Mapeamento e Padronização de Processos: Criando Memória Institucional / Mapping and Standardization of Processes: Creating Institucional Memory

Renata de Aguiar Garcia, Maria Cristina Drumond e Castro, Américo da Costa Ramos Filho

Resumo


A presente pesquisa teve como objetivo identificar práticas de gestão do conhecimento, facilitadoras do refinamento dos processos de gestão administrativa das coordenações de cursos de Licenciaturas do DAEF/CMC/IFAM. Esse trabalho possui abordagem qualitativa e natureza aplicada, descritiva-exploratória. Os resultados apresentados revelaram a utilização de conhecimento informal dos coordenadores de curso para executar os processos, e também que eles executam as atividades acadêmicas de maneiras distintas. As principais contribuições deste trabalho estão relacionadas ao compartilhamento do conhecimento informal adquirido pelos coordenadores para a execução dos processos das coordenações, assim como a padronização dos mapeamentos visando a processos mais eficientes e contribuindo para a memória institucional.

 

Palavras-Chave: Mapeamento de Processos. Padronização de Processos. Gestão Acadêmica.

 

ABSTRACT

 

This research aimed to identify knowledge management practices that facilitate the refinement of administrative management processes in the coordination of Degree courses at DAEF/CMC/IFAM. This work has a qualitative approach and an applied, descriptive-exploratory nature. The presented results revealed the use of informal knowledge of the course coordinators to execute the processes and that they perform the academic activities in different ways. The main contributions of this work are related to the sharing of informal knowledge acquired by the coordinators for the execution of the coordination processes, as well as the standardization of the mappings aiming at more efficient processes and contributing to the institutional memory.

 

Keywords: Process Mapping. Standardization of Processes. Academic Management.

 

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2023.20.6.1

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