Avaliação nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental: Alguns Apontamentos / The Evaluation in the Early Grades of Elementary Education: Some Notes
Resumo
O presente manuscrito aborda as formas avaliativas de diagnóstico e intervenção no Ensino Fundamental, sua utilização e prática em salas de aula da rede pública municipal de Petrolina e os mecanismos de adaptação à educação especial. Através de pesquisa de campo, foi possível coletar dados que proporcionaram entender como as avaliações estão sendo pensadas, quais tipos estão sendo aplicados e como essas avaliações estão contribuindo para inclusão de educandos com deficiências físicas ou intelectuais. Os estudos bibliográficos possibilitaram estabelecer noções básicas sobre os tipos de avaliação e apresentar uma análise crítica acerca das práticas coletadas, estabelecendo parâmetros comparativos e estratégias necessárias para que o processo avaliativo possa ser classificado como eficaz, dinâmico e inclusivo, que esteja de acordo com a especificidade de cada aluno, evitando o baixo rendimento, a repetência e a evasão, que são os principais agravantes de uma avaliação tecnicista e excludente.
Palavras-chave: Práxis Pedagógica. Processo de Avaliação. Formação de Professores. Inclusão.
ABSTRACT
This manuscript addresses the forms of evaluation of diagnosis and intervention in Elementary Education, their use and practice in classrooms in the public municipal network of Petrolina and the mechanisms of adaptation to special education. Through field research, it was possible to collect data that provided an understanding of how evaluations are being thought about, what types are being applied and how these evaluations are contributing to the inclusion of students with physical or intellectual disabilities. The bibliographic studies made it possible to establish basic notions about the types of evaluation and present a critical analysis of the practices collected, establishing comparative parameters and necessary strategies so that the evaluation process can be classified as effective, dynamic and inclusive, in accordance with the specificity of each student, avoiding low performance, repetition and evasion, which are the main aggravating factors of a technical and exclusionary assessment.
Keywords: Pedagogical praxis. Evaluation Process. Teacher training. Inclusion.
Referências
ALVES, F. Inclusão: muitos olhares, vários caminhos e um grande desafio. 5. ed. Rio de janeiro: Wak, 2012.
BLOOM, B. S. et al. Manual de avaliação formativa e somativa do aprendizado escolar. São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1983.
CALDEIRA. Ressignificando a avaliação escolar. In: Avaliação e processo de ensino aprendizagem. Presença Pedagógica. Comissão Permanente de Avaliação Institucional: UFMG-PAIUB. Belo Horizonte: PROGRAD/UFMG, 2000. p. 122-129 (Cadernos de Avaliação, 3).
DIAS SOBRINHO, José. Avaliação Institucional: teoria e experiências. São Paulo: Cortez, 1995
FLORÊNCIO, Roberto Remígio; SANTOS, Carlos Alberto Batista; PAIXÃO, Martins Dantas. Reflexões sobre a educação inclusiva no sistema público. Revista Camine – caminhos da educação. Vol.11, Número 2, 2019 Franca, SP, Brasil - eISSN 2175-4217 -
GLAT, Rosana; BLANCO, Leila de Macedo Varela. Educação especial no contexto de uma educação inclusiva. In: GLAT, Rosana. (org.). Educação inclusiva: cultura e cotidiano escolar. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2011. p. 15-35.
HOFFMANN, J. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2009.
ISAMBERT-JAMATI (1971). Classes sociales et échec scolaire, L’Ecole et la Nation, n 203, pp 19-27
LEITE, L. H. A. CARVALHO, L. D. PIMENTEL, A. P. F. Curso de aperfeiçoamento em docência em Escola de Tempo Integral. Belo Horizonte: UFMG, 2010. 44p.
LUCKESI. C. C. Avaliação da aprendizagem: componentes do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.
PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens- entre duas logicas. Porto Alegre: Artmed,1999.
SANCHES, Isabel; THEODORO, António. Da integração à inclusão escolar: cruzando perspectivas e conceitos. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, n. 8, p. 63-83, 2006.
SILVA FILHO, José Amadeu. Avaliação educacional: sua importância no processo de aprendizagem do aluno. Campina Grande, REALIZE Editora, 2012
SCRIVEN, M. The Methodology of Evaluation. In: TYLER, R.; GAGNE, R.; SCRIVEN, M. Perspectives of Curriculum Evaluation. Washington, D.C: American Educational Research Association, 1967.
WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. 2. ed. São Paulo: Ática, 2000.
DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2023.20.4.8
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)