Mercado em Ciclos: Um Estudo Sobre Mulheres, Menstruação e Produtos Ecológicos / Market in Cycles: A Study on Women, Menstruation and Ecological Products
Resumo
Tendo em vista a visão negativa sobre o fenômeno da menstruação e as recentes mudanças de mercado voltadas para a busca de um consumo ecológico e de representações femininas reais, esta pesquisa busca entender a relação entre mulheres, menstruação e essas novas tendências, a fim de responder à seguinte pergunta: Como as consumidoras de produtos menstruais ecológicos percebem sua relação com a menstruação e com esses produtos? Para tanto, utilizou-se como base textos que abordassem os aspectos culturais da menstruação no Brasil, as tendências ecológicas de mercado e como a publicidade e o marketing voltados para o público feminino e para a menstruação evoluíram ao longo do tempo. Os dados foram coletados a partir da análise de textos culturais e entrevistas com consumidoras de produtos ecológicos. Como resultado, identificou-se que as propagandas pertencentes à segunda metade do séc. XXI começaram a representar a menstruação como um fenômeno positivo e natural. No que se refere às consumidores, os dados indicam que sua relação com a menstruação aparenta ter melhorado após o uso dos produtos menstruais ecológicos por se sentirem mais seguras e confiantes, uma vez que os produtos geraram maior autonomia e conforto para elas.
Palavras-chave: Comportamento do Consumidor. Produtos menstruais. Mulheres. Análise de Texto Cultural. Entrevistas.
In view of the negative view of the phenomenon of menstruation and recent market changes aimed at the search for ecological consumption and real female representations, this research seeks to understand the relationship between women, menstruation and these new trends, in order to respond to the following question: How do consumers of ecological menstrual products perceive their relationship with menstruation and with these products? For that, texts were used as a basis that addressed the cultural aspects of menstruation in Brazil, the ecological market trends and how advertising and marketing aimed at the female audience and menstruation evolved over time. Data were collected from the analysis of cultural texts and interviews with consumers of ecological products. As a result, it was identified that the advertisements belonging to the second half of the century. XXI began to represent menstruation as a positive and natural phenomenon. With regard to consumers, the data indicate that their relationship with menstruation seems to have improved after using ecological menstrual products, as they feel safer and more confident, since the products generate greater autonomy and comfort for them.
Keywords: Consumer Behavior. Menstrual products. Women. Cultural Text Analysis. interviews
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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2023.20.7.1
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