A Sexualidade no Contexto da Educação Profissional nas Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do IFRN (2015-2020) / Sexuality in ohe Context of Professional Education in PPGPE Dissertations (2015-2020)
Resumo
Este artigo tem como objetivo geral verificar as produções científicas sobre a sexualidade no contexto da educação profissional (EP). Para isso, realizou-se uma análise das dissertações publicadas no período entre 2015 e 2020 do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional (PPGEP) do IFRN. A produção ancora-se em uma pesquisa bibliográfica e documental, mediante uma abordagem de caráter quanti-qualitativo que se caracteriza enquanto estado do conhecimento com base nas dissertações publicadas na biblioteca digital de teses e dissertações do programa com armazenamento feito diretamente do Google Drive para o site oficial do PPGEP. Acerca dos resultados, percebemos uma lacuna no que se refere ao objeto de estudo sexualidade no contexto da educação profissional, sendo assim, sugere-se uma maior discussão frente a essa temática na EP, promovendo com isso uma educação que forneça elementos necessários para o desenvolvimento pleno dos alunos e das alunas, efetivando a concepção de formação humana integral pautada pela educação profissional.
Palavras-chave: Sexualidade. Diversidade Sexual. Educação Profissional.
ABSTRACT
This article aimed to know and to check the general perception of scientific productions about sexuality in the context of professional education (PE), it was made an analysis about the published dissertations in the period between 2015 to 2020 from the Postgraduate Program in Professional Education (PPGPE) of IFRN. The production is anchored in a bibliographic research and documental, through an approach of character quanti-qualitative, from a state of knowledge based on dissertations published in the digital library of theses and dissertations of the stored-program done directly from Google Drive to the official website of PPGPE. About the results, we noticed a gap as regards to the object of study sexuality in the context of professional education Since that's the case, suggests a further discussion faced with this theme in PE, promoting an education that provides necessary elements for the full development of the students, effecting the whole conception of integral human development guided by professional education
Keywords: Sexuality. Sexual Diversity. Professional Education.
Referências
BONFIM, V. M. da S. Sobre o dispositivo histórico de sexualidade e a educação escolar. VIII SEMOC – Semana de Mobilização Científica, 2005.
CARDOSO GRIEBELER, J. R; ZAGO FIGUEIREDO, I. M. Os diferentes sentidos atribuídos à compreensão da relação da educação profissional e ensino médio. Revista Contexto &Amp; Educação, 31(98), 28–51, 2016.
DRAGO, C. C; MOURA, D. H. Concepções de formação humana nas políticas de educação profissional e sua materialidade no ensino médio integrado do Instituto Federal do Amapá / Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
FONTES, Virginia. O Brasil imperialista e o capital-imperialismo: teoria e história. Editora Fiocruz, 2010.
FOUCAULT, M. História da sexualidade 1: a vontade de saber. – 10ª ed. – Rio de Janeiro / São Paulo, Paz e Terra, 2020.
FRIGOTTO, G. A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas ciências sociais. Revista do Centro de Educação e Letras da UNIOESTE, v. 10, p. 41-62, 2008.
GOMES, Nilma Lino. Diversidade e Currículo. In. (Org.) Beauchamp, Jeanete; Pagel, Sandra Denise; Nascimento, Aricélia Ribeiro do. Indagações sobre currículo: diversidade e currículo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.
LOURO, Guacira Lopes. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 4ª edição – Bwlo Horizonte : Autêntica Editora, 2018.
MAIA, R. N; LIMA NETO, A. V de. Nos litorais dos desejos: (in)visibilidades das sexualidades dissidentes na Educação Profissional. Dissertação de mestrado – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Educação, Programa de pós-graduação em Educação, 2021.
MELO, T. G. S de; MOURA, D. H. O Pronatec e o processo de expansão e privatização da educação profissional no Brasil. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
MENEZES, M. S. de; OLIVEIRA, A. C. de; NASCIMENTO, A. P. L. LGBT E MERCADO DE TRABALHO: UMA TRAJETÓRIA DE PRECONCEITOS E DISCRIMINAÇÕES. Artigo apresentado na Conferência Internacional de Estudos Queer, 2018.
MINAYO, M. C. S. O desafio da pesquisa social. In: ______. (Org.) Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. p. 9-29.
MORAIS, Johana De Angelis Cavalcanti De et al.. Gênero e diversidade sexual: as experiências de estudantes lgbti+ na educação profissional. E-book: Construindo diálogos na educação inclusiva: acessibilidade, diversidade e direitos humanos... Campina Grande: Realize Editora, 2020. p. 655-673. Disponível em: . Acesso em: 20/10/2021 16:10
MOROSINIA, M. C; FERNANDES, C. M. B. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 154-164, jul.-dez. 2014.
MOURA, D. H. Educação básica e educação profissional e tecnológica: dualidade histórica e perspectivas de integração. Holos, ano 23, v. 2, p. 4-30, 2007.
MOURA, D. H. Trabalho e formação docente na educação profissional. Curitiba: IFPR-EAD, 2014. (Coleção formação pedagógica, v.3).
PINO, Aline Muras de Oliveira. Diversidade sexual e educação: uma relação de desafios e possibilidades / Aline Muras de Oliveira Pino; projeto gráfico, diagramação e capa, Charles Bamam Medeiros de Souza; revisão linguística, Joziel Lima de Souza – Natal: IFRN, 2017.
RAMOS, M. Concepção do ensino médio integrado. Seminário promovido pela Secretaria de Educação do Estado do Pará nos dias 08 e 09 de maio de 2008, p. 1-30, 2008.
SILVA, R. M de; HENRIQUE, A. L. S. A reunião pedagógica como espaço-tempo de formação continuada de professores do IFRN – Campus Nova Cruz (2014/2016). 217 f. : il. ; color. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
WELZER-LANG, Daniel. A construção do masculino: dominação das mulheres e homofobia. Estudos Feministas, Florianópolis, v.09, n. 2, p.460-482, jul/dez 2001. p. 460
DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2022.19.10.13
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)