<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 2, art. 13, p. 244-256, *e*. 20*3 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*3.20.2.13 </line>
</par>
<par>
<line> *ulnerabilidade Social: Um Olhar *o*re as Dema*da* de Cri**ças e Adolesce**es </line>
<line> Social Vu*nerability: * Look *t *he Demand* of Children a** Adol*scents </line>
</par>
<par>
<line> La*a Be*triz M*d*na da Si*va Porto </line>
<line> Graduação e* Ps*cologia pela Fa***dade de En*ino Superior do *iauí </line>
<line> Pós-g*aduando em s*úde mental e aten*ão *sicossocial pe*a (FAEVE) </line>
<line> E-m*il: *arabeat**z806@ou*lo*k.com </line>
<line> Cláudi* A**ne de Bri*o Oliveira </line>
<line> Douto*a*o em Psico*ogia pela Un*versidade Federa* do E*pírito Santo </line>
<line> *est*ad* prof*ssional e* Ge*t*o e Saúde C*let*va pela Univer*idade Estadual de Campinas </line>
<line> Pro*essora da Facul*a*e *e *ns*no Su*eri** do Piauí </line>
<line> E-mail: cl*u*iaal*ne@faespi.c*m.br </line>
<line> Ruth **q*el Soares de Farias </line>
<line> Dout*rado p*l* programa ** B*ote*nologia *ela Univer**dade Fed*ral do P*auí </line>
<line> Profe*sora *a Faculda*e de Ensi*o Supe*ior do Pia** </line>
<line> E-mail: rut*raquelsf@gmai*.com </line>
</par>
<par>
<line> *n*ereço: Lara Beatriz M*d*na da Si*va Port* </line>
<line> *ditor-*hefe: Dr. Tonny Kerley d* Alenc** </line>
</par>
<par>
<line> Faculdade de Ensino supe*ior do Pi*ui, R. Walfran </line>
<line> Rodrigues </line>
</par>
<par>
<line> Ba*ista, 9* - S*o Cristóv*o, Teresin* - PI, 6*0*6-47*, </line>
</par>
<par>
<line> Brasil. </line>
<line> Artig* recebido em 06/12/2022. *ltima </line>
<line> ver*ão </line>
</par>
<par>
<line> E*d*reço: C*áudia Aline de Brito *liveira </line>
<line> re*eb**a em 20/1*/2022. A*rovad* e* 21/12/*022. </line>
</par>
<par>
<line> Faculdade de E*sin* superior do Pia*i, R. Walfran </line>
</par>
<par>
<line> Batis*a, ** - Sã* Cristóvã*, Teresina - PI, *404*-470, </line>
<line> Avaliad* pelo siste*a Triple Review: Desk Review a) </line>
</par>
<par>
<line> *ra*il. </line>
<line> *elo Editor-Chefe; e b) Double Bl*nd Rev*ew </line>
</par>
<par>
<line> E*dereço: Ruth Raquel Soares *e Farias </line>
<line> (av*lia*ão cega po* dois avaliadores da área). </line>
</par>
<par>
<line> Facu*dade de En**no superior do Piaui, R. Walfran </line>
</par>
<par>
<line> *a**st*, 91 - São Cr**tóv*o, T*r**ina - PI, 640*6-470, </line>
<line> R*visão: Gr*matical, Nor*a*iva </line>
<line> e de *ormatação </line>
</par>
<par>
<line> Brasil. </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Vulner*b*l*dade Social: *m Olhar Sobre as *e**n*a* *e Crianças e A*olescentes </line>
<line> 245 </line>
</par>
<par>
<line> RE*UM* </line>
</par>
<par>
<line> A exp*essão vu*nerabili*ade soc*al trata da condição de uma pessoa ou de ** grupo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> pessoa* que vivem em situação des*a*orável o* de dificu*d*d*s. Este estudo tem como </line>
<line> objetiv* identif*c*r os problemas e as di*iculda*e* enfrentadas por criança* e ad*lescentes *ue </line>
<line> *e encontra* em situaçã* de vuln*r*bi**dad* s*c**l. A pesq*isa *o* *eal*zad* a*ravé* de </line>
</par>
<par>
<line> re*isão </line>
<line> bibli*g**fica do *ipo qu*litati**, c*ja coleta d* dados se deu através da se*eção </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> materiais encontrados </line>
<line> em p*rtais eletrônicos tais </line>
<line> com*: Scientific Electronic Library O*line </line>
</par>
<par>
<line> (S*iELO); Periódicos </line>
<line> Elet*ônicos em *sic*logia (*E*SIC) e *ational Library of Med**ine </line>
</par>
<par>
<line> (*ubMed), send* que foram enc*ntrados 917 estudos, mas apenas 11 aten**ram aos critérios </line>
</par>
<par>
<line> *a pesquisa. Assim, a pa*tir </line>
<line> da *nálise dos result*dos, concluiu-se </line>
<line> que os problem*s </line>
</par>
<par>
<line> encon*rad*s não são recentes e que *pesar d* criação </line>
<line> de *entros de a*olhi*ento *omo os </line>
</par>
<par>
<line> *entros de Referência d* Assistência Socia* (19*0), as política* públicas para atend*r estas </line>
<line> dema*das ainda são b*stante discre*as. </line>
<line> Palavras-chave: f**ília; discrim*nação; situaç*o de risco. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> Th* t*rm soc*a* vulnerability refer* to the con*ition of a person o* a gr*u* *f people who liv* </line>
</par>
<par>
<line> in na u*favorabl* situat*on or in difficulties. T*is *t*dy a*ms to iden*ify </line>
<line> the problems </line>
<line> *nd </line>
</par>
<par>
<line> *iffi*ulties face* by *hild*en and ad*le*centes who </line>
<line> are i* * situati** of social vuln*r*bility. </line>
</par>
<par>
<line> The *ese*rc* *as carried out th*o*gh a bibliographical rev*ew of the qua*itative type, *here </line>
<line> dat* collectio* to*k pl*ce thr*ugh the selec*ion of *aterials found in e*ectr*ni* por*als such </line>
</par>
<par>
<line> as: </line>
<line> S*ientif*c Ele*t*onic Librar* O*li*e (*ciEL*); Electron*c Journal* in Psyc*ology </line>
</par>
<par>
<line> (PEP*IC) e National Library o* Medicine (P*bMed), 917 *tudies were found, </line>
<line> but o** y </line>
<line> 11 </line>
</par>
<par>
<line> answere* the surv*y. So, from the analysis of the results, *t was concl*ded th** th* problems </line>
</par>
<par>
<line> foun* are not </line>
<line> ***ent an* that des*ite the </line>
<line> creation o* rece*t*on cent*r* su*h </line>
<line> as *ocia* </line>
</par>
<par>
<line> A*sistance Reference Centers (199*), public plicie* *o meet these </line>
<line> dema*ds are still *uit* </line>
</par>
<par>
<line> discr**t. </line>
</par>
<par>
<line> *eywords: fa*ily; discr*mination; risky *it*ation. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. *0, n. 2, *rt. 13, p. 2*4-256, fev. 202* </line>
<line> www4.fsane*.*om.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. B. M. *. Porto, *. A. B. Oliveira, R. R. D. Farias </line>
<line> 246 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INT*ODUÇÃ* </line>
</par>
<par>
<line> * expressão v*lnera*i***a*e *ocia* t*ata da *ondição de u*a pe*so* *u de um grup* de </line>
<line> pessoas que vivem em situaçã* de*fa*orável ou de dificuldades. Si*uação esta q*e os coloca </line>
</par>
<par>
<line> em um patam*r </line>
<line> *e i*fer*oridade em *el*ção * </line>
<line> d**erminada parc*l* da população, dentro *o </line>
</par>
<par>
<line> contexto social em </line>
<line> *ue *e *ncontr*m in*eridos. Ne**a s*t*ação podem *c*rrer grandes </line>
</par>
<par>
<line> tran*tor*** * *ificul*ades para o indivíduo, c*mo dificuldades de acesso a um ensino </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> *ualidade o* *e *oradia *igna, den*re *utr*s. **sim, "o c*n*eito de **lnerabili*ade pode ser </line>
<line> entendid* como a cond**ão *e *isc* em que o indivíduo *e encontr*." (ALVE*; SANTOS; </line>
<line> SANT**, 2016, p. 70). </line>
<line> Est*s problemas *ão são nece*sar*am*n*e r*lacionados à po**e*a, podem estar </line>
<line> r*l**ionado* às di*icu*dades n*s rel**õ*s sociais d* *eterm**adas pessoas com det*rminad*s </line>
</par>
<par>
<line> g*upos, pode* ser expressos p*la escasse* do trabalho, *i*it*ção *ocial, al*m </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> i*sensibiliza**o </line>
<line> ** outro. U* indivíduo em situ*ção de *uln*rabilidad* socia* e*co**ra-se </line>
</par>
<par>
<line> *xcluído de seus direi*os d* cidadão. Para a*g*ns p*squi**dores, essa *xclus** surg** com o </line>
</par>
<par>
<line> neo*i*er*l*smo, como afirma o est*dioso seguir que * </line>
<line> *c*edit* qu* vul*er*bilidade so*ia* </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> "u*a form* de e***usão sur*ida no mund* neo*iberal, onde a sociedade capitalista controla * </line>
<line> nega * condição do sujeito" (LOPES, 20*8, p. 357). </line>
<line> Diante do expos*o, esse estudo busca co*preende* a problemática re*er**te a qua*s </line>
<line> *mpact*s a vuln*rabilid*de *o*i*l pod* trazer à *ida *e *rian*as e adolescente*? Os problemas </line>
</par>
<par>
<line> e*fren**dos p** c*ian**s e adol*s*entes q*e vivem em situaç*o v*lne*áv*l são *ui*os </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ocasionam muitos transtorn*s, po**m * problemática t*r*a-se ainda **ior quando se obs*rva </line>
<line> os refle*os destes probl**as a lon*o p*a*o, poi* acredi*a-s* q*e podem *omar proporções </line>
<line> a*nda mai**es, como **demo* verificar *a *ala dos a*tores a seg*ir: </line>
<line> A discr*mi*ação, falt* de acess* à edu*a*ã*, abuso se*ual, explor*ção d* trabalho </line>
<line> infantil, ausência d* família, res*lt*ndo *a fa*ta de uma p*rspec*iva d* melhoria de </line>
<line> vida, são indivíduos qu* n*o têm ofertas *e projetos futur*s, pois **vem e* </line>
<line> situações mise*áve*s e aca**m desacreditando *a vi*a. (ALVES; **NTOS; </line>
<line> SANTOS, *016, p. 70). </line>
<line> Na b*sca da resoluç*o *estes probl*mas *o**ais, fora* criados os Centro* de Referên*ia </line>
<line> da *ss*stê*cia Social, CR*S, lo**is q*e visam acolher *riança*, adol*scent*s * *amiliares que </line>
<line> se encontram em situação de d*ficuldad*s (Martin*; Mazu*, 2009), com o *n*uit* de que est*s </line>
</par>
<par>
<line> torne*-se *ocai* *e ap*io para a exe*ução *os **anos d* </line>
<line> i*serção, ac*mp*nhamento </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> monitoramento dos usuários de ben**í*ios event*a*s de a*xílio social e de al*mentos </line>
<line> Rev. FS*, Tere*i*a, v. 2*, *. 2, *rt. 13, p. 244-256, fe*. *02* www4.fsan**.c*m.b*/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Vu*ner*b*lid*de So*ial: Um Ol*ar Sob*e as Demandas de Crian*as e Adolescen*es </line>
<line> 247 </line>
</par>
<par>
<line> (BR*SIL, 2004). Este* órgãos de*em reali*ar cada**ramento das fam*lia* para que, de *cordo </line>
<line> com as nece*sidades dem*ndada*, *stas venham a ser atendidas. </line>
<line> "O CRAS é uma unidade pública **e tem *or f*nal*dade atuar com famílias e ind*víduo* </line>
</par>
<par>
<line> em seu contexto comunitário, visand* à or*en*açã* e ao *onvívio *ócio - familiar </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> c**unit***o" (MARTI*S; MAZUR, 2009, p.*). *ra*a-se, portant*, de um órgão r*sponsável </line>
<line> pela *revenção de sit*ação de vul*erab*lidade de pess*as ou grup*s. Es*es centros c*ntam </line>
</par>
<par>
<line> com eq*ipes </line>
<line> de psicólo*os, assis*ent*s sociais, técnicos e* nível m*di*, *en*re outr*s </line>
</par>
<par>
<line> p*ofissionais. *les *entam cada vez mais **rar os indivíduos da* si*uações de vulnerabilid*de </line>
</par>
<par>
<line> em </line>
<line> q*e se enco*tr*m, para assim in*eg*á-los ao meio familiar e aos grupo* socia*s on*e </line>
</par>
<par>
<line> *ivem. * *poio d*s *am*liares é pri**rdial para o bom resul*ad* das intervenções rea*i*adas </line>
<line> por estes centro*. *o*é*, nem sempr* *e enco*tra uma famíli* es*ruturad* que possa r*aliz*r </line>
<line> este apoio tão necessário. </line>
<line> O psicólogo busca, através d* tr*balh* reali*a*o com est* pú*lico, a igualdade s*cial, </line>
<line> co* *ma intervenção m*i* efeti*a, com uma escu*a qualific*da e di*logo ace*sível ao referido </line>
</par>
<par>
<line> *úbl*c* e à *ociedade. De*s* </line>
<line> modo, é im*ortante a atuação des*es profissionais, pois t*m </line>
</par>
<par>
<line> m*ito * co*tribuir co* o desenvo*vime*to psicossocial de cr*anç*s e adolescentes, se*a </line>
<line> n* </line>
</par>
<par>
<line> meio fami*ia*, social ou escolar. A psicol*gia so*ial comunitária atua em contextos </line>
</par>
<par>
<line> *omunitários </line>
<line> d* b*ix* renda, realizand* in*ervençõe* qu* objetivam a </line>
<line> tr*nsfo**a**o </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> realidade social </line>
<line> dos su*eitos em situaç*o de carência visando melhores *on*ições de *ida </line>
</par>
<par>
<line> destes (LEÃO; OLIVEIRA; CARVAL*O, 2014). </line>
</par>
<par>
<line> D*ant* disso, t**na-s* evident* a *mportâ*ci* do p*pel de cada *m </line>
<line> dos en*o*vi*os n* </line>
</par>
<par>
<line> processo de busc* da igualdade so*ial tão sonhada por todos. O *e*onh*ciment* da e*istê*cia </line>
<line> dos p*oblemas * o *rimeiro passo para buscar estra*ég*a* de m*lhorias para as *emandas aqui </line>
<line> *pr*s*nt*das. </line>
<line> *ssi*, * ob*etivo ger*l de*te trabalho é ident*ficar quais os problema* * as </line>
</par>
<par>
<line> conseq*ências enfren*ada* **r crianç*s e *dolescentes que vi*em </line>
<line> em si*uação </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> vu*ner*bil*da*e socia*, sem a *evida assistênci*. </line>
</par>
<par>
<line> E, para tanto, foram de*imitad*s algu*s objetivos específi*os e, através destes, buscou- </line>
<line> se *ssinalar *lgumas das causas *a vulnerabil*dad* soc*al v*vida por cr**nças e adolesc*ntes, </line>
</par>
<par>
<line> bem como buscar a co*preensão s**re a </line>
<line> *mportân*ia do papel </line>
<line> *a f*mília n* </line>
<line> ocorrê*cia de </line>
</par>
<par>
<line> vulnerabilid*de social desse *úblic*. </line>
</par>
<par>
<line> R**. FS*, Ter*sina **, v. 20, n. 2, art. 13, p. 244-*56, f**. 2023 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. B. M. S. P*rto, C. A. B. Oliveira, R. R. *. Farias </line>
<line> 248 </line>
</par>
<par>
<line> 2 *ETODOLOGI* </line>
</par>
<par>
<line> O presente tr*b*lho foi </line>
<line> re*liza** </line>
<line> atrav*s *e pesq*isa bibliográfica do ti*o *u****ativ*, </line>
</par>
<par>
<line> pesquisa esta "que é *esenvo*vi*a a partir de materi*l já e*a*orado, constituído princ*pa*mente </line>
<line> de *iv**s e a*tigos científicos" (GIL, 2*02, p. 4*). </line>
<line> P*ra tanto, a principal f*nte de *esqu*sa utilizad* f*ra* *rtig*s ci*ntíficos que </line>
<line> trouxeram esclarecimen*os re*acionados ao *ema aq*i apresentado. ** es*udos analisad*s </line>
<line> foram extraíd*s de bases de dados tais como: * Scie**ific Electronic Library Onl*n* </line>
<line> (Sci*LO); Per*ódicos Eletrônicos em P*icologia (*EPSIC) e National Li**ary of Medi*ine </line>
<line> (PubMed) e foram utilizados os desc*itores "vulnerabilidade" e "*ocial" em ambos materiai*. </line>
<line> Os estudos selecionad*s para *sta pesquisa *o*a* **ali*dos * partir d* revisão narrativa </line>
<line> que é tão somente: </line>
<line> A revisão tra*ic*onal ou exploratória, o*de *ão há a definição de critério* *xplíci*** </line>
<line> * a *eleçã* d*s ar*igos é feita d* *orma arbi*rária, n*o segui*do *ma sistemátic*, na </line>
<line> qual o autor pode incl*ir doc*me*tos de acordo com *eu viés, s*n*o assi*, não há </line>
<line> preocupa*ão em esgotar as fontes de informação. (*ORDE*RO et *l., 2007, *. 429). </line>
<line> *oram incluí*as neste *ra*alho matérias com te*tos disponíveis em sites *ien**ficos, que </line>
</par>
<par>
<line> se *nco*tram *m p*r*u*uês * i*glês, publica*os no período ** 2010 a *021, **e tratam </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> p*oblema ap*esentado na pes*uisa. Fo*am exc*uídas desta pesquisa os art*g** que foram </line>
</par>
<par>
<line> *iscut*dos, pesq*isad*s * publicados fora </line>
<line> do Brasil, e o* ar***os de opinião, por </line>
<line> não </line>
</par>
<par>
<line> *onsiderarmos dentr* d* context* social *o qual *e**ui*amos ou p*r não co*siderarmos c*m </line>
<line> emb***mento c*entífico relevant*. </line>
<line> 3 RESULT*DOS E DISCUSSÃO </line>
<line> *pós o p*o**sso de levantame*to de d*d*s, foi encontrad* o total *e 917 estu*os, sendo </line>
<line> que na Sci*lo foram encontrados 42 art*gos e utilizados 6; Pepsic on*e foram encontr*dos 34 </line>
<line> a*tigos e *ora* utilizados 4 e *á na P*b*ed foram *54 artigos, na qual ape*a* 1 atend*u aos </line>
</par>
<par>
<line> *ri*érios de inclusã* </line>
<line> e exclusão e atende* </line>
<line> às nec*ssidade* do* objetivos específico* </line>
</par>
<par>
<line> apresen*ados *e*te traba*ho, com* pod*mos observar através d* f*ux*grama a se*uir e *travé* </line>
<line> de posteriores detalham*nt*s e consider*ç*es. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Ter*si*a, v. 2*, n. 2, art. 13, p. 244-256, fe*. 2023 </line>
<line> www4.fsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Vu*nerabilidade So*ial: Um Olhar So*r* as Demandas de C*ianças e Ado*esc*ntes </line>
<line> 249 </line>
</par>
<par>
<line> Fi*ura 1 - **uxograma representativ* do process* de sel**ão e e*clusão dos art*gos </line>
<line> utilizado* na revisão narrativa e composiçã* da amostragem. </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: Autores </line>
<line> Após a análise dos artigos pesqui**dos * *aseados nos estudos ap*es**tado* no </line>
</par>
<par>
<line> fluxograma acima, pontuamos algumas </line>
<line> considerações sobre a impor*ân*i* de d*stacar os </line>
</par>
<par>
<line> fato*e* que podem *cas*onar a vulnerabilidade social de *rianças e adolescentes, suas </line>
<line> p*ssíve*s *o*sequência* e a *mportância do acol*imento fami**ar na oco*r*ncia de fra*ilid**e </line>
<line> social dos indivíd*o*, objeto de estudo deste tr*bal*o. </line>
<line> Algumas das principais c*usas *a vulne*abilid*de social de crianças e adolescentes </line>
<line> As crianças mais jovens e os bebê* são mais vulneráve*s, pois q*an*o sofr*m ** ab*so </line>
<line> m*itas vezes são caladas por medo ou *or nã* saberem ex*res*ar *e*s sentimentos, o que os </line>
</par>
<par>
<line> torna i*cap*z*s d* esca**r d*stas situaçõ*s </line>
<line> de c**flito. S*pienza e *ed*omôni*o (2005) </line>
</par>
<par>
<line> acreditam que fa*í**a desestruturad*, min*ria social, *esemprego, pobreza, dific*ld*de </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> acesso à saúde e educa*ão também *ão grupos q*e estão vulneráveis. As criança* que f*zem </line>
<line> pa*te d*stes grupos s** ligadas *s pe*soas que se tor*aram adultos co* baixa autoes*ima, </line>
<line> bai*a tolerâ**ia à frust*ação. Por conta disso, *stas *es*o*s pas*am * viver em um mundo </line>
<line> p*ralelo **de nã* existe* *ormas, regras e n*m d*rei*os * muit* men*s de*eres, o que *s </line>
<line> co*oca à margem da *oci*dade. </line>
<line> Para o UNI*EF (*011), a transição *a educaçã* primária par* a *ducação secun*ária </line>
</par>
<par>
<line> aqui no Brasil * </line>
<line> de um e*tudante para ca*a sete, e a principal c**sa dest* evas** é </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> necessi*ade d* tra*alhar * a gravidez *rec*ce. "E* 2016, 108 milhões de c*i*nça* ent** 5 e </line>
<line> 17 *no* est*vam envolv*das *m trab**ho agr*cola, repres*ntand* 71% de *o** trabalho </line>
<line> Rev. FSA, ***esin* PI, v. 20, n. 2, a**. 13, p. 244-256, *ev. 2023 www4.fsanet.*om.br/r*vi*t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. B. M. S. Po*t*, *. A. B. Olivei*a, R. R. D. Fari*s </line>
<line> 250 </line>
</par>
<par>
<line> infan*il" (UNICEF, 2019, p.17). Estes dado* evide*ciam os pr**uízos *ão *omente no campo </line>
</par>
<par>
<line> edu*acio*al, ma* também em uma *er*pectiva de futuro *romissor para cri**ças </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> adolescentes *arentes. </line>
</par>
<par>
<line> * falta *e emprego * o difícil acess* aos bens e servi**s como seguran*a são *l**ns </line>
<line> d*s *a**res *ue p***m levar os indiví*uos a uma situação de fra**lidade social. P*ra Gomes e </line>
<line> Per*ira (2005, p. *60), "a sit*ação de vuln*rabilidade social da fam*lia pobre se e**ontra </line>
<line> diretamente lig*da à miséria estrutural, a*rav**a pela c*ise econômica que la*ça o homem ou </line>
<line> a mulher ao d*semprego ou sub*mpr*go". Assi*, os reflexos des*e* *roblemas re*aem sobre </line>
<line> as crianças * adolescentes que fazem parte destes grupos fami*i*res. </line>
<line> A situação d*s jovens ness* *i*ua*ão qu**to ao trabalho há muit* di*iculdade, pois </line>
<line> esse grupo p*ecis* de educação * qualif*c*ção que não está disponível a e*es, *om isso Castr* </line>
<line> e A*r*movay (200*) fizeram uma a**stra q** d*staca alguma* causas para esse cenário: </line>
<line> * a*ega*ão de f**ta de experiência por parte de e*pre*adore*; a exi*ência ** 2* grau </line>
</par>
<par>
<line> e de conhecimentos de informátic*; f*lta de pre*aro es*o*ar para a *o*petição n* a </line>
<line> mercado; a d*scrimina*ão por res*direm em comunidades *eri****cas, o que *imitaria </line>
<line> sua* opo*tu*idades; preconceito r*cial; e* *ários casos, o envolvimento d* jovem </line>
<line> com a violência e a c**minali*ade ser**m *e*tacados como *m dos mai*res </line>
<line> im*e*im*n*os à sua i**erção no mercad* de *rabalho, *ma vez que, em diversas </line>
</par>
<par>
<line> experi*nci*s, algu*s </line>
<line> *en*ficiários já com*t*ram pequen*s delitos e es**rram na </line>
</par>
<par>
<line> *xigênci* ** certificado *e **ns a**ece*entes para conse*ui* um emprego.(p.*53). </line>
</par>
<par>
<line> A dificulda*e financeira pode tornar </line>
<line> a**da mais </line>
<line> *i*íci* a v*da dos indivíduos, no </line>
</par>
<par>
<line> entanto, * vulnerabilidade social </line>
<line> não é de*e*minada ap*nas por asp*ctos econômic*s, mas </line>
</par>
<par>
<line> também **r vários outros *atores, como a fal*a d* pers*ectiva, a falta de oportunidad*s *ara </line>
</par>
<par>
<line> determinados indivíduos e grupos *amili*res, além do ace*s* * procedimento* bá*icos </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> *a*de ou o não *xercíci* dos seus di*eitos, o* *eja, * f*lta de cidada*ia p*op*iamente dita. </line>
</par>
<par>
<line> Segun** Santos (2009), o prob*ema da habitação *o ser forçado *elas ci*cu*stâncias </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *erca*o, entra em confli*o c*m o cenário da cidadania. </line>
</par>
<par>
<line> 3.1 Po*síveis *mpactos causados pela vulnerabilidade soci*l n* vi*a de crianças e adolescentes </line>
</par>
<par>
<line> De acordo com o *NICEF (2011), *ão as re**ões Norte e Nordeste do Bra*il *ue </line>
</par>
<par>
<line> apresentam *n*icad*re* sociais m*is crít*cos quando se *a*a em </line>
<line> vulne**bili*ade social. *s </line>
</par>
<par>
<line> problema* </line>
<line> e*frent*dos </line>
<line> *ão: </line>
<line> gravidez </line>
<line> prec*ce, </line>
<line> mortali*ade </line>
<line> materna, </line>
<line> *ST/A*DS, </line>
</par>
<par>
<line> desvinculação da rede de apoio famili*r, fa*ta de oportunidade educacional, dentre outr*s. </line>
</par>
<par>
<line> Para </line>
<line> Sil*a, *osta e Na*c*mento (20*9, </line>
<line> p. 9), "há infini*as condiçõ** de risco </line>
</par>
<par>
<line> *r*porc*onadas pela v*vência em </line>
<line> vul*erabili*ade social que afetam o dese*volvimento </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> ref*rid* pú*lico", a falta </line>
<line> de </line>
<line> alime*tação, d* ed*ca*ão *, principalmente, a fragiliza*ã* da* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina, v. 20, n. 2, art. 13, p. 24*-256, *ev. 2*2* </line>
<line> www4.fsanet.c*m.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *ulnera**lidade S*c*al: Um Olhar S*bre as Demandas de Cri**ças e Adoles*entes </line>
<line> 251 </line>
</par>
<par>
<line> rela*ões en*re o* familiares </line>
<line> ou responsáve*s *or est*s </line>
<line> in*ivíduos podem *orn*r ainda mais </line>
</par>
<par>
<line> d*fícil * *roc*s** *e res*ate *o*ial. </line>
</par>
<par>
<line> E*tre os mais variad*s prob*emas que podem enfrentar os indivíduos que v*vem </line>
<line> e* </line>
</par>
<par>
<line> si*uação de fragil*dade so*ial, tem*s o </line>
<line> s*fr*mento social, um mal q*e vem a*ometendo </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> população devido às necessi*ades sociais da contemporanei*ade. </line>
</par>
<par>
<line> E* *onsonância com este pensament*, Werlang e Mendes (2013) afirmam que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> sofrimento soci*l é um sofrimen*o que s* esc*nde o* *e i*sta** em zonas *e precari*dade ou </line>
<line> zonas sociais de fragilidade, este problema poder* ocasionar pe**as de *bjetos sociai*, tais </line>
</par>
<par>
<line> como: trabalho, saúde, sonhos, v*nculo* *ociais, den*re </line>
<line> ou*ros. Pa** as pe*quisadoras, as </line>
</par>
<par>
<line> frag*lidades indi*iduais são nutridas pelas exi***cias sociai*, *ela precarização do traba*h* e </line>
</par>
<par>
<line> assi* por dian*e. E*te mal pode </line>
<line> apresentar-s* tanto fisicamente quanto psicol*gicament*, </line>
</par>
<par>
<line> pode**o causar, entre o*tros, problemas a depressão. </line>
<line> 3.2 A i*portância *a família para cria*ças e adolescen*es ** situação de fr*gilidade social </line>
<line> Para *igots*y (201*), o meio *ocial e a interação da cr*a*ça com o adulto, com o me*o </line>
<line> social e com a cultura, se ampl*a e *e modifica r*estrut*rando e modificando * pe**amento do </line>
<line> *nd*víduo, desd* o modo *lementar até o mais comple*o, *an*o na fo*ma *ualitativa *uanto na </line>
<line> quantita**va. I*s* nos faz per*ebe* a importânc*a da família na formaç*o so*ial e cultura* das </line>
<line> cr*a*ças. </line>
<line> Os pesquisadores * seg*ir reforçam e afirmam que essa *elaç*o "s* amplia e *e modifica </line>
</par>
<par>
<line> n*m processo de c*ns*ruç*o e reconst*uç*o </line>
<line> *o pen*ar mais elementar ao mais com*le*o, </line>
</par>
<par>
<line> es*abel*c*ndo-se a*sim modific*ções no de*envolvi*e*to" (KOSHINO * *ARTINS, 2011, </line>
<line> p.3*15). </line>
<line> O meio familiar é * espaço ess*nci** para que se tenha o cuidad* integra* *os seus </line>
<line> me*b*os, *ndepen*e*te d* forma como esta *eja estruturada. O que se afina a seguir: </line>
</par>
<par>
<line> * fam*lia faz parte do univer** *e ex*eriê*cias (real e/ou si*b*li*a) dos </line>
<line> seres </line>
</par>
<par>
<line> humanos no decorrer de sua históri*, d* qual todos têm algo a dizer. E*ta </line>
<line> proximid*de co* a re*lidade defronta as pesso*s com s*as pr*prias qu*stões </line>
<line> *amiliares; *oca ** assu*tos par*i*ul*r*ente p*óxim*s à ex*eriência pessoal de ca** </line>
</par>
<par>
<line> indiv*d*o e, por </line>
<line> isso, sã* assunto* cheios de si*nificados *fetivos, além dos </line>
</par>
<par>
<line> cognitiv*s. Famíl*a re*ete a lem*rança*, em*ções, sent*mentos, identid*de, amor, </line>
</par>
<par>
<line> ódio, enfim, um s*gnif*cado ún*co para cada ind*víduo, </line>
<line> que, como ser </line>
</par>
<par>
<line> biopsi*ossoci**, está *nse*ido no seu meio am**ente, integrando a cultura e o se* </line>
<line> grupo *o*ial de pertença, o que lev* * se estudar a f*mília de modo contextualizado, </line>
<line> consideran*o a subjeti**dade de cada se*. (GO**S; PEREIRA, 2005, p.3*8). </line>
<line> A família, com* g*up* pr**ár*o, é o l*gar *ara *ma expe*iênc** de víncul*, d* af*to, de </line>
<line> proteção. * co*fia*ça que o indiv*duo tem por pertencer ao g*upo familia* refle*e-se em suas </line>
<line> R*v. *SA, Tere*ina PI, v. 20, n. 2, art. 13, *. 2*4-256, fev. 2023 www4.fs*n*t.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. B. *. S. Porto, C. A. *. Oliv**ra, R. *. D. F*ria* </line>
<line> 2** </line>
</par>
<par>
<line> relações com o mun*o que o cerca, e quan*o a casa deixa *e ser um *spaço de co**iança </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> passa a ser local de *osti*idad*, este a*bien*e pode causar probl*m*s relacionad** ao </line>
<line> enfrent*me*to de obstácu*o (GO*E*; PER**RA, 200*). Em corroboração com este </line>
<line> pensam*nto tem-se o Es*atuto *a *r*ança e Adolesce*te (E**), qu* se apresenta no artigo 4º </line>
<line> da segu*nte forma: </line>
<line> É dever *a família, da com**idade, *a sociedade *m g*ral e do poder p*blic* </line>
</par>
<par>
<line> assegu*ar, com absoluta p*io*idade, a efetiv*ção d** dir*itos ref*rentes à v*da, </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> s**de, à *limentação, à ed*cação, ao espor**, ao lazer, à p*ofissionalização, </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> cultura, à *ignid*de, *o res*eito, à libe*dad* e à convivên*ia familiar * comunitária. </line>
<line> (BRAS*L, 1990, p.7). </line>
</par>
<par>
<line> * adole*cê**ia é um </line>
<line> período de *ra**es tr*nsformações f**icas, psicoló*icas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> emocionais. É ne*te per*odo da vi*a que o indiv*duo começ* a manifes*ar seus pens*ment*s e </line>
</par>
<par>
<line> *úvid*s de for*a ma** exa*e*ad* e é </line>
<line> nesta é*oca *ue se apresen*a um alto número de </line>
</par>
<par>
<line> questionamentos conc*mita*te à instabilidade e insegura*ça. (S***A; VIANA; CARNE*RO, </line>
<line> 2011). </line>
<line> Essa etapa do ser humano é vista como complicada, chei* de impulsos * revo*tas, t*i* </line>
</par>
<par>
<line> ca*acterísticas *etratam a a*olesc**cia </line>
<line> de *orma n*gati*a. Para Frota (2007), existe um </line>
</par>
<par>
<line> *onse*so que co**ca a criança </line>
<line> como o ser *ue vi*encia o mel*or *a vida humana, já </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> adol*scente é a fas* con*ider*da a mais </line>
<line> difícil (t*n*o para ele quanto para *quel*s com os </line>
</par>
<par>
<line> quai* ele convive). </line>
</par>
<par>
<line> P**a o UNICEF (2011), é um equívoc* *eco*hecer o ado*esc*nte como *m problema, </line>
</par>
<par>
<line> *ois este deve s*r *isto co*o o*ortunidade pa*a si, *ar* s*a f*mília, para * sociedad* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> p*inc*palme*te *a*a o Estado. </line>
</par>
<par>
<line> Neste interim, as crianças e *do**sce*t*s sofrem com </line>
<line> as ad*ersidade* enfren*adas </line>
</par>
<par>
<line> pelas famílias desestruturadas de que *odem fazer parte. Al*m </line>
<line> deste problema, a* famílias </line>
</par>
<par>
<line> (p*i* </line>
<line> ou r*s*onsáveis) també* *ent*m a *alt* de apoio que d*ver*am rece**r dos ór**o* </line>
</par>
<par>
<line> governamentais, pois não </line>
<line> depende somente das pessoa* *nvolvidas *o mei* famili*r, mas </line>
</par>
<par>
<line> também do* órgãos re*po*sáv**s para tr*balhar a* *uestões de desigualdade soc*al. </line>
<line> Além de todos es*es problemas, há tamb*m a n*g*igência *u a violência psicológica </line>
</par>
<par>
<line> que **d* vir da *amíl** ou mesmo d* Esta*o. Seus efeitos p***m l*var à de*nu*rição, </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> atraso globa* no de**nvolvim*nto e até mesmo * fat**ida*e. * vio*ência psicológica ocorre </line>
<line> quando *lgu*m é *ub*etido a **e**a*, humilhações e pr*vação emocional. </line>
<line> *m***a *ã* se poss* traçar *m conjunto único do* sintomas que *co*etem uma </line>
<line> criança e adolescente v*tima de qualquer for*a de violência d*m*st*ca, o impacto d* </line>
</par>
<par>
<line> sua exposição dir*ta ou indire*a às si*uações </line>
<line> ab**ivas, bem como a *r*quên*ia </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Tere**n*, v. 20, n. 2, art. 13, *. 244-256, fev. *023 </line>
<line> *w*4.f*anet.com.b*/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *ulnerab*li*ade Social: Um *lhar Sob*e as *ema*das de Cr*anças e Adolescentes </line>
<line> 253 </line>
</par>
<par>
<line> *ntensidad* dessa exposi*ão, *evelam-*e como fatores *e risc* para o *ur*im*nto de </line>
<line> *roblema* *e saúde m*ntal. (BARROS; *REITAS, 2015, p. 105) </line>
</par>
<par>
<line> Essa vi*lê*cia pode *xpres*ar-se e* ame*ças de div*rso* tipos </line>
<line> (dano* à pr*pria *i*a, </line>
</par>
<par>
<line> ób*t*, *st*agos *e **opr*edade, agr**si*idade à vítima ou a se*s *ntes que**dos, en*re out**s). </line>
<line> "A Associação Ameri*ana de Psic*logia (APA) d*staca fatores q*e po**m ajudar a proteger </line>
<line> pessoas jovens d* pr**lemas no desenv*lvime*to, viven*o até mesmo e* condições adversas, </line>
<line> tais **m* a pobreza." (*AIA; WILLIAMS, *005 p.99) </line>
<line> 4 CONSI*ERAÇÕ*S FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> O que se perc*be ao lo*g* das *onsiderações </line>
<line> apresent*das * que o* problem*s </line>
</par>
<par>
<line> enf*ent*dos p*r este público já *e apresentam d*sde l*nga data. Algu*a* pol*ticas públic*s </line>
<line> f*ram implementa*as, com* * c**ação dos CRAS que ac*lhem e acompanham *s fam*lias *, </line>
<line> por conseguinte, crian*as e a*olescentes em situaçã* de risco social. </line>
<line> P*r*m, as políti*as s*o pouc*s e f*ágeis, e o *stado pou*o tem investido em *oluções, </line>
<line> o que coloca o pú*lico *qui estudado em s*tuação delicada. Por*anto, se faz n*c*ssário *m </line>
<line> olh*r atenci*so par* estas fragil*dades, b*scando c*m isso firmar o for*alec*mento *os grupos </line>
<line> famili*res e dos centr** de apoio, trabalha* a escuta com os membros, *ompr*end*r que cada </line>
<line> família é única e que, portanto, deve ser vista de forma ind*vidual*zada, mas *e* esquecer que </line>
<line> os grupos f*mi*iares p*dem ser *rabal*a*os de ma**ira conjunta. </line>
<line> *ornam-se i*d*spensáv*is ações mais a*plas e em curto e/ou médi* *ra*o, q*e </line>
</par>
<par>
<line> possam asseg**ar uma transfo*mação e*tru*ural, um* distribuição de </line>
<line> renda ju*ta, u* apoi* </line>
</par>
<par>
<line> e*ucac*o*al *ais eficaz e que </line>
<line> *ossa garantir os direito* *oc*ais desta* crian*as, l*vando em </line>
</par>
<par>
<line> consi*eraçã* a conso*ida*ão de *ínculos fam*li*res. </line>
</par>
<par>
<line> Acred*ta*os ser de *rande re*evânc*a a c*mpreensão d*s </line>
<line> pr*blem*s *qui </line>
</par>
<par>
<line> apresentados, o que poderá c*ntribuir para a busca *e so*uções destes, a*ém de </line>
<line> evitar ou </line>
</par>
<par>
<line> amenizar o a*ra*amento de outros prob*emas sociais que po*sam estar atrelad*s </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> vulnerabili*ad* social. Na atu*l </line>
<line> c*njuntura, a so*i*da*e se *p**se*ta dema*iada*ente </line>
</par>
<par>
<line> enigmática, o que torna se*s p*oblemas c*da *ez mais complexos, p** *s** ente*d*mos que </line>
<line> *ma *nica a*ão nã* será suficie**e p*ra **so*ução de todos *s obs*ác*los e s*m a junção de </line>
<line> projeto* e polític*s públicas que *tendam às demanda* aqui apr*sen*ada*. </line>
<line> Portanto, acreditamos que o primeiro p*sso para resolver um problema é i*enti*i*á-lo </line>
<line> e conhec*-lo para *ó depo*s bus*ar as possí**is soluções, assim tam*ém a partir da e*olução </line>
<line> d* assunto auxiliar o* profissionais envolvidos c*m a temát*c* n* sua atuaçã* pro*issi*nal e </line>
<line> inserç*o social. </line>
<line> R*v. *SA, Teresina PI, v. 20, *. 2, art. 13, p. 244-2*6, fev. 2*23 www4.fsanet.c*m.br/re*is*a </line>
</par>
</page>
<page>
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<line> 254 </line>
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<line> 2) análise e inte*pre*aç*o dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
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<par>
<line> 3) elaboração do rascunho ou na revisão crític* do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<par>
<line> 4) participação na a**ovação da vers** fin** do *anuscr*to. </line>
<line> X </line>
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