<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 9, art. 18, p. 353-371, *e*. 20*2 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*2.19.9.18 </line>
</par>
<par>
<line> *undo Público e a Política de Saúd* M*ntal: Anál*se *o Orça**nto do Governo **deral </line>
<line> Publi* Fund and the *enta* H*alth Poli*y: Analysis of **e Fed*ral Gover*men* </line>
</par>
<par>
<line> Maria *e *átima d* Moura Porto dos Sant*s </line>
<line> M*stranda no Prog***a de Pós-Gr*duação em Polít*cas Públi*as da Univer*idade Federal do *ia*í </line>
<line> Graduação em S*rviço Soc*al *ela Univ**sidade *ed*ral do Piauí </line>
<line> *e**ro do Gru*o de Estudos, Pesq*i*a e Extens*o em Polític*s Públicas e Saúde *ent*l (PPSAM/UFPI/C*Pq) </line>
<line> E-*ai*: _mour*maria@ufp*.ed*.b* </line>
<line> Sofia Lau*ent*no Barbosa Per*ira </line>
<line> Doutora em Políticas Públi*as pela Univers*d*d* F*de*al do *iau* </line>
<line> *rofessora e Coor*e*ador* do Departa*ento de S**v*ço Social da UFPI </line>
<line> Profes*ora do *r*grama de P**-G*adu*ção em Po*íticas Púb**cas na UF*I </line>
<line> E-mail: *ofialauu*enti*o@ufpi.edu.*r </line>
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<column>
<row> Endere*o: Mari* de Fátima ** Moura Por*o dos </row>
<row> Santos </row>
<row> Ca*pus *n*versitário Ministr* P*trônio *ortell* - *ninga, </row>
<row> *eresina - PI, 64049-550, B*asil. </row>
<row> E**ereço: Sofia Laurentino B*rbosa Pe*eira </row>
<row> Campus Universitár*o Mini*t*o Petrôni* Portella - *nin*a, </row>
</column>
<column>
<row> *dit*r-Chefe: Dr. Ton*y Kerley de Alencar </row>
<row> Ro*rigues </row>
<row> Ar*igo *e*ebido *m 14/05/2022. Última ve*são </row>
<row> recebi*a e* *0/05/202*. Aprov*do em 3*/0*/2022. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> *eresina - PI, 64049-5*0, Br*sil. </line>
<line> Avaliado pe*o sistema Triple *e**ew: *esk Revie* a) </line>
<line> pelo Edito*-Che*e; e b) Double B*ind Review </line>
<line> (*valiação cega por dois avali*do*es *a área). </line>
<line> Revisão: Gramatical, No*mativ* e de *ormatação </line>
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<line> M. F. M. P. Santos, S. L. B. *ereira </line>
<line> 354 </line>
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<line> *ESU*O </line>
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<line> O presen*e artigo propõe discutir o fun*o público * *s </line>
<line> projetos que disputam os gas*o*, </line>
<line> * </line>
</par>
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<line> fi*anciame**o e </line>
<line> a* di*e**es da polí*ica de *aúde men*al no Brasil, *o* foco na </line>
<line> *nálise do </line>
</par>
<par>
<line> orçamento do go*e*n* federal. Tra*a-se de um estudo *i**i*g**fico e docume*tal, que utiliza </line>
<line> da*os *ecun*ários, le*antados e* sites o*iciais do governo federal e em pesquis** realizadas </line>
<line> sob*e o orçamento da segurida*e *ocial, an*lisados a *a*t*r do método dialético crítico. </line>
</par>
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<line> *bserva-s* q*e o fundo público é te*sionad* </line>
<line> p*r interesses </line>
<line> distintos e *a po*ítica de sa*de </line>
</par>
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<line> *ental não é *iferente. A *artir d* 2*01, **pli*-s* o **nancia*ent* d** ser*iço* d* aten*ão </line>
<line> ps*cossocial *e **se comu*itári* e forta**c*mento do mo*elo de cuidado no SUS, paut*do na </line>
<line> Reforma Psiquiátrica antima*icomial. Todavia, desde 2015, *nteresses de grupos </line>
<line> corporativi*tas, re*igiosos, entidades mé*icas, dent*e ou*ros, ga*h*m for*a na agenda política </line>
</par>
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<line> e n* *isp*ta pelo fun*o público, col*cando em xeque conquistas históricas ** política </line>
<line> de </line>
</par>
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<line> saúde *ental, álcool e outra* droga* no país. </line>
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<line> Palavras-C*ave: Fundo Público. Financiame*to. Saúd* Men*al. </line>
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<line> Abstract: This </line>
<line> paper *ropose* to discuss *he </line>
<line> public f*nd an* the p*oject* that dispute </line>
<line> t he </line>
</par>
<par>
<line> expen*es, the funding and </line>
<line> t*e d*rections of B*azil\s mental </line>
<line> health *olicy, with f*cus </line>
<line> on </line>
<line> t he </line>
</par>
<par>
<line> anal*sis of federal *overnment\s budget. ** consists of a *ibliographi* and documental revie* </line>
</par>
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<line> t*at uti*i*es secondary data, obt*ined from *fficial federal g*ver*m**t websites </line>
<line> and </line>
</par>
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<line> r*searc*es on the s*cial se*urity budget, analyzed *it* t*e cr*tic diale*tic method. It is </line>
</par>
<par>
<line> o*se*ved t*at the publi* fu*ding *s tensed *y d*stinct interes**, </line>
<line> and it is ** different </line>
<line> on </line>
<line> t *e </line>
</par>
<par>
<line> *ental heal*h po*ic*. *rom 2001 and on, th* f*nancing of the community *ased psycho*ocial </line>
<line> attent*on servi*es is made b*oa*er a*d the S*S healthcare *odel i* strengthened, base* on th* </line>
<line> an*i-as*lum Psychia*ric Ref*rm. Ho*e*er, since 200*, i*te*e*ts fr*m corpora*e, religio*s and </line>
<line> me*ical enti*ies groups, among other*, have gaine* strengt* on the political agend* *nd on the </line>
<line> dis*ute for t*e public fund, putting in risk the his*orical con*uers o* *he *ental health, </line>
<line> a*cohol, a** *ther d*ug\s poli*y in the country. </line>
<line> Ke*word*: P*blic Fu*d. *un*ing. *enta* H*alth. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.9, art. 1*, p. 353-371, set. 20** </line>
<line> www4.fsanet.com.b*/revista </line>
</par>
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<line> Fun*o Pú*lico e * *o*ítica de Sa*de Mental: *nálise do Orçam*nt* do Governo Federal </line>
<line> 355 </line>
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<line> 1 IN*ROD*ÇÃO </line>
</par>
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<line> O pr*sente artig* propõe dis**tir sob*e o fundo *úblic* e os projetos que disputam os </line>
</par>
<par>
<line> ga*tos, o f**anciamento * as dir*ç*** d* p*líti*a *e saúd* mental </line>
<line> no Br*sil, *om **co </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> análi*e do orçamento do governo feder*l, d* 20*1 a 2021, perpassando as gestõ*s dos </line>
<line> seguin*es presidentes: Lula, D*l*a, T*mer * Bolsonaro. </line>
<line> * re*evâ*c** dessa discuss*o *ustifica-se pelo con*exto vivenciado pel* gr*v* crise </line>
</par>
<par>
<line> s*nit*ria, ocasi**ad* p*la pandemi* </line>
<line> d* Covid-19, aliada à c*ise *****ceira q*e se alastra </line>
<line> no </line>
</par>
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<line> país e à c*escente restrição orçamentária do Es**do brasile**o *os gast*s com pol*ti*as s*c**is, </line>
</par>
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<line> o qu* e*idenci** a importân*ia da garantia de fina*ciamento p**li*o *deq*ado para </line>
<line> o </line>
</par>
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<line> Sistema *nico de Sa*de (SU*) e para o fort**ecimento da *ede de atenç*o psicosso*ial, *en*o </line>
</par>
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<line> *m v*sta os inúmeros **p*ctos do </line>
<line> cenári* p**dêmico *a saú*e me*tal da p*pula**o. *essa </line>
</par>
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<line> manei**, torna-** essencial o desenvo*viment* de </line>
<line> *studos e a *romoção </line>
<line> de deba*es que </line>
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<line> poss*bilitem a co*p*ee*são *obre com* vêm s* consolidand* *s **stos pú*licos na política *e </line>
</par>
<par>
<line> saúd* men*al e que via*ilize* </line>
<line> i*en**fica* que interesses dispu*am e*se orçamento, </line>
<line> q*e*tõe* </line>
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<line> aind* *ouco inves*igada* *a áre* *a saúde m*n*al. </line>
</par>
<par>
<line> *r*ta-se de um </line>
<line> estudo bib*iográfico e docu**n*al qu* ut*liz* da*os secundár*os, </line>
</par>
<par>
<line> *as*ando-s* em f***es de dad*s "[...] brutos ou *emi*apidados [...]" (GIL, </line>
<line> 2008, p. 51), em </line>
</par>
<par>
<line> sites e documentos do g*vern* federal, como </line>
<line> os dados </line>
<line> da Plat*forma Datasus, Portar*as </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> Governo Federal * Ministé*io da Saúde, relató*io*, *lém da b*s*a por o*tras pe*quisas </line>
</par>
<par>
<line> r*al*z*d*s sob*e o orçam*nto *a *egur*dade social, </line>
<line> anal*sados a partir *o mét**o </line>
<line> dia**t*co </line>
</par>
<par>
<line> c**tico. </line>
</par>
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<line> O t*a*alho es*á dividido em dua* pa*tes: * pr*meir* ap*esenta "Noções sobre o fundo </line>
</par>
<par>
<line> públ*co", q** </line>
<line> d*aloga com autor*s *arxistas * *presenta os conc*itos gerais *obre o tema </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> sua **portân*ia *a*a a ma*utençã* da *o*iedade *apitalista, embas*ndo a di**ursão s**re </line>
<line> o </line>
</par>
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<line> f*ndo públic*; e * segunda, *ntitulada "*inanciam*nt* e disputa* do fundo *úbli*o *a </line>
</par>
<par>
<line> *olítica *e saúde men*al", co*textualiza a política de saúd* mental e bus*a a*ali*ar </line>
<line> o* </line>
</par>
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<line> interess*s e pro*etos *ue disputam o fundo público e o orça*e*to do governo *ederal </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> âmbito *essa p**ític*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin* PI, v. *9, n. 9, ar*. *8, p. 353-371, set. 2022 </line>
<line> *ww4.*sanet.c**.br/revista </line>
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<line> M. *. M. P. Santos, S. *. B. Pereira </line>
<line> 356 </line>
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<line> 2 *E*ERESNCIAL T*ÓRI*O </line>
</par>
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<line> *.* Noções s*bre o fundo públic* </line>
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<line> Ao discuti* a soc*ed*de c*pitalista to*na-s* *rim*rdial analisar * relaçã* capi*al- </line>
<line> tra*a**o. Para compreender a lógica da manutenção d* tal siste*a, é neces*ário *ntender o </line>
<line> *u* é o f*ndo públi*o, como e*e s* cons**tui * para que/que* ele s* de**ina, pr*n*ipalment* </line>
<line> no *ontexto contemporâneo. Em síntese, o fundo púb**c* pode ser d*f*nido *omo a junção de </line>
<line> trib*tos, contribu*ções, *a*as, l**r*, juros e renda da **rr* apropria**s * ut*l*zados pe*o Es*a*o </line>
<line> em *avor *o capita*. </line>
<line> Por co*seguinte, faz-se neces*ário entender * Estado, ó*gão superior *esponsáv*l pela </line>
<line> in*erferê**ia, regulação e p*ote*ão da vida, q*e pode, no modelo c*pitalista, a*sumir ** papel </line>
<line> mínimo e menos interventor com leis gerais ou apr**riar-*e do *ará*er protetivo, ampliando </line>
</par>
<par>
<line> sua á*ea de i*terferência na </line>
<line> vida individual em p*ol d* de*esa *a vi*a e da pro*riedade </line>
</par>
<par>
<line> privada. **so oc***e princ*palmente por **io *e políticas *úblicas, a de*ender dos inter*sses e </line>
<line> disputas *ntre capit*l e tr*balho. Dessa fo*ma, o Estad* bur*uês, ao isola* as esferas *ública e </line>
<line> privad*, assume a* fun*ões de "[...] criar as condi*ões ger*is ** pr*dução q*e n*o podem ser </line>
<line> as*egu*adas pela [...] classe do**nante; reprimir qual*ue* ameaça das classes domi*adas [...] </line>
<line> g*rantind* qu* a ideologia da *oc*edade continue sendo a da classe *omina*te." (M*N*EL, </line>
<line> 19** apud S*L*AD*R, 2010, p. 41). </line>
<line> Ob**rva-se que, no modelo de *oc*edade capitalista cu*a *lasse dominante é a </line>
<line> bu**u*s*a, o Estado **edomi*antemente atu* em *avor do c*pital. Com i*so, o f*ndo público </line>
<line> funciona como mecanismo útil para o capita* ao *inan*iá-lo p*r *eio de in*es*imentos diretos </line>
<line> e/*u indir**os, com políticas *o*iais, p*incipalment* relaciona*as à ma*utenção * reprodução </line>
<line> da for*a de *r*ba*ho. </line>
<line> Mas, afina*, o *ue é fund* público? Segundo Behr*ng (2010), </line>
<line> O fundo público s* fo*ma a *ar*ir de uma pu*ção compu*sóri* - na forma de </line>
<line> impostos, c*ntr*buições e taxas - da m*is-*alia soci*lm*nte produzida, ou seja, é </line>
<line> par*e do tr*balho excedente que se metamorfos*ou em lucro, jur* o* re*da da terra e </line>
</par>
<par>
<line> que é *pr*priada pe*o E*tado para o des*mpen** d* </line>
<line> *últiplas funções. O fundo </line>
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<line> pú*lico atua na rep*odução do </line>
<line> capital, retornando, p*rt*nto, para *eus segmentos </line>
</par>
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<line> especialmente no* moment*s de *rise; e n* *epr*dução da *o*ça de tr*ba*ho, </line>
<line> a </line>
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<line> *xemplo da i*plemen*a*ão *e po*íticas sociais. [...] O* seja, o fundo púb*ico não se </line>
</par>
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<line> forma - especialm*n*e no *apital*smo *onop*lizado e *aduro - ap*n*s com </line>
<line> o </line>
</par>
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<line> trabalho excedente metam*rf*s*ado *m valor, mas tamb*m com o trabal*o </line>
<line> n*c*ss*rio, *a me**da *m que os tr*bal*adores pagam impos*os direta e, sobretudo, </line>
<line> in**retament*, por meio do con*umo, ***e os impo*to* estão embutidos no* preços </line>
<line> *as mercado*ias. (*EHR*NG, *010, p. 20-*1). </line>
<line> Rev. *SA, Teresina, v. 19, n.9, *rt. 18, p. 353-371, set. 202* www4.fs*net.co*.br/revista </line>
</par>
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<line> Fundo Públ*co e a Política de Saúde Menta*: Análise d* Orçamento do Gove*no Federal </line>
<line> 35* </line>
</par>
<par>
<line> Ass*m, no *ont*xto da soci**ade capitalis*a, tem-se o fundo público f*rmado por </line>
<line> c**tri*uições d* toda a soci*da*e, como o* impost*s de bens e serviços, a* contribuições *e </line>
<line> empr*g**os * emp*egad**es, taxações, dent*e ou**as formas de financiamento, gerido pe*o </line>
<line> Estado e a serviço *a classe dom*nante e do c*pital. </line>
<line> Ademai*, f*z-se neces*ário **mpree*d*r o ter*o mais-valia. De forma sim*l*f****a, </line>
<line> seg*ndo Marx (2017), a mais-*alia po*e s*r compreendida com* o val*r *xcedente produzido </line>
</par>
<par>
<line> pela *or*a de trab*lh* *pro*riada pelo capitalista. *or ex*m*lo, se um </line>
<line> trabalhador e* </line>
<line> 03 </line>
</par>
<par>
<line> hor*s diá*ias de traba*h* </line>
<line> pr**uz o e*uiv*lente ao seu salário, porém sua jornada *e tra*alho </line>
</par>
<par>
<line> são 06 ho*as diá*ias, significa **e o *mpregador/cap*talista se apro*riou das 03 horas </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> trabalh* exce**ntes, aumentando seus lucros * t*ran*o o máx*mo de proveito possível *o </line>
<line> valor de *so da força de traba**o. Ou melhor, * mais-valia é "[...] a expressão exata do grau *e </line>
<line> exploração da força de tr*balho pelo capital ou do *rabalhador pelo capit*lista. [...] *e modo </line>
</par>
<par>
<line> que o op*r*r** *rab*lha *etade da *ornada para si a e </line>
<line> outra metade para o capitalista." </line>
</par>
<par>
<line> (*AR*, 2017. p. 294). </line>
</par>
<par>
<line> À vista disso, *m </line>
<line> c*ngruência com o pensamento d* *rancis** ** O*iveir* </line>
<line> (1*88), </line>
</par>
<par>
<line> B*hring (2018) el**ca quatro *unções *rópria* do *undo público: "[...] o </line>
<line> *inanciamento </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> invest*mento *ap*talista, das polí*icas soc*a*s, da in*raestrutura, e a *emuneração do rentismo." </line>
<line> (BEHRING, 2018, *. 04). Pa*a mai*, é errô*eo a*reditar que *s políti*as *ociais funcionam </line>
<line> ap*nas como um incremento ao* sal**ios dos trab*lha*ores, *la* c*n*rib*e* fortemente c*m a </line>
<line> manutençã* *o capi*al, p**s não apenas *isam melh*res condições d* trabal*o e ren*a, já que, </line>
<line> de acordo com Behrin* (2**8, p. 12) "[...] é cad* vez ma*s difíci* pens*r *ue a política social </line>
</par>
<par>
<line> possa re*ra** * </line>
<line> base social da explo*ação [...] sendo também um *m*ortante *mpulso *ara </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> r*t**ão *o capita* em cont*xto de crise e*trut***l, impul*ionando o consumo a *artir da *nfase </line>
<line> na transf*rênci* d* *enda". </line>
<line> Posto isso, O*iveir* (1*88) discorre que * própri* surgimen*o do capitalismo e*tá </line>
<line> entrelaçado ao fundo púb*ico, visto que foi por meio do *eu financiamen*o que se *ornou </line>
</par>
<par>
<line> p*ssí*el o deslancha* do ca*i*al </line>
<line> primi*ivo. Dessa </line>
<line> forma, faz-se </line>
<line> *e*essári* ente*de* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> transformação *o dinheiro em capit*l no pr*cesso de *om*ra e venda, expressa de a*ordo com </line>
</par>
<par>
<line> *arx (2*1*, 223), p. </line>
<line> em: "M-*-M, conv*rsã* de mercadoria em dinhe*r* re*onversão * </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> di*heiro *m mercadoria.". Como também *m: "D-*-D conversão *e *inhe*ro em me*ca*ori* </line>
</par>
<par>
<line> e reconversão de me*cadoria em dinhei*o" (MARX, </line>
<line> 2017, p. 22*). A partir disso, Ol*veira </line>
</par>
<par>
<line> (1988) rel*t* </line>
<line> ser o fundo públ*co o antival*r qu* </line>
<line> completar*a a eq**ção D-M-D, pois, </line>
</par>
<par>
<line> segundo ele, o *undo, ao sub*idiar * </line>
<line> *iabi*izar expansão *o capital, cria*ia um antivalor a </line>
</par>
<par>
<line> (Anti-D) transform*ndo-se em dinhei*o, ou valor (D), que se transforma em mercadoria (M), </line>
<line> R**. FSA, **resina PI, v. 19, n. 9, art. 18, p. *53-**1, set. *022 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. F. M. P. Santos, S. L. B. Pereira </line>
<line> 358 </line>
</par>
<par>
<line> a mercador*a t*a*sfo*ma-se em dinhei*o (*), e, por </line>
<line> cons*gui*te, o dinheiro volta a ser </line>
</par>
<par>
<line> antivalo* </line>
<line> (-D), resultando em Anti-D-D-M-D\(-D). Ou m*lhor, o *u*d* </line>
<line> público "[...] é </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *nt*valor, menos no sent*do de que o si**ema não m*i* produz val*r, e ma** no sentido de que </line>
</par>
<par>
<line> os </line>
<line> p*e*supostos da reprodução d* val*r contêm, em si mesmos, </line>
<line> os ele*ento* mais </line>
</par>
<par>
<line> fu*dament*is de sua negação." (OLIVEIRA, 1988, p. 19). De tal modo, que Oliveira (1988) </line>
<line> afirm* que o fundo público *e confi*ur* como e*t**tu*a ex *nte e ex post, sendo insubstituíve* </line>
<line> no si*tema capit*lis*a. </line>
<line> P*r *onseguinte, segundo Behring (*010), *o *on*exto **nt*mporâneo de c*pita**smo </line>
<line> mon*polista *m s*u perí*do maduro e em crise, o fu*d* *úblico não é apen*s um *ator ex </line>
<line> ant* ou um fator ex post no proc*ss* de *eprodução do capital, m*s é visto c*mo um fator *n </line>
</par>
<par>
<line> flux no ciclo </line>
<line> de produção real*zaçã* do val*r (D-M-*), promovendo o **vimento *ícl*co e </line>
</par>
<par>
<line> do sistema. *essa forma, de um *ado tem-se a re*artiçã* do exced**te da prod*ção em lucro, </line>
</par>
<par>
<line> juros, re*da da *er*a * fund* pú*lico; do </line>
<line> outro tem-s* </line>
<line> "[...] o retor** de pa*celas d* *undo </line>
</par>
<par>
<line> público na *or*a de *ur*s [...] por *eio </line>
<line> *os m*canismos *a dí*ida </line>
<line> pública." (BE*RIN*, </line>
</par>
<par>
<line> 2010, p. 22). </line>
</par>
<par>
<line> Desse *od*, percebe-se ser p*imordial *o desenvolvi*e*to do capital o </line>
<line> *rocesso de </line>
</par>
<par>
<line> "acumula*ão pri*itiva", resultan*o no que hoje se relat* *omo fun*o púb**co. E no meio </line>
</par>
<par>
<line> *essa *rév*a e </line>
<line> con*ínua </line>
<line> acumu*açã* de r*queza está o incenti*o/*ina*cia**nto d* Es*ado </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> capital. C*m is*o, no pr**esso d* produção de *ercad*ria e *r**ção de valor, estã* **ntid*s </line>
</par>
<par>
<line> custos c**o </line>
<line> os meios d* produção e força de *rabal*o (r*m*nerada *o* *ase no cál*ulo a </line>
</par>
<par>
<line> soci*l), ou seja, o v*lor é resultado não só do cust* de pro*ução, mas s**, da jun*ão *e um </line>
<line> valor a mais ao v*lor d* prod*ção obtido so*ia*mente. Isto é, o valo* compreendido por "[...] </line>
</par>
<par>
<line> **a natureza </line>
<line> de produ*o do trab*lho hu*ano disfa*çada sob o </line>
<line> dinhe*ro é uma </line>
<line> espécie </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> hieróglifo so*ial a *e* *eci*r*d*, *o la*o da ***rência de que se t*ata da relação entre coi**s e </line>
<line> não de uma rel*ção social." (BE*RING, 2010, *. 18). </line>
<line> Vale *estacar que *esmo nos períodos em que p*evalecia o Es**do de Bem-Estar </line>
</par>
<par>
<line> Social - </line>
<line> p*incipalmente no século X* (per**do Pós S*gunda Guerra, com o ca*italismo </line>
</par>
<par>
<line> baseado no mod*lo fordismo-key*esi*nismo), o*de os incentivo* a** gastos públ*cos </line>
<line> receberam aument*s progressivos em países de economia industrial - *s *astos com o capi*al </line>
<line> não foram d**i*ad*s, pel* *ontrário, o investime*to *as políticas sociais apar*cem c*mo </line>
</par>
<par>
<line> financia*ento in*i*eto ao capital, por auxiliar a m*nu*enção da forç* </line>
<line> de *r*balho nec*ssária </line>
</par>
<par>
<line> ao cap**alism*. </line>
</par>
<par>
<line> *s*o é, observa-se *ue junto ao avanço </line>
<line> do </line>
<line> proc*s*o de *ndust**alização também </line>
</par>
<par>
<line> aconteceram t*ans*ormaç*es so*iais q** s* </line>
<line> desdobraram em necessidades individ*a*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresi*a, *. 19, n.9, art. *8, *. 353-371, se*. 2022 </line>
<line> www4.fs*net.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Fu*do Público e a Polític* de S**** Mental: A*álise do Orça*ent* do *overno Federal </line>
<line> 359 </line>
</par>
<par>
<line> co*etiva* *o modo de viver entre as pesso*s, sobretudo em países des**volvid* como </line>
<line> In**a*e*ra, Alemanha, E*tados Un*dos, Fr*n*a e *u*ros, onde **spostas a essas *ec*ssidade* se </line>
<line> deram por meio de diferent*s fo*mas de *e*vi*os sociais desen*o*vidos de ac*rdo com o traç* </line>
<line> *ultura* de cada p***. Pois, de acord* c** Arr**che (*995, p. 12), "[...] se a expli*aç*o para a </line>
<line> orig*m dos programa* sociais está no desenvolv**ento in*u*tri*l, s*a expansão, contudo, está </line>
</par>
<par>
<line> fort*mente associada a traços </line>
<line> da cult*r* nacional." *ssim, o Esta*o, por meio de po*íticas, </line>
</par>
<par>
<line> prog**mas e serviços s*ciais, amplia sua *re* de pr*teção no intuito não só de prot*g*r as </line>
</par>
<par>
<line> camadas menos favorecidas </line>
<line> da soci*dade, c*mo também de ga*a**ir condições p*ra </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> manut**ç*o do siste*a capita*ista, visto *ue: </line>
<line> [...] a din**ica *e *esenvolvime*to d*s p*líticas sociais di* *espeito a um proce*so, </line>
<line> interno à esfe*a estatal, de c*mpatib*li*ação de duas *xigê*cias contraditó*ia*: as </line>
<line> exigências da classe trab*lhador* e as necessidades da acumulação de capital. [...] a </line>
<line> d*nâ*ic* de desenvolvimento das políticas sociais *iz respeit* a uma es**atégia </line>
<line> estatal que busca r*al*zar ao mesmo te*p* a int*gr*ção socia* (concil*ando </line>
<line> interes*e* antagôni**s) e a i*tegração s*stêmica. (AR*E*CHE, 19*5, p. 3*). </line>
</par>
<par>
<line> Contudo, segundo *liveira (19*8), </line>
<line> os recurso* des*inados a essas categorias não são </line>
</par>
<par>
<line> equiva*ent*s, isto é, não foi um </line>
<line> cenário "isomorfo e isônomo", *as um </line>
<line> espa*o *e luta </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *l*sses, de l*ta contra e po* privilégi**. Ou seja, o *u*do pú*lico é marcad* por disputas, *o </line>
<line> qual se *bservam a predileção e o êxi*o da burguesia em a*gar*ar *ecursos. Esse proces*o de </line>
</par>
<par>
<line> "int*rv*nç*o e*tatal" caracterizado pela </line>
<line> de*t*na*ão de rec*rsos às políticas </line>
<line> públ*cas *oci*i* </line>
</par>
<par>
<line> ocasionou o d*fi*it públi*o e, cons**uenteme*t*, a </line>
<line> crise do Es*ado de Bem-Estar Socia*, </line>
</par>
<par>
<line> *ambém chama*a de "crise do pa*rão de *ina*ciamento público", atribui*d* aos ga*tos *ociais </line>
</par>
<par>
<line> a culpa *ela *alha no siste*a, deix**do e* o***cto o *onc*e*o fat*r de estagnação </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> su*erpro*ução - o modelo paradoxal de superlucro e acum*laçã* fr*nte à exploraçã* da forç* </line>
<line> de trab*lho * à l*ta de classes. Em outr*s pala*ras, </line>
</par>
<par>
<line> A crise do Estado-Providência e o ter*o frequentemente é mais associ*do </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> p**dução de bens sociais públicos * menos à presença dos fundos públicos na </line>
<line> estruturaç*o da reproduçã* do cap*tal, *evel**do, *ois, ** indisfa*çável ace*to </line>
</par>
<par>
<line> ideológico </line>
<line> na crítica à crise tem </line>
<line> levado à "crise fiscal *o Estado" [...] devi** </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> dis*uta entre fund*s públicos destinados à reproduç*o do ca**tal e fundo* que </line>
<line> f*nanci** a pro*ução de bens e servi*os sociais pú*licos [...]. (OLIVEIRA, 1988, p. </line>
<line> 1 1 ). </line>
<line> Conco***ante a isso, B**ring (2018) relata a respeit* d* "cultu*a da cris*", ou *eja, </line>
<line> sobre a ideia de que a *rise do capital é uma crise de todo*, e que send* de to**s, toda a </line>
</par>
<par>
<line> socieda*e precisaria se esforçar sacrif*car para qu* esta crise seja sol*cionada. Um dos e </line>
<line> *at**es prepondera*tes à crise seria a fal*a de re*ulaç*o, ou me*hor, a desregulação. Send* a </line>
<line> *rise do capital resul*ado da superprodução ocasion*nd* a superacum*lação o *ue propicia a </line>
<line> Rev. FSA, *er**ina PI, v. 19, *. 9, a*t. 18, p. 353-37*, set. 20*2 www4.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. *. M. P. *antos, *. L. B. *ereira </line>
<line> 360 </line>
</par>
<par>
<line> "l*quidez do capital" (* *eva * c*ise). O que se *em n* realidade é *ma crise cíclica do si*tem* </line>
<line> capitalista *ara a m*n*tenção do próprio, na q*al, d* acordo com Tonet (2004, p. 38), é a "[...] </line>
<line> cr*se le*ad* ao extre*o, quando a so*revivência do *is*ema *xige a dest*ui*ã* da ri*ueza por </line>
<line> ele mesmo produzida [...]". * fa*sa a *isão *e *ue o fin*nciamento p*oposto pe*o fundo </line>
<line> p*b*ico alude e **centiva a equi*aração entre a divi*ão destina*a às **asses em disputa. </line>
<line> No entan*o, para o i**ário neol*b*ra*, a funçã* d* Est*do deveria se re*tringir apenas </line>
<line> "[...] a estabelecer normas a*lic*veis a situações gerai* **ixa*do os *ndivíduos livr*s *m t*do </line>
</par>
<par>
<line> que depende das </line>
<line> circunstâncias de </line>
<line> tempo e l*g*r, [...] quanto mais o Estado \plane*a\, mais </line>
</par>
<par>
<line> difíc*l se t*rna *ara o indivíduo traçar se*s próp*ios p*anos". (HAY*K, 1990, *. 92). Ou seja, </line>
</par>
<par>
<line> d*fen** um Es*ado mín*m* </line>
<line> de *e*s gera*s </line>
<line> que *ossi*ilitem a liberdade de c**a indi*í*uo </line>
</par>
<par>
<line> realizar s*as </line>
<line> escol*as particul*res e </line>
<line> aflor*rem sua criatividade, prim*rdialm*nte *obre </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ec*nomia * o t*abalho. Ne*sa lógica, os ind*víduos teriam a capac*dade *e reali*ar suas </line>
</par>
<par>
<line> própria* escolhas, não sendo profí*ua a int**ferê*cia </line>
<line> *o Estado na esfer* *a vida privada. </line>
</par>
<par>
<line> Ainda, segundo Ha*ek (199*), o *ontrole do Estado sobre ** meios de prod*ção inclina-se a </line>
<line> entravar a sociedade econô*ica. </line>
<line> Dessar**, a tendência ne*li**ral aponta os gas*os sociais res*l*an*es ** in*erve*ção *o </line>
<line> Es*ado com* os re**onsáveis *e*a c*ise do sistema *ap*tal*sta na contem*oraneidade. Porém, </line>
</par>
<par>
<line> essa me*ma tendênci* não tr*z ao palco as *i*cussõe* no que </line>
<line> correspond* à *ntervenção </line>
</par>
<par>
<line> estatal </line>
<line> *o *ncenti*ar e desti*ar recurs*s púb**cos *o c*pit*l, **ontando apenas co*o falha </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> questão d* financiamen*o aos se*viços soci**s, ou melhor, o fundo público *tuar*a "[...] com* </line>
</par>
<par>
<line> press*post* </line>
<line> apenas para o capit*l: *ão se trata, [...] de **duzir o Est*do *m todas as are*as, </line>
</par>
<par>
<line> m*s *pen** naque*as onde a institucionalização </line>
<line> d* alteridade s* opõe a *m* p*ogressão </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> tip* \mal **fi*ito\ do capital." (OLIVEIRA, 1988, p. 25, *rifos do autor). </line>
<line> De*sa forma, observ*-*e que o *stado na soc*ed*de capitalist* atua *m favor *e uma </line>
</par>
<par>
<line> classe domi*an*e - burguesa - e, ne*se co**ext*, o fundo p*blico uti*izad* *m fa*or é </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> capital. O *acrifício de s**tentar e ma*ter o sistema é feito pela clas*e trab*lh*dora *ara </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> gozo d* bur*uesia, visto *ue ao passo e* que as medidas de c*mbate às *rises *o c**ital </line>
</par>
<par>
<line> reduzem os c*st** com o *mprego, a renda * * </line>
<line> consumo, resu*tando no aumentando </line>
<line> d*s </line>
</par>
<par>
<line> desi*ualdade* sociais, amp*iam-se os l*cros do gr*nde capital. *m out*as *alav*as, dura*te a* </line>
</par>
<par>
<line> *ris*s *ão *eduzidos *s in*estidos em </line>
<line> po*íticas sociais, empregos e salários, e em </line>
</par>
<par>
<line> c*ntra*artida é </line>
<line> estimulado o socorro *o ca***al, sendo ampl*ados os recursos do fundo </line>
</par>
<par>
<line> público, destinados ao investimen*o no capital. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FS*, Tere*i*a, v. *9, n.9, art. 18, p. 353-*71, set. 2022 </line>
<line> *ww4.fs**et.com.*r/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Fu*do Público e a Política de S*úde M*ntal: Aná**se do Orçamento do Gov*rno F*deral </line>
<line> 361 </line>
</par>
<par>
<line> 3 *ES*LTADOS E DISCUSSÕES </line>
</par>
<par>
<line> 3.* Financiamen*o e d*sput*s no âmbito da polí*i*a de saúde mental </line>
</par>
<par>
<line> Atua*ment* a saúde é gar*ntida como </line>
<line> um **reito universal de </line>
<line> t odos </line>
<line> o* *ida*ãos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> dever *o Es*ado, cons*grada na Co*stituição Fed*r*l de 198*, ap*s um longo proc*sso *e </line>
<line> l*t*s e *obilizaçõ*s da socie*ad* civ*l orga*iz*d*, sobretudo como resultado do Movimen*o </line>
<line> d* *efo*m* Sanitária brasi*eiro. Cabe *essalt*r que, ao ser compreendida enquanto política </line>
</par>
<par>
<line> *ocial, a saúde está s*tuada "[...] em </line>
<line> uma arena *e disputas *n*re p*o*etos societári** </line>
</par>
<par>
<line> con*li*uos*s, conformado* por *istint** intere**e* de classe e </line>
<line> concepções de mundo </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> sociedade [...]" (PEREIRA, 2**0, p.73). </line>
</par>
<par>
<line> Dessa *orma, *á proje*os que estão em *onstante *on*ron** e disput*m poder p**ítico, </line>
<line> financiamento e a dire*ão da política de s*úde no país. De um lado, *e ac*r*o com Bra*o </line>
</par>
<par>
<line> (2006), têm-se os </line>
<line> projetos refor**s*as, que *efen**m a presen*a obr*gatória do Esta** *a </line>
</par>
<par>
<line> g*rantia *a s*úde en*uanto </line>
<line> direito * part* *e um sist*ma de proteção *oci** uni*e*sal; * de </line>
</par>
<par>
<line> outro, projetos alinhados aos i*ter*ss*s d* capita*, </line>
<line> *o* </line>
<line> *e*taque para a ofen*iva do </line>
</par>
<par>
<line> neolibera*i*** - q*e *stá </line>
<line> pau*ada na p*lítica de ajuste fi*cal e na priva*iz*ção, tendo como </line>
</par>
<par>
<line> principais tendê*cias a contenção dos *astos com racio*a*iz*ção de oferta * descentralizaçã* </line>
<line> administra*iva co* isenção d* *esponsabilid*d* do po*er c*ntral (PERE**A, *020). </line>
<line> No campo *a saúde men*al, n* i*te*ior do pro**to refo*mista, ar*ic*lam-se as luta* e os </line>
<line> prin*ípi*s da *eforma S*nitária com a Reforma Psi*uiátrica e* sua perspect*va </line>
<line> *ntiman*comial, que tem *o seu c*rne a d*fe*a d*s dire*tos huma**s, o cuida*o comunitár*o e </line>
<line> em liberdade e, para ta*to, *egundo Y*sui (20*6, p.158), *ema*dam "[...] a cons*ruç*o de um </line>
</par>
<par>
<line> novo *uga* soci*l *ara * l**cu*a, por *e** da t*ansforma**o d* seu imaginário soci*l * </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> suas r**ações *om a so**edade". </line>
</par>
<par>
<line> No contexto de *vanço e gar*ntia de dir*itos, elenca-se a *ei n* *0.216 de 06 de abril </line>
<line> de 2001, que garant* a p**teção dos direi*os da p*ssoa com *ranstorno m*ntal e redireciona o </line>
<line> mode** a*sistenci*l em saúde men*al, com um incen*ivo ex*ressivo na criação d*s Centr*s *e </line>
<line> At*nção Psicossocial - CAPS *m to*o Bra*il, como p*de se* vis*o na i*agem a seguir: </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina PI, *. 19, n. 9, *rt. 18, p. 353-371, *e*. 202* </line>
<line> www4.fsanet.c*m.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. F. M. P. Sa*tos, S. L. *. *e**ira </line>
<line> 362 </line>
</par>
<par>
<line> Imagem 1 - Sér*e histórica da exp*nsão *os Ce*tros de Atenção Psicos*ocia* - </line>
<line> CAPS - Brasil </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Mini*tério da Saúde, Da*o* da Rede de A*enç*o Psic*sso*ial (RAPS) *o Sistema *nico de </line>
<line> Saúde (SUS), 2*21. </line>
<line> Percebe-se que, princi*alme*te nos primeiros *uinze anos do século *XI, houve um </line>
<line> a*a*ço nos s*rviç*s que com*õem o S*S e, consequen*emente * RAPS. O nú*ero de CAPS </line>
<line> em suas *ária* modal*dades ampliou-se *m todo país com* *oi observado na im*gem. </line>
<line> Enquanto os CAPS er*m hab*lit*dos e cresciam exponencialmente, principalmente </line>
</par>
<par>
<line> entre 2001 a </line>
<line> 201*, a quant*dade de l*i*os no SUS em Hospitais Ps*qu*átrico* pelo pa*s </line>
</par>
<par>
<line> decr*s*ia, já qu*, *m 2002, </line>
<line> tinham-*e 51.393 le*t*s e, em 201*, apenas 25.988 l*itos. Isso </line>
</par>
<par>
<line> revela que o g**er*o f*deral, nesse pe**odo, passou a fi*anciar *ais *ropost*s de cuidado de </line>
<line> base terri*ori*l e co*u*itár*a, *in*lizando uma mud*nça na assistência à saúd* *en*al no </line>
<line> âmbi*o do SU* no p*ís, alinhada ao* princ*pios re*orm*stas *ntimanicom*ai*. </line>
<line> Contudo, p*rc*be-se que *s increm*ntos a*s CA*S não aument*m de *cord* c*m o </line>
<line> aumento populacional e das d*mandas de saúde menta* com* pode ser obser*ado na imagem </line>
<line> a seguir, que t*at* sobre os recursos des*inados aos CAPS nos *nos de 2003 a 2020: </line>
</par>
<par>
<line> R*v. *SA, Teresina, v. *9, n.*, art. 18, p. 353-37*, se*. 2022 </line>
<line> www4.fsa*e*.co*.br/r*v**ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *undo Pú*lico * a Política de Saúde Mental: Aná*is* do Orçame*to *o Governo Federal </line>
<line> 3** </line>
</par>
<par>
<line> *m**em 2 - I*c*emento *nu*l de CA*S - Bra*il - 2003-2020 </line>
</par>
<par>
<line> F**te: (*ES**ST*TUTE, 2021, p. 28). </line>
</par>
<par>
<line> *bser*a-s* incre*entos expressivos n*s anos de 2*06 e 2012. Em ger*l, de 2003 </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> 2016, ano* de imple*ent*ção *os dispositivos da Reforma Psiquiátr*ca, tem-se oscilações nos </line>
<line> recurso* dest*n*dos a esses s*rviços *úblic*s, no e*tanto, a par**r de 2017, quando a ofen*iva </line>
</par>
<par>
<line> neolibera* ganha </line>
<line> fo*ça e se instala no pa*s, o valor destinado aos CAPS d*minui </line>
</par>
<par>
<line> ex*o*e*cialmente. </line>
</par>
<par>
<line> *ive-*e um m*mento de pan*emia, de au*e*to da desigualdad* social, econô*ica e </line>
<line> c*ltural, o que pro*icia u*a m*i*r c*anc* *e **oecimento popu*acional, princi*alment* o </line>
</par>
<par>
<line> desenv*l**mento </line>
<line> de transtornos men*ais. E o que se percebe é </line>
<line> um </line>
<line> *esfin*nc*amento dos </line>
</par>
<par>
<line> dispositivos da política de saúde mental que p*i*am (ou deve*iam *rez*r) pelo* p*in*ípios d* </line>
<line> Reforma Psiquiátrica. </line>
<line> E* sín*ese, v**ifica-se qu* no pe*íod* de 2*01 a 2010 houve *rescimento nos gas*o* </line>
<line> públicos destinados à polí*ica de saúde *ental, to*a**a, mesm* em 20*0 passa a ocorrer um* </line>
</par>
<par>
<line> redu**o desse o***mento, princ*pal*ente a parti* de 2016, como </line>
<line> aponta *liveira (2017, p. </line>
</par>
<par>
<line> 200): </line>
<line> "[...] os recu*sos a partir de 2010 * t*ndência foi decrescente, *om queda em 2014, </line>
</par>
<par>
<line> *eque*a re*uperaç*o em 2015, fechan*o 2016 com queda acentuada (*,*%) [...]". I*s* i*ustra </line>
</par>
<par>
<line> o jogo </line>
<line> *os pr***tos e* disputa, *m que, a p*rtir d* 2016, *icam *a*a </line>
<line> ve* mai* polarizada </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> competição pelo fund* *úblico. Observa-se a ampli**ão do espaço das forças conservadoras e </line>
<line> privatistas na age*d* pol*tica do governo federal, que vã* disputar o f*nanc*ament* de**as </line>
<line> verb*s da polí*ica *e sa*de mental, r*di*ecionando-as a **delos de base as*lar. </line>
</par>
<par>
<line> É importante deixar claro qu* mesmo com *ssa </line>
<line> gradativa mudança *o mod*l* </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> assistência à saúd* mental n* Brasil, a* bases de d*is *odelos a*tagô*icos ainda disp*tam </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. *9, n. 9, ar*. 18, p. 353-*71, *et. *022 ww*4.fsa*et.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. F. M. P. Sa*tos, S. L. B. Per*i*a </line>
<line> 364 </line>
</par>
<par>
<line> espaço e nos úl**mos anos percebe-se o desacelerar da i**lem*ntação de C*PS * *rescimento </line>
<line> d* ala man**omial. Sobre isso, o Painel S*ú** Mental: 20 *nos da Lei *0.2016/01, do </line>
<line> *e*institute, aponta que: </line>
</par>
<par>
<line> Desde início do m*nitoramento da série, no a*o de 2*03, nunca * **vest*mento o </line>
<line> voltado à expansão de *APS no *rasil foi tão baixo como no triênio 2*18-2020. Em </line>
<line> prejuízo de*ses disp**itivos, considerado* fundament*is *ara o funcionamento da </line>
<line> RAPS, parece ter *a**do um red*recion*m**to d* prioridad*s por *arte das gestões </line>
</par>
<par>
<line> do </line>
<line> Ministér*o da Saúd* no **rí*do ana*isado (DESINSTITUTE, WEBER (or*), </line>
</par>
<par>
<line> 2 0 2 1 , p . 2 9 ). </line>
<line> Pa** qu* as polít*cas públicas s*jam de*en*olvidas, p*e*isam de um* f*n*e de recurs*s </line>
<line> para a sua efetivação; **ssa *orma, uma parcela do fund* pú*lico é dest**a*a ao </line>
<line> **n*ncia*ent* dos ga*t*s sociais, determinand*, assim, os cu*tos *o* essas pol*tica*. Nesse </line>
<line> senti*o, a políti*a de saúde me*ta* está contida no conjunto da* polític** sociais, tendo *e* </line>
</par>
<par>
<line> financiamento firmad* </line>
<line> no âmbit* *o SUS, que é integ*ante da seguridade social. Exemplo </line>
</par>
<par>
<line> *isso são o* incen**vos fina*ceiros *ispo*t** em várias Portar*as, co*o a n* 3.08*/2011 e a nº </line>
<line> 3 .5 * 8 / * 0 * 7 . </line>
<line> Nos últimos anos, p*incip**m*nte a partir de 2014, tem-se presenciado o ostensivo </line>
</par>
<par>
<line> r*direciona*ent* do fundo públic* a* cap**al. *e*ifica-*e a presença da força do </line>
<line> cap*tal até </line>
</par>
<par>
<line> em gestões de governos p*ogres*istas de e*q**r*a, c*m* </line>
<line> d* </line>
<line> ex-presidente Lula e </line>
<line> da e*- </line>
</par>
<par>
<line> *res*dente *ilma Rou*seff, consi*erando *ue nes*e período obse*vou-se ampliação a </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> pres*nça do </line>
<line> te*ceiro *etor e incentivo à "*efilantropi*ação d*s *olíti*as p***icas", como o </line>
</par>
<par>
<line> ana*isam Bosche*ti e Behrin* (2006). </line>
<line> Nesse cenário, a* Organiz*ções Não *overnamentais (ON*\s) ganham cada vez mais </line>
</par>
<par>
<line> es*aço *os serviços s*ciai* públicos, *as*an*o a *er "[...] participação social e </line>
<line> de*isão </line>
</par>
<par>
<line> po*ítica, e a tr*nsferên*ia de recurs*s públicos, s*bretudo orçamentário*, para organizaç*es da </line>
<line> *ociedade c*vil implemen*arem s*rviç*s até então **b gest*o estatal." (G*IMARÃES, *02*, </line>
<line> *. 109). Com *sso, há re*ração do E*tado nas políti**s públicas e ampliaç** do fundo público </line>
<line> aos interesses *o cap*tal. </line>
<line> A pa*tir do an* de 2016, *om * *roces*o de impeachm*n*, ho*ve **ior adesão dos </line>
</par>
<par>
<line> intere*se* dos proj*tos priv*tistas de *ase neoli*eral nas agendas do governo federal </line>
<line> para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *olítica ** saúde. Destaca-se a *me*da Constit*cional n* 95, de 15 *e dez*mbro de </line>
<line> 2016, </line>
</par>
<par>
<line> apr*vad* </line>
<line> *uran*e o g*ve*no Te**r, que congela os gasto* </line>
<line> *úblicos por 20 </line>
<line> anos (BRA*IL, </line>
</par>
<par>
<line> 2016). Ai*da va** sali*ntar a p**mul*ação da Resolução nº 32 da C**issão Intergest*res </line>
<line> *rip*rti*e, de 14 de dezembro de 2017, como també* a Portaria ** 3.588 de 17 de *ezemb** </line>
</par>
<par>
<line> de *01*, **e </line>
<line> incentiv*m a </line>
<line> a*pliação dos leitos *s*quiátricos em Hospi**is G*rais * *as </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Tere*i*a, v. 19, n.9, art. 18, p. 353-371, set. 20** </line>
<line> www*.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Fundo Públic* * a P*lí*ica de *aúde *e*ta*: *nálise do *rç*men*o do Go*er*o Federal </line>
<line> *6* </line>
</par>
<par>
<line> Comun*dade* Terapêuticas (**s) no âmbit* da RAPS, mes*o com as gra*es denúncias </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> viola*ão de direitos *um*nos </line>
<line> *presentadas no Relató*io da Inspeç** Nacional em </line>
</par>
<par>
<line> Co***idades Terapêutic*s - 2017, fe*to pelo Consel** Federal d* P*i*o*ogia e M*n*stério </line>
<line> *ú*lico F*dera*. </line>
</par>
<par>
<line> Esse contexto </line>
<line> ass*nal* *ma sér*e de desmonte* e </line>
<line> ataques sofridos </line>
<line> que afetam </line>
</par>
<par>
<line> *iretamente os </line>
<line> disposit*vo* da RAPS em sua perspe*tiva de c**dado, **seada na Refo*ma </line>
</par>
<par>
<line> Psiqui*tri*a antim*nicomial, que *ão a*rava**s *m 2019 co* o in*cio d* governo Bolso*aro. </line>
<line> Nessa direção, assinala-s* a pu*lica*ão do De*reto nº 9.761, em 1* de abril d* 2019, </line>
<line> a*rovando um* "nova" Polít**a N*c*onal *obre Drog*s (*NAD), *ue pr*ma pela a*s*inênc*a e </line>
</par>
<par>
<line> r*pressão às drogas excl*i a propo*ta e </line>
<line> da redução de da*os aos cui*a*os da pessoa com </line>
</par>
<par>
<line> t**nst*rno *ental deco*ren*e </line>
<line> do us* de álcool, crack e *utras drogas. Com </line>
<line> isso, a PNAD </line>
</par>
<par>
<line> pas*a a pertencer à pas*a do Ministério da Cidadania e a ser discutida int*rmin*steria*mente, </line>
</par>
<par>
<line> gerand* in*lusive indefiniçã* em rel*ção ao financiamento d** CTs </line>
<line> q*e, muitas vezes, </line>
</par>
<par>
<line> p*ssam a receber *r*amento *uplo, das pastas da *aúd* e a assistência so*ial, e se* a devida </line>
<line> fiscalização em relação a *sses repasse*. </line>
</par>
<par>
<line> **gundo o Re*ató*io de Gestão *019 do Ministério da *a**e, o núme*o </line>
<line> de le**os </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> saú*e mental e*a de 1.**2 le*tos; e o núm*ro ** CAPS totalizava 3.166 *stab*lecimentos até </line>
<line> abril *e 2021, ma*tendo-s* apa*entemente um cresci**nt* progressivo dos dispositivos </line>
<line> guiados pela Reforma Psiquiátri*a. Apesar disso, *a realidade da polític* de saúde, ob*erva-se </line>
</par>
<par>
<line> uma qued* na l*nh* de evolução </line>
<line> *os serviços de </line>
<line> base que primam pelo cuidado com </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> perspectiva da Reforma Psiquiátr**a como as Equip** do N**le* de Apoi* à Saúde da Famíli* </line>
<line> (eN*SF) e a* *qu*pes de Cons*ltório n* *ua (eC*), nos *l*i*os a*os (*RASIL, *01*). </line>
<line> N*sse se*tido, pode-se visualizar a linha de *ueda nos ser*iços gu*ados pelos </line>
</par>
<par>
<line> p*incípios *emocráticos com os seguinte* </line>
<line> da*os: de acordo </line>
<line> co* o Da*asu*, a* </line>
<line> eN**F (em </line>
</par>
<par>
<line> suas *rê* modalida*es), em ma*ço de 201*, somava-se um t*tal de 4.5*3 equipe* h*bilitadas </line>
<line> em *odo o país; e em ma*ço de 2**8 chegou ao *otal de *.591 equipes em todo o terri*ó*i* </line>
<line> nacion*l, porém, em *bril de 2021 as eNAS* *ot*lizam *pe*a* 158 e em março de 2*22 *avia </line>
<line> s**ente *43 *NASF ha*ilitadas em *íve* *e Brasil. Seguindo *ssa lógica, as *CR (em *uas </line>
<line> **ês modalida*es), em mar*o *e 2*16, total*za*a* 148 equ*pes habi*itadas *o Br*sil; </line>
<line> che*ando a 187 equipes em março de 2018; *á em *bril de 202* resu*ta* s*mente 1* e, *m </line>
<line> m*rço d* 2022, a*enas 13 eCR habilitadas no território nacional. </line>
<line> É na atenção *á*ica qu* se pode c*nhecer a pop*lação us*ária, ampliar a cobertura dos </line>
<line> s**viços, p*omover *aúde e prev***r *s risco*. O seu desfin*nciam*nto significa *nfraquec*r, </line>
</par>
<par>
<line> precarizar e reduzi* a polític* d* saúde pública, de forma ge*ar consequ*ncia* drásticas na a </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sina *I, v. 1*, n. 9, *rt. 18, p. 353-371, set. 2022 www4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. F. M. *. *an*os, S. L. B. Pereira </line>
<line> 36* </line>
</par>
<par>
<line> atenç*o à saúde em *ivers*s *íveis, apesar do des*inan*iamento *ting*r di*etamente a ate**ão </line>
<line> b*si*a à s*úde, já *ue as *ed*s de *aúde *tuam de forma interli**da e crescente. A escas*ez e </line>
</par>
<par>
<line> at* mesm* falta de at**dimento *rim*r** pode *evar ao po*t*r**r aume*to da* </line>
<line> *ema*das *e </line>
</par>
<par>
<line> atenção tercia*ia, o que el*va os cu*t*s com a s*úde * com poss*b*lidade de ri**o de morte. </line>
</par>
<par>
<line> *s*im, *erc*be-se o processo de redirecio*a*en*o d* </line>
<line> parce*a do fund* púb*ico </line>
</par>
<par>
<line> destinada às *olítica* pública* sociais, nos ú*timo* an*s, principalment* após o processo de </line>
</par>
<par>
<line> **pea*hment em 2016 e o resultado d*s e**içõe* </line>
<line> de 2018, exemplo a </line>
<line> da publi*açã* *a </line>
</par>
<par>
<line> Portaria nº </line>
<line> 2.979 *m 2019, que dispõe *e um </line>
<line> novo model* </line>
<line> de financi*mento *a aten**o </line>
</par>
<par>
<line> básica e *rimaria </line>
<line> em saúd*. Iss* indica ma*s um* *ez u** predileção do fun*o públi*o </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> *rojeto p*ivati*t*, visto a ****ção do incenti*o a servi*os qu* a*uam no t**ritór*o dos usu*rios, </line>
</par>
<par>
<line> primando pelo cuidado em comunidade </line>
<line> * na famí*ia, r*sp**t*ndo as particulari*a*es </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> incentivando a emancipação. </line>
</par>
<par>
<line> Portanto, nos governos Temer e Bolsona*o, obs*r*a-*e a ampl**ç*o dos rec*rs*s </line>
<line> f*d*r*is destina*os a RAPS para serviços que possuem característi*as de cu*d*do em reclusão </line>
<line> (principa*mente no que t*nge **s *ecursos de*tin*dos a CTs), o que **plic* u* incentivo ao </line>
<line> mod**o *e (*es)cu*dado manicomial. </line>
<line> S*bre is*o, no ano de 201*, os r*cursos d*stinad*s aos servi*os da RA*S somara* R$ </line>
<line> 33 milhões de reais; em 2019 o i*cent*vo foi de R$ 97 m*l**es (BRA*IL, 2020a); e em 2020, </line>
<line> *isto a necess*dade de ampliar as ações e* saú*e por conta dos de*dob*am*ntos da p*ndemia </line>
<line> de Covid-*9, o financ*am*nto *hegou a R$ 1.*10.*24.*24,20 (BRASIL, 2020b). Já em *021 * </line>
</par>
<par>
<line> inve*timent* n*s serviços da RAPS foi </line>
<line> de ce*ca de R$ 57 *il*ões (B*A*IL, 2021a). Em </line>
</par>
<par>
<line> cont*apartida, *uando se detal*a o fi*anciamento particu*ar de cada disp*sitivo, obse*va-se a </line>
<line> s*guinte comparaç*o: no ano *e 202*, enquant* pa*a o co*junto de toda* ** modalidade* de </line>
</par>
<par>
<line> CAP* foram d*stinados R$ </line>
<line> *9.225.578,00; os recurs*s des*inad** às CTs for*m de R$ </line>
</par>
<par>
<line> *00.000.000,00 (BRASIL, 2019*). E, em *ezembro d* 2*21, foi *nun*i*do * inves*imento de </line>
<line> R$ 90 mil*õ*s por ano às CTs (BRA*IL, 202*b). Isso significa maior i*cen*ivo finan*eiro a </line>
</par>
<par>
<line> *erviço* que seguem </line>
<line> * lógica pr*vatista, e* desacordo co* os princípios da Reforma </line>
</par>
<par>
<line> Ps*quiátri*a. </line>
</par>
<par>
<line> A*ém disso, perc*be-se a divisão *ntre os serviços e usuários das CTs e CAPS (AD), </line>
<line> onde "[...] *s primeiras ficarão encar*egadas de um público mais *eleto, [...] o SUS ficará </line>
<line> encarr*gado do públic* r*fratário, qu* t**de a apresentar respo*tas limi*adas, requerendo </line>
</par>
<par>
<line> *a*or i**estimen*o do* profiss*onais do serviço na *tenção psico*so*ial." (**IMA*Ã*S, * </line>
<line> 2***, p. 112). Essa dis**ridad* n* divisão dos re*ursos f*rtal*ce as modal*d*de* *e *erviços </line>
</par>
<par>
<line> g*ridas pel* t*r*eiro *etor * qu* prima* pelo is*lame**o e a *eligiosidade, o qu* *a*s </line>
<line> u* * </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*in*, v. 19, *.*, ar*. *8, p. 353-371, set. 20*2 www4.fsanet.*o*.br/*evis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F*ndo *úblico e a Polít*ca de *aúde M*n*a*: An*lise do Orça*ento do Governo Federal </line>
<line> 367 </line>
</par>
<par>
<line> v*z pr*move a efetiva*ão da *roposta conservadora e neolibe*al do g*verno na *ua*, de </line>
</par>
<par>
<line> acordo com Cepêda (20*8), o* ideais </line>
<line> do liberalis*o econômico s* juntariam aos valores </line>
</par>
<par>
<line> *radici*n*is. </line>
</par>
<par>
<line> Ainda segundo o Re*atório da Ins*e*ão Na*ional em Comun*dades T**apêu*ic*s </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> 2017, mai*ri* dess*s *sta*el*cimentos são li*a*os * *ntidade* *eli**osas que prima* pela a </line>
<line> re*lu**o, a abst*nção, o *orali*mo e a religiosidade como forma de atender aos usuários. A </line>
</par>
<par>
<line> pre*en*a de***s inst*tuições está cada v*z **is fo*t*, v*sto que, *o pe*íodo ele*toral </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> posterior às elei*õ*s, "[..] *s s*nalizaçõe* de Bolsonaro foram fo**es e* d*reçã* ao se*mento </line>
</par>
<par>
<line> e*angél*co, que, </line>
<line> além de expressivo d*m*grafic*ment*, pode ser, em *oa m*did*, ali*hado </line>
</par>
<par>
<line> eleitor*lm*nte [...]" (*LMEIDA, 20*9, p. 205). </line>
</par>
<par>
<line> A*nd* como resultad* das eleições de </line>
<line> *018, observa-s* * crescimento *a bancada </line>
</par>
<par>
<line> evangélica, que teve um aumento para 84 dep**ados federais e para 7 senad*res (A*ME*DA, </line>
<line> 2019), am*liando no gover*o federal a c*amada "BBB", ban*ada da "bíblia, boi e bala". </line>
</par>
<par>
<line> Esses *egmento* vêm s* articulando e ganhand* força </line>
<line> na agend* *olítica e </line>
<line> *a di**uta pelo </line>
</par>
<par>
<line> fu**o público, inclusiv* no âmbito da *olít*ca de *aúde *ental. </line>
<line> Assim, a *o*í*ica *e sa*de mental enco*tra-se *ada vez mai* permeada por *onflit*s e </line>
</par>
<par>
<line> interesses d* merca**, influenciada pela tendên**a n*oliber*l d* ações *ocalizadas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> segrega*as, sobretudo no que tang* ao a*endi*ento ao* usuários de substâncias *si*o*t*vas. O </line>
</par>
<par>
<line> financiamento passa a privile*iar u*a *ssistên*ia qu* redireciona a saúde *ental </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> *emanicomização, aume*t*nd* * segrega*ão social e im*actando nos dire**os sociais dos </line>
<line> suj**t*s que se encontram à margem da sociedad* produtiva, *a medida em que * ampliação </line>
<line> com o* ga*tos sociai* relacio*ados à *aúde men*a*, *ais *ue um incremento à *ubs*stência da </line>
</par>
<par>
<line> forç* *e trabalho, é uma transferê*cia *** inter*s*es e à manutenção do *apita*, indic*ndo </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> desconstrução dos ideais postos pela Reforma Psiquiátrica de at**dimento universa*, i*tegral, </line>
<line> des*entralizado, te*ri*ori*l: p*utado na lóg*ca da defe*a dos dire*tos humano* e da l*berdade. </line>
<line> 4 CONSI*ERAÇÕES FINAIS </line>
<line> Foi possível analisar a saú*e m*nta* imbricada como me*o de **ter*enção do Estad* </line>
</par>
<par>
<line> em fo*ma </line>
<line> de política p*blica, *endo-se, de </line>
<line> um lado, a luta d* *ovim*nto de *eforma </line>
</par>
<par>
<line> Sa*itár*a e o Mov*mento de Reforma Psiqui**rica, q*e defendem uma conce*ção de s*úde </line>
<line> c*mo dire*to universal garantido pelo Esta*o; do outro, forças de mer*ado *ue pr*ssionam o </line>
<line> E*tado a *inguar suas ações, rep*ssando suas falh** par* * *ociedade civil e incentivando a </line>
</par>
<par>
<line> terc*irização dos </line>
<line> s*rviços e a m*rcan*ilização da saúde. C*m isso, as *isputas pe*o *und* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina PI, v. 19, n. *, ar*. 18, p. 35*-371, set. 2022 </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/*evist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. F. *. P. Sant*s, S. L. B. Pereira </line>
<line> 36* </line>
</par>
<par>
<line> p*blico *o financ*ament* são cada vez ma*s freque**es. A* ações do atual govern* Bolsonaro </line>
<line> apont*m para a ap**xima*ão da ót**a ho*pit*locêntric* * da rema*icomiza**o no </line>
<line> (de*)cuida** em saúde m*ntal. </line>
<line> Logo, na a*ualidade *rasi**ira, o modelo *e *o*erno *ige*te tende gradativa*ente a </line>
</par>
<par>
<line> subtrair as *ções de proteçã* social. O projeto privatista de saúde é cada v*z *ais </line>
<line> forte </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> presente, o q*e *oloca em risco o texto da Constituiçã* Cida*ã, **e pr*v* a *aú*e c*mo *m </line>
<line> direito de todos e de*e* do *stad*. São crescentes os embates pelo financ*am*nto entre o </line>
</par>
<par>
<line> projeto emancipatório * o da lógi** de mercado, em **e o fundo pú*l*co </line>
<line> é </line>
<line> cad* vez </line>
<line> mais </line>
</par>
<par>
<line> ut*liz*do em benefí*io do cap*tal. </line>
</par>
<par>
<line> N* *olítica de *aúde m*ntal, o re*ulta*o d*ssa d*sput* revela res*uícios d* *aradi*ma </line>
</par>
<par>
<line> manicomi*l de is*l*mento e violação dos *ir*itos </line>
<line> hu*anos, p*incipalment* d*s segmentos </line>
</par>
<par>
<line> que </line>
<line> s* *nc*n*ram à ma*ge* d*s padrõe* normativos, ocorrend* de maneira </line>
<line> cada **z </line>
<line> *ais </line>
</par>
<par>
<line> **e*uen*e. A lóg*ca do ma**cômio ganha </line>
<line> novas roupa*ens em forma </line>
<line> d* es*ímulo </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> centralidade </line>
<line> em mo*elos espe*ia*izados e hos*it*loc*ntrico*, como t*mbém a forma </line>
<line> de </line>
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<line> distan*iam*nto *ocial e*iste*te em parte *onsi**rável *as Comu*idade* Tera*ê*ticas. Ass*m, </line>
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<line> p*rcebe-s* um movi*ento contraditório em </line>
<line> que se amplia* a* de**e*as e se *ragili*am </line>
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<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 3) ela*oração do rasc**ho ou na r*visão crít*ca do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
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<line> X </line>
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