**a natureza
</line>
<line>
de produ*o do trab*lho hu*ano disfa*çada sob o
</line>
<line>
dinhe*ro é uma
</line>
<line>
espécie
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
hieróglifo so*ial a *e* *eci*r*d*, *o la*o da ***rência de que se t*ata da relação entre coi**s e
</line>
<line>
não de uma rel*ção social." (BE*RING, 2010, *. 18).
</line>
<line>
Vale *estacar que *esmo nos períodos em que p*evalecia o Es**do de Bem-Estar
</line>
</par><par>
<line>
Social -
</line>
<line>
p*incipalmente no século X* (per**do Pós S*gunda Guerra, com o ca*italismo
</line>
</par><par>
<line>
baseado no mod*lo fordismo-key*esi*nismo), o*de os incentivo* a** gastos públ*cos
</line>
<line>
receberam aument*s progressivos em países de economia industrial - *s *astos com o capi*al
</line>
<line>
não foram d**i*ad*s, pel* *ontrário, o investime*to *as políticas sociais apar*cem c*mo
</line>
</par><par>
<line>
financia*ento in*i*eto ao capital, por auxiliar a m*nu*enção da forç*
</line>
<line>
de *r*balho nec*ssária
</line>
</par><par>
<line>
ao cap**alism*.
</line>
</par><par>
<line>
*s*o é, observa-se *ue junto ao avanço
</line>
<line>
do
</line>
<line>
proc*s*o de *ndust**alização também
</line>
</par><par>
<line>
aconteceram t*ans*ormaç*es so*iais q** s*
</line>
<line>
desdobraram em necessidades individ*a*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresi*a, *. 19, n.9, art. *8, *. 353-371, se*. 2022
</line>
<line>
www4.fs*net.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Fu*do Público e a Polític* de S**** Mental: A*álise do Orça*ent* do *overno Federal
</line>
<line>
359
</line>
</par><par>
<line>
co*etiva* *o modo de viver entre as pesso*s, sobretudo em países des**volvid* como
</line>
<line>
In**a*e*ra, Alemanha, E*tados Un*dos, Fr*n*a e *u*ros, onde **spostas a essas *ec*ssidade* se
</line>
<line>
deram por meio de diferent*s fo*mas de *e*vi*os sociais desen*o*vidos de ac*rdo com o traç*
</line>
<line>
*ultura* de cada p***. Pois, de acord* c** Arr**che (*995, p. 12), "[...] se a expli*aç*o para a
</line>
<line>
orig*m dos programa* sociais está no desenvolv**ento in*u*tri*l, s*a expansão, contudo, está
</line>
</par><par>
<line>
fort*mente associada a traços
</line>
<line>
da cult*r* nacional." *ssim, o Esta*o, por meio de po*íticas,
</line>
</par><par>
<line>
prog**mas e serviços s*ciais, amplia sua *re* de pr*teção no intuito não só de prot*g*r as
</line>
</par><par>
<line>
camadas menos favorecidas
</line>
<line>
da soci*dade, c*mo também de ga*a**ir condições p*ra
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
manut**ç*o do siste*a capita*ista, visto *ue:
</line>
<line>
[...] a din**ica *e *esenvolvime*to d*s p*líticas sociais di* *espeito a um proce*so,
</line>
<line>
interno à esfe*a estatal, de c*mpatib*li*ação de duas *xigê*cias contraditó*ia*: as
</line>
<line>
exigências da classe trab*lhador* e as necessidades da acumulação de capital. [...] a
</line>
<line>
d*nâ*ic* de desenvolvimento das políticas sociais *iz respeit* a uma es**atégia
</line>
<line>
estatal que busca r*al*zar ao mesmo te*p* a int*gr*ção socia* (concil*ando
</line>
<line>
interes*e* antagôni**s) e a i*tegração s*stêmica. (AR*E*CHE, 19*5, p. 3*).
</line>
</par><par>
<line>
Contudo, segundo *liveira (19*8),
</line>
<line>
os recurso* des*inados a essas categorias não são
</line>
</par><par>
<line>
equiva*ent*s, isto é, não foi um
</line>
<line>
cenário "isomorfo e isônomo", *as um
</line>
<line>
espa*o *e luta
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*l*sses, de l*ta contra e po* privilégi**. Ou seja, o *u*do pú*lico é marcad* por disputas, *o
</line>
<line>
qual se *bservam a predileção e o êxi*o da burguesia em a*gar*ar *ecursos. Esse proces*o de
</line>
</par><par>
<line>
"int*rv*nç*o e*tatal" caracterizado pela
</line>
<line>
de*t*na*ão de rec*rsos às políticas
</line>
<line>
públ*cas *oci*i*
</line>
</par><par>
<line>
ocasionou o d*fi*it públi*o e, cons**uenteme*t*, a
</line>
<line>
crise do Es*ado de Bem-Estar Socia*,
</line>
</par><par>
<line>
*ambém chama*a de "crise do pa*rão de *ina*ciamento público", atribui*d* aos ga*tos *ociais
</line>
</par><par>
<line>
a culpa *ela *alha no siste*a, deix**do e* o***cto o *onc*e*o fat*r de estagnação
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
su*erpro*ução - o modelo paradoxal de superlucro e acum*laçã* fr*nte à exploraçã* da forç*
</line>
<line>
de trab*lho * à l*ta de classes. Em outr*s pala*ras,
</line>
</par><par>
<line>
A crise do Estado-Providência e o ter*o frequentemente é mais associ*do
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
p**dução de bens sociais públicos * menos à presença dos fundos públicos na
</line>
<line>
estruturaç*o da reproduçã* do cap*tal, *evel**do, *ois, ** indisfa*çável ace*to
</line>
</par><par>
<line>
ideológico
</line>
<line>
na crítica à crise tem
</line>
<line>
levado à "crise fiscal *o Estado" [...] devi**
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
dis*uta entre fund*s públicos destinados à reproduç*o do ca**tal e fundo* que
</line>
<line>
f*nanci** a pro*ução de bens e servi*os sociais pú*licos [...]. (OLIVEIRA, 1988, p.
</line>
<line>
1 1 ).
</line>
<line>
Conco***ante a isso, B**ring (2018) relata a respeit* d* "cultu*a da cris*", ou *eja,
</line>
<line>
sobre a ideia de que a *rise do capital é uma crise de todo*, e que send* de to**s, toda a
</line>
</par><par>
</page><line>
socieda*e precisaria se esforçar sacrif*car para qu* esta crise seja sol*cionada. Um dos e
</line>
<line>
*at**es prepondera*tes à crise seria a fal*a de re*ulaç*o, ou me*hor, a desregulação. Send* a
</line>
<line>
*rise do capital resul*ado da superprodução ocasion*nd* a superacum*lação o *ue propicia a
</line>
<line>
Rev. FSA, *er**ina PI, v. 19, *. 9, a*t. 18, p. 353-37*, set. 20*2 www4.fsanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. *. M. P. *antos, *. L. B. *ereira
</line>
<line>
360
</line>
</par><par>
<line>
"l*quidez do capital" (* *eva * c*ise). O que se *em n* realidade é *ma crise cíclica do si*tem*
</line>
<line>
capitalista *ara a m*n*tenção do próprio, na q*al, d* acordo com Tonet (2004, p. 38), é a "[...]
</line>
<line>
cr*se le*ad* ao extre*o, quando a so*revivência do *is*ema *xige a dest*ui*ã* da ri*ueza por
</line>
<line>
ele mesmo produzida [...]". * fa*sa a *isão *e *ue o fin*nciamento p*oposto pe*o fundo
</line>
<line>
p*b*ico alude e **centiva a equi*aração entre a divi*ão destina*a às **asses em disputa.
</line>
<line>
No entan*o, para o i**ário neol*b*ra*, a funçã* d* Est*do deveria se re*tringir apenas
</line>
<line>
"[...] a estabelecer normas a*lic*veis a situações gerai* **ixa*do os *ndivíduos livr*s *m t*do
</line>
</par><par>
<line>
que depende das
</line>
<line>
circunstâncias de
</line>
<line>
tempo e l*g*r, [...] quanto mais o Estado \plane*a\, mais
</line>
</par><par>
<line>
difíc*l se t*rna *ara o indivíduo traçar se*s próp*ios p*anos". (HAY*K, 1990, *. 92). Ou seja,
</line>
</par><par>
<line>
d*fen** um Es*ado mín*m*
</line>
<line>
de *e*s gera*s
</line>
<line>
que *ossi*ilitem a liberdade de c**a indi*í*uo
</line>
</par><par>
<line>
realizar s*as
</line>
<line>
escol*as particul*res e
</line>
<line>
aflor*rem sua criatividade, prim*rdialm*nte *obre
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ec*nomia * o t*abalho. Ne*sa lógica, os ind*víduos teriam a capac*dade *e reali*ar suas
</line>
</par><par>
<line>
própria* escolhas, não sendo profí*ua a int**ferê*cia
</line>
<line>
*o Estado na esfer* *a vida privada.
</line>
</par><par>
<line>
Ainda, segundo Ha*ek (199*), o *ontrole do Estado sobre ** meios de prod*ção inclina-se a
</line>
<line>
entravar a sociedade econô*ica.
</line>
<line>
Dessar**, a tendência ne*li**ral aponta os gas*os sociais res*l*an*es ** in*erve*ção *o
</line>
<line>
Es*ado com* os re**onsáveis *e*a c*ise do sistema *ap*tal*sta na contem*oraneidade. Porém,
</line>
</par><par>
<line>
essa me*ma tendênci* não tr*z ao palco as *i*cussõe* no que
</line>
<line>
correspond* à *ntervenção
</line>
</par><par>
<line>
estatal
</line>
<line>
*o *ncenti*ar e desti*ar recurs*s púb**cos *o c*pit*l, **ontando apenas co*o falha
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
questão d* financiamen*o aos se*viços soci**s, ou melhor, o fundo público *tuar*a "[...] com*
</line>
</par><par>
<line>
press*post*
</line>
<line>
apenas para o capit*l: *ão se trata, [...] de **duzir o Est*do *m todas as are*as,
</line>
</par><par>
<line>
m*s *pen** naque*as onde a institucionalização
</line>
<line>
d* alteridade s* opõe a *m* p*ogressão
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
tip* \mal **fi*ito\ do capital." (OLIVEIRA, 1988, p. 25, *rifos do autor).
</line>
<line>
De*sa forma, observ*-*e que o *stado na soc*ed*de capitalist* atua *m favor *e uma
</line>
</par><par>
<line>
classe domi*an*e - burguesa - e, ne*se co**ext*, o fundo p*blico uti*izad* *m fa*or é
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
capital. O *acrifício de s**tentar e ma*ter o sistema é feito pela clas*e trab*lh*dora *ara
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
gozo d* bur*uesia, visto *ue ao passo e* que as medidas de c*mbate às *rises *o c**ital
</line>
</par><par>
<line>
reduzem os c*st** com o *mprego, a renda * *
</line>
<line>
consumo, resu*tando no aumentando
</line>
<line>
d*s
</line>
</par><par>
<line>
desi*ualdade* sociais, amp*iam-se os l*cros do gr*nde capital. *m out*as *alav*as, dura*te a*
</line>
</par><par>
<line>
*ris*s *ão *eduzidos *s in*estidos em
</line>
<line>
po*íticas sociais, empregos e salários, e em
</line>
</par><par>
<line>
c*ntra*artida é
</line>
<line>
estimulado o socorro *o ca***al, sendo ampl*ados os recursos do fundo
</line>
</par><par>
<line>
público, destinados ao investimen*o no capital.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FS*, Tere*i*a, v. *9, n.9, art. 18, p. 353-*71, set. 2022
</line>
<line>
*ww4.fs**et.com.*r/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Fu*do Público e a Política de S*úde M*ntal: Aná**se do Orçamento do Gov*rno F*deral
</line>
<line>
361
</line>
</par><par>
<line>
3 *ES*LTADOS E DISCUSSÕES
</line>
</par><par>
<line>
3.* Financiamen*o e d*sput*s no âmbito da polí*i*a de saúde mental
</line>
</par><par>
<line>
Atua*ment* a saúde é gar*ntida como
</line>
<line>
um **reito universal de
</line>
<line>
t odos
</line>
<line>
o* *ida*ãos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
dever *o Es*ado, cons*grada na Co*stituição Fed*r*l de 198*, ap*s um longo proc*sso *e
</line>
<line>
l*t*s e *obilizaçõ*s da socie*ad* civ*l orga*iz*d*, sobretudo como resultado do Movimen*o
</line>
<line>
d* *efo*m* Sanitária brasi*eiro. Cabe *essalt*r que, ao ser compreendida enquanto política
</line>
</par><par>
<line>
*ocial, a saúde está s*tuada "[...] em
</line>
<line>
uma arena *e disputas *n*re p*o*etos societári**
</line>
</par><par>
<line>
con*li*uos*s, conformado* por *istint** intere**e* de classe e
</line>
<line>
concepções de mundo
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
sociedade [...]" (PEREIRA, 2**0, p.73).
</line>
</par><par>
<line>
Dessa *orma, *á proje*os que estão em *onstante *on*ron** e disput*m poder p**ítico,
</line>
<line>
financiamento e a dire*ão da política de s*úde no país. De um lado, *e ac*r*o com Bra*o
</line>
</par><par>
<line>
(2006), têm-se os
</line>
<line>
projetos refor**s*as, que *efen**m a presen*a obr*gatória do Esta** *a
</line>
</par><par>
<line>
g*rantia *a s*úde en*uanto
</line>
<line>
direito * part* *e um sist*ma de proteção *oci** uni*e*sal; * de
</line>
</par><par>
<line>
outro, projetos alinhados aos i*ter*ss*s d* capita*,
</line>
<line>
*o*
</line>
<line>
*e*taque para a ofen*iva do
</line>
</par><par>
<line>
neolibera*i*** - q*e *stá
</line>
<line>
pau*ada na p*lítica de ajuste fi*cal e na priva*iz*ção, tendo como
</line>
</par><par>
<line>
principais tendê*cias a contenção dos *astos com racio*a*iz*ção de oferta * descentralizaçã*
</line>
<line>
administra*iva co* isenção d* *esponsabilid*d* do po*er c*ntral (PERE**A, *020).
</line>
<line>
No campo *a saúde men*al, n* i*te*ior do pro**to refo*mista, ar*ic*lam-se as luta* e os
</line>
<line>
prin*ípi*s da *eforma S*nitária com a Reforma Psi*uiátrica e* sua perspect*va
</line>
<line>
*ntiman*comial, que tem *o seu c*rne a d*fe*a d*s dire*tos huma**s, o cuida*o comunitár*o e
</line>
<line>
em liberdade e, para ta*to, *egundo Y*sui (20*6, p.158), *ema*dam "[...] a cons*ruç*o de um
</line>
</par><par>
<line>
novo *uga* soci*l *ara * l**cu*a, por *e** da t*ansforma**o d* seu imaginário soci*l *
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
suas r**ações *om a so**edade".
</line>
</par><par>
<line>
No contexto de *vanço e gar*ntia de dir*itos, elenca-se a *ei n* *0.216 de 06 de abril
</line>
<line>
de 2001, que garant* a p**teção dos direi*os da p*ssoa com *ranstorno m*ntal e redireciona o
</line>
<line>
mode** a*sistenci*l em saúde men*al, com um incen*ivo ex*ressivo na criação d*s Centr*s *e
</line>
<line>
At*nção Psicossocial - CAPS *m to*o Bra*il, como p*de se* vis*o na i*agem a seguir:
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina PI, *. 19, n. 9, *rt. 18, p. 353-371, *e*. 202*
</line>
<line>
www4.fsanet.c*m.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. F. M. P. Sa*tos, S. L. *. *e**ira
</line>
<line>
362
</line>
</par><par>
<line>
Imagem 1 - Sér*e histórica da exp*nsão *os Ce*tros de Atenção Psicos*ocia* -
</line>
<line>
CAPS - Brasil
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Mini*tério da Saúde, Da*o* da Rede de A*enç*o Psic*sso*ial (RAPS) *o Sistema *nico de
</line>
<line>
Saúde (SUS), 2*21.
</line>
<line>
Percebe-se que, princi*alme*te nos primeiros *uinze anos do século *XI, houve um
</line>
<line>
a*a*ço nos s*rviç*s que com*õem o S*S e, consequen*emente * RAPS. O nú*ero de CAPS
</line>
<line>
em suas *ária* modal*dades ampliou-se *m todo país com* *oi observado na im*gem.
</line>
<line>
Enquanto os CAPS er*m hab*lit*dos e cresciam exponencialmente, principalmente
</line>
</par><par>
<line>
entre 2001 a
</line>
<line>
201*, a quant*dade de l*i*os no SUS em Hospitais Ps*qu*átrico* pelo pa*s
</line>
</par><par>
<line>
decr*s*ia, já qu*, *m 2002,
</line>
<line>
tinham-*e 51.393 le*t*s e, em 201*, apenas 25.988 l*itos. Isso
</line>
</par><par>
<line>
revela que o g**er*o f*deral, nesse pe**odo, passou a fi*anciar *ais *ropost*s de cuidado de
</line>
<line>
base terri*ori*l e co*u*itár*a, *in*lizando uma mud*nça na assistência à saúd* *en*al no
</line>
<line>
âmbi*o do SU* no p*ís, alinhada ao* princ*pios re*orm*stas *ntimanicom*ai*.
</line>
<line>
Contudo, p*rc*be-se que *s increm*ntos a*s CA*S não aument*m de *cord* c*m o
</line>
<line>
aumento populacional e das d*mandas de saúde menta* com* pode ser obser*ado na imagem
</line>
<line>
a seguir, que t*at* sobre os recursos des*inados aos CAPS nos *nos de 2003 a 2020:
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. *SA, Teresina, v. *9, n.*, art. 18, p. 353-37*, se*. 2022
</line>
<line>
www4.fsa*e*.co*.br/r*v**ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*undo Pú*lico * a Política de Saúde Mental: Aná*is* do Orçame*to *o Governo Federal
</line>
<line>
3**
</line>
</par><par>
<line>
*m**em 2 - I*c*emento *nu*l de CA*S - Bra*il - 2003-2020
</line>
</par><par>
<line>
F**te: (*ES**ST*TUTE, 2021, p. 28).
</line>
</par><par>
<line>
*bser*a-s* incre*entos expressivos n*s anos de 2*06 e 2012. Em ger*l, de 2003
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
2016, ano* de imple*ent*ção *os dispositivos da Reforma Psiquiátr*ca, tem-se oscilações nos
</line>
<line>
recurso* dest*n*dos a esses s*rviços *úblic*s, no e*tanto, a par**r de 2017, quando a ofen*iva
</line>
</par><par>
<line>
neolibera* ganha
</line>
<line>
fo*ça e se instala no pa*s, o valor destinado aos CAPS d*minui
</line>
</par><par>
<line>
ex*o*e*cialmente.
</line>
</par><par>
<line>
*ive-*e um m*mento de pan*emia, de au*e*to da desigualdad* social, econô*ica e
</line>
<line>
c*ltural, o que pro*icia u*a m*i*r c*anc* *e **oecimento popu*acional, princi*alment* o
</line>
</par><par>
<line>
desenv*l**mento
</line>
<line>
de transtornos men*ais. E o que se percebe é
</line>
<line>
um
</line>
<line>
*esfin*nc*amento dos
</line>
</par><par>
<line>
dispositivos da política de saúde mental que p*i*am (ou deve*iam *rez*r) pelo* p*in*ípios d*
</line>
<line>
Reforma Psiquiátrica.
</line>
<line>
E* sín*ese, v**ifica-se qu* no pe*íod* de 2*01 a 2010 houve *rescimento nos gas*o*
</line>
<line>
públicos destinados à polí*ica de saúde *ental, to*a**a, mesm* em 20*0 passa a ocorrer um*
</line>
</par><par>
<line>
redu**o desse o***mento, princ*pal*ente a parti* de 2016, como
</line>
<line>
aponta *liveira (2017, p.
</line>
</par><par>
<line>
200):
</line>
<line>
"[...] os recu*sos a partir de 2010 * t*ndência foi decrescente, *om queda em 2014,
</line>
</par><par>
<line>
*eque*a re*uperaç*o em 2015, fechan*o 2016 com queda acentuada (*,*%) [...]". I*s* i*ustra
</line>
</par><par>
<line>
o jogo
</line>
<line>
*os pr***tos e* disputa, *m que, a p*rtir d* 2016, *icam *a*a
</line>
<line>
ve* mai* polarizada
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
competição pelo fund* *úblico. Observa-se a ampli**ão do espaço das forças conservadoras e
</line>
<line>
privatistas na age*d* pol*tica do governo federal, que vã* disputar o f*nanc*ament* de**as
</line>
<line>
verb*s da polí*ica *e sa*de mental, r*di*ecionando-as a **delos de base as*lar.
</line>
</par><par>
<line>
É importante deixar claro qu* mesmo com *ssa
</line>
<line>
gradativa mudança *o mod*l*
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
</page><line>
assistência à saúd* mental n* Brasil, a* bases de d*is *odelos a*tagô*icos ainda disp*tam
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. *9, n. 9, ar*. 18, p. 353-*71, *et. *022 ww*4.fsa*et.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. F. M. P. Sa*tos, S. L. B. Per*i*a
</line>
<line>
364
</line>
</par><par>
<line>
espaço e nos úl**mos anos percebe-se o desacelerar da i**lem*ntação de C*PS * *rescimento
</line>
<line>
d* ala man**omial. Sobre isso, o Painel S*ú** Mental: 20 *nos da Lei *0.2016/01, do
</line>
<line>
*e*institute, aponta que:
</line>
</par><par>
<line>
Desde início do m*nitoramento da série, no a*o de 2*03, nunca * **vest*mento o
</line>
<line>
voltado à expansão de *APS no *rasil foi tão baixo como no triênio 2*18-2020. Em
</line>
<line>
prejuízo de*ses disp**itivos, considerado* fundament*is *ara o funcionamento da
</line>
<line>
RAPS, parece ter *a**do um red*recion*m**to d* prioridad*s por *arte das gestões
</line>
</par><par>
<line>
do
</line>
<line>
Ministér*o da Saúd* no **rí*do ana*isado (DESINSTITUTE, WEBER (or*),
</line>
</par><par>
<line>
2 0 2 1 , p . 2 9 ).
</line>
<line>
Pa** qu* as polít*cas públicas s*jam de*en*olvidas, p*e*isam de um* f*n*e de recurs*s
</line>
<line>
para a sua efetivação; **ssa *orma, uma parcela do fund* pú*lico é dest**a*a ao
</line>
<line>
**n*ncia*ent* dos ga*t*s sociais, determinand*, assim, os cu*tos *o* essas pol*tica*. Nesse
</line>
<line>
senti*o, a políti*a de saúde me*ta* está contida no conjunto da* polític** sociais, tendo *e*
</line>
</par><par>
<line>
financiamento firmad*
</line>
<line>
no âmbit* *o SUS, que é integ*ante da seguridade social. Exemplo
</line>
</par><par>
<line>
*isso são o* incen**vos fina*ceiros *ispo*t** em várias Portar*as, co*o a n* 3.08*/2011 e a nº
</line>
<line>
3 .5 * 8 / * 0 * 7 .
</line>
<line>
Nos últimos anos, p*incip**m*nte a partir de 2014, tem-se presenciado o ostensivo
</line>
</par><par>
<line>
r*direciona*ent* do fundo públic* a* cap**al. *e*ifica-*e a presença da força do
</line>
<line>
cap*tal até
</line>
</par><par>
<line>
em gestões de governos p*ogres*istas de e*q**r*a, c*m*
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
ex-presidente Lula e
</line>
<line>
da e*-
</line>
</par><par>
<line>
*res*dente *ilma Rou*seff, consi*erando *ue nes*e período obse*vou-se ampliação a
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
pres*nça do
</line>
<line>
te*ceiro *etor e incentivo à "*efilantropi*ação d*s *olíti*as p***icas", como o
</line>
</par><par>
<line>
ana*isam Bosche*ti e Behrin* (2006).
</line>
<line>
Nesse cenário, a* Organiz*ções Não *overnamentais (ON*\s) ganham cada vez mais
</line>
</par><par>
<line>
es*aço *os serviços s*ciai* públicos, *as*an*o a *er "[...] participação social e
</line>
<line>
de*isão
</line>
</par><par>
<line>
po*ítica, e a tr*nsferên*ia de recurs*s públicos, s*bretudo orçamentário*, para organizaç*es da
</line>
<line>
*ociedade c*vil implemen*arem s*rviç*s até então **b gest*o estatal." (G*IMARÃES, *02*,
</line>
<line>
*. 109). Com *sso, há re*ração do E*tado nas políti**s públicas e ampliaç** do fundo público
</line>
<line>
aos interesses *o cap*tal.
</line>
<line>
A pa*tir do an* de 2016, *om * *roces*o de impeachm*n*, ho*ve **ior adesão dos
</line>
</par><par>
<line>
intere*se* dos proj*tos priv*tistas de *ase neoli*eral nas agendas do governo federal
</line>
<line>
para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*olítica ** saúde. Destaca-se a *me*da Constit*cional n* 95, de 15 *e dez*mbro de
</line>
<line>
2016,
</line>
</par><par>
<line>
apr*vad*
</line>
<line>
*uran*e o g*ve*no Te**r, que congela os gasto*
</line>
<line>
*úblicos por 20
</line>
<line>
anos (BRA*IL,
</line>
</par><par>
<line>
2016). Ai*da va** sali*ntar a p**mul*ação da Resolução nº 32 da C**issão Intergest*res
</line>
<line>
*rip*rti*e, de 14 de dezembro de 2017, como també* a Portaria ** 3.588 de 17 de *ezemb**
</line>
</par><par>
<line>
de *01*, **e
</line>
<line>
incentiv*m a
</line>
<line>
a*pliação dos leitos *s*quiátricos em Hospi**is G*rais * *as
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Tere*i*a, v. 19, n.9, art. 18, p. 353-371, set. 20**
</line>
<line>
www*.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Fundo Públic* * a P*lí*ica de *aúde *e*ta*: *nálise do *rç*men*o do Go*er*o Federal
</line>
<line>
*6*
</line>
</par><par>
<line>
Comun*dade* Terapêuticas (**s) no âmbit* da RAPS, mes*o com as gra*es denúncias
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
viola*ão de direitos *um*nos
</line>
<line>
*presentadas no Relató*io da Inspeç** Nacional em
</line>
</par><par>
<line>
Co***idades Terapêutic*s - 2017, fe*to pelo Consel** Federal d* P*i*o*ogia e M*n*stério
</line>
<line>
*ú*lico F*dera*.
</line>
</par><par>
<line>
Esse contexto
</line>
<line>
ass*nal* *ma sér*e de desmonte* e
</line>
<line>
ataques sofridos
</line>
<line>
que afetam
</line>
</par><par>
<line>
*iretamente os
</line>
<line>
disposit*vo* da RAPS em sua perspe*tiva de c**dado, **seada na Refo*ma
</line>
</par><par>
<line>
Psiqui*tri*a antim*nicomial, que *ão a*rava**s *m 2019 co* o in*cio d* governo Bolso*aro.
</line>
<line>
Nessa direção, assinala-s* a pu*lica*ão do De*reto nº 9.761, em 1* de abril d* 2019,
</line>
<line>
a*rovando um* "nova" Polít**a N*c*onal *obre Drog*s (*NAD), *ue pr*ma pela a*s*inênc*a e
</line>
</par><par>
<line>
r*pressão às drogas excl*i a propo*ta e
</line>
<line>
da redução de da*os aos cui*a*os da pessoa com
</line>
</par><par>
<line>
t**nst*rno *ental deco*ren*e
</line>
<line>
do us* de álcool, crack e *utras drogas. Com
</line>
<line>
isso, a PNAD
</line>
</par><par>
<line>
pas*a a pertencer à pas*a do Ministério da Cidadania e a ser discutida int*rmin*steria*mente,
</line>
</par><par>
<line>
gerand* in*lusive indefiniçã* em rel*ção ao financiamento d** CTs
</line>
<line>
q*e, muitas vezes,
</line>
</par><par>
<line>
p*ssam a receber *r*amento *uplo, das pastas da *aúd* e a assistência so*ial, e se* a devida
</line>
<line>
fiscalização em relação a *sses repasse*.
</line>
</par><par>
<line>
**gundo o Re*ató*io de Gestão *019 do Ministério da *a**e, o núme*o
</line>
<line>
de le**os
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
saú*e mental e*a de 1.**2 le*tos; e o núm*ro ** CAPS totalizava 3.166 *stab*lecimentos até
</line>
<line>
abril *e 2021, ma*tendo-s* apa*entemente um cresci**nt* progressivo dos dispositivos
</line>
<line>
guiados pela Reforma Psiquiátri*a. Apesar disso, *a realidade da polític* de saúde, ob*erva-se
</line>
</par><par>
<line>
uma qued* na l*nh* de evolução
</line>
<line>
*os serviços de
</line>
<line>
base que primam pelo cuidado com
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
perspectiva da Reforma Psiquiátr**a como as Equip** do N**le* de Apoi* à Saúde da Famíli*
</line>
<line>
(eN*SF) e a* *qu*pes de Cons*ltório n* *ua (eC*), nos *l*i*os a*os (*RASIL, *01*).
</line>
<line>
N*sse se*tido, pode-se visualizar a linha de *ueda nos ser*iços gu*ados pelos
</line>
</par><par>
<line>
p*incípios *emocráticos com os seguinte*
</line>
<line>
da*os: de acordo
</line>
<line>
co* o Da*asu*, a*
</line>
<line>
eN**F (em
</line>
</par><par>
<line>
suas *rê* modalida*es), em ma*ço de 201*, somava-se um t*tal de 4.5*3 equipe* h*bilitadas
</line>
<line>
em *odo o país; e em ma*ço de 2**8 chegou ao *otal de *.591 equipes em todo o terri*ó*i*
</line>
<line>
nacion*l, porém, em *bril de 2021 as eNAS* *ot*lizam *pe*a* 158 e em março de 2*22 *avia
</line>
<line>
s**ente *43 *NASF ha*ilitadas em *íve* *e Brasil. Seguindo *ssa lógica, as *CR (em *uas
</line>
<line>
**ês modalida*es), em mar*o *e 2*16, total*za*a* 148 equ*pes habi*itadas *o Br*sil;
</line>
<line>
che*ando a 187 equipes em março de 2018; *á em *bril de 202* resu*ta* s*mente 1* e, *m
</line>
<line>
m*rço d* 2022, a*enas 13 eCR habilitadas no território nacional.
</line>
<line>
É na atenção *á*ica qu* se pode c*nhecer a pop*lação us*ária, ampliar a cobertura dos
</line>
<line>
s**viços, p*omover *aúde e prev***r *s risco*. O seu desfin*nciam*nto significa *nfraquec*r,
</line>
</par><par>
</page><line>
precarizar e reduzi* a polític* d* saúde pública, de forma ge*ar consequ*ncia* drásticas na a
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*sina *I, v. 1*, n. 9, *rt. 18, p. 353-371, set. 2022 www4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. F. M. *. *an*os, S. L. B. Pereira
</line>
<line>
36*
</line>
</par><par>
<line>
atenç*o à saúde em *ivers*s *íveis, apesar do des*inan*iamento *ting*r di*etamente a ate**ão
</line>
<line>
b*si*a à s*úde, já *ue as *ed*s de *aúde *tuam de forma interli**da e crescente. A escas*ez e
</line>
</par><par>
<line>
at* mesm* falta de at**dimento *rim*r** pode *evar ao po*t*r**r aume*to da*
</line>
<line>
*ema*das *e
</line>
</par><par>
<line>
atenção tercia*ia, o que el*va os cu*t*s com a s*úde * com poss*b*lidade de ri**o de morte.
</line>
</par><par>
<line>
*s*im, *erc*be-se o processo de redirecio*a*en*o d*
</line>
<line>
parce*a do fund* púb*ico
</line>
</par><par>
<line>
destinada às *olítica* pública* sociais, nos ú*timo* an*s, principalment* após o processo de
</line>
</par><par>
<line>
**pea*hment em 2016 e o resultado d*s e**içõe*
</line>
<line>
de 2018, exemplo a
</line>
<line>
da publi*açã* *a
</line>
</par><par>
<line>
Portaria nº
</line>
<line>
2.979 *m 2019, que dispõe *e um
</line>
<line>
novo model*
</line>
<line>
de financi*mento *a aten**o
</line>
</par><par>
<line>
básica e *rimaria
</line>
<line>
em saúd*. Iss* indica ma*s um* *ez u** predileção do fun*o públi*o
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
*rojeto p*ivati*t*, visto a ****ção do incenti*o a servi*os qu* a*uam no t**ritór*o dos usu*rios,
</line>
</par><par>
<line>
primando pelo cuidado em comunidade
</line>
<line>
* na famí*ia, r*sp**t*ndo as particulari*a*es
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
incentivando a emancipação.
</line>
</par><par>
<line>
Portanto, nos governos Temer e Bolsona*o, obs*r*a-*e a ampl**ç*o dos rec*rs*s
</line>
<line>
f*d*r*is destina*os a RAPS para serviços que possuem característi*as de cu*d*do em reclusão
</line>
<line>
(principa*mente no que t*nge **s *ecursos de*tin*dos a CTs), o que **plic* u* incentivo ao
</line>
<line>
mod**o *e (*es)cu*dado manicomial.
</line>
<line>
S*bre is*o, no ano de 201*, os r*cursos d*stinad*s aos servi*os da RA*S somara* R$
</line>
<line>
33 milhões de reais; em 2019 o i*cent*vo foi de R$ 97 m*l**es (BRA*IL, 2020a); e em 2020,
</line>
<line>
*isto a necess*dade de ampliar as ações e* saú*e por conta dos de*dob*am*ntos da p*ndemia
</line>
<line>
de Covid-*9, o financ*am*nto *hegou a R$ 1.*10.*24.*24,20 (BRASIL, 2020b). Já em *021 *
</line>
</par><par>
<line>
inve*timent* n*s serviços da RAPS foi
</line>
<line>
de ce*ca de R$ 57 *il*ões (B*A*IL, 2021a). Em
</line>
</par><par>
<line>
cont*apartida, *uando se detal*a o fi*anciamento particu*ar de cada disp*sitivo, obse*va-se a
</line>
<line>
s*guinte comparaç*o: no ano *e 202*, enquant* pa*a o co*junto de toda* ** modalidade* de
</line>
</par><par>
<line>
CAP* foram d*stinados R$
</line>
<line>
*9.225.578,00; os recurs*s des*inad** às CTs for*m de R$
</line>
</par><par>
<line>
*00.000.000,00 (BRASIL, 2019*). E, em *ezembro d* 2*21, foi *nun*i*do * inves*imento de
</line>
<line>
R$ 90 mil*õ*s por ano às CTs (BRA*IL, 202*b). Isso significa maior i*cen*ivo finan*eiro a
</line>
</par><par>
<line>
*erviço* que seguem
</line>
<line>
* lógica pr*vatista, e* desacordo co* os princípios da Reforma
</line>
</par><par>
<line>
Ps*quiátri*a.
</line>
</par><par>
<line>
A*ém disso, perc*be-se a divisão *ntre os serviços e usuários das CTs e CAPS (AD),
</line>
<line>
onde "[...] *s primeiras ficarão encar*egadas de um público mais *eleto, [...] o SUS ficará
</line>
<line>
encarr*gado do públic* r*fratário, qu* t**de a apresentar respo*tas limi*adas, requerendo
</line>
</par><par>
<line>
*a*or i**estimen*o do* profiss*onais do serviço na *tenção psico*so*ial." (**IMA*Ã*S, *
</line>
<line>
2***, p. 112). Essa dis**ridad* n* divisão dos re*ursos f*rtal*ce as modal*d*de* *e *erviços
</line>
</par><par>
<line>
g*ridas pel* t*r*eiro *etor * qu* prima* pelo is*lame**o e a *eligiosidade, o qu* *a*s
</line>
<line>
u* *
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*in*, v. 19, *.*, ar*. *8, p. 353-371, set. 20*2 www4.fsanet.*o*.br/*evis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F*ndo *úblico e a Polít*ca de *aúde M*n*a*: An*lise do Orça*ento do Governo Federal
</line>
<line>
367
</line>
</par><par>
<line>
v*z pr*move a efetiva*ão da *roposta conservadora e neolibe*al do g*verno na *ua*, de
</line>
</par><par>
<line>
acordo com Cepêda (20*8), o* ideais
</line>
<line>
do liberalis*o econômico s* juntariam aos valores
</line>
</par><par>
<line>
*radici*n*is.
</line>
</par><par>
<line>
Ainda segundo o Re*atório da Ins*e*ão Na*ional em Comun*dades T**apêu*ic*s
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
2017, mai*ri* dess*s *sta*el*cimentos são li*a*os * *ntidade* *eli**osas que prima* pela a
</line>
<line>
re*lu**o, a abst*nção, o *orali*mo e a religiosidade como forma de atender aos usuários. A
</line>
</par><par>
<line>
pre*en*a de***s inst*tuições está cada v*z **is fo*t*, v*sto que, *o pe*íodo ele*toral
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
posterior às elei*õ*s, "[..] *s s*nalizaçõe* de Bolsonaro foram fo**es e* d*reçã* ao se*mento
</line>
</par><par>
<line>
e*angél*co, que,
</line>
<line>
além de expressivo d*m*grafic*ment*, pode ser, em *oa m*did*, ali*hado
</line>
</par><par>
<line>
eleitor*lm*nte [...]" (*LMEIDA, 20*9, p. 205).
</line>
</par><par>
<line>
A*nd* como resultad* das eleições de
</line>
<line>
*018, observa-s* * crescimento *a bancada
</line>
</par><par>
<line>
evangélica, que teve um aumento para 84 dep**ados federais e para 7 senad*res (A*ME*DA,
</line>
<line>
2019), am*liando no gover*o federal a c*amada "BBB", ban*ada da "bíblia, boi e bala".
</line>
</par><par>
<line>
Esses *egmento* vêm s* articulando e ganhand* força
</line>
<line>
na agend* *olítica e
</line>
<line>
*a di**uta pelo
</line>
</par><par>
<line>
fu**o público, inclusiv* no âmbito da *olít*ca de *aúde *ental.
</line>
<line>
Assim, a *o*í*ica *e sa*de mental enco*tra-se *ada vez mai* permeada por *onflit*s e
</line>
</par><par>
<line>
interesses d* merca**, influenciada pela tendên**a n*oliber*l d* ações *ocalizadas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
segrega*as, sobretudo no que tang* ao a*endi*ento ao* usuários de substâncias *si*o*t*vas. O
</line>
</par><par>
<line>
financiamento passa a privile*iar u*a *ssistên*ia qu* redireciona a saúde *ental
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
*emanicomização, aume*t*nd* * segrega*ão social e im*actando nos dire**os sociais dos
</line>
<line>
suj**t*s que se encontram à margem da sociedad* produtiva, *a medida em que * ampliação
</line>
<line>
com o* ga*tos sociai* relacio*ados à *aúde men*a*, *ais *ue um incremento à *ubs*stência da
</line>
</par><par>
<line>
forç* *e trabalho, é uma transferê*cia *** inter*s*es e à manutenção do *apita*, indic*ndo
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
desconstrução dos ideais postos pela Reforma Psiquiátrica de at**dimento universa*, i*tegral,
</line>
<line>
des*entralizado, te*ri*ori*l: p*utado na lóg*ca da defe*a dos dire*tos humano* e da l*berdade.
</line>
<line>
4 CONSI*ERAÇÕES FINAIS
</line>
<line>
Foi possível analisar a saú*e m*nta* imbricada como me*o de **ter*enção do Estad*
</line>
</par><par>
<line>
em fo*ma
</line>
<line>
de política p*blica, *endo-se, de
</line>
<line>
um lado, a luta d* *ovim*nto de *eforma
</line>
</par><par>
<line>
Sa*itár*a e o Mov*mento de Reforma Psiqui**rica, q*e defendem uma conce*ção de s*úde
</line>
<line>
c*mo dire*to universal garantido pelo Esta*o; do outro, forças de mer*ado *ue pr*ssionam o
</line>
<line>
E*tado a *inguar suas ações, rep*ssando suas falh** par* * *ociedade civil e incentivando a
</line>
</par><par>
<line>
terc*irização dos
</line>
<line>
s*rviços e a m*rcan*ilização da saúde. C*m isso, as *isputas pe*o *und*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresina PI, v. 19, n. *, ar*. 18, p. 35*-371, set. 2022
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M. F. *. P. Sant*s, S. L. B. Pereira
</line>
<line>
36*
</line>
</par><par>
<line>
p*blico *o financ*ament* são cada vez ma*s freque**es. A* ações do atual govern* Bolsonaro
</line>
<line>
apont*m para a ap**xima*ão da ót**a ho*pit*locêntric* * da rema*icomiza**o no
</line>
<line>
(de*)cuida** em saúde m*ntal.
</line>
<line>
Logo, na a*ualidade *rasi**ira, o modelo *e *o*erno *ige*te tende gradativa*ente a
</line>
</par><par>
<line>
subtrair as *ções de proteçã* social. O projeto privatista de saúde é cada v*z *ais
</line>
<line>
forte
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
presente, o q*e *oloca em risco o texto da Constituiçã* Cida*ã, **e pr*v* a *aú*e c*mo *m
</line>
<line>
direito de todos e de*e* do *stad*. São crescentes os embates pelo financ*am*nto entre o
</line>
</par><par>
<line>
projeto emancipatório * o da lógi** de mercado, em **e o fundo pú*l*co
</line>
<line>
é
</line>
<line>
cad* vez
</line>
<line>
mais
</line>
</par><par>
<line>
ut*liz*do em benefí*io do cap*tal.
</line>
</par><par>
<line>
N* *olítica de *aúde m*ntal, o re*ulta*o d*ssa d*sput* revela res*uícios d* *aradi*ma
</line>
</par><par>
<line>
manicomi*l de is*l*mento e violação dos *ir*itos
</line>
<line>
hu*anos, p*incipalment* d*s segmentos
</line>
</par><par>
<line>
que
</line>
<line>
s* *nc*n*ram à ma*ge* d*s padrõe* normativos, ocorrend* de maneira
</line>
<line>
cada **z
</line>
<line>
*ais
</line>
</par><par>
<line>
**e*uen*e. A lóg*ca do ma**cômio ganha
</line>
<line>
novas roupa*ens em forma
</line>
<line>
d* es*ímulo
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
centralidade
</line>
<line>
em mo*elos espe*ia*izados e hos*it*loc*ntrico*, como t*mbém a forma
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
distan*iam*nto *ocial e*iste*te em parte *onsi**rável *as Comu*idade* Tera*ê*ticas. Ass*m,
</line>
</par><par>
<line>
p*rcebe-s* um movi*ento contraditório em
</line>
<line>
que se amplia* a* de**e*as e se *ragili*am
</line>
<line>
os
</line>
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serv*ços públicos de saúde.
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providências.
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Disponí*el
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f*der*l-ab*e-*ais-d*-seis-mil-novas-vagas-*m-*omun*da*es-
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Contribu*ção d*s Auto*es
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M . F. *. *. Santos
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S. L. B. *ereira
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1) concepção e *lanej*mento.
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X
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X
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2) análise e i*te**retação do* dados.
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3) ela*oração do rasc**ho ou na r*visão crít*ca do conteúdo.
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X
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X
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4) participação na ap*ovação *a versão final do ma*usc*ito.
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Re*. FSA, Teresina PI, v. 1*, n. 9, art. *8, p. 353-371, *et. 2022
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www*.f*anet.co*.b*/revi**a
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)