Ranking Analysis of Production Engineering Courses Against Industry 4.0 / Análise de Ranking dos Cursos de Engenharia de Produção Frente à Indústria 4.0

José Geraldo Basante, Márcia Terra da Silva, Luis Antonio Mendes de Mesquita Araujo

Resumo


In the midst of changes related to Industry 4.0, the preparation of engineers is essential. Thus, this paper aims to point out the effectiveness of evaluation instruments of Brazilian universities or courses to portray the adequacy of production engineers' training to the needs of production methods for Industry 4.0. This paper analyzes two systems: the ENADE, an official evaluation of higher education, and the RUF, a university ranking applied by a large Brazilian newspaper. ENADE intends to evaluate the absorption of specific program content in accordance with national guidelines, in addition to the assessment of general knowledge related to contemporary issues of social and economic impact; it is mandatory and applied throughout the National territory. The RUF is an annual assessment of Brazilian higher education and is subdivided by institutions and courses. As a result, it was identified that the joint application of these two systems promotes a reading of the adequacy of the courses to industry 4.0.

 

Keywords: Evaluation. Effectiveness. Ranking. Brazil.

 

 

RESUMO

 

Em meio às mudanças relacionadas à Indústria 4.0, a preparação dos engenheiros é essencial. Assim, este trabalho tem como objetivo apontar a eficácia dos instrumentos de avaliação das universidades ou cursos brasileiros para retratar a adequação da formação dos engenheiros de produção às necessidades dos métodos de produção para a Indústria 4.0. Este artigo analisa dois sistemas: o ENADE, avaliação oficial do ensino superior, e o RUF, ranking universitário aplicado por um grande jornal brasileiro. O ENADE pretende avaliar a absorção de conteúdos programáticos específicos de acordo com as diretrizes nacionais, além da avaliação de conhecimentos gerais relacionados a questões contemporâneas de impacto social e econômico; é obrigatório e aplicado em todo o território nacional. O RUF é uma avaliação anual do ensino superior brasileiro e é subdividido por instituições e cursos. Como resultado, identificou-se que a aplicação conjunta desses dois sistemas promove uma leitura da adequação dos cursos à indústria 4.0.

 

Palavras-chave: Avaliação. Eficácia. Classificação. Brasil.

 


Referências


BONILLA, S. H et al. (2018). Industry 4.0 and sustainability implications: A scenario-based analysis of the impacts and challenges. Sustainability, 10(10), 3740.

CARVALHO, L. D. A; TONINI, A. M. (2017). Uma análise comparativa entre as competências requeridas na atuação profissional do engenheiro contemporâneo e aquelas previstas nas diretrizes curriculares nacionais dos cursos de Engenharia. Gestão & Produção, 24, 829-841.

Como é feito o Ranking Universitário Folha. RUF, 2019. Disponível em: . Acesso em: 17 de mar.de 2021.

COŞKUN, S; KAYIKCI, Y; GENÇAY, E. (2019). Adapting engineering education to industry 4.0 vision. Technologies, 7(1), 10.

EROL, S et al. (2016). Tangible Industry 4.0: a scenario-based approach to learning for the future of production. Procedia CiRp, 54, 13-18.

FERREIRA, P. J. G et al. (2020). INDÚSTRIA 4.0: MODELO DE ENSINO PARA FORMAÇÃO DE ENGENHEIROS DE PRODUÇÃO. Revista de Ensino de Engenharia, 38(3).

INEP Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira, Resultados ENADE 2019, Conceito ENADE e IDD 2019, Brasília, outubro 2020. PowerPoint Presentation (inep.gov.br).

LUKMAN, R; KRAJNC, D; GLAVIČ, P. (2010). University ranking using research, educational and environmental indicators. Journal of cleaner production, 18(7), 619-628.

LACIOK, V., Sikorova, K., Fabiano, B., & Bernatik, A. (2021). Trends and Opportunities of Tertiary Education in Safety Engineering Moving towards Safety 4.0. Sustainability 2021, 13, 524.

MAŘÍK, V. (2016). Průmysl 4.0: výzva pro Českou republiku. Management Press.

MIQUILIM, D; DA SILVA, M. T. (2019). The teaching of innovative entrepreneur engineers: key factors that contribute to teaching-learning processes and university management. The International journal of engineering education, 35(5), 1480-1492.

MOSAVI, A; OZTURK, P; CHAU, K. W. (2018). Flood prediction using machine learning models: Literature review. Water, 10(11), 1536.

SAHMAN, H et al. Survey of Engineering Students' Cognitive Level of Industry 4.0.

WIECHETEK, Ł; PASTUSZAK, Z. Academic social networks metrics: an effective indicator for university performance?. Scientometrics, p. 1-21, 2022.

SCHISLYAEVA, E. et al. Integrated Estimation of a Cyber-Physical System’s Sustainability. Energies, v. 15, n. 2, p. 563, 2022.

DECUYPERE, M; LANDRI, P. Governing by visual shapes: University rankings, digital education platforms and cosmologies of higher education. Critical Studies in Education, v. 62, n. 1, p. 17-33, 2021.

BOROWSKI, P. F. Digitization, digital twins, blockchain, and industry 4.0 as elements of management process in enterprises in the energy sector. Energies, v. 14, n. 7, p. 1885, 2021.

FRANK, A. G; DALENOGARE, L. S; AYALA, N. F. Industry 4.0 technologies: Implementation patterns in manufacturing companies. International Journal of Production Economics, v. 210, p. 15-26, 2019.

World University Rankings 2020. timeshighereducation, 2020. Disponível em: . Acesso em: 17 de mar.de 2020.

TURKYILMAZ, A et al. Industry 4.0: challenges and opportunities for Kazakhstan SMEs. Procedia CIRP, v. 96, p. 213-218, 2021.




DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2022.19.9.13

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)